PT1528151E - Sistema de fixação para carris - Google Patents

Sistema de fixação para carris Download PDF

Info

Publication number
PT1528151E
PT1528151E PT04405053T PT04405053T PT1528151E PT 1528151 E PT1528151 E PT 1528151E PT 04405053 T PT04405053 T PT 04405053T PT 04405053 T PT04405053 T PT 04405053T PT 1528151 E PT1528151 E PT 1528151E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rail
fastening system
toothing
guide plate
plate
Prior art date
Application number
PT04405053T
Other languages
English (en)
Inventor
Martin Arnold
Original Assignee
Stadt Zuerich Verkehrsbetr E Z
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stadt Zuerich Verkehrsbetr E Z filed Critical Stadt Zuerich Verkehrsbetr E Z
Publication of PT1528151E publication Critical patent/PT1528151E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/38Indirect fastening of rails by using tie-plates or chairs; Fastening of rails on the tie-plates or in the chairs
    • E01B9/58Fastening the rail in the chair

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Machines For Laying And Maintaining Railways (AREA)
  • Escalators And Moving Walkways (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
  • Linear Motors (AREA)
  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)
  • Railway Tracks (AREA)

Description

PE1528151 1 DESCRIÇÃO "SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA CARRIS" O invento diz respeito a um sistema de fixação para carris composto por pelo menos uma placa de guiamento, que, por intermédio de um dispositivo de aperto, pode ser fixada no lado superior de uma estrutura de ancoragem da via e afastada ou aproximada relativamente ao patim do carril, em que o referido lado superior da estrutura de ancoragem da via exibe uma secção transversal dentada e encaixa num lado inferior da placa de guiamento cuja secção transversal exibe um dentado complementar, ficando deste modo impedidos deslocamentos laterais do carril.
Presentemente já são conhecidos numerosos sistemas de fixação destinados à ancoragem de vias com carris de gola ou carris Vignoles. Caso utilizem estruturas de ancoragem, estes sistemas de fixação permitem a montagem dos carris na ausência de travessas de betão ou outros elementos de ligação entre os carris. Um tal sistema de fixação pode assegurar um isolamento sonoro considerável. Presentemente é também conhecido um sistema de fixação em que a superfície superior da estrutura de ancoragem exibe um relevo composto por nervuras paralelas cuja secção transversal configura um dentado, por intermédio do qual pode ser fixada uma placa de guiamento provida de um relevo complementar do anterior, cuja secção transversal configura 2 PE1528151 um dentado complementar da anterior. A placa de guiamento pode ser deslocada no sentido do patim do carril de modo a ficar apoiada de encontro ao mesmo. A placa de guiamento apoiada no patim do carril é fixada sobre a estrutura de ancoragem da via por intermédio de um parafuso de gancho e de um grampo de fixação. Em regra são utilizadas duas placas de guiamento, que devem ser montadas de um e de outro lado do carril. 0 documento DE-C-60509 é considerado como representante da técnica anterior mais próximo do invento. Nele é dado a conhecer um sistema de fixação em conformidade com o conceito genérico da reivindicação 1.
Aos sistemas de fixação conhecidos está associada a desvantagem de serem extremamente grosseiras as correcções de desvios no valor da bitola resultantes, por exemplo, das margens de tolerância na laminação dos carris. Sendo em si possíveis, as correcções da bitola revelam-se muito dispendiosas e, na prática, ineficazes. É por exemplo possível corrigir o valor da bitola mediante a inserção de placas distanciadoras entre a placa de guiamento e o patim do carril. Contudo, estas placas distanciadores estão sujeitas a corrosão.
Ao invento subjazia a tarefa de disponibilizar um sistema de fixação do tipo mencionado que possibilitasse a realização de correcções mais rigorosas da bitola e fosse adequado para carris diversificados e em particular para 3 PE1528151 diferentes larguras do patim dos mesmos. Além disso, deveria permitir a correcção do valor da bitola mesmo depois de a estrutura de ancoragem da via se encontrar encastrada no betão.
Este objectivo foi alcançado por via de um sistema de fixação do tipo referido e em conformidade com a reivindicação 1. 0 sistema de fixação de acordo com o invento possibilita uma correcção dos desvios na bitola resultantes das margens de tolerância na laminação dos carris mais rigorosa do que a permitida até à data. Esta correcção pode ser realizada mesmo depois de as estruturas de ancoragem da via se encontrarem encastradas no betão. 0 sistema de fixação de acordo com o invento permite que sejam utilizadas as estruturas de ancoragem da via que se encontram em uso à data. 0 dentado da estrutura de ancoragem da via e o dentado complementar da placa de guiamento podem exibir ambas, por exemplo, a distância interdentária de 4 mm utilizada até à data. Uma tal dentado revela-se comparativamente pouco sujeita a corrosão e acumulação de sujidade. 0 sistema de fixação de acordo com o invento permite, por exemplo, corrigir em 2 mm eventuais erros no valor da bitola. Para tal apenas é necessário que a placa de guiamento seja rodada de 180°. Deste modo, o invento possibilita uma correcção mais rigorosa do valor da bitola sem recurso a peças adicionais e sem tornar mais morosa a montagem da via. À correcção mais rigorosa viabilizada pelo 4 PE1528151 invento estão associadas as seguintes vantagens essenciais: a diminuição do erro no valor da bitola permite reduzir consideravelmente o desgaste resultante da interacção entre roda e carril; a tranquilidade e o conforto da viagem são consideravelmente melhorados; as curvas sofrem um menor desgaste e a respectiva manutenção passa a ter custos mais reduzidos.
Das reivindicações dependentes, da descrição subsequente e dos desenhos anexos podem depreender-se outras caracteristicas vantajosas.
Em seguida descreve-se em mais pormenor, e com recurso aos desenhos anexos, uma forma de execução do invento. Nestes são mostrados:
Figura 1 esquematicamente, uma vista parcial do sistema de fixação de acordo com o invento em que a placa de guimento foi destacada relativamente à posição que ocupa na realidade e algumas peças foram omitidas por questões de clareza ilustrativa;
Figura 2 uma vista da estrutura de ancoragem da via;
Figura 3 uma outra vista da estrutura de ancoragem da via;
Figura 4 um corte vertical através de uma variante do 5 ΡΕ1528151 sistema de fixação de acordo com o invento integrando uma placa de guiamento;
Figura 5 uma vista sobre o sistema de fixação representado na Figura 4;
Figura 6 esquematicamente, um pormenor do sistema de fixação de acordo com o invento num estádio da execução do dentado e do dentado complementar; e
Figura 7 esquematicamente, um corte parcial através de uma outra variante sistema de fixação. 0 sistema de fixação 1 representado nas Figuras 2 e 3 compõe-se de uma estrutura de ancoragem 3 da via que se destina a ser encastrada em betão e consiste em particular numa peça de fundição cujo lado superior 5 exibe um relevo a que correspondem, em secção transversal, dois conjuntos de dentições 4. As duas dentados 4 encontram-se separadas uma da outra por uma zona 26 plana, e portanto não dentada, do referido lado superior 5. Na zona 26 fica apoiado um carril 2, de que estas figuras exibem apenas um apontamento . Os dentados 4 são formados por nervuras 27 paralelas entre si e paralelas ao carril 2 que se pretende fixar, tal como é mostrado na Figura 3. 0 carril 2 que se pretende fixar consiste em particular num carril de gola ou num carril Vignoles. 0 carril 2 apoia-se por intermédio do seu patim 13 sobre a 6 PE1528151 zona 26 da estrutura de ancoragem 3. O patim 13 pode exibir uma largura variável. Para fixar o carril 2 são montadas adjacentemente, de um e do outro lado do carril, placas de guiamento 15. Cada uma das placas de guiamento 15 exibe no respectivo lado inferior 17 um relevo a que corresponde, em secção transversal, um dentado complementar 16 que encaixa no respectivo dentado 4 exibida em duplicado pelo lado superior da estrutura de ancoragem do carril. 0 dentado complementar 16 é também configurado por nervuras 22 e 23 (Figura 6) paralelas entre si e ao carril. Os espaços interdentários dos dentados 4 e 16 são iguais, sendo o seu valor 4 mm, por exemplo.
Cada uma das placas de guiamento 15 é fixada de modo amovivel na estrutura de ancoragem 3 por meio de um dispositivo de aperto ou de um outro dispositivo de fixação adequado. 0 dispositivo de aperto compõe-se, por exemplo e de acordo com as Figuras 4 e 5, de um parafuso de gancho 8, cujo gancho 9 se encontra alojado de modo a poder deslocar-se numa ranhura 6 de uma das placas de guiamento 15. Na extremidade superior livre do parafuso de gancho 8 foram inseridas uma anilha 11 e uma porca 10, com auxilio das quais um grampo de fixação 12 é mantido sob tensão de encontro ao patim 13 do carril e ao lado superior 18 da placa de guiamento 15. O grampo de fixação 12, em si conhecido, consiste numa barra de aço dobrada em forma de W e apoia-se elasticamente no patim 13 do carril e num rebaixo 29 exibida pelo lado superior 18 da placa de guiamento 15. Também podem ser utilizados outros meios de 7 ΡΕ1528151 fixação adequados para o efeito pretendido. Um destes meios de fixação será descrito em mais pormenor adiante, com recurso à Figura 7. Para amortizar o ruido foi montada, entre o patim 13 do carril e a estrutura de ancoragem 3 da via uma almofada isolante 25.
Cada uma das placas de guiamento 15 exibe em lados opostos ranhuras abertas lateralmente 21, que podem ser alternativamente utilizadas para acolher o parafuso de gancho 8. No sistema de fixação representado na Figura 5 não é visível uma das duas ranhuras 21 por se encontrar ocultada pela anilha 11 e pela porca 10 inseridas no parafuso de gancho 8. Depois de desaparafusada a porca 10, a placa de guiamento 15 pode ser rodada de 180° no seu plano horizontal, pelo que passa a ser a outra das ranhuras 21 a acolher o corpo do parafuso de gancho 8. Ambas as placas de guiamento podem ser deslocadas sobre a estrutura de ancoragem 3 da via, perpendicularmente ao caril, após o desaparafusamento das respectivas porcas 10. Este deslocamento processa-se por etapas correspondentes à distância interdentária Dl representada na Figura 6 que caracteriza quer o dentado 4 quer a sua complementar 16. Em resultado destes deslocamentos, tanto a superfície de apoio 19 como, em alternativa e na sequência de uma rotação de 180°, a superfície de apoio 20 de qualquer uma das placas de guiamento 15 pode ser encostada ao lado estreito 14 (assinalado na Figura 5) do patim 13 do carril.
Para que possa proceder-se a correcções da bitola ΡΕ1528151 num valor inferior à distância interdentária Dl, o dentado complementar 16 foi executado de modo a estar desfasado no que respeita às arestas em comum com as superfícies de apoio (19, 20). Como se mostra na Figura 6, a superfície de apoio 20 encontra-se a uma distância D2 do mais próximo dos fundos 28 das nervuras cuja secção transversal configura o dentado complementar 16, correspondendo esta distância D2 a metade da distância interdentária Dl. Como é visivel na Figura 6, a meia nervura exterior 23 da placa de guiamento possui uma aresta 24 no plano da superfície de apoio 20. A distância D2 corresponde, por exemplo a 2 mm. Assim, quando uma das placas de guiamento 15 é rodada de 180°, a posição relativamente ao patim do carril daquela das suas superfícies de apoio 19 ou 20 que passa então a ser a superfície de apoio activa altera-se, como se depreende da Figura 1, onde a posição inicial da placa de guiamento 15 é assinalada com traço contínuo e a posição subsequente á rotação de 180° é indicada a tracejado. Na posição assinalada a tracejado, a superfície de apoio 19, que passou a ser a superfície de apoio activa, situa-se mais à esquerda em 2 mm (ou seja, num valor correspondente à distância D2) do que na posição em que a superfície de apoio activa é a superfície de apoio 20. Numa das posições da placa de guiamento 15 fica portanto definida uma bitola 51 enquanto que na outra das posições fica definida uma bitola S2. A diferença entre os valores duas bitolas SI e 52 corresponde à distância D2, ou seja, 2 mm, por exemplo. Na ausência do desfasamento do dentado complementar 16 no que respeita às superfícies de apoio 19 e 20, a diferença 9 PE1528151 entre as bitolas SI e S2 não poderia ser inferior à distância interdentária Dl, ou seja, a 4 mm.
Como é evidente, as duas placas de guiamento 15 podem ser rodadas de 180° independentemente uma da outra. Em principio, é imaginável uma forma de execução em que apenas uma das placas de guiamento 15 exibe um dentado complementar 16 desfasado no que respeita às arestas em comum com as superfícies de apoio 19 e 20. Uma vez encastrada no betão a estrutura de ancoragem 3 da via e assentado o carril 2, a posição deste último ainda é passível de uma correcção de, por exemplo, 2 mm, para o que basta rodar de 180° a placa de guiamento 15. Como é evidente, também são possíveis correcções no valor de 4 mm, 6 mm, 8 mm, etc. Estas etapas correctivas são aqui mencionadas a mero título de exemplos preferidos. Em princípio, podem entrar em consideração outros valores para a correcção da distância. O valor comparativamente elevado da distância interdentária - 4 mm - tem a vantagem de permitir que as placas de guiamento 15 possam ser forjadas, como o têm sido até à data, com as correspondentes vantagens em termos de custos. Adicionalmente, obtém-se assim uma união entre a estrutura de ancoragem 3 da via e a placa de guiamento 15 em que a transferência de forças se realiza por via formal e que não é propensa à acumulação de sujidade. Após a sua montagem, o sistema de fixação é recoberto com betão, passando a estar localizado na camada dita sub-base. É 10 PE1528151 possível um isolamento total, bem como uma montagem na estrutura convencional da via. Tal como já foi mencionado, podem ser utilizado carris de diferentes tipos.
Na Figura 7 é mostrado um sistema de fixação em que é utilizada uma placa de guiamento 30 cujo lado superior 30 pode ser plano e em que podem ser dispensadas as ranhuras 21 anteriormente mencionadas. Tal como pode ser observado, a placa de guiamento 30 encontra-se montada sobre a estrutura de ancoragem 3 da via, a uma determinada distância do carril 2. No espaço intercalar 32 entre a placa de guiamento 30 e o carril 2 encaixa uma projecção 33 de uma peça de apoio 34 fabricada num material sintético isolante. A projecção 33 fica apoiada de encontro à placa de guiamento 30 e ao carril 2, e é atravessada por um canal vertical 35 que acolhe o parafuso de gancho 8, o qual empurra para baixo, mantendo-a sob tensão, uma chapa de sujeição elástica 36, que, por sua vez, comprime de encontro à placa de guiamento 30 e ao carril 2 a peça de apoio 34. A protecção fica assegurada por uma cúpula de cobertura 37 fabricada em material sintético e amovivelmente colocada sobre o sistema de fixação. A peça de apoio 34, em si conhecida, encontra-se disponível no mercado com projecções cuja largura varia discretamente, a intervalos de 2,5 mm ou 2 mm. As larguras disponíveis podem apresentar os valores 45 mm, 47,5 mm, 50 mm e 52,5 mm, por exemplo. A escolha criteriosa da peça de apoio 34 proporciona uma possibilidade adicional de fixação do carril 2 na posição desejada. 11 ΡΕ1528151 0 invento possibilita deste modo, qualquer que seja a modalidade de fixação escolhida e sem grande aumento do custo, uma correcção consideravelmente mais rigorosa do valor da bitola da via composta pelos carris 2 e, por conseguinte, uma mais fácil manutenção da mesma.
Lista dos números de referência: 1 sistema de fixação 2 carril 3 estrutura de ancoragem 4 dentado 5 lado superior da estrutura de ancoragem 6 ranhura de ancoragem do parafuso 8 parafuso de gancho 9 gancho 10 porca 11 anilha 12 grampo de fixação 13 patim do carril 14 lado estreito do patim do carril 15 placa de guiamento 16 dentado complementar 17 lado inferior da placa de guiamento 18 lado superior da placa de guiamento 19 primeira superfície de apoio 20 segunda superfície de apoio 21 ranhura 22 nervura 12 ΡΕ1528151 23 nervura 24 aresta 25 camada isolante 26 zona entre dois conjuntos de nervuras 28 fundo de uma nervura 29 rebaixo da placa de guiamento 30 placa de guiamento 31 lado superior da placa de guiamento 32 espaço intercalar 33 projecção 34 peça de apoio 35 passagem 36 chapa de sujeição elástica 37 cúpula de cobertura
Dl distância interdentária D2 distância 51 valor da bitola 52 valor da bitola
Lisboa, 28 de Novembro de 2007

Claims (8)

  1. ΡΕ1528151 1 REIVINDICAÇÕES 1. Sistema de fixação para carris (2) em que a transferência de forças se realize por via formal, o qual é composto por pelo menos uma placa de guiamento (15, 30) que pode ser aproximada ou afastada do patim (13) do carril e foi fixada, por meio de um dispositivo de aperto (36), sobre o lado superior (5) de uma estrutura de ancoragem (3) da via, a qual é provida do que, em corte transversal, se apresenta como um dentado (4) que encaixa num dentado complementar (16) exibido pelo lado inferior (17) da placa de guiamento (15, 30) e deste modo impede um deslocamento lateral do carril (2), a placa de guiamento (15, 30) essa que exibe duas superfícies de apoio laterais (19, 20) e pode ser rodada de 180°, e em que o dentado complementar (16) se encontra desfasado no que respeita às arestas em comum com as superfícies de apoio laterais (19, 20) por forma a que, uma vez executada a rotação de 180° da placa de guiamento (15, 30), a bitola (Sl, S2) possa ser corrigida de um valor que é inferior à distância interdentária (Dl) do referido dentado (4), caracterizado por a estrutura de ancoragem (3) da via exibir o dentado (4) no seu lado superior (5).
  2. 2. Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os relevos que em corte transversal se apresentam como o dentado (4) e o dentado complementar (16) serem constituídos por nervuras (22) 2 ΡΕ1528151 paralelas entre si.
  3. 3. Sistema de fixação de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o dentado (16) estar desfasado no que respeita às arestas em comum com as superfícies de apoio (19, 20) de uma distância (D2) correspondente a metade da distância interdentária.
  4. 4. Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o dentado complementar (16) estar desfasado de cerca de 2 mm, pelo que a rotação de 180° da placa de guiamento (15, 30) permite uma correcção de cerca de 2 mm no valor da bitola.
  5. 5. Sistema de fixação de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o relevo correspondente à dentado complementar (16) exibir uma meia nervura (23) exterior cuja aresta (24) se situa no plano da superfície de apoio (20).
  6. 6. Sistema de fixação de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a placa de guiamento (30) ser fixada sob tensão por intermédio de uma chapa de sujeição elástica (36).
  7. 7. Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por entre a placa de guiamento (30) e a chapa de sujeição elástica (36) ter sido montada uma peça de apoio isolante (34) que encaixa num 3 ΡΕ1528151 espaço intercalar entre a placa de guiamento (30) e o patim (13) do carril.
  8. 8. Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a placa de guiamento exibir duas ranhuras localizadas em lados opostos e destinadas ao acolhimento facultativo de um elemento de fixação. Lisboa, 28 de Novembro de 2007
PT04405053T 2003-10-31 2004-01-28 Sistema de fixação para carris PT1528151E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH18612003 2003-10-31

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1528151E true PT1528151E (pt) 2007-12-10

Family

ID=34398349

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04405053T PT1528151E (pt) 2003-10-31 2004-01-28 Sistema de fixação para carris

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1528151B1 (pt)
AT (1) ATE372418T1 (pt)
DE (1) DE502004004861D1 (pt)
DK (1) DK1528151T3 (pt)
ES (1) ES2293194T3 (pt)
PT (1) PT1528151E (pt)
SI (1) SI1528151T1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT7942U3 (de) * 2005-06-02 2006-07-15 Vae Gmbh Einrichtung zum festlegen variabler schienenbefestigungen
AT503599B1 (de) * 2006-07-28 2007-11-15 Verkehrsbetr E Zuerich Verfahren zum herstellen einer festen fahrbahn für schienenfahrzeuge
CZ2010773A3 (cs) 2010-10-22 2012-05-02 Cs-Beton, S. R. O. Zarízení pro vzájemné spojení dvou dílcu silnicního svodidla a zpusob vzájemného spojování techto dílcu
CN107724192B (zh) * 2017-11-02 2024-01-30 中铁上海工程局集团有限公司 铁轨定位紧固装置

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE60509C (de) * GEBR. HILGENBERG in Essen a. d. Ruhr Schienenstuhl
DE624772C (de) * 1933-04-23 1936-05-26 Mueller Fritz Schienenbefestigung auf eiserner, mit einer Laengsrippe versehener Unterlage

Also Published As

Publication number Publication date
DK1528151T3 (da) 2008-01-21
EP1528151A2 (de) 2005-05-04
EP1528151B1 (de) 2007-09-05
DE502004004861D1 (de) 2007-10-18
ES2293194T3 (es) 2008-03-16
ATE372418T1 (de) 2007-09-15
SI1528151T1 (sl) 2008-02-29
EP1528151A3 (de) 2006-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8413910B2 (en) Base plate for fastening a rail to a fixed bottom support, and fastener for a rail
JP5259733B2 (ja) レール固定システムおよびその支持体
US8313041B2 (en) Rail brace assembly
PT1384812E (pt) Travessa em betão com placas de guiador para o patim do carril
NO176618B (no) Skinnebefestigelse som er formonterbar på betongsviller eller liknende ved hjelp av elastiske spennklemmer
PT2133467E (pt) Fixação ajustável lateralmente para carris
PT2188449E (pt) Sistema para a fixação de um carril sobre um substrato sólido plano
TW201114978A (en) System for fastening a rail to a fixed bottom support, and fastener for a rail
ZA200505623B (en) Screw device for high-adjusting a track span
EP2642025A1 (en) Recoverable temporary traverse
PT1528151E (pt) Sistema de fixação para carris
ES2412231T3 (es) Dispositivo para montar y desmontar un medio de fijación, particularmente un medio de fijación de rieles sobre un cuerpo de soporte
FI93669B (fi) Eristävä rakennuslevyjen liitosjärjestely
US20130206854A1 (en) System for Fastening a Rail and Method for Renovating a Rail Fastening Point
ES2912777T3 (es) Dispositivo de alineación para alinear rieles en la construcción de vías
PT603883E (pt) Linguetas
ES2926302T3 (es) Carril de rodadura y construcción de vía con el carril de rodadura
ES2274748T3 (es) Soporte para una seccion de via.
JP2552236B2 (ja) レールの挫屈防止装置
BR112021005027A2 (pt) suporte para um trilho
JP6909274B2 (ja) レール間隔調整構造
PT616086E (pt) Acessorio para a fixacao de um corpo sanitario
JP2887720B2 (ja) 踏切舗装板
PT2016238E (pt) Elemento de espaçamento para elementos planos, tais como lajes, azulejos e outros idênticos
WO1998029606A1 (es) Mecanismo de fijacion de carriles para vias ferreas sobre traviesas de madera