PT1499477E - Tambor cilíndrico com peças de trituração substituíveis - Google Patents

Tambor cilíndrico com peças de trituração substituíveis Download PDF

Info

Publication number
PT1499477E
PT1499477E PT03746260T PT03746260T PT1499477E PT 1499477 E PT1499477 E PT 1499477E PT 03746260 T PT03746260 T PT 03746260T PT 03746260 T PT03746260 T PT 03746260T PT 1499477 E PT1499477 E PT 1499477E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cylindrical drum
sandpaper
frame
groove
grinding
Prior art date
Application number
PT03746260T
Other languages
English (en)
Inventor
Poul Erik Jespersen
Original Assignee
Poul Erik Jespersen
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DK200200551A external-priority patent/DK175953B1/da
Priority claimed from DK200200552A external-priority patent/DK176785B1/da
Application filed by Poul Erik Jespersen filed Critical Poul Erik Jespersen
Publication of PT1499477E publication Critical patent/PT1499477E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24DTOOLS FOR GRINDING, BUFFING OR SHARPENING
    • B24D13/00Wheels having flexibly-acting working parts, e.g. buffing wheels; Mountings therefor
    • B24D13/02Wheels having flexibly-acting working parts, e.g. buffing wheels; Mountings therefor acting by their periphery
    • B24D13/06Wheels having flexibly-acting working parts, e.g. buffing wheels; Mountings therefor acting by their periphery the flaps or strips being individually attached

Description

DESCRIÇÃO "TAMBOR CILÍNDRICO COM PEÇAS DE TRITURAÇÃO SUBSTITUÍVEIS" A presente invenção diz respeito a um tambor cilíndrico provido, na sua borda circunferencial, de uma série de compartimentos adaptados para acolher uma peça de trituração substituível, a qual inclui um mecanismo fixador no que são encaixadas uma lixa, escovas de suporte e/ou escovas de fixação, em que os compartimentos do tambor cilíndrico dispõem de paredes laterais, o mecanismo fixador conta com paredes laterais externas correspondentes e, através do efeito de cunha gerado entre as paredes laterais dos compartimentos e as paredes laterais externas do mecanismo fixador, durante a utilização é exercida uma força de compressão sobre as paredes laterais do mecanismo de fixação na direcção circunferencial (ver, por exemplo, o documento DE-U-29608280). São utilizadas ferramentas de trituração ou polimento por tratamento de superfície, como por exemplo para a trituração ou polimento de diversos elementos, as quais são concebidas com um tambor cilíndrico ao que são acopladas peças de trituração que incluem lixa, escovas de suporte e/ou escovas de fixação.
Normalmente, estas peças de trituração são produzidas num material plástico no que, frequentemente, são acopladas ? a lixa e as escovas. A experiência demonstra que a lixa e as escovas de suporte/fixação não se desgastam ao mesmo ritmo, o qual provoca um desperdício do material, dado que se torna necessário descartar a peça de trituração completa apesar do desgaste habitualmente incidir apenas na lixa.
Uma vez que a borda circunferencial de um tambor cilíndrico dispõe de uma média de entre 30 e 60 peças de trituração com lixa e escovas, as quais devem ser substituídas regularmente por causa do uso industrial da ferramenta de trituração ou polimento, a quantidade de peças de trituração descartadas constitui um problema.
Por outro lado, a forma do elemento que se deseja triturar e o controlo do tambor cilíndrico durante a trituração implica o desgaste desigual da lixa no tambor cilíndrico, pelo que algumas das peças de trituração acopladas devem ser substituídas com mais frequência.
Existem diferentes tipos de tambores cilíndricos nos que se pretende resolver este problema por meio da montagem de peças de trituração que possam ser desmontadas, tornando-se assim possível substituir a lixa e/ou as escovas. A desvantagem do tipo de tambores cilíndricos em que a peça de trituração é acoplada sobre carris colocados na borda circunferencial do tambor cilíndrico consiste em que os carris podem danificar a superfície do elemento que se deseja triturar no caso dos carris entrarem em contacto, acidentalmente, com a mesma. 3 A desvantagem do tipo de tambores cilíndricos em que as partes da peça de trituração são encaixadas nos compartimentos e o acoplamento do papel de lixa ao bloco/molde se produz fora da borda circunferencial do tambor cilíndrico, consiste em que apresenta o risco acrescentado de que o local de acoplamento do papel de lixa esteja submetido a um desgaste desnecessário, pelo que, desta forma, a lixa desprende-se/separa-se da peça de trituração com maior facilidade. É comum a ambos os tipos mencionados o facto de que para acoplar tanto as peças de trituração ao tambor cilíndrico como a lixa à peça de trituração, bem como para fixar a lixa e/ou as escovas à peça de trituração, são utilizados, por exemplo, cola, parafusos ou dispositivos mecânicos semelhantes, dificultando a desmontagem da peça de trituração do tambor cilíndrico e a subsequente substituição tanto da lixa como das escovas.
Por conseguinte, o objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um tambor cilíndrico com peças de trituração substituíveis concebido para facilitar tanto a desmontagem da peça de trituração, e consequentemente a substituição da lixa, como/ou das escovas da peça de trituração.
Isto é alcançado através de um aparelho em conformidade com o descrito no preâmbulo da reivindicação 1, em que o mecanismo fixador é configurado com ranhuras para o acoplamento de pelo menos uma lixa, as quais se estendem a partir de um lado superior do mecanismo até ao 4 interior do mesmo para formar pelo menos uma aba elástica e maleável, que se situa entre as ranhuras, e pelo menos uma parede lateral externa, A seguir descreve-se um tambor cilíndrico utilizado em conjunto com uma ferramenta de trituração/polimento para tratamento de superfícies, mas a invenção pode também ser usada em conjunto com outra maquinaria e/ou ferramentas quando for desejável substituir componentes fácil e rapidamente, como por exemplo: - Uma máquina de varrer. - Uma máquina de lavagem automática de carros. - A lâmina de um raspador de gelo. - A haste de um limpa pãra-brisas, e - A borracha de uma raspadeira.
Os compartimentos situados na borda circunferencial do tambor cilíndrico são desenhados de modo que o mecanismo de fixação da peça de trituração fique totalmente encaixado no tambor cilíndrico. Isto supõe que não existem segmentos salientes do mecanismo fixador que, quando o tambor cilíndrico estiver situado demasiado perto da superfície do elemento, possam destruir a superfície deste mesmo elemento que está a ser pré-tratado.
Por outro lado, o encaixe completo do mecanismo fixador nos compartimentos do tambor cilíndrico protegerá a zona de acoplamento entre o mecanismo de fixação e a lixa/escova de trituração do desgaste e do impacto quando o tambor cilíndrico estiver a girar e as peças de trituração entrarem em contacto com a superfície do elemento a ser 5 pré-tratado. Isto supõe que a lixa e as escovas de trituração não se despedaçam ou desprendem do mecanismo fixador tão facilmente, pelo que a vida útil da peça de trituração aumenta consideravelmente, A fim de encaixar o mecanismo fixador da peça de trituração nos compartimentos do tambor cilíndrico, estes são desenhados com paredes laterais e o mecanismo fixador das peças de trituração dispõe das paredes laterais externas correspondentes para que se possam acoplar. As paredes laterais, tanto do compartimento como do mecanismo fixador, são configuradas de forma não paralela num ângulo diferente de zero graus. A forma da secção transversal dos compartimentos com paredes laterais não paralelas faz com que o mecanismo fixador da peça de trituração seja introduzido/acunhado no compartimento ou deslocado longítudinalmente no próprio compartimento.
Para que a lixa e/ou as escovas de trituração possam ficar retidas no mecanismo de fixação, este é desenhado com uma ranhura que vai de um lado superior do mecanismo até ao interior do mesmo para formar umas abas elásticas e maleáveis dispostas como rebordo externo da ranhura. A lixa e/ou as escovas localizam-se na ranhura entre a aba e o resto do mecanismo fixador.
Num mecanismo de fixação poderá haver várias abas se, por exemplo, for possível substituir tanto a lixa como as escovas, 6
Por causa da forma da secção transversal com paredes laterais não paralelas, tanto do compartimento como do mecanismo de fixação, ao encaixar o mecanismo no compartimento produzir-se-á um efeito de cunha entre as paredes laterais dos compartimentos e as paredes laterais externas do mecanismo fixador que irã manter, em primeiro lugar, a peça de trituração no compartimento. A fim de garantir que a lixa e/ou as escovas da peça de trituração permanecem acopladas ao mecanismo fixador quando o tambor cilíndrico gira, quer durante o uso quer aquando da montagem de mais peças de trituração no tambor, deverá ser exercida uma força de compressão sobre as paredes laterais do mecanismo de fixação na direcção da borda circunferencial, a qual actuarã assim sobre as abas elásticas e maleáveis formadas em conjunto com as ranhuras para acolherem a lixa e/ou as escovas, de tal forma que as abas comprimirão a lixa e/ou as escovas situadas nas ranhuras do mecanismo fixador. A força de compressão pode ser obtida de diversas maneiras, pelo que, por exemplo: - 0 mecanismo de fixação pode ser sobredimensionado quando comparado com a abertura, ou - Tanto o mecanismo fixador como o compartimento podem ser configurados com mecanismos de fixação correspondentes, ou
As paredes laterais dos compartimentos podem ser desenhadas para que quando a força centrífuga impulsionar o mecanismo fixador para fora, a forma e 7 posicionamento mútuo das paredes laterais possam evitar esta movimentação dirigida para fora do mecanismo.
Quando uma peça de trituração é desmontada de um compartimento, a força de compressão exercida sobre as paredes laterais externas do mecanismo fixador desaparecerá, sendo assim possível desmontar a lixa e/ou as escovas encaixadas nas ranhuras do mecanismo fixador dobrando as abas elásticas para fora, em relação ao mecanismo, para seguidamente colocar uma nova lixa ou escova e poder voltar a utilizar a peça de trituração. 0 tambor cilíndrico pode apresentar larguras diferentes, pelo que os compartimentos da borda circunferencial se estendem total ou parcialmente ao longo do comprimento total da mesma. Os compartimentos estarão posicionados, de preferência, paralelos ao veio de rotação do tambor cilíndrico.
Uma outra alternativa consiste na existência de um compartimento que percorra a borda circunferencial de um extremo ao outro do tambor cilíndrico.
Normalmente, os compartimentos de um tambor cilíndrico curto serão configurados como orifícios, enquanto que os compartimentos de um tambor cilíndrico comprido serão canais ou uma fileira de orifícios justapostos.
Nas situações em que os mecanismos de fixação sejam comprimidos entre si através de uma força centrífuga, será necessário que os compartimentos estejam configurados de 8 modo a possuírem uma forma da secção transversal cónica dirigida radialmente para o exterior.
Isto supõe que os mecanismos fixadores devem ser instalados de forma a poderem deslocar-se longitudinalmente nos compartimentos, segundo o qual o facto do segmento de abertura do compartimento ser mais pequeno que o mecanismo fixador evita que este se desprenda dos compartimentos, habitualmente durante o funcionamento, pela rotação do tambor cilíndrico.
Para que o mecanismo fixador possa ser montado no compartimento de um tambor cilíndrico com uma certa largura, os mecanismos são configurados como molduras, em que cada moldura é adaptada para ser encaixada de forma longitudinalmente deslocãvel num compartimento. Isto implica que é possível acoplar a lixa à moldura simplesmente introduzindo uma parte da lixa na ranhura da moldura, após o qual será exercida uma força que irá comprimir os lados da ranhura e, portanto, também a lixa, retendo-a assim na moldura.
Para obter o acoplamento da lixa à ranhura na moldura, bem como ao mesmo tempo garantir que a lixa se mantém fixa na mesma, a ranhura é composta por um ou mais segmentos, onde o primeiro segmento é uma ranhura preferivelmente recta e o segundo segmento inclui uma moldura do tipo cavetto ou, de preferência, uma ranhura recta ligada num certo ângulo em relação ao primeiro segmento da ranhura na moldura. 9
Numa realização da invenção, a ranhura na moldura é preferivelmente recta, sendo a lixa acoplada de forma a cobrir uma parte substancial da ranhura, após o qual é exercida uma força que irá comprimir os lados da mesma e, portanto, também a lixa, mantendo-a assim na moldura.
Numa segunda realização da invenção, a ranhura na moldura dispõe de um primeiro segmento, que é recto, e um segundo segmento, que é uma moldura do tipo cavetto, em que a lixa é colocada de maneira que o segmento inferior da lixa se estenda através do primeiro segmento da ranhura até ao interior da moldura cavetto.
Para garantir que a lixa se mantém fixa, o segmento inferior da mesma pode ser enrolado para que o rolo se adapte à dimensão da moldura cavetto. Este engrossamento da secção transversal do segmento inferior da lixa tem como resultado que o segmento inferior da lixa apresente uma secção transversal maior que a largura do primeiro segmento da ranhura. Isto supõe que a lixa é mantida na ranhura tanto durante a situação de funcionamento como na situação de inactividade.
Numa terceira realização da invenção, a ranhura na moldura conta com um primeiro segmento, que é recto, e um segundo segmento, que também é recto, os quais estão mutuamente ligados num ângulo. A lixa é posicionada de modo que o segmento inferior da mesma se estenda através do primeiro segmento da ranhura até ao segundo segmento da mesma. A dobragem para cima do ΙΟ segmento inferior da lixa na transição do primeiro e segundo segmentos da ranhura implica que a lixa é mantida na ranhura tanto durante a situação de funcionamento como na situação de inactividade.
Uma vez que é a dobragem para cima da lixa entre o primeiro e o segundo segmentos da ranhura que é utilizada como fixador e visto que os custos da lixa são mínimos, não é necessário que a lixa se estenda até ao fundo do segundo segmento da ranhura.
Independentemente de qual das configurações de moldura acima descritas seja utilizada, é importante que a lixa fique fixa no compartimento através de uma força de compressão que actue sobre uma parte do primeiro segmento da ranhura de trituração. A força de compressão deve ser considerada como uma força tangencial que comprime a aba da moldura contra a ranhura para que o primeiro segmento desta seja comprimido, o qual é obtido mecanicamente ou mediante uma força centrífuga.
Por causa da forma da secção transversal cónica dirigida radialmente para o exterior do compartimento e da forma correspondente da moldura, a pressão dirigida radialmente para o exterior sobre a moldura tem como resultado que esta é acunhada no compartimento e a força de acunhamento ou compressão é produzida numa parte do primeiro segmento da ranhura. 11
Numa realização da invenção, a boca do primeiro segmento da ranhura no lado superior da moldura está situada perto da borda externa do lado superior, formando-se uma aba flexível e maleável entre a ranhura e o lado externo da moldura. A lixa posiciona-se assim a um lado da moldura, havendo, subsequentemente, espaço para uma série de escovas no lado superior.
Numa realização da invenção em que a ranhura na moldura dispõe de um primeiro segmento, que é recto, e um segundo segmento, que também é recto, os quais estão mutuamente ligados num ângulo, formar-se-ã uma aba consistente num dos lados externos da moldura e uma parte do fundo da moldura. Esta aba possuirá um ponto pivotante no fundo do segmento da ranhura, obtendo-se um efeito de articulação neste ponto pivotante e tornando fácil e rápida a operação de montar/substituir a lixa através da dobragem da aba para fora do resto da moldura.
Numa outra realização da invenção em que a força de compressão é produzida mecanicamente, a moldura e a ranhura na moldura são configuradas de tal forma que a moldura se adapte ao encaixe num compartimento com um prato de mola situado no fundo do mesmo, em que o prato de mola, na situação de actividade, exerce uma pressão dirigida radialmente para fora sobre a moldura, através do qual se produz uma força de compressão sobre pelo menos uma parte do primeiro segmento da ranhura. 12 0 prato de mola está provido de um componente superior e um componente inferior que podem ser mutuainente deslocados. Os componentes superior e inferior do prato de mola são desenhados como um prato ondulado com uma série de elevações, podendo ser mutuamente deslocados, 0 prato de mola apresenta duas posições obtidas através da deslocação lateral do componente superior e/ou inferior: - Uma posição activa, em que os componentes superior e inferior do prato de mola são colocados numa posição onde as elevações dos dois componentes estão situadas de forma oposta entre si, através da qual é aumentada a altura do prato de mola, pressionando assim a moldura radialmente para fora. - Uma posição passiva, em que os componentes superior e inferior do prato de mola são colocados numa posição onde as elevações dos dois componentes estão situadas mutuamente deslocadas, através da qual é reduzida a altura do prato de mola, diminuindo assim a força dirigida radialmente para fora.
Na posição passiva é possível deslocar longitudinalmente e remover a moldura do compartimento no tambor cilíndrico a fim de substituir a lixa.
Numa segunda realização da invenção em que a força de compressão é produzida mecanicamente, a moldura e o compartimento são desenhados de tal forma que a moldura 13 apresenta um ligeiro sobredimensionamento relativamente ao compartimento.. A força de compressão é produzida através do encaixe da moldura no compartimento, mantendo-se durante todo o tempo que a moldura permanecer acoplada a este, o qual tem como consequência a necessidade de aplicar uma certa força para montar e desmontar a moldura no compartimento. A moldura deverá ser feita de um material elástico e relativamente conservador da forma, mas não demasiado flexível, uma vez que isto tem como consequência uma maior dificuldade na montagem de uma moldura sobredimensionada.
Numa terceira realização da invenção em que a força de compressão é produzida mecanicamente, a moldura e o compartimento são desenhados de tal forma que no fundo de cada compartimento, quer ao longo da totalidade do seu comprimento quer em partes do mesmo, existe um excêntrico que, ao utilizar um parafuso ou uma porca, exerce uma pressão dirigida radialmente para fora sobre a moldura.
Este excêntrico pode, por exemplo, ser acoplado a um disparador para cada compartimento ou a um disparador comum para que todos os excêntricos dos compartimentos do tambor cilíndrico sejam accionados ao mesmo tempo.
Numa quarta realização da invenção em que a força de compressão é produzida através de uma força centrífuga, a moldura e o compartimento são desenhados para que a moldura e o compartimento tenham uma forma da secção transversal 14 correspondente directamente a cada um deles e onde o compartimento apresente uma forma da secção transversal cónica dirigida radialmente para o exterior.
Durante o funcionamento, a força centrífuga exercerá uma outra força dirigida radialmente para fora, tendo como resultado que a moldura seja comprimida para fora no compartimento e que se produza uma força de compressão sobre a parte do primeiro segmento da ranhura que comprime e segura a lixa.
Este método para a produção da força de compressão apenas pode ser utilizado nas configurações da moldura em que a ranhura permita o enrolamento do segmento inferior da lixa numa moldura do tipo cavetto ou a dobragem para cima do segmento inferior da lixa, de maneira que uma parte da lixa se situe no segundo segmento da ranhura.
Para obter a força de compressão, a moldura é desenhada de forma a ser composta por um material termoplástico extrudido ou por uma liga metálica moldada e/ou extrudida. 0 material caracteriza-se por uma certa flexibilidade e elasticidade, permitindo a deformação das abas da moldura sem ruptura,
Ao extrudir uma moldura de acordo com a invenção obter-se-ã uma vantagem adicional, uma vez que se evitam as cavidades de contracção do material pela extrução da moldura. A cavidade de contracção surge quando se produzem peças com superfícies de determinado tamanho, dado que o 15 airefecimento das peças faz com que os lados se tornem côncavos.
Isto é um inconveniente para a produção de molduras de acordo com a invenção, visto que a forma indesejada gerada pelas cavidades de contracção pode ter a consequência de que a moldura não possa ser fixada ao compartimento do tambor cilíndrico. Aliás, a abertura de ranhuras na moldura para acoplar a lixa e/ou as escovas implicaria a diminuição do consumo de materiais e reduziria o risco de surgimento das cavidades de contracção.
Numa realização da invenção, a moldura é composta por uma ou mais fileiras de escovas, de preferência entre 2 e 4, que são mutuamente deslocadas, A deslocação da moldura supõe que a esta pode ser produzida com uma dimensão menor, uma vez que a deslocação das fileiras de escovas faz com que se possam situar na mesma área mais fileiras do que com as fileiras comuns justapostas. Aliás, a quantidade de escovas é significativa quanto â qualidade da trituração/polimento que está a desempenhar a lixa.
Numa segunda realização da invenção, a ranhura na moldura pode ser configurada para acolher a lixa e uma série de escovas. Para melhorar a eficiência da lixa, pode-se acoplar uma série de escovas de suporte à mesma ranhura na moldura. Isto assegura um contacto próximo/bom entre a lixa e a primeira fileira de escovas, o qual implica que a ranhura deverá ser mais larga do que no caso de apenas ter de segurar a lixa e que o mais provável é que se gere uma 16 força de compressão maior a fim de segurar na mesma ranhura tanto a lixa como a série de escovas.
Nas situações em que os mecanismos fixadores sejam segurados por meio de um dispositivo de fixação, estes serão acoplados às ranhuras da borda circunferencial do tambor cilíndrico, sendo portanto necessário que as ranhuras estejam configuradas para apresentarem uma forma da secção transversal cónica dirigida radialmente para o interior.
Isto tem como consequência que o mecanismo de fixação pode ser encaixado nos compartimentos, após o qual o dispositivo de fixação correspondente mantém e segura o mecanismo nos compartimentos.
Para proporcionar uma peça de trituração em que seja possível substituir a lixa e/ou as escovas de suporte, as peças de trituração incluem mecanismos de fixação configurados como blocos, onde cada bloco é adaptado para ser encaixado num compartimento concebido como um orifício na borda circunferencial do tambor cilíndrico e em cada orifício hã pelo menos um mecanismo fixador que interactua, de forma a poder ser desacoplado, com pelo menos um outro mecanismo de fixação correspondente situado em pelo menos uma das paredes laterais dos blocos.
Deste modo é possível produzir versões diferentes do mesmo tambor cilíndrico que: 17 - Abranjam tanto um tambor cilíndrico como uma série de peças de trituração.
Incluam uma série de peças de trituração para a substituição das peças desgastadas. - Contemplem um tambor cilíndrico.
Isto supõe que o comprador dispõe de uma grande flexibilidade no que se refere aos custos da compra das diversas peças e às despesas provocadas pela substituição das peças de trituração e/ou do tambor cilíndrico. O design dos orifícios do tambor cilíndrico na borda circunferencial como orifícios cónicos dirigidos radialmente para o interior, correspondente à forma de um bloco de peças de trituração, faz com que montar as peças de trituração nos orifícios seja simples. Esta montagem é efectuada através da pressão exercida por um bloco de peças de trituração sobre um dos orifícios do tambor cilíndrico.
Quando todos os blocos de peças de trituração estiverem encaixados nos orifícios do tambor cilíndrico abertos na borda circunferencial, o tambor cilíndrico apresentará uma configuração sólida sem partes frágeis que se possam deformar ou partir durante o funcionamento.
Os dispositivos de acoplamento poderão ser do tipo que permite inserir o bloco de peças de trituração num dos orifícios do tambor cilíndrico exercendo uma força de pressão moderada, após o qual é fixada a peça de trituração. 18
Isto pode, por exemplo, acontecer quando o bloco de peças de trituração for composto de um material plástico, o qual, durante a inserção no orifício do disco de trituração, pode render pouco. Esta fixação do bloco de peças de trituração a um orifício pode ser desfeita através de, por exemplo, uma separação mecânica das peças de trituração. O dispositivo de acoplamento situado no orifício do tambor cilíndrico deverá bloquear ou fixar um outro dispositivo de acoplamento situado no lado externo do bloco de peças de trituração. Estes dispositivos de acoplamento, porém, não precisam de estar presentes em todos os lados externos da peça de trituração e em todas as paredes laterais dos orifícios.
Numa outra realização da invenção, pode ser suficiente encaixar um dispositivo de acoplamento de uma das paredes laterais nos orifícios do tambor cilíndrico que acolhem, de forma que se possa separar, um dispositivo de acoplamento complementar num dos lados externos do bloco.
Para inserir um bloco de peças de trituração num dos orifícios do tambor cilíndrico, os orifícios cónicos dirigidos para o interior da borda circunferencial do tambor cilíndrico podem apresentar uma ou mais das seguintes formas: cone/tronco de um cone, cunha/obelisco, pirâmide/tronco de uma pirâmide e/ou prismatóide, e o bloco de peças de trituração pode apresentar uma ou mais das seguintes formas correspondentes: cone/tronco de um cone, cunha/obelisco, pirâmide/tronco de uma pirâmide e/ou 19 prismafcóide. A forma do orifício do tambor cilíndrico sempre corresponde à forma do bloco de peças de trituração.
Numa realização da invenção, os orifícios cónicos dirigidos radialmente para o interior, bem como o bloco de peças de trituração, serão concebidos como obeliscos, uma vez que é fácil de produzir blocos e orifícios com esta forma. Por outro lado, será igualmente fácil encaixar uma peça de trituração num orifício, uma vez que o bloco da peça de trituração pode ser desenhado para que apenas possa ser acoplado a um orifício de uma só forma. Através da orientação da lixa será também fácil avaliar e colocar a peça de trituração correctamente.
Numa segunda realização da invenção em que os orifícios e peças do bloco, por exemplo, apresentem uma forma de cone ou tronco de cone, pode tornar-se mais difícil encaixar uma peça de trituração de modo apropriado.
Numa outra realização da invenção em que os orifícios e peças do bloco apresentam uma forma de pirâmide, tronco de pirâmide ou prismatóíde, pode-se obter a mesma vantagem que proporciona um obelisco, em que o bloco apenas pode ser acoplado a um orifício de uma forma, mas a produção deste tipo de blocos de trituração, bem como dos orifícios correspondentes, será mais difícil.
Para substituir com rapidez as peças de trituração de um tambor cilíndrico, o segmento inferior de cada orifício da borda circunferencial do tambor cilíndrico está ligado a um canal orientado, de preferência, de forma paralela ao 20 eixo de rotação do tambor cilíndrico e a superfície do fundo do bloco é adaptada para interagir com uma ferramenta para separar os dispositivos de acoplamento do mecanismo de fixação da peça de trituração inserida no orifício.
Isto supõe que, numa realização da invenção, é possível desmontar a peça de trituração com uma ferramenta como, por exemplo, um desandador. Este é introduzido no canal ligado ao segmento inferior do orifício, após o qual é inclinado exercendo uma pressão para fora sobre a superfície do fundo do bloco. A pressão para o exterior é tão grande que consegue desfazer o bloqueio exercido pelos dispositivos de acoplamento do bloco de peças de trituração no orifício do tambor cilíndrico.
Numa segunda realização da invenção, é possível que, na ligação com cada um dos orifícios do tambor cilíndrico, exista um excêntrico que, numa primeira posição, permita que o bloco de peças de trituração seja acoplado/fixado a um orifício e que, numa segunda posição, possa ser virado para que exerça uma pressão dirigida para fora sobre a superfície do fundo do bloco, removendo assim o bloco de peças de trituração do orifício.
Estes excêntricos podem ser conectados quer a uma unidade de desacoplamento que active e desactive todos os excêntricos ao mesmo tempo, quer a uma série de unidades de desacoplamento accionadas individualmente para cada um dos orifícios. 21
Para garantir que uma peça de trituração é retida num dos orifícios do disco de trituração aquando da utilização do sistema de trituração, o dispositivo de acoplamento é configurado como um ou mais dos seguintes: canelura/protuberância, corte e/ou ranhura/mola de bloqueio.
Numa realização da invenção em que o dispositivo de acoplamento consiste numa série de caneluras arredondadas, o material plástico do que é feito o bloco de peças de trituração permitirá que este seja encaixado no orifício por pressão, após o qual as caneluras, dispostas em ziguezague numa ou mais das paredes laterais do orifício e no lado externo do bloco de peças de trituração, são acopladas evitando assim que a peça de trituração se desprenda durante o funcionamento do sistema.
Numa segunda realização da invenção, podem ser utilizados compartimentos que, por exemplo, apresentem a forma de um pequeno triângulo pontiagudo e estejam posicionados de tal modo que, ao exercer pressão sobre o bloco de peças de trituração, permitam que a parede lateral de um orifício e o lado externo de um bloco se deslizem uma sobre o outro com facilidade e o bloco se desloque até ao fundo do orifício, após o qual as partes laterais mais pequenas dos triângulos pontiagudos correspondentes se acoplam entre si fixando o bloco ao orifício.
Numa terceira realização da invenção, poderá haver cortes no bloco ou no orifício, pelo que a saliência 22 correspondente da peça complementar fará com que se acoplem evitando que o bloco se desprenda.
Numa quarta realização da invenção, poderá haver um dispositivo de mola no próprio bloco, o qual, ao ser encaixado por pressão no orifício, se acopla a uma ranhura de bloqueio, mantendo assim o bloco no orifício durante o funcionamento,
Para fixar a lixa e a escova ao bloco de uma peça de trituração, existe um mecanismo para o acoplamento destes componentes. 0 mecanismo para o acoplamento da lixa de trituração pode, por exemplo, consistir numas ranhuras situadas a uma certa profundidade no bloco de peças de trituração, de tal forma que exista espaço suficiente para encaixar a lixa por pressão na ranhura. A ranhura pode atravessar o bloco de lado a lado para que seja possível acoplar a lixa lateralmente, ou pode ser configurada para que a abertura apenas se prolongue a partir de um dos lados até ao interior, segundo o qual a lixa apenas poderá ser acoplada a partir de um dos lados. A lixa acoplada pode ter a mesma largura que a ranhura ou pode apresentar uma configuração tal que a lixa apresente um segmento inferior com uma largura determinada que se adapte â largura da ranhura e seja inferior à largura do bloco. 23 A parte da lixa que não fica acoplada a ranhura poderá ter uma largura equivalente à largura da ranhura, equivalente à largura do bloco ou maior que a largura do bloco. 0 tipo a ser escolhido poderá, por exemplo, depender do elemento que irá ser polido/triturado ou da eficiência desejada do tratamento da superfície.
Ao montar uma escova de suporte ou fixação num bloco de peças de trituração, o mecanismo para a montagem pode consistir num orifício, o qual poderá apresentar uma configuração dirigida para o interior como o próprio bloco ou ser apenas um orifício cilíndrico no que é possível encaixar uma parte da escova por pressão. Deste modo, a fixação pode ser obtida através de, por exemplo, a colagem da escova no orifício.
Um sistema alternativo para o acoplamento da escova ao bloco pode consistir numa combinação de ranhura e orifício, onde a escova pode ser encaixada no orifício separando o bloco em volta da ranhura, de maneira que esta, subsequentemente, comprime a parte inferior da escova acoplada ao orifício.
Para garantir que a lixa e as escovas são firmemente fixadas à peça de trituração, esta é configurada de tal forma que a ranhura para o acoplamento da lixa dispõe de uma ou mais caneluras nas faces laterais e o orifício para o acoplamento das escovas apresenta uma ou mais caneluras na superfície. 24
Numa realização da invenção em que a lixa é fixada numa ranhura, é possível acrescentar uma série de caneluras nas faces laterais da ranhura, onde duas caneluras opostas são deslocadas para a peça de trituração ficar fixa entre estas caneluras. Normalmente, existirá um espaçamento entre os topos das caneluras de entre duas vezes a largura das mesmas.
Isto implica que a lixa pode ser montada facilmente no bloco e quando o bloco for encaixado num orifício, a forma do bloco e do orifício com dois dispositivos de acoplamento complementares produzirá uma pressão no lado do bloco, fazendo com que a ranhura e a lixa sejam pressionadas entre si. As caneluras exercerão, portanto, uma pressão sobre a parte inferior da lixa, segurando esta durante o funcionamento. 0 mesmo pode acontecer no orifício para o acoplamento da escova. Em vez de, eventualmente, colar as escovas ao orifício, estas podem ser acopladas a um orifício com uma ou mais caneluras na superfície, de tal forma que a parte inferior na que são montadas as escovas ficará sempre por baixo do conjunto de caneluras mais baixo, o qual implica que não se desprenderão acidentalmente durante o funcionamento. Quando existirem vários conjuntos de caneluras viradas para cima, estas podem ser introduzidas e fixadas em volta da parte das escovas situada no interior da base da peça de trituração.
Uma alternativa aos sistemas acima descritos, que pode ser utilizada para acoplar a lixa de trituração ao bloco, 25 consiste em configurar um bloco de peças de trituração com um compartimento na borda externa da peça de trituração, de modo que, ao ser esta encaixada no orifício do tambor cilíndrico, acolherá uma parte da lixa na borda externa colocada no compartimento, sendo fixada ao ser montado o bloco no orifício do disco de trituração.
Independentemente do mecanismo fixador das peças de trituração ser um bloco ou uma moldura, este pode estar provido de ranhuras separadas para o acoplamento da lixa e as escovas, de modo que é possível substituir a lixa ou as escovas de uma peça de trituração quando esta tiver sido desmontada do tambor cilíndrico.
Na realização da invenção em que o mecanismo fixador é uma moldura, a ranhura na moldura será longitudinal, de tal forma que poderá ser colocada ao mesmo tempo uma lixa ou uma série de lixas ao longo da totalidade do comprimento da moldura. A invenção é descrita mais pormenorizadamente a seguir com referência aos desenhos, em que:
Fig. 1 Mostra uma vista perspectiva do tambor cilíndrico de acordo com a invenção.
Fig. 2 Mostra uma vista em planta do tambor cilíndrico da figura 1.
Fig. 3
Mostra uma vista lateral do tambor cilíndrico da figura 1. 26 26 Fig. 4 Fig. 5 Fig, 6 Fig. 7 Fig. 8 Fig. 9 Fig. 10 Fig. 11 Fig. 12 Fig, 13 Fig. 14
Mostra uma vista em primeiro plano de um orifício situado na borda circunferencial do tambor cilíndrico da figura 1.
Mostra uma vista perspectiva de uma peça de trituração de acordo com a invenção.
Mostra uma vista em planta da peça de trituração da figura 5,
Mostra um detalhe da secção transversal de um bloco de acordo com a invenção.
Mostra a secção transversal de um orifício situado no tambor cilíndrico da figura 1,
Mostra a secção transversal do mecanismo fixador correspondente ao orifício da figura 8.
Mostra a secção transversal de uma moldura encaixada num compartimento de acordo com a invenção.
Mostra a secção transversal do segmento inferior de um compartimento.
Mostra a secção transversal de uma configuração alternativa do compartimento.
Mostra a secção transversal da configuração de uma moldura de acordo com a invenção.
Mostra a secção transversal de uma segunda configuração de uma moldura de acordo com a invenção.
Na figura 1 mostra-se um tambor cilíndrico 1 provido de uma série de orifícios 2 distribuídos uniformemente ao longo da borda circunf erencial 3, em que cada orifício 2 está adaptado para acolher uma peça de trituração 6. 27 O segmento inferior 2A do orifício 2 está ligado ao canal 4, que é de preferência paralelo ao eixo de rotação 5 do tambor cilíndrico 1. Estes orifícios 2 são utilizados para desacoplar o mecanismo fixador (não mostrado) das peças de trituração 6,
Na figura 2 mostra-se um tambor cilíndrico 1 com um diâmetro d de cerca de 60 mm - 200 mm. Por outro lado, observam-se também os diferentes contornos de alguns dos orifícios uniformemente distribuídos 2,
Na figura 3 mostra-se um tambor cilíndrico 1 no que se observa metade da borda circunferencial 3. As peças de trituração 6 são montadas nos orifícios 3 situados na borda círcunferencial 3 do tambor cilíndrico 1,
As peças de trituração 6 incluem uma lixa 7, uma escova de suporte 8 e um mecanismo fixador sob a forma do bloco 9.
As peças de trituração 6 são configuradas para que, alternando na direcção da borda círcunferencial 3, haja uma lixa 7 e uma escova 8.
Na figura 4 observa-se uma configuração do orifício 2 com forma de obelisco para o acoplamento do mecanismo fixador sob a forma de um bloco (não mostrado).
Na figura 5 observa-se uma peça de trituração 6 que incorpora um mecanismo fixador sob a forma do bloco 9 correspondente à forma do orifício 2 mostrado na figura 4. 28 0 bloco 9 possui uma ranhura transversal 10 situada perto de uma parede lateral externa 11 do bloco 9. A ranhura 10 e a parede lateral externa 11 do bloco 9 formam uma aba elástica e maleável 14 que permite a aplicação de uma força de compressão K sobre as paredes laterais 11, 15 do lado externo do bloco 9, a qual segura a lixa 7 na ranhura 10.
No lado da ranhura 10 o bloco 9 apresenta um orifício 12 para acolher uma escova (não mostrada), a qual, por exemplo, pode ser uma escova de suporte ou uma escova de fixação.
Em conexão com o orifício 12 existe uma ranhura de passagem 13 que, junto com a parede lateral 15 do lado externo do bloco 9, forma uma segunda aba elástica e maleável 16 que permite que a aplicação da força de compressão K sobre as paredes laterais 11, 15 do lado externo do bloco 9, segure uma escova (não mostrada) no orifício 12.
Na figura 6 mostra-se uma peça de trituração 6 em que no bloco 9 existe uma lixa 7 encaixada na ranhura 10 e uma escova de suporte 8 encaixada no orifício 12/na ranhura 13. A ranhura 10 atravessa o bloco 9 de lado a lado, permitindo o encaixe da lixa 7 desde ambos os lados do bloco 9.. 29
Na figura 7 mostra-se um detalhe da secção transversal de um bloco 9, em que a ranhura 10 para o acoplamento da lixa (não mostrada) apresenta a canelura 14 em ambas as paredes laterais da ranhura 10. A canelura 18 é utilizada para fixar a escova de suporte 8 no interior do orifício 12.
Na figura 8 observa-se o orifício 2 com o dispositivo de acoplamento 19, em que este inclui uma série de protuberâncias triangulares viradas para baixo 20, situadas nas duas paredes laterais opostas 21, 22 do orifício 2.
Na figura 9 observa-se um bloco 9 com o dispositivo de acoplamento 23 correspondente em relação ao dispositivo de acoplamento 19 situado nas paredes laterais 21, 22 do orifício 2 mostrado na figura 8. 0 dispositivo de acoplamento 23 dispõe de uma série de protuberâncias triangulares viradas para cima 24 que, ao introduzir o bloco 9 no orifício 2, se acoplam às protuberâncias triangulares viradas para baixo 20, fixando assim o bloco 9 no orifício 2.
Na figura 10 mostra-se um detalhe de um tambor cilíndrico 30 em que na ranhura 31 existe uma peça de trituração 32 encaixada longitudinalmente e de maneira que se possa deslocar, a qual inclui um mecanismo fixador sob a forma da moldura 33, na que é acoplada uma lixa de trituração 34 e uma série de escovas de suporte 35. 30 O compartimento 31 apresenta uma forma da secção transversal cónica dirigida radialmente para o exterior que corresponde a forma da secção transversal da moldura 33, a qual é configurada como um entalhe em cauda de andorinha com lados rectos. Entre a ourela 33 e o fundo do compartimento 31 encontra-se o prato de mola 36.
Na figura 11 mostra-se o prato de mola 36, que inclui duas partes: uma parte superior 37 e uma parte inferior 38, ambas com uma série de elevações 39. O prato de mola 36 é mostrado na posição activa, em que as elevações 3 9 da parte superior 3 7 e da parte inferior 38 estão situadas em posições opostas entre si, e através das quais é exercida uma pressão sobre a moldura 33 dirigida radialmente para o exterior.
Através da deslocação transversal da parte superior 37, as elevações 39 ficam acopladas à parte inferior 38, eliminando assim a força dirigida radialmente para o exterior exercida sobre a moldura 33.
Na figura 12 mostra-se a secção transversal do tambor cilíndrico 30, em que são ilustradas quatro configurações diferentes dos compartimentos 31.
As quatro configurações dos compartimentos 31A, 31B, 31C e 31D têm em comum que todas elas apresentam, total o parcialmente, uma forma da secção transversal cónica dirigida radialmente para o exterior, onde: 31 0 compartimento 31Α tem lados rsctos com um ângulo entre eles diferente de zero graus. 0 compartimento 31B tem lados côncavos. O compartimento 31C tem lados convexos. O compartimento 31D tem forma circular e a abertura 48 é consideravelmente mais pequena que o diâmetro do circulo 49.
Na figura 13 mostra-se um tambor cilíndrico 30, configurado com uma moldura 33 na que existe uma ranhura 40, a qual compreende uma primeira parte 41 ligada à segunda parte 4 2 da ranhura 4 0 de tal modo que formam um ângulo. A primeira parte 41 da ranhura 40 está posicionada perto da parede lateral 43 da moldura 33, pelo que se forma uma aba elástica e maleável 44, a qual dispõe de um ponto pivotante no fundo da segunda parte 42 da ranhura 40. Isto supõe que a montagem/substituição da lixa de trituração {não mostrada) pode ser realizada fácil e rapidamente.
Quando ê aplicada uma força de compressão K à moldura 33, a aba 44 comprime o segmento da lixa (não mostrado) acoplado à primeira parte 41 da ranhura 40 e parcialmente a segunda parte 42 da ranhura 40, através do qual a lixa (não mostrada) é fixada na ranhura 40.
Na figura 14 mostra-se uma moldura 45, em que a primeira parte da ranhura 40 é, de preferência, uma ranhura recta 46, a qual está ligada à moldura cavetto 47. 32
Por conseguinte, é possível dobrar o segmento inferior de uma lixa (não mostrado) para que fique fixa na moldura 45 apesar de não existir uma força de compressão aplicada sobre a própria moldura 45. A invenção não estã limitada âs configurações mostradas e descritas nas figuras. No âmbito da presente invenção, o qual é definido nas reivindicações, são igualmente possíveis outras realizações com diferentes formas da secção transversal dos compartimentos, tipos de peças de trituração e outras configurações de ranhuras no mecanismo fixador.
Lisboa, 30/11/2006

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Tambor cilíndrico provido, na sua borda círcunferencial, de uma série de compartimentos adaptados para acolher uma peça de trituração substituível, a qual inclui um mecanismo fixador no que são encaixadas uma lixa, escovas de suporte e/ou escovas de fixação, em que os compartimentos do tambor cilíndrico dispõem de paredes laterais, o mecanismo fixador conta com paredes laterais externas correspondentes e, através do efeito de cunha gerado entre as paredes laterais dos compartimentos e as paredes laterais externas do mecanismo fixador, durante a utilização é exercida uma força de compressão sobre as paredes laterais do mecanismo de fixação na direcção círcunferencial, caracterizado pelo facto do mecanismo fixador ser configurado com ranhuras para o acoplamento de pelo menos uma lixa, as quais se estendem a partir de um lado superior do mecanismo até ao interior do mesmo para formar pelo menos uma aba elástica e maleável que se situa entre as ranhuras e pelo menos uma parede lateral externa.
  2. 2. Tambor cilíndrico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto dos compartimentos apresentarem uma configuração da secção transversal em ponta dirigida radialmente para o exterior.
  3. 3. Tambor cilíndrico de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-2, caracterizado pelo facto dos ~> mecanismos fixadores apresentarem a forma de molduras, onde cada moldura é adaptada para ser encaixada de forma longitudinalmente deslocãvel num compartimento.
  4. 4. Tambor cilíndrico de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto da ranhura na moldura ser composta por um ou mais segmentos, onde o primeiro segmento é uma ranhura preferivelmente recta e o segundo segmento incluí uma moldura do tipo cavetto ou, de preferência, uma ranhura recta ligada num certo ângulo em relação ao primeiro segmento da ranhura na moldura.
  5. 5. Tambor cilíndrico de acordo com qualquer uma das reivindicações 3-4, caracterizado pelo facto da moldura ser adaptada para o encaixe num compartimento com um prato de mola situado no fundo do mesmo, em que o prato de mola, na situação de actividade, exerce uma pressão dirigida radialmente para fora sobre a moldura, através do qual se produz uma força de compressão sobre pelo menos uma parte do primeiro segmento da ranhura.
  6. 6. Tambor cilíndrico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto dos compartimentos apresentarem uma configuração da secção transversal cónica dirigida radialmente para o interior.
  7. 7. Tambor cilíndrico de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto do mecanismos fixadores serem configurados como blocos, onde cada bloco é adaptado para ser encaixado num compartimento configurado como 3 um orifício na borda circunferencial do tambor cilíndrico e em cada orifício hã pelo menos um mecanismo fixador que interactua, de forma que possa ser desacoplado, com pelo menos um outro mecanismo de fixação correspondente situado em pelo menos uma das paredes laterais dos blocos.
  8. 8. Tambor cilíndrico de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-7, caracterizado pelo facto do segmento inferior de cada orifício da borda circunferencial do tambor cilíndrico estar ligado a um canal orientado, de preferência, de forma paralela ao eixo de rotação do tambor cilíndrico.
  9. 9. Tambor cilíndrico de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-8, caracterizado pelo facto do mecanismo fixador ser configurado como um ou mais dos seguintes: - Canelura/protuberância, - Corte, - Ranhura/mola de bloqueio.
  10. 10. Tambor cilíndrico de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-9, caracterizado pelo facto do bloco estar provido de um mecanismo para o acoplamento de uma lixa e/ou umas escovas. Lisboa, 30/11/2006
PT03746260T 2002-04-13 2003-04-10 Tambor cilíndrico com peças de trituração substituíveis PT1499477E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DK200200551A DK175953B1 (da) 2002-04-13 2002-04-13 Liste til længdeforskydelig montage i et cylinderspor
DK200200552A DK176785B1 (da) 2002-04-13 2002-04-13 Slibearrangement til et slibe- eller pudseværktöj

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1499477E true PT1499477E (pt) 2007-01-31

Family

ID=29252087

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03746260T PT1499477E (pt) 2002-04-13 2003-04-10 Tambor cilíndrico com peças de trituração substituíveis

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7169027B2 (pt)
EP (1) EP1499477B1 (pt)
AT (1) ATE338612T1 (pt)
AU (1) AU2003236195A1 (pt)
CA (1) CA2482873C (pt)
DE (1) DE60308167T2 (pt)
DK (1) DK1499477T3 (pt)
ES (1) ES2273024T3 (pt)
PL (1) PL204412B1 (pt)
PT (1) PT1499477E (pt)
SI (1) SI1499477T1 (pt)
WO (1) WO2003086710A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK200500168U4 (da) * 2005-07-21 2006-03-10 Flex Trim As Profilliste
DK177159B1 (da) * 2009-05-18 2012-03-05 Poul Erik Jespersen Slibehoved, adapterliste og anvendelse af en adapterliste
DE102015011442A1 (de) * 2015-09-01 2017-03-02 Gerd Eisenblätter Gmbh Fächerschleifscheibe, Tragteller dafür und Verfahren zu deren Herstellung
CN107443230A (zh) * 2017-09-12 2017-12-08 韩菲菲 一种脚手架钢管除锈设备中的铁锈清除机构
CN107855295B (zh) * 2017-11-08 2021-02-09 江苏华淼电子科技有限公司 一种机械加工花键轴表面清理装置

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE376094C (de) 1922-05-16 1923-05-24 Kurt Bohner Buersten und Besen mit auswechselbaren Borstenbuendeln
US2725694A (en) * 1953-11-30 1955-12-06 Bert B Lukens Chuck for holding abrasive elements in web form
US2804730A (en) * 1955-06-20 1957-09-03 Merit Products Inc Replaceable flexible abrasive unit for polishing sheets and panels
US3058269A (en) * 1960-01-26 1962-10-16 Merit Products Inc Surface finishing drum
US3053021A (en) * 1960-08-01 1962-09-11 Block Aleck Segment for rotary abrasive devices
US3141269A (en) * 1961-11-01 1964-07-21 Merit Products Inc Abrading article
US3212219A (en) * 1962-01-17 1965-10-19 Merit Products Inc Method of fabricating abrasive leaves
US3685217A (en) * 1969-12-17 1972-08-22 Belanger Inc Rotary finishing wheel or tool
US3653856A (en) * 1970-03-20 1972-04-04 Albert Field Rotary abrasive tool
US3678633A (en) * 1970-12-07 1972-07-25 Merit Abrasive Prod Abrasive pack with anchor assembly
DE3145151C2 (de) * 1981-11-13 1986-02-06 Bayerische Motoren Werke AG, 8000 München Antreibbare Walze zum Überschleifen oder Polieren der Oberfläche einer Fahrzeugkarosserie oder dergleichen
DE3342839A1 (de) 1983-11-26 1985-06-05 Festo KG, 7300 Esslingen Schleifwerkzeug
JPS61142078A (ja) * 1984-12-10 1986-06-28 Nippon Steel Corp 研摩装置
DE3719796A1 (de) * 1987-06-13 1988-12-22 Gehring Gmbh Maschf Verfahren und werkzeug zum bearbeiten von oberflaechen, insbesondere von laufflaechen von verbrennungsmaschinen
US4872292A (en) * 1988-06-22 1989-10-10 Aleck Block Flap wheel
US4882879A (en) * 1988-07-08 1989-11-28 Jason, Inc. Flexible abrasive grinding tool
US4872792A (en) * 1988-12-08 1989-10-10 Springfield Armory, Inc. Pistol grip checkering
US5155945A (en) * 1990-01-29 1992-10-20 Jason, Inc. Abrasive finishing elements, tools made from such elements, and methods of making such tools
DK171364B1 (da) 1991-02-05 1996-09-23 Poul Erik Jespersen Roterende slibe- eller pudseværktøj med bøjeligt eftergivelige slibeelementer
DK171703B1 (da) 1992-06-29 1997-04-01 Poul Erik Jespersen Roterende slibe- eller pudseværktøj med udskiftelige slibeelementer
DK173094B1 (da) 1993-05-17 2000-01-10 Poul Erik Jespersen Pudseskive med fleksible slibelameller, især til kantpudsning og profilpudsning
DE29608280U1 (de) * 1995-05-09 1996-07-11 Jespersen Poul Erik Rotierendes Schleif- oder Polierwerkzeug
DK172548B1 (da) 1996-03-26 1998-12-21 Poul Erik Jespersen Fremgangsmåde til fremstilling af et fleksibelt slibeelement samt et sådant fleksibelt slibeelement
DE29804936U1 (de) * 1998-03-19 1998-07-09 Arminius Gmbh Schleifmittel Schleifbürste
DE20018604U1 (de) 2000-10-30 2001-12-13 Btd Barteldrees Gmbh & Co Rundbürste
US6592442B2 (en) * 2001-01-02 2003-07-15 Jason Incorporated Flap wheel

Also Published As

Publication number Publication date
WO2003086710A1 (en) 2003-10-23
DE60308167D1 (de) 2006-10-19
CA2482873C (en) 2011-01-11
AU2003236195A1 (en) 2003-10-27
PL373200A1 (en) 2005-08-22
DK1499477T3 (da) 2006-12-27
US7169027B2 (en) 2007-01-30
EP1499477B1 (en) 2006-09-06
ES2273024T3 (es) 2007-05-01
SI1499477T1 (sl) 2007-06-30
PL204412B1 (pl) 2010-01-29
US20050153638A1 (en) 2005-07-14
EP1499477A1 (en) 2005-01-26
ATE338612T1 (de) 2006-09-15
DE60308167T2 (de) 2007-09-13
CA2482873A1 (en) 2003-10-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ITMI990024A1 (it) Dispositivo per il bloccaggio amovibile di un abrasivo e simili ad unamola
JP4587909B2 (ja) 積繊装置の回転ドラム
ES2257097T3 (es) Soporte de cuchilla mejorado para disco astillador.
KR20060021325A (ko) 그라이딩 브러쉬용 브러쉬 모듈
US9844894B2 (en) Milling head for an underwater granulating installation
PT1499477E (pt) Tambor cilíndrico com peças de trituração substituíveis
ITMI20091483A1 (it) Supporto di elementi abrasivi in forma di foglio per utensili o macchine utensili
RU2407630C2 (ru) Фасонная полоса со шлифовальным элементом
ES2257641T3 (es) Dispositivo y nervio de presion para cortar fibras en trozos.
EP2230046B1 (en) Sanding head adaptable to an angle grinder
ES2359462T3 (es) Tambor cilíndrico que comprende elementos para pulir montados en un surco.
JP3662545B2 (ja) 切断刃交換装置と交換方法
US20050173023A1 (en) Configurations and designs for stump grinding teeth and corresponding holding
WO2002072313A1 (en) Operating plate with a basically circular shape for portable tools
US20240081518A1 (en) Toothbrush And Device For Mounting And/Or Demounting A Toothbrush Head
KR101751272B1 (ko) 파이프 스크래퍼 칼날 및 장치
JP3728630B2 (ja) ペレタイザーの替え刃用回転切断ロール
CN219342985U (zh) 一种边刷快换结构及清洁设备
JPH04223880A (ja) 回転ブラシ工具
KR200478994Y1 (ko) 와이퍼 블레이드 재생장치
KR101524286B1 (ko) 절삭공구의 인서트 착탈 장치
KR102633596B1 (ko) 고정나이프를 활용한 슬릿팅장치
JP2011125820A (ja) 破砕機の刃物構造
WO2008142544A1 (en) Abrading blade holder
JP4316367B2 (ja) 軸取付部材の着脱機構