PT101626B - Processo para a preparacao de um enantiomero opticamente puro de formoterol - Google Patents

Processo para a preparacao de um enantiomero opticamente puro de formoterol Download PDF

Info

Publication number
PT101626B
PT101626B PT101626A PT10162694A PT101626B PT 101626 B PT101626 B PT 101626B PT 101626 A PT101626 A PT 101626A PT 10162694 A PT10162694 A PT 10162694A PT 101626 B PT101626 B PT 101626B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hydroxy
separation
racemic mixture
optically pure
process according
Prior art date
Application number
PT101626A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101626A (pt
Inventor
Eric Francotte
Original Assignee
Ciba Geigy Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ciba Geigy Ag filed Critical Ciba Geigy Ag
Publication of PT101626A publication Critical patent/PT101626A/pt
Publication of PT101626B publication Critical patent/PT101626B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C233/00Carboxylic acid amides
    • C07C233/01Carboxylic acid amides having carbon atoms of carboxamide groups bound to hydrogen atoms or to acyclic carbon atoms
    • C07C233/34Carboxylic acid amides having carbon atoms of carboxamide groups bound to hydrogen atoms or to acyclic carbon atoms having the nitrogen atom of at least one of the carboxamide groups bound to a carbon atom of a hydrocarbon radical substituted by amino groups
    • C07C233/42Carboxylic acid amides having carbon atoms of carboxamide groups bound to hydrogen atoms or to acyclic carbon atoms having the nitrogen atom of at least one of the carboxamide groups bound to a carbon atom of a hydrocarbon radical substituted by amino groups with the substituted hydrocarbon radical bound to the nitrogen atom of the carboxamide group by a carbon atom of a six-membered aromatic ring
    • C07C233/43Carboxylic acid amides having carbon atoms of carboxamide groups bound to hydrogen atoms or to acyclic carbon atoms having the nitrogen atom of at least one of the carboxamide groups bound to a carbon atom of a hydrocarbon radical substituted by amino groups with the substituted hydrocarbon radical bound to the nitrogen atom of the carboxamide group by a carbon atom of a six-membered aromatic ring having the carbon atom of the carboxamide group bound to a hydrogen atom or to a carbon atom of a saturated carbon skeleton
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C231/00Preparation of carboxylic acid amides
    • C07C231/16Preparation of optical isomers
    • C07C231/20Preparation of optical isomers by separation of optical isomers

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)

Description

«'PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE DM ENANTIÓMERO OPTICAMENTE PURO DE FORMOTEROL
DESCRIÇÃO
O presente invento diz respeito a um processo novo % e útil para a preparação do enantiómero R,R opticamente puro de formoterol. O formoterol, N-{2-hidroxi-5-[l-hidroxi-2-((2-(4-metoxifenil)-1-metiletil)amino)etil]fenil}formamida, e o sal fumarato deste composto, ver Merck índex, Décima Primeira Edição N° 4159, pertence ao grupo dos broncodilatadores B2~simpatomiméticos selectivos que são drogas anti-asmáticas úteis. As formas de dosagem adequadas preferidas são aerossóis para inalação. Um produto comercial conhecido a em formulação de aerossol para inalação é o Foradil (Ciba), que se encontra disponível em numerosos países.
O par de enantiómeros R,R e S,S de formoterol e a sua separação nos dois enantiómeros opticamente puros e nos dois diastereoisómeros estão descritos em Chem. Pharm. Buli. 26, N2 4, 1123-1129 (1978). Chirality 3:443-450 (1991) descreve a actividade aumentada do enantiómero R,R em relação ao enantiómero S,S. É geralmente assumido para os β-simpatomiméticos quirais que apenas um antípoda opticamente puro de um par de enantiómeros é activo. O outro antípoda do par de enantiómeros ou é inactivo ou pode mesmo causar efeitos laterais: ver nesta perspectiva TiPS, Junho de 1992 [Vol. 13], pp. 231-232. A preparação do enantiómero R,R em alta pureza óptica é levada a cabo, com fraco rendimento, por numerosos passos de síntese complicados e, por conseguinte, dispendiosos, usando materiais de partida e intermediários quirais.
objectivo deste invento é proporcionar um processo simplificado, melhorado e, por conseguinte, de
custo mais eficaz para a preparação do enantiómero β,β da base livre de formoterol com rendimento aumentado e, em particular, com alta pureza de produto opticamente puro.
Surpreendentemente, este objectivo é alcançado por este invento, o qual diz respeito a um processo para a preparação de (R,R)-N-{2-hidroxi-5-[l-hidroxi-2-((2-(4-metoxifenil)-1-metiletil)amino)etil]feniljformamida opticamente pura e do seu sal fumaràto. O processo compreende a separação da mistura racémica ou mistura de diastereoisómeros do composto livre numa fase móvel que contém um solvente não polar e, facultativamente, um outro solvente polar prótico ou aprótico, por cromatografia sobre uma fase estacionária quiral constituída por um polissacárido cujos grupos hidroxilo livres são derivatizados pelo grupo 4-metilbenzoílo e, facultativamente, por um material agente de suporte inerte, e o isolamento do composto R,R opticamente puro a partir do eluato da fase móvel e a conversão do referido composto no sal fumarato.
Uma vantagem essencial deste processo reside na sua combinação com conhecidos métodos de preparação de formoterol racémico eficazes no custo. O formoterol racémico é preparado de uma maneira conhecida de per si e em seguida é sujeito ao novo método de separação cromatográfica. Num único passo de processo, a mistura racémica de formoterol é separada nos enantiómeros opticamente puros. Não é necessária a síntese algo problemática de intermediários opticamente puros.
Os termos usados na memória descritiva deste invento são preferivelmente definidos como se segue.
O termo opticamente puro indica, com respeito a um composto definido com pelo menos um centro de quiralidade, que o referido composto contém mais de 95 % numa base ponderai, preferivelmente mais de 99 % numa base ponderai,
mais preferivelmente mais de 99,9 % numa base ponderai, de um antípoda com configuração definida, e.g. de acordo com as conhecidas regras de sequência de Kahn, Ingold e Prelog.
termo mistura racémica indica, com respeito a um composto definido que tem pelo menos um centro de quiralidade, uma mistura 1:1 de dois antípodas com configuração definida.
*
O termo mistura de diastereoisómeros indica, com respeito a um composto definido que tem pelo menos dois centros de quiralidade, uma configuração definida em relação a um centro de quiralidade, enquanto a configuração em relação ao outro centro de quiralidade é racémica.
termo fase móvel define um solvente ou uma mistura de solventes no qual a mistura racémica para separação nos antípodas opticamente puros, ou uma mistura de diastereoisómeros de formoterol, é dissolvida. Contudo, um gás inerte, convenientemente o árgon, pode também ser utilizado como fase móvel se for aplicado o método de cromatografia gasosa preparativa.
Os solventes adequados para a fase móvel são misturas de um solvente não polar com um solvente polar prótico ou aprótico.
Exemplos típicos de solventes não polares são n-pentano, isooctano, éter de petróleo, n-hexano, n-heptano, ciclo-hexano, ciclopentano, éter diisopropílico, ciclo-hexeno, dimetoxietano ou éter dietílico.
Exemplos típicos de solventes polares próticos ou apróticos são álcool amílico, acetonitrilo, isopropanol, nou terc-butanol, etanol, metanol, etilenoglicol, ácido acético ou água.
É preferido utilizar misturas de um solvente n5o polar, tal como n-pentano, isooctano, éter de petróleo, n-hexano, n-heptano, ciclo-hexano ou ciclopentano, com um solvente polar prótico, tal como isopropanol ou etanol.
As misturas de n-hexano ou n-heptano com etanol ou n-hexano ou n-heptano com isopropanol são particularmente preferidas.
O termo separação cromatográfica define métodos conhecidos de separação de misturas de substâncias que são dissolvidas na fase móvel. A absorção ou reacção química numa fase estacionária estabelece um equilíbrio para a substância particular que causa tempos de retenção característicos para a substância a ser separada da mistura.
Métodos conhecidos adequados de separação cromatográf ica são tipicamente a cromatográfia de adsorção, e.g. cromatográfia em coluna ou cromatográfia de adsorção sobre resinas adsorventes, cromatográfia em papel, cromatográfia de camada fina ou cromatográfia gasosa preparativa.
Os métodos de separação particularmente preferidos são os conhecidos como HPLC (cromatográfia líquida de alta eficiência) e SMBA (adsorção em leito móvel simulado). Estes métodos compreendem a utilização de uma fase estacionária quiral, a qual é constituída por um polissacárido cujos grupos hidroxilo livres são derivatizados pelo grupo 4-metilbenzoílo. Um agente de suporte inerte pode ser revestido com este polissacárido.
Um material agente de suporte inerte adequado para a fase estacionária quiral é preferivelmente macroporoso, e.g. polistireno reticulado, poliacrilamida, poliacrilato, quartzo, terra de diatomáceas (kieselguhr), alumina, xerogéis de aluminossilicato, silicato de magnésio acídico,
óxido de magnésio, dióxido de titânio ou caulino. Prefere-se sílica gel.
A dimensão granular do material agente de suporte inerte pode variar numa larga gama e situa-se tipicamente entre 1 μτη e 1 mm, preferivelmente entre 1 μιη e 300 μιη.
Este material é poroso com uma média de largura de poro 10~8 m até 1,0 x 10-6 m.
desde cerca de 1,0 x
O material agente de suporte inerte é revestido com um polissacárido derivatizado de uma maneira conhecida de per si, convenientemente por tratamento do agente de suporte inerte, tipicamente sílica gel microporosa, com uma solução do polissacárido derivatizado num solvente orgânico, e.g. etanol ou uma mistura de cloreto de metileno-tetra-hidrofurano, e evaporando o solvente. Numerosos outros métodos são também conhecidos, incluindo o tratamento num reactor de leito fluidizado, pulverização, precipitação e semelhantes, A sílica gel microporosa pode ser activada antecipadamente por reacção com 3-aminopropiltrietoxissilano, dissolvido em benzeno.
O polissacárido pode ser derivatizado por reacção a com cloreto de 4-metilbenzoílo. A celulose do tipo Avicel (Merck) é particularmente adequada.
Os polissacáridos derivatizáveis são opticamente activos, polissacáridos naturais ou quimicamente modificados, celulose tipicamente microcristalina ou nativa, fios da fiação do algodão ou celulose de fibras de plantas tais como fibras de algodão, linho, cânhamo, juta ou rami.
polissacárido, preferivelmente celulose, é derivatizado em 1-3, preferivelmente em 3, grupos hidroxilo livres pelo grupo 4-metilbenzoílo e pode ser usado como agente de revestimento para um material agente de suporte ou
é ele próprio usado na forma de pérolas; ver o Pedido de Patente Europeia 186 133 publicado.
Os materiais adequados para a fase estacionária quiral são conhecidos e comercialmente disponíveis, espea cialmente o produto comercial Chiralcel (Daicel) OJ, que consiste de sílica gel que é revestida com celulose esterificada. 0 grupo éster é o grupo 4-metilbenzoílo.
As colunas particularmente adequadas para a separação cromatográfica por HPLC são as adequadas para efectuarem separações numa escala semi-preparativa ou preparativa, e.g. tendo um diâmetro de 1-10 cm e um comprimento de 20-60 cm. As dimensões de partícula média particularmente adequadas do material agente de suporte são 10-20 μιη para HPLC e 10-60 μτα para SMBA.
A conversão do composto livre no seu sal fumarato é levada a cabo, se desejado, de uma maneira conhecida de per si por reacção convencional do composto livre com ácido fumárico, ou reacção de um sal de sódio ou potássio com ácido fumárico ou o seu cloreto de ácido.
O invento é ilustrado pelos seguintes exemplos:
EXEMPLO 1 g de uma solução a 2,5 % de formoterol racémico em hexano/etanol (85:15 % em volume) são dados a uma coluna de HPLC CHIRALCEL OJ (Daicel Chem. Ind., Japão) quiral (10 x 50 cm, dimensão granular de 20 μη). O material agente de suporte consiste de sílica gel revestida com celulose de p-metilbenzoílo. A um fluxo de cerca de 150 mL/min e usando hexano/etanol (85:15 % em volume) como fase móvel, os enantiómeros são separados com um factor de separação de α 1,54 como se segue:
As fracções opticamente puras são obtidas a partir de 2 g de racemato e concentradas, produzindo 0,9 g do primeiro enantiómero eluído numa pureza óptica £ 99,9 % e 1,15 g do enantiómero eluído em segundo lugar numa pureza óptica > 98 %. As fracções enriquecidas com o enantiómero eluído em segundo lugar são ainda cromatografadas até a pureza óptica ser pelo menos de 99,5 %. Ambas as fracções são adicionalmente purificadas por cromatografia flash. A purificação é efectuada sobre sílica gel (34 g, dimensão granular de 40-63 μιη, coluna de vidro de 2,5 x 30 cm) em sucessão com misturas de a) 250 mL de hexano/etanol (2:1 partes por volume), b) 250 mL de hexano/etanol (1:3 partes por volume) e c) 250 mL de hexano/etanol (1:6 partes por volume) como fases móveis a uma pressão de cerca de 0,2 bar 5 . .
(0,2*10 Pa). As fracções purificadas do respectivo enantiómero são recolhidas e em seguida concentradas. Posteriormente, cada resíduo é suspenso em éter, concentrado uma vez mais e seco. O primeiro enantiómero (0,730 g) e o segundo enantiómero (0,780 g) são, cada um deles, isolados na forma de um pó branco.
Para testar a actividade biológica, cada enantiómero é convertido no seu respectivo sal fumarato. Isto é feito pela dissolução de 1,72 g de cada enantiómero opticamente puro em 10 mL de metanol e adicionando à solução uma quantidade equimolecular (0,29 g) de ácido fumárico. Após um tempo de reacção de 1 hora à temperatura ambiente, a solução límpida é concentrada a 40 °C num evaporador rotativo e em seguida seca a 40 °C durante 6 horas sob um alto vácuo. Os sais fumaratos são isolados na forma de mono-hidratos de hemi-fumarato e são caracterizados:
a) primeiro enantiómero opticamente puro eluído:
(-)-(B,R)-formoterol: [α]β = -44,7° ± 2,3°;
b) segundo enantiómero opticamente puro eluído:
( + )“(S,S)-formoterol: [α]Q = +47,0° ± 0,2°.
EXEMPLQ -2
Separação de enantiómeros de formoterol por adsorcão em leito móvel simulado.
Configuração do Sistema
Sistema: Prep-SMB-System L, fornecido por UOP (Universal
Oil Products, ' Des Plaines, Illinois 60017-5017, USA) .
Coluna: Sistema de 16 colunas (leito) num arrajo rotativo.
Cada coluna tem um diâmetro interno de 16 mm e um comprimento de 60 mm. As colunas (vol. 0,193 mL)
são cheias pelo método da lama, α de suporte quiral: Chiralcel móvel: heptano-etanol 70:30. Material agente OJ, 20 μιη; fase
Separação
A uma concentração da solução de racemato de
0,25 % em heptano-etanol 70:30; um fluxo da solução de
racemato de 0,52 mL/min; um fluxo da fase i móvel de
6,69 mL/min; um tempo de ciclo de 90 min; uma razão de extracto de 3,59 mL/min; uma razão de refinado de 3,62 mL/min; uma produtividade de 0,44 g por hora e por kg de fase estacionária quiral é alcançada para cada enantiómero. A pureza óptica é de 100 % para o refinado (enantiómero R,R) e 97,4 % para o extracto (enantiómero S,S).

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1*. Processo para a preparação de (B,E)-N-{2-hidroxi-5-[l-hidroxi-2-((2-(4-metoxifenil)-1-metiletil)amino)etil]fenil}formamida, ou o seu sal fumarato, opticamente pura, caracterizado por compreender a separação da mistura racémica ou mistura de diastereoisómeros do composto livre numa fase móvel que contém um solvente não polar e, facultativamente, um outro solvente polar prótico ou aprótico, por cromatografia sobre uma fase estacionária quiral constituída por um polissacárido cujos grupos hidroxilo livres são sujeitos a derivação pelo grupo 4-metilbenzoílo e por um material agente de suporte inerte, e o isolamento do composto R,R opticamente puro a partir do eluato da fase móvel e a conversão do referido composto no sal fumarato.
    23. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a separação da mistura racémica do sal fumarato de N-{2-hidroxi-5-[l-hidroxi-2-((2-(4-metoxifenil)-1-metiletil)amino)etil]fenil}formamida por cromatografia.
    33. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender a separação da mistura racémica do sal fumarato de N-(2-hidroxi-5-[l-hidroxi-2-((2-(4-metoxifenil)-1-metiletil)amino)etil]feniiyformamida por HPLC *
    (cromatografia líquida de alta resolução).
    41. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender a separação da mistura racémica do sal fumarato de N-{2-hidroxi-5-[l-hidroxi-2-((2-(4-metoxifenil)-1-metiletil)amino)etil]feniljformamida por SMBA (adsorção em leito móvel simulado).
    53. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 ou 4, caracterizado por compreender a separação da mistura racémica numa fase móvel que contém hexano ou n-heptano como solvente não polar e etanol como solvente polar prótico.
    6â. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por compreender a separação da mistura racémica cromatografia sobre uma fase estacionária constituída por sílica gel como agente de suporte inerte revestida com celulose como polissacárido o qual é sujeito a derivação pelo grupo 4-metilbenzoílo.
PT101626A 1993-12-28 1994-12-23 Processo para a preparacao de um enantiomero opticamente puro de formoterol PT101626B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH387593 1993-12-28

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101626A PT101626A (pt) 1995-07-06
PT101626B true PT101626B (pt) 1996-11-29

Family

ID=4265367

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101626A PT101626B (pt) 1993-12-28 1994-12-23 Processo para a preparacao de um enantiomero opticamente puro de formoterol

Country Status (19)

Country Link
US (1) US5684199A (pt)
EP (1) EP0737182A1 (pt)
JP (1) JPH09502736A (pt)
AU (1) AU678878B2 (pt)
BE (1) BE1008713A3 (pt)
CA (1) CA2179057A1 (pt)
DE (1) DE4446348A1 (pt)
DK (1) DK171231B1 (pt)
ES (1) ES2141632B1 (pt)
FR (1) FR2714377B1 (pt)
GB (1) GB2285257A (pt)
IE (1) IE941004A1 (pt)
IT (1) IT1274784B (pt)
LU (1) LU88570A1 (pt)
NL (1) NL9402221A (pt)
NZ (1) NZ277797A (pt)
PT (1) PT101626B (pt)
SE (1) SE9404080L (pt)
WO (1) WO1995018094A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2001527545A (ja) * 1997-04-30 2001-12-25 ブリッジ ファーマ,インコーポレーテッド ユートマーを使用する組成物および方法
SE9703407D0 (sv) * 1997-09-19 1997-09-19 Astra Ab New use
SE9802073D0 (sv) * 1998-06-11 1998-06-11 Astra Ab New use
GB9928311D0 (en) 1999-11-30 2000-01-26 Novartis Ag Organic compounds
GB0012261D0 (en) * 2000-05-19 2000-07-12 Astrazeneca Ab Novel process
US20050158248A1 (en) * 2002-08-21 2005-07-21 Xian-Ming Zeng Method of preparing dry powder inhalation compositions
GB0219512D0 (en) * 2002-08-21 2002-10-02 Norton Healthcare Ltd Inhalation compositions with high drug ratios
GB0219511D0 (en) * 2002-08-21 2002-10-02 Norton Healthcare Ltd Method of preparing dry powder inhalation compositions
MXPA05001903A (es) * 2002-08-21 2005-04-28 Norton Healthcare Ltd Composicion para inhalacion.
US20050113318A1 (en) * 2003-07-31 2005-05-26 Robinson Cynthia B. Combination of dehydroepiandrosterone or dehydroepiandrosterone-sulfate with a beta-agonist bronchodilator for treatment of asthma or chronic obstructive pulmonary disease
US20090285900A1 (en) * 2003-07-31 2009-11-19 Robinson Cynthia B Combination of dehydroepiandrosterone or dehydroepiandrosterone-sulfate with a beta-agonist bronchodilator for treatment of asthma or chronic obstructive pulmonary disease
US20050026884A1 (en) * 2003-07-31 2005-02-03 Robinson Cynthia B. Combination of dehydroepiandrosterone or dehydroepiandrosterone-sulfate with a beta-agonist bronchodilator for treatment of asthma or chronic obstructive pulmonary disease
AU2008320590A1 (en) * 2007-10-29 2009-05-07 Generics [Uk] Limited Novel chromatography methods
CN101531602B (zh) * 2008-03-10 2014-08-27 北京德众万全医药科技有限公司 一种hplc法分析分离酒石酸福莫特罗中间体的方法
KR20110015449A (ko) 2008-06-02 2011-02-15 시플라 리미티드 아르포르모테롤의 합성방법
US8815258B2 (en) 2009-05-29 2014-08-26 Pearl Therapeutics, Inc. Compositions, methods and systems for respiratory delivery of two or more active agents
PL3111926T3 (pl) 2009-05-29 2020-06-29 Pearl Therapeutics, Inc. Kompozycje, sposoby i układy do dostarczania dwóch lub większej liczby środków czynnych do układu oddechowego
CN101921200B (zh) * 2009-06-16 2014-01-15 上海医药工业研究院 一种n-苄基-1-(4-甲氧基苯基)-2-丙胺的制备方法
US20140275517A1 (en) 2013-03-15 2014-09-18 Pearl Therapeutics, Inc. Methods and systems for conditioning of particulate crystalline materials
MX2015016058A (es) 2013-05-22 2016-12-20 Pearl Therapeutics Inc Composiciones, metodos y sistemas para el suministro por via respiratoria de tres o mas agentes activos.
US20220362174A1 (en) * 2019-05-07 2022-11-17 Wen Tan Use of R-enantiomer Beta2-agonists for prevent and treatment of pulmonary inflammation and inflammatory remodeling for reduced adverse effects
CN110376313B (zh) * 2019-08-20 2022-06-07 广州健康元呼吸药物工程技术有限公司 一种检测富马酸福莫特罗或其相关制剂中杂质的方法
WO2023283441A1 (en) 2021-07-09 2023-01-12 Astrazeneca Pharmaceuticals Lp Compositions, methods and systems for aerosol drug delivery
WO2023119093A1 (en) 2021-12-20 2023-06-29 Astrazeneca Ab Compositions, methods and systems for aerosol drug delivery
CN116165319B (zh) * 2022-05-30 2023-11-17 上海奥科达医药科技股份有限公司 富马酸福莫特罗吸入溶液中非对映异构体的检测方法
CN116298046B (zh) * 2022-05-30 2023-11-17 上海奥科达医药科技股份有限公司 酒石酸阿福特罗吸入溶液中非对映异构体的质量控制方法

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU5209186A (en) * 1984-11-30 1986-06-18 Clare Graeme John Tocodynamometers
US4683341A (en) * 1984-12-19 1987-07-28 Daicel Chemical Industries, Ltd. Optical resolution of oxycyclopentenone
SE9003057D0 (sv) * 1990-09-26 1990-09-26 Astra Ab New process

Also Published As

Publication number Publication date
ITRM940808A1 (it) 1996-06-15
GB9425568D0 (en) 1995-02-15
NZ277797A (en) 1996-11-26
IE941004A1 (en) 1995-06-28
EP0737182A1 (en) 1996-10-16
DE4446348A1 (de) 1995-06-29
ES2141632A1 (es) 2000-03-16
GB2285257A (en) 1995-07-05
PT101626A (pt) 1995-07-06
SE9404080D0 (sv) 1994-11-24
LU88570A1 (de) 1996-02-01
ES2141632B1 (es) 2000-11-16
FR2714377B1 (fr) 1996-09-13
AU678878B2 (en) 1997-06-12
JPH09502736A (ja) 1997-03-18
DK144694A (da) 1995-06-29
AU1315795A (en) 1995-07-17
WO1995018094A1 (en) 1995-07-06
BE1008713A3 (fr) 1996-07-02
US5684199A (en) 1997-11-04
ITRM940808A0 (it) 1994-12-15
FR2714377A1 (fr) 1995-06-30
SE9404080L (sv) 1995-06-29
CA2179057A1 (en) 1995-07-06
IT1274784B (it) 1997-07-24
DK171231B1 (da) 1996-08-05
NL9402221A (nl) 1995-07-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT101626B (pt) Processo para a preparacao de um enantiomero opticamente puro de formoterol
Hermansson Resolution of racemic aminoalcohols (β-blockers), amines and acids as enantiomeric derivatives using a chiral α1-acid glycoprotein column
EP0578723B1 (en) PROCESS FOR PURIFICATION OF HMG-CoA REDUCTASE INHIBITORS
JPS60226829A (ja) 多糖誘導体より成る分離剤
JPS61267537A (ja) 4―ヒドロキシシクロペンテノンの光学分割方法
EP1968916A1 (en) Process for the separation of optical isomers of the corey lactone
JPH0693002A (ja) セルロースのアルコキシ置換芳香族カルバメート誘導体より成る分離剤
Ida et al. Stereoselective action of (R∗, R∗)-(±)-methyl-4-[2-[2-hydroxy-2-(3-chlorophenyl) ethylamino] propyl]-phenoxyacetic acid (BRL37344) on β-adrenoceptors and metabolic chiral inversion
JP2579621B2 (ja) リグナン類の光学分割方法
JP2506633B2 (ja) 環状カルボニル化合物の光学分割方法
EP0970935A1 (en) Method of separating optical isomers
Hagiwara et al. Enzymatic Kinetic Resolution of 2-Cyclohexen-1-ol Derivatives.
JP3221757B2 (ja) 不斉識別能を有する吸着体を用いた光学活性体の製造方法
JPS61176538A (ja) アラルキルアルコ−ル類の光学分割方法
US4778895A (en) 1-(6-phenoxy-2-pyridyl)ethanol emantiomers as pesticides intermediates
JP3246760B2 (ja) 光学分割膜及びそれを用いた光学分割方法
JP2001213864A (ja) ラクタムの異性体混合物の異性体分離のための方法ならびにこうして得られた光学対掌体の使用
JPS6335620B2 (pt)
JPH0327326A (ja) クロマト分離法
JPH06192168A (ja) α−アリールプロピオン酸類の光学分割方法
JPS61122283A (ja) グリセリン誘導体の光学分割方法
KR20030012658A (ko) 키랄고정상, 이들로 충진된 킬랄칼럼 및 이들의 제조방법
JPH0597715A (ja) コンアルブミンが結合した光学異性体分離剤
JPH03109351A (ja) β―ヒドロキシカルボン酸誘導体の直接分割方法
JPH01216954A (ja) α−ヒドロキシ酸誘導体の光学分割方法

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960820

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 970620 NOVARTIS AG CH

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980630