BRPI1100591B1 - motocicleta - Google Patents

motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100591B1
BRPI1100591B1 BRPI1100591-2A BRPI1100591A BRPI1100591B1 BR PI1100591 B1 BRPI1100591 B1 BR PI1100591B1 BR PI1100591 A BRPI1100591 A BR PI1100591A BR PI1100591 B1 BRPI1100591 B1 BR PI1100591B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
storage box
frames
main
main frames
pair
Prior art date
Application number
BRPI1100591-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Hideki Ikeda
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd filed Critical Honda Motor Co., Ltd
Publication of BRPI1100591A2 publication Critical patent/BRPI1100591A2/pt
Publication of BRPI1100591B1 publication Critical patent/BRPI1100591B1/pt
Publication of BRPI1100591B8 publication Critical patent/BRPI1100591B8/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J35/00Fuel tanks specially adapted for motorcycles or engine-assisted cycles; Arrangements thereof
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J9/00Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K11/00Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)

Abstract

MOTOCICLETA. A presente invenção refere-se e uma motocicleta (1) provida com uma caixa de armazenamento (11) que pode ser formada para dispor de uma grande capacidade. Uma motocicleta (1) inclui um tubo principal (3) disposto na porção dianteira de uma carroceria de veículo ; um par de armazenações principais esquerda e direita (15,15) se estendendo obliquamente para baixo do tubo principal (3) na direção da parte de trás do carroçaria de veículo; um assento (12), no qual se senta um ocupante, sendo disposto acima das armações (15,15); e uma caixa de armazenamento (11) disposta abaixo do assento (12). A caixa de armazenamento (11) apresenta uma porção que se estende entre a armação principal (71) que se estende entre o par de armações principais e direita (15,15) e sobreposta às armações principais (15,15), conforme visto a partir da lateral.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se a uma motocicleta providacom uma caixa de armazenamento.
TÉCNICA ANTECEDENTE
[002] Existe uma motocicleta na qual um par de trilhos de assento esquerdo e direito é instalado na porção traseira de uma única armação de mono bloco principal que se estende para trás ao longo do centro na direção do veículo a partir de um tubo principal e uma caixa de armazenamento é disposta entre os trilhos de assento e abaixo de um assento (vide, por exemplo, Documento de Patente 1). Na motocicleta do Documento de Patente 1, um membro transversal é instalado abaixo da caixa de armazenamento e entre os trilhos de assento esquerdo e direito e sustenta uma mono suspensão localizada no centro na direção do veículo.
DOCUMENTO DA TÉCNICA ANTERIOR DOCUMENTO DE PATENTE DOCUMENTO DE PATENTE 1
[003] Patente Japonesa depositada aberta a consulta pública No.2008-114712
SUMÁRIO DA INVENÇÃO PROBLEMA A SER SOLUCIONADO PELA INVENÇÃO
[004] Entretanto, na motocicleta convencional descrita acima, acaixa de armazenamento precisa estar localizada para impedir a armação de mono bloco principal e a mono suspensão dispostas no centro na direção do veículo. No entanto, há o problema da dificuldade de se assegurar a capacidade da caixa de armazenamento.
[005] A presente invenção foi criada em vista das situações acima mencionadas e tem por objetivo permitir que uma caixa de arma- zenamento em uma motocicleta disponha de grande capacidade.
MEIOS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
[006] A fim de atingir o objetivo, a presente invenção é caracterizada pelo fato de uma motocicleta incluir um tubo disposto em uma porção dianteira de uma estrutura de corpo de veículo; um par de armações principais esquerda e direita se estendendo obliquamente para baixo a partir do tubo principal para a parte traseira da estrutura de corpo do veículo; um assento, no qual se senta um ocupante, sendo disposto acima das armações principais; e uma caixa de armazenamento disposta abaixo do assento; a caixa de armazenamento apresentando uma porção inferior se estendendo entre o par de armações principais esquerda e direita e sobreposta às armações principais, conforme visto a partir da lateral.
[007] Com a configuração acima, a caixa de armazenamento disposta abaixo do assento se estende entre o par de armações principais esquerda e direita se estendendo para trás a partir do tubo principal e sobreposta às armações principais, conforme visto a partir da lateral. Por isso, a caixa de armazenamento pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[008] Na configuração acima, a motocicleta pode incluir um parde armações secundárias esquerda e direita ligado às extremidades traseiras correspondentes das armações principais e se estendendo para cima e para trás a partir das extremidades traseiras correspondentes das armações principais, e a caixa de armazenamento pode ser disposta entre o par de armações secundárias esquerda e direita e entre o par de armações principais esquerda e direita.
[009] Neste caso, uma vez que a caixa de armazenamento é disposta entre o par de armações principais esquerda e direita e entre o par de armações secundárias esquerda e direita, a caixa de armazenamento pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0010] As armações principais podem ser configuradas de tal modo que as porções inferiores das armações principais sustentem um motor e uma porção da caixa de armazenamento é localizada em uma posição mais baixa do que uma superfície superior do cárter do motor.
[0011] Neste caso, uma vez que uma porção da caixa de armazenamento pode ser estendida para uma posição mais baixa do que a superfície superior do cárter do motor sustentado pelas porções inferiores das armações principais, a caixa de armazenamento pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0012] Uma placa de pivô pode ser provida em uma porção de extremidade traseira da armação principal e pode sustentar um braço oscilante traseiro que de maneira articulada sustenta uma roda traseira, podendo ser provido um par de amortecedores traseiros esquerdo e direito, cada qual sustentado em ambas as extremidades pela armação secundária e pelo braço oscilante traseiro.
[0013] Neste caso, uma vez que é provido um par de amortecedores traseiros esquerdo e direito, cada qual sustentado em ambas as extremidades pela armação secundária e pelo braço oscilante traseiro, os amortecedores traseiros não ficam alojados na maneira da disposição da caixa de armazenamento. Por isso, a caixa de armazenamento pode ser estendida para trás, o que pode fazer com que a caixa de armazenamento apresente uma grande capacidade.
[0014] Além disso, a caixa de armazenamento pode ser configurada para se estender para trás a partir de uma porção de conexão entre uma porção de extremidade superior do amortecedor traseiro e a armação secundária.
[0015] Neste caso, uma vez que a caixa de armazenamento é estendida para trás a partir da porção de conexão entre a porção de extremidade superior do amortecedor traseiro e a armação secundária, a caixa de armazenamento pode ser formada para dispor de uma gran-de capacidade.
[0016] Ademais, um tanque de combustível pode ser disposto adiante da caixa de armazenamento e entre o par de armações principais esquerda e direita.
[0017] Neste caso, uma vez que o tanque de combustível é disposto entre as armações principais adiante da caixa de armazenamento, pode ser usado um espaço para fazer com que o tanque de combustível disponha de uma grande capacidade.
EFEITO DA INVENÇÃO
[0018] Na motocicleta da presente invenção, a caixa de armazenamento abaixo do assento se estende entre o par de armações principais esquerda e direita se estendendo para trás a partir do tubo principal até que se sobreponha às armações principais, conforme visto a partir da lateral. Por isso, a caixa de armazenamento pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0019] A caixa de armazenamento é disposta entre o par de armações principais esquerda e direita e entre o par de armações secundárias esquerda e direita. Por isso, a caixa de armazenamento pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0020] Uma porção da caixa de armazenamento pode ser estendida para uma posição mais baixa do que a superfície superior do cárter do motor. Por isso a caixa de armazenamento pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0021] Uma vez que os amortecedores traseiros esquerdos e direito são providos como um par, os amortecedores traseiros não ficam alojados na maneira da disposição da caixa de armazenamento. Por isso, a caixa de armazenamento pode ser estendida para trás, de modo que a caixa de armazenamento possa ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0022] Adicionalmente, a caixa de armazenamento se estende para trás a partir da porção de conexão entre a extremidade superior do amortecedor traseiro e a armação secundária. Por isso, a caixa de armazenamento pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0023] O tanque de combustível é disposto entre as armaçõesprincipais adiante da caixa de armazenamento. Por isso, o espaço pode ser efetivamente usado, por meio do que o tanque de combustível pode ser formado para dispor de uma grande capacidade.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0024] A figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicletade acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0025] A figura 2 é uma vista em perspectiva de uma vista lateraldireita da motocicleta.
[0026] A figura 3 é uma vista em perspectiva da motocicleta, conforme visto quase de cima.
[0027] A figura 4 é uma vista ampliada que ilustra a periferia davista lateral direita de uma câmara de bagagem dianteira.
MODO PARA SE EXECUTAR A INVENÇÃO
[0028] Uma motocicleta, de acordo com uma modalidade da presente invenção, será descrita adiante com referência aos desenhos. Deve ser notado que, na seguinte descrição, direções, tais como lado de cima, lado de baixo, frente, costas ou parte de trás, esquerda e direita indicam direções em que olha o motorista de um veículo.
[0029] A figura 1 é uma vista lateral esquerda que ilustra a motocicleta de acordo com a modalidade da presente invenção.
[0030] A motocicleta 1 inclui uma estrutura de corpo 2, um par degarfos dianteiros esquerdo e direito 4 sustentado de maneira dirigível por um tubo principal 3 da estrutura de corpo 2; um guidão de direção 5 conectado às porções de extremidade superiores dos garfos dianteiros 4 e disposto em uma porção superior de uma porção dianteira da estrutura de corpo de veículo; e uma roda dianteira 6 giratoriamente sustentada pelos garfos dianteiros 4. A motocicleta 1 adicionalmente inclui um motor 7 sustentado no quadro de estrutura de corpo 2 no centro substancial da estrutura de corpo de veículo; um braço oscilante 8 (braço oscilante traseiro) sustentado de maneira oscilante em cima e embaixo pelo quadro de estrutura de corpo 2; uma roda traseira 9 giratoriamente sustentada pela porção traseira do braço oscilante 8; um tanque de combustível 10 disposto em uma porção dianteira da estrutura de corpo 2; uma caixa de armazenamento 11 disposta no lado traseiro do tanque de combustível 10; e um assento de ocupante 12 provido na porção superiora da caixa de armazenamento 11.
[0031] A motocicleta 1 é um veículo de dois assentos nos quaispodem se sentar um passageiro de garupa e um motorista. O assento 12 é um assento integrado no qual são integralmente providos um assento dianteiro 12A no qual se senta o motorista e um assento traseiro 12B no qual se senta o passageiro de garupa.
[0032] A figura 2 é uma vista em perspectiva de uma superfícielateral direita da motocicleta 1. Na figura 2, os garfos dianteiros 4, a roda dianteira 6, a roda traseira 9, a caixa de armazenamento 11, etc. são omitidos na ilustração.
[0033] A estrutura de corpo 2 inclui armações principais 15, 15providas como um par esquerdo-direito na direção de largura do veículo, e um par de armações secundárias esquerda e direita 16, 16 se estendendo para trás do veículo a partir das extremidades traseiras correspondentes das armações principais 15.
[0034] As armações principais 15, 15 são ramificadas para os lados esquerdo e direito a partir do tubo principal 3 na porção dianteira do veículo e se estendem para trás e para baixo de maneira quase linear. As armações principais 15, 15 são formadas de um material metálico, tal como liga de alumínio ou semelhante, e são formadas semelhantes a um retângulo tubular na seção transversal. Um par de placas de pivô esquerda e direita 17, 17 se estendendo para baixo é localizado nas extremidades inferiores correspondentes das porções traseiras das armações principais 15, 15. Suspensores de motor 35B, 35C que sustentam o motor 7 são localizados nas porções traseiras correspondentes das armações principais 15, 15. Os suspensores de motor 35B e 35C são providos para se projetarem para baixo a partir de um primeiro tubo transversal 27 e de um segundo tubo transversal 28, respectivamente, estendidos entre as armações principais 15, 15. As armações principais 15, 15 são providas com um esteio de válvula de sucção de ar 25A que se estende para baixo. Uma válvula de sucção de ar 39 é sustentada pelo esteio de válvula de sucção de ar 35A. A válvula de sucção de ar 39 é usada para novamente queimar o gás de exaustão com a introdução de ar secundário na lateral do motor 7.
[0035] Um eixo de pivô 17A é instalado entre as placas de pivôesquerda e direita 17, 17 de modo a passar através das mesmas. O braço oscilante 8 apresenta uma porção de braço esquerda 8A e uma porção de braço direita 8B, cada qual se estendendo para frente e para trás. Além disso, o braço oscilante 8 é configurado de tal modo que a porção de braço esquerda 8A e a porção de braço direita 8B sejam conectadas entre si no sentido da largura do veículo por uma porção transversal 8C. O braço oscilante 8 é provido em uma porção dianteira com um furo de pivô 8D através do qual passa o eixo de pivô 17A. O braço oscilante 8 pode ser oscilado em torno do eixo de pivô 17A em sendo de maneira articulada sustentado pelo eixo de pivô 17A no furo de pivô 8D.
[0036] Descansos principais 18 nos quais são apoiados os pés domotorista são providos à esquerda e à direita como um par e são localizados adiante das placas de pivô correspondentes 17, 17 e lateralmente do motor 7.
[0037] Um descanso lateral dobrável 40 é localizado na extremi- dade inferior da placa de pivô 17. Um pedal de freio 41 adaptado para acionar um freio de roda traseira (não ilustrado) é sustentado na extremidade inferior da placa de pivô direita 17.
[0038] As armações secundárias 16, 16 são formadas para incluírem respectivas armações secundárias inferiores 20, 20 e respectivas armações secundárias superiores 21, 21. As armações secundárias inferiores 20, 20 se estendem para trás e para cima a partir das extremidades traseiras correspondentes das armações principais 15, 15 e das placas de pivô 17, 17 para a porção traseira do veículo. As armações secundárias superiores 21, 21 conectam, cada qual, as armações 15, 15 com as armações secundárias inferiores 20, 20. As armações secundárias inferiores 20, 20 e as armações secundárias superiores 21, 21 são armações semelhantes a um tubo providas à direita e à esquerda como um par na direção da largura do veículo.
[0039] As armações secundárias inferiores 20, 20 incluem, cadaqual, uma porção de junta 20A ligada às respectivas extremidades traseiras placas de pivô 17, 17 e às armações principais 15, 15 e se estendendo verticalmente; uma porção reta 20B se estendendo quase linearmente para cima e para trás a partir da extremidade superior da porção de junta 20A; uma porção de cauda 20C se estendendo para a porção traseira do veículo a partir da extremidade traseira da porção reta 20B. Um suspensor de motor 35D que sustenta a porção traseira do motor 7 é localizado na extremidade inferior da porção de junta 20A.
[0040] As armações secundárias superiores 21, 21 conectam, cada qual, uma porção de junta 15A localizada na porção anteroposterior intermediária de cada das armações principais 15, 15 com uma porção de junta traseira 20D localizada na porção traseira da porção reta 20B de cada das armações secundárias inferiores 20, 20 para reforçar cada uma das armações secundárias inferiores 20, 20. As armações secundárias superiores 21, 21 são formadas, cada qual, de um tubo apresentando um diâmetro menor do que aquele de cada das armações secundárias inferiores 20, 20. Além disso, as armações secundárias superiores 21, 21 são, cada qual, providas de modo reto para serem inclinadas para trás e para cima, de modo a serem contínuas com a porção de cauda 20C da armação secundária inferior 20. Um esteio 64, ao qual é preso a caixa de armazenamento 11, é provido na extremidade traseira da porção de cauda 20C.
[0041] O primeiro e o segundo tubos transversais 27, 28 são providos nas porções traseiras das armações principais 15, 15, de modo a conectarem as armações principais esquerda e direita 15, 15 entre si na direção da largura do veículo. O primeiro tubo transversal 27 é localizado abaixo da porção de junta dianteira 15A. O segundo tubo 28 é localizado entre a porção de junta dianteira 15A e a porção de junta 20A da armação secundária inferior 20. Além disso, um tubo transversal lateral secundário 29 é localizado nas extremidades traseiras das porções retas 20B das armações secundárias inferiores 20, 20, de modo a conectarem as armações secundárias inferiores esquerda e direita 20, 20 entre si na direção da largura do veículo.
[0042] A caixa de armazenamento 11 é disposta entre as armações secundárias esquerda e direita 16, 16, de modo a se estender da porção dianteira para a porção traseira das armações secundárias 16, 16. O assento 12 é assim disposto de modo a cobrir a porção superior da caixa de armazenamento 11.
[0043] Amortecedores traseiros cilíndricos 22, 22 são providos àdireita e à esquerda como um par e cada qual é estendido entre o tubo transversal lateral secundário 29 e o braço oscilante 8. Especificamente, uma porção de extremidade inferior 22A do amortecedor traseiro 22 é acoplada à porção de conexão de extremidade inferior 8E na extremidade traseira de cada das porções de braço esquerda e direita 8A, 8B. Uma porção de extremidade superior 22B do amortecedor traseiro 22 é acoplada a uma porção de conexão de extremidade superior 29A (a porção de conexão) formada em cada de ambas as extremidades do tubo transversal lateral secundário 29.
[0044] O motor 7 é um motor de cilindro único de quatro tempos.Uma porção de cilindro 31 é configurada para se estender para frente quase horizontalmente e um eixo de cilindro C é localizado em uma direção quase horizontal. O motor 7 apresenta um cárter 30 que aloja um virabrequim (não ilustrado). O cilindro 31 é provido para incluir um bloco de cilindros 32 no qual um pistão (não ilustrado) é movido de maneira deslizante, uma cabeça dos cilindros 33, e uma cobertura da cabeça dos cilindros 34 na ordem a partir da lateral do cárter 30 para o lado dianteiro do motor 7. Especificamente, o virabrequim é provido horizontalmente para se estender na direção da largura do veículo. O pistão é movimentado alternadamente dentro do bloco de cilindros 32 na direção para frente e para trás. Uma transmissão 36 é integralmente provida dentro de uma porção traseira do cárter 30.
[0045] Uma roda dentada dianteira 36A é provida em um eixo desaída da transmissão 36. Uma corrente acionadora 19 envolta entre a roda dentada dianteira 36A e a roda dentada traseira 9A fixa na roda traseira 9, de modo a correr acima e abaixo da porção de braço esquerda 8A.
[0046] O motor 7 é preso à estrutura de corpo 2 em fixando asporções de conexão do motor na porção superior e na porção traseira do cárter 30 aos suspensores de motor 35B, 35C, 35D. Desta forma, o motor 7 é preso de modo a ficar suspenso pelos suspensores de motor 35B, 35C, 35D e é sustentado pelas porções inferiores das armações principais 15, 15.
[0047] Um invólucro de filtro de ar 45 adaptado para absorver o arsuprido para o motor 7 é formado como uma caixa que se estende na direção da largura do veículo. Além disso, o invólucro de filtro de ar 45 é disposto em um espaço definido entre o cilindro 31 e as bordas inferiores das armações principais 15, 15, de modo a se estender verticalmente. Conforme descrito acima, o motor 7 é provido de tal modo que o eixo de cilindro C seja assentado e o invólucro de filtro de ar 45 seja disposto abaixo das armações principais 15, 15. Desse modo, o espaço onde, por exemplo, são dispostos o tanque de combustível 10 e outras peças, pode ser assegurado entre as armações principais esquerda e direita 15, 15.
[0048] Um tubo de admissão 46 é conectado à superfície traseirada porção inferior do invólucro de filtro de ar 45. Além disso, o tubo de admissão 46 é conectado a um orifício de entrada na superfície superior da cabeça do cilindro 33.
[0049] Um tubo de descarga 47 é conectado a um orifício de descarga provido na superfície inferior da cabeça do cilindro 33. O tubo de descarga 47 se estende para baixo, sendo então dobrado para trás, dobrado em seguida para a direita na direção da largura do veículo em uma posição abaixo do cárter 30, e sendo conectado a um silencioso 48 em uma posição traseira da porção de junta 20A da armação secundária inferior direita 20. O silencioso 48 é disposto para ficar sobreposto ao braço oscilante 8, conforme visto a partir da lateral, e localizado no lado externo da superfície lateral direita do braço oscilante 8.
[0050] A figura 3 é uma vista em perspectiva da motocicleta 1,conforme visto a partir de quase de cima. Na figura 3, o assento 12 é removido e o garfo dianteiro 4, a roda dianteira 6, etc. são omitidos na ilustração.
[0051] Conforme ilustrado nas figuras 1, 2 e 3, as armaçõesprincipais 15, 15 são providas à direita e à esquerda como um par e um espaço K é definido entre as armações principais 15, 15, de modo a se estender de forma anteroposterior ao longo das armações principais 15, 15.
[0052] O tanque de combustível 10 que armazena combustívelalimentado ao motor 7 é formado como uma caixa e disposto na porção dianteira do espaço K entre as armações principais esquerda e direita 15, 15. O tanque de combustível 10 se estende para trás e para baixo ao longo da inclinação das armações principais 15, 15 a partir de trás do tubo principal 3. Especificamente, uma extremidade dianteira 10A do tanque de combustível 10 é localizada para atrás do tubo principal 3 e uma extremidade traseira 10B é localizada adiante da caixa de armazenamento 11.
[0053] As armações principais 15, 15 são cada qual, formadas para serem progressivamente aumentadas na largura na medida em que se estendem para trás a partir do tubo principal 3. O tanque de combustível 10 é formado para ser progressivamente aumentado na largura na medida em que é dirigido para a porção traseira ao longo da forma das armações principais 15, 15. Uma superfície superior 10D do tanque de combustível 10 é provida geralmente paralela a uma superfície inferior 10C e localizada acima das bordas superiores das armações principais 15, 15. Um gargalo de enchimento 10E é localizado na porção dianteira da superfície superior 10D.
[0054] Conforme descrito acima, o tanque de combustível 10 émontado no espaço K entre as armações principais 15, 15. Além disso, o tanque de combustível 10 é formado para ter a largura de acordo com a forma das armações principais 15, 15. Desse modo, a capacidade do tanque de combustível 10 pode ser aumentada enquanto que as armações do veículo ficam alojadas na maneira da disposição do tanque de combustível 10.
[0055] Conforme ilustrado nas figuras 1 e 3, a caixa de armazenamento 11 tem a forma de uma caixa, cuja superfície superior 11A é aberta, de modo a poder armazenar bagagem ou semelhante na mesma. A caixa de armazenamento 11 é localizada abaixo do assento dianteiro 12A e inclui uma câmara de bagagem dianteira 61 apresentando capacidade capaz de armazenar um capacete de face total H e uma câmara de bagagem traseira 62 localizada abaixo do assento traseiro 12B. A câmara de bagagem dianteira 61 e a câmara de bagagem traseira 62 são formadas integralmente entre si de modo a serem contínuas entre si para frente e para trás. Uma superfície de abertura da superfície superior 11A da caixa de armazenamento 11 é coberta pelo assento 12 que funciona como uma tampa. A caixa de armazenamento 11 é conectada ao assento 12 através de uma articulação (não ilustrada) localizada em uma porção de extremidade traseira e pode ser aberta e fechada em torno da articulação.
[0056] A superfície superior 11A da caixa de armazenamento 11em contato com o assento 12 é localizada acima das armações secundárias superiores 21, 21 e a porção de cauda 20C se estende para trás e para cima ao longo das armações secundárias superiores 21, 21 e da porção de cauda 20C.
[0057] Conforme ilustrado na figura 2, um espaço de alojamentode caixa L é formado entre as armações secundárias inferiores esquerda e direita 20, 20 e entre as armações secundárias superiores esquerdas e direita 21, 21, de modo a se estender para a porção traseira do veículo em continuidade com o espaço K. A caixa de armazenamento 11 é disposta no espaço de alojamento de caixa L e no espaço K entre as armações principais 15, 15.
[0058] Conforme ilustrado na figura 3, a caixa de armazenamento11 é totalmente provida no sentido da largura no espaço de alojamento de caixa L definido pelas armações secundárias esquerda e direita 16, 16. Além disso, a caixa de armazenamento 11 se estende de forma anteroposterior das adjacências da extremidade traseira 10B do tanque de combustível 10 para as extremidades traseiras das armações secundárias inferiores 20, 20.
[0059] Uma porção de fixação 61A (vide, figura 3) formada ao longo da superfície superior do tubo transversal 28 é formada na superfície inferior da câmara de bagagem dianteira 61. Uma porção de projeção 63 que se projeta para dividir a câmara de bagagem dianteira 61 e a câmara de bagagem traseira 62 entre si é formada em uma porção limítrofe entre a câmara de bagagem dianteira 61 e a câmara de bagagem traseira 62. Um entalhe no lado inferior da porção protube- rante 63 serve como uma porção de fixação 62A engatada com o tubo transversal lateral secundário 29.
[0060] A caixa de armazenamento 11 é disposta pela porção defixação 61A e pela porção de fixação 62A sustentada a partir de baixo pelo segundo tubo transversal 28 e pelo tubo transversal lateral secundário 29. Além disso, a caixa de armazenamento 11 é presa em sendo fixada na porção de fixação 61A e nos esteios 64 das armações secundárias inferiores 20, 20 com parafusos (não ilustrados).
[0061] Uma descrição detalhada da disposição da caixa de armazenamento 11 é fornecida a seguir.
[0062] A figura 4 é uma vista ampliada que ilustra a periferia dasuperfície lateral direita da câmara de bagagem dianteira 61. Na figura 4, apenas a armação principal esquerda 15 é ilustrada com a ilustração da armação principal direita 15 omitida e a placa de pivô 17 é indicada com uma linha encadeada de dois pontos.
[0063] Conforme ilustrado nas figuras 1 e 4, conforme visto a partirda lateral, a câmara de bagagem dianteira 61 se sobrepõe à porção traseira da armação principal 15, à armação secundária inferior 20 e à armação secundária superior 21, e é amplamente provida na porção anteroposterior intermediária do veículo.
[0064] Uma porção de extremidade dianteira 70 da câmara debagagem dianteira 61 se estende verticalmente em uma posição traseira do tanque de combustível 10 e é localizada acima da porção tra- seira do cárter 30. Na porção inferior da porção de bagagem dianteira 61, uma porção lateral inferior disposta próximo ao cárter 30 é uma porção que se estende entre a armação principal 71 (a porção inferior) entre as armações principais esquerda e direita 15, 15. A porção que se estende entre a armação principal 71 é uma porção que se estende entre as armações principais 15, 15 e que se sobrepõe às armações principais 15, 15, conforme visto a partir da lateral.
[0065] Conforme descrito acima, uma vez que a porção que seestende entre a armação principal 71 é localizada entre as armações principais 15, 15, as armações do veículo não são alojadas na maneira da maior capacidade da caixa de armazenamento 11. Desse modo, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para dispor de uma grande capacidade. Também, acima e para atrás da porção que se estende entre a armação principal 71, as armações secundárias 16, 16 são providas à direita e à esquerda como uma par, de modo a serem continuas com as armações principais correspondentes 15, 15. Por isso, as armações secundárias 16, 16 não ficam alojadas na maneira da disposição da caixa de armazenamento 11. Desse modo, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para ter uma grande capacidade.
[0066] Uma superfície inferior 71A da porção que se estende entrea armação principal 71 é localizada próxima à porção de superfície superior do invólucro 30A da porção traseira do cárter e é formada para se inclinar para cima e para frente ao longo da forma da porção de superfície superior de invólucro 30A. A bateria na forma de caixa 55 é disposta na porção que se estende entre a armação principal 71. Além disso, a superfície inferior 71A forma uma superfície inferior da porção de alojamento de bateria 72 na qual é disposta a bateria 55, e é formada para ser rebaixada em um estágio. Conforme descrito acima, a bateria 55 é provida na porção que se estende entre a armação 71, próxima ao cárter 30, podendo, consequentemente, ser obtida uma concentração de massa.
[0067] Na câmara de bagagem dianteira 61, uma porção que seestende na lateral da roda traseira 73 é contínua com a porção que se estende entre a armação 71 e se estende para a roda traseira 9. A porção que se estende na lateral da roda traseira 73 se estende para trás a partir das armações secundárias inferiores 20, 20 e é localizada na frente da roda traseira 9. A porção que se estende na lateral da roda traseira 73 apresenta uma superfície inferior lateral de braço 73A oposta à superfície superior do braço oscilante 8. A superfície inferior lateral de braço 73A é localizada em uma posição mais baixa do que uma porção de superfície superior de invólucro 30A do cárter 30. A superfície inferior lateral de braço 73A é a porção mais baixa da caixa de armazenamento 11. Também a porção traseira da porção que se estende entre a armação principal 71 é localizada em uma posição mais baixa do que a porção de superfície superior de invólucro 30A. Um vão entre o braço oscilante 8 e a superfície inferior lateral de braço 73A é ajustado em tal tamanho que a superfície superior do braço oscilante 8 não entre em contato com a superfície inferior lateral de braço 73A, mesmo que o braço oscilante 8 seja oscilado.
[0068] A superfície traseira da porção que se estende na lateral daroda traseira 73 é uma superfície inclinada 73B que se estende ao longo de uma meia-porção superior da porção dianteira da roda traseira 9 (vide figura 1).
[0069] Conforme ilustrado na figura 1, uma porção traseira 74 daporção de bagagem dianteira 61 é localizada próximo ao tubo transversal lateral secundário 29. A câmara de bagagem traseira 62 se estende para trás da porção de conexão de extremidade superior 29A a partir das adjacências do tubo transversal lateral secundário 29 e termina nas extremidades traseiras das armações secundárias inferiores 20, 20. A superfície inferior 62B da câmara de bagagem traseira 62 é localizada acima da superfície superior da roda traseira 9. Conforme descrito acima, uma vez que a câmara de bagagem traseira 62 é estendida para as extremidades traseiras das armações secundárias inferiores 20, 20, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0070] Conforme ilustrado na figura 3, a superfície inclinada 73Bda câmara de bagagem dianteira 61 é formada com uma porção de desvio de roda traseira 73C que se projeta para impedir a porção dianteira da roda traseira 9. Além disso, a superfície inferior 62B da câmara de bagagem traseira 62 é formada com uma porção de desvio de roda traseira 62C que se projeta para impedir a porção superior da roda traseira 9. Devido à provisão das porções de desvio de roda traseira 73C, 62C, a câmara de bagagem dianteira 61 e a câmara de bagagem traseira 62 podem ser estendidas para as adjacências da roda traseira 9. Por isso, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para ter uma grande capacidade.
[0071] Conforme ilustrado na figura 1, a superfície lateral esquerdada porção que se estende na lateral da roda traseira 73 é provida com uma porção de desvio de corrente 73D que é formada para ser rebaixada nas direções vertical e da largura do veículo para impedir a corrente de acionamento 19. Desse modo, a porção que se estende na lateral da roda traseira 73 pode ser estendida para as adjacências da corrente de acionamento 19. Assim, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0072] Na presente modalidade, as armações principais 15, 15 sãoprovidas à direita e à esquerda como um par e também as armações secundárias 16, 16 são providas à direita e à esquerda como um par. Por isso, o espaço K e o espaço de alojamento de caixa L podem ser ampliados. Além disso, os amortecedores traseiros 22, 22 são providos à direita e à esquerda como um par. Por isso, o espaço de alojamento de caixa adicionalmente ampliado L pode ser assegurado acima da porção de extremidade dianteira do braço oscilante 8. Desta forma, a porção que se estende entre a armação principal 71 pode ser provida na caixa de armazenamento 11 e a porção que se estende na lateral da roda traseira 73 pode ser estendida para baixo a partir da porção de superfície superior de invólucro 30A. Desse modo, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para ter uma grande capacidade.
[0073] Conforme descrito acima, de acordo com a modalidade dainvenção, a caixa de armazenamento 11 disposta abaixo do assento 12 se estende entre o par de armações principais esquerda e direita 15, 15 que se estende para trás a partir do tubo principal 3, de tal maneira que a porção que se estende entre a armação principal 71 se sobreponha às porções traseiras das armações principais 15, 15, conforme visto a partir da lateral. Por isso, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0074] A caixa de armazenamento 11 pode ser disposta entre opar de armações principais esquerda e direita 15, 15, entre o par de armações secundárias inferiores esquerda e direita 20, 20, e entre o par de armações secundárias superiores esquerdas e direita 21, 21. Por isso, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0075] A porção que se estende entre a armação principal 71 e aporção que se estende na lateral da roda traseira 73 da caixa de ar-mazenamento 11 são estendidas para baixo a partir da porção de superfície superior de invólucro 30A do cárter 30 do motor 7 sustentado pelas porções inferiores das armações 15, 15. Por isso, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0076] Além disso, os amortecedores traseiros 22, 22, sustentados cada qual em ambas as extremidades pelo tubo transversal lateral secundário 29 das armações secundárias inferiores 20, 20 e pelo braço oscilante 8, são providos à direita e à esquerda como um par. Por isso, os amortecedores traseiros 22, 22 não ficam alojados na maneira da disposição da caixa de armazenamento 11. Desse modo, a caixa de armazenamento 11 pode ser estendida para trás, de maneira a poder ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0077] Além disso, a câmara de bagagem traseira 62 pode ser estendida para trás a partir da porção de conexão de extremidade superior 29A adaptada para conectar a porção de extremidade superior 22B do amortecedor traseiro 22 ao tubo transversal lateral secundário 29. Por isso, a caixa de armazenamento 11 pode ser formada para dispor de uma grande capacidade.
[0078] O tanque de combustível 10 é disposto entre as armaçõesprincipais 15, 15 adiante da caixa de armazenamento 11. Por isso, o espaço pode efetivamente ser usado de modo que o tanque de combustível 10 possa ser formado para dispor de uma grande capacidade.
[0079] A modalidade descrita acima mostra um modo que concretiza a presente invenção. A presente invenção não é limitada à modalidade acima.
[0080] Na modalidade acima descrita, as armações principais 15,15 são, cada qual descritas como apresentando uma forma retangular semelhante a um tubo em seção transversal. Entretanto, as armações principais 15, 15 podem ser, cada qual, uma armação de tubo quase circular em seção transversal.
[0081] Obviamente, as outras configurações detalhadas da motocicleta 1 podem ser arbitrariamente modificadas. LISTAGEM DE REFERÊNCIA 1 motocicleta 3 tubo principal 7 motor 8 braço oscilante (braço oscilante traseiro) 10 tanque de combustível 11 caixa de armazenamento 12 assento 15 , 15 armação principal 16 , 16 armação secundária 17 ,17 placa de pivô 22, 22 amortecedor traseiro 22B porção de extremidade superior 29A porção de conexão de extremidade superior (porção de conexão) 30 cárter 30A porção de superfície superior de invólucro (superfície superior) 71 porção que se estende entre a armação principal (porção inferior).

Claims (6)

1. Motocicleta (1) compreendendo: um tubo principal (3) disposto em uma porção dianteira de uma estrutura de corpo de veículo; um par de armações principais esquerda e direita (15, 15) que se estende obliquamente para baixo a partir do tubo principal (3) para a parte de trás da estrutura de corpo do veículo; um assento (12), no qual se senta um ocupante, sendo dis-posto acima das armações principais (15, 15); e uma caixa de armazenamento (11) disposta abaixo do as-sento (12); caracterizada pelo fato de que um motor (7) é suspenso para baixo a partir das porções traseiras das armações principais (15, 15) para ser sustentado, sendo que o motor (7) é um motor cuja porção de cilindro (31) se estende para frente a partir de uma superfície frontal de um cárter (30) de modo que um eixo de cilindro (C) esteja em uma direção quase horizontal, a caixa de armazenamento (11) apresenta uma porção inferior (71) que se estende entre o par de armações principais esquerda e direita (15, 15) e sobreposta às armações principais (15, 15), conforme visto a partir da lateral, uma superfície inferior (71A) da porção inferior (71) está disposta abaixo de uma superfície inferior das armações principais (15, 15) e está mais próximo de uma porção de superfície superior de invólucro (30A) de uma porção traseira do cárter (30) de modo a estar ao longo da porção de superfície superior de involucro (30A).
2. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zada pelo fato de que compreende: um par de armações secundárias principais esquerda e di-reita (16, 16) ligadas às extremidades traseiras correspondentes das armações principais (15, 15) e se estendendo para cima e para trás a partir das porções de extremidades traseiras correspondentes das ar-mações principais (15, 15); em que a caixa de armazenamento (11) é disposta entre o par de armações secundárias esquerda e direita (16, 16) e entre o par de armações principais esquerda e direita (15, 15).
3. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac-terizada pelo fato de que as armações principais (15, 15) sustentam o motor (7) nas porções inferiores e uma porção da caixa de armazenamento (11) é localizada em uma posição mais baixa do que a porção de superfície superior (30A) do cárter (30) de um motor (7).
4. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, ca-racterizada pelo fato de que uma placa de pivô (17, 17) é provida em uma porção de extremidade traseira da armação principal (15, 15) e sustenta um braço oscilante traseiro (8) que sustenta de maneira articulada uma roda traseira (9), e um par de amortecedores traseiros esquerdo e direito (22, 22) sustentados, cada qual, em ambas as extremidades pela armação secundária (16, 16) e pelo braço oscilante traseiro (8).
5. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a caixa de armazenamento (11) se estende para trás a partir de uma porção de conexão (29A) entre uma porção de extremidade superior (22B) do amortecedor traseiro (22 ,22) e a armação secundária (16, 16).
6. Motocicleta, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que um tanque de combustível (10) é disposto adiante da caixa de armazenamento (11) e entre o par de armações principais esquerda e direita (15, 15).
BRPI1100591A 2010-01-22 2011-01-19 Motocicleta BRPI1100591B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010-012428 2010-01-22
JP2010012428A JP5453127B2 (ja) 2010-01-22 2010-01-22 自動二輪車

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1100591A2 BRPI1100591A2 (pt) 2015-09-22
BRPI1100591B1 true BRPI1100591B1 (pt) 2020-12-08
BRPI1100591B8 BRPI1100591B8 (pt) 2022-09-06

Family

ID=44293883

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100591A BRPI1100591B8 (pt) 2010-01-22 2011-01-19 Motocicleta

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5453127B2 (pt)
CN (1) CN102133913B (pt)
BR (1) BRPI1100591B8 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5908522B2 (ja) * 2014-03-31 2016-04-26 本田技研工業株式会社 車体フレーム構造

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3885270T2 (de) * 1987-02-02 1994-02-17 Motorola Inc Vielfachzugriffsübertragungssystem im zeitmultiplex mit adaptiver entzerrung.
JPS6428084A (en) * 1987-07-23 1989-01-30 Honda Motor Co Ltd Helmet storage device in motorcycle
JP2701036B2 (ja) * 1988-02-01 1998-01-21 本田技研工業株式会社 ヘルメット収納型車両
CN1044586C (zh) * 1995-03-31 1999-08-11 本田技研工业株式会社 轻便摩托车用油箱构造
JP4188507B2 (ja) * 1999-08-31 2008-11-26 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車の収納装置
JP4008190B2 (ja) * 2000-07-31 2007-11-14 本田技研工業株式会社 自動2輪車の車体構造
JP4052873B2 (ja) * 2002-05-10 2008-02-27 本田技研工業株式会社 スクータ型車両
JP4381768B2 (ja) * 2003-10-10 2009-12-09 本田技研工業株式会社 自動二輪車の収納装置
JP2005119570A (ja) * 2003-10-20 2005-05-12 Yamaha Motor Co Ltd スクータ型車両の車体構造
JP4506317B2 (ja) * 2004-07-14 2010-07-21 スズキ株式会社 自動二輪車
JP2006103349A (ja) * 2004-09-30 2006-04-20 Honda Motor Co Ltd 自動二輪車
JP2006347383A (ja) * 2005-06-16 2006-12-28 Honda Motor Co Ltd 自動二輪車
JP2007030589A (ja) * 2005-07-25 2007-02-08 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
JP2008114712A (ja) * 2006-11-02 2008-05-22 Honda Motor Co Ltd 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
CN102133913B (zh) 2014-10-29
BRPI1100591B8 (pt) 2022-09-06
BRPI1100591A2 (pt) 2015-09-22
JP2011148447A (ja) 2011-08-04
JP5453127B2 (ja) 2014-03-26
CN102133913A (zh) 2011-07-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112018000685B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BR102014019406B1 (pt) Veículo do tipo montar em selim
BR102017003924B1 (pt) Estrutura de filtro de ar de veículo do tipo para montar
BR112012024938B1 (pt) estrutura de armação de veículo do tipo de montar em selim
BR102017011102A2 (pt) Veículo do tipo para montar
JP6472482B2 (ja) 鞍乗り型車両
BR102012004911B1 (pt) estrutura de montagem de bomba de combustível de veículo do tipo de montar em selim
BRPI0604248B1 (pt) motocicleta apresentando estribo de assento traseiro e pára-lama
BR112018000162B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BRPI1005256B1 (pt) Veículo tipo lambreta
BR102014001738A2 (pt) Motocicleta
BRPI1003006B1 (pt) Estrutura de carenagem inferior de um veículo do tipo para montar em sela
BRPI1100591B1 (pt) motocicleta
BRPI0608775B1 (pt) motocicleta
JP6890667B2 (ja) 鞍乗り型車両のカバー構造
BR112018000346B1 (pt) Veículo para montar
JP5088088B2 (ja) スクータ型車両の吸気装置
BRPI0608984A2 (pt) motocicleta
BR112013010321B1 (pt) Motocicleta
BR102015006834A2 (pt) estrutura de armazenamento de artigos para motocicleta
BR112013016379B1 (pt) Chassi de veículo do tipo de montar
JP6126936B2 (ja) 鞍乗型車両のバッテリ配置構造
BR112013010386B1 (pt) Motocicleta
BRPI0903852B1 (pt) motocicleta
JP2007326507A (ja) 自動二輪車

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100591-2 PARA PP1100591-2.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/01/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2605 DE 08/12/2020 QUANTO AO ENDERECO.