[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo para alimentar uma cinta de material quase contínua.
[002] Dispositivos para alimentar uma cinta de material quase contínua como, por exemplo, de acordo com o documento DE 12 46 344 A, frequentemente apresentam um rolo fornecedor montado girável e uma unidade de alimentação que está equipada com um rolo oscilante montado de modo girável. O rolo fornecedor montado girável e que é mantido em regime de protensão com uma mola tracionadora serve para atribuir a cinta de material uma tensão de tração predeterminada pela mola tracionadora. Esta forma de proceder foi aprovada em condições de utilização com solicitações de tração não essencialmente oscilantes da cinta de material.
[003] A presente invenção tem como objetivo propor um dispositivo para alimentação de uma cinta de material quase contínua para um aparelho de manipulação que acolhe a cinta de material e que também opera de modo muito confiável no caso de solicitações de tração muito irregulares da cinta de material relativamente a um aparelho de manipulação.
[004] Esta tarefa será solucionada em um dispositivo para alimentar uma cinta de material quase contínua até um aparelho de manipulação que recebe a cinta de material, consoante a invenção e com as características da reivindicação 1.
[005] Pelo fato de que no dispositivo, de acordo com a invenção, através do sensor angular que registra a posição angular do rolo fornecedor, ao serem alcançadas ou ultrapassadas determinadas posições marginais angulares do rolo oscilante e, portanto, o abandono da região de alteração que pode ser controlada pelo rolo oscilante girável, relativamente às solicitações de tração da cinta material do rolo fornecedor, comandado pela unidade de comando sendo ativado através do motor do rolo fornecedor para um acréscimo, ou seja, uma remoção de cinta de material em direção do aparelho de manipulação ou no sentido de afastamento deste aparelho podem também ser condensados quase momentaneamente movimentos do aparelho de manipulação relativamente intensos, por exemplo, devido à movimentação do aparelho manipulador relativamente rápida e ocupando espaço, e de modificações assim produzidas na tensão de tração da cinta de material, bem como assegurar a capacidade funcional do dispositivo.
[006] Outras modalidades convenientes da invenção são objetos das reivindicações dependentes.
[007] Baseada na subsequente explanação de um exemplo de realização da invenção com relação às figuras do desenho resultam outras conformações e vantagens convenientes.
[008] As figuras mostram: figura 1 - em uma vista lateral, um exemplo de realização de um dispositivo, de acordo com a invenção, figura 2 - em uma vista de perspectiva, um exemplo de realização de uma unidade de alimentação do dispositivo, de acordo com a invenção, conforme a figura 1, figura 3 - um diagrama de bloco, um exemplo de realização de uma unidade de comando para um dispositivo, de acordo com a invenção, figura 4 - em uma vista superior, um braço giratório, no caso de um dispositivo conforme a figura 1 e consoante a invenção, montado deslocável ao longo de trilhos, e figura 5 - em apresentação ampliada relativamente a figura 4, apresentando o braço giratório na região da fixação com um quadro portante.
[009] Em uma vista lateral, a figura 1 apresenta um exemplo de execução de um dispositivo conforme a invenção. O exemplo de execução, de acordo com a figura 1, dispõe de um quadro portante 1 rígido, resistente à torção, no qual está montado girável um rolo fornecedor 2. O rolo fornecedor 2 pode ser propulsionado através de um motor de rolo fornecedor 3 em duas direções de giro.
[010] No rolo fornecedor 2 está preparada em reserva uma cinta de material 4 quase contínua que, neste exemplo de execução, é constituída de dois cintos transportadores 5 reciprocamente dispostos em sentido paralelo com distância, com elementos de fixação 6, aplicados a distâncias regulares entre os cintos transportadores 5.
[011] A cinta de material 4, em uma direção de transporte após o rolo fornecedor 2 por uma luva condutora 7, é conduzida através de uma unidade de alimentação 8 alcançando dispositivo, de acordo com a invenção. A unidade de alimentação 8 dispõe, neste exemplo de execução, de um rolo alimentador fixo 9 no lado da admissão como o primeiro rolo fixo que atravessa um braço retentor de rolo de admissão fixo 10 está montada de forma rígida e girável em uma haste de suporte 11 que ascende do rolo fornecedor 2, com projeção de caminho. Além disso, a unidade de alimentação 8 dispõe de um rolo oscilante alimentador 12 como rolo oscilante que é girável através de um braço retentor de rolo oscilante alimentador 13 em relação ao braço retentor de rolo fixo de admissão 10. Além disso, a unidade alimentadora 8 está fornecida de um rolo fixo de alimentação 14 no lado da saída e que está, no lado do rolo oscilante alimentador 12, no lado afastado relativamente ao rolo fixo alimentador 9 do lado da admissão, como segundo rolo fixo, através de um braço retentor de rolo fixo de admissão 15, conectada com a haste de suporte 11 de forma rígida e girável.
[012] A partir da figura 1 pode-se verificar que a cinta de material 4, depois de passar pela luva-guia 7, é aplicada em forma de S ao redor do rolo fixo alimentador 9 do lado de admissão, do rolo oscilante alimentador 12 e do rolo fixo alimentador 14.
[013] Além disso, o exemplo de execução de um dispositivo, de acordo com a invenção e com a figura 1, dispõe de um braço giratório 16 que se salienta do quadro portante 1 e que, consoante a disposição operacional do dispositivo, está alinhado em sentido horizontal, sendo girável através de um mancal giratório 17 no emprego consoante programado, no plano horizontal diante do quadro portante 1. Na extremidade do braço giratório 16, afastada do quadro portante 1, está montado o rolo defletor alimentador 18 girável, sobre o qual a cinta de material 4 pode ser conduzida até um aparelho de manipulação 19.
[014] Com o aparelho de manipulação 19, que neste exemplo de execução está conformado como uma pistola fixadora para os elementos fixadores 6, os elementos fixadores 6 podem ser montados por um operador 20, por exemplo, em um veículo automotor não representado na figura 1. Após o processo da montagem, a cinta de material 4 estará liberada dos elementos de fixação 6 e apresenta somente os dois cintos transportadores 5, que abandonam o aparelho de manipulação 19.
[015] Esta parte da cinta de material 4 atravessa outra luva-guia 21, montada na extremidade do braço giratório 16 afastada do quadro portante 1, e envolve outro rolo defletor-removedor 22, através do qual a cinta de material 4 pode ser reconduzida para o quadro portante 1.
[016] Na extremidade da haste de suporte 11, afastada em relação ao braço giratório 16, um rolo fixo removedor 23, do lado da admissão, na qualidade de primeiro rolo fixo, é conduzido para uma unidade fixadora removedora 24. A unidade fixadora removedora 24 está também equipada com um rolo oscilante removedor 25 como rolo oscilante, disposto girável através de um braço retentor de rolo oscilante de remoção 26 de modo giratório e diante de um braço retentor rolo fixo removedor 27, rigidamente conectado com a haste de suporte 11. No braço retentor de rolo fixo removedor 27 está também montado girável um rolo fixo removedor 28 do lado da saída, na qualidade de segundo rolo fixo da unidade fixadora removedora 24.
[017] A partir da figura 1 pode verificar que a cinta de material 4, na forma dos dois cintos transportadores 5, após abandonar o aparelho de manipulação 19 em forma de S, é aplicada ao redor do rolo fixo removedor 23 do lado da admissão, ao redor do rolo oscilante de remoção 25, bem como ao redor do rolo fixo removedor 28 no lado da saída, e sobre um rolo auxiliar 29 girável e fixamente conectado com o quadro portante 1, pode ser conduzido para outra luva condutora 30, bem como uma unidade aplicadora 31 de um rolo receptor 32, prevista para o posicionamento com economia de espaço da cinta e material 4, removida da unidade de manipulação 19, por deslocamento em vai e vem da cinta de material 4, sendo que a referida unidade 31 faz parte do rolo receptor 32 do exemplo de execução do dispositivo consoante a invenção. O rolo receptor 32 pode ser propulsionado através de um motor de rolo receptor 33 de modo correspondente ao rolo fornecedor 2, em ambas as direções de giro.
[018] A figura 2 apresenta em perspectiva o rolo fixo alimentador 9 do lado da admissão, bem como o rolo oscilante alimentador 12 da unidade fixadora alimentadora 8 na cinta de material 4, em formato de S. A partir da figura 2 pode verificar que o braço retentor do rolo oscilante alimentador 13 está montado girável no braço retentor de rolo fixo de admissão 10, de maneira que, no caso do giro do rolo oscilante alimentador 12, o envolvimento em forma de S do rolo fixo alimentador 9 no lado da entrada, bem como do rolo oscilante alimentador 12 esteja mais ou menos acentuado fortemente, no sentido de compensar determinadas alterações na tensão de tração exercida sobre a cinta de material 4 com a força de gravidade atuante sobre o rolo oscilante alimentador 12 na qualidade de uma força de retorno.
[019] De modo alternativo ou complementar, para a força de gravidade, em uma modificação não representada do exemplo de execução explicado está previsto que outra força de retorno seja exercida por uma mola de flanco que atua sobre o braço retentor do rolo oscilante alimentador 13.
[020] A unidade fixadora alimentadora 8 está também fornecida de um sensor de ângulo alimentador 34, como sensor de ângulo, com o qual podem ser gerados os sinais de comando alocados às posições angulares do braço retentor do rolo oscilante alimentador 13.
[021] Além disso, pode-se depreender da figura 2 que o rolo fixo alimentador 9 do lado da admissão está acoplado com um sensor de direção de giro 35, cujos sinais de saída são alocados a respectiva direção de giro do rolo fixo alimentador 9 no lado da entrada para a admissão.
[022] A figura 3 apresenta em um diagrama de bloco um exemplo de execução de uma unidade de comando 36 de um dispositivo consoante a invenção. A unidade de comando 36, do lado da admissão, está em ligação com o sensor angular alimentador 34 e com o sensor de direção de giro 35. Os sinais de saída do sensor angular alimentador 34 podem ser alimentados em um módulo avaliador de ângulo 37, com o qual a posição atual de ângulo do braço retentor de rolo oscilante alimentador 13 pode ser transformada em um sinal de entrada para o módulo de comando giratório 38.
[023] Com o módulo de comando giratório 38 da unidade de comando 36 pode ser ativado um transformador de frequência 39, que precede o motor do rolo fornecedor 3, a fim de que seja ativado o motor de rolo fornecedor 3 na transposição de uma posição angular referencial do braço retentor do rolo oscilante alimentador 13, como uma primeira forma de desvio de uma posição angular referencial para um acréscimo de cinta de material 4 pela realização de um giro alimentador do rolo fornecedor 2, ou seja, na queda abaixo de uma posição angular referencial idêntica ou adicional, como uma segunda forma do desvio de uma posição de ângulo referencial, ativando, assim, o motor de rolo fornecedor 3 para girar o rolo fornecedor 2 em um giro de retorno contrário ao giro de alimentação, com o efeito de retornar a cinta de material 4 para o rolo fornecedor 2.
[024] Desta maneira, é assegurado que, no desvio do braço retentor do rolo oscilante alimentador 13 de uma posição angular referencial pela alimentação ativa, ou seja, por remoção ativa, a cinta de material 4 esteja sujeita dentro de limites predeterminados como uma tensão de tração que essencialmente permanece uniforme, a fim de assegurar um emprego confiável do aparelho de manipulação 19, por exemplo, também no caso de movimentos rápidos e que ocupam um espaço.
[025] A partir da figura 3 também se pode verificar que o sensor de direção de giro 35 está acoplado em um primeiro módulo discriminador de direção de giro 40, e o transformador de frequência 39 está acoplado em um segundo módulo discriminador de direção de giro 41. Os módulos discriminadores de direção de giro 40, 41 estão acoplados em um componente UND lógico 42, o qual fornecerá então um sinal de liberação para um módulo indicador de falha 43, bem como um sinal STOP, alimentado no transformador de frequência 39, para o efeito de desligar o comando quando as direções de giro do rolo fornecedor 2 e do rolo fixo alimentador 9 do lado da admissão estiverem reciprocamente contrárias, o que indicaria uma operação não ordenada do dispositivo, de acordo com a invenção.
[026] Além disso, a unidade de comando 36 possui um módulo de contagem 44 acoplado na unidade de manipulação 19, módulo este com o qual podem ser contados os elementos fixadores 6 separados dos cintos transportadores 5 através da ação da unidade de manipulação 19. O módulo de contagem 44 está em contato com o módulo seletor de conjunto de parâmetros 45, o qual, por sua vez, está acoplado no transformador de frequência 39. Na dependência do índice de contagem memorizado no módulo de contagem 44, a velocidade de giro do rolo fornecedor pode ser previamente regulada em ao menos dois estágios, a fim de levar em conta o nível de enchimento do rolo fornecedor 2 que diminui no caso de uma remoção registrada por espaço de tempo mais prolongado da cinta de material 4 do rolo fornecedor 2, de sorte que o rolo fornecedor 2, com um nível de enchimento ainda relativamente elevado, passa a girar relativamente lento e, no caso de um nível de enchimento relativamente reduzido, diante de um nível de enchimento relativamente elevado, gira de modo mais rápido.
[027] Em uma ampliação do dispositivo, de acordo com a invenção acima explicitada, está previsto que também a unidade fixadora removedora 24 esteja fornecida com um sensor de ângulo removedor correspondente, no tocante a funcionalidade, ao sensor angular alimentador 34 e também com um sensor de direção de giro de remoção correspondente para o rolo fixo removedor 28 do lado da saída que, mediante duplicação dos elementos acima explicitados da unidade de comando 36, resultam em um comando correspondente da direção de giro, bem como da velocidade de giro do rolo receptor 32, caso o braço retentor do rolo oscilante de remoção 36 divirja de uma posição angular referencial.
[028] Em uma vista superior, a figura 4 apresenta o braço giratório 16 do exemplo de execução, conforme a figura 1. A partir da figura 4 pode-se verificar que no braço giratório 16 está montado um primeiro conjunto de suspensão de aparelho de manipulação 46 e um segundo conjunto de suspensão de aparelho de manipulação 47, de modo que ao lado do aparelho de manipulação 19 mostrado na figura 1 seja mantido um outro aparelho de manipulação 25 e 26 a título de substituição e, em caso de necessidade, também os dois aparelhos de manipulação 19 poderão ser montados em um ponto predeterminado no caso da ausência de necessidade de seu uso. A representação, de acordo com a figura 4, permite verificar que o dispositivo, de acordo com a invenção, está montado deslocável em vaivém em trilhos-guia 48 ao longo de um percurso de serviço a fim de que a cinta de material 4, por exemplo, possa vir a ser empregada em um trem de montagem em diferentes pontos.
[029] Como pode ser depreendido da figura 4, na extremidade do braço giratório 16 voltada na direção do quadro portante 1, está disposta uma unidade detectora de posição lateral 49, a qual em seguida será explicitada.
[030] A figura 5 apresenta em uma vista superior ampliada com relação à representação da figura 4, a unidade de detecção de posição lateral 49. Esta unidade de detecção de posição lateral 49 dispõe de ângulos retentores 50, montados nos dois lados do braço giratório 16 no quadro portante 1 em cujas extremidades afastadas do quadro portante 1 estão montados um amortecedor de encosto lateral 51 e um sensor de indução 52. Além disso, as extremidades dos ângulos retentores 50, afastados do quadro portante 1, estão conectadas com o braço retentor 16 através da mola tracionadora 53 em forma mecânica, que mantém essencialmente em uma posição central o braço retentor 16 sem exercer forças de atuação lateral.
[031] Na aproximação do braço giratório 16 de um dos sensores de indução 52, todavia, a partir de um posicionamento abaixo de um valor de umbral de distanciamento predeterminado, o sensor de indução respectivo 52 fornecerá um sinal de saída para uma unidade de controle não representada na figura 5, que faz com que o dispositivo, de acordo com a invenção, seja deslocado na direção do sensor de indução 52, que está fornecendo sinal de saída, até que o valor de umbral da distância seja novamente ultrapassado. Desta maneira, o dispositivo, de acordo com a invenção, pode ser operado de forma bastante confortável por um operador 20 através de um percurso de trabalho automático fixado pelo comprimento dos trilhos-guia 48.