BRPI1011381B1 - motocicleta - Google Patents

motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI1011381B1
BRPI1011381B1 BRPI1011381A BRPI1011381A BRPI1011381B1 BR PI1011381 B1 BRPI1011381 B1 BR PI1011381B1 BR PI1011381 A BRPI1011381 A BR PI1011381A BR PI1011381 A BRPI1011381 A BR PI1011381A BR PI1011381 B1 BRPI1011381 B1 BR PI1011381B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
side cover
motorcycle
collecting tube
cover
behind
Prior art date
Application number
BRPI1011381A
Other languages
English (en)
Inventor
Nakao Kouta
Miyazaki Takaaki
Iimura Takeshi
Kawasaki Yasuhiro
Original Assignee
Yamaha Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43222728&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1011381(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Yamaha Motor Co Ltd filed Critical Yamaha Motor Co Ltd
Publication of BRPI1011381A2 publication Critical patent/BRPI1011381A2/pt
Publication of BRPI1011381B1 publication Critical patent/BRPI1011381B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J17/00Weather guards for riders; Fairings or stream-lining parts not otherwise provided for
    • B62J17/02Weather guards for riders; Fairings or stream-lining parts not otherwise provided for shielding only the rider's front
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J17/00Weather guards for riders; Fairings or stream-lining parts not otherwise provided for
    • B62J17/10Ventilation or air guiding devices forming part of fairings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)

Abstract

motocicleta trata-se de uma motocicleta que inibe o aumento em resistência ao ar e inibe que o vento e a lama atinjam um motorista durante o percurso da motocicleta. uma cobertura lateral (30) inclui uma primeira cobertura lateral (31) e uma segunda cobertura lateral (32). a primeira cobertura lateral (31) é disposta lateralmente para fora de um tubo coletor (11a) e um garfo frontal (15). a segunda cobertura lateral (32) é disposta lateralmente para fora de uma porção da primeira cobertura lateral (31) posicionada lateralmente para fora do tubo coletor (11a) e do garfo frontal (15). a extremidade lateral da segunda cobertura lateral (32) é posicionada lateralmente para fora da primeira cobertura lateral (31 ). uma borda traseira (31 d) da primeira cobertura lateral (31) é pelo menos parcialmente posicionada para trás de uma borda traseira (32b) da segunda cobertura lateral (32) .

Description

MOTOCICLETA
CAMPO DA TÉCNICA
A presente invenção refere-se a uma motocicleta, particularmente, a uma motocicleta que inclui uma cobertura lateral.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
É amplamente conhecido que uma cobertura frontal e uma cobertura lateral são fixadas a motocicletas bem conhecidas para reduzir a resistência ao ar das motocicletas e/ou impedir que o vento e a lama atinjam os motoristas durante o percurso das motocicletas. A cobertura frontal cobre o lado frontal de um tubo coletor, enquanto que a cobertura lateral 10 cobre o lado lateral do tubo coletor.
Algumas coberturas laterais são projetadas para cobrir o lado lateral de aproximadamente toda a porção frontal do veículo (nas denominadas motocicletas de carenagem completa). Por outro lado, as coberturas laterais descritas na Literatura de Patente 1 são projetadas para cobrir somente a porção superior da porção frontal de uma motocicleta (nas 15 denominadas motocicleta de meia carenagem).
Quando as coberturas laterais descritas na Literatura de Patente 1 são usadas para uma motocicleta, somente uma porção pequena da porção frontal da motocicleta é coberta com as coberturas laterais. Portanto, tais coberturas laterais são vantajosos devido ao fato de que o calor é impedido de ser facilmente aprisionado na porção frontal da motocicle20 ta, em comparação às coberturas laterais projetadas para cobrir quase toda a porção frontal de uma motocicleta. Em outras palavras, um desempenho de arrefecimento do motor é acentuado pelas coberturas laterais descritas na Literatura de Patente 1.
LISTA DE CITAÇÃO
LITERATURA DE PATENTE
PTL 1: Publicação do Pedido de Patente Aberto à Inspeção Pública do Japão n°
JP-A-2004-210227
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Problemas Técnicos
Entretanto, as coberturas laterais descritas na Literatura de Patente 1 possuem a 30 seguinte desvantagem devido à estrutura em que somente uma pequena porção da porção frontal da motocicleta é coberta com as coberturas laterais. Em suma, não é fácil alcançar um efeito de reduzir a resistência ao ar da motocicleta e um efeito de impedir que o vento e a lama atinjam um motorista durante o percurso da motocicleta.
Em alguns casos, a lama e a água que se espalham e voam em direção a um mo35 torista são salpicadas pelo vento que flui através de um espaço posicionado lateralmente no interior das coberturas laterais (doravante no presente documento chamado de “espaço interno”) durante o percurso do veículo. Especialmente no caso das coberturas laterais supracitadas descritas na Literatura de Patente 1, a lama e a água podem entrar facilmente no espaço interno das coberturas laterais. A quantidade de lama e água que se espalha e voa 5 em direção a um motorista através do espaço interno está correlacionada à quantidade de vento que flui através do espaço interno durante o percurso do veículo. Adicionalmente, a quantidade de vento que flui através do espaço interno durante o percurso do veículo está correlacionada à área da abertura do espaço interno. Em outras palavras, a resistência do vento que flui através do espaço interno é aumentada em proporção à redução na área de 10 abertura do espaço interno. Portanto, a quantidade de vento que flui através do espaço interno durante o percurso do veículo é reduzida e a quantidade de lama e água que se espalha e voa em direção a um motorista através do espaço interno é consequentemente reduzida. Dessa forma, é preferencial reduzir a área de abertura do espaço interno para reduzir a quantidade de lama e de água que se espalha e voa em direção a um motorista através 15 do espaço interno.
Em vista do supracitado, a área de abertura do espaço interno das coberturas laterais poderia ser reduzida, por exemplo, através da disposição das respectivas coberturas laterais mais próxima ao centro transversal do veículo do que a disposição normal das mesmas. Consequentemente, é possível inibir a lama e a água de se espalhar e voar em 20 direção a um motorista através do espaço interno das coberturas laterais. Nesse caso, entretanto, requere-se que as extremidades externas das coberturas laterais sejam dispostas mais próximas ao centro transversal do veículo do que normalmente seriam dispostas. Como resultado, é difícil inibir suficientemente o vento que flui lateralmente para fora das coberturas laterais de atingir um motorista durante o percurso do veículo. Também é difícil 25 inibir a lama e a água de se espalharem e voarem em direção a um motorista a partir lados lateralmente externos das coberturas laterais. Em suma, é difícil alcançar simultaneamente a redução na quantidade de vento que flui lateralmente para fora das coberturas laterais e atinge um motorista durante o percurso do veículo e a redução na quantidade de lama e água que se espalha e voa em direção a um motorista através do espaço interno das cober30 turas laterais.
Por exemplo, conforme descrito na Literatura de Patente 1, um par de coberturas laterais ocas poderia ser disposto para reduzir a área de abertura do espaço interno das coberturas laterais sem alterar as posições das extremidades externas das coberturas laterais. Quando as coberturas laterais descritas na Literatura de Patente 1 são, no presente 35 documento, empregadas, entretanto, uma etapa grande é produzida para trás de cada co bertura lateral. Em outras palavras, o tamanho transversal de cada cobertura lateral oca é aumentado quando a área de abertura do espaço interno de cada cobertura lateral é reduzida sem alterar a posição da extremidade externa de cada cobertura lateral. Portanto, uma etapa grande é transversalmente produzida entre um tanque de combustível disposto para trás de cada cobertura lateral e a porção traseira de cada cobertura lateral. Nesse caso, o vento é alterado na turbulência nas etapas grandes produzidas para trás das coberturas laterais durante o percurso do veículo. Em outras palavras, um efeito de regulagem do fluxo de vento durante o percurso do veículo é deteriorado. Portanto, a resistência ao ar tende a ser aumentada durante o percurso do veículo.
Um objetivo da presente invenção consiste em produzir uma motocicleta para reduzir a quantidade de vento que flui lateralmente para fora da cobertura lateral e atinge um motorista durante o percurso do veículo e a quantidade de lama e de água que se espalha e flui em direção a um motorista através do espaço interno da cobertura lateral e para inibir que a resistência ao ar seja aumentada durante o percurso do veículo.
Solução para Problemas
Uma motocicleta de acordo com a presente invenção inclui uma armação de corpo do veículo, um eixo de direção, um garfo frontal, uma roda frontal, um tanque de combustível, um assento, um motor, uma cobertura frontal e uma cobertura lateral. A armação de corpo do veículo inclui um tubo coletor. O eixo de direção é rotatoriamente inserido no tubo coletor. O garfo frontal é fixado ao eixo de direção. A roda frontal é rotatoriamente suportada por uma porção de fundo do garfo frontal. O tanque de combustível é disposto para trás do tubo coletor. O assento é disposto para trás do tanque de combustível. O assento permite que um motorista sente no mesmo. O motor é disposto sob o tanque de combustível enquanto é disposto para trás da roda frontal. A cobertura frontal é disposta na frente do tubo coletor. A cobertura lateral é posicionada em posição superior a uma extremidade traseira da roda frontal e uma extremidade de fundo do motor. A cobertura lateral é disposta lateralmente para fora do tubo coletor e do garfo frontal. Adicionalmente, uma extremidade traseira da cobertura lateral é posicionada para trás de uma extremidade frontal do tanque de combustível. A cobertura lateral inclui uma primeira cobertura lateral e uma segunda cobertura lateral. A primeira cobertura lateral é disposta lateralmente para fora do tubo coletor e do garfo frontal. A segunda cobertura lateral é disposta lateralmente para fora da primeira cobertura parcial lateral posicionada lateralmente para fora do tubo coletor e do garfo frontal. A segunda cobertura lateral inclui uma extremidade lateral posicionada lateralmente para fora de uma extremidade lateral da primeira cobertura lateral. Uma borda traseira da primeira cobertura lateral é pelo menos parcialmente posicionada para trás de uma borda traseira da segunda cobertura lateral.
Efeitos Vantajosos da Invenção
De acordo com a motocicleta da presente invenção, é possível reduzir a quantidade de vento que flui lateralmente para fora da cobertura lateral e atinge um motorista durante o percurso da motocicleta e a quantidade de lama e água que se espalha e voa em direção a um motorista através do espaço interno da cobertura lateral, e, simultaneamente, para inibir o aumento em resistência ao ar durante o percurso da motocicleta.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista lateral esquerda esquemática de uma motocicleta de acordo com uma primeira modalidade exemplificativa.
A Figura 2 é uma vista em planta esquemática da porção frontal da motocicleta.
A Figura 3 é uma vista frontal esquemática da motocicleta.
A Figura 4 é uma vista em perspectiva explodida esquemática de uma cobertura frontal e uma cobertura lateral.
A Figura 5 é uma vista em seção transversal esquemática da motocicleta seccionada ao longo de uma linha cortada V-V na Figura 1.
A Figura 6 é uma vista em perspectiva da traseira para a esquerda da cobertura lateral.
A Figura 7 é uma vista em seção transversal esquemática da cobertura lateral seccionada ao longo de uma linha cortada VII-VII na Figura 4.
A Figura 8 é uma vista lateral esquemática de uma cobertura frontal e uma cobertura lateral de acordo com uma segunda modalidade exemplificativa.
A Figura 9 é uma vista em seção transversal esquemática da cobertura lateral seccionada ao longo de uma linha cortada IX-IX na Figura 8.
A Figura 10 é uma vista em seção transversal esquemática da cobertura lateral seccionada ao longo de uma linha cortada X-X na Figura 8.
A Figura 11 é uma vista em perspectiva explodida esquemática da cobertura frontal e da cobertura lateral de acordo com a segunda modalidade exemplificativa.
DESCRIÇÃO DE MODALIDADES
Primeira Modalidade Exemplificativa
Uma motocicleta 1 ilustrada na Figura 1 será posteriormente no presente documento explicada como uma modalidade preferencial exemplificativa da presente invenção. Deve ser observado que a motocicleta 1 ilustrada na Figura 1 é denominada uma motocicleta para asfalto estreitamente definida. Na presente invenção, entretanto, o termo “motocicleta” se refere a uma motocicleta amplamente definida e não é necessariamente limitado a uma motocicleta estreitamente definida. Em suma, pretende-se na presente invenção que o termo “motocicleta” inclua uma motocicleta para estradas de terra, um biciclo, uma motocicleta do tipo scooter e similares bem como a motocicleta estreitamente definida.
Deve ser observado que os termos direcionais tais como “frente”, “traseira”, “direita”, “esquerda” e seus termos relacionados se referem a direções vistas a partir de um motorista sentado em um assento 10 na seguinte explicação.
Conforme ilustrado na Figura 1, a motocicleta 1 da presente modalidade exemplificativa inclui uma armação de corpo do veículo 11.0 assento 10 e um tanque de combustível 25 são fixados à armação de corpo do veículo 11.0 tanque de combustível 25 é disposto para trás de um tubo coletor 11 a a ser descrito. O assento 10 é disposto para trás do tanque de combustível 25. Um motorista senta no assento 10. Adicionalmente, um motor 12 é fixado à armação de corpo do veículo 11.0 motor 12 é disposto sob o tanque de combustível 25, enquanto é disposto para trás de uma roda frontal 16. Na presente modalidade exemplificativa, o motor 12 é um motor resfriado a ar configurado para ser resfriado através do fluxo de vento nisto durante o percurso da motocicleta. Na presente invenção, entretanto, o motor não está limitado a um motor resfriado a ar. Por exemplo, o motor pode ser um motor resfriado à água configurado para ser resfriado com o uso de água de resfriamento ou um motor resfriado a óleo configurado para ser resfriado com o uso de óleo de resfriamento.
A armação de corpo do veículo 11 inclui o tubo coletor 11a, uma armação principal 11b e uma armação inferior 11c. A armação principal 11b é estendida obliquamente para trás e para baixo a partir do tubo coletor 11a, enquanto é disposto sobre o motor 12. Conforme ilustrado na Figura 2, a armação principal 11b é fornecida como um único componentee na presente modalidade exemplificativa. A armação principal 11 b é estendida para trás no eixo geométrico central do veículo disposto perpendicular a uma direção transversal do veículo (largura). Na presente invenção, entretanto, a estrutura da armação principal 11b não é limitada ao supracitado. Por exemplo, duas ou mais armações podem ser fornecidas para formar a armação principal 11b na presente invenção.
A armação inferior 11c é estendida obliquamente para trás e para baixo a partir do tubo coletor 11a, enquanto é parcialmente disposta sob o motor 12.
Um eixo de direção 13 é rotatoriamente inserido no tubo coletor 11a. Uma unidade de manipulo 14 e um garfo frontal 15 são fixados ao eixo de direção 13. A roda frontal 16 é rotatoriamente suportada pela porção de fundo do garfo frontal 15.
Um par de braços traseiros 17 é pivotadamente fixado à armação principal 11b. Uma roda traseira 18 é rotatoriamente suportada pelas partes traseiras dos braços traseiros 17. A roda traseira 18 é conectada a um eixo de saída do motor 12 através de um mecanismo de transmissão de potência 19 que inclui um eixo de acionamento, uma corrente e similares.
Adicionalmente, uma cobertura 20 é fixada à armação de corpo do veículo 11 conforme ilustrado nas Figuras 1 a 3. A cobertura 20 inclui uma cobertura frontal 21 e um par de coberturas laterais 30. A cobertura frontal 21 é disposto à frente do tubo coletor 11a. A cobertura frontal 21 cobre o tubo coletor 11a e a porção superior do garfo frontal 15 a partir do lado frontal dos mesmos. Uma unidade de luz principal 23 é fixada à cobertura frontal 21.
Conforme ilustrado na Figura 4, a extremidade frontal de cada cobertura lateral 30 é conectada à cobertura frontal 21. As coberturas laterais 30 cobrem o tubo coletor 11a e a porção superior do garfo frontal 15 a partir das laterais do lado externo dos mesmos. Deve ser observado que o termo “laterais do lado externo” se refere a direções separadas do centro do veículo na direção transversal. A cobertura 20 é denominada meia-carenagem.
Conforme ilustrado na Figura 1, cada cobertura lateral 30 é posicionada acima de uma extremidade traseira 16a da roda frontal 16 e de uma extremidade de fundo 12a do motor 12. Cada cobertura lateral 30 é disposta lateralmente para fora do tubo coletor 11 a e do garfo frontal 15. Adicionalmente, cada cobertura lateral 30 é posicionada acima da roda frontal 16 em uma direção estendida de um eixo geométrico central L1 do garfo frontal 15 em uma vista lateral. Em outras palavras, cada cobertura lateral 30 é disposta na direção contrária à roda frontal 16 na direção estendida do eixo geométrico central L1 do garfo frontal 15 em uma vista lateral. Adicionalmente, uma porção da superfície da extremidade de fundo de cada cobertura lateral 30, posicionada no eixo geométrico central do garfo frontal 15 em uma vista lateral, é estendida em paralelo a uma linha reta L2 perpendicular ao eixo geométrico central do garfo frontal 15 ou estendida em uma direção mais voltada para cima e para trás que a linha reta L2. Mais especificamente, na presente modalidade exemplificativa, uma porção da superfície da extremidade de fundo de cada cobertura lateral 30, posicionada no eixo geométrico central do garfo frontal 15 em uma vista lateral, é estendida em uma direção levemente mais voltada para cima e para trás que a linha reta L2. Adicionalmente, uma extremidade traseira 30a de cada cobertura lateral 30 é disposta para trás de uma extremidade frontal 25a do tanque de combustível 25.
Dessa forma, o desempenho de resfriamento do motor 12 como um motor resfriado a ar pode ser acentuado com o uso das coberturas laterais 30. Deve ser observado que a cobertura frontal 21 e as coberturas laterais 30 podem ser um componentee integrado ou componentees separados.
Deve-se observar no presente relatório descritivo que “o eixo geométrico central do garfo frontal 15 em uma vista lateral” se refere especificamente ao eixo geométrico central do garfo frontal 15 em uma vista lateral onde o ângulo de direção da unidade de manipulo 14 corresponde a zero grau.
Conforme ilustrado nas Figuras 4 e 5, cada cobertura lateral 30 inclui uma primeira cobertura lateral 31 e uma segunda cobertura lateral 32 dispostas lateralmente para fora da primeira cobertura lateral 31. Conforme ilustrado nas Figuras 1, 2 e 5, as primeiras coberturas laterais 31 são dispostas lateralmente para fora do tubo coletor 11a e do garfo frontal 15. As primeiras coberturas laterais 31 cobrem o tubo coletor 11a e o garfo frontal 15 a partir das laterais do lado externo dos mesmos. Conforme ilustrado nas Figuras 4 e 5, cada primeira cobertura lateral 31 inclui uma primeira projeção 31a e uma segunda projeção 31b. A primeira e a segunda projeções 31a e 31b são estendidas lateralmente para fora. Conforme ilustrado na Figura 1, a primeira e a segunda projeções 31a e 31b são respectivamente estendidas na direção longitudinal (de trás para frente). A primeira e a segunda projeções 31a e 31b são dispostas em um intervalo predeterminado na direção vertical (de cima para baixo).
No presente relatório descritivo, um estado de um componente “estendido na direção longitudinal” não está limitado a um estado de um componente estendido em paralelo à direção longitudinal. Especificamente, o estado de um componente “estendido na direção longitudinal” se refere a um estado em que dois pares de ângulos opostos, formados pela direção horizontal e pela direção estendida de um componente, inclui um par menor de ângulos opostos respectivamente definidos para serem menores ou iguais a 45 graus. Em outras palavras, o estado de um componente “estendido na direção longitudinal” inclui um estado de um componente estendido em um ângulo oblíquo em relação à direção horizontal.
Conforme ilustrado nas Figuras 5 e 6, cada segunda cobertura lateral 32 é fixada às primeira e segunda projeções 31a e 31b da primeira cobertura lateral 31 que constitui o par com estas. Conforme ilustrado nas Figuras 1, 2 e 5, cada segunda cobertura lateral 32 é disposta em uma distância predeterminada a partir da primeira cobertura lateral 31 em par com isto, enquanto é disposta lateralmente para fora de uma porção da primeira cobertura lateral 31 em par com isto, isto é, uma porção disposta lateralmente para fora do tubo coletor 11a e do garfo frontal 15. Portanto, uma trajetória de fluxo de vento é produzida entre cada primeira cobertura lateral 31 e sua segunda cobertura lateral em par 32 para permitir que o vento flua através disso durante o percurso da motocicleta. Especificamente, um par de sulcos 33 é formado como uma primeira trajetória de fluxo de vento na presente modalidade exemplificativa. Conforme ilustrado nas Figuras 1, 3 e 5, cada sulco 33 é formado pela superfície de topo da primeira projeção 31a de cada primeira cobertura lateral 31, da superfície externa de cada primeira cobertura lateral 31, e da superfície interna da segunda cobertura lateral 32 em par com cada primeira cobertura lateral 31. Cada sulco 33 é disposto sobre cada primeira projeção 31a. Adicionalmente, um par de orifícios 43 é formado como uma segunda trajetória de fluxo de vento, e cada orifício 43 é formado entre cada primeira projeção 31a e cada segunda projeção 31b.
Conforme ilustrado na Figura 3, um par dos sulcos 33 e um par dos orifícios 34 são abertos para frente. Conforme ilustrado na Figura 1, cada sulco 33 e cada orifício 34 são estendidos na direção longitudinal. Conforme adicionalmente ilustrado na Figura 6, cada sulco 33 e cada orifício 34 são abertos para trás. O vento é introduzido, por meio disso, em cada sulco 33 e cada orifício 34 das extremidades frontais dos mesmos e é, então, direcionado para trás através de cada sulco 33 e cada orifício 34 durante o percurso da motocicleta. Atrás de cada segunda cobertura lateral 32, o fluxo de vento direcionado para trás é unido ao fluxo de vento lateralmente para fora de cada segunda cobertura lateral 32.
Conforme ilustrado nas Figuras 1 e 4, a extremidade frontal de cada segunda cobertura lateral 32 é posicionada para frente da extremidade frontal da primeira cobertura lateral 31 em par com cada segunda cobertura lateral 32. Conforme ilustrado na Figura 1, uma superfície da extremidade de fundo 32a de cada segunda cobertura lateral 32 é posicionada mais abaixo que uma superfície da extremidade de fundo 31c da primeira cobertura lateral 31 em par com cada segunda cobertura lateral 32 e uma vista lateral. Na presente modalidade exemplificativa, a superfície da extremidade de fundo de cada cobertura lateral 30 é formada, dessa forma, pela superfície da extremidade de fundo 32a de cada segunda cobertura lateral 32.
Conforme ilustrado nas Figuras 2, 3 e 6, a extremidade externa de cada segunda cobertura lateral 32 é posicionada lateralmente para fora da extremidade externa da primeira cobertura lateral 31 em par com cada segunda cobertura lateral 32. Deve ser observado que o termo “extremidade externa” de um componente se refere a uma porção lateralmente mais externa do componente. Cada segunda cobertura lateral 32 cobre a porção saliente mais lateral e externa da primeira cobertura lateral 31 em par com isto. Em outras palavras, a porção saliente mais lateral e externa de cada cobertura lateral 30 é formada por cada segunda cobertura lateral 32. Por outro lado, a superfície interna de cada cobertura lateral 30 é formada por cada primeira cobertura lateral 31.
Conforme ilustrado na Figura 1, uma borda traseira 31d de cada primeira cobertura lateral 31 é pelo menos parcialmente posicionada para trás de uma borda traseira 32b da segunda cobertura lateral 32 em par com cada primeira cobertura lateral 31. Em outras palavras, cada primeira cobertura lateral 31 é pelo menos parcialmente estendida para trás de sua segunda cobertura lateral em par 32 na mesma posição de altura. Especificamente, a borda traseira 31 d de cada primeira cobertura lateral 31 é inteiramente disposta para trás da borda traseira 32b da segunda cobertura lateral 32 em par com cada primeira cobertura lateral 31 na presente modalidade exemplificativa. Em outras palavras, cada primeira cobertura lateral 31 é inteiramente estendida para trás de sua segunda cobertura lateral em par 32 na mesma posição de altura.
O termo “borda traseira” de um componente no presente documento se refere a uma porção do componente onde não há alguma porção atrás disso na mesma posição de altura. Em outras palavras, “uma parte arbitrária” de um componente não é considerada como “a borda traseira” quando o componente inclui adicionalmente uma porção posicionada para trás da porção arbitrária na mesma posição de altura. Adversamente, “uma parte arbitrária” de um componente é considerada como “a borda traseira” quando o componente não inclui alguma porção posicionada para trás da porção arbitrária na mesma posição de altura.
Conforme ilustrado nas Figuras 1 e 3, um par de lâmpadas intermitentes (também chamadas de “lâmpadas de farol/pisca-pisca”) 35a e 35b é disposto sob as coberturas laterais 30. Especificamente, as lâmpadas intermitentes 35a e 35b são fixadas a um membro guia de vento 36 disposto sob as coberturas laterais 30. O membro guia de vento 36 direciona o vento em direção ao motor 12 como um motor resfriado a ar durante o percurso da motocicleta. O membro guia de vento 36 inclui um par de paredes laterais 36a e 36b e aletas 36c. As paredes laterais 36a e 36b são posicionadas lateralmente para fora da armação inferior 11c. Adicionalmente, as paredes laterais 36a e 36b são dispostas mais próximas ao centro transversal do veículo que as extremidades externas da cobertura lateral 30. A lâmpada intermitente 35a é fixada à parede lateral 36a, enquanto que a lâmpada intermitente 35b é fixada à parede lateral 36b. As aletas 36c são dispostas ao longo da direção transversal do veículo enquanto são dispostas entre as paredes laterais 36a e 36b.
Nesse ínterim, a lama e a água que se espalham e voam em direção a um motorista inclui aquelas salpicadas pelo vento que flui através de um espaço interno 40 das coberturas laterais 30 durante o percurso da motocicleta. A quantidade de lama e água que se espalha e voa através do espaço interno 40 está correlacionada à quantidade de vento que flui através do espaço interno 40 durante o percurso da motocicleta. Adicionalmente, a quantidade de vento que flui através do espaço interno 40 durante o percurso da motocicleta está correlacionada ao comprimento e à área de abertura do espaço interno 40. A resistência se torna maior em proporção ao aumento no comprimento do espaço interno 40 mediante o fluxo de ventos através do espaço interno 40 durante o percurso da motocicleta. Portanto, a quantidade de vento que flui através do espaço interno 40 durante o percurso da motocicleta é reduzida. Consequentemente, a quantidade de lama e água que se espalha e voa através do espaço interno 40 é reduzida. Adicionalmente, a resistência se torna maior na proporção de redução na área de abertura do espaço interno 40 mediante o fluxo de ventos através do espaço interno 40 durante o percurso da motocicleta. Portanto, a quantidade de vento que flui através do espaço interno 40 durante o percurso da motocicleta é reduzida. Consequentemente, a quantidade de lama e água que se espalha e voa através do espaço interno 40 é reduzida. Em suma, é preferencial aumentar o comprimento do espaço interno 40 e reduzir a área de abertura do espaço interno 40 para reduzir a quantidade de lama e água que se espalha e voa através do espaço interno 40.
Na presente modalidade exemplificativa, entretanto, o comprimento de cada cobertura lateral 30 na direção estendida do eixo geométrico central L1 do garfo frontal 15 em uma vista lateral é mais curto que o da denominada motocicleta de carenagem completa. O comprimento do espaço interno 40 (vide Figuras 2 e 5) das coberturas laterais 30, isto é, o comprimento do espaço onde o tubo coletor 11a e o garfo frontal 15 são dispostos, é curto. Em outras palavras, o vento facilmente flui através do espaço interno 40 durante o percurso do veículo. Portanto, a lama e a água, bem como o vento, facilmente se espalham e voam em direção a um motorista através do espaço interno 40 durante o percurso da motocicleta.
Especialmente, quando somente uma armação principal (isto é, a armação principal 11b) é estendida para trás a partir do tubo coletor 11a conforme estruturado na presente modalidade exemplificativa, a área de abertura do espaço interno 40 é grande. Portanto, a lama e a água se espalham e voam facilmente em direção a um motorista em particular.
Por exemplo, é possível considerar a estrutura em que as coberturas laterais são dispostas mais próximas ao centro transversal do veículo que normalmente dispostas com a finalidade de reduzir a área de abertura do espaço interno das coberturas laterais. Nesse caso, é possível inibir lama e água de se espalharem e voarem em direção a um motorista através do espaço interno das coberturas laterais. Nesse caso, entretanto, requere-se que as extremidades externas das coberturas laterais sejam posicionadas mais próximas ao centro transversal do veículo do que normalmente dispostas. Portanto, é difícil inibir suficientemente que o fluxo de vento lateralmente para fora das coberturas laterais atinja um motorista durante o percurso da motocicleta. Também é difícil reduzir a quantidade de lama e água que se espalha e voa em direção a um motorista a partir dos lados lateralmente externos das coberturas laterais. Como um todo, quando cada cobertura lateral é formada por um único membro de placa, por exemplo, é difícil inibir que o fluxo de vento lateralmente para fora das coberturas laterais atinja um motorista durante o percurso da motocicleta e reduzir simultaneamente a quantidade de lama e água que se espalha e voa em direção a um motorista através do espaço interno das coberturas laterais.
Na presente modalidade exemplificativa, adversamente, a motocicleta 1 é fornecida com dois pares das primeira e segunda coberturas laterais 31 e 32 alinhadas na direção transversal do veículo. Especificamente, cada primeira cobertura lateral 31 é posicionada mais próxima ao centro transversal do veículo do normalmente disposta, enquanto que sua segunda cobertura lateral em par 32 é posicionada lateralmente para fora de cada primeira cobertura lateral 31. Por meio disso, é possível reduzir a área de abertura do espaço interno 40 das coberturas laterais 30 sem alterar as posições das extremidades externas das coberturas laterais 30. Consequentemente, é possível inibir que a lama e a água se espalhem e voem em direção a um motorista através do espaço interno 40 e inibir que a lama e a água se espalhem e voem em direção a um motorista através dos lados lateralmente externos das coberturas laterais 30. É adicionalmente possível inibir que o fluxo de vento lateralmente para fora das coberturas laterais 30 atinja um motorista durante o percurso da motocicleta.
Conforme descrito na Literatura de Patente 1, por exemplo, as coberturas laterais ocas poderíam ser fornecidas para reduzir a área de abertura do espaço interno das coberturas laterais sem alterar as posições das extremidades externas das coberturas laterais. Quando as coberturas laterais descritas na Literatura de Patente 1 são empregadas, entretanto, uma etapa grande é produzida para trás de cada cobertura lateral. Em outras palavras, requere-se o tamanho transversal de cada cobertura lateral oca seja aumentado para reduzir a área de abertura do espaço interno das coberturas laterais sem alterar a posição da extremidade externa de cada cobertura lateral. Uma etapa transversalmente grande é consequentemente formada entre o tanque de combustível disposto para trás das coberturas laterais e a porção traseira de cada cobertura lateral. Nesse caso, o vento é alterado em turbulência nas etapas grandes formadas para trás das coberturas laterais. Em outras palavras, um efeito de regulagem do fluxo de vento durante o percurso da motocicleta é reduzido. Portanto, a resistência ao ar tende a ser aumentada durante o percurso da motocicleta.
Na presente modalidade exemplificativa, adversamente, a borda traseira 31 d de cada primeira cobertura lateral 31 é pelo menos parcialmente posicionada para trás da borda traseira 32b de sua segunda cobertura lateral em par 32 disposta lateralmente para fora de cada primeira cobertura lateral 31. Nesta estrutura, são baixas as chances de uma etapa grande ser produzida entre o tanque de combustível 25 e a porção traseira de cada cobertura lateral 30. Especificamente, uma primeira pequena etapa e uma segunda pequena etapa são formadas aqui. A primeira etapa é disposta para trás da borda traseira 32b de cada segunda cobertura lateral 32 enquanto é disposta lateralmente para fora da primeira cobertura lateral 31 em par com cada segunda cobertura lateral 32, enquanto que a segunda etapa é disposta para trás da borda traseira 31 d da primeira cobertura lateral 31 em par com cada segunda cobertura lateral 32. Portanto, a turbulência não é facilmente produzida para trás das coberturas laterais 30 durante o percurso da motocicleta.
Especialmente na presente modalidade exemplificativa, a borda traseira 31 d de cada primeira cobertura lateral 31 é inteiramente posicionada para trás da borda traseira 32b da segunda cobertura lateral 32 em par com cada primeira cobertura lateral 31. Portanto, a turbulência não é facilmente produzida para trás das coberturas laterais 30 durante o percurso da motocicleta.
Adicionalmente na presente modalidade exemplificativa, o sulco 33 e o orifício 34 são formados como trajetória de fluxo de ventos entre cada primeira cobertura lateral 31 e sua segunda cobertura lateral em par 32. É possível direcionar o vento para a traseira da borda traseira 32b de cada segunda cobertura lateral 32 através do sulco 33 e do orifício 34. O vento direcionado para trás pode inibir de modo eficaz que o fluxo de vento lateralmente para fora de cada cobertura lateral 30 se altera formando turbulência na posição para trás de cada segunda cobertura lateral 32 durante o percurso da motocicleta. Na presente modalidade exemplificativa, é, por meio disso, possível reduzir a resistência ao ar durante o percurso da motocicleta 1. Adicionalmente, a borda traseira 32b de cada segunda cobertura lateral 32 se flexiona gradativamente para frente a partir da extremidade de topo da mesma para a porção central da mesma na direção vertical. Ainda adicionalmente, a borda traseira 32b de cada segunda cobertura lateral 32 se flexiona gradativamente para frente a partir da extremidade de fundo da mesma para a porção central da mesma na direção vertical. Portanto, o vento é facilmente descarregado para fora de cada orifício 34 durante o percurso da motocicleta.
Conforme descrito acima, a motocicleta da presente modalidade exemplificativa pode inibir o aumento em resistência ao ar, e simultaneamente, inibir de modo eficaz que o vento, a lama e a água atinjam um motorista durante o percurso da motocicleta.
Adicionalmente na presente modalidade exemplificativa, a borda traseira 31 d de cada primeira cobertura lateral 31 e a borda traseira 32b da segunda cobertura lateral 32 em par com cada primeira cobertura lateral 31 são estendidas em direção ao centro trans versai do veículo, conforme ilustrado nas Figuras 6 e 7. Portanto, é possível inibir de modo mais eficaz que vento flua irregularmente nas posições para trás da borda traseira 31 d de cada primeira cobertura lateral 31 e da borda traseira 32b da segunda cobertura lateral 32 em par com cada primeira cobertura lateral 31. Em suma, a ocorrência e turbulência é inibida de modo eficaz. Portanto, é possível inibir de modo eficaz o aumento em resistência ao ar contra a motocicleta 1.
Adicionalmente na presente modalidade exemplificativa, as lâmpadas intermitentes 35a e 35b são dispostas sob as coberturas laterais salientes voltadas para fora e para o lado 30. As lâmpadas intermitentes 35a e 35b podem ser, por meio disso, dispostas mais próximas ao centro transversal do veículo, por exemplo, que as lâmpadas intermitentes dispostas lateralmente para fora das coberturas laterais. Consequentemente, é possível inibir que o aumento em resistência ao ar seja produzido devido à fixação das lâmpadas intermitentes 35a e 35b.
Na presente modalidade exemplificativa, a estrutura exemplificou que as lâmpadas intermitentes 35a e 35b são fixadas ao membro guia de vento 36. Na presente invenção, entretanto, um aspecto de fixação das lâmpadas intermitentes 35a e 35b não é limitado ao supracitado. Por exemplo, as lâmpadas intermitentes 35a e 35b podem ser fixadas à armação de corpo do veículo 11.
Adicionalmente na presente modalidade exemplificativa, a estrutura exemplificou que as projeções 31a e 31b são integralmente formadas com cada primeira cobertura lateral 31. Na presente invenção, entretanto, a estrutura das projeções 31 e 31 b não é limitada ao supracitado. Por exemplo, as projeções 31a e 31b podem ser integralmente formadas com cada segunda cobertura lateral 32. Alternativamente, as projeções 31a e 31b podem ser formadas como componentes individuais separados das primeira e segunda coberturas laterais 31 e 32.
Adicionalmente na presente modalidade exemplificativa, duas projeções são fornecidas para cada cobertura lateral. Entretanto, uma única projeção, ou três ou mais projeções podem ser fornecidas no presente documento para cada cobertura lateral.
Uma outra modalidade exemplificativa preferencial da presente invenção será posteriormente no presente documento explicada. Deve-se observar na seguinte explicação de outra modalidade exemplificativa que os mesmos números de referencia serão atribuídos aos componentes com substancialmente as mesmas funções que aquelas dos componentes da primeira modalidade exemplificativa supracitada, e a explicação da mesma será posteriormente no presente documento omitida.
Segunda Modalidade Exemplificativa
A Figura 8 é uma vista lateral esquemática da cobertura frontal 21 e uma dentre um par das coberturas laterais 30 de acordo com uma segunda modalidade exemplificativa. A Figura 9 é uma vista em seção transversal esquemática de cada cobertura lateral 30 seccionada ao longo de uma linha cortada IX-IX na Figura 8. A Figura 10 é uma vista em seção transversal esquemática de cada cobertura lateral 30 seccionada ao longo de uma linha cortada X-X na Figura 8. A Figura 11 é uma vista em perspectiva explodida esquemática da cobertura frontal 21 e uma dentre o par das coberturas laterais 30.
Na presente modalidade exemplificativa, cada primeira cobertura lateral 31 inclui primeira a quinta projeções 31 e a 31 i conforme ilustrado nas Figuras 8 e 11. A primeira projeção 31e é formada na porção frontal de cada primeira cobertura lateral 31. As segunda a quarta projeções 31f a 31 h são posicionadas para trás da primeira projeção 31e. As primeira a quarta projeções 31 e a 31 h são dispostas em uma direção levemente voltada para cima e para trás em relação à direção horizontal enquanto são dispostas quase em paralelo entre si. As extremidades frontais das segunda a quarta projeções 31f a 31 h são conectadas pela quinta projeção 31 i. Adicionalmente, a extremidade traseira da primeira projeção 31e também é conectada à quinta projeção 31 i. Na presente modalidade exemplificativa, cada cobertura lateral 30 inclui, dessa forma, somente o sulco 33 sem que inclui um orifício que funciona como uma trajetória de fluxo de vento, diferentemente da primeira modalidade exemplificativa supracitada.
Deve ser observado que as partes frontais e traseiras de cada primeira cobertura lateral 31 são separadamente formadas como componentes individuais na presente modalidade exemplificativa. Adicionalmente, a porção frontal de cada primeira cobertura lateral 31 é integralmente formada com a cobertura frontal 21.
Adicionalmente na presente modalidade exemplificativa, as lâmpadas intermitentes 35a e 35b são fixadas às segundas coberturas laterais 32. As lâmpadas intermitentes 35a e 35b são posicionadas lateralmente para fora das segundas coberturas laterais 32.
Similarmente à primeira modalidade exemplificativa supracitada, a presente modalidade exemplificativa pode inibir o aumento em resistência ao ar e, simultaneamente, de modo eficaz inibir que o vento, a lama e a água atinjam um motorista durante o percurso da motocicleta.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
De acordo com a motocicleta da presente invenção, é possível reduzir a quantidade de vento que flui lateralmente para fora das coberturas laterais e atinge um motorista durante o percurso da motocicleta e a quantidade de lama e água que se espalha e voa em direção a um motorista através do espaço interno das coberturas laterais, e simultaneamente inibir o aumento em resistência ao ar durante o percurso da motocicleta.
LISTA DE SÍMBOLOS DE REFERÊNCIA
I Motocicleta
II Armação de corpo do veículo
11aTubo coletor bArmação principal
Motor
13Eixo de direção
15Garfo frontal
16Roda frontal
30Cobertura lateral
Primeira cobertura lateral
31a, 31b, 31e-31iProjeção
31dBorda traseira da primeira cobertura lateral
32Segunda cobertura lateral
32bBorda traseira da segunda cobertura lateral
33Sulco
34Orifício
35a, 35bLâmpada Intermitente

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Motocicleta (1) CARACTERIZADA por compreender:
    uma armação de corpo do veículo (11) que inclui um tubo coletor (11a);
    um eixo de direção (13) rotatoriamente inserido no tubo coletor (11a);
    um garfo frontal (15) fixado ao eixo de direção (13);
    uma roda frontal (16) rotatoriamente suportada por uma porção de fundo do garfo frontal (15);
    um tanque de combustível (25) disposto para trás do tubo coletor (11a);
    um assento (10) disposto para trás do tanque de combustível (25), sendo que o assento (10) permite que um motorista sente sobre o mesmo;
    um motor (12) disposto sob o tanque de combustível (25), sendo que o motor (12) é disposto para trás da roda frontal;
    uma cobertura frontal (21) disposta à frente do tubo coletor (11a); e uma cobertura lateral (30) posicionada mais alto que uma extremidade mais recuada da roda frontal (16) e uma extremidade de fundo (12a) do motor (12), sendo que a cobertura lateral (30) é disposta lateralmente para fora do tubo coletor (11a) e do garfo frontal (15), em que a extremidade traseira (16a) da cobertura lateral (30) é posicionada para trás de uma extremidade frontal do tanque de combustível (25), a cobertura lateral (30) incluindo uma primeira cobertura lateral (31) disposta lateralmente para fora do tubo coletor (11a) e do garfo frontal (15); e uma segunda cobertura lateral (32) disposta lateralmente para fora da primeira cobertura lateral (31), a segunda cobertura lateral (32) incluindo uma extremidade lateral posicionada lateralmente para fora de uma extremidade lateral da primeira cobertura lateral (31), uma borda traseira (31d) da primeira cobertura lateral (31) sendo pelo menos parcialmente posicionada para trás de uma borda traseira (32b) da segunda cobertura lateral (32); e uma borda na extremidade inferior da primeira cobertura lateral (31) e uma borda na extremidade inferior da segunda cobertura lateral (32) sendo cada uma posicionadas mais alto do que a extremidade mais recuada da roda frontal.
  2. 2. Motocicleta (1) de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a borda traseira (31d) da primeira cobertura lateral (31) está disposta inteiramente para trás da borda traseira (32b) da segunda cobertura lateral (32).
    Petição 870190055710, de 17/06/2019, pág. 11/14
    2/4
  3. 3. Motocicleta (1) de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a cobertura lateral (30) adicionalmente inclui uma projeção traseira (31a) projetando-se lateralmente para fora da primeira cobertura lateral (31), projeção (31a) se estendendo em uma direção longitudinal de uma motocicleta (1), e a segunda cobertura lateral (32) sendo fixada à projeção (31a).
  4. 4. Motocicleta (1) de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato de que uma trajetória de fluxo de vento é proporcionada entre a primeira cobertura lateral (31) e a segunda cobertura lateral (32) para permitir que um vento flua através da mesma durante o percurso da motocicleta (1) , e a trajetória de fluxo de vento incluindo um sulco (33) definido pela primeira cobertura lateral (31), a segunda cobertura lateral (32), e a projeção (31a).
  5. 5. Motocicleta (1) de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a borda traseira (32b) da segunda cobertura lateral (32) se estende em direção a um centro transversal da motocicleta (1).
  6. 6. Motocicleta (1) de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a armação de corpo do veículo (11) inclui adicionalmente uma armação principal (11b) estendendo-se para trás a partir do tubo coletor (11a), e a armação principal (11b) sendo disposta acima do motor (12).
  7. 7. Motocicleta (1) de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o motor (12) é um motor resfriado a ar (12).
  8. 8. Motocicleta (1) de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que uma trajetória de fluxo de vento é proporcionada entre a primeira cobertura lateral (31) e a segunda cobertura lateral (32) para permitir que um vento flua através da mesma durante o percurso da motocicleta (1).
  9. 9. Motocicleta (1) CARACTERIZADA por compreender:
    uma armação de corpo do veículo (11) que inclui um tubo coletor (11a);
    um eixo de direção (13) rotatoriamente inserido no tubo coletor (11a);
    um garfo frontal (15) fixado ao eixo de direção (13);
    uma roda frontal (16) rotatoriamente suportada por uma porção de fundo do garfo frontal (15);
    um tanque de combustível (25) disposto para trás do tubo coletor (11a);
    um assento (10) disposto para trás do tanque de combustível (25), sendo que o assento (10) permite que um motorista sente sobre o mesmo;
    um motor (12) disposto sob o tanque de combustível (25), sendo que o motor (12) é disposto para trás da roda frontal;
    uma cobertura frontal disposta à frente do tubo coletor (11a); e
    Petição 870190055710, de 17/06/2019, pág. 12/14
    3/4 uma cobertura lateral (30) posicionada mais alto que uma extremidade traseira (16a) da roda frontal (16) e uma extremidade de fundo (12a) do motor (12), a cobertura lateral (30) sendo disposta lateralmente para fora do tubo coletor (11a) e do garfo frontal (15); em que a extremidade traseira (16a) da cobertura lateral (30) é posicionada para trás de uma extremidade frontal do tanque de combustível (25);
    a cobertura lateral (30) incluindo:
    uma primeira cobertura lateral (31) disposta lateralmente para fora do tubo coletor (11a) e do garfo frontal (15); e uma segunda cobertura lateral (32) disposta lateralmente para fora da primeira cobertura lateral (31);
    a segunda cobertura lateral (32) incluindo uma extremidade lateral posicionada lateralmente para fora de uma extremidade lateral da primeira cobertura lateral (31);
    uma borda traseira (31d) da primeira cobertura lateral (31) sendo pelo menos parcialmente posicionada para trás (32b) de uma borda traseira da segunda cobertura lateral (32);
    a cobertura lateral (30) incluindo ainda uma projeção (31a) projetando-se lateralmente para fora da primeira cobertura lateral (31), a projeção (31a) estendendo-se em uma direção longitudinal de uma motocicleta (1), e a segunda cobertura lateral (32) sendo fixada à projeção (31a);
    a cobertura lateral (30) incluindo ainda, pelo menos um elemento que é idêntico à projeção (31a), o pelo menos um elemento e a projeção (31a) sendo alinhados ao longo de uma direção vertical com um intervalo pré-determinado;
    uma trajetória de fluxo de vento sendo proporcionada entre a primeira cobertura lateral (31) e segunda cobertura lateral (32) para permitir que um vento flua através da mesma durante o percurso da motocicleta (1) ; e a trajetória de fluxo de vento inclui um orifício ou orifícios (34) definidos pela projeção (31a) e o pelo menos um elemento.
  10. 10. Motocicleta (1) CARACTERIZADA por compreender:
    uma armação de corpo do veículo (11) que inclui um tubo coletor (11a);
    um eixo de direção (13) rotatoriamente inserido no tubo coletor (11a);
    um garfo frontal (15) fixado ao eixo de direção (13);
    uma roda frontal (16) rotatoriamente suportada por uma porção de fundo do garfo frontal (15);
    um tanque de combustível (25) disposto para trás do tubo coletor (11a);
    Petição 870190055710, de 17/06/2019, pág. 13/14
    4/4 um assento (10) disposto para trás do tanque de combustível (25), sendo que o assento (10) permite que um motorista sente sobre o mesmo;
    um motor (12) disposto sob o tanque de combustível (25), sendo que o motor (12) é disposto para trás da roda frontal;
    5 uma cobertura frontal disposta à frente do tubo coletor (11a); e uma cobertura lateral (30) posicionada mais alto que uma extremidade traseira (16a) da roda frontal (16) e uma extremidade de fundo (12a) do motor (12), a cobertura lateral (30) sendo disposta lateralmente para fora do tubo coletor (11a) e do garfo frontal (15); em que a extremidade traseira (16a) da cobertura lateral (30) sendo posicionada para trás de
    10 uma extremidade frontal do tanque de combustível (25);
    a cobertura lateral (30) incluindo:
    uma primeira cobertura lateral (31) disposta lateralmente para fora do tubo coletor (11a) e do garfo frontal (15); e uma segunda cobertura lateral (32) disposta lateralmente para fora da primeira
  11. 15 cobertura lateral (31);
    a segunda cobertura lateral (32) incluindo uma extremidade lateral posicionada lateralmente para fora de uma extremidade lateral da primeira cobertura lateral (31);
    uma borda traseira (31d) da primeira cobertura lateral (31) é pelo menos parcialmente posicionada para trás de uma borda traseira (32b) da segunda cobertura lateral (32); e a motocicleta (1) adicionalmente compreendendo uma lâmpada intermitente (35a, 35b) disposta sob a cobertura lateral (30).
BRPI1011381A 2009-05-27 2010-05-26 motocicleta BRPI1011381B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009127161A JP2012162094A (ja) 2009-05-27 2009-05-27 自動二輪車
PCT/JP2010/058920 WO2010137621A1 (ja) 2009-05-27 2010-05-26 自動二輪車

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1011381A2 BRPI1011381A2 (pt) 2016-03-15
BRPI1011381B1 true BRPI1011381B1 (pt) 2019-09-10

Family

ID=43222728

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1011381A BRPI1011381B1 (pt) 2009-05-27 2010-05-26 motocicleta

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8464823B2 (pt)
EP (1) EP2436584B1 (pt)
JP (1) JP2012162094A (pt)
CN (1) CN102421662B (pt)
BR (1) BRPI1011381B1 (pt)
CO (1) CO6480945A2 (pt)
ES (1) ES2478443T3 (pt)
MX (1) MX2011012577A (pt)
MY (1) MY156547A (pt)
WO (1) WO2010137621A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2015123765A (ja) 2013-12-25 2015-07-06 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車
JP6432252B2 (ja) 2014-09-29 2018-12-05 スズキ株式会社 鞍乗型車両のカウル
JP6051188B2 (ja) * 2014-09-30 2016-12-27 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP6166298B2 (ja) 2015-03-20 2017-07-19 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
CN107531302B (zh) * 2015-04-24 2019-11-19 本田技研工业株式会社 鞍乘式车辆的护罩结构
JP6207098B2 (ja) * 2015-09-25 2017-10-04 本田技研工業株式会社 自動二輪車の車体カバー、及び、自動二輪車
JP1567984S (pt) * 2016-04-28 2017-01-30
JP6958303B2 (ja) * 2017-12-05 2021-11-02 スズキ株式会社 自動二輪車のウィング装置
JP6689896B2 (ja) * 2018-01-31 2020-04-28 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP6663949B2 (ja) * 2018-03-30 2020-03-13 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP6663451B2 (ja) 2018-04-26 2020-03-11 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP2020015387A (ja) * 2018-07-24 2020-01-30 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
JP6806747B2 (ja) * 2018-09-28 2021-01-06 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のカウル構造
JP7141299B2 (ja) * 2018-10-09 2022-09-22 カワサキモータース株式会社 鞍乗型車両
JP6880088B2 (ja) 2019-01-25 2021-06-02 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
USD921535S1 (en) * 2019-03-27 2021-06-08 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Motorcycle, toy, and/or replicas thereof
JP1648610S (pt) * 2019-03-29 2019-12-23
JP7192003B2 (ja) * 2020-03-27 2022-12-19 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両の車体カバー構造

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4280501B2 (ja) 2003-01-08 2009-06-17 本田技研工業株式会社 自動二輪車におけるフロントカウル取付け構造
JP5090838B2 (ja) * 2007-09-21 2012-12-05 川崎重工業株式会社 自動二輪車のリヤフェンダ・アセンブリー
JP2009107568A (ja) 2007-10-31 2009-05-21 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車用カウル及び自動二輪車
JP2009107569A (ja) 2007-10-31 2009-05-21 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車用カウル及び自動二輪車
BRPI0805388B1 (pt) * 2007-12-27 2018-06-26 Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha Motocicleta
JP3150238U (ja) * 2009-02-09 2009-05-07 ヤマハ・モーター・ヨーロッパ・エヌ・ヴイ 自動二輪車
JP5373181B2 (ja) * 2010-02-23 2013-12-18 本田技研工業株式会社 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
EP2436584A4 (en) 2013-02-20
JP2012162094A (ja) 2012-08-30
CO6480945A2 (es) 2012-07-16
BRPI1011381A2 (pt) 2016-03-15
EP2436584A1 (en) 2012-04-04
ES2478443T3 (es) 2014-07-22
US20120043150A1 (en) 2012-02-23
CN102421662B (zh) 2014-03-26
EP2436584B1 (en) 2014-06-25
US8464823B2 (en) 2013-06-18
MX2011012577A (es) 2012-01-30
CN102421662A (zh) 2012-04-18
WO2010137621A1 (ja) 2010-12-02
MY156547A (en) 2016-02-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1011381B1 (pt) motocicleta
ES2360998T3 (es) Vehículo de tipo para montar a horcajadas.
BR102013026167B1 (pt) motocicleta
BRPI1010354B1 (pt) estrutura da parte dianteira de um veículo do tipo de selim
BRPI1100747B1 (pt) estrutura de capota para veículo do tipo de montar
BRPI1103058B1 (pt) veículo do tipo de montar
BR102016001642B1 (pt) Estrutura de admissão para um veículo do tipo para montar
BRPI0805388B1 (pt) Motocicleta
BRPI0909831B1 (pt) estrutura de aleta de resfriamento em uma motocicleta
ES2530173T3 (es) Vehículo de tipo para montar a horcajadas
BRPI1102501B1 (pt) veículo do tipo de montaria em selim
BRPI1106856B1 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
ES2467150T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
ES2549033T3 (es) Transmisión de tipo correa en V para una motocicleta
ES2493617T3 (es) Motocicleta que tiene una cavidad interior
ES2371691T3 (es) Motocicleta con un elemento de conducto de aire.
BR112012000644A2 (pt) veículo a motor com duas rodas
BR102013006959A2 (pt) Lâmpada para motocicleta
BR102014028091B1 (pt) Veículo do tipo sela de montar
BR102013003442A2 (pt) Veículo do tipo de montar no selim
BRPI1103052A2 (pt) veìculo do tipo de montaria em selim
BR102019000767A2 (pt) veículo de dirigir montado em selim
BR102016021819B1 (pt) Cobertura de corpo de veículo para motocicleta e motocicleta
BR102019002834A2 (pt) estrutura de montagem de lanterna pisca-pisca de veículo do tipo para montar
ES2549829B1 (es) Estructura de admisión de aire de un vehículo del tipo de los de montar a horcajadas

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/05/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/05/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS