BRPI0817634B1 - Método e dispositivo para a produção de tecido de malha - Google Patents

Método e dispositivo para a produção de tecido de malha Download PDF

Info

Publication number
BRPI0817634B1
BRPI0817634B1 BRPI0817634-5A BRPI0817634A BRPI0817634B1 BR PI0817634 B1 BRPI0817634 B1 BR PI0817634B1 BR PI0817634 A BRPI0817634 A BR PI0817634A BR PI0817634 B1 BRPI0817634 B1 BR PI0817634B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
knitting
stretching
knitting machine
fiber
spinning nozzles
Prior art date
Application number
BRPI0817634-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Hans Stahlecker
Wolfgang Bauer
Original Assignee
Rotorcraft Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rotorcraft Ag filed Critical Rotorcraft Ag
Publication of BRPI0817634A2 publication Critical patent/BRPI0817634A2/pt
Publication of BRPI0817634B1 publication Critical patent/BRPI0817634B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D04BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
    • D04BKNITTING
    • D04B9/00Circular knitting machines with independently-movable needles
    • D04B9/14Circular knitting machines with independently-movable needles with provision for incorporating loose fibres, e.g. in high-pile fabrics

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Knitting Machines (AREA)
  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
  • Knitting Of Fabric (AREA)

Description

(54) Título: MÉTODO E DISPOSITIVO PARA A PRODUÇÃO DE TECIDO DE MALHA (51) Int.CI.: D04B 9/14 (30) Prioridade Unionista: 02/10/2007 CH 1520/07, 19/12/2007 CH 1971/07 (73) Titular(es): ROTORCRAFT AG. SIPRA PATENTENTWICKLUNGS-UND BETEILIGUNGSGESELLSCHAFT MBH (72) Inventor(es): HANS STAHLECKER; WOLFGANG BAUER / 16 “MÉTODO E DISPOSITIVO PARA A PRODUÇÃO DE TECIDO DE
MALHA” [0001] A invenção refere-se a um método para a produção de tecido de malha, em que cada uma das agulhas de malharia de uma máquina de malharia é suprida com um cordão de fibra que foi estirado para a finura desejada em um sistema de estiramento prévio. A invenção se refere também a um dispositivo para executar o método de acordo com a invenção.
[0002] Uma multiplicidade de propostas foi feita no passado para fabricar tecido de malha diretamente de fibras têxteis descontínuas ou de mecha. Desta maneira, os estágios intermediários clássicos da fabricação de fio, que é a formação do fio, enrolamento dele sobre bobinas e possivelmente re-enrolamento dele. Os artigos de malha podem ser fabricados com economia significantemente maior.
[0003] O documento US-A-3.877.254, por exemplo, propõe o fornecimento de fibras têxteis descontínuas para as agulhas de uma máquina de malharia. O dispositivo ali descrito considera como base da descrição uma máquina de malharia circular. As fibras têxteis descontínuas, que foram alinhadas por escovas, são formadas em um enlace e captadas por uma roda com ganchos e transportadas para a máquina de malharia circular onde elas são emalhadas para formar um tecido de malha. Os pontos de entrelaçamento dentro da malha fornecem ao tecido de malha a resistência necessária. É também explicado que, adicionalmente, um fio auxiliar feito de uma mecha fio pode também ser emalhado.
[0004] O documento WO 2004/079068 descreve uma máquina de malharia circular, cujos locais de malharia são abastecidos com mecha de fibras têxteis descontínuas, em lugar de com fio acabado. A mecha é estirada para o número de fios desejado em um sistema de estiramento, e fornecida às agulhas de malharia como um cordão de fibra não reforçada. A unidade de estiramento descrita no WO 2004/079068 é um banco de estiramento com três
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 5/25 / 16 ou mais cilindros, que tem aventais duplos e um par de cilindros de pressão de fornecimento, como são familiares de teares de fiação circulares da arte anterior para a produção de fio. Para grandes teares de malha circulares que têm cilindros de agulhas com grandes diâmetros, sobre os quais, por exemplo, 48 ou 96 locais de malharia podem ser posicionados, é proposto que um bocal de torção seja posicionado entre o banco de estiramento e a estação de malharia, onde uma torção falsa é proporcionada ao cordão de fibra estirada. Fio temporariamente reforçado deste tipo deve exibir resistência suficiente para ser transportado até mesmo sobre distâncias maiores. Por outro lado, a falsa torção deve também ser liberada no curso para o local de malharia, para que as fibras sejam substancialmente paralelas umas às outras quando elas são incorporadas nos tecidos de malha formados pelas agulhas de malharia, de modo que a ausência de torção no fio proporcionará aos tecidos de malha uma sensação muito macia.
[0005] O processamento direto de um cordão de fibra criada a partir de uma mecha estirada é de grande interesse comercial, pois a mecha processada é significantemente mais barata que um fio completamente fiado. Não obstante, o reforço temporário tem a desvantagem que o cordão de fibra, mantido conjuntamente somente pela falsa torção, nem sempre é transportado confiavelmente e sem interrupção desde a saída do sistema de estiramento para as agulhas de malharia. Breves interrupções no cordão de fibra podem ocorrer cada vez mais. Essas usualmente não fazem com que o processo de malharia pare, uma vez que, como um resultado da alta velocidade de transporte do cordão de fibra - até 200- m/min ou até mesmo mais alta - um monitor de fio não é mesmo disparado; o cordão de fibra em seguida, além disto, imediatamente encontra seu caminho para a agulha de malharia. As breves interrupções no fornecimento do cordão de fibra conduzem a furos no tecido de malha, posicionados aleatoriamente tanto no sentido radial quanto axial. Os furos, todavia, significam que o tecido de malha é inteiramente
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 6/25 / 16 inaceitável.
[0006] A finalidade da presente invenção, por conseguinte, é prover uma solução para estas desvantagens no método e equipamento usado para fabricar o tecido de malha a partir da mecha. Um método e um dispositivo associado devem ser criados, os quais permitem que artigos sem falhas sejam fabricados a partir de mecha. As vantagens em termos de custo do uso direto de mecha devem ser mantidas. Os tecidos de malha produzidos devem proporcionar uma sensação macia.
[0007] Este objetivo é alcançado por um método para a produção de tecido de malha a partir de mecha, caracterizado pelo fato de que: cada cordão de fibra é permanentemente reforçado no trajeto entre o sistema de estiramento e as agulhas de malharia; e, o reforço permanente do cordão de fibra pode ser detectado nas agulhas de malharia. O objetivo é também alcançado por um dispositivo para a produção de tecido de malha compreendendo uma máquina de malharia equipada com agulhas de malharia que têm pelo menos um local de malharia para processar um cordão de fibra alimentada para formar o tecido de malha, e com sistemas de estiramento préconectados aos locais de malharia para estirar uma mecha fornecida à mesma para formar o cordão de fibra, caracterizado pelo fato de que entre os sistemas de estiramento e as agulhas de malharia são dispostos dispositivos para o reforço permanente dos cordões de fibra que saem dos sistemas de estiramento.
[0008] A invenção propõe um método para a produção de tecidos de malha, nos quais um cordão de fibra que foi estirado para a finura desejada em um sistema de estiramento precedente é fornecido a cada uma das agulhas de malharia de uma máquina de malharia. Cada cordão de fibra é permanentemente reforçado no caminho desde o sistema de estiramento para as agulhas de malharia. O reforço permanente do cordão de fibra pode ser detectado nas agulhas de malharia.
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 7/25 / 16 [0009] Porque os cordões de fibra que saem do sistema de estiramento são permanentemente reforçados no caminho para as agulhas de malharia, o problema de breves interrupções no fornecimento das fibras às agulhas de malharia é confiavelmente superado. Enquanto uma falsa torção pode ser desfeita novamente muito rapidamente, conduzindo assim às interrupções observadas, um cordão de fibra permanentemente reforçado pode também ser transportado sobre distâncias maiores. O reforço aqui é estável, e pode ser demonstrado no cordão de fibra na agulha de malharia. O reforço permanente pode ser ainda demonstrado no tecido de malha fabricado. O reforço permanente, aqui, não deve ser imaginado como sendo o mesmo que a torcedura efetiva de fio, mas é exatamente suficiente para fornecer adequadamente a um cordão de fibra grande resistência. Desta maneira, a sensação macia do tecido de malha produzido é afetada somente muito ligeiramente.
[00010] Em uma versão favorável do método de acordo com a invenção, o reforço permanente de um cordão de fibra é atingido pelo enrolamento de fibras circunvizinhas em torno do núcleo do cordão de fibra, onde as fibras são substancialmente livres de torção e são alinhadas amplamente paralelas umas às outras. O núcleo do cordão de fibra tem uma seção transversal que representa a proporção maior das fibras. As fibras circunvizinhas estão em torno do núcleo em sua circunferência, e se sobrepõem ou se interligam uma entre si. Desta maneira, um cordão de fibra transportável, moderadamente estável, é obtido, sem ao mesmo tempo criar um fio efetivo, tal como é, por exemplo, gerado em teares de fiação circulares.
[00011] Para o reforço permanente, o cordão de fibra é beneficamente transportado sobre o caminho desde um sistema de estiramento para uma agulha de malharia por um bocal de fiação operado pneumaticamente (bocal de fiação a ar). A criação do cordão de fibra moderadamente estável, mas
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 8/25 / 16 transportável, que consiste de um núcleo circundado de fibras que são substancialmente paralelas umas às outras é obtida pelo ajuste dos parâmetros operacionais relevantes do bocal de fiação, tais como o volume, velocidade e grau de torção do fluxo de ar. Os parâmetros operacionais requeridos dependem do tipo de fibras sendo usado, e do grau de reforço que é desejado, e podem ser determinados pelo especialista técnico com base na experiência suplementada por simples séries experimentais.
[00012] Por razões de espaço, por exemplo quando teares de malha circulares são usados, pode ser constatado ser vantajoso se várias mechas são estiradas para a finura desejada, substancialmente paralelas umas às outras, em um sistema de estiramento. Os cordões de fibra que saem dos sistemas de estiramento são alimentados aos bocais de fiação posicionados um ao lado do outro, cada um deles conjugado a um sistema de estiramento associado. [00013] Por razões de manutenção, os bocais de fiação dispostos em um sistema de estiramento são abastecidos, em uma forma de concretização apropriada, a partir de uma fonte em comum de ar comprimido. Se, por exemplo, um bocal de fiação conectado a um sistema de estiramento particular precisar ser inspecionado ou trocado, os bocais de fiação associados ao outro sistema de estiramento não são afetados, pois o fornecimento de ar comprimido dos bocais de fiação associados aos respectivos sistemas de estiramento é organizado autonomamente um com relação ao outro. Não obstante, é possível que cada bocal de fiação ou grupo de bocais de fiação seja individualmente desconectado sem prejudicar o fornecimento de ar comprimido para os outros bocais de fiação.
[00014] É conveniente quando o ar que escoa a partir das saídas dos bocais de fiação seja guiado para dentro de tubos que são posicionados entre os bocais de fiação e as agulhas de malharia. Os tubos de guia são usados, ao mesmo tempo, para guiar os cordões de fibra permanentemente reforçados para as agulhas de malharia. O ar que escoa através dos tubos de guia suporta
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 9/25 / 16 o transporte dos cordões de fibra.
[00015] Um dispositivo para a produção de tecido de malha de acordo com a invenção compreende uma máquina de malharia equipada com agulhas de malharia, tendo pelo menos um local de malharia para processar um cordão de fibra alimentado dentro do tecido de malha, e um sistema de estiramento que precede os locais de malharia para estirar uma mecha apresentada ao mesmo para formar um cordão de fibra que tem a finura desejada. Dispositivos para proporcionar reforço permanente aos cordões de fibra que saem dos sistemas de estiramento são dispostos entre os sistemas de estiramento e as agulhas de malharia.
[00016] Em uma forma de concretização favorável da invenção, os dispositivos para reforçar permanentemente os cordões de fibra são bocais de fiação que operam pneumaticamente (bocais de fiação a ar). Bocais de fiação pneumáticos ou bocais de fiação a ar deste tipo são suficientemente bem conhecidos, e podem ser obtidos na arte anterior.
[00017] Por razões de espaço, pode ser apropriado quando duas ou mais mechas são estiradas em paralelo em um sistema de estiramento. Em formas de concretização da invenção deste tipo, um número correspondente de dois ou mais bocais de fiação com um espaçamento de centro de entre 8 mm e 30 mm são conjugados a cada sistema de estiramento. Com este espaçamento de centro, os cordões de fibra fornecidos por um sistema de estiramento podem ser guiados para os bocais de fiação sem alterar significantemente sua direção.
[00018] Os bocais de fiação associados com um sistema de estiramento são favoravelmente conectados a uma fonte em comum de ar comprimido. Desta maneira, os bocais de fiação individuais ou grupos de bocais de fiação podem ser operados independentemente. A dependência de um bocal de fiação ou grupo de bocais de fiação com relação ao sistema de ar comprimido não afeta o fornecimento de ar comprimido aos outros sistemas de
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 10/25 / 16 estiramento.
[00019] Em uma outra forma de concretização da invenção, os tubos de guia para os cordões de fibra permanentemente reforçados são dispostos entre os bocais de fiação e as agulhas de malharia, e servem ao mesmo tempo para aceitar o ar que sai das saídas dos bocais de fiação. Os tubos de guia, particularmente quando as distâncias de transporte são maiores, asseguram o transporte seguro e não interrompido dos cordões de fibra reforçados permanentemente cordões de fibra para as agulhas de malharia. Eles também servem para o transporte para fora do ar comprimido que sai dos bocais de fiação. Desta maneira, fibras voláteis e consequente o ensujamento da máquina de malharia são evitados.
[00020] Em uma outra forma de concretização particularmente favorável do dispositivo de acordo com a invenção, o sistema de estiramento que precede os bocais de fiação é equipado com elementos de estiramento e motores de acionamento associados cujos eixos encerram um ângulo de aproximadamente 90° com uma placa de base, e cujas extremidades longitudinais são ligadas à placa de base. Os sistemas de estiramento podem, por exemplo, ser implementados como bancos de estiramento multi-cilindros com pares de cilindros de entrada e saída. Os eixos dos pares de cilindros de acionamento são então conectados em uma de suas extremidades longitudinais com a placa de base, e protegidos contra a placa de base em um ângulo de aproximadamente 90°. Esta disposição flutuante dos elementos de estiramento e dos motores de acionamento associados tem vantagens construtivas e permite uma estrutura muito compacta e que requer pouca manutenção. Particularmente conveniente é a configuração dos sistemas de estiramento como unidades autônomas, que podem ser montadas e desmontadas, sem prejudicar assim os sistemas de estiramento adjacentes. Os tempos de paralisação da máquina de malharia pode desta maneira ser mantidos muito pequenos.
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 11/25 / 16 [00021] Uma outra variante conveniente da invenção incorpora dispositivos de armazenamento e fornecimento de fio entre os sistemas de estiramento, com dispositivos de fiação e as agulhas da máquina de malharia. Os dispositivos de armazenamento e fornecimento de fio podem ser implementados na forma de alimentadores de fio positivos que podem ser operados sincronamente com o acionamento de máquina de malharia, e que sempre fornecem uma quantidade constante do cordão de fibra permanentemente reforçado. Em uma forma de concretização alternativa, os dispositivos de armazenamento e fornecimento de fio são implementados na forma alimentadores de armazenamento de fio que sempre fornecem qualquer quantidade de material que é requerida pelo tear de malharia. Alimentadores de fio de armazenamento usualmente operam sincronicamente com os acionamentos dos sistemas de estiramento. É também possível incorporar alimentadores de fio que podem ser operados opcionalmente ou como alimentadores de fio positivos ou como alimentadores de fio de armazenamento. Isto torna possível fornecer os fios opcionalmente em uma maneira continua (positiva) ou intermitentemente, a fim de, por exemplo, alterar entre a fabricação de tecidos de malha lisos (jérsei simples) ou tecidos de malha tipo Jacquard. Os acionamentos da máquina de malharia e dos sistemas de estiramento podem ser inteiramente desacoplados uns dos outros para o processo de malharia/ligação por fiação. Desta maneira, cordões de fibra permanentemente reforçados podem primeiramente ser fiados pelos sistemas de estiramento e os bocais de fiação enquanto a máquina de malharia está estacionária. Esses são alimentados, talvez manualmente, através dos alimentadores de fio para as guias de fio da máquina de malharia. Somente então a máquina de malharia é colocada em marcha.
[00022] O dispositivo de acordo com a invenção pode ser uma máquina de malharia de qualquer tipo ou tamanho. A equipagem com bocais de fiação e independente sistemas de estiramento de acordo com a invenção
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 12/25 / 16 para teares de malha circulares é particularmente expediente. A integração de alimentadores de fio foi verificada que é particularmente favorável para teares de malha circulares, pois desta maneira os sistemas de estiramento estão a uma maior distância dos cilindros de agulhas, e são, por conseguinte, posicionados em torno de uma circunferência maior. Isto tem o efeito favorável sobre as relações de espaço.
[00023] Outras vantagens, características e variações podem ser vistas na seguinte descrição de uma forma de concretização da invenção. As ilustrações, que não estão em escala, mostram:
a figura 1 um esboço ilustrando o princípio de um dispositivo, de acordo com a invenção;
a figura 2 um cordão de fibra permanentemente reforçado; a figura 3 um sistema de estiramento com uma estrutura modular; e a figura 4 uma ilustração esquemática do dispositivo com uma unidade de armazenamento e fornecimento de fio integrado.
[00024] A figura 1 ilustra o princípio geral de um dispositivo de acordo com a invenção para fabricação de um tecido de malha diretamente a partir de mecha estirada. O dispositivo, de acordo com o exemplo de uma forma de concretização ilustrada, compreende uma máquina de malharia circular 1 com um cilindro de agulhas 3, no qual, por exemplo, 48 ou 96 agulhas 4, em particular agulhas do tipo de trava, são montadas de forma móvel. Evidentemente é possível que o dispositivo 1 seja uma máquina de malharia de leito plano ao invés de uma máquina de malharia circular. As agulhas 4 processam diretamente a mecha Y fornecida a um local de malharia 2 na forma, por exemplo, de mecha de banco de estiramento a partir de uma lata, ou como mecha de asa a partir de uma bobina de asa 5, que pode ser alojada em um bastidor: da máquina de malharia circular 1. O local de malharia 2 se refere ao local no qual um cordão de fibra Y é passado para as agulhas de
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 13/25 / 16 malharia 4 posicionadas sobre o cilindro de agulhas 3. A máquina de malharia circular 1 é precedida por um sistema de estiramento 6 onde a mecha Y é estirada ou repuxada para formar um cordão de fibra da finura desejada. Por razões de clareza, a figura, 1 somente mostra um sistema de estiramento 6. Algumas formas de concretização do dispositivo de acordo com a invenção podem incorporar um sistema de estiramento separado para cada local de malharia. É também possível, por exemplo, que dois ou mais ou mais pontos de malharia sejam supridos com cordões de fibra estirados por meio de um sistema de estiramento em comum. Neste caso, por exemplo, duas mechas Y, paralelas uma à outra, são estiradas para a finura desejada simultaneamente no sistema de estiramento.
[00025] Entre o sistema de estiramento 6 e as agulhas de malharia 4, um dispositivo 11 é posicionado, no qual um cordão de fibra Y que sai do sistema de estiramento é permanentemente reforçado. O dispositivo 11 usado para reforçar permanentemente o cordão de fibra Y é preferivelmente um bocal de fiação que opera pneumaticamente. Bocais de fiação deste tipo são também designados como bocais de fiação a ar e são conhecidos, por exemplo, dos documentos EP-A-1 518 949 ou EP-A-l 826 299. Um bocal de fiação 11 é provido para cada cordão de fibra Y que sai de um sistema de estiramento 6. Dois ou mais bocais de fiação 11 podem ser conjugados aqui a um sistema de estiramento em comum 6.
[00026] Os bocais de fiação 11 associados com um sistema de estiramento 6 são convenientemente conectados a uma fonte em comum de ar comprimido. Desta maneira, os bocais de fiação individuais 11 ou grupos de bocais de fiação podem ser operados independentemente. A dependência de um bocal de fiação ou grupo de bocais de fiação com relação a um sistema de ar comprimido não afeta o fornecimento de ar comprimido aos outros sistemas de estiramento.
[00027] O cordão de fibra permanentemente reforçado Y que sai do
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 14/25 / 16 bocal de fiação 11 pode ser diretamente alimentada a uma local de malharia 2, onde ele é processado pela agulha de malharia 3 para formar o tecido de malha. O reforço permanente deste cordão de fibra Y pode ser demonstrado na agulha de malharia 4 e no tecido de malha acabado. Em uma forma de concretização alternativa, é possível, como ilustrado, que um tubo de guia 12 para o cordão de fibra permanentemente reforçado Y seja posicionado entre os bocais de fiação 11 e as agulhas de malharia 4, que serve ao mesmo tempo para aceitar o ar que sai da saída do bocal de fiação 11. O tubo de guia, particularmente quando as distâncias de transporte são maiores, assegura o transporte seguro e ininterrupto dos cordões de fibra permanentemente reforçados para as agulhas de malharia 4. Ele serve, em adição, para transportar para fora o ar comprimido que sai do bocal de fiação 11. Desta maneira, fibras voláteis e consequente ensujamento da máquina de malharia 1 são evitados.
[00028] A figura 2 ilustra esquematicamente um cordão de fibra Y permanentemente reforçado no bocal de fiação. O cordão de fibra tem um núcleo C, no qual as fibras são dispostas com substancialmente nenhuma torção e amplamente paralelas umas às outras. Devido ao fluxo de ar presente no bocal de fiação, as fibras que ficam situadas externamente são enroladas em torno do núcleo do cordão de fibra. Estas fibras de enrolamento externas T circundam o núcleo C do cordão de fibra Y. O diâmetro de o núcleo representa a maior proporção das fibras. As fibras circundantes são enroladas em torno do núcleo C em sua circunferência, e se sobrepõem e interligam uma à outra. Desta maneira, um cordão de fibra transportável moderadamente estável Y é obtido, sem neste caso criar um fio efetivo, como é gerado, por exemplo, em teares de fiação circulares.
[00029] O sistema de estiramento 6 representado a título de exemplo na figura 3 é um assim chamado banco de estiramento de três cilindros para estirar mecha volátil. A mecha volátil é uma mecha Y que já apresenta um
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 15/25 / 16 certo grau de torção. Como um resultado, a mecha volátil pode ser enrolada sobre bobinas de asa que simplesmente são montadas sobre o bastidor. A mecha volátil é suficientemente forte para ser transportada sem problemas sobre distâncias relativamente grandes. Para que seja possível estirar a mecha volátil Y para formar o fio fino desejado, a torção que ela contém tem que ser liberada em uma zona de estiramento primária do banco de estiramento depois de o desejado grau de estiramento poder ser proporcionado à zona de estiramento principal propriamente dita. No banco de estiramento de três cilindros 6, a zona de estiramento preliminar se estende desde o par de cilindros de aperto de entrada 7 até os cilindros de avental para o avental duplo. O estiramento preliminar resulta das diferentes velocidades circunferenciais dos pares de cilindros, e é tipicamente na faixa de aproximadamente 1,2 a 1,4. A zona de estiramento principal estende-se desde o avental duplo 8 para tão longe até o par de cilindros de aperto de saída 9. A mecha volátil é estirada na zona de estiramento principal com um fator de entre 25 e 50.
[00030] Como pode ser visto na figura 3, a unidade de estiramento inteira 6 tem uma estrutura modular, e é posicionada sobre uma placa de base 60. Cada um dos pares de cilindros de aperto tem cilindros superiores 71, 81 ou 91 e cilindros inferiores 72, 82 ou 92. O cilindro inferior 72, 82 ou 92 do par de cilindros de aperto de entrada 7, os cilindros de avental para o avental duplo 8 e o par de cilindros de aperto de saída 9 são montados aqui sobre eixos que são fixados em uma extremidade na placa de base 60, e se projetam livremente para fora da mesma. Os cilindros de entrada superior 71 e o rolo de avental superior 81 são dispostos e têm seus mancais sobre uma placa de suporte separada 78 que é unida à placa de base 60 por meio de uma mola de tensão 75. A mola de tensão 75 estende-se entre um mancal de suporte que se projeta a partir da placa de base 60 para um ponto de pressão 77 provido na placa de suporte, e é carregada pelo excêntrico de aperto 76 que tem um
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 16/25 / 16 suporte de pivotamento sobre a placa de base 60. Desta maneira, o cilindro superior de entrada 71 e o cilindro de avental superior 81 são pressionados contra o cilindro inferior de entrada 72 ou o cilindro inferior de avental 82, respectivamente. A força de protensão inicial pode assim ser ajustada pelo excêntrico de aperto 76. O cilindro superior de saída 91 tem seus mancais no suporte 96 que pode se mover livremente com respeito à placa de base 60. O suporte 96 é carregado por uma mola de lâmina 93, uma extremidade da qual é fixada em uma projeção de montagem 95 sobre a placa de base 60. O cilindro superior de saída 91 é meramente colocado no suporte 94 e pode ser facilmente removido pela elevação do cilindro superior de saída 91 a partir do cilindro inferior de saída 92 contra a tensão da mola de lâmina 93.
[00031] Uma guia de mecha 10 pode, como ilustrado, ser posicionada na entrada para a unidade de estiramento 6, antes do par de cilindros de aperto de entrada 7. Os cilindros superiores 71, 81 do par de cilindros de aperto de entrada 7 e aqueles dos cilindros de avental que porta o avental duplo 8 são carregados por mola pela unidade de tensionamento 75, 76, 77, 79 contra cada dos cilindros inferiores associados 72, 82. O cilindro superior de saída 91 é tensionado pela mola de lâmina 93 fixada à placa de base 60, e é pressionado contra o cilindro inferior de saída 92. Os cilindros inferiores 72, 82, 92 são acionados por motores de acionamento elétricos 62, 63; estes são também afixados à placa de base 60, e se projetam dela. Os motores elétricos 62, 63 são preferivelmente motores assíncronos controlados através de conversão de frequência. Os mecanismos de acionamento atuais (pinhão de acionamento, rodas de acionamento, correias dentadas) para os cilindros inferiores são dispostos na parte traseira da placa de base 60, e são protegidos contra sujeira por uma cobertura 64.
[00032] O arranjo ilustrado na figura 3 difere fundamentalmente dos bancos de estiramento de três cilindros ou múltiplos cilindros que são conhecidos em teares de fiação circulares. Enquanto naqueles casos os
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 17/25 / 16 cilindros de aperto e os cilindros inferiores associados dos mecanismos de estiramento das duas estações de fiação adjacentes são posicionados sobre eixos comuns que são normalmente apertados pelo menos em suas extremidades e são na maioria das vezes frequentemente também suportados no centro dos eixos, a invenção propõe unidades de estiramento 6 totalmente independentes, cujos componentes de estiramento são somente fixados em uma extremidade, e são montados em balanço sobre uma placa de base 60. Em contraste com os bancos de estiramento conhecidos, nos quais os cilindros superiores de saída são pressionados por molas contra um cilindro inferior contínuo, cada unidade de estiramento tem aqui seu próprio par de cilindros de aperto de saída. O arranjo de unidades de estiramento vizinhas, assim, não é mais orientado em torno de um cilindro inferior linear. Em contrapartida, cada unidade de estiramento deve ser operada como uma unidade que é independente das unidades de estiramento vizinhas.
[00033] Os pares de rolos de aperto 7, 8, 9 e os motores de acionamento associados 62, 63 têm eixos que encerram um ângulo de aproximadamente 90° com a placa de base, e são conectados em suas extremidades longitudinais à placa de base 60. Este arranjo flutuante dos elementos de estiramento e dos motores de acionamento associados apresenta vantagens construtivas, e permite um modo de construção muito compacto e de fácil manutenção. A construção do sistema de estiramento como unidades autônomas que podem ser montadas e removidas sem criar dificuldades para os sistemas de estiramento vizinhos é particularmente expediente. Os tempos de paralisação das máquinas de fazer malha podem desta maneira ser mantidos muito pequenos. As unidades autônomas demonstraram ter uma vantagem particular para máquinas de fazer malha circulares, pois elas podem ser montadas em um ângulo com relação às unidades vizinhas. Isto permite que todos os pontos de malharia de máquinas de produzir malha circulares sejam supridos com mecha estirada.
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 18/25 / 16 [00034] A figura 4 ilustra a globalidade de uma máquina de malharia circular, enumerada com 1, e equipada com uma unidade de armazenamento e fornecimento de fio 100. Unidades de armazenamento e fornecimento de fio 100 deste tipo são também conhecidos na arte anterior como alimentadores de fio, e ambos os termos são usados abaixo como sinônimos. Na figura 4 os mesmos componentes têm os mesmos números de referência que na figura 1. A máquina de malharia circular 1, por sua vez, incorpora um cilindro de agulhas 3, sobre o qual, por exemplo, 48 ou 96 agulhas de malharia 4, em particular agulhas do tipo de trava, são montadas de forma móvel. As agulhas de malharia 4 são abastecidas com a mecha permanentemente reforçada Y que pode ser estirada, por exemplo, como mecha de bancos de estiramento a partir de latas, ou como mecha volátil a partir de bobinas de asa 5, que podem ser alojadas em um bastidor da máquina de malharia circular 1. No sistema de estiramento 6, a mecha Y é repuxada para formar um cordão de fibra da finura requerida, e é permanentemente reforçada no bocal de fiação seguinte
11.
[00035] As unidades de armazenamento e fornecimento de fio 100 servem como armazéns intermediários para o cordão de fibra Y estirado e permanentemente reforçado. Durante o processo de emalhamento/fiação, os acionamentos para os dispositivos de armazenamento e fornecimento de fio 100, a máquina de malharia circular 1 e o sistema de estiramento 6 pode ser operado totalmente, ou pelo menos parcialmente, desacoplados uns dos outros. Isto permite que um cordão de fibra transportável Y seja primeiramente criado pelo sistema de estiramento 6 e o subsequente bocal de fiação 11, sem a necessidade de iniciar a operação da máquina de malharia circular 1 e/ou do alimentador de fio. O cordão de fibra transportado criado é transportado para o alimentador de fio 100, a partir de onde ele é passado para a máquina de malharia circular 1. Somente depois de o cordão de fibra permanentemente reforçado Y ter sido colocado na guia de fio 13 da máquina
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 19/25 / 16 de malharia circular 1, a máquina é colocada em movimento. Isto envolve o acoplamento dos acionamentos da máquina de malharia circular com os acionamentos do sistema de estiramento 6 e do acionamento do alimentador de fio. Unidades de desligamento de entrada e saída 101, 102 que precedem e se seguem ao alimentador de fio 100 monitoram o cordão de fibra Y com relação a interrupções, e desliga a máquina de malharia 1 e o sistema de estiramento 6 se o fio se romper.
[00036] Os alimentadores de fio 100 podem também ser implementados como alimentadores de armazenamento. Os alimentadores de armazenamento incorporam, por exemplo, um tambor de fio rotativo que tem um primeiro segmento circunferencial que está em contato com uma cinta de transporte em forma de uma correia, e um segundo segmento circunferencial livre da cinta de transporte. Se o cordão de fibra é posicionado entre o primeiro segmento circunferencial e a cinta de transporte, então ele é forçadamente e continuamente alimentado às agulhas da máquina de malharia a uma velocidade que corresponde à velocidade circunferencial das agulhas da máquina de malharia ou da cinta de transporte (alimentação de fio positiva). Se, por outro lado, o cordão de fibra é posicionado sobre o segundo segmento circunferencial, então ele é sempre somente transportado quando for requerido e quando tensão é aplicada ao mesmo pela máquina de malharia (alimentação de fio intermitente). Um alimentador de fio de armazenamento deste tipo, incluindo aperfeiçoamentos, é conhecido, por exemplo, da DE 41 16 497 A1. O arranjo de alimentadores de fio de armazenamento 100 entre o sistema de estiramento 6 e seus bocais de fiação seguintes 11 que criam o forte cordão de fibra transportável Y e a máquina de malharia 1, por conseguinte, torna possível que o fio seja opcionalmente alimentado permanentemente (positivamente) ou intermitentemente, a fim de, por exemplo, mudar entre a fabricação de tecido de malha liso (jérsei simples) ou tecido de malha do tipo Jacquard.
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 20/25

Claims (3)

REIVINDICAÇÕES
1/3
1. Método para a produção de tecido de malha, em que cada uma das agulhas de malharia (4) de uma máquina de malharia (1) é suprida com um cordão de fibra (Y) que foi estirado para a finura desejada em um sistema de estiramento prévio (6), caracterizado pelo fato de que: cada cordão de fibra (Y) é permanentemente reforçado no trajeto entre o sistema de estiramento (6) e as agulhas de malharia (4); e, o reforço permanente do cordão de fibra (Y) pode ser detectado nas agulhas de malharia (4).
2/3
7# 81 95 Tb
λ 1 r /
Fig^
2 / 4 os bocais de fiação (11) e as agulhas de malharia (4), e que os cordões de fibra (Y) que foram permanentemente reforçados pelos bocais de fiação (11) são alimentados às agulhas de malharia (4) através desses tubos de guia.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o cordão de fibra permanentemente reforçado (Y) é primeiramente passado para uma unidade de armazenamento e fornecimento de fio (100) e daí é passado para as agulhas de malharia (4) da máquina de malharia (1).
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que, durante o processo de malharia sobre/conexão de fio, os acionamentos para a máquina de malharia (1) e os sistemas de estiramento (6) são desacoplados uns dos outros.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o desacoplamento é cancelado depois do processo de malharia sobre/conexão de fio, e o grupo inteiro é acionado por um controlador de máquina na máquina de malharia (1).
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a unidade de armazenamento e fornecimento de fio (100) é operada de uma tal maneira que o cordão de fibra permanentemente reforçado (Y) pode opcionalmente ser alimentado continuamente ou intermitentemente à máquina de malharia (1).
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a unidade de armazenamento e fornecimento de fio (100) pode opcionalmente ser acoplada sincronamente ao acionamento para a máquina de malharia (1) ou ao acionamento do sistema de estiramento (6), ou pode ser operado independentemente deste.
12. Dispositivo para a produção de tecido de malha, compreendendo uma máquina de malharia (1) equipada com agulhas de malharia (4) que têm pelo menos um local de malharia (2) para processar um
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 22/25
3 / 4 cordão de fibra alimentada (Y) para formar o tecido de malha, e com sistemas de estiramento (6) pré-conectados aos locais de malharia (2) para estirar uma mecha (Y) fornecida à mesma para formar o cordão de fibra, caracterizado pelo fato de que entre os sistemas de estiramento (6) e as agulhas de malharia (4) são dispostos dispositivos (11) para o reforço permanente dos cordões de fibra (Y) que saem dos sistemas de estiramento (6).
13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que os dispositivos para reforço de modo estável dos cordões de fibra (Y) são bocais de fiação que operam pneumaticamente (11).
14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que pelo menos dois bocais de fiação (11) estão associados com um sistema de estiramento (6), e esses têm um espaçamento de centro que é entre 8 mm e 25 mm.
15. Dispositivo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que os bocais de fiação (11) conjugados a um sistema de estiramento (6) são conectados a uma fonte em comum de ar comprimido.
16. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 15, caracterizado pelo fato de que tubos de guia (12) para os cordões de fibra permanentemente reforçados são dispostos entre os bocais de fiação (11) e as agulhas de malharia (4), e esses servem ao mesmo tempo para receber o ar que escoa a partir das saídas dos bocais de fiação (11).
17. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 16, caracterizado pelo fato de que os sistemas de estiramento (6) que precedem os bocais de fiação (11) são equipados com elementos de estiramento (6, 7, 8) e são associados com motores de acionamento (62, 63), cujos eixos encerram um ângulo de 90° com uma placa de base (60), e que são conectados em uma de suas extremidades longitudinais com a placa de base (60).
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 23/25
4 / 4
18. Dispositivo de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que os sistemas de estiramento (6) são implementados como unidades autônomas, e podem ser equipados e removidos como tais.
19. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 18, caracterizado pelo fato de que as unidades de armazenamento e fornecimento de fio (100) são dispostas entre os dispositivos (11) para o reforço permanente dos cordões de fibra (Y) que saem dos sistemas de estiramento (6) e as guias de fibra (13) posicionadas antes das agulhas de malharia (4) da máquina de malharia (1).
20. Dispositivo de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que as unidades de armazenamento e fornecimento de fio (100) são alimentadoras de fio positivos, ou alimentadoras de fio de armazenamento, ou são alimentadoras de fio que opcionalmente podem ser operadas como fornecedores de fio permanentes ou intermitentes.
21. Dispositivo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que as unidades de armazenamento e fornecimento de fio (100) podem ser opcionalmente acopladas sincronicamente ao acionamento para máquina de malharia (1) ou para os acionamentos dos sistemas de estiramento (6), ou podem ser operados bem independentemente um do outro.
22. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 19 a 21, caracterizado pelo fato de que unidades de desligamento de entrada ou saída (101, 102) são dispostas antes e depois de uma unidade de armazenamento e fornecimento de fio (100).
23. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 22, caracterizado pelo fato de que a máquina de malharia (1) é uma máquina de malharia circular.
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 24/25
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o reforço permanente de um cordão de fibra (Y) é atingido no núcleo (C) do cordão de fibra, em que as fibras são substancialmente livres de torção e são alinhadas amplamente paralelas umas às outras, sendo o reforço circundado por fibras (T) que são enroladas em torno dele.
3. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o cordão de fibra (Y) é transportado no trajeto desde um sistema de estiramento (6) para uma agulha de malharia (4) através de um bocal de fiação que opera pneumaticamente (11).
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que em um sistema de estiramento (6), várias mechas, alinhadas substancialmente paralelas umas às outras, são estiradas para a finura desejada, e os cordões de fibra assim gerados são alimentadas a bocais de fiação (11) que são conjugados ao sistema de estiramento (6) e que são posicionados um ao lado do outro.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os bocais de fiação (11) conjugados a um sistema de estiramento (6) são abastecidos com ar comprimido a partir de uma fonte em comum.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado pelo fato de que o ar que escoa a partir das saídas dos bocais de fiação (11) é alimentado em tubos de guia (12) que são posicionados entre
Petição 870180003984, de 16/01/2018, pág. 21/25
3/3 >- I
BRPI0817634-5A 2007-10-02 2008-08-13 Método e dispositivo para a produção de tecido de malha BRPI0817634B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH15202007 2007-10-02
CH1520/07 2007-10-02
CH19712007 2007-12-19
CH1971/07 2007-12-19
PCT/CH2008/000344 WO2009043187A1 (de) 2007-10-02 2008-08-13 Verfahren und vorrichtung zur herstellung von maschenware

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0817634A2 BRPI0817634A2 (pt) 2015-03-24
BRPI0817634B1 true BRPI0817634B1 (pt) 2018-03-06

Family

ID=39870346

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0817634-5A BRPI0817634B1 (pt) 2007-10-02 2008-08-13 Método e dispositivo para a produção de tecido de malha

Country Status (4)

Country Link
CN (1) CN101868570B (pt)
BR (1) BRPI0817634B1 (pt)
TW (1) TWI471469B (pt)
WO (1) WO2009043187A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011053396B3 (de) 2011-09-08 2012-08-23 Terrot Gmbh Vorrichtung und Verfahren zur Herstellung von Maschenware
DE102012102695A1 (de) * 2012-03-29 2013-10-02 Maschinenfabrik Rieter Ag Vorspinnmaschine mit einer Anordnung zur Detektion und Entfernung von Garnfehlern
DE102013102827A1 (de) * 2013-03-20 2014-09-25 Sipra Patententwicklungs- Und Beteiligungsgesellschaft Mbh Streckwerk für eine Strickmaschine
JP6177054B2 (ja) * 2013-08-29 2017-08-09 株式会社島精機製作所 編機のための経糸の積極送り装置及び編機
DE102015113320A1 (de) * 2015-08-12 2017-02-16 Terrot Gmbh Fadenmaterial sowie daraus ausgebildete(s) textiles Flächengebilde und/oder textile Applikation
DE102015119040A1 (de) 2015-11-05 2017-05-11 Terrot Gmbh Vorrichtung und Verfahren zur Herstellung von Maschenware
DE202015009463U1 (de) 2015-11-05 2017-09-22 Terrot Gmbh Vorrichtung zur Herstellung von Maschenware
DE102019111035A1 (de) * 2019-04-29 2020-10-29 Saurer Intelligent Technology AG Spinnstelle, Luftspinnmaschine und Verfahren zum Herstellen eines Garns
CN113005622B (zh) * 2021-03-03 2022-08-05 福建泳力泰针织机械有限公司 一种全电脑控制针织提花机
CN113005621B (zh) * 2021-03-03 2022-08-02 福建泳力泰针织机械有限公司 一种针织大圆机

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2558304T3 (es) * 2003-03-06 2016-02-03 Reinhard KÖNIG Género de punto así como procedimiento y dispositivo para su fabricación
DE102005031079A1 (de) * 2005-06-27 2007-01-04 Wilhelm Stahlecker Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung von Maschenware
DE102006006502B4 (de) * 2006-02-13 2018-03-08 Reinhard König Spinnstrickmaschine
JP2007262645A (ja) * 2006-02-28 2007-10-11 Murata Mach Ltd 紡績装置および紡績方法

Also Published As

Publication number Publication date
TW200932976A (en) 2009-08-01
CN101868570B (zh) 2012-05-09
TWI471469B (zh) 2015-02-01
CN101868570A (zh) 2010-10-20
BRPI0817634A2 (pt) 2015-03-24
WO2009043187A1 (de) 2009-04-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0817634B1 (pt) Método e dispositivo para a produção de tecido de malha
KR101223343B1 (ko) 편직물과 상기 편직물을 생산하는 방법 및 장치
KR101945037B1 (ko) 편성포 제조 장치 및 제조 방법
JP4491017B2 (ja) 紡糸引取設備
ES2839282T3 (es) Procedimiento y dispositivo para producir hilado de núcleo elástico con una continua de hilar de anillos
CZ23496A3 (en) Bobbin creel with twisting units
US20180320298A1 (en) Device and method for producing knitted fabric
CN108116942A (zh) 纱线卷绕机及纺纱机
CN105297197B (zh) 纺织机及纺织方法
TWI467071B (zh) 用於針織機的拉伸單元
EP3020854B1 (en) Drafting device and spinning unit
TWI607946B (zh) 用有多馬達驅動之重疊捲繞位置的產生紗線捲筒的機器
KR20080013764A (ko) 니트웨어 제조장치
CN107829176A (zh) 一种用于纱线超光洁处理的瓣合式装置及其应用
CN205474168U (zh) 清洁装置、牵伸装置以及纺纱机
KR101393360B1 (ko) 편직물 제조장치
KR20070090761A (ko) 니트웨어 제조장치를 위한 구동장치
KR100923753B1 (ko) 탄성사 공급장치
KR101378853B1 (ko) 니트웨어 제조장치
JP6767882B2 (ja) 紡績準備機
CN102471952A (zh) 用于制造包芯纱的设备及方法
CN100497144C (zh) 纺织机械
US11299833B2 (en) Torque and skew reduction in tubular knitted fabric
US1253992A (en) Loom.
MX2012010090A (es) Maquina destejedora para recuperar hilos de los generos de tejido de punto de recogida circular.

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2735 DE 06-06-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.