BRPI0813231B1 - processo e aparelho para produzir ferro-esponja - Google Patents

processo e aparelho para produzir ferro-esponja Download PDF

Info

Publication number
BRPI0813231B1
BRPI0813231B1 BRPI0813231A BRPI0813231A BRPI0813231B1 BR PI0813231 B1 BRPI0813231 B1 BR PI0813231B1 BR PI0813231 A BRPI0813231 A BR PI0813231A BR PI0813231 A BRPI0813231 A BR PI0813231A BR PI0813231 B1 BRPI0813231 B1 BR PI0813231B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
reducing gas
gas distribution
distribution ducts
reducing
furnace
Prior art date
Application number
BRPI0813231A
Other languages
English (en)
Inventor
Bogdan Vuletic
Original Assignee
Siemens Vai Metals Tech Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Vai Metals Tech Gmbh filed Critical Siemens Vai Metals Tech Gmbh
Publication of BRPI0813231A2 publication Critical patent/BRPI0813231A2/pt
Publication of BRPI0813231A8 publication Critical patent/BRPI0813231A8/pt
Publication of BRPI0813231B1 publication Critical patent/BRPI0813231B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C21METALLURGY OF IRON
    • C21BMANUFACTURE OF IRON OR STEEL
    • C21B13/00Making spongy iron or liquid steel, by direct processes
    • C21B13/02Making spongy iron or liquid steel, by direct processes in shaft furnaces
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27BFURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS IN GENERAL; OPEN SINTERING OR LIKE APPARATUS
    • F27B1/00Shaft or like vertical or substantially vertical furnaces
    • F27B1/005Shaft or like vertical or substantially vertical furnaces wherein no smelting of the charge occurs, e.g. calcining or sintering furnaces
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27BFURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS IN GENERAL; OPEN SINTERING OR LIKE APPARATUS
    • F27B15/00Fluidised-bed furnaces; Other furnaces using or treating finely-divided materials in dispersion
    • F27B15/02Details, accessories, or equipment peculiar to furnaces of these types
    • F27B15/10Arrangements of air or gas supply devices
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02PCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
    • Y02P10/00Technologies related to metal processing
    • Y02P10/10Reduction of greenhouse gas [GHG] emissions
    • Y02P10/134Reduction of greenhouse gas [GHG] emissions by avoiding CO2, e.g. using hydrogen

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Manufacture Of Iron (AREA)
  • Manufacture And Refinement Of Metals (AREA)
  • Waste-Gas Treatment And Other Accessory Devices For Furnaces (AREA)
  • Vertical, Hearth, Or Arc Furnaces (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO E APARELHO PARA PRODUZIR FERRO-ESPONJA".
Descrição [001] A presente invenção refere-se a um processo e um aparelho para produzir ferro-esponja de material contendo óxido de ferro em forma de agregado através de redução direta em um forno redutor de cuba usando um gás redutor.
[002] Ao produzir ferro-esponja, também referido como ferro de redução direta, por redução direta, o forno redutor de cuba é carregado de cima com óxidos de ferro em forma de agregado, tal como péle-tes e/ou minérios graúdos, através da qual um gás redutor ascendente é feito fluir na base do princípio de contrafluxo. O gás redutor que é introduzido no forno redutor de cuba, preferivelmente estando em uma temperatura de 750 a 900Ό, contendo pó e rico em m onóxido de carbono e hidrogênio, em particular contendo 70 a 90% de CO e H2, é preferivelmente produzido em um gaseificador de fusão ou em algum outro gerador de gás. Desse modo, o óxido de ferro em forma de agregado é completo ou parcialmente reduzido em ferro-esponja e um grau de metalização de 80% a mais de 95% do ferro-esponja pode ser alcançado.
[003] Nos aparelhos e processos que são conhecidos da técnica anterior, o gás redutor é introduzido na circunferência do forno redutor de cuba, por exemplo por meio de um tubo anular que é formado por tijolos refratários, conhecido como um tubo circular de vento. Quando o gás redutor é introduzido por meio de tal tubo circular de vento, porém menos gás redutor alcança o meio do forno redutor de cuba, e assim o grau de metalização na região externa é mais alto em direção ao meio do forno redutor de cuba, Uma vez que um abastecimento vertido com um grau inferior de metalização tem um peso em volume maior que um tal abastecimento com um grau superior de metalização, e também se fragmenta em uma proporção maior, o movimento do processo de enchimento é concentrado para o meio do forno redutor de cuba. Este movimento centralmente concentrado tem o efeito de que a distribuição desigual da quantidade específica de gás redutor é também exacerbada. A distribuição desigual do gás redutor é quanto maior e mais extenso o diâmetro do forno redutor de cuba, maior a quantidade de pó contido no gás redutor. Além disso, o tubo circular de vento formado por tijolos refratários requer um forro, que é caro, suscetível a desgaste e, portanto continua tendo que ser renovado.
[004] Em DE 2628447A1, além do tubo circular de vento, é descrito um dispositivo de alimentação central abaixo do nível do tubo circular de vento. De acordo com EP 0904415A1, entradas adicionais de gás redutor na forma de dutos descendentemente abertos ou linhas de modo oblíquo descendentemente direcionadas com uma extremidade interna aberta são igualmente localizadas abaixo do nível de um tubo circular de vento.
[005] Embora estes aparelhos forneçam uma provisão melhor de gás redutor em direção ao meio, o forno redutor de cuba com o tubo circular de vento e dutos de distribuição de gás no meio é caro e ainda tem a desvantagem que o gás redutor é introduzido na mesma pressão em dois níveis diferentes, como um resultado específico disso, mais gás redutor por m2 é introduzido pela entrada mais alta, uma vez que a trajetória para cima do gás é mais curta. Porém, menos gás redutor especificamente significa, porém um grau inferior de metalização do abastecimento no meio do forno redutor de cuba.
[006] O objetivo da presente invenção é, portanto, descobrir um processo simples e um aparelho simples com o qual distribuição uniforme do gás redutor, e consequentemente metalização uniforme, sejam obtidos sem o uso de um tubo circular de vento e o forro caro e suscetível ao desgaste associado do forno redutor de cuba.
[007] O tema da invenção é consequentemente um processo para produzir ferro-esponja de material contendo óxido de ferro em forma de agregado através de redução direta em um forno redutor de cuba usando um gás redutor, cujo processo é caracterizado pelo fato de que todo o gás redutor é introduzido por meio de vários dutos de distribuição de gás redutor em um arranjo semelhante a estrela ou disposto paralelos uns aos outros, preferivelmente na quarta parte inferior do forno redutor de cuba.
[008] Para levar a cabo o processo, material contendo óxido de ferro em forma de agregado, tal como péletes e/ou minério graúdo, são introduzidos em um forno redutor de cuba de cima. Além disso, gás, conhecido como gás redutor, preferivelmente em uma temperatura de 750 a 900 O, produzido em particular em um g aseificador de fusão, contendo pó e rico em monóxido de carbono e hidrogênio, em particular contendo 70 a 90% de CO e H2, é introduzido por meio de dutos de distribuição de gás redutor, preferivelmente na quarta parte inferior do forno redutor de cuba. O gás redutor introduzido eleva-se e assim reduz o óxido de ferro para formar ferro-esponja. A introdução exclusiva de todo o gás redutor por meio dos dutos de distribuição de gás redutor em um arranjo semelhante a estrela ou disposto paralelos uns aos outros provoca uma distribuição uniforme do gás redutor e o pó contido no mesmo, em toda seção transversal do forno redutor de cuba.
[009] DE 28 10 657 revela um forno redutor de cuba que tem, além de um conduto circular de vento, dispositivos para a introdução dos gases do processo, tais como, por exemplo, gás natural. Desvantagens neste caso são a introdução desigual do gás redutor por meio do conduto circular de vento e o custo alto do aparelho.
[0010] WO 00/36159 descreve um forno redutor de cuba dentro do qual o gás redutor é introduzido em dois níveis ou em duas zonas.
Desvantagens são, em particular, o grande custo técnico da planta e os requerimentos altos para controlar a introdução do gás redutor.
[0011] Os dutos de distribuição do gás redutor são invólucros de meia-cana descendentemente abertos que são presos nos tubos de deslizamento e têm paredes paralelas descendentemente estendidas. Quando o forno redutor de cuba for carregado de cima com o abastecimento de óxido de ferro, um espaço que fica livre de abastecimento é criado sob os invólucros de meia-cana e de lá o gás redutor passa uniformemente para dentro do abastecimento.
[0012] Os dutos de distribuição de gás redutor podem ser em um arranjo semelhante a estrela e são do mesmo comprimento ou de comprimentos diferentes. Com preferência, eles são de comprimentos diferentes, os dutos de distribuição de gás redutor mais curtos preferivelmente sendo montados suspensos e os dutos de distribuição de gás redutor mais longos preferivelmente sendo suportados por canos de suporte resfriados por água. Um arranjo semelhante a estrela significa que vários dutos de distribuição de gás redutor, preferivelmente 4 a 12, em particular 8, estendem-se da parede do forno redutor de cuba para dentro do interior do forno redutor de cuba, todos os dutos de distribuição de gás redutor sendo direcionados para o ponto central do forno redutor de cuba. Com preferência, um duto de distribuição de gás redutor mais longo é depois respectivamente disposto ao lado de um duto mais curto, os dutos de distribuição de gás redutor mais longos preferivelmente sendo encaixados nas tremonhas de descarga para o ferro-esponja. Dispostas na extremidade inferior das tremonhas de descarga estão preferivelmente as serpentinas de descarga resfriadas por água ou outros dispositivos de descarga.
[0013] As redes de distribuição de gás redutor são preferivelmente em um nível.
[0014] No caso de um arranjo em que um duto de distribuição de gás redutor mais longo é disposto respectivamente ao lado de um duto mais curto, é, porém, também possível com preferência ajustar os du-tos de distribuição de gás redutor mais curtos, montados suspensos logo acima dos dutos de distribuição de gás redutor mais longos, suportados. Isto pode ser possivelmente vantajoso quando se utilizar minérios que têm uma tendência de fragmentar e para formar pontes.
[0015] É importante aqui que os dutos de distribuição de gás redutor em alturas diferentes fiquem tão estritamente acima um do outro que não haja virtualmente nenhuma diferença na pressão quando o gás redutor for introduzido.
[0016] Os dutos de distribuição de gás redutor podem também ser dispostos em paralelo e são do mesmo comprimento ou de comprimentos diferentes. Com preferência, os dutos de distribuição de gás redutor estão neste caso em um nível. No caso de diâmetros pequenos do forno redutor de cuba, todo o gás redutor é preferivelmente introduzido por meio de vários dutos de distribuição de gás redutor, preferivelmente 2 a 8, em particular 4, dispostos em paralelo, estendendo-se continuamente da parede do forno redutor de cuba até a parede oposta do forno redutor de cuba. No caso de fornos redutores de cuba de tamanho médio, pode adicionalmente haver dois dutos de distribuição de gás redutor defronte um ao outro, direcionados para o meio ao longo do diâmetro do eixo e paralelo aos outros dutos de distribuição de gás redutor que se estendem continuamente da parede do forno redutor de cuba até a parede oposta do forno redutor de cuba. Estes dutos de distribuição de gás redutor mais curtos adicionais são com preferência suportados por canos de suporte resfriados por água.
[0017] Outro tema da invenção é um aparelho para produzir ferro-esponja de material contendo óxido de ferro em forma de agregado através de redução direta em um forno redutor de cuba (1) usando um gás redutor, cujo aparelho é caracterizado pelo fato de que todo o gás redutor é alimentado por meio de vários dutos de distribuição de gás redutor (2a, 2b) em um arranjo semelhante a estrela, preferivelmente na quarta parte inferior do forno redutor de cuba (1), ou dutos de distribuição de gás redutor (2) dispostos paralelos uns aos outros, preferivelmente na quarta parte inferior do forno redutor de cuba (1).
[0018] A invenção é explicada em mais detalhes abaixo com base nas modalidades exemplares que são representadas nas figuras, em que: figura 1 mostra uma seção vertical através de um forno redutor de cuba (1) em que um duto de distribuição de gás redutor (2a, 2d) e um duto de distribuição de gás redutor (2b) são descritos, figura 2 mostra uma seção vertical através de um duto de distribuição de gás redutor (2) com um tubo de deslizamento (3) para a introdução do gás redutor no abastecimento, figura 3 mostra uma seção horizontal através do forno redutor de cuba (1) como mostrado na figura 1 acima dos dutos de distribuição de gás redutor (2a) e (2b) em um arranjo semelhante a estrela, figura 4 mostra uma seção horizontal através do forno redutor de cuba (1) como mostrado na figura 1 acima dos dutos de distribuição de gás redutor (2c) dispostos em paralelo e figura 5 mostra uma seção horizontal através do forno redutor de cuba (1) como mostrado na figura 1 acima dos dutos de distribuição de gás redutor (2c) e (2d) dispostos em paralelo.
[0019] O forno redutor de cuba cilíndrico (1), carregado de acima com material contendo óxido de ferro em forma de agregado por meio de canos de distribuição (5), é fornecido na quarta parte inferior com vários dutos de distribuição de gás redutor (2) através dos quais o gás redutor é introduzido no forno redutor de cuba (1). Na extremidade inferior do forno redutor de cuba (1), o material reduzido para ferro-esponja é descarregado através de tremonhas de descarga (6). Dis- posto na extremidade inferior das tremonhas de descarga (6) estão as serpentinas de descarga resfriadas por água ou outros dispositivos de descarga que não estão representados nas figuras.
[0020] Dutos de distribuição de gás redutor (2) são invólucros de meia-cana descendentemente abertos com paredes paralelas descendentemente estendidas que, como pode ser visto na figura 4, são presos nos tubos de deslizamento (3), que são internamente resfriados, preferivelmente por água.
[0021] Os dutos de distribuição de gás redutor (2) podem ser em um arranjo semelhante a estrela.
[0022] Os dutos de distribuição de gás redutor (2a, 2b) em um arranjo semelhante a estrela podem ser do mesmo comprimento ou de comprimentos diferentes. Com preferência, eles são de comprimentos diferentes; com preferência particular, dutos de distribuição de gás redutor mais longos (2a) alternam com dutos de distribuição de gás redutor mais curtos (2b), como representado na figura 3. Depois, a região mediana e parte da região externa, em particular cerca de 50%, do forno redutor de cuba (1) é provida com o gás redutor por meio dos dutos de distribuição de gás redutor mais longos (2a) e a parte restante da região externa é provida com o gás redutor por meio dos dutos de distribuição de gás redutor mais curtos (2b). Tubos de deslizamento mais longos (3), como são requeridos para dutos de distribuição de gás redutor mais longos (2a), são em geral adicionalmente suportados por canos de suporte resfriados por água (4), como mostrado na figura 1, que são presos ao fundo do forno redutor de cuba (1), enquanto os tubos de deslizamento (3) dos dutos de distribuição de gás redutor mais curtos (2b) são preferivelmente montados suspensos.
[0023] No caso de fornos redutores de cuba (1) com um arranjo semelhante a estrela dos dutos de distribuição de gás redutor (2a, 2b) e tendo um número relativamente inferior de tremonhas de descarga (6), preferivelmente menos que 8, em particular 4, os dutos de distribuição de gás redutor mais longos (2a) são dispostos com preferência nas tremonhas de descarga (6) e os dutos mais curtos (2b) são dispostos com preferência nos espaços entre as tremonhas de descarga (6).
[0024] Os dutos de distribuição de gás redutor (2a, 2b) são preferivelmente dispostos em um nível.
[0025] No caso de um arranjo em que um duto de distribuição de gás redutor mais longo (2a) é disposto respectivamente ao lado de um duto mais curto (2b), é, porém também possível com preferência dispor os dutos de distribuição de gás redutor mais curtos, montados suspensos (2b) logo acima dos dutos de distribuição de gás redutor mais longos, suportados (2a). Isto pode ser possivelmente vantajoso quando se utilizam minérios que têm uma tendência de fragmentar e para formar pontes. É importante aqui que os dutos de distribuição de gás redutor (2a, 2b) em alturas diferentes fiquem tão estritamente um acima do outro que não haja virtualmente nenhuma diferença na pressão quando o gás redutor for introduzido.
[0026] Os dutos de distribuição de gás redutor (2) podem também ser dispostos paralelos uns aos outros.
[0027] Os dutos de distribuição de gás redutor (2c, 2d) dispostos paralelos uns aos outros podem ser do mesmo comprimento ou de comprimentos diferentes e ficam com preferência em um nível. Se os dutos de distribuição de gás redutor (2) forem dispostos em paralelo, é suficiente, em particular no caso de fornos redutores de cuba pequenos, que haja dois ou mais dutos de distribuição de gás redutor (2c) dispostos paralelos um ao outro, feito para estender continuamente da parede do forno redutor de cuba até a parede oposta do forno redutor de cuba como na figura 5.
[0028] No caso de fornos redutores de cuba de tamanho médio, por exemplo, no caso de fornos redutores de cuba de 6 a 8 m em diâmetro, , é vantajoso dispor dois outros dutos de distribuição de gás re-dutor (2d) ao longo do diâmetro do forno redutor de cuba (1) e ficando opostos, e dispor os dutos de distribuição de gás redutor restantes (2c) paralelos a estes e preferivelmente estendendo-se continuamente da parede do forno redutor de cuba até a parede oposta do forno redutor de cuba, como mostrado na figura 5. Os dutos de distribuição de gás redutor (2d) são neste caso preferivelmente suportados por canos de suporte resfriados por água (4), de um modo análogo ao suporte dos dutos de distribuição de gás redutor (2a) em um arranjo semelhante a estrela.
REIVINDICAÇÕES

Claims (7)

1. Processo para produzir ferro-esponja de material contendo óxido de ferro em forma de agregado através de redução direta em um forno redutor de cuba usando um gás redutor, caracterizado pelo fato de que todo o gás redutor é introduzido por meio de vários dutos de distribuição de gás redutor em um arranjo semelhante a estrela ou dispostos paralelos uns aos outros, preferivelmente na quarta parte inferior do forno redutor de cuba, e uniformemente distribuídos em toda seção transversal do forno redutor de cuba, os dutos de distribuição de gás redutor sendo dispostos em um nível ou, no caso de dutos de distribuição de gás redutor em um arranjo semelhante a estrela, um duto de distribuição de gás redutor mais longo sendo disposto respectivamente ao lado de um duto mais curto, os dutos de distribuição de gás redutor mais curtos sendo dispostos logo acima dos dutos de distribuição de gás redutor mais longos em tal modo que não haja virtualmente nenhuma diferença na pressão quando o gás redutor é introduzido.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, quando o forno redutor de cuba estiver carregado, espaços que ficam livres de abastecimento são formados sob os dutos de distribuição de gás redutor que são formados como invólucros de meia-cana descendentemente abertos, e de lá o gás redutor passa uniformemente para dentro do abastecimento.
3. Aparelho para produzir ferro-esponja de material contendo óxido de ferro em forma de agregado através de redução direta usando um gás redutor, compreendendo um forno redutor de cuba (1) e dutos de distribuição de gás redutor (2) para alimentar todo o gás redutor no forno redutor de cuba (1), caracterizado pelo fato de que os dutos de distribuição de gás redutor (2a, 2b) em um arranjo semelhante a estrela ou os dutos de distribuição de gás redutor (2) dispostos paralelos uns aos outros são fornecidos na quarta parte inferior do forno redutor de cuba (1), os dutos de distribuição de gás redutor (2, 2a, 2b) compreendendo invólucros de meia-cana descendentemente abertos com paredes paralelas descendentemente estendidas e tubos de deslizamento (3), os dutos de distribuição de gás redutor (2) sendo dispostos em um nível ou, no caso de dutos de distribuição de gás redutor (2a, 2b) em um arranjo semelhante a estrela, um duto de distribuição de gás redutor mais longo (2a) sendo respectivamente disposto ao lado de um duto mais curto (2b), os dutos de distribuição de gás redutor mais curtos (2b) sendo dispostos logo acima dos dutos de distribuição de gás redutor mais longos (2a).
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que os dutos de distribuição de gás redutor (2) em um arranjo semelhante a estrela são de comprimentos diferentes e os dutos de distribuição de gás redutor mais curtos (2b) são com preferência montados suspensos.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os dutos de distribuição de gás redutor mais longos (2a) são dispostos nas tremonhas de descarga (6) e os dutos de distribuição de gás redutor mais curtos (2b) são dispostos nos espaços entre as tremonhas de descarga (6).
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que pelo menos 2 dutos de distribuição de gás redutor (2) dispostos em paralelo são feitos para estender continuamente da parede do forno redutor de cuba até a parede oposta do forno redutor de cuba.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que os dutos de distribuição de gás redutor (2) são suportados por canos de suporte resfriados por água (4).
BRPI0813231A 2007-06-28 2008-06-10 processo e aparelho para produzir ferro-esponja BRPI0813231B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0100307A AT505490B1 (de) 2007-06-28 2007-06-28 Verfahren und vorrichtung zur erzeugung von eisenschwamm
PCT/EP2008/004623 WO2009000409A1 (de) 2007-06-28 2008-06-10 Verfahren und vorrichtung zur erzeugung von eisenschwamm

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0813231A2 BRPI0813231A2 (pt) 2014-12-23
BRPI0813231A8 BRPI0813231A8 (pt) 2016-05-31
BRPI0813231B1 true BRPI0813231B1 (pt) 2016-09-06

Family

ID=39661412

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0813231A BRPI0813231B1 (pt) 2007-06-28 2008-06-10 processo e aparelho para produzir ferro-esponja

Country Status (20)

Country Link
US (2) US8124005B2 (pt)
EP (1) EP2173915B1 (pt)
JP (1) JP2010531389A (pt)
KR (1) KR101424161B1 (pt)
CN (1) CN101688259B (pt)
AR (1) AR067193A1 (pt)
AT (2) AT505490B1 (pt)
AU (1) AU2008267440B2 (pt)
BR (1) BRPI0813231B1 (pt)
CA (1) CA2693003C (pt)
CL (1) CL2008001882A1 (pt)
DE (1) DE502008002494D1 (pt)
MX (1) MX2009013670A (pt)
MY (1) MY152136A (pt)
PL (1) PL2173915T3 (pt)
RU (1) RU2465335C2 (pt)
TW (1) TW200923104A (pt)
UA (1) UA97668C2 (pt)
WO (1) WO2009000409A1 (pt)
ZA (1) ZA200908506B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2577734B1 (en) 2010-05-27 2019-11-13 Merck Patent GmbH Down conversion
EP2653568A1 (de) * 2012-04-18 2013-10-23 Siemens VAI Metals Technologies GmbH Vorrichtung und Verfahren zur Flächenbegasung in einem Reduktionsreaktorschacht
EP3486335A1 (de) 2017-11-15 2019-05-22 Primetals Technologies Austria GmbH Reduktionsgaszufuhr für direktreduktion
EP3935332B1 (de) 2019-03-08 2022-12-07 Maerz Ofenbau AG Verfahren und schachtofen zum brennen von karbonhaltigem material in einem schachtofen
SE546071C2 (en) * 2021-11-30 2024-05-07 Hybrit Dev Ab A system for direct reduction of iron ore to sponge iron

Family Cites Families (51)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE147531C (pt)
US2189260A (en) * 1939-01-13 1940-02-06 Hygrade Sylvania Corp Electron discharge tube and the like
US2862808A (en) * 1957-07-31 1958-12-02 Alan N Mann Apparatus and method for reducing iron oxide pellets
US3601381A (en) * 1969-05-15 1971-08-24 Midland Ross Corp Gas sampling device
BE759927A (fr) * 1969-12-10 1971-06-07 Midland Ross Corp Procede et appareil pour la reduction d'oxydes de fer dans une atmosphere gazeuse reductrice.
US3764123A (en) * 1970-06-29 1973-10-09 Midland Ross Corp Method of and apparatus for reducing iron oxide to metallic iron
US3748120A (en) * 1971-04-15 1973-07-24 Midland Ross Corp Method of and apparatus for reducing iron oxide to metallic iron
US3749386A (en) * 1971-07-01 1973-07-31 Midland Ross Corp Method and means for reducing iron oxides in a gaseous reduction process
US3704011A (en) * 1971-08-12 1972-11-28 Mintech Corp Discharge mechanism for shaft kiln
BE791660A (fr) * 1971-11-22 1973-05-21 Fierro Esponja Procede et appareil de reduction de minerai divise
JPS4913012A (pt) * 1972-05-17 1974-02-05
US3848034A (en) * 1972-06-07 1974-11-12 F Schaefer Method of applying refractory covering to skid rail
GB1491519A (en) * 1973-12-26 1977-11-09 Midrex Corp Apparatus for feeding dissimilarly sized particles into a shaft furnace
JPS5150802A (ja) * 1974-10-30 1976-05-04 Ishikawajima Harima Heavy Ind Kangengasudonyusochi
US4046557A (en) * 1975-09-08 1977-09-06 Midrex Corporation Method for producing metallic iron particles
US4118017A (en) * 1976-01-02 1978-10-03 United States Steel Corporation Shaft furnace design
DE2628447A1 (de) 1976-06-24 1978-01-05 Krupp Gmbh Schachtofen zur direktreduktion von eisenerzen
US4032123A (en) * 1976-10-15 1977-06-28 Armco Steel Corporation Shaft furnace for direct reduction of ores
GB2016124B (en) * 1978-03-11 1982-06-09 Hamburger Stahlwerke Gmbh Rocess and apparatus for the direct reduction of iron ores
DE2810657C2 (de) 1978-03-11 1980-01-24 Hamburger Stahlwerke Gmbh, 2103 Hamburg Verfahren zur Direktreduktion von Eisenerzen
US4201571A (en) * 1978-08-15 1980-05-06 Midrex Corporation Method for the direct reduction of iron and production of fuel gas using gas from coal
US4173465A (en) * 1978-08-15 1979-11-06 Midrex Corporation Method for the direct reduction of iron using gas from coal
US4188022A (en) * 1978-09-08 1980-02-12 Midrex Corporation Hot discharge direct reduction furnace
US4234169A (en) * 1979-09-24 1980-11-18 Midrex Corporation Apparatus for the direct reduction of iron and production of fuel gas using gas from coal
US4253867A (en) * 1979-10-15 1981-03-03 Hylsa, S.A. Method of using a methane-containing gas for reducing iron ore
US4270739A (en) * 1979-10-22 1981-06-02 Midrex Corporation Apparatus for direct reduction of iron using high sulfur gas
AT372109B (de) * 1982-01-11 1983-09-12 Voest Alpine Ag Vorrichtung zum austragen von heissem gut, insbesondere von eisenschwamm aus einem schachtofen
US4528030A (en) * 1983-05-16 1985-07-09 Hylsa, S.A. Method of reducing iron ore
US4556417A (en) * 1983-05-17 1985-12-03 Hylsa, S.A. Process for the direct reduction of iron ores
DE3422185A1 (de) 1984-06-12 1985-12-12 Korf Engineering GmbH, 4000 Düsseldorf Anordnung aus einem vergaser und direktreduktionsofen
JPS6199611A (ja) * 1984-10-22 1986-05-17 Nippon Steel Corp 直接還元装置における再循環ガス処理装置
AT382166B (de) * 1985-05-13 1987-01-26 Voest Alpine Ag Verfahren zur direktreduktion von teilchenf¯rmigem eisenoxidhaeltigem material
US4725309A (en) * 1986-03-17 1988-02-16 Hylsa, S.A. Method and apparatus for producing hot direct reduced iron
US4900356A (en) * 1986-04-17 1990-02-13 Midrex International B.V. Process and apparatus for producing metallized pellets and scrubbing spent reducing gas
US4826429A (en) * 1986-12-22 1989-05-02 Kennedy Van Saun Corporation Apparatus for uniformly cooling pyroprocessed particulate material
AT387037B (de) 1987-06-15 1988-11-25 Voest Alpine Ag Schachtofen zur thermischen behandlung von einsatzstoffen mit gasfoermigen medien
US5064467A (en) * 1987-11-02 1991-11-12 C.V.G. Siderurgica Del Orinoco, C.A. Method and apparatus for the direct reduction of iron
US5078788A (en) * 1989-12-22 1992-01-07 C.V.G. Siderurgica Del Orinoco, C.A. Method for the direct reduction of iron
RU1790222C (ru) 1990-02-20 1995-10-27 Институт новой металлургической технологии Способ получения губчатого железа в шахтной печи
CA2090906A1 (en) * 1992-03-05 1993-09-06 Corporacion Venezolana De Guayana (Cvg) Method for improving quality of reforming gas used in the direct reduction of metal oxides
JPH05302107A (ja) 1992-04-27 1993-11-16 Nkk Corp 高炉炉芯の活性化方法
US5387274A (en) * 1993-11-15 1995-02-07 C.V.G. Siderurgica Del Orinoco, C.A. Process for the production of iron carbide
AT405186B (de) 1994-10-17 1999-06-25 Voest Alpine Ind Anlagen Anlage und verfahren zur herstellung von roheisen und/oder eisenschwamm
DE19625127C2 (de) * 1996-06-12 1998-04-30 Voest Alpine Ind Anlagen Vorrichtung und Verfahren zur Erzeugung von Eisenschwamm
AT406299B (de) 1996-11-12 2000-03-27 Voest Alpine Ind Anlagen Vorrichtung zum austragen bzw. durchmischen von stückigem gut
AT405332B (de) * 1997-07-14 1999-07-26 Voest Alpine Ind Anlagen Schachtofen
AT405455B (de) 1997-11-07 1999-08-25 Voest Alpine Ind Anlagen Schachtofen
AT407192B (de) 1998-08-13 2001-01-25 Voest Alpine Ind Anlagen Schachtofen
IT1302813B1 (it) * 1998-12-11 2000-09-29 Danieli & C Ohg Sp Dispositivo per la riduzione diretta di ossidi di ferroe relativo procedimento
IT1302815B1 (it) * 1998-12-11 2000-09-29 Danieli & C Ohg Sp Procedimento ed apparato per la riduzione diretta di minerale diferro con iniezione ottimizzata del gas riducente
KR100449666B1 (ko) * 2000-12-23 2004-09-21 주식회사 포스코 코렉스 공정을 이용한 용선제조방법

Also Published As

Publication number Publication date
UA97668C2 (uk) 2012-03-12
AT505490B1 (de) 2009-12-15
US20120118107A1 (en) 2012-05-17
EP2173915B1 (de) 2011-01-26
MY152136A (en) 2014-08-15
BRPI0813231A8 (pt) 2016-05-31
CA2693003A1 (en) 2008-12-31
TW200923104A (en) 2009-06-01
CL2008001882A1 (es) 2009-01-09
RU2010102735A (ru) 2011-08-20
CA2693003C (en) 2016-06-07
DE502008002494D1 (de) 2011-03-10
WO2009000409A1 (de) 2008-12-31
BRPI0813231A2 (pt) 2014-12-23
AR067193A1 (es) 2009-09-30
RU2465335C2 (ru) 2012-10-27
KR101424161B1 (ko) 2014-08-01
EP2173915A1 (de) 2010-04-14
US8361190B2 (en) 2013-01-29
JP2010531389A (ja) 2010-09-24
CN101688259B (zh) 2012-08-15
KR20100025557A (ko) 2010-03-09
CN101688259A (zh) 2010-03-31
MX2009013670A (es) 2010-03-30
US8124005B2 (en) 2012-02-28
ZA200908506B (en) 2011-02-23
PL2173915T3 (pl) 2011-06-30
AT505490A1 (de) 2009-01-15
ATE497025T1 (de) 2011-02-15
AU2008267440B2 (en) 2011-11-17
AU2008267440A1 (en) 2008-12-31
US20100192729A1 (en) 2010-08-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0813231B1 (pt) processo e aparelho para produzir ferro-esponja
CN102248174B (zh) 金属粉末的气体还原设备及制备方法
CN105987601B (zh) 一种短流程冶炼高钛渣的矿热炉
BR112020011200B1 (pt) Sistema de carregamento, em particular, para um forno de redução de derretimento de eixo
RU2618037C2 (ru) Устройство и способ для поверхностной обработки газом в шахте восстановительного реактора
CN202137379U (zh) 金属粉末的气体还原设备
US6379423B1 (en) Device and method for producing sponge iron
JP2008240028A (ja) 高炉操業方法
CN111811254A (zh) 一种生产效率高可调控的电石或铁合金生产系统
CN106152785A (zh) 一种矿石微波处理的加热炉及其使用方法
JP2013221107A (ja) フェロコークス製造装置及び製造方法
CN102373307A (zh) 炉底中心排出渣铁的新型高炉炼铁工艺
CN208382851U (zh) 一种冲天炉
CN205718419U (zh) 一种连续式真空烧结设备
CN203545869U (zh) 石英玻璃旋转冷却装置
CN215828870U (zh) 一种搪玻璃烧成炉
CN103088254A (zh) 镍钢豆的生产方法
JP7348467B2 (ja) 高炉の操業方法及び銑鉄の製造方法
CN209128475U (zh) 涡旋纵吹熔体脱硫器
CN201193233Y (zh) 一种非高炉炼铁用预还原炉
KR101177766B1 (ko) 노정호퍼 균압 가스 순환 고로 장치
US1555783A (en) Means for withdrawing gases from blast furnaces
CN105154814B (zh) 一种回转氮化炉
CN109355449A (zh) 高炉炼铁设备
BRPI0904780A2 (pt) aperfeiçoamentos nos meios de alimentação de um forno rotativo utilizado para calcinação de coque verde de petróleo

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SIEMENS VAI METALS TECHNOLOGIES GMBH (AT)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/06/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2623 DE 13-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.