BRPI0722044B1 - Processo e instalação para produzir pneus para rodas de veículos - Google Patents

Processo e instalação para produzir pneus para rodas de veículos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0722044B1
BRPI0722044B1 BRPI0722044-8A BRPI0722044A BRPI0722044B1 BR PI0722044 B1 BRPI0722044 B1 BR PI0722044B1 BR PI0722044 A BRPI0722044 A BR PI0722044A BR PI0722044 B1 BRPI0722044 B1 BR PI0722044B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
workstation
carcass
tire
forming drum
construction
Prior art date
Application number
BRPI0722044-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Mancini Gianni
Marchini Maurizio
Musitelli Ezio
Sangiovanni Stefano
Original Assignee
Pirelli Tyre S.P.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pirelli Tyre S.P.A. filed Critical Pirelli Tyre S.P.A.
Publication of BRPI0722044A2 publication Critical patent/BRPI0722044A2/pt
Publication of BRPI0722044B1 publication Critical patent/BRPI0722044B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/0016Handling tyres or parts thereof, e.g. supplying, storing, conveying
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/005General arrangement or lay-out of plants for the processing of tyres or parts thereof
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/08Building tyres
    • B29D30/20Building tyres by the flat-tyre method, i.e. building on cylindrical drums
    • B29D30/24Drums
    • B29D30/244Drums for manufacturing substantially cylindrical tyre components with cores or beads, e.g. carcasses
    • B29D30/246Drums for the multiple stage building process, i.e. the building-up of the cylindrical carcass is realised on one drum and the toroidal expansion is realised after transferring on another drum

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Tyre Moulding (AREA)
  • Compounds Of Unknown Constitution (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Tires In General (AREA)

Description

(54) Título: PROCESSO E INSTALAÇÃO PARA PRODUZIR PNEUS PARA RODAS DE VEÍCULOS (51) lnt.CI.: B29D 30/00 (73) Titular(es): PIRELLI TYRE S.P.A.
(72) Inventor(es): GIANNI MANCINI; MAURIZIO MARCHINI; EZIO MUSITELLI; STEFANO SANGIOVANNI (85) Data do Início da Fase Nacional: 23/03/2010 “PROCESSO E INSTALAÇÃO PARA PRODUZIR PNEUS PARA RODAS DE VEÍCULOS”.
Descrição
A presente invenção trata de um processo para produzir pneus 5 para rodas de veículos.
A presente invenção também trata de uma instalação para produzir pneus para rodas de veículos, suscetível de ser usada para a realização do processo de produção supra mencionado.
Os ciclos de produção de pneus asseguram que, após um 10 processo de construção no qual os vários componentes do pneu propriamente dito são produzidos e/ou montados em uma ou mais linhas de construção, um processo de moldagem e vulcanização é conduzido em uma linha de vulcanização apropriada adaptada para definir a estrutura do pneu de acordo com uma geometria desejada e padrão de banda de rodagem.
Um pneu genericamente compreende uma carcaça de forma anular toroidal incluindo uma ou mais camadas de carcaça, reforçadas com cordonéis de reforço situado em planos substancialmente radiais (um plano radial contém o eixo geométrico de rotação do pneu). Cada camada de carcaça tem suas extremidades integralmente associadas com pelo menos uma estrutura anular de reforço metálica, conhecida como núcleo de talão, constituindo o reforço dos talões, isto é, nas extremidades radialmente internas do pneu, desempenhando a função de habilitar a montagem do pneu com um correspondente aro de montagem. Disposta no sentido da coroa na carcaça existe uma banda de material elastomérico, designada de banda de rodagem,dentro da qual, ao término das etapas de moldagem e vulcanização, um perfil saliente é formado para contato com o solo. Uma estrutura de reforço, genericamente conhecida como estrutura de cinta, é disposta entre a carcaça e a banda de rodagem. A dita estrutura usualmente compreende no caso de pneus para carros, pelo menos duas tiras radialmente superpostas da
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 24/76 tela impermeável munida de cordonéis de reforço, usualmente de material metálico, dispostos em relação paralela entre si em cada tira e em uma relação cruzada com os cordonéis da tira adjacente, de preferência simetricamente dispostos com respeito ao plano equatorial do pneu. De preferência, a estrutura de cinta adicionalmente compreende em uma sua parte radialmente externa, pelo menos nas extremidades das tiras de cinta subjacentes, também uma terceira camada de cordonéis têxteis ou metálicos, circunferencialmente dispostos (a zero graus).
Finalmente, em pneus do tipo sem câmara, uma camada radialmente interna, designada de forro, está presente que tem características impermeáveis para assegurar a condição hermética do pneu propriamente dito.
Para os objetivos da presente invenção e nas reivindicações que se seguem, pelo termo “material elastomérico” entende-se uma composição compreendendo pelo menos uma carga de reforço. De preferência, a dita composição compreende ainda aditivos tais como agentes de reticulação e/ou plastificantes. Em virtude dos agentes de reticulação, o dito material pode ser reticulado por aquecimento, de modo a formar o artigo manufaturado final.
No presente contexto, pelo termo “pneu por vulcanizar” indica-se um pneu obtido pelo processo de construção e ainda não vulcanizado.
O documento WO 01/32409 em nome da mesma requerente, descreve uma linha de construção de pneu munida de estações de trabalho, cada uma prevista para fabricar e montar pelo menos componente estrutural do pneu sendo processado, na qual pelo menos uma série de pneus é tratada ao mesmo tempo, compreendendo pelo menos um primeiro e um segundo modelo de pneus mutuamente diferentes e na qual a transferência do pneu para a linha de vulcanização é realizada através de braços robotizados e de
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 25/76 acordo com uma taxa de transferência igual à taxa de transferência dos pneus para cada uma das estações de trabalho.
O documento E 1 481 791 A2 descreve um processo de modo simultâneo produzir pneus em um sistema de produção seqüencial polifásico, os pneus sendo selecionados dentre um grupo de pneus com diferentes especificações de construção em diferentes dimensões. O processo compreende as etapas de: selecionar o equipamento de construção e materiais requeridos para construir o respectivo tipo de pneu; calcular o correspondente número de ciclos que cada equipamento de construção necessita realizar para construir um pneu por vulcanizar e automaticamente cambiar para uma segunda especificação de construção em uma mudança de lote, pela mudança para a segunda especificação de construção após o último pneu da primeira especificação de construção passar. Repetir a mudança automática para a especificação de construção seguinte em cada estação quando cada último pneu de cada lote precedente passa até um lote final ser produzido. A linha do sistema de produção tem pelo menos quatro estações de construção de carcaça, cada estação sendo espaçada por uma distância predeterminada, e de preferência uma linha de construção de cinta de banda de rodagem, tendo estações de trabalho, separadas da linha de construção de carcaça, na qual a carcaça e os conjuntos de cinta de banda de rodagem são ligados em um molde de auto-travamento segmentado.
O documento EP 0 776 756 A1 descreve um aparelho para a construção de pneus para rodas de veiculo tendo um feixe de carcaça com uma camada interna, pelo menos uma camada de carcaça, duas partes de costado, e dois núcleos de talão de pneu tendo um feixe de cinta com pelo menos uma camada de cinta e uma tira de banda de rodagem, na qual pelo menos uma estação de construção de carcaça e/ou uma estação de construção de cinta é prevista munida de pelo menos dois conjuntos de montagem, que podem ser controlados independentemente um do outro para montagem com
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 26/76 os materiais que são de natureza idêntica, e pelo menos um conjunto transportador para administrar componentes idênticos, associados com cada conjunto de montagem.
Os processos do tipo descrito em WO 01/32409 são projetados para crescente produtividade em processo de fabricação de pneus construídos sobre um suporte conformador toroidal e utilizando produtos semi-acabados elementares para construção por etapas padronizadas automatizadas, mutuamente sincronizadas. Os ditos processos, todavia, não permitem obter uma alta flexibilidade tecnológica, isto é, a possibilidade de usar para cada pneu produtos semi-acabados elementares diferindo por tipo de cordonel de reforço têxtil ou metálico. Na realidade, os ditos processos são próprios para produzir pneus que diferem em aspectos característicos limitados tais como dimensões, presença opcional de alguns componentes estruturais do pneu-tais como uma ou duas camadas de carcaça, elementos de reforço na zona de talão, cama de cinta mais ou menos estendida a zero graus, presença de uma camada e subcamada na banda de rodagem.
Os processos ilustrados na EP 1 481 791 e EP 0 776 756, pelo contrário, são tecnologicamente flexíveis pois permitem obter pneus com produtos semi-acabados tendo diferentes aspectos característicos entre si, porém são limitados em termos de produtividade, por exemplo, quando o modelo do pneu a ser produzido se altera e exige instalações de grande dimensões para sua realização.
A requerente verificou que na instalações de produção deste último tipo, o gerenciamento de um grande número de materiais e/ou produtos semi-acabados causa problemas no sincronizar as etapas de produção das várias partes que compõem o pneu e desse modo problemas no gerenciamento genérico da planta de produção com conseqüências negativas sobre a produtividade.
A requerente observou ainda que o ensinamento ilustrado na
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 27/76
EP 1.481.791 relacionado com o desempenho das etapas de montagem, conformação e vulcanização de um pneu em uma única estação de trabalho, enquanto simplificando o layout, constitui uma fonte de problemas do ponto de vista de produção, uma vez que um engarrafamento ocorre que é difícil de gerenciar tanto no caso de uma pane de uma estação a montante, e no caso de variações dimensionais ou tecnológicas do pneu a manufaturar.
A requerente, por conseguinte, percebeu que de maneira a produzir pneus com requisitos tecnológicos muito diferentes entre si, aperfeiçoando a produtividade de processos do tipo ilustrado em WO
01/3409, e evitando instalações de produção de grandes dimensões e difíceis de gerenciar e sincronizar como aquelas ilustradas nos documentos EP 1 481 791 A2 e EP 0 776 756 A1, é necessário ter instalações de produção integradas, isto é, instalações nas quais diferentes unidades de produção independentes são convenientemente integradas e sincronizadas entre si enquanto preservando sua flexibilidade.
A requerente adicionalmente entendeu que tendo uma linha de construção de carcaça, uma linha de construção de estrutura de coroa e uma linha para montagem e perfilamento do pneu separada de uma linha de moldagem e vulcanização, tendo taxas de produção substancialmente similares é possível simultaneamente produzir pequenos de pneus com uma alta diferenciação e complexidade tecnológica obtendo alta produtividade e qualidade do produto acabado.
Dentro do presente âmbito, o termo “taxa de produção” de uma linha de construção ou de uma estação de trabalho indica o transcurso de tempo entre a saída de dois produtos consecutivos da linha ou estação de trabalho propriamente dita em condições de operação estáveis.
Dentro do presente âmbito, o termo “operação estável” indica as condições operacionais padrão de manufatura do pneu, assim excluindo quaisquer períodos transitórios de iniciação ou parada da instalação
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 28/76 propriamente dita.
A requerente verificou que, proporcionando um processo de produção usando uma linha de construção de estrutura de carcaça, uma linha de construção de estrutura de coroa, uma estação de trabalho de montagem e perfilamento e uma linha de moldagem e vulcanização separadas e associadas entre si, onde a linha de construção da estrutura de carcaça e a linha de construção de estrutura de coroa são sincronizadas em taxa de produção com a dita estação de trabalho de montagem e perfilhamento, é possível obter pneus coma alta flexibilidade tecnológica, enquanto mantendo igualmente alta produtividade.
Mais precisamente, de acordo com um seu primeiro aspecto, a invenção refere-se a um processo para produzir pneus para rodas de veículos que compreende as etapas de:
a) -construir uma estrutura de carcaça de pneu por vulcanizar 15 sobre um primeiro tambor conformador em pelo menos uma linha de construção de carcaça, a estrutura de carcaça compreendendo pelo menos uma camada de carcaça e um par de estruturas de ancoragem anulares;
b) -construir uma estrutura de coroa de um pneu por vulcanizar sobre pelo menos um segundo tambor conformador em pelo menos uma linha de construção de estrutura de coroa, a estrutura de coroa compreendendo pelo menos uma estrutura de cinta e uma banda de rodagem;
c) -perfilar de forma toroidal a estrutura de carcaça efetuando sua montagem na estrutura de coroa em pelo menos uma estação de trabalho de montagem e perfilamento do pneu sendo processado, a estação de montagem e perfilamento sendo sincronizada com a linha de construção de estrutura de carcaça e com a linha de construção de estrutura de coroa;
na qual cada estrutura de carcaça é associada com o respectivo primeiro tambor conformador no qual é construída ao término da etapa c) de perfilamento e montagem do pneu sendo processado;
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 29/76
d)-moldagem e vulcanização do pneu perfilado por vulcanizar em pelo menos uma linha de moldagem e vulcanização de pneu separada da estação de trabalho de montagem e perfilamento.
Considerando-se que processo é compatível com o uso de 5 produtos elementares semi-acabados diferindo para cada pneu produzido, sem provisão para qualquer transferência da estrutura de carcaça do tambor conformador sobre o qual é construído e considerando as ditas taxas de produção de modo a sincronizar as várias etapas operacionais, permite eliminar as desvantagens supra mencionadas de baixa flexibilidade tecnológica, mantendo alta qualidade de desempenho do produto acabado e alta produtividade.
O processo de acordo com a presente invenção, por conseguinte, é tecnologicamente flexível e eficiente.
De acordo com um seu segundo aspecto, a invenção trata de 15 uma instalação para produzir pneus para rodas de veículos que compreende:
- pelo menos uma linha de construção de estrutura de carcaça sobre um primeiro tambor conformador, a estrutura de carcaça compreendendo pelo menos uma camada de carcaça e um par de estruturas de ancoragem anulares;
- pelo menos uma linha de construção de estrutura de coroa sobre pelo menos um segundo tambor conformador, a estrutura de coroa compreendendo pelo menos uma estrutura de cinta e uma banda de rodagem;
- pelo menos uma estação de trabalho para montagem e perfilamento do pneu sendo processado, apropriada para montar e perfilar o pneu sendo processado apropriada para perfilar uma estrutura de carcaça efetuando sua montagem na estrutura de coroa de modo a obter um pneu a ser vulcanizado, a estação de trabalho de montagem e perfilamento sendo operativamente associada com a linha de construção da estrutura de carcaça e com a linha de construção de estrutura de coroa;
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 30/76
- pelo menos uma linha para moldar e vulcanizar o pneu montado e perfilado separada da estação de trabalho de montagem e perfilamento;
na qual a estação de trabalho de montagem e perfilamento é 5 munida de dispositivos de perfilamento associáveis com o primeiro tambor de perfilamento, próprios para realizar o perfilamento da estrutura de carcaça sobre o primeiro tambor de perfilamento.
Pela execução do processo acima, a instalação realiza as mesmas vantagens mencionadas acima.
A requerente observou ainda que uma vez que a instalação assegura uma linha de moldagem e perfilamento de pneu separada da estação de montagem e perfilamento da mesma, permite superar também as deficiências de produção supra mencionadas. Particularmente, os problemas relacionados com a formação de um engarrafamento entre as diferentes linhas de construção e a linha de moldagem e vulcanização.
A presente invenção, em pelo menos um dos seus aspectos acima, pode apresentar pelo menos um dos seguintes aspectos característicos preferenciais.
Em uma modalidade de realização particularmente preferida, o processo assegura que a linha de construção da estrutura de carcaça funcione a uma taxa de produção igual a tl, a linha de construção da estrutura de coroa funcione a uma taxa de produção igual a t2 e a estação de trabalho de montagem e perfilamento funcione a uma taxa de produção igual a t na qual tl e t2 se enquadram na faixa de 0,9 t-1,3 t em operação estável.
A requerente vantajosamente verificou que pela sincronização expressa na solução preferencial ilustrada acima, as partes mais complexas e dispendiosas da instalação, isto é, a linha de construção da estrutura de carcaça e a linha de construção da estrutura de coroa podem funcionar sob condições estáveis a taxas de produção próximas a sua capacidade máxima,
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 31/76 quaisquer tempos de espera da estação de trabalho e perfilamento na realidade não são críticos, dentro dos limites da solução proporcionada, devido ao menor investimento requerido pela estação de trabalho, se comparado com aquele das linhas de construção acima.
De preferência, tl e t2 estão compreendidos na faixa de 0,93 t a 1,15 t.
Mais preferivelmente, tl e t2 estão compreendidos na faixa de
0,97 t-1,1 t.
Ainda mais preferivelmente t, tl e t2 são substancialmente 10 iguais. Desta maneira, na realidade, parte alguma da linha de construção de estrutura de carcaça, da linha de construção de estrutura de coroa e da estação de trabalho de montagem e perfilamento é forçada a respeitar tempos de espera, a acumulação de partes de pneus sendo processados é, por conseguinte, evitada.
Vantajosamente, t é compreendido entre 50 e 90 s, e de preferência t está compreendido entre 65 e 75 s.
De acordo com uma modalidade preferencial, o processo também compreende a etapa z) de selecionar um primeiro tambor conformador dentre uma estação de trabalho de acumulação de tambores e efetuar sua colocação na linha de construção de estrutura de carcaça. Desta maneira é possível selecionar, dentre a dita estação de trabalho de acumulação de tambores, o tambor mais apropriado para pneu a ser produzido.
De preferência, a etapa a) de construção da estrutura de carcaça compreende a sub-etapa alO) de aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado em uma primeira estação de construção de costado da linha de construção de estrutura de carcaça.
De preferência, a etapa b) compreende a sub-etapa b7) de construção pelo menos uma segunda parte de costados do pneu sendo processado em uma segunda estação de trabalho de construção de costado da
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 32/76 linha de construção de estrutura de coroa.
A possibilidade de dividir a operação de construção de costado em duas etapas separadas permite produzir pneus dotados de um esquema de construção designado de ‘costados sobrejacentes' (isto é, pneus exibindo costados dotados de respectivas bordas radialmente extremas externas se superpondo às bordas de costado da banda de rodagem) prevenindo a operação de virada para cima dos costados ao término de sua construção sobre os tambores perfiladores. Esta possibilidade durante a operação de construção é altamente notável se os costados tiverem de ser construídos pelo enrolamento lado a lado e/ou espiras superposta de um elemento alongado contínuo de material elastomérico. Na realidade naquele caso a operação de virada seria muito complexa.
De acordo com uma modalidade, a etapa a) d construção da estrutura de carcaça compreende a sub-etapa a1) de aplicar pelo menos uma tela de reforço de talão em uma posição radialmente externa ao primeiro tambor conformador.
De preferência, a etapa a) também compreende as sub-etapas seqüenciais de:
a2) aplicar pelo menos uma primeira parte de um elemento à prova de abrasão em uma posição radialmente externa ao primeiro tambor conformador;
a3) aplicar uma camada de forro em uma posição radialmente externa ao primeiro tambor conformador;
a4) aplicar uma camada de sub-forro em uma posição radialmente externa ao forro;
a5) aplicar pelo menos uma camada de carcaça em uma posição radialmente externa à camada de sub-forro;
a6) aplicar uma pluralidade de primeiros elementos
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 33/76 intermediários à dita pelo menos uma camada de carcaça.
De maneira vantajosa, a etapa a) compreende, após a sub-etapa a6), a sub-etapa adicional de:
a7) aplicar uma pluralidade de elementos de reforço internos nos primeiros elementos intermediários.
Nas modalidades preferenciais, a sub-etapa a7) é sucedida pelas sub-etapas seqüenciais de:
a8) aplicar pelo menos um par de estruturas de ancoragem anulares às extremidades axialmente opostas da pelo menos uma camada de carcaça;
a9) aplicar pelo menos uma segunda parte do elemento à prova de abrasão;
a10) aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado.
Vantajosamente, a etapa a) de construção da estrutura de carcaça compreende, entre a sub-etapa a4) e a sub-etapa a5) a sub-etapa de aplicar uma camada de material auto-vedante.
Vantajosamente, a etapa a) de construção da estrutura de carcaça compreende, entre a sub-etapa a8) e a sub-etapa a9) a sub-etapa de:
- aplicar uma pluralidade de elementos de reforço das camadas de carcaça.
Vantajosamente, a etapa a) de construção da estrutura de carcaça compreende entre a sub-etapa a8) e a sub-etapa a9) a sub-etapa de:
- aplicar uma camada externa nas camadas de carcaça.
Em algumas dimensões de pneu a camada externa é alternativa aos elementos de reforço externos e é assentada após a virada da camada/camadas em torno das estruturas de ancoragem anulares, genericamente assegurando uma largura igual à distância entre as abas de camada direito e esquerdo aumentada por cerca de 40-80 mm de acordo com
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 34/76 as dimensões de pneu (20-30 mm de superposição sobre cada aba). Uma vez que a camada externa confere maior consistência à região compreendida entre a extremidade de talão e o início do costado, aumenta a rigidez do pneu, aumentando a maneabilidade do mesmo e a reatividade de condução de maneira correspondente.
De acordo com uma modalidade preferencial, a sub-etapa a8) de aplicação das estruturas de reforço anulares compreende as seguintes subetapas:
a8') aplicando as estruturas de reforço anulares nas 10 extremidades axialmente opostas da dita pelo menos uma camada de carcaça;
e a8”) dobrando as extremidades da dita pelo menos uma camada de carcaça sobre as camadas propriamente ditas de modo a formar abas que contem as estruturas de ancoragem anulares.
De preferência, a sub-etapa a8) de aplicar as estruturas de ancoragem anulares é precedida por uma etapa j) de transferir núcleos de talão apropriados para formação das estruturas de ancoragem anulares de uma estação de trabalho de armazenamento de núcleo de talão operativamente associada com a estação de trabalho de aplicação de estruturas de ancoragem anulares da linha de construção da estrutura de carcaça.
Vantajosamente, a etapa a) de construção da estrutura de carcaça compreende, antes da sub-etapa a9) de aplicação da segunda parte do elemento a prova de abrasão, a sub-etapa de:
a9') transferir o primeiro tambor conformador para o interior de uma unidade de completar a estrutura de carcaça que compreende uma segunda estação de trabalho de aplicação de elemento a prova de abrasão e uma primeira estação de trabalho de construção de costado.
De preferência, a sub-etapa a9’) de transferir o primeiro tambor conformador na unidade de conclusão da estrutura de carcaça é
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 35/76 realizado por um braço robotizado.
De acordo com uma modalidade preferencial, a etapa b de construção da estrutura de coroa compreende a sub-etapa de:
b1) aplicar uma camada de sub-cinta em uma posição 5 radialmente externa ao segundo tambor conformador.
De preferência, a etapa b) também compreende as sub-etapas sucessivas de:
b2) aplicar pelo menos uma primeira tira de cinta em uma posição radialmente externa ao segundo tambor conformador;
b4) aplicar uma segunda tira de cinta em um posição radialmente externa à primeira tira de cinta;
b5) aplicar pelo menos uma primeira camada de cordonéis têxteis ou metálicos, dispostos circunferencialmente em uma posição radialmente externa à tira de cinta radialmente externa, e aplicada pelo menos uma vez às suas partes axialmente externas;
b6) aplicar pelo menos uma banda de rodagem em uma posição radialmente externa à camada de cordonel;
A dita etapa b) de preferência compreende entre a etapa b2) e a etapa b4), uma etapa b3) de aplicar pelo menos um segundo elemento intermediário sobre a primeira tira de cinta.
A dita etapa b) de preferência compreende, após a etapa b6), uma etapa b7) de aplicar pelo menos uma segunda parte de costados do pneu sendo processado em uma posição radialmente externa à banda de rodagem.
Vantajosamente, a sub-etapa b6) é realizada em pelo menos 25 duas estações de trabalho de construção de banda de rodagem.
De preferência, a etapa b) de construir a estrutura de coroa compreende após a sub-etapa b4), a sub-etapa de transferir a estrutura de coroa parcialmente construída do segundo tambor conformador sobre o qual é parcialmente construída para um terceiro tambor conformador em uma
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 36/76 estação de trabalho de transferência de estrutura de coroa da linha de construção de estrutura de coroa. Desta maneira é possível iniciar o perfilamento da estrutura de coroa pelo uso de um terceiro tambor conformador apropriado.
Vantajosamente, a sub-etapa b4) compreende a aplicação de uma terceira tira de cinta em uma posição radialmente externa à segunda tira de cinta.
De acordo com uma modalidade preferencial, a etapa b) de construção da estrutura de coroa compreende, anterior à sub-etapa de transferir a estrutura de coroa, a sub-etapa de formação das extremidades da primeira tira de cinta sobre a segunda tira de cinta.
De acordo com uma modalidade de realização preferencial adicional, a etapa b) de construção da estrutura de coroa compreende, antes da sub-etapa de transferir a estrutura de coroa, a sub-etapa de virar as extremidades da primeira tira de cinta sobre a segunda tira de cinta e sobre a terceira tira de cinta.
De preferência, a etapa b) de construção da estrutura de coroa compreende, anterior à sub-etapa b6) de construir a banda de rodagem, a subetapa de aplicar pelo menos uma sub-camada sobre a camada de cordonel anteriormente aplicada.
De preferência, a sub-etapa b6) compreende a aplicação de duas camadas de banda de rodagem.
De acordo com uma modalidade preferencial, o processo para produzir pneus compreende, antes da etapa d), a etapa e) de transferir o pneu por vulcanizar perfilado para uma estação de trabalho de armazenamento de pneus a vulcanizar, operativamente associada com a estação de trabalho de montagem e perfilamento. Desta maneira, é possível corrigir quaisquer problemas de sincronismo devido a panes de um aparelho.
Preferencialmente, a etapa e) é sucedida por uma etapa f) de
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 37/76 transferir o pneu por vulcanizar, etapa e) é sucedida por uma etapa f) de transferir o pneu por vulcanizar para a linha de moldar e vulcanizar pneus.
A etapa c) de perfilar e montar o pneu por vulcanizar pode compreender a seguinte sub-etapa:
C1) transferir a estrutura de coroa do segundo tambor conformador sobre o qual foi construído para uma posição radialmente externa à estrutura de carcaça associada com o primeiro tambor conformador.
Como uma alternativa, a etapa c) de conforme montar o pneu por vulcanizar compreende a seguinte sub-etapa:
c1') transferir a estrutura de coroa do terceiro tambor conformador sobre o qual foi construída para uma posição radialmente externa à estrutura de carcaça associada com o primeiro tambor conformador.
O processo de produção de preferência compreende, após a etapa a) de construção da estrutura de carcaça do pneu por vulcanizar, uma etapa a”) de transferir e armazenar a carcaça construída em uma estação de trabalho de acumulação de tambor.
De acordo com uma modalidade preferencial, o processo de produção de pneus compreende, após a etapa b) de construção da estrutura de coroa do pneu por vulcanizar uma etapa b') de transferir e armazenar a estrutura de coroa construída em uma estação de trabalho de armazenamento de estrutura de coroa.
De preferência, o processo compreende a pré-etapa g) de fornecer produtos semi-acabados elementares às respectivas estações de trabalho.
Ainda mais preferivelmente, o processo compreende a etapa adicional h) de preparar produtos semi-acabados elementares em uma linha de preparação de produto semi-acabado da instalação de produção propriamente dita. Desta maneira é possível sincronizar também a produção de produtos semi-acabados com as várias etapas de processo de produção, otimizando o
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 38/76 processo de produção prevenindo a produção de processar sucata.
O processo de produção pode ainda compreender a etapa i) de ajustar as dimensões de pelo menos um entre o primeiro tambor conformador, o segundo tambor conformador e o terceiro tambor conformador.
De preferência, a etapa i), compreende o ajuste axial do primeiro tambor conformador.
Ainda mais preferivelmente, a etapa i), compreende o ajuste radial do segundo tambor conformador. Isto permite a produção de uma grande variedade de pneus usando poucos tipos de tambores.
Vantajosamente, o primeiro tambor conformador é transferido de uma estação de trabalho da linha de construção de estrutura de carcaça para a estação de trabalho seguinte por um carrinho em movimento sobre uma linha de propagação.
Vantajosamente, o segundo tambor conformador é transferido de uma estação de trabalho da linha de construção de estrutura de carcaça para a estação de trabalho seguinte por pelo menos um braço robotizado.
Em uma solução preferencial, o terceiro tambor conformador é transferido de uma estação de trabalho da linha de construção de estrutura de coroa para a estação de trabalho seguinte por pelo menos um braço robotizado.
De preferência, pelo menos uma das sub-etapas a1)-a10) é precedida por uma etapa de transferir o primeiro tambor conformador para a estação de trabalho de acumulação de tambores. Pela transição do tambor nas ditas estações de trabalho é na realidade possível compensar quaisquer panes ou alterações dos requisitos de produção.
De acordo com uma modalidade preferencial, a estação de trabalho de montagem e conformação da instalação de produção é munida de dispositivos apropriados para transferir o segundo tambor conformador na linha de construção de carcaça, após a estrutura de coroa ter sido removida do
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 39/76 mesmo.
Como uma alternativa, a estação de trabalho de montagem e conformação é adicionalmente munida de dispositivos de transferência apropriados para transferir um terceiro tambor conformador na linha de construção de estrutura de coroa, após a estrutura de coroa ter sido removida da mesma.
Desta maneira, o segundo/ terceiro tambor conformador está pronto para iniciar uma nova etapa b) de construção da estrutura de coroa.
De preferência, os dispositivos de montagem e conformação 10 são dispositivos pneumáticos.
Em uma solução preferencial, os dispositivos de montagem e conformação são dispositivos pneumáticos.
Vantajosamente, a instalação de produção de pneus compreende uma estação de trabalho de acumulação de tambores, munida de dispositivos para transferir um primeiro tambor conformador para a linha de construção de estrutura de carcaça. Esta estação de trabalho atua também como um amortecedor para o ciclo de produção, com suas evidentes vantagens.
A linha de construção de estrutura de carcaça de preferência compreende uma primeira estação de trabalho de construção de costado munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado.
Vantajosamente, a linha de construção de estrutura de coroa compreende uma segunda estação de trabalho de construção de costado, munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma segunda parte de costados do pneu que está sendo processado.
De acordo com uma modalidade preferencial, a linha de construção de estrutura de carcaça compreende pelo menos duas das seguintes estações de trabalho operativamente dispostas em linha:
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 40/76
- uma estação de trabalho para aplicar uma tela de reforço, equipada com dispositivos para aplicar pelo menos uma tela de reforço de talão sobre um primeiro tambor conformador.
- uma primeira estação de trabalho de aplicação à prova de 5 abrasão munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira parte de um elemento à prova de abrasão em uma posição radialmente externa ao primeiro tambor conformador;
- uma estação de trabalho de aplicação de forro munida de dispositivos para aplicar uma camada de forro em uma posição radialmente externa ao primeiro tambor conformador;
- uma estação de trabalho de aplicação de sub-forro munida de dispositivos para aplicar uma camada de sub-forro em uma posição radialmente externa ao dito forro;
- uma estação de trabalho de aplicação de camada munida de 15 dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira camada de carcaça em uma posição radialmente externa à camada de sub-forro;
- uma estação de trabalho para aplicar primeiros elementos intermediários munidos de dispositivos para aplicar uma pluralidade de primeiros elementos intermediários na dita pelo menos uma camada de carcaça;
- uma estação de trabalho de aplicação de elementos de reforço internos nos primeiros elementos intermediários;
- uma estação de trabalho aplicadora de estruturas de ancoragem anulares munida de dispositivos para aplicar pelo menos um par de estruturas de ancoragem anulares às extremidades axialmente opostas da pelo menos uma camada de carcaça;
- uma segunda estação de trabalho de aplicação à prova de abrasão com dispositivos para aplicar pelo menos uma segunda parte do elemento à prova de abrasão;
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 41/76
- uma primeira estação de trabalho de construção de costado para aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado.
A ser observado que na presente descrição e nas reivindicações 5 que se seguem, a expressão “estações de trabalho operativamente dispostas em linha” indica estações de trabalho operativamente conectadas em seqüência, independentemente da sua posição recíproca.
De preferência, a linha de construção de estrutura de carcaça também compreende uma estação de trabalho para aplicar material auto10 vedante munida de dispositivos para aplicar uma camada de material autovedante em uma posição radialmente externa à camada de sub-forro, a estação de trabalho para aplicar material auto-vedante estando disposta a jusante da estação de trabalho de aplicação de sub-forro,
De maneira vantajosa, a estação de trabalho para aplicar elementos intermediários, a estação de trabalho para aplicar elementos de reforço internos e a estação de trabalho de aplicar estruturas de ancoragem anulares são integradas em uma unidade integrada da linha de construção de estrutura de carcaça.
De acordo com uma modalidade preferencial, a linha de construção de estrutura de carcaça compreende também uma estação de trabalho aplicadora de elementos de reforço externos munida de dispositivos para aplicar, nas extremidades viradas da dita pelo menos uma camada de carcaça, uma pluralidade de elementos de reforço externos, que são disposto a jusante da estação de trabalho aplicadora de estruturas de ancoragem anulares.
De preferência, a estação de trabalho de elementos de reforço externos é integrada na dita unidade integrada da linha de construção de estrutura de carcaça.
De acordo com uma modalidade alternativa, a linha de construção de estrutura de carcaça compreende uma estação de trabalho para
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 42/76 aplicar uma camada externa munida de dispositivo para aplicar uma camada externa se superpondo às duas extremidades da dita pelo menos uma camada virada, que é disposta a jusante da estação de trabalho aplicadora de estruturas de ancoragem anulares.
De preferência, a dita estação de trabalho para aplicar camada externa é integrada na dita unidade integrada d linha de construção da estrutura de carcaça.
De maneira vantajosa, a estação de trabalho aplicadora de estruturas de ancoragem anulares da linha de construção de carcaça é também munida de dispositivos para dobrar as extremidades da dita pelo menos uma camada de carcaça sobre a dita pelo menos uma camada, de modo a formar abas que contém as estruturas de ancoragem anulares.
De preferência, a instalação de produção de pneus ainda compreende uma estação de trabalho de armazenamento de núcleo de talão apropriada para formação das estruturas de ancoragem anulares do pneu sendo processado, que é operativamente associada com a estação de trabalho aplicadora de estruturas de ancoragem anulares.
De acordo com uma modalidade preferencial, a segunda estação de trabalho de aplicação à prova de abrasão e a primeira estação de trabalho de construção de costado ou flanco são compreendidas em uma unidade de conclusão de estrutura de carcaça.
De preferência, a unidade de conclusão da estrutura de carcaça compreende dispositivos para transferir o primeiro tambor conformador da linha de construção de estrutura de carcaça para o interior da unidade de conclusão propriamente dita.
De preferência, os dispositivos para transferir o primeiro tambor conformador na unidade de conclusão de estrutura de carcaça compreendem um braço robotizado.
De preferência, a linha de construção de estrutura de coroa
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 43/76 compreende uma estação de trabalho para aplicar uma camada de sub-cinta munida de dispositivos para aplicar uma camada de sub-cinta sobre um segundo tambor conformador.
De maneira ainda mais preferível, a linha de construção de estrutura de coroa compreende as seguintes estações de trabalho operativamente dispostas em linha:
- uma primeira estação de trabalho aplicadora de cinta munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira tira de cinta em uma posição radialmente externa ao segundo tambor conformador;
- uma segunda estação de trabalho aplicadora de cinta munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira tira de cinta em uma posição radialmente externa à primeira tira de cinta;
- uma estação de trabalho aplicadora de cordonel munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira camada de cordonéis, perifericamente dispostos sobre a tira de cinta radialmente externa, aplicada pelo menos nas suas partes axialmente externas;
- pelo menos uma estação de trabalho de montagem de banda de rodagem munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma banda de rodagem em uma posição radialmente externa à camada de cordonel.
Em uma solução preferencial, a linha de construção de estrutura de coroa compreende uma segunda estação de trabalho de assentamento de elementos intermediários munida de dispositivos para assentar pelo menos um segundo elemento intermediário sobre a primeira estrutura de cinta.
Em uma outra solução preferencial, a linha de construção de estrutura de coroa compreende uma segunda estação de trabalho de construção de costado munida de dispositivos para construir pelo menos uma segunda parte de costados em uma posição axialmente externa à cinta de banda de rodagem.
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 44/76
De acordo com uma modalidade preferencial, a linha de construção de estrutura de coroa compreende:
- uma primeira unidade para a construção parcial da estrutura de coroa na qual a estrutura de coroa é parcialmente construída sobre o segundo tambor conformador e compreende pelo menos uma estação de trabalho de aplicação de camada sub-cinta, uma primeira estação de trabalho de aplicação de cinta e uma segunda estação de trabalho de aplicação de cinta;
- uma segunda unidade para a construção parcial da estrutura de coroa na qual a estrutura de coroa é completada sobre um terceiro tambor conformador, geometricamente diferente do segundo tambor conformador e compreende pelo menos uma estação de trabalho de aplicação de cordonel, pelo menos duas estações de trabalho de construção de banda de rodagem e uma segunda estação de trabalho de construção de costado;
- uma estação de trabalho de transferência de estrutura de coroa do segundo tambor conformador da primeira unidade para parcialmente construir a estrutura de coroa para o terceiro tambor conformador da segunda unidade para parcialmente construir a estrutura de coroa;
De preferência, a primeira unidade para construção parcial da estrutura de coroa compreende uma estação de trabalho para aplicar elementos intermediários.
A segunda estação de trabalho aplicadora da segunda cinta também pode ser munida de dispositivos para aplicar uma terceira tira de cinta em uma posição radialmente externa à segunda tira de cinta.
De preferência, a estação de trabalho de transferência de estrutura de coroa também pode compreender dispositivos para virar as extremidades da primeira tira de cinta sobre a segunda tira de cinta.
Em uma modalidade diferente, a estação de trabalho de transferência de estrutura de coroa também pode compreender dispositivos para virar as extremidades da primeira tira de cinta sobre a segunda tira e
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 45/76 sobre a terceira tira de cinta.
De preferência, a linha de construção da estrutura de coroa compreende.à jusante da estação de trabalho de aplicação de cordonel, uma estação de trabalho de aplicação de sub-camada munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma subcamada em uma posição radialmente externa à camada de cordonel.
Vantajosamente, a instalação compreende uma estação de trabalho de armazenamento de pneus não vulcanizados operativamente associados com a estação de trabalho de montagem e conformação.
De preferência, as estações de trabalho de armazenamento de pneus não vulcanizados são operativamente associadas com a linha de moldagem e vulcanização.
De acordo com uma modalidade preferencial as estações de trabalho de armazenamento de pneus não vulcanizados é munida de dispositivo para transferir o pneu não vulcanizado para a linha de moldagem e vulcanização.
Vantajosamente, a instalação de produção é equipada com dispositivos para transferir o pneu não vulcanizado da estação de trabalho de montagem e conformação para a estação de trabalho de armazenamento de pneus não vulcanizados.
De preferência, os dispositivos para transferir o pneu cru da estação de montagem e armazenamento para a estação de trabalho de armazenamento de pneus crus compreendem um braço robotizado.
De preferência, a estação de trabalho de montagem e 25 conformação compreende:
- pelo menos uma posição em espera do segundo tambor ou do terceiro tambor conformador; e
- dispositivos para transferir a estrutura de coroa para efetuar sua transferência para uma posição radialmente externa associada com o
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 46/76 primeiro tambor conformador;
A instalação pode compreender uma estação de trabalho de acumulação de estrutura de carcaça disposta externamente em relação à linha de construção de estrutura de carcaça.
Como uma alternativa, a estação de trabalho de armazenamento de estrutura de carcaça pode coincidir com a estação de trabalho de acumulação de tambores da linha de construção de estrutura de carcaça.
Como uma alternativa ou adicionalmente, a instalação pode compreender uma estação de trabalho de armazenamento de estrutura de coroa.
Vantajosamente, pelo menos uma entre a estação de trabalho de aplicação de cinta, a segunda estação de trabalho de aplicação de cordonel é operativamente associada com pelo menos uma unidade para fornecer produtos semi-acabados elementares às respectivas estações de trabalho.
De acordo com uma modalidade, a instalação compreende uma linha para preparar produtos semi-acabados elementares próprios para serem fornecidos em pelo menos uma entre a linha de construção de estrutura de carcaça e a linha de construção de estrutura de coroa.
Vantajosamente, a instalação de produção compreende dispositivos para ajustar as dimensões de pelo menos um entre o tambor conformador, o segundo tambor conformador e o terceiro tambor conformador. Desta maneira, na realidade, é possível usar poucos tipos de tambores para produzir uma grande variedade de pneus.
De acordo com uma modalidade preferencial, o primeiro tambor conformador é ajustável, na direção axial. A sua dimensão axial, por conseguinte, pode ser alterada na base do desenvolvimento da camada e/ou camadas entre s os núcleos de talão uma vez que o pneu seja vulcanizado.
De preferência, o segundo tambor conformador é ajustável na
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 47/76 direção radial. A sua dimensão radial pode ser variada na base do diâmetro de aro requerido do pneu a ser produzido.
De preferência, o terceiro tambor conformador compreende uma superfície conformadora convexa. Desta maneira é possível formar a estrutura de coroa antes de ser associada com a estrutura de carcaça.
A linha de construção de estrutura de carcaça de preferência é munida de dispositivos para transferir o primeiro tambor conformador de uma estação de trabalho da mesma linha de construção de estrutura de carcaça para a estação de trabalho seguinte.
De preferência, os dispositivos para transferir o primeiro tambor conformador de uma estação de trabalho da linha de construção de estrutura de carcaça para a estação de trabalho seguinte compreende um carrinho se deslocando sobre uma linha de propagação.
De maneira idêntica, a linha de construção de estrutura de coroa de preferência é munida de dispositivos para transferir o segundo tambor conformador de uma estação de trabalho da mesma linha de construção de estrutura de coroa para a estação de trabalho seguinte.
De preferência, os ditos dispositivos para transferir o segundo tambor conformador de uma estação de trabalho da linha de construção de estrutura de coroa para a estação de trabalho seguinte compreende pelo menos um braço robotizado.
Em uma solução preferencial, a linha de construção de estrutura de coroa é vantajosamente munida de dispositivos para transferir o terceiro tambor conformador de uma estação de trabalho da segunda unidade para construir parcialmente a estrutura de coroa para a estação de trabalho seguinte.
Vantajosamente, a linha de moldagem e vulcanização do pneu cru perfilado compreende pelo menos duas unidades de vulcanização, cada uma munida de pelo menos uma matriz vulcanizadora.
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 48/76
Em uma solução de preferência, as unidades vulcanizadoras são duas, cada uma compreendendo duas matrizes vulcanizadoras.
Em uma solução preferencial diferente, as unidades vulcanizadoras são cinco, cada uma compreendendo duas matrizes vulcanizadoras.
Demais aspectos característicos e vantagens da invenção se evidenciarão mais claramente da seguinte descrição de alguns exemplos de preferência de instalações e processos de produção de acordo com a invenção, realizados a título de um exemplo não limitativo indicativo com referência aos desenhos anexos, de acordo com os quais:
A figura 1 mostra um layout esquematizado de uma instalação para produzir pneus para rodas de veículos no qual o processo de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção é realizado; e
A figura 2 mostra um layout esquematizado de uma instalação 15 para produzir pneus para rodas de veículos no qual o processo de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção é realizado.
Com referência à figura 1, o numeral de referência 1 genericamente indica uma instalação para produzir pneu para rodas de veículos em uma primeira modalidade da presente invenção.
Com referência à figura 2, o numeral de referência 1’ genericamente indica a instalação para produzir pneus para rodas de veículos de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção.
A instalação 1, 1’ compreende pelo menos uma linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2’ na qual uma estrutura de carcaça, que compreende pelo menos uma camada de carcaça e um par de estruturas de ancoragem anulares é construído sobre pelo menos um primeiro tambor conformador 6.
A dita instalação 1, 1’ adicionalmente compreende pelo menos uma linha de construção de estrutura de coroa 3, 3’ na qual uma estrutura de
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 49/76 coroa, compreendendo pelo menos uma estrutura de cinta e uma banda de rodagem, é construída sobre pelo menos um segundo tambor conformador 7.
A instalação 1, 1’ é adicionalmente munida de pelo menos uma estação de trabalho de montagem e conformação 4 do pneu sendo processado operativamente associada com a linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2’ e com a linha de construção de estrutura de coroa 3, 3’. A dita estação de trabalho de montagem e conformação 4 é apropriada para conformar uma estrutura de carcaça pela efetuação de sua montagem com uma estrutura de coroa de modo a obter um pneu cru.
De acordo com uma modalidade preferencial da invenção, a linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2’, é munida de um sistema motriz para transferir a estrutura de carcaça e o primeiro tambor conformador 6 no qual esta foi construída a partir da linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2’, para a linha de montagem e conformação 4. De preferência, o dito sistema motriz compreende pelo menos um braço robotizado 50.
De acordo com uma modalidade preferencial da invenção, a linha de construção de estrutura de coroa 3, 3’, é munida de sistemas motrizes para transferir a estrutura de coroa e o segundo/terceiro tambor conformador 7/27 da linha de construção de estrutura de coroa 3, 3’, para a dita linha de montagem e conformação 4. De preferência, os ditos sistemas motrizes compreendem pelo menos um braço robotizado 60.
A estação de trabalho de montagem e conformação 4 é munida de dispositivos de conformação associáveis cm o primeiro tambor conformador 6, que são apropriados para efetuar a conformação da estrutura de carcaça sobre o primeiro tambor conformador 6.
Os ditos dispositivos de conformação de preferência são dispositivos pneumáticos ou mecânicos.
A instalação 1, 1’ ainda compreende pelo menos uma linha de moldagem e vulcanização 5 do pneu montado e conformado a partir da qual o
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 50/76 produto acabado é obtido.
A estação de trabalho de montagem e conformação 4 é munida de dispositivos de transferência para transferir o segundo tambor conformador 7 ou um terceiro tambor conformador 27 (que será mais bem ilustrado doravante) da dita estação de trabalho para a linha de construção de estrutura de coroa 3 ou 3', após a estrutura de coroa ter sido removida da mesma para ser associada com a estrutura de carcaça.
A instalação de produção 1, 1' ainda compreende uma estação de trabalho de acumulação de tambor 0 na qual tambores que podem ser de um tipo diferente são armazenados. A dita estação de trabalho é munida de dispositivos para transferir um primeiro tambor conformador 6 para a linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2'.
A linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2' compreende uma primeira estação de trabalho de construção de costado 19 munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado.
Aplicação de pelo menos uma segunda parte de costados do pneu sendo processado é prevista em uma segunda estação de trabalho de construção de costado 2 da linha de construção de estrutura de coroa 3. 3' por dispositivos especiais.
A linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2' compreende pelo menos duas das seguintes estações de trabalho:
- uma estação de trabalho para aplicar uma tela de reforço 8 munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma tela de reforço de talão sobre um primeiro tambor conformador 6;
- uma estação de trabalho de aplicação à prova de abrasão 9 munida de dispositivos para aplicar uma primeira parte de elemento à prova de abrasão em uma posição radialmente externa ao dito primeiro tambor conformador 6;
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 51/76
- uma primeira estação de trabalho de aplicação de forro 11 munida de dispositivos para aplicar uma camada de forro em uma posição radialmente externa ao dito primeiro tambor conformador 6:
- uma estação de trabalho de aplicação de sub-forro em uma 5 posição radialmente externa ao dito forro;
- uma estação de trabalho de aplicação de camada 13 munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira camada de carcaça em uma posição radialmente externa à camada de sub-forro;
- uma estação de trabalho para aplicar primeiros elementos 10 intermediários 14 munidos de dispositivos para aplicar uma pluralidade de primeiros elementos intermediários nas camadas de carcaça;
- uma estação de trabalho de um elemento de reforço interno 15 munida de dispositivos para aplicar uma pluralidade de elementos de reforço internos nos ditos primeiros elementos intermediários;
- uma estação de trabalho aplicadora de estruturas de ancoragem anulares 16 munida de dispositivos para aplicar pelo menos um par de estruturas de ancoragem anulares às extremidades axialmente opostas da dita pelo menos uma camada de carcaça;
- uma segunda estação de trabalho de aplicação à prova de abrasão 18 munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma segunda parte do elemento à prova de abrasão;
- uma primeira estação de trabalho de construção de costado 10 munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado.
Vantajosamente, os primeiros elementos intermediários acima são aplicados pelo enrolamento lado a lado e/ou espiras superpostas de um elemento alongado contínuo de material elastomérico. A presença de material elastomérico entre os cordonéis têxteis da camada e/ou camadas de carcaça e/ou elementos de reforço internos acima exibindo cordonéis metálicos
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 52/76 (dotados de arestas vivas devido ao seu assentamento angular), previne contato entre os últimos e a camada de carcaça propriamente dita prevenindo possível iniciação de fissuras ou rachaduras na operação de pneu.
Em ambas as modalidades da presente invenção ilustrada nas 5 figuras, a linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2' compreende cada uma das estações de trabalho acima. As últimas são sucessivamente dispostas ao longo de dois percursos paralelos operados pelo primeiro tambor conformador 6 em direções opostas.
Mais especificamente, na segunda modalidade ilustrada na 10 figura 2, a estação de trabalho para aplicar elementos intermediários 14, a estação de trabalho para aplicar elementos de reforço internos 15 e estação de trabalho aplicadora de estrutura de ancoragem anular 16 são integradas em uma unidade integrada 36.
A linha de construção de estrutura de carcaça 2 da instalação 15 de produção 1, de acordo com a primeira modalidade da invenção, além das estações de trabalho acima compreende também uma estação de trabalho pra aplicar material auto-vedante 10 munida de dispositivos para aplicar uma camada de material auto-vedante em uma posição radialmente externa à dita camada de sub-forro. Como pode ser visto na figura 1, a estação de trabalho para aplicar material auto-vedante 10 é disposta a jusante da primeira estação de trabalho de aplicação de sub-forro 12.
A linha de construção de estrutura de carcaça 2, 21 também pode compreender uma estação de trabalho aplicadora de elementos de reforço externos 17 que são munidos dispositivos para aplicar uma pluralidade de elementos de reforço externos nas camadas de carcaça. A estação de trabalho 17 aplicadora de elementos de reforço externos 17 é disposta a jusante da estação de trabalho aplicadora de estruturas de ancoragem anulares 16.
Na segunda modalidade, a estação de trabalho aplicadora de
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 53/76 elementos de reforço externos 17 é integrada na unidade integrada 3 da linha de construção de estrutura de carcaça 2'.
De acordo com uma modalidade alternativa, não ilustrada nas figuras, a linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2' compreende, alternativamente à estação de trabalho aplicadora de elementos de reforço externos 17, uma estação de trabalho para aplicar uma camada externa que é munida de dispositivos para aplicar uma camada externa na camada e/ou camadas de carcaça. A dita estação de trabalho para aplicar uma camada externa é disposta a jusante das estações de trabalho aplicadoras de estruturas de ancoragem anulares 16.
De maneira similar à estação de trabalho aplicadora de elementos de reforço externos 17, a dita estação de trabalho pode ser integrada na unidade integrada 36 da linha de construção de estrutura de carcaça 2'.
A estação de trabalho aplicadora de estruturas de ancoragem anulares 16 da linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2' é também munida de dispositivos para dobrar as extremidades das camadas de carcaça sobre as camadas propriamente ditas, de modo a formar abas que contém as estruturas de ancoragem anulares.
De acordo com a primeira modalidade, a instalação de produção 1 ainda compreende estações de trabalho de armazenamento de núcleo de talão 32 próprias para a formação de estruturas de ancoragem anular do pneu sendo processado. As dias estações de trabalho de armazenamento de núcleo de talão 32 são operativamente associadas com as estações de trabalho aplicadoras de estruturas de ancoragem anular 16 e dispostas na sua proximidade.
Como mostrado na figura 2, a segunda estação de trabalho de aplicação à prova de abrasão 18 e a primeira estação de trabalho de construção de costado 19 estão compreendidas em uma unidade de conclusão
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 54/76 de estrutura de carcaça 33.
A última também compreende dispositivos para transferir o primeiro tambor conformador 6 da linha de construção de estrutura de carcaça 2' para o interior da unidade de conclusão 33 propriamente dita. Em outras palavras, os ditos dispositivos de transferência recolhem o primeiro tambor conformador 6 de uma das linhas de propagação acima para efetua sua transferência para a unidade de conclusão 33 onde a estrutura de carcaça é completada.
Os ditos dispositivos para transferir o primeiro tambor conformador 6 na unidade de conclusão de estrutura de carcaça 33 compreendem um braço robotizado 34.
O último é também apropriado pra transferir o primeiro tambor conformador 6 para a linha de propagação uma vez que a estrutura de carcaça tenha sido completada.
A linha de construção de estrutura de coroa 3, 3', de acordo com a presente invenção compreende uma estação de trabalho para aplicar uma camada de sub-cinta 30 munida de dispositivos para aplicar uma camada sub-cinta 26 sobre o segundo tambor conformador 7.
A linha de construção de estrutura de coroa 3, 3' pode ainda compreender as seguintes estações de trabalho operativamente dispostas em linha:
- uma primeira estação de trabalho aplicadora de cinta 21 munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira tira de cinta em uma posição radialmente externa ao segundo tambor conformador;
- uma segunda estação de trabalho de assentamento de elementos intermediários 22 munida de dispositivos para assentar pelo menos um segundo elemento intermediário sobre a primeira estrutura de cinta;
- uma segunda estação de trabalho aplicadora de cinta 23 munida de dispositivos para aplicar uma segunda tira de cinta em uma posição
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 55/76 radialmente externa à primeira tira de cinta;
- uma terceira estação de trabalho aplicadora de cinta 24 munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira camada de cordonéis, dispostos circunferencialmente sobre a tira de cinta radialmente externa, aplicada pelo menos nas suas partes axialmente externas;
- pelo menos uma estação de trabalho de montagem de banda de rodagem 25 munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma banda de rodagem em uma posição radialmente externa à camada de cordonel;
- uma segunda estação de trabalho de construção de costado 26 10 munida de dispositivos para construir pelo menos uma segunda parte de costados em uma posição axialmente externa à banda de rodagem.
Vantajosamente, os elementos intermediários acima mencionados são aplicados por enrolamento lado a lado e/ou espiras superpostas de um elemento alongado contínuo de material elastomérico. A presença de material elastomérico cobrindo as extremidades axiais de pelo menos duas tiras de cinta superpostas pode ser útil em pneus para veículos de desempenho muito elevado, uma vez que previne a iniciação de fissura nas extremidades axiais das cintas que poderiam gerar devido a esforços consideráveis a que um pneu deste tipo é submetido.
Na modalidade da presente invenção ilustrada na figura 1, a linha de construção de estrutura de coroa 3 compreende cada uma das estações de trabalho, que são sucessivamente dispostas de modo a formar um anel anular cruzado pelo segundo tambor conformador 7, de preferência no sentido horário.
De acordo com a modalidade mostrada na figura 2, a linha de construção de estrutura de coroa 3' compreende:
- uma primeira unidade 34 para a construção parcial da estrutura de coroa, na qual a estrutura de coroa é parcialmente construída sobre o segundo tambor conformador 7, compreendendo uma estação de
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 56/76 trabalho de aplicação de camada sub-cinta 20, uma primeira estação de trabalho de aplicação de cinta 21, uma estação de trabalho de assentamento de elemento intermediário 22 e uma segunda estação de trabalho de aplicação de cinta 23;
- uma segunda unidade 35 para a construção parcial da estrutura de coroa, na qual a estrutura de coroa é completada sobre um terceiro tambor conformador 27, geometricamente diferente do segundo tambor conformador 7, compreendendo uma estação de trabalho de aplicação de cordonel 24, pelo menos duas estações de trabalho de montagem de banda de rodagem 25 e uma segunda estação de trabalho de construção de costado 26.
- uma estação de trabalho de transferência de estrutura de coroa 28 do segundo tambor conformador 7 da primeira unidade 34 para parcialmente construir a estrutura de coroa para o terceiro tambor conformador 27 da segunda unidade 35 para parcialmente construir a estrutura de coroa.
A estação de trabalho de transferência de estrutura de coroa 28 é disposta entre a primeira unidade 34 para a construção parcial da estrutura de coroa e a segunda unidade 35 para a construção parcial da estrutura de coroa.
O terceiro tambor conformador 27 compreende uma superfície de conformação convexa. Em outras palavras, a superfície de conformação não é plana, porém curvada de modo a conformar a estrutura de coroa.
A segunda estação de trabalho de aplicação de cinta 23 da 25 linha de construção de estrutura de coroa 3, 3' é também munida de dispositivos para aplicar uma terceira tira de cinta em uma posição radialmente externa à segunda tira de cinta.
A estação de trabalho de transferência de estrutura de coroa 28 também compreende dispositivos para virar as extremidades da primeira tira
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 57/76 de cinta sobre a segunda tira de cinta da primeira tira de cinta sobre a segunda e terceira tira de cinta.
A linha de construção da estrutura de coroa 3, 3' compreende, a jusante da estação de trabalho de aplicação de cordonel 24, uma estação de trabalho de aplicação de sub-camada munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma sub-camada da banda de rodagem em uma posição radialmente externa à camada de cordonel.
A linha de construção de estrutura de coroa 3, de acordo com uma modalidade ilustrada na figura 1, de preferência compreende seis estações de trabalho para construir uma banda de rodagem 25.
A instalação de produção 1, 1', de acordo com a presente invenção, compreende uma estação de trabalho de armazenamento de pneu cru 30 operativamente associada com a estação de trabalho de montagem e conformação 4 com a linha de moldagem e vulcanização 5 do pneu.
As estações de trabalho de armazenamento de pneu cru 30 estão dispostas entre a linha de trabalho de montagem e conformação 4 e a linha de moldagem e vulcanização 5 e são munidas de dispositivos para transferir o pneu cru para a linha de moldagem e vulcanização 5.
A instalação 1, 1' compreende dispositivos para transferir o pneu cru da estação de trabalho de montagem e conformação 4 para a estação de trabalho de armazenamento de pneu cru 30, de preferência os dispositivos acima compreendem um braço robotizado 29.
A estação de trabalho de montagem e conformação de pneu cru 4 compreende:
- pelo menos uma posição em espera do segundo tambor conformador 7 ou do terceiro tambor conformador 27;
- dispositivos para transferir a estrutura de coroa para sua transferência para uma posição radialmente externa à estrutura de carcaça associada com o primeiro tambor conformador 6.
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 58/76
A instalação 1, 1', de acordo com uma modalidade da invenção não mostrada nas figuras compreende uma estação de trabalho para armazenar estruturas de carcaça posicionadas externamente na linha de construção de estrutura de carcaça.
Como uma alternativa, a estação de trabalho de armazenamento de estrutura de carcaça coincide com a estação de trabalho de acumulação de tambor 0 da linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2'.
De maneira idêntica, a instalação 1, 1'compreende umas estações de trabalho de armazenamento de estrutura de coroa 41.
Pelo menos uma entre a estação de trabalho de aplicação de camada 13, a primeira estação de trabalho de aplicação de cinta 21. a segunda estação de trabalho 23 e a estação de aplicação de cordonel 24 é operativamente associada com pelo menos uma unidade para fornecer produtos semi-acabados elementares 37 nas respectivas estações de trabalho.
Em ambas as modalidades ilustradas nas figuras, todas as estações de trabalho acima são operativamente associadas com e dispostas próximas às respectivas unidades para fornecer produtos semi-acabados elementares 37.
Os produtos semi-acabados elementares de preferência compreendem elementos alongados contínuos de material elastomérico, tiras de material elastomérico designadas de “elementos em forma de tira” contendo dois ou mais cordonéis têxteis ou metálicos, cordonéis individuais de metal borracha no seu interior.
Nas estações de trabalho ilustradas acima, os produtos semi25 acabados elementares acima podem ser enrolados lado a lado e/ou espiras superpostas, por exemplo no caso de elementos alongados contínuos que contribuem para a formação de forros, sub-forros, sub-camadas, cargas na zona de talão, costados, banda de rodagem, ou no caso de cordonel individual de metal borracha que contribuem para a formação de núcleos de talão ou na
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 59/76 camada de cordonel a zero graus na estrutura de cinta. Como uma alternativa,, os ditos produtos semi-acabados podem ser assentados reciprocamente lado a lado, especialmente no caso de elementos em forma de tira que por exemplo contribuem para formação de camadas de carcaça, tiras de cinta, e alguns tipos de elementos de reforço.
Como mostrado na figura 1, a instalação de acordo com a invenção pode compreender uma linha para preparar produtos semi-acabados elementares 31 apropriados para serem fornecidos em pelo menos uma entre a linha de construção de estrutura de carcaça 2 e a linha de construção de estrutura de coroa 3.
A instalação 1, 1' para produzir pneus compreende dispositivos para ajustar o perfil e/ou as dimensões de pelo menos um entre o primeiro tambor conformador 6, o segundo tambor conformador 7 e o terceiro tambor conformador 27.
De acordo com modalidades preferenciais, o primeiro tambor conformador 6 é ajustável na direção axial e o segundo tambor conformador 7 é ajustável na direção radial.
A linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2' de preferência é munida de dispositivos para transferir o primeiro tambor conformador 6 de uma estação de trabalho da mesma linha de construção de estrutura de carcaça 2, 2' para a estação de trabalho seguinte que de preferência compreende um carrinho se deslocando sobre uma linha de propagação. O dito carrinho se desloca sobre linhas de propagação se detendo nas estações de trabalho nas quais o pneu tem de ser processado.
De maneira idêntica, a linha de construção de estrutura de coroa 3, 3' é munida de dispositivos para transferir o segundo tambor conformador 7 de uma estação de trabalho da mesma linha de construção da estrutura de coroa 3, 3' para a estação de trabalho seguinte. Estes dispositivos de preferência compreendem pelo menos um braço robotizado 38. O último
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 60/76 seleciona o tambor de uma estação de trabalho e o conduz para o interior da estação de trabalho.
De acordo com a segunda modalidade, a linha de construção de estrutura de coroa 3' é munida de dispositivos para transferir o terceiro tambor conformador 27 de uma estação de trabalho da segunda unidade 35 para parcialmente construir a estrutura de coroa para a estação de trabalho seguinte, que de preferência compreende pelo menos um braço robotizado 38.
De acordo com a presente invenção, a linha de moldagem e vulcanização 5 do pneu cru perfilado compreende pelo menos duas unidades vulcanizadoras 39. Cada uma das unidades vulcanizadoras 39 compreende pelo menos uma matriz vulcanizadora 40 na qual um pneu é moldado e vulcanizado de uma maneira conhecida.
Na instalação de produção 1, de acordo com uma modalidade da invenção, o número da unidades vulcanizadoras 39 é de dez. Cada unidade vulcanizadora 39 compreende duas matrizes de vulcanização 40.
Na instalação de produção 1', de acordo com uma modalidade diferente da invenção, as unidades de vulcanização 39 são em número de cinco, Cada unidade vulcanizadora 39 compreende duas matrizes de vulcanização 40.
Com referência à instalação de produção 1, 1' ilustrada nas figs. 1 e 2, duas modalidades preferenciais de um processo de produção de acordo com a invenção passam a ser descritas a seguir.
De acordo com uma etapa a), uma estrutura de carcaça de um pneu cru, compreendendo pelo menos uma camada de carcaça e um par de estruturas de ancoragem anulares, é construída sobre um primeiro tambor conformador 6 em pelo menos uma linha de construção de estrutura de carcaça 2. O braço robotizado 50 conduz a estrutura de carcaça construída e associada com o seu tambor conformador 6 para a linha de montagem e conformação 4. A linha de construção de estrutura de carcaça 2, de acordo
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 61/76 com a invenção, funciona a uma taxa de produção igual a tl.
De acordo com uma etapa b), uma estrutura de coroa de um pneu cru, compreendendo pelo menos uma estrutura de cinta e uma banda de rodagem, é construída sobre pelo menos um segundo tambor conformador 7 em pelo menos uma linha de construção de estrutura de coroa 3. O braço robotizado 60 conduz a estrutura de coroa construída e associada com o tambor conformador 7 da mesma para a linha de montagem e conformação 4. A linha de construção de estrutura de coroa 3, de acordo com a invenção, opera a uma taxa de produção igual a t2.
O processo de acordo com a invenção, de acordo com uma etapa c), proporciona a conformação toroidal da estrutura de carcaça para sua construção com a estrutura de coroa, em pelo menos uma linha de montagem e conformação 4 do pneu sendo processado, que é operativamente associada com a linha de construção de estrutura de carcaça 2 e com a linha de construção de estrutura de coroa 3. A dita estação de montagem e conformação 4, de acordo com a invenção, opera a uma taxa de produção igual a t.
O processo de produção finalmente proporciona uma etapa d de moldar e vulcanizar o pneu cru conformado em pelo menos uma linha de moldagem de moldagem e vulcanização de pneu 5
De acordo com a invenção, cada estrutura de carcaça é associada com o respectivo primeiro tambor conformador 6 sobre o qual é construído até o término da etapa c de conformação e montagem do pneu sendo processado e, em operação estável, tl e t2 são compreendidos na faixa de0,9t-l,3t
De acordo com uma modalidade preferencial da invenção tl e t2 são compreendidos na faixa de 0,93 t- 1,15 t.
Ainda mais preferível, tl e t2 são compreendidos na faixa de
0,97 t-1,1 t.
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 62/76
No caso em que t. tl e t2 são substancialmente iguais, isto é, quando tl e t2 são compreendidos na faixa de 0,99 t-1,01 t, é particularmente preferido.
De acordo com modalidades preferenciais, t está 5 compreendido entre 60 e 80 s e mais preferivelmente, t está compreendido entre 65 e 75 s.
Por exemplo, se t = 70. tl e t2 são compreendidos entre 63 e 91 s. Mais preferivelmente tl e t2 são compreendidos entre 65,1 e 80,5 s, e ainda mais preferivelmente tl e t2 são compreendidos entre 67,9 e 77 s, que permite gerenciamento ideal do processo para produzir pneus de acordo com a invenção. Desta maneira, na realidade, considerável tempo de espera do ponto de vista de produção não é proporcionado.
De acordo com modalidades preferenciais, o processo também compreende a etapa z) de selecionar um primeiro tambor conformador 6 dentre uma estação de trabalho de acumulação de tambores 0 e efetuar sua colocação na linha de construção de estrutura de carcaça 2.
A etapa a) de construção da estrutura de carcaça compreende a sub-etapa alO) de aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado em uma primeira estação de trabalho de construção de costado 19 da linha de construção de estrutura de carcaça 2.
A etapa b) compreende a sub-etapa b7) de aplicar pelo menos uma segunda parte de costados do pneu sendo processado em uma segunda estação de trabalho de construção de costado 26 da linha de construção de estrutura de coroa 3.
De preferência, a etapa a) também compreende a sub-etapa al) de aplicar pelo menos uma tela de reforço de talão em uma posição radialmente externa ao primeiro tambor conformador 6.
De acordo com modalidades preferenciais, a etapa a) de construção da estrutura de carcaça pode ainda compreender as sub-etapas
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 63/76 sucessivas de:
a2) aplicar pelo menos uma primeira parte de um elemento a prova de abrasão em uma posição radialmente externa ao primeiro tambor conformador 6;
a3) aplicar uma camada de forro em uma posição radialmente externa ao primeiro tambor conformador 6;
a4) aplicar uma camada de sub-forro em posição radialmente externa ao dito forro;
a5) aplicar pelo menos uma primeira camada de carcaça em 10 uma posição radialmente externa à camada de sub-forro;
a6) aplicar uma pluralidade de primeiros elementos intermediários na camada e/ou camadas de carcaça,
A etapa a) compreende, após a sub-etapa a6), a sub-etapa adicional a7) de aplicar uma pluralidade de elementos de reforço internos como os ditos elementos intermediários.
Posteriormente, as sub-etapas sucessivas adicionais podem ser previstas;
a8) aplicar pelo menos um par de estruturas de ancoragem anulares às extremidades axialmente opostas da camada e/ou camadas de carcaça;
a9) aplicar pelo menos uma segunda parte do elemento à prova de abrasão;
a10) aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado.
De acordo com a modalidade da invenção realizada na instalação 1 da figura 1, a etapa a) de construção da estrutura de coroa compreende entre a sub-etapa a4) e a sub-etapa a5), a sub-etapa de:
- aplicar uma camada de material auto-vedante.
De acordo com modalidades preferenciais do processo da
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 64/76 invenção, a etapa a) de construção da estrutura de carcaça compreende entre a sub-etapa a8) e a sub-etapa a9), a sub-etapa de aplicar uma pluralidade de elementos de reforço externos à camada e/ou camadas de carcaça.
A dita sub-etapa pode ser substituída pela sub-etapa de aplicar uma camada externa na camada e/ou camadas de carcaça.
A sub-etapa a8) de aplicação das estruturas de reforço anulares compreende as seguintes sub-etapas:
a8') aplicar as estruturas de reforço anulares nas extremidades axialmente opostas da camada e/ou camadas da carcaça; e a8”) dobrar as extremidades da camada e/ou camadas da carcaça sobre as camadas propriamente ditas de modo a formar abas que contém as estruturas de ancoragem anulares.
A mesma sub-etapa a8) de preferência é precedida por uma etapa j) de transferir núcleos de talão apropriados para a formação das estruturas de ancoragem anulares a partir de uma estação de armazenamento de núcleo de talão 32 operativamente associada com a estação de trabalho aplicadora de estruturas de ancoragem anulares 16 da linha de construção de estrutura de carcaça 2.
A etapa a) de construção da estrutura de carcaça pode compreender, anterior a sub-etapa a9) de aplicar a segunda parte do elemento à prova de abrasão, sub-etapa a9') de transferir o primeiro tambor conformador 6 para uma unidade de conclusão de estrutura de carcaça 33 compreendendo uma segunda estação de trabalho de aplicação do elemento à prova de abrasão 18 e uma primeira estação de trabalho de construção de costado 19, como mostrada na figura 2.
A sub-etapa a9') de transferir o primeiro tambor conformador para o interior da unidade de conclusão de estrutura de carcaça 33 de preferência é realizada por um braço robotizado 34.
De acordo com modalidades preferenciais do processo da
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 65/76 invenção, a etapa b) de construção da estrutura de coroa compreende a subetapa b1) de aplicar uma camada sub-cinta em uma posição radialmente externa ao segundo tambor conformador 7.
A etapa b) também pode compreender as sub-etapas sucessivas adicionais de:
b2) aplicar pelo menos uma primeira tira de cinta em uma posição radialmente externa ao segundo tambor conformador;
b3) assentar pelo menos um segundo elemento intermediário sobre a primeira estrutura de cinta;
b4) aplicar uma segunda tira de cinta em uma posição radialmente externa à primeira tira de cinta;
b5) aplicar pelo menos uma primeira camada de cordonéis têxteis ou metálicos, dispostos circunferencialmente em uma posição radialmente externa à tira de cinta radialmente externa, e aplicados pelo menos nas suas partes axialmente externas;
b6) aplicar pelo menos uma banda de rodagem em uma posição radialmente externa à camada de cordonel;
b7) aplicar pelo menos uma segunda parte de costados do pneu sendo processado em uma posição axialmente externa à dita banda de 20 rodagem.
A sub-etapa b6) de preferência é realizada em pelo menos duas estações de trabalho de montagem de banda de rodagem 25. Mais especificamente, na modalidade do processo da invenção, realizada na instalação 1 da figura 1, cada dita sub-etapa b6) é realizada nas estações de trabalho de montagem de banda de rodagem 25, nas quais em uma modalidade diferente, realizada na instalação 1' da figura 2, a dita sub-etapa b6) é realizada em duas estações de trabalho de montagem de banda de rodagem 25.
De acordo com a modalidade diferente ilustrada na figura 2, a
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 66/76 etapa b) de construção da estrutura de coroa compreende, após a sub-etapa b4), a sub-etapa de transferir a estrutura de coroa parcialmente construída do segundo tambor conformador 7 sobre o qual é parcialmente construída para um terceiro tambor conformador 27, em uma estação de trabalho de transferência de estrutura de coroa 28 da linha de construção de estrutura de coroa 3'.
A sub-etapa b4, de acordo com uma modalidade preferencial, compreende a aplicação de uma terceira tira de cinta em uma posição radialmente externa à segunda tira de cinta. Naquele caso, a etapa b) de construção da estrutura de coroa compreende, antes da sub-etapa de transferir a estrutura de coroa parcialmente construída de virar as extremidades da primeira tira de cinta sobre a segunda tira de cinta ou da primeira tira de cinta sobre a segunda e sobre a terceira tira de cinta.
A etapa b) de construção da estrutura de coroa compreende, anterior à sub-etapa b6) de construir a banda de rodagem, a sub-etapa de aplicar pelo menos uma sub-camada da banda de rodagem sobre a camada de cordonel anteriormente aplicada.
Na dita solução a sub-etapa b6) compreende a aplicação de duas camadas de banda de rodagem.
Anterior à etapa d) de acordo com as modalidades preferenciais, o processo compreende a etapa de e) de transferir o pneu cru conformado para o interior de estações de trabalho de armazenamento de pneu cru 30 operativamente associadas com a estação de trabalho de montagem e conformação 4.
Após a dita etapa e), uma etapa f) de transferir o pneu cru conformado para a linha de moldagem e vulcanização de pneu 5 é prevista.
A etapa c) de conformar e montar o pneu cru compreende a sub-etapa c') de transferir a estrutura de coroa do segundo e/ou terceiro tambor conformador 7/27 sobre o qual foi construída para uma posição
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 67/76 radialmente externa à estrutura de carcaça associada com o primeiro tambor conformador 6.
Após a etapa a) de construção da estrutura de carcaça do pneu cru, é prevista uma etapa a') de transferir e armazenar a estrutura de carcaça do pneu cru em uma estação de trabalho para armazenar estruturas de carcaça dispostas externamente à linha de construção de estrutura de carcaça 2, ou uma etapa a”) de transferir e armazenar a estrutura de carcaça construída no interior da estação de trabalho de acumulação de tambor 0.
De maneira idêntica, após a etapa b) de construção da estrutura de coroa do pneu cru, pode ser prevista uma etapa b') de transferir e armazenar a estrutura de coroa construída do pneu cru, pode ser prevista uma etapa b') de transferir e armazenar a estrutura de coroa construída em uma estação de trabalho de armazenamento de estrutura de coroa 41;
De acordo com modalidades preferenciais, o processo para produzir pneus prevê que pelo menos uma entre as sub-etapas a5), b2), b4) e b5) compreenda a pré-etapa g) de fornecer produtos semi-acabados elementares nas respectivas estações de trabalho.
O processo ainda compreende a etapa adicional h) de preparar produtos semi-acabados elementares em uma linha de preparação de produto semi-acabado 31.
É adicionalmente prevista uma etapa i) de ajustar as dimensões de pelo menos um dentre o primeiro tambor conformador 6, o segundo tambor conformador 7 e o terceiro tambor conformador 27.
Nas modalidades preferenciais, a etapa i) compreende o ajuste 25 axial do primeiro tambor conformador 6 e o ajuste radial do segundo tambor conformador 7.
O primeiro tambor conformador 6 de preferência é transferido de uma estação de trabalho da linha de construção de estrutura de carcaça 2 para a estação de trabalho seguinte 2 para a estação de trabalho seguinte por
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 68/76 um carrinho se deslocando em uma linha de propagação.
De preferência, o segundo e/ou terceiro tambor conformador
7/27 é transferido de uma estação de trabalho da linha de construção de estrutura de coroa 3/3' para a estação de trabalho seguinte por pelo menos um braço robotizado 38.
O processo finalmente assegura que pelo menos uma das subetapas a1)-a10) seja precedida por uma etapa para transferir o primeiro tambor conformador 6 para o interior da estação de trabalho da acumulação de tambor 0 para compensar quaisquer panes ou alterações nos requisitos de produção.
Dentro do âmbito da presente descrição acima e nas reivindicações que se seguem, todos os valores numéricos indicando quantidades, parâmetros, porcentagens e assim por diante são sempre considerados como precedidos pelo termo “cerca de” , caso não de outro modo definido. Outrossim, todas as faixas de valor numérico incluem todas as possíveis combinações dos valores numéricos máximos e mínimos e todas as possíveis faixas intermediárias, além daquelas especificamente indicadas no texto.
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 69/76

Claims (2)

REIVINDICAÇÕES
1/2 <Ν
Ο ^=4*
1. Processo para produzir pneus para rodas de veículos caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:
a) construir uma estrutura de carcaça de um pneu cru sobre um 5 primeiro tambor conformador (6) em pelo menos uma linha de construção de estrutura de carcaça (2, 2’), a estrutura de carcaça compreendendo pelo menos uma camada de carcaça e um par de estruturas de ancoragem anulares;
b) construir uma estrutura de coroa de um pneu cru sobre pelo menos um segundo tambor conformador (7) em pelo menos uma linha de
10 construção de estrutura de coroa (3, 3’), a estrutura de coroa compreendendo pelo menos uma estrutura de cinta e uma banda de rodagem;
c) conformar toroidalmente a estrutura de carcaça efetuando sua montagem na estrutura de coroa em pelo menos uma estação de trabalho de montagem e conformação (4) para o pneu sendo processado, a estação de
15 trabalho de montagem e conformação (4) sendo sincronizada com a linha de construção d estrutura de carcaça (2, 2’) e com a linha de construção de estrutura de coroa (3, 3’);.
em que cada estrutura de carcaça é associada com o respectivo tambor conformador (6) sobre o qual é construída até o término da etapa c) de
20 conformar e montar o pneu sendo processado;
d) moldar e vulcanizar o pneu conformado cru em pelo menos uma linha de moldagem e vulcanização de pneu (5) separada da estação de trabalho de montagem e conformação (4).
2. Processo para produzir pneus para rodas de veículos de 25 acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a linha de construção de estrutura de carcaça (2, 2’) opera a uma taxa de produção igual a tl, a linha de construção de estrutura de coroa (3, 3’) opera a uma taxa de produção igual a t2 e a linha de montagem e conformação (4) opera a uma taxa de produção igual a t, em que tl e t2 estão compreendidos na faixa de
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 70/76
0,9 t-1,3 t em operação estável.
3. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que t, tl e t2 são substancialmente iguais.
5 4. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de t fica compreendido entre 50 e 90 s.
5. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que compreende
10 ainda a etapa z) de selecionar um primeiro tambor conformador (6) de uma estação de trabalho de acumulação de tambores (0) e o aplicar na linha de construção de estrutura de carcaça (2, 2’).
6. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a etapa a) de
15 construir a estrutura de carcaça compreende a sub-etapa alO) de aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado em uma primeira estação de trabalho de construção de costado (19) da linha de construção de estrutura de carcaça (2, 2’).
7. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma
20 das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a etapa b) compreende pelo menos a sub-etapa b7) de aplicar uma segunda parte de costados do pneu sendo processado em uma segunda estação de trabalho de construção de costado (26) da linha de construção de estrutura de coroa (3, 3’)·
25
8. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a etapa b) de construir a estrutura de coroa compreende a sub-etapa adicional de:
b7) aplicar pelo menos uma segunda parte de costados do pneu sendo processado em uma posição axialmente externa à banda de rodagem.
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 71/76
9. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado pelo fato de que compreende antes da etapa d) a etapa e) de transferir o pneu cru conformado para o interior de uma estação de trabalho de armazenamento de pneu cru (30)
5 operativamente associada com a estação de trabalho de montagem e conformação (4).
10. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a etapa c) de conformar e montar o pneu cru compreende a seguinte sub-etapa:
10 c1) transferir a estrutura de coroa do segundo tambor conformador (7) sobre o qual foi construída para uma posição radialmente externa para a estrutura de carcaça associada com o primeiro tambor conformador (6).
11. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma
15 das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que compreende após a etapa a) de construir a estrutura de carcaça do pneu cru, uma etapa a') de transferir e armazenar a estrutura de carcaça construída em uma estação de trabalho para armazenar estruturas de carcaças, disposta externamente à linha de construção de estrutura de carcaça (2).
20
12. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-10, caracterizado pelo fato de que compreende após a etapa de construir a estrutura de carcaça do pneu cru, uma etapa a”) de transferir e armazenar a estrutura de carcaça construída em a estação de trabalho de acumulação de tambor (0).
25
13. Processo para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que compreende após a etapa b) de construir a estrutura de coroa do pneu cru, uma etapa b') de transferir e armazenar a estrutura de coroa construída em uma estação de trabalho de armazenamento de estrutura de coroa (41).
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 72/76
14. Instalação (1, 1') para produzir pneus para rodas de veículos caracterizada pelo fato de que compreende:
- pelo menos uma linha de construção de estrutura de carcaça (2, 2') sobre um primeiro tambor conformador (6), a estrutura de carcaça
5 compreendendo pelo menos uma camada de carcaça e um par de estruturas de ancoragem anulares;- pelo menos uma linha de construção de estrutura de coroa (3, 3') sobre pelo menos um segundo tambor conformador (7), a estrutura de coroa compreendendo pelo menos uma estrutura de cinto e uma banda de rodagem;
10 - pelo menos uma estação de trabalho de montagem e conformação (4) para o pneu sendo processado apropriada para conformar uma estrutura de carcaça pelo efetuar sua montagem na estrutura de carcaça de modo a obter um pneu cru, a estação de trabalho de montagem e conformação (4) sendo operativamente associada com a linha de construção
15 de estrutura de carcaça (2. 2') e com a linha de construção de estrutura de coroa (3, 3');
- pelo menos uma linha de moldagem e vulcanização (5) do pneu montado e conformado separada da estação de trabalho de montagem e conformação (4);
20 em que a dita estação de trabalho de montagem e conformação (4) é munida de dispositivos conformadores associáveis com o primeiro tambor conformador (6), apropriados para efetuar a conformação da estrutura de carcaça sobre o primeiro tambor conformador (6).
15. Instalação (1) para produzir pneus para rodas de veículo de
25 acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que a estação de trabalho de montagem e conformação (4) é adicionalmente munida de dispositivos de transferência apropriados para transferir o segundo tambor conformador (7) na linha de construção de estrutura de coroa (3) após a estrutura de coroa ter sido removida do mesmo.
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 73/76
16. Instalação (1') para produzir pneus para rodas de veículo de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que a estação de trabalho de montagem e conformação (4) é adicionalmente munida de dispositivos de transferência apropriados para transferir um terceiro tambor
5 conformador (27) na linha de construção de estrutura de coroa (3) após a estrutura de coroa ter sido removida do mesmo.
17. Instalação (1,1') para produzir pneus para rodas de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-16, caracterizada pelo fato de que ainda compreende uma estação de trabalho de acumulação de
10 tambores (0) munida de dispositivos para transferir um primeiro tambor conformador (6) para a unidade de construção de estrutura de carcaça (2, 2').
18. Instalação (1, 1') para produzir pneus para rodas de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-17, caracterizada pelo fato de que a linha de construção de estrutura de carcaça (2, 2') compreende uma
15 primeira estação de trabalho de construção de costado (19) munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma primeira parte de costados do pneu sendo processado.
19. Instalação (1, 1') para produzir pneus para rodas de veículo de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-18, caracterizada pelo fato
20 de que a linha de construção de coroa (3, 3'), compreende uma segunda estação de trabalho de construção de costado (26) munida de dispositivos para aplicar pelo menos uma segunda parte de costados do pneu sendo processado.
20. Instalação (1, 1') para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-19, caracterizada pelo fato de que a linha
25 de construção de estrutura de coroa (3, 3') compreende uma segunda estação de trabalho de construção de costado (26) munida de dispositivos para construir pelo menos uma segunda parte de costados em uma posição axialmente externa à banda de rodagem.
21. Instalação (1, 1') para produzir pneus de acordo com
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 74/76 qualquer uma das reivindicações 14-20, caracterizada pelo fato de que compreende estações de armazenamento de pneu cru (30) operativamente associadas com a estação de trabalho de montagem e conformação (4).
22. Instalação (1, 1’) para produzir pneus de acordo com a 5 reivindicação 21, caracterizada pelo fato de que compreende dispositivos para transferir o pneu cru da estação de trabalho de montagem e conformação (4) para o interior das estações de trabalho de armazenamento de pneu cru (30).
23. Instalação (1, 1’) para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-22, caracterizada pelo fato de que a
10 estação de trabalho de montagem e conformação (4) do pneu cru compreende:
- pelo menos uma posição de espera do segundo tambor conformador (7) ou do terceiro tambor conformador (27);
- dispositivos para transferência da estrutura de coroa de maneira a efetuar sua transferência para uma posição radialmente externa à
15 estrutura de carcaça associada com o primeiro tambor conformador (6).
24. Instalação (1, 1’) para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-23, caracterizada pelo fato de que compreende uma estação de trabalho para armazenar estruturas de carcaça posicionadas externamente na linha de construção de estrutura de carcaça (2,
20 2’).
25. Instalação (1, 1’) para produzir pneus de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-24, caracterizada pelo fato de que compreende dispositivos para ajustar as dimensões de pelo menos um dentre o primeiro tambor conformador (6), o segundo tambor conformador (7) e o
25 terceiro tambor conformador (27).
Petição 870180019736, de 12/03/2018, pág. 75/76
2/2 γί
BRPI0722044-8A 2007-09-27 2007-09-27 Processo e instalação para produzir pneus para rodas de veículos BRPI0722044B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/IB2007/002816 WO2009040594A1 (en) 2007-09-27 2007-09-27 Process and plant for producing tyres for vehicle wheels

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0722044A2 BRPI0722044A2 (pt) 2014-03-25
BRPI0722044B1 true BRPI0722044B1 (pt) 2018-08-14

Family

ID=39432879

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0722044-8A BRPI0722044B1 (pt) 2007-09-27 2007-09-27 Processo e instalação para produzir pneus para rodas de veículos

Country Status (10)

Country Link
US (2) US20100307662A1 (pt)
EP (2) EP2190655B1 (pt)
JP (1) JP5228052B2 (pt)
KR (2) KR101427355B1 (pt)
CN (1) CN101808812B (pt)
AT (1) ATE552964T1 (pt)
BR (1) BRPI0722044B1 (pt)
HU (1) HUE031693T2 (pt)
PL (2) PL2258541T3 (pt)
WO (1) WO2009040594A1 (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2009063263A1 (en) * 2007-11-15 2009-05-22 Pirelli Tyre S.P.A. Process and apparatus for the production of tyres
JP5134733B2 (ja) 2008-12-11 2013-01-30 ピレリ・タイヤ・ソチエタ・ペル・アツィオーニ 車両車輪用タイヤの製造方法及び装置
RU2490131C2 (ru) * 2008-12-17 2013-08-20 Пирелли Тайр С.П.А. Способ и установка для сборки невулканизированных шин для колес транспортных средств
BRPI1014964B1 (pt) 2009-04-08 2019-10-22 Pirelli processo para fabricar pneus para rodas de veículo, e, aparelho para reforçar com um laço uma estrutura de ancoragem anular de um pneu para rodas de veículo.
US9333720B2 (en) 2009-07-13 2016-05-10 Pirelli Tyre S.P.A. Process and apparatus for building tires for vehicle wheels
MX2012001677A (es) 2009-08-12 2012-03-07 Pirelli Proceso y planta para construir llantas para ruedas de vehiculo.
BR112012015130B1 (pt) 2009-12-21 2020-04-07 Pirelli processo para construir pneus, e, instalação para construir pneus para rodas de veículos
BR112012015166B1 (pt) 2009-12-22 2019-09-17 Pirelli Tyre S.P.A. Método e instalação para construção de diferentes tipos de pneus crus para rodas de veículos
KR101819995B1 (ko) 2009-12-23 2018-01-18 피렐리 타이어 소시에떼 퍼 아찌오니 타이어를 제조하는 공정 및 설비
US9550337B2 (en) 2010-04-26 2017-01-24 Pirelli Tyre S.P.A. Method of controlling deposition of a continuous elongated element in building a tyre for vehicle wheels, process and apparatus for building a tyre for vehicle wheels
US20130078058A1 (en) * 2010-05-28 2013-03-28 Maurizio Marchini Method of controlling the management of forming drums in building tyres for vehicle wheels and plant for production of tyres for vehicle wheels
KR101860449B1 (ko) 2010-06-28 2018-07-02 피렐리 타이어 소시에떼 퍼 아찌오니 엘라스토머 반제품 생산을 위해 압출기의 가열을 제어하는 방법
CN102958686B (zh) * 2010-06-29 2016-01-20 倍耐力轮胎股份公司 生产用于车辆车轮的轮胎的处理和设备
KR101812138B1 (ko) 2010-06-30 2018-01-25 피렐리 타이어 소시에떼 퍼 아찌오니 타이어 생산을 위한 반제품들의 부설을 제어하기 위한 방법 및 장치
CN103328193B (zh) * 2010-11-30 2016-06-29 倍耐力轮胎股份公司 用于管理轮胎构造处理中的成形鼓的方法
CN103328359B (zh) 2010-12-22 2017-04-05 倍耐力轮胎股份公司 用于在用于生产轮胎的设备中存储初级半制成品元件的方法及其装置
MX336255B (es) * 2011-04-28 2016-01-13 Pirelli Proceso y planta para construir llantas para ruedas de vehiculo.
ITMI20111320A1 (it) 2011-07-15 2013-01-16 Pirelli Metodo, processo e apparato per confezionare pneumatici per ruote di veicoli
ITMI20112370A1 (it) * 2011-12-23 2013-06-24 Pirelli Processo e impianto di confezionamento di pneumatici per ruote di veicoli
JP2013146933A (ja) * 2012-01-19 2013-08-01 Yokohama Rubber Co Ltd:The 空気入りタイヤの製造方法
RU2640762C2 (ru) * 2012-10-26 2018-01-11 Пирелли Тайр С.П.А. Способ и установка для изготовления шин для колес транспортных средств
MX362791B (es) * 2012-11-30 2019-02-12 Pirelli Metodo y planta para construir llantas.
ITMI20122179A1 (it) * 2012-12-19 2014-06-20 Pirelli Metodo per verificare la corretta formazione dei talloni in un processo e in un impianto per confezionare pneumatici per ruote di veicoli.
WO2014097016A1 (en) 2012-12-20 2014-06-26 Pirelli Tyre S.P.A. A method for controlling the geometry of green tyres different from each other and a process for manufacturing tyres different form each other
ITMI20122214A1 (it) 2012-12-21 2014-06-22 Pirelli Metodo e impianto per confezionare pneumatici per ruote di veicoli
KR102417655B1 (ko) * 2014-11-14 2022-07-06 피렐리 타이어 소시에떼 퍼 아찌오니 타이어 건조방법 및 설비
BR112017012840B1 (pt) * 2014-12-24 2021-11-30 Pirelli Tyre S.P.A. Planta para coletar ou dispensar um elemento alongado para construir pneus, e, métodos para coletar nos carretéis pelo menos um elemento alongado para construir um pneu epara dispensar um elemento alongado
WO2017051267A1 (en) * 2015-09-21 2017-03-30 Pirelli Tyre S.P.A. Process and plant for building tyres
NL2019085B1 (en) 2017-06-16 2018-12-24 Vmi Holland Bv Tire building system and method
CN111491786B (zh) * 2017-12-28 2021-07-23 倍耐力轮胎股份公司 用于生产车辆车轮用轮胎的工艺和设备
JP7024477B2 (ja) * 2018-02-13 2022-02-24 住友ゴム工業株式会社 タイヤの製造方法及びタイヤ
IT201900024688A1 (it) * 2019-12-19 2021-06-19 Pirelli Metodo ed impianto per la produzione di pneumatici per ruote di veicoli

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2051920A5 (pt) * 1969-07-01 1971-04-09 Englebert
JPS5818243A (ja) * 1981-07-28 1983-02-02 Yokohama Rubber Co Ltd:The 生タイヤ成形装置
US4895610A (en) * 1983-08-15 1990-01-23 The Goodyear Tire & Rubber Company Self-sealing pneumatic tire and method of manufacturing the same
US5368082A (en) * 1992-09-30 1994-11-29 The Goodyear Tire & Rubber Company Radial ply pneumatic tire
US5618374A (en) * 1994-02-10 1997-04-08 Wyko, Inc. Belt and tread drum for vehicle tire making machine
EP0677375B1 (en) * 1994-04-12 2000-01-19 Bridgestone Corporation Method of building green radial tyres having low-section profile
JPH0811232A (ja) * 1994-06-29 1996-01-16 Bridgestone Corp タイヤ成形システム
DE19544369C2 (de) * 1995-11-29 1998-05-20 Continental Ag Herstellung von Fahrzeugluftreifen
JP4115601B2 (ja) * 1997-12-08 2008-07-09 株式会社ブリヂストン 空気入りタイヤの生産システム及びこのシステムにおける生産設備
DE60012207T2 (de) 1999-10-29 2005-07-21 Pirelli Pneumatici S.P.A. Verfahren und vorrichtung zur herstellung von unterschiedlichen reifentypen
WO2001039963A1 (en) * 1999-12-01 2001-06-07 Pirelli Pneumatici S.P.A. Plant for producing tyres of different types simultaneously
JP5013636B2 (ja) * 2000-05-24 2012-08-29 株式会社ブリヂストン タイヤ構成部材の成形方法
JP2002012004A (ja) * 2000-06-28 2002-01-15 Sumitomo Rubber Ind Ltd 空気入りタイヤ
JP4167817B2 (ja) * 2000-08-21 2008-10-22 不二精工株式会社 タイヤの生産システム及び生産方法
US6457505B1 (en) * 2000-11-16 2002-10-01 Wyko, Inc. Vehicle tire building drum including bead drum positioning and side wall formation features
WO2002060676A1 (fr) * 2001-01-31 2002-08-08 Bridgestone Corporation Procede de fabrication de pneumatique
ITVR20010060A1 (it) * 2001-05-18 2002-11-18 Marangoni Meccanica Procedimento di fabbricazione di pneumatici crudi.
US7485201B2 (en) * 2001-12-21 2009-02-03 Pirelli Pneumatici S.P.A. Automatic plant and method for producing tires
KR100928974B1 (ko) * 2002-11-05 2009-11-27 피렐리 타이어 소시에떼 퍼 아찌오니 차륜용 타이어 조립 방법 및 그 장치
BR0316669B1 (pt) * 2002-11-25 2014-07-22 Bridgestone Corp Sistema de construção de pneu e método de fabricação de pneu
US20040238102A1 (en) 2003-05-30 2004-12-02 Jean-Claude Girard Method for manufacturing tires on a flexible manufacturing system
JP4065220B2 (ja) * 2003-06-24 2008-03-19 住友ゴム工業株式会社 生タイヤ形成装置、及び生タイヤ形成方法
US20090242103A1 (en) * 2004-09-20 2009-10-01 Gianni Mancini Method and a plant for manufacturing tyres
WO2006048924A1 (ja) * 2004-11-02 2006-05-11 Toyo Tire & Rubber Co., Ltd. タイヤの成型方法及び成型設備
JP2006248163A (ja) * 2005-03-14 2006-09-21 Yokohama Rubber Co Ltd:The タイヤ成形機におけるビードクランプ方法及びその装置
FI125064B (fi) * 2005-06-01 2015-05-15 Cimcorp Oy Rengasaihion siirrin

Also Published As

Publication number Publication date
EP2258541A1 (en) 2010-12-08
BRPI0722044A2 (pt) 2014-03-25
ATE552964T1 (de) 2012-04-15
CN101808812B (zh) 2014-07-02
US20100307662A1 (en) 2010-12-09
WO2009040594A1 (en) 2009-04-02
EP2190655B1 (en) 2012-04-11
JP2010540275A (ja) 2010-12-24
KR101402833B1 (ko) 2014-06-02
US20180236738A1 (en) 2018-08-23
KR101427355B1 (ko) 2014-08-07
CN101808812A (zh) 2010-08-18
PL2190655T3 (pl) 2012-09-28
KR20100077153A (ko) 2010-07-07
EP2190655A1 (en) 2010-06-02
PL2258541T3 (pl) 2017-04-28
EP2258541B9 (en) 2017-03-08
EP2258541B1 (en) 2016-11-09
HUE031693T2 (en) 2017-07-28
JP5228052B2 (ja) 2013-07-03
KR20100063816A (ko) 2010-06-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0722044B1 (pt) Processo e instalação para produzir pneus para rodas de veículos
US20230013972A1 (en) Process and plant for building tyres for vehicle wheels
JP5411947B2 (ja) 車両ホイール用の未加工タイヤを製造するための方法およびプラント
US11198266B2 (en) Process and plant for building green tyres for vehicle wheels
US11090890B2 (en) Process for building tyres for vehicle wheels
JP5261499B2 (ja) 車両の車輪用タイヤを構築する方法およびプラント
BRPI0622026A2 (pt) Processo para produzir pneus, linha de construção de pneu, aparelho de montagem, e, instalação de fabricação de pneus
BR112016029180B1 (pt) Processo e instalação para construir diferentes modelos de pneus crus para rodas de veículo
BRPI0822644B1 (pt) Processo e aparelho para construir pneus
JP6155203B2 (ja) 車両の車輪用タイヤを構築する方法およびプラント
JP5361789B2 (ja) 車両車輪用タイヤを製造するための方法及びプラント
BR112015011752B1 (pt) Método e instalação para construção de pneus
JP2016137728A (ja) 車両の車輪用タイヤを構築する方法およびプラント

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]