BRPI0721191A2 - Processo para preparação de glicidiloxialquiltrialcoxissilanos - Google Patents

Processo para preparação de glicidiloxialquiltrialcoxissilanos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721191A2
BRPI0721191A2 BRPI0721191-0A BRPI0721191A BRPI0721191A2 BR PI0721191 A2 BRPI0721191 A2 BR PI0721191A2 BR PI0721191 A BRPI0721191 A BR PI0721191A BR PI0721191 A2 BRPI0721191 A2 BR PI0721191A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
process according
catalyst
reaction
iii
reactor
Prior art date
Application number
BRPI0721191-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Stefan Bade
Norbert Schladerbeck
Beate Seliger
Joerg Sauer
Original Assignee
Evonik Degussa Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Evonik Degussa Gmbh filed Critical Evonik Degussa Gmbh
Publication of BRPI0721191A2 publication Critical patent/BRPI0721191A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07FACYCLIC, CARBOCYCLIC OR HETEROCYCLIC COMPOUNDS CONTAINING ELEMENTS OTHER THAN CARBON, HYDROGEN, HALOGEN, OXYGEN, NITROGEN, SULFUR, SELENIUM OR TELLURIUM
    • C07F7/00Compounds containing elements of Groups 4 or 14 of the Periodic Table
    • C07F7/02Silicon compounds
    • C07F7/08Compounds having one or more C—Si linkages
    • C07F7/18Compounds having one or more C—Si linkages as well as one or more C—O—Si linkages
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07FACYCLIC, CARBOCYCLIC OR HETEROCYCLIC COMPOUNDS CONTAINING ELEMENTS OTHER THAN CARBON, HYDROGEN, HALOGEN, OXYGEN, NITROGEN, SULFUR, SELENIUM OR TELLURIUM
    • C07F7/00Compounds containing elements of Groups 4 or 14 of the Periodic Table
    • C07F7/02Silicon compounds
    • C07F7/08Compounds having one or more C—Si linkages
    • C07F7/18Compounds having one or more C—Si linkages as well as one or more C—O—Si linkages
    • C07F7/1804Compounds having Si-O-C linkages
    • C07F7/1872Preparation; Treatments not provided for in C07F7/20
    • C07F7/1876Preparation; Treatments not provided for in C07F7/20 by reactions involving the formation of Si-C linkages
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07FACYCLIC, CARBOCYCLIC OR HETEROCYCLIC COMPOUNDS CONTAINING ELEMENTS OTHER THAN CARBON, HYDROGEN, HALOGEN, OXYGEN, NITROGEN, SULFUR, SELENIUM OR TELLURIUM
    • C07F7/00Compounds containing elements of Groups 4 or 14 of the Periodic Table
    • C07F7/02Silicon compounds
    • C07F7/08Compounds having one or more C—Si linkages
    • C07F7/0803Compounds with Si-C or Si-Si linkages
    • C07F7/0825Preparations of compounds not comprising Si-Si or Si-cyano linkages
    • C07F7/0827Syntheses with formation of a Si-C bond
    • C07F7/0829Hydrosilylation reactions

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO PARA PREPARAÇÃO DE GLICIDILOXIALQUILTRIALCOXISSILANOS".
A presente invenção refere-se a um processo para preparação de glicidiloxialquilalcoxissilanos por hidrossililação de um olefinaglicidiléter na presença de um catalisador.
Silanos epoxifuncionais são produtos intermediários ou produtos finais tecnicamente importantes na química dos organossilanos. Eles têm seu emprego como promotores de adesão em materiais compostos, por e- xemplo na indústria de tintas e fibras de vidro, na técnica de fundição e na indústria de colas; um papel importante também é desempenhado pelos compostos mencionados no revestimento de vidros óticos.
A preparação de glicidiloxialquilalcoxissilanos ocorre, por exem- plo, por reação de um trialcoxissilano portador de um átomo de hidrogênio, com alilglicidiléter na presença de um catalisador de hidrossililação e pode ser descrito pela seguinte equação de reação:
Ch2(O)ChCh2OCh2Ch=Ch2 + HSi(OR)3-^CH2(O)CHCH2OC3H6Si(OR)3 com R = alquila, por exemplo, metila, etila, propila. Assim são descritos com R = metila a preparação de 3-glicidiloxipropiltrimetoxissilano e com R = etila a preparação de 3-glicidiloxipropiltrietoxissilana. Como subpro- dutos originam-se assim isômeros, CH2(0)CHCH20CH2CH(Si|(0R)3CH3 as- sim como um respectivo heterociclo de 8 membros, além de glicidiloxitrialco- xissilano, propiltrialcoxissilano, propenilglicidiléter e tetra-alcoxissilano, além de componentes de alto ponto de ebulição. Particularmente os compostos destilativamente dificilmente separáveis, os isômeros glicidilalcoxipropiltrial- coxissilano e o heterociclo de 8 membros, exigem altas capacidades de se- paração na coluna de destilação e longos tempos de destilação. A formação dos propenilglicidiléteres e a formação de tetra-alcoxissilanos têm como con- seqüência elevadas perdas de seletividade.
As reações de hidrossililação de H-silanos com compostos, que compreendem uma dupla ligação C=C1 são executadas ou continuamente ou descontinuamente, sendo que a reação de hidrossililação em regra é ca- talisada por metais nobres. A preparação de 3-glicidilóxipropiltrialcoxissila- nos ocorre comumente homogêneo cataliticamente com um catalisador de Speier, H2PtCIe ou um catalisador de Karstedt, divinil tetrametil disiloxano-Pt (EP 0 277 023, EP 0 288 286, JP 128763 e DE 2 159 991), ela pode também ocorrer heterogeneocataliticamente com metais nobres (EP 0 548 974, Pa- tente US 4 736 049).
Se a hidrossililação de alilglicidiléter com trimetoxissilano é reali- zada na presença de um catalisador de Pt homogêneo, pode-se observar que uma fração não-desprezível do alilglicidiléter empregado é isomerizada e assim não está mais à disposição para a hidrossililação. Isto causa em 10 regra perdas de seletividade consideráveis.
Uma outra desvantagem dos catalisadores homogêneos atuais é a formação de Pt coloidal, que igualmente leva a uma alta formação de sub- produtos. Particularmente em catalisadores homogêneos do tipo Karstedt a formação de Pt coloidal é observada. Além de uma redução da seletividade 15 do produto-alvo, tem-se a isomerização da olefina empregada, a qual após a isomerização não está mais à disposição para a hidrosilição.
A EP 0 985 675 divulga o emprego de um ácido como promotor na hidrossililação de uma olefina para preparação de alquilsilanos.
A SU 415268 ensina a preparar aminoalquilsilanos por hidrossili- lação de alilamina, e também essa reação é realizada na presença de um catalisador e sob adição de um ácido como promotor.
Em geral é sabido que um anel de oxirano é aberto, em regra, sob influência de um ácido e forma assim uma espécie muito reativa. A aber- tura do anel de oxirano ocorre aqui tanto por catálise ácida como também 25 por quaisquer outros nucleófilos. (Ver Hauptmann, Organische Chemie", 1a edição 1985, editora VEB para indústria primária, Leipzig, páginas 558 em diante).
A presente invenção tem como tarefa preparar um outro proces- so aperfeiçoado para preparação de glicidiloxialquilalcoxissilanos.
Particularmente, o pedido consiste em reduzir as desvantagens
acima indicadas e as perdas econômicas ligadas à elas.
A tarefa é solucionada de acordo com a invenção segundo as características das reivindicações da patente.
Assim, verificou-se surpreendentemente que catalisadores de Pt homogêneos, particularmente ácido hexacloroplatínico assim como um cata- lisador de Karstedt, na presença de um promotor ácido, especialmente um 5 ácido monocarboxílico ou dicarboxílico, nem causam uma abertura no anel epóxido do alilglicidiléter nem do produto glicidiloxialquilalcoxissilano. Assim
o catalisador homogêneo, particularmente em combinação com o promotor e um solvente ou diluente apropriados, ou uma mistura correspondente, pode ser empregado vantajosamente, sendo que como solvente ou diluente é em- 10 pregado particularmente vantajosamente o respectivo produto-alvo. Além disso, através do presente processo, o promotor e a seletividade podem ser aumentados de maneira vantajosa. Desta forma, através do ensinamento de acordo com a invenção, pode-se reduzir a formação de Pt coloidal e a for- mação do subproduto. Particularmente, a fração do produto isomerizado, da 15 olefina isomerizada e do tetra-alcoxissilano, pode ser visivelmente reduzida. Essa eficácia no processo de acordo com a invenção ocorre no emprego de catalisadores, particularmente no emprego de catalisadores de Speier ou catalisadores de Karstedt, na combinação referida com um promotor. Espe- cialmente preferentemente, a seletividade do produto é aumentada e a for- 20 mação de isômeros assim como de subprodutos é reduzida, quando empre- ga-se um excesso do componente olefínico perante hidrogenotrialcoxissila- no. Assim, podem ser obtidas na presente invenção seletividades do produ- to-alvo > 87% com concomitante reação quase que completa (> 98%) do componente trialcoxissilano.
Igualmente verificou-se que, apesar da condução adiabática da
reação no reator e das elevadas temperaturas ligadas a isso, o promotor mostra sua eficácia aumentadora da seletividade no decurso da reação, e assim apesar das elevadas temperaturas de maneira particularmente vanta- josa o anel oxirano é mantido, apesar do promotor apresentar atividade áci- da.
Surpreendentemente, verificou-se além disso que o teor de água no promotor não prejudica essencialmente de maneira desvantajosa a sele- tividade. O modo de funcionamento adiabático do reator leva a tempos de residência particularmente vantajosos e a um teor reduzido de subprodutos.
Objetivo da invenção é assim um processo para preparação de glicidiloxialquilalcoxissilanos da fórmula geral (I)
(R")0-CnH2nSi(R')m(OR)3-m (I),
em que os grupos ReR' independentemente um do outro re-
presentam um grupo alquila linear ou ramificado com 1 até 4 átomos de car- bono, de preferência metila, etila, assim como propila, n é igual a 1, 2, 3, 4,
5, 6, 7, ou 8 e, m é igual a 0, 1, 2 ou 3, e R" representa um grupo H2C(O)CH- ou H2C(O)CHCH2-,
no qual
(i) um alceno funcionalizado da fórmula geral (II)
(R11)O-CnH2n.! (II),
na qual R" é um grupo H2C(O)CH- ou H2C(O)CHCH2- e n é igual a 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, é reagido com
(ii) pelo menos um hidrogenoalcoxissilano de fórmula geral (III) HSi(R')m(OR)3-m (III),
na qual os grupos ReR' independentemente um do outro re- presentam um grupo alquila linear ou ramificado com 1 até 4 átomos de car- bono e m é igual a 0, 1, 2, ou 3,
na presença
(iii) de pelo menos um catalisador homogeneo,
(iv) de pelo menos um solvente e/ou pelo menos um diluente
e
(v) de pelo menos um promotor.
No processo de acordo com a invenção emprega-se como com- ponente olefina (i) de preferência alilglicidiléter.
Como hidrogenoalcoxissilano (ii) emprega-se no processo de acordo com a invenção de preferência trimetoxissilano ou trietoxissilano.
Assim emprega-se os componentes (i) olefina e (ii) hidrogenoal- coxissilano vantajosamente em uma proporção molar de 1,8 até 1,0 a 1,0, de preferência 1,3 até 1,1 a 1,0. Além disso, no processo de acordo com a invenção realiza-se a hidrossililação na presença de (iii) pelo menos um catalisador homogêneo da série dos catalisadores de Speier ou Kerstedt.
Por um catalisador de Speier, como ele pode ser empregado no 5 processo de acordo com a invenção, um especialista compreende em regra um ácido hexacloroplatínico ou ácido hexacloroplatínico dissolvido em iso- propanol. Para este sistema catalisador são conhecidos pelo especialista também outros solventes, como acetona ou metanol ou misturas de solven- tes.
Catalisadores de Karstedt são catalisadores complexos de Pt(O)
solúveis, como eles por exemplo são descritos nas US 3 775 452, DE-OS 19 41 411 ou em Marciniec, B., "Comprehensive Handbook of Hydrosilylation", Pergamon Press, Nova Iorque (1992). Particularmente no processo de acor- do com a invenção é introduzido Pt(0)-diviniltetrametildissiloxano, o comple- 15 xo sendo, em regra, dissolvido no agente de complexação e se apresentan- do na forma de um concentrado. O catalisador complexo ou o concentrado de Pt(0)-diviniltetrametildissiloxano em diviniltetrametildissiloxano como sis- tema catalisador pode, além disso, ser empregado vantajosamente diluído em xileno e/ou no produto-alvo do presente processo , isto é, de preferência 20 em 3-glicidiloxipropiltrimetoxissilano ou 3-glicidiloxipropiltrietoxissilano. Além disso, pode-se adicionar vantajosamente uma composição catalisadora as- sim obtenível aos componentes promotores (v).
Desta forma, no processo (iii) de acordo com a invenção intro- duz-se no catalisador de preferência pelo menos um solvente, particularmen- 25 te diviniltetrametildissiloxano, e/ou pelo menos um diluente de preferência no produto de hidrossililação, isto é, no com posto-a Ivo1 particularmente 3-gli- cidiloxipropiltrimetoxissilano ou 3-glicidiloxipropiltrietoxissilano. Assim, o sol- vente empregado ou diluente servem concomitantemente como diluente pa- ra a mistura de reação presente no processo.
Vantajosamente reage-se o catalisador (iii) (relativo ao metal)
para o componente olefina (i) em uma proporção molar de 1 : 1 000 000 até
1 : 25 000, de preferência 1 : 500 000 até 1: 100 000. Assim, no processo de acordo com a invenção, realiza-se a rea- ção (hidrossililação) vantajosamente na presença (iv) de pelo menos um sol- vente e/ou pelo menos um diluente da série das parafinas, tolueno, xileno, do agente de complexação orgânico dos catalisadores, por exemplo, divinil- 5 tetrametildissiloxano, dos produtos da hidrossililação (produto-alvo) ou uma mistura de pelo menos dois dos materiais anteriormente mencionados. As- sim reage-se o solvente e/ou diluente para catalisador (calculado como me- tal Pt) de preferência em uma proporção em massa de 100 000 até 10 para
1, particularmente preferido de 10 000 até 50 para 1, particularmente de 5000 até 100 para 1. Desta forma, os constituintes podem ser dosados na mistura de eduto e no decorrer do processo amplamente homogeneamente e assim ser misturados de maneira vantajosa de forma dosada.
Além disso, a reação é realizada vantajosamente na presença (v) de pelo menos um promotor ácido da série dos ácidos monocarboxílicos 15 e dicarboxílicos, de preferência monoácidos tais com o ácido fórmico, ácido acético e ácido propiônico, e outros compostos com H-ácido, por exemplo, fenol ou derivados de fenol. Com isso o teor de água nos promotores pode ser de 0 até 3000 ppm em peso.
De preferência introduz-se no processo de acordo com a inven- ção o catalisador (iii) e o promotor (v) em uma proporção molar (catalisador para metal) 1:250 até 1:25000, de preferência 1:1000 até 1:5000.
Particularmente, reage-se no processo (iii) de acordo com a in- venção o catalisador e o promotor (v) juntos em (iv) pelo menos um solvente e/ou pelo menos um diluente, de preferência no produto de hidrossililação diluído. Assim, prefere-se uma proporção de massa de solvente e/ou diluen- te para promotor de 1000 até 0,001 para 1, particularmente preferido 100 até
0,01 para 1, particularmente preferido de 10 até 0,1 para 1.
Para realização do processo de acordo com a invenção pode-se dosar vantajosamente os componentes (i), (ii), (iii), (iv) e (v) em um mistura- dor tangencial a uma temperatura ambiente, de preferência 0 até 40°C, mis- tura-se assim os componentes e conduz-se a mistura diretamente a um rea- tor. Para a dosagem podem ser empregados assim os componentes (iii), (iv) e (v) como mistura ou solução.
O reator é construído particularmente vantajosamente como rea- tor tubular operado adiabaticamente, reator de colunas de bolhas, ou como reator tanque com agitador, agitado ou não agitado de maneira apropriada.
5 O reator é aquecível e resfriável de maneira apropriada, de modo que para dar partida ao processo o reator pode ser pré-aquecido e, assim que a rea- ção exotérmica se inicia, pode-se interromper o aquecimento do reator ou ajustar a uma temperatura de operação desejada. O reator é particularmente preferentemente operado de modo controlado, sendo que a mistura de rea- 10 ção é misturada por bolhas de gás ascendentes, como em uma coluna de bolhas, de modo que o sistema do reator possa funcionar sob elevada remis- turação. A vantagem deste sistema de reator é que não se necessita de ne- nhum condicionamento adicional do reator para a partida. Além disso, no presente processo pode-se prescindir, vantajosamente, de um pré-reator 15 assim como de construções no reator, tais como, por exemplo, corpos de enchimento.
Assim emprega-se para realização do processo de acordo com a invenção, de preferência um reator-tanque com agitador, um reator de colu- nas de bolhas ou um reator agitador agitado ou não-agitado.
Como material do reator são apropriados em regra todos os a-
ços inoxidáveis, de preferência emprega-se Inconel, Hastelloy C4, níquel, esmalte em metal, isto é, particularmente reatores esmaltados no âmbito da reação, ou vidro, por exemplo um vidro resistente à temperatura ou vidro quartzo. Particularmente emprega-se para a reação de acordo com a inven- 25 ção um reator tubular com um diâmetro entre 5 e 20 cm, de preferência 10 cm, e um comprimento de 100 até 400 cm. Assim, pode-se ligar diversos reatores paralelamente ou em série.
De preferência conduz-se no processo de acordo com a inven- ção a reação no reator a uma temperatura de reação entre 40 e 200°C, par- ticularmente preferido entre 60 e 160°C, e uma pressão de 0,05 até 2 mPa (0,5 até 20 bar) abs., particularmente a uma pressão ambiente, isto é 0,1 mPa (1 bar), e uma velocidade espacial de 3 até 30 [1/h], particularmente 5 até 10 [1/h] (dados normalizados). O tempo médio de residência da mistura de reação no reator é, de preferência, de 1 até 20 minutos, particularmente preferido de 3 até 9 minutos, particularmente 5 até 8 minutos.
O produto de reação assim obtido é, em regra, pós-processado.
5 Para tanto, o produto de reação que deixa o reator pode de maneira apropri- ada ser capturado em um local intermediário e, em seguida, ser submetido a uma destilação. Na destilação separa-se de maneira apropriada o compo- nente de olefina empregado em excesso, assim como opcionalmente um solvente empregado, e pode-se reciclá-los vantajosamente. Além disso, ob- 10 tém-se de maneira vantajosa o produto-alvo ou produto final, particularmente obtém-se de maneira vantajosa 3-glicidiloxipropiltrimetoxissilano ou 3-glici- diloxipropiltrietoxissilano.
O processo de acordo com a invenção, particularmente a mistu- ra em etapas e dosagem dos componentes do eduto, reação (hidrossililação) e elaboração, podem ser realizados em batelada (operação única) ou conti- nuamente.
Em geral, conduz-se o processo de acordo com a invenção da seguinte forma:
O alceno funcionalizado, o hidrogenoalcoxissilano, o catalisador homogêneo em seu solvente, o diluente e o promotor são em regra mistura- dos idealmente em uma etapa de misturação e continuamente adicionados. Deste modo, os componentes de emprego (i) até (v) são dosados de manei- ra apropriada em uma mistura tangencial, misturados, e a mistura de reação é adicionada ao sistema do reator que se encontra na temperatura de ope- ração. Para tanto, pode-se misturar o catalisador ou o sistema do catalisador com um solvente, um diluente ou uma mistura de solvente e diluente, bem como o promotor, e dosar como mistura. Pode-se também misturar o catali- sador com o solvente ou diluente e dosar a mistura assim obtida na etapa de misturação. Assim, o promotor pode ser dosado na etapa de misturação, separadamente da mistura catalisadora/mistura de solvente ou mistura de diluente. Além disso, o promotor pode ser dosado juntamente com o solven- te ou o diluente como mistura. Após o início da reação (hidrossililação) no reator, a entrada externa de energia pode de maneira vantajosa ser inter- rompida e ser utilizado o calor da reação para o aquecimento interno da mis- tura de reação. O reator é de preferência operado continuamente e com alta remisturação e um tempo de residência mais curto. Assim objetiva-se no 5 processo de acordo com a invenção, de maneira particularmente louvável, uma elevada conversão de 98 até 100% do componente de trialcoxissilano.
A mistura de produto obtida na reação (hidrossililação) pode ser elaborada a seguir por meio de destilação. Assim, a destilação pode ser rea- lizada sob pressão reduzida, por exemplo, em um sistema de coluna, um 10 evaporador de camada fina ou evaporador de curso curto. A olefina empre- gada em excesso e no componente olefina separado na elaboração, assim como o solvente ou diluente aqui separados, assim como promotor, todos podem ser reciclados. O produto-alvo precipita em regra no reservatório de fundo e pode no quadro do processo ser submetido a uma destilação pura 15 adicional.
Assim, o processo de acordo com a invenção distingue-se parti- cularmente devido a sua seletividade comparativamente elevada, por uma economicidade novamente visivelmente aperfeiçoada. A elevação da seleti- vidade é obtida de acordo com a invenção pelo emprego dos sistemas cata- 20 Iisadores especialmente escolhidos em combinação com pelo menos um promotor assim como um solvente ou diluente, particularmente da olefina isomerizada, produto-alvo isomerizado e tetra-alcoxissilano. Particularmente vantajosa é a elevada seletividade do produto-alvo na relação quase com- pleta dos componentes de trialcoxissilano.
A presente invenção é minuciosamente esclarecida pelo seguint
exemplo, sem que este limite o objeto da invenção.
Exemplo
No exemplo reagiu-se alilglicidiléter com trimetoxissilano para formar 3-glicidiloxipropiltrimetoxissilano. A reação ocorreu continuamente por alimentação das matérias-primas (alilglicidiléter: 9,6 kg/h e trimetoxissilano: 8 kg/h) juntamente com o catalisador de Pt-Karstedt na presença de ácido acético (0,05% em peso, relativo à massa de reação total) em um reator com agitador. A concentração relativa à platina metálica do catalisador foi assim de 2 ppm. Assim, o catalisador Pt-Karstedt foi dissolvido em 3-glicidiloxipro- piltrimetoxissilano. A temperatura de reação situou-se a cerca de 160°C. A reação foi conduzida com um excesso de alilglicidiléter (proporção molar: 5 alilglicidiléter: trimetoxissilano = 1,28 : 1). A mistura de reação originada compôs-se de:________
TMOS DYN M AGE Cis-iso- Trans-iso- iso-GLYMO ciclo-GLYMO GLYMO HS [%] r%i [%] [%] [%] [%] [%] r%i f%l 0,2 0,4 0,4 6,4 3 0,3 0,1 87,3 1,9 TMOS = trimetoxissilano DYN M = tetrametoxissilano AGE = alilglicidiléter cis-iso-AGE = cis-propenilglicidiléter trans-iso-AGE = trans-propenilglicidiléter iso-GLYMO = 2-glicidilóxi-1-metil-etiltrimetoxissilano ciclo-GLYMO = 1 -di-metóxi-sila-2,5-dioxa-3-metóxi-metil-ciclo-octano GLYMO = 3-glicidiloxipropiltrimetoxissilano HS = de alto ponto de ebulição A determinação da composição da mistura do produto ocorreu por meio de cromatografia a gás.
Caso o processo anteriormente descrito seja realizado sem o emprego de ácido acético como promotor, obtem-se a seguinte composição de reação.
TMOS DYN M AGE Cis-iso- T rans-iso- iso-GLYMO ciclo-GLYMO GLYMO HS [%] [%] f%] [%] [%] [%] [%] [%] [%l 0,3 1,15 1,7 6,35 6,35 1,1 0,15 81 1,9 A vantagem do catalisador de Pt homogêneo na presença de ácido orgânico em combinação com o emprego do produto-alvo como sol- vente ou diluente são a elevada seletividade com relação ao produto-alvo, particularmente redução da fração de um produto iso e produto ciclo, e a redução da isomerização do composto olefinico empregado.
A formação reduzida de subproduto leva além disso a uma desti- Iabilidade mais fácil do produto cru e a um aumento na qualidade, isto é, é exigida uma menor capacidade de separação e menores tempos de destila- ção na batelada de destilação, quando o produto iso e produto ciclo estão presentes em quantidades reduzidas. Também a pureza do produto-alvo 3- glicidiloxipropiltrimetoxissilano pode assim ser aumentada.

Claims (17)

1. Processo para preparação de glicidiloxialquilalcoxissilanos da fórmula geral (I) (R")0-CnH2nSi(R')m(OR)3-m (I), na qual os grupos ReR' independentemente um do outro re- presentam um grupo alquila linear ou ramificado com 1 até 4 átomos de car- bono, n é igual a 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ou 8 e, m é igual a 0, 1, 2 ou 3, e R" re- presenta um grupo H2C(O)CH- ou H2C(O)CHCH2-, caracterizado pelo fato de que (i) um alceno funcionalizado da fórmula geral (II) (Rn)O-CnH2n-I (II), na qual R" é um grupo H2C(O)CH- ou H2C(O)CHCH2- e n é igual a 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, é reagido com (ii) pelo menos um hidrogenoalcoxissilano de fórmula geral (III) HSi(R')m(OR)3.m (III), na qual os grupos ReR' independentemente um do outro re- presentam um grupo alquila linear ou ramificada com 1 até 4 átomos de car- bono e m é igual a 0, 1, 2, ou 3, na presença (iii) de pelo menos um catalisador homogêneo, (iv) de pelo menos um solvente e/ou pelo menos um diluente, e (v) pelo menos um promotor.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que como componente olefina (i) funcional é empregado alilglicidilé- ter.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que como hidrogenoalcoxissilano (ii) é empregado trimetoxissilano ou trietoxissilano.
4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a3, caracterizado pelo fato de que os componentes (i) olefina e (ii) hidrogeno- alcoxissilano em uma proporção molar de 1,8 até 1,0 para 1,0.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a hidrossililação é realizada na presença de (iii) pelo menos um catalisador homogêneo da série dos catalisadores de Speier ou de Karstedt.
6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de empregar-se o catalisador em um solvente e/ou em um diluente, de preferência diluído no produto de hidrossililação.
7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o catalisador (iii) para o componente olefí- nico (i) é empregado em uma proporção molar de 1 :1 000 000 até 1 : 25 000.
8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de realizar-se a reação na presença (iv) de pelo menos um solvente e/ou pelo menos um diluente da série das parafinas, to- lueno, xileno, dos agentes de complexação orgânicos dos catalisadores, dos produtos da hidrossililação ou uma mistura de pelo menos dois dos materiais anteriormente mencionados.
9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de realizar-se a reação na presença (v) de pelo menos um promotor ácido da série dos ácidos mono- e dicarboxílicos e ou- tros compostos H-ácidos.
10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de empregar-se o catalisador (iii) e o promotor (v) em uma proporção molar de 1 : 250 até 1 : 25 000.
11. Processo de acordo com uma das reivindicações de 1 até 10, caracterizado pelo fato de empregar-se o catalisador e o promotor (v) juntos em um solvente e/ou um diluente, de preferência no produto de hi- drossililação.
12. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de dosar-se os componentes (i), (ii), (iii), (iv) e (v) em um misturador tangencial, misturar e alimentar os mesmos em um reator.
13. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de realizar-se a reação no reator a uma tempe- ratura de reação entre 40 e 200°C, uma pressão de 0,05 até 2 mPa (0,5 até 20 bar) e uma velocidade espacial de 3 até 30 [1/h].
14. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de realizar-se a reação em um reator tubular, um reator de colunas de bolhas, ou um reator-tanque com agitador agitado ou não agitado.
15. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de processar-se o produto de reação.
16. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato de realizar-se a reação e elaboração em bate- Iada ou continuamente.
17. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de obter-se 3-glicidiloxipropiltrimetoxissilano ou 3-glicidiloxipropiltrietoxissilano.
BRPI0721191-0A 2007-02-09 2007-12-20 Processo para preparação de glicidiloxialquiltrialcoxissilanos BRPI0721191A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007007185.1 2007-02-09
DE102007007185A DE102007007185A1 (de) 2007-02-09 2007-02-09 Verfahren zur Herstellung von Glycidyloxyalkyltrialkoxysilanen
PCT/EP2007/064281 WO2008095570A1 (de) 2007-02-09 2007-12-20 Verfahren zur herstellung von glycidyloxyalkyltrialkoxysilanen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0721191A2 true BRPI0721191A2 (pt) 2014-03-18

Family

ID=39148813

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721191-0A BRPI0721191A2 (pt) 2007-02-09 2007-12-20 Processo para preparação de glicidiloxialquiltrialcoxissilanos

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8039646B2 (pt)
EP (1) EP2114963B1 (pt)
JP (1) JP5377331B2 (pt)
KR (1) KR101489976B1 (pt)
CN (1) CN101260119B (pt)
BR (1) BRPI0721191A2 (pt)
DE (1) DE102007007185A1 (pt)
ES (1) ES2521667T3 (pt)
WO (1) WO2008095570A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2135844A1 (de) 2008-06-17 2009-12-23 Evonik Degussa GmbH Verfahren zur Herstellung höherer Hydridosilane
US8420844B2 (en) * 2008-07-01 2013-04-16 Momentive Performance Materials Inc. Hydrosilylation process for gaseous unsaturated hydrocarbons
JP5359585B2 (ja) * 2008-10-22 2013-12-04 信越化学工業株式会社 アミノ基を有する有機ケイ素化合物及びその製造方法
DE102008043422B3 (de) 2008-11-03 2010-01-07 Evonik Degussa Gmbh Verfahren zur Aufreinigung niedermolekularer Hydridosilane
JP5359584B2 (ja) * 2009-06-15 2013-12-04 信越化学工業株式会社 アミノ基を有する有機ケイ素化合物及びその製造方法
DE102009048087A1 (de) 2009-10-02 2011-04-07 Evonik Degussa Gmbh Verfahren zur Herstellung höherer Hydridosilane
EP2799439B1 (en) 2010-12-09 2017-05-10 Shin-Etsu Chemical Co., Ltd. Hydrosilylation method, method for producing organosilicon compound, and organosilicon compound
JP5664191B2 (ja) * 2010-12-09 2015-02-04 信越化学工業株式会社 有機ケイ素化合物の製造方法
EP3372608B1 (de) * 2017-03-08 2021-04-28 Evonik Operations GmbH Verfahren zur herstellung von tris[3-(alkoxysilyl)propyl]isocyanuraten
EP3372609B1 (de) * 2017-03-08 2021-04-28 Evonik Operations GmbH Verfahren zur herstellung von tris[3-(alkoxysilyl)propyl]isocyanuraten
EP3441397B1 (de) 2017-08-09 2019-10-09 Evonik Degussa GmbH Verfahren zur herstellung von 3-glycidyloxypropyltrialkoxysilanen
EP3473631B1 (de) 2017-10-19 2020-01-08 Evonik Operations GmbH Neue epoxy-funktionelle alkoxysilane, verfahren zu deren herstellung und deren verwendung
DE102018210886A1 (de) 2018-07-03 2020-01-09 Evonik Degussa Gmbh Verfahren zur Herstellung von Alkylalkoxysilanen
CN109503650A (zh) * 2018-12-27 2019-03-22 湖北新蓝天新材料股份有限公司 γ-(2,3-环氧丙氧基)丙基三甲氧基硅烷的制备方法
CN113214486B (zh) * 2021-05-31 2022-09-23 南京林业大学 一种端环氧有机硅树脂的制备方法

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1941411A1 (de) 1968-08-14 1970-12-23 Gen Electric Platinvinylsiloxane
US3775452A (en) 1971-04-28 1973-11-27 Gen Electric Platinum complexes of unsaturated siloxanes and platinum containing organopolysiloxanes
DE2159991C2 (de) 1971-12-03 1982-10-21 Dynamit Nobel Ag, 5210 Troisdorf Siliciumhaltige Dioxolanderivate
SU415268A1 (ru) 1972-06-07 1974-02-15 Способ получения аминоалкилалкоксисиланов
US4804768A (en) * 1986-09-30 1989-02-14 Union Carbide Corporation Process for producing epoxyorganoalkoxysilanes
JPH0633288B2 (ja) 1986-10-06 1994-05-02 東レ・ダウコ−ニング・シリコ−ン株式会社 付加反応方法
JPH089005B2 (ja) 1987-01-29 1996-01-31 東燃株式会社 ヒドロシリル化触媒の製造方法
JPH0788394B2 (ja) 1987-04-22 1995-09-27 東燃株式会社 エポキシ基含有シラン化合物の製造方法
JPS6428763A (en) 1987-07-24 1989-01-31 Hitachi Ltd Data transfer system
US5250490A (en) 1991-12-24 1993-10-05 Union Carbide Chemicals & Plastics Technology Corporation Noble metal supported on a base metal catalyst
CA2161181A1 (en) * 1994-10-25 1996-04-26 Frank Kropfgans Process for the preparation of 3-halo- and -pseudohaloalkylsilane esters
US5986124A (en) * 1995-12-24 1999-11-16 Dow Corning Asia, Ltd. Method for making compounds containing hydrocarbonoxysilyi groups by hydrosilylation using hydrido (hydrocarbonoxy) silane compounds
JP4540141B2 (ja) * 1997-12-24 2010-09-08 ダウ コーニング コーポレーション ヒドリド{ハイドロカーボンオキシ}シラン化合物を用いたヒドロシリル化による{ハイドロカーボンオキシ}シリル基含有化合物の製造方法
DE19805083A1 (de) * 1998-02-09 1999-08-12 Huels Chemische Werke Ag Verfahren zur Herstellung von 3-Glycidyloxypropyltrialkoxysilanen
US6015920A (en) 1998-09-11 2000-01-18 Ck Witco Corporation Hydrosilation reaction process with recycle
JP4141547B2 (ja) * 1998-09-30 2008-08-27 信越化学工業株式会社 エポキシ基含有オルガノポリシロキサンの製造方法
DE19934576C2 (de) * 1999-07-23 2003-12-18 Degussa Verfahren zur Herstellung von Epoxysilanen
US6166238A (en) * 2000-01-12 2000-12-26 Crompton Corporation High purity organofunctional alkyldialkoxysilanes
US20070142650A1 (en) * 2004-03-29 2007-06-21 Eilenstine Byron D Method of making epoxyorganoalkoxysilanes
US20090068440A1 (en) * 2005-06-20 2009-03-12 Gunther Bub Production of acrolein, acrylic acid and water-absorbent polymer structures made from glycerine
DE102007023757A1 (de) 2006-08-10 2008-02-14 Evonik Degussa Gmbh Anlage und Verfahen zur kontinuierlichen industriellen Herstellung von Organosilanen

Also Published As

Publication number Publication date
US8039646B2 (en) 2011-10-18
EP2114963A1 (de) 2009-11-11
KR20090117726A (ko) 2009-11-12
CN101260119B (zh) 2012-08-22
JP5377331B2 (ja) 2013-12-25
EP2114963B1 (de) 2014-08-27
ES2521667T3 (es) 2014-11-13
WO2008095570A1 (de) 2008-08-14
CN101260119A (zh) 2008-09-10
KR101489976B1 (ko) 2015-02-04
RU2009133436A (ru) 2011-03-20
JP2010518031A (ja) 2010-05-27
DE102007007185A1 (de) 2008-08-14
US20100036146A1 (en) 2010-02-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721191A2 (pt) Processo para preparação de glicidiloxialquiltrialcoxissilanos
CN108570070B (zh) 用于制备三[3-(烷氧基甲硅烷基)丙基]异氰脲酸酯的方法
JPH04305583A (ja) ビニルアルコキシシランの製造方法
EP0530496B1 (en) Organosilicon compounds and method for preparing same
EP1252167B1 (en) High purity organofunctional alkyldialkoxysilanes through inverse addition
EP1754708B1 (en) Preparation of 1-(alkoxysilyl) ethyl-1,1,3,3-tetramethyldisiloxane
JP7171301B2 (ja) 3-グリシジルオキシプロピルトリアルコキシシランの製造方法
JPH11315083A (ja) 3―グリシジルオキシプロピルトリアルコキシシランの製法
CN108570069B (zh) 用于制备三[3-(烷氧基甲硅烷基)丙基]异氰脲酸酯的方法
JP2007514708A (ja) フルオロアルキル基を有するケイ素化合物をヒドロシリル化により製造する規定の方法
JP2001002681A (ja) Si−C結合を介してケイ素原子に結合した置換基を有するケイ素化合物の製造方法
US5030746A (en) Sterically hindered aminohydrocarbylsilanes and process of preparation
EP2573092B1 (en) Method for the preparation and use of bis (alkoxysilylorgano)-dicarboxylates
US5082962A (en) Sterically hindered aminohydrocarbylsilanes and process of preparation
ES2776382T3 (es) Nuevos alcoxisilanos epoxifuncionales, procedimientos para su producción y su empleo
JPS6061585A (ja) 2−フエニルエチルクロルシランの製法
RU2473552C2 (ru) Способ получения глицидилоксиалкилтриалкоксисиланов
PL198291B1 (pl) Sposób otrzymywania 3-chloropropyloorganosilanów

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DA 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]