BRPI0621381A2 - dispositivo de navegação e método para fornecer alertas para um ponto de controle de velocidade - Google Patents

dispositivo de navegação e método para fornecer alertas para um ponto de controle de velocidade Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621381A2
BRPI0621381A2 BRPI0621381-2A BRPI0621381A BRPI0621381A2 BR PI0621381 A2 BRPI0621381 A2 BR PI0621381A2 BR PI0621381 A BRPI0621381 A BR PI0621381A BR PI0621381 A2 BRPI0621381 A2 BR PI0621381A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
point
navigation device
alert
detection point
speed
Prior art date
Application number
BRPI0621381-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Arshak Khachaturian
Original Assignee
Tomtom Int Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tomtom Int Bv filed Critical Tomtom Int Bv
Publication of BRPI0621381A2 publication Critical patent/BRPI0621381A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01CMEASURING DISTANCES, LEVELS OR BEARINGS; SURVEYING; NAVIGATION; GYROSCOPIC INSTRUMENTS; PHOTOGRAMMETRY OR VIDEOGRAMMETRY
    • G01C21/00Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00
    • G01C21/26Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00 specially adapted for navigation in a road network
    • G01C21/34Route searching; Route guidance
    • G01C21/36Input/output arrangements for on-board computers
    • G01C21/3697Output of additional, non-guidance related information, e.g. low fuel level

Abstract

DISPOSITIVO DE NAVEGAçãO E MéTODO PARA FORNECER ALERTAS PARA UM PONTO DE CONTROLE DE VELOCIDADE. A invenção refere-se a um dispositivo de navegação para fornecer alertas quando um ponto de detecção de um ponto de controle de velocidade se aproxima, compreendendo uma unidade de processador (11) disposta para se comunicar com a unidade de memória (12-15) e receber informações posicionais a partir de um dispositivo de posicionamento (23) A unidade de memória (12 - 15) pode compreender um banco de dados de ponto de controle de velocidade, compreendendo pelo menos um ponto de detecção (Pí) de um local de um ponto de controle de velocidade. O dispositivo de navegação (10) é disposto para fornecer um alerta quando um de pelo menos um ponto de detecção (P1) se aproxima. A unidade de memória (12 - 15) é adicionalmente organizada para compreender pelo menos um ponto de detecção adicional (P2) associado a pelo menos um dos pontos de detecção armazenados (P1), ambos se referindo a um mesmo ponto de controle de velocidade de ponto a ponto. O dispositivo de navegação (10) é organizado para fornecer um alerta quando o ponto de detecção adicional (P1) se aproxima ou foi passado.

Description

"DISPOSITIVO DE NAVEGAÇÃO E MÉTODO PARA FORNECER ALERTAS PARA UM PONTO DE CONTROLE DE VELOCIDADE"
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um dispositivo de navegação para fornecer alertas quando um ponto de detecção de um ponto de controle de velocidade se aproxima. A invenção se refere ainda a um veiculo que compreende um tal dispositivo' de navegação e um método para fornecer alertas quando um ponto de detecção de um ponto de controle de velocidade se aproxima. Além disso, a presente invenção refere-se a um programa de computador e uma portadora de dados.
ESTADO DA TÉCNICA
Dispositivos de navegação do estado da técnica baseados em GPS (Sistema de Posicionamento global) são bem conhecidos e são amplamente empregados como sistemas de navegação no carro. Um tal dispositivo de navegação baseado em GPS refere-se a um dispositivo de computação que em uma conexão funcional a um receptor de GPS externo (ou interno) é capaz de determinar sua posição global. Além disso, o dispositivo de computação é capaz de determinar uma rota entre endereços de inicio e destino, que podem ser entrados por um usuário do dispositivo de computação. Tipicamente, o dispositivo de computação é ativado por software para computar uma rota "melhor" ou "ótima" entre os locais de endereço de inicio e destino a partir de um banco de dados de mapa. Uma rota "melhor" ou "ótima" é determinada com base em critérios predeterminados e não requer necessariamente que seja a rota mais rápida ou mais curta.
O dispositivo de navegação pode ser montado tipicamente no painel de instrumentos de um veiculo, porém também pode ser formado como parte de um computador a bordo do veiculo ou rádio do carro. O dispositivo de navegação também pode ser (parte de) um sistema portátil, como um PDA ou telefone.
Utilizando informações posicionais derivadas a partir do receptor de GPS, o dispositivo de computação pode determinar em intervalos regulares sua posição e pode exibir a posição atual do veiculo para o usuário. O dispositivo de navegação também pode compreender unidades de memória para armazenar dados de mapa e um meio de exibição para exibir uma porção selecionada dos dados do mapa.
Também, pode fornecer instruções sobre como navegar a rota determinada por orientações apropriadas de navegação exibidas no meio de exibição e/ou geradas como sinais audíveis a partir de um alto-falante (por exemplo Avirar a esquerda em 100 m'). Os gráficos que representam as ações a serem realizadas (por exemplo, uma seta esquerda indicando uma curva esquerda à frente) podem ser exibidos em uma barra de status e também ser sobrepostas sobre as junções/curvas aplicáveis, etc. no próprio mapa.
É conhecida a ativação de sistemas de navegação no carro -para permitir que o motorista, enquanto dirige em um carro ao longo de uma rota calculada pelo sistema de navegação, inicie um recálculo de rota. Isso é útil onde o veículo encontra obra de construção ou congestionamento intenso.
Também é conhecido permitir que um usuário escolha o tipo de algoritmo de cálculo de rota usado pelo dispositivo de navegação, selecionando por exemplo a partir de um modo xNormal' e um modo ^Rápido' (que calcula a rota no tempo mais curto, porém não explora tantas rotas alternativas quanto o modo Normal).
Também é conhecido permitir que uma rota seja calculada com critérios definidos pelo usuário; por exemplo, o usuário pode preferir que uma rota cênica seja calculada pelo dispositivo. O software do dispositivo calcularia, então, várias rotas e ponderaria mais favoravelmente aquelas que incluem ao longo de sua rota o número mais elevado de pontos de interesse (conhecidos como POIs) marcados como sendo por exemplo de beleza cênica.
De acordo com EP 1.266.238 dispositivos de navegação compreendendo um sistema de detecção e alerta de ponto de controle de velocidade dispostos para alertar a um motorista sobre perigos, incluindo pontos de controle de velocidade, são conhecidos. Um tal dispositivo de navegação pode compreender meio de armazenagem configurado para armazenar dados de localização que definem locais para uma pluralidade de pontos de controle de velocidade. Uma posição atual do dispositivo de navegação é comparada com esses locais e, dependendo do resultado, um usuário pode ser alertado. Tais pontos de controle de velocidade podem ser, por exemplo, um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto. É um objetivo da invenção fornecer um sistema de alerta de ponto de controle de velocidade, aperfeiçoado.
DESCRIÇÃO CURTA
De acordo com um aspecto é fornecido um dispositivo de navegação para fornecer alertas quando um ponto de detecção de um ponto de controle de velocidade se aproxima, o dispositivo de navegação compreendendo uma unidade de processador e uma unidade de memória, a unidade de processador sendo disposta para comunicar-se com a unidade de memória e receber informações de posição a partir de um dispositivo de posicionamento, a unidade de memória sendo disposta para compreender um banco de dados de ponto de controle de velocidade, compreendendo pelo menos um ponto de detecção de um local de um ponto de controle de velocidade, onde o dispositivo de navegação é adicionalmente disposto para fornecer um alerta quando um de pelo menos um ponto de detecção se aproxima, caracterizado pelo fato de que a unidade de memória é adicionalmente disposta para compreender pelo menos um ponto de detecção adicional associado à pelo menos um dos pontos de detecção armazenados, o ponto de detecção adicional e o ponto de detecção associado se referem, ambos, a um mesmo ponto de controle de velocidade de ponto a ponto, onde o dispositivo de navegação é adicionalmente disposto para fornecer um alerta quando o ponto de detecção adicional se aproxima ou foi passado. Um tal dispositivo de navegação provê a um usuário informações precisas sobre pontos de controle de velocidade de ponto a ponto. De acordo com uma modalidade, o dispositivo de navegação é disposto para
- fornecer um alerta que é um alerta de ponto de controle de velocidade geral quando o ponto de detecção se aproxima caso nenhum ponto de detecção adicional seja associado ao ponto de detecção que se aproxima,
- fornecer um alerta que é um primeiro alerta de ponto a ponto caso o ponto de detecção adicional seja associado ao ponto de detecção que se aproxima, e
- fornecer um alerta que é um segundo alerta de ponto a ponto no caso do ponto de detecção adicional se aproximar ou ter passado. De acordo com uma tal modalidade, o dispositivo de navegação provê alertas diferentes para diferentes situações, que é vantajoso para um usuário.
De acordo com uma modalidade, o dispositivo de navegação compreende um meio de exibição e o alerta pode ser um alerta visual fornecido através do meio de exibição ou dispositivo de navegação compreende um alto-falante, e o alerta pode ser um alerta audível fornecido através do alto- falante, ou o alerta pode ser uma combinação de um alerta visual e um audível.
De acordo com uma modalidade, o dispositivo de navegação é disposto para fornecer alertas de excesso de velocidade entre o ponto de detecção e o ponto de detecção adicional, se o dispositivo de navegação detectar que uma velocidade do dispositivo de navegação excede um valor de velocidade limite, o valor de velocidade limite sendo armazenado na unidade de memória e sendo associado a um segmento de estrada entre o ponto de detecção e o ponto de detecção adicional. Um tal dispositivo de navegação provê informações adicionais para um usuário informado ao usuário sobre possível violação do limite de velocidade aplicável. A velocidade pode ser determinada com base em informações posicionais recebidas a partir do dispositivo de posicionamento.
De acordo com uma modalidade, o dispositivo de navegação é disposto para fornecer um alerta de excesso de velocidade se uma velocidade atual do dispositivo de navegação exceder o valor de velocidade limite ou pode ser disposto para fornecer um alerta de excesso de velocidade se uma velocidade média do dispositivo de navegação exceder o valor de velocidade limite. A velocidade média pode ser computada a partir do primeiro ponto de detecção até a posição atual.
De acordo com uma modalidade, o dispositivo de navegação é disposto para computar uma velocidade de recomendação. Essa velocidade de recomendação pode informar ao usuário sobre qual velocidade obedecer para evitar sair muito cedo da área controlada de ponto de controle de velocidade ponto a ponto.
De acordo com um aspecto adicional é fornecido um veículo, compreendendo um dispositivo de navegação de acordo com o acima.
De acordo com um aspecto adicional é fornecido um método para prover alertas quando um ponto de detecção de um ponto de controle de velocidade se aproxima, o método compreendendo:
- fornecer um banco de dados de ponto de controle de velocidade, compreendendo pelo menos um ponto de detecção de um local de um ponto de controle de velocidade,
- fornecer um alerta quando um de pelo menos um ponto de detecção se aproxima, caracterizado por
fornecer pelo menos um ponto de detecção adicional associado à pelo menos um dos pontos de detecção armazenados, o ponto de detecção adicional e o ponto de detecção associado ambos se referindo ao mesmo ponto de controle de velocidade de ponto a ponto,
- fornecer um alerta quando o ponto de detecção adicional se aproxima ou foi passado.
De acordo com um aspecto adicional é fornecido um programa de computador que, quando carregado em um arranjo de computador, é disposto para executar o método descrito acima.
De acordo com um aspecto adicional é fornecida uma portadora de dados, compreendendo um programa de computador de acordo com o programa de computador descrito acima.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As modalidades da invenção serão descritas agora, somente como exemplo, com referência aos desenhos esquemáticos em anexo nos quais símbolos de referência correspondentes indicam partes correspondentes, e nos quais:
A figura 1 representa esquematicamente um diagrama de blocos esquemático de um dispositivo de navegação,
A figura 2 representa esquematicamente uma vista esquemática de um dispositivo de navegação,
A figura 3 representa esquematicamente um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto,
A figura 4 representa esquematicamente um diagrama de fluxo de acordo com uma modalidade, e
A figura 5 representa esquematicamente um diagrama de fluxo de acordo com uma modalidade.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A figura 1 mostrá um diagrama de blocos esquemático de uma modalidade de um dispositivo de navegação 10, compreendendo uma unidade de processador 11 para executar operações aritméticas. A unidade de processador 11 é disposta para se comunicar com unidades de memória que armazenam instruções e dados, como um disco rígido 12, uma Memória somente de leitura (ROM) 13, Memória somente de leitura programável eletricamente apagável (EEPROM) 14 e uma Memória de acesso aleatório (RAM) 15. As unidades de memória podem compreender dados de mapa. Esses dados de mapa podem ser dados de mapa bidimensionais (latitude e longitude), porém também podem compreender uma terceira dimensão (altura). Os dados de mapa podem compreender, ainda, informações adicionais como informações sobre postos de gasolina, pontos de interesse. Os dados de mapa também podem compreender informações sobre o formato de prédios e objetos ao longo da estrada.
A unidade de processador 11 também pode ser disposta para se comunicar com um ou mais dispositivos de entrada, como um teclado 16 e um mouse 17. 0 teclado 16 pode, por exemplo, ser um teclado virtual, fornecido em um meio de exibição 18, sendo uma tela de toque. A unidade de processador 11 pode ser adicionalmente disposta para se comunicar com um ou mais dispositivos de saída, como um meio de exibição 18, um alto-falante 29 e uma ou mais unidades de leitura 19 para ler, por exemplo, discos flexíveis 20 ou CD ROM's 21. O meio de exibição 18 poderia ser um meio de exibição de computador convencional (por exemplo, LCD) ou poderia ser um meio de exibição do tipo projeção, como o meio de exibição do tipo para cima utilizado para projetar dados de instrumentação sobre um pára-brisa de carro. A unidade de exibição 18 pode ser também um meio de exibição disposto para funcionar como uma tela de toque, que permite ao usuário entrar instruções e/ou informações pelo toque do meio de exibição 18 com seu dedo.
O alto-falante 29 pode ser formado como parte do dispositivo de navegação 10. No caso do dispositivo de navegação 10 ser utilizado como dispositivo de navegação no carro, o dispositivo de navegação 10 pode utilizar alto- falantes do rádio do carro, computador de bordo e similar.
A unidade de processador 11 pode ser adicionalmente disposta para se comunicar com um dispositivo de posicionamento 23, como um receptor GPS, que provê informações sobre a posição do dispositivo de navegação 10. De acordo com essa modalidade, o dispositivo de posicionamento 23 é um dispositivo de posicionamento baseado em GPS 23. Entretanto, será entendido que o dispositivo de navegação 10 pode implementar qualquer tipo de tecnologia de sentir posicionamento e não é limitado ao GPS. Pode ser conseqüentemente implementado utilizando outros tipos de GNSS (sistema de satélite de navegação global) como o sistema European Galileo. Igualmente não é limitado a sistemas de velocidade/localização baseados em satélite porém pode ser igualmente usado utilizando sinalizadores baseados em terra ou qualquer outro tipo de sistema que permita que o dispositivo determine sua localização geográfica.
Entretanto, deve ser entendido que pode ser fornecido mais e/ou outras unidades de memória, dispositivos de entrada e dispositivos de leitura conhecidos por pessoas versadas na técnica. Além disso, um ou mais deles pode ser fisicamente localizado distante da unidade de processador 11, se necessário. A unidade de processador 11 é mostrada como uma caixa, entretanto, pode compreender várias unidades de processamento funcionando em paralelo ou controlado por um processador principal que podem ser localizadas remotas entre si, como sabido por pessoas versadas na técnica.
O dispositivo de navegação 10 é mostrado como um sistema de computador, porém pode ser qualquer sistema de processamento de sinais com tecnologia analógica e/ou digital e/ou de software disposto para executar as funções discutidas aqui. Será entendido que embora o dispositivo de navegação 10 seja mostrado na figura 1 como uma'pluralidade de componentes, o dispositivo de navegação 10 pode ser formado como um dispositivo único.
O dispositivo de navegação 10 pode utilizar software de navegação, como software de navegação a partir de TomTom B.V. denominado Navigator. O software Navigator pode rodar em um dispositivo de PDA acionado por Pocket PC de tela de toque (isto é, controlada por ponteiro), como o Compaq iPaq, bem como dispositivos que têm um receptor GPS integral 23. O sistema de receptor de GPS e PDA combinado é projetado para ser utilizado como um sistema de navegação em veiculo. As modalidades também podem ser implementadas em qualquer outro arranjo de dispositivo de navegação 10, como um com um meio de exibição/computador/receptor de GPS integral, ou um dispositivo projetado para uso não em veiculo (por exemplo, para pedestres) ou veículos diferentes de carros (por exemplo, aeronave).
A figura 2 representa um dispositivo de navegação 10, como descrito acima.
Software Navigator, quando roda no dispositivo de navegação 10, faz com que um dispositivo de navegação 10 apresente uma tela no modo de navegação normal no meio de exibição 18, como mostrado na figura 2. Essa vista pode fornecer instruções de direção utilizando uma combinação de texto, símbolos, orientação de voz e um mapa em movimento. Elementos de interface de usuário chaves são os que se seguem: um mapa 3-D ocupa grande parte da tela. Observa-se que o mapa também pode ser mostrado como um mapa 2-D.
O mapa mostra a posição · do dispositivo de navegação 10 e sua vizinhança imediata, girado de tal modo que a direção na qual o dispositivo de navegação 10 está se movendo é sempre "para cima". Passando através do quarto inferior da tela pode estar uma barra de status 2. A localização atual do dispositivo de navegação 10 (como o dispositivo de navegação 10 determina ele próprio o uso de descoberta de localização de GPS convencional) e sua orientação (como inferido a partir de sua direção de deslocamento) são representado por uma seta de posição 3. Uma rota 4 calculada pelo dispositivo (utilizando algoritmos de cálculo de rota armazenados em unidades de memória 12, 13, 14, 15 como aplicado em dados de mapa armazenados em um banco de dados de mapa em unidades de memória 12-15) é mostrada como trajetória escurecida. Na rota 4, todas as principais ações (por fazer, dobrar em esquinas, cruzamentos, desvios, etc.) são esquematicamente representados pelas setas 5 cobrindo a rota 4. A barra de status 2 também inclui em seu lado esquerdo um icone esquemático que representa a ação seguinte 6 (aqui, uma curva direita). A barra de status 2 também mostra a distância até a próxima ação (isto é, a curva direita - aqui a distância é de 190 metros) como extraído a partir de um banco de dados da rota total calculada pelo dispositivo (isto é, uma lista de todas as estradas e ações relacionadas definindo- a rota a ser tomada). A barra de status 2 também mostra o nome da estrada atual 8, o tempo estimado antes da chegada 9 (aqui 35 minutos), o tempo de chegada estimado efetivo 22 (16h50) e a distância até o destino 26 (31,6 km). A barra de status 2 pode mostrar ainda informações adicionais, como intensidade de sinal de GPS em um indicador de intensidade de sinal de estilo de telefone móvel. Como já mencionado acima, o dispositivo de navegação pode compreender dispositivos de entrada, como uma tela de toque, que permite aos usuários chamar um menu de navegação (não mostrado). A partir desse menu, outras funções de navegação podem ser iniciadas ou controladas. Permitir que funções de navegação fossem selecionadas a partir de uma tela de menu que é ela própria facilmente chamada (por exemplo, um passo no sentido oposto a partir do meio de exibição de mapa para a tela de menu) simplifica muito a interação de usuário e torna a mesma mais fácil e mais rápido. O menu de navegação inclui a opção para o usuário entrar um destino.
A estrutura física efetiva do próprio dispositivo de navegação 10 pode ser fundamentalmente não diferente de qualquer . computador portátil convencional, diferente do receptor GPS integral 23 ou uma alimentação de dados de GPS a partir de um receptor de GPS externo, conseqüentemente, unidades de memória 12-15 armazenam os algoritmos de cálculo de rota, banco de dados de mapa e software de interface de usuário; uma unidade de processador 12 integra e processa entrada de usuário (por exemplo, utilizando uma tela de torque para entrar os endereços de início e destino e todas as outras entradas de controle) e usa os algoritmos de cálculo de rota para calcular a rota ótima. 'Ótima' pode se referir a critérios como tempo mais curto ou distância mais curta, ou alguns outros fatores relacionados ao usuário.
Mais especificamente, o usuário entra sua posição de início e destino requerido no software de navegação rodando no dispositivo de navegação 10, utilizando os dispositivos de entrada fornecidos, como tela de toque 18, teclado 16, etc. O usuário então seleciona o modo no qual uma rota de viagem é calculada: vários modos são oferecidos, como um modo 'rápido' que calcula a rota muito rapidamente, porém a rota poderia não ser a mais curta; um modo 'completo' que olha todas as rotas possíveis e localiza a mais curta, porém demora mais tempo para calcular, etc. Outras opções são possíveis, com um usuário definindo uma rota que é cênica - por exemplo, passa a maioria de POI (pontos de interesse) marcados como vistas de beleza notável, ou passa a maioria de POIs de interesse possível para crianças ou utiliza menos junções, etc.
O dispositivo de navegação 10 pode compreender ainda um dispositivo de entrada-saída 25 que permite que o dispositivo de navegação se comunique com sistemas remotos, como outros dispositivos de navegação 10, computadores pessoais, servidores, etc., através da rede 27. A rede 27 pode ser qualquer tipo de rede 27, como uma LAN, WAN, Blue tooth, internet, intranet e similares. A comunicação pode ser cabeada ou sem fio. Um link de comunicação sem fio pode, por exemplo, utilizar sinais RF (radiofreqüência) e uma rede RF.
As próprias estradas são descritas no banco de dados de mapa que faz parte do software de navegação (ou é de outro modo acessado por ele) rodando no dispositivo de navegação 10 como linhas - isto é, vetores (por exemplo, ponto de início, ponto final, direção para uma estrada, com uma estrada inteira sendo composta de muitas centenas de tais seções, cada uma definida exclusivamente pelos parâmetros de direção de ponto de inicio/ponto final). Um mapa é então um conjunto de tais vetores de estrada, mais pontos de interesse (POIs), mais nomes de estradas, mais outras características geográficas como limites de parque, limites de rio, etc., todos os quais são definidos em termos de vetores. Todas as características do mapa (por exemplo, vetores de estrada, POIs, etc.) são definidas em um sistema de coordenadas que corresponde ou se refere com o sistema de coordenada de GPS, permitindo que a posição de um dispositivo, como determinado através de um sistema GPS, seja localizada na estrada relevante mostrada em um mapa.
O cálculo de rota utiliza algoritmos complexos que fazem parte do software de navegação. Os algoritmos são aplicados a número grandes de marcação de rotas diferentes em potencial. O software de navegação avalia então os mesmos contra os critérios definidos por usuário (ou defaults de dispositivo) como uma varredura de modo completo, com rota cênica, passando por museus e nenhuma câmera de velocidade. A rota que melhor atende aos critérios definidos é então calculada pela unidade de processador 11 e então armazenada em um banco de dados nas unidades de memória 12 - 15 como uma seqüência de vetores, nomes de estradas e ações a serem tomadas em pontos finais de vetor (por exemplo, correspondendo a distâncias predeterminadas ao longo de cada estrada da roda, como após 100 metros, dobrar à esquerda na rua x). Como já mencionado acima, as unidades de memória 12 - 15 podem compreender dados de mapa. Os dados de mapa podem compreender informações adicionais como informações sobre postos de gasolina, pontos de interesse. Os dados de mapa também podem compreender . informações sobre a localização de pontos de controle de velocidade, como pontos de controle de velocidade de ponto a ponto.
Ponto de controle de velocidade de ponto a ponto
Um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP é um ponto de controle de velocidade compreendendo um primeiro ponto de detecção Pl e um segundo ponto de detecção P2, como representado esquematicamente na figura 3. Esses pontos podem ser também mencionados nesse texto como ponto de detecção Pl e ponto de detecção adicional P2, respectivamente.
A distância X entre o primeiro ponto de detecção Pl e o segundo ponto de detecção P2 é mostrada, por exemplo 3.500 metros. 0 ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP é disposto para detectar um veiculo V que passa pelo primeiro ponto de detecção PI. Todos os tipos de técnicas podem ser utilizadas para detectar o veiculo V que passa pelo primeiro ponto de detecção PI. 0 veiculo V pode ser, por exemplo, detectado utilizando sensores eletromagnéticos (não mostrados) sendo fornecidos na estrada. Se o veiculo V for detectado, uma primeira câmera CA1 posicionada no primeiro ponto de detecção Pl é induzida a tirar uma fotografia do veiculo V, por exemplo do número da placa do veiculo V. O ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP pode compreender ainda uma unidade de processamento 90. A unidade de processamento 90 pode ser qualquer tipo de sistema de computador, por exemplo, compreendendo um dispositivo de entrada 91, uma unidade de memória 92 e um processador 93. O processador 93 é disposto para se comunicar com a unidade de memória 92 e o dispositivo de entrada 91.
A fotografia tirada pela primeira câmera CAl no primeiro ponto de detecção Pl é transmitida à unidade de memória 92 através do dispositivo de entrada 91. A fotografia tirada pela primeira câmera CAl pode ser transmitida para a unidade de processamento 90 utilizando qualquer tipo de técnica, como um fio simples, porém também através de qualquer tipo de rede, por exemplo, uma rede cabeada ou sem fio. Também armazenado na unidade de memória 92 está um horário tl no qual a fotografia é tirada, por exemplo, 10h30 e 23 segundos.
O veiculo V é detectado em um modo similar quando dirige além do segundo ponto de detecção P2. Novamente, a câmera CA2 sendo posicionada no segundo ponto de detecção P2, é induzida a tirar uma fotografia do veiculo. A fotografia tirada no segundo ponto de detecção P2 é armazenada na unidade de memória 92 da unidade de processamento 90 juntamente com um horário t2 no qual a fotografia é tirada, por exemplo 10h32 e 10 segundos.
Evidentemente muitos veículos podem dirigir além do ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP todo minuto. Portanto, todas as fotografias armazenadas na unidade de memória 92 são analisadas e, por exemplo baseado nos números das placas, as fotografias mostrando o mesmo veiculo no primeiro e segundo ponto de detecção Pl e P2 são agrupadas juntas.
A seguir, o processador 93 computa uma velocidade média de veiculo V entre o primeiro e segundo ponto de detecção PI, Pl com base nos valores de tempo de tl e t2 da primeira e segunda fotografia mostrando o mesmo veiculo V, e a distância conhecida X entre o primeiro e segundo ponto de detecção PI, P2. Nesse caso a velocidade média do veiculo V
<formula>formula see original document page 19</formula>
Como 10h32 e 10 segundos menos 10h30 e 23 segundos é igual a 107 segundos. A seguir, esse Vaverage computado pode ser comparado com um valor de velocidade limite armazenado na unidade de memória 92. O valor de velocidade limite pode corresponder a uma velocidade máxima para o segmento de estrada entre o ponto de detecção Pl e o ponto de detecção P2. Por exemplo, no caso da velocidade máxima para aquele segmento de estrada ser 100 kh/h, o valor de velocidade limite pode ser 100 km/h ou 103 km/h. No caso de Vaverage > vthresoidr o proprietário do veículo V pode ser multado.
De acordo com a técnica anterior, sistemas de alerta de ponto de controle de velocidade fornecem um alerta quando um usuário se aproxima de um ponto de controle de velocidade.Um tal alerta é gerado no caso da navegação detectar que o dispositivo de navegação 10 se aproximar de um ponto de controle de velocidade, cujas localizações são armazenadas em um banco de dados acessível pelo dispositivo de navegação 10. Grande parte dos pontos de controle de velocidade são sistemas independentes únicos. Para tais pontos de controle de velocidade independentes é suficiente fornecer um alerta indicando que um ponto de controle de velocidade se aproxima. O motorista pode diminuir a velocidade de seu veículo e não receber posteriormente uma multa.
Em um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto a velocidade média é calculada entre o primeiro e segundo ponto de detecção PI, P2. Assim se o usuário acelerar seu veículo após ter passado pelo ponto de detecção Pl, como descrito acima, ele/ela se arrisca a ser multado por dirigir demasiadamente rápido, porque a velocidade média entre o primeiro e segundo ponto de detecção PI, P2 era demasiadamente alta.
Modalidade 1
De acordo com uma modalidade, as unidades de memória 12 - 15 do dispositivo de navegação 10 podem ser dispostas para compreender informações sobre a posição de um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP, isto é informações sobre um primeiro ponto de detecção Pl em um primeiro local Ll e um segundo ponto de detecção P2 em um segundo local LI. Também, informações podem ser armazenadas indicando que os primeiro e segundo pontos de detecção PI, P2 são associados entre si, sendo parte do mesmo ponto de controle de velocidade, isto é um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP.
0 dispositivo de navegação 10 pode ser disposto para fornecer a um usuário um primeiro alerta ou sinal de informação quando o usuário se aproxima do primeiro ponto de detecção P1. O alerta ou sinal de informação pode informar ao usuário de que ele/ela está entrando em uma área controlada por ponto de controle de velocidade de ponto a ponto.
Esse primeiro alerto pode ser um som distinto ou mensagem falada reproduzida através do alto-falante 29, e/ou um alerta visual, como um icone exibido no meio de exibição 18.
0 dispositivo de navegação 10 pode ser adicionalmente disposto para fornecer a um usuário um segundo alerta ou sinal de informação quando o usuário passou pelo segundo ponto de detecção P2. O alerta ou sinal de informação pode informar ao usuário de que ele/ela saiu da área controlada por ponto de controle de velocidade de ponto a ponto.
Novamente, esse segundo alerta pode ser um som distinto ou mensagem falada reproduzida através do alto- falante 29, e/ou um alerta visual, como um icone exibido no meio de exibição 18.
De acordo com uma variante, por exemplo no caso do primeiro alerta ser pelo menos um alerta visual, o primeiro alerta pode ser exibido até que o dispositivo de navegação 10 tenha saido da área controlada por ponto de controle de velocidade de ponto a ponto. Nesse caso, o segundo alerta é na realidade dado por não mais fornecer o primeiro alerta.
Essa característica ajuda o usuário a receber uma multa ou penalidade legal devido ao fato de que ele/ela não sabia que estava em excesso de velocidade em uma área controlada de ponto a ponto da estrada. Também, isso ajuda a aumentar a segurança de tráfego em tal zona por informar constantemente aos motoristas sobre a mesma.
De acordo com essa modalidade, o dispositivo de navegação 10 provê um alerta que uma área controlada por ponto de controle de velocidade de ponto a ponto é entrada é desse modo que o usuário não deve acelerar seu veículo após ter passado pelo primeiro ponto de detecção P1.
Por armazenar um primeiro ponto de detecção P1 e um segundo ponto de detecção P2 um usuário pode receber informações precisas sobre a localização de um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP. 0 usuário pode receber- um alerta quando um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto se aproxima, de modo que quando o primeiro ponto P1 do ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP se aproxima, porém também quando sai do ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP, isto é quando o segundo ponto de detecção P2 foi passado. Com base nessa modalidade, o usuário sabe exatamente se ele/ela está dentro ou fora da área controlada por ponto de controle de velocidade de ponto a ponto,. De acordo com a técnica anterior, como citado acima, dispositivos de navegação atuais 10 fornecem um alerta quando um usuário se aproxima de um ponto de controle de velocidade, como um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto. Entretanto, nenhuma indicação é fornecida sobre qual tipo de ponto de controle de velocidade se aproxima e nenhum alerta é dado quando se sai da área controlada pelo ponto de controle de velocidade de ponto a ponto.
Com base nessa modalidade, o usuário saberá que ele/ela não deve acelerar seu veiculo após ter passado pelo primeiro ponto de detecção PI, e que ele/ela deve obedecer ao valor de velocidade máximo aplicável, até que ele/ela tenha saido da área controlada de ponto a ponto, de modo quando ele/ela recebe um alerta ou sinal de informação informando que saiu da área controlada de ponto a ponto.
Com base nessa modalidade, as unidades de memória 12 - 15 do dispositivo de navegação 10 podem ser dispostas para armazenar um banco de dados de ponto de controle de velocidade que é aperfeiçoado em relação à técnica anterior. O banco de dados de ponto de controle de velocidade não somente armazena os primeiros pontos de detecção Pl com locais de pontos de controle de velocidade, porém também pode armazenar segundos pontos de detecção P2 associados a pelo menos um dos primeiros pontos de detecção armazenados PI, indicando que o primeiro ponto de detecção Pl se refere a um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto que termina no segundo ponto de detecção P2. As unidades de memória 12 - 15 podem compreender, por exemplo, as seguintes informações:
<table>table see original document page 24</column></row><table>
De acordo com esse exemplo, o banco de dados de ponto de controle de velocidade compreende cinco entradas.
Um primeiro ponto de controle de velocidade está localizado em um primeiro local Xi, Yif onde Xi e Yi representam as coordenadas do i° ponto de controle de velocidade. Será entendido que muitos modos de indicar a localização de um ponto de controle de velocidade podem ser utilizados, e que Xi, Yi é somente um exemplo de uma tal representação. 0 primeiro ponto de controle de velocidade pode ser qualquer tipo de ponto de controle de velocidade, como um ponto de controle de velocidade a laser, um ponto de controle de velocidade por radar e similar.
O segundo ponto de controle de velocidade armazenado no banco de dados de ponto de controle de velocidade se refere a um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto. Isso pode ser concluído porque ao lado de um primeiro local X2, Y2 r também um segundo local X2,2? Y2,2 associado ao primeiro local X2, Y2 é armazenado. 0 primeiro local X2, Y2 representa o primeiro ponto de detecção Pl do ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP, e o segundo local X2,2 / Y2,2 representa o segundo ponto de detecção P2 do ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP.
De acordo com esse exemplo, em geral, o primeiro local Xi, Yi representa o primeiro ponto de detecção Pl do ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP, e o segundo local Xi, 2, Yi,2 representa o segundo ponto de detecção P2 do ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP.
Assim, informações adicionais são acrescentadas ao banco de dados de ponto de controle de velocidade indicando que um ponto de controle de velocidade especifico é um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto. 0 software pode ser organizado para ler essas informações e fornecer um alerta informando ao usuário que uma área controlada de ponto a ponto é entrada ou será entrada em breve e também informar a ele quando o usuário saiu ou está para sair da área controlada de ponto a ponto.
Modalidade de diagrama de fluxo 1
De acordo com essa modalidade o dispositivo de navegação 10 pode ser organizado para executar as ações como apresentadas abaixo e representadas em um diagrama de fluxo na figura 4.
Em uma primeira ação 101, o dispositivo de navegação 10 pode ser organizado para determinar se um ponto de controle de velocidade se aproxima ou não. Isso pode ser feito de muitas maneiras, como será entendido por uma pessoa versada. Ao determinar se um ponto de controle de velocidade se aproximou ou não o dispositivo de navegação 10 pode levar em conta a distância até os pontos de controle de velocidade armazenados no banco de dados de ponto de controle de velocidade, a direção de deslocamento do dispositivo de navegação 10, a direção na qual o ponto de controle de velocidade é orientada, o segmento de estrada no qual o ponto de controle de velocidade está localizado, o segmento de estrada no qual o dispositivo de navegação 10 está se deslocando, etc., como será entendido por uma pessoa versada na técnica. Será entendido que informações adicionais podem ser armazenadas no banco de dados de ponto de controle de velocidade para permitir uma tal determinação de acordo com a ação 101. Para executar a ação 101 o dispositivo de navegação 10 pode utilizar informações a partir do banco de dados de ponto de controle de velocidade armazenadas nas unidades de memória 12 - 15 e o dispositivo de posicionamento 23,como representado esquematicamente na figura 4.
No caso de nenhum ponto de controle de velocidade estar próximo, o dispositivo de navegação 10 pode repetir a ação 101. No caso de um ponto de controle de velocidade estar próximo, o dispositivo de navegação 10 pode determinar qual tipo de ponto de controle de velocidade está próximo em uma ação 102. Isso pode ser feito lendo informações sobre o tipo de ponto de controle de velocidade a partir do banco de dados de ponto de controle de velocidade armazenado na memória 12 - 15. De acordo com o exemplo fornecido acima, isso é feito verificando se um segundo local Xi,2, Yi,2 é armazenado no banco de dados de ponto de controle de velocidade na memória 12 - 15 associado ao primeiro local Xi, Yi do ponto de controle de velocidade que está se aproximando.
No caso do ponto de controle de velocidade que está se aproximando não ser um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto, o dispositivo de navegação 10 pode continuar com ação de execução 103, na qual um alerta é gerado, por exemplo, um alerta de ponto de controle de velocidade geral. Esse alerta pode ser qualquer tipo de alerta, por exemplo, um alerta audível fornecido através do alto-falante 29.
No caso do ponto de controle de velocidade que se aproxima ser um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto, o dispositivo de navegação 10 pode continuar a ação de execução 104 na qual um primeiro alerta de ponto a ponto é gerado. Esse alerta pode ser qualquer tipo de alerta, por exemplo, um alerta audível fornecido através do alto-falante 29. O primeiro alerta de ponto a ponto pode ser diferente do alerta gerado na ação 103, para informar ao usuário de que um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto está se aproximando, de modo que o usuário possa adaptar seu comportamento de direção com base nisso.
Após geração do alerta de ponto a ponto, o dispositivo de navegação 10 continua com a ação de execução 105, na qual determina-se se o dispositivo de navegação 10 passou o segundo local Xi,2, Yi,2 sendo associado ao primeiro local Xi, Yi do ponto de controle de velocidade. Enquanto o segundo local Xif2, Yi,2 não tiver passado, o dispositivo de navegação repete a ação 105.
Após passar pelo segundo local Xi,2/ Yi,2, o dispositivo de navegação 10 provê um segundo alerta de ponto a ponto. Novamente, esse segundo alerta de ponto a ponto pode ser qualquer tipo de alerta, por exemplo, um alerta audível fornecido através do alto-falante 29. O segundo alerta de ponto a ponto pode ser diferente do alerta gerado na ação 103 e do primeiro alerta de ponto a ponto gerado na ação 104, para "informar ao usuário que ele saiu da área controlada por ponto a ponto, de modo que o usuário possa adaptar seu comportamento de direção com base nisso.
O primeiro alerta de ponto a ponto pode ser uma mensagem falada, informando ao usuário: "Você está para entrar em uma área da estrada, controlada de ponto a ponto", enquanto o segundo alerta de ponto a ponto pode ser outro alerta, por exemplo informando ao usuário "Você saiu da área controlada de ponto a ponto." Os primeiro e segundo alertas de ponto a ponto podem ser também dois sons ou melodias distintos.
Evidentemente, todos os alertas podem ser também alertas visuais fornecidos através do meio de exibição 18, ou uma combinação'de um alerta visível e audível. O dispositivo de navegação 10 também pode ser disposto para fornecer um alerta 'permanente' constantemente notificando ao usuário de que ele/ela está em uma área de velocidade controlada. Por exemplo, no caso do alerta ser um alerta visual exibido através do meio de exibição 18, o alerta pode ser exibido continuamente até que o segundo local Xj.,2, Yí,2 tenha sido passado. 0 segundo alerta de ponto a ponto pode portanto simplesmente estar parando de fornecer o primeiro alerta de ponto a ponto.
Modalidade 2
De acordo com uma segunda modalidade, o dispositivo de navegação 10 pode ser ainda disposto para fornecer alertas de excesso de velocidade entre o primeiro ponto de detecção Pl e o segundo ponto de detecção P2, se o dispositivo de navegação 10 detectar que o usuário está em excesso de velocidade, isto é, viola o limite de velocidade aplicável para aquele segmento especifico da estrada.
Por exemplo, alertas de excesso de velocidade podem ser gerados se a velocidade do dispositivo de navegação 10 (isto é, o veiculo), por exemplo determinado com base em informações recebidas utilizando o dispositivo de posicionamento 23, exceder um valor de velocidade limite armazenado na unidade de memória 12 - 15 do dispositivo de navegação 10.
De acordo com um outro exemplo, alertas de excesso de velocidade podem ser gerados se a velocidade média do dispositivo de navegação 10 (isto é, o veiculo), por exemplo determinada com base em informações recebidas utilizando o dispositivo de posicionamento 23, exceder um valor de velocidade limite armazenado no dispositivo de navegação 10.
Nos dois exemplos, o valor de velocidade limite armazenado na unidade de memória 12 - 15 pode corresponder a uma velocidade máxima para o segmento de estrada entre o ponto de detecção Pl e o ponto de detecção P2. Por exemplo, no caso da velocidade máxima para o segmento de estrada ser 100 km/h, o valor de velocidade limite pode ser 100 km/h ou 103 km/h.
De acordo com o primeiro exemplo, o dispositivo de navegação 10 verifica constantemente a velocidade atual do veiculo comparando medições sucessivas do dispositivo de posicionamento 23, como feito normalmente constantemente em um dispositivo de navegação 10. Quando a velocidade, como determinada, exceder um valor de velocidade limite associado ao segmento de estrada e armazenado na unidade de memória 12 - 15, uma alerta de excesso de velocidade pode ser fornecido.
De acordo com o segundo exemplo, a velocidade média do dispositivo de navegação 10 entre os primeiro e segundo pontos de detecção do ponto de controle de velocidade de ponto a ponto PP é determinada e comparada com o valor de velocidade limite. Para fazer isso, o dispositivo de navegação 10 pode ser organizado para computar a velocidade média do dispositivo de navegação 10 pelo menos em certas posições ou constantemente na área controlada por ponto de controle de velocidade ponto a ponto e compara essa velocidade média com o valor de velocidade limite associado ao segmento de estrada e armazenado na unidade de memória 12 - 15.
Assim, após entrar na área controlada por ponto de controle de velocidade de ponto a ponto o dispositivo de navegação 10 pode ser organizado para iniciar o cálculo da velocidade média do dispositivo de navegação 10 entre o primeiro ponto de detecção e a posição atual. 0 dispositivo de navegação 10 pode fornecer, periodicamente, alertas de excesso de velocidade se a velocidade média exceder o valor de velocidade limite.
Será entendido que também uma combinação dos dois exemplos dados acima pode ser empregada, isto é, o dispositivo de navegação 10 pode ser organizado para determinar tanto a velocidade atual como a velocidade média do dispositivo de navegação 10 e comparar esses com um valor de velocidade limite. Se uma da velocidade atual/média for mais elevada do que o valor de velocidade limite, o dispositivo de navegação 10 pode dar periodicamente um alerta de excesso de velocidade. Um tal alerta de excesso de velocidade pode ser um som distinto ou mensagem falada reproduzida através do alto-falante 29, e/ou um alerta visual, como um icone exibido no meio de exibição 18. No caso do alerta de excesso de velocidade ser um alerta de excesso de velocidade falado, o alerta falado pode ser por exemplo 'Você ainda está na área controlada de ponto a ponto e você está dirigindo rápido demais' ou 'Você ainda está na área controlada de ponto a ponto e você está dirigindo rápido demais. O limite de velocidade nessa área é 100 km/h.' Indicação de velocidade média
Os alertas de excesso de velocidade podem ser uma indicação de velocidade atual ou uma indicação de velocidade média e podem ser dados periodicamente durante toda a área controlada de ponto a ponto. O período dos alertas de excesso de velocidade pode ser de 5 a 20 segundos dependendo de em quanto o limite de velocidade é excedido, utilizando um esquema denominado adaptável. A indicação de velocidade média pode ser dada também constantemente, isto é, pode ser atualizada para cada nova posição recebida a partir do dispositivo de posicionamento 23.
Por exemplo, se o motorista dirigir demasiadamente rápido então os alertas podem ser fornecidos cedo dentro da área controlada de ponto a ponto, para dar ao motorista tempo para corrigir a velocidade média total. Se, por outro lado, o motorista estiver excedendo pouco a velocidade, então não há necessidade de incomodar com os alertas demasiadamente freqüentemente ou muito cedo dentro da área controlada de ponto a ponto.
O dispositivo de navegação 10 pode ser disposto para exibir uma indicação de velocidade média, informando ao usuário sobre a velocidade média a partir do primeiro ponto de detecção Pl até aposição atual entre o primeiro ponto de detecção Pleo segundo ponto de detecção P2. Uma tal indicação de velocidade média pode ser computada por computar continuamente a velocidade média até o presente, utilizando o horário no qual o primeiro ponto de detecção foi passado, a localização do primeiro ponto de detecção PI, o horário atual e a posição atual como entrada. A indicação de velocidade média pode ser atualizada a cada segundo ou aproximadamente.
Em combinação com a indicação de velocidade média uma velocidade média alvo pode ser exibida, por exemplo sendo o limite de velocidade para a área controlada de ponto a ponto ou o valor de velocidade limite associado à área controlada de ponto a ponto.
Também, em combinação com a indicação de velocidade média, uma velocidade advsiory Vadv pode ser exibida, informando ao motorista de uma velocidade aconselhada. Quando o ponto a ponto é entrado, essa velocidade advsiory Vadv pode ser o limite de velocidade para a área controlada de ponto a ponto ou o valor de velocidade limite vthreshoid associado à controlada de ponto a ponto. Entretanto, durante o deslocamento a partir do primeiro ponto de detecção Pl e o segundo ponto P2, a velocidade de recomendação vadV pode mudar, como resultado do comportamento de direção até o presente.
Por exemplo, no caso do dispositivo de navegação 10 detectar que está a meio caminho da área controlada de ponto a ponto, e a velocidade média até o presente exceder o valor de velocidade limite vthreShoidr a velocidade de recomendação vadv é escolhida tal que no caso do usuário seguir a velocidade advsiory vadv, a velocidade média Vaverage no término da área controlada de ponto a ponto não excede o valor de velocidade limite vthreshoid·
A velocidade advsiory Vadv pode ser computada primeiramente computando o tempo de recomendação tadv no qual o dispositivo de navegação 10 deve passar pelo segundo ponto de detecção Pl pode ser computado:
<formula>formula see original document page 34</formula>
Onde t1 é o horário de passar pelo primeiro ponto de detecção PI, X é a distância entre o primeiro e segundo ponto de detecção PI, P2 e vthreshoid é o valor de velocidade limite associado ao ponto de controle de velocidade de ponto a ponto especifico.
A velocidade advsiory Vadv pode ser computada:
<formula>formula see original document page 34</formula>
Onde tadv > tcurrent e onde Lcurrent é o local atual do dispositivo de navegação como, por exemplo, medido pelo dispositivo de posicionamento 23, L2 o local do segundo ponto de detecção P2, Lcurrent o horário atual. No caso de t3dv < tcurrent, a velocidade do dispositivo de navegação 10 é relativamente lenta. Para evitar uma velocidade advsiory negativa vadv, nenhum alerta adicional é necessário se tadv < tcurrent.
Evidentemente, todos os alertas e indicações também podem ser fornecidos como uma mensagem audível através do alto-falante 29.
No caso do usuário estar dirigindo extremamente lento ou rápido em comparação com a velocidade limite VthreshoicU a velocidade de recomendação vaciv pode ser muito elevada ou muito baixa respectivamente. Para evitar que uma velocidade advsiory seja fornecida que esteja em conflito com a lei, o vadVisory pode ser comparado com um limite de velocidade superior e/ou inferior para a velocidade advsiory. O limite de velocidade superior pode ser igual ao limite de velocidade ou velocidade limite e o limite de velocidade inferior pode corresponder à velocidade mínima permissível, de acordo com a lei. Essa verificação pode fazer parte da ação 107.
A velocidade advsiory pode ser fornecida ao usuário por uma indicação de velocidade de recomendação, que pode ser passiva ou silenciosa, por exemplo, um ícone no canto do meio de exibição 18.
Modalidade do diagrama de fluxo 2
A figura 5 representa esquematicamente um diagrama de fluxo de acordo com a segunda modalidade. A figura 5 é similar à figura 4, exceto pelo fato de que entre a ação 104 e 105 uma ação extra 107 é fornecida.
Após término da ação 104, o dispositivo de navegação 10 pode iniciar um procedimento de alerta de excesso de velocidade. Como explicado acima, esse procedimento de alerta de excesso de velocidade pode compreender comparar a velocidade atual com um valor de velocidade limite e/ou comparar a velocidade média com um valor de velocidade limite.
Modalidades adicionais De acordo com uma modalidade adicional, um dispositivo de navegação 10 é fornecido para prover alertas quando um ponto de controle de velocidade de ponto de detecção se aproxima,
O dispositivo de navegação 10 compreendendo uma unidade de processador 11 e uma unidade de memória 12 - 15, a unidade de processador 11 sendo disposta para se comunicar com as unidades de memória 12 - 15 e receber informações posicionais a partir de um dispositivo de posicionamento 23,
A unidade de memória 12 - 15 sendo disposta para compreender um banco de dados de ponto de controle de velocidade, compreendendo pelo menos um ponto de detecção P1 de um local de um ponto de controle de velocidade,
Onde o dispositivo de navegação 10 é adicionalmente disposto para fornecer um alerta quando um de pelo menos um ponto de detecção Pl se aproxima,
Em que o dispositivo de navegação 10 é disposto para fornecer alertas de excesso de velocidade a partir do ponto de detecção P1, se o dispositivo de navegação 10 detectar que uma velocidade do dispositivo de navegação 10 excede um valor de velocidade limite, o valor de velocidade limite sendo armazenado na unidade de memória 12 - 15.
Um tal dispositivo de navegação 10 provê alertas de excesso de velocidade quando em uma área controlada. Também, o dispositivo de navegação 10 pode ser disposto para primeiramente checar se o ponto de controle de velocidade é um ponto de controle de velocidade de ponto a ponto.
De acordo com uma variante, a velocidade é determinada com base em informações posicionais recebidas a partir do dispositivo de posicionamento 23.
De acordo com uma variante, o dispositivo de navegação é disposto para fornecer um alerta de excesso de velocidade se uma velocidade atual do dispositivo de navegação 10 exceder o valor de velocidade limite.
De acordo com uma variante, o dispositivo de navegação 10 é disposto para fornecer um alerta de excesso de velocidade se uma velocidade média do dispositivo de navegação 10 exceder o valor de velocidade limite.A velocidade média pode ser computada a partir do primeiro ponto de detecção até a posição atual.
De acordo com uma variante, o dispositivo de navegação 10 é disposto para computar uma velocidade de recomendação vadv. Essa velocidade de recomendação pode informar ao usuário qual velocidade deve obedecer para evitar sair logo da área controlada por ponto de controle de velocidade de ponto a ponto.
De acordo com uma variante, a unidade de memória 12 - 15 é adicionalmente disposta para compreender pelo menos um ponto de detecção adicional P2 associado a pelo menos um dos pontos de detecção armazenados PI, o ponto de detecção Pl e o ponto de detecção adicional P2 ambos se referem a um mesmo ponto de controle de velocidade de ponto a ponto, onde o dispositivo de navegação 10 é adicionalmente disposto para parar de fornecer alertas de excesso de velocidade quando o ponto de detecção adicional P2 se aproxima ou foi passado. O dispositivo de navegação pode ser adicionalmente disposto para fornecer um alerta sobre quando o ponto de detecção adicional P2 se aproxima ou foi passado.
As modalidades descritas acima podem ser utilizadas em todos os tipos de dispositivo de navegação 10, como dispositivo de navegação embutido, de mão, portátil 10. Evidentemente, as modalidades também podem ser utilizadas em um computador de bordo embutido de um veiculo, ou como parte de um sistema de rádio de carro.
Embora modalidades especificas da invenção tenham sido descritas acima, será reconhecido que a invenção pode ser posta em prática de outro modo do que como descrito. Por exemplo, a invenção pode ter a forma de um programa de computador contendo uma ou mais seqüências de instruções legíveis por máquina descrevendo um método como revelado acima, ou um meio de armazenagem de dados (por exemplo, memória de semicondutor, disco magnético ou óptico) tendo um tal programa de computador armazenado no mesmo. Será entendido por uma pessoa versada na técnica que todos os componentes de software podem ser também formados como componentes de hardware.
As descrições acima pretendem ser ilustrativas e não como limitação. Desse modo, será evidente para uma pessoa versada na técnica que modificações podem ser feitas na invenção como descrita, sem se afastar do escopo das reivindicações expostas abaixo.

Claims (20)

1. Dispositivo de navegação para fornecer alertas quando um ponto de detecção de um ponto de controle de velocidade se aproxima, o dispositivo de navegação (10) compreendendo uma unidade de processador (11) e uma unidade de memória (12 - 15), a unidade de processador (11) sendo disposta para se comunicar com a unidade de memória (12 - 15) e receber informações posicionais a partir de um dispositivo de posicionamento (23), a unidade de memória (12 - 15) sendo disposta para compreender um banco de dados de ponto de controle de velocidade, compreendendo pelo menos um ponto de detecção (Pl) de um local de um ponto de controle de velocidade, onde o dispositivo de navegação (10) é adicionalmente disposto para fornecer um alerta quando um de pelo menos um ponto de detecção (Pl) se aproxima, CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade de memória (12 - 15) é adicionalmente disposta para compreender pelo menos um ponto de detecção adicional (P2) associado a pelo menos um dos pontos de detecção armazenados (PI), o ponto de detecção adicional (P2) e o ponto de detecção associado (Pl) se referem, ambos, a um mesmo ponto de controle de velocidade de ponto a ponto, onde o dispositivo de navegação (10) é adicionalmente disposto para fornecer um alerta quando o ponto de detecção adicional (P2) se aproxima ou foi passado.
2. dispositivo de navegação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de navegação (10) é disposto para fornecer um alerta que é um alerta geral de ponto de controle de velocidade quando o ponto de detecção (Pl) se aproxima caso nenhum ponto de detecção adicional (P2) seja associado ao ponto de detecção (Pl) que se aproxima, fornecer um alerta que é um primeiro alerta de ponto a ponto caso o ponto de detecção adicional (P2) seja associado ao ponto de detecção (Pl) que se aproxima, e fornecer um alerta que é um segundo alerta de ponto a ponto caso o ponto de detecção adicional (P2) se aproxime ou tenha passado.
3. Dispositivo de navegação, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de navegação compreende um meio de exibição (18) e o alerta pode ser um alerta visual fornecido através do meio de exibição (18).
4. Dispositivo de navegação, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de navegação compreende um alto-falante (29), e o alerta pode ser um alerta audível fornecido através do alto-falante (29).
5. Dispositivo de navegação, de acordo com as reivindicações 3 e 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o alerta pode ser uma combinação de um alerta visual e um audível.
6. Dispositivo de navegação, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de navegação (10) é disposto para fornecer alertas de excesso de velocidade entre o ponto de detecção (P1) e o ponto de detecção adicional (P2), se o dispositivo de navegação (10) detectar que uma velocidade do dispositivo de navegação (10) excede um valor de velocidade limite, o valor de velocidade limite sendo armazenado na unidade de memória (12 - 15) e sendo associado a um segmento de estrada entre o ponto de detecção (P1) e o ponto de detecção adicional (P2).
7. Dispositivo de navegação (10), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a velocidade é determinada com base em informações posicionais recebidas a partir do dispositivo de posicionamento (23).
8. Dispositivo de navegação (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 - 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de navegação é disposto para fornecer um alerta de excesso de velocidade se uma velocidade atual do dispositivo de navegação (10) exceder o valor de velocidade limite.
9. Dispositivo de navegação (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-8, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de navegação (10) é disposto para fornecer um alerta de excesso de velocidade se uma velocidade média do dispositivo de navegação (10) exceder o valor de velocidade limite.
10. Dispositivo de navegação (10), de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de navegação (10) é disposto para computar uma velocidade de recomendação (vadv) .
11. Veiculo, CARACTERIZADO por compreender um dispositivo de navegação (10), do tipo definido em qualquer uma das reivindicações anteriores.
12. Método para fornecer alertas quando um ponto de detecção de um ponto de controle de velocidade se aproxima, o método compreendendo: fornecer um banco de dados de ponto de controle de velocidade, compreendendo pelo menos um ponto de detecção (Pl) de um local de um ponto de controle de velocidade, fornecer um alerta quando um de pelo menos um ponto de detecção (Pl) se aproxima, CARACTERIZADO por fornecer pelo menos um ponto de detecção adicional (P2) associado a pelo menos um dos pontos de detecção armazenados (Pl), o ponto de detecção adicional (P2) e o ponto de detecção associado (Pl) se referindo ambos a um mesmo ponto de controle de velocidade de ponto a ponto, fornecer um alerta quando o ponto de detecção adicional (Pl) se aproxima ou foi passado.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o método compreende ainda: fornecer um alerta que é um alerta de ponto de controle de velocidade geral quando o ponto de detecção (Pl) se aproxima caso nenhum ponto de detecção adicional (P2) seja associado ao ponto de detecção (Pl) que se aproxima, fornecer um alerta que é um primeiro alerta de ponto a ponto caso o ponto de detecção adicional (P2) seja associado ao ponto de detecção (Pl) que se aproxima, e fornecer um alerta que é um segundo alerta de ponto de aponto caso o ponto de detecção adicional (P2) se aproxime ou tenha passado.
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 - 13, CARACTERIZADO pelo fato de que o método compreende ainda fornecer alertas de excesso de velocidade entre o ponto de detecção (Pl) e o ponto de detecção adicional (P2), se for detectado que a velocidade de um dispositivo de navegação (10) excede um valor de velocidade limite, o valor de velocidade limite sendo associado a um segmento de estrada entre o ponto de detecção (Pl) e o ponto de detecção adicional (P2).
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que a velocidade é determinada com base em informações posicionais recebidas a partir de um dispositivo de posicionamento (23).
16. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 - 15, CARACTERIZADO pelo fato de que um alerta de excesso de velocidade é fornecido se uma velocidade atual exceder o valor de velocidade limite.
17. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 - 16, CARACTERIZADO pelo fato de que um alerta de excesso de velocidade é fornecido se uma velocidade média do dispositivo de navegação (10) exceder o valor de velocidade limite.
18. Método, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que uma velocidade de recomendação (vadv) é computada.
19. Programa de computador CARACTERIZADO pelo fato de que, quando carregado em uma disposição de computador, é disposto para executar o método do tipo definido na reivindicação 18.
20. Portadora de dados, CARACTERIZADA por compreender um programa de computador do tipo definido na reivindicação 19.
BRPI0621381-2A 2006-06-27 2006-06-27 dispositivo de navegação e método para fornecer alertas para um ponto de controle de velocidade BRPI0621381A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/NL2006/050146 WO2008002126A1 (en) 2006-06-27 2006-06-27 Navigation device and method for providing warnings for a speed trap

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621381A2 true BRPI0621381A2 (pt) 2011-12-06

Family

ID=37758625

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621381-2A BRPI0621381A2 (pt) 2006-06-27 2006-06-27 dispositivo de navegação e método para fornecer alertas para um ponto de controle de velocidade

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8896464B2 (pt)
EP (1) EP2032944B1 (pt)
JP (1) JP5123297B2 (pt)
CN (1) CN101405573B (pt)
AU (1) AU2006345293A1 (pt)
BR (1) BRPI0621381A2 (pt)
CA (1) CA2646830A1 (pt)
ES (1) ES2425945T3 (pt)
WO (1) WO2008002126A1 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100910114B1 (ko) 2007-07-09 2009-08-03 팅크웨어(주) 네비게이션 시스템 및 구간별 속도 제한정보 안내방법
WO2010040387A1 (en) * 2008-10-07 2010-04-15 Tomtom International B.V. Navigation apparatus and method for providing instructions
JP4495769B2 (ja) * 2008-11-21 2010-07-07 株式会社トヨタマップマスター 安全運転支援システム及びその方法、安全運転を支援するためのコンピュータプログラム及びそのコンピュータプログラムを記録した記録媒体、並びにナビゲーション装置
JP4852187B2 (ja) * 2009-07-16 2012-01-11 株式会社ユピテル 電子機器及びプログラム
WO2012089265A1 (en) * 2010-12-30 2012-07-05 Tomtom International B.V. Methods and systems of providing information using a navigation apparatus
ES2397414B1 (es) * 2011-02-01 2014-01-15 Crambo, S.A. Método y dispositivo de detección de radares de control de tramo.
FR2985837B1 (fr) * 2012-01-13 2014-02-14 Wikango Dispositif d'aide a la conduite ameliore
US9285226B2 (en) * 2012-03-14 2016-03-15 Here Global B.V. Methods and apparatus for navigational routing
NL2008556C2 (nl) * 2012-03-28 2013-10-01 Stichting Noble House Inrichting voor het waarschuwen voor en/of voorkomen van radar- en/of lasermetingen.
JP6155494B2 (ja) * 2012-08-10 2017-07-05 株式会社ユピテル 車両用システム及びプログラム
DE102012020100A1 (de) * 2012-10-12 2014-04-17 Mitac International Corp. Verfahren zum Aufzeichnen von Nachweisen von Fahrgeschwindigkeiten und zugehörige mobile Vorrichtung
CN103902601B (zh) * 2012-12-27 2017-12-26 上海易罗信息科技有限公司 车辆固定报警点的检索方法、设备及车载导航方法、设备
GB201300901D0 (en) 2013-01-18 2013-03-06 Tomtom Dev Germany Gmbh Method and apparatus for creating map data
CN103402066A (zh) * 2013-07-19 2013-11-20 浙江吉利汽车研究院有限公司 车用抬头显示系统
US9478074B2 (en) * 2014-01-21 2016-10-25 Speedgauge, Inc. Vehicle management
GB201407643D0 (en) 2014-04-30 2014-06-11 Tomtom Global Content Bv Improved positioning relatie to a digital map for assisted and automated driving operations
CN104155469B (zh) * 2014-08-12 2019-11-29 深圳市凯立德欣软件技术有限公司 一种区间测速提示方法及电子设备
WO2016053839A1 (en) 2014-09-29 2016-04-07 Laird Technologies, Inc. Starter overrides for telematics devices and corresponding methods
CN105043401B (zh) * 2015-07-14 2018-04-03 南京理工大学 基于浮动车法的城市健康出行规划方法及系统
KR102650541B1 (ko) 2015-08-03 2024-03-26 톰톰 글로벌 콘텐트 비.브이. 위치파악 참조 데이터를 생성하고 사용하는 방법 및 시스템
DE102015216602B4 (de) * 2015-08-31 2023-05-25 Elektrobit Automotive Gmbh Fahrerinformationssystem für Fahrzeuge
CN107685632A (zh) * 2016-08-04 2018-02-13 富泰华工业(深圳)有限公司 安全行驶控制装置及方法
JP6851063B2 (ja) * 2016-10-24 2021-03-31 株式会社ユピテル 装置、及びプログラム
JP6452794B2 (ja) * 2017-12-04 2019-01-16 株式会社ユピテル 車載用電子機器
JP6828932B1 (ja) 2019-04-04 2021-02-10 株式会社ユピテル 取付部材、宙吊り取付けステーおよびシステム等
USD955238S1 (en) * 2020-03-31 2022-06-21 Garmin Switzerland Gmbh Navigation device
CN115667850B (zh) * 2020-05-18 2023-11-10 苹果公司 用于报告事件的用户界面
JP7156727B2 (ja) * 2021-03-02 2022-10-19 株式会社ユピテル 装置、及びプログラム
TWI776673B (zh) * 2021-09-13 2022-09-01 宏佳騰動力科技股份有限公司 可攜式車用資訊整合與警示裝置
USD961418S1 (en) * 2021-10-01 2022-08-23 Garmin International, Inc. Navigation device

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4216530A (en) * 1978-01-10 1980-08-05 Nissan Motor Company, Limited Navigation instrument for roadway vehicles
US5177685A (en) * 1990-08-09 1993-01-05 Massachusetts Institute Of Technology Automobile navigation system using real time spoken driving instructions
DE19604892C1 (de) * 1996-02-10 1997-07-24 Werner Schrimpf Positionsbestimmungssystem für Kraftfahrzeuge
JPH11312282A (ja) * 1998-04-28 1999-11-09 Matsushita Electric Ind Co Ltd 速度違反警告装置
JP3402203B2 (ja) * 1998-07-01 2003-05-06 株式会社デンソー ナビゲーション装置
US6118403A (en) * 1998-11-13 2000-09-12 Lang; Brook Speed trap information system
JP2001059728A (ja) * 1999-08-24 2001-03-06 Kenwood Corp ナビゲーションシステム、取締情報更新方法及び記録媒体
US7183942B2 (en) * 2000-01-26 2007-02-27 Origin Technologies Limited Speed trap detection and warning system
GB2365643B (en) * 2000-01-26 2002-04-10 Origin Technologies Ltd Speed trap detection and warning system
US6675085B2 (en) * 2000-08-17 2004-01-06 Michael P. Straub Method and apparatus for storing, accessing, generating and using information about speed limits and speed traps
JP4581220B2 (ja) * 2000-10-27 2010-11-17 日産自動車株式会社 車両用情報提供装置
JP2002190094A (ja) * 2000-12-20 2002-07-05 Nippon Signal Co Ltd:The 特定車両への情報提供方法
JP2002250632A (ja) * 2001-02-23 2002-09-06 Matsushita Electric Ind Co Ltd 走行案内装置
JP2003346283A (ja) * 2002-05-23 2003-12-05 Hitachi Kokusai Electric Inc 車輌速度監視システム
DE60327785D1 (de) * 2002-08-19 2009-07-09 Nathaniel Davidson System zur detektion und umgehung von fahrzeugidentifikationmitteln
US7124006B2 (en) * 2002-08-19 2006-10-17 Ron Yaacov Davidson Vehicle identification means detection and evasion system
CA2925145A1 (en) * 2003-07-07 2005-01-13 Insurance Services Office, Inc. Traffic information system
JP2005157724A (ja) * 2003-11-26 2005-06-16 Matsushita Electric Ind Co Ltd 車両管理システム
FR2866437A1 (fr) * 2004-02-13 2005-08-19 Delta System Comm Dispositif avertisseur d'approche de bornes automatiques de controle de vitesse
JP2005284376A (ja) * 2004-03-26 2005-10-13 Nec Corp 情報処理システム、情報処理装置、情報処理方法、およびプログラム

Also Published As

Publication number Publication date
JP5123297B2 (ja) 2013-01-23
CA2646830A1 (en) 2008-01-03
US20110175751A1 (en) 2011-07-21
US8896464B2 (en) 2014-11-25
WO2008002126A1 (en) 2008-01-03
EP2032944B1 (en) 2013-07-31
JP2009543046A (ja) 2009-12-03
ES2425945T3 (es) 2013-10-18
EP2032944A1 (en) 2009-03-11
AU2006345293A1 (en) 2008-01-03
CN101405573B (zh) 2012-04-18
CN101405573A (zh) 2009-04-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0621381A2 (pt) dispositivo de navegação e método para fornecer alertas para um ponto de controle de velocidade
US9851215B2 (en) Navigation system with geographic familiarity mechanism and method of operation thereof
KR101768132B1 (ko) 안전 운전 유도 방법과 프로그램 및 이를 실행하는 네비게이션 단말기, 서버와 컴퓨터 판독 가능한 기록 매체
CN108973990A (zh) 用于自动驾驶控制的方法、介质和系统
BRPI0621394A2 (pt) dispositivo de navegação com aumento automático de precisão de gps
WO2014073160A1 (ja) 地図データ作成方法
BRPI0621533A2 (pt) sistema e método computacional para provimento de avisos a um usuário para finalização de tarefas a partir de uma lista de tarefas
BRPI0706064A2 (pt) método para armazenar a posição de um veìculo estacionado e dispositivo de navegação configurado para tal
JP2004226341A (ja) マップマッチング方法
JP2006350953A (ja) カーナビゲーション装置
JP4557238B2 (ja) 二輪車の進行方向誘導装置
JP4950624B2 (ja) 自動制動制御装置
JP6169318B2 (ja) ナビゲーションシステム
JP2019125232A (ja) 衝突点算出装置および衝突点算出方法
JP5610921B2 (ja) 走行履歴表示装置、走行履歴表示方法および走行履歴表示プログラム
JP2007322312A (ja) ナビゲーション装置
JP5420432B2 (ja) 車両のナビゲーション装置
JP4024638B2 (ja) 車載用ナビゲーション装置
JP2016145839A (ja) ナビゲーションシステム
JP2012173143A (ja) 停止判定装置及び停止判定方法
JP5136428B2 (ja) 車両用運転支援装置
JP2013088418A (ja) ナビゲーション装置および電子ベル制御方法
KR20090027187A (ko) 업무리스트의 업무들을 완성하기 위해 사용자에게 경고를 제공하는 컴퓨터 시스템 및 방법
RU2420782C2 (ru) Навигационное устройство и способ для предоставления предупреждений о скоростных ловушках
JP4628249B2 (ja) ナビゲーション装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.