BRPI0614519A2 - método para agrupar caixas em uma linha transportadora e dispositivo para executar o método - Google Patents

método para agrupar caixas em uma linha transportadora e dispositivo para executar o método Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614519A2
BRPI0614519A2 BRPI0614519-1A BRPI0614519A BRPI0614519A2 BR PI0614519 A2 BRPI0614519 A2 BR PI0614519A2 BR PI0614519 A BRPI0614519 A BR PI0614519A BR PI0614519 A2 BRPI0614519 A2 BR PI0614519A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
box
boxes
upstream
lock
grouping
Prior art date
Application number
BRPI0614519-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Zmaj Petrovic
Original Assignee
Sidel Participations
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sidel Participations filed Critical Sidel Participations
Publication of BRPI0614519A2 publication Critical patent/BRPI0614519A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G47/00Article or material-handling devices associated with conveyors; Methods employing such devices
    • B65G47/22Devices influencing the relative position or the attitude of articles during transit by conveyors
    • B65G47/26Devices influencing the relative position or the attitude of articles during transit by conveyors arranging the articles, e.g. varying spacing between individual articles
    • B65G47/261Accumulating articles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Attitude Control For Articles On Conveyors (AREA)
  • Intermediate Stations On Conveyors (AREA)
  • Control Of Conveyors (AREA)
  • Stacking Of Articles And Auxiliary Devices (AREA)
  • Container Filling Or Packaging Operations (AREA)
  • Packaging Of Special Articles (AREA)

Abstract

MéTODO PARA AGRUPAR CAIXAS EM UMA LINHA TRANSPORTADORA E DISPOSITIVO PARA EXECUTAR O MéTODO O método da invenção para agrupar caixas (2) consiste, após sustar a primeira caixa de uma linha decaixas, de deslocar transversalmente a última caixa da linha de caixas com relação à primeira caixa da linha a montante à espera de agrupamento e introduzir, no espaço assim liberado pela última caixa, uma unidade (15) para sustar o movimento encarregada de reter a linha a montante. O dispositivo transportador compreende, por um lado, um trilho (9) lateral de guia para as caixas, descontínuo, e que está lateralmente deslocado por um comprimento que corresponde pelo menos à dimensão longitudinal das caixas e forma algo como um funil (21) na posição da última caixa da linha de caixas; e meios que são usados para deslocar transversalmente a última caixa empurrando-a para o funil e que consistem da unidade para sustar o movimento (15) segurando a primeira caixa da linha a montante.

Description

"MÉTODO PARA AGRUPAR CAIXAS EM UMA LINHA TRANSPORTADORA EDISPOSITIVO PARA EXECUTAR 0 MÉTODO"
A presente invenção está relacionada a um métodopara agrupar caixas sobre um dispositivo transportador como propósito de formar linhas ou filas de caixas.
Ela também diz respeito ao dispositivotransportador projetado para efetuar o método deagrupamento; e aos meios específicos associados a taldispositivo transportador para tornar possível efetuar ométodo.
Em algumas instalações pode ocorrer a formação defilas ou linhas de caixas sobre dispositivostransportadores, em particular linhas de caixas degarrafas, por exemplo, em instalações equipadas com umsistema para paletização de tais caixas. As caixas são, porexemplo, agrupadas em grupos de três ou quatro, ou mesmocinco, de acordo, com suas dimensões, de modo a seremarmazenadas ou empilhadas em pallets por meio de umdispositivo manipulador adequado.
As velocidades de produção são tais que se tornacada vez mais difícil gerenciar e controlar a formação detais linhas de caixas de forma eficiente. Ocorrem váriosproblemas. Uma vez que as caixas são simplesmente colocadassobre a linha transportadora, em particular sobre uma cintatransportadora sem fim, alguns dos riscos têm origem nodeslizamento ou derrapagem das caixas sobre a cintatransportadora.
Para se obter o controle do processo de operaçãoe o gerenciamento do movimento das caixas, as tensões eforças aplicadas às mesmas são cada vez mais importantes,causando deformações e também danos, seja devido a desgasterápido ou devido à destruição. Mais precisamente, ocontrole do processo de formação das linhas e, emparticular, o gerenciamento da coordenação das diversasações para se obter o agrupamento das caixas estão setornando cada vez mais difíceis.
Dessa forma, por exemplo, quando a travalimitadora libera a linha de caixas formada, as váriascaixas de tal linha são deslocadas de forma virtualmentesistemática com relação umas às outras; tal deslocamentopode constituir uma desvantagem para algumas aplicações dotipo paletização, uma vez que é necessário um novo oudiferente agrupamento das caixas no posto de paletização.A presente invenção propõe meios que tornam
possível superar os problemas devidos às velocidades deoperação. Ela também evita o mau-trato das caixas e melhoraa eficiência do processo de agrupamento das caixas de modoa formar linhas de caixas de forma precisa, desse modotornando possível, em particular, formar uma linha decaixas compacta, isto é, em que as caixas ficam em contatoumas com as outras.
A presente invenção propõe também meios que podemser facilmente adaptados a um dispositivo transportadorcompreendendo uma cinta transportadora sem fim e guiaslaterais que, em conjunto, formam uma espécie de corredorpara o percurso das caixas. Tais meios são do tipo de umacessório capaz de ser facilmente instalado, sempre quenecessário, no dispositivo transportador.O método de acordo com a invenção compreende,
após a primeira, caixa que forma o início da fila da linhade caixas ter sido imobilizada por meio de uma trava ajusante, deslocar a última caixa da linha transversalmentecom relação à primeira caixa da fila a montante, que está àespera de agrupamento, e introdução no espaço assimliberado pela última caixa de uma trava, designada como umatrava a montante, responsável por reter a fila a montante.
Ainda de acordo com a invenção, o métodocompreende deslocar transversalmente a última caixa dalinha formada por meio da trava a montante, taldeslocamento sendo implementado simultaneamente com oposicionamento ativo da trava a montante de modo a sustar aprimeira caixa da fila a montante que está à espera deagrupamento.
De acordo com outra modalidade da invenção, ométodo compreende posicionar a trava a montante a jusanteda primeira caixa da fila a montante, a uma distância destaúltima da ordem de um terço da dimensão longitudinal dascaixas, de modo a dar origem, após a retração da trava ajusante que libera a linha de caixas formada, a um impulsosobre a linha de caixas, em particular sobre sua últimacaixa, por meio da caixa ou caixas da fila a montante. Talimpulso que é aplicado à linha de caixas torna possivel aformação de uma linha de caixas compacta.
Ainda de acordo com a invenção, o métodocompreende detectar a passagem das caixas a montante dátrava a jusante e, por meios adequados, reduzir avelocidade da cinta transportadora que alimenta as caixasde modo a amenizar o choque da primeira caixa da linha decaixas sendo formada sobre a trava a jusante.
A invenção diz respeito também ao dispositivotransportador do tipo de cinta transportadora sem fim, quetorna possivel transportar as caixas em fila indiana, em umcorredor delimitado pela cinta transportadora e por guiaslaterais na forma de trilhos, linha transportadora esta quecompreende meios do tipo trava para formar uma linha decaixas, em particular uma trava a jusante, compreendendo,por um lado, um trilho lateral descontínuo, trilho este queestá lateralmente deslocado por um comprimento quecorresponde pelo menos às dimensões longitudinais de umacaixa, formando, desse modo, um tipo de funil na região daposição da última caixa da linha de . caixas e, por outrolado, meios para deslocar transversalmente a última caixaempurrando-a para o interior do funil, liberando, dessaforma, um espaço suficiente para acomodar uma trava amontante responsável por reter a primeira caixa da fila amontante no momento desejado.
De acordo com outra modalidade da invenção, atrava a montante está disposta lateralmente sobre a lateraldo trilho continuo, oposta à descontinuidade na forma de umfunil formada no trilho lateral oposto, sendo tal trava naforma de um gancho de retenção, o qual é acionado em ummovimento de rotação em torno de um eixo perpendicular aoplano da cinta transportadora, tal gancho sendo operado pormeios do tipo macaco (jack) de modo a passar de uma posiçãoretraída para μma posição que susta a primeira caixa dafila a montante à espera de agrupamento.
Ainda' de acordo com a invenção, o ganchocompreende uma parte que se projeta na forma de um dente,que está disposta a jusante em relação à entrada do funil,a uma distância que é da ordem de um terço da dimensãolongitudinal das caixas dispostas sobre a linhatransportadora.
De acordo com outra modalidade da invenção, umsensor é disposto a montante da trava a jusante e a jusanteda trava a montante, de modo a detectar a passagem dascaixas e para tornar possível, por meios adequados, reduzira velocidade da cinta transportadora que alimenta ascaixas, com o propósito de amenizar o choque entre aprimeira caixa da linha de caixas e a trava a jusante.
A invenção diz respeito também ao sistema detrava a montante projetado para formar um tipo de acessóriopara o dispositivo transportador. Tal sistema de travacompreende um quadro capaz de ser fixado em um dos trilhosque formam o corredor guia das caixas, quadro este queconsiste de um perfil, cuja seção transversal é em forma deU, ele compreende o pino de articulação do gancho e tambémsuporta o macaco para operação do gancho.
De acordo com outra modalidade da invenção, ogancho de retenção consiste de uma peça separada ligada aum suporte que é interposto entre o gancho e o macaco, talsuporte compreendendo uma alavanca que é operada pelomacaco, e um suporte ou braço que torna possível fixar ogancho; mais precisamente, tal braço torna possívelinstalar o gancho em uma posição que possibilita aodispositivo de trava ser instalado em qualquer um dostrilhes guia das caixas, à direita ou à esquerda da cintatransportadora.
No entanto, a invenção será descrita em maioresdetalhes com auxílio da descrição que se segue e dosdesenhos anexos', os quais são apresentados como ilustração,e nos quais: :
A Figura 1 apresenta de forma esquemática umdispositivo transportador que torna possível formar linhasou filas de caixas;
A Figura 2 apresenta, . também de formaesquemática, uma elevação em corte do sistema de trava ajusante que torna possível sustar a primeira caixa da filaa ser formada;
A Figura 3 ilustra em maiores detalhes e tambémde forma esquemática o sistema de trava a montante quetorna possível separar a última caixa da fila e sustar aprimeira caixa da fila a montante à espera de agrupamento;
As Figuras 4 a 8 apresentam, também de formaesquemática, as várias etapas do processo de formação deuma linha de caixas;
A Figura 9 é uma perspectiva de um dispositivo detrava a montante na forma de um acessório capaz de serinstalado no trilho guia lateral localizado à direita docorredor da linha transportadora;
A Figura 10 ilustra, de forma esquemática, emprojeção, o dispositivo de trava a montante da Figura 9;
A Figura 11 ilustra um dispositivo de trava amontante projetado para ser associado a um trilho guialateral localizado do lado esquerdo da linhatransportadora;
A Figura 12 ilustra um detalhes em perspectiva dosuporte sobre o qual é instalado o gancho paraposicionamento à direita ou à esquerda nos trilhos lateraisque delimitam o corredor guia das caixas
0 dispositivo transportador ilustrado na Figura 1compreende uma linha transportadora 1 para alimentação dascaixas 2. Tal linha transportadora 1 está disposta amontante de um módulo intermediário 3 que forma um tipo dejunção ou união entre a linha transportadora 1 e uma linhatransportadora 4 disposta a jusante do módulo intermediário 3.
A cinta transportadora 5 da linha transportadoral e a cinta transportadora 6 da linha transportadora 4 seestendem para o interior do módulo 3. A cintatransportadora 5 é acionada por meio de um motor 7instalado no módulo 3.
Para passar da cinta transportadora 5 para acinta transportadora 6, as caixas 2 são tomadas, isto é,são portadas e movimentadas, por meio de duas cintastransportadoras 8 dispostas em cada lado das extremidadesdas cintas transportadoras 5 e 6. Estas duas cintastransportadoras. 8 são na forma de lagartas e elas perfazema junção entre a extremidade a jusante da cintatransportadora 5 e a extremidade a montante da cintatransportadora 6. Tais cintas transportadoras 8 sãoacionadas diretamente pela cinta transportadora a jusante6; elas estão montadas de forma livre ou "louca" sobre oeixo da cinta transportadora a montante 5, como seráexplanado mais adiante.
As caixas 2 são portadas e movimentadas pelasvárias cintas transportadoras 5, 6 e 8, e guiadaslateralmente por trilhos 9 que, em conjunto com as cintastransportadoras, formam um tipo de corredor. Tais trilhos. 9são levados, de ponto a ponto, por meio de estruturas 10fixadas às linhas transportadoras.
O módulo intermediário 3 compreende, em sua partecentral, um primeiro sistema de trava 11, designado comouma trava a jusante, que torna possivel sustar a primeiracaixa 2 durante a formação de uma linha de caixas. Talsistema de trava a jusante, apresentado em detalhes naFigura 2, compreende uma trava 12 em si, a qual é móvel sobo efeito de um macaco 13. Tal trava 12 está disposta entreas extremidades; das cintas transportadoras 5 e 6 das linhastransportadoras 1 e 4 respectivamente, e entre as duascintas transportadoras 8 dispostas lateralmente.
Quando o número de caixas 2 paradas pela trava ajusante 12 for suficiente para formar a linha de caixas15 desejada, um segundo sistema de trava 14, designado comouma trava a montante é colocado em operação de modo a retera fila a montante, começando a partir da primeira caixa detal fila.
Este segundo sistema de trava, tal como mostradoem detalhes na Figura 3, compreende uma trava 15 em si, taltrava tomando a forma de um gancho que é operado por umbraço 16 acionado por meio de um macaco 17. Tal sistema detrava a montante é instalado lateralmente sobre um dostrilhos 9, em particular no trilho localizado no ladoesquerdo do corredor das caixas 2. Como será descrito emdetalhes mais adiante, ele pode estar instalado de formasimilar no lado- direito, dependendo dás circunstâncias.
A trava 15, na forma de um gancho, é articuladopor meio de um pino de articulação 18 em um cubo 19 queestá integrado com o trilho lateral 9; tal pino dearticulação 18 e o cubo 19 são perpendiculares ao plano dacinta transportadora 5. A caixa 2, que está localizada apósa última caixa da linha de caixas formada, é retidamecanicamente pelo dente 20 do gancho; sua retenção nãodependendo diretamente da pressão exercida no macaco 17operacional.
Para reter esta primeira caixa da fila a montanteà espera de agrupamento, o dente 20 da trava 15 penetra nocorredor de percurso das caixas 2 e, para poder serposicionado, ele empurra e separa a última caixa da linhade caixas formada; o trilho 9 localizado em oposição àtrava 15 compreende uma descontinuidadé que torna possívelimplementar uma brecha ou afastamento localizado docorredor de guia das caixas. Tal afastamento forma um tipode funil 21 que está localizado na região das últimascaixas da linha de caixas formada.
0 deslocamento 22 no trilho 9 é ajustado por meiode um grampo 23 em forma de baioneta e uma dobra do trilhoem sua região a jusante. Tal deslocamento 22 estálocalizado a uma distância D da trava a jusante 12, comopode ser visto na Figura 5, a qual é substancialmente maiordo que o comprimento da linha de caixas. A dimensãolongitudinal do funil 21 é uma vez e meia maior do que adimensão longitudinal das caixas 2 dispostas sobre a linhatransportadora.
0 alargamento do corredor guia das caixascorresponde pelo menos à dimensão do dente 20 da trava 15em forma de gancho, o dente se projetando para o interiordo corredor quando a trava está na posição ativa de parada.Como será descrito em detalhes mais adiante, tal dente 20está localizado a jusante do deslocamento 22 formado notrilho 9. A distância d que separa este dente 20, quandoele está na posição ativa de parada, e o deslocamento 22 éda ordem de um terço da dimensão longitudinal das caixasque percorrem o corredor. Como será explanado mais adiante,tal distância torna possível retardar a parada da primeiracaixa da fila a montante à espera de agrupamento; sendo seuefeito, quando de sua liberação, de levar a linha de caixasa ser empurrada pela primeira caixa da fila a montante e,conseqüentemente, manter o contato das caixas da linha decaixas umas com as outras. 0 impulso que é concedido àlinha de caixas pela fila a montante quando da retração datrava a jusante 12 é suficiente para assegurar talcompactação da linha de caixas.
As Figuras 4 a 8 ilustram a formação de uma linhade caixas 2 por meio do dispositivo transportador de acordocom a invenção, acima descrita em detalhes. As váriasfiguras correspondem a uma vista esquemática em projeção dodispositivo transportador, com as caixas 2 estandoilustradas de forma simplificada.
As caixas 2 são alimentadas em direção à trava ajusante 12 por meio da cinta transportadora a montante 5 edas cintas transportadoras intermediárias 8, cintastransportadoras 8 estas que são acionadas pela cintatransportadora a jusante 6. O trilho guia 9 localizado nolado direito compreende uma descontinuidade e, a partir dodeslocamento 22, tal trilho, em sua parte a jusante, estádeslocado lateralmente de modo a formar um tipo de funil 21que torna possível ampliar o corredor guia das caixas 2.
Oposto ao deslocamento 22, no outro trilho 9localizado à esquerda, existe um segundo sistema de trava14, isto é, a trava a montante 15 em forma de gancho, que éoperada pelo macaco 17.
Na Figura 4, a trava a jusante 12 está na posiçãoativa de parada; a trava a montante 15 está na posiçãoinativa; as caixas 2 avançam em direção a tal trava 12.
Na Figura 5, as quatro caixas 2 que formam umalinha de caixas são sustadas pela trava a jusante 12 e asoutras caixas a montante continuam a avançar, alimentadaspela cinta transportadora 5. Quando a linha de caixas estáformada, tal como ilustrado na Figura 5 ou Figura 6, aúltima caixa da linha formada é deslocada transversalmentee posicionada no espaço gerado pelo funil 21. Taldeslocamento transversal da última caixa da linha éefetuado por meio da trava a montante 15 quando esta últimaé colocada na posição ativa de parada sob a ação do macaco17; é o dente 20 desta trava a montante 15 que empurra aúltima caixa da linha e a desloca lateralmente.
Tão logo a trava a montante 15 está na posiçãoativa de parada, a trava a jusante 12 pode ser retraída,tal como ilustrado na Figura 7. A retração da trava ajusante 12 torna possível remover as quatro caixas queformam a linha. Estas caixas são movimentadas pelas duascintas transportadoras 8 e a seguir pela cintatransportadora '6; elas são movimentadas de forma similarpela cinta transportadora 5.
As várias caixas da fila a montante, que estãodispostas na cinta transportadora 5, ficam em espera edeslizam sobre a cinta transportadora que continua aavançar. Dessa forma, tão logo a trava a jusante 12 éretraída, as caixas desta fila a montante são liberadas esão colocadas em movimento até o momento que sejam paradas,por sua vez, pela trava a montante 15. Tal movimento déavanço das caixas a montante torna mais fácil iniciar omovimento da linha de caixas formada; a caixa ou caixas amontante empurram a última caixa desta linha de caixas poruma distância d da ordem de um terço da dimensãolongitudinal das caixas no dispositivo transportador.
Tal impulso que é concedido à linha de caixaspara auxiliar o início de movimento das caixas se originade tal distância d que é mostrada na Figura 6. nestafigura, a trava a montante 15 está na posição ativa de modoa sustar as caixas da fila a montante esperando oagrupamento, as quais são alimentadas pela cintatransportadora 5.
Tão logo a linha de caixas tenha sido levada pelacinta transportadora a jusante 6, tal como mostrado naFigura 8, e tão logo ela tenha deixado a zona da trava ajusante 12, esta última pode voltar a uma posição ativa·,tal como ilustrado na Figura 4, de modo a sustar as outrascaixas com o propósito de formar uma nova linha de caixas.
Para prevenir a ocorrência de choques excessivossobre tal trava a jusante 12, um sensor 24 pode serinstalado a montante da trava 12, tal como ilustrado naFigura 4; tal sensor 24 torna possível, por meiosadequados, atuar sobre o motor 7 de modo a ajustar avelocidade da cinta transportadora para um valor suficientepara reduzir o impacto da primeira caixa sobre tal trava ajusante 12.
Tal ajuste da velocidade é obtido porque, comofoi acima mencionado, a cinta transportadora 5 e a cintatransportadora 6 não estão integradas uma à outra em termosde seus acionamentos.
Como > pode ser visto na Figura 2, a cintatransportadora 5 está montada sobre uma roda 25 do tipodentado, roda 25 esta que é acionada pelo eixo 25' do motor7. A cinta transportadora 6 está montada sobre uma roda 26,também do tipo dentado, a referida roda 26 é portada por umeixo não motorizado 26', guiado na estrutura do módulo 3.
As cintas transportadoras 8, na forma delagartas, as quais asseguram a continuidade entre as cintastransportadoras 5 e 6, estão também montadas sobre rodas,que não são mostradas nas figuras, as referidas rodas sãoportadas pelos eixos 25' e 26' em cada um dos lados de taiscintas transportadoras.
O acionamento das cintas transportadoras 8 éefetuado por meio da cinta transportadora 6, em particularpor meio do eixo 26' ao qual estão presas as diversas rodasdas cintas transportadoras 6 e 8.
As outras rodas das cintas transportadoras 8 sãolisas ou estão montadas livremente sobre o eixo 25', o qualimplementa o acionamento da cinta transportadora 5.
A Figura 9 mostra o sistema de trava a montante35 projetado para ser instalado sobre os trilhos 9 guia dascaixas; tal sistema de trava a montante é projetado paraser instalado na forma de um simples acessório, seja sobreo trilho direito ou sobre o trilho esquerdo do corredorguia das caixas 2.
A Figura 9 mostra um sistema de trava a montanteque está instalado em um trilho 9 localizado do ladodireito. Tal sistema de trava compreende uma estrutura ouquadro 27 que consiste de um perfil com seção transversalem U, cujas dimensões são maiores do que aquelas da seçãotransversal do trilho 9. Tal quadro 27 serve como umsuporte e guia para o macaco 17 e para a trava em forma degancho 15. Tal gancho toma a forma de uma peça planacortada, estando fixado a membro 28 que funciona como umsuporte, o qual é interposto entre o gancho e o macaco 17.
Como ilustrado na Figura 10, o contorno do ganchoé conformado de tal forma a que, na posição inativa, elenão impede o movimento das caixas; ele está ligeiramenterecuado em relação ao trilho 9, nivelado com este último.
0 membro 28 que suporta o gancho está ilustradona Figura 12. Ele compreende uma alavanca 29, articulada noquadro 27 por meio de um pino de articulação 30 e um braçoestruturado 31 para montagem de tal gancho à direita ou àesquerda. O pino de articulação 30 entre a alavanca 29 e oquadro 27 é vertical e perpendicular ao trilho 9. Tal pinode articulação 30 absorve as forças e choques exercidassobre o dente 20 do gancho pelas caixas 2.
O braço 31 que toma a forma de um perfil comseção transversal em forma de U, cuja espessura correspondeàquela dos trilhos 9, é fixado perpendicularmente àalavanca 29 na parte intermediária desta última.
A Figura 9 mostra um sistema de trava a montanteque está instalado no trilho 9 localizado no lado direitodo corredor guia das caixas. A Figura 11 ilustra um sistemade trava a montante que está instalado no trilho esquerdodo corredor e que é idêntico ao anterior, exceto pelo fatode que o gancho está instalado no outro lado do braço 29.
Em ambos os casos, o quadro 27 é fixado ao trilho9, trilho 9 este que está na forma de um perfil oco abertolateralmente para fora. 0 quadro 27 é fixado ao trilho pormeio de porcas 32 na forma de paralelogramos, as quais sãoacomodadas e travadas na cavidade do trilho, e por meio deparafusos 33 associados.

Claims (10)

1. Método para agrupar caixas (2), para aformação de linhas de caixas sobre um dispositivotransportador com uma cinta transportadora sem fim quetransporta as caixas em fila indiana em um corredordelimitado por guias laterais na forma de trilhos (9),caracterizado pelo fato de que compreende, após a caixalocalizada no inicio da fila da linha de caixas ter sidoimobilizada através do uso de uma trava a jusante (12),deslocar transversalmente a última caixa da linha de caixasformada com relação à primeira caixa da fila a montante àespera de agrupamento, e introduzir no espaço assimliberado pela última caixa uma trava, denominada trava amontante (15), responsável por reter a fila a montante, apartir da primeira caixa à espera de agrupamento.
2. Método para agrupar caixas, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreendedeslocar transversalmente a última caixa da linha de caixasformada por meio da trava a montante (15) durante seuposicionamento ativo para sustar as caixas da fila amontante à espera de agrupamento.
3. Método para agrupar caixas, de acordo com areivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreendeposicionar a trava a montante (15) a jusante da primeiracaixa à espera de agrupamento a uma distância d da últimada ordem de um terço da dimensão longitudinal das caixas.
4. Método para agrupar caixas, de acordo comqualquer uma dãs reivindicações 1 a 3, caracterizado pelofato de que compreende detectar a passagem das caixas amontante da trava a jusante (12) e reduzir a velocidade dacinta transportadora que alimenta as caixas de modo aamenizar o choque da primeira caixa da linha de caixassendo formada sobre a trava a jusante.
5. Dispositivo transportador, para efetuar ométodo para agrupar caixas (2), do tipo definido emqualquer uma das reivindicações 1 a 4, o dispositivotransportador compreendendo meios do tipo trava para formaruma linha de caixas, em particular uma trava a jusante(12), caracterizado pelo fato de que compreende, por umlado, um trilho (9) lateral descontínuo, trilho (9) esteque está lateralmente deslocado por um comprimento quecorresponde pelo menos à dimensão lonqitudinal de umacaixa, formando, desse modo, um tipo de funil (21) naregião da posição da última caixa da linha de caixas e, poroutro lado, meios para deslocar transversalmente a últimacaixa empurrando-a para o funil (21), liberando, dessaforma, um espaço suficiente para acomodar uma trava amontante (15) responsável por sustar as caixas da fila amontante à espera de agrupamento.
6. Dispositivo transportador, de acordo com areivindicação 5, caracterizado pelo fato de que compreendeum sistema de trava (14) a montante disposto lateralmentesobre a lateral do trilho (9) continuo, oposta aodeslocamento na forma de um funil (21) do trilho (9)lateral oposto, tal sistema de trava compreendendo umatrava (15) propriamente dita na forma de um gancho, móvelem torno de um eixo perpendicular ao plano da cintatransportadora das caixas, tal trava sendo operada pormeios do tipo macaco (17) de modo a levá-la a passar daposição retraída para uma posição que suste as caixas dafila a montante à espera de agrupamento.
7. Dispositivo transportador, de acordo com areivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o sistemade trava (14) a montante compreende um gancho, do qual aparte que se projeta na forma de um dente (20) estádisposta a jusante da entrada do funil. (21) a uma distânciad que é da ordem de um terço da dimensão longitudinal dascaixas dispostas sobre a linha transportadora.
8. Dispositivo transportador, de acordo comqualquer uma das reivindicações 6 ou 7, caracterizado pelofato de que o sistema de trava (14) a montante é projetadona forma de um acessório, tal sistema de travacompreendendo um quadro (27) consistindo de um perfil cujaseção transversal é em forma de U, capaz de ser fixado emum dos trilhos (9) que formam o corredor guia das caixas,tal quadro (27) compreendendo um pino de articulação (30)do gancho e também suportando o macaco (17) para operaçãodo gancho.
9. Dispositivo transportador, de acordo com areivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o sistemade trava (14) a montante compreende um gancho de retençãona forma de uma peça separada ligada a um suporte que éinterposto entre o gancho e o macaco (17), o suportecompreendendo uma alavanca (2 9) que é operada pelo macaco,e um braço (31) em forma de U disposto na parteintermediária da alavanca (21) , o U tendo uma espessuracorrespondente àquela do trilho (9), dessa forma, tornandopossível fixar o gancho em uma posição que possibilita aodispositivo de trava ser instalado em qualquer um dostrilhos (9) guia das caixas, à direita ou à esquerda dacinta transportadora.
10. Dispositivo transportador, de acordo comqualquer uma das reivindicações 5 a 9, caracterizado pelofato de que compreende um sensor (24) disposto a montanteda trava a jusante (12) de modo a detectar a passagem dascaixas e tornar possível reduzir por meios adequados avelocidade da cinta transportadora que alimenta as caixasquando estas sé aproximam da trava a jusante.
BRPI0614519-1A 2005-08-02 2006-08-01 método para agrupar caixas em uma linha transportadora e dispositivo para executar o método BRPI0614519A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0508213 2005-08-02
FR0508213A FR2889510B1 (fr) 2005-08-02 2005-08-02 Procede de groupage de caisses sur un convoyeur et dispositif pour sa mise en oeuvre
PCT/FR2006/001855 WO2007015000A1 (fr) 2005-08-02 2006-08-01 Procede de groupage de caisses sur un convoyeur et dispositif pour sa mise en œuvre

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614519A2 true BRPI0614519A2 (pt) 2011-03-29

Family

ID=36128623

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614519-1A BRPI0614519A2 (pt) 2005-08-02 2006-08-01 método para agrupar caixas em uma linha transportadora e dispositivo para executar o método

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7857119B2 (pt)
EP (1) EP1910196B1 (pt)
JP (1) JP5064390B2 (pt)
CN (1) CN101238052B (pt)
AT (1) ATE432901T1 (pt)
BR (1) BRPI0614519A2 (pt)
DE (1) DE602006007147D1 (pt)
ES (1) ES2327676T3 (pt)
FR (1) FR2889510B1 (pt)
MX (1) MX2008001628A (pt)
PT (1) PT1910196E (pt)
WO (1) WO2007015000A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009026395A1 (de) * 2009-08-18 2011-02-24 Krones Ag Vorrichtung zum Gruppieren und/oder Vereinzeln von Artikeln
FR2973017B1 (fr) 2011-03-21 2013-03-29 Sidel Participations Dispositif pour cadencer des produits.
CN103171884B (zh) * 2011-12-21 2016-08-31 贵阳铝镁设计研究院有限公司 步进编组方法及装置
CA2789538A1 (fr) * 2012-09-12 2014-03-12 Conception Impack Dtci Inc. Module d'inversion de paquets multidirectionnel et polyvalent
CN103538876A (zh) * 2013-11-08 2014-01-29 无锡中鼎物流设备有限公司 一种热铸件输送带托盘停止器
CN103640886B (zh) * 2013-12-17 2015-07-22 广西梧州双钱实业有限公司 一种包装机同步分离装置
CN105480717A (zh) * 2016-01-06 2016-04-13 潘玲玉 一种多杆取物堆垛设备
JP7121384B2 (ja) * 2018-05-15 2022-08-18 ヒラヤマプロダクツ株式会社 箱詰装置
CN108723867B (zh) * 2018-08-07 2023-09-26 安徽工业大学 一种基于自重模式的钢管自动定位及移动系统
TWI760804B (zh) * 2020-07-30 2022-04-11 和碩聯合科技股份有限公司 輸送裝置及其供料方法
CN114408547B (zh) * 2021-12-24 2023-04-07 广东顺力智能物流装备股份有限公司 智能物流用顶升式方位调整货架机械手及其应用方法

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3961700A (en) * 1973-08-09 1976-06-08 Fleischauer Fred J Limited torque conveyor construction
JPS5541711Y2 (pt) * 1977-08-24 1980-09-30
DE2750533C2 (de) * 1977-11-11 1983-10-20 Focke & Co, 2810 Verden Vorrichtung zum Zuführen von Gruppen von Gegenständen
JPS583774Y2 (ja) * 1980-08-22 1983-01-22 澁谷工業株式会社 箱体移送装置
JPS6133916A (ja) * 1984-07-17 1986-02-18 日本たばこ産業株式会社 集積包装機用製品供給装置
JPS61221010A (ja) * 1985-03-25 1986-10-01 Shibuya Kogyo Co Ltd 箱の位置決め装置
JPH0729689B2 (ja) * 1985-05-10 1995-04-05 日本ニユクリア・フユエル株式会社 柱状物体の列形成装置
US4962625A (en) * 1988-11-18 1990-10-16 Wayne Automation Corporation Container packing machines
SE506961C2 (sv) * 1992-09-15 1998-03-09 Tetra Laval Holdings & Finance Anordning för att gruppera föremål
IT1294101B1 (it) * 1997-07-18 1999-03-22 Sasib Beverage S P A Ora Sasib Procedimento e dispositivo di arresto ammortizzato ed accompagnamento di contenitori, in linea di trasporto per contenitori.
DE29807979U1 (de) * 1998-05-05 1999-09-16 Kettner Gmbh Vorrichtung zum Gruppieren oder Vereinzeln von Artikeln
SE519011C2 (sv) * 2001-05-31 2002-12-23 Tetra Laval Holdings & Finance Anordning för kontinuerlig gruppering av föremål på en transportbana
ITBO20020526A1 (it) * 2002-08-08 2004-02-09 Gd Spa Metodo e dispositivo per la formazione di gruppi di prodotti.
JP4310580B2 (ja) * 2003-11-26 2009-08-12 澁谷工業株式会社 物品集積装置

Also Published As

Publication number Publication date
US20080213081A1 (en) 2008-09-04
FR2889510A1 (fr) 2007-02-09
ES2327676T3 (es) 2009-11-02
MX2008001628A (es) 2008-04-07
FR2889510B1 (fr) 2007-09-28
DE602006007147D1 (de) 2009-07-16
CN101238052A (zh) 2008-08-06
ATE432901T1 (de) 2009-06-15
PT1910196E (pt) 2009-08-28
EP1910196B1 (fr) 2009-06-03
WO2007015000A8 (fr) 2007-11-29
WO2007015000A1 (fr) 2007-02-08
CN101238052B (zh) 2012-03-28
US7857119B2 (en) 2010-12-28
JP2009502693A (ja) 2009-01-29
JP5064390B2 (ja) 2012-10-31
EP1910196A2 (fr) 2008-04-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614519A2 (pt) método para agrupar caixas em uma linha transportadora e dispositivo para executar o método
US8240197B2 (en) Vehicle brake testing assembly
US7556139B2 (en) Hanger system
WO2017106986A1 (zh) 一种双向轨道输送装置
CA1282026C (en) Apparatus for braking articles on a conveyor
CN205743163U (zh) 一种浮动式叉齿车库搬运器
ES2424747T3 (es) Aparato de frenado de emergencia de doble efecto para cabinas de ascensores
CN110817645A (zh) 电梯制动系统
JP3170578B2 (ja) 移動体使用の搬送設備
US10494043B2 (en) Multi-strand flat top conveyor
CN207392843U (zh) 链式推出对中梳齿搬运小车
CN108408078B (zh) 一种可锁止的登机桥
JP3765367B2 (ja) 自動二輪車の組立ラインにおける操業再開後のタイヤ再クランプ方法
JP4065925B2 (ja) 搬送装置
CN216354377U (zh) 一种蓄电池铸焊机轨道式行进系统的伺服驱动装置
CN109205530A (zh) 用于更换高速路牌的工程车辆
CN220391701U (zh) 一种航空轮胎包装打标机
CN114606813B (zh) 一种交通轨道膨胀系数轨道路径检测校直机
CN214444323U (zh) 履带输送定位装置
CN209776960U (zh) 用于地板包装的纸盒输送线
CN210024465U (zh) 夹具切换设备
CN117755803A (zh) 一种管道式流量计转运装置
JP6460963B2 (ja) ラックギヤ駆動可能な搬送装置
CN111851358A (zh) 一种市政工程用路障装置
JPH11255113A (ja) 移動体使用の搬送設備

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements