BR9813812B1 - método para o débito automático de pedágios para veìculos. - Google Patents

método para o débito automático de pedágios para veìculos. Download PDF

Info

Publication number
BR9813812B1
BR9813812B1 BRPI9813812-0A BR9813812A BR9813812B1 BR 9813812 B1 BR9813812 B1 BR 9813812B1 BR 9813812 A BR9813812 A BR 9813812A BR 9813812 B1 BR9813812 B1 BR 9813812B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
toll
station
communication
automatic
Prior art date
Application number
BRPI9813812-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9813812A (pt
Inventor
Kent Eriksson
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9813812A publication Critical patent/BR9813812A/pt
Publication of BR9813812B1 publication Critical patent/BR9813812B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07BTICKET-ISSUING APPARATUS; FARE-REGISTERING APPARATUS; FRANKING APPARATUS
    • G07B15/00Arrangements or apparatus for collecting fares, tolls or entrance fees at one or more control points
    • G07B15/02Arrangements or apparatus for collecting fares, tolls or entrance fees at one or more control points taking into account a variable factor such as distance or time, e.g. for passenger transport, parking systems or car rental systems
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07BTICKET-ISSUING APPARATUS; FARE-REGISTERING APPARATUS; FRANKING APPARATUS
    • G07B15/00Arrangements or apparatus for collecting fares, tolls or entrance fees at one or more control points
    • G07B15/06Arrangements for road pricing or congestion charging of vehicles or vehicle users, e.g. automatic toll systems
    • G07B15/063Arrangements for road pricing or congestion charging of vehicles or vehicle users, e.g. automatic toll systems using wireless information transmission between the vehicle and a fixed station

Landscapes

  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Finance (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Devices For Checking Fares Or Tickets At Control Points (AREA)
  • Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)
  • Charge And Discharge Circuits For Batteries Or The Like (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

"MÉTODO PARA O DÉBITO AUMTOMÁTICO DE PEDÁGIOS PARA VEÍCULOS"
CAMPO TÉCNICO
A invenção aqui apresentada concerne a um método e a um dispositivo para o débito automático de um pedágio para um veiculo que utiliza uma zona ou zonas que estão equipadas com pedágios na entrada para estas zonas. Nesta invenção uma distinção é feita entre as estações de pedágio virtuais e as estações de pedágio físicas, onde a transação de débito de um pedágio é efetivada na estação virtual, indicada por intermédio da utilização de um sistema de navegação por satélite global, por intermédio de um dispositivo de comunicação adaptado ao veículo, o qual se comunica, por intermédio de uma rede de transmissão móvel digital, com o sistema central do sistema de débito de pedágio e troca informação com o sistema central. Na estação física, a informação é então verificada para assim determinar se o débito correto do pedágio para o veículo foi efetuado ou se o débito deve ser efetuado em seguida (posteriormente).
ESTADO DA TÉCNICA
Estações automáticas para o débito de pedágios com uma variedade de projetos são conhecidas. 0 documento PCT/DE 95/00.107 descreve um exemplo de um sistema de débito de pedágio de um tipo mencionado na introdução. 0 referido documento descreve um sistema para o débito de pedágios que compreende pelo menos uma estação de débito de pedágio virtual sobre a rota de tráfego, e em associação com a estação de débito de pedágio, uma estação de monitoramento, que é física. A estação de pedágio física é equipada com hardware tais como unidades de comunicação e dispositivos de imagem, por exemplo, câmaras de vídeo. Um veículo que está na estação de débito de pedágio virtual é capaz de transmitir dados por intermédio de uma rede de transmissão móvel digital, para uma unidade central. As estações de débito de pedágio virtuais são definidas em posições geográficas predeterminadas. Auxiliadas por intermédio de um sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global), a posição do veículo é determinada continuamente e é comparada com as posições das estações de débito de pedágio virtuais. Se a posição do veículo coincide com quaisquer uma das estações de débito de pedágio virtuais predeterminadas, isto é indicado por intermédio do equipamento no veículo, após o qual o veículo estabelece comunicação por intermédio da rede de transmissão móvel digital. Os dados os quais incluem pedágio e valores de débito são transmitidos a partir do veículo para a unidade central. 0 recibo de pagamento para a quantidade requisitada é então enviado a partir da unidade central para a estação física. A vantagem desta técnica é a que a infra-estrutura preexistente pode ser utilizada, tanto neste sistema GPS quanto na técnica GSM para a rede de transmissão móvel digital. Entretanto, investimentos no equipamento da margem de estrada irão ser requeridos. Uma vantagem adicional muito importante é a de que o tempo suficiente pode ser conseguido para a troca de informação de dados entre o equipamento dos veículos e a unidade central, pelo que toda a transmissão pode ser alcançada sem a grande demanda computacional e o congestionamento nas linhas de comunicação. Isto normalmente apresenta dificuldades quando toda a informação em sistemas existentes é transmitida dentro de uma área consistindo da zona de comunicação da estação de pedágio física. Principalmente, utilizando este método é possível separar, tanto em tempo quanto em espaço, débito de pedágios e monitoramento do pagamento correto de débitos por intermédio dos veículos.
Uma desvantagem associada com o dispositivo descrito no documento PCT/DE95/00.107 é a de que o recibo de pagamento é enviado a partir da unidade central para a estação de pedágio física, o qual significa que grandes quantidades de dados tem que ser enviados e ser acessíveis a cada uma estação de pedágio física dentro de uma área específica, desde que de um ponto de vista do pagamento não está claro qual estação de pedágio física irá ser subseqüentemente ultrapassada. Adicionalmente grande armazenamento e capacidades de busca são requeridas para os computadores na estação de pedágio física. Não existe comunicação direta entre o veículo e a estação de pedágio física, a qual significa que a correlação entre a identidade do veículo e o recibo é perdida.
O documento PCT/GB95/00.198 descreve um exemplo adicional de um dispositivo para o débito automático de pedágios para veículos onde a técnica GSM é utilizada. No referido documento a ênfase é sobre a execução de débito de pedágios enquanto preservando o anonimato do veículo. Isso é conseguido por intermédio de um identificador de veículo, adaptado à estação de débito de pedágio, o qual identifica um dispositivo de comunicação sobre o veículo ou identifica um veículo carregando uma bolsa eletrônica projetada para o débito de pedágios. O sistema também é proporcionado com dispositivos que temporariamente correlacionam o identificador de veículo com um identificador para a bolsa eletrônica. Adicionalmente, o sistema é projetado em uma maneira tal que o identificador de veículo não é utilizado se a transação de débito de pedágio é corretamente efetivada, ou que o identificador de bolsa não é utilizado se a transação de débito de pedágio não é executada satisfatoriamente. O documento também estabelece que o dispositivo de comunicação pode ser um transmissor/receptor GSM. Entretanto, não existe nenhuma descrição de qualquer tipo de sistema de débito virtual. Isso implica em que com este método não é possível efetivar uma transação de débito de pedágio em avanço (em movimento) ou emitir aos respectivos veículos um recibo pelo respectivo pagamento feito antes da estação de débito de pedágio física ser ultrapassada. Portanto, o requerimento de que toda a comunicação e a identificação das várias unidades devem (têm que) ser efetuadas durante o tempo que é disponível, significa dizer, quando o veículo está dentro da área da estação de pedágio física. Como um resultado da carência de tempo um problema aparece, especialmente que durante o pequeno tempo disponível se administra a identificação dos veículos, se executa a transação e também se rastreiam os veículos para os quais uma transação de débito correta não pôde ser efetivada, pelo que estas podem ser debitadas em seguida (posteriormente).
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Em concordância com um aspecto da presente invenção, um método para o débito automático de pedágios para veículos, como especificado na reivindicação 1, é disponibilizado.
Uma vantagem da invenção sobre a técnica conhecida é a de que a rede de transmissão móvel digital não está carregada na mesma extensão como para a maior parte da técnica conhecida intimamente relacionada. Uma vantagem adicional é a de que o mesmo armazenamento e as capacidades de busca não são requeridos nas unidades de armazenamento na estação de pedágio física como com a técnica conhecida relacionada descrita na introdução. DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A Figura 1 ilustra esquematicamente o principio de débito de pedágios em concordância com um aspecto da presente invenção.
A Figura 2 mostra um exemplo de uma configuração de unidades em veículos, estação de pedágio física e a unidade central do sistema de débito de pedágio.
DESCRIÇÃO DAS CONCRETIZAÇÕES
Um número de diferentes concretizações da invenção são descritas abaixo com o auxílio das Figuras.
O débito automático de pedágios para a admissão de um veículo a uma rota de tráfego ou a uma zona de tráfego requer um sistema de supervisão. Em concordância com uma forma de execução do método e do dispositivo para o débito automático de pedágios para veículos, o dispositivo de supervisão compreende o equipamento de veículo e uma unidade da margem de estrada. 0 equipamento de veículo compreende:
- um primeiro dispositivo de comunicação (1) em um veículo Vl - V4 para a comunicação local (2) com a unidade da margem de estrada (3) em uma estação de pedágio física (4). 0 primeiro dispositivo de comunicação (1) pode consistir de um transponder [transmitter + responder => transmissor + receptor = transceptor (um conjunto de rádio ou de radar que sob recepção de um determinado sinal, emite um sinal de rádio por si mesmo) para a comunicação local (2) por intermédio de microondas, ou dispositivos análogos os quais utilizam meios de transmissão outros do que microondas, tais como ultra-som, transmissão indutiva de luz, etc. A DSRC (Comunicação de Faixa Curta Dedicada), onde microondas são utilizadas como um meio de transmissão, é preferida. Outras fontes que podem ser utilizadas como meio de transmissão para a ligação de comunicação local (2) entre os veículos Vl - V4 e a unidade da margem de estrada (3) são ondas UWB (onda de rádio de Banda Ultra Larga), ultra-som, luz infravermelha, laser ou luz ordinária (visível);
- um primeiro processador (5) para o cálculo e/ou a subtração de pedágios e para guiar a comunicação entre as unidades internas do veículo e o mundo exterior;
uma unidade de armazenamento (6) para o armazenamento de dados, tal como um identificador de usuário, de posições de estações de débito de pedágios virtuais (7), de tarifas, etc. para o cálculo dos referidos pedágios. O identificador de usuário pode consistir do identificador de veículo, do identificador de bolsa ou do identificador de transceptor;
- um receptor para GNSS (Sistema de Satélite de Navegação Global), o qual pode consistir um receptor GPS (8) para recepção (9) dos sinais a partir dos satélites de navegação (19);
- um transmissor/receptor em uma rede celular, CN, usualmente na forma de um telefone GSM (11) para a comunicação central (12) com uma unidade central (C) no sistema de débito de pedágio;
em adição a, preferivelmente:
um leitor (13) para a leitura e débito de cartões inteligentes, onde uma unidade CN adequada e um leitor (13) são integrados em um telefone móvel (15) e que;
estas referidas unidades em um veículo se comunicam entre si (umas em relações às outras) utilizando uma rede de dados dedicada para aplicação veicular existente onde a comunicação é por intermédio de um barramento CAN ou por intermédio de um barramento ITS ou por intermédio de interfaces apropriadas (ou cabos).
A estação de pedágio física (4) compreende: - uma unidade da margem de estrada (3) a qual possui um segundo dispositivo de comunicação (16) para a comunicação local (2) com um primeiro dispositivo de comunicação (1) em um dos anteriormente referidos veículos Vl - V4. A utilização de DSRC (Comunicação de Faixa Curta Dedicada) , onde microondas são utilizadas como um meio de transmissão, é preferida. Outras fontes que podem ser utilizadas como melo de transmissão para a ligação de comunicação local (2) entre veículos Vl - V4 e a unidade da margem de estrada (3) são ondas UWB (onda de rádio de Banda Ultra Larga), ultra-som, luz infravermelha, laser ou luz ordinária (visível);
- um equipamento de vídeo (17a-17c) bem como um equipamento de iluminação adequado para a reprodução das padronizações características do veículo Vl - V4, tais como número de placa, e para a detecção da moldagem física do veículo, incluindo o equipamento de processamento de imagem necessária (18) com funcionalidade OCR (Reconhecimento de Caráter Ótico) para a identificação do número de registro ou das características equivalentes;
- um segundo processador (19) na unidade da margem de estrada (3) para a determinação da posição dos veículos V3 e V4 dentro da estação de pedágio física, baseada sobre a informação a partir das medições com o auxílio de:
a) a comunicação local (2) entre o primeiro dispositivo de comunicação (1) no veículo V3 e V4 e o segundo dispositivo de comunicação (16) na unidade da margem de estrada (3);
b) a informação a partir do equipamento de processamento de imagem (18) bem como;
c) a correlação das posições obtidas a partir das medições efetivadas com o auxílio de ambos os dispositivos de comunicação (1) e (16) e a informação a partir do equipamento de processamento de imagem (18); - uma unidade de armazenamento (20) na unidade da margem de estrada (3) para armazenamento dos dados relacionados às posições obtidas por intermédio da comunicação local (2) entre o primeiro dispositivo de comunicação (1) e o segundo dispositivo de comunicação (16) ;
o equipamento (21) na unidade da margem de estradas (3) adequado para a transmissão (22) dos dados registrados para a unidade central (por exemplo, por intermédio de GSM, WAN ou por intermédio de redes de fibra ótica) e:
o equipamento codificador para a transmissão codificada de dados entre a estação de pedágio física (4) e a unidade central (C).
A codificação neste texto inclui a noção de que a mensagem pode ser codificada para assim prevenir quebra de sigilo, mas o termo codificação é também, ou alternativamente, utilizado para significar autenticidade, o que é dizer que à mensagem codificada é anexada uma autenticação ou uma assinatura digital as quais são utilizadas para verificar que a mensagem não tinha sido violada ou adulterada e para verificar que o destinatário é aquele estabelecido.
A parte das unidades anteriormente mencionadas, é assumido que a unidade central (C) inclui o equipamento necessário na forma de um terceiro processador (23), uma unidade de armazenamento central (24), um SAM (Módulo de Aplicação de Segurança) (25), o equipamento de comunicação (26) para a comunicação central (12) com os telefones de veículos GSM (11) e com equipamento de comunicação da estação de pedágio física (21), a partir de onde a transmissão (22) de dados a partir da unidade da margem de estrada (3) para a unidade central é efetuada. O procedimento de débito de pedágio se procede como a seguir:
Na unidade de armazenamento do veiculo está a informação necessária, tais como as tarifas para o débito de pedágios e posições das estações de débito de pedágio virtuais (7), tanto prearmazenadas ou quanto continuamente atualizadas por intermédio, por exemplo, de rede GSM ou de ligação RDS-TMC (Sistema de Dados de Rádio - Canal de Mensagem de Tráfego) ou alternativamente por intermédio de transmissores de microondas ou os seus equivalentes.
Por intermédio de receptores GPS de veiculo(8) (ou um outro receptor GNSS) a informação sobre a posição do veiculo é obtida continuamente. Quando a posição do veiculo coincide com a posição de uma das estações de débito de pedágios virtuais (7) , a posição das quais é armazenada na unidade de armazenamento do veiculo (6), como mostrado na Figura 1 para o veiculo V2, a unidade central (C) é contatada a partir do telefone de veiculo GSM (11) (ou um outro transmissor/receptor em uma rede celular). A posição de débito de pedágio virtual é localizada a uma distância apropriada entes de uma estação de pedágio física (4) que irá subseqüentemente ser ultrapassada pelo veículo. Na estação de débito de pedágio virtual (7) o veículo V1 - V4 é debitado um pedágio por intermédio, neste exemplo, da rede GSM. Um sinal codificado é enviado a partir do veículo V1 - V4 para a unidade central (C) com a informação sobre pelo menos um identificador de transceptor e um estabelecimento de tempo. Uma transação de pagamento é subseqüentemente efetivada por intermédio do processador da unidade central (C), o qual debita um valor previamente pago associado com o identificador de transceptor ou deduz o pedágio em questão baseado sobre as tarifas armazenadas, na unidade de armazenamento do veículo (6), a partir de um cartão inteligente no veículo o qual pode se comunicar por intermédio da rede GSM. O pedágio é calculado por intermédio do processador do veiculo (5). Alternativamente, é possível enviar, a partir do veículo, o identificador do veículo ao invés do identificador de transceptor.
No veículo V2 deverá existir equipamento (por exemplo, MMI) o qual informa ao motorista que ele entrou em uma zona geograficamente definida a qual consiste de uma estação de débito de pedágio virtual (7), e indica que o pagamento do pedágio é para ser feito. A vantagem disto é a de que o motorista não é debitado sem o seu conhecimento, que é possível para o motorista decidir sobre o método de pagamento, por exemplo por intermédio de um valor ou com um cartão inteligente, e ultimamente que o cartão inteligente não tem necessidade de estar no leitor constantemente.
Quando processador da unidade central (23) registra que o veículo tenha pago corretamente o pedágio em questão, a confirmação, em uma forma codificada, é enviada de volta por intermédio da rede GSM como um recibo que o veículo Vl - V4 carregando o identificador de transceptor específico foi debitado com um pedágio de uma determinada soma. Isto significa que o veículo em si mesmo carrega um recibo de que o pedágio já tinha sido pago antes do veículo V1 - V4 dirigir-se dentro do campo de uma subseqüente estação de pedágio física (4). Com este procedimento a única medição necessária na estação de pedágio física (4) é verificar que o veículo ultrapassando está debitado com um pedágio o qual corresponde à categoria do veículo.
Quando o veículo alcança a estação de pedágio física (4) um sinal codificado é enviado a partir do dispositivo de comunicação do veículo (1) para a unidade da margem de estrada (3) ao dispositivo de comunicação (16), tanto na requisição do equipamento da unidade da margem de estrada, o qual inclui um transmissor, ou quanto continuamente dentro de um intervalo de tempo durante o qual a comunicação (2) pode se proceder devido ao fato de que a faixa para a comunicação é limitada. 0 sinal consiste de uma mensagem codificada contendo dados do identificador de transceptor, recebido de pagamento, e preferivelmente informação sobre a categoria do veiculo. A última informação mencionada pode então ser utilizada para permitir o equipamento de video (17a-17c) da estação de pedágio (4) verificar a categoria do veiculo. A passagem do veiculo Vl - V 4 através da estação de pedágio física (4) é monitorada utilizando supervisão de vídeo, por intermédio da imagem da identificação do veículo tais como a placa de licença do veículo ou uma outra característica física, e mesmo por intermédio da detecção da moldagem física do veículo para assim verificar a categoria do veículo dada por intermédio do veículo por intermédio da ligação de comunicação (2) entre o veículo Vl - V4 e a unidade da margem de estrada (3) como exatamente descrito. Um procedimento alternativo é meramente a imagem dos veículos para os quais o recibo correto de pagamento de pedágio não pôde ser registrado.
A comunicação entre o veículo Vl - V4 e a unidade da margem de estrada (3) contém uma entrada das posições do veículo. A detecção de posição análoga tem mesmo performance com o auxílio do processamento de imagem dos resultados a partir da supervisão de vídeo utilizando o equipamento de processamento de imagem (18) o qual se comunica com o processador (1) da unidade da margem de estrada (3) para análise. Por intermédio da correlação das posições de entrada derivadas parcialmente a partir da referida comunicação >2) entre o veículo e a unidade da margem da estrada, e parcialmente a partir das posições determinadas por intermédio da supervisão de vídeo, com uma em relação à outra, a comunicação (2) com um veículo específico Vl - V4 ligado à imagem do veículo por intermédio da supervisão de video. Esta correlação é, com as técnicas atuais, altamente desejável, desde que não é ainda possível manter uma identificação de cem por cento de números de registro por intermédio da supervisão de vídeo nem alcançar cem por cento de funcionamento da comunicação (2) entre veículo/ margem de estrada. Se isto fosse possível poderia ser suficiente correlacionar o número de registro indicado por intermédio da comunicação (2) entre veículo/ margem de estrada com os números de registro indicados por intermédio da supervisão de vídeo. A correlação é desejável de maneira a evitar o risco de, por exemplo, uma manipulação proibida dos dados do veículo armazenados no equipamento do veículo.
Se é impossível ligar débito correto de um veículo específico a um registro de vídeo específico, a imagem daquele veículo juntamente com o identificador de transceptor, e um estabelecimento do tempo e da zona é enviado para a unidade central como uma base para o subseqüente débito de um pedágio. Se uma operação de débito correta é executada, então imagens e outras informações memorizadas na memória da unidade da margem de estrada é apagada para assim preservar a integridade dos usuários.
No exemplo proposto, a comunicação por microonda é utilizada entre os veículos Vl - V4 e a unidade da margem de estrada (3) .
Uma vantagem do sistema descrito em comparação com aqueles conhecidos até o presente é o de que ele consegue tempo suficiente para a comunicação dos diversos pacotes de dados de tamanhos variados. Como um resultado disto, outros dados podem sem dificuldade serem transmitidos entre o primeiro e o segundo dispositivos de comunicação durante o breve tempo da ligação por microonda; em concordância com o nosso exemplo, é conectado dentro da estação de pedágio física (4). Adicionalmente, o processamento de imagem local dos veículos registrados coloca somente pequenas demandas e pequenas cargas sobre a rede de comunicação entre a unidade da margem de estrada (3) e a unidade central (C).
Uma vantagem adicional da técnica proposta em concordância com um aspecto da presente invenção é a de que ela consegue, débito automático de pedágios sobre rodovias multi pistas, bem como assegura débito e execução de transações de pagamento a terem performance em tempo real, os quais contribuem para incrementar o anonimato para os usuários no sistema.

Claims (16)

1. Um método para o débito automático de pedágios para veículos (VI - V4) sobre rotas de tráfego ou dentro de zonas de tráfego, onde os respectivos veículos (VI - V4) são equipados com dispositivos de comunicação (1, 11) para a comunicação (12) com uma unidade central (C) e para a comunicação (2) com uma unidade da margem de estrada (3) em uma estação de pedágio física (4), e onde pelo menos uma estação de débito de pedágio virtual (7) é geograficamente predeterminada em relação à estação de pedágio física (4), caracterizado pelo fato de que o método compreende as etapas de: o dispositivo de comunicação do veículo compreende meios para a detecção da entrada do veículo (VI - V4) dentro de uma estação de débito de pedágio virtual (7) e sobre a entrada em uma estação de débito de pedágio virtual o dispositivo de comunicação do veículo (11) anuncia, por intermédio de uma rede de transmissão móvel digital à unidade central (C), que uma transação de débito de pedágio está para ser executada; - a unidade central (C) efetiva a transação de débito de pedágio para o veículo (VI - V4) e retorna um recibo da transação ao veículo por intermédio do seu dispositivo de comunicação (1, 11) e - sobre a entrada em uma estação de pedágio física (4) o dispositivo de comunicação do veículo (1) envia, por intermédio de uma ligação de comunicação (2) à unidade da margem de estrada (3), o recibo como uma evidência de que o pedágio correto foi pago.
2. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de comunicação do veiculo compreende um receptor (11) para um sistema GNSS, o qual supre sinais, a partir dos quais um primeiro processador (5) lê a posição do veiculo (VI - V4) e detecta a entrada do veiculo dentro de uma estação de débito de pedágio virtual (7) por intermédio da comparação da leitura da posição do veiculo com as posições das estações de débito de pedágio virtuais, dados sobre os quais são armazenados em uma memória (6).
3. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que em conexão com a transação de débito de pedágio pelo menos um identificador de transceptor e um estabelecimento de tempo é enviado a partir do veiculo para a unidade central (C).
4. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que em conexão com a transação de débito de pedágio a unidade central (C) debita um dispositivo associado a um identificador de transceptor contendo uma soma de dinheiro.
5. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que em conexão com a transação de débito de pedágio pelo menos um identificador de veiculo ou um identificador de bolsa e um estabelecimento de tempo é enviado a partir do veiculo para a unidade central (C).
6. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que em conexão com a transação de débito de pedágio a unidade central (C) debita um dispositivo associado com o identificador de veiculo ou o identificador de bolsa, e contendo uma soma de dinheiro.
7. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com as reivindicações 5 - 6, caracterizado pelo fato de que o recibo o qual é enviado a partir da unidade central (C) ao veiculo (VI - V4) para armazenamento na memória do veiculo (6) contém dados que identificam o veiculo bem como dados sobre o valor debitado ao veiculo.
8. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o recibo o qual é enviado a partir do veiculo (VI - V4) ao dispositivo de comunicação (16) da estação de pedágio física (4) contém dados que identificam o veículo bem como dados sobre o valor debitado ao veículo.
9. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o sinal que constitui o recibo é codificado.
10. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o sinal que constitui o recibo é codificado e contém uma assinatura digital e um cheque total criptográfico.
11. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o recibo também contém dados sobre a categoria do veículo (VI - V4).
12. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com as reivindicações 1 ou 7, caracterizado pelo fato de que a comunicação entre o veículo (VI - V4) e a unidade central (C) é codificada.
13. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as respectivas passagens dos veículos (VI - V4) são identificadas na estação de pedágio física (4) por intermédio de uma correlação entre o identificador de veiculo obtido por intermédio de imagem e dados supridos por intermédio do receptor de veículo.
14. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a comunicação (12) entre o primeiro dispositivo de comunicação (1) em um veículo (VI - V4) e um equipamento de comunicação (26) na unidade central (C) ocorre por intermédio de uma rede de transmissão móvel celular tal como uma rede GSM.
15. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a comunicação (12) entre o primeiro dispositivo de comunicação (1) em um veículo (VI - V4) e o segundo dispositivo de comunicação (16) na estação de pedágio física (4) ocorre por intermédio de um dos seguintes meios de carreira: microondas, ondas UWB, ultra-som, luz infravermelha, laser, luz ordinária (visível) e transmissão indutiva.
16. Um método para o débito automático de pedágios de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a unidade de armazenamento de veículo (6) é armazenada com o requisito de informação, tais como as tarifas para o débito de pedágios e as posições de estações de débito de pedágio virtuais (7).
BRPI9813812-0A 1997-12-22 1998-12-09 método para o débito automático de pedágios para veìculos. BR9813812B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE9704853-2 1997-12-22
SE9704853A SE510080C2 (sv) 1997-12-22 1997-12-22 Metod för automatisk debitering av tullar för fordon
PCT/SE1998/002264 WO1999033027A1 (en) 1997-12-22 1998-12-09 Method for automatic debiting of tolls for vehicles

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9813812A BR9813812A (pt) 2000-10-03
BR9813812B1 true BR9813812B1 (pt) 2011-09-06

Family

ID=20409555

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9813812-0A BR9813812B1 (pt) 1997-12-22 1998-12-09 método para o débito automático de pedágios para veìculos.

Country Status (12)

Country Link
EP (1) EP1042738B1 (pt)
KR (1) KR100581114B1 (pt)
CN (1) CN1146831C (pt)
AT (1) ATE301312T1 (pt)
AU (1) AU748551B2 (pt)
BR (1) BR9813812B1 (pt)
DE (1) DE69831096T2 (pt)
ES (1) ES2251792T3 (pt)
NO (1) NO321129B1 (pt)
SE (1) SE510080C2 (pt)
TW (1) TW365671B (pt)
WO (1) WO1999033027A1 (pt)

Families Citing this family (70)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BR9912167A (pt) * 1998-06-18 2001-04-10 Mannesmann Ag Instalação de controle em via pública, para um instrumento de pedágio instalado em um veìculo
IT1306768B1 (it) * 1999-01-27 2001-10-02 Marcello Federici Sistema di addebito automatico per mezzi di trasporto.
DE19935277A1 (de) * 1999-07-27 2001-02-15 Bosch Gmbh Robert Verfahren zur automatischen Gebührenerhebung und Vorrichtung hierzu
DE50010469D1 (de) * 1999-08-04 2005-07-07 Vodafone Holding Gmbh Mautsystem zur zentralen erhebung von nutzungsgebühren von fahrzeugen in einem gebührenpflichtigen wegstreckennetz
WO2001011572A1 (de) * 1999-08-04 2001-02-15 Vodafone Ag Kontrolleinheit zur überprüfung des ordnungsgemässen betriebs von fahrzeugseitigen mautgeräten
CA2381362C (en) 1999-08-11 2013-08-06 Mark Iv Industries Limited Method and means for rf toll collection
JP3587358B2 (ja) * 1999-09-30 2004-11-10 松下電器産業株式会社 Dsrc機能付き位置検出装置およびその制御方法
DE19949699A1 (de) * 1999-10-15 2001-04-19 Alcatel Sa System zur Unterstützung einer fahrzeuginternen Positionsbestimmungseinrichtung
FI20000194A0 (fi) * 2000-01-31 2000-01-31 Jarkko Valtanen Menetelmä kaupankäynnissä
AT412033B (de) * 2000-02-08 2004-08-26 Efkon Entwicklung Forschung & Konstruktion Von Sondermaschinen Gmbh System zum automatischen verrechnen von gebühren
ES2233628T3 (es) 2000-03-15 2005-06-16 Raytheon Company Deteccion automatica de incidentes.
AT411941B (de) * 2000-11-28 2004-07-26 Frv Electronics Vertriebs Und Verfahren zum erfassen von mindestens einem fahrzeug bzw. verkehrsteilnehmer auf öffentlichen verkehrsflächen
AT412132B (de) 2001-01-17 2004-09-27 Efkon Ag Drahtlose, insbesondere mobile kommunikationseinrichtung
DE10103552A1 (de) * 2001-01-26 2002-08-01 Volkswagen Ag Verfahren und Vorrichtung zum Lokalisieren von Objekten
IL156675A0 (en) 2001-01-26 2004-01-04 Raytheon Co Vehicle trip determination system and method
DE10104499A1 (de) * 2001-01-31 2002-08-14 Daimler Chrysler Ag Strassengebührenerfassungssystem
KR100442171B1 (ko) * 2001-06-23 2004-07-30 주식회사 케이티티텔레콤 디에스알씨 시스템을 이용한 화물 차량 위치 추적 및게이트 통관 시스템과 그 시스템의 제어방법
NL1020387C2 (nl) * 2002-04-15 2003-10-17 Gatsometer Bv Werkwijze voor het op afstand synchroniseren van een verkeersbewakingssyteem en daartoe uitgerust verkeersbewakingssysteem.
AT414281B (de) 2002-09-12 2006-11-15 Siemens Ag Oesterreich Verfahren zur feststellung des befahrens zumindest eines mautpflichtigen strassenabschnitts
AT414280B (de) 2002-09-12 2006-11-15 Siemens Ag Oesterreich Verfahren zur identifikation eines mautpflichtigen strassenabschnittes
TW591554B (en) * 2002-10-28 2004-06-11 Sin Etke Technology Co Ltd Vehicle management system
ITMO20020362A1 (it) * 2002-12-19 2004-06-20 Octo Telematics Srl Dispositivo di comunicazione per autoveicoli per la ricezione
JP4041417B2 (ja) 2003-02-26 2008-01-30 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 課金情報通知システム
GB2401284B (en) * 2003-05-02 2007-04-11 John Graham King Congestion charge payment device
JP2005031711A (ja) * 2003-05-12 2005-02-03 Omron Corp 車載端末装置、車載端末制御プログラム、車載端末制御プログラムを記録した記録媒体、車載端末装置の通信決済方法、決済管理システム、決済管理プログラム、決済管理プログラムを記録した記録媒体、決済管理方法、料金収受システム、料金収受プログラム、料金収受プログラムを記録した記録媒体、および料金収受方法
US6705521B1 (en) 2003-05-23 2004-03-16 Chunghwa Telecom Co., Ltd. Automatic car toll computing and charging method
JP4391134B2 (ja) * 2003-05-30 2009-12-24 株式会社日立製作所 携帯端末とその管理装置
ES2400124T3 (es) * 2003-12-23 2013-04-05 Telecom Italia S.P.A. Procedimiento y sistema para la identificación y registro de un objeto móvil que entra en una zona predeterminada, red relacionada y producto de programa de ordenador para llevarlo a cabo
US7512236B1 (en) 2004-08-06 2009-03-31 Mark Iv Industries Corporation System and method for secure mobile commerce
WO2006019363A1 (en) * 2004-08-19 2006-02-23 Miroslav Marc Wireless toll collection system
CN100428839C (zh) * 2004-09-28 2008-10-22 现观科技股份有限公司 利用无线移动通信系统的公路自动收付费方法
US7233260B2 (en) 2004-10-05 2007-06-19 Mark Iv Industries Corp. Electronic toll collection system
US7262711B2 (en) 2004-10-20 2007-08-28 Mark Iv Industries Corp. External indicator for electronic toll communications
US20060255967A1 (en) 2005-04-22 2006-11-16 Woo Henry S Y Open road vehicle emissions inspection
DE102005027765A1 (de) * 2005-06-15 2006-12-28 Siemens Ag Verfahren zur Aktualisierung von Software in einem Fahrzeuggerät eines elektronischen Mautsystem sowie Mautsystem zur Durchführung des Verfahrens
US7385525B2 (en) 2005-07-07 2008-06-10 Mark Iv Industries Corporation Dynamic timing adjustment in an electronic toll collection system
CA2560398C (en) 2005-09-21 2015-06-16 Mark Iv Industries Corp. Transceiver redundancy in an electronic toll collection system
US7342500B2 (en) 2006-03-24 2008-03-11 Mark Iv Industries, Corp. Compact microstrip transponder antenna
DE102006020191A1 (de) * 2006-05-02 2007-11-08 Siemens Ag Mauterfassungsgerät und Mautsystem
US7388501B2 (en) 2006-05-19 2008-06-17 Mark Iv Industries Corp Method of enabling two-state operation of electronic toll collection system
DE102006024729A1 (de) * 2006-05-26 2007-11-29 Siemens Ag Verfahren zur Überprüfung der Funktion einer mobilen Detektionseinheit
JP4648258B2 (ja) * 2006-06-29 2011-03-09 三菱重工業株式会社 料金収受システムおよび料金収受装置ならびに車載器
GB2451167A (en) * 2007-07-16 2009-01-21 Charles Graham Palmer Separation of cost calculation means and payment services in a Position-Based Charging system.
EP2256694A1 (de) * 2009-05-25 2010-12-01 Kapsch TrafficCom AG Verfahren und Komponenten zum Erzeugen von Mauttransaktionen
CN101673419B (zh) * 2009-10-26 2011-01-26 北京中交国通智能交通系统技术有限公司 Etc车载设备向出租车计价器提供通行费数据的方法
US20130015947A1 (en) * 2010-01-08 2013-01-17 Telekom Deutschland Gmbh Method and system for access authorization
GB2477265A (en) * 2010-01-19 2011-08-03 Thales Holdings Uk Plc Vehicle telemetry system for tolling
JP2011188733A (ja) * 2010-02-12 2011-09-22 Semiconductor Energy Lab Co Ltd 移動体、無線給電システムおよび無線給電方法
WO2012119255A1 (en) 2011-03-07 2012-09-13 Intelligent Imaging Systems, Inc. Vehicle traffic and vehicle related transaction control system
US20140025444A1 (en) * 2012-07-23 2014-01-23 Payurtoll LLC Universal Toll Tag Device and Systems and Methods to Automate Toll Payments
CN103700149B (zh) * 2012-09-27 2016-08-17 中国银联股份有限公司 基于lbs的高速公路收费系统及基于lbs的高速公路收费方法
KR101509186B1 (ko) * 2013-05-29 2015-04-08 서울여자대학교 산학협력단 위치정보기반의 가상요금소 설정 및 통행료 지불 시스템 및 그 방법
KR101612323B1 (ko) 2013-07-09 2016-04-14 서울여자대학교 산학협력단 능동형 단거리 전용 통신을 활용한 가상 영업소의 위치 정보 및 보정용 위성 위치 확인 시스템 정보 전송 시스템
CN104021593B (zh) * 2013-07-10 2016-08-24 易通星云(北京)科技发展有限公司 基于卫星定位系统的车辆电子收费方法、系统及装置
CN104008576B (zh) * 2013-07-10 2016-08-24 易通星云(北京)科技发展有限公司 基于北斗的高速公路车辆自由流电子收费方法、系统及装置
KR101611259B1 (ko) 2014-07-18 2016-04-14 서울여자대학교 산학협력단 차량 obu의 wave모듈을 이용한 전자지불 단말 시스템 및 운영 방법
EP3002735A1 (en) 2014-10-04 2016-04-06 Nawrocki, Piotr Method and communication system of a public module interface of a data exchange system using NFC technology
KR101861181B1 (ko) 2015-03-16 2018-05-28 디노플러스 (주) 스마트폰을 이용한 가상요금소 기반 통행료 자동 징수 시스템
CN104966326A (zh) * 2015-07-17 2015-10-07 武汉万集信息技术有限公司 一种etc车辆的收费方法及系统
CN105631946A (zh) * 2015-11-24 2016-06-01 东莞酷派软件技术有限公司 停车场收费的方法、停车场收费的系统和终端
CN107516344A (zh) * 2016-06-15 2017-12-26 西安艾润物联网技术服务有限责任公司 停车费用结算方法及车载终端
CN106504354A (zh) * 2016-09-27 2017-03-15 深圳市金溢科技股份有限公司 收费站服务端、支付客户端、路桥收费系统及方法
ES2784599T3 (es) 2016-10-05 2020-09-29 Kapsch Trafficcom Ag Método para detectar un punto de peaje virtual
SG10201703583YA (en) * 2017-05-02 2018-12-28 Mastercard Asia Pacific Pte Ltd System and method for managing vehicular road usage
EP3410406B1 (en) * 2017-06-02 2023-02-22 Nxp B.V. Mobile device and reader for facilitating a transaction
US11557154B2 (en) * 2017-06-23 2023-01-17 Kapsch Trafficcom Ag System and method for verification and/or reconciliation of tolling or other electronic transactions, such as purchase transactions
EP4049475A1 (en) * 2019-10-24 2022-08-31 Qualcomm Incorporated User equipment messaging techniques and applications
CN115131889A (zh) * 2021-03-25 2022-09-30 华为技术有限公司 一种道路收费方法及装置
CN113470202B (zh) * 2021-04-23 2023-01-10 北京万集科技股份有限公司 电子交易方法、装置、计算机设备和存储介质
US11908247B2 (en) 2021-06-22 2024-02-20 Toyota Motor Credit Corporation Systems and methods for collecting tolls along a toll road

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4402613A1 (de) * 1994-01-28 1995-08-03 Deutsche Telekom Mobil Verfahren und Anordnung zur Ermittlung von Nutzungsgebühren für Verkehrswege und/oder Verkehrsflächen
US5490079A (en) * 1994-08-19 1996-02-06 Texas Instruments Incorporated System for automated toll collection assisted by GPS technology
GB2295476B (en) * 1994-11-22 1998-06-17 Aztech Systems Limited GPS based electronic road pricing system

Also Published As

Publication number Publication date
AU1988399A (en) 1999-07-12
ES2251792T3 (es) 2006-05-01
AU748551B2 (en) 2002-06-06
WO1999033027A1 (en) 1999-07-01
SE9704853D0 (sv) 1997-12-22
KR20010024706A (ko) 2001-03-26
SE9704853L (sv) 1999-04-19
DE69831096T2 (de) 2006-04-13
EP1042738A1 (en) 2000-10-11
BR9813812A (pt) 2000-10-03
NO321129B1 (no) 2006-03-20
CN1146831C (zh) 2004-04-21
NO20003227L (no) 2000-06-21
EP1042738B1 (en) 2005-08-03
NO20003227D0 (no) 2000-06-21
CN1283293A (zh) 2001-02-07
ATE301312T1 (de) 2005-08-15
TW365671B (en) 1999-08-01
KR100581114B1 (ko) 2006-05-16
DE69831096D1 (de) 2005-09-08
SE510080C2 (sv) 1999-04-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR9813812B1 (pt) método para o débito automático de pedágios para veìculos.
US5767505A (en) Method and system for determining toll charges for traffic routes and/or areas
US5857152A (en) Electronic toll payment
EP0425961B2 (en) Automatic toll exaction system for urban and extraurban highways, for bridge and tunnel crossings and for accesses to urban areas and car parks
JP3742798B2 (ja) 車両管理システム
US7324017B2 (en) Method for identifying a toll-required section of road
RU95121759A (ru) Система расчетов за пользование
JP2003526854A (ja) 料金の自動課金システム
US20160098864A1 (en) Method and System of Communication of a Public Module Interface of a Data Exchange System Using NFC Technology
US9269197B2 (en) Method and device for generating toll information in a road-toll system
KR101861181B1 (ko) 스마트폰을 이용한 가상요금소 기반 통행료 자동 징수 시스템
EP2034450A1 (en) Toll collection system
JP3705037B2 (ja) 通信装置及びそれを用いた料金システム
JP2004288099A (ja) 有料道路等の料金収受システム
KR100561668B1 (ko) 이동 통신 단말기를 이용한 고속도로 통행료 결제 시스템및 방법
JP3463665B2 (ja) 自動料金収受システム、課金情報通信装置、車載機、課金結果取得装置、センター
KR100495784B1 (ko) Gps를 이용한 전자식 요금징수 시스템 및 방법
ES2639767A1 (es) Sistema y método de pago o prepago automático de peaje mediante smartphone
EP2228763A1 (en) Approval and payment system for accessing to mobility services
MXPA96002941A (es) Pago electronico de peaje
JPH11175787A (ja) 料金収受システム
ITAN20100154A1 (it) Procedura di autenticazione geografica dell'identificazione automatica di autoveicoli ai fini dell'esazione dei pedaggi stradali e di altre procedure automatiche di gestione della mobilita'.

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: KAPSCH TRAFFICCOM AB (SE)

Free format text: ALTERADO DE: COMBITECH TRAFFIC SYSTEMS AB

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/09/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 22A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2607 DE 22-12-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.