BR102012026548B1 - chassi de veículo de motocicleta - Google Patents
chassi de veículo de motocicleta Download PDFInfo
- Publication number
- BR102012026548B1 BR102012026548B1 BR102012026548-6A BR102012026548A BR102012026548B1 BR 102012026548 B1 BR102012026548 B1 BR 102012026548B1 BR 102012026548 A BR102012026548 A BR 102012026548A BR 102012026548 B1 BR102012026548 B1 BR 102012026548B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- frame
- extending
- portions
- vehicle
- flange
- Prior art date
Links
Images
Landscapes
- Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
- Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
Abstract
chassi de veículos de motocicleta. a presente invenção refere-se a, um chassi de veículo formado de partes formadas a prensa que podem aumentar a rigidez do chassi de veículo enquanto reduzindo seu peso. em um chassi de veículo (11) de uma motocicleta, uma armação principal (22) inclui uma porção linear (27) e uma porção encurvada (28) que se estende de modo encurvado para baixo a partir de uma extremidade traseira da porção linear (27). uma armação traseira (23) é um membro que se estende para trás e tendo extremidades dianteiras unidas as superfícies esquerda e direita da porção encurvada (28) na direção da largura do veículo. os membros de reforço (77, 78) tendo um formato aproximadamente retangular em uma vista em planta são assentadas entre a porção encurvada (28) e superfícies internas de porções dianteiras da armação traseira (23). as bordas dianteiras dos membros de reforço (77, 78) são unidas, respectivamente, a uma superfície traseira da porção encurvada (28) e uma porção de armação articulada (24).
Description
[001] A presente invenção refere-se a um aperfeiçoamento em um chassi de veículo de uma motocicleta.
[002] Recentemente tem sido conhecido um chassi de veículo de uma motocicleta com uma estrutura de placa em uma armação é formada pela junção de placas formadas a prensa (por exemplo, ver Documento de Patente (figura 5)).
[003] A figura 5 de Documento de Patente 1 mostra uma vista detalhada do chassi de veículo, em que uma armação (21) (o número em parênteses indica um número de referência descrito no Documento de Patente 1. O mesmo procedimento será tomado, a seguir) de uma motocicleta inclui uma armação principal (30) estendendo-se para a frente e atrás do veículo como um elemento principal. A armação principal (30) é um corpo de estrutura de seção fechada (também referida como estrutura fechada) formado pela junção de um membro superior (31) e um membro inferior (32), respectivamente, de cima e de baixo, o membro superior (31) tendo uma seção transversal em formato de recesso aberto para baixo, o membro inferior (32) tendo uma seção transversal em formato de recesso aberto para cima.
[004] Um membro mediano (50) tendo uma porção articulada é sus penso de uma porção intermediária da armação principal (30). Um membro traseiro (70) é assentado entre uma extremidade inferior do membro mediano (50) e uma extremidade traseira da armação principal (30).
[005] Incidentalmente, em uma armação principal (30) do Documento de Patente 1, uma estrutura fechada tendo uma certa quantidade de rigidez é empregada em uma porção de conexão com o membro mediano (50) e um ponto de sustentação de uma porção de extremidade superior de uma unidade amortecedora traseira que requer alta rigidez. Além do mais, a estrutura fechada com alta rigidez é também empregada nas porções intermediárias e porções traseiras de trilhos de assento suportando um assento, em adição à porção de conexão e o ponto de sustentação. O chassi de veículo (21) do Documento de Patente 1 assim tende a ser pesado como um todo.
[006] Em uma situação recente em que o peso de um veículo é dese jado que seja reduzido, há uma demanda para um chassi de veículo que seja aumentado em rigidez enquanto sendo reduzido em peso.
[007] Um objetivo da presente invenção é prover um chassi de veículo formado de partes formadas a prensa que podem aumentar a rigidez do chassi de veículo enquanto reduzindo o seu peso.
[008] Um primeiro aspecto da presente invenção é um chassi de veículo de uma motocicleta incluindo: uma armação principal estendendo-se para trás a partir de um tubo dianteiro; e uma armação traseira estendendo-se para trás a partir da armação principal, em que a armação principal inclui: uma porção linear que se estende linearmente do tubo dianteiro para trás de um veículo; e uma porção encurvada que se estende de modo encurvado para baixo a partir de uma extremidade traseira da porção linear, a armação traseira inclui: uma armação traseira esquerda que se estende para trás e tendo uma extremidade dianteira unida à superfície esquerda da porção encurvada na direção da largura do veículo; e uma armação traseira direita estendendo-se para trás e tendo uma extremidade dianteira unida à superfície direita da porção encurvada na direção da largura do veículo, em uma vista em planta, um membro de reforço tendo um formato apro-ximadamente retangular é assentado entre uma superfície traseira da armação principal, uma superfície interna de uma porção dianteira da armação traseira esquerda, e uma superfície interna de uma porção dianteira da armação traseira direita e uma borda dianteira do membro de reforço é unida à uma superfície traseira da porção encurvada enquanto as bordas esquerda e direita do membro de reforço são unidas, respectivamente, nas superfícies internas das armações traseiras esquerda e direita.
[009] Um segundo aspecto da presente invenção é que, no membro de reforço, três bordas de pelo menos a borda dianteira e bordas esquerda e direita são encurvadas para servir como uma porção de flange e a porção de flange é usada para a junção.
[0010] Um terceiro aspecto da presente invenção é que, cada uma das armações traseiras esquerda e direita em par inclui: uma porção traseira da armação, porção superior dianteira da armação estendendo- se para frente a partir de uma extremidade dianteira da porção traseira da armação; e uma porção da extensão para baixo dianteira da armação que se estende para frente e obliquamente para baixo a partir da extremidade dianteira da porção traseira da armação, em uma vista lateral do corpo de veículo, e possui um formato aproximado de Y tendo uma porção dianteira aberta em vista lateral, a armação principal ainda inclui uma porção de armação articulada numa extremidade inferior da porção encurvada, e as porções superiores dianteiras da armação são unidas à porção encurvada enquanto as porções de extensão para baixo dianteiras da armação são unidas na porção da armação articulada.
[0011] Um quarto aspecto da presente invenção é que, o membro de reforço inclui: um membro de reforço superior provido nas porções dianteiras das porções superiores dianteiras da armação; e um membro de reforço inferior provido nas porções dianteiras das porções de extensão para baixo dianteiras da armação.
[0012] Um quinto aspecto da presente invenção é que, a armação principal inclui um membro esquerdo e um membro direito, o membro esquerdo incluindo: uma porção de parede vertical esquerda; um porção de teto e uma porção de superfície do fundo que se estende para um centro na direção da largura do veículo, respectivamente, de uma extremidade superior e uma extremidade inferior da porção da parede vertical; uma porção projetante superior esquerda em formato de flange estendendo-se para cima a partir da porção de teto; e uma porção projetante inferior esquerda em formato de flange estendendo-se para baixo a partir da porção de superfície do fundo, o membro direito incluindo: um porção de parede vertical direita; uma porção de teto e uma porção de superfície do fundo estendendo-se para o centro na direção da largura do veículo, respectivamente, de uma extremidade superior e uma extremidade inferior da porção de parede vertical direita; uma porção projetante superior direita em formato de flange estendendo-se para cima a partir da porção de teto; e uma porção projetante inferior direita em formato de flange estendendo-se para baixo a partir da porção superfície do fundo, a armação principal sendo uma armação oca formada pela junção da porção projetante superior esquerda e porção projetante superior direita e junção da porção projetante inferior esquerda e porção projetante inferior direita e o membro de reforço é provido com uma porção rebaixada em formato de entalhe que recebe dentro a porção projetante superior esquerda e a porção projetante superior direita.
[0013] Um sexto aspecto da presente invenção é que um membro transversal estendendo-se na direção da largura do veículo é assentado entre as porções de extensão para baixo dianteiras da armação direita em uma posição no lado traseiro do veículo do membro de reforço inferior.
[0014] De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, o membro de reforço aproximadamente retangular é assentado entre a superfície traseira da armação principal e as superfícies internas das porções dianteiras das armações traseiras esquerda e direita e é unido às mesmas. Na armação principal e na sua porção encurvada, a força de torção das armações traseiras esquerda e direita é intensivamente aplicada à uma porção de junta com as armações traseiras. Portanto, na presente invenção, o membro de reforço é soldado nesta porção para assegurar a rigidez capaz de suportar esta força de torção.
[0015] Não há necessidade de prover o membro de reforço sobre toda a extensão das armações traseiras esquerda e direita. O membro de reforço necessita ser provido apenas nas porções dianteiras das armações traseiras esquerda e direita. Isto torna possível reduzir o tamanho do membro de reforço e reduzir mais o peso do chassi do veículo.
[0016] Em outras palavras, a presente invenção provê um chassi de veículo formado de partes formadas a prensa que podem aumentar a rigidez do chassi do veículo enquanto reduzindo o seu peso.
[0017] De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, o membro de reforço possui a porção de flange formada encurvando as três bordas, de pelo menos a borda dianteira e as bordas esquerda e direita. Uma vez que a porção de flange é formada no membro de reforço, a rigidez do membro de reforço é significativamente aumentada em comparação com o caso em que o membro de reforço inclui apenas uma porção de placa plana. Em adição, trazendo a porção de flange nas três bordas em contato com a superfície traseira da porção encurvada e as superfícies internas das armações traseiras esquerda e direita torna-se menos tendente que o membro de reforço seja mal alinhado durante o trabalho de junção. Como um resultado, os trabalhos relacionados à junção tornam-se mais fáceis.
[0018] De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, cada uma das porções dianteiras das armações traseiras inclui a porção superior dianteira da armação unida à porção encurvada e a porção de extensão para baixo dianteira da armação unida na porção da armação articulada. A força de torção a ser aplicada da armação traseira para a armação principal é distribuída para as porções superiores dianteiras da armação e as porções de extensão para baixo dianteira da armação. Como um resultado, os efeitos na armação principal são reduzidos e a espessura e o peso da armação principal podem ser deste modo reduzidos. Em adição, uma porção traseira do chassi de veículo é formada apenas de armações traseiras esquerda e direita. Consequentemente, a espessura e o peso do chassi de veículo podem ser reduzidos.
[0019] De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, a armação traseira é reforçada pelo membro de reforço superior e o membro de reforço inferior. Uma vez que a armação traseira é reforçada pelo membro de reforço superior e pelo membro de reforço inferior providos, respectivamente, nas duas porções no lado superior e no lado inferior, os efeitos de reforço nas porções de junta entre a armação traseira e a armação principal são ainda melhorados.
[0020] De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, o membro de reforço é provido com a porção rebaixada que recebe dentro a porção projetante superior esquerda em formato de flange e a porção projetante superior direita em formato de flange. A interferência entre o membro de reforço e a porção projetante superior esquerda e a porção projetante superior direita pode ser evitada pela porção rebaixada. Em adição, o membro de reforço pode ser unido à porção projetante superior esquerda e a porção projetante superior direita. Isto pode aumentar a resistência da junção.
[0021] De acordo com o sexto aspecto da presente invenção, o membro transversal é provido entre as porções de extensão para baixo dianteiras da armação esquerda e direita. A deformação das armações traseiras esquerda e direita na direção da largura do veículo pode ser prevenida pelo membro transversal.
[0022] Figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta.
[0023] Figura 2 é uma vista lateral esquerda de um chassi de veículo da motocicleta de acordo com a presente invenção.
[0024] Figura 3 é uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 3 - 3 na figura 2.
[0025] Figura 4 é uma vista em perspectiva detalhada de uma armação traseira esquerda.
[0026] Figura 5 é uma vista em perspectiva detalhada de uma porção traseira do chassi de veículo.
[0027] Figura 6 é uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 6 - 6 na figura 5.
[0028] Figura 7 é uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 7 - 7 na figura 2.
[0029] Figura 8 é uma vista na direção da seta 8 na figura 2.
[0030] Figura 9 é uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 9-9 na figura 8.
[0031] Figura 10 é uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 10 - 10 na figura 8.
[0032] Figura 11 é uma vista em perspectiva para descrever uma porção rebaixada acomodando as porções projetantes superiores da armação principal.
[0033] Figura 12 é uma vista em perspectiva na direção da seta 12 na figura 2.
[0034] Figura 13 é uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 13 - 13 na figura 12.
[0035] Figura 14 é uma vista seccional transversal tomada ao longo da linha 14-14 na figura 12.
[0036] Modos para realizar a presente invenção são descritos abaixo em detalhes. Nos desenhos e nas concretizações, “para cima”, “para baixo”, ”frente”, “atrás”, “esquerda” e “direita” cada qual indica uma direção vista de um condutor que monta uma motocicleta. Note-se que os desenhos são vistos em uma direção em que os números de referência podem ser lidos apropriadamente.
[0037] A concretização da presente invenção será descrita com base nos desenhos.
[0038] Como mostrado na figura 1, uma motocicleta 10 inclui como elementos principais, um chassi de veículo 11 estendendo-se em uma direção longitudinal do veículo, um motor 12 suspenso do chassi de veículo 11, um sistema de dirigir a roda dianteira 15 provida em uma porção dianteira do chassi de veículo 11 e suportando de modo dirigível uma roda dianteira 13 e um sistema de suspensão da roda traseira 16 provido em uma porção inferior de uma porção traseira do chassi de veículo 11 e suportando oscilantemente uma roda traseira 14.
[0039] O sistema de dirigir a roda dianteira 15 inclui um garfo dianteiro 31 provido de modo girável em um tubo dianteiro 21, a roda dianteira 13 provida de modo girável em uma extremidade inferior do garfo dianteiro 31, e um punho 32 provido em uma extremidade superior do garfo dianteiro 31 e usado por um condutor para realizar uma operação de direção. Um para-lama dianteiro 33 e um farol dianteiro 34 são providos no garfo dianteiro 31.
[0040] O sistema de suspensão da roda traseira 16 inclui um braço oscilante 36 e uma unidade amortecedora 37. O braço oscilante 36 é provido no chassi de veículo 11 via um eixo pivô 25 que se estende um uma direção da largura do veículo, estende-se para trás do veículo e oscila verticalmente. A unidade amortecedora 37 é provida entre uma extremidade traseira do braço oscilante 36 e o chassi de veículo 11.
[0041] A roda traseira 14 acionadas pelo motor 12 é rotativamente provida na extremidade traseira do braço oscilante 36.
[0042] O motor 12 é suspenso do chassi de veículo 11 via um sus pensor de motor 19.
[0043] Um tanque de combustível 41 é disposto acima do motor 12 e um assento 42 no qual o condutor senta é disposto atrás do tanque de combustível 41. Um para-lama traseiro 43 é provido abaixo de uma porção traseira do assento 42 e uma lanterna traseira 44 é disposta em uma porção superior de uma extremidade traseira do veículo.
[0044] A seguir, a configuração do chassi de veículo é descrita.
[0045] Como mostrado na figura 2, o chassi de veículo 11 inclui o tubo dianteiro 21, uma armação principal 22 estendendo-se para trás do veículo a partir do tubo dianteiro 21, uma armação descendente 26 estendendo-se obliquamente para baixo para trás a partir de uma extremidade dianteira da armação principal 22 e suportando uma porção dianteira do motor (número de referência 12 na figura 1) e uma armação traseira 23 estendendo-se para trás a partir da armação principal 22.
[0046] A armação principal 22 tem uma porção linear 27 linearmente estendendo-se para trás do veículo a partir do tubo dianteiro 21, uma porção encurvada 28 estendendo-se de modo encurvado para baixo a partir de uma extremidade traseiras 29 da porção linear 27, e uma porção de armação articulada 24 provida em uma extremidade inferior 28b da porção encurvada 28 e estendendo-se para baixo. O eixo pivô 25 é provido na porção de armação articulada 24. Em outras palavras, a porção de armação pivô 24 sendo um membro separado é provida na extremidade inferior 28b da porção encurvada.
[0047] As partes de reforço 51, 52 são assentadas através do interior da porção encurvada 28. Especificamente, a parte de reforço superior 51 é assentada através do interior da porção encurvada 28 e a parte de reforço inferior 52 é assentada através do interior da porção encurvada 28 abaixo da parte de reforço superior 51.
[0048] Na concretização, embora duas partes de reforço superior e inferior 51, 52 sejam providas na armação principal, uma parte de reforço ou três ou mais partes de reforço podem ser providas. Em outras palavras, as partes de reforço podem ser providas apropriadamente nas porções requeridas dentro da armação principal conforme a necessidade.
[0049] A seguir uma seção transversal representativa da armação principal é descrita.
[0050] Como mostrada na figura 3, a armação principal 22 é uma armação oca com um formato de tubo retangular que é formada por combinar integralmente um membro direito 71R a um membro esquerdo 71L, o membro esquerdo 71L tendo sido formado a prensa em uma seção transversal em formato aproximadamente de U quadrado, o membro direito 71R também tendo sido formado a prensa.
[0051] O membro esquerdo 71L inclui uma porção de parede vertical esquerda 61L, uma porção de teto 65L e uma porção de superfície do fundo 66L estendendo- se para o centro na direção da largura do veículo, respectivamente, de uma extremidade superior 63L e uma extremidade inferior 64L da porção de parede vertical esquerda, uma porção projetante superior esquerda em formato de flange 67L estendendo-se para cima a partir da porção de teto 65l e uma porção projetante inferior esquerda em formato de flange 68L estendendo-se para baixo a partir da porção de superfície do fundo 66L da superfície de fundo 66L.
[0052] Similarmente, o membro direito 71R inclui uma porção de parede vertical direita 61R, uma porção de teto 65R e uma porção de superfície do fundo 66R estendendo-se para o centro na direção da largura do veículo, respectivamente, de uma extremidade superior 63R e uma extremidade inferior 64R da porção de parede vertical direita, uma porção projetante superior direita em formato de flange 67R estendendo-se para cima a partir da porção de teto 65R e uma porção projetante inferior direita em formato de flange 68R estendendo-se para baixo a partir da porção de superfície do fundo 66R.
[0053] Na integração, é apenas necessariamente unir a porção projetante superior esquerda 67L e a porção projetante superior direita 67R a uma porção de soldagem 69 e unir a porção projetante inferior esquerda 68L e a porção projetante inferior direita 68R a uma porção de soldagem 70. As porções de soldagem 69, 70 podem ser formadas por soldagem por ponto ou por outros métodos de soldagem.
[0054] Como mostrado na figura 2, a armação traseira 23 é uma armação tendo um formato de Y em uma vista lateral do veículo. As estruturas da armação traseira 23 e similar são descritas em seguida em detalhes.
[0055] Como mostrado na figura 4, uma porção de extensão para baixo dianteira 90L e uma porção superior dianteira 89L de um membro externo esquerdo 88L são unidas, respectivamente, a uma porção de extensão para baixo dianteira 84L e uma porção superior dianteira 83L de um membro interno esquerdo 85L. A junção aqui é de preferência soldagem. Todavia, a junção usando um adesivo ou qualquer outro método de junção pode ser usada.
[0056] Uma armação traseira 23L é formada acoplando o membro externo esquerdo 88L a um membro interno esquerdo 85L localizado em um lado interno do veículo, a partir de um lado externo do veículo. A armação traseira 23L mostrada na figura 5 é assim obtida.
[0057] Como mostrado na figura 6 que é uma vista em secção trans versaltomada ao longo da linha 6 - 6 na figura 5, a porção superior dianteira 83L da armação traseira 23L é uma armação oca que inclui o membro externo esquerdo em formato de canal 88L aberto para o centro do veículo, o membro interno esquerdo em formato de placa chata 85L, acoplado ao membro externo esquerdo 88L para fechar a abertura do membro externo 88L e soldar as porções 91, 92 unindo o membro interno esquerdo 85L e o membro externo esquerdo 88L entre si.
[0058] O membro externo esquerdo 88L de preferência possui um re bordo rebaixado para o centro do veículo. O rebordo 87 pode aumentar a rigidez da porção superior dianteira 83L da armação traseira 23L.
[0059] A estrutura da porção superior dianteira 83L da armação traseira 23L tem sido descrita acima. A estrutura de uma porção superior dianteira 83R da armação traseira 23R é diferente da estrutura da porção superior dianteira 83L da armação traseira 23L em que a porção superior dianteira 83R é provida direita - esquerda simétricas com relação à linha central da direção da largura do veículo. Os outros pontos são idênticos e sua descrição é deste modo omitida.
[0060] Além do mais, a estrutura da armação traseira direita 23R é configurada para ser direita - esquerda simétricas à armação traseira esquerda 23L descrita nas figuras 4 a 6 com relação a linha central na direção da largura do veículo e possui a mesma estrutura exceto para o ponto que a esquerda e a direita são revertidas. Portanto, a sua descrição é omitida.
[0061] A seguir, a descrição é dada das porções de extensão para baixo dianteira das armações traseiras e a sua estrutura de junção na armação articulada.
[0062] Como mostrado na figura 7, similar a porção superior dianteira (número de referência 83L na figura 6) descrita acima, a porção de extensão para baixo dianteira 84L da armação traseira 23L é uma armação oca que inclui o membro externo esquerdo em formato de canal 88L aberto para o centro do veículo, o membro interno esquerdo em formato de placa achatada 85L acoplado ao membro externo esquerdo 88L para fechar a abertura do membro externo esquerdo 88L e as porções de soldagem 97, 98 unindo o membro interno esquerdo 85L e o membro externo esquerdo 88L entre si.
[0063] Similarmente, uma porção de extensão para baixo dianteira 84R da armação traseira 23R é uma armação oca que inclui um membro externo direito em formato de canal 88R aberto para o centro do veículo, um membro interno direito com formato de placa achatada 85R acoplado ao membro externo direito 88R para fechar a abertura do membro externo direito 88R e porções de soldagem 97, 98 unindo o membro interno direito 85R e o membro externo direito 88R entre si.
[0064] As porções da extremidade dianteira (porções da junta lateral inferior 96L, 96R) das porções de extensão para baixo dianteiras das armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R são unidas à porção de armação articulada 24 da armação principal 22. Especificamente, as porções de junta lateral inferior 96L, 96R são providas, respectivamente, nas porções da extremidade dianteira das porções de extensão para baixo dianteira da armação 84L, 84R e são unidas à porção de armação articulada 24.
[0065] Na figura 5, cada uma das armações traseira esquerda e direita em par 23L, 23R inclui: uma porção traseira da armação 82L, 82R; a porção superior dianteira da armação 83L, 83R estendendo-se para frente a partir de uma extremidade dianteira 81L, 81R da porção traseira da armação; e a porção de extensão para baixo dianteira da armação 84L, 84R estendendo-se para frente e obliquamente para baixo a partir da extremidade dianteira 81L,81R da porção traseira da armação em vista lateral do corpo de veículo e possui um formato aproximado de Y tendo uma porção dianteira aberta em uma vista lateral.
[0066] As extremidades dianteiras 94L da armação traseira esquerda 23L são unidas a uma superfície esquerda na direção da largura do veículo 93L da porção encurvada 28 da armação principal 22 enquanto as extremidades dianteiras 94R da armação traseira direita 23R são unidas a uma superfície direita na direção da largura do veículo 93R da porção encurvada 28. Para ser mais específico, as porções de junta laterais superiores 95L, 95R providas, respectivamente, na porção da extremidade dianteira das porções superiores dianteiras da armação 83L, 83R são unidas à armação principal 22 enquanto as porções de junta laterais inferiores 96L, 96R providas, respectivamente, na porção da extremidade dianteira das porções de extensão para baixo dianteiras da armação 84L, 84R são unidas à porção de armação articulada 24.
[0067] Com referência também à figura 2, em adição às partes de reforço 51, 52, um membro de reforço superior 77 e um membro de reforço inferior 78 são assentados entre a armação principal 22 e armações traseiras 23L, 23R, respectivamente, nas porções de junta 73, 74 entre a armação principal 22 e armações traseiras 23L, 23R.
[0068] O membro de reforço superior 77 é um membro provido nas porções dianteiras das porções superiores dianteiras da armação 83L,83R. O membro de reforço inferior 78 é um membro provido nas porções dianteiras das porções de extensão para baixo dianteira da armação 84L,84R.
[0069] As porções de junta 73, 74 as quais as grandes cargas são aplicadas podem ser reforçadas assentando os membros de reforço 77, 78 através das porções de junta 73, 74 entre a armação principal 22 e armações traseiras 23L, 23R.
[0070] Nas seguintes figuras 8 a 11, a descrição é dada de uma estrutura de junção e similar do membro de reforço superior assentado entre a armação principal e as porções superiores dianteiras das armações traseiras.
[0071] Como mostrado na figura 8, o membro de reforço superior 77 é unido à porção encurvada 28 da armação principal e às armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R. O membro de reforço superior 77 inclui uma porção de superfície plana 101, uma porções de flange dianteira 102 formada encurvando uma porção dianteira da porção de superfície plana 101 e porções de flange esquerda e direita 103L, 103R formadas encurvando as porções esquerda e direita da porção de superfície plana 101 na direção da largura do veículo, respectivamente.
[0072] A porção de superfície plana 101 do membro de reforço superior 77 é provido com uma porção rebaixada em formato de entalhe 100 em uma porção dianteira para evitar a interferência com as porções projetantes superiores esquerda e direita em formato de flange 67L, 67R que se projetam das porções de teto 65L, 65R da armação principal.
[0073] Como mostrado na figura 9, as porções superiores dianteiras 83L, 83R das armações traseiras esquerda e direita são unidas, respec-tivamente, nas superfícies esquerda e direita 93L, 93R da porção encurvada.
[0074] O membro de reforço superior 77 é disposto em tal posição que uma extremidade inferior 83Lb da porção superior dianteira da armação traseira esquerda e uma extremidade inferior 103Lb da porção de flange esquerda estão substancialmente na mesma posição na direção da altura. Similarmente, o membro de reforço superior 77 é disposto em tal posição que uma extremidade inferior 83Rb da porção superior dianteira da armação traseira direita e uma extremidade inferior 103Rb da porção de flange direita estão substancialmente na mesma posição na direção da altura. O membro de reforço superior 77 é unido a uma superfície traseira 35 da armação principal e nas porções superiores dianteiras 83L 83R das armações traseiras esquerda e direita. O membro de reforço superior 77 é assentado entre as extremidades inferiores 83Lb, 83Rb das porções superiores dianteiras das armações traseiras, as quais uma carga maior do que aquela nas extremidades superiores das porções superiores dianteiras é aplicada, por ser conectado nas porções de flange esquerda e direita. Isto pode aumentar a resistência da porção da junta 73.
[0075] Como mostrado na figura 10, a porção de flange dianteira 102 estende-se obliquamente para cima ao longo de uma superfície traseira 38 da porção encurvada a partir de uma borda dianteira da porção de superfície plana 101 e é unida na superfície traseira 38 da porção encurvada.
[0076] Na figura 9, as porções de flange esquerda e direita 103L, 103R encurvadas para baixo são unidas, respectivamente nas armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R.
[0077] Na figura 8, o membro de reforço 77 aproximadamente retan gular em uma vista em planta é assentado entre a superfície traseira 38 da porção encurvada, uma superfície interna 105L da porção superior dianteira da armação traseira esquerda e uma superfície interna 105R da porção superior dianteira da armação traseira direita. Uma borda dianteira 106 do membro de reforço superior 77 é unida à superfície traseira 38 da porção encurvada.
[0078] As bordas esquerda e direita 107L, 107R do membro de reforço superior 77 são unidas, respectivamente, nas superfícies internas 105L, 105R das armações traseiras, esquerda e direita.
[0079] Como mostrado na figura 11, as armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R são soldadas respectivamente nas porções de parede vertical esquerda e direita 61L, 61R da armação principal. A porção de flange dianteira 102 do membro de reforço superior 77 é trazida em contato com a superfície traseira 38 da porção encurvada 28 formando a armação principal 22. A porção rebaixada em formato de entalhe 100 que recebe dentro a porção projetante superior esquerda 67L e a porção projetante superior direita 67R da armação principal 22 são providas na porção dianteira do membro de reforço superior 77 incluindo a porção de flange dianteira 102.
[0080] O membro de reforço superior 77 é provido com a porção rebaixada 100 que recebe dentro a porção projetante superior esquerda 67L e a porção projetante superior direita 67R que tem o formato de flange. A interferência entre o membro de reforço superior 77 e cada uma da porção projetante superior esquerda 67L e porção projetante superior direita 67R pode ser evitada pela porção rebaixadas 100. Em adição, a resistência da junção pode ser aumentada unindo o membro de reforço superior 77 na porção projetante superior esquerda 67L e porção projetante superior direita 67R.
[0081] Na figura 8, no membro de reforço superior 77, as três bordas, isto é, uma borda dianteira 106 e bordas esquerda e direita 107L, 107R são encurvadas para servirem como uma porção de flange 108 e a porção de flange 108 é usada para junção.
[0082] Em tal estrutura, a rigidez do membro de reforço superior 77 é significativamente aumentada em comparação com o caso em que o membro de reforço superior 77 inclui apenas a porção de placa plana. Em adição, trazer a porção de flange 108 nas três bordas em contato com a superfície traseira 38 da porção encurvada e as superfícies internas 105L, 105R das armações traseiras esquerda e direita torna menos tendente para que o membro de reforço 76 seja desalinhado durante o trabalho de junção. Como um resultado, os trabalhos relacionados à junção tornam-se mais fáceis.
[0083] Na concretização, nenhuma porção de flange é provida em uma borda traseira do membro de reforço. Todavia, a borda traseira do membro de reforço pode ser encurvada para servir como uma porção de flange em adição à porção de flange acima mencionada 108 nas três bordas.
[0084] Em seguida, a descrição é dada de uma estrutura de junção e similar de um membro de reforço inferior assentado entre as porções de extensão para baixo dianteiras das armações esquerda e direita e da armação principal.
[0085] Como mostrado na figura 12, o membro de reforço inferior 78 fora dos membros de reforço inclui uma porção de superfície plana 111, uma porção de flange dianteira 112 estendendo-se obliquamente para baixo a partir de uma borda dianteira da porção da superfície plana 111 ao longo de uma superfície traseira 39 da porção de armação articulada 24, porções de flange esquerda e direita 113L, 113R estendendo-se para baixo, respectivamente, das bordas esquerda e direita da porção de superfície plana 111 da direção da largura do veículo, e uma porção de flange traseira 114 estendendo-se para baixo a partir de uma borda traseira da porção de superfície plana 111.
[0086] A porção de superfície plana 111, a porção de flange dianteira 112, as porções de flange esquerda e direita 113L, 113R e a porção de flange traseira 114 podem ser formadas encurvando uma folha de metal usando uma prensa.
[0087] Em adição ao membro de reforço inferior 78, um membro transversal 121 é assentado entre as porções de extensão para baixo dianteira da armação esquerda e direita 84L, 84R numa posição em um lado traseiro do veículo do membro de reforço inferior 78.
[0088] Em seguida, a estrutura do membro de reforço inferior é descrita.
[0089] Como mostrado na figura 13, as porções de flange esquerda e direita 113L, 113R são soldadas, respectivamente, nas superfícies internas das armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R. Na porção da superfície plana 111, múltiplos rebordos (quatro neste exemplo) projetantes 122 são formados para se projetarem para cima. Estes rebordos projetantes 122 estendem-se em uma direção frente - atrás do desenho, isto é, uma direção frente - atrás do veículo.
[0090] Uma certa quantidade de rigidez pode ser obtida pela formação de múltiplos rebordos projetantes 122 na porção de superfície plana 111 sem aumentar a espessura da placa. Isto contribui para a redução em peso do chassi de veículo.
[0091] Na figura 12, no membro de reforço inferior 78, as quatro bordas de uma borda dianteira 116, bordas esquerda e direita 117L,117R e uma borda traseira 119 são encurvadas para baixo para servir como uma porção de flange 118. A porção de flange 118 é usada para a junção.
[0092] Em tal estrutura, a rigidez do membro de reforço inferior 78 é aumentado significativamente em comparação com o caso em que o membro de reforço 78 inclui apenas a porção de placa plana. Em adição, trazendo a porção de flange 188 em contato com a superfície traseira 39 da porção de armação articulada e superfícies internas 115L, 115R das armações traseiras esquerda e direita faz com que o membro de reforço 76 seja menos tendente a ser desalinhado durante o trabalho de junção. Como um resultado, os trabalhos relacionados à junção tornam- se mais fáceis.
[0093] Em seguida, a estrutura do membro transversal é descrita.
[0094] Como mostrado na figura 14, o membro transversal 121 que se estende na direção da largura do veículo é assentado entre as porções de extensão para baixo dianteiras 84L, 84R das armações esquerda e direita. As porções de extensão para baixo dianteiras 84L, 84R das armações esquerda e direita, os membros externos esquerdo e direito 88L, 88R, respectivamente, têm porções de canal 86, 86 projetando-se para fora na direção da largura do veículo. Os membros internos esquerdo e direito 85L, 85R unidos aos membros externos esquerdo e direito 88L, 88R a partir de um lado interno na direção da largura do veículo têm porções de canal 186,186 projetando-se para dentro na direção da largura do veículo, nas posições que não sejam as porções unidas à uma superfície externa do membro transversal 121.
[0095] O membro transversal 121 é disposto entre as porções de extensão para baixo dianteira da armação esquerda e direita 84L, 84R em tal modo a estar assentado entre as porções de canal 186, 186 dos membros internos esquerdo e direito 85L, 85R. O membro transversal 121 previne as armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R de serem deformadas (encurvadas) na direção da largura do veículo.
[0096] O membro transversal 121 é provido para estar assentado entre as superfícies superiores 186a, 186a das porções de canal 186, 186 dos membros internos esquerdo e direito 85L, 85R. Consequentemente, o posicionamento na direção da largura do veículo que é realizado quando o membro transversal 121 é ajustado é tornado mais fácil.
[0097] A seguir, a descrição é dada dos efeitos do chassi de veículo de uma motocicleta acima descrita.
[0098] Na figura 2, o membro de reforço superior 77 e o membro de reforço inferior 78 aproximadamente retangulares são assentados entre a superfície traseira da armação principal 22 e a porção dianteira da armação traseira 23.
[0099] Uma força de torção a partir da armação traseira 23 é intensi vamente aplicada nas porções da junta entre a armação principal 22 e a armação traseira 23. Portanto, o membro de reforço superior 77 é soldado nesta porção para assegurar a rigidez capaz de suportar esta força de torção.
[00100] Além do mais, uma força de torção similar é aplicada também à porção da armação articulada 24 da armação principal 22. Portanto, o membro de reforço inferior 8 é soldado nesta porção para assegurar a rigidez capaz de suporta esta força de torção.
[00101] Não há necessidade de prover os membros de reforço superior e inferior 77, 78 ao longo de toda a extensão das armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R. Os membros de reforço superior e inferior 77, 78 necessitam ser providos apenas nas porções dianteiras das armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R. Isto torna possível reduzir o tamanho dos membros de reforço 77, 78 e ainda reduzir o peso do chassi de veículo 11.
[00102] Em outras palavras, a presente invenção provê o chassi de veículo 11 formado de partes formadas a prensa que podem aumentar a rigidez do chassi de veículo 11 enquanto reduzindo seu peso.
[00103] Com referência também à figura 5, as armações traseiras 23L, 23R são reforçadas pelo membro de reforço superior 77 e o membro de reforço inferior 78. Uma vez que as armações traseiras 23L, 2R são reforçadas por dois dos membros de reforço superior 77 e membro de reforço inferior 78 providos, respectivamente, nas duas porções no lado superior e no lado inferior, os efeitos de reforço das porções de junta entre a armação traseira 23 e a armação principal 22 são ainda melhorados.
[00104] As porções dianteiras das armações traseiras 23L, 23R incluem as porções superiores dianteiras das armações 83L, 83R unidas à porção encurvada 28 e as porções de extensão para baixo dianteiras da armação 84L, 84R unidas à porção de armação articulada 24. A força de torção a ser aplicada da armação traseira 23 à armação principal 22 é distribuída nas porções superiores dianteiras da armação 83L, 83R e nas porções de extensão para baixo dianteiras da armação 84L, 84R.
[00105] Como um resultado, os efeitos sobre a armação principal 22 são reduzidos e a espessura e o peso da armação principal 22 podem ser deste modo reduzidos. Em adição, uma porção traseira do chassi de veículo 11 é formada apenas das armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R. Consequentemente, a espessura e o peso do chassi de veículo 11 podem ser reduzidos. Além do mais, uma armação traseira tendo o formato de Y na vista lateral do veículo como acima descrito tem aumentada a rigidez na porção dianteira em comparação com a armação traseira tendo um formato de I em vista lateral do veículo. Consequentemente, a espessura e o peso da armação traseira 23 podem ser reduzidos.
[00106] Na figura 2, a parte de reforço superior 51 provida dentro da armação principal é disposta na porção da junta 73 entre a armação principal 22 e armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R.
[00107] Em adição à parte de reforço superior 51, a parte de reforço inferior 52 provida dentro da armação principal é unida à uma porção entre um grupo das porções de junta lateral superior 95L, 95R e um grupo das porções de junta lateral inferior 96L, 96R, as porções de junta lateral superior 95L,95R e as porções de junta lateral inferior 96L,96R sendo porções em que a armação traseira 23 é unida na armação principal 22. Em outras palavras, as partes de reforço 51, 52 são dispostas nas porções de junta lateral superior 95L, 95R das porções superiores dianteiras de armação 83L, 83R e na porção entre o grupo das porções de junta lateral superior 95L, 95R e o grupo das porções de junta lateral inferior 96L, 96R das porções de extensão para baixo dianteiras de armação 84L, 84R.
[00108] As porções de junta 73, 74 entre a armação principal 22 e as armações traseiras esquerda e direita 23L, 23R são cada uma das porções em que a concentração de carga é mais intensa. Pelo reforço destas porções com as partes de reforço 51, 52, as partes de reforço 51, 52 cujo número é limitado podem ser utilizadas mais efetivamente. Isto torna possível reduzir o número de partes de reforço e deste modo suprimir um aumento no peso do chassi de veículo 11.
[00109] Além do mais, a parte de reforço 51 é disposta na porção da junta superior 73 enquanto a parte de reforço 52 é disposta ente a porção de junta superior 73 e a porção de junta inferior 74. O chassi de veículo 11 pode ser eficientemente reforçado por duas partes de reforço 51, 52, respectivamente, providas nos lados superior e inferior.
[00110] Embora aplicada à uma motocicleta nas concretizações, a presente invenção pode ser também aplicada a um triciclo. A invenção pode ser aplicada aos veículos em geral.
[00111] A presente invenção é apropriada para uma motocicleta. Explicação dos Números de Referência 10...Motocicleta 11...Chassi de veículo 21...Tubo dianteiro 22...Armação principal 23L 23R...Armação traseira 24...Porção da armação articulada 61L, 61R...Porções de parede vertical esquerda e direita 65L, 65R...Porções de teto esquerda e direita 66L, 66R...Porções de superfície do fundo esquerda e direita 67L, 67R...Porções projetantes superiores esquerda e direita 68L, 68R... Porções projetantes inferiores esquerda e direita 71L, 71R... Membros esquerdo e direito 77...Membro de reforço superior 78...Membro de reforço inferior 82L, 82R... Porção traseira de armação 83L, 83R... Porção superior dianteira de armação 84L, 84R...Porção de extensão para baixo dianteira de armação 87...Rebordo 100...Porção rebaixada 108...Porção de flange 121...Membro transversal
Claims (5)
1. Chassi de veículo de uma motocicleta incluindo: uma armação principal (22) estendendo-se para trás a partir de um tubo dianteiro (21); e uma armação traseira (23) estendendo-se para trás a partir da armação principal (22), caracterizado pelo fato de que a armação principal (22) inclui: uma porção linear (27) estendendo-se linearmente do tubo dianteiro (21) para parte traseira de um veículo; e uma porção encurvada (28) estendendo-se de modo encurvado para baixo a partir de uma extremidade traseira da porção linear (27), a armação traseira (23) inclui: uma armação traseira esquerda (23L) estendendo-se para trás e tendo uma extremidade dianteira unida à uma superfície esquerda da porção encurvada (28) na direção da largura do veículo; e uma armação traseira direita (23R) estendendo-se para trás e tendo uma extremidade dianteira unida à uma superfície direita da porção encurvada (28) na direção da largura do veículo, em uma vista em planta, um membro de reforço (76) tendo um formato retangular é assentado entre uma superfície traseira da armação principal (22), uma superfície interna de uma porção dianteira da armação traseira esquerda (23L), e uma superfície interna de uma porção dianteira da armação traseira direita (23R), e uma borda dianteira do membro de reforço (76) é unida à uma superfície traseira da porção encurvadas (28) enquanto as bordas esquerda e direita do membro de reforço (76) são unidas, respectivamente, às superfícies internas das armações traseiras esquerda e direita (23L, 23R), no membro de reforço (76), três bordas de pelo menos a borda dianteira e as bordas esquerda e direita são encurvadas para servir como uma porção de flange (108) e uma porção de flange (108) é usada para a junção, a extremidade inferior (103Lb) da porção de flange esquerda do membro de reforço (76) é disposta em uma posição que é a mesma da extremidade inferior (83Lb) da porção superior dianteira da armação traseira esquerda (23L) na direção de altura, e a extremidade inferior (103Rb) da parte de flange direita do membro de reforço (76) é disposta em uma posição que é a mesma da extremidade inferior (83Lb) da porção superior dianteira da armação traseira direita (23R) na direção de altura.
2. Chassi de veículo de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma do par de armações traseiras esquerda e direita (23L, 23R) inclui: uma porção traseira da armação (82L, 82R); uma porção superior dianteira da armação (83L, 83R) estendendo-se para frente a partir de uma extremidade dianteira da porção traseira da armação (82L, 82B); e uma porção de extensão para baixo dianteira da armação (84L, 84R) estendendo-se para frente e obliquamente para baixo a partir da extremidade dianteira da porção traseira da armação (82L, 82R), em uma vista lateral do corpo de veículo e tem um formato de Y tendo uma porção dianteira aberta na vista lateral, a armação principal (22) ainda inclui uma porção de armação articulada (24) em uma extremidade inferior da porção encurvada (28), e as porções superiores dianteiras da armação (83L, 83R) são unidas à porção encurvadas (28) enquanto as porções de extensão para baixo dianteira da armação (84L, 84R) são unidas na porção de armação articulada (24).
3. Chassi de veículo de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o membro de reforço (76) inclui: um membro de reforço superior (77) fixado nas porções dianteiras das porções superiores dianteiras da armação (83L, 83R); e um membro de reforço inferior (78) fixado nas porções dianteiras das porções de extensão para baixo dianteiras da armação (84L, 84R).
4. Chassi de veículo de uma motocicleta, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a armação principal (22) inclui um membro esquerdo (71L) e um membro direito (71R), o membro esquerdo (71L) incluindo: uma porção de parede vertical esquerda (61L); uma porção de teto (65L) e uma porção de superfície do fundo (66L) estendendo-se para o centro na direção da largura do veículo, respectivamente, de uma extremidade superior e uma extremidade inferior da porção de parede vertical esquerda (61L); uma porção projetante superior esquerda em formato de flange (67L) estendendo-se para cima a partir da porção de teto (65L); e uma porção projetante inferior esquerda em formato de flange (68L) estendendo-se para baixo a partir da porção de superfície de fundo (66L), o membro direito (71R) incluindo: uma porção de parede vertical direita (61R); uma porção de teto (65R) e uma porção da superfície de fundo (66R) estendendo-se para o centro na direção da largura do veículo, respectivamente, a partir de uma extremidade superior e uma extremidade inferior da porção de parede vertical direita (61R); uma porção projetante superior direita de formato de flange (67R) estendendo-se para cima a partir da porção de teto (65R); e uma porção projetante inferior direita em formato de flange (68R) estendendo-se para baixo a partir da porção de superfície do fundo (66R), a armação principal (22) sendo uma armação oca formada pela junção da porção projetante superior esquerda (67L) e a porção projetante superior direita (67R) e unindo a porção projetante inferior esquerda (68L) e a porção projetante inferior direita (68R), e o membro de reforço (76) é provido com uma porção rebaixada em formato de entalhe (100) que recebe dentro a porção projetante superior esquerda (67L) e a porção projetante superior direita (67R).
5. Chassi de veículo de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que um membro transversal (121) estendendo-se na direção da largura do veículo é assentado entre as porções de extensão para baixo dianteira de armação esquerda e direita (84L, 84R) em uma posição em um lado traseiro do veículo do membro de reforço inferior (76).
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
JP2011-239375 | 2011-10-31 | ||
JP2011239375A JP5940794B2 (ja) | 2011-10-31 | 2011-10-31 | 自動二輪車の車体フレーム |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102012026548A2 BR102012026548A2 (pt) | 2014-10-29 |
BR102012026548B1 true BR102012026548B1 (pt) | 2021-05-18 |
Family
ID=48199160
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102012026548-6A BR102012026548B1 (pt) | 2011-10-31 | 2012-10-16 | chassi de veículo de motocicleta |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
JP (1) | JP5940794B2 (pt) |
CN (1) | CN103085922B (pt) |
BR (1) | BR102012026548B1 (pt) |
CO (1) | CO6940077A1 (pt) |
PE (1) | PE20130926A1 (pt) |
Families Citing this family (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JP5824017B2 (ja) * | 2013-09-30 | 2015-11-25 | 本田技研工業株式会社 | 鞍乗り型車両 |
CN108137112B (zh) * | 2015-09-28 | 2020-05-22 | 本田技研工业株式会社 | 跨骑式车辆的蓄电池配置结构 |
WO2017056166A1 (ja) * | 2015-09-28 | 2017-04-06 | 本田技研工業株式会社 | 車両のフレーム構造 |
CN110869269B (zh) * | 2017-06-30 | 2021-07-09 | 本田技研工业株式会社 | 车辆 |
JP6783939B2 (ja) * | 2017-07-20 | 2020-11-11 | 本田技研工業株式会社 | 車体フレーム構造 |
JP6739650B2 (ja) * | 2017-07-20 | 2020-08-19 | 本田技研工業株式会社 | 車体フレーム構造 |
RU2697364C1 (ru) * | 2018-12-28 | 2019-08-13 | Александр Иванович Бузов | Способ изготовления рамы велосипедной штампованной |
Family Cites Families (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPS615285U (ja) * | 1984-06-18 | 1986-01-13 | スズキ株式会社 | オ−トバイのフレ−ム |
CN2317156Y (zh) * | 1997-12-30 | 1999-05-05 | 三阳工业股份有限公司 | 国民车型摩托车骨架 |
JP4153104B2 (ja) * | 1998-09-25 | 2008-09-17 | 本田技研工業株式会社 | 自動二輪車のフレーム構造 |
CN2769159Y (zh) * | 2004-11-21 | 2006-04-05 | 重庆宗申技术开发研究有限公司 | 一种摩托车车架 |
JP5172502B2 (ja) * | 2008-07-03 | 2013-03-27 | 川崎重工業株式会社 | 車体フレームの接続構造及び成形方法 |
JP5742505B2 (ja) * | 2011-06-24 | 2015-07-01 | スズキ株式会社 | 自動二輪車のフレーム、自動二輪車 |
-
2011
- 2011-10-31 JP JP2011239375A patent/JP5940794B2/ja not_active Expired - Fee Related
-
2012
- 2012-10-16 BR BR102012026548-6A patent/BR102012026548B1/pt active IP Right Grant
- 2012-10-26 PE PE2012002087A patent/PE20130926A1/es active IP Right Grant
- 2012-10-26 CN CN201210417009.3A patent/CN103085922B/zh active Active
- 2012-10-29 CO CO12193468A patent/CO6940077A1/es active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
JP2013095250A (ja) | 2013-05-20 |
CO6940077A1 (es) | 2014-05-09 |
CN103085922A (zh) | 2013-05-08 |
JP5940794B2 (ja) | 2016-06-29 |
CN103085922B (zh) | 2015-11-18 |
BR102012026548A2 (pt) | 2014-10-29 |
PE20130926A1 (es) | 2013-09-18 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR102012026548B1 (pt) | chassi de veículo de motocicleta | |
JP5638119B2 (ja) | 自動車の車体前部構造 | |
US9156504B2 (en) | Vehicle underbody structure for vehicle | |
US8857836B2 (en) | Sub frame structure of automotive vehicle | |
JP7279649B2 (ja) | 車両の後部車体構造 | |
BRPI1103064B1 (pt) | armação de corpo de motocicleta | |
JP2021017221A (ja) | フロントサスペンション装置 | |
JP7014670B2 (ja) | 自動車の車体構造 | |
JP2014189082A (ja) | 不整地走行車両 | |
BR102012027067A2 (pt) | Chassi de veículo de motocicleta | |
JP6259434B2 (ja) | 車両用サブフレーム | |
JPH0858614A (ja) | 自動車におけるサブフレーム構造 | |
JPWO2019017102A1 (ja) | 車体フレーム構造 | |
CN105711647B (zh) | 车体结构 | |
CN207790848U (zh) | 轻量化双主梁踏板车架 | |
JPH07100465B2 (ja) | 自動二輪車の車体フレーム | |
JP2021112927A (ja) | 車両の後部車体構造 | |
JPWO2017042884A1 (ja) | 自動二輪車用車体フレーム | |
CN115214785B (zh) | 一种车身后部结构及汽车 | |
JP2015155256A (ja) | 自動車のリヤサブフレーム構造 | |
BR112020000861B1 (pt) | Estrutura de quadro de corpo de veículo | |
JP7155772B2 (ja) | 車両の下部車体構造 | |
BR102013015312B1 (pt) | Estrutura da seção traseira em motocicleta | |
BR102012005012B1 (pt) | motocicleta | |
JP6319891B2 (ja) | ウイングボデーおよび後部門構の製造方法 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B06A | Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/10/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |