BR0307453B1 - Misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, processo para a preparação de misturas, uso de misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, método para controle de fungos fitopatogênicos em plantações em agricultura, e, composições fungicidas - Google Patents

Misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, processo para a preparação de misturas, uso de misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, método para controle de fungos fitopatogênicos em plantações em agricultura, e, composições fungicidas Download PDF

Info

Publication number
BR0307453B1
BR0307453B1 BRPI0307453-6A BR0307453A BR0307453B1 BR 0307453 B1 BR0307453 B1 BR 0307453B1 BR 0307453 A BR0307453 A BR 0307453A BR 0307453 B1 BR0307453 B1 BR 0307453B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
copper
hydroxide
mixtures
cupric
formula
Prior art date
Application number
BRPI0307453-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0307453A (pt
Inventor
Lucio Filippini
Filippo Faccini
Mauro Vanzulli
Original Assignee
Isagro Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=11449101&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR0307453(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Isagro Spa filed Critical Isagro Spa
Publication of BR0307453A publication Critical patent/BR0307453A/pt
Publication of BR0307453B1 publication Critical patent/BR0307453B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N59/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing elements or inorganic compounds
    • A01N59/16Heavy metals; Compounds thereof
    • A01N59/20Copper

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

“MISTURAS DE HIDRÓXIDO DE COBRE (II) COM PELO MENOS UM
OUTRO SAL CÚPRICO, PROCESSO PARA A PREPARAçãO DE
MISTURAS, USO DE MISTURAS DE HIDRÓXIDO DE COBRE (II) COM
PELO MENOS UM OUTRO SAL CÚPRICO, MÉTODO PARA O
CONTROLE DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS EM PLANTAçÕES EM AGRICULTURA, E, COMPOSIçÕES FUNGICIDAS” A presente invenção refere-se a composições à base de sais cúpricos e ao uso das mesmas para o controle de fungos fitopatogênicos.
Em particular, a presente invenção refere-se a composições à base de sais cúpricos capazes de controlar eficazmente os agentes fitopatogênicos que causam danos a plantações de interesse econômico.
Hidróxido cúprico, oxicloreto cúprico (3Cu(OH)2*CuCl2), oxicloreto cúprico de cálcio (3Cu(OH)2*CaCl2), sulfato cúprico tribásico (3Cu(0H)2»CuS04), mistura de Bordeaux (3Cu(0H)2»CaS04) são princípios ativos que são bem sabidos como sendo usados isoladamente em aplicações sobre as folhas para o controle de agentes fitopatogênicos. Estes princípios ativos cúpricos são descritos, por exemplo em “THE PESTICIDE MANUAL, 12a. EDIçãO, BRITISH CROP PROTECTION COUNCIL, páginas 200- 205”. É sabido e reconhecido que o hidróxido cúprico é mais eficaz em relação a outras espécies cúpricas, o que permite que ele seja usado a doses menores. Ao mesmo tempo, entretanto, o hidróxido cúprico tem uma maior fitotoxicidade.
Verificou-se agora que misturas de hidróxido de cobre (II) permite que sejam evitados os inconvenientes da técnica anterior.
Um objetivo da presente invenção portanto refere-se a misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico que tem a fórmula (A): 3Cu(OH)2-X(Y)n (A) em que: X representa o íon de cobre (II) ou o íon de cálcio (II); Y tem o significado de um íon cloreto ou sulfato; n é um número inteiro que pode ter o valor de 1 ou 2.
Um outro objetivo da presente invenção refere-se ao uso de misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico que tem a fórmula (A): 3Cu(OH)2-X(Y)n (A) em que: X representa o íon de cobre (II) ou o íon de cálcio (II); Y tem o significado de um íon cloreto ou sulfato; n é um número inteiro que pode ter o valor de 1 ou 2. para o controle de fungos fitopatogênicos em plantações de agricultura.
Um objetivo da presente invenção refere-se a misturas de hidróxido cúprico com oxicloreto cúprico (3Cu(OH)2*CuC12) ou com oxicloreto cúprico de cálcio (3Cu(OH)2*CaCl2) ou com sulfato cúprico tribásico (3Cu(0H)2*CuS04) ou com mistura de Bordeaux (3Cu(OH)2*CaS04) e ao seu uso para o controle de agentes fitopatogênicos.
Misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, tais como oxicloreto cúprico (3Cu(OH)2*CuC12), oxicloreto cúprico de cálcio (3Cu(OH)2*CaCl2), sulfato cúprico tribásico (3Cu(OH)2*CuS04), mistura de Bordeaux (3Cu(0H)2*CaS04) têm, de fato, uma ação sinergística inesperada que permite o controle de muitos agentes fitopatogênicos ao mesmo tempo permitindo que sejam usadas menores doses de cobre metálico, em relação àquelas normalmente adotadas para os componentes isolados.
As composições, objetivo da presente invenção, são conseqüentemente capazes de controlar eficazmente numerosos agentes fitopatogênicos que causam consideráveis danos às plantações de interesse econômico.
Exemplos de fungos fitopatogênicos que podem ser controlados eficazmente com as composições da invenção são Plasmopara viticola, Phytophthora infestans, Bremia lactucae, Venturia inaequalis.
As misturas, objetivo da presente invenção, podem ser obtidas por misturação mecânica de quantidades adequadas de hidróxido de cobre (II) e um ou mais sais cúpricos que têm fórmula A como definido acima ou por misturação de sais simples já formulados na forma de composições específicas.
Altemativamente, as misturas, objetivo da presente invenção, também podem ser preparadas pela transformação parcial de uma suspensão de sais cúpricos que têm fórmula A selecionados entre cloreto cúprico, sulfato cúprico ou oxicloreto cúprico, com um hidróxido alcalino tal como hidróxido de sódio ou de potássio ou de cálcio. As condições destas reações podem ser extraídas, por exemplo, da Publicação Internacional N°. WO 02/083566, adequadamente reduzindo-se as quantidades prescritas de hidróxido alcalino. A proporção em peso entre o hidróxido de cobre (II) e o sal cúprico que tem a fórmula (A) nas misturas acima, pode variar desde 1:20 até 20:1, de preferência desde 1:10 até 10:1, em particular desde 1:2 até 2:1.
Estas misturas podem ser usadas em prática em agronomia para aplicações sobre plantas ou sobre uma parte das mesmas, em particular sobre todas as partes da planta, sobre as folhas, os caules, os galhos e as raízes, ou na terra na qual cresce a planta.
As misturas, objetivo da presente invenção, podem ser convenientemente usadas em prática em agronomia sozinhas ou combinadas com outros princípios ativos (fungicidas).
Um objetivo da presente invenção também se refere ao uso das ditas misturas em uma combinação com ou um ou mais princípios ativos ambos como composições especificamente preparadas ou como uma mesclagem extemporânea dos componentes isolados.
Como um exemplo ilustrativo porém não limitativo, alguns princípios ativos que podem ser convenientemente usados em uma mistura com os compostos, objetivo da presente invenção, estão relacionados a seguir: cimoxanil, fosetil, benalaxil, benalaxil-M (isômero R de benalaxil), metalaxil, oxadixil, oíurace, mancozeb, maneb, zineb, fenamidona, famoxadona, procimidona, clozolinato, vinclozolina, iprovalicarb, dimetomorf, propamocarb, protiocarb, himenaxol, pencicuron, etridiazol, produtos sintéticos análogos de estrobilurinas (tais como azoxistrobina, cresoxim metila), captano, folpet, dinocap, enxofre, tiram, tolclofos metila, clorotalonila, azóis inibidores da biossíntese de ergosterol (tal como tetraconazol micobutanila, hexaconazol, epoxiconazol), microorganismos (tal como Ampelomyces quisqualis), BAS512, IFK916, IR5885, etaboxam, zoxamida, fluazinam.
Para serem convenientemente usadas em agricultura, as misturas, objetivo da presente invenção, e também as combinações das ditas misturas com um ou mais outros princípios ativos, também podem ser adequadamente formulados para se favorecer a distribuição e a adesão ao vegetal a ser protegido.
Podem ser usadas composições na forma de pós umectáveis, de suspensões concentradas, de granulados etc.
As composições podem ser preparadas por métodos conhecidos, por exemplo por diluição das substâncias ativas com meios líquidos ou sólidos, opcionalmente na presença de agentes ativos de superfície.
Os diluentes líquidos que podem ser usados são, por exemplo: água, solventes orgânicos aromáticos ou parafínicos, álcoois, ésteres, cetonas, amidas.
Os diluentes sólidos ou ainda veículos, que podem ser usados são, por exemplo: sílica, caulim, bentonita, talco, terra infusorial, dolomita, carbonato de cálcio, magnésia, giz, argilas, silicatos sintéticos, attapulgita, sepiolita.
Os agentes ativos de superfície que podem ser usados são, por exemplo: sais de sódio, de potássio, de trietanolamina de: alquil naftaleno sulfonatos, alquil naftaleno sulfonatos condensados, fenil sulfonatos, policarboxilatos, sulfossuccinatos, , alquil sulfossuccinatos, alquil sulfatos, lignina sulfonatos, álcoois graxos polietoxilados, alquilaril sulfonatos, alquil fenóxi polietoxilados, ésteres polietoxilados de sorbitol, polipropóxi polietoxilados (polímeros em bloco).
As composições também podem conter aditivos especiais para finalidades especiais, tais como, por exemplo agentes anticongelamento: propileno glicol ou agentes de adesão tais como borracha arábica, álcool polivinílico, polivinil pirrolidona etc.
Nas formulações, o teor percentual das misturas, objetivo da presente invenção, pode variar desde 1 % até 95 %, de preferência desde 5 % até 70 %.
Os exemplos a seguir são fornecidos exclusivamente para finalidades de ilustração e não limitam o âmbito da presente invenção. EXEMPLO 1 Preparação de um pó umectável.
Foi preparada uma formulação do tipo pó umectável a 50 % de cobre (WP 50) por misturação e moagens adequadas dos seguintes ingredientes: INGREDIENTES QUANTIDADE % (peso / peso) Hidróxido cúprico técnico a 93,7 % 41,0 (teor de Cu = 61 %) (igual a 25 % de Cu) Oxicloreto cúprico técnico a 96,6 % 43,5 (teor de Cu = 57,5 %) (igual a 25 % de Cu) Alquil naftalenossulfonato de sódio 1,5 Policarboxilato de sódio 1,0 Lignina sulfonato de sódio 3,0 Sílica 1,0 Carbonato de cálcio 9,0 EXEMPLO 2 Preparação de uma suspensão concentrada Foi preparada uma formulação do tipo suspensão concentrada a 20 % de cobre (SC20) por misturação e moagens adequadas dos seguintes ingredientes: INGREDIENTES QUANTIDADE % (peso / peso) Hidróxido cúprico técnico a 93,7 % 16,4 (teor de Cu = 61 %) (igual a 10 % de Cu) Oxicloreto cúprico técnico a 96,6 % 17,4 (teor de Cu = 57,5 %) (igual a 10 % de Cu) Álcool graxo polietoxilado 2,5 Alquilaril fenol polietoxilado, 2,5 Sal de trietanol amina Polissacarídeo 0,3 Propileno glicol 4,0 Conservante 0,4 Agente antiespumante 0,1 Água 56,7 EXEMPLO 3 Preparação de grânulos dispersáveis.
Foi preparada uma formulação do tipo grânulo dispersável a 50 % de cobre (WP 50) em água, por misturação, moagem e granulação adequadas dos seguintes ingredientes: INGREDIENTES QUANTIDADE % (peso / peso) Hidróxido cúprico técnico a 93,7 % 41,0 (teor de Cu = 61 %) (igual a 25 % de Cu) Oxicloreto cúprico técnico a 96,6 % 43,5 (teor de Cu = 57,5 %) (igual a 25 % de Cu) Alquil naftalenossulfonato de sódio 1,0 Policarboxilato de sódio 2,0 Lignina sulfonato de sódio 8,0 Caulim 4,5 EXEMPLO 4 Determinação da eficiência biológica em estufa.
Usando-se a composição descrita no Exemplo 1, foi realizado um teste em estufa, para o controle de Phytophthora infestans (míldio do tomate) comparado com a formulação comercial de hidróxido cúprico e oxicloreto cúprico usados isoladamente. Foi usado um esquema experimental em bloco desordenado, que incluía 3 replicações e 10 plantas para cada lote.
Foi efetuada uma inoculação artificial do agente patogênico 24 horas após o tratamento com o produto. O grau de ação dos produtos foi registrado após 7 dias. O efeito sinergístico da mistura foi avaliada comparando-se os dados experimentais obtidos com o valor teórico de eficácia calculado de acordo com a fórmula de Limpei (“Pesticide Science”) (1987), vol. 19, páginas 309-315: E = x + y - xy/100 em que: E é a atividade fungicida esperada de uma mistura obtida por misturação g· x do composto X com g· y do composto Y; x é a atividade do composto X quando usado sozinho a uma dose de g· x; y é a atividade do composto Y quando usado sozinho a uma dose de g· y.
Uma atividade fungicida experimental mais alta do que o valor calculado de E, devia ser considerada como sendo um efeito sinergístico.
Os dados obtidos estão indicados na Tabela 1.
Tabela 1 EXEMPLO 5 Determinação da eficácia biológica no campo.
Foi realizado um teste de eficácia no campo, usando-se a composição descrita no Exemplo 1, para o controle de Plasmopora viticola (míldio da videira) comparado com as formulações comerciais de hidróxido cúprico e de oxicloreto cúprico usados isoladamente. Foi usado um esquema experimental em bloco desordenado, que incluía 4 replicações e 15 plantas para cada pedaço de terra. Foram efetuados tratamentos periódicos (7-8 dias) e o grau de ação dos produtos foi registrado 12 dias após o quinto e o último tratamento, comparado com o ensaio em branco não tratado; o efeito sinergístico da mistura foi avaliado à base da eficiência esperada de acordo com Limpei.
Os dados obtidos estão indicados na Tabela 2.

Claims (9)

1. Misturas de hidróxido de cobre (II) com outro sal cúprico, caracterizadas pelo fato de que têm a fórmula (A): 3Cu(OH)2*X(Y)n (A) em que: X representa o íon de cobre (II); Y tem o significado de um íon cloreto; n é um número inteiro que tem o valor de 2 e que a proporção em peso entre o hidróxido de cobre (II) e o sal cúprico que tem a fórmula (A) está na faixa de desde 1:20 até 20:1.
2. Misturas de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que a proporção em peso entre o hidróxido de cobre (II) e o sal cúprico que tem a fórmula (A) está na faixa de desde 1:10 até 10:1.
3. Misturas de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que a proporção em peso entre o hidróxido de cobre (II) e o sal cúprico que tem a fórmula (A) está na faixa de desde 1:2 ate 2:1.
4. Processo para a preparação de misturas como definidas em uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que ele compreende uma mesclagem mecânica de hidróxido de cobre (II) e os sais cúpricos que tenham fórmula A como definido acima ou por mistura dos sais isolados já formulados na forma de composições específicas.
5. Processo para a preparação de misturas como definidas em uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que ele compreende uma transformação parcial de uma suspensão de sais cúpricos que têm fórmula A, oxicloreto cúprico, com um hidróxido alcalino, tal como hidróxido de sódio ou de potássio ou de cálcio.
6. Uso de misturas de hidróxido de cobre (II) com outro sal cúprico que tem a fórmula (A): 3Cu(OH)2*X(Y)n (A) em que: X representa o íon de cobre (II); Y tem o significado de um íon cloreto; n é um número inteiro que tem o valor de 2 e que a proporção em peso entre o hidróxido de cobre (II) e o sal cúprico que tem a fórmula (A) está na faixa de desde 1:20 até 20:1 caracterizado pelo fato de ser para o controle de fungos fitopatogênicos.
7. Uso de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que os fungos fitopatogênicos são Plasmopara viticola, Phytophthora infestans, Bremia lactucae, Venturia inaequalis.
8. Método para o controle de fungos fitopatogênicos em plantações agrícolas, caracterizado pelo fato de ser pela aplicação das misturas como definidas em uma das reivindicações 1 a 3.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a aplicação é efetuada em todas as partes da planta, sobre as folhas, os caules, os galhos e as raízes ou sobre a terra na qual cresce a planta.
BRPI0307453-6A 2002-02-05 2003-01-30 Misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, processo para a preparação de misturas, uso de misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, método para controle de fungos fitopatogênicos em plantações em agricultura, e, composições fungicidas BR0307453B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMI2002A000205 2002-02-05
IT2002MI000205A ITMI20020205A1 (it) 2002-02-05 2002-02-05 Composizioni di sali rameici e loro uso per il controllo di funghi fitopatogeni
PCT/EP2003/000950 WO2003065810A1 (en) 2002-02-05 2003-01-30 Compositions of cupric salts and their use for the control of phytopathogenic fungi

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0307453A BR0307453A (pt) 2004-11-09
BR0307453B1 true BR0307453B1 (pt) 2014-08-12

Family

ID=11449101

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0307453-6A BR0307453B1 (pt) 2002-02-05 2003-01-30 Misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, processo para a preparação de misturas, uso de misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, método para controle de fungos fitopatogênicos em plantações em agricultura, e, composições fungicidas

Country Status (18)

Country Link
US (1) US7709030B2 (pt)
EP (1) EP1471787B2 (pt)
JP (1) JP4494016B2 (pt)
CN (1) CN100337548C (pt)
AP (1) AP1633A (pt)
AT (1) ATE303722T1 (pt)
AU (1) AU2003244477B2 (pt)
BR (1) BR0307453B1 (pt)
CA (1) CA2474923C (pt)
CO (1) CO5600988A2 (pt)
DE (1) DE60301555T3 (pt)
ES (1) ES2248758T5 (pt)
HK (1) HK1078437A1 (pt)
IT (1) ITMI20020205A1 (pt)
MA (1) MA26386A1 (pt)
MX (1) MXPA04007592A (pt)
WO (1) WO2003065810A1 (pt)
ZA (1) ZA200406228B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2007176865A (ja) * 2005-12-28 2007-07-12 Nippon Nohyaku Co Ltd 農園芸殺菌剤組成物
JP4969227B2 (ja) * 2006-12-13 2012-07-04 日本農薬株式会社 農園芸用殺菌剤組成物およびその使用方法、並びに農園芸病害防除方法およびそのための無機銅剤の使用
IT1393328B1 (it) 2009-01-02 2012-04-20 Isagro Spa Composizioni fungicide a base di sali di rame
JP5944219B2 (ja) * 2012-04-27 2016-07-05 クミアイ化学工業株式会社 農園芸用殺菌剤
CZ304103B6 (cs) 2012-06-01 2013-10-23 Agra Group, A.S. Pesticidní slouceniny, jejich pouzití a zpusob ochrany rostlin
AU2015200340B2 (en) * 2014-02-05 2019-01-24 Upl Limited Combinations
ITUB20150805A1 (it) * 2015-05-18 2016-11-18 Ndg Natural Dev Group S R L Uso di idrossiapatite come veicolo di elementi nutritivi ed estratti vegetali per trattare le piante
CN106689203B (zh) * 2015-07-20 2019-12-10 江苏龙灯化学有限公司 一种作物病虫害防除组合物
KR102628143B1 (ko) * 2018-05-29 2024-01-24 카퍼프로텍 에스피에이. 5가지 상이한 유형의 구리 화합물을 포함하는 항균 및/또는 살생물 활성을 갖는 미세구조 다중복합 구리 미세입자

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB728520A (en) 1952-09-18 1955-04-20 Eiji Munekata Improvements in or relating to manufacturing and using a copper compound containing copper hydroxide
CA734897A (en) 1960-02-11 1966-05-24 Aktiebolaget Svenska Metallverken Method for applying green patina to objects, preferably made from copper or copper alloys
CH452990A (de) * 1966-12-07 1968-03-15 Sandoz Ag Fungicides Pflanzenschutzmittel
US4075326A (en) * 1973-12-22 1978-02-21 Rohm And Haas Company Fungicidal/algicidal composition for non-medical uses
GB2016924B (en) * 1978-03-06 1982-06-03 Sandoz Ltd Ixtures against rusts
IT1168166B (it) * 1981-09-02 1987-05-20 Montedison Spa Composizioni acaricide
ATE138244T1 (de) 1990-03-06 1996-06-15 David Tate Fungizide zusammensetzungen zur anwendung bei pflanzen
ES2116191B1 (es) * 1995-02-09 1999-07-01 Agrides S A Nuevo producto fungicida de accion preventiva basado en la utilizacion conjunta del oxicloruro de cobre, sulfato tetracuprico tricalcico y mancozeb.
ES2115491B1 (es) * 1995-02-09 1999-08-01 Agrides S A Nuevo producto fungicida basado en la utilizacion conjunta del oxicloruro de cobre, sulfato tetracuprico tricalcico, folpet y metalaxil.
JP2000290111A (ja) * 1999-04-09 2000-10-17 Nippon Soda Co Ltd 農園芸用殺菌剤組成物
ITMI20010607A1 (it) 2001-03-22 2002-09-22 Caffaro Spa Ind Chim Procedimento per la preparazione di idrossiso di rame e dispositivo utilizzato nel procedimento

Also Published As

Publication number Publication date
JP2005516982A (ja) 2005-06-09
CN1638639A (zh) 2005-07-13
ES2248758T5 (es) 2013-03-25
US20050123622A1 (en) 2005-06-09
AP1633A (en) 2006-07-12
MXPA04007592A (es) 2005-07-22
ES2248758T3 (es) 2006-03-16
AU2003244477A1 (en) 2003-09-02
DE60301555T3 (de) 2013-04-04
AP2004003101A0 (en) 2004-09-30
ITMI20020205A1 (it) 2003-08-05
AU2003244477B2 (en) 2007-06-28
ATE303722T1 (de) 2005-09-15
EP1471787B1 (en) 2005-09-07
EP1471787B2 (en) 2012-11-07
CA2474923C (en) 2011-04-26
WO2003065810A1 (en) 2003-08-14
MA26386A1 (fr) 2004-11-01
CA2474923A1 (en) 2003-08-14
ITMI20020205A0 (it) 2002-02-05
BR0307453A (pt) 2004-11-09
ZA200406228B (en) 2006-05-31
HK1078437A1 (en) 2006-03-17
DE60301555D1 (de) 2005-10-13
DE60301555T2 (de) 2006-06-14
EP1471787A1 (en) 2004-11-03
JP4494016B2 (ja) 2010-06-30
US7709030B2 (en) 2010-05-04
CN100337548C (zh) 2007-09-19
CO5600988A2 (es) 2006-01-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2545970T3 (es) Composiciones fungicidas a base de sales de cobre
EP1912506A2 (en) Synergistic mixtures and/or compositions with a high fungicidal activity
MX2007014955A (es) Composiciones fungicidas sinergicas.
BR0307453B1 (pt) Misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, processo para a preparação de misturas, uso de misturas de hidróxido de cobre (II) com pelo menos um outro sal cúprico, método para controle de fungos fitopatogênicos em plantações em agricultura, e, composições fungicidas
BRPI0620152A2 (pt) compostos orgánicos, uso dos compostos, método para o controle de fungos fitopatogênicos e bactérias em safras agrìcolas, composição fungicida, e, uso da composição
ES2304549T3 (es) Composiciones sinergicas.
PT1524904E (pt) Misturas fungicidas
JPS58216174A (ja) 殺菌性化合物
KR820000018B1 (ko) 살균제 조성물
CN101779644A (zh) 一种含苯醚菌酯的杀菌组合物
CN109730072A (zh) 一种杀菌组合物及其应用
CN102165951A (zh) 一种含有二氰蒽醌的增效杀菌组合物

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/08/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.