BR0015686B1 - mÉtodo para moldar um acessàrio de encanamento tendo um vaso e um rebordo, e, aparelho de moldagem apropriado para moldar um vaso sanitÁrio tendo um vaso e um rebordo. - Google Patents

mÉtodo para moldar um acessàrio de encanamento tendo um vaso e um rebordo, e, aparelho de moldagem apropriado para moldar um vaso sanitÁrio tendo um vaso e um rebordo. Download PDF

Info

Publication number
BR0015686B1
BR0015686B1 BRPI0015686-8A BR0015686A BR0015686B1 BR 0015686 B1 BR0015686 B1 BR 0015686B1 BR 0015686 A BR0015686 A BR 0015686A BR 0015686 B1 BR0015686 B1 BR 0015686B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mold
vessel
molding
lip
parts
Prior art date
Application number
BRPI0015686-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0015686A (pt
Inventor
Walter S Bergquist
Frank P Williams
Harold A Teague
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=23761083&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR0015686(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR0015686A publication Critical patent/BR0015686A/pt
Publication of BR0015686B1 publication Critical patent/BR0015686B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B1/00Producing shaped prefabricated articles from the material
    • B28B1/002Producing shaped prefabricated articles from the material assembled from preformed elements
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B1/00Producing shaped prefabricated articles from the material
    • B28B1/26Producing shaped prefabricated articles from the material by slip-casting, i.e. by casting a suspension or dispersion of the material in a liquid-absorbent or porous mould, the liquid being allowed to soak into or pass through the walls of the mould; Moulds therefor ; specially for manufacturing articles starting from a ceramic slip; Moulds therefor
    • B28B1/265Producing shaped prefabricated articles from the material by slip-casting, i.e. by casting a suspension or dispersion of the material in a liquid-absorbent or porous mould, the liquid being allowed to soak into or pass through the walls of the mould; Moulds therefor ; specially for manufacturing articles starting from a ceramic slip; Moulds therefor pressure being applied on the slip in the filled mould or on the moulded article in the mould, e.g. pneumatically, by compressing slip in a closed mould
    • B28B1/266Means for counteracting the pressure being applied on the slip or on the moulded article in the mould, e.g. means for clamping the moulds parts together in a frame-like structure

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Producing Shaped Articles From Materials (AREA)
  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Manufacturing Of Tubular Articles Or Embedded Moulded Articles (AREA)

Description

"MÉTODO PARA MOLDAR UM ACESSÓRIO DE ENCANAMENTOTENDO UM VASO E UM REBORDO, E, APARELHO DE MOLDAGEMAPROPRIADO PARA MOLDAR UM VASO SANITÁRIO TENDO UMVASO E UM REBORDO"
A presente invenção refere-se a técnicas para moldaracessórios de encanamento. Ela é especialmente bem adequada para moldarvasos sanitários com rebordos substancialmente fechados.
Vasos sanitários têm sido freqüentemente moldados a partir depastas fluidas cerâmicas. Tipicamente, a pasta fluida era colocada em ummolde poroso que causava o material cerâmico depositar-se ao longo dasparedes do molde devido à atração capilar através dos poros do molde. Umavez que um vazio permanecia no interior do material depositado sobre asparedes do molde, o excesso de pasta fluida poderia ser drenado do interiordo molde para desimpedir sifÕes e outras passagens de água.
O acessório recém formado era referido como "material decerâmica verde". "Material de cerâmica verde", de modo geral, referia-se auma cerâmica não queimada, normalmente um com teor substancial deumidade, a despeito da cor do item. Os vasos sanitários de material decerâmica verde eram, então, tipicamente postos para secar ao ar e depoisqueimados em um forno tubular.
Vários tipos de equipamento automatizado para moldaracessórios de encanamento de cerâmica são conhecidos (por exemplo, patenteUS 4.948.087 - lavatórios; patente US 5.299.624 - vasos sanitários). Talequipamento pode fechar, pressurizar, drenar e abrir múltiplos moldes paraformar múltiplos acessórios de encanamento ou partes de acessórios aomesmo tempo. Com respeito a vasos sanitários, tal equipamento trabalhamelhor para vasos que sejam projetados com fundos de rebordo aberto.Quando o rebordo de vaso é projetado com um fundo fechado, este tipo demoldagem requer que o rebordo e o vaso sejam moldados separadamente (e,depois, unidos um ao outro, de preferência, enquanto as duas peças dematerial de cerâmica verde ainda estiverem moles). Ver, genericamente, apatente US 2.565.636. Infelizmente, o peso dos rebordos é, por vezes, tãogrande que este processo pode causar as paredes do vaso se deformaremdurante o processo, a não ser que receba muito cuidado (retardandoconsideravelmente, desse modo, o processo).
Até o momento, a técnica anterior não forneceu uma soluçãoótima para este problema. A técnica vem aceitando uma certa quantidade derefugo, deformação, e/ou velocidades reduzidas de produção. Desse modo,pode ser visto que há a necessidade de serem desenvolvidas técnicasaperfeiçoadas para moldar tais itens.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em um aspecto, a invenção provê um método para moldar umacessório de encanamento tendo um vaso e um rebordo. Molda-se umaporção de vaso de um acessório de encanamento, e uma porção de rebordo doacessório de encanamento separadamente da porção de vaso. Coloca-se,então, a porção de rebordo em contato com a porção de vaso quando ambasestiverem emborcadas e ambas são de material de cerâmica verde. Emseguida, deixa-se a porção de vaso e a porção de rebordo unir-se uma a outrae secar.
Em métodos preferidos, a moldagem da porção de vasoenvolve o uso de múltiplas partes de molde para formar a porção de vaso,seguida pela remoção de um fundo de uma das partes de molde enquanto aporção de vaso estiver em uma posição emborcada. O acessório deencanamento pode ser um vaso sanitário tendo um rebordo com pelo menos ofundo parcialmente fechado.
Em outros aspectos preferidos, a porção de vaso é moldada emum molde de quatro partes suportado por uma unidade de prensa. Oscomponentes da unidade de prensa controlam a posição das duas parteslaterais de molde de modo a que elas possam continuar a suportar a porção devaso moldada emborcada quando o topo da porção de vaso estiver exposto.
Em uma outra forma, a invenção provê um aparelho demoldagem para moldar um acessório de encanamento tendo um vaso e umrebordo. Há um membro de armação, uma parte de molde de topo, duaspartes laterais de molde e uma parte de fundo de molde. As partes do moldesão capazes de formar uma porção emborcada de um acessório deencanamento quando as partes de molde estiverem em uma posição demoldagem.
Há também membros com movimento alternado de moldeconectados às partes do molde e ao membro de armação para mover as partesde molde entre a posição de moldagem e as posições retraídas de umamaneira automatizada. Os membros com movimento alternado de molde e aspartes de molde são construídas e arranjadas de modo a serem capazes demover a parte de fundo de molde para baixo em relação às partes laterais demolde, quando as partes laterais de molde ainda estiverem na posição demoldagem.
De preferência, os membros com movimento alternado demolde incluem êmbolos hidráulicos. Os membros com movimento alternadode molde e as partes de molde podem ser construídas e arranjadas para moverambas as partes, de topo e de fundo, para fora das partes laterais de molde,enquanto as partes laterais de molde ainda estiverem na posição demoldagem. Quando o aparelho de moldagem forma um vaso, o aparelho demoldagem pode ser usado com um membro de suporte de rebordo capaz demover um rebordo para contato com o vaso, após a parte de fundo do moldeser movida para fora das partes laterais de molde e enquanto o vaso aindaestiver, pelo menos parcialmente, entre as partes laterais de molde. Oaparelho também pode incluir uma transportadora estendendo-se sob umfundo do aparelho de moldagem.Em uma outra forma, a invenção provê acessórios deencanamento moldados produzidos pelos métodos acima.
Deve ser apreciado que a invenção reduz deformações (erefugo associado) que são causadas pelos métodos convencionais demoldagem e montagem de tais vasos sanitários. Deformações são reduzidasadicionalmente ao se usar a presente invenção, devido às porções maisfrágeis da parede do vaso permanecerem suportadas pelas partes de moldequando o vaso for primeiramente prensado sobre o rebordo. Equipamentopara facilitar a automação destes métodos também é provido.
Desse modo, a invenção provê:
a. Um método para moldar um vaso e rebordo de vasosanitário (e acessórios de encanamento análogos, como lavatórios ebanheiras), caracterizado pelo fato da incidência de deformação do vasodurante a montagem das partes do vaso sanitário ser substancialmentereduzida;
b. Um método para moldar tais acessórios de encanamentoque se presta a automação e velocidades maiores de produção; e
c. Um aparelho que pode executar o método descrito acima.
Estas e outras vantagens adicionais da presente invençãoficarão aparentes pela descrição a seguir. Na descrição detalhada abaixo,modos de realização preferidos da invenção são descritos com referência aosdesenhos em anexo. Estes modos de realização não representam o escopototal da invenção. Ao contrário, a invenção pode ser empregada em outrosmodos de realização. Deverá ser feita referência às reivindicações adiante,para interpretar a total abrangência da invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Fig. 1 é uma vista esquemática de um arranjo de instalação,mostrando, entre outras coisas, um aparelho para conduzir um métodopreferido da presente invenção;a Fig. 2 é uma vista esquemática em elevação frontal de umamáquina de moldar da presente invenção, mostrando a máquina antes damoldagem e com a parte de fundo de molde em uma posição retraída;
a Fig. 3 é uma vista tomada ao longo da linha 3-3 da Fig. 2;
a Fig. 4 é uma vista similar à Fig. 3, embora mostrando amáquina em um estágio de moldagem fechado;
a Fig. 5 é uma vista em seção transversal tomada ao longo dalinha 5-5 da Fig. 4;
a Fig. 6 é uma vista similar à Fig. 3, embora mostrando amáquina com as partes de topo e de fundo de molde estando retraídas após amoldagem da porção de vaso;
a Fig. 7 é uma vista em seção transversal tomada ao longo dalinha 7-7 da Fig. 6;
a Fig. 8 é uma vista similar à Fig. 7, embora mostrando a partede fundo do molde em processo de ser substituído por um rebordo moldadoseparadamente;
a Fig. 9 é uma vista tomada ao longo da linha 9-9 da Fig. 8;
a Fig. 10 é uma vista similar à Fig. 9, mostrando o rebordoformado separadamente sendo levantado emborcado para fixação ao vasoemborcado;
a Fig. 11 é uma vista tomada ao longo da linha 11-11 da Fig.10, mostrando o vaso e rebordo sendo posicionados adjacente um ao outro;
a Fig. 12 é uma vista similar à Fig. 9, embora mostrando osmoldes laterais retraídos e o vaso apoiado de modo emborcado sobre orebordo emborcado;
a Fig. 13 é uma vista similar à Fig. 9, embora mostrando ovaso sanitário tendo sido baixado abaixo das partes de molde;
a Fig. 14 é uma vista tomada ao longo da linha 14-14 da Fig. 13;a Fig. 15 é uma vista frontal da máquina de moldar rebordo;
a Fig. 15A é uma vista tomada ao longo da linha 15A-15A daFig. 15;
a Fig. 16 é uma vista tomada ao longo da linha 16-16 da Fig.15 A, ilustrando a moldagem de um rebordo em um dos moldes de moldagemmúltipla;
a Fig. 17 é uma vista tomada ao longo da linha 17-17 da Fig.15;
as Figs. 18 e 19 são vistas similares à Fig. 17, mostrando amáquina de moldar em estágios adicionais de operação;
as Figs. 19A, 19B e 20A são vistas seccionais ilustrandoestágios de descarregamento do rebordo da máquina de moldar;
a Fig. 20 é uma vista similar à Fig. 15, embora mostrando odescarregamento do rebordo moldado;
a Fig. 21 é uma vista de topo ilustrando um giro do vasomoldado, adiantadamente seco, para processamento adicional;
a Fig. 22 é uma vista tomada ao longo da linha 22-22 da Fig.21; e
a Fig. 23 é uma vista similar à Fig. 22, embora mostrando ovaso sanitário moldado ainda mais basculado.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Conforme mostrado na Fig. 1, o método de moldagem dapresente invenção pode ser executado pelo uso de máquinas de moldagem devaso sanitário 10 e máquinas de moldagem de rebordo 12. Embora asmáquinas formem porções de vaso e rebordo separadamente, elas sãointerconectadas por vias de transporte 14, 16 e 18. As vias 14 transportamprodutos das máquinas de moldagem para vias de transporte laterais 16 que,por sua vez, abastecem a via transportadora 18.
Com referência, primeiro, às Figs. 2-6, uma máquina demoldagem de vaso sanitário 20 inclui um grampo de molde superior 22, aoqual é conectado a parte de molde de topo 32, e um grampo de molde inferior23 ao qual é conectado a parte de molde de fundo 34. Há, também, partes demolde laterais 24 e 25. As partes de molde são movidas para dentro e parafora pelos êmbolos hidráulicos 27. A parte de molde de fundo 32 pode serarmazenada sobre um trole 30 que se move sobre a via 14 para posicionar aparte de molde de fundo 32 sobre o grampo de molde 23. Com as partes demolde 32, 24 e 25 já em posição, a parte de molde 34 pode, então, serlevantada para uma posição de molde totalmente fechada pelo embolo 27 (verFig. 5).
Um material de moldagem de argila líquida convencional ésuprido sob pressão às partes do molde através do canal 26. Conforme seráentendido por aqueles familiarizados com moldagem de argila líquidaconvencional, esta pode formar a porção de vaso 50. A formação de sifao 29na porção de vaso é facilitada adicionalmente pelo uso de ar pressurizado.Excesso de argila líquida pode, então, ser removido.
Subseqüentemente à moldagem do vaso, as partes de molde detopo e de fundo 32 e 34 são removidas (ver Fig. 6). O vaso moldado dematerial de cerâmica verde 50, neste ponto, é ainda mantido emborcado emcima da via transportadora 14 pelas partes de molde laterais 24 e 25.Enquanto o vaso 50 está em uma posição emborcada, o molde de vaso defundo 34 é removido de baixo da máquina de moldagem 10 (ver Fig. 8).
Um rebordo moldado separadamente emborcado 46 é levadopara seu lugar (Fig. 9) e tem material de argila líquida aplicado a suasuperfície inferior (que fica voltada para cima enquanto o rebordo estiveremborcado quando isto ocorre).
O rebordo 46 é, então, levantado sobre o trole 30, conformeilustrado na Fig. 10, de modo que a superfície de fundo do rebordo 46 fiqueem contato com a superfície de topo do vaso 50 (quando ambos estãoemborcados). Isto resulta em um vaso sanitário moldado, de material decerâmica verde, conforme mostrado na Fig. 11. Embora, de preferência, nesteponto, o vaso sanitário seja ainda suportado pelas partes de molde laterais.
A etapa seguinte é a liberação do vaso sanitário moldado daspartes de molde laterais. Isto está mostrado na Fig. 12. Esta etapa pode serretardada, caso desejado. Entretanto, tipicamente, nenhum retardo deste tipo énecessário.
O vaso sanitário moldado 60 é, então, baixado sobre o trole 30pelo êmbolo 27 com guias 28, conforme mostrado na Fig. 13. Ele é movidosobre a via 14 (conforme mostrado na Fig. 14) para a via 16 e, depois,finalmente, para cima da via 18. Neste ponto, ele é girado por 90 graus sobreum eixo vertical sobre a mesa giratória 77 (Fig. 21), após o que o material demolde em excesso pode ser removido na estação de acabamento.
A moldagem separada do rebordo 46 está ilustrada em detalhenas Figs. 15-20A. A máquina de moldagem de rebordo 12 inclui umaarmação 52 sobre a qual são suportados deslizantemente dois membros degrampo de aperto 54 e 55 por meio de rolos superiores 57 e vias 58. Eles sãoguiados pelas hastes 59 e servem para manter dois ou mais pares de metadesde molde de rebordo 37/38 e 39/40 no lugar. Uma placa central 67 e duasplacas laterais 69 e 70 ficam envolvidas pelos membros de grampo 54 e 55contra as metades de molde 37, 38 e 39, 40.
Após a etapa de moldagem, os membros de grampo sãomovidos para fora das metades de molde 37, 38 e 39, 40, conforme mostradona Fig. 18. As metades de molde são mantidas no lugar pelos êmboloshidráulicos 72 conectados às placas 69 e 70. Ver, genericamente, as Figs. 15e 20.
A etapa seguinte é a rotação por 90 graus dos moldes e odescarregamento da máquina de moldar. Isto é visto na Fig. 19 e ilustradoadicionalmente em conjunção com as Figs. 15A, 19A, 19B e 20A. Ela éefetuada pela rotação do eixo 74 conectado à placa central 67. O eixo 74 égirado pelo motor de acionamento 76 (ver Figs. 15 e 20) para posicionar osmoldes da vertical para a horizontal, conforme visto nas Figs. 15A e 19A.
Com metades de moldes 39 e 40 posicionadas sob a placa 67 esuportadas pela placa 69, conforme ilustrado na Fig. 19B, as metades demolde 39 e 40 são abaixadas pelo êmbolo hidráulico 72 e movidas da placa69 para cima do trole 30. As metades de molde 37 e 38 são descarregadas poruma rotação de 180 graus do eixo 74 e abaixadas pelo êmbolo hidráulico 72da mesma maneira indicada previamente para as metades de molde 39 e 40.Isto pode ser visto na Fig. 20A. Os topos de molde 40 e 37 são removidos, eos rebordos 46 e 47 são aplicados a um vaso sanitário moldado conformepreviamente descrito em conjunção com a Fig. 11.
Após a moldagem do vaso sanitário moldado 60, ele é tratadoadicionalmente em uma estação 80. Isto está mostrado nas Figs. 21-23. Ovaso sanitário moldado 60 é posicionado em cima de um aparelho deelevação 82. O aparelho de elevação inclui um êmbolo 84 para pivotar umsuporte de armação aberta 85 e inclinar o vaso sanitário e rebordo 60moldados em direção a uma posição mais verticalizada, conforme mostradona Fig. 23 (onde ele é suportado contra o membro de suporte 86 que, por suavez, é pivotado pelo êmbolo 88). O ajuste de altura vertical é possibilitadopelo fole 90.
Este posicionamento permite a aparagem de material de moldedo vaso sanitário 60, onde, na Fig. 22 ele é aparado pelo lado externo e, naFig. 23, ele é aparado pelo lado interno. O vaso sanitário aparado 60 é,depois, colocado sobre um trole 30 e movido para uma estação decarregamento, onde ele é carregado sobre uma via de secagem. Em seguida, ovaso sanitário é posto no forno tubular de maneira normal.
Uma característica importante do método e aparelho demoldagem desta invenção é a conexão do rebordo ao vaso moldado quandoambos estiverem em uma posição emborcada, parcialmente suportados pelomolde e, ainda, material de cerâmica verde. Isto reduz a deformação do vasoe o refugo resultante, e permite o uso de maiores taxas de produção.
Embora certos modos de realização preferidos da presenteinvenção tenham sido descritos acima, deve ser aparente para alguémexperiente na técnica pela descrição acima que um número de modificações emudanças pode ser feito sem se afastar do espírito e escopo da invenção. Porexemplo, não seria necessário empregar uma estação de acabamento 80. Nemseria necessário ter uma máquina de moldagem de rebordo 12 do tiporevelado que produza múltiplos rebordos em uma única operação demoldagem.
Embora a invenção seja particularmente bem adequada parauso com um rebordo fechado 46, ela poderia ser usada com um aberto. Alémdisso, outro aparelho de moldagem poderia ser usado para conectar o rebordoao vaso sanitário. Por conseguinte, há a intenção do escopo da invenção nãoser limitado unicamente pela descrição dos modos de realização preferidos.
Aplicabilidade Industrial
A invenção provê métodos e equipamento para produziracessórios de encanamento, como vasos sanitários, com reduzida incidênciade deformação e refugo.

Claims (11)

1. Método para moldar um acessório de encanamento tendo umvaso (50) e um rebordo (46), compreendendo as etapas de:moldar uma porção de vaso (50) de um acessório de encanamento;moldar uma porção de rebordo (46) do acessório de encanamentoseparadamente da porção de vaso;colocar a porção de rebordo em contato com a porção de vasoquando ambas estiverem emborcadas e ambas forem de material cerâmico verde;e, depois,permitir que a porção de vaso e a porção de rebordo se unam umaa outra e sequem;caracterizado pelo fato de que a porção de vaso é moldada em umaposição emborcada e está em contato com partes laterais de molde quando aporção de rebordo estiver colocada em contato com a porção de vaso.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a moldagem da porção de vaso compreende o uso de múltiplas partesde molde (32, 34) para formar a porção de vaso, seguida pela remoção de umfundo das partes de molde, enquanto a porção de vaso estiver em uma posiçãoemborcada.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que o acessório de encanamento é um vaso sanitário.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a porção de rebordo tem um fundo pelo menos parcialmente fechado.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a porção de vaso é moldada em um molde de quatro partes (23,25, 32, 34).
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelofato de que o molde de quatro partes é suportado por meio de uma unidade deprensa (27).
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de que os componentes da unidade de prensa controlam a posição de duaspartes laterais de molde de uma tal maneira que elas possam suportar a porção devaso moldado emborcada quando o topo do vaso estiver exposto.
8. Aparelho de moldagem apropriado para moldar um vasosanitário tendo um vaso e um rebordo, compreendendo:um membro de armação (52);uma parte de molde de topo (32), duas partes laterais de molde(24, 25) e uma parte de fundo de molde (34), as partes de molde sendo capazes deformar uma porção emborcada de um acessório de encanamento quando as partesde molde estiverem em uma posição de moldagem;membros com movimento alternado de molde (27) conectados àspartes de molde e ao membro de armação para mover as partes de molde entre aposição de moldagem e posições retraídas de uma maneira automatizada, osmembros com movimento alternado de molde (27) e as partes de molde sendoconstruídos e arranjados de modo a serem capazes de mover a parte de fundo demolde (32) para baixo em relação às partes laterais de molde (24, 25) quando aspartes laterais de molde estiverem ainda na posição de moldagem;onde o aparelho de moldagem forma um vaso (50),caracterizado pelo fato de que o aparelho de moldagemcompreende ainda um membro de suporte de rebordo (30) capaz de mover umrebordo (46) em contato com o vaso (50) após a parte de fundo de molde (32) sermovida para longe das partes laterais de molde e enquanto o vaso estiver ainda,pelo menos parcialmente, entre as partes laterais de molde.
9. Aparelho de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelofato de que os membros com movimento alternado de molde (27) compreendemêmbolos hidráulicos.
10. Aparelho de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelofato de que os membros com movimento alternado de molde (27) e as partes demolde são construídos e arranjados para mover ambas as partes de topo e de fundode molde (32, 34) para longe das partes laterais de molde (24, 25), enquanto aspartes laterais de molde ainda estiverem na posição de moldagem.
11. Aparelho de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelofato de compreender ainda uma transportadora (14) que se estende sob um fundodo aparelho de moldagem.
BRPI0015686-8A 1999-11-19 2000-08-23 mÉtodo para moldar um acessàrio de encanamento tendo um vaso e um rebordo, e, aparelho de moldagem apropriado para moldar um vaso sanitÁrio tendo um vaso e um rebordo. BR0015686B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/443,513 US6428643B1 (en) 1999-11-19 1999-11-19 Method and apparatus for casting a plumbing fixture
US09/443513 1999-11-19
PCT/US2000/023151 WO2001036169A1 (en) 1999-11-19 2000-08-23 Method and apparatus for casting a plumbing fixture

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0015686A BR0015686A (pt) 2002-08-06
BR0015686B1 true BR0015686B1 (pt) 2010-02-23

Family

ID=23761083

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0015686-8A BR0015686B1 (pt) 1999-11-19 2000-08-23 mÉtodo para moldar um acessàrio de encanamento tendo um vaso e um rebordo, e, aparelho de moldagem apropriado para moldar um vaso sanitÁrio tendo um vaso e um rebordo.

Country Status (10)

Country Link
US (2) US6428643B1 (pt)
EP (2) EP1232049B1 (pt)
JP (1) JP4566495B2 (pt)
CN (2) CN1149136C (pt)
AU (1) AU6799600A (pt)
BR (1) BR0015686B1 (pt)
DE (1) DE60031153T2 (pt)
ES (1) ES2273723T3 (pt)
MX (1) MXPA02004997A (pt)
WO (1) WO2001036169A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10132790B4 (de) * 2001-07-06 2004-06-24 Dorst Maschinen- Und Anlagenbau Gmbh & Co. Kg Druckgussanlage zum Herstellen von WC's und Herstellungsverfahren dafür
US7263758B2 (en) * 2003-12-02 2007-09-04 American Standard Intl. Inc. System and method for casting toilet bowls
ITBO20070503A1 (it) * 2007-07-20 2009-01-21 Sacmi Prodotto sanitario in materiale ceramico.
CN101417463B (zh) * 2008-05-09 2010-08-18 上海奇谋能源技术开发有限公司 一种空腔陶瓷器的成型方法
US9096996B2 (en) * 2010-01-11 2015-08-04 Marcelo Gerardo Garza Lagüera Garza Water saver system for managing and eliminating liquids, semi-solids and solids, integrated by at least one water closet and a washbasin
US20110167551A1 (en) * 2010-01-11 2011-07-14 Garza Lagueera Garza Marcelo Gerardo Anti-sedimentation tank for water closet
DE102012010580B4 (de) * 2012-05-18 2016-08-18 Duravit Aktiengesellschaft Stand-WC mit angegossenem Spülkasten
CN102990774A (zh) * 2012-12-03 2013-03-27 广东恒洁卫浴有限公司 一种连体坐便器模具分模工艺及产品
EP3126111B1 (en) * 2014-03-31 2019-08-21 Sacmi Cooperativa Meccanici Imola Societa' Cooperativa Machine for the production of ceramic products
ITUB20152525A1 (it) * 2015-07-27 2017-01-27 Siti B & T Group Spa Impianto per la produzione di articoli sanitari, nonche' relativo metodo
TR201612657A2 (tr) 2016-09-07 2018-03-21 Matel Hammadde Sanayi Ve Ticaret Anonim Sirketi Bi̇r klozet yikama si̇stemi̇
TWI633990B (zh) * 2017-09-01 2018-09-01 和成欣業股份有限公司 High pressure molding method and toilet body formed by using the same
US12037778B2 (en) 2018-09-28 2024-07-16 Kohler Co. Tile-on rim toilet
CN109397497A (zh) * 2018-10-26 2019-03-01 唐山中陶卫浴制造有限公司 坐便器成型工艺
CN109183941B (zh) * 2018-11-12 2021-05-07 江西立维卫浴有限公司 一种排水管前置的大包结构无水箱坐便器的制造方法
CN110682408A (zh) * 2019-09-30 2020-01-14 唐山森兰瓷科技有限公司 陶瓷马桶注浆成型生产线
CN111531677B (zh) * 2020-05-09 2021-06-25 广东世冠威卫浴有限公司 一种下沉式水箱马桶的成坯方法及下沉式水箱马桶
WO2022098318A1 (en) * 2020-11-06 2022-05-12 Genesi̇s Teknoloji̇k Ürünler Sanayi̇ Ve Ti̇caret A.Ş. 3-piece vitrified casting machine

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2175730A (en) 1937-03-16 1939-10-10 American Radiator & Standard Method of and mold for casting vitreous closets in two parts
US2565356A (en) 1944-11-09 1951-08-21 Eljer Co Mold for casting vitreous water closet bowls
US2449249A (en) 1944-11-15 1948-09-14 Joseph W Pieslak Method of and mold for casting vitreous water closet bowls
US3448497A (en) 1964-04-22 1969-06-10 American Standard Inc Ceramic fixture casting apparatus with molds forming separate sections of said fixture and means mating said sections
AT267393B (de) * 1967-07-07 1968-12-27 Oespag Oesterr Sanitaer Einrichtung zum Transport von Formen
US3671160A (en) 1969-10-13 1972-06-20 Mansfield Sanitary Inc Apparatus for a system to extricate intricate ceramic shapes from multiple piece molds
US3664799A (en) 1969-11-04 1972-05-23 American Standard Inc Powder compacting press
IT1125981B (it) 1979-08-08 1986-05-14 Ideal Standard Spa Stampo con base integrale per la colatura di un materiale ceramico in forma di barbottina
US4591472A (en) 1982-03-17 1986-05-27 Keramik Holding Ag Laufen Process for the preparation of blanks
GB8517073D0 (en) 1985-07-05 1985-08-14 Hepworth Iron Co Ltd Pipe pipe couplings &c
JPS6342803A (ja) 1986-08-08 1988-02-24 東陶機器株式会社 鋳込み成形法及び装置
US5156856A (en) * 1986-12-04 1992-10-20 Ngk Insulators, Ltd. Mold for forming molded body
DE3740163A1 (de) 1987-11-26 1989-06-08 Dorst Masch & Anlagen Presse zum herstellen von sanitaerartikeln, insbesondere wc-schuesseln, durch druckgiessen
JPH01222901A (ja) 1988-03-02 1989-09-06 Toto Ltd 陶器の加圧成形装置
JPH0365304A (ja) 1989-08-03 1991-03-20 Toto Ltd 衛生陶器の泥漿加圧鋳込み成形装置
JPH0367606A (ja) 1989-08-07 1991-03-22 Toto Ltd 泥漿鋳込み成形型
US5120211A (en) * 1989-08-08 1992-06-09 Toto Ltd. Slip casting device
JPH03147804A (ja) 1989-11-06 1991-06-24 Toto Ltd 加圧鋳込み成形方法及び同装置
DE4206279C1 (pt) * 1992-02-28 1993-04-22 Erich Netzsch Gmbh & Co Holding Kg, 8672 Selb, De
US5299624A (en) 1992-08-06 1994-04-05 Kohler Co. Fluid assisted casting apparatus
HU212972B (en) 1994-06-29 1997-01-28 Laufen Keramik Holding Procedure and apparatus for moulding ceramic-parts from moulding-slag
DE19520234C1 (de) * 1995-06-01 1996-07-18 Netzsch Erich Holding Anlage zum Druckgießen keramischer Artikel
US5645863A (en) * 1995-06-02 1997-07-08 American Standard Inc. Equipment for unmolding sanitary ware
DE19725107C1 (de) 1997-06-13 1998-10-22 Thuringia Netzsch Feinkeramik Anlage zum Druckgießen keramischer Artikel
IT1304574B1 (it) 1998-11-06 2001-03-19 Sacmi Linea per il colaggio in pressione di articoli sanitari e relativostampo.

Also Published As

Publication number Publication date
DE60031153T2 (de) 2007-08-16
EP1232049B1 (en) 2006-10-04
WO2001036169A1 (en) 2001-05-25
EP1621305B1 (en) 2011-11-02
EP1232049A1 (en) 2002-08-21
CN100415471C (zh) 2008-09-03
EP1621305A2 (en) 2006-02-01
MXPA02004997A (es) 2002-09-18
CN1149136C (zh) 2004-05-12
US6779996B2 (en) 2004-08-24
EP1621305A3 (en) 2006-06-28
JP4566495B2 (ja) 2010-10-20
ES2273723T3 (es) 2007-05-16
US6428643B1 (en) 2002-08-06
US20020100536A1 (en) 2002-08-01
JP2003513833A (ja) 2003-04-15
DE60031153D1 (de) 2006-11-16
AU6799600A (en) 2001-05-30
CN1600513A (zh) 2005-03-30
BR0015686A (pt) 2002-08-06
CN1391510A (zh) 2003-01-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0015686B1 (pt) mÉtodo para moldar um acessàrio de encanamento tendo um vaso e um rebordo, e, aparelho de moldagem apropriado para moldar um vaso sanitÁrio tendo um vaso e um rebordo.
CA2022773C (en) Slip casting device
CA2022161C (en) Pressure slip casting apparatus for producing sanitary ware
EP2135722B1 (en) Method for demoulding ceramic products and apparatus for implementing the method.
CN112405788A (zh) 一种建筑垃圾再生利用成型装置的操作方法
US20030183985A1 (en) Ceramic casting apparatus and method
EP0411960A2 (en) Pressure slip casting apparatus for producing sanitary ware
US5645863A (en) Equipment for unmolding sanitary ware
JPH11300730A (ja) 鋳込成形機
CN212241470U (zh) 自动接坯装置和四开模注浆机
JPH11300718A (ja) 鋳込成形機
US9925689B2 (en) Machine for the production of ceramic products
US4268001A (en) Mold for casting ceramic materials
EP0002992B1 (fr) Dispositif et procédé pour le moulage d'articles sanitaires
GB2035189A (en) Slip casting ceramic tanks
JPH079606Y2 (ja) 泥漿鋳込み成形装置
KR910000880Y1 (ko) 고무 성형용 유압 프레스
SU1013284A1 (ru) Форма дл изготовлени изделий из бетонных смесей
CA1150038A (en) Casting installations
CN107738336A (zh) 坐便器妇洗器的模型及模型的使用方法
JPH03146313A (ja) 泥漿鋳込み成形体の孔埋め方法及び装置
JPH0369305A (ja) 泥漿鋳込み成形装置
JPH04335866A (ja) 豆腐切断移送方法及びその装置
JPH0369304A (ja) 泥漿鋳込み成形装置
PL157895B1 (en) Moulding sand mix compacting apparatus

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/08/2000, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B24C Patent annual fee: request for for restoration

Free format text: REFERENTE A 12A E 13A ANUIDADE(S), CONFORME ART. 87 DA LPI.

B24H Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi)
B24F Patent annual fee: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 24.8 NA RPI NO 2257 DE 08/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE AS 12A E 13A ANUIDADES.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2606 DE 15-12-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.