PT99615B - Processo para a preparacao de um cocatalisador de polimerizacao de propileno a base de silano e de monoeter - Google Patents

Processo para a preparacao de um cocatalisador de polimerizacao de propileno a base de silano e de monoeter Download PDF

Info

Publication number
PT99615B
PT99615B PT99615A PT9961591A PT99615B PT 99615 B PT99615 B PT 99615B PT 99615 A PT99615 A PT 99615A PT 9961591 A PT9961591 A PT 9961591A PT 99615 B PT99615 B PT 99615B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
silane
monoether
bond
bonds
carbon atoms
Prior art date
Application number
PT99615A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99615A (pt
Inventor
Laurent Duranel
Roger Spitz
Thierry Soto
Original Assignee
Appryl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Appryl filed Critical Appryl
Publication of PT99615A publication Critical patent/PT99615A/pt
Publication of PT99615B publication Critical patent/PT99615B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F10/00Homopolymers and copolymers of unsaturated aliphatic hydrocarbons having only one carbon-to-carbon double bond
    • C08F10/04Monomers containing three or four carbon atoms
    • C08F10/06Propene

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE UM COCATALISADOR DE POLIMERIZAÇÃO DE PROPILENO, Ã BASE DE SILANO E DE MONOÊTER
A presente invenção refere-se a um cocatalisador utilizado em associação com um componente catalítico na polimerização de propileno. Ao cocatalisador habitual à base de composto de alumínio associam-se, como doadores de electrões externos, uma mistura de pelo menos dois compostos orgânicos dos quais um é um silano que possui duas ligações Si-O-C e o outro é um composto que possui uma única ligação C-O-C e/ou uma única ligação Si-O-C.
De maneira conhecida, o sistema catalítico do tipo de catalisador de Ziegler-Natta é constituído por dois elementos indissociáveis: um componente catalítico à base de metal de transição e um cocatalisador geralmente à base de um composto de alumínio. Ao composto catalítico pode adicionar-se um doador de electrões, entre outros elementos.
As patentes de invenção europeias EP 45976 e EP 45977 descrevem sistemas catalíticos constituídos por um componente catalítico sólido à base de Ti, Mg e Cl e um cocatalisador formado por um composto de alumínio e por um silano que possui pelo menos uma ligação Si-0 ou Si-N. A prática mostra que todos os silanos que correspondem a esta definição não dão os resultados
I
-2Λ individuais pretendidos. Por exemplo, com certos silanos, a produtividade catalítica assim como a estereo--selectividade são pequenas ou mesmo muito más.
Entre a grande quantidade de silanos não aromáticos conhecidos, os que possuem duas ligações Si-O-C permitem obter bons resultados, isto é, originam uma aplicação industrial de polipropileno com elevada cristalinidade ou copolímeros de comportamento mecânico elevado, tais como os copolímeros estatísticos ou os copolímeros com elevada resistência aos choques.
A patente de invenção japonesa Ns 61-23802 descreve igualmente um catalisador de polimerização das olefinas, constituído por um componente catalítico a) que compreende cloreto de magnésio, um doador de electrões interno, um composto halogenado de titânio e por um cocatalisador b) que compreende um alquilalumínio, um éster de um ácido orgânico carboxílico e um silano, representando estes dois últimos doadores de electrões externos.
Finalmente, a patente de invenção japonesa Ns 60-11924 descreve um catalisador de polimerização de olefinas que compreende, por um lado, um componente catalítico a) que contém um composto de magnésio, um doador de electrões interno que pode ser um éter, um cloro-silano que serve igualmente como doador de electrões interno, um composto halogenado de titânio e, finalmente, um último doador de electrões interno sob a forma de
-3éster de ácido carboxílico e, por outro lado, um cocatalisadorv—— b) constituído por um alquilalumínio e por um alcoxi-silano como doador de electrões externo.
A vantagem da introdução de silano como agente doador de electrões externo nos sistemas catalíticos de Ziegler-Natta con-siste em aumentar a actividade e a produtividade destes sistemas. Pelo contrário, existe um inconveniente de ordem económica não desprezável, pois os silanos são produtos dispendiosos.
O objecto da presente invenção é constituído por uma combinação selectiva de dois doadores de electrões escolhidos, um deles, da família dos monoéteres e/ou dos silanos que possuem uma única ligação Si-O-C e o outro da família dos silanos não aromáticos que possuem duas ligações Si-O-C. Esta combinação é utilizada como agente doador de electrões externo em associação com um composto orgânico de alumínio utilizado como cocatalisador e um componente catalítico do sistema catalítico de polimerização de propileno.
Esta combinação selectiva permite substituir uma parte do silano que possui duas ligações Si-O-C utilizado habitualmente sozinho, por um monoéter e/ou um silano que possui uma única ligação Si-O-C. A consequência desta substituição é que, enquanto se diminuiu o preço do sistema catalítico, se conservam ou se melhoram as propriedades do sistema catalítico à base de si-4lano numa quantidade determinada para se obter um dado resultado. Além disso, uma tal mistura permite a diminuição do consumo do componente catalítico sólido para uma produção dada de uma instalação de polimerização por efeito do aumento da actividade catalítica.
Os efeitos desta combinação são inesperados por diversas razões. Uma das principais razões reside no facto de os monoéteres e os silanos utilizados individualmente ou sob a forma de misturas nao selectivas como agentes doadores de electrões externos em sistemas catalíticos para a polimerizaçao do propileno provocarem produtividades em polímero mais fracas do que quando estão combinados de acordo com a presente invenção. É inexplicável que a sinergia entre os compostos da escolha provoque uma melhor produtividade do sistema catalítico do que a obtida quando eles são utilizados individualmente.
Uma outra razão é devida ao índice de heptano (Hl). Este índice define a proporção de polímero insolúvel no heptano aquecido à ebulição. Mede-se por extracção da fracção solúvel em heptano à ebulição durante duas horas num aparelho do tipo de Kumagawa. O valor do Hl corresponde, no caso do homopolímero, à percentagem em massa de polímero isotáctico contido no polímero bruto. Sabe-se que, no caso da polimerização do propileno, a utilização de monoéter e/ou de silano que possui uma única ligação Si-O-C como doador de electrões externo origina a produção de
-5polímero com muito má isotacticidade com um valor de Hl excessivamente baixo. Pelo contrário, no caso em que se utiliza um único silano, este valor de Hl é correcto. Nestas condições, quando se associa, em doadores de electrões externos, um monoéter e/ou um silano que possui uma única ligação Si-O-C e um silano não aromático que possui duas ligações Si-O-C, este índice deveria diminuir em consequência disso; ora, verificou-se, pelo contrário, que o valor de Hl fica sensivelmente mantido ao nível do obtido com um polímero para o qual foi utilizado, no sistema catalítico, unicamente silano como doador de electrões externo.
Finalmente, o índice de fluidez (melt index: MI) do polímero final aumenta em função da proporção de monoéter e/ou de silano com uma função Si-O-C utilizado como doador de electrões externo no sistema catalítico. Sendo superior ao obtido com um polímero para o qual se utilizou apenas o silano como doador de electrões externo no sistema catalítico, o MI fica compreendido dentro do intervalo dos valores habituais recomendados comercialmente ; da ordem de 1 a 40. O MI é medido de acordo com a norma ASTM D 1238, método L.
A consequência deste aumento do valor de MI traduz-se, no quadro da polimerização, pela diminuição do consumo de hidrogénio, utilizado geralmente como agente de transferência. Este elemento não é desprezável no plano tecnológico e/ou no plano económico.
i .
: -6De acordo com a presente invenção, o monoéter e/ou o silano aromático que possui uma única ligaçao Si-O-C é associado com o silano não aromático que compreende duas ligações Si-O-C em percentagens molares respectivas compreendidas entre 80 e um valor maior do que 0 para 20 e menos de 100. Muito embora seja possível utilizar menos de 5% em moles de monoéter e/ou de silano que possui uma ligação Si-O-C e os efeitos da mistura com o silano que possui duas ligações Si-O-C sejam ainda sensíveis sobre a polimerização e sobre os polímeros, o interesse económico já não é justificado e também se recomenda a associação molar de 80 a 5 partes de monoéter e/ou de silano que possui uma ligação Si-O-C para 20 a 95 partes de silano que possui duas ligações Si-O-C e, mais particularmente, respectivamente, de 75 a 30 para 25 a 70. A associação de monoéter e/ou de silano com uma ligação Si-O-C com um silano não aromático que possui duas ligações Si—O—C é realizada como doador de electrões externo nas condições e nas quantidades habituais para a utilização de um doador de electrões externo. A quantidade global da associação de monoéter e/ou de silano com uma ligação Si-O-C e de silano com duas ligações Si-O-C é definida pela relação molar entre o monoéter e/ou o silano com uma ligação Si-O-C + silano com duas funções Si-O-C e o alumínio do cocatalisador compreendida entre 0,2 e 0,005 e, melhor, entre 0,1 e 0,01.
O monoéter utilizado de acordo com a presente invenção pode ser representado pela fórmula geral
-Ί-
na qual os símbolos R1 e R representam radicais hidrocarbonados lineares ou ramificados, de preferência saturados, iguais ou diferentes, que contêm entre um e doze átomos de carbono e, de preferência, um a seis átomos de carbono.
O monoéter pode igualmente ser cíclico, formando o oxigénio um ciclo que compreende pelo menos quatro átomos de carbono e, no máximo, doze átomos de carbono; não se exclui que certos átomos de carbono do ciclo sejam ligados a radicais hidrocarbonados substituintes, não ultrapassando neste caso dezasseis o número de átomos de carbono total do éter cíclico. Na família dos monoéteres, podem citar-se o éter dietílico, éter di-n-propílico, éter di-isopropílico, éter di-isobutílico, éter di-isoamílico, éter metil-etílico, éter metil-propílico, éter metil-isopropílico, éter metil-n-butílico, éter metil-isobutílico, éter metil-tércio butílico, éter etil-n-propílico, éter etil-isopropílico, éter etil-n-butílico, éter etil-isobutílico, éter etil-tércio butílico, tetra-hidrofurano, metil-2-tetra-hidrofurano, tetra-hidropirano, metil-3-tetra-hidropirano, éter di-n-octílico, éter difenílico e o éter di-iso-octílico.
O silano que possui uma única ligação Si-O-C utilizado de acordo com a presente invenção pode ser representado pela fór-8-
mula geral
R2R3Si-O-R, na qual os símbolos R^, R2 e R^ representam radicais hidrocarbonados lineares ou ramificados, saturados ou não saturados, iguais ou diferentes, que contêm um até doze átomos de carbono; e o símbolo R representa um radical metilo ou etilo.
Entre estes silanos, podem citar-se: trimetil-metoxi-silano, trimetil-propoxi-silano, trimetil-t-butoxi-silano, trimetil-etoxi-silano, difenil-metil-etoxi-silano, difenil-vinil-etoxi-silano, dimetil-vinil-etoxi-silano, trifenil-metoxi-silano, difenil-tércio butil-metoxi-silano.
O silano não aromático que possui duas ligações Si-O-C utilizado de acordo com a presente invenção pode ser representado pela fórmula geral r1r2sí(or)2 na qual os símbolos R^ e R2 representam radicais hidrocarbonados lineares ou ramificados, saturados e que não possuem hetero-átomos, iguais ou diferentes, que contêm entre um e doze átomos de carbono, e o símbolo R repre-9senta o radical metilo ou etilo.
Entre estes silanos, podem mencionar-se di-n-propil-dimetoxi-silano, dí-n-propil-dietoxi-silano, di-n-butil-dimetoxi-silano, di-n-butil-dietoxi-silano, di-isopropil-dimetoxi-silano, di-isopropil-dietoxi-silano, di-isoamil-dimetoxi-silano, di-isoamil-dietoxi-silano, di-iso-octil-dimetoxi-silano, di-iso-octil-dietoxi-silano, isopropilmetil-dimetoxi-silano, isopropil-isobutil-dimetoxi-silano, iso-octil-metil-dimetoxi-silano, iso-hexil-metil-dietoxi-silano, ciclo-hexil-metil-dimetoxi-silano e norbornil-metil-dimetoxi-silano.
De acordo com a presente invenção, o monoéter e/ou o silano com uma ligação Si-O-C e o silano com duas ligações Si-O-C são associados no sistema catalítico com o componente catalítico e com o cocatalisador como doadores de electrões externos o mais tardar no início da reacção de polimerização. Em qualquer hipótese, o monoéter não deve ser posto em contacto com o componente catalítico sem a presença do cocatalisador no meio. De maneira preferencial, sabendo-se que geralmente os doadores de electrões formam com este último um complexo de associação, recomenda-se que, previamente à colocação em contacto do cocatalisador com o componente catalítico, se forme o complexo por mistura do cocatalisador com os doadores de electrões externos previamente misturados entre si ou nao.
-10O cocatalisador é conhecido desde há muito tempo. É habitualmente escolhido entre os compostos de organo-alumínio, tais como aluminoxanos, alumino-siloxanos, compostos que compreendem ligações de fórmula geral Al-R-Al na qual o símbolo R representa um grupo alquilo ou um grupo de fórmula geral
A1X R' , na qual o símbolo X representa um átomo de cloro ou um q s grupo de fórmula geral OR 1 , na qual o símbolo R' representa um radical alquilo em a C^g e, de preferência, em a C^» enquanto os símbolos q e s representam números tais que 1 < s <3, 0<q<2, sendo q + s = 3. A título de exemplo, podem citar-se os compostos de fórmulas A1(C2H5)3, AlíC^Hg^Cl, Al(C4Hg)3, A12(C2H5)3C13, A1(C6H13)3, Al(CgH17)3 e AI ( ) 2 (OC^ ) .
O composto catalítico é também em si conhecido. Trata-se, em geral, de um composto sólido que compreende pelo menos um composto de titânio e um doador de electrões internos suportados sobre um halogeneto de magnésio, geralmente MgCl2, sob a forma activa. Na patente de invenção britânica Ns 1 559 194 e na patente de invenção belga Na 868 682, descrevem-se exemplos destes componentes. Os componentes catalíticos utilizáveis de acordo com a presente invenção podem conter qualquer doador de electrões conhecido; no entanto, preferem-se os componentes catalíticos nos quais o doador de electrões interno é um éster, escolhido de entre os compostos dos seguintes grupos;
monoésteres e poliésteres de ácidos policarboxílicos in-11 / saturados nos quais os dois agrupamentos carboxi estão ligados por uma ligação dupla na posição vizinha e nos quais pelo menos um dos radicais hidrocarbonados representados pelo símbolo dos agrupamentos de fórmula geral COOR4 representa um radical ramificado saturado ou insaturado que possui entre três e vinte átomos de carbono ou um radical arilo ou arilalquilo que possui entre seis e vinte átomos de carbono;
monoésteres e diésteres dos ácidos dicarboxílicos aromáticos que possuem os agrupamentos COOH na posição orto, nos quais o radical hidrocarbonado do agrupamento COOR contém entre um e vinte átomos de carbono;
monoésteres e poliésteres de compostos hidroxilados aromáticos que possuem pelo menos dois agrupamentos hidroxilo na posição orto;
ésteres dos ácidos hidroxilados aromáticos nos quais pelo menos um agrupamento hidroxilo está na posição orto em relação ao agrupamento carboxilo.
De entre estes ésteres, os compostos preferidos são os ésteres dos ácidos maleico, fumárico, benzóico, metacrílico e, mais partieularmente, do ácido ftálico.
-12O componente catalítico e o cocatalisador são associados para a polimerização de propileno em proporções tais que a relação molar de alumínio contido no cocatalisador para o titânio do referido componente está compreendida entre 0,5 e 2 000 e, de preferência, entre 1 e 1 000.
O objecto da presente invenção aplica-se ã polimerização de propileno. Entende-se igualmente por polimerização de propileno a copolimerizaçao de propileno com etileno ou com uma alfa-olefina em a e, mais partieularmente, em a Οθ, na medida em que o propileno represente pelo menos 75% em moles da totalidade dos monómeros utilizados no caso de copolímeros sequenciados em elevados teores.
A polimerização ou a copolimerizaçao do propileno por meio do sistema catalítico anteriormente definido pode ser realizada em solução ou em suspensão num meio líquido inerte e, nomeadamente, num hidrocarboneto alifático tal como n-heptano, n-hexano, iso-hexano, isobutano ou ainda em massa em pelo menos uma das olefinas a polimerizar conservada no estado líquido ou hipererítico.
As condições operatórias, nomeadamente as temperaturas, as pressões, a quantidade de sistema catalítico, para estas polimerizações em fase líquida, são as habitualmente propostas para casos semelhantes que utilizam sistemas catalíticos conven-13cionais do tipo de Ziegler-Natta
Por exemplo, para uma polimerização realizada em suspensão ou em solução num meio líquido inerte, pode operar-se a temperaturas que vão até 250° C e sob pressões que vão desde a pressão atmosférica até 250 bar. No caso de uma polimerização em meio de propileno líquido, as temperaturas podem ir até à temperatura crítica e as pressões podem estar compreendidas entre a pressão atmosférica e a pressão crítica.
O sistema catalítico obtido por associação do componente catalítico, do composto orgânico de alumínio e da combinação selectiva do doador de electrões externo tal como se definiu antes, pode ser ainda utilizado para a polimerização em fase gasosa de propileno e das suas misturas com pelo menos uma das outras olefinas que acabam de ser citadas. Em particular, pode polimerizar-se em fase gasosa, fazendo contactar com o referido sistema catalítico uma mistura de propileno e de uma ou mais olefinas em C2 a 2t tais como etileno, buteno—1, hexeno-1, 4-metil-penteno-1 e octeno-1, qua contém, quando está em contacto com o sistema catalício, uma proporção molar de comonómetro em C2 a 2 compreendida entre 0,1 e 25% e, de preferência, entre 1 e 20%.
A polimerização em fase gasosa da olefina ou das olefinas em contacto com o sistema catalítico pode efectuar-se em qual-1 4quer reactor que permita a polimerizaçao em fase gasosa e, em particular, um reactor de leito agitado e/ou de leito fluidizado. As condições de realização da polimerizaçao em fase gasosa, nomeadamente a temperatura, a pressão, a injecção da olefina ou das olefinas no reactor com leito agitado e/ou com leito fluidizado, o controlo da temperatura e da pressão de polimerizaçao, são análogas às propostas na técnica anterior para a polimerização em fase gasosa de olefinas. Geralmente, opera-se a uma temperatura inferior ao ponto de fusão, Tf, do polímero ou do copolímero a sintetizar e, mais particularmente, compreendida entre +20°C e (Tf -5)° C e sob uma pressão tal que a olefina ou as olefinas e, eventualmente, os outros monómeros hidrocarbonados presentes no reactor se encontrem essencialmente em fase de vapor .
A polimerizaçao em solução, em suspensão, em massa ou em fase gasosa pode realizar-se na presença de um agente de transferência de cadeias, de maneira a controlar o índice de fusão do polímero ou do copolímero a produzir. O agente de transferência de cadeias preferido é o hidrogénio, que se utiliza numa quantidade que pode ir até 90% e que, de preferência, está compreendida entre 0,1 e 60% do volume do conjunto das olefinas e do hidrogénio alimentado ao reactor.
sistema catalítico pode igualmente ser utilizado na preparação de um pré-polímero activo. O referido pré-polímero
-15activo e obtido fazendo contactar o propileno ou uma das suas misturas como as citadas antes com o sistema catalítico, em proporções tais que a olefina ou as olefinas constituam 2 a 500 gramas e, de preferência, 2 a 200 gramas por grama do componente catalítico do sistema catalítico.
Os Exemplos seguintes ilustram a invenção sem, no entanto, a limitarem.
EXEMPLO
Num reactor de aço inoxidável de 8 litros, purgado com azoto, introduzem-se 2,5 litros medidos nas condições normais de hidrogénio e 6 litros de propileno líquido.
A 20 ml de uma solução de trietil-alumínio (TEA) em heptano, com a concentração de 3 moles por litro, adiciona-se uma mistura de silano com duas funções Si-O-C-monoéter (E^) ou de siiano com uma única função Si-O-C com a proporção molar
TEA/(E^ + E2) pretendida. Deixa-se a mistura assim preparada sob agitação â temperatura ambiente durante dez minutos; em seguida, injecta-se no reactor. Deixa-se contactar à temperatura ambiente sob agitaçao durante dez minutos.
Injectam-se 70 miligramas de um componente catalítico que
-1 6-
compreende Mg, Cl, Ti e ftalato de dibutilo obtido de maneira conhecida por impregnação de cloreto de magnésio activado por moagem com ftalato de dibutilo e depois com TiCl^, sendo as percentagens em peso de Ti, Mg e Cl respectivamente iguais a 3, 16 e 56%, sob a forma de suspensão em 10 ml de heptano.
Faz-se subir a temperatura até 70°C durante dez minutos e deixa-se que a reacção se realize durante uma hora. Em seguida, baixa-se a temperatura até à temperatura ambiente desgasificando o reactor.
As outras condiçoes que falta referir e os resultados obtidos estão indicados no Quadro seguinte, sendo os ensaios 16 a 25 e 32 a 34 dados a título comparativo.
I- Η 2 Ο Ο Ο 00 (Ί V ΙΓΙ Ο Ο ΙΟ V ΙΠ οΟτ-’ΤΟΦΓ'Οΐη Γ'ΙΌΓ'Οοαοσιιηιη’ί’Τ’τιηΐχι τ- «- <- <Ν
ΙΗ I LntNfNininooovo oo ο <— LDLnooor^o^rr-r-o φφφφ>φιωγ^ <ο γ-* r* ko m γ- r* > r** φ ιπ m 0404040404040404 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 Γ”-
0. οοοοοοοο ο oo ooooo oooo o oooooooo ο ο σ> η cm co oo o oooo o OT-coo^r^oor^mco^coococNCNOr-r^om Ο’ϊ’Γ^ιηΓ'-ιηηΓΜ m m σ\ o oo o m o oo co r- (Ί(Ν--(Ί(Ν(Ί(Ν(Ί CN (N (Ί t— t- t— t- t— CN t— t— t—
CN W ι—1 + ω~ OOOOOOOO O OO OOOlDlD OOOO O N (N M CN T- r- t— τ-,-r-T- CO CO τ— CO CO t— r-
σι 4) § « <#> OOOOOOOO OOOOOOOOOOOOO
CN W < ω ω ω ω ω ω u wmw WWQE-cE-iE-iE-iE-cWE-cE-tWE-cE-iE-i 1 1 1 £ QQWWS222 O22E-i222 g
cawwMwwwcn www wwwcnwwwcnw 22222222 2 2 2 222222222 QQQQQQOQQQQQQQQQQQQQ l 22222222 PQ PQ PQ 22222222® uuuuuuuu qqquuuuuuuuQ
Ensaio T-CNC^VlflCOr·'® (Τι O r— CN CO N* LT) CD Γ-' CO O O r-
ΜΙ -- innnin>(?i\£)wcoir) inor^ Ί· Lfl Γ' r— ΓΝ τ—
ΙΗ ο ο u> ο ui r- οο η ο ο ο οο m ο co μ ί» ιη ιχ> <ο ιη νο γί <ο ο ιο Γ'- ιο γ— ο ο σι σι σι οι γ~~ ιχ> >
ο. οοοοοο ο ο ο ο ο οο οοοοοοοοοο οοο γπγμγ'ΟΟογ^οο'^ρο ο ιη ο 1/1 ω ΙΟ rn (Μ (Μ ,— CN Τ— r- ΙΟ C0 (Ν /Ν (Ν (Ν (Μ (Ν ,— ,— ,—
Α1 Ε1 + Ε2 οοοοοοοοοο οοο «— r-^T-r-T- τ— (Ν CM (Ν Τ- (Μ <Ν
—σι- ω 0 ™ ε « e ω § ·Ό <#> οοοοοο οοοο ο οο ο ο ο ο m r~ <η η r- r» ο οο
(Ν W WWW ω < ω w ε ε ε w w ω έ ww hHfflfflSSSSSH gsw ffiQHHftCMfcSSS Λ S S HWSWQQ QHE-tH Q E-< F-»
Τ“ W w w ω ω w w s ε ε ε ε ε 1 1 1 1 Q Q Q Q Q Q 1 1 1 s ε m ε ε ε OU Q Ο Ο Ο
Ensaio (ΝπττιηοΓ'ΟσιΟτ- cm η ό· CN (Ν ΓΊ ΓΜ ΓΜ ΓΜ Ν ΓΊ Π 1*1 (*) (*)(*!
-19CMDMS
DBDMS
DEE
EDIA
THF
MTBE
ETBE
DPMMS
TMMS
TMES
P = ciclo-hexil-metil-dimetoxi-silano,
= di-isobutil-dimetoxi-silano, = éter dietílico, = éter di-isoamílico, = tetra-hidrofurano, = éter metil-tércio butílico, = éter etil-tércio butílico, = difenil-metil-metoxi-silano, = trimetil-metoxi-silano, = trimetil-etoxi-silano, = produtividade em gramas de polímero por grama de catalisador .

Claims (5)

1.- Processo para a preparação de um. cocatalisador ã base de um composto orgânico de alumínio e de um doador externo de electrões utiliz.ado, no sistema catalítico para a po limeriz-ação do propileno ou a sua copolimerização com o etile no ou com uma alfa-olefina de a em associação com um componente catalítico que compreende pelo menos um composto de titânio e um doador de electrões interno suportados sobre um halogeneto de magnésio, caracterizado pelo facto de o doador de electrões externo ser constituído pela associação de um silano não aromático que possui duas ligações Si-O-C e um monoéter e/ou um silano que possui uma única ligação Si-O-C, sendo o monoéter e/ou o silano que possui uma única ligação Si-O-C associados com o silano que possui duas ligações Si-O-C nas proporções molares de 80 a 5 partes em moles de monoéter e/ou de silano que possui uma única ligação Si-O-C para 20 a 95 partes em moles de silano que possui duas ligações
Si-O-C.
2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a proporção molar de monoéter e/ou silano que possui uma única ligação Si-O-C + silano que possui duas ligações Si-O-C para o alumínio do cocatalisador estar compreendida entre 0,2 e 0,005.
3. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindi cações 1 e 2, caracterizado pelo factode se escolher o monoéter entre os produtos de fórmula geral ROR” na qual os símbolos R' e R representam radicais hidrocarbonados lineares ou ramificados, iguais ou diferen tes, que contêm 1 a 10 átomos de carbono, ou ainda radicais cíclicos, formando o oxigénio um ciclo que compreende pelo menos 4 átomos de carbono e, no máximo, 12 átomos de carbono.
4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o silano que possui uma única ligação Si-O-C ser escolhido entre os compostos de fórmula geral
Si—0—R na qual os símbolos R^, R2 e R^ representam radicais hidro carbonados lineares ou ramificados, saturados ou não saturados, iguais ou diferentes, que contêm 1 a 12 átomos de carbono; e o símbolo R representa um radical metilo ou etilo.
5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de o silano que possui duas ligações Si-O-C ser escolhido entre os compostos de la geral
R1R2Si(OR) 2 na qual os símbolos e R2 representam radicais hidrocarbonados lineares ou ramificados, saturados e que não possuem heteroátomos, iguais ou diferentes, e que contêm 1 a 12 átomos de carbono; e o símbolo R representa um radical metilo ou etilo.
ζ Processo de acordo com uma qualquer das raivindi cações 1 a 5, caracterizado pelo facto de o cocatalisador ser associado com um componente catalítico que compreende um éster que actua como doador de electrões interno.
PT99615A 1990-11-27 1991-11-26 Processo para a preparacao de um cocatalisador de polimerizacao de propileno a base de silano e de monoeter PT99615B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9014800A FR2669639A1 (fr) 1990-11-27 1990-11-27 Cocatalyseur de polymerisation du propylene a base de silane et de monoether.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99615A PT99615A (pt) 1992-10-30
PT99615B true PT99615B (pt) 1999-05-31

Family

ID=9402630

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99615A PT99615B (pt) 1990-11-27 1991-11-26 Processo para a preparacao de um cocatalisador de polimerizacao de propileno a base de silano e de monoeter

Country Status (12)

Country Link
US (1) US5192732A (pt)
EP (1) EP0491584B1 (pt)
JP (1) JPH0721006B2 (pt)
CN (1) CN1033511C (pt)
AT (1) ATE114675T1 (pt)
CA (1) CA2056180C (pt)
DE (1) DE69105471T2 (pt)
ES (1) ES2064959T3 (pt)
FI (1) FI101800B1 (pt)
FR (1) FR2669639A1 (pt)
NO (1) NO178436C (pt)
PT (1) PT99615B (pt)

Families Citing this family (41)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5891817A (en) * 1992-06-08 1999-04-06 Fina Technology, Inc. Electron donors for improved olefin polymerization
US6410663B2 (en) 1992-06-08 2002-06-25 Fina Technology, Inc. Electron donors in a Ziegler-Natta catalyst for the production of high melt flow copolymers
JPH08504446A (ja) * 1992-09-25 1996-05-14 シェル・オイル・カンパニー α−オレフィンの重合方法
US5414063A (en) * 1993-03-30 1995-05-09 Huntsman Polypropylene Corporation Process for the production of polypropylene
US6133385A (en) * 1994-04-06 2000-10-17 Fina Technology, Inc. Catalyst systems for improved stereoselectivity and broader molecular weight distribution in polymerization of olefins
US5767034A (en) * 1996-05-31 1998-06-16 Intevep, S.A. Olefin polymerization catalyst with additive comprising aluminum-silicon composition, calixarene derivatives or cyclodextrin derivatives
JP3418516B2 (ja) * 1996-12-25 2003-06-23 東燃ゼネラル石油株式会社 α‐オレフィン重合用触媒
WO1998045338A1 (en) * 1997-04-07 1998-10-15 Engelhard Corporation Modification of polymer molecular weight distribution by using mixed silane systems in high activity polymerization catalysts
KR100334167B1 (ko) * 1997-05-08 2002-11-22 삼성종합화학주식회사 알파-올레핀중합방법
KR100416181B1 (ko) * 1997-05-08 2004-05-24 삼성아토피나주식회사 올레핀 중합 및 공중합 방법
US6160064A (en) * 1997-06-14 2000-12-12 The Board Of Trustees Of The Leland Stanford Junior University Ethylene enhancement of processes for synthesis of high melting theromoplastic elastomeric α-olefin polymers (PRE/EPE effects)
WO1999035171A1 (en) * 1998-01-09 1999-07-15 The Board Of Trustees Of The Leland Stanford Jr. University High-melting polyolefin copolymer elastomers, catalysts and methods of synthesis
KR100334163B1 (ko) * 1998-12-04 2002-10-25 삼성종합화학주식회사 올레핀중합또는공중합방법
JP2000336112A (ja) * 1999-06-01 2000-12-05 Idemitsu Petrochem Co Ltd 有機ケイ素化合物、オレフィン重合体製造用触媒およびオレフィン重合体の製造方法
JP2001040027A (ja) * 1999-08-03 2001-02-13 Japan Polychem Corp オレフィン重合用触媒
JP2001040026A (ja) * 1999-08-03 2001-02-13 Japan Polychem Corp オレフィン重合用触媒
AU2003245297A1 (en) * 2002-06-14 2003-12-31 Union Carbide Chemicals And Plastics Technology Corporation ; Catalyst composition and polymerization process using mixtures of electron donors
DE602004024994D1 (de) * 2003-06-24 2010-02-25 Union Carbide Chem Plastic Katalysatorzusammensetzung und Polymerisationsverfahren mit einer Mischung von Silane Elektrondonoren
US7491670B2 (en) 2003-09-23 2009-02-17 Dow Global Technologies Inc. Self limiting catalyst composition and propylene polymerization process
WO2005035596A1 (en) 2003-09-23 2005-04-21 Dow Global Technologies Inc. Catalyst composition with monocarboxylic acid ester internal donor and propylene polymerization process
US20060223956A1 (en) * 2003-09-23 2006-10-05 Linfeng Chen Catalyst composition with mixed sca and propylene polymerization process
KR101146472B1 (ko) * 2003-09-23 2012-05-21 유니온 카바이드 케미칼즈 앤드 플라스틱스 테크날러지 엘엘씨 모노카르복실산 에스테르 내부 공여체를 갖는 자가-소멸촉매 조성물 및 프로필렌 중합 방법
CN1856512B (zh) * 2003-09-23 2010-06-02 陶氏环球技术公司 含有二羧酸酯内部给体的自限制催化剂组合物和丙烯聚合方法
JP5576281B2 (ja) 2007-08-24 2014-08-20 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー 制御されたアルミニウム対sca比を有する自己制御触媒系および方法
US20100210798A1 (en) * 2007-08-29 2010-08-19 Basell Poliolefine Italia S.R.L. Catalyst for the polymerization of olefins
ES2674584T3 (es) 2008-08-21 2018-07-02 W.R. Grace & Co. - Conn. Copolímero de impacto de propileno con alto índice de fusión y su método correspondiente
RU2486208C2 (ru) 2008-08-21 2013-06-27 ДАУ ГЛОБАЛ ТЕКНОЛОДЖИЗ ЭлЭлСи Композиция катализатора со смешанным агентом, регулирующим селективность, и способ полимеризации, использующий ее
CN102746425B (zh) 2011-04-22 2014-04-02 中国石油天然气股份有限公司 一种含噻吩基取代硅烷的烯烃聚合反应催化剂
CN103819599B (zh) * 2012-11-16 2016-08-10 中国石油天然气股份有限公司 一种高性能薄膜用聚丙烯树脂及其制备方法
US10723824B2 (en) 2014-02-07 2020-07-28 Eastman Chemical Company Adhesives comprising amorphous propylene-ethylene copolymers
US10647795B2 (en) 2014-02-07 2020-05-12 Eastman Chemical Company Adhesive composition comprising amorphous propylene-ethylene copolymer and polyolefins
US10308740B2 (en) 2014-02-07 2019-06-04 Eastman Chemical Company Amorphous propylene-ethylene copolymers
US10696765B2 (en) 2014-02-07 2020-06-30 Eastman Chemical Company Adhesive composition comprising amorphous propylene-ethylene copolymer and propylene polymer
US9428598B2 (en) 2014-02-07 2016-08-30 Eastman Chemical Company Amorphous propylene-ethylene copolymers
US11267916B2 (en) 2014-02-07 2022-03-08 Eastman Chemical Company Adhesive composition comprising amorphous propylene-ethylene copolymer and polyolefins
US10759883B2 (en) 2015-08-07 2020-09-01 Sabin Global Technologies B.V. Process for the polymerization of olefins
US10745499B2 (en) * 2015-08-07 2020-08-18 Sabic Global Technologies B.V. Process for the polymerization of olefins
US10696756B2 (en) 2015-08-07 2020-06-30 Sabic Global Technologies B.V. Process for the polymerization of olefins
RU2692246C1 (ru) * 2017-06-15 2019-06-24 Индийская Нефтяная Корпорация Лимитэд Внешний донор для полимеризации олефинов
TW202322824A (zh) 2020-02-18 2023-06-16 美商基利科學股份有限公司 抗病毒化合物
CA3216162A1 (en) 2021-04-16 2022-10-20 Gilead Sciences, Inc. Methods of preparing carbanucleosides using amides

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5082907A (en) * 1990-10-18 1992-01-21 Shell Oil Company Olefin polymerization catalyst
US5066737A (en) * 1990-10-22 1991-11-19 Shell Oil Company Olefin polymerization catalyst
US5077357A (en) * 1990-10-22 1991-12-31 Shell Oil Company Olefin polymerization catalyst
US4829038A (en) * 1986-06-17 1989-05-09 Amoco Corporation Alpha-olefin polymerization catalyst system including an advantageous modifier component
US4814314A (en) * 1986-09-26 1989-03-21 Mitsubishi Petrochemical Company Limited Catalyst for olefin polymerization
DE3633131A1 (de) * 1986-09-30 1988-03-31 Basf Ag Verfahren zum herstellen von ethen-alpha-mono-olefin-copolymerisaten durch copolymerisation mittels eines ziegler-katalysatorsystems
DE3819577A1 (de) * 1988-06-09 1989-12-14 Hoechst Ag Verfahren zur herstellung eines polypropylens
FR2640273B1 (fr) * 1988-12-14 1992-09-04 Atochem Procede de polymerisation en phase gazeuse de l'ethylene permettant la fabrication de polyethylene lineaire de distribution etroite de masse moleculaire
JPH072799B2 (ja) * 1988-12-16 1995-01-18 住友化学工業株式会社 高立体規則性a―オレフィン重合体の製造方法
CA2011188C (en) * 1989-03-02 2000-01-18 Naoshi Ishimaru Process for polymerizing olefins and catalyst for polymerizing olefins

Also Published As

Publication number Publication date
CN1033511C (zh) 1996-12-11
NO178436C (no) 1996-03-27
FI101800B (fi) 1998-08-31
CA2056180A1 (fr) 1992-05-28
EP0491584A3 (fr) 1992-07-22
ES2064959T3 (es) 1995-02-01
FI915563A (fi) 1992-05-28
NO914332L (no) 1992-05-29
DE69105471T2 (de) 1995-06-01
PT99615A (pt) 1992-10-30
JPH06100612A (ja) 1994-04-12
EP0491584A2 (fr) 1992-06-24
FR2669639A1 (fr) 1992-05-29
FI915563A0 (fi) 1991-11-26
NO914332D0 (no) 1991-11-05
US5192732A (en) 1993-03-09
ATE114675T1 (de) 1994-12-15
EP0491584B1 (fr) 1994-11-30
JPH0721006B2 (ja) 1995-03-08
NO178436B (no) 1995-12-18
CA2056180C (fr) 1996-06-04
FI101800B1 (fi) 1998-08-31
DE69105471D1 (de) 1995-01-12
CN1062147A (zh) 1992-06-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT99615B (pt) Processo para a preparacao de um cocatalisador de polimerizacao de propileno a base de silano e de monoeter
EP0291958B1 (en) Process for producing stereoregular polymers having a narrow molecular weight distribution
EP0168129B1 (en) Polypropylene composition
KR930019703A (ko) 올레핀의 기체상 중합 방법
PT100312B (pt) Componentes de catalisadores para a polimerizacao de olefinas
JPH0782437A (ja) 剛性および衝撃強度の高度のバランスを有するポリオレフィン組成物
JPH062772B2 (ja) オレフイン重合用触媒成分の製造方法
JPS58157839A (ja) 耐衝撃性ポリオレフイン樹脂組成物
US5227438A (en) Process for the slowdown or termination of polymerization
PT100311B (pt) Componentes de catalisadores para a polimerizacao de olefinas
JPS6137802A (ja) オレフイン重合用触媒成分
CA1243657A (en) Catalyst component for polymerization of olefins
RO110504B1 (ro) Compozitie cocatalitica si sistem catalitic pentru polimerizarea olefinelor si procedeu de polimerizare a olefinelor, in prezenta acestui sistem catalitic
JP3489889B2 (ja) オレフィン重合用固体触媒成分の製造方法、オレフィン重合用触媒及びオレフィン重合体の製造方法
CA1339025C (en) Block copolymer of propylene and a process for the production thereof
KR0137775B1 (ko) 알파-올레핀의 입체특이적 중합법과 중합용 촉매
EP0565173B1 (en) Process for preparing polyolefins with broad molecular-weight distribution
JPS5968308A (ja) 1−アルケンの重合方法
JPS61287908A (ja) α−オレフイン重合用触媒成分の製造法
KR100687062B1 (ko) 넓은 분자량 분포를 갖는 프로필렌 중합체 제조방법
KR20010080614A (ko) 에틸렌/프로필렌과 고급 올레핀의 공중합체 중합
JPS61287906A (ja) α−オレフイン重合用触媒成分の製造法
KR940014462A (ko) 넓은 분자량 분포를 갖는 에틸렌(공) 중합체의 제조방법
JPS60152511A (ja) α−オレフインの重合法
JPH04264108A (ja) α−オレフィンの重合方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920601

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990202

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20080804