PT986352E - Composições de resinas halogenadas. - Google Patents
Composições de resinas halogenadas. Download PDFInfo
- Publication number
- PT986352E PT986352E PT98922469T PT98922469T PT986352E PT 986352 E PT986352 E PT 986352E PT 98922469 T PT98922469 T PT 98922469T PT 98922469 T PT98922469 T PT 98922469T PT 986352 E PT986352 E PT 986352E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- group
- halogen
- halogenated
- alkyl
- resin
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C08—ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
- C08G—MACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
- C08G77/00—Macromolecular compounds obtained by reactions forming a linkage containing silicon with or without sulfur, nitrogen, oxygen or carbon in the main chain of the macromolecule
- C08G77/42—Block-or graft-polymers containing polysiloxane sequences
- C08G77/442—Block-or graft-polymers containing polysiloxane sequences containing vinyl polymer sequences
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C08—ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
- C08G—MACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
- C08G77/00—Macromolecular compounds obtained by reactions forming a linkage containing silicon with or without sulfur, nitrogen, oxygen or carbon in the main chain of the macromolecule
- C08G77/42—Block-or graft-polymers containing polysiloxane sequences
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Polymers & Plastics (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Paints Or Removers (AREA)
- Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
- Silicon Polymers (AREA)
- Epoxy Resins (AREA)
Description
1
DESCRIÇÃO "COMPOSIÇÕES DE RESINAS HALOGENADAS"
Campo da Invenção:
Esta invenção refere-se a composições de resinas halogenadas e métodos para produzir as mesmas, de modo mais particular, a composições de resinas de polisiloxano halogenadas formadas sem a utilização de ácidos halogéneos, que têm propriedades melhoradas de resistência à luz ultravioleta, ao tempo, química, corrosiva e à abrasão, resistência ao fogo, hidrofobicidade, e adesão ao substrato.
Antecedentes da Invenção:
As composições de resinas halogenadas são úteis na formação de uma variedade de produtos tais como revestimentos protectores, estruturas mecânicas e semelhantes devido às excelentes propriedades físicas de resistência química, corrosiva, de tempo e ultravioleta que tais composições fornecem. As composições de resinas halogenadas que são preparadas utilizando polímeros contendo silicone fornecem um aumento de propriedades físicas de flexibilidade e resistência ao impacto a produtos formados a partir das mesmas, que são de modo especialmente desejado em aplicações onde o substrato ou a estrutura sejam sujeitos a algum grau de movimento ou flexibilidade, ou são sujeitos a algum grau de impacto.
As composições de resinas halogenadas são de modo convencional preparadas colocando um polímero designado, tal como um polímero contendo silicone, a reagir com um 2 ácido halogéneo. 0 ácido halogéneo que é seleccionado, e.g., ácido hidrofluórico, hidroclórico ou hidrobrómico, dita qual das propriedades acima descritas será melhorada. 0 ácido halogéneo reage com o polímero designado, causando a introdução de um ou mais grupos halogéneo no polímero desejado, formando assim uma composição halogenada tendo uma ou mais propriedades melhoradas.
Os ácidos halogéneos são conhecidos por serem altamente corrosivos e tóxicos e, desse modo, a utilização destes ácidos para preparar composições halogenadas apresenta a possibilidade de sério perigo para a saúde e danos ambientais a menos que se tomem precauções especiais. Além de possíveis riscos para a saúde e exposição ambiental, os passos adicionais e equipamento necessários para garantir a segurança no manuseamento de tais químicos durante o processo de produção aumentam tanto o custo do processo e o produto resultante, como o tempo necessário para fazer o produto.
As composições de resinas halogenadas convencionais são úteis, por exemplo, como revestimentos protectores em tais substratos como metal, vidro e semelhantes para fornecer um grau aumentado de protecção química e ao tempo. Tais composições de resinas halogenadas são de modo típico aplicadas em spray ao substrato, e são primeiro diluídas num solvente orgânico de modo a facilitar a vaporização. A utilização de solventes orgânicos para diluir ou estreitar composições químicas foi recentemente referido na regulação estatal e/ou federal devido ao alto conteúdo de compostos orgânicos voláteis (VOC) de tais composições contendo solventes e a libertação relatada de constituintes voláteis para o ambiente. De um modo concordante, existe a 3 necessidade para composições de resinas halogenadas formuladas para respeitar as regulações VOC estatais e/ou federais. É, deste modo, desejável que as composições de resinas halogenadas sejam formuladas de uma maneira que evite a necessidade de utilizar ácidos halogéneos potencialmente perigosos. É desejável que tais composições de resinas halogenadas assim formadas apresentem propriedades iguais ou superiores de resistência quimica, corrosiva, ao tempo, calor, fogo e ultravioleta quando comparadas com composições de resinas halogenadas preparadas utilizando ácidos halogéneos. É desejável que tais composições de resinas halogenadas sejam adaptáveis à utilização como um revestimento de protecção e semelhantes e de acordo com as regulações VOC estatais e federais existentes. É adicionalmente desejável que tais composições de resinas halogenadas sejam preparadas utilizando ingredientes comercialmente disponíveis. A Patente US No. 4,778,862 descreve a preparação de um polímero acrílico de flúor-silícone através de um processo de síntese progressiva compreendendo a co-reacção de um composto de flúor hidroxilado com silícone para produzir uma resina de flúor-silícone seguida de uma reacção adicional com um polímero acrílico hidroxilado pré-formado.
Sumário da Invenção
Esta invenção fornece composições de resinas de polisiloxano halogenadas e métodos para as produzir sem a necessidade de utilização de ácidos halogéneos, e que apresentam excelentes propriedades de resistência ao 4 impacto, flexibilidade, resistência química, resistência à corrosão, resistência ao tempo, resistência ao calor e ao fogo, resistência à abrasão, resistência aos ultravioletas, hidrofobicidade, e adesão ao substrato.
As composições de resinas de polisiloxano hidrogenadas são preparadas, de acordo com os princípios desta invenção, combinando pelo menos um intermediário de silicone seleccionado a partir do grupo consistindo em resinas de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais; com um silano opcional seleccionado a partir do grupo consistindo em silanos de arilalcóxilo, silanos de alquilalcóxilo, silanos halogenados, e suas misturas: um ingrediente orgânico contendo um halogéneo com grupos funcionais seleccionados a partir do grupo consistindo em grupos hidroxiamina e carboxilo; e uma resina seleccionada a partir do grupo consistindo em resinas hidroxi- e epóxi-funcionais. Se desejado, um agente de cura de aminas e/ou catalisadores seleccionados a partir do grupo consistindo em compostos organometálicos, ácidos, bases e suas misturas são adicionados à mistura para facilitar a reacção de cura da composição resultante à temperatura ambiente. Na eventualidade do ingrediente de resina seleccionado ser uma resina acrílica ou uma resina de poliéster, o intermediário de silicone pode ser um siloxano de alquilalcóxilo.
Quando combinados em proporções apropriadas, sob condições de mistura e temperatura próprias, o intermediário de silicone, o silano opcional e os ingredientes contendo halogéneos sofrem reacções de hidrólise e condensação de modo a formar um organooxixisilano halogenado que posteriormente condensa com ele próprio e com outros compostos hidrolisados para 5 formar uma composição de polisiloxano halogenado de ligações cruzadas. 0 ingrediente de resina condensa com o organooxixisilano halogenado em condensação para se introduzir a si mesmo na coluna vertebral do polimero de polisiloxano halogenado de ligações cruzadas e formando desse modo a composição de resina de polisiloxano halogenada. A composição é preparada sem utilizar ácidos inorgânicos halogéneos potencialmente perigosos, e é totalmente curado à temperatura ambiente por exposição à humidade atmosférica, ou pode ser curado a temperaturas elevadas.
Breve Descrição dos Desenhos
Estas e outras caracteristicas e vantagens serão apreciadas à medida que as mesmas se tornem melhor compreendidas com referência à especificação, reivindicações e desenhos em que a figura incluída é uma visualização isométrica de um tubo fundo filamentoso compreendendo um filamento ligado a uma composição de resina de polisiloxano halogenada preparada de acordo com os princípios desta invenção.
Descrição Detalhada
Esta invenção refere-se a composições de resinas de polisiloxano halogenadas que são preparadas combinando um composto contendo um halogéneo com pelo menos um intermediário de silicone. As composições de resinas de polisiloxano halogenadas são formadas sem a utilização de ácidos halogéneos e podem ser utilizadas para revestimentos, adesivos, compósitos e semelhantes, ou podem ser adicionalmente combinadas com polímeros orgânicos tais 6 como resinas epoxídicas, acrílicas, de poliéster e fenólicas e semelhantes de modo a formar composições de resinas de polímeros de polisiloxano halogenadas. As composições de resinas de polisiloxano halogenadas preparadas de acordo com os princípios desta invenção, apresentam propriedades iguais ou superiores de resistência química, corrosiva, ao tempo, calor e fogo, e ultravioleta quando comparadas com composições de resinas halogenadas preparadas utilizando ácidos halogéneos.
As composições de resinas de polisiloxano halogenadas são preparadas sem a necessidade de utilização de ácidos halogéneos combinando: a) um ou mais silanos opcionais; com b) pelo menos um intermediário de silicone hidroxi- ou alcóxi-funcional; c) uma resina hidroxi-funcional ou epóxi-funcional; e d) um ingrediente orgânico contendo halogéneo e) um agente de cura de aminas; e opcionalmente f) pelo menos um catalisador.
Podem também ser adicionados à composição solventes, preenchimentos convencionais e pigmentos, plastificadores, aditivos de controlo de fluxo, agentes humidificantes e semelhantes para fornecer as propriedades desejadas para certas aplicações. De um modo geral, os ingredientes são combinados e sofrem reacções de hidrólise e de policondensação para produzir um polímero de organooxisilano halogenado que reage com o ingrediente de resina para formar uma composição de resina de polisiloxano halogenada. 7
No que respeita ao ingrediente de silano opcional, silanos úteis incluem aqueles seleccionados a partir do grupo incluindo silanos de alquilalcóxilo, silanos de arilalcóxilo, silanos halogenados, e suas misturas. Numa forma de realização exemplar, são preparadas composições de resinas acrílicas halogenadas ou de poliéster de polisiloxano utilizando um silano de arilalcóxilo. Silanos de arilalcóxilo adequados incluem aqueles com a fórmula geral R.-Si-R.
I λ3 onde Ri é um grupo arilo, onde cada R-21 R3 0 R.4 0 um grupo alcóxilo tendo menos de cerca de quatro átomos de ......rw carbono, onde cada grupo R2, R3 e R4 pode ser o mesmo ou diferente, e que tem uma média de peso molecular no intervalo de cerca de 150 a 300. Um silano de arilalcóxilo preferido é um onde cada R2, R3 e R4 é um grupo metoxilo para facilitar a reacção de hidrólise e de condensação. Um silano de arilalcóxilo de modo particularmente preferido é o silano de feniltrimetóxilo disponível a partir, por exemplo, da Dow Corning, de Midland, Michigan sob o nome de produto de Z-6124; e uma mistura de silano de feniltrimetóxilo e silano fenilmetildimetóxilo disponível a partir, por exemplo, da Wacker Silicones Corporation of Adrian, Michigan sob o nome de produto de SY-201. O ingrediente de silano de arilalcóxilo é utilizado para aumentar a compatibilidade entre a resina acrílica ou resina de poliéster e os outros ingredientes químicos orgânicos, e para aumentar a resistência à temperatura da composição final. Uma composição de resina de polisiloxano acrílica ou de poliéster halogenada preferida é preparada utilizando até cerca de 15% por peso do silano de arilalcóxilo baseado no peso total da composição. Utilizando mais de cerca de 15% por peso do silano de arilalcóxilo pode produzir-se uma composição final curada que pode ser demasiado macia para determinadas aplicações, tais como revestimentos de protecção, e pode produzir um revestimento com defeitos de superfície, semelhantes a cabeças de alfinete.
Apesar da utilização de tais silanos de arilalcóxilo serem entendidos como sendo úteis quando se preparam formas de realização de composições de resinas de polisiloxano acrílicos ou poliéster halogenadas, estes podem ser utilizados opcionalmente quando se preparam composições de polisiloxano epóxídicas ou fenólicas halogenadas até cerca de oito por cento por peso baseadas no peso da composição total.
As composições de polisiloxano halogenadas desta invenção podem também ser preparadas utilizando um silano alquilalcóxilo. Deve ser entendido que o silano alquilalcóxilo pode ser utilizado tanto isolado para preparar composições de resina de polisiloxano halogenadas de acrílico e poliéster, como pode ser utilizado em combinação com o silano arilalcóxilo para preparar composições de resina de polisiloxano epóxídicas e fenólicas halogenadas. Os silanos de alquilalcóxilo adequados incluem aqueles com a fórmula geral onde R5 é um grupo alquilo tendo menos de quatro átomos de carbono, onde cada R6, R7 e Rj é um grupo alcóxilo tendo menos de quatro átomos de carbono, onde cada Ré, R7 e r8 pode ser igual ou diferente, e onde o silano de alquilalcóxilo tem uma média de peso molecular no intervalo de cerca de 100 a 300. Um silano de alquilalcóxilo preferido é um onde cada grupo R6, R7 e Rg é um grupo metoxilo para facilitar a reacção de hidrólise e de condensação. Um silano de alquilalcóxilo preferido é o silano de metiltrimetoxilo disponível a partir, por exemplo, da OSI Specialties of Tarrytown, Nova Iorque sob o nome de produto Silquest A-163; Dow Corning, sob o nome de produto Z-6070; e Huls America of Pitscataway, Nova Jersey sob o nome de produto de Dynasylan MTMS. O silano de alquilalcóxilo é utilizado na preparação de composições de resinas halogenadas para melhorar a resistência química e a hidrofobicidade da composição final, e para moderar a influência de qualquer silano de arilalcóxilo que também seja utilizado. Uma composição de resina halogenada é preparada utilizando até cerca de 15 por cento por peso do silano de alquilalcóxilo baseado no peso total da composição, e de modo mais preferido até cerca de dez por cento por peso do silano de alquilalcóxilo. Utilizando mais de cerca de 15 por cento por peso do silano de alquilalcóxilo pode produzir um revestimento curado que é demasiado frágil para 10 determinadas aplicações, tais como para revestimentos de protecção.
As composições de polisiloxano halogenadas desta invenção podem também ser preparadas utilizando um silano halogenado. Deve ser entendido que o silano halogenado pode ser utilizado em combinação ou de modo independente com um ou ambos silano de alquilalcóxilo e silano de arilalcóxilo para preparar composições de resinas de polisiloxano halogenadas. Silanos halogenados adequados incluem silanos com flúor ou cloro tendo menos de cerca de 15 átomos de carbono. Tais silanos halogenados são desejáveis porque aumentam a resistência de abrasão, resistência química, hidrofobicidade, resistência ao tempo e retardamento da chama da composição final.
Um silano halogenado preferido é o silano 1,1,1-trifluoropropiltrimetoxilo disponível a partir, por exemplo, da Dow Corning sob o nome de produto Q3-9030. O silano halogenado é utilizado na preparação da composição de resina halogenada para melhorar a resistência à abrasão e a vulnerabilidade da composição final. Pode ser utilizado até cerca de 15 por cento por peso do silano halogenado, baseado no peso total da composição para preparar as composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção, e de modo mais preferido até cerca de dez por cento por peso do silano halogenado. A utilização de mais de cerca de 15 por cento por peso do silano halogenado não é desejável porque pode tornar a composição final curada demasiado frágil.
De um modo concordante, as composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção podem ser 11 preparadas utilizando até três silanos diferentes num intervalo de cerca de 0 a 45 por cento por peso da composição total.
No que diz respeito ao ingrediente intermediário de silicone, os intermediários de silicone adequados são aqueles seleccionados a partir do grupo incluindo os intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais. Deve ser entendido que podem ser utilizados um ou mais intermediários de silicone diferentes para formar as composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção, e o tipo ou tipos que são seleccionados dependem do tipo de resina hidroxi- ou epóxi-funcional que é utilizada. Intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais adequados incluem aqueles com a fórmula geral
Rr O
I O *I
R 12
lH onde cada grupo Rio e Rn é seleccionado de modo independente a partir do grupo consistindo nos grupos hidroxilo, alquilo, arilo e grupos alcóxilo tendo até seis átomos de carbono, onde cada grupo R9 e R12 é seleccionado de modo independente a partir do grupo consistindo em hidrogénio, e grupos alquilo e arilo tendo até 12 átomos de carbono, e onde "n" é seleccionado de modo a que a média do peso molecular do intermediário de silicone se encontre no intervalo de 100 a 10000. É desejável que pelo menos um dos grupos R10 e Rn sejam grupos alcóxilo ou hidroxilo para facilitar as reacções de 12 hidrólise e de condensação. Na eventualidade de os grupos Rio e Rn serem grupos alcóxilo, é desejável que cada grupo Rio e Rn seja limitado a cerca de seis átomos de carbono para facilitar a rápida evaporação dos álcoois análogos formados durante a hidrólise, para desse modo conduzir as reacções de hidrólise e de policondensação ao final. Quando é desejada uma alta resistência ao calor ou à temperatura, alguns dos grupos Rio e Rn são fenilo.
Os intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais preferidos são aqueles disponíveis a partir, por exemplo, da Dow Corning, sob o nome de produto DC-804, DC-840, DC-Z6018, DC1-2530, DC6-2230, DC-3037, DC-3074, Ql-2530 (intermediário de silicone de fenilmetilo hidroxi-funcional), e Ql-2230 (intermediário de silicone de fenilmetilo metilo metoxi-funcional); e da Wacker Silicones sob o nome de produto SY-231 (intermediário de silicone de fenilmetilo), SY-550 e SY-430.
Os intermediários de silicone hidroxi e alcóxi-funcionais são utilizados na preparação de composições de resina halogenada porque fornecem características de desempenho desejadas de compostos químicos inorgânicos, tais como propriedades melhoradas de resistência ao calor, química e resistência ao tempo, e hidrofobicidade aumentada. Uma composição de resina de polisiloxano halogenada preferida é preparada utilizando o ingrediente de intermediário de silicone hidroxi- e alcóxi-funcional no intervalo de 10 a 70 por cento de peso baseado no peso total da composição, e de modo mais preferido, no intervalo de cerca de 15 a 45 por cento por peso do intermediário de silicone hidroxi- e alcóxi-funcional. 13
Utilizando menos de cerca de dez por cento por peso dos intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais pode produzir-se uma composição de resina de polisiloxano halogenada à qual irá faltar o grau desejado de resistência química, ao calor e ao tempo. Utilizando mais de cerca de 70 por cento por peso de intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais pode produzir-se uma composição de resina de polisiloxano halogenada que pode ser demasiado frágil ou dura para utilizações práticas como revestimento de protecção.
Na eventualidade da resina hidroxi- ou epóxi-funcional ser uma resina acrílica ou de poliéster, um intermediário de silicone alcóxi-funcional desejado é um com a fórmula geral 14
O
R ^16 !5
R onde R13 pode ser seleccionado a partir de grupos alquilo, arilo e alcóxilo, onde Ri4 e Ri5 podem cada um ser seleccionados a partir dos grupos alquilo, arilo e alcóxilo, onde Ri6 pode ser seleccionado a partir do grupo alquilo, e onde "ni" é seleccionado de forma a que a resina de siloxano tenha uma média de peso molecular no intervalo de cerca de 500 a 5000. É desejável que cada grupo Ri3, Ri4, Ris e Ri6 tenha menos de cerca de seis átomos de carbono para não só minimizar a obstrução estérica, no que respeita a R13 e Ri6, e para facilitar as reacções de hidrólise e condensação formando análogos de álcool relativamente voláteis, no que respeita a R44 e R15. 14
Intermediários de silicone alcóxi-funcionais preferidos para a preparação de composições de resinas de polisiloxano hidroxi- ou epóxi-funcionais halogenadas são siloxanos de alquilalcóxilo. Um siloxano de alquilalcóxilo de modo particularmente preferido é um onde Ri3 é um grupo metoxilo e R14, Ris e Ri6 são cada um, grupos metilo. Um siloxano de metilmetoxilo de modo particularmente preferido é um disponível a partir, por exemplo, da Wacker Silicones sob o nome de produto Silres MSE-100 (éster siloxano de metilo metóxi-funcional). 0 siloxano de alquilalcóxilo é útil para a formação de composições de resinas de polisiloxano acrílico e de poliéster halogenadas porque contribui para a rigidez da composição final curada. 0 siloxano de alquilalcóxilo pode opcionalmente ser utilizado para formar composições de resinas de polisiloxano halogenadas onde a resina hidroxi-ou epóxi-funcional é uma resina epóxídica ou fenólica para adicionalmente melhorar a resistência ao tempo e química, e a hidrofobicidade da composição final. Deve ser entendido que o ingrediente de siloxano de alquilalcóxilo pode ser utilizado isolado ou em combinação com um ou mais dos intermediários de silicone hidroxi-funcionais e outros intermediários de silicone alcóxi-funcionais descritos acima. Numa forma de realizaçao preferida, pode ser utilizado até cerca de 25 por cento por peso do ingrediente de siloxano alquilalcóxilo, baseado no peso total da composição, para preparar composições de resina de polisiloxano halogenada desta invenção, e de modo mais preferido até cerca de 20 por cento por peso de ingrediente de siloxano de alquilalcóxilo. 15
Deve ser adicionalmente entendido que a quantidade total de ingredientes de intermediários de silicone utilizados para preparar composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção encontram-se no intervalo de cerca de 10 a 70 por cento por peso baseadas no peso total da composição, e de modo mais preferido no intervalo de cerca de 10 a 50 por cento por peso.
No que respeita aos ingredientes de resina hidroxi- ou epóxi-funcionais, ingredientes de resina hidroxi-funcionais adequados são carbinóis seleccionados a partir do grupo incluindo resinas acrílicas, resinas de poliéster, resinas fenólicas, resinas de silano fenólicas, e suas misturas.
Carbinóis adequados incluem carbinóis parcialmente esterifiçados ou de outra forma modificados que tenham pelo menos dois grupos hidroxilo livres por molécula para facilitar a participação nas reacções de polimerização com ingrediente(s) contendo silano desta invenção. Outros materiais suportando grupos hidroxilo podem estar presentes e podem ou não reagir com os ingredientes de silano opcionais, ou intermediário(s) de silicone. Assim a mistura de reacção carbinol-silano pode conter um reactante monohidroxilo tal como um alcanol ou semelhante, e tal material monohidroxilo pode ser misturado com o carbinol, silano ou intermediário de silicone durante ou após o tempo em que o último é formado. O poliol ou materiais monohidroxilo podem ter uma média de peso molecular até cerca de 10000 ou mais, especialmente se forem carbinóis de polioxalquilo tais como glicóis de polioxalquilo ou polióis de polialcoxisilano revestidos com alquilo. O menor peso molecular possível para o material de 16 poliol é aproximadamente 62, o peso molecular do etilenoglicol. Polióis de maiores pesos moleculares são de modo usual uma quantidade molar menor do carbinol total empregue, com o carbinol de menor peso molecular sendo a quantidade maior.
Carbinóis adequados incluem etilenoglicol, propilenoglicol, dietilenoglicol, trimetilenoglicol, trietilenoglicol, dipropilenoglicol, tripopilenoglicol, polietilenoglicóis, trimetil propanol, 1,6- ou 2,6-hexanodiol, neopentiloglicol, 1,3-butilenoglicol, pentaeritritol, hexilenoglicol, polióis parcialmente esterifiçados, ciclopentanodiol, éter politrimetilenoglicóis (peso da média de peso molecular "WAMW" 650-2900), éter polipropileno glicóis (WAMW 400-4000), óleo de castor e derivados de óleo de castor (WAMW 300-1000), policaprolactona glicóis (WAMW 300-2000), polibutadienos hidroxi-terminados (WAMW 500-2000), polióis A bifenólicos hidroxi-funcionais e policarbonatoglicóis (WAMW 500-2500), polibutileno éter glicóis (WAMW 400-4000), co-polímero de polioxietileno-propileno éter glicóis (WAMW 400-4000), e semelhantes. Podem também ser colocadas misturas destes polióis a reagir, de modo especial aqueles que contém a maior porção de etilenoglicol, propilenoglicol ou glicerol.
Os carbinóis preferidos compreendem resinas acrílicas hidroxi-funcionais, resinas alquídica ou resinas de poliéster ou resinas acrílicas funcionais de ácidos carboxílicos, resinas epóxídicas, ou resinas de poliéster. Carbinóis de modo particularmente preferido são resinas acrílicas e de poliéster tendo pesos equivalentes no intervalo de cerca de 200 a 1000, com peso de média de peso 17 molecular até cerca de 10000. Estão comercialmente disponíveis exemplos de carbinóis a partir de uma variedade de fontes e incluem as resinas acrílicas acrilóides da Rohm and Haas de Filadélfia, PA.; as resinas acrílicas da série Joncryl CDX-500, 586, 587, 588, 611, 678, etc., da S. C. Johnson & Sons, Inc., Racine, WI.; resinas de poliéster da Miles, Inc., de Pittsburg, PA., vendida sob o nome de produto Desmophen 651, 800, 1100, 1300, 1700, etc. As resinas de poliéster estão também disponíveis comercialmente pela Cargil, Witco sob os nomes de produto 5789, 5776 e 5782, e pela Ruco Polymer Corporation sob os nomes de produto S-105, F-2300 e F-2310.
Tais carbinóis são seleccionados para atingir propriedades na composição finalmente curada e porque podem frequentemente fazer uma composição menos dispendiosa que uma compreendendo silanos inteiros e intermediários de silicone. Os carbinóis podem ser vantajosos para aumentar a adesão de um ligando ou revestimento a alguns substratos ou mudar as propriedades mecânicas de uma composição finalmente curada. De um modo geral, um carbinol de alto peso molecular terá uma boa resistência ao impacto e flexibilidade. Os carbinóis com alta funcionalidade hidroxilo serão menos flexíveis mas terão uma excelente resistência química. Os carbinóis acrílicos ou de poliéster terão melhor resistência à luz ultravioleta e ao desgaste que os carbinóis bifenólicos A ou de policarbonato.
Resinas fenólicas adequadas para a preparação de composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção são seleccionadas a partir do grupo incluindo resoles e novolacs fenólicos modificados e não-modifiçados. O ingrediente de resina fenólica pode já estar em forma de 18 polímero, tal como as resinas fenólicas resoles e novolacs, ou pode ser formado in situ quando todos os ingredientes são combinados combinando fenol, ou fenol substituído, com um aldeído na presença de um ácido forte, se se formar um novolac fenólico, ou de uma base forte, se se formar um resole fenólico. A utilização da resina fenólica é desejada para produzir uma composição de resina halogenada tendo resistência à temperatura e/ou à chama aumentadas para revestimentos, compósitos, adesivos ou outros tipos de aplicações que requeiram o mesmo.
Os novolacs fenólicos que encontraram melhores utilidades na formação de composições de resinas halogenadas incluem aqueles tendo um peso de média de peso molecular no intervalo de cerca de 400 a 5000. Resoles fenólicos úteis incluem aqueles que tem um peso de média de peso molecular no intervalo de cerca de 300 a 3000. Tais resinas fenólicas estão comercialmente disponíveis comercialmente a partir, por exemplo, da B.P. Chemical Division of British Petroleum of Barry, U.K.; a Divisão de Empacotamento de Produtos Industriais de Borden, Inc., de Columbus, Ohio, a Divisão Durez de Petróleo Ocidental de Dallas, Texas; Georgia-Pacific Corporation de Atlanta, Georgia; e Neste Resins Corporation of Eugene, Oregon. Resinas fenólicas preferidas incluem B.P. Chemical's Cellobond J2018L e J2027L; resole fenólico SL-898 Bordon's; e resole fenólico GP5018 Georgia-Pacific's.
Exemplos de resinas epóxi-funcionais para a formação de composições de resinas halogenadas de acordo com esta invenção incluem resinas epóxídicas que contém mais que um e de modo preferido dois grupos 1,2-epóxi por molécula. As resinas epóxídicas com mais de dois grupos 1,2-epóxi por 19 molécula são úteis onde são desejadas resistências química e de corrosão melhoradas. De modo preferido, as resinas epóxídicas são líquidas em vez de sólidas, têm um peso equivalente de epóxido de cerca de 100 a cerca de 500, e tem uma reactividade de cerca de dois. As resinas epóxídicas que não contém grupos aromáticos são úteis em aplicações onde é desejada uma boa resistência aos ultravioletas e uma boa resistência ao desgaste.
As resinas epóxídicas preferidas são éteres diglicidil e dimetanol não-aromáticos hidrogenados ciclohexano de resinas epóxídicas do tipo-A Bisfenol hidrogenadas, tal como a Eponex 1510, Heloxy 107 e Eponex 1513 (resina epoxídica epiclorohidrina-A bisfenol hidrogenada) da Shell Chemical em Houston, Texas; Santolink LSE-120 de Monsanto localizado em Springfield, Massachusetts; Epodil 757 (diglicidiléter dimetanol ciclohexano) da Air Products and Chemicals, Inc., localizado em Allentown, Pennsylvania; Araldite XUGY358 e PY327 da Ciba Specialty Chemicals localizada em Hawthorne, Nova Iorque; Epirez 505 da Shell Chemical Company localizada em Louisville, Kentucky; Aroflint 393 e 607 da Reichhold localizada em Pensacola, Florida; e ERL4221 da Union Carbide localizada em Tarrytown, Nova Iorque. Outras resinas epóxídicas não-aromáticas adequadas incluem DER 732 e DER 736 disponíveis a partir da Dow Chemical Company.
Numa forma de realização preferida, o intervalo de 10 a 70 por cento por peso de ingrediente de resina hidroxi- ou epóxi-funcional, baseado no peso total da composição, é utilizado para formar composições de resina de polisiloxano halogenadas desta invenção. De modo mais preferido, é utilizado um ingrediente de resina hidroxi- ou epóxi- 20 funcional no intervalo de cerca de 10 a 25 por cento por peso. Se a quantidade de ingrediente de resina hidroxi- ou epóxi-funcional que é utilizado se encontra fora do intervalo, a composição de resina de polisiloxano halogenada resultante pode não ter as propriedades físicas ou químicas desejadas para uma aplicação em particular. Por exemplo, se é utilizado menos de cerca de dez por cento por peso de uma resina hidroxi-funcional, a composição de resina halogenada resultante terá uma redução do grau desejado de resistência aos ultravioletas e ao impacto. Se é utilizado menos de cerca de dez por cento por peso de uma resina fenólica, a composição de resina halogenada resultante terá uma redução do grau de resistência à temperatura e à chama. Se é utilizado mais de cerca de 7 0 por cento por peso do ingrediente de resina hidroxi-funcional ou epóxi-funcional, a quantidade dos outros ingredientes contendo silicone é necessariamente reduzida, produzindo uma composição de resina de polisiloxano halogenada que pode ter um grau reduzido de resistência química e corrosiva, adesão, resistência à abrasão, resistência ao impacto e flexibilidade.
No que respeita ao ingrediente orgânico contendo halogéneo, ingredientes halogenados adequados incluem compostos de flúor, de cloro e bromo que tenham um grupo reactivo hidroxilo, amina ou carboxilo, i.e., tenham funcionalidade hidroxi-, amino-, ou carboxi-. É importante notar que o termo "orgânico", como utilizado para descrever o ingrediente contendo halogéneo, é suposto excluir ácidos halogéneos inorgânicos do grupo de ingredientes contendo halogéneos que são utilizados para formar composições de resinas halogenadas desta invenção. Os ácidos inorgânicos halogenados são, deste modo, especialmente evitados e não 21 são utilizados para preparar composições de resina de polisiloxano halogenadas desta invenção. Os compostos orgânicos halogenados hidroxi-funcionais são preferidos devido à ponte Si-O-C resultante que é formada durante a polimerização ser mais estável que a ponte C-N-Si produzida por funcionalidade aminica.
Compostos orgânicos halogenados hidroxi-funcionais preferidos incluem fluoroálcoois, cloroálcoois e bromoálcoois. Os fluoroálcoois são especialmente preferidos porque fornecem um aumento da resistência à luz ultravioleta e hidrofobicidade à composição final. Os fluoroálcoois preferidos tem átomos de carbono no intervalo de um a dez para facilitar a policondensação e permitir o enxerto na coluna vertebral de silicone.
Fluoroálcoois adequados incluem trifluoroetanol, difluoroetanol, hexafluoropropanol, heptafluorobutanol, heptafluoropentanol, hexafluoroisopropanol, metiltrifluorobutanol, octafluoropentanol, perfluorodecanol, 2,2-difluoroetanol, 1H,1H,7H-dodecafluoro-l-heptanol, 3,3,4,4,5,5,5-heptafluoro-2-pentanol, 2,2,3,4,4,4-hexafluorobutan-l-ol, hexafluoroisopropanol, hexafluoro-2-metilisopropanol, 2-metil-4,4,4-trifluorobutanol, 1H,1H,5H-octafluoro-1-pentanol, 1H,ΙΗ-pentafluoropropanol-1, 1,1,1,3,3,3-hexafluoropropanol, perfluoro-tert-butanol, 1H,1H,2H-perfluorodecanol, 1H,ΙΗ-perfluoro-l-heptanol, 1H,1H-heptafluoro-l-butanol, 2,2,3,3-tetrafluoro-l-propanol, 2,2,2-trifluoroetanol, 1,1,1-trifluoro-2-octanol, 1,1,1-trifluoropropanol-2, 3, 3, 3-trifluoropropanol-1. Od fluoroálcoois preferidos estão comercialmente disponíveis pela, por exemplo, 3M Chemical Co., St. Paul, Minn., sob os 22 nomes de produto L-9704 e FC-10; e Dupont Chemical da Wilmington, Del., sob o nome de produto Zonyl BA-L.
Um fluoroálcool particularmente preferido é o 2,2,2-trifluoroetanol devido ao seu baixo custo e fácil disponibilidade, e também devido à eficiência da sua colocação e utilização de grupos flúor.
Cloroálcoois adequados são aqueles seleccionados a partir do grupo incluindo mas não limitando 1,1,1-tricloroetanol, 2,2,2-tricloroetanol, ácido 2,2-dihidroxi 3,3,3-tricloropropriónico e 1,1,1-tricloro 2-metil 2-propanol. A utilização de cloroálcoois é desejada nas aplicações onde são desejadas hidrofobicidade, resistência química e resistência à chama melhoradas. 0 ingrediente orgânico contendo halogéneo é utilizado para introduzir um ou mais átomos de halogéneos no polímero de polisiloxano formado por hidrólise e/ou policondensação do(s) intermediário (s) e do silano. Uma composição de resina de polisiloxano halogenada preferida é preparada utilizando o ingrediente orgânico halogenado no intervalo de 5 a 25 por cento por peso baseado no peso total da composição. Utilizando menos de cerca de cinco por cento por peso do ingrediente halogenado pode produzir-se uma composição de resina halogenada que pode ter propriedades de resistência química, de abrasão, à chama e ao tempo, e hidrofobicidade reduzidas. Utilizando mais de 25 por cento por peso do ingrediente halogenado pode produzir-se uma composição de resina halogenada que pode ou ser muito rígida ou muito macia para utilização prática em determinadas aplicações, e pode produzir uma composição de resina que não cura bem e que tem uma fraca adesão. 23
No que respeita ao agente de cura de aminas, compostos adequados úteis para facilitar as reacções de hidrólise e policondensação do intermediário de silicone e/ou da resina hidroxi e epóxi-funcional incluem aminas seleccionadas a partir das classes gerais de aminas alifáticas, aductos de aminas alifáticas, poliamidoaminas, aminas cicloalifáticas e aductos de aminas cicloalifáticas, aminas aromáticas, bases Mannich e ketaminas, que podem ser substituídas na sua totalidade ou parcialmente por um aminosilano. Os agentes de cura de aminas preferidos incluem aminosilanos tendo a fórmula geral y- si - onde Y é H(HNRi7)a e "a" é um número inteiro de um a sete, onde cada R17 é um radical orgânico difuncional seleccionado independentemente a partir do grupo consistindo em radicais de arilo, alquilo, dialquiarilo, alcóxialquilo, e cicloalquilo, e Ri7 pode variar dentro de cada molécula Y, e onde cada X pode ser o mesmo ou diferente, e está limitado a grupos alquilo, hidroxalquilo, alcóxialquilo e hidroxialcóxialquilo contendo menos de cerca de seis átomos de carbono. Se desejado, pode ser utilizado mais de um aminosilano na preparação de composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção.
Os aminosilanos preferidos incluem mas não estão limitados a: aminoetilaminopropiltrietoxisilano, aminoetilaminopropil-trimetoxisilano, n-fenilaminopropil trimetoxisilano, trimetoxisililpropilo dietileno triamina, silano 3-(3-aminofenoxi)propil trimetoxilo, silano aminoetilaminometilfeniltrimetoxilo, silano 2-aminoetil 3-aminopropil, silano tris 2-etilhexoxilo, silano n- 24 aminohexilo aminopropilo trimetoxilo e silano trisaminopropilo trismetoxilo etoxilo.
Os produtores e nomes de marca de alguns aminosilanos úteis na presente invenção estão listados na Tabela 1
Tabela 1 - Aminosilanos
Produtor Dow Corning Union Carbide
Designação do produto
Wacker Huls Z6020, XI-6100, XI6150 AI 100, Al101, A1102, A1108, AI 110, Al12 0, Al12 6, A1130, A1387, Y9632 ED117
PCR A0696, A0698, A0699, A0700, A0710, A0720, A0733, A0742, A0750, A0800 12328-1 A composição de resina de polisiloxano halogenada é preparada utilizando até 20 por cento por peso de agente de cura baseado no peso total da composição, e de modo mais preferido até 12 por cento por peso do agente de cura. Uma composição de resina halogenada preparada utilizando mais de 2 0 por cento por peso do agente de cura pode formar composições de resina que são altamente ligadas de forma cruzada e que têm fraca resistência ao impacto, flexibilidade, resistência ao desgaste e duração em armazenagem.
Outra classe de compostos úteis como um catalisador, para facilitar a hidrólise e as reacções de policondensação, e desse modo reduzir o tempo de reacção e 25 altas temperaturas de reacção, são seleccionados a partir do grupo consistindo em compostos organometálicos, ácidos, bases, e suas misturas. Se desejado, pode ser utilizado mais de um tipo de catalisador organometálico. Compostos organometálicos úteis incluem secadores metálicos bem conhecidos na indústria da pintura tal como o zinco, manganês, cobalto, ferro, chumbo e octoato de estanho, neodecanatos e naftenatos, e semelhantes. São também úteis na corrente invenção organotitanatos tal como titanato de butilo e semelhantes.
Compostos organometálicos úteis como um catalisador para a formação de composições de resinas halogenadas incluem aqueles com a fórmula geral ]?í8
Sn / \
R R onde os grupos Ri8, R19, R20 e R2i são seleccionados a partir do grupo consistindo em grupos alquilo, arilo, ariloxilo e alcóxilo tendo até 11 átomos de carbono, e onde qualquer par de grupos Ri8, Ri9, R2o e R2i são adicionalmente seleccionados a partir do grupo consistindo em átomos inorgânicos consistindo em halogéneo, enxofre e oxigénio.
Compostos de organotina exemplo incluem tetrametilina, tetrabutilina, tetraoctilina, cloreto de tributilina, metacrilato de tributilina, dicloreto de dibutilina, óxido de dibutilina, sulfureto de dibutilina, acetato de dibutilina, dilaurato de de dibutilina, polímero maleato de de dibutilina, dilautilmercaptato de dibutilina, octoato 26 tin, bis(isooctiltioglicolato) de dibutilina, tricloreto de butilina, ácido butilestanóico, dicloreto de dioctilina, óxido de dioctilina, dilaurato de de dioctilina, polímero de maleato de dioctilina, bis (isooctiltioglicolato) de dioctilina, sulfureto de dioctilina, diacetilacetona de dibutilina, e propionato 3-mercapto de dibutilina. Compostos organometálicos preferidos estão comercialmente disponíveis a partir, por exemplo, da Nitto Kasei Co., Lda sob o nome de produto U-220; OSI Specialties sob o nome de produto NIAX Catalyst U-220 (acetonato de dibutiltindialcetil); e Air Products and Chemicals, Inc., sob o nome de produto METACURE T-l.
As composições de resina de polisiloxano halogenadas são preparadas através da utilização até cerca de dez por cento por peso do catalisador organometálico baseado no peso total da composição, e de modo mais preferido até cerca de quatro por cento por peso do catalisador organometálico. Uma composição de resina de polisiloxano halogenada preparada utilizando mais de cerca de dez por cento por peso do catalisador organometálico pode formar composições tendo um grau maior de flexibilidade que de outra forma desejado. Enquanto deve ser entendido que a utilização do catalisador organometálico é opcional, são preparadas formas de realização de resinas de polisiloxano halogenadas preferidas utilizando ambos aminosilano e catalisadores organometálicos até às quantidades previamente descritas para cada um.
Se desejado, podem ser utilizados um ou mais solventes orgânicos para solubilizar os outros ingredientes orgânicos de modo a facilitar as reacções de hidrólise e policondensação, e para facilitar a aplicação e o controlo 27 da espessura da película da composição. Os solventes preferidos incluem solventes voláteis tendo um conteúdo VOC relativamente baixo de modo a permitir uma rápida secagem da composição de resina halogenada guando aplicada como um revestimento. Solventes exemplo gue podem ser utilizados incluem solventes oxigenados tais como ésteres, éteres, álcoois, cetonas, glicóis e solventes aromáticos tais como tolueno, xileno, etc.
Solventes específicos incluem, por exemplo, MIB, MEK, acetona, cetona n-propil, cetona metil isoamil, cetona metil propil, isopropanol, álcool isobutílico, álcool n-butílico, éter monobutílico de etilenoglicol, éter monobutílico de propilenoglicol, trietilamina, acetato n-butílico, 3-etoxipropionato de etil, pentanona, etc. A composição de resina halogenada pode conter até cerca de dez por cento por peso de solvente.
As composições de resina de polisiloxano halogenadas desta invenção podem também incluir preenchimentos convencionais tais como pó de silica, talco (silicato de magnésio), argilas tais como argila chinesa (silicato de alumínio) , wollastonite (silicato de cálcio), carbonato de cálcio, barites (sulfato de bário), metaborato de bário), trihidrato de alúminio, óxido de alumínio, grafite, zinco, alumínio, cobre, mica, óxido de ferro micoso, fibra de alumina, alumina calcinada, fibra de vidro, e fibra de aço inoxidável.
Podem também ser utilizados pigmentos tais como óxido de ferro, óxido de alumínio, dióxido de titânio, e verde de crómio. Devem ser evitados pigmentos contendo ferro devido à interferência com a cura. Pigmentos orgânicos tais como 28 amarelo de arilido, verde ftalo, e azul ftalo podem também ser utilizados para colorir o produto. 0 óxido de zinco pode também ser utilizado para ajudar o endurecimento da película. 0 metaborato de bário é um preenchimento preferido quando é desejada resistência aos ácidos porque foi descoberto que as composições de revestimento contendo metaborato de bário exibem resistência melhorada ao ataque por ácidos.
Quando é desejada uma composição que exiba resistência a altas temperaturas, pode ser utilizado um pigmento particulado ou um preenchimento finamente dividido. Os baritos (sulfato de bário) , mica, óxido de ferro micoso, fibra de alumínio, óxido de alumínio, alumina calcinada, lâminas de vidro, lâminas de aço inoxidável e semelhantes são exemplos de tais preenchimentos fornecendo uma alta resistência ao calor. Através de uma selecção apropriada do ligando e do preenchimento, podem ser alcançadas revestimentos estáveis com o calor resistentes a temperaturas excedendo 1000°F.
Podem também ser incluídos outros materiais e aditivos utilizados de modo comum, tais como plastificadores, melhoradores de adesão, aditivos de controlo de fluxo, agentes humidificantes para a dispersão de pigmentos, e agentes tixotrópicos tais como sílica fumada. Por exemplo, para melhorar a adesão da composição ao substrato pode ser utilizada uma quantidade catalítica, de até cerca de um por cento por peso da composição total, de um melhorador de adesão. Se desejado, pode ser utilizado até cerca de 50 por cento por peso, baseado no peso total da composição, de tais preenchimentos, pigmentos, materiais e aditivos. 29
Exemplos de composições de resinas de polisiloxano acrílicas e de poliéster halogenadas desta invenção são preparadas combinando juntamente um intermediário de silicone, um silano de arilalcóxilo opcional, um catalisador organometálico opcional e um agente de cura de aminas opcional para formar uma primeira mistura e aquecer a mistura durante um período de tempo. São adicionados à primeira mistura um silano de alquilalcóxilo opcional, um segundo silano de arilalcóxilo opcional, e um segundo intermediário de silicone para formar uma segunda mistura e aquecidos. São adicionados à segunda mistura um terceiro e quarto intermediário de silicone, solvente orgânico, álcool contendo halogéneo, resina acrílica e de poliéster e um segundo catalisador organometálico opcional para formar o produto final.
Exemplos de composições de resinas de polisiloxano epóxídicas e fenólicas halogenadas desta invenção são preparadas combinando um ingrediente orgânico contendo um halogéneo, um intermediário de silicone, um catalisador organometálico opcional para formar uma primeira mistura e aquecendo durante um período de tempo. Foram adicionados um silano de arilalcóxilo opcional, um segundo intermediário de silicone, e uma resina epóxídica ou fenólica à primeira mistura para formar uma segunda mistura que foi arrefecida até uma temperatura desejada. São adicionados à segunda mistura um segundo catalisador organometálico opcional e um aminosilano opcional e misturados até uniformizarem para formar o produto final.
Em exemplos de formas de realização, as composições de resinas de polisiloxano halogenadas são armazenadas num contentor individual, e são vendidas como um sistema 30 individual. Antes da aplicação, o contentor é aberto e a composição é finalmente curada por exposição à humidade atmosférica, que humidifica na presença do catalizador e conduz as reacções de hidrólise e policondensação ao seu final. De modo alternativo, as composições de resinas halogenadas desta invenção podem ser preparadas como sistemas de duas partes fornecendo alguns ou todos os agentes de cura e catalisadores num segundo contentor que é misturado juntamente com o conteúdo de um primeiro contentor antes da aplicação.
Enquanto não se desejar a ligação a nenhuma teoria ou mecanismo particular, acredita-se que as composições de resina de polisiloxano halogenadas hidroxi-funcionais desta invenção são produzidas da seguinte maneira. Sobre a combinação de ingredientes, acredita-se que os intermediários de silicone sofrem um grau controlado de hidrólise, e o silano opcional, intermediários de silicone hidrolizados e o ingrediente hidroxi-funcional halogenado sofre reacções de policondensação para formar um organooxisilano halogenado tendo grupos silanol residuais. Durante as reacções de policondensação, o silano opcional e os intermediários de silicone hidrolizados também condensam com eles próprios para formar uma rede de polisiloxano com ligações cruzadas. Durante as reacções de policondensação a resina hidroxi-funcional condensa com ela própria para formar um polímero de resina, e condensa com os grupos silanol do organooxisilano halogenado, introduzindo assim a resina na rede de polisiloxano halogenada para formar a composição de resina de polisiloxano halogenada.
Também se acredita que as composições de resina de polisiloxano epóxi-funcionais halogenadas desta invenção 31 são produzidas da seguinte maneira. Como a forma de realização da composição de resina de polisiloxano halogenada hidroxi-funcional descreveu acima, acerca da combinação de ingredientes, os intermediários de silicone sofrem um grau controlado de hidrólise, e o silano opcional, intermediários de silicone hidrolizados e os ingredientes hidroxi-funcionais halogenados sofrem reacções de policondensação para formar um organooxisilano halogenado tendo grupos silanol residuais. Durante as reacções de policondensação, o silano opcional e os intermediários de silicone hidrolizados também condensam com eles próprios para formar uma rede de polisiloxano com ligações cruzadas.
Durante as reacções de policondensação, o epóxido reage com o agente de cura de aminosilano para formar um polimero de resina epóxídica com funcionalidade acessória de alcóxilo. A funcionalidade alcóxilo na resina epóxídica é hidrolizada na presença de água e condensa com os grupos silanol do organooxisilano halogenado, introduzindo assim a resina na rede de polisiloxano halogenado e formando a composição de resina de polisiloxano halogenada.
Uma característica chave desta invenção é que permite a halogenação da resina sem a necessidade de utilizar ácidos contendo halogéneos, tais como ácido hidrofluórico e semelhantes, reagindo a resina com o produto de condensação de um composto orgânico contendo halogéneo hidroxi-, amina-ou carboxi-funcional e um organooxisilano.
Os seguintes exemplos são apresentados para propósitos de ilustração de diferentes formas de realização de 32 composiçoes de resinas de polisiloxano haloganadas preparadas de acordo com os princípios desta invenção.
Exemplo N°1 - Composição de Resina de Polisiloxano Acrílica de Flúor
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano acrílica de flúor combinando aproximadamente 100 g de um siloxano de alquilalcóxilo (Silres MSE 100) , 20 g de um primeiro silano arilalcóxilo (Z-6124) , 4 g de um catalisador organometálico (NIAX U-220), e 15 g de aminosilano (Z6020) para formar uma primeira mistura. A primeira mistura foi aquecida até uma temperatura de aproximadamente 150 °F e misturada durante um período de cerca de 30 minutos. Foram adicionados aproximadamente 50 g de um silano alquilalcóxilo (A-163 e Z6070) , 80 g de um segundo silano de arilalcóxilo (SY-201), 150 g de um primeiro intermediário de silicone alcóxi-funcional (DC3074 e SY-231) cada à primeira mistura e entraram em refluxo durante cerca de uma hora a uma temperatura de aproximadamente 82 °C.
Foram lentamente adicionados à mistura em refluxo aproximadamente 25 g de um segundo intermediário de silicone alcóxi-funcional (DC-2230), 25 g de um primeiro solvente orgânico (Acetato PM) e 15 g de um segundo solvente orgânico (acetato butílico). Foram adicionados à mistura aproximadamente 160 g de uma resina acrílica (CDX-588), 35 g de um intermediário de silicone hidroxi- funcional (QI-2530), 80 g de 2,2,2-trifluoroetanol e 2 g de um catalisador organometálico e a mistura entrou em refluxo durante um período de aproximadamente duas horas a uma temperatura de cerca de 82 °C. Foram adicionados à mistura 33 em refluxo aproximadamente 435 g de um pigmento branco de 30 g do primeiro solvente orgânico para criar uma composição de resina de polisiloxano acrílica de flúor.
Exemplo N°1A - Composição de Resina de Polisiloxano Acrílica de Flúor
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano acrílica de flúor da maneira descrita acima no Exemplo N°1 à excepção de que os aproximadamente 50 g de um silano de alquilalcóxilo (A-163 e Z6070) foram substituídos por 60 g de silano de flúor (Q3-9030) para propósitos de atingir melhoramentos adicionais na resistência à abrasão e ao tempo.
Exemplo N°2 - Composição de Resina de Polisiloxano Acrílica de Flúor
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano acrílica de flúor combinando aproximadamente 120 g de um siloxano alquilalcóxilo (Silres MSE 100), 25 g de um primeiro silano arilalcóxilo (Z — 6124), 5 g de um catalisador organometálico (NIAX U-220) e 20 g de aminosilano (Z6020) para formar uma primeira mistura. A primeira mistura foi aquecida até uma temperatura de aproximadamente 66 °C e misturada durante um período de cerca de 30 minutos. Foram adicionados aproximadamente 60 g de um silano alquilalcóxilo (A-163 e Z6070), 95 g de um segundo silano de arilalcóxilo (SY-201), 180 g de um intermediário de silicone alcóxi-funcional (DC3074 e SY-231) cada à primeira mistura e entraram em refluxo durante cerca de uma hora a uma temperatura de aproximadamente 82 °C. 34
Foram pré-misturados e lentamente adicionados à mistura em refluxo aproximadamente 30 g de um segundo intermediário de silicone alcóxi-funcional (DC-2230), 30 g de um primeiro solvente orgânico (Acetato PM) e 20 g de um segundo solvente orgânico (acetato butilico). Foram adicionados à mistura aproximadamente 190 g de uma resina acrílica (CDX-588), 40 g de um intermediário de silicone hidroxi- funcional (QI-2530), 100 g de 2,2,2-trifluorometanol e 2 g de um catalisador organometálico e a mistura entrou em refluxo durante um período de aproximadamente duas horas a uma temperatura de cerca de 82 °C para formar uma composição de resina de polisiloxano acrílica de flúor limpa.
Exemplo N°2A - Composição de Resina de Polisiloxano Acrílica de Flúor
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano acrílica de flúor da maneira descrita acima no Exemplo N°2 à excepção de que os aproximadamente 60 g de um silano de alquilalcóxilo (A-163 e Z6070) foram substituídos por 70 g de silano de flúor (Q3-9030) para propósitos de atingir melhoramentos adicionais na resistência à abrasão e ao tempo.
Exemplo N°3 - Composição de Resina de Polisiloxano Epoxídica De Flúor
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano epoxídica de flúor combinando aproximadamente 145 g de 2,2,2-trifluoroetanol, 300 g de um intermediário de silicone alcóxi-funcional (SY-231), 10 g de um primeiro catalisador organometálico (NIAX U-220) em conjunto, e 35
aquecendo a mistura até uma temperatura de aproximadamente 82 °C durante uma hora. A mistura foi arrefecida até uma temperatura de cerca de 49 °C e foram adicionados à mistura aproximadamente 20 g de silano alquilalcóxilo (A-163 e Z6070), 140 g de um siloxano alquilalcóxilo (Silres MSE 100), e 200 g de uma resina epoxídica (Eponex 1510). A mistura foi agitada até à uniformização e foi novamente arrefecida até uma temperatura de cerca de 4 9 °C. Foram adicionados à mistura aproximadamente 15 g de um segundo catalisador organometálico (METACURE T-l) e 100 g de um aminosilano (A1100) e misturados até à uniformização para formar uma composição de resina epoxídica de polisiloxano de flúor.
Exemplo N°4 - Composição de Resina de Polisiloxano
Epoxídica de Flúor
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano epoxídica de flúor combinando aproximadamente 200 g de 2,2,2-trifluoroetanol, 350 g de um intermediário de silicone alcóxi-funcional (SY-321), 25 g de um silano alquilalcóxilo (A-163 e Z6070), 200 g de uma resina epoxídica (Eponex 1510), misturando os ingredientes até à uniformização e arrefecendo a mistura até cerca de 49 °C. Foram adicionados à mistura aproximadamente 10 g de catalisador organometálico (METACURE T-l) e 80 g de um aminosilano (A1100) e misturados até à uniformização para formar uma composição de resina epóxi de polisiloxano de flúor. 36
Exemplo N°5 - Composição de Resina de Polisiloxano
Epoxídica de Flúor
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano epoxídica de flúor combinando aproximadamente 200 g de hexafluoropropanol, 350 g de um intermediário de silicone alcóxi-funcional (SY-231), 25 g de um silano alquilalcóxilo (A-163 e Z6070), 200 g de uma resina epoxídica (Eponex 1510), misturando os ingredientes até à uniformização e arrefecendo a mistura até cerca de 49 °C. Foram adicionados à mistura aproximadamente 10 g de catalisador organometálico (METACURE T-l) e 80 g de um aminosilano (A1100) e misturados até à uniformização para formar uma composição de resina epoxídica de polisiloxano de flúor.
Exemplo N°6 - Composição de Resina de Polisiloxano Epoxídica de Cloro
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano epoxídica de cloro combinando aproximadamente 145 g de tricloroetanol, 400 g de um intermediário de silicone alcóxi-funcional (SY-231), 20 g de um silano alquilalcóxilo (A-163 e Z6070), 200 g de uma resina epoxídica (Eponex 1510), misturando os ingredientes até à uniformização e arrefecendo a mistura até cerca de 49 °C. Foram adicionados à mistura aproximadamente 10 g de catalisador organometálico (METACURE T-l) e 80 g de um aminosilano (A1100) e misturados até à uniformização para formar uma composição de resina epoxídica de polisiloxano de cloro. 37
Exemplo N°7 - Composição de Resina de Polisiloxano
Epoxídica de Flúor
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano epoxídica de flúor combinando aproximadamente 190 g de um fluoroálcool (Zonyl BA-L), 350 g de um intermediário de silicone alcóxi-funcional (SY-231), 20 g de um silano alquilalcóxilo (A-163 e Z6070), 200 g de uma resina epoxídica (Eponex 1510), misturando os ingredientes até à uniformização e arrefecendo a mistura até cerca de 49 °C. Foram adicionados à mistura aproximadamente 10 g de catalisador organometálico (METACURE T-l) e 80 g de um aminosilano (A1100) e misturados até à uniformização para formar uma composição de resina epoxídica de polisiloxano de flúor.
Exemplo N°8 - Composição de Resina de Polisiloxano Epóxi De flúor
Foi preparada uma composição de resina de polisiloxano epoxídica de flúor combinando aproximadamente 200 g de heptafluoropropanol, 350 g de um intermediário de silicone alcóxi-funcional (SY-231), 20 g de um silano alquilalcóxilo (A-163 e Z6070), 200 g de uma resina epoxídica (Eponex 1510), misturando os ingredientes até à uniformização e arrefecendo a mistura até cerca de 4 9 °C . Foram adicionados à mistura aproximadamente 10 g de catalisador organometálico (METACURE T-l) e 80 g de um aminosilano (A1100) e misturados até à uniformização.
Os rebaixamentos das composições dos Exemplos 3-8 foram preparados numa espessura húmida de aproximadamente oito milímetros em recipientes de aço Bonderite 1000 tratados e foram curados durante aproximadamente sete dias 38 a 25 °C e a uma humidade relativa de 50 por cento antes do teste. Cada uma das composições dos exemplos apresentam tempos de secagem ao toque de menos de 10 horas sendo o tempo de secagem ao toque de menos de cerca de 7 horas para metade dos exemplos. Os exemplos foram testados para a resistência química expondo os rebaixamentos a uma variedade de ácidos e de bases com os Exemplos 3-6 e 8 exibindo uma resistência química excelente. Os exemplos foram também testados para a resistência ao tempo medindo a retenção de brilho de 63 por cento expondo os rebaixamentos a exposição ultravioleta durante um período de até 24 semanas. Os Exemplos 3-6 e 8 exibiram uma excelente retenção de brilho para exposição QUV acelerada de até cerca de 8 semanas.
As composições de resinas de polisiloxano halogenadas preparadas de acordo com os princípios desta invenção apresentam excelentes propriedades de resistência química, corrosiva, ao tempo e aos ultravioletas quando comparadas com composições de resinas halogenadas que são preparadas por métodos convencionais baseando-se na utilização de ácidos halogéneos. Por exemplo, quando testadas para brilho especular medido em concordância com ASTM D 523 utilizando um medidor de brilho de 60 °, as composições de resinas acrílicas de polisiloxano de flúor curadas preparadas de acordo com o Exemplo N°1 desta invenção apresentaram propriedades superiores de brilho especular iniciais e de brilho especular durante um período de 85 dias quando comparadas contra o fluoreto de polivinilideno "PVDF".
De modo específico, a composição do Exemplo N°1 desta invenção apresentou um valor inicial de brilho especular de aproximadamente 80 (brilho alto) comparado com um valor de 39 aproximadamente 38 (brilho médio) para PVDF. De um modo concordante, a composição do Exemplo N°1 apresentou mais de duas vezes do brilho especular para o PVDF. Após aproximadamente 20 dias, a composição do Exemplo N°1 apresentou um valor de brilho especular de aproximadamente 72 e uma percentagem de retenção de brilho de aproximadamente 92 por cento, enquanto o produto PVDF apresentou um valor de brilho de aproximadamente 32 e uma percentagem de retenção de brilho de aproximadamente 94 por cento.
Após aproximadamente 48 dias, a composição do Exemplo N°1 apresentou um valor de brilho especular de aproximadamente 70 e uma percentagem de retenção de brilho de aproximadamente 90 por cento, enquanto o produto PVDF apresentou um valor de brilho de aproximadamente 28 e uma percentagem de retenção de brilho de aproximadamente 90 por cento. Após aproximadamente 85 dias, a composição do Exemplo N°1 apresentou um valor de brilho especular de aproximadamente 68 e uma percentagem de retenção de brilho de aproximadamente 88 por cento, enquanto o produto PVDF apresentou um valor de brilho de aproximadamente 28 e uma percentagem de retenção de brilho de aproximadamente 90 por cento. Assim, após 85 dias a composição do Exemplo N°1 apresentou um valor de brilho especular de quase duas vezes e meia do valor do produto de PVDF. O teste do brilho especular ilustra que as composições de resinas de polisiloxano desta invenção têm propriedades superiores de brilho quando comparadas com composições de resinas halogenadas convencionais. A retenção de brilho superior é atribuída ao melhoramento do tempo e resistência 40 ultravioleta das composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção. A Tabela 2 estabelece adiante dados do teste recolhidos de testes comparativos, conduzidos de acordo com os padrões de AAMA 605,2, que foram corridos nos Exemplos N° 1 e N°la e no produto PVDF. Os testes ilustram que os revestimentos formados pelas composições de resinas de polisiloxano halogenadas preparadas de acordo com os princípios desta invenção (Exemplos N°1 e N°1A) exibem brilho especular superior, resistência à abrasão superior, resistência à humidade superior e retenção de brilho superior quando comparadas com os revestimentos formados a partir do produto PVDF.
Tabela 2 - Resultados de Testes Miscelâneos
Teste AAMA 605,2 Resultados dos Exemplos 1 & IA Resultados do Produto PVDF Uniformidade da Cor 7.1 Uniformidade da cor dentro do intervalo Uniformidade da cor dentro do intervalo Brilho especular 7.2 Grau de brilho 60 = 76 Grau de brilho 60 = 32 Rigidez da película seca 7.3 Sem ruptura da película a escala F Sem ruptura da película a escala F Adesão da película 7.4.1.1 Adesão seca. Sem remoção da película Adesão seca. Sem remoção da película Adesão da película 7.4.1.2 Adesão húmida. Sem remoção da película Adesão húmida. Sem remoção da película Adesão da película 7.4.1.3 Adesão em água em ebulição. Sem remoção da película Adesão em água em ebulição. Sem remoção da película Resistência ao impacto 7.5 Sem remoção da película a uma deformação mínima de 0,1 +/- 0,01 Sem remoção da película a uma deformação mínima de 0,1 +/- 0,01 Resistência à abrasão 7.6 Coeficiente de abrasão > 40, actual = 94 Coeficiente de abrasão > 40, actual = 70-80 Resistência quimica 7.7.1 Resistência ao ácido muriático. Teste pontual de 15 minutos. Sem borbulhar ou modificações visuais aparentes Resistência ao ácido muriático. Teste pontual de 15 minutos. Sem borbulhar ou modificações visuais aparentes 41
Teste AAMA 605,2 Resultados dos Exemplos 1 & IA Resultados do Produto PVDF Resistência química 7.7.2 Resistência ao almofariz (teste de pate 24 h) Resistência ao almofariz (teste de pate 24 h) Resistência a poluentes ácidos 7.7.3 As modificações de cor devem ser menores que 5 unidades E (resultados actuais = 0,5) As modificações de cor devem ser menores que 5 unidades E (resultados actuais = 0,4) Resistência a detergentes 7.7.4 Sem perda de adesão ou borbulhar Sem perda de adesão ou borbulhar Resistência corrosiva 7.8.1 Resistência à humidade. Não mais de poucas bolhas 8 F após 3,000 horas em cabine de humidade Cleveland (ASTM D2247) Resistência à humidade. Bolhas 8 D e 6-5 F após 3,000 horas em cabine de humidade Cleveland (ASTM D2247) Resistência corrosiva -J co [Ό Resistência a vaporização de sais. 3000 horas numa cabine de vaporização de sais (ASTM BI17) . Atinge uma taxa mínima de marcação de 7 e uma taxa mínima de bolhas de 8. Resistência a vaporização de sais. 3000 horas numa cabine de vaporização de sais (ASTM B117). Atinge uma taxa mínima de marcação de 7 e uma taxa mínima de bolhas de 8. Desgaste 7.9.1 Teste EMMAQUA-NTW levado a cabo nos laboratórios DSET, Phoenix, Arizona em concordância com o procedimento C ASTM D4141-93: Início da exposição - 9/9/95; Paragem da exposição -10/10/96; Exposição de radiação total (MJ/m2) 55517,35; Exposição de radiação total (lys) - 13 268 997; Exposição à radiação UV (MJ/m2) - 1400; Dias de exposição 368; Delta E - 0,82 Teste EMMAQUA-NTW levado a cabo nos laboratórios DSET, Phoenix, Arizona em concordância com o procedimento C ASTM D4141-93: Início da exposição - 9/9/95; Paragem da exposição 10/10/96; Exposição de radiação total (MJ/m2) - 55517,35; Exposição de radiação total (lys) - 13 268 997; Exposição à radiação UV (MJ/m2) 1400; Dias de exposição - 368; Delta E - 2,38
As composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção podem ser utilizadas com uma variedade de substratos tais como aço, alvenaria, plástico e semelhantes 42 e curadas sob condições de temperatura ambiente sem necessidade para condições de cura especiais ou equipamento especial. As composições são curadas rapidamente, curando completamente à temperatura ambiente e a uma humidade relativa acima de 50 por cento em menos de 10 horas, e pode ser aplicada através de revestimento, vaporização, pincelagem ou enrolamento sem a necessidade de constringir ou utilizar técnicas de aplicação ou equipamento especiais.
Em adição aos revestimentos de protecção, as composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção podem ser utilizadas na construção de compósitos tais como plásticos reforçados com fibras, na forma de moldes, secções e semelhantes utilizados na indústria automóvel, trânsito de massa, edificação e construção, espaço aéreo e defesa, e industrias mineiras e de túneis, para fornecer propriedades melhoradas de flexibilidade, resistência ao impacto e rigidez. Exemplos específicos de tais compósitos incluem tubos 10 com fibras ou filamentos de reforço, como ilustrado na figura incluída. Tais tubos podem ser formados a partir de enrolamentos de filamentos formados a partir de vidro, Kevlar (poliamida aromática), carbono, grafite ou semelhantes, ou suas combinações, que são ligados juntamente com as composições de resinas de polisiloxano halogenadas desta invenção.
Apesar das formas de realização limitadas de composições de resinas de polisiloxano halogenadas aqui descritas, muitas modificações e variações serão aparentes aos especialistas na técnica. De um modo concordante, deve ser entendido que, dentro do alcance das reivindicações em anexo, as composições de resinas de polisiloxano halogenadas de acordo com os princípios desta invenção 43 43 não o podem ser preparadas de outro modo que especificamente aqui descrito.
Lisboa, 28 de Setembro de 2006
Claims (20)
1 REIVINDICAÇÕES 1. Composição de resina de polisiloxano halogenada compreendendo: pelo menos um intermediário de silicone; uma resina seleccionada a partir do grupo consistindo em resinas hidroxi e epóxi-funcionais; um ingrediente orgânico contendo um halogéneo tendo pelo menos um grupo funcional seleccionado a partir do grupo consistindo em grupos hidroxilo, amina e carboxilo; e um agente de cura de aminas; em que a composição de resina de polisiloxano halogenada curável cura para formar uma rede de resina de polisiloxano halogenada com ligações cruzadas.
2. que pelo a partir hidroxi- A composição como recitada na reivindicação 1 em menos um intermediário de silicone é seleccionado do grupo consistindo em intermediários de silicone e alcóxi-funcionais tendo a fórmula onde cada grupo Rio e Rn é seleccionado de modo independente a partir do grupo consistindo em grupos hidroxilo, grupos alquilo, arilo e alcóxilo tendo até seis átomos de carbono, onde cada grupo Rg e Ri2 é seleccionado de modo independente a partir do grupo consistindo em hidrogénio, e grupos alquilo e arilo tendo até 12 átomos de carbono, e onde n é seleccionado de modo a que o peso da 2 média do peso molecular do intermediário de silicone se encontre no intervalo de 100 a 10000.
3. Composição como recitada na reivindicação 1 em que pelo menos um intermediário de silicone tem a fórmula «% onde R13 é seleccionado a partir do grupo consistindo em grupos alquilo, arilo e alcóxilo, onde R14 e R15 são seleccionados a partir do grupo consistindo em grupos alquilo, arilo e alcóxilo, onde Ri6 é seleccionado a partir do grupo alquilo, e onde ni é seleccionado de forma a que a resina de siloxano tenha um peso de média de peso molecular no intervalo de cerca de 500 a 5000.
4. Composição como recitada na reivindicação 1 compreendendo adicionalmente um catalisador seleccionado a partir do grupo consistindo em compostos organometálicos, ácidos, bases e suas misturas.
5. Composição de resina de polisiloxano halogenada curável compreendendo: pelo menos um intermediário de silicone seleccionado a partir do grupo consistindo em intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais; pelo menos um silano seleccionado a partir do grupo consistindo em silanos de arilalcóxilo, silanos de alquilalcóxilo, silanos halogenados e suas misturas; 3 um ingrediente orgânico contendo halogéneo tendo grupos funcionais seleccionados a partir do grupo consistindo em grupos hidroxilo, amina e carboxilo; uma resina seleccionada a partir do grupo consistindo em resinas hidroxi- e epóxi-funcionais; e um ou mais agentes de cura de aminas e um catalisador, sendo o catalisador seleccionado a partir do grupo consistindo em compostos organometálicos, ácidos, bases e suas misturas; em que o intermediário de silicone, silano, ingrediente contendo halogéneo e resina reagem para formar uma rede de resina de polisiloxano halogenada com ligações cruzadas.
6. Composição como recitada na reivindicação 5 em que pelo menos um intermediário de silicone tem a fórmula
& A» onde cada grupo Ri0 e Rn é seleccionado de modo independente a partir do grupo consistindo em grupos hidroxilo, grupos alquilo, arilo e alcóxilo tendo até seis átomos de carbono, onde cada grupo R9 e R12 é seleccionado de modo independente a partir do grupo consistindo em hidrogénio, e grupos alquilo e arilo tendo até 12 átomos de carbono, e onde n é seleccionado de modo a que a média do peso molecular do intermediário de silicone se encontre no intervalo de 100 a 10000.
7. Composição como recitada na reivindicação 5 em que pelo menos um intermediário de silicone tem a fórmula i 4 i 4 h I onde R13 é seleccionado a partir do grupo consistindo em grupos alquilo, arilo e alcóxilo, onde Ri4 e R15 são seleccionados a partir do grupo consistindo em grupos alquilo, arilo e alcóxilo, onde Ri6 é seleccionado a partir do grupo alquilo, e onde ni é seleccionado de forma a que a resina de siloxano tenha uma média de peso molecular no intervalo de cerca de 500 a 5000.
8. Composição como recitada na reivindicação 5 em que os silanos de arilalcóxilo têm a fórmula Ã* I k onde Ri é um grupo arilo, onde cada grupo R2, R3 e R4 é um grupo alcóxilo tendo menos de quatro átomos de carbono e têm uma média de peso molecular no intervalo desde 150 a 300.
9. Composição como recitada na reivindicação 5 em que os silanos de alcóxialquilo têm a fórmula 5 onde R5 é um grupo alquilo tendo menos de quatro átomos de carbono, onde cada R6, R7 e Rj é um grupo alcóxilo tendo menos de quatro átomos de carbono e tem uma média de peso molecular no intervalo desde 100 a 300.
10. Composição de resina de polisiloxano curável contendo halogéneo compreendendo: pelo menos um intermediário de silicone seleccionado a partir do grupo consistindo em intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais tendo a fórmula A I í onde cada grupo Ri0 e Rn é seleccionado de modo independente a partir do grupo consistindo em grupos hidroxilo, grupos alquilo, arilo e alcóxilo tendo até seis átomos de carbono, onde cada grupo R9 e Ri2 é seleccionado de modo independente a partir do grupo consistindo em hidrogénio, e grupos alquilo e arilo tendo até 12 átomos de carbono, e onde n é seleccionado de modo a que o peso da média do peso molecular do intermediário de silicone se encontre no intervalo de 100 a 10000; um composto orgânico contendo halogéneos seleccionado a partir do grupo consistindo em álcoois, aminas, e ácidos carboxílicos; pelo menos um silano seleccionado a partir do grupo consistindo em silanos de arilalcóxilo, silanos de alquilalcóxilo, silanos halogenados e suas misturas; 6 uma resina seleccionada a partir do grupo consistindo em resinas acrílicas, de poliéster, epoxídicas, resinas fenólicas e resinas de silano fenólicas; e um ou mais agentes de cura de aminas e um catalisador, sendo o catalisador seleccionado a partir do grupo consistindo em compostos organometálicos, ácidos, bases e suas misturas; em que o intermediário de silicone, composto orgânico contendo halogéneo, silano e resina reagem para formar uma rede de resina de polisiloxano halogenada com ligações cruzadas.
11. Composição como recitada na reivindicação 10 compreendendo um intermediário de silicone adicional tendo a fórmula onde R13 é seleccionado a partir do grupo consistindo em grupos alquilo, arilo e alcóxilo, onde Ri4 e Ri5 são seleccionados a partir do grupo consistindo em grupos alquilo, arilo e alcóxilo, onde Ri6 é seleccionado a partir do grupo alquilo, e onde ni é seleccionado de forma a que a resina de siloxano tenha uma média de peso molecular no intervalo desde 500 a 5000.
12. Composição como recitada na reivindicação 10 em que o agente de cura de aminas é um aminosilano tendo a fórmula y-st- (OX}3 7 onde Y é H(HNRi7)a e "a" é um número inteiro no intervalo de dois a sete, onde cada Ri7 é um radical orgânico difuncional seleccionado de modo independente a partir do grupo consistindo em radicais de arilo, alguilo, dialguiarilo, alcóxialguilo e cicloalquilo, e R77 pode variar dentro de cada molécula Y, e onde cada X pode ser o mesmo ou diferente e é seleccionado a partir do grupo consistindo em grupos alquilo, hidroxalquilo, alcóxialquilo e hidroxialcóxialquilo contendo menos de seis átomos de carbono.
13. Método para halogenar uma composição de resina de polisiloxano compreendendo os passos de: combinando: pelo menos um intermediário de silicone; com um ingrediente orgânico contendo halogéneo tendo funcionalidade seleccionado a partir do grupo consistindo em grupos amina, hidroxilo, e carboxilo; e uma resina seleccionada a partir do grupo consistindo em resinas hidroxi- e epóxi-funcionais para formar uma mistura; e colocar a mistura a reagir para formar uma rede de resina de polisiloxano halogenada de ligações cruzadas.
14. Método como recitado na reivindicação 13 em que o passo de combinação adicional inclui um agente de cura de aminas.
15. Método como recitado na reivindicação 13 em que o passo de reacção tem lugar à temperatura ambiente na presença de água.
16. Método para formar uma composição de resinas de polisiloxano halogenadas compreendendo os passos de: combinando: pelo menos um intermediário de silicone seleccionado a partir do grupo consistindo em intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais; com um ingrediente orgânico contendo halogéneo tendo funcionalidade seleccionada a partir do grupo consistindo em grupos amina, hidroxilo e carboxilo; pelo menos um silano seleccionado a partir do grupo consistindo em silanos de arilalcóxilo, silanos de alquilalcóxilo e silanos halogenados; uma resina seleccionada a partir do grupo consistindo em resinas hidroxi- e epóxi-funcionais para formar uma mistura; e um ou mais agentes de cura de aminas e um catalisador, sendo o catalisador seleccionado a partir do grupo consistindo em compostos organometálicos, ácidos, bases e suas misturas, para formar uma mistura; e colocar a mistura a reagir para formar uma rede de resina de polisiloxano halogenada de ligações cruzadas.
17. Método como recitado na reivindicação 16 em que o passo de reacção tem lugar à temperatura ambiente.
18. Método para introduzir a halogenação numa composição de resina compreendendo os passos de: formação de um organooxisilano fazendo reagir um ou mais intermediários de silicone seleccionados a partir do grupo consistindo em intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais, com um silano e um ingrediente orgânico contendo halogéneo tendo funcionalidade hidroxilo, e um ou mais agentes de cura de aminas e um catalisador que é 9 seleccionado a partir do grupo consistindo em compostos organometálicos, ácidos, bases e suas misturas, e permitindo aos ingredientes combinados sofrer uma policondensação para formar um organooxisilano halogenado com ligações cruzadas; e condensando o organooxisilano halogenado com uma resina seleccionada a partir do grupo consistindo em resinas hidroxi- e epóxi-funcionais para formar uma rede de resina de polisiloxano halogenada de ligações cruzadas.
19. Método como recitado na reivindicação 18 em que o passo de condensação tem lugar à temperatura ambiente.
20. Composição de resina de polisiloxano consistindo essencialmente em: pelo menos um intermediário de silicone seleccionado a partir do grupo consistindo em intermediários de silicone hidroxi- e alcóxi-funcionais; pelo menos um silano seleccionado a partir do grupo consistindo em silanos de arilalcóxilo, silanos de alquilalcóxilo, silanos halogenados e suas misturas; um ingrediente orgânico contendo halogéneo tendo grupos funcionais seleccionados a partir do grupo consistindo em grupos hidroxilo, amina e carboxilo; uma resina seleccionada a partir do grupo consistindo em resinas hidroxi- e epóxi-funcionais; e um ou mais agentes de cura de aminas e um catalisador, sendo o catalisador seleccionado a partir do grupo consistindo em compostos organometálicos, ácidos, bases e suas misturas; Lisboa, 28 de Setembro de 2006
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US08/868,793 US6013752A (en) | 1997-06-04 | 1997-06-04 | Halogenated resin compositions |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT986352E true PT986352E (pt) | 2006-11-30 |
Family
ID=25352329
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT98922469T PT986352E (pt) | 1997-06-04 | 1998-05-21 | Composições de resinas halogenadas. |
Country Status (17)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US6013752A (pt) |
EP (2) | EP0986352B1 (pt) |
JP (2) | JP2002514260A (pt) |
CN (1) | CN100355408C (pt) |
AU (1) | AU734470B2 (pt) |
BR (1) | BR9809961A (pt) |
CA (1) | CA2293776C (pt) |
DE (1) | DE69835287T2 (pt) |
ES (1) | ES2268775T3 (pt) |
MY (1) | MY115753A (pt) |
NO (1) | NO995903L (pt) |
NZ (1) | NZ501592A (pt) |
PL (2) | PL193083B1 (pt) |
PT (1) | PT986352E (pt) |
RU (1) | RU2213111C2 (pt) |
TW (1) | TW591082B (pt) |
WO (1) | WO1998055056A1 (pt) |
Families Citing this family (24)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US6491259B1 (en) * | 1998-05-11 | 2002-12-10 | Lockheed Martin Corporation | Halogenated composites for oxygen systems |
GB0029030D0 (en) * | 2000-11-28 | 2001-01-10 | Smiths Group Plc | WC-diposable articles |
US6639025B2 (en) * | 2002-02-01 | 2003-10-28 | Ameron International Corporation | Elastomer-modified epoxy siloxane compositions |
JP4410471B2 (ja) * | 2003-01-10 | 2010-02-03 | セントラル硝子株式会社 | 含フッ素重合性単量体、含フッ素高分子化合物、それらを用いたレジスト材料 |
US20040249044A1 (en) * | 2003-02-18 | 2004-12-09 | Tuan Nguyenquang | High temperature resistant coating composition |
WO2006025225A1 (ja) * | 2004-09-02 | 2006-03-09 | The Yokohama Rubber Co., Ltd. | 光ファイバー用接着剤組成物 |
US7834121B2 (en) * | 2004-09-15 | 2010-11-16 | Ppg Industries Ohio, Inc. | Silicone resin containing coating compositions, related coated substrates and methods |
US7459515B2 (en) * | 2004-09-15 | 2008-12-02 | Ppg Industries Ohio, Inc. | Fast-curing modified siloxane compositions |
CN101542332A (zh) * | 2006-11-30 | 2009-09-23 | 新日铁化学株式会社 | 偏振片保护膜、偏振片及电阻膜式触摸面板 |
US8193293B2 (en) * | 2008-03-17 | 2012-06-05 | Ppg Industries Ohio, Inc. | Low temperature curable coating compositions and related methods |
DE102012202389A1 (de) * | 2012-02-16 | 2013-08-22 | Wacker Chemie Ag | Hydrophobiermittel für Beschichtungen |
US8809468B2 (en) * | 2012-03-09 | 2014-08-19 | Ppg Industries Ohio, Inc. | Epoxy siloxane coating compositions |
US9856400B2 (en) | 2012-04-27 | 2018-01-02 | Burning Bush Group, Llc | High performance silicon based coating compositions |
WO2013170124A1 (en) | 2012-05-10 | 2013-11-14 | Burning Bush Group | High performance silicon based thermal coating compositions |
CN104812543B (zh) | 2012-07-03 | 2017-06-13 | 伯宁布什集团有限公司 | 硅基高性能涂料组合物 |
CN102887916B (zh) * | 2012-09-29 | 2016-03-02 | 中昊晨光化工研究院有限公司 | 一种烷氧基硅树脂中间体及其制备方法 |
JP5812369B2 (ja) * | 2013-03-06 | 2015-11-11 | ユニマテック株式会社 | 含フッ素ナノコンポジット粒子の製造法 |
JP5812366B2 (ja) * | 2013-03-06 | 2015-11-11 | ユニマテック株式会社 | 含フッ素ナノコンポジット粒子の製造法 |
JP5812368B2 (ja) * | 2013-03-06 | 2015-11-11 | ユニマテック株式会社 | 含フッ素ナノコンポジット粒子の製造法 |
CA2901991A1 (en) * | 2013-03-06 | 2014-09-12 | Unimatec Co., Ltd. | Fluorine-containing nano-silica composite particles and method for producing the same |
JP5812367B2 (ja) * | 2013-03-06 | 2015-11-11 | ユニマテック株式会社 | 含フッ素ナノシリカコンポジット粒子およびその製造法 |
CN105246948A (zh) * | 2013-03-06 | 2016-01-13 | 优迈特株式会社 | 含氟纳米复合物粒子及其制造方法 |
US9006355B1 (en) * | 2013-10-04 | 2015-04-14 | Burning Bush Group, Llc | High performance silicon-based compositions |
CA2933477C (en) * | 2013-12-23 | 2022-03-15 | Cytec Industries Inc. | Carbon fibers and high performance fibers for composite applications |
Family Cites Families (36)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US477862A (en) * | 1892-06-28 | William c | ||
US3244664A (en) * | 1960-10-24 | 1966-04-05 | Phillips Petroleum Co | Silicon-containing polymers |
US3959203A (en) * | 1974-10-15 | 1976-05-25 | Dow Corning Corporation | Modified unsaturated polyester compositions |
JPS5352564A (en) * | 1976-10-25 | 1978-05-13 | Shin Etsu Chem Co Ltd | Silicone resin compositions |
JPS5437184A (en) * | 1977-08-29 | 1979-03-19 | Kanegafuchi Chem Ind Co Ltd | Novel diallylphthalate curable compound, its preparation, and adhesive and paint containing resin therefrom |
GB2012292B (en) * | 1977-12-29 | 1983-02-02 | Kanegafuchi Chemical Ind | Curable polyester oligomer and a process for producing same |
FR2421721A1 (fr) * | 1978-04-03 | 1979-11-02 | Ameron Inc | Objet en matiere plastique armee a l'aide de filaments |
JPS6318609B2 (pt) * | 1978-10-23 | 1988-04-19 | Ameron Inc | |
US4414364A (en) * | 1979-04-23 | 1983-11-08 | Mcalister Roy E | Stabilization of polyester |
US4238375A (en) * | 1979-04-23 | 1980-12-09 | Blount David H | Process for the production of organic halosilicon acid resinous products and their reaction products utilizing phenol compounds |
JPS5927952A (ja) * | 1982-08-06 | 1984-02-14 | Shin Etsu Chem Co Ltd | エポキシ樹脂変性シリコ−ン樹脂組成物 |
US4472551A (en) * | 1983-04-01 | 1984-09-18 | General Electric Company | One package, stable, moisture curable, alkoxy-terminated organopolysiloxane compositions |
US4554296A (en) * | 1984-10-26 | 1985-11-19 | Dow Corning Corporation | Polyorganosiloxane compositions |
US4593049A (en) * | 1985-10-16 | 1986-06-03 | Dow Corning Corporation | Method of producing elastomeric silicone foam |
US4739013A (en) * | 1985-12-19 | 1988-04-19 | Corvita Corporation | Polyurethanes |
US4778862A (en) * | 1987-01-28 | 1988-10-18 | The Glidden Company | Fluorine and acrylic modified silicone resins |
US5140087A (en) * | 1988-04-22 | 1992-08-18 | Chisso Corporation | Organosiloxane and process for preparing the same |
JP2538308B2 (ja) * | 1988-04-22 | 1996-09-25 | チッソ株式会社 | オルガノシロキサン |
JP2670855B2 (ja) * | 1989-06-26 | 1997-10-29 | 日本合成ゴム株式会社 | シリコーン複合ゴム組成物およびその用途 |
US5051489A (en) * | 1990-01-25 | 1991-09-24 | Siltech Inc. | Novel silanol waxes |
US5100956A (en) * | 1990-06-27 | 1992-03-31 | Siltech Inc. | Silicone protein polymers |
JPH05105711A (ja) * | 1991-10-17 | 1993-04-27 | Mitsubishi Petrochem Co Ltd | ポリシロキサン重合開始剤およびその利用 |
US5260401A (en) * | 1992-02-19 | 1993-11-09 | Siltech Inc. | Terminal fluorine containing silicone polyester compounds |
US5210133A (en) * | 1992-06-15 | 1993-05-11 | Siltech Inc. | Silicone polyester polymers as delivery systems |
US5411996A (en) * | 1992-06-25 | 1995-05-02 | General Electric Company | One-part UV-curable epoxy silicone compositions containing a fluorinated alcohol |
JPH0632904A (ja) * | 1992-07-21 | 1994-02-08 | Asahi Chem Ind Co Ltd | 含フッ素シロキサン化合物 |
US5360869A (en) * | 1992-10-30 | 1994-11-01 | University Of North Carolina At Chapel Hill | Method of making fluorinated copolymers |
JPH06248185A (ja) * | 1993-02-24 | 1994-09-06 | Toshiba Silicone Co Ltd | 室温硬化性ポリオルガノシロキサン組成物 |
US5618860A (en) * | 1993-05-19 | 1997-04-08 | Ameron International Corporation | Epoxy polysiloxane coating and flooring compositions |
US5804616A (en) * | 1993-05-19 | 1998-09-08 | Ameron International Corporation | Epoxy-polysiloxane polymer composition |
US5417744A (en) * | 1993-12-29 | 1995-05-23 | Ameron, Inc. | Optically clear hydrophobic coating composition |
US5736619A (en) * | 1995-04-21 | 1998-04-07 | Ameron International Corporation | Phenolic resin compositions with improved impact resistance |
JP3432979B2 (ja) * | 1995-11-17 | 2003-08-04 | 花王株式会社 | 化粧料 |
US5703178A (en) * | 1995-11-30 | 1997-12-30 | Ameron International Corporation | Heat ablative coating composition |
EP0915753B1 (en) * | 1996-05-06 | 2003-01-29 | Ameron International Corporation | Siloxane-modified adhesive/adherend systems |
JPH1045527A (ja) * | 1996-08-06 | 1998-02-17 | Kao Corp | 化粧料 |
-
1997
- 1997-06-04 US US08/868,793 patent/US6013752A/en not_active Expired - Lifetime
-
1998
- 1998-05-21 CN CNB988071576A patent/CN100355408C/zh not_active Expired - Fee Related
- 1998-05-21 EP EP98922469A patent/EP0986352B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1998-05-21 NZ NZ501592A patent/NZ501592A/en not_active IP Right Cessation
- 1998-05-21 CA CA002293776A patent/CA2293776C/en not_active Expired - Fee Related
- 1998-05-21 EP EP06014818A patent/EP1716827A3/en not_active Withdrawn
- 1998-05-21 JP JP50250399A patent/JP2002514260A/ja active Pending
- 1998-05-21 DE DE69835287T patent/DE69835287T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1998-05-21 RU RU2000100322/04A patent/RU2213111C2/ru active
- 1998-05-21 BR BR9809961-2A patent/BR9809961A/pt not_active IP Right Cessation
- 1998-05-21 WO PCT/US1998/010421 patent/WO1998055056A1/en active IP Right Grant
- 1998-05-21 PL PL378395A patent/PL193083B1/pl not_active IP Right Cessation
- 1998-05-21 AU AU75006/98A patent/AU734470B2/en not_active Ceased
- 1998-05-21 PL PL98337326A patent/PL337326A1/xx not_active Application Discontinuation
- 1998-05-21 ES ES98922469T patent/ES2268775T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1998-05-21 PT PT98922469T patent/PT986352E/pt unknown
- 1998-06-03 MY MYPI98002470A patent/MY115753A/en unknown
- 1998-11-30 TW TW087108753A patent/TW591082B/zh not_active IP Right Cessation
-
1999
- 1999-12-02 NO NO19995903A patent/NO995903L/no not_active Application Discontinuation
-
2008
- 2008-03-06 JP JP2008057084A patent/JP2008150620A/ja active Pending
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE69835287T2 (de) | 2007-07-26 |
EP1716827A2 (en) | 2006-11-02 |
EP0986352B1 (en) | 2006-07-19 |
EP0986352A1 (en) | 2000-03-22 |
US6013752A (en) | 2000-01-11 |
RU2213111C2 (ru) | 2003-09-27 |
NZ501592A (en) | 2001-08-31 |
JP2002514260A (ja) | 2002-05-14 |
WO1998055056A1 (en) | 1998-12-10 |
CA2293776A1 (en) | 1998-12-10 |
TW591082B (en) | 2004-06-11 |
EP1716827A3 (en) | 2007-01-24 |
CN100355408C (zh) | 2007-12-19 |
JP2008150620A (ja) | 2008-07-03 |
CA2293776C (en) | 2009-05-19 |
DE69835287D1 (de) | 2006-08-31 |
PL337326A1 (en) | 2000-08-14 |
CN1263453A (zh) | 2000-08-16 |
EP0986352A4 (en) | 2001-09-12 |
NO995903L (no) | 2000-02-04 |
AU7500698A (en) | 1998-12-21 |
BR9809961A (pt) | 2000-08-01 |
NO995903D0 (no) | 1999-12-02 |
PL193083B1 (pl) | 2007-01-31 |
MY115753A (en) | 2003-08-30 |
WO1998055056A8 (en) | 2000-02-17 |
ES2268775T3 (es) | 2007-03-16 |
AU734470B2 (en) | 2001-06-14 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT986352E (pt) | Composições de resinas halogenadas. | |
US7160962B2 (en) | Elastomer-modified epoxy siloxane compositions | |
US6368535B1 (en) | Condensation reaction curable silsesquioxane resin composition and methods for the synthesis and cure thereof | |
AU4261900A (en) | Addition-crosslinkable epoxy-functional organopolysiloxane polymer and coating composition | |
MX2007003091A (es) | Composiciones de siloxano modificadas, de rapido curado. | |
JP2008513575A6 (ja) | 高速硬化性変性シロキサン組成物 | |
US5371165A (en) | Organopolysiloxane compositions which cross-link to give elastomers | |
JP3767669B2 (ja) | 難燃性樹脂組成物 | |
JP3614311B2 (ja) | 難燃性樹脂組成物 | |
JP4273591B2 (ja) | 難燃性樹脂組成物 | |
EP4069767A1 (en) | Weatherable and durable coating compositions | |
JPH0786182B2 (ja) | コーティング樹脂組成物 | |
JP3915926B2 (ja) | 難燃性樹脂組成物 | |
JPH02199171A (ja) | 紫外線硬化性オルガノポリシロキサン組成物 |