PT97196B - Processo para a reducao de derivados de acridina contendo grupos carbonilo - Google Patents

Processo para a reducao de derivados de acridina contendo grupos carbonilo Download PDF

Info

Publication number
PT97196B
PT97196B PT97196A PT9719691A PT97196B PT 97196 B PT97196 B PT 97196B PT 97196 A PT97196 A PT 97196A PT 9719691 A PT9719691 A PT 9719691A PT 97196 B PT97196 B PT 97196B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
lower alkyl
process according
compound
solvent
formula
Prior art date
Application number
PT97196A
Other languages
English (en)
Other versions
PT97196A (pt
Inventor
Thomas Bing Kin Lee
George S K Wong
George Everett Lee
Donna M Borek
Keith E Goehring
Original Assignee
Hoechst Roussel Pharma
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hoechst Roussel Pharma filed Critical Hoechst Roussel Pharma
Publication of PT97196A publication Critical patent/PT97196A/pt
Publication of PT97196B publication Critical patent/PT97196B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D219/00Heterocyclic compounds containing acridine or hydrogenated acridine ring systems
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D219/00Heterocyclic compounds containing acridine or hydrogenated acridine ring systems
    • C07D219/04Heterocyclic compounds containing acridine or hydrogenated acridine ring systems with hetero atoms or with carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. ester or nitrile radicals, directly attached to carbon atoms of the ring system
    • C07D219/08Nitrogen atoms
    • C07D219/10Nitrogen atoms attached in position 9

Landscapes

  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)
  • Chemically Coating (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Encapsulation Of And Coatings For Semiconductor Or Solid State Devices (AREA)
  • Cephalosporin Compounds (AREA)
  • Nitrogen Condensed Heterocyclic Rings (AREA)
  • Manufacturing Of Electric Cables (AREA)
  • Catalysts (AREA)
  • Chemical Treatment Of Metals (AREA)
  • Other In-Based Heterocyclic Compounds (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Pyridine Compounds (AREA)
  • Heterocyclic Carbon Compounds Containing A Hetero Ring Having Oxygen Or Sulfur (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
  • Manufacturing Of Printed Wiring (AREA)
  • Electroplating Methods And Accessories (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Carbon And Carbon Compounds (AREA)

Description

Descrição referente à patente de invenção de HOECHST-ROUSSEL PHARMACEUTICALS INCORPORATED, norte-americana, industrial e comercial, estabelecida em Route 202-206 North, Somerville, NJ O8876, Estados Unidos da América (inventorest Thomas Bin Kin Lee, Georg Everett Lee, George S.K. Wong, Donna M. Borek e Keith E. Goehring, residentes nos E.U.A.), | Para wPROCESSO PARA A RBPUÇXO DE
DERIVADOS DE ACRIDINA CONTENDO
GRUPOS ÇARBONILQ”.
Descrição
A presente invenção refere-se a um processo de redução de uma acridina contendo oarbonilo da fórmula
E.I.l em que n representa 1, 2 ou 3 $ X representa hidrogénio, alquilo inferior, alcoxi inferior, halogénneo, hxiroxi, tri-flúoro-metilo, ou NRgR4 em que Rg e R^ representam, independentemente, hidrogénio ou alquilo inferiorj R representa hidrogénio ou alquilo inferior e Rj representa hidrogénio, alquilo inferior, di-alquilo inferior-amino-alquilo inferior, aril-alquilo inferior, di-aril-alquilo inferior, furilo-alquilo inferior, tie- 1 -
nil-alquilo inferior, aril-alquilo inferior ligado por ponte a oxigénio, di-aril-alquilo inferior ligado por ponte a oxigénio, furil-alquilo inferior ligado por ponte a oxigénio ou tienil-alquilo inferior ligado por ponte a oxigénio. A redução destes compostos é essencial na preparação dos compostos que mostraram ser adequados para melhorar a memória. Este incluem compostos da fórmula
em que p representa 0 oi 1; m representa 1, 2 ou 3; X representa hidrogénio, alquilo inferior, alcoxi inferior, halogéneo, hidroxi, tri-fluoro-metilo ou NR^R^ em que Rg e R^ representam, independentemente, hidrogénio ou alquilo inferior; R representa hidrogénio ou alquilo inferior} R^ representa hidrogénio, alquilo inferior, di-alquil inferior-amino-alquilo inferior; aril-alquilo inferior, di-aril-alquilo inferior, furil-alquilo inferior, tienil-alquilo inferior, aril-alquilo inferior ligado por ponte a oxigénio, di-aril-alquilo inferior ligado por ponte a oxigénio, furil-alquilo inferior ligado por ponte a oxigénio, furil-aralquilo inferior ligado por ponte a oxigénio, tienil-alquilo inferior ligado por ponte a oxigénio; os seus antípodas ópticos ou os seus sais ie adição de ácido farmaceuticamente aceitáveis»
De particular interesse é a redução do composto la de fórmula
- 2 1
α&Μκαχα>»·““' a(±)-9-amino-1,2,3,4-tetra-hidro-acridin-1-ol da fórmula
(lia)
As acridinas contendo carbonilo e os álcoois preparados a partir da sua redução são conhecidos como descrito nas patentes Norte Americanas 4631286, 4695573, 4754050, 4835275 e 4839364. A vantagem desta Invenção na preparação de derivados
I de acridina é que ó menos dispendiosa e proporciona rendimentos elevados e pureza elevada sem produtos secundários indesejáveis. Assim, a presente invenção preenche a necessidade de um processo que utiliza reagentes mais económicos e ambientalraente seguros e que sejam mais adptáveis à produção em larga escala. As acridinas alvo obtóm-se em rendimentos elevados e pureza elevada.
Os substituintes R, Rp R^, R^, X, m, n e p são como anteriormente definidos, excepto se indicado de outro modo.
Os compostos preparam-se de aoordo oom a sequência de reacções seguintes. 0 composto III da fórmula
(III) reage com o composto IV, uma cetona cíclica da fórmula
em que p representa 0 ou 1, com a condição de que se t=l, o segundo grupo carbonilo está na posição 2 ou 3 do anel, para proporcionar o intermediário conhecido, composto V da fórmula
Esta reacção efectua-se, normalmente, utilizando um ctalisador num solvente adequado, a uma temperatura compreendida entre 80 e 18O°C (ou ao refluxo) durante 1 a 24 horas. A gama de temperaturas preferidas está compreendida entre 110 e 160°C para 1 a 6 horas.
catalisador é, normalmente, seleccionado de ácido p-tolueno-sulfónico monc-hidratado, ácido metano-sulfónico, ácido sulfúrico ou análogos; o catalisador preferido é ácido p-tolueno-sulfónico mono-hidratado. A quantidade de catalisador necessária varia normalmente, entre 0,005 e 0,05 equivalentes, sendo preferido entre 0,008 e 0,035 equivalentes. Os solventes adequados na condensação incluem tolueno, xileno, benzeno ou solventes aromáticos halogenados, tais como, clorobenzeno ou di-clorobenzeno. O solvente preferido ó tolueno.
A proporção volume/peso (v/p) entre o solvente e o material de partida nitrilo varia normalmente entre 1:3 e 1:10, sendo preferida uma proporção compreendida entre 1:4 e 1:6.
A reaGção do composto IV em que N=2 e p=0 com o composto III proporciona o produto de condensação (Va) da fórmula
(va) que é um intermediário adequado na preparação de Tacrina (eloridrato de 9-amino-1,2,3,4-tetra-hidro-acridina hidratado).
composto intermediário (V) em que p representa 1 reage, subsequentemente, com um catalisador na presença de um sal inorgânico básico e um solvente amida para proporcionar o composto I.
Esta reacção de ciclização utiliza, normalmente, um catalisador, tal como, FeClg^HgO, FeClg, FeCl^ etc? o catalisador preferido é FeCl^· iiHgO* Existem vantagens significativas em utilizar o catalisador de ferro em vez dos catalisadores anteriormente conhecidos de cobre e zinco neste passo da ciclização. Os metais pesados, tais como, o cobre e o zinco são altamente tóxicos e incoraptíveis com os sistemas de tratamento microbiológico de águas residuais. A libertação de cobre ou zinco pode originar problemas ambientais graves. Pelo contrário, o ferro é, essencialraente, não tóxico e é muitas vezes utilizado no tratamento de águas residuais. A quantidade de catalisador utilizada ó de 5,0 a 13 mequiv.
Os sais inorgânicos básicos que se utilizam normalmente incluem carbonato de sódio e potássio e bicarbonato de sódio e potássio. Os sais preferidos são carbonato de potássio e bicarbonato de potássio» A quantidade de sal utilizada varia normalmente entre 5,0 e 30 mequiv.
Os solventes que se podem utilizar na ciclização incluem solventes amida, tais como, dí-metil-formamida (DMF) ou
1-metil-2-pirrolidinona? o DMF ό o preferido. A proporção v/p entre o solvente e o composto V varia, normalmente, entre 3:1 e 5s1.
Esta ciclização efectua-se, normalmente, a uma temperatura compreendida entre 130 e 180°C durante 1 a 24 horas? as condições preferidas incluem uma gama de 140 a 160°C durante 1 a 8 horas.
Quando se utiliza o composto Va sob as condições normais atrás descritas prepara-se o composto Ilb (Tacrina) da fórmula
(Ilb)
As aeridinas alvo preparam-se por redução de una base ou sal livre do composto Xa, por dois métodos diferentes. Para a produção em larga escala, verificou-se que a hidrogenação catalítica da base livre é o método mais adequado.
composto I, na sua forma base livre,
é reduzido num vaso de hidrogenação carregado, sob pressão de hidrogénio, com um catalisador, uma base de metal alcalino e um solvente para proporcionar o composto ΤΣ.
Normalmente, utiliza-se um catalisador de metal nobre, tal como, platina. A platina pode estar na forma de metal suportado numa superfície inerte, por exemplo, em carbono ou como um óxido ou um sal. G conteúdo em platina do catalisador varia, normalmente, entre aproximadamente 1 e 10$, de preferência, entre 2 e 5$. A proporção, em peso, entre o metal nobre contido no catalisador e a cetona de partida está compreendida, em geral, entre 0,05 e 0,25$? sendo a proporção em peso preferida entre 0,1 e 0,1515»
As bases de metais alcalinos que se podem utilizar na redução incluem, normalmente, hidróxido de sódio ou hidróxido de lítio ·Η20 ou os alcóxidos inferiores de sódio ou lítio. A forma de realização preferida desta invenção utiliza hidróxido de lítioeHgO, numa proporção molar compreendida entre 0,1 e 0,5 equivalentes, de preferência, 0,2 equivalentes relativamente à cetona de partida.
Utilizam-sej normalmente, solventes alcanóis inferiores com 2 a 8 átomos Xe carbono. Os solventes preferidos são alcanóis, 1-propanol, 2-propanol e 1-butrnol. Destes, os solventes preferidos é 1-butanol. Podem também utilizar-se mistu• ras aquosas de solventes de alcanóis inferiores. Por exemplo,
- 6 pode adicionar-se um pequeno volume de água ao solvente para aumentar a solubilidade da base de metal alcalino. A quantidade de água adicionada varia, em geral, de 2 a 10$, de preferencia, de 5 a 7$ p/p. A proporção em volume típica entre o solvente e a cetona está compreendida entre 3:1 e 10:1, de preferência, entre 4:1 e 3:1.
A pressão de hidrogénio utilizada varia entre 50 e 1000 psij normalmente entre 70 e 225 psi,
A redução efectua-se, normalmente, a uma temperatura de funcionamento compreendida entre 40 e 100°C, durante 4 a 20 horas; de preferência entre Ó0 a 80°C durante 6 a 10 horas.
A proporção entre o catalisador e a base varia, normalmente, entre 1:0,5 e 1í3, de preferência, entre 1i1 e 1:2.
A presença de base de metal alcalino é crítica neste processo. Verificou-se que sem a inclusão da base, a redução ocorre a uma proporção que é muito menor do que quando a (ase está presente, por exemplo, verificou-se que esta proporção pode ser cerca de 9 vezes superior quando se utiliza hidróxido de lítio mono-hidratado como a base (ver exemplo 5).
composto I pode ainda reduzir-se à sua forma saturada (composto 6) da fórmula
por elevação da temperatura até uma gama de 120 a 150°C, durante 1 a 4 horas.
Alternativamente, os alcoóis alvo podem preparar-se por um método de redução seguro e prático utilizando boro-hidreto de sódio.
A utilização de boro-hidreto de sódio proporciona várias vantagens relafcivamente aos métodos anteriormente preferi-
- dos para a redução de acridinonas, Príneiro, to. soluçã^ aquosa estabilizada de boro-hidreto de sódio é muito mais segura para utilizar do çue outros hidretos de notais, por exemplo, hidreto de lítio alumino, que são altamente pirofóricõs. Em segundo lugar, a utilização de um solvente quoso é mais seguro e mais económico dc que a utilização de solventes etéricos, tais como, éter, tetra-hidrofurano ou dioxano ou solventes amida, tais como, di-metil-formamida ou N-metil-2-pirrolidona.
Finalmente» a utilização de 5 a 25Í v/v de álcool como um. co-solvente diminui eficazmente a formação de espuma, um problema grave que aparece sempre que se utiliza água ou ácido
I aquoso como um sulvente.
Neste método alternativo, o sal de adição de ácido do composto I reage com boro-hidreto de sódio, numa mistura de solventes a uma temperatura compreendida entre 20 e 60Gc durante 1 a 5 horas, e a reacção tem lugar, de preferência, a uma temperatura compreendida entre 20 e 30°C durante 2 a 4 horas.
Normalmente, esta redução utiliza 0,8 a 1,3 equivalentes de boro-hidreto de sódio, e, optimamente, utilizam-se 0,9 a 1,0 equivalentes. A mistura de solventes contém um alcanol inferior e água. 0 alcanol inferior é normalmente um alcanol (C^-Cg); o 2-propanol é preferido. 0 sistema de solventes varia de 5 a 2355 de alsanol/água; nas condições preferidas ) utiliza-se uma solução de A a
Nesta redução é importante manter o pH da mistura de reacção adequadamente ajustado. Isto efectua-se por adição, intermitente, de ácido durante o processo de reacção.
Esta invenção é descrita, com mais pormenor, nos exemplos seguintes nos quais todas as partes, proporções, razões e percentagens são em peso, excepto se indicado de outro modo.
Exemplo 1
Síntese de N-(3-oxo-c3Clo-hexen-1-il)-2-amino-benzonltrllc
Fez-se o refluxo de uma mistura de amino-benzonítrilo (50,0 g), 1,3-ciclo-hexano-diona (42,14 g) e ácido p-tolueno-sulfónico mono-hidratado (2,57 g) sm tolueno (250 ml), durante várias horas, com remoção, simultânea, de água por destilação azeotrópica. Arrefeceu-se a mistura de reacção à temperatura ambiente e, depois, adicioncu-se água (100 ml). Depois de agitação durante 1 a 2 horas., filtrou-se c produto bruto e lavou-se com tolueno e água. Lavour.se o produto bruto com água (350 ) ml) à temperatura ambiente durante 1 a 2 horas. Obteve-se o produto lavado, N~(3-oxo-eiclc-hexsn-1-il)-2-amino-benzcnitrilo, depois de filtração, lavagem com água e secagem, com um rendimento elevado.
a, Síntese de cloridrato de 9-amino-33-di-hidrc-l(2H)-acridãnona
Agitou-se, ao refluxo, uma mistura de N-(3-oxo-ciclo-hexen-1-il)-2-amÍno-benzonitrilo (20 g), bicarbonato de potássio (0,112 g) e cloreto ferroso tetra-hidratado (0,121 g) em di-metil-formamida (DMF) (80 ml), durante 2 a 6 horas.
Depois de arrefecimento da mistura de reacção a 80-85°C, adicionou-se ácido clorídrico aquoso a 30% (2,1 ml) para acidificar a mistera a um ρΠ de 2,2 a 2,4, ao mesmo tempo ove se manteve uma temperatura de 80 a 90°C. Arrefeceu-se a suspensão do produto e envelheceu-se a uma temperatura de 0 a 5°C durante 1 a 2 horas. Filtrou-se o produto bruto, lavou-se com DMF (40 ml) e secou-se in vácuo para proporcionar 22,7 g de cloridrato de 9-sminc-3,4-dí-hidro-1(2H)-acridinona.
- 9 b. Purificação de cloridrato dc O-amtno-d/^di-h^dro-i-fpH)-r-.crldinona
Tratou-f?e uma solução de cloridrato de 9-amino-3,4-dí-hÍdro-1(2H)-acridinona (24,8 g) em agua (175 ml) a uma temperatura compreendida entre 70 e 8o°C, com carvão (2-2,1 g), envelheceu-se a uma temperatura de 90 a 100°C durante 0,5 horas, filtrou-se e lavou-se a massa filtrada cora água quente (24,8 ml). Tratou-se o filtrado combinado a 85°C, com 24$ p/p de cloreto de sódio aquoso (17 g) e envelheceu-se a uma temperatura entre 0 e 5°C durante 1 hora. Obteve-se o cloridrato de 9-amino-3,4-di-hidro-1(2H)-acridinona (21,4 g) purificado depois de filtração, lavagem com água (24,8 ml) a uma temperatura de 0 a 5°C e secagem in vácuo» 0· Conversão de cloridrato de 9-amino~3,4-di-hidro-l (2H)-acr.idinona na sua base livre
Alcalinisou-se uma solução de cloridrato de 9-amino-3,4-di-hidro-1(2H)-acridinona (100 g) em agua (200 ml) a 80 a 85°C, por adição de hidróxido de sódio a 50$ (33 »3 g) ató o pH da solução ser superior a 11. Envelheceu-se a massa resultante do produto base livre a 60°C durante 0,5 horas, filtrou-se e secou-se in vácuo para proporcionar 85,4 g de 9-amino-3,4»dí-hidro-1(2H)-acridinona,
Exemplo 3
Síntese de (*)-9-amino-1,2,2,4-tetra-hidrg-a3ridin-1-ol, via hidrogenação catalítica
Numa autoelave de 300 ml, sob ura purga de azoto, carregou-se 9-amino-3;4..di-hídro-1f2n)-acridinora (15,9 g), hidróxido de litio mouc-hiTratado (0,53 3)» 3$ dc ?t/C <1,26 g contendo 53$ de água) e n-dutanol (111 ml). Aqueceu-se a misturo agitada, sob uma atmosfera de hidrogénio (125 psi) :
Depois do 10 horas i miotura continha 53,37 de produto
- 10 se
HPLC. Arre ccn &2OtC»
CL· £<-' V’ } ventilou-se e purgor.
fecou-se a raistur
Dissolveu-se c produto coco o seu sal acetato por adição de água (27,8 ml;, ácido acético (6,5 g) e digestão a 25°C durante 3Q minutos.
Separou-se o produto dissolvido do catalisador Pt/C por filtração seguida de lavagem com n-butanol aquoso a 80$ (15,9 ml). Alcalinisou-se o filtrado combinado até um pfí superior a 10,5 por adição de hidróxido de sódio a 50$ (10,8 g) a 25° a 30°C e envelheceu-se a pasta heterogénea resultante a 25°C durante 1 hora, Isolou-se o produto, (±)-9-amino-1,2,3»4~ -tetra-hidro-acricin-1-υΙ, com um rendimento de 90,6$, depois de filtração, oavagem com n-butanol aquoso a 80$ (15,9 ml), lavagem com água (50 ml) e secagem num forno de vácuo.
quadro seguinte apresenta o efeito no rendimento de 9-araino-1,2,3,H-tetra-hidro-aeridin-1-ol por variação de alguns parâmetros do exemplo 3.
Pressão de
Solvente $Pt/C Tempo Hidrogénio Rendimento
2-Propanol 3$ 8 horas 159psi 94 .1$
2-Propanol 2$ VI horas ?0psi
1-Propanol 5$ 19 horas 70psi 94.2$
2-Propanol 5$ 10 horas TOpsi 81
1-Propanol* 3# λ '6 horas 159psi 92.0$
1-Propanol** 37 6 horas 150psi 31.7$
1-Propanol*** 3$ 6 horas 150psi 94 .7$
1-Propanol**** 3T 8 horas- 150psi 89.8$
1-propanol***** 3$ 5 horas 150psi 83.0$
2-Propanolçí 3$ 6 horas 380psi 97.7$
$ - 70°C
o - 60°C
- 80°C
af. x m .v. - 90°C
- 100°C
τί ií-· - 59°C,
«t í «* ι I
Síntese de (í)-9-amino-1>2>3,i-tetra-hiãro-acridin-l-ol por intermédio do método de redução com boro-hidreto de sódio
Λ uma susoensSo de cloridrato de $-amino-3,4-di-hidro-1(2H)-acridinona (75 3), numa mistura de solventes de 2-propanol (18,8 ml) e água (356 ml) adicionou-se, porção a porção, à temperatura ambiente, uma solução de boro-hidreto de sódio (12,3*4 g) em 137,5 rJ du hidróxido de sódio aquoso a 0,5¼.
Manteve-se o pfí da mistura de reacçSo inferior a 8,2 por adição intermitente de HCi ÊN, Depois de se completar a adição da solução de boro-hidreto de sódio, ajustou-se o pH da mistura de reacção a 9»5 a 11 por adição de hidróxido de sódio aquoso a 50¼. Filtrou-se o produto bruto, como a base livre, e lavou-se com água.
Fez-se a suspensão do produto bruto húmido numa mistura de solventes de 2-propanol e água à temperatura ambiente» Adicionou-se ácido acético aquoso (50 a 60¼) para ajustar o pH da mistura de reacção entre 6 e 7. Agitou-se a mistura durante vários minutos até se obter uma solução homogénea. Pode obter-se o produto base livre purificado C±)-9-araino-1,2,3,^-tetra-hídro-acridin-1-oI por alcalinísação, de novo, com uma solução de NaOH a 50¼, filtração, lavagem com 2-propanol aquoso c água e secagem num forno de vácuo.
jÇxemçlo ,5
Hidrogenação catalítica íe S~amlno-3,4-di-hldro-l(2H)-acrídinona 5 9-amino-1,2,3,4-tetra-hidro-aeridin-1-ol e 9-amino-1,2,3,4,5,6,7,8-octa-hidro-aeridln-l-ol sem utilizar hidróxido de lítio
Carregou-se um vaso Se hidrogenação Farr de 150 ml com 3-amino-3,4-di--Iiidro-íC?.H)«acridinoao (3,0 g), 3¼ ds Pt/C (oom de água) (0,86 g) e 1-butauol (42 mi). Pressurizou-se a mistura e ventilou—se 3 vezes com azoto (78 psi) e 3 vezes
οοη hidrogénio (79 psi) a una tcnporatura compreendida entre 57 o 25°C. Pepois da purga de hidrogénio final, repressurizou-se o frasco con hidrogénio ato 70 pai e aqueceu-se a 70°c con agitaçao. 3erooverara-se amostras a 2,4 e 12 horas para análise de HPLC. Os resultados apresentam-se no quadro 1 adiante.
QUAPRO 1
Tempo $ de Tetra- hidro- álcool p/0 LiOH $ de Tetra- nidro*- álcool p/LiOH $ de cetona de partida $ de Octa- -hidro-Alcool
2 9*5$ 52.6$ 87.5$ O 1
4 3.8$ 31.9$ 87.3$ 3.9$
12 20,2$ 96.3$ 71.7$ 3.1$
“-experiência semelhante utilizando LiOHaHgO (0,2 equiv) coiao promotor.
Bxeraplo 6
Síntese de H-(ciolo-hexen-1-11)-2-araino-benzonítrilo
Num frasco de fundo redondo cora 3 gargalos, de 300 ral, equipado cora agitador de superfície, um sifão Dean-Stark e ura termómetro, colocaram-se 13,3 g de 2-araino-benzo-nitrílo, 133,5 ral de xilenos, 16,6’í g de ciclo-hexanona e 0,905 g de ácido p-tolueno-sulfonico raono-hidratado. Aqueeeu-se a solução agitada ao refluxt. com remoção simultânea de ãgua por destilação azeotrópica, durante 9 horas. Arrefeceu-se depois a mistura à temperatura ambiente e verteu-se era 150 ral de água. Depois de agitação durante 15 minutos separarara-se as fases. Extraíu-se a fase aquosa cora 25 ml de xilenos o agitou-se a fase orgânica combinada cora 103 ral de á;-'ua durante 10 minutos e depois ajusfou-se o pH a aproximadamente 3 ou 9 cora hidróxido de sódio aquoso a 10$. Separaram-se as fases; lavou-se a fase orgânica cora 100 rol de água, secou-se coro sulfato de magnésio, filtrou- 1a -
20,37 3 de un óleo. Utilizou-se a mistura bruta na fase seguinte sem purificação.
Exemplo 7
Síntese de 9-amino-1,2,3,4-tetra-hidro-aoridina
Num frasco de fundo rodondo de 3 gargalos, de 250 ml equipado com agitador de superfície, um condensador e um termómetro, deitaram-se 20,3 g da N-(ciclo-hexen-l-il)-2-amino) -benzonitrilo, 90 ml de di-mctil-formamida, 2,26 g de cloreto ferroso tetra-hidratado, e 1,13 3 de bicarbonato de potássio. Fes-se o refluxo da mistura agitada durante 2 a 4 horas e, depois, permitiu-se o arrefecimento. Conoentrou-se a mistura de reacção num evaporador rotativo para proporcionar 21,72 g ds um óleo.
Fraccionou-se o óleo entre tolueno e HCl 3N? alcalinisou-se a fase aquosa para extrair o produto em di-clcro-metano. Secou-se a fase orgânica sobre carbonato de potássio, filtrou-se e concentrou-se num evaporador rotativo para proporcionar 10,1 g de um sólido. Isolou-se também uma segunda cultura de 3,28 g. Combinaram-se os dois 3Ólidos e purifioaram-se por
I cromatografia utilizando gel de sílica para proporcionar 8,3 g de 9-amino-1,2,3,4-tetra-hidro-acridina.
Exemplo 8
Síntese de 9-benzil-amino-1,2,3,4-tetra-hidro-acridin-l-ol por hidrogenação catalítica
Carregou-se uma autoclav© de 300 ml sob uma purga de azoto, co® 9-bonzil-?imino-3,4«di«hidro-1(2H)-acridinona (22,7 o), hidróxido de lítio ruro-hidratado (0,63 g), 3J5 de Pt/C (7,42 g contendo 62·? de água) e n-propnml (159 ml). Aqueceu-se -» mistura agitada (500 mm*, sob- ura atmosfera de hidrc.ecrio
f400 a 100 psi) a 70°C. Pepois de 23 horas a misturí’. continha maí« d© 99,5?· de produto por análise de HPLC. Arrefeceu-?© a mistura s. 25°C, vent.?.lou-?e e ru»*gou~?e com azoto. Separou-se o produto dissolvido do catalisador Pt/C, por ^iltraoSo seguida de una lavagem de n-propancl (22,7 mi>. Concentrou-se o filtrado combinado a uma temperatura inferior a 30°C e envelheceu-se a pasta heterogénea resultante a 5°C durante 1 hora. Isolou-se o produto 9-benzil-amino-1,2,3,^-tetra-hidro-acridin-l-cl oom um rendimento de 70? (99,0? de purszo HPLC) depois ds filtração lavagem oom n-prooanol e secagem num forno de vácuo.

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - U Processo para a redução de um derivado de asrídina de fórmula I, contendo grupos carbonilo, na qual se representa o inteiro 1,
  2. 2 ou
  3. 3 e ’ representa hidrogénio, alquilo inferior, alcoxi inferior, halogéneo, hidroxi, triflucro-metilo, ou HR^R^ em que Pq a P.^ representam independentemonte hidrogénio ou alquilo inferior; R representa hidrogénio ou alquilo inferior; Rq representa hidrogénio, alquilo inferior, (dialquil inferior)-amino-alquilo inferior, aril-alquilo inferior, diaril-alquilo inferior, furil-alquilo inferior, tienil-alquilo inferior, aril-alquílc inferior ligado em ponte de oxigénio, diaril-alquilo inferior ligado em ponte de oxigénio, furil-alquilo inferior ligado em ponte de oxigénio, ou tienil-alquilo inferior ligado em ponte de oxigénio, cara- 15 - oterizado por se fazer rearir o referido composto de acriâina contendo grupos carbonílOj com um catalisador âe uir metal nobre sob ume atmosfera âe bidrovério em nr-eseroo âe uma base âe um metal, alcalino, num solvente adequado e uma temperatura elevada.
    » ga „
    Prooesso âe acordo oom a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o metal nobre oer a platina, o óxido de platina ou um sal de platina.
    - 3» Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a base de metal alcalino ser seleccicnada entre hidróxido de lítio e seus hidratos, hidróxido de sódio, e alcóxidos inferiores de sódio ou de lítio.
    - Zi» .
    Processo de acorde oom a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de a base de metal alcalino ser o hidróxido de sódio ot o mono-hidrato de hidróxido de lítio.
    - 5â Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o solvente ser um alcanol inferior oue possui entre 2 e 8 átomos de carbono.
    - 6§ Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de o solvente ser seleccionado entre o grupo constituído por etanol, 1-propancl, 2-propanol e 1-butanol.
    Processo ds acordo- ?:-m. a reivindicarão f», caracterizado polo facto do : sol vento sor* 1-boton.ol.
    - 8â Processo do acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto dc se adicionar ao solvente entre P e 13* ?/p de ásua.
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a temperatura elevada estar compreendida entre 40 e 100°C.
    Processo de acordo com a reivindicação 9, carsoterimado pelo facto do a temperatura estar compreendida entra 99 o 89°C.
    - 112 Processo de acordo com s. reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o catalisador ser a platina, a base de metal alcalino ser o hidróxido de lítio e o solvente ser 1-butanol.
    - 122 Processo para reduzir um derivado de acridina de fórmula ο
    (I) contende grupos carbonilo, na qual n representa o inteiro 1, 2 ou 3; X representa hidrogénio, alquilo inferior, alcoxi inferior, halogéneo, hidroxi, trifluoro-metilo, ou cí o.ví e P.j representara independenteraente hidrogénio ou alquilo inferior a S representa hidrogénio ou alquilo inferior? Pj reprostnta hidrogénio, alquilo inferior, (dialquil inferior)-amirc~«Jquilo inferior, aril-alcuilo inferior, diaril-alquilo inferior, furil-alquilo inferior tienil-alquil inferior, aril-aiquil inferior ligado ern ponte de oxigénio, diaril-alcuilo inferior ligado em ponte de oxigénio, furil-alquil inferior ligado em ponte de oxigénio ou tienil-alquil inferior ligado cm ponte de oxigénio, caracterizado pelo facto de se fazer reagir o referido derivado de acridina que contam grupos carbonilo, com tcrc-hídreto de sodio num solvente
    G- ~Jí*' l ' · ·
    Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de 0 solvente ser uma mistura que contem um alcanol inferior possuindo entre 2 e ó átomos de carbono e água.
    14ã Processo de acordo com a reiivndioação 13, caracterizado pelí facto de o solvente ser uma mistura que contem 2-propanol e água numa proporção variável entre 5-2355 (p/p) de propanol em água.
    py»A Λ ββ «5 Π Hja çe T*eÍVÍ ν, a yo .3 ζ,χ <, <? “J <j|j outicaiaente aceitável, ou u-o seu sal por adição do áoôdc foras o para proporcionar um composto do ^orsrila cu um seu sal por adieSo de ácido farmaceuticamente aceitável» — 16- —
    Processe de acordo com as reivindicações 1 ou 12, para a preparação de uai derivado de acridina que contem grupos carbonilo, caracterizado pors
    a) se fazer reagir um composto de fórmula Iii
    CN
    X(III) 'NH2 em que X possui as significações anteriormente definidas, com uma cetona ciclica de fórmula IV n
    (IV) at*, At,a p_ ross'*1! as a-i-*-οΊτη»>·το^
  4. 4·ο rtoFj«-.-j-4-τ <% « weT5ws<íí>»if,9 η άτι ι η*·?ητ «fjjYAnte a.d^cvado e em mesenca de um catalisador, para proporcionar urs composto de fórmula V
  5. 5£i que X, n e p possuem as sif ' £.ç3os anteriormente defini·
    b) ss fazer a ciclizaçSo de um composto de fórmula V em que X e n possuem as significações anteriormonto definidas e p represaria 1 en preoençu. de um haletc metálico, que é o catalisador, ç de um sal inorgânic.o básico, psru proporcionar us composto do fórmula Σ.
    ( ._· sara
    CG .·’ £õ.í ’ΐ·
    Processo de acordo com a reivindicação 16, ctorizado pelo facto de o catalisador utilizado na reacção x composto de fórmula III com um composto de fórmula IV ser ccionado entre mono—hidrato de ácido p-toluenc-sulfónice, o metano-sulfórico ou ácido sulfúrico.
    - 1po Processo de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo facto do o ácido p-tolueno-sulfcnioo.
    halissdor cor o mono-hidrato do
    -193Processo de acordo com a reivindicação 1ó, caracterizado pelo facto de o catalisador utilizado na reacção de oíciizaeãc ser FcCLj 0 per c sal seloccifnado entre FeCl^.t FeCl'* ou inorgânico básico ser seleccicrado entre car20 dO TjetFSSÍO, ríííyshc.na-S- a D’ <04?O« fc’’.ne»»hnnato de 'CC-fás^i-O ό·π |>n fie -fpQ r*p; c» * r* ? e ' Λ f* &,‘S
    P^oeeapo d? acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo facto ds ee utilizar FeClo.4 IDO como catalisador e se utilizar carbonato ou bicarbonato dc potássio como sal inor.parico básico.
    Λ reouererte reivírdíca a prioridade do pedido de patente norte-araerioano apresentado era 29 de Março de 1990, oob o número do serie 500,967.
PT97196A 1990-03-29 1991-03-28 Processo para a reducao de derivados de acridina contendo grupos carbonilo PT97196B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/500,967 US5053513A (en) 1990-03-29 1990-03-29 Method of reducing a carbonyl containing acridine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT97196A PT97196A (pt) 1991-11-29
PT97196B true PT97196B (pt) 1998-07-31

Family

ID=23991612

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97196A PT97196B (pt) 1990-03-29 1991-03-28 Processo para a reducao de derivados de acridina contendo grupos carbonilo

Country Status (24)

Country Link
US (1) US5053513A (pt)
EP (1) EP0449172B1 (pt)
JP (1) JPH07113017B2 (pt)
KR (1) KR0178275B1 (pt)
CN (1) CN1032649C (pt)
AT (1) ATE138913T1 (pt)
AU (1) AU640759B2 (pt)
BR (1) BR9101252A (pt)
CA (1) CA2039318A1 (pt)
CS (1) CS83591A2 (pt)
DE (1) DE69119961T2 (pt)
DK (1) DK0449172T3 (pt)
ES (1) ES2099717T3 (pt)
FI (1) FI98366C (pt)
GR (1) GR3020518T3 (pt)
HU (1) HUT57732A (pt)
IE (1) IE76463B1 (pt)
IL (1) IL97697A (pt)
NO (1) NO177748C (pt)
NZ (1) NZ237603A (pt)
PL (1) PL165759B1 (pt)
PT (1) PT97196B (pt)
RU (1) RU2069659C1 (pt)
ZA (1) ZA912365B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5210087A (en) * 1991-02-13 1993-05-11 Hoechst-Roussel Pharmaceuticals Inc. 9-aminotetrahydroacridines and related compounds
RU2024509C1 (ru) * 1991-05-07 1994-12-15 Всероссийский научный центр по безопасности биологически активных веществ Производные 9-аминоакридина или их соли с органическими или неорганическими кислотами, проявляющие психотропную, антиамнестическую и липидрегулирующую активность
US5247091A (en) * 1992-07-30 1993-09-21 Hoechst Celanese Corporation Preparation of enamines in aqueous media
ES2059263B1 (es) * 1992-10-27 1995-10-01 Vita Invest Sa Procedimiento para la obtencion del (+)-9-amino-1,2,3,4-tetrahidroacridin-1-ol.
GB201312228D0 (en) 2013-07-08 2013-08-21 Ludlow Michael A lip skin and a method and apparatus for forming a lip skin
RU2567388C1 (ru) * 2014-12-10 2015-11-10 Открытое акционерное общество "Нижегородский химико-фармацевтический завод" Способ получения 9-бутиламино-3,3-диметил-3,4-дигидроакридин-1(2н)-она гидрохлорида

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4631286A (en) * 1984-10-25 1986-12-23 Hoechst-Roussel Pharmaceuticals Inc. 9-amino-1,2,3,4-tetrahydroacridin-1-ol and related compounds
US4835275A (en) * 1984-10-25 1989-05-30 Hoechst-Roussel Pharmaceuticals, Inc. Method of preparing 9-amino-1,2,3,4,-tetrahydroacridin-1-ones and related compounds
US4695573A (en) * 1984-10-25 1987-09-22 Hoechst-Roussel Pharmaceuticals Inc. 9-amino-1,2,3,4-tetrahydroacridin-1-ol and related compounds
ATE63903T1 (de) * 1984-10-25 1991-06-15 Hoechst Roussel Pharma 9-amino-1,2,3,4-tetrahydroacridin-1-ol und verwandte verbindungen, verfahren zu ihrer herstellung und verwendung als arzneimittel.
US4754050A (en) * 1984-10-25 1988-06-28 Hoechst-Roussel Pharmaceuticals, Inc. 9-amino-1,2,3,4-tetrahydroacridin-1-ol and related compounds
US4851536A (en) * 1987-05-07 1989-07-25 American Home Products Corporation Cyclohexylquinolines as inhibitors of interleukin 1
US4868177A (en) * 1988-11-09 1989-09-19 Hoechst-Roussel Pharmaceuticals, Inc. 1,2,3,4-tetrahydro-1,9-acridinediamines, pharmaceutical compositions and use
GB8827704D0 (en) * 1988-11-28 1988-12-29 Fujisawa Pharmaceutical Co New acridine derivatives & processes for their production
US5155226A (en) * 1991-02-19 1992-10-13 Hoechst-Roussel Pharmaceuticals Incorporated Method for the preparation of 9-amino-1,2,3,4-tetrahydroacridine

Also Published As

Publication number Publication date
FI911513A (fi) 1991-09-30
ZA912365B (en) 1992-02-26
IE911070A1 (en) 1991-10-09
KR910016706A (ko) 1991-11-05
FI911513A0 (fi) 1991-03-27
NO177748B (no) 1995-08-07
PT97196A (pt) 1991-11-29
EP0449172B1 (en) 1996-06-05
AU640759B2 (en) 1993-09-02
DK0449172T3 (da) 1996-10-07
JPH07113017B2 (ja) 1995-12-06
NO911255D0 (no) 1991-03-27
FI98366B (fi) 1997-02-28
DE69119961T2 (de) 1996-11-28
HUT57732A (en) 1991-12-30
IL97697A0 (en) 1992-06-21
KR0178275B1 (ko) 1999-03-20
PL289656A1 (en) 1991-12-02
FI98366C (fi) 1997-06-10
CA2039318A1 (en) 1991-09-30
HU911055D0 (en) 1991-10-28
IL97697A (en) 1995-05-26
DE69119961D1 (de) 1996-07-11
ES2099717T3 (es) 1997-06-01
PL165759B1 (pl) 1995-02-28
CN1032649C (zh) 1996-08-28
RU2069659C1 (ru) 1996-11-27
NZ237603A (en) 1993-05-26
CS83591A2 (en) 1991-11-12
BR9101252A (pt) 1991-11-05
AU7387091A (en) 1991-10-03
IE76463B1 (en) 1997-10-22
EP0449172A1 (en) 1991-10-02
NO911255L (no) 1991-09-30
CN1058017A (zh) 1992-01-22
GR3020518T3 (en) 1996-10-31
NO177748C (no) 1995-11-15
US5053513A (en) 1991-10-01
JPH04221367A (ja) 1992-08-11
ATE138913T1 (de) 1996-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6196671B2 (ja) イソキノリン化合物を作製する方法
ES2307919T3 (es) Derivados de quinolina y su uso como ligandos de 5-ht6.
CN103649051A (zh) 制备包括反-7-氧代-6-(磺基氧基)-1,6-二氮杂二环[3,2,1]辛烷-2-甲酰胺的杂环化合物及其盐的方法
PT97196B (pt) Processo para a reducao de derivados de acridina contendo grupos carbonilo
CN1821217B (zh) 反式-4-氨基-1-环己烷羧酸衍生物的制备方法
ES2284506T3 (es) Metodo de producir tiametoxam.
JPWO2006129626A1 (ja) [1,2,4]トリアゾロ[1,5−c]ピリミジン誘導体の製造法
CA1086315A (en) Morphanthridine derivatives
ES2197790B1 (es) Compuesto intermedio de utilidad en la sintesis de macrolidos.
US2909530A (en) Physostigmine derivatives
CN107935866A (zh) 盐酸达泊西汀杂质的制备方法
FI63231B (fi) Foerfarande foer framstaellning av n-(2-pyridyl)-2-metyl-4-hydroxi-2h-1,2-bensotiazin-3-karboxamid-1,1-dioxid
WO2010060228A1 (es) Síntesis enantioselectiva de intermediarios beta-carbolinas asimétricos
PT704439E (pt) Novo intermediario para utilizacao sintetica e processo para a preparacao de derivados de aminopiperazina
CN114315773B (zh) 一种哌嗪化合物及其制备方法
CN109369506B (zh) 一种选择性n-甲基化二级酰胺的方法
KR100969178B1 (ko) 고순도 에나민류의 제조 방법
JPH0597830A (ja) 1,2,3−オキサチアゾリジン誘導体およびチエノ[3,2−cピリジン誘導体の合成
JPS60158182A (ja) 置換されたキナゾリン‐2,4(1h,3h)‐ジオン類の製造方法
ES2207464T3 (es) Procedimiento para preparar 8-ciclopentil-6-etil-3-(sustituido)-5,8-dihidro-4h-1,2,3a,7,8,pentaaza-as-indacenos y productos intermedios utiles en el mismo.
JP2009501702A (ja) N,n‘−二置換オキサビスピジン類の製造プロセス
KR100230132B1 (ko) 광학활성인 피리도벤조옥사진 카르복실산 유도체 및그 중간체의 제조방법
ITMI20121576A1 (it) Procedimento per la preparazione di vilazodone
BRPI0711544A2 (pt) sìntese de acilaminoalquileno amidas úteis como antagonistas de substáncia p

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910724

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980422

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20041022