PT86694B - Processo para a preparacao de uma composicao dentaria do tipo cimento fotopoli-merizavel de hidroxido de calcio - Google Patents

Processo para a preparacao de uma composicao dentaria do tipo cimento fotopoli-merizavel de hidroxido de calcio Download PDF

Info

Publication number
PT86694B
PT86694B PT86694A PT8669488A PT86694B PT 86694 B PT86694 B PT 86694B PT 86694 A PT86694 A PT 86694A PT 8669488 A PT8669488 A PT 8669488A PT 86694 B PT86694 B PT 86694B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
salicylate
cement
calcium hydroxide
process according
polyhydric alcohol
Prior art date
Application number
PT86694A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86694A (pt
Inventor
Ian Geoffrey Walton
Original Assignee
Ici Plc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ici Plc filed Critical Ici Plc
Publication of PT86694A publication Critical patent/PT86694A/pt
Publication of PT86694B publication Critical patent/PT86694B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K6/00Preparations for dentistry
    • A61K6/60Preparations for dentistry comprising organic or organo-metallic additives
    • A61K6/62Photochemical radical initiators
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K6/00Preparations for dentistry
    • A61K6/70Preparations for dentistry comprising inorganic additives
    • A61K6/71Fillers
    • A61K6/76Fillers comprising silicon-containing compounds
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K6/00Preparations for dentistry
    • A61K6/80Preparations for artificial teeth, for filling teeth or for capping teeth
    • A61K6/849Preparations for artificial teeth, for filling teeth or for capping teeth comprising inorganic cements
    • A61K6/876Calcium oxide

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Plastic & Reconstructive Surgery (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Dental Preparations (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)

Description

Memória descritiva
A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de uma composição que pode ser utilizada no tratamento dentário. Mais particularmente, a presente invenção refere-se à preparação de um cimento fotopolimerizável de hidróxido de célcio.
Como é bem sabido, um dente saudável tem uma polpa I na parte interior do dente. A polpa está frequentemente exposta ou quase exposta se o dente tiver uma cavidade ou se necessitar de tratamento. Sabe-se que a polpa de um dente é particularmente sensível ao calor e à pressão dado que está associada com o nervo terminal do dente. Assim tem sido habitual proteger a polpa durante o enchimento de cavidades e outros procedimentos dentários. Na prática comum, isto pode conseguir-se por exemplo, revestindo-se a base da cavidade do dente com um revestimento de tipo cimento. Habitualmente, os materiais de revestimento de cimento consistem essencialmente em dois componentes, um deles contendo predominantemente hidróxido de cálcio (ou um precursor do hidróxido de cálcio, como por exemplo óxido de cálcio), e o outro componente contendo predominantemente um salicilato.
Pensa-se que o endurecimento do revestimento de tipo cimento se faz por quelação dos iões de cálcio de modo a formarem uma estrutura cristalina iónica com o salicilato. Dado que a composição é solúvel na água, dá-se a lixiviação dos iões de cálcio e hidróxido, o que tem propriedades vantajosas bem conhecidas. Os iões hidróxido ajudam a criar um ambiente alcalino, e como resultado, são eficazes em destruir bactérias. Os iões cálcio podem ajudar o recrescimento do dente, iniciando um processo de remineralisação.
Na Patente E.U.A. 3 047 408 descreve-se uma composição dentária de tipo cimento na qual se mistura um excesso estequiométrico de hidróxido de cálcio numa primeira pasta com uma segunda pasta que contem um éster de um álcool polihídrico e um ácido salicílico ou os seus ésteres.
Afirma-se que os componentes reagem para formarem uma massa rígida e permeável de fenolato de cálcio com o hidróxido de cálcio nele contido.
Embora os tipos de sistemas do tipo cimento a dois componentes acima descritos tenham sido úteis para darem protecção à polpa dentária, estes sistemas têm deficiências particulares. Por exemplo, o tempo de endurecimento do cimento é relativamente longo. 0 utilizador deve misturar os dois componentes (essa mistura pode ser imperfeita), colocar a mistura em posição e esperar que ocorra a reacção de endurecimento. Pode dizer-se que existe uma falta de capacidade de controlo de endurecimento nestes tipos de composições dado que a reacção de formação do cimento começa logo que se misturam os componentes. 0 utilizador perde o controlo do tempo de endurecimento e deve em seguida trabalhar ininterruptamente.
As propriedades mecânicas do cimento com uma estrutura cristalina iónica são relativamente fracas. Dado o impacto que o utilizador pode exercer num dente, durante operações, particularmente quando coloca um enchimento no seu lugar, o revestimento de cimento necessita essencialmente de ter alta resistência.
Além disso, devido à natureza iónica da estrutura,
_ as composições são razoavelmente solúveis em água. Com o tempo, este facto pode conduzir a alguma deterioração do revestimento do cimento.
Embora se saiba que o cimento de estrutura cristalina ionica se liga bem com o dente, ele não forma uma ligação forte com os materiais de enchimento convencionais como por exemplo amálgamas ou compósitos, e pode perder a aderência.
A adição de óxido de alumínio como descrito nas Especificações da Patente Britânica 2173184A e 2173207A pode melhorar a resistência mecânica do cimento, sendo a resistência mecânica limitada devido à natureza ionica da estrutura.
Uma composição de revestimento com endurecimento pela luz visível está associada a várias vantagens em relação aos cimentos endurecidos com hidróxido de cálcio previamente descritos. Por exemplo, o utilizador tem maior controlo sobre o endurecimento da composição dado que a reacção de endurecimento é iniciada apenas pela luz visível. Tipicamente a fonte de luz emite na gama de comprimentos de ondas visíveis entre cerca de 400 pau a 600 pau, Têm sido também utilizados comprimentos de onda na gama do ultravioleta. Estas composições contêm geralmente um grupo (met)acrilato. Ha presença de um catalisador fotossensível, sabe-se que os grupos (met)acrilato podem polimerizar-se para formarem um polímero de resistência superior como resultado da formação de ligações covalentes.
Ho Pedido de Patente Europeia 189903, descreve-se uma composição polimerizável endurecida pela luz, com baixa toxicidade, para utilização em contacto directo com o tecido pulpal vivo como por exemplo osso e dentina. A composição inclui pelo menos um monómero polimerizável que polimeriza por um mecanismo de radicais livres em vez de ser por quelação ou saponificação. A composição pode incluir hidróxido de cálcio, mas a sua presença não é essencial. Um produto que cai no âmbito no pedido de patente Europeia acima referido é comercializado como Prisma VLC” e é referido como sendo uma com. posição de base/revestimento endurecida pela luz. Contudo pa- 3 -
rece que esta substância não tem possibilidade de uma reacção real de formação de ‘cimento’., 0 material endurecido parece ser uma resina de metacrilato funcionalizada apenas com cargas de hidróxido de cálcio. 0 hidróxido de cálcio presente é utilizado apenas como carga de enchimento e não toma parte na reacção de formação do cimento. Pensa-se que a resina utilizada na composição Prisma VIC é um diisocianato de trimetilhexametileno capeado com metacrilato de hidroxipropilo.
ks vantagens ganhas pela composição de endurecimento pela luz são anuladas por várias desvantagens. Por exemplo, a inferior solubilidade da solução limita a lixiviação dos iÓes cálcio das composições e podem resultar na redução da capacidade antibacteriana e de remineralização do cimento. Devido ao endurecimento comparativamente rápido da composição de revestimento, e ao superior nível de energia libertada na formação de ligações covalentes, a quantidade de calor produzido na reacção é significativamente superior ao produzido durante uma reacção iónica de endurecimento (formadora de cimento). Este facto constitui uma desvantagem dado que o cimento é geralmente utilizado na região da polpa do dente sensível. Sabe-se também que as composições de revestimento endurecidas pela luz se ligam bem com materiais de enchimento convencionais mas não formam uma ligação forte com o próprio dente.
De acordo com a presente invenção apresenta-se uma composição de cimento superior que compreende a formação de cimento pela luz visível de modo a obter-se um material endurecido com maior resistência do que um cimento convencional a dois componentes.
As composições da presente invenção possuem características de um cimento de hidróxido de cálcio e características de endurecimento pela luz e assim é provável que se formem fortes ligações com o dente e com os materiais convencionais de enchimento. Existe menor probabilidade de um enchimento poder saltar da cavidade.
k presente invenção apresenta uma composição a dois
- 4 • *
componentes que compreende um primeiro componente incorporando um composto etilenicamente polimerizável que contem um grupo salicilato e pelo menos um grupo acrilato, alcaerilato, acrilamida ou alcacrilamida e um segundo componente compreendendo hidróxido de cálcio ou um precursor adequado do hidróxido de cálcio.
Num aspecto adicional da presente invenção refere-se um processo para a preparação de um composto etilenicamente polimerizável que contem um grupo salicilato e pelo menos um grupo acrilato, alcaerilato, acrilamida ou alcacrilamida. Estes compostos, de ora em diante referidos como salicilato s de acrilo podem ser obtidos numa síntese a duas fases.
Na primeira fase condensa-se ou transesterifica-se o ácido salicílico ou um salicilato de alquilo (em que o alquilo contem 1 a 8 átomos de carbono, preferivelmente 1 a 4) respectivamente com um álcool polihídrico, contendo preferivelmente pelo menos três grupos hidroxi numa proporção molar de 0,1:1 a m:l, preferivelmente 0,5:1 a 5:1, mais preferivelmente cerca de 1,5:1, frequentemente na presença de um catalisador, em que m é o número de grupos hidroxilo do álcool polihídrico. Dependendo da proporção molar utilizada, o salicilato de hidroxialquilo resultante conterá vários grupos alquil hidroxi pendentes.
Os álcoois polihídricos adequados contêm preferivelmente três ou mais grupos hidroxilo. Podem também utilizar-se dióis que estão incluídos no âmbito da invenção, mas as propriedades das composições de cimento endurecido serão inferiores.
Exemplos de dióis adequados incluem:
Η0-(0Η2)η-0Η, H0-(0H2CH20)n-H
CH-,
H0-(.CH2-CH0)n-H H0-(0H20H2CH20)n-H, or ho-(ch2ch2ch2ch2o)n-n
em que n é um inteiro com o valor de 1 a 10 inclusive.
Exemplos de trióis adequados incluem:Glioerol, trietanolamina, trimetilolpropano e os derivados oxipropilados ou oxietilados destes compostos, os derivados oxipropilados ou oxietilados da dietanolamina e monoetanolamina.
Exemplos de tetróis adequados incluem pentaeritritol e os derivados oxipropilados ou oxietilados do pentaeritritol do tolileno diamina.
Exemplos de hexitóis adequados incluem sorbitol e dipentaeritritol e os derivados oxipropilados ou oxietilados destes compostos.
Exemplos de octóis adequados incluem tripentaeritritol e os derivados oxipropilados ou oxietilados do tripentaeritritol ou da sacarose.
Estão também compreendidas no âmbito da invenção as misturas de álcoois polihídricos.
Exemplos de salicilatos adequados incluem qualquer composto com a formula de estrutura.
na qual R é H ou alquilo C-^g, preferivelmente alquilo
Ê mais preferível que E seja metilo.
catalisador da reacção pode ser preferivelmente escolhido entre os compostos organometálicos como por exemplo titanato de tetrabutilo ou dilaurato de di-butil-estanho, ou aminas como por exemplo di-n-butil amina, ou qualquer outro catalisador adequado, mas são mais preferivelmente alcóxidos de metais alcalinos ou de metais alcalino-terrosos como por * exemplo metóxido de sódio. Estes tipos preferidos de catali- • sador parecem estar associados com uma cor reduzida na reacção.
_ 0 grupo salicilato reage com os grupos hidroxi do álcool polihídrico para produzir uma mistura de composições de álcool polihídrico e salicilato. Prefere-se que a reacção tenha lugar acima de cerca de 130°C à pressão atmosférica. 0 número de grupos salicilato ligados ao álcool é dependente da proporção dos componentes iniciais utilizados e do número de grupos hidroxi no álcool polihídrico.
Na segunda fase, produz-se o salicilato de acrilo fazendo reagir o produto de salicilato de hidroxialquilo da primeira fase acima referida com um ácido (alc)acrílico ou um seu derivado adequado como por exemplo halogeneto, preferivelmente em solução utilizando qualquer solvente adequado como por exemplo cloreto de metileno. 0 halogeneto de (alc)a criloilo pode ser um halogeneto de alcacriloilo ΡΓθ£θ“ rivelmente cloreto de metacriloilo. Prefere-se também que a reacção seja efectuada na presença de uma base adequada, preferivelmente uma amina, como por exemplo piridina.
A proporção molar do halogeneto de (alc)acriloilo utilizado na reacção da segunda fase depende da proporção molar usada na reacção da primeira fase entre o álcool polihídrico e 0 salicilato. A quantidade de halogeneto de (alc)acriloilo utilizada será a quantidade suficiente para reagir com os grupos hidroxi residuais do álcool no salicilato de hidroxi alquilo. 0 número de grupos (alc)acrilatos assim produzidos no salicilato de acrilo é dependente da proporção de salicilato de hidroxialquilo em relação ao halogeneto de alcacroiloilo utilizado dado que 0 halogeneto de metacroiloilo reage com os grupos hidroxi restantes do álcool. Controlando a proporção dos vários componentes da reacção, pode ajustar-se a natureza do cimento de modo a obterem-se propriedades particulares. Quanto maior for a proporção de grupos (alc)acrilato em relação a grupos salicilato, mais rápido é 0 endurecimento pela luz e maior é a resistência mecânica.
segundo componente da presente composição contem hidroxido de cálcio ou um seu precursor. Dado que 0 hidroxi• do de cálcio se apresente geralmente na forma de um pó fino, . prefere-se também incluir um plastificante líquido. Alguns
_ exemplos dos tipos preferidos de plastificantes incluem etil p-tolueno sulfonamida, ftalato de dialquilo ou outro plastificante adequado. Este plastificante pode também ser um (met) acrilato ou (dimet)aorilato que também serve como monómero adicional.
A composição deve também incluir um catalisador foto ssensível que pode estar presente em um ou em ambos os componentes. Os catalisadores fotossensíveis adequados são descritos na especificação de Patente Britânica 1408265, G-erman Offenlegungschrift 2251041 e pedido de Patente Europeia 150952. Um catalisador fotossensível preferido que pode ser incluido compreende a canforquinona e metacrilato de dimetilaminoetilo.
Prefere-se que cada um dos dois componentes esteja na forma de uma pasta para facilidade de mistura e conveniência de armazenagem. 0 salicilato de acrilo é geralmente um líquido amarelo fluido e leve e 0 hidróxido de cálcio está geralmente na forma de pó. Podem incorporar-se várias cargas de enchimento ou misturas de cargas de enchimento para ajustar a viscosidade e para qualquer outro fim.
As cargas de enchimento podem, por exemplo, ser qualquer forma de sílica incluindo sílicas cristalinas divididas, por exemplo areia, mas também formas coloidais como por exemplo sílica pirogénica, fumada ou precipitada. Pode utilizar-se qualquer vidro de silicato adequado como por exemplo de bário, ou outro óxido adequado ou uma carga de enchimento como por exemplo alumina, dióxido titânio, difluoreto de cálcio, ou óxido de zinco, que confira uma propriedade desejada como por exemplo radio-opacidade, dureza e índice de refracção. Podem também incluir-se sais como por exemplo sulfato de bário, tungstato de cálcio, fosfato de cálcio, usados tipicamente na forma de materiais convencionais de cimento a dois componentes. As misturas de qualquer ou de todas as substâncias acima referidas podem apresentar-se na forma de um ou ambos componentes do cimento de endurecimento duplo, de- • pendendo da viscosidade pretendida.
*
— Para que se obtenha o cimento dentário em que as cargas de enchimento adiram particularmente bem ao cimento endurecido, prefere-se que as cargas de enchimento sejam tratadas com um agente de acoplamento que seja susceptível de reagir com a carga de enchimento utilizada e com os componentes do cimento. 0 agente de acoplamento deve ter o efeito de aumentar a resistência mecanica da ligação entre a carga de enchimento e os componentes do cimento.
Os agentes de acoplamento adequados para utilização com o vidro incluem silanos, por exemplo ^-metacriloxipropiltrime-toxisilano, /y-aminopropiltrietoxisilano e ^-glicidoxipropiltrimetoxisilano.
Ambos os compostos do sistema a dois componentes podem também conter preferivelmente quaisquer agentes dispersantes adequados, como por exemplo ácido esteárico e estearatos de alquilo em geral, de modo a ajudar a criar uma forma de tipo pasta.
Os líquidos (met)acrilatos ou (dimet)acrilatos adequados podem também ser incorporados a monómeros insaturados etilenicamente copolimerizáveis. Outros monómeros adequados, cujos polímeros devem ser insolúveis em água, incluem monómeros de vinilo, por exemplo ésteres de vinilo como por exemplo acrilatos e metacrilatos de n-hexilo, ciclohexilo e tetrahidrofurfurilo. Os monómeros não devem ser tóxicos. Também incluídos estão os monómeros de vinilo polifuneionais adequados, isto é, monómeros que contêm dois ou mais grupos vinilo. Os monómeros adequados incluem, por exemplo, dimetacrilatos de glicol, ftalato de dialilo e cianato de trialquilo.
A invenção é ilustrada com referência aos exemplos seguintes:
EXEMPLO 1
Preparação de salicilato de hidroxialquilo (Salicilato de Glicerol)
Carregou-se um frasco de fundo redondo de 500 ml com • glicerol (46,0 g; 0,5 mol), salicilato de metilo (119,7 g;
0,788 mol) e metóxido de sódio (0,82 g; 0,015 mol). Â proporção molar de salicilato de metilo em relação a glicerol foi de 1,58:1. Equipou-se o frasoo com um agitador, termómetro e um condensador de refluxo coberto por uma cabeça fixa e um condensador de destilação. Introduziu-se a mistura por meio de uma bomba água a 70° 0 através do condensador de refluxo, e água fria através do condensador de destilação. Agitou-se o conteúdo do frasco, e a temperatura subiu para cerca de 210°C. Separou-se por destilação o metanol, seguiu-se o processo da reacção por controlo do nível do salicilato de metilo, utilizando cromatografia gasosa. Quando o nível caiu para 17$ deixou-se arrefecer o frasco.
Preparação do salicilato de acrilo .(Salicilato de Glicerol Metacrilado)
Pesou-se uma porção (123,5 g) do produto da reacção acima referido num frasco de fundo redondo, juntamente com piridina (57,8 g; 0,73 mol) e cloreto de metileno seco (250 ml). Aqueceu-se a solução sob refluxo, e adicionou-se cloreto de metacriloilo (72,4 gj 0,69 mol) em cloreto de metileno anidro (150 ml), durante 45 minutos. Agitou-se o conteúdo do frasco durante mais duas horas, e em seguida deixou-se em repouso durante a noite. Filtrou-se a solução num funil de separação e lavou-se tres vezes com um volume igual de água destilada. Deitou-se em seguida a fase de cloreto de metileno num copo, adicionou-se um volume igual de água destilada, agitou-se vigorosamente a solução e acidificou-se com ácido clorídrico concentrado. Separou-se a fase de cloreto de metileno, adicionou-se 0,1 g de ‘Topanol’, e removeu-se a fase de cloreto de metileno num evaporador rotativo. Obtiveram-se 130 g.
Teor de salicilato de metilo 14$ (por Cromatografia de Fase Gasosa).
'Topanol* - marca registada da Imperial Chemical Industries PDC, Londres, Inglaterra).
A. Endurecimento Pela Luz
Misturou-se uma amostra de salicilato de glicerol
metacrilado acima referido com uma solução a 0,75$ p/p de canforquinona e 0,5$ p/p de metacrilato de dimetil amino etilo. 0 tempo de gelificação medido quando iluminado com uma lâmpa_p da de 1000 Wm , com comprimento de onda substancialmente entre 440-490 pm foi de 60 segundos, utilizando um reómetro oscilante. Efectuou-se esse exame utilizando o processo descrito na Uorma Britânica 5199:1975 parágrafo 6.4, permitindo que a luz visível fosse dirigida para a mistura,
B. Endurecimento do Cimento
Misturou-se à mão uma parte da mistura de endurecimento pela luz (A) a uma referida com um peso igual de um componente compreendendo 50$ de hidróxido de cálcio e 50$ de dimetacrilato de trietileno glicol. Mediu-se o tempo de gelificação no reómetro oscilante e obteve-se o valor de 4 minutos sem iluminação.
C. Dureza Superficial do Material Endurecido
Colocou-se entre duas laminas de vidro com um afastamento de 1 mm uma amostra da mistura de dois componentes descrita em (B). Iluminou-se a amostra durante 1 minuto com uma lâmpada de 1000 Wm com comprimento de onda essencialmente entre 440-490 utilizando amostras de 2 mm de espessura. Em seguida deixou-se a amostra envelhecer durante uma semana nas condições ambientais. Determinou-se a dureza superficial do cimento utilizando um durómetro Zwick 5212, e achou-se o valor de 14 VHlí. (VHN: Número de Dureza Vickers).
D. Comparação com Cimentos Convencionais a Dois Componentes
Mediram-se do modo acima descrito os tempos de endurecimento e medições de dureza superficial em tres produtos comercialmente disponíveis.
Tempo de endurecimento do cimento: Dycal (1 D Caulk) 5 min
Bife regular (Kerr-Sybron) 9 min Dife fast set (Kerr-Syrbon) 5 min
Tempo de Endurecimento à Luz: Prisma VLC Dycal 2 min
Dureza Superficial: Dycal ”Life regular’1 Life fast set 6,5 10,5 10,0 VHK VHH VHK
EXEMPLO 2
Preparou-se o salicilato de trietanolamina pelo processo descrito no Exemplo 1 para a preparação do salicilato de glicerol com excepção dos reagentes serem a trietanolamiI na (32,9 g; 0,22 mol), salicilato de metilo (67,1 gj 0,44 mol) e metóxido de sódio (0,82 g; 0,015 mol). 0 teor final do salicilato de metilo era de 20,0$.
Preparou-se o salicilato de trietanolamina metacrílado (MTS) pelo processo descrito no Exemplo 1 para a preparação do salicilato de glicerol metacrilado com excepção dos reagentes serem o salicilato de trietanolamina (como acima) (69 g), piridina (32 g; 0,41 mol) dissolvidos em cloreto de metileno anidro (140 ml). Adicionou-se a esta mistura cloreto de metacroilo (40,6 g; 0,39 mol) em cloreto de metileno anidro (84 ml). Processou-se o produto como descrito no Exemplo 1.
) Utilizando o mesmo sistema catalisador e o mesmo processo descrito no Exemplo 1, o tempo de gelificação foi de 212 segundos. 0 tempo de endurecimento de cimento de uma mistura de quantidades iguais do MTS acima descrito com ’Dycal’ foi de 940 segundos; a dureza superficial do material endurecido da referida mistura determinado pelo processo descrito na parte 0 do Exemplo 1 foi de 14,9 VHU.
EXEMPLO 3
Preparou-se o salicilato de trimetiloletano pelo processo descrito no Exemplo 1 para a preparação do salicilato de glicerol com excepção dos reagentes serem trimetilole. tano (60,1 g; 0,5 mol), salicilato de metilo (119,7 g; 0,788 • mol), metóxido de sódio (0,82 g; 0,015 mol). 0 teor final de
— salicilato de metilo foi de 10,0%>.
Preparou-se o salicilato de trimetiloletano metacrilado (IJES) pelo processo descrito no Exemplo 1 para a preparação do salicilato de glicerol metacrilado com excepção dos reagentes serem salicilato de trietanolamina (como acima) (138 g), piridina (58 g; 0,73 mol) dissolvidos em cloreto de metileno anidro (250 ml). Adicionou-se a esta mistura cloreto de metacroilo (72,4 g; 0,69 mol) em cloreto de metileno anidro (150 ml). Processou-se o produto da forma descrita no Exemplo 1.
) Utilizando o mesmo sistema catalisador e processos descritos no Exemplo 1, o tempo de gelificação foi de 75 segundos. 0 tempo de endurecimento de cimento de uma mistura de iguais volumes do KBS acima referido com ‘Dycal’ foi de 405 segundos; a dureza superficial dos materiais endurecidos da referida mistura determinada pelo processo descrito na parte C do Exemplo 1 foi de 19,0 VH1T.
EXEMPLO 4
Preparou-se o salicilato de pentaeritritol pelo processo descrito no Exemplo 1 para a preparação do salicilato de glicerol com excepção dos reagentes serem pentaeritritol I (54,04 gj 0,25 mol), salicilato de metilo (86,72 g; 0,57 mol) e metóxido de sódio (0,41 g; 0,0075 mol). 0 teor final de salicilato de metilo foi de 12,55*·
Preparou-se o salicilato de pentaeritritol metacrilado (MPS) pelo processo descrito no Exemplo 1 para a preparação do salicilato de glicerol metacrilado com excepção dos reagentes serem o salicilato de trietanolamina (como acima) (47 g), piridina (22 g; 0,28 mol) dissolvidos em cloreto de metileno anidro (95 ml). Adicionou-se a esta mistura cloreto de metacroilo (26,15 gj 0,25 mol) em cloreto de metileno anidro (90 ml). Processou-se 0 produto na forma descrita no Ξxemplo 1.
• Utilizando 0 mesmo sistema catalisador e processo . descrito no Exemplo 1, 0 tempo de gelificação foi de 270 se- 13 -
gundos. 0 tempo de endurecimento de cimento de uma mistura de iguais volumes do I.IPS acima referido com ‘Dycal’ foi de 90 segundos; a dureza superficial do material endurecido dessa mistura determinada pelo processo referido na parte C do Exemplo 1 foi de 22,5 VHN.
EXEMPLO 5
Preparou-se uma formulação adequada para ensaio clínico da forma seguinte:
Componente A (g)
Salicilato de glicerol metacrilado (Exemplo 1)50
Sulfato de bário55
Aerosil 0X50 (Degussa)15
Componente B
Resina de vinil uretano (a)22.5
Bimetacrilato de trietilenoglicol22.5
Hidróxido de cálcio25
Sulfato de bário25
Aerosil 0X505
Camforquinona0.58
Metacrilato de dimetilaminoetilo0.25 (a) como preparada no Exemplo 1 da Patente Europeia 55442.
Prepararam-se ambos os componentes misturando os constituintes num moinho de dois rolos até se conseguir homogeinidade.
Para ensaios laboratoriais, misturam-se em conjunto à mão pesos iguais dos dois componentes. 0 tempo de endurecimento de cimento foi de 210 segundos. Em qualquer altura até 3 minutos, a composição podia ser endurecida pela luz visível; o tempo de endurecimento pela luz era de 50 segundos, • sendo medidos ambos os tempos de endurecimento segundo o pro. cesso descrito no Exemplo 1.
material endurecido tinha um módulo de flexão de 5,52 GPa, uma resistência à flexão de 49,8 MPa e uma dureza superficial de 20 VHN.
EXEMPLO 6
Efectuaram-se também ensaios em clínica duma amostra da mistura ensaiada no Exemplo 5·
Verificou-se que imediatamente após a mistura dos dois componentes, a mistura fluía para a cavidade dentária devido à sua baixa viscosidade. Quando colocada como revestimento, a mistura aderia rápidamente à dentina mesmo em condições ligeiramente húmidas, ao contrário dos materiais convencionais a dois componentes. Após cerca de 90 segundos, verificou-se que a viscosidade aumentava, e constatou-se que era essa a fase de trabalho mais adequada, durante a qual o excesso de material podia ser removido das margens de esmalte e um que se podia definir a forma final. Após endurecimento pela luz por radiação na gama de comprimentos de onda de 400 ^um a 500 jam, o material tornou-se muito duro, adequado para ser usado como amálgama, ouro ou compósito. A adesão do material endurecido era elevada e era difícil remover o cimento endurecido em excesso. Considera-se que a viscosidade a duas fases é uma vantagem dado que a baixa viscosidade inicial facilita a colocação num revestimento enquanto a segunda viscosidade elevada permite a construção de um material para uma base.

Claims (1)

  1. Processo para a preparação de um salicilato de acrilo caracterizado por se esterificar um salicilato de álcool polihídrico com um ácido (alc)acrílico ou seu derivado.
    «I
    Processo para a preparação de uma composição dentária caracterizado por se incorporar um primeiro componente que compreende um composto etilenicamente polimerizável que contem um grupo salicilato e pelo menos um grupo acrilato, alcaerilato, acrilamida ou alcaorilamida (de agora em diante referido como salicilato de acrilo), e um segundo componente que compreende hidróxido de cálcio ou um precursor adequado para o hidróxido de cálcio e um catalisador fotossensível estando estes ingredientes presentes como primeiro ou segundo componentes.
    - Jâ -
    Processo de acordo com a Reivindicação 1 oaracterizado por o salicilato ser um éster do ácido salicílico e de um álcool polihídrico contendo 2 a 8 grupos hidroxi.
    - iâ _
    Processo de acordo com a Reivindicação 2 caracterizado por o álcool polihídrico ser um triol.
    - 5a _
    Processo de acordo com a Reivindicação 2 ou 3 caracterizado por a proporção molar das unidades derivadas do ácido salicílico em relação às unidades derivadas do álcool polihídrico ser de 0,1 : lam : 1 em que m é o número de grupos hidroxílicos no álcool polihídrico.
    - 6â -
    Processo de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 4 caracterizado pela proporção de grupos (alc)acrililo em relação aos grupos salicilato no salicilato de acrilo ser de 0,3 í 1 a 3 s 1.
    - 7â -
    Processo de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 5 caracterizado por o alcacrilato ser um metacrilato.
    - 8â -
    Processo de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 6 caracterizado por a composição dentária conter uma carga de enchimento adicional.
    I - ga -
    Processo para a preparação de um revestimento dentário caracterizado por se misturarem os dois componentes de composição dentária quando preparados de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 6, aplicar-se a mistura ao dente e curar-se a mistura por irradiação com um comprimento de onda na gama de 400 jum a 600 pm.
    A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi apresentado na Grã-Bretanha em 6 de Fevereiro de 1987, sob o n9 8702716.
PT86694A 1987-02-06 1988-02-04 Processo para a preparacao de uma composicao dentaria do tipo cimento fotopoli-merizavel de hidroxido de calcio PT86694B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB878702716A GB8702716D0 (en) 1987-02-06 1987-02-06 Dual-cure cement

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86694A PT86694A (pt) 1988-03-01
PT86694B true PT86694B (pt) 1992-04-30

Family

ID=10611831

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86694A PT86694B (pt) 1987-02-06 1988-02-04 Processo para a preparacao de uma composicao dentaria do tipo cimento fotopoli-merizavel de hidroxido de calcio

Country Status (23)

Country Link
US (1) US4886843A (pt)
JP (1) JPS63253011A (pt)
AT (1) AT393217B (pt)
AU (1) AU610110B2 (pt)
BE (1) BE1001257A5 (pt)
CA (1) CA1327418C (pt)
CH (1) CH677445A5 (pt)
DE (1) DE3801207A1 (pt)
DK (1) DK17688A (pt)
ES (1) ES2014521A6 (pt)
FI (1) FI89557C (pt)
FR (1) FR2612072B1 (pt)
GB (2) GB8702716D0 (pt)
GR (1) GR1000116B (pt)
IL (1) IL84968A (pt)
IT (1) IT1233843B (pt)
LU (1) LU87099A1 (pt)
NL (1) NL8800098A (pt)
NO (1) NO173724C (pt)
NZ (1) NZ223085A (pt)
PT (1) PT86694B (pt)
SE (1) SE468463B (pt)
ZA (1) ZA88257B (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5188821A (en) * 1987-01-30 1993-02-23 Colgate-Palmolive Company Antibacterial antiplaque oral composition mouthwash or liquid dentifrice
US5192530A (en) * 1987-01-30 1993-03-09 Colgate-Palmolive Company Antibacterial antiplaque oral composition
US5192531A (en) * 1988-12-29 1993-03-09 Colgate-Palmolive Company Antibacterial antiplaque oral composition
US5180578A (en) * 1987-01-30 1993-01-19 Colgate-Palmolive Company Antibacterial antiplaque anticalculus oral composition
US5178851A (en) * 1987-01-30 1993-01-12 Colgate-Palmolive Company Antiplaque antibacterial oral composition
DE3934803A1 (de) * 1989-10-19 1991-04-25 Voco Chemie Gmbh Verfahren zur herstellung eines dentalen zementes
US5141560A (en) * 1989-12-01 1992-08-25 National Research Development Corporation Dental cement
US5398412A (en) * 1992-04-23 1995-03-21 Matsushita Electric Works, Ltd. Reciprocatory dry shaver
US5362769A (en) * 1992-05-07 1994-11-08 Ormco Corporation Orthodontic adhesives
DE4339009C2 (de) * 1993-11-10 1996-02-22 Ivoclar Ag Mehrkomponentendentalzement auf Calciumhydroxid-Basis
US5508342A (en) * 1994-02-01 1996-04-16 The United States Of America As Represented By The Secretary Of Commerce Polymeric amorphous calcium phosphate compositions
US5538514A (en) * 1994-04-07 1996-07-23 Zimmer, Inc. Method for forming bone cement to an implant
US6500004B2 (en) 2000-12-14 2002-12-31 Ultradent Products, Inc. Endodontic sealing compositions and methods for using such compositions
US6585513B2 (en) 1995-06-06 2003-07-01 Ultradent Products, Inc. Endodontic systems and methods for preparing apical portions of root canals with a set of files having large tapers
US6558163B2 (en) 1995-06-06 2003-05-06 Ultradent Products, Inc. Endodontic systems and methods for preparing upper portions of root canals with increasingly rigid files
US6409972B1 (en) 1995-06-06 2002-06-25 Kwan-Ho Chan Prepackaged liquid bone cement
US5681872A (en) * 1995-12-07 1997-10-28 Orthovita, Inc. Bioactive load bearing bone graft compositions
US5914356A (en) * 1996-12-06 1999-06-22 Orthovita, Inc. Bioactive load bearing bone bonding compositions
US5922785A (en) * 1997-08-11 1999-07-13 The Kerr Corporation Dental resins
EP1339650A2 (en) * 2000-11-06 2003-09-03 Institute of Paper Science and Technology Fiber reinforced mineral-based materials and methods of making the same
US6649669B2 (en) 2001-12-28 2003-11-18 American Dental Association Health Foundation Single solution bonding formulation
US20030199605A1 (en) * 2002-04-23 2003-10-23 Fischer Dan E. Hydrophilic endodontic sealing compositions and methods for using such compositions
WO2005002531A1 (en) * 2003-07-02 2005-01-13 Ada Foundation Remineralizing dental cements
MY144221A (en) * 2004-03-03 2011-08-15 Polynovo Biomaterials Pty Ltd Biocompatible polymer compositions for dual or multistaged curing.
US7828550B2 (en) * 2005-09-21 2010-11-09 Ultradent Products, Inc. Activating endodontic points and dental tools for initiating polymerization of dental compositions
DE102005053775A1 (de) * 2005-11-09 2007-05-10 Heraeus Kulzer Gmbh Reduktion der Schrumpfkraft bei Zahnfüllungen
WO2008103712A2 (en) * 2007-02-20 2008-08-28 Bisco, Inc. Polymerizable dental pulp healing, capping, and lining material and method for use
US9289358B2 (en) 2007-02-28 2016-03-22 Ultradent Products, Inc. Resin reinforced zinc polycarboxylate temporary cement compositions and related kits and methods

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3113907A (en) * 1963-12-10 Polymeric compositions and preparation
US2961426A (en) * 1956-01-05 1960-11-22 Du Pont Copolymers of omicron-acrylyl phenols and chelates thereof
US3047408A (en) * 1959-11-10 1962-07-31 L D Caulk Company Dental cement material
US3133042A (en) * 1960-09-09 1964-05-12 Du Pont Polymeric compositions and process
US3141903A (en) * 1961-11-06 1964-07-21 Nat Starch Chem Corp Ethylenically unsaturated phenyl salicylate derivatives
US3167583A (en) * 1962-08-24 1965-01-26 Nat Starch Chem Corp Ethylenically unsaturated derivatives of ortho-hydroxy aromatic acids
US3635889A (en) * 1970-02-18 1972-01-18 Us Health Education & Welfare Adhesion promoting dental materials
US4240832A (en) * 1979-02-12 1980-12-23 Sybron Corporation Dental pulp capping and cavity lining composition and preparative method
FR2501041B1 (fr) * 1981-03-09 1985-11-29 Pennwalt Corp Materiau de restauration dentaire et ses applications en dentisterie
CA1292338C (en) * 1985-01-29 1991-11-19 Dentsply International Inc. Non-toxic organic compositions and calcium hydroxide compositions thereof

Also Published As

Publication number Publication date
FI880170A0 (fi) 1988-01-15
SE8800068D0 (sv) 1988-01-12
ES2014521A6 (es) 1990-07-16
AT393217B (de) 1991-09-10
GR880100007A (en) 1988-12-16
ZA88257B (en) 1988-09-28
JPS63253011A (ja) 1988-10-20
FI89557B (fi) 1993-07-15
FR2612072A1 (fr) 1988-09-16
NO880518D0 (no) 1988-02-05
FR2612072B1 (fr) 1991-10-11
ATA26488A (de) 1991-02-15
NO173724B (no) 1993-10-18
PT86694A (pt) 1988-03-01
FI880170L (fi) 1988-08-07
GR1000116B (el) 1991-06-28
CH677445A5 (pt) 1991-05-31
NO173724C (no) 1994-01-26
GB8801851D0 (en) 1988-02-24
DE3801207A1 (de) 1988-09-01
BE1001257A5 (fr) 1989-09-05
DK17688A (da) 1988-08-07
IL84968A0 (en) 1988-06-30
AU610110B2 (en) 1991-05-16
US4886843A (en) 1989-12-12
IT8819122A0 (it) 1988-01-19
CA1327418C (en) 1994-03-01
DK17688D0 (da) 1988-01-15
AU1005188A (en) 1988-08-11
GB2200649A (en) 1988-08-10
LU87099A1 (fr) 1989-03-08
IL84968A (en) 1991-05-12
SE468463B (sv) 1993-01-25
GB2200649B (en) 1990-07-11
IT1233843B (it) 1992-04-21
NO880518L (no) 1988-08-08
GB8702716D0 (en) 1987-03-11
SE8800068L (sv) 1988-08-07
NZ223085A (en) 1990-09-26
FI89557C (fi) 1993-10-25
NL8800098A (nl) 1988-09-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT86694B (pt) Processo para a preparacao de uma composicao dentaria do tipo cimento fotopoli-merizavel de hidroxido de calcio
EP0363095B1 (en) Organic fluoride sources
AU702292B2 (en) Dental composition and method
JP2869078B2 (ja) 光硬化性イオノマーセメント
US6075068A (en) Dental compositions curable by ROMP
EP2409997B1 (en) Redox-curing type composition
US6787629B2 (en) Dental resin materials, method of manufacture, and uses thereof
US20110135749A1 (en) Low shrinkage multifunctional ssq resins
JPH0780735B2 (ja) レントゲン不透過性の重合可能な歯科材料
JPH06305929A (ja) 歯科用組成物及びその用法
US6147136A (en) Dental compositions based on ROMP oligomers and polymers
EP0499180A2 (en) Dental/medical composition for restorative/prosthetic purposes and its use
JP2004352698A (ja) 歯科用組成物
JP2010235458A (ja) 2液型の歯科用接着剤
BR112013005887B1 (pt) Compostos de sacarídeo substituído e composições dentais
US6660785B2 (en) Self-adhesive polymerizable monomer and dental/medical compositions therefrom
Keyf et al. The weight change of various light-cured restorative materials stored in water
JP2007217447A (ja) 水酸基含有重合性化合物及びその製造方法
US7501457B2 (en) Dental materials based on multicyclic allyl sulphides
KR100341142B1 (ko) 신규 메타(아)크릴레이트 단량체, 이의 제조방법 및 이를 함유하는 치아 수복용 조성물
WO2005090281A1 (ja) (メタ)アクリル化合物及びその用途
Omar Water sorption and solubility of resin filled composites
JP3594970B6 (ja) 歯科用組成物および方法
JP2000178114A (ja) 医療用硬化性組成物
PT115064B (pt) Formulação para um sistema adesivo dentário universal contendo um monómero de reticulação dendrítico de segunda geração

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19911016

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 940929 ZENECA LIMITED GB

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960430