PT2146831E - Cabeça fresadora e método para fresagem de topos de estacas - Google Patents

Cabeça fresadora e método para fresagem de topos de estacas Download PDF

Info

Publication number
PT2146831E
PT2146831E PT87363800T PT08736380T PT2146831E PT 2146831 E PT2146831 E PT 2146831E PT 87363800 T PT87363800 T PT 87363800T PT 08736380 T PT08736380 T PT 08736380T PT 2146831 E PT2146831 E PT 2146831E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
central
nozzles
milling
milling head
shaft
Prior art date
Application number
PT87363800T
Other languages
English (en)
Inventor
Alois Portmann
Hanspeter Marti
Original Assignee
Brc Baurent Central Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Brc Baurent Central Ag filed Critical Brc Baurent Central Ag
Publication of PT2146831E publication Critical patent/PT2146831E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28DWORKING STONE OR STONE-LIKE MATERIALS
    • B28D1/00Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor
    • B28D1/18Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor by milling, e.g. channelling by means of milling tools
    • B28D1/186Tools therefor, e.g. having exchangeable cutter bits
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D37/00Repair of damaged foundations or foundation structures
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D5/00Bulkheads, piles, or other structural elements specially adapted to foundation engineering
    • E02D5/22Piles
    • E02D5/64Repairing piles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Placing Or Removing Of Piles Or Sheet Piles, Or Accessories Thereof (AREA)
  • Piles And Underground Anchors (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Milling Processes (AREA)
  • Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)

Description

ΕΡ2146831Β1
DESCRIÇÃO
CABEÇA FRESADORA E MÉTODO PARA FRESAGEM DE TOPOS DE
ESTACAS A presente invenção é referente a uma cabeça fresadora e a um método para fresagem de topos de estacas de acordo com a cláusula introdutória das reivindicações 1 e 9.
As cabeças fresadoras para a engenharia civil são conhecidas, por exemplo, de [1], "SPITZEN-TECHNOLOGIE, DIE WELTWEIT WEGE WEIST", catálogo de produto de erkat spezialmaschinen - Service - gmbh, www.erkat.de, e de [2], DE 100 41 275 Al. A publicação [1] divulga um dispositivo para fresagem de topos de estacas que compreende uma cabeça fresadora (tipo erkat 300-2L) fixa a uma unidade de suporte hidráulica, como por exemplo uma escavadora. De acordo com [1], o topo de uma estaca pode ser fresada com este dispositivo em menos de 30 minutos.
As estacas deste tipo a ser fresadas, que devem tipicamente ser providenciadas em locais instáveis para suportar uma estrutura, são feitas de betão, o qual pode estar sob pressão, e ferro de reforço, o qual pode estar sob tensão. As dimensões das estacas são selecionadas de acordo com a estrutura e o local e podem variar dentro de uma larga gama. Tipicamente, são utilizadas estacas que têm um comprimento de 5 a 50 m e diâmetros de 0,4 a 2 m. Para fabricar as estacas, são realizados furos, por exemplo no solo, nos quais são introduzidos tubos. O ferro de reforço é introduzido nos tubos e estes são depois preenchidos com betão. 0 material do solo na extremidade inferior do tubo, é desse modo deslocado na sua maior ΕΡ2146831Β1 parte para cima e, depois da conclusão da estaca, está na sua maior parte na área do topo, motivo pelo qual o último não tem a resistência necessária. Além disso, a estaca ou o seu topo não têm normalmente as dimensões necessárias. Os elementos de ligação necessários para a estrutura podem estar igualmente ausentes. 0 topo da estaca é consequentemente na sua maior parte fresado e novamente construído com as dimensões requeridas e a qualidade necessária.
Para isto, o topo da estaca previamente fabricada, normalmente cilíndrico, por exemplo como mostrado em [1], é fresado utilizando uma cabeça fresadora tipicamente numa gama de 0,4 a 1 m, de forma a remover o betão defeituoso. O betão deve desse modo ser removido de tal forma que o ferro de reforço instalado normalmente coaxial com o eixo longitudinal da estaca, não seja danificado. Por meio da cabeça fresadora mostrada em [1], o núcleo da estaca é fresado dentro do ferro de reforço até à borda do ferro de reforço, pelo que depende das qualificações do operador da escavadora se o ferro de reforço é danificado ou não. Então, o veio da estaca exterior adjacente ao reforço de ferro é removido, o que é ainda mais difícil por meio da cabeça fresadora de acordo com [1] . Se, por outro lado, o reforço de ferro é danificado, há consequentes problemas de resistência ou será mesmo necessário recondicionar a estaca com consideráveis recursos adicionais. O reforço original libertado deve consequentemente cumprir determinados requisitos, de modo a que o reforço suplementar possa ser montado.
Após a remoção do betão e a libertação do reforço, este último é normalmente prolongado pelo reforço suplementar e provido de uma caixa que corresponde às dimensões do topo da estaca a ser criada de novo. A caixa ΕΡ2146831Β1 é então preenchida com betão e removida quando este estiver pronto.
Com o dispositivo descrito em [1], naturalmente a fresagem do topo da estaca é somente possível utilizando elevados recursos de tempo e de qualificações, onde há sempre um risco considerável que o reforço seja danificado.
No intuito de se realizar tarefas mais complexas, é divulgado em [2] um sistema complexo, com fresadoras que podem ser agregadas como desejado, mas que não é apropriado para a fresagem de topos de estacas. É assim um objeto da presente invenção indicar um método e uma cabeça fresadora melhorada, por meio da qual o topo de uma estaca possa ser fresado mais rapidamente e com confiança, em particular sem danificar o reforço integrado na mesma.
Este objetivo é atingido com um método e uma cabeça fresadora que tenham as características indicadas nas reivindicações 1 e 9. São indicadas noutras reivindicações adicionais, incorporações vantajosas da invenção. A cabeça fresadora serve para a fresagem do topo de uma estaca previamente fabricada enterrada no solo, a qual compreende essencialmente um núcleo cilíndrico da estaca, um veio da estaca cilíndrico oco e um reforço de metal inserido em betão colocado entre eles. A cabeça fresadora provida de bicos é conectada por meio de um dispositivo de engate a um veio de transmissão que possa ser movido por meio de uma unidade de elevação e de movimentação, em particular sendo elevado e descido, e que possa ser rodado para a operação da cabeça fresadora. São preferencialmente ΕΡ2146831Β1 utilizados como unidade de elevação e de movimentação, uma escavadora ou um cabo aéreo com um correspondente dispositivo de movimentação.
De acordo com a invenção, uma fresa central provida de uma pluralidade de bicos centrais e uma fresa anelar provida de uma pluralidade de bicos anelares são rigidamente ligadas entre si e instaladas coaxialmente com o eixo longitudinal do veio de transmissão.
Os bicos centrais são dispostos dentro de um circulo central e os bicos anelares, separados destes por um circulo médio, são dispostos num circulo exterior, onde os círculos se encontram pelo menos aproximadamente perpendiculares a e concêntricos com o eixo longitudinal do veio de transmissão. É possível com o método e a cabeça fresadora de acordo com a invenção, remover simultaneamente os segmentos do núcleo da estaca e o veio da estaca sem que o reforço da estaca que se encontra na região do círculo médio seja danificado. A fresagem é realizada com grande precisão de modo que o próprio betão possa ser removido a uma curta distância de alguns centímetros do reforço. A manga fina de cimento restante, na qual o reforço está incluído, pode então ser rapidamente removida utilizando uma ferramenta adicional. É particularmente vantajoso que os segmentos do núcleo da estaca e o veio da estaca possam ser removidos através da descida linear da cabeça fresadora. Os movimentos complexos da cabeça fresadora que tinham que ser realizados por um trabalhador qualificado com uma ferramenta convencional não são necessários. A fresagem do topo da estaca é assim realizada em poucos minutos ΕΡ2146831Β1 (previamente, de acordo com a publicação [1], 30 minutos). Ao mesmo tempo, a cabeça de perfuração é carregada uniformemente, do que resulta intervalos de manutenção mais uniformes e mais longos. O circulo central, dentro do qual estão dispostos os bicos centrais a fresagem central, é deslocado para o exterior preferencialmente de 5 cm a 20 cm relativamente ao circulo exterior, dentro do qual estão dispostos os bicos anelares, de forma a que durante a fresagem de um topo de estaca a fresa central penetre em primeiro lugar linearmente no núcleo da estaca e a fresa anelar seja subsequentemente convenientemente guiada. Como alternativa a este deslocamento da posição dos bicos centrais, no entanto, a fresa central é adicionalmente provida de preferência com uma unidade de perfuração central disposta coaxialmente com o veio central longitudinal do veio de transmissão, unidade de perfuração central esta que se projeta sobre os bicos e serve para um guiamento mais preciso da cabeça fresadora durante a fresagem da estaca.
Os bicos centrais e a unidade de perfuração central possivelmente fornecida são instalados na parte frontal de um veio fornecido de preferência com uma espiral de transporte. Os bicos anelares são montados preferencialmente num anel exterior de montagem que é ligado rigidamente ou de forma amovível a um cilindro de montagem. O veio da fresa central e do cilindro de montagem da fresa anelar que se estendem coaxialmente com o eixo longitudinal do veio de transmissão e definem desse modo um pelo menos aproximadamente volume vazio cilíndrico oco, são conectados ao lado interno de uma placa de ligação, no lado exterior da qual está disposto o dispositivo de ΕΡ2146831Β1 engate que pode ser conectado ao veio de transmissão. 0 dispositivo de engate compreende preferencialmente uma luva de montagem com um perfil oco multifacetado, na qual o veio de transmissão introduzido pode ser bloqueado utilizando por exemplo uma cavilha.
Os bicos fornecidos nas fresas, que são de preferência idênticos, são sujeitos a uma carga elevada durante a operação e por isso consistem preferencialmente num suporte que pode ser soldado ou pode ser montado numa forma de bloqueio e também num elemento de bico que pode ser introduzido no anterior e pode ser periodicamente substituído. Os suportes são conectados de preferência por meio de ligações na forma de bloqueio, por exemplo junções malhetadas, aos elementos de montagem ou aos anéis de montagem associados.
Numa incorporação preferencial a unidade de perfuração central pode ser introduzida na parte frontal do veio da fresa central, na extremidade da parte frontal em que os bicos centrais são fixos. A unidade de perfuração central pode também por esse motivo ser facilmente substituída.
Numa incorporação preferencial adicional, a unidade de perfuração central que pode ser introduzida no veio é conectada a um anel interno de montagem, ao qual os bicos centrais são fixos. Os bicos centrais e a unidade de perfuração central podem assim ser substituídos uns com os outros. 0 diâmetro interno e externo do anel interno de montagem e do anel externo de montagem, são preferencialmente adaptados com precisão às dimensões da ΕΡ2146831Β1 estaca e à posição do reforço na estaca, de modo que seja garantida a máxima remoção de betão e haja um risco mínimo de danos no reforço.
Na medida em que o anel interno de montagem e/ou o anel exterior de montagem podem ser trocados, os anéis de montagem apropriados podem ser sempre colocados no lugar para adaptar a cabeça fresadora à estaca a ser fresada.
Numa incorporação preferencial adicional, um elemento de engate atuado de preferência manualmente é fornecido, por exemplo, na placa de ligação, elemento este no qual o veio da fresa central pode ser introduzido. É assim possível remover a fresa central completa da cabeça fresadora e trocá-la.
De forma a assegurar uma troca fácil e rápida do anel exterior de montagem, os últimos podem ser conectados de preferência através de elementos de flange numa forma de bloqueio, preferencialmente por meio de uma ligação roscada ou de baioneta, ao cilindro de montagem. A invenção é descrita em maior detalhe abaixo por referência aos desenhos, em que: A Fig. 1 mostra o lado inferior de uma cabeça fresadora 1 de acordo com a invenção, a qual compreende uma fresa central 11 utilizada para fresar o núcleo 81 da estaca e uma fresa anelar 12 utilizada para remover o veio 82 da estaca; A Fig. 2 mostra uma secção parcial através da cabeça fresadora 1 com os elementos de fresagem da fresa anelar 12 e os elementos de fresagem e perfuração 111 e 114 da fresa central 11 dispostos a uma ΕΡ2146831Β1 distância de h3 abaixo; A Fig. 3 mostra a cabeça fresadora 1 conectada através de um veio de transmissão 2 a um dispositivo de elevação e de movimentação, com os elementos de perfuração e de fresagem 111, 114 e 121 mostrados na Fig. 2; A Fig. 4 mostra a cabeça fresadora 1 da Fig. 3 numa ilustração tridimensional; A Fig. 5 mostra o desenho da cabeça fresadora preferencial 1 da Fig. 3 numa vista em corte durante a fresagem de uma estaca 8; A Fig. 6 mostra o veio 112 da fresa central 11 fornecida com uma espiral de transporte 113, que é disponibilizada na parte frontal com uma unidade de perfuração central 114 e bicos centrais 111; A Fig. 7 mostra a unidade de perfuração central 114, a qual pode ser conectada ao veio 112 da Fig. 6 com uma placa de montagem 1140, onde são disponibilizados bicos 111; A Fig. 8 mostra a cabeça fresadora 1, vista de cima, com um dispositivo de engate 13, o qual consiste numa luva de engate 131 com um perfil oco sextavado e uma cavilha de engate 132; e A Fig. 9 mostra a cabeça 80 de uma estaca 8 enterrada no solo 6, a qual foi fresada de acordo com a invenção e também o material removido numa etapa do trabalho com um movimento vertical na forma original. ΕΡ2146831Β1 A Fig. 1 mostra o lado inferior de uma cabeça fresadora 1 de acordo com a invenção, a qual compreende uma fresa central 11 utilizada para fresar o núcleo 81 da estaca e uma fresa anelar 12 utilizada para remover o veio 82 da estaca. A fresa central 11 tem, na sua parte frontal, uma unidade de perfuração central 114 e seis bicos centrais 11 que rodeiam a unidade de perfuração central 114 num anel em torno de um circulo interior krl. A fresa anelar 12 compreende, na sua parte frontal, um anel de montagem 122, na qual estão montados seis bicos anelares 121 em cada um dos quatro quadrantes, por meio do que estes são efetivos dentro de um circulo exterior kr3. Um círculo médio kr2 é mantido livre entre os círculos interno e externo krl e kr3, em que nenhum dos bicos centrais 111 ou bicos anelares 121 pode engatar no círculo médio kr2. Após a descida da cabeça fresadora 1, o material a ser retirado é consequentemente removido numa etapa de trabalho, depois do qual apenas permanece uma manga de betão 88 disponibilizada com o reforço 83, a qual corresponde ao círculo médio kr2. A Fig. 2 mostra uma secção parcial através da cabeça fresadora 1 com os elementos de fresagem da fresa anelar 12 e os elementos de fresagem e perfuração 111 e 114 da fresa central 11, que encontram a uma distância h3 abaixo.
Após a descida perpendicular da cabeça fresadora 1 na cabeça da estaca 8 (ver Fig. 5), a unidade de perfuração central 114 penetra consequentemente em primeiro lugar, por meio do que a cabeça fresadora é guiada precisamente vertical após outra descida e após o engate dos bicos 111 e 121. A Fig. 3 mostra uma cabeça fresadora 1 de acordo com a invenção, com os elementos de perfuração e de fresagem 111, 114 e 121 mostrados na Fig. 2. 0 anel de montagem 122 ΕΡ2146831Β1 com os bicos anelares 121 é conectado à parte inferior de um cilindro oco de montagem 123 (ver também Fig. 2) , do qual a parte superior é conectada a uma placa de ligação 133. 0 cilindro de montagem 123 é ainda provido com aberturas de saida 1231, através dos quais o material removido pode deixar a cabeça fresadora 1.
Um dispositivo de engate 13 é fixo à parte superior da placa de ligação 133 (ver também Fig. 8) e consiste numa luva de engate 131 e numa cavilha de engate 132 que possa ser ai introduzida. A luva de engate 131 fixa por meio de elementos de reforço 134 opcionalmente disponibilizados, compreende um perfil oco sextavado, no qual o veio de transmissão convenientemente formado 2 pode ser introduzido e bloqueado por meio da cavilha de engate 132. Após o engate do veio de transmissão 2, representado por A na Fig. 3, a cabeça fresadora 1 pode ser então deslocada e rodada por meio do dispositivo de elevação e de movimentação. Para esta finalidade, o veio de transmissão 2 é conectado a uma escavadora convenientemente equipada (ver [1]) ou grua. A Fig. 3a mostra ainda um dos bicos centrais 121 que consiste num suporte 1111 e num elemento de bico 1112, numa vista ampliada. 0 elemento de bico 1112 é retido por aperto no suporte 1111 e pode ser batido para fora e substituído assim que o desgaste se torna evidente, sendo possivelmente restaurado, como indicado em B. Os suportes podem ser soldados ou montados de preferência por meio de junções da forma de bloqueio, por exemplo juntas emalhetadas e ser possivelmente fixos por exemplo por meio de uma cavilha. As técnicas de ligação da forma de bloqueio são por isso particularmente úteis, porque a cabeça fresadora é movida preferencialmente sempre no mesmo sentido. Uma vez que o suporte é montado numa forma ΕΡ2146831Β1 de bloqueio, este pode ser removido com uma pega ou utilizando um martelo. Os bicos centrais 121 e os bicos anelares 121 são concebidos para serem de preferência idênticos, dependendo das necessidades do utilizador. 0 cilindro de montagem 123 compreende ainda opcionalmente uma janela 1232, a qual permite o engate manual na cabeça fresadora 1, a fim de ativar uma unidade de engate 14 disponibilizada opcionalmente na parte inferior da placa de ligação 133, em cuja unidade de engate 14 o veio 112 da fresa central 11 pode ser introduzido. Nesta incorporação preferencial da cabeça fresadora 1, pode ser consequentemente utilizada uma fresa central 11 apropriada ou nova como substituição para uma fresa central 11 desgastada, o que é representado por C. D indica uma opção que permite que os elementos de perfuração ou fresagem 111 e 114 da fresa central 11, sejam opcionalmente montados ou desmontados. E indica uma opção que permite que o anel de montagem 122 disponibilizado com os bicos anelares 121, seja montado ou desmontado do cilindro de montagem 123.
As opções C, D e E que podem ser disponibilizadas individualmente ou combinadas, resultam em vantagens consideráveis para a produção, a operação e a manutenção da cabeça fresadora 1. Por conta da permutabilidade das ferramentas de perfuração e de fresagem, podem ser satisfeitos os requisitos mais variados com uma estrutura básica da cabeça fresadora 1. Através da escolha das ferramentas de perfuração e de fresagem nas dimensões desejadas, a cabeça fresadora 1 pode ser adaptada com algumas pegas à estrutura respetiva e às dimensões da estaca 8 a ser fresada. Com a escolha correspondente do ΕΡ2146831Β1 diâmetro exterior rd2, o anel de montagem 122 pode ser adaptado ao diâmetro exterior d da estaca 8 (ver Fig. 5) .
Com a escolha correspondente do diâmetro interno rdl, o anel de montagem 122 pode ser adaptado à posição do reforço 83 dentro da estaca 8. Para adaptação ao núcleo 81 da estaca 8, é utilizada uma fresa central 11 apropriada ou é colocado um anel de fresagem apropriado 1140, 111 (ver Fig. 7, diâmetro zd da placa de montagem 1140) no veio 112 da fresa central 11. A cabeça fresadora 1 pode por isso ser adaptada com algumas pegas e sem desmontar da unidade de movimentação para a estaca 8 ser fresada em cada caso. É particularmente importante poder remover a placa de montagem interna e/ou externa 122 ou 1140, tendo também em conta a manutenção e/ou os tempos de imobilização da cabeça fresadora 1. A permuta da placa de montagem interna e/ou externa 122/1140, cujos bicos estão gastos, pode ser realizada em poucos minutos, de modo que não há tempos de imobilização significativos. Além disso, os bicos podem ser mais facilmente reparados ou trocados. 0 regresso à oficina é possível, uma vez que as unidades de fresagem e de perfuração podem ser montadas e armazenadas em espaços pequenos. A Fig. 4 mostra a cabeça fresadora 1 da Fig. 3 numa ilustração tridimensional e sem uma janela 1232. Nesta montagem, o veio 112 da fresa central é portanto montado rigidamente ou aparafusado. Por outro, lado as opções acima descritas D e/ou E podem ser vantajosamente utilizadas. A Fig. 5 mostra o desenho da cabeça fresadora preferencial 1 da Fig. 3 numa vista em corte durante a fresagem de uma estaca 8, a qual é mostrada numa vista em ΕΡ2146831Β1 corte. 0 material do topo 80 da estaca foi já extensivamente retirado e removido através das aberturas de saída 1231. A fresa anelar 12 removeu um segmento do veio da estaca 82 e a fresa central 11 removeu um segmento um pouco mais longo do núcleo 81 da estaca. Uma manga de betão 88 permanece com o reforço de ferro 83 que permanece na mesma sem danos. A manga de betão remanescente 8 8 pode subsequentemente ser tratada através da utilização de ferramentas adicionais, tais como fresas manuais e grampos. Pode ser visto na Fig. 5 que o topo da estaca 80 foi fresado muito cuidadosamente, o que se verifica porque o betão não foi removido completamente até ao reforço 83. Com a utilização de um anel interno e externo de montagem apropriado (ver Fig. 2 e Fig. 7), é possível por outro lado remover adicionalmente o betão de forma a que permaneça apenas uma fina manga de betão 88. É mostrado adicionalmente na Fig. 5 que o anel interno de montagem 122 está conectado por meio de uma flange roscada ao cilindro de montagem 123 e pode assim ser facilmente libertado (o anel de montagem 122 é bloqueado com esta finalidade e o cilindro de montagem 123 é rodado pelo dispositivo de movimentação no outro sentido). A unidade de perfuração central 114 e/ou o anel de fresagem central 1140, 111 é/são preferencialmente construídos e podem do mesmo modo ser desmontados de acordo com as Figs. 6 e 7. A Fig. 6 mostra o veio 112 da fresa central 11, provida com uma espiral de transporte 113, que tem um rebaixo 1120 na parte frontal, em que a cavilha de conexão 1142 da unidade de perfuração central 114 provida na parte frontal com lâminas de metal duro 1141, pode ser introduzida. Além disso, o veio 112 pode ser conectado na parte frontal aos bicos centrais 111. Por exemplo, os seus suportes 1111 são soldados ao veio 112. ΕΡ2146831Β1 A Fig. 7 mostra a unidade de perfuração central 114 que pode ser conectada ao veio 112 da Fig. 6, com uma placa de montagem 1140, na qual os bicos centrais 111 que formam um anel de fresagem são montados. A unidade de perfuração central 114 da Fig. 6 ou a unidade de perfuração central 114 da Fig. 6 provida com o anel de fresagem, podem por conseguinte ser opcionalmente conectadas ao veio 112 e removidas outra vez. A Fig. 8 mostra a cabeça fresadora 1, vista de cima, com o elemento de engate 13 descrito acima. A Fig. 9 mostra uma cabeça 80, fresada de acordo com a invenção, de uma estaca 8 enterrada no solo 6 e também o material removido numa etapa de trabalho com um movimento vertical na forma original, consistindo no segmento de núcleo removido 91 e no segmento de veio removido 92. ΕΡ2146831Β1
Literatura [1] SPITZEN-TECHNOLOGIE, DIE WELTWEIT WEGE WEIST", catálogo de produto de erkat - spezialmaschinen Service - gmbh, www.erkat.de
[2] DE 100 41 275 AI
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • DE 10041275 AI [0002] [0043]
Lisboa, 24 de Fevereiro de 2014

Claims (11)

  1. ΕΡ2146831Β1 REIVINDICAÇÕES 1. Cabeça fresadora (1) para fresagem do topo (80) de uma estaca (8), que consiste num núcleo de uma estaca (81), um veio de uma estaca (82) e um reforço de metal (83) colocado no meio, com um dispositivo de engate (13) que de ser conectado a um veio de transmissão (2) de um dispositivo de movimentação, e com bicos (111, 121) que são utilizados para remover o betão, caracterizados pelo facto de que uma fresa central (11) provida de uma pluralidade de bicos centrais (111) e uma fresa anelar (12) provida de uma pluralidade de bicos anelares (121) é ligada rigidamente e disposta coaxialmente com o eixo longitudinal (x) do veio de transmissão (2) e em que os bicos centrais (111) são dispostos dentro de um anel circular central (krl) e os bicos anelares (121), separados deles por um anel circular médio (kr2), são dispostos num anel circular exterior (kr3), em que os anéis circulares (krl, kr3) se encontram pelo menos aproximadamente perpendiculares e concêntricos com o eixo longitudinal (x) do veio de transmissão (2).
  2. 2. Cabeça fresadora (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de que o anel circular central (krl) é deslocado para o exterior preferencialmente de 5 cm a 20 cm relativamente ao circulo exterior (kr3) , e/ou em que a fresa central (11) está provida de uma unidade de perfuração central disposta coaxialmente (114) que se projeta sobre os bicos (111, 121) e serve para o guiamento da cabeça fresadora (1) durante a fresagem da estaca (8).
  3. 3. Cabeça fresadora (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo facto de que os bicos centrais (111) e a unidade de perfuração central (114) estão montados sobre a parte frontal de um veio (112) provido de ΕΡ2146831Β1 preferência de uma espiral de transporte (113) e/ou em que os bicos anelares (121) estão montados num anel exterior de montagem (122) , o qual é conectado rigidamente ou de forma amovível a um cilindro de montagem (123).
  4. 4. Cabeça fresadora (1) de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo facto de que o veio (112) e o cilindro de montagem (123) que se prolongam coaxialmente com o eixo longitudinal (x) do veio de transmissão (2) são conectados a uma placa de ligação (133) , na qual o dispositivo de engate (13) é disponibilizado.
  5. 5. Cabeça fresadora (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo facto de que o dispositivo de engate (13) compreende uma luva de engate (131) com um perfil oco multifacetado, em que o veio de transmissão introduzido (2) pode ser bloqueado por meio de uma cavilha (132) e/ou em que os bicos centrais e anelares preferencialmente idênticos (111, 121) consistem num suporte (1111) que podem ser soldados ou montados numa forma de bloqueio e também um elemento de bico (1112) que pode ser aí introduzido.
  6. 6. Cabeça fresadora (1) de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo facto de que a unidade de perfuração central (114) pode ser introduzida na parte frontal do veio (112), na extremidade da parte frontal na qual são fixos os bicos centrais (111), ou em que a unidade de perfuração central (114) pode ser introduzida no veio (112) e está conectada a um anel interno de montagem (1140), no qual são fixos os bicos centrais (111) .
  7. 7. Cabeça fresadora (1) de acordo com uma das reivindicações 3 a 6, caracterizada pelo facto de que o ΕΡ2146831Β1 diâmetro interno e externo do anel interno de montagem (1040) e do anel exterior de montagem (122) são adaptados às dimensões da estaca (8) e à posição do reforço (83) na estaca (8), que é pretendido encontrar-se dentro do anel circular médio (kr2) entre os bicos centrais (111) e os bicos anelares (121) .
  8. 8. Cabeça fresadora (1) de acordo com uma das reivindicações 3 a 7, caracterizada pelo facto de que o veio (112) da fresa central pode ser introduzido e bloqueado num elemento de engate (14) e/ou em que o anel exterior de montagem (122) pode ser conectado através de elementos de flange numa forma de bloqueio, de preferência por meio de uma ligação roscada ou de baioneta, ao cilindro de montagem (123).
  9. 9. Método para fresagem do topo (80) de uma estaca previamente fabricada (8) que consiste num núcleo de uma estaca (81), um veio de uma estaca (82) e um reforço de metal (83) colocado no meio, em particular com uma cabeça fresadora (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de que o núcleo da estaca (81) e o veio da estaca (82) do topo da estaca (80) são removidos simultaneamente através das fresas (11, 12) que estão ligadas entre si rigidamente ou de forma amovível.
  10. 10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto de que o núcleo da estaca (81) é removido por meio da fresa central (11) provida de uma pluralidade de bicos centrais (111) e o veio da estaca (82) é removido por uma fresa anelar (12) provida de uma pluralidade de bicos anelares (121) .
  11. 11. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto de que a fresa central (11) e a fresa anelar ΕΡ2146831Β1 (12) são movimentados em conjunto por meio de uma unidade de movimentação ou em separado por meio de duas unidades de movimentação. Lisboa 24 de Fevereiro de 2014
PT87363800T 2007-05-07 2008-04-18 Cabeça fresadora e método para fresagem de topos de estacas PT2146831E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07107656A EP1990167A1 (de) 2007-05-07 2007-05-07 Verfahren und Fräskopf zur Bearbeitung von Pfahlköpfen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2146831E true PT2146831E (pt) 2014-03-04

Family

ID=38529655

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87363800T PT2146831E (pt) 2007-05-07 2008-04-18 Cabeça fresadora e método para fresagem de topos de estacas

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8118370B2 (pt)
EP (2) EP1990167A1 (pt)
JP (1) JP5641476B2 (pt)
AU (1) AU2008248765B2 (pt)
BR (1) BRPI0811074B1 (pt)
CA (1) CA2685786C (pt)
DK (1) DK2146831T3 (pt)
ES (1) ES2448838T3 (pt)
HR (1) HRP20140184T1 (pt)
PL (1) PL2146831T3 (pt)
PT (1) PT2146831E (pt)
RU (1) RU2459039C2 (pt)
SI (1) SI2146831T1 (pt)
WO (1) WO2008135365A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8579548B1 (en) * 2013-05-07 2013-11-12 Harold F Schmidt Method of piling remediation
US9004608B1 (en) * 2014-04-28 2015-04-14 Guy Charbonneau Ice pulverizing knife and ice pulverizing device comprising an ice pulverizing knife
DE102014117170B4 (de) 2014-11-24 2016-09-15 RENKER Maschinendienstleistungs- GmbH Werkzeug zur Bearbeitung eines Pfahls
EP4036314A1 (de) * 2021-01-28 2022-08-03 BRC Engineering AG Fräskopf zur bearbeitung von pfahlköpfen
DE102021201832A1 (de) 2021-02-26 2022-09-01 Implenia Spezialtiefbau Gmbh Fräse zur Bearbeitung eines Pfahlkopfs sowie Verfahren zum Betreiben einer derartigen Fräse
GB2611528A (en) * 2021-10-05 2023-04-12 Caterpillar Paving Products Inc Milling machine with multiple milling implements
CN113897958A (zh) * 2021-10-22 2022-01-07 中铁四局集团建筑工程有限公司 一种旋挖桩精准切削施工方法

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU77589A1 (ru) * 1948-06-25 1948-11-30 М.А. Капелюшников Многодисковое долото дл бурени горных выработок
DE966728C (de) * 1950-05-23 1957-10-17 Henry Neuenburg Geraet zur Herstellung von Wandrillen und Loechern fuer Installationsleitungen u. dgl.
US2783038A (en) * 1954-09-29 1957-02-26 Goodman Mfg Co Oscillating burster cone assembly for boring type miner head
SU123108A1 (ru) * 1958-09-03 1958-11-30 В.С. Дулеев Устройство дл разработки и извлечени грунта из свай-оболочек
DE2136147A1 (de) * 1971-07-20 1973-02-08 Kraemer Geb Hohl Mathilde Motorbetriebenes aufrauhgeraet
SU659720A2 (ru) * 1976-03-24 1979-04-30 Новочеркасский ордена Трудового Красного Знамени политехнический институт им. Серго Орджоникидзе Устройство дл бурени скважин
HUT43974A (en) * 1984-11-26 1988-01-28 Ildiko Jakab Slotting head
US4968101A (en) * 1987-07-06 1990-11-06 Bossow Emory R Vertical asphalt and concrete miller
JPH076185B2 (ja) * 1991-03-11 1995-01-30 壮彦 北中 場所打ち杭の杭頭処理方法および装置
US5497841A (en) * 1991-03-14 1996-03-12 William Mohlenhoff Methods for coring a masonry wall
JP2575086B2 (ja) * 1994-03-04 1997-01-22 小井 輝夫 パイル孔内におけるソイルセメントの処理方法とその装置
JP3427340B2 (ja) * 1997-03-25 2003-07-14 株式会社イトー 路面切削機
TW347430B (en) * 1997-10-15 1998-12-11 Jia-Shyong Hwang A type of cutter head and its application
IT1310857B1 (it) * 1999-10-18 2002-02-22 Mantovanibenne S R L Dispositivo per la scapitozzatura di pali
JP2001121528A (ja) * 1999-10-29 2001-05-08 Mitsubishi Materials Corp 穴あけ加工方法
DE10041275B4 (de) * 2000-08-23 2006-07-27 Firma Klaus Ertmer Maschinenbautechnologie Frässystem zum Anbau an hydraulische Trägergeräte
EP1640507A1 (de) * 2004-09-23 2006-03-29 BAUER Maschinen GmbH Pfahlbohrwerkzeug

Also Published As

Publication number Publication date
JP5641476B2 (ja) 2014-12-17
CA2685786C (en) 2013-12-24
HRP20140184T1 (hr) 2014-04-11
AU2008248765A1 (en) 2008-11-13
EP2146831B1 (en) 2013-12-04
RU2459039C2 (ru) 2012-08-20
CA2685786A1 (en) 2008-11-13
DK2146831T3 (en) 2014-03-03
RU2009145084A (ru) 2011-06-20
PL2146831T3 (pl) 2014-05-30
EP1990167A1 (de) 2008-11-12
US8118370B2 (en) 2012-02-21
EP2146831A1 (en) 2010-01-27
BRPI0811074B1 (pt) 2018-03-13
BRPI0811074A2 (pt) 2014-12-09
SI2146831T1 (sl) 2014-04-30
WO2008135365A1 (en) 2008-11-13
ES2448838T3 (es) 2014-03-17
JP2010525970A (ja) 2010-07-29
US20100109420A1 (en) 2010-05-06
AU2008248765B2 (en) 2011-04-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2146831E (pt) Cabeça fresadora e método para fresagem de topos de estacas
JP4031496B2 (ja) 杭用穴を形成する杭用ボーリング機械及びボーリング装置
AU2022279543B2 (en) Modular carousel for a drilling rig
EP3153265B1 (de) Werkzeugführungsanordnung
PT1588017E (pt) Meio de ligação para equipamento de perfuração
US20210198960A1 (en) Drill bit replacement apparatus
US7757780B2 (en) Excavating method and apparatus
US7740415B1 (en) Manhole cutting and removing device
CN107498242A (zh) 可系列加工的焊接胎具结构及其使用方法
EP2931024B1 (en) Stump planing device, system and methods
JP6590346B2 (ja) 削孔用アタッチメント、削孔機、トンネル内壁面削孔方法
KR20200092594A (ko) 코어비트 분해용 고정장치
KR20180000028A (ko) 스크루 교체가 가능한 오거 드릴
JP4117882B2 (ja) 軸掘りバケット用スタビライザ
US20240018735A1 (en) Milling head for machining pile heads
CN213653420U (zh) 一种防风固沙绿化网
US510455A (en) Coal-cutting machine
JP2023145918A (ja) ドリル及び穿孔装置
JP2021059885A (ja) 掘削装置、連結具および掘削ヘッド
WO2000061485A1 (en) Grapple with universal attachment
ES2246625A1 (es) Maquina para el montaje y desmontaje de puntales para la construccion.
DE19620953A1 (de) Gerät zur Sanierung nicht begehbarer Rohrleitungen
DE3302577A1 (de) Erdbohrwerkzeug