BRPI0811074B1 - Cabeçote de fresagem e método para usinar cabeças de estacas - Google Patents

Cabeçote de fresagem e método para usinar cabeças de estacas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0811074B1
BRPI0811074B1 BRPI0811074-3A BRPI0811074A BRPI0811074B1 BR PI0811074 B1 BRPI0811074 B1 BR PI0811074B1 BR PI0811074 A BRPI0811074 A BR PI0811074A BR PI0811074 B1 BRPI0811074 B1 BR PI0811074B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
central
pins
pile
milling head
head
Prior art date
Application number
BRPI0811074-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Portmann Alois
Marti Hanspeter
Original Assignee
Baurent Ag Central
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Baurent Ag Central filed Critical Baurent Ag Central
Publication of BRPI0811074A2 publication Critical patent/BRPI0811074A2/pt
Publication of BRPI0811074B1 publication Critical patent/BRPI0811074B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28DWORKING STONE OR STONE-LIKE MATERIALS
    • B28D1/00Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor
    • B28D1/18Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor by milling, e.g. channelling by means of milling tools
    • B28D1/186Tools therefor, e.g. having exchangeable cutter bits
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D37/00Repair of damaged foundations or foundation structures
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D5/00Bulkheads, piles, or other structural elements specially adapted to foundation engineering
    • E02D5/22Piles
    • E02D5/64Repairing piles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Placing Or Removing Of Piles Or Sheet Piles, Or Accessories Thereof (AREA)
  • Piles And Underground Anchors (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Milling Processes (AREA)
  • Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)

Description

(54) Título: CABEÇOTE DE FRESAGEM E MÉTODO PARA USINAR CABEÇAS DE ESTACAS (51) Int.CI.: B28D 1/18; E02D 9/00 (30) Prioridade Unionista: 07/05/2007 EP 07 107656.6 (73) Titular(es): BAURENT AG CENTRAL (72) Inventor(es): ALOIS PORTMANN; HANSPETER MARTI
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para CABEÇOTE DE FRESAGEM E MÉTODO PARA USINAR CABEÇAS DE ESTACAS.
A presente invenção refere-se a um cabeçote de fresagem e a um método para usinar cabeças de estacas de acordo com a cláusula introdutória das reivindicações 1 e 9.
Cabeçotes de fresagem para engenharia civil são conhecidos a partir de [1] SPITZEN-TECHNOLOGIE, DIE WELTWEIT WEGE WEIST, catálogo de produto de erkat - spezialmaschinen - Service - gmbh, www.erkat.de, e de [2] DE 100 41 275 A1.
[1] descreve um dispositivo para usinar cabeças de estacas que compreende um cabeçote de fresagem (tipo erkat 300-2L) fixado a uma unidade de suporte hidráulico tal como uma escavadeira. De acordo com [1] a cabeça de uma estaca pode ser usinada com este dispositivo dentro de 30 minutos.
Estacas deste tipo a serem usinadas, que devem ser tipicamente fornecidas em locais instáveis para suportar uma estrutura, são feitas de concreto, que pode ser carregado por pressão, e ferro de reforço, que pode ser carregado por tensão. As dimensões das estacas são selecionadas de acordo com a estrutura e o local, e podem variar dentro de uma ampla faixa. Tipicamente, são usadas estacas que têm um comprimento de 5 a 50 metros e diâmetro de 0,4 a 2 metros. A fim de fabricar as estacas, furos são perfurados, por exemplo, no solo, dentro dos quais tubos são inseridos. O ferro de reforço é inserido nos tubos e é enchido de concreto. O material de terra na extremidade inferior do tubo é, desse modo, na maior parte deslocado para cima, e, depois da conclusão da estaca, está na maior parte em sua área de topo, que é a razão pela qual a última não tem a resistência necessária. Além do mais, a estaca ou sua cabeça normalmente não têm as dimensões necessárias. Os elementos de acoplamento necessários para a estrutura podem também estar ausentes. A cabeça de estaca é, portanto, na maior parte usinada e novamente construída com as dimensões exigidas e a qualidade necessária.
Para isto, a cabeça de estaca normalmente cilíndrica, pré2 fabricada, por exemplo, como mostrado em [1], é usinada usando um cabeçote de fresagem tipicamente sobre um comprimento de 0,4 a 1 metro, a fim de remover o concreto defeituoso. O concreto deve, desse modo, ser removido de tal maneira que o ferro de reforço, tipicamente disposto coaxialmente com o eixo longitudinal da estaca, não é danificado. Por meio do cabeçote de fresagem mostrado em [1], o núcleo da estaca é fresado dentro do ferro de reforço até a borda do ferro de reforço, por meio do qual depende da habilidade do motorista de escavadeira se o ferro de reforço é danificado ou não. Então, a haste externa da estaca adjacente ao reforço de ferro é removida, por meio da qual isto é mesmo mais difícil por meio do cabeçote de fresagem, de acordo com [1j. Se, por outro lado, o reforço de ferro é danificado, existem problemas de resistência consequentes ou é ainda necessário reformar a estaca com recursos adicionais consideráveis. O reforço original liberado deve portanto satisfazer certas exigências a fim de que o reforço suplementar possa ser montado.
Depois da remoção do concreto e da liberação do reforço, o último é normalmente estendido pelo reforço suplementar e fornecido com um invólucro, que corresponde às dimensões da cabeça de estaca para ser criada de novo. O invólucro é, então, enchido com concreto e removido, uma vez que o concreto endureceu.
Com o dispositivo descrito em [1], portanto, a usinagem da cabeça de estaca é somente possível usando grandes recursos de tempo e habilidade, por meio da qual existe sempre um risco considerável de que o reforço seja danificado.
A fim de realizar tarefas mais complexas, um sistema complexo é descrito em [2] com fresas que podem ser colocadas juntas quando desejado, mas que não são adequadas para usinar cabeça de estacas.
É assim um objetivo da presente invenção indicar um método e um cabeçote de fresagem aperfeiçoado, por meio dos quais uma cabeça de estaca pode ser usinada de modo mais rápido e seguro, em particular sem dano ao reforço integrado na mesma.
Este objetivo é alcançado com um método e um cabeçote de fresagem que têm os aspectos indicados nas reivindicações 1 e 9. Modalidades vantajosas da invenção são indicadas em reivindicações adicionais.
O cabeçote de fresagem serve para a usinagem da cabeça de estaca pré-fabricada abaixada dentro do solo, que compreende essencialmente um núcleo de estaca cilíndrico, uma haste de estaca cilíndrica oca e um reforço de metal concretado assentado entre os mesmos. O cabeçote de fresagem fornecido com picões é conectado por meio de um dispositivo de acoplamento em uma haste de acionamento, a qual pode ser movida por meio de unidade de levantamento e acionamento, em particular sendo levantada e abaixada, e pode ser rodada para a operação do cabeçote de fresagem. Uma escavadeira ou uma linha aérea de cabo com um dispositivo de acionamento correspondente é de preferência usada como a unidade de levantamento e acionamento.
De acordo com a invenção, uma fresa central fornecida com uma pluralidade de picões centrais e uma fresa anular fornecida com uma pluralidade de picões anulares são fixamente acopladas uma a outra e dispostas coaxialmente com o eixo longitudinal da haste de acionamento. Os picões centrais são dispostos dentro de um círculo central e os picões anulares, separados deles por um círculo médio, são dispostos em um círculo externo, por meio do qual os círculos se encontram pelo menos aproximadamente perpendiculares a e concêntricos ao eixo longitudinal da haste de acionamento.
É possível com o método e o cabeçote de fresagem, de acordo com a invenção, remover segmentos do núcleo da estaca e da haste de estaca simultaneamente sem o reforço da estaca estendida na região do círculo médio sendo danificado. A usinagem é realizada com grande precisão, de modo que o concreto propriamente dito possa ser removido em uma pequena distância de uns poucos centímetros do reforço. A luva de concreto fina restante, na qual o reforço está encerrado, pode ser, então, rapidamente removida usando uma ferramenta adicional.
É particularmente vantajoso que os segmentos do núcleo de estaca e a haste de estaca possam ser removidos através de abaixamento li4 near do cabeçote de fresagem. Movimentos complexos do cabeçote de fresagem que tinham sido realizados por um especialista com uma ferramenta convencional não são necessários. A usinagem da cabeça de estaca é assim realizada dentro de uns poucos minutos (previamente, de acordo com [1], 30 minutos). Ao mesmo tempo, o cabeçote de perfuração é carregado uniformemente, de modo que resulte em intervalos de manutenção mais uniformes e mais longos.
O círculo central, dentro do qual são dispostos os picões centrais da fresa central, é deslocado externamente, de preferência por 5 cm a 20 cm, em relação ao círculo externo, dentro do qual os picões anulares são dispostos, de modo que durante a usinagem de uma cabeça de estaca, a fresa central primeiramente penetre linearmente dentro do núcleo de estaca e a fresa anular seja subsequentemente guiada de modo correspondente. Como uma alternativa a este deslocamento de posição dos picões centrais, no entanto, a fresa central é, de preferência, adieionalmente fornecida com uma unidade de perfuração central disposta coaxialmente com o eixo longitudinal da haste de acionamento, cuja unidade de perfuração central se projeta sobre os picões e serve para guia mais precisa do cabeçote de fresagem durante a usinagem da estaca.
Os picões centrais e a unidade de perfuração central possivelmente fornecida são dispostos no lado dianteiro de uma haste preferivelmente fornecida com uma espiral de transporte. Os picões anulares são de preferência montados em um anel de montagem externo, que é conectado de modo fixo ou destacável a um cilindro de montagem.
A haste da fresa central e o cilindro de montagem da fresa anular, que se estendem coaxialmente com o eixo longitudinal da haste de acionamento e, desse modo, definem um volume vazio cilíndrico pelo menos aproximadamente oco, são conectados ao lado interno de uma placa de acoplamento, no lado externo da qual o dispositivo de acoplamento, que pode ser conectado à haste de acionamento, está disposto. O dispositivo de acoplamento de preferência compreende uma luva de montagem com um perfil oco de múltiplas bordas, em que a haste de acionamento inserida pode ser travada, por exemplo, usando um pino.
Os picões fornecidos nas fresas, que são de preferência idênticos, são submetidos a uma alta carga durante a operação, e, portanto, consistem, de preferência, em um retentor que pode ser soldado, ou pode ser montado, em uma via de travamento de formato, e, também, um elemento de picão que pode ser inserido no mesmo, e que pode ser rotineiramente substituído. Os retentores são, de preferência, conectados por meio de conexões de travamento de formato, por exemplo, juntas, em rabo de andorinha, aos elementos de montagem associados ou anéis de montagem.
Em uma modalidade preferida, a unidade de perfuração central pode ser inserida no lado dianteiro da haste da fresa central, na extremidade do lado dianteiro da qual os picões centrais são fixados. A unidade de perfuração central, portanto, pode também ser facilmente substituída.
Em uma modalidade preferida adicional, a unidade de perfuração central que pode ser inserida na haste é conectada em um anel de montagem interno, no qual os picões centrais são fixados. Os picões centrais e a unidade de perfuração central podem, assim, ser substituídos um pelo outro.
Os diâmetros interno e externo do anel de montagem interno e do anel de montagem externo são de preferência precisamente adaptados às dimensões da estaca e à posição do reforço na estaca, de modo que uma remoção máxima de concreto seja garantida e que exista um risco mínimo de dano ao reforço.
Na medida em que o anel de montagem interno e/ou o anel de montagem externo podem ser trocados, os anéis de montagem de encaixe podem sempre ser colocados no lugar para adaptar o cabeçote de fresagem na estaca a ser usinada.
Em uma modalidade preferida adicional, um elemento de acoplamento de preferência manualmente atuado é fornecido por exemplo na placa de acoplamento, em que o elemento de acoplamento a haste da fresa central pode ser inserida. É assim possível remover a fresa central inteira do cabeçote de fresagem e trocá-la.
A fim de assegurar a troca fácil e rápida do anel de montagem externo, o último pode, de preferência, ser conectado, por meio de elementos de flange, em uma via de travamento de formato, de preferência por meio de uma fixação roscada ou de baioneta, no cilindro de montagem.
A invenção é descrita em maior detalhe abaixo com referência aos desenhos, em que:
a figura 1 mostra um lado inferior d um cabeçote de fresagem 1 de acordo com a invenção que compreende uma fresa central 11 usada para usinar o núcleo de estaca 81 e uma fresa anular 12 usada para remover a haste de estaca 82;
a figura 2 mostra uma seção parcial através do cabeçote de fresagem 1 com elementos de fresagem da fresa anular 12 e os elementos de fresagem e perfuração 111, 114 da fresa central 11 disposta a uma distância de h3 abaixo;
a figura 3 mostra o cabeçote de fresagem 1 conectado por meio de uma haste de acionamento 2 em um dispositivo de levantamento e acionamento, com elementos de perfuração e fresagem 111, 114, 121 mostrados na figura 2;
a figura 4 mostra o cabeçote de fresagem 1 da figura 3 em uma ilustração tridimensional;
a figura 5 mostra o cabeçote de fresagem de preferência desenhado 1 da figura 3, mostrado em representação em seção durante a usinagem de uma estaca 8;
a figura 6 mostra a haste 112 da fresa central 11 fornecida com uma espiral de condução 113, que é fornecida no lado dianteiro com uma unidade de perfuração central 114 e picões centrais 131;
a figura 7 mostra a unidade de perfuração central 114 que pode ser conectada à haste 112 da figura 6 com uma placa de montagem 1140, na qual os picões centrais 111 são fornecidos;
a figura 8 mostra o cabeçote de fresagem 1, visto a partir de cima, com um dispositivo de acoplamento 13 que consiste em uma luva de acoplamento 131 com um perfil oco hexagonal e um pino de acoplamento 312; e a figura 9 mostra uma cabeça 80 de uma estaca 8 abaixada no solo 6 que foi usinada de acordo com a invenção e, também, o material removido em uma etapa de trabalho com um movimento vertical na forma original.
A figura 1 mostra o lado inferior de um cabeçote de fresagem 1 de acordo com a invenção que compreende uma fresa central 11 usada para usinar o núcleo de estaca 81 e uma fresa anular 12 usada para remover a haste de estaca 82. A fresa central 11 tem, em seu lado dianteiro, uma unidade de perfuração central 114 e seis picões centrais 11 que circundam a unidade de perfuração central 114 em um anel em tono de um círculo interno kr1. A fresa anular 12 compreende, em seu lado dianteiro, um anel de montagem 122, em que seis picões anulares 121 são montados em cada um dos quatro quadrantes, onde são eficazes dentro do círculo externo kr3. um círculo médio kr2 é mantido livre entre o círculo interno e o externo kr1, kr3, em cujo círculo médio kr2 nenhum dos picões centrais 111 ou picões anulares 121 podem engatar. No abaixamento do cabeçote de fresagem 1, portanto, o material a ser retirado é removido em uma etapa de trabalho, depois do qual somente uma luva de concreto 88, fornecida com o reforço 83, permanece, o que corresponde ao círculo médio kr2.
A figura 2 mostra uma seção parcial através do cabeçote de fresagem 1 com os elementos de fresagem da fresa anular 12 e os elementos de fresagem e perfuração 111, 114 da fresa central 11 se encontrando a uma distância h3 abaixo. No abaixamento perpendicular do cabeçote de fresagem 1 na cabeça da estaca 8 (vide figura 5), portanto primeiramente a unidade de perfuração central 114, penetra na mesma, onde o cabeçote de fresagem é guiado de modo precisamente vertical no abaixamento adicional e no engate dos picões 111, 121.
A figura 3 mostra um cabeçote de fresagem 1 de acordo com a invenção com os elementos de perfuração e fresagem 111, 114, 121 mostrados na figura 2. O anel de montagem 122 com os picões anulares 121, é conectado ao lado inferior do cilindro de montagem oco (vide também figura 2), do qual o lado superior é conectado na placa de acoplamento 133. O ci8 lindro de montagem 123 é ainda fornecido com aberturas de saída 1231, através das quais o material removido pode deixar o cabeçote de fresagem
1.
Um dispositivo de acoplamento 13 é fixado no lado superior da placa de acoplamento 133 (vide também figura 8) e consiste em uma luva de acoplamento 131 e um pino de acoplamento 132, que pode ser inserido na mesma. A luva de acoplamento 131 presa por meio de elementos de reforço opcionalmente fornecidos 134 compreende um perfil oco hexagonal, no qual a haste de acionamento correspondentemente formada 2 pode ser inserida ou travada por meio do pino de acoplamento 132. Depois do acoplamento da haste de acionamento 2, representado por A na figura 3, o cabeçote de fresagem 1 pode assim ser deslocado e rodado por meio do dispositivo de levantamento e acionamento. Para este propósito, a haste de acionamento 2 é conectada a uma escavadeira correspondentemente equipada (ver [1]) ou guindaste.
A figura 3a ainda mostra um dos picões centrais 121 que consiste em um retentor 1111 e um elemento de picão 1112, mostrados aumentados. O elemento de picão 1112 é retido em um encaixe de força no retentor 1111 e pode ser extraído e substituído depois que o desgaste e a ruptura se tornam aparentes, possivelmente sendo restaurado, como indicado por B. Os retentores podem ser soldados ou montados de preferência, por meio de juntas de travamento de formato, por exemplo, juntas de rabo de andorinha, e possivelmente são presos, por exemplo, por meio de um pino. As técnicas de conexão de travamento de formato são portanto, particularmente úteis, porque o cabeçote de fresagem é sempre acionado de preferência na mesma direção. Na medida em que o retentor é montado em uma via de travamento de formato, pode ser removido com um cabo ou usando um martelo. Os picões centrais 11 e os picões anulares 121 são, de preferência desenhados para serem idênticos dependendo das necessidades do usuário.
O cilindro de montagem 123 opcionalmente ainda compreende uma janela 1232, que permite o engate manual no cabeçote de fresagem 1, a fim de ativar uma unidade de acoplamento 14 opcionalmente fornecido no lado inferior da placa de acoplamento 133, em cuja unidade de acoplamento a haste 112 da fresa central 11 pode ser inserida. Nesta modalidade preferida do cabeçote de fresagem 1, portanto, um encaixe ou uma nova fresa central 11 podem ser usados como uma substituição para a fresa central desgastada 11, onde está é representada por C.
D indica uma opção que permite que os elementos de perfuração e fresagem 111, 114 da fresa central 1 sejam opcionalmente montados e desmontados.
E indica uma opção que permite que o anel de montagem 122 fornecido com os picões anulares 121 sejam montados em ou desmontados do cilindro de montagem 123.
As opções C, D, E, que podem ser fornecidas individualmente ou em combinação, resultam em vantagens consideráveis para a produção, a operação e a manutenção do cabeçote de fresagem 1. Devido a capacidade de troca das ferramentas de perfuração e fresagem, as exigências mais variadas podem ser satisfeitas com uma estrutura básica do cabeçote de fresagem 1. Através da escolha das ferramentas de perfuração e fresagem nas dimensões desejadas, o cabeçote de fresagem 1 pode ser adaptado com poucos cabos na estrutura respectiva e nas dimensões da estaca 8 a ser usinadas. Através da escolha correspondente do diâmetro externo rd2, o anel de montagem 122 pode ser adaptado ao diâmetro externo d da estaca 8 (vide figura 5). Através da escolha correspondente do diâmetro interno rd1, o anel de montagem 122 pode ser adaptado para a posição do reforço 83 dentro da estaca 8. Para a adaptação no núcleo 81 da estaca 8, uma fresa central de encaixe 11 é usada, ou um anel de fresagem de encaixe 1140, 111 (vide figura 7, diâmetro zd da placa de montagem 1140) é colocado na haste 112 da fresa central 11.0 cabeçote de fresagem 1 pode, portanto ser adaptado com poucos cabos e sem desmontar da unidade de acionamento para a estaca 8 a ser usinada em cada caso.
É particularmente importante ser capaz de remover a placa de montagem interna e/ou externa 122 ou 1140, também levando em consideração a manutenção e/ou paralisação do cabeçote de fresagem 1. A troca da placa de montagem interna e/ou externa 122/1140, da qual os picões estão desgastados, pode ser realizada dentro de uns poucos minutos, de modo que não existam paralisações significantes. Em adição, os picões podem ser mais facilmente reparados ou trocados. O retorno à oficina é possível na medida em que as unidades de fresagem e perfuração possam ser montadas e armazenadas em um espaço pequeno.
A figura 4 mostra o cabeçote de fresagem 1 da figura 3 em uma ilustração tridimensional e sem uma janela 1232. Nesta disposição, a haste 112 da fresa central é, portanto, montada de modo fixo ou aparafusada. Por outro lado, as opções acima descritas D e/ou E podem ser vantajosamente usadas.
A figura 5 mostra o cabeçote de fresagem de preferência desenhado da figura 3 mostrada em representação em seção durante a usinagem de uma estaca 8 que é mostrada em uma vista em corte. O material da cabeça de estaca 80 já foi extensivamente retirado e removido através das aberturas de saída 1231. A fresa anular 12 removeu um segmento da haste de estaca 82 e a fresa central 11 removeu um pouco do segmento mais longo do núcleo de estaca 81. Uma luva de concreto 88 permanece com o reforço de ferro 83, que permanece não danificado nele. A luva de concreto restante 88 pode subsequentemente ser tratada usando uma ferramenta adicional, tal como fresas e braçadeiras usadas manualmente. Pode ser visto na figura 5 que a cabeça de estaca 80 foi usinada de modo bastante cuidadoso, o que é o motivo pelo qual o concreto não foi bastante removido até o reforço 83. Através do uso de um anel de montagem interno e externo adequado (vide figura 2 e figura 7) é possível por outro lado, remover adicionalmente o concreto, de modo que somente uma luva de concreto fina 88 permanece. É ainda mostrado na figura 5 que o anel de montagem externo
122 é conectado por meio de um flange roscado no cilindro de montagem
123 e pode, assim, ser facilmente liberado (o anel de montagem 122 é travado para este propósito e o cilindro de montagem 123 é girado pelo dispositivo de acionamento em outra direção). A unidade de perfuração central 114 e/ou o anel de fresagem central 1140, 111 é/são de preferência construídos e podem ser igualmente desmontados de acordo com as figuras 6 e 7.
A figura 6 mostra a haste 112 da fresa central 11 fornecida com uma espiral de transporte 113, que tem uma abertura de recesso 1120 no lado dianteiro, dentro do qual o pino de conexão 1142 da unidade de perfuração central 114 fornecida no lado dianteiro com lâminas de metal duro 1141 pode ser inserido. Além do mais, a haste 112 pode ser conectada no lado dianteiro a picões centrais 111. Por exemplo, seus retentores 1111 são soldados na haste 112.
A figura 7, mostra a unidade de perfuração central 114 que pode ser conectada à haste 112 da figura 6, com uma placa de montagem 1140, na qual os picões centrais 111 que formam um anel de fresagem são montados.
A unidade de perfuração central 114 da figura 6 ou a unidade de perfuração central 114 da figura 6 providas com o anel de fresagem pode portanto ser opcionalmente conectada na haste 112 e removida novamente.
A figura 8 mostra o cabeçote de fresagem 1, visto a partir de cima, com o elemento de acoplamento 13 descrito acima.
A figura 9 mostra uma cabeça 80, usinada de acordo com a invenção, de uma estaca 8 abaixada no solo 6 e também o material removido em uma etapa de trabalho com um movimento vertical na forma original, que consiste no segmento de núcleo removido 91 e no segmento de haste removido 92.
Bibliografia [1] SPITZEN-TECHNOLOGIE, DIE WELTWEIT WEGE WEIST, catálogo de produto de erkat - spezialmaschinen - Service - gmbh, www.erkat.de [2] DE 100 41 275 A1

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Cabeçote de fresagem (1) para usinar a cabeça (80) de uma estaca (8) que consiste em um núcleo de estaca (81), uma haste de estaca (82) e um reforço metálico (83) estendido entre os mesmos, com um dispositivo de acoplamento (13) que pode ser conectado a uma haste de acionamento (2) de um dispositivo de acionamento, e com picões (111, 121) que são usados para remover concreto, caracterizado pelo fato de que uma fresa central (11) fornecida com uma pluralidade de picões centrais (111) e uma fresa anular (12) fornecida com uma pluralidade de picões anulares (121) são acopladas fixamente uma na outra e dispostas coaxialmente com o eixo longitudinal (x) da haste de acionamento (2), e em que os picões centrais (111) são dispostos dentro de um círculo central (kr1) e os picões anulares (121) , separados dele por um círculo médio (kr2), são dispostos em um círculo externo (kr3), onde os círculos (kr1, kr3) se encontram pelo menos aproximadamente perpendiculares a e concêntricos com o eixo longitudinal (x) da haste de acionamento (2).
  2. 2. Cabeçote de fresagem (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o círculo central (kr1) é deslocado externamente preferencialmente por 5 cm a 20 cm em relação ao círculo externo (kr3) e/ou de que a fresa central (11) é fornecida com uma unidade de perfuração central disposta coaxialmente (114), que se projeta sobre os picões (111, 121) e serve como guia do cabeçote de fresagem (1) durante a usinagem da estaca (8).
  3. 3. Cabeçote de fresagem (1), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que os picões centrais (111) e a unidade de perfuração central (114) são montados no lado dianteiro de uma haste (112) de preferência fornecida com uma espiral de transporte (113) e/ou em que os picões anulares (121) são montados em um anel de montagem externo (122) , que é conectado de modo fixo ou destacável em um cilindro de montagem (123).
  4. 4. Cabeçote de fresagem (1), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a haste (112) e o cilindro de montagem (123), que se estendem coaxialmente com o eixo longitudinal (x) da haste de acionamento (2) são conectados a uma placa de acoplamento (133), em que o dispositivo de acoplamento (13) está disposto.
  5. 5. Cabeçote de fresagem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de acoplamento (13) compreende uma luva de acoplamento (131) com um perfil oco de múltiplas bordas, em que a haste de acionamento inserida (2) pode ser travada por meio de um pino (132) e/ou em que os picões centrais e anulares (111,121) de preferência idênticos consistem em um retentor (1111), que pode ser soldado ou montado em uma via de travamento de formato e também um elemento de picão (112) que pode ser inserido no mesmo.
  6. 6. Cabeçote de fresagem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a unidade de perfuração central (114) pode ser inserida no lado dianteiro da haste (112), na extremidade do lado dianteiro da qual os picões centrais (111) são fixados, ou em que a unidade de perfuração central (114) pode ser inserida na haste (112) e é conectada a um anel de montagem interno (1140), no qual os picões centrais (111) são fixados.
  7. 7. Cabeçote de fresagem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 6, caracterizado pelo fato de que o diâmetro interno e o externo do anel de montagem interno (1040) e do anel de montagem externo (122) são adaptados às dimensões da estaca (8) e a posição do reforço (83) na estaca (8), que são pretendidos se encontrar dentro do segundo círculo (kr2) entre os picões centrais (111) e os picões anulares (121).
  8. 8. Cabeçote de fresagem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 7, caracterizado pelo fato de que a haste (112) da fresa central pode ser inserida e travada em um elemento de acoplamento (14) e/ou em que o anel de montagem externo (122) pode ser conectado por meio de elementos de flange em uma maneira de travamento de formato, de preferência por meio de uma fixação roscada ou de baioneta, no cilindro de montagem (123).
  9. 9. Método para usinar a cabeça (80) de uma estaca préfabricada (8) que consiste em um núcleo de estaca (81), uma haste de estaca (82) e um reforço de metal (83) estendido entre os mesmos, em particular com um cabeçote de fresagem (1), como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o núcleo de estaca (81) e a
    5 haste de estaca (82) da cabeça de estaca (80) são removidos simultaneamente através de unidades de fresagem que são acopladas de modo fixo ou destacável uma com a outra.
  10. 10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o núcleo de estaca (81) é removido por meio de uma fresa cen10 trai (11) fornecida com uma pluralidade de picões centrais (111), e a haste de estaca (82) é removida por uma fresa anular (12) fornecida com uma pluralidade de picões anulares (121).
  11. 11. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a fresa central (11) e a fresa anular (12) são acionadas juntas,
  12. 15 por meio de uma unidade de acionamento, ou separadamente, por meio de duas unidades de acionamento.
    1/6
BRPI0811074-3A 2007-05-07 2008-04-18 Cabeçote de fresagem e método para usinar cabeças de estacas BRPI0811074B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07107656.6 2007-05-07
EP07107656A EP1990167A1 (de) 2007-05-07 2007-05-07 Verfahren und Fräskopf zur Bearbeitung von Pfahlköpfen
PCT/EP2008/054735 WO2008135365A1 (en) 2007-05-07 2008-04-18 Milling head and method for machining pile heads

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0811074A2 BRPI0811074A2 (pt) 2014-12-09
BRPI0811074B1 true BRPI0811074B1 (pt) 2018-03-13

Family

ID=38529655

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0811074-3A BRPI0811074B1 (pt) 2007-05-07 2008-04-18 Cabeçote de fresagem e método para usinar cabeças de estacas

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8118370B2 (pt)
EP (2) EP1990167A1 (pt)
JP (1) JP5641476B2 (pt)
AU (1) AU2008248765B2 (pt)
BR (1) BRPI0811074B1 (pt)
CA (1) CA2685786C (pt)
DK (1) DK2146831T3 (pt)
ES (1) ES2448838T3 (pt)
HR (1) HRP20140184T1 (pt)
PL (1) PL2146831T3 (pt)
PT (1) PT2146831E (pt)
RU (1) RU2459039C2 (pt)
SI (1) SI2146831T1 (pt)
WO (1) WO2008135365A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8579548B1 (en) * 2013-05-07 2013-11-12 Harold F Schmidt Method of piling remediation
US9004608B1 (en) * 2014-04-28 2015-04-14 Guy Charbonneau Ice pulverizing knife and ice pulverizing device comprising an ice pulverizing knife
DE102014117170B4 (de) 2014-11-24 2016-09-15 RENKER Maschinendienstleistungs- GmbH Werkzeug zur Bearbeitung eines Pfahls
EP4036314A1 (de) * 2021-01-28 2022-08-03 BRC Engineering AG Fräskopf zur bearbeitung von pfahlköpfen
DE102021201832A1 (de) 2021-02-26 2022-09-01 Implenia Spezialtiefbau Gmbh Fräse zur Bearbeitung eines Pfahlkopfs sowie Verfahren zum Betreiben einer derartigen Fräse
GB2611528A (en) * 2021-10-05 2023-04-12 Caterpillar Paving Products Inc Milling machine with multiple milling implements
CN113897958A (zh) * 2021-10-22 2022-01-07 中铁四局集团建筑工程有限公司 一种旋挖桩精准切削施工方法

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU77589A1 (ru) * 1948-06-25 1948-11-30 М.А. Капелюшников Многодисковое долото дл бурени горных выработок
DE966728C (de) * 1950-05-23 1957-10-17 Henry Neuenburg Geraet zur Herstellung von Wandrillen und Loechern fuer Installationsleitungen u. dgl.
US2783038A (en) * 1954-09-29 1957-02-26 Goodman Mfg Co Oscillating burster cone assembly for boring type miner head
SU123108A1 (ru) * 1958-09-03 1958-11-30 В.С. Дулеев Устройство дл разработки и извлечени грунта из свай-оболочек
DE2136147A1 (de) * 1971-07-20 1973-02-08 Kraemer Geb Hohl Mathilde Motorbetriebenes aufrauhgeraet
SU659720A2 (ru) * 1976-03-24 1979-04-30 Новочеркасский ордена Трудового Красного Знамени политехнический институт им. Серго Орджоникидзе Устройство дл бурени скважин
HUT43974A (en) * 1984-11-26 1988-01-28 Ildiko Jakab Slotting head
US4968101A (en) * 1987-07-06 1990-11-06 Bossow Emory R Vertical asphalt and concrete miller
JPH076185B2 (ja) * 1991-03-11 1995-01-30 壮彦 北中 場所打ち杭の杭頭処理方法および装置
US5497841A (en) * 1991-03-14 1996-03-12 William Mohlenhoff Methods for coring a masonry wall
JP2575086B2 (ja) * 1994-03-04 1997-01-22 小井 輝夫 パイル孔内におけるソイルセメントの処理方法とその装置
JP3427340B2 (ja) * 1997-03-25 2003-07-14 株式会社イトー 路面切削機
TW347430B (en) * 1997-10-15 1998-12-11 Jia-Shyong Hwang A type of cutter head and its application
IT1310857B1 (it) * 1999-10-18 2002-02-22 Mantovanibenne S R L Dispositivo per la scapitozzatura di pali
JP2001121528A (ja) * 1999-10-29 2001-05-08 Mitsubishi Materials Corp 穴あけ加工方法
DE10041275B4 (de) * 2000-08-23 2006-07-27 Firma Klaus Ertmer Maschinenbautechnologie Frässystem zum Anbau an hydraulische Trägergeräte
EP1640507A1 (de) * 2004-09-23 2006-03-29 BAUER Maschinen GmbH Pfahlbohrwerkzeug

Also Published As

Publication number Publication date
PT2146831E (pt) 2014-03-04
JP5641476B2 (ja) 2014-12-17
CA2685786C (en) 2013-12-24
HRP20140184T1 (hr) 2014-04-11
AU2008248765A1 (en) 2008-11-13
EP2146831B1 (en) 2013-12-04
RU2459039C2 (ru) 2012-08-20
CA2685786A1 (en) 2008-11-13
DK2146831T3 (en) 2014-03-03
RU2009145084A (ru) 2011-06-20
PL2146831T3 (pl) 2014-05-30
EP1990167A1 (de) 2008-11-12
US8118370B2 (en) 2012-02-21
EP2146831A1 (en) 2010-01-27
BRPI0811074A2 (pt) 2014-12-09
SI2146831T1 (sl) 2014-04-30
WO2008135365A1 (en) 2008-11-13
ES2448838T3 (es) 2014-03-17
JP2010525970A (ja) 2010-07-29
US20100109420A1 (en) 2010-05-06
AU2008248765B2 (en) 2011-04-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0811074B1 (pt) Cabeçote de fresagem e método para usinar cabeças de estacas
US8342236B2 (en) Blast hole drill bit carousel and a blast hole drill including a blast hole drill bit carousel
US20210198960A1 (en) Drill bit replacement apparatus
JP3818519B2 (ja) アースドリル用掘削具
JP2009121128A (ja) 地中掘削用ハンマ及びそれを備えた回転式掘削機
CN108590686B (zh) 可自动更换的组合式刀具
CN115749613A (zh) 一种取代挖孔桩人工扩孔的机械扩孔装置以及扩孔方法
CN213653420U (zh) 一种防风固沙绿化网
CN113356872B (zh) 一种防翻松脱落盾构刮刀
CN109339710B (zh) 一种具有破碎功能的旋挖机螺旋钻头
KR20200092594A (ko) 코어비트 분해용 고정장치
CN211342788U (zh) 一种活动式钻头底板截齿架
JP2002201887A (ja) 掘削機
CN219896903U (zh) 一种方便维护的消火栓及拆卸工具
ES2297515T3 (es) Llave de sujecion para una maquina perforadora de roca y maquina perforadora de roca que incluye dicha llave de sujecion.
KR100323301B1 (ko) 크레인을 이용한 천공기의 드라이브로드
CN209670903U (zh) 竖向复合式掘进机
KR20180000028A (ko) 스크루 교체가 가능한 오거 드릴
JP4645438B2 (ja) 連続溝の掘削方法
JP4117882B2 (ja) 軸掘りバケット用スタビライザ
CN113202421A (zh) 一种旋挖钻机用安全监控装置
CN117588165A (zh) 底部扩大的桩孔施工装置及施工方法
JP3166556U (ja) 井戸用掘削機
JP5581076B2 (ja) 削孔装置
CN112064640A (zh) 一种分片组合式全桩护筒的桩机及其施工工艺

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]