PT1892142E - Dispositivo de montagem - Google Patents

Dispositivo de montagem Download PDF

Info

Publication number
PT1892142E
PT1892142E PT06388056T PT06388056T PT1892142E PT 1892142 E PT1892142 E PT 1892142E PT 06388056 T PT06388056 T PT 06388056T PT 06388056 T PT06388056 T PT 06388056T PT 1892142 E PT1892142 E PT 1892142E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
groove
mounting device
cam
positioning means
engaging
Prior art date
Application number
PT06388056T
Other languages
English (en)
Inventor
Martin Christensen
Original Assignee
Martech Holding As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Martech Holding As filed Critical Martech Holding As
Publication of PT1892142E publication Critical patent/PT1892142E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENTS OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D11/00Passenger or crew accommodation; Flight-deck installations not otherwise provided for
    • B64D11/06Arrangements of seats, or adaptations or details specially adapted for aircraft seats
    • B64D11/0696Means for fastening seats to floors, e.g. to floor rails
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60NSEATS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES; VEHICLE PASSENGER ACCOMMODATION NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60N2/00Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles
    • B60N2/005Arrangement or mounting of seats in vehicles, e.g. dismountable auxiliary seats
    • B60N2/015Attaching seats directly to vehicle chassis
    • B60N2/01508Attaching seats directly to vehicle chassis using quick release attachments
    • B60N2/01516Attaching seats directly to vehicle chassis using quick release attachments with locking mechanisms
    • B60N2/01558Attaching seats directly to vehicle chassis using quick release attachments with locking mechanisms with key and slot
    • B60N2/01575Attaching seats directly to vehicle chassis using quick release attachments with locking mechanisms with key and slot key sliding inside the vehicle floor or rail

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Telephone Function (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Chairs For Special Purposes, Such As Reclining Chairs (AREA)
  • Chairs Characterized By Structure (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Basic Packing Technique (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE MONTAGEM" A presente invenção refere-se a um dispositivo de montagem destinado a prender uma cadeira ou um assento a um sulco, em que o referido sulco compreende meios de engate, em que o dispositivo de montagem compreende meios de prender preparados para entrar no sulco e para serem movidos ao longo do eixo longitudinal do sulco; em que os referidos meios de prender apresentam meios para se engatarem com os meios de engate do sulco. O dispositivo de montagem compreende ainda meios de posicionamento destinados a encontrar uma posição do dispositivo de montagem em que os meios de fixação poderão engatar-se com os meios de engate do sulco. A invenção refere-se ainda a um processo para um dispositivo de montagem de acordo com a invenção.
Os dispositivos de montagem deste tipo são conhecidos para prender cadeiras ou assentos em especial quando a referida montagem é efectuada no chão em veículos como sejam os autocarros. Numa solução conhecida os meios de posicionamento são activados após os meios de fecho do dispositivo de montagem terem sido colocados no interior do sulco no chão. Quando os meios de posicionamento se encontram activos, o dispositivo de montagem pode ser movido ao longo da direcção do sulco com os meios de fecho no interior do sulco, e com os meios de posicionamento a deslizarem na parte de cima do sulco. Quando o dispositivo de montagem chega a uma posição em que os meios de fecho conseguem engatar-se com os meios de engate do sulco, os meios de posicionamento têm de se encaixar no interior de uma abertura existente no sulco e serão empurrados para o 2 interior desta abertura, por exemplo, por intermédio de uma força de mola.
Um dispositivo de montagem conhecido do documento DE 198 51 392 A revela as caracteristicas do preâmbulo da reivindicação 1. Um dispositivo de montagem similar com fixações do lado direito e do lado esquerdo é conhecido no documento DE 200 19 891 U. Outros dispositivos de montagem são conhecidos nos documentos EP 0 922 605 A e GB 2 219 493 A.
Isto significa que o formato dos meios de posicionamento e o formato do sulco na superfície do qual a montagem irá ter lugar deve juntar-se de um modo tal que os meios de posicionamento irão somente entrar no sulco quando a posição dos meios de fecho do dispositivo de montagem seja tal que estes possam engatar-se com os meios de engate do sulco. A seguir à entrada dos meios de posicionamento no interior do sulco, os meios de fecho podem ser feitos engatar com os meios de engate de modo a que a posição do dispositivo de montagem seja fixa no sulco. A resistência e a fiabilidade desta fixação são, como é óbvio, muito importantes quando o dispositivo de montagem é usado para prender cadeiras num veiculo pois a segurança das pessoas que estão a ser transportadas no veiculo depende desta fixação.
De modo a assegurar uma correcta montagem de, por exemplo, cadeiras, é necessário saber funcionar com o dispositivo de montagem em três modos diferentes.
Num primeiro modo é possivel colocar os meios de fecho no sulco e mover o dispositivo de montagem livremente ao longo 3 do eixo longitudinal do sulco. É importante que os meios de posicionamento não sejam um obstáculo a este movimento e, como tal, que os meios de posicionamento sejam passivos neste modo. Por passivos pretende-se indicar que os meios de posicionamento sejam retidos de modo a que não haja força a tentar empurrar os meios de posicionamento para o interior do sulco.
Num segundo modo, os meios de posicionamento são activos de modo a que haja uma força a empurrar os meios de posicionamento de encontro à parte aberta do sulco. Quando os meios de posicionamento são colocados numa posição em que o formato dos meios de posicionamento se encaixa com a abertura do sulco, os meios de posicionamento serão empurrados para o interior do sulco e irão manter o dispositivo de montagem nesta posição e impedir movimentos adicionais.
No terceiro modo, os meios de fecho são presos empurrando-os de encontro aos meios de engate do sulco. 0 terceiro modo deve ser somente introduzido após os meios de posicionamento no modo dois terem entrado no sulco, e mantém o dispositivo de montagem na posição em que os meios de fecho serão capazes de se engatar com os meios do sulco. 0 problema dos meios de montagem conhecidos reside no facto de a troca entre estes três modos de funcionamento não ser fácil. A pega tem de ser accionada de diferentes modos, isto é, tanto a rotação como a prensagem/tracção da pega são necessárias. Isto irá, por si só, aumentar o tempo de instalação de, por exemplo, cadeiras num autocarro. Ao mesmo tempo isto também significa que não há uma forma simples de configurar um sistema para trocar os modos de dois ou mais dispositivos de montagem em simultâneo em 4 sulcos paralelos. A falta de um tal sistema irá também aumentar o tempo de instalação. De um modo adicional, quanto mais fácil for a instalação de, por exemplo, cadeiras, mais fiável será a instalação que se consegue obter. 0 tempo de instalação é um parâmetro importante pois o número de cadeiras presente num autocarro pode ser significativo. De um modo adicional pode haver autocarros que são aplicados para propósitos diversos em que as cadeiras são removidas ou movidas em termos de posição com frequência. Isto pode ser o caso de um autocarro que por vezes necessita de estar cheio com cadeiras e por vezes necessita de mesas ou de espaço adicional entre as cadeiras. 0 objecto da presente invenção foi, deste modo, desenvolver um dispositivo de montagem em que a troca entre os três modos seja simples e rápida. De um modo adicional, é um objecto da presente invenção obter um dispositivo de montagem em que a troca entre os três modos para dois ou mais dispositivos de montagem em simultâneo possa ser configurada de um modo simples.
Este problema é resolvido por intermédio de um dispositivo de montagem que compreende um primeiro carne destinado a controlar o engate e o desengate dos meios de fecho com os referidos meios de engate; um segundo carne para fazer a comutação dos meios de posicionamento para uma posição activa, em que os meios de posicionamento se prolongam para o interior do sulco em áreas seleccionadas do mesmo; e um veio para fazer a rotação entre o primeiro e o segundo carne, sendo o referido segundo carne deslocado ao longo da extensão do referido veio em relação ao referido primeiro 5 came, sendo o referido veio, através de um movimento rotativo, capaz de se ajustar ao dispositivo de montagem entre pelo menos três modos: D os meios de posicionamento são passivos e os meios de fecho estão desengatados, 2) os meios de posicionamento são activos e os meios de fecho estão desengatados, 3) os meios de fecho estão engatados com os meios de engate.
Um tal dispositivo de montagem terá as vantagens de ser tanto fácil como fiável em termos de funcionamento.
Numa forma de realização preferencial, o dispositivo de montagem apresenta meios para impedirem a rotação do veio no terceiro modo antes de os meios de posição no segundo modo terem encontrado uma posição na qual os meios de fecho podem engatar-se com os meios de engate do sulco, evitando deste modo a má fixação do dispositivo de montagem se os meios de fecho estiverem na posição errada.
Numa forma de realização preferencial, o veio para a rotação dos dois carnes é substancialmente paralelo ao plano formado pela superfície que constitui o sulco. Isto facilita a fácil instalação e torna possível o funcionamento em simultâneo de mais de um dispositivo de montagem através do dimensionamento em simultâneo do veio. Isto proporciona a oportunidade de facultar um sistema para montar mobília no chão de um veículo compreendendo dois dispositivos de montagem. Isto envolve a vantagem de o utilizador poder prender ou libertar um assento, por exemplo duas estruturas numa operação usando uma pega simples. Esta pega faz rodar um veio que se prolonga 6 através de dois dispositivos de montagem e controla as posições dos carnes em ambos os dispositivos de montagem.
Numa forma de realização preferencial os meios de posicionamento estão preparados para se prolongarem para o interior do sulco com as áreas estando localizadas entre as posições dos meios de engate ao longo da direcção longitudinal do sulco. Isto proporciona um posicionamento relativamente preciso do dispositivo de montagem.
Numa outra forma de realização os meios de fecho correspondem com uma primeira estrutura que transfere o movimento de rotação do primeiro carne para um movimento dos meios de fecho que é substancialmente perpendicular à superfície que compreende o referido sulco. Isto é uma forma fiável e simples de mover os meios de fecho.
Numa outra forma de realização os meios de posicionamento correspondem com uma segunda estrutura que transfere o movimento de rotação de um segundo carne para um movimento dos meios de posicionamento que é substancialmente perpendicular à superfície que compreende o referido sulco. Esta é também uma forma fiável e simples de mover os meios de posicionamento.
Numa forma de realização preferida a segunda estrutura é colocada de modo a mover-se através de uma abertura na referida primeira estrutura, proporcionando uma construção mecânica mais estável.
Numa outra forma de realização o dispositivo de montagem está preparado para ser montado num sulco em que as áreas (para a entrada ou dos meios de fecho ou dos meios de posicionamento) ao longo da direcção longitudinal do sulco 7 são formadas por partes de periferia de circulo, situadas simetricamente em frente umas das outras em ambos os lados do sulco. De um modo preferencial os meios de engate são formados nas posições em que duas partes de periferias de circulo se encontram adjacentes. Isto proporciona um sistema flexível em que a montagem num sulco é relativamente rápida. De um modo preferencial, as duas partes de periferia de círculo situadas simetricamente em frente uma da outra formam parte da periferia substancialmente do mesmo circulo tendo o seu centro no centro da área.
Numa outra forma de realização o dispositivo de montagem está concebido de modo a ser colocado directamente na superfície inferior do sulco. Deste modo, todas as cargas do dispositivo de montagem serão transferidas para a construção do chão.
Numa forma de realização preferida a invenção diz também respeito a um assento para mover o chão de um veículo compreendendo o dispositivo de montagem descrito. De um modo preferencial dois dispositivos de montagem serão aplicados para um assento ou para um conjunto de assentos.
Numa outra forma de realização da presente invenção a mesma também diz respeito a um processo para montar um dispositivo de montagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 - 12 em que o dispositivo de montagem se encontra preso num sulco através de meios de engate compreendo as etapas de a) introdução dos meios de fecho no interior do sulco; b) activação dos meios de posicionamento por intermédio de uma pega de modo a que uma força irá actuar nos meios de posicionamento de modo a empurrar os mesmos para o interior do sulco quando a geometria dos 8 meios de posicionamento se adapta à geometria do sulco; c) quando o dispositivo de montagem se encontra numa posição em que os meios de fecho serão capazes de se engatar com os meios de engate do sulco, sendo a pega configurada numa posição de pressão dos meios de fecho de encontro aos meios de engate. De um modo adicional, a pega é usada para fazer a troca entre os três modos de funcionamento rodando um veio e dando a posição de um primeiro carne que controla a posição dos meios de fecho e ao mesmo tempo dando a posição de um segundo carne a controlar a posição dos meios de posicionamento. A invenção será agora descrita fazendo referência aos desenhos. A figura 1 ilustra uma estrutura destinada a prender uma cadeira. A estrutura compreende um dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção. A figura 2 ilustra a estrutura da figura 1 numa vista em perspectiva. A figura 3 ilustra uma vista desmontada do dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção. De um modo adicional encontra-se ilustrado um perfil com um sulco no qual se encontra preso o dispositivo de montagem. A figura 4 ilustra o dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção num primeiro modo. A figura 5 ilustra uma vista do dispositivo de montagem da figura 4, com uma rotação de 90 graus. 9 A figura 6 ilustra uma vista em corte transversal a-a do dispositivo de montagem num primeiro modo. A figura 7 ilustra uma vista em corte transversal D-D do dispositivo de montagem num primeiro modo. A figura 8 ilustra o dispositivo de montagem de acordo com a invenção num segundo modo. A Figura 9 ilustra uma vista do dispositivo de montagem da figura 8 com uma rotação de 90 graus. A figura 10 ilustra uma vista em corte transversal B-B do dispositivo de montagem num segundo modo. A figura 11 ilustra uma vista em corte transversal E-E do dispositivo de montagem num segundo modo. A figura 12 ilustra o dispositivo de montagem de acordo com a invenção num terceiro modo. A Figura 13 ilustra uma vista do dispositivo de montagem da figura 12 com uma rotação de 90 graus. A figura 14 ilustra uma vista em corte transversal C-C do dispositivo de montagem num terceiro modo. A figura 15 ilustra uma vista em corte transversal F-F do dispositivo de montagem num terceiro modo. A figura 16 ilustra um sistema para montar mobília ao chão de um veículo compreendendo dois dispositivos de montagem. 10
Na figura 1, é mostrada uma estrutura 1 destinada a prender uma cadeira. Muitas vezes serão aplicadas a cada cadeira dois estruturas opostas. A estrutura é presa a um chão com um perfil 2 compreendendo um ou mais sulcos, por um dispositivo de montagem 10 de acordo com a invenção. Muitas vezes a estrutura 1 será equipada com acessórios para fixar, por exemplo, a cadeira ou o assento (não ilustrado).
Na figura 2, a estrutura da figura 1 é vista em perspectiva. O dispositivo de montagem 10 incluindo a pega 11 para seleccionar o modo de funcionamento está também ilustrado. Os perfis 40 que constituem o chão 2 no qual o dispositivo de montagem é preso encontram-se ilustrados. De um modo adicional, encontra-se ilustrado o sulco 41 no qual o dispositivo de montagem 10 está preso. A figura 3 ilustra um exemplo de um perfil 40 ao qual a estrutura 1 está presa usando o dispositivo 10 de acordo com a invenção. Habitualmente o chão 2 num veiculo seria feito ligando uma pluralidade de tais perfis 40 que seriam presos, por exemplo à estrutura de suporte do veiculo, por exemplo por um adesivo. O perfil 40 compreende um sulco 41 ao qual o dispositivo de montagem 10 se encontra preso. O sulco 41 é limitado por uma primeira porção superior 42 que se prolonga ao longo da direcção longitudinal do sulco 41 num lado do sulco, e por uma segunda porção de superfície 43 que se prolonga ao longo da direcção longitudinal do sulco 41 no lado oposto do sulco 41. O sulco está também limitado por paredes laterais 44. A porção de superfície tem um desenho tal que a distância através do sulco 41 entre a primeira porção de superfície 42 e a segunda porção de superfície 43 é alternadamente mais pequena e maior. Deste modo, os meios de engate 45 destinados a engatar com os meios de fecho (a ser descritos de seguida) são formados 11 em posições com uma distância relativamente pequena entre as duas porções de superfície 42 e 43. 0 desenho da primeira 42 e da segunda 43 porções se superfície pode ser um padrão contínuo de semi-círculos equidistantes, ou fracções menores da circunferência de um círculo. Os meios de engate 45 seriam então formados entre estas partes de uma periferia de um círculo (de aqui em diante referenciada como sendo os semi-círculos) . A área circular entre dois semi-círculos 46 irá então proporcionar um espaço suficiente para a introdução dos meios de engate 20 no interior do sulco 41. De um modo adicional, esta área 46 será também usada pelos meios de posicionamento 30 (que serão descritos mais adiante). Quando o dispositivo de montagem 10 da estrutura 1 se encontra no segundo modo de funcionamento, o mesmo pode ser ligeiramente movido ao longo do eixo longitudinal do sulco 41, até chegar a uma posição na qual os meios de posicionamento 30 do dispositivo de montagem 10 serão empurrados através da área 46, por exemplo formada por dois semi-círculos, e deste modo fixando a posição do dispositivo de montagem 10 e evitando a movimentação adicional. A figura 3 proporciona uma vista desmontada do dispositivo de montagem 10 com a estrutura 1 e com o perfil 40 (descrito acima). O dispositivo de montagem está preso aos meios de suporte 6, compreendendo uma parte de base 7 destinada a ser colocada sobre as superfícies superiores 42 e 43 que envolvem o sulco 41 e uma parte de entrada 8 para entrar no sulco 41. A estrutura 1 é presa à parte de base 7 dos meios de suporte 6. O dispositivo 10 será agora descrito de um modo mais detalhado. Uma pega 11 controla o modo de funcionamento do 12 dispositivo de montagem 10 através da rotação de um veio 5 ao qual um primeiro carne 22 (ou conjunto de carnes tal como ilustrado) e um segundo carne 32 se encontram presos, deslocado do longo do comprimento do veio 5 em relação ao primeiro carne 22. O primeiro carne 22 desliza de encontro a uma primeira estrutura 21 à qual se encontram presos os meios de fecho 20. Os meios de fecho 20 alongam-se através dos meios de suporte 6. O segundo carne 32 é feito deslizar de encontro à segunda estrutura 31, à qual se encontram presos os meios de posicionamento. Uma mola 35 irá também influenciar a posição dos meios de posicionamento 30. A mola 35 actua sobre uma porção dos meios de posicionamento 30 por um lado e numa porção de orla (não ilustrada) dos meios de suporte 6 pelo outro lado, de modo a empurrar os meios de posicionamento e deste modo a estrutura 31 para baixo. A segunda estrutura 31 é móvel dentro da primeira estrutura 21 através de uma abertura na primeira estrutura.
Quando em uso, o primeiro carne 22 estará a ajustar a posição dos meios de fecho 20 fazendo deslizar de encontro à primeira estrutura 21 rodando o veio 5. Deste modo, a posição de rotação do primeiro carne 22 irá controlar a posição dos meios de fecho 20 presos à estrutura 21. Esta posição é controlável numa direcção perpendicular ao chão 2. A mesma pega 11 controla também o posicionamento dos meios de posicionamento 30 presos à segunda estrutura 31, cuja posição pode ser controlada pela rotação do veio 5. O segundo carne 32 ajusta então a posição dos meios de posicionamento 30 movendo a segunda estrutura 31 numa direcção perpendicular ao chão 2.
Tal como ilustrado na figura 3, os meios de fecho 20 irão ser tipicamente constituídos por duas partes 22, 23. Se os meios de fecho 20 forem simétricos no sentido da rotação 13 tal como ilustrado, a porção de pega inferior 23 terá um diâmetro maior do que a porção superior 22. 0 diâmetro da porção inferior 23 deve ser tal que a parte inferior é capaz de passar através da área 46 para a entrada no sulco 41. A parte inferior 23 deve ser também ser suficientemente grande para se engatar com os meios de engate 45 quando os meios de fecho 20 são colocados com a parte de pega 23 no sulco 41 entre um conjunto de meios de engate 45, isto é, o diâmetro da parte de pega 23 deve ser maior do que a distância entre os dois meios de engate 45 colocados em posições opostas. A parte superior 22 dos meios de fecho deve ter um diâmetro inferior à distância entre os dois membros de engate 45 colocados em posições opostas de modo a que os meios de fecho 20 se movam livremente ao longo da direcção longitudinal do sulco 41. O veio 5 pode ser facilmente alongado de modo a permitir controlar ao mesmo tempo a pega 11 um primeiro e um segundo carnes de um ou mais dispositivo de montagem em paralelo com outras estruturas. Isto envolve a vantagem de o utilizador poder segurar ou libertar um assento na estrutura 1 numa operação usando uma pega simples. A figura 4 ilustra um dispositivo de montagem 10 de acordo com a invenção. A pega 11 é colocada numa posição tal que o dispositivo de montagem se encontra a operar num primeiro modo. A figura 5 ilustra o dispositivo de montagem 10 numa vista com uma rotação em 90 graus quando comparada com a figura 14 4. Duas vistas em corte diferentes estão indicadas na figura 5 e ilustradas nas figuras 6 e 7 de modo a ilustrar a posição dos primeiro e segundo carnes 22 e 32 no primeiro modo de operação. Uma vista D-D passa através do primeiro carne 22 e outra vista A-A passa através do segundo carne 32.
As figuras 6 e 7 dão uma imagem mais próxima do dispositivo de montagem 10 no primeiro modo. A pega 10 controla a posição de rotação do primeiro carne 22 (ver figura 7) e do segundo carne 32 (ver figura 6). Os primeiro e segundo carnes 22 e 32 estão ambos fixos ao mesmo veio 5 e a pega 11 está disposta de modo a fazer rodar este veio. O primeiro carne 22 está em interacção com a estrutura 21 à qual os meios de fecho 20 se encontram presos. O segundo carne 32 está em interacção com a estrutura 31 à qual se encontram presos os meios de posicionamento 30. As duas estruturas 21 e 31 podem ser quaisquer meios mecânicos adequados para transferir a posição dos carnes (22 e 32) para a posição vertical dos meios de fecho 20 e dos meios de posicionamento 30, respectivamente. A vista em corte A-A da figura 6 ilustra que no primeiro modo o segundo carne 32 estará numa posição em que os meios de posicionamento 30 são passivos pelo que o carne 32 eleva a estrutura 31 com os meios de posicionamento 30, isto é, os meios de posicionamento 30 são mantidos numa posição fixa de um modo tal que não consigam entrar na área 46 quando o dispositivo de montagem 1 é movido ao longo do sulco 41. Tal como explicado mais acima, nesta posição a mola 35 será comprimida entre a porção de cabeça dos meios de posicionamento 30 e uma porção de orla dos meios de suporte 6 (não ilustrados). 15 A vista em corte D-D da figura 7 ilustra que no primeiro modo o primeiro carne 22 se encontra numa posição tal que os meios de fecho 20 estarão numa posição que permite que os meios de fecho sejam introduzidos no interior do sulco 41 e que sejam movidos livremente ao longo do eixo longitudinal do sulco, isto é, para também passar facilmente os meios de engate 45 do sulco 41. Nesta posição a distância X entre o fundo 47 do sulco 41 e a superfície de fecho 24 da porção inferior 23 dos meios de fecho 20 é inferior à distância Y entre o fundo 47 do sulco 41 e a superfície dos meios de engate 45 que se encontram virados para o fundo 47, isto é, no primeiro modo X<Y. A figura 8 ilustra o dispositivo de montagem de acordo com a invenção num segundo modo. Neste segundo modo a pega 11 ligada ao veio 5 foi rodada e o primeiro carne 22 encontra-se numa posição que permite que os meios de fecho 20 se movam livremente ao longo do eixo longitudinal do sulco, isto é, que passem de um modo fácil pelos meios de engate 45 do sulco 41. A superfície do carne 32 é tal que os meios de posicionamento 30 podem agora mover-se para baixo sob o controlo da mola 35. Assim, neste modo os meios de posicionamento 30 serão empurrados de encontro às superfícies adjacentes 42, 43 do sulco 41. Quando o dispositivo de montagem 10 é então movido para uma posição em que os meios de posicionamento 30 se encaixam na área 46 os meios de posicionamento 30 são empurrados para o interior desta área de abertura 46 do sulco 41. A figura 9 ilustra o dispositivo de montagem 10 numa vista em rotação de 90 graus quando comparado com a figura 4. As duas vistas em corte diferentes estão indicadas na figura 9 e ilustradas nas figuras 10 e 11 de modo a ilustrar a posição dos primeiro e segundo carnes 22 e 32 no segundo 16 modo de funcionamento. Uma vista e-e passa através do carne 22 e uma outra vista B-B passa através do segundo carne 32. A figura 10 ilustra a vista em corte B-B e a posição do segundo carne 32 é vista no segundo modo de operação. O segundo carne 32 já não está a levantar a estrutura 31 como acontecia no primeiro modo de funcionamento. Deste modo, quando os meios de posicionamento 30 se encontram alinhados com uma área 46, a mola 35 poderá empurrar os meios de posicionamento 30 para o interior da área 46 do sulco 41 no interior do qual se encaixam os meios de posicionamento 30. A figura 11 ilustra a vista em corte E-E e a posição do primeiro carne 22 é vista no segundo modo de funcionamento. O primeiro carne 22 está positivamente a não levantar a estrutura 21 e, deste modo, os meios de fecho 20 podem mover-se livremente dentro do sulco 41. Também no segundo modo a distância X é inferior à distância Y.
Meios (não ilustrados) estarão habitualmente presentes de modo a evitar que a pega 11 seja movida para um terceiro modo (que será descrito mais abaixo) antes de os meios de posicionamento se terem movido para o interior do sulco através de uma área 45. A figura 12 ilustra um dispositivo de montagem de acordo com a presente invenção num terceiro modo. Neste terceiro modo o primeiro carne 22 está numa posição que empurra a estrutura 21 para cima. Deste modo, os meios de fecho 20 estarão em engate com os meios de engate 45 do sulco e a posição do dispositivo de montagem será fixa. Neste modo os meios de posicionamento 30 irão permanecer fixados no sulco 41 através da área 46. A figura 13 ilustra o dispositivo de montagem 10 numa rotação de 90 graus em relação à vista ilustrada na figura 17 12. Duas vistas em corte diferentes encontram-se indicadas na figura 13 e nas figuras 14 e 15 de modo a ilustrar a posição dos primeiro e segundo carnes 22 e 32 no terceiro modo de funcionamento. Numa vista, F-F passa através do primeiro carne 22 e uma outra vista C-C passa através do segundo carne 32. A figura 14 ilustra a vista em corte C-C e a posição do segundo carne 32 é vista no terceiro modo de funcionamento. 0 segundo carne 32 não está a levantar a estrutura 31 e, deste modo, os meios de posicionamento 30 permanecem no interior do sulco 41 na mesma área 46 através da qual entrou no segundo modo de funcionamento. A figura 15 ilustra a vista em corte F-F e a posição do primeiro carne 22 é vista no terceiro modo de funcionamento. O primeiro carne 22 está agora a levantar a estrutura 21 e deste modo os meios de fecho 20 são apertados de encontro à superfície inferior dos meios de engate 45 do sulco 41. Neste terceiro modo de funcionamento a distância X é igual à distância Y. No exemplo da invenção que se encontra ilustrado nos desenhos o primeiro carne 22 está excentricamente colocado no veio 5. Deste modo haverá uma força de levantamento na primeira estrutura 21 no terceiro modo de funcionamento ilustrado na figura 15. No entanto, no primeiro modo de funcionamento os meios de fecho podem ser colocados no interior do sulco e serem livremente móveis abaixo dos meios de engate 45 se, por exemplo, o primeiro carne 22 estiver excentricamente colocado no veio 5. numa Quando a pega 11 é movida para o terceiro modo de funcionamento podem ser proporcionados meios destinados a manter a pega 11 neste modo. Isto pode evitar a libertação acidental de, por exemplo, uma cadeira num veiculo. Tais 18 meios podem ser uma aba 12 sob a forca de uma mola deslizando numa orla superior 14 da placa de montagem 13 (ver figura 3) . Quando a pega 11 é movida para o terceiro modo, a aba 12 irá engatar-se com a abertura 15 na orla superior 14 da placa de montagem 13. De seguida é somente possível mover a pega (por exemplo, de volta para o segundo modo) levantando a aba 12 para fora da abertura 15. A aba 12 pode ser colocada na parte extensível da pega 11, a qual pode ser movida afastando-se do veio 5, levantando deste modo a aba 12.
Na figura 16 encontra-se ilustrado um sistema para montar, por exemplo, um assento num veículo. 0 sistema compreende dois dispositivos de montagem 10 com um veio comum 5 para seleccionar o modo de funcionamento para ambos os dispositivos de montagem ao mesmo tempo. A rotação do veio é controlada pela pega 11. Também se encontram ilustradas duas estruturas 1 montadas cada uma delas num meio de suporte 6. A Figura 16 ilustra uma ranhura 18 na estrutura 1. Tais ranhuras 18 nas estruturas 1 proporcionam a possibilidade de ajustar a altura dos assentos durante a instalação dos assentos. Isto é vantajoso para compensar qualquer mau alinhamento do chão ou na fixação dos dispositivos de montagem 10. Isto facilita a possibilidade de, de um modo simples, alinhar todos os assentos num veículo com o resto dos assentos. Também proporciona a possibilidade de dar aos assentos a inclinação necessária. Também os meios de fixação 3 destinados a prender o assento (não ilustrado) à estrutura 1 podem apresentar uma ranhura 19 para tornar mais fácil um tal ajuste ou um tal alinhamento.
Lisboa, 31 de Janeiro de 2011

Claims (15)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um dispositivo de montagem (10) para prender uma cadeira ou um assento a um sulco (41), em que o referido sulco compreende meios de engate (45), em que o dispositivo de montagem (10) compreende meios de fecho (20) preparados para entrar no sulco (41) e para serem movidos ao longo do eixo longitudinal do sulco (41); em que os referidos meios de fecho (20) apresentam meios (23) para se engatarem com os meios de engate (45) do sulco (41); meios de posicionamento (30) para encontrarem uma posição do dispositivo de montagem (10) em que os meios de fecho (20) sejam capazes de se engatar com os meios de engate (45) do sulco (41); caracterizado por o dispositivo de montagem (10) compreender um primeiro carne (22) para controlar o engate e o desengate dos meios de fecho (20) com os referidos meios de engate (45); - um segundo carne (32) para fazer a comutação dos meios de posicionamento (30) para uma posição activa em que os meios de posicionamento (30) se prolongam para o interior do sulco (41) em áreas seleccionadas (46) do mesmo; um veio (5) para rodar tanto o primeiro como o segundo carne (22, 32), 2 sendo o referido segundo came (32) deslocado ao longo da extensão do referido veio (5) em relação ao referido primeiro came (22), sendo o referido veio (5), através de um movimento de rotação, capaz de ajustar o dispositivo de montagem (10) entre pelo menos três modos: 1) os meios de posicionamento (30) são passivos e os meios de fecho (20) estão desengatados, 2) os meios de posicionamento (30) são activos e os meios de fecho (20) estão desengatados, 3) os meios de fecho (20) estão engatados com os meios de engate (45).
2. Dispositivo de montagem (10) de acordo com a reivindicação 1, compreendendo meios para evitar a rotação do veio para o terceiro modo antes de os meios de posição (30) no segundo modo terem encontrado uma posição na qual os meios de fecho (20) podem engatar-se com os meios de engate (45) do sulco (41) .
3. Dispositivo de montagem (10) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o veio (5) se encontra substancialmente em paralelo com o plano formado pela superfície (2) que compreende o referido sulco (41).
4. Dispositivo de montagem (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 - 3 em que os meios de posicionamento (30) se encontram preparados para se prolongarem para o interior do sulco (41) com as áreas (46) a estarem entre as posições dos meios de engate (45) ao longo da direcção longitudinal do sulco (41). 3
5. Dispositivo de montagem (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que os meios de fecho (20) correspondem a uma primeira estrutura (21) que transfere o movimento de rotação do primeiro carne (22) para um movimento dos meios de fecho (20) substancialmente perpendicular à superfície (2) que constitui o referido sulco (41) .
6. Dispositivo de montagem (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que os meios de posicionamento (30) correspondem com uma segunda estrutura (31) que transfere o movimento de rotação do segundo carne (32) para um movimento dos meios de posicionamento (30) substancialmente perpendicular à superfície (2) que compreende o referido sulco (41) .
7. Dispositivo de montagem (10) de acordo com as reivindicações 5 e 6, em que a referida segunda estrutura (31) é colocada de modo a mover-se através de uma abertura na referida primeira estrutura (21).
8. Dispositivo de montagem (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, preparado para ser montado num sulco em que as áreas (46) ao longo da direcção longitudinal do sulco são formadas por partes de periferias de circulo, situadas simetricamente em frente umas das outras em ambos os lados (42, 43) do sulco (41).
9. Dispositivo de montagem (10) de acordo com a reivindicação 8, em que os meios de engate (45) são formados nas posições em que duas partes das periferias do circulo se unem. 4
10. Dispositivo de montagem (10) de acordo com a reivindicações 8 ou 9, em que duas partes das periferias de circulo situadas simetricamente em frente uma da outra formam uma parte da periferia de substancialmente o mesmo circulo tendo o seu centro no centro da área (46).
11. Dispositivo de montagem (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o veio (5) se encontra dimensionado para que funcione com mais de um dispositivo de montagem (10) em simultâneo.
12. Dispositivo de montagem (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o dispositivo de montagem (10) se encontra concebido de modo a ser colocado directamente sobre a superfície inferior (47) do sulco (41) .
13. Um assento para ser montado no chão de um veículo, em que o assento compreende o dispositivo de montagem (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores.
14. Um sistema para montar mobília ao chão de um veículo compreendendo dois dispositivos de montagem (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 - 12, em que os dispositivos de montagem (10) são operados por um veio comum (5).
15. Um processo para montar um dispositivo de montagem (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 - 12, em que o dispositivo de montagem (10) se encontra preso num sulco (41) com meios de engate (45) compreendendo as etapas de - introdução dos meios de fecho (20) no sulco (41); 5 - activação dos meios de posicionamento (30) por uma pega (11) de modo a que uma força vá ser exercida sobre os meios de posicionamento (30) de modo a empurrar os mesmos para o interior do sulco (41) quando a geometria dos meios de posicionamento (30) se adapta à geometria do sulco (41); - quando o dispositivo de montagem (10) se encontra numa posição em que os meios de fecho (20) sejam capazes de se engatar com os meios de engate (45) do sulco (41), sendo a pega (11) configurada numa posição em que pressiona os meios de fecho (20) de encontro aos meios de engate (45) caracterizado por a pega (11) ser usada para comutar entre os três modos de funcionamento através da rotação de um veio (5) que dá a posição de um primeiro came (22) que controla a posição dos meios de fecho (20) e que ao mesmo tempo dá a posição de um segundo came (32) que controla a posição dos meios de posicionamento (30). Lisboa, 31 de Janeiro de 2011 1/6
RI Aiq. 1
41 7.1()
3/6
Fig. 4 Fia. 5
4/6
5/6
20 6/6
PT06388056T 2006-08-23 2006-08-23 Dispositivo de montagem PT1892142E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06388056A EP1892142B1 (en) 2006-08-23 2006-08-23 Mounting device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1892142E true PT1892142E (pt) 2011-02-07

Family

ID=37628495

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06388056T PT1892142E (pt) 2006-08-23 2006-08-23 Dispositivo de montagem

Country Status (13)

Country Link
US (1) US8066248B2 (pt)
EP (1) EP1892142B1 (pt)
AT (1) ATE486743T1 (pt)
CA (1) CA2661365C (pt)
CY (1) CY1111158T1 (pt)
DE (1) DE602006018004D1 (pt)
DK (1) DK1892142T3 (pt)
ES (1) ES2355838T3 (pt)
NO (1) NO339980B1 (pt)
PL (1) PL1892142T3 (pt)
PT (1) PT1892142E (pt)
SI (1) SI1892142T1 (pt)
WO (1) WO2008022641A1 (pt)

Families Citing this family (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2269909B1 (de) * 2007-03-22 2015-07-29 allsafe Jungfalk GmbH & Co. KG Vorrichtung zum Festlegen von Gegenständen
DE202008003772U1 (de) * 2008-03-18 2008-07-03 Sell Gmbh Vorrichtung zur lösbaren Bodenbefestigung von Schränken oder dergleichen in Bordküchen von Flugzeugen
DE102008048745B4 (de) * 2008-09-24 2014-01-02 Airbus Operations Gmbh Arretiervorrichtung für ein an einer Schiene arretierbares Objekt, Verwendung einer derartigen Arretiervorrichtung und Verkehrsmittel mit einer derartigen Vorrichtung
US8528860B2 (en) * 2008-10-22 2013-09-10 Be Aerospace, Inc. Tool-less track fastener
DE102008062466A1 (de) * 2008-12-17 2010-08-26 Airbus Deutschland Gmbh Vorrichtung zum Befestigen eines Objekts an einer Schiene
GB0903907D0 (en) 2009-03-06 2009-04-22 Robinson Dominic J Seat assembly
EP2408640A1 (en) * 2009-03-19 2012-01-25 Patent Linx Ab An arresting mechanism for a vehicle seat
DE102009020874B4 (de) 2009-05-12 2013-05-16 G. Fischer Metallverarbeitung Gmbh Vorrichtung zum temporären Verbinden eines bewegbaren Gegenstandes mit einer Halteschiene
CA2765202A1 (en) 2009-06-23 2011-01-13 Weber Aircraft Llc Seat track fitting
FR2947773B1 (fr) * 2009-07-09 2012-01-06 Attax Systeme de fixation d'un siege par exemple d'aeronef
JP5362482B2 (ja) * 2009-08-20 2013-12-11 トヨタ紡織株式会社 車両用スライドレール装置
GB2477099B (en) 2010-01-20 2016-01-20 Unwin C N Ltd Anchorage Devices
GB2477100B (en) 2010-01-20 2016-02-03 Unwin C N Ltd Anchorage systems and devices
JP2013522123A (ja) * 2010-03-23 2013-06-13 ビー イー エアロスペイス,インク. 乗客座席組立体および関連付けられた床板構造体
US8449011B2 (en) * 2010-06-04 2013-05-28 Ford Global Technologies, Llc Monopod seat structure for automotive seats and method
DE102010063615B4 (de) * 2010-08-23 2021-07-22 Adient Luxembourg Holding S.À R.L. Längsverstellvorrichtung für einen Fahrzeugsitz mit trennbarer Ober- und Unterschiene
WO2012100152A1 (en) 2011-01-20 2012-07-26 Weber Aircraft Llc Seat track fitting
DE102011014695A1 (de) * 2011-03-22 2012-09-27 Eads Deutschland Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Montage wenigstens eines Sitzes in ein Luftfahrzeug
FR2975642B1 (fr) 2011-05-27 2014-08-22 Productions B V Systeme d'ancrage de siege sur plancher
GB2501912A (en) * 2012-05-10 2013-11-13 Koller Engineering Ltd Vehicle seat anchorage assembly
ITTO20130320A1 (it) * 2013-04-22 2014-10-23 Ruspa Officine S P A Sedile per veicolo di tipo scorrevole
GB2517149B (en) * 2013-08-12 2020-03-04 Nmi Safety Systems Ltd Adaptable vehicle seat fitting
DE102013220545A1 (de) * 2013-10-11 2015-04-16 Franz Kiel Gmbh Vorrichtung zur verschieblichen Verbindung eines Fahrgastsitzes mit einer Fahrzeugstruktur
EP3009350A1 (de) * 2014-10-17 2016-04-20 Airbus Defence and Space GmbH Sitzbefestigungssystem, Sitz oder Sitzgruppe, Luftfahrzeugkabine und Verfahren zum Befestigen eines Sitzes oder einer Sitzgruppe
DE102016203592A1 (de) 2016-03-04 2017-09-07 Georg Fischer Metallverarbeitung Gmbh Vorrichtung zum temporären Verbinden eines bewegbaren Gegenstandes mit einer Halteschiene
US10569110B2 (en) * 2016-03-08 2020-02-25 Vince Gaines Outrigger-equipped roof-mounted fall-arrest safety device
DE102016110057A1 (de) * 2016-05-31 2017-11-30 Airbus Operations Gmbh Passagiersitzsystem für eine Kabine eines Transportmittels
DE102017101642A1 (de) * 2017-01-27 2018-08-02 Airbus Operations Gmbh Linearführungsmechanismus für einen Passagiersitz
US10518887B2 (en) * 2017-06-29 2019-12-31 The Boeing Company Rotationally-engaged quick installation track fitting
US10494065B1 (en) * 2017-07-09 2019-12-03 Bonafide Seat retention mechanism
DE102017215659B4 (de) 2017-09-06 2019-05-16 Georg Fischer Metallverarbeitung Gmbh Vorrichtung zum temporären Verbinden eines bewegbaren Gegenstandes mit einer Halteschiene
DE102018104663A1 (de) * 2018-03-01 2019-09-05 Steffen Siemens Haltevorrichtung zum Halten eines portablen Medizingeräts
US10787263B2 (en) * 2018-03-20 2020-09-29 Goodrich Manual locking stud for aircraft seat
TR201909535A2 (tr) * 2019-06-26 2019-07-22 Brusa Koltuk Ve Ic Trim Teknolojileri Sanayi Ve Ticaret Anonim Sirketi Toplu taşima araçlari i̇çi̇n yolcu koltuğu hizli deği̇şti̇rme si̇stemi̇
US11104248B2 (en) * 2019-10-08 2021-08-31 Ford Global Technologies, Llc Rail assembly for a vehicle
US20240025548A1 (en) * 2022-07-25 2024-01-25 Safran Seats Usa Llc Unitary seat leg fitting for passenger seats

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2219493B (en) * 1988-06-11 1991-07-17 Unwin C N Ltds Improvements relating to furniture anchorages
DE19520959C2 (de) * 1995-06-08 2000-08-17 Albert Muehlenberg Apparatebau Schnellwechselbeschlag
DE19851392B4 (de) * 1997-11-10 2007-11-29 Allsafe Jungfalk Gmbh & Co. Kg Vorrichtung zum zeitweiligen Verbinden eines bewegbaren Gegenstandes mit einer Halteschiene
GB2332142B (en) * 1997-12-10 2001-09-12 Unwin C N Ltd Improvements relating to furniture anchorages
DE20019891U1 (de) * 2000-11-22 2001-05-03 Ancra Jungfalk Gmbh & Co Kg Vorrichtung zum zeitweiligen Verbinden eines bewegbaren Gegenstandes mit einer Halteschiene
DE50211631D1 (de) * 2001-11-28 2008-03-20 Hammerstein Gmbh C Rob Arretiervorrichtung mit mehreren Sperrstiften
EP1316465B2 (de) * 2001-11-28 2014-06-04 C.Rob. Hammerstein GmbH & Co.KG Arretiervorrichtung mit gerillten Sperrstiften
US6637712B1 (en) * 2002-05-17 2003-10-28 Dura Global Technologies, Inc. Automotive seat track lock mechanism with positive engagement
US6902365B1 (en) * 2004-02-13 2005-06-07 B E Aerospace, Inc. Quick-release track fastener
JP4939810B2 (ja) * 2006-01-27 2012-05-30 富士機工株式会社 車両のシートスライド装置
FR2948632B1 (fr) * 2009-07-28 2011-08-26 Attax Systeme d'accrochage d'un siege d'aeronef

Also Published As

Publication number Publication date
US20100001546A1 (en) 2010-01-07
EP1892142A1 (en) 2008-02-27
CY1111158T1 (el) 2015-06-11
CA2661365C (en) 2014-09-23
DE602006018004D1 (de) 2010-12-16
DK1892142T3 (da) 2011-02-21
ATE486743T1 (de) 2010-11-15
NO20091173L (no) 2009-05-20
EP1892142B1 (en) 2010-11-03
WO2008022641A1 (en) 2008-02-28
NO339980B1 (no) 2017-02-27
ES2355838T3 (es) 2011-03-31
SI1892142T1 (sl) 2011-04-29
US8066248B2 (en) 2011-11-29
CA2661365A1 (en) 2008-02-28
PL1892142T3 (pl) 2011-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1892142E (pt) Dispositivo de montagem
ES2921703T3 (es) Dispositivo de bloqueo, base fija y vehículo eléctrico
JP6630290B2 (ja) 家具用支持フレーム
EP2551150B1 (en) Child safety seat assemblies having anchor systems
JP5604022B1 (ja) 二重ロック式キャスター
ES2604685T3 (es) Dispositivo de ajuste en altura para un herraje de sujeción de un sistema de cinturón de seguridad
ES2732742T3 (es) Bisagra para puertas o ventanas
ES2909960T3 (es) Dispositivo de montaje ajustable para un elemento deslizante, así como dispositivo deslizante
ES2848839T3 (es) Elemento de montaje para montar una cubierta arquitectónica entre superficies de montaje opuestas
BR102015015065A2 (pt) Automatic rotary seat present
ES2369337T3 (es) Mecanismo de giro de lamas orientables.
ES2711210T3 (es) Dispositivo de conexión para unir una pata de mesa a una placa de mesa
US20160039526A1 (en) Seat fastening
JP2016166006A (ja) ウインドスクリーン据付装置及び据付け方法
ES2655859T3 (es) Herraje para una puerta corredera
JP5878882B2 (ja) エレベータのかご上手摺り装置及びエレベータのかご上手摺り設置方法
JP2016510370A (ja) ガイドレールを介して誘導方向に家具部品を誘導するための走行部、および家具用建具
US20080088162A1 (en) Juvenile seat with adjustable table
JP5660843B2 (ja) 扉付移動壁
JP2020519793A (ja) 家具ヒンジ
WO2010107343A1 (en) An arresting mechanism for a vehicle seat
ES2673904T3 (es) Accionamiento con un dispositivo de ajuste para una hoja desplazable como hoja levadiza, corredera y basculante o como hoja levadiza y corredera
ES2928921T3 (es) Viga de carga
ES2927553T3 (es) Dispositivo de sujeción para sujetar un panel de un cajón a un armazón
CN218434747U (zh) 升降锁定装置