PT1295528E - Bolacha recheada e correspondente procedimento de produção - Google Patents

Bolacha recheada e correspondente procedimento de produção Download PDF

Info

Publication number
PT1295528E
PT1295528E PT02380196T PT02380196T PT1295528E PT 1295528 E PT1295528 E PT 1295528E PT 02380196 T PT02380196 T PT 02380196T PT 02380196 T PT02380196 T PT 02380196T PT 1295528 E PT1295528 E PT 1295528E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
wafer
strips
cereals
biscuit
deposited
Prior art date
Application number
PT02380196T
Other languages
English (en)
Inventor
Jesus Ignacio Salazar Bello
Original Assignee
Sos Cuetara S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8498955&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1295528(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Sos Cuetara S A filed Critical Sos Cuetara S A
Publication of PT1295528E publication Critical patent/PT1295528E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21CMACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
    • A21C9/00Other apparatus for handling dough or dough pieces
    • A21C9/06Apparatus for filling pieces of dough such as doughnuts
    • A21C9/066Apparatus for filling pieces of dough such as doughnuts using two separate sheets or pieces of dough with filling in between, e.g. crimped at their edges; Ravioli-making machines
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21CMACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
    • A21C9/00Other apparatus for handling dough or dough pieces
    • A21C9/04Apparatus for spreading granular material on, or sweeping or coating the surfaces of, pieces or sheets of dough
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21DTREATMENT, e.g. PRESERVATION, OF FLOUR OR DOUGH, e.g. BY ADDITION OF MATERIALS; BAKING; BAKERY PRODUCTS; PRESERVATION THEREOF
    • A21D13/00Finished or partly finished bakery products
    • A21D13/30Filled, to be filled or stuffed products
    • A21D13/31Filled, to be filled or stuffed products filled before baking

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Bakery Products And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
  • Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"BOLACHA RECHEADA E CORRESPONDENTE PROCEDIMENTO DE PRODUÇÃO"
OBJECTO DA INVENÇÃO A presente invenção diz respeito a uma bolacha recheada, nomeadamente uma bolacha estruturada com base numa cobertura da bolacha em si, considerando como tal uma massa comestível composta de, por exemplo, farinha, açúcar, ovo (opcional), gordura ou diversos conservantes, devidamente cozida no forno. Esta cobertura contém no seu interior um outro tipo de produto comestível granular, tal como cereais, frutos secos moídos, etc. A invenção está igualmente relacionada com o procedimento de produção deste tipo de bolacha.
Assim sendo, a invenção situa-se no âmbito dos produtos alimentares, em particular no das bolachas comestíveis.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Como é bem conhecido, a bolacha comestível convencional, na sua forma mais simples, é feita com base numa massa alimentícia de farinha e açúcar à que habitualmente se acrescenta ovo, bem como uma grande variedade de aditivos para modificar o sabor, cheiro, etc., massa alimentícia que, quando moldada para obter a forma final prevista para a bolacha, sofre um processo de cozedura no forno, após o qual fica em condições de ser consumida É íguaimente conhecida a adição de um produto suplementar às bolachas, como por exemplo chocolate, cremes, etc,, para cujo efeito as bolachas deste tipo são dispostas em multicamadas, designadamente com base em duas camadas externas de bolacha entre as que se encontra uma camada intermédia do produto em causa, formando uma estrutura tipo sanduíche.
Esta solução, independentemente do facto de mostrar ao observador o produto que compõe a camada intermédia, no perímetro da bolacha apresenta, como inconveniente fundamental (o que não é desejável em algumas ocasiões), uma limitação drástica relativamente aos tipos de produtos que podem ser utilizados como recheio, já que é essencial que estes adiram às camadas externas da bolacha em si, de maneira que uma configuração assim só é factível com produtos pastosos ou pegajosos com um grau de aderência considerável, tanto neles próprios com relativamente às camadas de bolacha.
Uma solução como a acima referida não é adequada, por exemplo, para utilizar cereais ou frutos secos como material de recheio. Numa tentativa de resolver este problema, é também conhecida a mistura do material de recheio com a massa alimentícia que constitui a bolacha em si prévia à cozedura no forno, para que o mencionado material de recheio se espalhe por toda a massa da bolacha com os seus grânulos rodeados por esta última. No entanto, esta solução não permite estabelecer uma diferenciação entre os diversos produtos comestíveis que fazem parte da bolacha, uma vez que os sabores se misturam, o que pode ser aceitável em alguns casos mas totalmente inaceitável naqueles em que se pretende uma distinção clara entre os sabores dos produtos que compõem a bolacha. A publicação internacional PCT WO00/59309 descreve um produto tostado multicamadas, o qual incorpora uma primeira e segunda camadas compostas por materiais diferentes.
Na patente norte-americana US-5,514„397 é descrito um processo de elaboração de um produto de folha de massa em camadas, através do qual os produtos alimentares multicamadas são fabricados a partir de diversas massas alimentícias e as camadas apresentam características diferentes. A patente norte-americana US-5.962.055 divulga um processo para a elaboração de produtos alimentares comestíveis com recheio, o qual é preparado com ingredientes para cozinhar por extrusão, incluindo cereais. A publicação PCT WO 03/022059 descreve o procedimento para a preparação de uma massa alimentícia de um produto cozido no forno sob a forma de uma fatia de pizza com recheio incluído. 4 A patente norte-americana US-4.382970 divulga um produto alimentar que incorpora um recheio inserido entre duas folhas envolventes de massa alimentícia. A publicação internacional PCT WO 94/28727 descreve um método para a produção de biscoitos recheados.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO A bolacha recheada proposta pela invenção resolve o problema acima exposto de uma forma completamente satisfatória, pelo que permite a utilização como material de recheio de produtos granulares tais como cereais ou frutos secos devidamente moídos, os quais também foram referidos anteriormente. Permite igualmente que o mencionado material de recheio fique fisicamente livre das camadas externas de bolacha em si, com uma clara diferenciação de sabores, permanecendo perfeitamente estabilizado no interior do conjunto da bolacha e não sendo visível do exterior.
Para tal efeito e mais especificamente, a bolacha é composta por duas folhas envolventes de bolacha em si, unidas entre si no perímetro, que formam uma cavidade interna com um volume apropriado para a quantidade de material granular prevista para ser incorporada e, obviamente, inserida no mencionado receptáculo. Logicamente, ao formar-se uma cobertura de bolacha em si totalmente fechada, esta consegue conservar sem dificuldade o material granular no interior da bolacha até ao momento de ser consumida sem necessidade de se produzir aderência entre este e o material que compõe a bolacha em si.. Por outro lado, o material granular referido fica também totalmente oculto relativamente ao aspecto normal da bolacha, sem afectá-la no que se refere à sua aparência externa - A produção desta bolacha recheada começa pela massa de bolacha característica de qualquer receita convencional e adequada, a qual é submetida a um processo de laminagem para obter uma folha envolvente inferior de dimensões indeterminadas, que é depositada num tapete rolante ou dispositivo semelhante, de tal forma que sobre esta folha inferior é subsequentemente depositado o material granular de recheio, formando tiras com uma largura conforme definida para as bolachas, ligeiramente subdimensionadas relativamente a estas últimas, e com a colaboração do alimentador correspondente é devídamente fornecida uma nova camada de massa de bolacha, semelhante à primeira, que irá conformar a camada superior da bolacha, sendo o conjunto finalmente submetido a um processo de medição e aplanamento das folhas envolventes contra o recheio.
De seguida passa-se à fase de corte longitudinal, na qual se obtém um conjunto de tiras de largura indeterminada coincidentes com a largura prevista para as bolachas, bem como os restos sobrantes de massa alimentícia que serão aproveitados posteriormente.. Finalmente, o mencionado conjunto de tiras longitudinais é submetido a um processo de corte transversal, cujo resultado é a individualização das respectivas bolachas, o qual tem lugar nesta fase de corte, tanto no sentido longitudinal como transversal, () sendo obtida a selagem através da adesão entre as bordas das folhas envolventes de massa de bolacha em correspondência com o perímetro completo de cada bolacha individual produzida.
Por último, as bolachas obtidas, convenientemente colocadas em tabuleiros ou outro tipo de supox^te, são submetidas a um processo final de cozedura no forno de por si convencional,
Como se pode deduzir da descrição exposta, quer a bolacha proposta pela invenção, quer o procedimento para a sua produção, permitem acrescentar qualquer tipo de aditivo, tal como mel, chocolate, etc,, ao material granular que constitui essencialmente a base da mesma.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para completar a descrição que está a ser apresentada e com vista a ajudar a compreender melhor as características da invenção, de acordo com um exemplo preferido da realização prática da mesma e como parte integrante da referida descrição, esta é acompanhada de um conjunto de desenhos nos que, através de ilustração e de uma forma não restritiva, foi representado o seguinte:
Figura 1,.- Mostra uma representação esquemática em perfil e em secção transversal de uma bolacha recheada preparada de acordo com o objecto da presente invenção. 7
Figura 2.- Mostra uma representação esquemática em elevação lateral do procedimento para a produção das bolachas recheadas prévio à individualização das mesmas.
Figura 3.- Mostra uma representação esquemática em planta do produto obtido após a fase operacional representada na figura 2.
Figura 4.- Mostra, também de acordo com a planta, o produto da figura 3 na fase de corte longitudinal.
Figura 5.- Mostra, por último e de acordo com umas representações semelhantes às das figuras 3 e 4, o mesmo produto destas figuras na fase de corte transversal.
CONFIGURAÇÃO PREFERIDA DA INVENÇÃO
Na figura 1, correspondendo à realização prática de uma bolacha de acordo com a invenção, observa-se como a mencionada bolacha é composta por duas camadas de bolacha em si (1 e 2) , que de preferência adoptarão uma configuração nitidamente rectangular, embora também possam ser claramente circulares ou com qualquer outra forma, folhas envolventes ou camadas (1 e 2) que se unem directamente entre si no seu perímetro (3) formando uma cavidade ocupada pelo material de recheio (4), o qual, como jã foi acima referido, será um material essencialmente granular. 8 A cobertura (1-2) da bolacha pode ser obtida, por exemplo, com uma receita típica de:
Farinha de trigo: 56%
Gordura: 11% Açúcares: 19%
Adoçantes: 0,4%
Vários (aromas, antioxidantes, emulsionantes, etc.): O restante até ao 100%.
Por outro lado, o material de recheio (4) pode ser preparado com uma receita típica composta por:
Cereais de milho laminados ou
Cereais de arroz expandidos ou
Misturas de cereais laminados ou expandidos..
Os componentes que formam a cobertura (1-2) da bolacha (qualquer um dos indicados anteriormente) são misturados adequadamente e laminados para produzir, em primeiro lugar, uma tira contínua de bolacha (5) com qualquer largura apropriada, em função do tipo de maquinaria utilizada no processo de elaboração das bolachas, e com um comprimento indeterminado, a qual é colocada num tapete rolante, por exemplo por meio de um conjunto de rolos medidores (6) , sendo depositado sobre esta folha inferior (5) da bolacha o material essencialmente granular seleccionado em cada caso, com a colaboração de um canal dosifícador (7) que deposita o produto sobre um vibrador (8) , o qual faz com que avance na direcção de um funil com torneira múltipla (9) , o qual é o instrumento que de facto deposita o mencionado produto 9 sobre a folha inferior da bolacha (5) , formando as bandas longitudinais e paralelas (10), com uma largura apropriada conforme definida para as bolachas, individualizadas pelas faixas (11) , nas que a folha da bolacha (5) está livre do material de recheio..
Subsequentemente e de forma semelhante, é introduzida uma segunda folha (12) de massa de bolacha na estrutura mostrada na figura 3, folha que irá constituir a camada superior da mesma, a qual é submetida a um processo de medição e aplanamento das folhas envolventes contra o recheio, com a ajuda de, por exemplo, os roletes transversais (13) .
Posteriormente, conforme se mostra na figura 4, a tira contínua obtida desta forma é submetida a um processo de corte longitudinal com a ajuda das lâminas (14), montadas sobre o eixo (19) transversal ã tira contínua, como por exemplo umas lâminas circulares e rotativas que produzirão as tiras de bolacha (15) recheadas com o material granular correspondente (10), em que as folhas envolventes superior e inferior de bolacha em si ficam unidas entre si pelas bordas longitudinais, bem como os restos sobrantes aproveitáveis (16) da massa de bolacha. A seguir, conforme se mostra na figura 5, as tiras (15) de bolacha recheada acima referidas são submetidas a um processo de corte transversal, por exemplo com base numa única faca (17) com lâminas radiais, cuja velocidade de rotação se adaptará de tal forma que as bolachas pi"oduzidas nas unidades de corte (18) sejam idênticas às que se 10 pretende obter. Cada bolacha individual (18) será fechada, nesta última operação de corte, pelas duas bordas das suas camadas superior e inferior, as quais permaneceram abertas na fase de corte anterior, isto é, para a produção das tiras longitudinais (15).
Por último, as bolachas individuais (18) assim obtidas são submetidas à clássica operação de cozedura no forno para proceder ao seu acabamento final, por exemplo a uma temperatura de entre 160 e 200°C.
Desta forma, como jã foi referido e mostrado na figura 1 anteriormente mencionada, é obtida uma bolacha com a cobertura externa (1-2), baseada na própria bolacha em sí, fechada na totalidade do seu perímetro, o qual contém no seu interior o material granular (4) , perfeitamente protegido, estabilizado e invisível do exterior, e com uma clara diferenciação dos sabores dos produtos que fazem parte da referida bolacha..
Lisboa, 13/03/2007

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Bolacha recheada, que inclui uma cobertura externa obtida com base em duas envolventes (1-2), a qual está completamente fechada, formando uma cavidade interna onde se encontra um material de recheio, caracterizada pelo facto deste material ser essencialmente o produto granular (4) , fisicamente livre das envolventes (1-2) , e das duas envolventes terem sido unidas entre si no perímetro (3) das mesmas durante os processos de corte da bolacha e quando a massa alimentícia que compõe a bolacha em si estava ainda mole, após a inserção entre elas do produto essencialmente granular (4), através do qual este produto granular (4) fica oculto e confinado no interior da cobertura (1-2) acima referida, com uma clara diferenciação entre os sabores da cobertura e do material de recheio que fazem parte da bolacha.
  2. 2. Bolacha recheada de acordo com a reivindicação 1, em que o produto granular (4) é seleccionado do grupo que compreende: cereais, frutos secos, cereais de milho laminados, cereais de arroz expandidos, cereais de arroz coberto com chocolate expandidos ou misturas de cereais laminados ou expandidos,
  3. 3. Procedimento de produção da bolacha de acordo com as reivindicações precedentes, caracterizado pelo facto de abranger as seguintes fases operacionais: - Partindo dos materiais de base que compõem a bolacha em si é obtida uma folha envolvente inferior (5), com a 1 devida espessura estimada, largura, predeterminada e comprimento indeterminado, que é depositada, conforme vai sendo produzida, num tapete rolante ou dispositivo semelhante. - Sobre a folha envolvente inferior (5) acima indicada é depositado o material essencialmente granular, formando as bandas longitudinais e paralelas (10), com uma largura constante e separadas de forma apreciável, as quais apresentam entre si as faixas mais estreitas (11) da folha inferior (5) sem o mencionado material granular. Na fase anterior é depositada uma segunda folha envolvente (12) de massa de bolacha em si, também devidamente laminada e com características semelhantes às da folha envolvente inferior (5). - 0 conjunto é submetido a um processo de medição e aplanamento das folhas (5-12) contra o material de recheio (10) . - A estrutura multicamadas assim produzida é submetida a um processo de corte longitudinal para obter as tiras contínuas (15) de bolacha recheada e as tiras de restos sobrantes (16) reutilizáveis com base na massa de bolacha. - O conjunto de tiras de bolacha recheada (15) obtido na fase anterior é submetido a um processo de corte transversal no qual são produzidas as unidades de bolacha (18), com as suas camadas superior e inferior fechadas no perímetro através da pressão exercida sobre elas durante as fases de corte. - As unidades de bolacha recheada (18) são finalmente submetidas a um processo de cozedura convencional no forno. Lisboa, 13/03/2007
PT02380196T 2001-09-20 2002-09-20 Bolacha recheada e correspondente procedimento de produção PT1295528E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200102101A ES2184643B1 (es) 2001-09-20 2001-09-20 Galleta rellena y procedimiento de fabricacion de la misma

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1295528E true PT1295528E (pt) 2007-03-30

Family

ID=8498955

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02380196T PT1295528E (pt) 2001-09-20 2002-09-20 Bolacha recheada e correspondente procedimento de produção

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1295528B1 (pt)
AT (1) ATE349163T1 (pt)
CY (1) CY1105973T1 (pt)
DE (1) DE60217036T2 (pt)
DK (1) DK1295528T3 (pt)
ES (2) ES2184643B1 (pt)
PT (1) PT1295528E (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2739644T3 (es) * 2007-09-28 2020-02-03 Kellog Co Producto comestible relleno de partículas y procedimiento de elaboración
US8980355B2 (en) * 2007-11-27 2015-03-17 The Quaker Oats Company Food product with filling
GB0814219D0 (en) * 2008-08-04 2008-09-10 United Biscuits Ltd Biscuit containing fruit-based material
ITBO20130028A1 (it) * 2013-01-23 2014-07-24 Gd Spa Dispositivo alimentatore di un prodotto alimentare in una macchina per la produzione di pasta alimentare ripiena e macchina per la produzione di pasta alimentare ripiena comprendente tale dispositivo alimentatore.
CN112535191B (zh) * 2021-01-13 2022-03-29 宜昌华尔食品有限责任公司 一种饼干加工填孔防溢装置

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1621863A (en) * 1918-05-17 1927-03-22 Shredded Wheat Co Method of marking shredded wheat biscuit
US4382970A (en) * 1980-02-26 1983-05-10 Getfresh Food Limited Food processing
AT375005B (de) * 1981-09-07 1984-06-25 Haas Franz Waffelmasch Verfahren und vorrichtung zur herstellung eines zumindest teilweise auf der innenseite beschichteten und gegebenenfalls zumindest teilweise gefuellten hohlgebaecks
ES557128A0 (es) * 1986-02-24 1987-12-16 Marti Esplugues Alberto Procedimiento para la fabricacion industrial de un dulce en forma de galleta rellena.
US5059433A (en) * 1990-10-26 1991-10-22 Borden, Inc. Method of preparing shelf stable, filled dough food products
US5514397A (en) * 1992-04-02 1996-05-07 Holy Ravioli Pasta Company Process for making a layered dough sheet product
AU4631293A (en) * 1993-06-10 1995-01-03 General Mills Inc. Apparatus and method for forming filled cereal pillows
EP0867117B1 (fr) * 1997-03-25 2002-09-25 Societe Des Produits Nestle S.A. Barquettes de céréale garnies
US6267998B1 (en) * 1998-04-03 2001-07-31 Kellogg Company Of W. K. Kellogg Institute Multi-layer toaster product and method for making same
IT1318568B1 (it) * 2000-06-09 2003-08-27 Barilla Alimentare Spa Snack farcito comprendente un involucro costituito da una cialda,metodo ed apparecchiatura per la sua produzione.

Also Published As

Publication number Publication date
EP1295528A2 (en) 2003-03-26
DK1295528T3 (da) 2007-04-10
CY1105973T1 (el) 2011-04-06
DE60217036T2 (de) 2007-06-28
EP1295528B1 (en) 2006-12-27
ATE349163T1 (de) 2007-01-15
ES2278891T3 (es) 2007-08-16
ES2184643B1 (es) 2004-01-01
DE60217036D1 (de) 2007-02-08
ES2184643A1 (es) 2003-04-01
EP1295528A3 (en) 2003-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2589234C (en) Edible container for foodstuffs and process for producing the same
ES2652176T3 (es) Bizcocho con corazón sin hornear simulado
EP3107398B1 (en) Triple-extruded snack product
AU2013279110B2 (en) Edible materials and their manufacture
MX2013003982A (es) Alimentos horneados suaves y metodos para fabricar los mismos.
EP1256280B9 (en) Process for making a range of long shelf life, filled bread snacks
PT1295528E (pt) Bolacha recheada e correspondente procedimento de produção
ES2849184T3 (es) Un alimento con menor facilidad de rotura y un método de elaboración del mismo
JP2012095573A (ja) スナック食品
PT1393631E (pt) Produto de bolacha crocante.
ES2372345B2 (es) Galleta rellena y procedimiento para obtención de la misma.
KR101529007B1 (ko) 비빔밥 와플
KR101927091B1 (ko) 쌀 과자 제조 방법
JPH02255037A (ja) シューパフ、シュー菓子及びその製造法
ES2263740T3 (es) Productos de crepes rellenas y el procedimiento para su preparacion.
JPS63105632A (ja) 焼成食品の製造方法
JP2004129604A (ja) 可食性串付き製菓
RU138903U1 (ru) Закусочный продукт типа "колбаска в тесте"
PT1568279E (pt) Processo para o fabrico de bolachas.
JP2020124166A (ja) パイ及びその製造方法
ITMI20070229A1 (it) Prodotto alimentare da forno e procedimento per la sua preparazione
JP2020145994A (ja) 焼き菓子の製造方法、焼き菓子用生地、及び焼き菓子
CA3054801A1 (en) Confectionery capable of assuming an ornamental shape, and apparatus and method for preparing same
JPS6152653B2 (pt)
JPH03111265A (ja) 容器