PT1060296E - Catodo especifico utilizavel para a preparacao de um clorato de metal alcalino e processo para a sua fabricacao - Google Patents

Catodo especifico utilizavel para a preparacao de um clorato de metal alcalino e processo para a sua fabricacao Download PDF

Info

Publication number
PT1060296E
PT1060296E PT81902676T PT99903733T PT1060296E PT 1060296 E PT1060296 E PT 1060296E PT 81902676 T PT81902676 T PT 81902676T PT 99903733 T PT99903733 T PT 99903733T PT 1060296 E PT1060296 E PT 1060296E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
titanium
ruthenium
substrate
zirconium
cathode according
Prior art date
Application number
PT81902676T
Other languages
English (en)
Inventor
Francois Delmas
Andolfatto Francoise
Original Assignee
Atofina
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Atofina filed Critical Atofina
Publication of PT1060296E publication Critical patent/PT1060296E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25BELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES FOR THE PRODUCTION OF COMPOUNDS OR NON-METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25B11/00Electrodes; Manufacture thereof not otherwise provided for
    • C25B11/04Electrodes; Manufacture thereof not otherwise provided for characterised by the material
    • C25B11/051Electrodes formed of electrocatalysts on a substrate or carrier
    • C25B11/073Electrodes formed of electrocatalysts on a substrate or carrier characterised by the electrocatalyst material
    • C25B11/091Electrodes formed of electrocatalysts on a substrate or carrier characterised by the electrocatalyst material consisting of at least one catalytic element and at least one catalytic compound; consisting of two or more catalytic elements or catalytic compounds
    • C25B11/093Electrodes formed of electrocatalysts on a substrate or carrier characterised by the electrocatalyst material consisting of at least one catalytic element and at least one catalytic compound; consisting of two or more catalytic elements or catalytic compounds at least one noble metal or noble metal oxide and at least one non-noble metal oxide
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25BELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES FOR THE PRODUCTION OF COMPOUNDS OR NON-METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25B1/00Electrolytic production of inorganic compounds or non-metals
    • C25B1/01Products
    • C25B1/02Hydrogen or oxygen
    • C25B1/04Hydrogen or oxygen by electrolysis of water
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25BELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES FOR THE PRODUCTION OF COMPOUNDS OR NON-METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25B15/00Operating or servicing cells
    • C25B15/02Process control or regulation
    • C25B15/021Process control or regulation of heating or cooling

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Electrodes For Compound Or Non-Metal Manufacture (AREA)
  • Battery Electrode And Active Subsutance (AREA)
  • Inorganic Compounds Of Heavy Metals (AREA)
  • Electrolytic Production Of Non-Metals, Compounds, Apparatuses Therefor (AREA)
  • Catalysts (AREA)
  • Manufacture And Refinement Of Metals (AREA)

Description

1
Descrição “Cátodo específico, utilizável para a preparação de um clorato de mçtal alcalino e processo para a sua fabricação” A presente invenção diz respeito a um cátodo, utilizável para a preparação <Je um clorato de metal alcalino por electrólise do cloreto correspondente, e ao processo para a sua fabricação.
Se a activação dos cátodos para a síntese electrolítica do clorato de sódio tem sido objecto de numerosos trabalhos, pelo contrário foram consagrados muito poucos estudos à obtenção de cátodos específicos. Ora, sabe-se que na preparação electrolítica do clorato de sódio, paralelamente às reacções que conduzem ao produto final, existem numerosas reacções secundárias. Assim, no cátodo, além <jla redução da água em hidrogénio, produz-se uma reacção de redução do ião hipoclorito.
Industrialmente, o clorato de sódio é fabricado em células electrolítica^, compreendendo cada uma delas diversos cátodos de aço macio e diversos ânodos de titânio revestidos com óxido de ruténio. Elas são, de uma maneira geral, alimentadas com solução electrolítica constituída por cerca de 100 g/1 de cloreto de sódio, cerca de 600 g/1 de clorato de sódio e bicromato de sódio em uma quantidade compreendida entre 2 e 5 g/1. Este último é utilizado para reduzir ou, inclusivamente, suprimir a reacção de redução do ião hipoclorito.
Apesar da acção importante que tem o bicromato sobre a redução do ião hipocloreto e a sua facilidade de utilização, o crómio (VI) encontra-se hoje em dia ameaçado uma vez que o clorato de metal alcalino assim preparado necessita de uma etapa de purificação mas, sobretudo, porque ele polui o meio ambiente. Por f consequência, parece capital, numa preocupação de ecologia, encontrar uma solução de substituição.
Assim, o documento US 4 295 951 propõe a utilização de um cátodo cujo o substrato de titânio, ferro ou liga de titânio se encontra revestido por uma camada protectora não condutora, constituída por uma película de polímeros halogenajios tais como o Teflon®.
Além disso, um cátodo cujo substrato é uma placa de titânio, de zircónio, c|e nióbio ou de liga essencialmente constituída por uma associação desses metais e na qual se aplica uma camada de óxido metálico, essencialmente constituída por up óxido de um ou mais metais escolhidos de entre o ruténio, o ródio, o paládio, o ósmio, o irídio e a platina e eventualmente um óxido de um ou mais metajs escolhidos entre o cálcio, o magnésio, o estrôncio, o bário, o zinco, o crómio, o molibdénio, o tungsténio, o selénio e o telúrio, foi divulgado na patente de invenção ífancesaFR2 311 103.
No entanto, a partir de LINDBERGH e SIMONSON, Journal pf Electrochemical Society, 1990, vol. 137, N.° 10, p. 3094-3099, esses cátodos permitem apenas reduzir a cinética da reacção de redução do ião hipoclorito e não suprimi-la. A sociedade requerente descobriu agora um cátodo que permite inibir a reacção de redução do ião hipoclorito ao mesmo tempo que conserva boas propriedades em relação à reacção de redução da água.
Esse cátodo específico compreende um substrato de um elemento escolhido no grupo formado pelo titânio, o níquel, o tântalo, o zircónio, o nióbio e as suas ligadas, revestido com uma camada intermediária de óxido misto à base de titânio e de ruténio e de uma camada exterior de óxidos metálicos que compreende titânio, zircónio e ruténio.
Vantajosamente, a camada intermediária contém um óxido misto de titânio e de ruténio.
De preferência, a camada externa de óxidos metálicos contém titânio, zircónio e ruténio.
Melhor ainda, a camada externa é constituída essencialmente por ZrTi04 acompanhado por Ru02 e eventualmente por Zr02 e/ou Ti02.
De acordo com a presente invenção prefere-se utilizar, como substrato, o titânio ou o níquel ou as ligas de titânio ou de níquel. Melhor ainda, prefere-se utilizar o titâijio. A razão molar ruténio/titânio na camada intermediária encontra-se de preferência compreendida entre 0,4 e 2,4. A razão molar zircónio/titânio na camada externa encontra-se geralmçnte compreendida entre 0,25 e 9, de preferência compreendida entre 0,5 e 2. O ruténio na camada externa representa entre 0,1 e 10% molar, de preferência compreendida entre 0,1 e 5% molar em relação aos metais que entram na composição dessa camajia.
Um outro objecto da invenção é o processo de preparação do cátodo específico, que compreende as etapas seguintes: a) pré-tratamento de um substrato para conferir características de rugosidade à superfície, b) revestimento do substrato previamente tratado por meio de uma solução A que contém essencialmente titânio e ruténio, seguido por secagem e depois por calcinação do substrato assim revestido, c) revestimento do substrato obtido em (b) por meio de uma solução B qip compreende titânio, zircónio e ruténio, seguido por secagem e pela calcinação do substrato. O pré-tratamento consiste, em geral, em submeter o substrato, quer a i|m tratamento com areia seguido por uma lavagem com ácido, ou a uma decapagem por meio de uma solução aquosa de ácido oxálico, de ácido fluorídrico, de uma mistura de ácido fluorídrico e de ácido nítrico, de uma mistura de ácido fluorídrico e de glicerol, de uma mistura de ácido fluorídrico, de ácido nítrico e de glicerol ou ^e uma mistura de ácido fluorídrico, de ácido nítrico e de peróxido de hidrogénio, seguida por uma ou mais lavagens com água desmineralizada desgaseiflcada. O substrato pode apresentar-se sob a foima de placa maciça, placa perfurada, metal desenrolado ou cesto catódico constituído a partir de um metal desenroladq ou perfurado. A solução A é, em geral, preparada fazendo reagir à temperatura ambiente e sob agitação, essencialmente um sal mineral ou orgânico de titânio e de ruténio com água ou num solvente orgânico, eventualmente na presença de um agente quelant^. A temperatura pode ser levada ligeiramente acima da temperatura ambiente para facilitar a dissolução dos s^is.
Vantajosamente, faz-se reagir um sal mineral ou orgânico de titânio e de ruténio com água ou num solvente orgânico, eventualmente na presença de um agente quelapte. O titânio e o ruténio encontram-se de preferência presentes na solução A em uma concentração equivalente a cada um de 0,5 a 10 mole/1. A solução B é, em geral, preparada mediante reacção, à temperatura ambiente e sob agitação, de um sal mineral ou orgânico de titânio, de zircónio, de ruténio e eventualmente de outros metais com água ou num solvente orgânico, eventualmente na presença de um agente quelante. Quando a reacção é exotémpca, utiliza-se um banho de gelo para arrefecer o meio reaccional.
Vantajosamente, faz-se reagir um sal mineral ou orgânico de titânio, c|e zircónio ou de ruténio com água ou no seio de um solvente orgânico, eventualmente na presença de um agente quelante.
Os sais de titânio e de ruténio preferidos são os cloretos, os oxicloretos, çs nitratos, os oxinitratos, os sulfatos e os alcóxidos. Vantajosamente utiliza-se os cloretos de ruténio, os cloretos de titânio e os oxicloretos de titânio.
Como sais de zircónio, pode-se utilizar os cloretos, os sulfatos os cloretos de zirconilo, os nitratos de zirconilo, os alcóxidos tais como o zirconato de buljilo.
Os cloretos de zircónio e de zirconilo são particularmente preferidos.
Como solvente orgânico, pode-se citar os álcoois leves de preferência o isopropanol e o etanol, e melhor ainda o isopropanol e o etanol absoluto.
Muito embora se possa utilizar indiferentemente água ou um solvente orgânico para preparar a solução B, prefere-se, no entanto, utilizar um solvente orgânico quando os sais metálicos são sólidos à temperatura ambiente.
Assim, quando o sal metálico é o cloreto de zircónio, utiliza-se como solvente o etanol absoluto ou o isopropanol absoluto. O titânio e o zircónico encontram-se, em geral, presentes na solução B em uma concentração equivalente a cada um de 0,5 a 5 mole/1. A concentração ^e ruténio na solução B encontra-se geralmente compreendida entre 10‘3 e 10'1 molç/1, 6
de preferência compreendida entre 10'3 e 5.10‘2 mole/1.
Pode-se depositar a solução A sobre o substrato pré-tratado mediante utilização de diferentes técnicas tais como sol-gel, depósito electroquímico, electrodeposição galvânica, pulverização ou revestimento. Vantajosamente, revesfop--se o substrato pré-tratado com a solução A, por exemplo por meio de um pincel. O substrato assim revestido é seguidamente seco ao ar e/ou numa estufa a uma temperatura inferior a 150°C. Após a secagem, calcina-se o substrato ao ar a uma temperatura compreendida entre 300 e 600°C e de preferência compreendida entre 450 e 550°C durante um intervalo de tempo que vai de 10 minutos a 2 horas.
Para a etapa (c) do processo de acordo com a presente invenção, pode-^e utilizar as mesmas técnicas de depósito assim como as mesmas condições operatórias de secagem e de calcinação que a etapa (b) com a excepção dç se efectuar o depósito com a solução B.
Outras técnicas tais como o depósito químico em fase vapor (CVD), o depósito físico em fase vapor (PVD), a projecção de plasma, são igualmente convenientes para o revestimento do substrato pré-tratado com uma camada intermediária e com uma camada externa.
Pode-se depositar a solução A tanto numa das faces do substrato pré-tratado como nas duas faces. Pode-se igualmente depositar a solução B nas duas faces do substrato revestido da camada intermediária.
Consoante a espessura da camada intermediária desejada pode-se repetir várias vezes a etapa (b) do processo. De igual modo, pode-se repetir várias vezçs a etapa (c) do processo. A espessura da camada mtermediáriaxepresenta, emgeraL, entre 2 eSO g/m2 do substrato e de preferência entre 20 e 35 g/m2. A concentração da solução A é escolhida judiciosamente de modo que essa espessura preferida possa ser obtida mediante repetição da etapa (b) um númerp de vezes razoável e de preferência compreendido entre 1 e 4 vezes. A espessura da camada externa representa entre 5 e 70 g/m2 do substrato e de preferência_entre_25 £ 50 g/m2..Prepara-se, em geraL. a^olução B de maneira que a sua concentração permita obter uma espessura da camada externa no patamar preferido mediante repetição de menos de 10 vezes da etapa (c) e de preferência entre 2 e 5 vepes.
De acordo com um outro objecto da invenção, pode utilizar-se o cátodo específico na preparação de um clorato de metal alcalino por electrólise do cloreto correspondente. 0 cátodo específico de acordo com a invenção é muito particularmpnte conveniente para a preparação do clorato de sódio. A utilização do cátodo específico em associação com um ânodo permije sintetizar electroliticamente o clorato de um metal alcalino com um rendimento Faraday elevado na ausência de bicromato de sódio.
Pode-se citar como ânodo, os ânodos DSA (Dimensionally Stable Anode) constituídos por um substrato de titânio revestido com uma camada de óxido misto de titânio e de ruténio. A razão molar ruténio/titânio nessa camada encontra-se vantajosamente compreendida entre 0,4 e 2,4.
Os exemplos seguintes ilustram a invenção sem a limitar.
PARTE EXPERIMENTAL 1 - Preparação do cátodo 8
a) Pré-tratamento e depósito da camada intermediária
Areia-se uma placa de titânio com uma espessura de 2 mm e com dimensõçs 2 cm x 15 cm e enxagua-se em seguida com uma solução de ácido clorídrico diluído para retirar quaisquer vestígios de poluição.
Prepara-se uma solução A, que contém ruténio e titânio em quantidade equimolar, mediante mistura à temperatura ambiente sob agitação de 2,45 g fie RuCl3, com uma pureza superior a 98%, 3,64 cm3 de TiOCl2,2CH1 a 127 g/1 de Ti e 2,5 cm3 de isopropanol absoluto.
Reveste-se em seguida as extremidades de uma das faces da placa prp--tratada, que representa uma superfície com a dimensão 2 cm x 5 cm, com a solução A por meio de um pincel, e depois deixa-se durante 30 minutos à temperatura ambiente. Seca-se em seguida a placa revestida durante 30 minutos numa estufa à temperatura de 120°C e depois calcina-se num forno ao ar a 500°C durante 30 minutos.
Repete-se estas operações (revestimento, secagem e calcinação) ainda 3 vezes e ao cabo destes 4 revestimentos obtém-se uma camada de óxido misto Ru-Ti que representa cerca de 30 g/m2 da placa. b) Depósito da camada externa
Modo operatório geral
Mistura-se sob agitação um precursor de zircónio, de ruténio e de titânio com etanol absoluto ou água. Arrefece-se a solução B, assim formada, por meio de um banho de gelo e mantém-se sob agitação até à sua utilização.
Reveste-se em seguida a placa revestida em (a), com a solução B por meio de um pincel. Seca-se em seguida a placa revestida durante 30 minutos numa estufa à 9 & temperatura de 120°C e calcina-se depois num forno sob atmosfera de ar à temperatura de 500°C durante 30 minutos.
Repete-se essas operações (revestimento, secagem e calcinação) várias vezes até à obtenção de uma camada externa que representa entre 30 e 45 g/m2 da placa. II - Avaliação do cátodo
Utiliza-se três soluções electrolíticas seguintes para avaliar o cájodo específico assim preparado: (i) uma solução de NaOH IN a 25°C para estudar a libertação de hidrogénio, (ii) uma solução de NaOH IN a 25°C que contém 5 g/1 de NaClO pjara estudar a redução do ião hipoclorito, e (iii) uma solução de NaOH IN a 25°C que contém 5 g/1 de NaClO e 5 g/1 de Na2Cr207, 2H20 para estudar a supressão da redução de ião hipoclorito por acção do bicrom^to.
Mediante utilização de um eléctrodo de referência de calomelanos saturadqs, ECS, a solução electrolítica (i) e permite-nos caracterizar o eléctrodo pelo valor potencial catódico, Eoath, para uma densidade de corrente dada. A curva corrente-tensão obtida com a solução electrolítica (ii) apresenta um patamar de corrente compreendido entre -0,8 e -1,2 V/ECS. O valor que correspojide a esse patamar é a corrente limite de redução dos iões hipoclorito, w A curva corrente-tensão registada quando da avaliação dos cátodos com a solução electrolítica (iii) dá-nos a corrente limite de redução dos iões hipoclorito na presença de bicromato de sódio, ired (Cr), pela medição da corrente residual entre 10
-0,8 e -1,2 V/ECS. m -
os
Exemplo 1
Prepara-se a solução B mediante mistura, sob agitação, num e, arrefecido por meio de um banho de gelo, de 5,83 g de ZrCU, 0,01 g de R.UCI3, 2,74 cm3 de T1CI4 e 10 cm3 de etanol absoluto.
Reveste-se, em seguida, a placa revestida com a placa intermediária, com a solução B assim preparada, depois seca-se e calcina-se sob atmosfera de ar conforme indicado no modo operatório geral. Essas operações são repetidas 4 vezes e, no final da última calcinação, a massa de camada externa é de 30 g/m2 da placa.
Avaliou-se o Gátodo, assim preparado, por meio das soluções electrolíticas descritas anteriormente. O estudo da libertação de hidrogénio proporciona um valor do potencjal catódico Ε^ = -1,28 Y/ECS para uma densidade de corrente de 2 KA/m2 (20 A/dm2).
Os valores da corrente limite de redução dos iões hipoclorito na presença ^ na ausência do bicromato encontram-se indicados no quadro a seguir.
Este quadro dá igualmente o valor do potencial catódico para uma densidade de corrente de 2KA/m2 e o valor da corrente limite para os diferentes cátodos preparados de acordo com o modo operatório geral mas com uma composição de camada externa, diferente da utilizada no exemplo 1.
Exemplos comparativos 8 e 9
Avaliou-se um cátodo de aço macio (exemplo 8) e uma placa de titânio 11
revestida com a camada intermediária de acordo com (I - a) (exemplo 9) nas mesmas condições que os cátodos preparados de acordo com a presente invenção.
Para o exemplo 8, determinou-se o potencial catódico na presença de bicronjato.
Contrariamente aos cátodos de acordo com os exemplos 8 e 9, o patamar fia curva corrente-tensão observado com a solução electrolítica (ii), mediante utilização dos cátodos preparados de acordo com a presente invenção, é fortemente atenupdo, inclusivamente inexistente.
12
Lisboa, 19-7 w 'u' WJ BI J< oo ιλ i o rc vi co m - S-" p—< r—t ' ’ r*H 1-—( t—“4 ο*η>Λθθΐηθο>η cndndcoc-^cnfc 1 1 1 1 1 1 1 1 1 IS Ί5 2 ••õ oommoomoSS mm-^-ddooc-ifÍT; 1 1 1 Λ 1 1 1 ^ , v «5 Oor-Nwnooiot^vo cl <n ci rn cl cl c\ °i 1 1 1 1 1 1 1 1 a 5 H □ t ο I £ 1 n d O N « N n § on o o_ ολ g θ' cT θ' θ’ θ' ç-jO Ό § K N i—H ÇS) ^ c i—H iH l-1 Ui H 1 CG Etanol absoluto | Etanol absoluto Etanol absoluto Etanol absoluto Água Etanol absoluto Etanol absoluto PRECURSORES r*S tn m n*» ca O O O U O U -O ^ 2' 2 2 2 pd Pd Pd Pd Pd Pd Pd <s ct <s <s pfGuoDnn ^0000¾¾ H £ £ jSphh IS ts CS <s TT *—( r—H *—4 r-H rj* -Tf 38888¾¾ μ μ μ μ Nj KJ ^ N N N N N ^ s 8 w Outubro de 2001
JOSÉ DE SAMPAIO A.e.p.í. Rua do Saiitr?, J95, r/c-Drí. 1269-063 LJS1ÍOA

Claims (18)

1 7Η Reivindicações 1. Cátodo que compreende um substrato de titânio, níquel, tântajo, zircónio ou nióbio ou as suas ligas, uma camada intermediária de óxido misto à base de titânio e de ruténio e uma camada externa de óxidos metálicos que compreende titânio, zircónio e ruténio.
2. Cátodo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o substrato ser de níquel ou titânio ou de ligas de níquel ou titânio.
3. Cátodo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto c|e o substrato ser de titânio.
4. Cátodo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de a camada intermediária ser um óxido misto de titânio e de ruténio.
5. Cátodo de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de a camada externa de óxidos metálicos conter titânio, zircónio e ruténio.
6. Cátodo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de a camada externa ser constituída essencialmente por ZrTi04 acompanhado por Ru02 e eventualmente por Zr02 e/ou Tj02.
7. Cátodo de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de a razão molar ruténio/titânio na camada intermediária se encontrar compreendida entre 0,4 e 2,4.
8. Cátodo de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de a razão molar zircónio/títânio na camada externa se encontrar compreendida entre 0,25 p 9.
9. Cátodo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto <^e a razão molar zircónio/titânio se encontrar compreendida entre 0,5 e 2.
10. Cátodo de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de o ruténio na camada externa representar entre 0,1 e 10% molar em relação aos metais que entram na composição dessa camada.
11. Cátodo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de o ruténio na camada externa representar entre 0,1 e 5% molar.
12. Processo de obtenção de um cátodo de acordo com uma das reivindicações 1 a 11 que compreende as etapas seguintes: a) pré-tratamento do substrato, b) revestimento do substrato pré-trado, por meio de uma solução A que contém essencialmente titânio e ruténio, seguido por secagem, e depois calcinação, c) revestimento do substrato obtido em (b), por meio de uma solução B que compreende titânio, zircónio e ruténio, seguido por secagem e por calcinação.
13. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de a secagem da etapa (b) e/ou (c) ser (serem) efectuada(s) ao ar e/ou numa estufa a uma temperatura inferior a 150°C.
14. Processo de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizado pelo facto de a calcinação da etapa (b) e/ou (c) ser (serem) efectuada(s) sob atmosfera de ar a uma temperatura compreendida entre 300 e 600°C.
15. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo facto de a temperatura de calcinação se encontrar compreendida entre 450 e 550°C.
16. Processo de acordo com uma das reivindicações 12 a 15, caracterizado pelo facto de se submeter o substrato várias vezes à etapa (b) antes de ser submetido à etapa (c). 3
17. Processo de acordo com uma das reivindicação 12 a 16, caracterizado pelo facto de se submeter o substrato várias vezes à etapa (c).
18. Processo de fabricação de um clorato de metal alcalino por electrólise do cloreto correspondente por meio de um cátodo de acordo com uma das reivindicações 1 a 11. Lisboa, 19 de Outubro de 2001 4
1269-063 LISBOA
PT81902676T 1998-03-02 1999-02-11 Catodo especifico utilizavel para a preparacao de um clorato de metal alcalino e processo para a sua fabricacao PT1060296E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9802485A FR2775486B1 (fr) 1998-03-02 1998-03-02 Cathode specifique, utilisable pour la preparation d'un chlorate de metal alcalin et son procede de fabrication

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1060296E true PT1060296E (pt) 2002-01-30

Family

ID=9523521

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT81902676T PT1060296E (pt) 1998-03-02 1999-02-11 Catodo especifico utilizavel para a preparacao de um clorato de metal alcalino e processo para a sua fabricacao

Country Status (24)

Country Link
US (1) US6352625B1 (pt)
EP (1) EP1060296B1 (pt)
JP (1) JP4279457B2 (pt)
KR (1) KR100577034B1 (pt)
CN (1) CN1147623C (pt)
AT (1) ATE205264T1 (pt)
AU (1) AU741267B2 (pt)
BR (1) BR9908390B1 (pt)
CA (1) CA2322690C (pt)
DE (1) DE69900266D1 (pt)
EA (1) EA002200B1 (pt)
ES (1) ES2163931T3 (pt)
FR (1) FR2775486B1 (pt)
ID (1) ID27559A (pt)
IL (1) IL137167A (pt)
MX (1) MXPA00008615A (pt)
NO (1) NO322407B1 (pt)
NZ (1) NZ506471A (pt)
PL (1) PL193623B1 (pt)
PT (1) PT1060296E (pt)
TR (1) TR200002508T2 (pt)
TW (1) TW580524B (pt)
WO (1) WO1999045175A1 (pt)
ZA (1) ZA991628B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2797646B1 (fr) * 1999-08-20 2002-07-05 Atofina Cathode utilisable pour l'electrolyse de solutions aqueuses
US20070007146A1 (en) * 2005-07-07 2007-01-11 Severn Trent Water Purification, Inc. Process for producing hypochlorite
TW201012973A (en) * 2008-09-30 2010-04-01 Industrie De Nora Spa Cathode member and bipolar plate for hypochlorite cells
JP5651584B2 (ja) * 2009-04-15 2015-01-14 パナソニックIpマネジメント株式会社 水素生成デバイス
RU2518899C2 (ru) 2009-05-15 2014-06-10 Акцо Нобель Кемикалз Интернэшнл Б.В. Активация катода
ITMI20091621A1 (it) * 2009-09-23 2011-03-24 Industrie De Nora Spa Elettrodo per processi elettrolitici con struttura cristallina controllata
CN102029152B (zh) * 2010-11-30 2012-12-26 福州大学 一种Ru-Zr-Ti三元氧化物活性材料及其制备方法
CN102719859A (zh) * 2012-07-07 2012-10-10 西安泰金工业电化学技术有限公司 一种电沉积镍用钛网阳极及其制备方法
KR102260891B1 (ko) * 2016-11-29 2021-06-07 주식회사 엘지화학 전기 분해용 전극 및 전기 분해용 전극의 제조방법
CN107488865A (zh) * 2017-08-22 2017-12-19 安徽唯达水处理技术装备有限公司 一种次氯酸钠发生器的阴极电极涂层
IT201800003533A1 (it) * 2018-03-14 2019-09-14 Industrie De Nora Spa Elettrodo per processi di elettroclorazione
US11668017B2 (en) 2018-07-30 2023-06-06 Water Star, Inc. Current reversal tolerant multilayer material, method of making the same, use as an electrode, and use in electrochemical processes

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5137877A (en) * 1974-09-27 1976-03-30 Asahi Chemical Ind Denkaiyodenkyoku oyobi sonoseizoho
US4075070A (en) * 1976-06-09 1978-02-21 Ppg Industries, Inc. Electrode material
US4100049A (en) * 1977-07-11 1978-07-11 Diamond Shamrock Corporation Coated cathode for electrolysis cells
US4530742A (en) * 1983-01-26 1985-07-23 Ppg Industries, Inc. Electrode and method of preparing same
IL73536A (en) * 1984-09-13 1987-12-20 Eltech Systems Corp Composite catalytic material particularly for electrolysis electrodes,its manufacture and its use in electrolysis
US4589969A (en) * 1984-10-12 1986-05-20 Yurkov Leonid I Electrode for electrolysis of solutions of electrolytes and process for producing same
MX169643B (es) * 1985-04-12 1993-07-16 Oronzio De Nora Impianti Electrodo para procesos electroquimicos, procedimiento para su produccion y cuba de electrolisis conteniendo dicho electrodo
FR2583781A1 (fr) * 1985-06-24 1986-12-26 Atochem Cathode pour electrolyse et un procede de fabrication de ladite cathode
FR2596776B1 (fr) * 1986-04-03 1988-06-03 Atochem Cathode pour electrolyse et un procede de fabrication de ladite cathode
US5314601A (en) * 1989-06-30 1994-05-24 Eltech Systems Corporation Electrodes of improved service life
US5017276A (en) * 1989-12-26 1991-05-21 Chemetics International Company Ltd. Metal electrodes for electrochemical processes
GB9316926D0 (en) * 1993-08-13 1993-09-29 Ici Plc Electrode
US5503663A (en) * 1994-11-30 1996-04-02 The Dow Chemical Company Sable coating solutions for coating valve metal anodes
GB9502665D0 (en) * 1995-02-11 1995-03-29 Ici Plc Cathode for use in electrolytic cell
US5855751A (en) * 1995-05-30 1999-01-05 Council Of Scientific And Industrial Research Cathode useful for the electrolysis of aqueous alkali metal halide solution
US6217729B1 (en) * 1999-04-08 2001-04-17 United States Filter Corporation Anode formulation and methods of manufacture

Also Published As

Publication number Publication date
KR20010041499A (ko) 2001-05-25
CN1147623C (zh) 2004-04-28
EA200000889A1 (ru) 2001-02-26
ID27559A (id) 2001-04-12
CN1291242A (zh) 2001-04-11
CA2322690C (fr) 2009-06-09
NZ506471A (en) 2003-03-28
NO20004332D0 (no) 2000-08-31
IL137167A (en) 2003-10-31
BR9908390A (pt) 2000-10-31
FR2775486B1 (fr) 2000-04-07
US6352625B1 (en) 2002-03-05
IL137167A0 (en) 2001-07-24
CA2322690A1 (fr) 1999-09-10
BR9908390B1 (pt) 2010-05-18
TW580524B (en) 2004-03-21
AU2428899A (en) 1999-09-20
PL193623B1 (pl) 2007-02-28
EA002200B1 (ru) 2002-02-28
TR200002508T2 (tr) 2001-03-21
EP1060296A1 (fr) 2000-12-20
NO20004332L (no) 2000-10-25
MXPA00008615A (es) 2002-04-24
WO1999045175A1 (fr) 1999-09-10
FR2775486A1 (fr) 1999-09-03
ES2163931T3 (es) 2002-02-01
ATE205264T1 (de) 2001-09-15
KR100577034B1 (ko) 2006-05-08
EP1060296B1 (fr) 2001-09-05
DE69900266D1 (de) 2001-10-11
PL342190A1 (en) 2001-05-21
JP2002506120A (ja) 2002-02-26
NO322407B1 (no) 2006-10-02
JP4279457B2 (ja) 2009-06-17
ZA991628B (en) 1999-09-02
AU741267B2 (en) 2001-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6527924B1 (en) Cathode for electrolyzing aqueous solutions
US4061549A (en) Electrolytic cell anode structures containing cobalt spinels
US3990957A (en) Method of electrolysis
US3882002A (en) Anode for electrolytic processes
PT1060296E (pt) Catodo especifico utilizavel para a preparacao de um clorato de metal alcalino e processo para a sua fabricacao
CA1143698A (en) Electrolysis electrode consisting of platinum and tin dioxide
US4530742A (en) Electrode and method of preparing same
KR870001769B1 (ko) 전기화학 전해조용 전극 및 그 제조방법
JP3883597B2 (ja) 金属基質または金属被覆した伝導基質上に改良された電気触媒混合酸化物被膜をつくるための新規な安定な被覆溶液、およびそのような溶液から製造される寸法安定性陽極
US3986942A (en) Electrolytic process and apparatus
ZA200507825B (en) Method for the formation of a coating of metal oxides on an electrically-conducting substrate, resultant activated cathode and use thereof for the electrolysis of aqueous solutions of alkaline metal chlorides
US4584085A (en) Preparation and use of electrodes
US4223049A (en) Superficially mixed metal oxide electrodes
US4428805A (en) Electrodes for oxygen manufacture
KR102503040B1 (ko) 복합 금속 인화물을 포함하는 산화 전극 및 이의 제조방법
US4285798A (en) Method of producing an electrode
US3924025A (en) Method of making an electrode having a coating of cobalt metatitanate thereon
JPS62260086A (ja) 電解用電極及びその製造方法
JPS6152384A (ja) 海水電解用電極