BRPI1101045A2 - cortador acionado por motor - Google Patents

cortador acionado por motor Download PDF

Info

Publication number
BRPI1101045A2
BRPI1101045A2 BRPI1101045-2A BRPI1101045A BRPI1101045A2 BR PI1101045 A2 BRPI1101045 A2 BR PI1101045A2 BR PI1101045 A BRPI1101045 A BR PI1101045A BR PI1101045 A2 BRPI1101045 A2 BR PI1101045A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filter
carburetor
motor driven
driven cutter
cutter
Prior art date
Application number
BRPI1101045-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Masaki Sugiyama
Tetsuya Hasegawa
Masaki Kondo
Tomonobu Nashimoto
Masayoshi Okumi
Takashi Miyazaki
Original Assignee
Makita Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Makita Corp filed Critical Makita Corp
Publication of BRPI1101045A2 publication Critical patent/BRPI1101045A2/pt
Publication of BRPI1101045B1 publication Critical patent/BRPI1101045B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23DPLANING; SLOTTING; SHEARING; BROACHING; SAWING; FILING; SCRAPING; LIKE OPERATIONS FOR WORKING METAL BY REMOVING MATERIAL, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23D45/00Sawing machines or sawing devices with circular saw blades or with friction saw discs
    • B23D45/16Hand-held sawing devices with circular saw blades

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Sawing (AREA)
  • Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)

Abstract

CORTADOR ACIONADO POR MOTOR. Um cortador acionado por motor portátil é dotado de uma lâmina de disco e um motor de quatro tempos que aciona a lâmina de disco. Ao empregar o motor de quatro tempos, podem ser reduzidos o consumo de combustível e a exaustão de gás não queimado. O cortador a motor é, ainda, dotado de um filtro através do qual o ar fornecido ao motor de quatro tempos passa, um carburador que mistura combustível e o ar que atravessou o filtro, e um compartimento que aloja o filtro e o carburador. O filtro e o carburador estão dispostos alinhados a uma linha reta ao longo da direção de fluxo do ar que atravessa o filtro e o carburador.

Description

"CORTADOR ACIONADO POR MOTOR".
REFERÊNCIA CRUZADA PARA PEDIDO RELACIONADO
Esse pedido reivindica a prioridade para pedido de patente japonesa N0 2010-46692 depositado em 3 de março de 2010, os conteúdos da mesma estão por meio desta incorporados a título de referência no presente pedido.
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um cortador acionado por motor portátil que aciona uma lâmina de disco por um motor.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELACIONADA
A publicação de pedido de patente japonesa N0 2007-528792 revela um cortador acionado por motor portátil (também conhecido como uma serra de corte). O cortador acionado por motor compreende uma lâmina de disco e um motor que aciona a lâmina de disco e é usado, por exemplo, para cortar concreto e materiais de aço em um local de construção.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em um cortador acionado por motor convencional, um motor de dois tempos é usado como o motor que aciona a lâmina de disco. O motor de dois tempos é vantajoso sobre outros tipos de motores no fato em que a estrutura é simples e o tamanho é pequeno. Assim, o motor de dois tempos é usado no cortador acionado por motor portátil para diminuir o tamanho e reduzir os custos.
Por enquanto, o motor de dois tempos tem um problema em que sua emissão de gás não queimado é alta, e é dito que seu efeito adverso no ambiente natural é relativamente alto. As demandas para um desempenho ambiental também aumentam com os cortadores acionados por motores portáteis, e é difícil para os produtos convencionais adotarem o motor de dois tempos para satisfazer o alto nível de desempenho ambiental que é demandado.
Em conformidade, um objeto dessa invenção é fornecer um cortador acionado por motor com desempenho ambiental superior.
Um motor de dois tempos tem uma desvantagem em que sua emissão de gás não queimado é alta visto que uma porta de entrada e uma porta de saída são, respectivamente, abertas e fechadas com um pistão. Enquanto isso, com um motor de quatro tempos, desde que a porta de entrada e a porta de saída sejam, respectivamente, abertas e fechadas com um mecanismo de operação por válvula, existe uma vantagem em que a emissão de gás não queimado é baixa e sua energia é eficiente. Em conformidade, se o motor de quatro tempos for adotado no cortador acionado por motor, o desempenho ambiental do cortador acionado por motor pode ser aperfeiçoado consideravelmente. Em particular, com um motor de quatro tempos de sistema de lubrificação separado, visto que uma grande quantidade de óleo de motor é submetida ao uso cíclico no motor e a quantidade de óleo de motor que é consumida junto com o combustível é extremamente pequena, o desempenho ambiental pode ser adicionalmente aperfeiçoado. Em adição, visto que o consumo de combustível e óleo de motor é reduzido, os custos correntes a cargo de um usuário também podem ser reduzidos. Além disso, o motor de quatro tempos também é vantajoso no fato em que seu ruído gerado é pequeno.
Em um aspecto dos presentes ensinamentos, um cortador acionado por motor portátil pode, de preferência, compreender uma lâmina de disco e um motor de quatro tempos que aciona a lâmina de disco. Aqui, o motor de quatro tempos é, de preferência, um motor de sistema de lubrificação separado em que o óleo de motor é suprido separadamente do combustível.
De acordo com o cortador acionado por motor anteriormente mencionado, é possível reduzir a emissão de gás não queimado e consumo de combustível e reduzir significativamente o impacto adverso no meio ambiente. Adicionalmente, mesmo mediante a adoção do motor de quatro tempos que é maior do que o motor de dois tempos, um cortador acionado por motor relativamente menor pode ser posto em prática com base na disposição e estrutura das partes do componente precedente.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 mostra uma vista de um cortador acionado por motor a partir de um lado direito (lado de acionamento). A Figura 2 mostra uma vista plana do cortador acionado por motor a partir do mencionado acima.
A Figura 3 é uma vista em seção transversal da linha Ill-Ill na Figura
A Figura 4 é uma vista em seção transversal parcial de um corpo principal do cortador acionado por motor.
A Figura 5 mostra uma estrutura de montagem de um corpo principal do compartimento e um bráquete de filtro e uma cobertura de filtro.
A Figura 6 é outra vista da estrutura de montagem do corpo principal do compartimento e o bráquete de filtro e a cobertura de filtro de uma direção diferente daquela da Figura 5.
A Figura 7 mostra uma estrutura de montagem de um bráquete de filtro e um carburador e uma montagem de carburador.
A Figura 8 mostra uma relação posicionai de um braço de carburador e uma porção de recesso da montagem de carburador.
A Figura 9 mostra uma estrutura de conexão do bráquete de filtro e o carburador e a montagem do carburador.
A Figura 10 mostra a estrutura de conexão do bráquete de filtro e o carburador e a montagem do carburador a partir de uma direção diferente daquela da Figura 9.
A Figura 11 mostra um estado em que um separador de óleo e um tubo de respiração são mutuamente conectados via um orifício atravessante de um membro de vedação.
A Figura 12 mostra uma estrutura de montagem de uma alavanca do acelerador e uma alavanca do comutador.
A Figura 13 é uma vista explodida de uma estrutura de montagem da alavanca do acelerador e da alavanca do comutador.
A Figura 14 mostra uma proteção do lado direito.
A Figura 15 mostra a proteção de um lado frontal. A Figura 16 mostra a proteção de um lado de fundo. A Figura 17 é uma vista em seção transversal da linha XVII-XVII na
Figura 14.
A Figura 18 é uma vista em seção transversal da linha XVIII-XVI11 na
Figura 16.
A Figura 19 mostra um estado em que o cortador acionado por motor é totalmente angulado em direção a uma superfície de uma peça de trabalho.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Em uma modalidade dos presentes ensinamentos, um cortador acionado por motor pode, de preferência, compreender um filtro através do qual o ar fornecido a um motor de quatro tempos passa um carburador que mistura o combustível e o ar que passa através do filtro e um compartimento que aloja o filtro e o carburador. No caso disposto acima, o filtro e o carburador são, de preferência, dispostos para se alinharem sobre uma linha reta ao longo de uma direção de fluxo do ar que passa através do filtro e do carburador.
Com um motor de dois tempos, a porta de entrada é fornecida em um bloco cilíndrico e o carburador conectado à porta de entrada é posicionado relativamente em uma posição inferior (lado do compartimento da manivela). Consequentemente, com um cortador acionado por motor que adota um motor de dois tempos convencional, o filtro para filtrar o ar a ser enviado para o carburador é disposto acima do carburador e a redução de tamanho do cortador acionado por motor é, dessa forma, almejada (por exemplo, referindo-se à publicação do pedido de patente japonesa N°2007-528792).
Enquanto isso, com o motor de quatro tempos, a porta de entrada é fornecida no cabeçote cilíndrico e o carburador conectado à porta de entrada é posicionado relativamente em uma posição superior (lado do cabeçote cilíndrico). Consequentemente, se uma estrutura é adotada em que o filtro é disposto acima do carburador como com o cortador acionado por motor convencional, a relação posicionai será tal que o filtro se projete acima do motor e a altura do cortador acionado por motor será aumentada. Assim, conforme descrito acima é eficaz se o filtro e o carburador forem dispostos a fim de se alinharem sobre a linha reta ao longo da direção de fluxo do ar que passa através do filtro e do carburador. É, dessa forma, possível evitar que o filtro se projete acima do motor e inibir que a altura do cortador acionado por motor aumente. Além disso, ao adotar um filtro grande e, assim, aumentando o desempenho na coleta de poeira, o filtro não obstrui facilmente.
Em uma modalidade dos presentes ensinamentos, o cortador acionado por motor pode compreender uma pega que permite que um usuário segurar. No caso mencionado anteriormente, de preferência, o filtro, o carburador e a pega são dispostos opostos à lâmina de disco com o motor de quatro tempos intervindo entre os mesmos e, pelo menos, uma parte do filtro é posicionada acima da pega quando o cortador acionado por motor é colocado sobre um plano horizontal. A pega mencionada anteriormente também é fornecida no cortador acionado por motor convencional e, algumas vezes, é chamada como uma pega traseira (também chamada como um manipulo traseiro). Com o cortador acionado por motor convencional, a pega se projeta a partir de um corpo principal do cortador acionado por motor em direção à parte traseira e, um espaço consideravelmente morto é criado acima da pega. Enquanto isso, com a estrutura de acordo com os presentes ensinamentos descritos acima, pelo menos uma parte do filtro é posicionada acima da pega onde existe o espaço morto. Consequentemente, um filtro maior pode ser montado sem a necessidade de alargar o tamanho geral do cortador acionado por motor. Como um resultado da montagem do filtro maior, o filtro não obstrui facilmente, e, a freqüência de limpeza do filtro pode ser reduzida.
Em uma modalidade dos presentes ensinamentos, o cortador acionado por motor, de preferência, compreende um pré-filtro. No caso mencionado anteriormente, de preferência, o pré-filtro é posicionado acima do filtro quando o cortador do motor é colocado sobre um plano horizontal e o ar fornecido ao motor de quatro tempos altera sua direção de fluxo por, pelo menos, 180 graus após ter passado pelo pré-filtro, e passa através do filtro após a alteração na direção do fluxo. De acordo com a estrutura mencionada acima, o pré-filtro, o filtro e o carburador podem ser dispostos em um modo compacto.
Em uma modalidade dos presentes ensinamentos, o motor de quatro tempos é, de preferência, disposto de modo a ser angulado em direção ao carburador com relação a uma direção vertical quando o cortador do motor é colocado sobre um plano horizontal. Como um resultado do posicionamento do motor, conforme descrito acima, o carburador e o filtro conectados ao motor podem ser posicionados até mesmo em uma posição mais baixa e a altura do cortador acionado por motor poder ser reduzida adicionalmente. Em adição, desde que um motor de quatro tempos inclua um mecanismo de operação por válvula acima, o cabeçote cilíndrico e um coletor de óleo abaixo de um compartimento de manivela, sua altura pode ser relativamente grande em comparação a um motor de dois tempos e existe a possibilidade de que isso possa causar o alargamento do cortador acionado por motor. Com relação a esse ponto, também, se o motor for angulado e posicionado conforme descrito acima, o cortador acionado por motor que inclui um motor de quatro tempos pode ser projetado para ser compacto.
Em uma modalidade dos presentes ensinamentos, o cortador acionado por motor compreende adicionalmente, de preferência, um bráquete de filtro intervindo entre o filtro e o carburador. O bráquete de filtro guia o ar que passa no filtro até o carburador. No caso mencionado acima, o compartimento precedente inclui, de preferência, um corpo principal do compartimento ao qual o bráquete de filtro está fixado e uma cobertura de filtro conectada ao corpo principal do compartimento para cobrir o bráquete de filtro e o filtro. Além disso, o bráquete de filtro e a cobertura de filtro são, de preferência, fixados ao corpo principal do compartimento por um membro de fixação mútua. De acordo com essa estrutura, é possível simplificar a estrutura e reduzir o número de componentes em comparação à estrutura em que o bráquete de filtro e a cobertura de filtro são fixados ao corpo principal do compartimento e a redução de tamanho adicional do cortador acionado por motor pode ser almejada.
Em uma modalidade dos presentes ensinamentos, o compartimento inclui adicionalmente, de preferência, uma montagem do carburador a qual o bráquete de filtro está conectado com o carburador que intervém entre os mesmo. No caso mencionado anteriormente, a montagem do carburador está, de preferência, conectada ao corpo principal do compartimento via um membro elástico. Observa-se que o membro elástico denominado no presente documento significa amplamente um membro que é formado de um material com elasticidade. O membro elástico é um membro que sustenta a montagem do carburador em um modo deslocável em relação ao corpo principal do compartimento e não existe nenhuma limitação particular sobre o formato do mesmo.
Supondo que a montagem do carburador é integralmente formada com o corpo principal do compartimento, se existir qualquer erro de dimensão no bráquete de filtro, no corpo principal do compartimento e na montagem do carburador, o bráquete de filtro montado em relação à montagem do carburador não poderá ser propriamente fixado ao corpo principal do compartimento. Enquanto isso, se a montagem do carburador for sustentada em um modo deslocável em relação ao corpo principal do compartimento, mesmo se houver um erro de dimensão no bráquete de filtro, o corpo principal do compartimento e a montagem do carburador, desde que a montagem do carburador seja deslocada de modo subordinado, o bráquete de filtro pode ser propriamente fixado ao corpo principal do compartimento.
Os exemplos não limitadores e representativos da presente invenção serão agora descritos em detalhes adicionais com referência aos desenhos anexados. Essa descrição detalhada é meramente destinada a ensinar a uma pessoa versada na técnica os detalhes adicionais para praticar aspectos preferenciais dos presentes ensinamentos e não pretende limitar o escopo da invenção. Adicionalmente, cada uma das características adicionais e ensinamentos revelados abaixo podem ser utilizados separadamente ou em conjunção com outras características e ensinamentos para fornecer cortadores acionados por motores aperfeiçoados.
Além disso, as combinações das características e etapas reveladas na seguinte descrição em detalhes podem não ser necessárias para praticar a invenção no sentido mais amplo e são ensinadas ao invés apenas para descrever particularmente os exemplos representativos da invenção. Adicionalmente, várias características dos exemplos representativos descritos abaixo e descritos acima, assim como várias reivindicações independentes e dependentes podem ser combinadas em modos que não sejam especifica e explicitamente enumerados a fim de fornecer modalidades úteis adicionais dos presentes ensinamentos.
Todas as características reveladas na descrição e/ou as reivindicações são destinadas a serem reveladas separada e independentemente umas das outras para o propósito da revelação escrita original, assim como para o propósito da restrição do assunto em questão reivindicado, independente das composições das características nas modalidades e/ou das reivindicações. Em adição, todas as faixas de valores ou indicações de grupos de entidades têm a intenção de revelar cada valor intermediário possível ou entidade intermediária para o propósito da descrição escrita original, assim como para o propósito da restrição do assunto em questão reivindicado.
MODALIDADE
Os exemplos de um cortador acionado por motor são explicados abaixo com referência aos desenhos em anexo. A Figura 1 é uma vista lateral de um cortador acionado por motor 10 e a Figura 2 é uma vista plana do cortador acionado por motor 10. Além disso, a Figura 3 é uma vista em seção transversal da linha Ill-Ill na Figura 1. O cortador acionado por motor 10 compreende uma lâmina de disco 12 e um corpo principal 14 que aciona a lâmina de disco 12. A lâmina de disco 12 pode cortar materiais líticos e materiais de metal e o cortador acionado por motor 10 é usado, por exemplo, para cortar concreto e materiais de aço em um local de construção.
Conforme mostrado na Figura 1 e Figura 2, quando o cortador acionado por motor 10 é montado sobre um plano horizontal H, a lâmina de disco .12 é posicionada sobre um lado da direção horizontal em relação ao corpo principal 14. Na explicação subsequente, um estado em que o cortador acionado por motor 10 é montado sobre o plano horizontal H é usado como a referência e um lado da direção horizontal em que a lâmina de disco 12 é posicionada em relação ao corpo principal 14 é chamado como lado frontal e a direção oposta do mesmo é chamado como um lado posterior. Além disso, a direção para cima vertical é simplesmente chamada como um lado superior e a direção para baixo vertical é simplesmente chamada como um lado inferior. Em adição, conforme mostrado na Figura 2, um lado da direção horizontal que é perpendicular à direção anterior-posterior é chamado como um lado esquerdo e o outro lado da direção horizontal perpendicular em relação à direção anterior posterior é chamado como um lado direito. Por exemplo, a lâmina de disco 12 é posicionada na frente do corpo principal 14 e seu eixo geométrico de rotação se estende na direção esquerda-direita e perpendicular em relação ao plano horizontal H no lado superior do plano horizontal H.
O corpo principal 14 é dotado de um manipulo frontal 16 e de uma pega traseira 28. O manipulo frontal 16 é formado com um material de tubo, e, em adição ao fato de ser um manipulo para ser segurado pelo usuário, também funciona como uma armação para garantir a resistência do corpo principal 14. O manipulo frontal 16 se estende do lado superior para o lado esquerdo do corpo principal 14 na parte frontal do corpo principal 14. A pega traseira 28 é fornecida na parte traseira inferior do corpo principal 14. A pega traseira 28 se estende em um formato de laço a partir do corpo principal 14. A pega traseira 28 é dotada de um comutador de operação como uma alavanca do acelerador 30. Além disso, a parte inferior da pega traseira 28 é dotada de uma parte de pé traseira 38.
Normalmente, o usuário agarra o manipulo frontal 16 com a mão esquerda e agarra a pega traseira 28 com a mão direita a fim de segurar o cortador acionado por motor 10. O usuário move o cortador acionado por motor 10 em relação à peça de trabalho e corta a peça de trabalho com a lâmina de disco 12. Conforme descrito acima, o cortador acionado por motor 10 dessa modalidade é um cortador acionado por motor portátil que é seguro pelo usuário. Aqui, quando o usuário segura o cortador acionado por motor 10 conforme descrito acima, o usuário é posicionado no lado esquerdo do corpo principal 14. Normalmente, visto que o usuário é posicionado no lado esquerdo do cortador acionado por motor 10, o lado esquerdo do cortador acionado por motor 10 também é chamado como o lado do usuário.
O corpo principal 14 compreende um motor 18 que aciona a lâmina de disco 12. O motor 18 é um motor alternativo de quatro tempos. Com o motor de quatro tempos, desde que uma porta de entrada e uma porta de saída sejam, respectivamente, abertas e fechadas com um mecanismo de operação por válvula, existe uma vantagem em que a emissão de gás não queimado é baixa e é eficiente em energia (baixo consumo de combustível) em comparação a um motor de dois tempos em que as portas são abertas e fechadas, respectivamente, com um pistão. Visto que o cortador acionado por motor 10 adota o motor de quatro tempos 18, seu desempenho ambiental é aperfeiçoado consideravelmente.
Desde então, o motor 18 é um motor de quatro tempos de sistema de lubrificação separado, diferente de um motor de dois tempos do tipo lubrificação mista. O óleo de motor necessita ser suprido separadamente do combustível. Além disso, o óleo de motor necessita ser reabastecido e substituído em uma freqüência adequada. Assim, o motor 18 é dotado de uma abertura de suprimento de óleo 18a para a qual o óleo de motor é servido como alimento, e uma abertura de exaustão de óleo 18b para exaurir o óleo de motor.
Observa-se que o motor 18 não é limitado ao motor de quatro tempos de sistema de lubrificação separado, e também pode ser um motor de quatro tempos de sistema de lubrificação mista. Entretanto, o motor de quatro tempos de sistema de lubrificação separado tem uma vantagem em que rende um desempenho ambiental superior em comparação ao motor de quatro tempos de sistema de lubrificação mista, visto que uma grande quantidade de óleo de motor é submetida ao uso cíclico no motor e a quantidade de óleo de motor que é consumida junto com o combustível é extremamente pequena. Além disso, os custos correntes a serem criados por um usuário também podem ser reduzidos desde que o consumo do óleo de motor seja reduzido. Adicionalmente, se o motor de quatro tempos de sistema de lubrificação mista for empregado em um caso em que o cortador acionado por motor 10 não é usado por um longo período de tempo, o combustível no carburador irá evaporar fazendo com que apenas o óleo de motor permaneça no mesmo e o carburador pode ser obstruído. Com relação a esse ponto, ao adotar o motor de quatro tempos de sistema de lubrificação separado, um efeito capaz de evitar esse tipo de problema também pode ser esperado.
O corpo principal 14 compreende um braço do cortador 56 montado sobre a lâmina de disco 12. O braço do cortador 56 é fornecido no lado direito do corpo principal 14 e se estende em direção ao lado frontal do corpo principal 14. Conforme mostrado na Figura 3, o braço do cortador 56 compreende uma primeira placa 56b fixada ao motor 18 e uma segunda placa 56c fixada à primeira placa 56b sendo que a segunda placa 56c é dotada de uma haste de ferramenta 56e que sustenta de modo girável a lâmina de disco 12.
Além disso, o braço do cortador 56 compreende uma polia de acionamento 56a fixada ao eixo geométrico de acionamento (haste da manivela) .18c do motor 18, uma polia acionada 56f fixada à haste de ferramenta 56e, e uma correia de transmissão 56d colocada de modo transversal em relação à polia de acionamento 56a e á polia acionada 56f. Consequentemente, a saída do torque pelo motor 18 é transmitida para a haste de ferramenta 56e e a lâmina de disco 12 é acionada de modo girável pelo motor 18. Em conformidade, o braço do cortador .56 também é um mecanismo de transmissão para transmitir a saída do torque pelo motor 18 para a lâmina de disco 12. O lado direito do corpo principal 14 para o qual o braço do cortador 56 como o mecanismo de transmissão é fornecido, é, geralmente, chamado como o lado do acionamento. Aqui, a posição para fixar mutuamente a primeira placa 56b e a segunda placa 56c é ajustável e a tensão da correia de transmissão 56d pode ser ajustada. Observa-se que o eixo geométrico de acionamento 18c do motor 18 e a haste de ferramenta 56e são mutuamente paralelos e ambos se estendem na direção esquerda-direita. Além disso o braço do cortador 56 é dotado com uma cobertura de lâmina de disco 58 para cobrir a lâmina de disco 12.
O corpo principal 14 compreende um acionador de partida 44 para o usuário dar a partida no motor 18. O acionador de partida 44 é fornecido no lado direito do corpo principal 14, e fornecido acima do braço do cortador 56. Conforme mostrado na Figura 3, o eixo geométrico de acionamento 18c do motor 18 se estende pela passagem e através da polia de acionamento 56a, e o acionador de partida 44 está conectado à extremidade distai do eixo geométrico de acionamento .18c. O acionador de partida 44 é dotado de uma alavanca de partida 42 a ser operada pelo usuário. Quando o usuário empurra a alavanca de partida 42, o eixo geométrico de acionamento 18c do motor 18 gira e o motor 18 é iniciado.
O corpo principal 14 compreende uma proteção 50. A proteção 50 é fornecida no lado frontal inferior do corpo principal 14. O lado frontal inferior do corpo principal 14 é uma posição em que lascas de uma peça de trabalho se espalharam da lâmina de disco 12, e a proteção 50 repele as lascas espalhadas da peça de trabalho em direção ao lado inferior do corpo principal 14. Consequentemente, as lascas da peça de trabalho que colidem com o corpo principal 14 são impedidas de serem repelidas em direção ao usuário. Além disso, a proteção 50 é dotada de um par de roletes 52 e de uma porção de perna frontal .54. O par de roletes 52 é posicionado mais em direção ao lado frontal do que da porção de perna frontal 54. Quando o usuário ergue a pega traseira 28 para o lado superior, o par de roletes 52 entra em contato com a superfície da peça de trabalho e se torna um fulcro para angular o cortador acionado por motor 10 em direção à peça de trabalho. Observa-se que a estrutura da proteção 50 será explicada em detalhes posteriormente.
O corpo principal 14 compreende um compartimento 20. O compartimento 20 é formado de um material de resina. O compartimento 20 compreende um corpo principal do compartimento 26, uma cobertura de filtro 24, e uma cobertura de topo 22. A cobertura de topo 22 é fixada à cobertura de filtro 24, e a cobertura de filtro 24 é fixada ao corpo principal do compartimento 26. Uma parte do corpo principal do compartimento 26 é um tanque de combustível para armazenar o combustível do motor 18, e é dotado de uma abertura de suprimento de combustível 40 para suprir o combustível. Além disso, o corpo principal do compartimento 26 é integralmente formado com a pega traseira 28 descrita acima e o espaço interno da pega traseira 28 também constitui uma parte do tanque de combustível.
A Figura 4 mostra o lado direito do corpo principal 14. Observa-se que, na Figura 4, uma parte do mesmo é uma seção transversal e a estrutura interna do compartimento 20 é mostrada. Conforme mostrado na Figura 4, com o cortador acionado por motor 10, a abertura de suprimento de óleo 18a e a abertura de exaustão de óleo 18b são fornecidas no lado direito do corpo principal 14. Conforme descrito acima, se a abertura de suprimento de óleo 18a e a abertura de exaustão de óleo 18b forem fornecidas no mesmo lado do corpo principal 14, o usuário pode substituir o óleo de motor sem ter que alterar a direção do cortador acionado por motor 10 ou alterar a posição de um indivíduo em relação ao cortador acionado por motor 10. Além disso, desde que a abertura de suprimento de óleo 18a e a abertura de exaustão de óleo 18b possam ser confirmadas visualmente de maneira simultânea, é possível evitar um erro como o contínuo suprimento do óleo de motor a partir da abertura de suprimento de óleo 18a ao esquecer-se de fechar a abertura de exaustão de óleo 18b. Em adição, desde que a abertura de suprimento de óleo 18a e a abertura de exaustão de óleo 18b sejam dispostas no lado direito (lado do acionamento) do corpo principal 14, a abertura de suprimento de óleo 18a e a abertura de exaustão de óleo 18b não ficarão no caminho do usuário posicionado no lado esquerdo oposto (lado do usuário).
Em adição ao que foi mencionado acima, com o cortador acionado por motor 10, o acionador de partida 44, a alavanca de arranque 42 e a abertura de suprimento de combustível 40 também são fornecidas no lado direito (lado do acionamento) do corpo principal 14. Em conformidade, a existência do acionador de partida 44, a alavanca de arranque 42 e a abertura de suprimento de combustível 40 não ficarão no caminho do usuário posicionado no lado esquerdo oposto (lado do usuário). Em conformidade, com o cortador acionado por motor 10 dessa modalidade, a abertura de suprimento de óleo 18a, a abertura de exaustão de óleo 18b, o acionador de partida 44, a alavanca de arranque 42 e a abertura de suprimento de combustível 40 são todos fornecidos no lado direito (lado do acionamento) do corpo principal 14 em que o braço do cortador 56 é posicionado. Em conformidade, conforme mostrado na Figura 2, um grande côncavo-convexo não existe no lado esquerdo (lado do usuário) do corpo principal 14 em comparação ao lado direito (lado do acionamento) do corpo principal 14. Consequentemente, o usuário pode desempenhar de maneira confortável operações sem ter que considerar o côncavo-convexo do corpo principal 14.
A estrutura interna do compartimento 20 será explicada agora. Conforme mostrado na Figura 4, uma trajetória de fluxo mostrada com a seta F na Figura 4 é formada no compartimento 20 e a estrutura é tal que o ar introduzido da janela de entrada 22a da cobertura de topo 22 passe através do compartimento 20 e seja suprido para o motor 18 via um tubo de conexão de entrada 62. O compartimento 20 é dotado internamento de um pré-filtro 68, um filtro principal 70 e um carburador 74 ao longo da trajetória de fluxo antecedente F. O pré-filtro 68 é posicionado entre a cobertura de topo 22 e a cobertura de filtro 24 e o filtro principal 70 é posicionado entre a cobertura de filtro 24 e o corpo principal do compartimento 26. Assim, o pré-filtro 68 é posicionado no lado superior do filtro principal 70 em um estado em que o cortador acionado por motor 10 é montado sobre o plano horizontal Η. O ar introduzido da janela de entrada 22a passa através do pré-filtro 68 e o filtro principal 70 nessa ordem, e a poeira contida no mesmo é removida (ou filtrada). Aqui, após o ar ter passado através do lado inferior para o lado superior do pré-filtro 68, esse flui ao longo da superfície interna da cobertura de topo 22 e da cobertura de filtro 24 e passa através do filtro principal .70 após alteras sua direção de fluxo para aproximadamente 270 graus.
O ar que passou através do filtro principal 70 passa subseqüentemente através do carburador 74. O carburador 74 mistura o ar que passou através do filtro principal 70 com o combustível. O carburador 74 é um carburador de uso geral e inclui uma válvula de regulagem, uma válvula de verificação, um suspiro e similares. O ar que foi misturado com o combustível no carburador 74 (chamado de mistura de ar-combustível) que passa através do tubo de conexão de entrada 62 é suprido para o motor 18. Observa-se que o tubo de conexão de entrada 62 é posicionado na parte externa do compartimento 20. Além disso, a Figura 4 mostra o respiradouro 64 no lado superior do tubo de conexão de entrada 62. O respiradouro 64 se estende do motor 18 e me conectado a um separador de óleo 82 descrito posteriormente. Observa-se que o respiradouro 64 é uma tubulação para eliminar o gás por sopro descarregado dentro da cobertura trancada no motor 18 e é conectado a uma trajetória circulatória do óleo de motor incluindo um compartimento de manivela dentro do motor 18.
O cortador acionado por motor 10 dessa modalidade adota o motor de quatro tempos 18. Com o motor de quatro tempos, a porta de entrada é fornecida no cabeçote cilíndrico e o carburador 74 conectado à porta de entrada é posicionado relativamente no lado superior. Assim, se o filtro principal 70 for posicionado no lado superior do carburador 74, o filtro principal 70 se projetará consideravelmente em direção ao lado superior em relação ao motor 18, e a altura do cortador acionado por motor 10 é aumentada. Assim, com o cortador acionado por motor 10 dessa modalidade, conforme mostrado na Figura 4, o filtro principal 70 e o carburador 74 são dispostos para se alinharem sobre uma linha reta ao longo da direção de fluxo do ar que passa através do filtro principal 70 e do carburador 74. Especificamente, o carburador 74 é posicionado no lado traseiro do motor 18 e o filtro principal 70 é posicionado no lado traseiro do carburador 74. De acordo com esse tipo de disposição e estrutura, mesmo se o motor de quatro tempos 18 for adotado, a altura do cortador acionado por motor 10 pode ser mantida relativamente pequena.
Conforme mostrado na Figura 4, com o cortador acionado por motor 10 dessa modalidade, um filtro principal relativamente grande 70 é adotado e uma parte do filtro principal 70 se projeta em direção ao lado superior da pega traseira 28. Consequentemente, a superfície traseira do compartimento 20 (porção da cobertura de filtro 24) também se projeta em um formato convexo no lado superior da pega traseira 28. Em conformidade, se uma parte ou a totalidade do filtro principal 70 for disposta para se projetar para cima alcançando o lado superior da pega traseira 28, um filtro principal grande 70 pode ser montado. Como um resultado da montagem do filtro principal grande 70, o filtro principal 70 não obstrui facilmente e o usuário precisa limpar o filtro principal 70 com menos freqüência. Observa-se que, mesmo se a superfície traseira do compartimento 20 se projetar no formato convexo no lado superior da pega traseira 28, isso não interferirá na mão do usuário que agarrará a pega traseira 28. Se tal interferência se tornar um problema, o ângulo da pega traseira 28 pode ser ajustado.
Observa-se que, com o cortador acionado por motor convencional, o motor de dois tempos é adotado. Com o motor de dois tempos, a porta de entrada é fornecida no bloco cilíndrico e o carburador conectado à porta de entrada é posicionado relativamente baixo. Consequentemente, com o cortador acionado por motor convencional, o filtro principal 70 é disposto no lado superior do carburador 74 e a redução do tamanho do cortador acionado por motor é, assim, almejada (por exemplo, com referência à publicação do pedido de patente japonesa N°2007- 528792).
Conforme mostrado na Figura 4, com o cortador acionado por motor 10, quando o cortador acionado por motor 10 é montado sobre o plano horizontal Η, o projeto é tal que um eixo geométrico central C do cilindro do motor 18 seja angulado em direção ao carburador 74 em relação a uma direção vertical V. Se o motor 18 for disposto conforme descrito acima, o carburador 74 e o filtro principal 70 conectado ao motor 18 podem ser posicionados ainda mais baixos. Consequentemente, a altura do cortador acionado por motor 10 pode ser reduzida. Em adição, visto que o motor de quatro tempos inclui um mecanismo de operação por válvula acima do cabeçote cilíndrico e o coletor de óleo abaixo do compartimento de manivela, sua altura é relativamente maior em comparação ao motor de dois tempos, e existe uma possibilidade de que isso possa causar o alargamento do cortador acionado por motor 10. Com relação a esse ponto, também, se o motor 18 for angulado e posicionado conforme descrito acima, o cortador acionado por motor 10 pode ser projetado para ser compacto.
Conforme mostrado na Figura 4 e Figura 5, um bráquete de filtro 72 é fornecido entre o filtro principal 70 e o carburador 74. O bráquete de filtro 72 guia o ar que passa através do filtro principal 70 para o carburador 74. O bráquete de filtro 72 é fixado ao corpo principal do compartimento 26 e retém o filtro principal 70 em uma posição fixa.
Conforme mostrado na Figura 5 e Figura 6, o bráquete de filtro 72 é fixado no corpo principal do compartimento 26 junto com a cobertura de filtro 24 com um pino mútuo 84. De acordo com essa estrutura, é possível simplificar a estrutura e reduzir o número de componentes em comparação com a estrutura em que o bráquete de filtro 72 e a cobertura de filtro 24 são separadamente fixadas e a redução do tamanho adicional do cortador acionado por motor 10 pode ser almejada. Em adição, o processo de montagem do cortador acionado por motor 10 pode ser simplificado. Observa-se que, embora não mostrado na Figura 4 e Figura 5, conforme descrito posteriormente, o carburador 74, a montagem do carburador 66, o tubo de conexão de entrada 62 e similares são montados no bráquete de filtro 72 em avanço. Além disso, um filtro principal 70 é disposto entre a cobertura de filtro 24 e o bráquete de filtro 72 mediante a montagem do mesmo.
Conforme mostrado na Figura 4, o compartimento 20 inclui uma montagem do carburador 66 na qual o carburador 74 é fixado. A montagem do carburador 66 é montada em uma porção de entalhe 26a do corpo principal do compartimento 26 mostrada na Figura 4 e Figura 5, e configura uma parte da parede externa do compartimento 20. A montagem do carburador 66 é montada sobre o corpo principal do compartimento 26 via um membro de vedação 76. O membro de vedação 76 é um membro elástico formado com um material que tenha elasticidade. Nessa modalidade, como um exemplo, o membro de vedação 76 é formado com um material polimérico (mais especificamente um material de borracha). A montagem do carburador 66 pode ser deslocada em relação ao corpo principal do compartimento 26 com base na deformação do membro de vedação 76.
A Figura 7 mostra um grupo de componentes que é montado na montagem do carburador 66. Conforme mostrado na Figura 7, o bráquete de filtro 72 e o tubo de conexão de entrada 62 são montados na montagem do carburador 66 em adição ao carburador 74. Aqui, o bráquete de filtro 72 e o carburador 74 e a montagem do carburador 66 e o tubo de conexão de entrada 62 são montados mutuamente com um pino mútuo 80. Observa-se que uma gaxeta 78 é disposta entre o bráquete de filtro 72 e o carburador 74 mediante a montagem do grupo de componentes disposto acima, e um membro de vedação 76 é disposto na borda periférica da montagem do carburador 66.
Conforme mostrado na Figura 7, a montagem do carburador 66 inclui duas porções de viga de sustentação 66b que se projetam em direção do carburador 74. As porções de viga de sustentação 66b sustentam o carburador 74 do fundo e retém o carburador 74 na posição de montagem após a montagem do bráquete de filtro 72 para a montagem do carburador 66 como carburador 74 interposto entre os mesmos. Como resultado da porção de viga de sustentação 66b que retém o carburador 74, o operador, para realizar tal montagem, pode facilmente realizar o processo de montagem sem ter que sustentar o carburador 74 com o auxílio de uma das mãos.
Conforme mostrado na Figura 7, a montagem do carburador 66 é formada com uma porção de recesso 66c. A porção de recesso 66c é formada sobre uma superfície que está posicionada sobre o lado do carburador 74 Conforme mostrado na Figura 8, a porção de recesso 66c está voltada para o braço 74c que abre e fecha a válvula reguladora do carburador 74, e evita que o braço 74c entre em contato com a montagem do carburador 66. Conforme descrito acima, como resultado da formação da porção de recesso 66c em uma faixa voltada para o braço 74c, o espaço entre a montagem do carburador 66 e o bráquete de filtro 72 pode se destinar a ser estreito, e a redução de tamanho do cortador acionado por motor 10 pode, assim, ser almejada.
O bráquete de filtro 72 está fixado à montagem do carburador 66 com o carburador 74 interposto entre isto conforme mostrado na Figura 7 e, após isto, fixado ao corpo principal do compartimento 26 conforme mostrado na Figura 5 e Figura 6. No presente documento, a montagem do carburador 66 está montada sobre a porção de entalhe 26a do corpo principal do compartimento 26 através do membro de vedação 76. Em conformidade, mesmo se há um erro de dimensão no bráquete de filtro 72, o corpo principal do compartimento 26 e a montagem do carburador 66, o bráquete de filtro 72 pode ser fixado apropriadamente ao corpo principal do compartimento 26 através da montagem do carburador 66 que desloca subordinadamente de acordo com o corpo principal do compartimento 26 a fim de compensar pelo erro de dimensão.
A Figura 9 e a Figura 10 mostram uma relação de conexão concernente a uma trajetória de fluxo constituída pelo bráquete de filtro 72, pelo carburador 74, pela montagem do carburador 66 e pelo membro de vedação 76. Conforme mostrado na Figura 9 e na Figura 10, quando o bráquete de filtro 72 estiver montado à montagem do carburador 66 com o carburador 74 intervindo entre isto, uma abertura 72a do bráquete de filtro 72 está conectada a uma abertura 66a da montagem do carburador 66 através de uma trajetória principal 74a do carburador 74.
Conforme mostrado na Figura 9 e na Figura 10, um separador de óleo 82 está integralmente formado ao bráquete de filtro 72. Mais adicionalmente, o separador de óleo 82 se projeta do bráquete de filtro 72 em direção ao carburador 74. Em um caso onde a estrutura é tal que o separador de óleo 82 se projeta em direção ao filtro principal 70, não é possível evitar que o separador de óleo 82 interfira no filtro principal 70, e é necessário projetar o bráquete de filtro 72 para que seja suficientemente maior que o separador de óleo 82. Entretanto, se a estrutura for tal que o separador de óleo 82 se projeta em direção ao carburador 74, o separador de óleo 82 pode ser facilmente fornecido em uma posição que não interfere no carburador 74 sem ter que aumentar o bráquete de filtro 72.
Conforme mostrado na Figura 9 e na Figura 10, o membro de vedação 76 é formado com dois orifícios atravessantes 76a. A posição dos dois orifícios atravessantes 76a corresponde à posição de duas porções de bico 82a do separador de óleo 82. No presente documento, a porção de bico 82a do separador de óleo 82 é uma abertura de conexão que se projeta em um formato tubular com uma aleta, e um furo atravessante 76a do membro de vedação 76 é uma abertura de recepção para receber a porção de bico 82a. Notar que a periferia 76b, 76c do furo atravessante 76a se projeta em um formato tubular por uma aleta na frente e atrás do membro de vedação 76. De acordo com a configuração precedente, quando o bráquete de filtro 72 estiver montado à montagem do carburador 66 com o carburador 74 interposto entre isto, conforme mostrado na Figura 11, as respectivas porções de bico 82a do separador de óleo 82 são automaticamente conectadas aos orifícios atravessantes correspondentes 76a do membro de vedação 76 de dentro do compartimento 20. Subseqüentemente, quando os respectivos tubos de respiração 64 estão conectados aos orifícios atravessantes 76a do membro de vedação 76 de fora do compartimento 20, e o separador de óleo 82 e o tubo de respiração 64 se tornam mutuamente conectados através dos orifícios atravessantes 76a. Conforme descrito acima, de acordo com a estrutura desta modalidade, o difícil processo de conectar o separador de óleo 82 ao tubo de respiração 64 dentro do espaço limitado no compartimento 20 não é mais necessário. Notar que, conforme mostrado na Figura 11, o tubo de respiração 64 está conectado ao furo atravessante 76a do membro de vedação 76 através de uma junta 65. No entanto, o tubo de respiração 64 também pode estar diretamente conectado ao furo atravessante 76a do membro de vedação 76 sem o uso de uma junta 65.
Conforme mostrado na Figura 10, o carburador 74 é fornecido com um bico de mangueira 74b conectado a um suspiro. A extremidade distai do bico de mangueira 74b se estende em direção ao bráquete de filtro 72. Entretanto, o bráquete de filtro 72 é dotado de uma abertura de conexão de suspiro 72b em uma posição que corresponde ao bico de mangueira 74b. De acordo com estrutura precedente, quando o bráquete de filtro 72 está montado à montagem do carburador 66 com o carburador 74 interposto entre isto, o bico de mangueira 74b do carburador 74 é automaticamente conectado à abertura de conexão de suspiro 72b do bráquete de filtro 72. Em conformidade, o difícil processo de conectar o bico hospedeiro 74b do carburador 74 à abertura de conexão de suspiro 72b do bráquete de filtro 72 com o uso de um tubo ou similar dentro do espaço limitado no compartimento 20 não é mais necessário.
A estrutura de montagem da alavanca do acelerador 30 e da alavanca do comutador 32 é explicada neste momento com referência à Figura 4, à Figura 12 e à Figura 13. Conforme mostrado na Figura 4, a alavanca do acelerador 30 é sustentada com o eixo 34, e está ao redor de forma oscilante do eixo 34. A alavanca do acelerador 30 está conectada à válvula reguladora do carburador 74 através de um elo 30a. Mais adicionalmente, a alavanca do comutador 32 também está montada sobre o mesmo eixo 34 em adição à alavanca do acelerador 30. A alavanca do comutador 32 também está ao redor de forma oscilante do eixo 34. A alavanca do comutador 32 está conectada à válvula estranguladora do carburador 74 através do elo 32a.
Figura 12 mostra um estado no qual a alavanca do acelerador 30 e a alavanca do comutador 32 estão montadas ao corpo principal do compartimento 26, e a Figura 13 mostra um estado no qual as mesmas estão desmontadas. Conforme mostrado na Figura 12 e na Figura 13, o corpo principal do compartimento 26 é formado com um sulco de recepção de eixo 26b que se estende na direção axial do eixo 34. O sulco de recepção de eixo 26b retém o eixo 34 na sua direção radial. Já que o lado superior do sulco de recepção de eixo 26b está aberto, o eixo 34 pode facilmente ser ajustado no sulco de recepção de eixo 26b. Em particular, o eixo 34 pode ser ajustado no sulco de recepção de eixo 26b em um estado no qual a alavanca do acelerador 30, um membro de mola 30b e a alavanca do comutador 32 estão montados sobre o eixo 34 na frente.
No presente documento, quando o usuário opera a alavanca do acelerador 30 ou a alavanca do comutador 32, as respectivas alavancas 30, 32 aplicam força a jusante ao eixo 34. Entretanto, a direção de abertura do sulco de recepção de eixo 26b está voltada para o lado superior. Em conformidade, já que a direção de abertura do sulco de recepção de eixo 26b e a direção que o eixo 34 recebe a força das respectivas alavancas 30, 32 são mutuamente diferentes, o eixo 34 é retido de forma segura através do sulco de recepção de eixo 26b, e o comportamento das respectivas alavancas 30, 32 é assim estabilizado.
Em adição, com esta modalidade, o sulco de recepção de eixo 26b é dividido em duas seções, e a estrutura é de tal modo que um espaço que circunda o eixo 34 seja formado entre os dois sulcos de recepção de eixo 26b. Em conformidade, se a estrutura é de tal modo que um ou mais sulcos de recepção de eixo 26b sejam fornecidos apenas na direção do comprimento de uma parte do eixo 34, e seja formado espaço ao redor do eixo 34 em uma faixa de comprimento remanescente, o eixo 34 que é montado sobre os sulcos de recepção de eixo 26b pode ser facilmente removido.
Conforme mostrado na Figura 12 e na Figura 13, o bráquete de filtro 72 é formado com uma porção de retenção de eixo 72c em dois locais. As porções de retenção de eixo 72c entram em contato com o eixo 34 retido através dos sulcos de recepção de eixo 26b da direção de abertura dos sulcos de recepção de eixo 26b (lado superior nesta modalidade). De acordo com esta estrutura, é possível evitar que o eixo 34 retido através dos sulcos de recepção de eixo 26b se mova e ou solte dos sulcos de recepção de eixo 26b sem a obrigação de fornecer um membro separado para segurar o eixo 34. Mais adicionalmente, como resultado do bráquete de filtro 72 fixado ao corpo principal do compartimento 26 entrando em contato com o eixo 34 sustentado de forma similar pelo corpo principal do compartimento 26, o bráquete de filtro 72 também funciona como um pilar (ou viga) de sustentação dentro do compartimento 20, e é capaz de aprimorar de forma significante a rigidez do compartimento 20.
Conforme mostrado na Figura 12 e na Figura 13, o corpo principal do compartimento 26 é dotado de um par de porções determinantes de posição de eixo 26c que está voltado, respectivamente, para as extremidades respectivas do eixo 34. De acordo com esta estrutura, é possível evitar que o eixo 34 retido através dos sulcos de recepção de eixo 26b se mova na direção axial e se desconecte dos sulcos de recepção de eixo 26b sem a obrigação de fornecer um membro de retenção como um anel de trava para o eixo 34.
A configuração da proteção 50 é explicada neste momento com referência à Figura 14 até a Figura 19. A Figura 14 é um diagrama que mostra o lado direito da proteção 50, a Figura 15 é um diagrama que mostra o lado da frente da proteção 50 e a Figura 16 é um diagrama que mostra o lado inferior da proteção 50. Mais adicionalmente, a Figura 17 é uma seção transversal da linha XVII-XVII na Figura 14, e a Figura 18 é uma seção transversal da linha XVIII-XVIII na Figura 16. A Figura 19 mostra um estado onde uma peça de trabalho W é cortada com o cortador acionado por motor 10. No presente documento, uma linha reta S nos desenhos mostra um plano giratório da lâmina de disco 12. O plano giratório S é um plano virtual onde a lâmina de disco giratória 12 está posicionada, e é um plane que está perpendicular ao eixo geométrico giratório da lâmina de disco 12 e que inclui a lâmina de disco 12. No entanto, já que a lâmina de disco 12 tem uma espessura limitada, o plano giratório S é definido para corresponder a posição de uma superfície de extremidade da lâmina de disco 12. Mais adicionalmente, uma seta D na Figura 19 mostra a trajetória em que as lascas da peça de trabalho W irão se espalhar.
A proteção 50 compreende uma superfície de proteção 90, um par de roletes 52, e uma porção de perna frontal 54. A porção de perna frontal 54 é moldada de tal modo que sua porção de canto 54a seja formada como uma superfície curvada de modo que o usuário possa facilmente angular o cortador acionado por motor 10. O par de roletes 52 é disposto coaxialmente ao plano giratório S da lâmina de disco 12 interposta entre isto, e o eixo geométrico giratório disto está paralelo ao eixo geométrico giratório da lâmina de disco 12. A superfície de proteção 90 é fornecida entre o par de roletes 52. A superfície de proteção 90 é uma superfície curvada em formato de sulco formada sobre a proteção 50, e se estende ao longo do plano giratório S da lâmina de disco 12.
Conforme mostrado na Figura 18, a superfície de proteção 90 tem uma superfície inclinada que, basicamente, está voltada obliquamente a jusante em direção ao lado da frente. Especificamente, a superfície de proteção 90 é inclinada para ser separada da superfície da peça de trabalho enquanto o lado da frente posição está mais próximo à lâmina de disco 12. A superfície de proteção 90 repele as lascas da peça de trabalho que se espalharam da lâmina de disco 12 em direção ao lado inferior do corpo principal 14. Consequentemente, é possível evitar que as lascas da peça de trabalho que se espalharam da lâmina de disco 12 no corpo principal 14 sejam repelidas em direção ao usuário. Notar que a proteção 50 é formada com uma pluralidade de protrusões de posicionamento 50a, e está configurada de modo que possa ser facilmente montada ao corpo principal 14. No presente documento, a superfície de proteção 90 pode ser formada como uma superfície que é livre de côncavo-convexo ou uma superfície com pouco côncavo- convexo de modo que as lascas da peça de trabalho sejam suavemente guiadas para o lado inferior do corpo principal 14. No entanto, em outra modalidade, podem ser fornecidos sulcos e protrusões intencionalmente para guiar as lascas da peça de trabalho para uma direção específica.
A superfície de proteção 90 tem formatos diferentes em um faixa do lado esquerdo (lado do usuário) 90a e uma faixa do lado direito (lado de acionamento) 90b com o plano giratório S como o limite. Especificamente, a superfície de proteção 90 tem um formato assimétrico com o plano giratório S como o limite. Consequentemente, a superfície de proteção 90 repele as lascas espalhadas da lâmina de disco 12 assimetricamente ao plano giratório S da lâmina de disco 12.
Em particular, com a superfície de proteção 90 desta modalidade, conforme mostrado na Figura 17, o vetor normal N está inclinado em direção ao plano giratório S de modo que esteja voltado para o plano giratório S em toda a faixa do lado esquerdo (lado do usuário) 90a. Para expressar isto de forma diferente, na faixa do lado esquerdo (lado do usuário) 90a da superfície de proteção 90 formada em um formato de sulco, a profundidade se trona estreita enquanto se separa do plano giratório S. Em conformidade, na faixa do lado esquerdo (lado do usuário) 90a, as lascas que espalharam da lâmina de disco 12 são repelidas em direção ao plano giratório S. Especificamente, as lascas que se espalharam da lâmina de disco 12 para o lado esquerdo (lado do usuário) pode ser repelidas em direção ao lado direito (lado de acionamento). Consequentemente, muitas das lascas que se espalharam da lâmina de disco 12 são repelidas para o lado direito (lado de acionamento) do corpo principal 14. O usuário pode usar o cortador acionado por motor 10 confortavelmente sem ser obstruído pelas lascas como resultado do próprio posicionamento sobre o lado esquerdo (lado do usuário) como lado oposto.
O formato da superfície de proteção 90 descrita acima é um exemplo, e o formato da superfície de proteção 90 não se limita a isto. O formato será suficiente por isso desde que a maioria das lascas que se espalharam da lâmina de disco 12 possam ser repelidas para o lado direito (lado de acionamento) do corpo principal 14 e, por exemplo, o ângulo, a profundidade e a área da superfície de proteção 90 possam ser alterados entre a faixa do lado esquerdo (lado do usuário) 90a e a faixa do lado direito (lado de acionamento) 90b.
Conforme mostrado na Figura 19, o usuário pode mover o cortador acionado por motor 10 ao longo da superfície da peça de trabalho W em um estado que faça com que o par de roletes 52 entre em contato com a superfície da peça de trabalho W e se alinhe ao cortador acionado por motor 10 em direção à superfície da peça de trabalho W. No presente documento, mesmo se há um obstáculo (por exemplo, um fragmento da peça de trabalho W ou uma protrusão da peça de trabalho W) sobre a superfície da peça de trabalho W, é possível transpor o obstáculo ao alinhar a superfície de proteção 90. Em particular, com o cortador acionado por motor 10 desta modalidade, o par de roletes 52 é usado como o fulcro e, mesmo quando o cortador acionado por motor 10 está completamente angulado em direção à superfície da peça de trabalho W (estado da Figura 19), a superfície de proteção 90 está inclinada para se separar da superfície da peça de trabalho W enquanto se aproxima da lâmina de disco 12 (lado da frente). Especificamente, uma altura T da superfície da peça de trabalho W para a superfície de proteção 90 se torna maior quando se aproxima da lâmina de disco 12 (lado da frente). De acordo com esta estrutura, sem levar em consideração o ângulo quando o cortador acionado por motor 10 estiver angulado em direção à superfície da peça de trabalho W, é possível transpor o obstáculo que existe sobre a superfície da peça de trabalho W com base na inclinação da superfície de proteção 90.

Claims (7)

REIVINDICAÇÕES
1. Cortador acionado por motor portátil (10), que compreende: uma lâmina de disco (12); e um motor (18) que aciona a lâmina de disco (12), CARACTERIZADO pelo fato de que o motor (18) é um motor de quatro tempos.
2. Cortador acionado por motor portátil (10), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda: um filtro (70) através do qual o ar fornecido ao motor de quatro tempos(18) passa; um carburador (74) que mistura combustível e o ar que passou através do filtro (70); e um compartimento (20) que aloja o filtro (70) e o carburador (74), sendo que o filtro (70) e o carburador (74) estão dispostos alinhados sobre uma linha reta ao longo de uma direção de fluxo do ar que atravessa o filtro (70) e o carburador (74).
3. Cortador acionado por motor portátil (10), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda: uma pega (28) que permite ao usuário agarrar; sendo que o filtro (70), o carburador (74) e a pega (28) estão dispostos opostos à lâmina de disco (12) com o motor de quatro tempos(18) interferindo entre isto, e pelo menos uma parte do filtro (70) está posicionada acima da pega (28) quando o cortador acionado por motor (10) for colocado sobre um plano horizontal (H).
4. Cortador acionado por motor portátil (10), de acordo com a reivindicação 2 ou 3, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda: um pré-filtro (68) que está posicionado acima do filtro (70) quando o cortador a motor (10) for colocado sobre um plano horizontal (H), sendo que o ar fornecido ao motor de quatro tempos(18) muda sua direção de fluxo por pelo menos 180 graus após ter atravessado o pré-filtro (68), e atravessa o filtro (70) após mudar na direção de fluxo.
5. Cortador acionado por motor portátil (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que: o motor de quatro tempos(18) está angulado em direção ao carburador (74) em relação a uma direção vertical (V) quando o cortador a motor (10) for colocado sobre um plano horizontal (H).
6. Cortador acionado por motor portátil (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 5, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda: a bráquete de filtro (72) colocado entre o filtro (70) e o carburador (74), em que o bráquete de filtro (72) guia o ar que passou pelo filtro (70) para o carburador (74), sendo que o compartimento (20) inclui um corpo principal do compartimento (26) ao qual o bráquete de filtro (72) está fixado, e uma cobertura de filtro (24) conectada ao corpo principal do compartimento (26) para cobrir o bráquete de filtro (72) e o filtro (70), e o bráquete de filtro (72) e a cobertura de filtro (24) estão fixados ao corpo principal do compartimento (36) através de um membro de fixação mútuo (84).
7. Cortador acionado por motor portátil (10), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o compartimento (20) inclui, ainda, a montagem do carburador (66) a qual o bráquete de filtro (72) está conectado com o carburador (74) interveniente entre isto, e a montagem do carburador (66) está conectada ao corpo principal do compartimento (26) através de um membro elástico (76).
BRPI1101045-2A 2010-03-03 2011-03-03 cortador acionado por motor BRPI1101045B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010-046692 2010-03-03
JP2010046692A JP5457886B2 (ja) 2010-03-03 2010-03-03 エンジンカッター

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1101045A2 true BRPI1101045A2 (pt) 2012-09-18
BRPI1101045B1 BRPI1101045B1 (pt) 2020-11-24

Family

ID=44117281

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101045-2A BRPI1101045B1 (pt) 2010-03-03 2011-03-03 cortador acionado por motor

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8793885B2 (pt)
EP (3) EP2529869B1 (pt)
JP (1) JP5457886B2 (pt)
CN (1) CN102189604B (pt)
BR (1) BRPI1101045B1 (pt)
RU (1) RU2011108232A (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5470095B2 (ja) 2010-03-03 2014-04-16 株式会社マキタ エンジンカッター
JP5414573B2 (ja) 2010-03-03 2014-02-12 株式会社マキタ エンジンカッター
JP5457887B2 (ja) 2010-03-03 2014-04-02 株式会社マキタ エンジンカッター
JP5457886B2 (ja) * 2010-03-03 2014-04-02 株式会社マキタ エンジンカッター
JP5479158B2 (ja) 2010-03-03 2014-04-23 株式会社マキタ エンジンカッター
US20140216228A1 (en) * 2013-02-01 2014-08-07 Milliken & Company Tool support assembly
SE541380C2 (en) * 2017-05-03 2019-09-10 Husqvarna Ab Power tool comprising a draining channel
CN111096145B (zh) * 2018-10-25 2023-10-31 株式会社久保田 作业机
EP3733352A1 (de) * 2019-04-29 2020-11-04 Hilti Aktiengesellschaft Schutzvorrichtung für ein werkzeuggerät, sowie system, das eine schutzvorrichtung und ein werkzeuggerät umfasst
EP4008491A1 (de) * 2020-12-04 2022-06-08 Hilti Aktiengesellschaft Werkzeugmaschine mit einem ersten griff, einem zweiten griff und einem hauptkörper

Family Cites Families (57)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2714376A (en) * 1951-11-03 1955-08-02 Continental Motors Corp Power plants
US2693789A (en) * 1953-05-11 1954-11-09 Briggs & Stratton Corp Air-cooled internal-combustion engine
US3748660A (en) * 1971-03-17 1973-07-31 Peham Plastics Inc Miniature hats
US4345353A (en) * 1979-07-23 1982-08-24 Tennant Company Filtering device
JPS6114403Y2 (pt) * 1980-03-26 1986-05-06
SE431523B (sv) * 1980-06-09 1984-02-13 Electrolux Ab Motorsag
DE3239986A1 (de) * 1982-10-28 1984-05-03 Robert Bosch Gmbh, 7000 Stuttgart Handwerkzeugmaschine mit einem kreisscheibenfoermigen werkzeug
DE3546028C2 (de) * 1985-12-24 1995-09-28 Stihl Maschf Andreas Luftfilter für ein Motorgerät
JPS63130659A (ja) 1986-11-21 1988-06-02 Mitsubishi Gas Chem Co Inc 耐衝撃性に優れた樹脂組成物
JPH08522Y2 (ja) * 1987-02-19 1996-01-10 三菱農機株式会社 気化器の取付構造
JPH01101726U (pt) 1987-12-25 1989-07-10
DE4120875C2 (de) * 1991-06-21 2000-06-08 Stihl Maschf Andreas Motorkettensäge mit im Kettenraddeckel integrierter Bremsvorrichtung
US5177871A (en) * 1991-10-08 1993-01-12 Textron Inc. Power tool belt tension system
JP3178922B2 (ja) * 1992-12-03 2001-06-25 小松ゼノア株式会社 エンジンの吸気装置
SE470567B (sv) * 1993-01-21 1994-08-29 Electrolux Ab Anordning vid kapmaskin, cirkelsågmaskin eller motsvarande
US5540210A (en) * 1994-02-03 1996-07-30 Jones; Stephen Adjustable guide for a power saw
DE4404465B4 (de) * 1994-02-11 2007-09-27 Fa. Andreas Stihl Handgeführtes Arbeitsgerät mit einem Filterkasten
DE9410988U1 (de) 1994-07-08 1994-09-15 Weber Maschinentechnik GmbH, 57334 Bad Laasphe Wasserberieselung für Fugenschneider
DE4427738B4 (de) * 1994-08-05 2005-11-24 Fa. Andreas Stihl Arbeitsgerät mit einem Verbrennungsmotor
US5738064A (en) * 1995-11-15 1998-04-14 Wci Outdoor Products, Inc. Vibration weld chassis assembly
JP3233018B2 (ja) 1996-05-15 2001-11-26 日立工機株式会社 電動カッタ
SE515594C2 (sv) * 1997-06-25 2001-09-03 Electrolux Ab Handmanövrerad kapmaskin med i maskinkroppen vridbart fästad handtagsbåge
JP3052653U (ja) 1998-03-26 1998-09-29 長岡技研株式会社 コンクリ−トカッタ−
DE19820029C2 (de) 1998-05-05 2000-06-15 Wacker Werke Kg Führungswagen für ein von Hand führbares Arbeitsgerät, insbesondere einen Trennschleifer
SE520988C2 (sv) * 1998-11-12 2003-09-16 Stihl Maschf Andreas Handfört arbetsredskap med generator
SE517633C2 (sv) * 1999-05-10 2002-06-25 Electrolux Ab Handhållen, förbränningsmotordriven kap- eller sågmaskin med ringformad klinga
US6561887B2 (en) * 2000-02-17 2003-05-13 Bao Shyan Lai Protective cover detachably installed on a cutting machine/engraving machine combination
DE20104536U1 (de) * 2001-03-16 2001-05-23 Andreas Stihl AG & Co., 71336 Waiblingen Handgeführtes, tragbares Arbeitsgerät mit Daumenstützen
DE10128612A1 (de) * 2001-06-13 2002-12-19 Stihl Maschf Andreas Handgeführtes Arbeitsgerät
US6568088B1 (en) * 2002-03-07 2003-05-27 Mathias Am Ende Wheel attachment for portable power cutting tools
US6736126B2 (en) * 2002-04-18 2004-05-18 Michael G. Schroer Glide plate overlay and glide plate assembly for a cutting saw and retrofit method for manufacturing same
US6748660B2 (en) 2002-05-15 2004-06-15 John P. Buser Debris-collection device for a power saw
JP2003334862A (ja) 2002-05-22 2003-11-25 T S Tec Kk 表皮接着成形シートのパターン溝成形用クランプ装置
US7699049B2 (en) * 2003-04-22 2010-04-20 Michael Burke Saw skid plate shield
DE10322640B4 (de) * 2003-05-20 2012-08-23 Andreas Stihl Ag & Co. Kg Handgeführtes Arbeitsgerät
DE10336873B4 (de) * 2003-08-11 2007-09-20 Hilti Ag Schutzhaubenanordnung
US7325526B2 (en) * 2003-11-21 2008-02-05 Husqvarna Outdoor Products Inc. Four-stroke engine system
EP1697078B1 (en) * 2003-12-09 2011-09-14 Husqvarna AB Portable working machine
DE202004007538U1 (de) 2004-05-07 2004-09-09 Schwarz, Thorsten Handkreissäge mit Verbrennungsmotor
DE202004007699U1 (de) * 2004-05-13 2004-07-15 Dolmar Gmbh Fußeinheit für Trennschleifer
DE102004058136B4 (de) * 2004-12-02 2020-12-10 Andreas Stihl Ag & Co. Kg Arbeitsgerät
JP4502837B2 (ja) * 2005-02-08 2010-07-14 富士重工業株式会社 傾斜型汎用エンジン
DE202005006371U1 (de) * 2005-04-20 2006-08-31 Dolmar Gmbh Trennschleifgerät
DE102005043118A1 (de) 2005-09-10 2007-03-15 Andreas Stihl Ag & Co. Kg Arbeitsgerät
JP2007176128A (ja) * 2005-12-28 2007-07-12 Komatsu Zenoah Co チェーンソー
JP4755505B2 (ja) * 2006-02-27 2011-08-24 本田技研工業株式会社 車両用燃料ポンプの配置構造
GB2450717A (en) * 2007-07-04 2009-01-07 Black & Decker Inc Power cutter including air filter cleaning mechanism
EP2011992B1 (en) 2007-07-04 2014-11-19 Black & Decker, Inc. Power cutter
GB2450720A (en) * 2007-07-04 2009-01-07 Black & Decker Inc Power cutter with pleated filter
US8272134B2 (en) * 2007-07-04 2012-09-25 Black & Decker Inc. Power cutter
US20090236900A1 (en) * 2008-01-19 2009-09-24 Joseph Eugene Due Dust and debris evacuator for cut-off saw
JP5062488B2 (ja) * 2008-06-13 2012-10-31 日立工機株式会社 エンジン
US8146574B2 (en) * 2009-02-11 2012-04-03 Cummins Filtration Ip, Inc. Engine air management system
US20100251867A1 (en) * 2009-04-01 2010-10-07 Ping Shao Saw having a coolant supply
JP2010285974A (ja) * 2009-06-15 2010-12-24 Hitachi Koki Co Ltd エンジン工具
JP5457886B2 (ja) 2010-03-03 2014-04-02 株式会社マキタ エンジンカッター
JP5608452B2 (ja) * 2010-07-14 2014-10-15 株式会社マキタ 作業機用エンジン及びこれを用いた作業機

Also Published As

Publication number Publication date
CN102189604A (zh) 2011-09-21
EP2535133B1 (en) 2016-07-20
BRPI1101045B1 (pt) 2020-11-24
EP2529869B1 (en) 2017-06-21
US20110214298A1 (en) 2011-09-08
EP2535133A1 (en) 2012-12-19
US8793885B2 (en) 2014-08-05
CN102189604B (zh) 2016-05-25
JP5457886B2 (ja) 2014-04-02
RU2011108232A (ru) 2012-09-10
JP2011177864A (ja) 2011-09-15
EP2363232A1 (en) 2011-09-07
EP2363232B1 (en) 2012-10-17
EP2529869A1 (en) 2012-12-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1101045A2 (pt) cortador acionado por motor
BRPI1101132A2 (pt) cortador acionado por motor
US8683706B2 (en) Engine-driven cutter
BRPI1101408A2 (pt) cortador acionado a motor
US8739418B2 (en) Engine-driven cutter
US8646418B2 (en) Four-stroke engine and working machine using the same
US20130068179A1 (en) Engine for portable working machine
JP2015086719A (ja) エンジン装置および携帯作業機
JP2011074878A (ja) ダイヤフラム式キャブレター用ガスケットおよびそれを備える4サイクルエンジンならびにその4サイクルエンジンを備えるエンジン工具
JP5515576B2 (ja) エンジンおよびそれを備えたエンジン工具
JP2011074877A (ja) 4サイクルエンジンおよびそれを備える刈払機ならびにエンジン工具
JP5413108B2 (ja) 4サイクルエンジンおよびそれを備えた刈払機ならびにエンジン工具
JP2011074875A (ja) 頭上弁式エンジンおよびそれを備えるエンジン工具

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1101045-2 PARA PP1101045-2.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/03/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: RECLASSIFICACAO AUTOMATICA - A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: A01D 101/00

Ipc: A01H 5/00 (2018.01), A01H 6/82 (2018.01)