BRPI0925041B1 - um dispositivo para atamento de um apoio para uma estrutura de veículo e um veículo compreendendo o dispositivo - Google Patents

um dispositivo para atamento de um apoio para uma estrutura de veículo e um veículo compreendendo o dispositivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0925041B1
BRPI0925041B1 BRPI0925041-7A BRPI0925041A BRPI0925041B1 BR PI0925041 B1 BRPI0925041 B1 BR PI0925041B1 BR PI0925041 A BRPI0925041 A BR PI0925041A BR PI0925041 B1 BRPI0925041 B1 BR PI0925041B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support
support surface
locking
locking member
tie
Prior art date
Application number
BRPI0925041-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Olsson Gustav
Wiktorsson Daniel
Söderström Hans
Original Assignee
Volvo Lastvagnar Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Volvo Lastvagnar Ab filed Critical Volvo Lastvagnar Ab
Publication of BRPI0925041B1 publication Critical patent/BRPI0925041B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D25/00Superstructure or monocoque structure sub-units; Parts or details thereof not otherwise provided for
    • B62D25/08Front or rear portions
    • B62D25/16Mud-guards or wings; Wheel cover panels
    • B62D25/168Mud guards for utility vehicles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D25/00Superstructure or monocoque structure sub-units; Parts or details thereof not otherwise provided for
    • B62D25/08Front or rear portions
    • B62D25/16Mud-guards or wings; Wheel cover panels
    • B62D25/163Mounting devices
    • B62D25/166Mounting devices by rods or other distance-keeping devices

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

UM DISPOSITIVO PARA ATAMENTO DE UM APOIO PARA UMA ESTRUTURA DE VEÍCULO E UM VEÍCULO COMPREENDENDO O DISPOSITIVO. A presente invenção se refere a um dispositivo (8) para atamento de um apoio (7) para uma estrutura de veículo (2) . O dispositivo (8) compreende um membro de atamento (9) configurado para ser atado para a estrutura de veículo (2) , em que o membro de atamento (9) compreende uma primeira superfície de suporte (15) para suporte de uma superfície superior (16) de uma primeira extremidade (17) do apoio (7) e uma segunda superfície de suporte (19) em uma distância a partir da primeira superfície de suporte (15) para suporte de uma superfície inferior do apoio (7) em uma distância a partir da primeira extremidade (17) do apoio (7). O dispositivo (8) compreende um membro de encaixe (10) para encaixe do apoio (7) contra a segunda superfície de suporte (19) . O membro de encaixe (10) é movivelmente disposto em relação para a segunda superfície de suporte (19) entre uma posição aberta e uma posição de encaixe. O membro de encaixe (10) é disposto de maneira que uma superfície de encaixe (20) do membro de encaixe (10) pode ser posicionada em uma distância suficiente a partir da segunda superfície de suporte (19) na posição aberta para possibilitar uma movimentação de articulação do apoio (7) em torno de um ponto de articulação (...).

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção se refere a um dispositivo para atamento de um apoio (esteio, escora) para uma estrutura de veiculo em concordância com o preâmbulo da reivindicação independente 1 posteriormente. A presente invenção é adicionalmente direcionada para um veiculo compreendendo o dispositivo de atamento.
[002] A presente irá posteriormente ser descrita para um veiculo pesado na forma de um veiculo de estrada de transportamento de carga na forma de um caminhão. Esta deveria, entretanto, unicamente ser considerada como uma possível aplicação, e a presente invenção pode, adicionalmente, ser aplicada em um veiculo de transportamento de pessoas, tal como um ônibus, uma máquina agricola ou uma máquina de trabalho para transportamento de carga, de material, de terra, etc.
PANORAMA DO ESTADO DA TÉCNICA
[003] No contexto de veículos de estrada de transportamento de carga se deslocando sobre rodas montadas com pneus, cada pneu externo do veiculo ou trailer possui uma cobertura arqueada ou pára-lama abrigando o topo do pneu para inibir borrifamento/sujeira se elevando/surgindo a partir do deslocamento sobre estradas molhadas e/ou sujas. O pára-lama é atado para a estrutura ou chassi do veiculo por intermédio do dispositivo de atamento.
[004] No futuro, os pneus tendem a ser mais largos, o que faz necessário pára-lamas mais largos e mais pesados. Existe, conseqüentemente, um desejo para se conseguir um dispositivo de atamento mais rigido. Adicionalmente, o dispositivo de atamento para suporte de um pára-lama é submetido para vibrações relativamente grandes/fortes durante o deslocamento/a viagem.
[005] A patente alemã número DE 198 10 252 apresenta um exemplo de um dispositivo para atamento de um apoio para uma estrutura de veiculo. 0 dispositivo compreende uma placa de base configurada para ser atada para a estrutura de veiculo, em que a placa de base compreende uma cavidade (um furo) para recepção de uma primeira extremidade do apoio. Uma placa encurvada inferior e uma placa encurvada superior se projetam a partir da placa de base a partir de laterais opostas da cavidade. A placa encurvada superior e a placa encurvada inferior são soldadas (caldeadas) para a placa de base e formam uma abertura cilíndrica em uma distância a partir da cavidade na placa de base. Durante montagem, a extremidade de apoio é introduzida por intermédio de uma movimentação linear do apoio através da abertura cilíndrica para a cavidade na placa de base, o que requer um alinhamento preciso do apoio com referida abertura cilíndrica e a cavidade durante montagem. O apoio é, depois disso, encaixado (travado) no lugar na abertura cilíndrica por intermédio de dois encaixes separados. Uma tal montagem pode ser dificil e dura para um operador devido para o fato de que o pára-lama pesado é pré-montado sobre o apoio quando o apoio é montado para a estrutura.
RESUMO DA INVENÇÃO
[006] Um objetivo da presente invenção é o de conseguir um dispositivo de atamento rigido, que cria condições para uma montagem facilitada.
[007] Este objetivo da presente invenção é conseguido em um dispositivo de atamento em concordância com a reivindicação independente 1 posteriormente. Por conseqüência, o objetivo da presente invenção é conseguido por um dispositivo para atamento de um apoio para uma estrutura de veiculo, em que o dispositivo compreende um membro de atamento configurado para ser rigidamente conectado para a estrutura de veiculo, em que o membro de atamento compreende uma primeira superfície de suporte para suporte de uma superfície superior de uma primeira extremidade do apoio e uma segunda superfície de suporte em uma distância a partir da primeira superfície de suporte para suporte de uma superfície inferior do apoio em uma distância a partir de uma primeira extremidade do apoio. 0 dispositivo de atamento compreende um membro de encaixe (trava) para encaixe (travamento) do apoio contra a segunda superfície de suporte. 0 membro de encaixe é movivelmente disposto em relação para a segunda superfície de suporte entre uma posição aberta e uma posição de encaixe. 0 membro de encaixe é disposto de maneira que uma superfície de encaixe do membro de encaixe pode ser posicionada em uma distância suficiente a partir da segunda superfície de suporte na posição aberta para possibilitar uma movimentação de articulação do apoio em torno de um ponto de articulação na primeira superfície de suporte para uma posição repousando sobre a segunda superfície de suporte durante montagem.
[008] Graças a um tal projeto movivel do membro de encaixe, o apoio com um pára-lama atado pode ser introduzido para sua posição intencionada de uma maneira facilitada. Adicionalmente, este projeto cria boas condições para um projeto do apoio e/ou do dispositivo de atamento que inibe afastamento indesejado do apoio a partir do membro de atamento depois que o apoio é posicionado em sua posição intencionada.
[009] Em uma primeira etapa de montagem, o membro de atamento é atado para uma lateral da estrutura, preferivelmente por intermédio de uma conexão de parafuso. Em uma segunda etapa de montagem, a extremidade de apoio é posicionada em contato com a primeira superfície de suporte com o apoio em uma posição inclinada; depois do que o apoio é articulado em torno de um eixo geométrico de articulação na primeira superfície de suporte para baixo (descendentemente) para sua posição intencionada em contato com a segunda superfície de suporte. 0 operador pode agora soltar (largar, deixar) o apoio, em que o peso de pára-lama do apoio e do pára-lama é suportado sozinho pelo membro de atamento. Depois disso, o membro de encaixe é posicionado sobre o apoio e apertado (preso) para o membro de atamento de maneira que o apoio é encaixado entre o membro de atamento e o membro de encaixe.
[010] Em concordância com uma concretização exemplificativa da presente invenção, o membro de encaixe é removivelmente disposto em relação para o membro de atamento. Graças para o fato do modo removível, o apoio pode ser posicionado em contato com o membro de atamento e é suportado (segurado) no lugar sozinho pelo membro de atamento com o encaixe removido e fora do caminho para as manobras do apoio.
[011] Em concordância com uma concretização exemplificativa adicional da presente invenção, o membro de encaixe é articuladamente disposto relativamente para o membro de atamento entre uma posição não apertada e referida posição de encaixe. Esta característica adicional facilita montagem, devido para o fato de que o membro de atamento proporciona suporte em um eixo geométrico de articulação para aperto do membro de encaixe em uma distância a partir do eixo geométrico de articulação. Em concordância com isso, o membro de encaixe é preferivelmente configurado para ser apertado para o membro de atamento por intermédio de um recurso de aperto em uma distância a partir do eixo geométrico de articulação entre o membro de encaixe e o membro de atamento.
[012] Em concordância com uma concretização exemplificativa adicional da presente invenção, o recurso de aperto é configurado de maneira que uma direção de aperto forma um ângulo obliquo para uma lateral de estrutura da estrutura de veiculo durante montagem. O espaço para acesso do dispositivo de atamento é, em muitas aplicações, limitado uma vez que o apoio, com o pára-lama atado, é atado para a estrutura e este projeto cria condições para um acesso suficiente do membro de encaixe para aperto do mesmo para o membro de atamento.
[013] Em concordância com uma concretização exemplificativa adicional da presente invenção, a segunda superfície de suporte compreende recurso para engate com o apoio para prevenção de que o apoio venha a qualquer afastamento a partir do membro de atamento antes que o membro de encaixe venha a ser apertado para o membro de atamento. Esta característica adicionalmente aperfeiçoa a montagem em que a mesma proporciona uma função segura. Por conseqüência, o operador pode soltar (deixar, largar) o apoio depois de introdução para sua posição intencionada e até mesmo deixar as circundâncias imediatas. Tal recurso de engate pode ser formado por uma interconexão de parte de macho - parte de fêmea, tal como uma configuração de crista de vale circunferencial no recurso de atamento e no apoio.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[014] A presente invenção irá ser explanada posteriormente em maiores detalhes, com referência para a concretização mostrada nos Desenhos acompanhantes, nos quais: Figura 1 é uma vista em perspectiva de um caminhão a partir de trás; Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma disposição dos pára-lamas no caminhão na Figura 1; Figura 3 é uma vista em perspectiva de um dispositivo para atamento de um apoio para a estrutura de veiculo em concordância com uma concretização da presente invenção; Figura 4 é uma vista ampliada (alçada) do dispositivo na Figura 3; Figura 5 A - 5D mostram um membro de atamento do dispositivo de atamento na Figura 3 em diferentes vistas; Figuras 6A - 6D mostram um membro de encaixe do dispositivo na Figura 3 em diferentes vistas; Figuras 7A - 7D mostram um apoio do dispositivo na Figura 3 em diferentes vistas; e Figuras 8-10 mostram três etapas em um método para montagem do apoio no dispositivo de atamento em uma vista esquemática, em perspectiva.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE UMA CONCRETIZAÇÃO PREFERIDA DA INVENÇÃO
[015] A Figura 1 mostra um caminhão (1) em uma vista em perspectiva a partir de trás. Mais precisamente, um trator de semitrailer (1) é mostrado na Figura 1. Um semitrailer pode ser conectado para o semitrator por intermédio de uma assim chamada quinta roda (101).
[016] 0 caminhão (1) compreende uma estrutura (2), na forma de dois membros laterais longitudinais substancialmente paralelos (3) , cada um dos quais com um perfil configurado em (U) , que são unidos por uma pluralidade de membros transversais (não mostrados). Os membros transversais e laterais são unidos juntamente por apertos (prendedores) de parafuso ou de rebite. Os membros laterais são proporcionados com uma configuração de cavidade (de furo) para atamento de diferentes componentes para a estrutura. Adicionalmente, a Figura 1 e a Figura 2 esquematicamente mostram uma disposição de pára-lama de rodas gêmeas (duplas) (4). 0/s pára-lama/s (6) está/estão conectado/s para a estrutura por intermédio de pelo menos um apoio (7) .
[017] A Figura 2 adicionalmente mostra um dispositivo (8) para atamento do apoio (7) para a estrutura (2) .
[018] A Figura 3 é uma vista em perspectiva do dispositivo (8) para atamento do apoio (7) para a estrutura (2) em concordância com uma concretização da presente invenção. 0 apoio (7) é aqui encaixado na posição em um assento no dispositivo de atamento (8).
[019] A Figura 4 mostra o dispositivo de atamento (8) e o apoio (7) em uma vista ampliada (alçada). Abaixo irá se fazer referência tanto para a Figura 3 e quanto para a Figura 4.
[020] O dispositivo de atamento (8) compreende um membro de atamento (9) e um membro de encaixe (10) . O membro de atamento (9) compreende uma porção de base (11) (ou placa de base) que é configurada para ser apertada para a estrutura (2). A porção de base (11) é proporcionada com uma pluralidade de cavidades (furos) (12), que são configuradas para serem emparelhadas com correspondentes cavidades em um membro lateral de referidos membros laterais de estrutura, em que um parafuso (13) é introduzido em cada par de cavidades para aperto do membro de atamento (9) para a estrutura (2). Mais especificamente, a porção de base (11) possui quatro cavidades nos cantos de um retângulo. Adicionalmente, a porção de base (11) compreende uma abertura na forma de uma cavidade de lado a lado (14). A parede definindo uma porção superior da cavidade (14) proporciona uma primeira superfície de suporte (15) para suporte de uma superfície superior (16) de uma primeira extremidade (17) do apoio (7).
[021] O membro de atamento (9) adicionalmente compreende uma porção de projeção (18) se projetando a partir da porção de base (11). A porção de projeção (18) compreende uma segunda superfície de suporte (19), que é posicionada em uma distância a partir da primeira superfície de suporte (15) para suporte de uma superfície inferior do apoio (7) em uma distância a partir da extremidade (17) do apoio (7) . A segunda superfície de suporte (19) forma uma estrutura encurvada com uma configuração cilíndrica, formando um assento para o apoio (7). Mais especificamente, a superfície encurvada (19) forma uma configuração parcialmente oval. A porção de base (11) e a porção de projeção (18) formam uma unidade de peça única. Preferivelmente, a porção de base (11) e a porção de projeção (18) formam uma peça fundida (moldada) única.
[022] O membro de encaixe (10) é configurado para encaixe do apoio (7) contra a segunda superfície de suporte (19) . 0 membro de encaixe (10) é movivelmente disposto em relação para a segunda superfície de suporte (19) entre uma posição aberta e uma posição de encaixe. Mais especificamente, o membro de encaixe (10) é removivelmente disposto em relação para o membro de atamento (9) . Por conseqüência, uma superfície de encaixe (20) do membro de encaixe (10) é posicionada em uma distância suficiente a partir da segunda superfície de suporte (19) na posição aberta para possibilitar uma movimentação de articulação do apoio (7) em torno de um ponto de articulação na cavidade (14) para uma posição repousando sobre a segunda superfície de suporte (19) durante montagem. Especialmente, o dispositivo de atamento (8) é configurado para uma movimentação de articulação do apoio (7) em um plano vertical. Mais especificamente, o dispositivo de atamento (8) é configurado para uma movimentação de articulação do apoio (7) com pelo menos 15° e preferivelmente com pelo menos 30°. Em concordância com a concretização da presente invenção mostrada, a posição aberta corresponde para aquela em que o membro de encaixe (10) é removido a partir do membro de atamento (9). A superfície de encaixe (20) forma uma estrutura encurvada com uma configuração cilíndrica para engate com o apoio (7) . Mais especificamente, a superfície encurvada (20) forma uma configuração parcialmente oval. Por conseqüência, a segunda superfície de suporte (19) do membro de atamento (9) e uma superfície de encaixe (20) do membro de encaixe (10) formam uma estrutura substancialmente cilíndrica para recepção do apoio (7) . Adicionalmente, as superficies do membro de atamento (9) e do membro de encaixe (10) voltando-se para a posição intencionada do apoio (7) são projetadas com configurações complementares em relação para o apoio (7) .
[023] O membro de encaixe (10) é articuladamente disposto relativamente para o membro de atamento (9) entre uma posição não apertada em contato com o membro de atamento (9) e referida posição de encaixe. Para este propósito, o membro de encaixe (10) compreende pelo menos uma projeção (21) e o membro de atamento (9) compreende uma correspondente abertura (22) , em que a projeção (21) e a correspondente abertura (22) definem um eixo geométrico de articulação. Mais precisamente, o membro de encaixe (10) compreende um par de proj eções (21) em uma distância a partir umas das outras e sobre laterais opostas da superfície de encaixe cilíndrica (20) .
[024] Adicionalmente, o membro de encaixe (10) é configurado para ser apertado para o membro de atamento (9) por intermédio de um recurso de aperto (23) em uma distância a partir do eixo geométrico de articulação entre o membro de encaixe (10) e o membro de atamento (9). 0 membro de encaixe (10) compreende pelo menos uma cavidade (25) e o recurso de aperto (23) compreende pelo menos um parafuso para inserção na cavidade (25) . 0 membro de atamento (9) compreende uma correspondente cavidade (35) para recepção de referido recurso de aperto (23). 0 recurso de aperto (23) é acessível a partir de uma lateral superior do dispositivo de atamento (8). Adicionalmente, o recurso de aperto (23) é configurado de maneira que uma direção de aperto forma um ângulo oblíquo para um plano definindo uma lateral de estrutura da estrutura de veículo durante montagem. A direção de aperto é < 90° em relação para referido plano oblíquo e preferivelmente dentro do intervalo de 30° - 60°. Em concordância com a concretização da presente invenção mostrada, a direção de aperto é definida pela direção de extensão do parafuso (23).
[025] As Figuras 5A - 5D mostra o membro de atamento (9) em diferentes vistas. A segunda superfície de suporte (19) compreende recurso (24) para encaixe com o apoio (7) para prevenção de que o apoio (7) venha a qualquer afastamento indesejado a partir do membro de atamento (9) durante montagem antes que o membro de encaixe (10) venha a ser apertado para o membro de atamento (9) . O apoio (7) é proporcionado com um recurso de engate correspondentemente configurado (36) para um engate de emparelhamento. O recurso de engate (24, 36) forma uma configuração de crista de vale se estendendo em uma direção transversal para a direção longitudinal do apoio (7) e mais precisamente em uma direção circunferencial levando-se em consideração o apoio (7) e a segunda superfície de suporte cilíndrica (19) . Mais precisamente, a segunda superfície de suporte cilíndrica (19) compreende uma porção alongada (24) se estendendo na direção circunferencial e se projetando para o espaço intencionado para o apoio (7) , e o apoio (7) compreende uma ranhura (um sulco) circunferencial correspondentemente configurado (36) para engate com a porção alongada (24).
[026] As Figuras 6A - 6D mostram o membro de encaixe (10) em diferentes vistas.
[027] As Figuras 7A - 7D mostram o apoio (7) em quatro diferentes vistas. O apoio (7) é tubular. A primeira extremidade (17) do apoio (7) é configurada para ser atada para o dispositivo de atamento (8). Uma primeira parte (28) do apoio (7) , que compreende a primeira extremidade (17) , possui uma configuração que previne rotação (giro) do apoio (7) em relação para o membro de atamento (9) . Adicionalmente, a primeira parte (28) do apoio (7), que compreende a primeira extremidade (17) , possui uma configuração que aperfeiçoa a rigidez do apoio (7) contra um torque de encurvamento durante operação (deslocamento, viagem). A primeira parte (28), conseqüentemente, possui uma configuração de seção transversal externa ampliada (ampla, alargada) em relação para a dimensão externa da segunda parte do apoio (7). Mais especificamente, a primeira parte (28) possui uma configuração de seção transversal não circular e mais precisamente uma configuração oval. Uma direção de extensão principal (30) da configuração oval se estende em uma direção vertical quando conectada para o membro de lateral de estrutura (3) por intermédio do dispositivo de atamento (8).
[028] Adicionalmente, o apoio (7) compreende uma parte de núcleo rigido e um elemento tubular flexivel (32) disposto em torno da parte de núcleo rigido do apoio (7) na primeira extremidade (17). 0 elemento tubular (32) cobre a primeira parte (28) e é configurado para repousar sobre a segunda superfície de suporte (19) do membro de atamento (9). 0 elemento tubular flexivel (32) compreende uma ranhura circunferencial (36) para contato de emparelhamento com a crista (aresta ) (24) no membro de atamento (9).
[029] Uma segunda parte (26) do apoio (7) possui uma configuração de seção transversal substancialmente circular. Esta segunda parte (26) é configurada para segurar o pára- lama. O apoio (7) compreende recurso (27) para prevenção de uma movimentação de articulação do pára-lama durante deslocamento (viagem). Referido recurso (27) compreende pelo menos uma ranhura se estendendo em uma direção longitudinal do apoio (7) . Referido recurso (27) é disposto em referida parte cilíndrica circular (26) do apoio (7) . Mais especificamente, o apoio (7) compreende uma ranhura longitudinal (27) sobre as laterais opostas do apoio (7).
[030] Em outras palavras, a primeira parte (28) do apoio (7) possui uma configuração de seção transversal tubular elipticamente, tomada perpendicularmente para o eixo geométrico longitudinal do apoio (7) . A segunda parte (26) do apoio (7) possui uma configuração de seção transversal tubular circular, tomada perpendicularmente para o eixo geométrico longitudinal do apoio (7), em que a segunda parte se estende ao longo de uma predominância de um comprimento do apoio (7). Adicionalmente, a configuração de seção transversal elíptica define um eixo geométrico transversal longo e curto da cobertura (capa, proteção, capuz), o longo eixo geométrico transversal (30) da cobertura sendo substancialmente perpendicular, em uma configuração instalada preferida, para uma direção longitudinal do membro de lateral de estrutura (3) .
[031] As Figuras 8-10 esquematicamente mostram três etapas para atamento do apoio (7) para a estrutura (2). Na Figura 8, o membro de atamento (9) já está atado para uma face lateral externa da grade de lateral longitudinal (3) por intermédio de referida conexão de parafuso. 0 apoio (7) é introduzido em um ângulo obliquo para a cavidade (14) em relação para sua posição intencionada (se estendendo substancialmente perpendicular a partir de um plano vertical) . 0 apoio (7) é então articulado, ver a flecha (34), sob a influência de gravidade em torno de um ponto de articulação (33) na cavidade (14) em direção de uma posição repousando sobre a segunda superfície de suporte (19) do membro de atamento (9) . 0 operador pode agora soltar (deixar, largar) o apoio (7), em que o peso de pára-lama do apoio (7) e do pára-lama é suportado sozinho pelo membro de atamento (9), ver a Figura 9.
[032] Na Figura 10, o membro de encaixe (10) é posicionado sobre o topo do apoio (7) de maneira que as proj eções (21) se projetam para as correspondentes aberturas (22) no membro de atamento (9) . 0 membro de encaixe (10) é então apertado para o membro de atamento (9) por intermédio de referida conexão de parafuso, em que o contato entre as projeções e aberturas (21, 22) forma suporte para o membro de encaixe (10) quando os parafusos são firmemente apertados. Mais precisamente, as projeções e aberturas (21, 22) formam um eixo de articulação enquanto firmemente apertando os parafusos. 0 apoio (7) é encaixado entre o membro de atamento (9) e o membro de encaixe (10) . A primeira parte (28) do apoio (7) é completamente englobada na direção circunferencial no dispositivo de atamento (8).
[033] A presente invenção não é, de maneira nenhuma, limitada para as concretizações anteriormente descritas, ao invés disso, um número de alternativas e modificações são possiveis sem se desviar a partir do escopo de proteção das reivindicações a seguir.
[034] Por exemplo, o dispositivo de atamento não é limitado para suporte de pára-lama, mas outros componentes, tais como saias laterais são também conceptiveis.
[035] Adicionalmente, a presente invenção não é, evidentemente, limitada para atamento do membro de atamento diretamente para o membro de lateral de estrutura. Ao invés disso, o membro de atamento pode ser configurado para ser atado para uma parte intermediária, que por sua vez é atada para o membro de lateral de estrutura. Uma tal parte intermediária pode ser formada por uma abraçadeira, um estabilizador ou um membro de suporte de mola.
[036] Adicionalmente, em concordância com uma concretização alternativa da presente invenção, o membro de encaixe não necessita ser completamente removível a partir do membro de atamento. É suficiente que uma superfície de encaixe do membro de encaixe seja posicionada em uma distância substancialmente maior a partir da segunda superfície de suporte do que numa altura do apoio na posição aberta para possibilitar referida movimentação de articulação durante montagem. A superfície de encaixe do membro de encaixe é posicionada em uma distância de pelo menos 1,5 vezes, e preferivelmente de pelo menos 3 vezes, a altura do apoio a partir da segunda superfície de suporte na posição aberta.
[037] Adicionalmente, em concordância com uma alternativa para o caminhão semitrailer, a presente invenção pode ser aplicada em um caminhão com uma unidade de transportamento de carga diretamente atada para a estrutura da unidade de tração, isto é, em aplicações onde não existe necessariamente um trailer. A unidade de transportamento de carga pode ser rigidamente atada para a estrutura, uma assim chamada plataforma de carga fixada, ou basculante relativamente para a estrutura, uma assim chamada plataforma basculante.

Claims (12)

1.Dispositivo (8) para atamento de um apoio (7) para uma estrutura de veiculo (2), em que o dispositivo (8) compreende um membro de atamento (9) configurado para ser rigidamente conectado a estrutura de veiculo (2), em que o membro de atamento (9) compreende uma primeira superfície de suporte (15) para suporte de uma superfície superior (16) de uma primeira extremidade (17) do apoio (7) e uma segunda superfície de suporte (19) em uma distância a partir da primeira superfície de suporte (15) para suporte de uma superfície inferior do apoio (7) em uma distância a partir da primeira extremidade (17) do apoio (7) , e em que o dispositivo compreende um membro de encaixe (10) para encaixe do apoio (7) contra a segunda superfície de suporte (19) do membro de atamento, em que o membro de encaixe é posicionado no apoio e fixado aos membros de atamento de modo que o apoio é encaixado entre o membro de atamento e o membro de encaixe, caracterizado pelo fato de que o membro de encaixe (10) é movivelmente disposto em relação a segunda superfície de suporte (19) entre uma posição aberta e uma posição de encaixe e de que o membro de encaixe (10) é disposto de maneira que uma superfície de encaixe (20) do membro de encaixe (10) pode ser posicionada em uma distância suficiente a partir da segunda superfície de suporte (19) na posição aberta para possibilitar uma movimentação de articulação do apoio (7) em torno de um ponto de articulação na primeira superfície de suporte (15) para uma posição repousando sobre a segunda superfície de suporte (19) durante montagem.
2.Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de encaixe (10) é removivelmente disposto em relação ao membro de atamento (9) .
3.Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o membro de encaixe (10) é articuladamente disposto relativamente para o membro de atamento (9) entre uma posição não apertada e referida posição de encaixe.
4.Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o membro de encaixe (10) é configurado para ser apertado para o membro de atamento (9) por intermédio de um recurso de aperto (23) em uma distância a partir do eixo geométrico de articulação entre o membro de encaixe (10) e o membro de atamento (9).
5.Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o recurso de aperto (23) compreende pelo menos um parafuso.
6.Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que o recurso de aperto (23) é configurado de maneira que uma direção de aperto forma um ângulo obliquo para um plano definindo uma lateral de estrutura da estrutura de veiculo durante montagem.
7.Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o membro de atamento (9) compreende uma porção de base (11) para atamento para a estrutura (2) e de que a porção de base (11) compreende a primeira superfície de suporte (15).
8.Dispositivo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o membro de atamento (9) compreende uma porção de projeção (18) se projetando a partir da porção de base (11) e de que a porção de projeção (18) compreende a segunda superfície de suporte (19).
9.Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a primeira superfície de suporte (15) forma parte de uma abertura (14) para recepção da primeira extremidade (17) do apoio (7) .
10.Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a segunda superfície de suporte (19) compreende recurso (24) para engate com o apoio (7) para prevenção de que o apoio venha a qualquer afastamento indesejado a partir do membro de atamento (9) antes que o membro de encaixe (10) venha a ser apertado para o membro de atamento (9).
11.Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a segunda superfície de suporte (19) do membro de atamento (9) e uma superfície de encaixe (20) do membro de encaixe (10) formam uma estrutura cilíndrica para recepção do apoio (7).
12.Veiculo (1), compreendendo uma estrutura (2), caracterizado pelo fato de que um dispositivo (8) conforme definido em qualquer uma das reivindicações precedentes é atado a estrutura (2).
BRPI0925041-7A 2009-04-24 2009-04-24 um dispositivo para atamento de um apoio para uma estrutura de veículo e um veículo compreendendo o dispositivo BRPI0925041B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/SE2009/000217 WO2010123414A1 (en) 2009-04-24 2009-04-24 A device for attaching a stay to a vehicle frame and a vehicle comprising the device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0925041B1 true BRPI0925041B1 (pt) 2020-10-13

Family

ID=43011317

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0925041-7A BRPI0925041B1 (pt) 2009-04-24 2009-04-24 um dispositivo para atamento de um apoio para uma estrutura de veículo e um veículo compreendendo o dispositivo

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2421743B1 (pt)
CN (1) CN102421657B (pt)
BR (1) BRPI0925041B1 (pt)
WO (1) WO2010123414A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9868521B2 (en) * 2016-01-14 2018-01-16 Embraer S.A. Retractable self-aligning aircraft stablizer strut assembly and aircraft including the same
IT201800000907A1 (it) * 2018-01-15 2019-07-15 Domar Spa Dispositivo per il vincolo di un parafango al telaio
CN111516760B (zh) * 2020-04-27 2022-07-22 东风柳州汽车有限公司 挡泥板装置
IT202100000416A1 (it) * 2021-01-12 2022-07-12 Domar S P A Gruppo di supporto di parafango per un veicolo con mezzi anti-rotazione e relativo veicolo
CN112977630B (zh) * 2021-04-29 2022-06-10 东风商用车有限公司 一种挡泥板支架及商用车
IT202200002021U1 (it) * 2022-05-17 2023-11-17 Bawer S P A "dispositivo per vincolare accessori allo chassis dei mezzi pesanti, mediante un tubo dentellato ed almeno un cavallotto"

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4203061C2 (de) * 1992-02-04 1995-10-05 Daimler Benz Ag Haltevorrichtung für die rahmenseitige Einspannung eines Halterohres für die Schlußleuchten und/oder die Kotflügel eines LKW's oder eines Anhängers
SE512263C2 (sv) * 1998-11-23 2000-02-21 Scania Cv Ab Fästarrangemang för fordon
US20080029989A1 (en) * 2006-08-04 2008-02-07 Stephen Griffiths Removable fender assembly for a work vehicle
SE530971C2 (sv) * 2007-03-01 2008-11-04 Scania Cv Abp Skärmstagsmodul
DE102007038548B4 (de) * 2007-08-16 2019-03-28 Man Truck & Bus Ag Haltereinheit für Anbauteile am Fahrzeugrahmen

Also Published As

Publication number Publication date
EP2421743B1 (en) 2014-01-22
WO2010123414A1 (en) 2010-10-28
EP2421743A1 (en) 2012-02-29
CN102421657B (zh) 2014-03-12
EP2421743A4 (en) 2012-12-12
CN102421657A (zh) 2012-04-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0925041B1 (pt) um dispositivo para atamento de um apoio para uma estrutura de veículo e um veículo compreendendo o dispositivo
US7147260B2 (en) Vehicle tailgate lift assist support structure
US6902183B2 (en) Tow hook hitch assembly and method
US7793968B1 (en) Integrated support structure for either a fifth wheel hitch or a gooseneck trailer hitch
KR101088550B1 (ko) 차량용 자전거 캐리어
WO2011057389A1 (en) Wheel restraint system
US10618572B2 (en) Vehicle having a load carrying deck and attachment device for the same
BRPI0621625A2 (pt) uma coluna para suspensão de uma porta de veìculo de dobradiça
KR101804432B1 (ko) 화물차량 및 화물차량용 연장 프레임
JP4052759B2 (ja) 車両におけるメインフレームとサブフレームとの締結装置
KR100966950B1 (ko) 자동차용 너클과 타이로드의 결합장치
JP3138383U (ja) フェンダブラケット装置
JP2018058514A (ja) バンプストッパ構造
US20060162834A1 (en) Vehicle wheel rim assembly
US5975572A (en) Wheel and tire safety guard
JPH08115713A (ja) 産業用車両のバッテリ装着装置
CA2895528C (en) Light bar bumper assembly for a vehicular trailer
JP6804391B2 (ja) 荷台付き車両用アタッチメント
JP3778378B2 (ja) トラクタの安全フレーム取付構造
CN112672951B (zh) 用于可骑乘鞍式车辆的易于安装的顶盒
JP7198437B2 (ja) 電動パーキングブレーキ用アクチュエータの取付構造
KR102212687B1 (ko) 차량 적재함용 수납함의 브래킷
JP2669292B2 (ja) 台車間の連結装置
US20060181058A1 (en) Hitch-a-bike
JP2674950B2 (ja) 車輌拘束装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: B62D 25/16 , B62D 25/18

Ipc: B62D 27/06 (2006.01), B62D 25/18 (2006.01), B62D 2

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.