BRPI0919056B1 - Elemento magnético utilizando passivação de parede lateral protetora - Google Patents

Elemento magnético utilizando passivação de parede lateral protetora Download PDF

Info

Publication number
BRPI0919056B1
BRPI0919056B1 BRPI0919056-2A BRPI0919056A BRPI0919056B1 BR PI0919056 B1 BRPI0919056 B1 BR PI0919056B1 BR PI0919056 A BRPI0919056 A BR PI0919056A BR PI0919056 B1 BRPI0919056 B1 BR PI0919056B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mtj
layer
passivation layer
ferromagnetic
insulation
Prior art date
Application number
BRPI0919056-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Seung H. Kang
Sei Seung Yoon
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BRPI0919056A2 publication Critical patent/BRPI0919056A2/pt
Publication of BRPI0919056B1 publication Critical patent/BRPI0919056B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01RMEASURING ELECTRIC VARIABLES; MEASURING MAGNETIC VARIABLES
    • G01R33/00Arrangements or instruments for measuring magnetic variables
    • G01R33/02Measuring direction or magnitude of magnetic fields or magnetic flux
    • G01R33/06Measuring direction or magnitude of magnetic fields or magnetic flux using galvano-magnetic devices
    • G01R33/09Magnetoresistive devices
    • G01R33/098Magnetoresistive devices comprising tunnel junctions, e.g. tunnel magnetoresistance sensors
    • HELECTRICITY
    • H10SEMICONDUCTOR DEVICES; ELECTRIC SOLID-STATE DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H10NELECTRIC SOLID-STATE DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H10N50/00Galvanomagnetic devices
    • H10N50/10Magnetoresistive devices
    • HELECTRICITY
    • H10SEMICONDUCTOR DEVICES; ELECTRIC SOLID-STATE DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H10NELECTRIC SOLID-STATE DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H10N50/00Galvanomagnetic devices
    • H10N50/80Constructional details

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Condensed Matter Physics & Semiconductors (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Mram Or Spin Memory Techniques (AREA)
  • Hall/Mr Elements (AREA)

Abstract

elemento magnético utlizando passivação de parede lateral protetora. trata-se de modalidades de exemplo da invenção dirigidas a elementos magnéticos que incluem uma camada de passivação para isolamento de outros elementos em um chip. dirige-se urna modalidade a um aparelho que compreende um elemento de junção de túnel magnética (mtj). o elemento de mtj compreende: urna primeira camada ferrornagnética, urna segunda camada ferrornagnética, urna camada de isolamento disposta entre as primeira e segunda camadas ferrornagnéticas, além de urna camada de passi v ação de mtj que forma paredes laterais protetoras dispostas adjacentes à primeira camada ferrornagnética, à segunda camada ferrornagnética, e à camada de isolamento.

Description

ELEMENTO MAGNÉTICO UTLIZANDO PASSIVAÇÃO DE PAREDE LATERAL
PROTETORA
CAMPO DA REVELAÇÃO da invenção referem-se a
As modalidades
dispositivos de elementos magnéticos. De forma mais
específica, as modalidades da invenção se referem a
elementos magnéticos que incluem uma camada de passivação para isolamento de outros elementos em um chip.
FUNDAMENTOS
Empregam-se dispositivos magnetoeletrônicos, também chamados de dispositivos eletrônicos de spin ou de dispositivos spintrônicos, em numerosas tecnologias de informação que possibilitam o armazenamento e a recuperação de dados não voláteis, confiáveis, resistentes à radiação, e de alta densidade. Os exemplos de dispositivos magnetoeletrônicos incluem, mas não se limitam a eles, a memória de acesso aleatório magnética (MRAM), sensores magnéticos, além de cabeças de leitura/escrita para unidades de disco.
De forma característica, um dispositivo magnetoeletrônico, tal como um elemento de memória magnética, tem uma estrutura que inclui múltiplas camadas ferromagnéticas separadas por ao menos uma camada não magnética. Armazena-se a informação em um elemento de memória magnética como a direção de vetores de magnetização nas camadas magnéticas. Os vetores de magnetização em uma camada magnética, por exemplo, são fixados ou presos de forma magnética, enquanto a direção de magnetização da outra camada magnética está livre para mudar entre a mesma direção e direções opostas que se chamam estados paralelo e antiparalelo, respectivamente. Em resposta aos estados paralelo e antiparalelo, o elemento de memória magnética representa duas resistências diferentes. A resistência tem
2/18 um valor mínimo quando os vetores de magnetização das duas camadas magnéticas apontam substancialmente para a mesma direção, e tendo um valor máximo quando os vetores de magnetização das duas camadas magnéticas apontam substancialmente para direções opostas. Em consequência, a detecção de mudança na resistência permite a um dispositivo, tal como um dispositivo de MRAM, detectar a informação armazenada no elemento de memória magnética.
As Figuras IA e 1B ilustram um tipo de elemento de memória magnética conhecido como elemento de junção de túnel magnética nos estados paralelo e antiparalelo, respectivamente.
Como se mostra, pode-se formar um elemento de junção de túnel magnética (MTJ) 100 a partir de duas camadas magnéticas 110 e 130, cada uma das quais podendo reter um campo magnético, separadas por uma camada de isolamento (barreira de túnel) 120. Ajusta-se uma das duas camadas (por exemplo, camada fixa 110) para uma determinada polaridade. A outra polaridade de camada (por exemplo, camada 130)132 é livre para mudar a fim de coincidir com aquela de um campo externo passível de ser aplicado. Uma mudança na polaridade 132 da camada livre 130 mudará a resistência do elemento de MTJ 100. Por exemplo, quando as polaridades se alinham (Figura IA) , ocorre um estado de baixa resistência. Quando as polaridades não estão alinhadas (Figura 1B) , ocorre um estado de alta resistência. Simplificou-se a ilustração da MTJ 100, sendo que aqueles versados na técnica entenderão que cada camada ilustrada pode compreender uma ou mais camadas de materiais, como se conhece na técnica.
Ao contrário das tecnologias de RAM convencionais que armazenam dados como cargas elétricas ou fluxos de corrente, a MRAM emprega elementos magnéticos, como a MTJ
3/18
100, para armazenar informações de forma magnética. A MRAM tem várias características desejáveis que a tornam candidata a uma memória universal, tais como alta velocidade, alta densidade (isto é, tamanho de célula de bits pequeno), baixo consumo de energia, e nenhuma degradação ao longo do tempo. Contudo, a MRAM tem problemas de escalabilidade. De forma específica, à medida que as células de bits se tornam menores, os campos magnéticos usados para comutar o estado de memória aumentam. Em consequência, a densidade de corrente e o consumo de energia aumentam para proporcionar os campos magnéticos mais altos, limitando desse modo a escalabilidade da MRAM.
Diferente da MRAM convencional, a Memória de Acesso Aleatório Magnetoresistiva de Torque de Transferência de Spin (STT-MRAM) emprega elétrons que se tornam spin-polarizados quando os elétrons passam através de uma película fina (filtro de spin). A STT-MRAM também é conhecida como RAM de Torque de Transferência de Spin (STTRAM) , RAM de Comutação de Magnetização de Transferência de Torque de Spin (Spin-RAM), e Transferência de Momento de Spin (SMT-RAM). Durante a operação de escrita, os elétrons spin-polarizados exercem um torque sobre a camada livre pode mudar a polaridade da camada livre. A operação que de leitura é similar à MRAM convencional, pelo fato de se empregar uma corrente para detectar a resistência/estado lógico do elemento de armazenamento de
MTJ, conforme tratado anteriormente. Como se ilustra na
Figura
2A, uma célula de bits de STT-MRAM 200 inclui a MTJ
205, o transistor 210, a linha de bits
220 e a linha de palavras
230. Comuta-se o transistor 210 para ligado para ambas as operações de leitura e escrita a fim de permitir à corrente fluir através da MTJ 205, de modo que o estado lógico pode ser lido ou gravado.
4/18
Com referência à Figura 2B, ilustra-se um diagrama mais detalhado de uma célula de STT-MRAM 201 com a finalidade de discussão adicional das operações de leitura/escrita. Em adição aos elementos anteriormente tratados, como a MTJ 205, o transistor 210, a linha de bits 220 e a linha de palavras 230, ilustram-se uma linha de fonte 240, um amplificador de senso 250, o conjunto de circuitos de leitura/escrita 260 e a referência de linha de bits 270. Conforme acima tratado, a operação de gravar em uma STT-RAM é elétrica. O conjunto de circuitos de leitura/escrita 260 gera uma voltagem de gravar entre a linha de bits 220 e a linha de fonte 240. Dependendo da polaridade de voltagem entre a linha de bits 220 e a linha de fonte 240, pode-se mudar a polaridade da camada livre da MTJ 205 e, de forma correspondente, pode-se gravar o estado lógico na célula 201. Da mesma forma, durante uma operação de leitura gera-se uma corrente de leitura, que flui entre a linha de bits 220 e a linha de fonte 240 através da MTJ 205. Ao se permitir à corrente fluir através do transistor 210, pode-se determinar a resistência (estado lógico) da MTJ 205 com base no diferencial de voltagem entre a linha de bits 220 e a linha de fonte 240, sendo comparada a uma referência 270 e, em seguida, amplificada pelo amplificador de senso 250. Aqueles versados na técnica devem entender que a operação e a estrutura da célula de memória 201 são conhecidas na técnica. Proporcionam-se detalhes adicionais, por exemplo, em M. Hosomi e outros, A Novel Nonvolatile Memory with Spin Transfer Torque Magnetoresistive Magnetization Switching: Spin-RAM, atas da conferência do IEDM (2005), incorporada em sua totalidade a este documento a titulo de referência.
O desafio principal de encaixar a STT-MRAM dentro de dispositivos lógicos de CMOS sub-100 nm consiste em
5/18 integrar a pilha de MTJ (por exemplo, de forma coletiva as camadas 110, 120, e 130) a interconexões comuns de Retaguarda-da-Linha (BEOL), tais como contatos, isoladores, níveis metálicos, locais de ligação para conexões chip para pacote, etc., sem impactar de modo substancial o rendimento e a confiabilidade. O problema é que a MTJ pode se danificar durante o processamento de BEOL, ou que ions móveis e outros contaminadores relacionados à MTJ possam degradar dielétricos intraniveis de BEOL (ILDs). A integração é particularmente desafiadora ao se dispor a MTJ com interconexões de passo fino (por exemplo, obter células de memória menores) junto com os ILDS comuns aos dispositivos de CMOS sub-100 nm. A MTJ necessita não apenas formar e satisfazer características específicas através de todas as etapas de fabricação, mas também funcionar de forma confiável. Além disso, a incorporação de vários materiais empregados na MTJ necessitam não afetar de forma adversa as interconexões de BEOL. Quer dizer, deve-se permitir relativamente poucos, ou nenhum, ions móveis ou contaminadores dentro dos ILDs de BEOL.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
As modalidades de exemplo da invenção são dirigidas a elementos magnéticos gue incluem uma camada de passivação para isolamento de outros elementos em um chip.
Dirige-se uma modalidade a um aparelho que compreende um elemento de junção de túnel magnética (MTJ). O elemento de MTJ compreende: uma primeira camada ferromagnética, uma segunda camada ferromagnética, uma camada de isolamento disposta entre a primeira e a segunda camadas ferromagnéticas, além de uma camada de passivação de MTJ gue forma paredes laterais protetoras dispostas adjacentes à primeira camada ferromagnética, à segunda camada ferromagnética, e à camada de isolamento.
6/18
Dirige-se outra modalidade a um método para formar uma junção de túnel magnética (MTJ) que inclui um elemento de MTJ. O método compreende: formar uma primeira camada ferromagnética, formar uma segunda camada ferromagnética, formar uma camada de isolamento disposta entre as primeira e segundas camadas ferromagnéticas, além de formar uma camada de passivação de MTJ de paredes laterais protetoras dispostas adjacentes à primeira camada ferromagnética, à segunda camada ferromagnética, e à camada de isolamento.
Dirige-se outra modalidade a um aparelho que compreende um elemento de junção de túnel magnética (MTJ). O elemento de MTJ compreende: uma primeira camada ferromagnética, uma segunda camada ferromagnética, uma camada de isolamento disposta entre as primeira e segunda camadas ferromagnéticas, além de meios de passivação de MTJ dispostos adjacentes à primeira camada ferromagnética, à segunda camada ferromagnética, e à camada de isolamento para ao menos parcialmente isolar elétrica e magneticamente o elemento de MTJ de interferência.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Apresentam-se os desenhos anexados com a finalidade de ajudar na descrição das modalidades da invenção, sendo proporcionados somente para ilustração das modalidades, mas não para a sua limitação.
As Figuras IA e IB ilustram um tipo de elemento de memória magnética conhecido como uma junção de túnel magnética nos estados paralelo e antiparalelo, respectivamente.
Aa Figuras 2A e 2B ilustram células de Memória de Acesso Aleatório Magnetoresistiva de Torque de Transferência de Spin (STT-MRAM).
7/18
A Figura 3 ilustra um elemento de MTJ que inclui uma camada de passivação.
A Figura 4 ilustra uma vista da camada em corte transversal de uma parte de um dispositivo de MTJ que inclui uma camada de passivação.
A Figura 5 ilustra um elemento de MTJ que inclui uma camada de passivação e uma película de blindagem auxiliar.
A Figura 6 ilustra uma vista da camada em corte transversal de uma parte de um dispositivo de MTJ que inclui uma camada de passivação e uma película de blindagem auxiliar.
A Figura 7 ilustra uma vista da camada em corte transversal de uma parte de um dispositivo de MTJ que inclui uma camada de passivação e uma película de blindagem auxiliar parcial.
A Figura 8 ilustra uma vista da camada em corte transversal de uma parte de um dispositivo de MTJ que inclui um eletrodo de topo moldado por uma máscara de MTJ.
A Figura 9 ilustra um método para fabricar um dispositivo de MTJ.
A Figura 10 ilustra um circuito de STT-MRAM que inclui um elemento de MTJ.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Revelam-se aspectos de modalidades da invenção na descrição que se segue e nos desenhos relacionados dirigidos a modalidades especificas da invenção. Pode-se desenvolver modalidades alternativas sem se apartar do âmbito da invenção. Em adição, os elementos da invenção de conhecimento geral não serão descritos em detalhe ou serão omitidos de modo a não confundir os detalhes relevantes de modalidades da invenção.
8/18
Emprega-se neste documento a expressão de exemplo significando servir como um exemplo, caso, ou ilustração. Qualquer modalidade descrita neste documento como de exemplo necessariamente não se deve considerar como preferencial ou vantajosa em relação às demais modalidades. Da mesma forma, a expressão modalidades da invenção não exige que todas as modalidades da invenção incluam a vantagem do recurso tratado ou o modo de operação.
Conforme tratado nos Fundamentos, a integração dos elementos de junção de túnel magnética (MTJ) com as interconexões de Back-End-Of-The-Line (BEOL) tem degradado de forma convencional os elementos de MTJ durante o processamento de BEOL, assim como permitido a ions móveis e outros contaminadores impactar desfavoravelmente as próprias interconexões. Em consequência, modalidades da invenção proporcionam uma pilha de MTJ com paredes laterais que são encapsuladas por uma fina camada de passivação protetora. Esta camada, uma película de isolamento de forma elétrica e magnética, pode ser fabricada empregando um esquema de CMOS comum que se segue ao entalhe da MTJ. Podese formar a camada suficientemente fina de modo a não impactar a disposição de célula, porém ainda adequadamente compacta para funcionar como uma camada protetora não apenas durante a fabricação, mas também durante o funcionamento do dispositivo na área de atuação.
A Figura 3 ilustra um elemento de MTJ que inclui uma camada de passivação de acordo com uma modalidade da invenção.
Conforme se mostra, forma-se a MTJ 300 a partir de duas camadas magnéticas 310 e 330, cada uma delas capaz de reter um campo magnético, separadas por uma camada isolante (barreira de túnel) 320. A MTJ 300 inclui ainda
9/18 uma camada de passivação de MTJ 340. A camada de passivação de MTJ 340 forma paredes laterais adjacentes às outras camadas de MTJ 310, 320, e 330 (chamadas de forma coletiva como a pilha de MTJ). Embora se empregue neste documento o termo adjacente para descrever a orientação da camada de passivação de MTJ 340 em relação à pilha de MTJ, aquele versada na técnica entenderá que a camada de passivação de MTJ 340 não necessita estar em contato físico direto com a pilha de MTJ quando outras camadas (não mostradas) podem de fato intervir fisicamente. O aspecto importante de sua orientação relativa é simplesmente que a camada de passivação de MTJ 340 seja colocada entre a pilha de MTJ e quaisquer interconexões, formando uma barreira contra íons móveis e outros contaminadores tanto durante o processamento de BEOL como o subsequente funcionamento do dispositivo. Em consequência, o termo adjacente como empregado neste documento significa transportar apenas a orientação relativa da camada de passivação de MTJ 340 à pilha de MTJ, não se destinando a dar a entender contato físico direto.
A camada de passivação de MTJ 340 é uma película empregada para insolar a pilha de MTJ de forma tanto elétrica como magnética das várias interconexões. Por exemplo, a camada de passivação de MTJ 340 pode ser formada como paredes laterais dielétricas adjacentes à pilha de MTJ das camadas 310, 320, e 330. Pode-se fabricar a camada de passivação de MTJ 34 0 empregando um esquema de CMOS comum que se segue ao entalhe de MTJ. Pode-se formar a camada de passivação de MTJ 340 por um ou por múltiplos materiais de conhecimento geral empregados na fabricação de CMOS. Por exemplo, a camada de passivação de MTJ 340 pode ser uma camada dielétrica, além de poder ser formada de dióxido de silício, carboneto de silício, nitreto de silício, etc.
10/18
Pode-se formar a camada de passivação de MTJ 340 suficientemente fina de modo a não impactar a disposição da célula, porém ainda adequadamente espessa para funcionar como uma camada protetora. Por exemplo, a espessura pode se situar na faixa em torno de 5 nm a em torno de 100 nm. A espessura com a qual se forma a camada de passivação de MTJ 340 é de aplicação especifica e depende da extensão dos recursos da tecnologia de CMOS empregada.
A Figura 4 ilustra uma vista da camada em corte transversal de uma parte do dispositivo de MTJ que inclui uma camada de passivação de acordo com uma modalidade da invenção.
Como se mostra, o dispositivo inclui um elemento de MTJ 440. A MTJ 440 pode ser formada como uma pilha de camadas de acordo com qualquer das descrições acima, tal como a MTJ 100, 300, etc. Dois níveis metálicos 410 e 420, dispostos em um dielétrico intraníveis (ILD) 430, formam a conexão elétrica em ambos os lados da MTJ 440. Um eletrodo de base 412 e um eletrodo de topo 422 formam os contatos elétricos entre a MTJ 440 e os dois níveis metálicos 410 e 420, respectivamente. Para o isolamento intracamadas, podese formar uma camada de passivação global 480 entre os dois níveis metálicos 410 e 420. Deve-se compreender que a camada de passivação global 480 é um recurso opcional que pode proporcionar isolamento intracamadas de acordo com uma ou mais modalidades, mas pode ser omitida de acordo com outras modalidades, quando desejado. A camada de passivação global 480 pode ser feita de um carboneto, nitreto, ou composto de óxido, ou algo semelhante. Em adição, pode-se empregar uma camada dielétrica 450 (por exemplo, SiC) como uma barreira de isolamento entre a camada metálica 410 e uma via intraníveis (não mostrada) que conecta de forma localizada os dois níveis metálicos 410 e 420.
11/18
Forma-se a camada de passivação de MTJ 460 adjacente à MTJ 440 para proporcionar isolamento a partir do ILD 430, conforme descrito acima em maior detalhe. Embora não ilustrado de modo explícito na vista em corte transversal da Figura 4, deve-se entender que a camada de passivação de MTJ 4 60 pode ser formada em uma parede lateral de película contínua que envolve a MTJ 440 a fim de proteger todos os lados da MTJ 440. Uma vez que a MTJ 440 pode não necessariamente ocupar todo o espaço colocado entre os eletrodos de topo e de base 412 e 420, pode-se preencher o espaço interposto com uma película de isolamento 470, tal com carboneto, nitreto, ou composto de óxido, ou algo semelhante.
De acordo com modalidades adicionais, pode-se formar uma película de blindagem auxiliar feita de um material de permeabilidade relativamente alta (por exemplo, permaloi) adjacente às paredes laterais de passivação para proporcionar blindagem magnética adicional além de mais isolamento dos elementos de MTJ. Pode-se usar a película de blindagem adicional para reduzir o estresse termomecânico sobre a MTJ, mas introduz um material adicional se já não pertencer à pilha de MTJ.
A Figura 5 ilustra um elemento de MTJ que inclui uma camada de passivação e uma película de blindagem auxiliar de acordo com uma modalidade da invenção.
Como se mostra, o elemento de MTJ 500 inclui uma pilha de MTJ de camadas 310 a 330 e uma camada de passivação 340, formadas de acordo com o projeto da Figura 3. Em adição, forma-se uma película de blindagem auxiliar 550 adjacente à camada de passivação 340. Conforme acima tratado, a película de blindagem auxiliar 550 proporciona blindagem magnética auxiliar adicional da MTJ 500 acima da proporcionada pela camada de passivação 340 sozinha.
12/18
Similar à camada de passivação de MTJ 340, podese formar a película de blindagem auxiliar 550 suficientemente fina de modo a não impactar a disposição de célula, porém ainda adequadamente espessa para funcionar como uma camada de blindagem. A espessura com a qual se forma a película de blindagem auxiliar 550 é de aplicação específica e depende da extensão dos recursos da tecnologia de CMOS empregada. De modo geral, uma película de blindagem auxiliar 550 mais espessa proporciona melhor blindagem, porém a espessura pode ser limitada pelo tamanho dos eletrodos de topo e de base.
A Figura 6 ilustra uma vista da camada em corte transversal de uma parte de um dispositivo de MTJ que inclui uma camada de passivação e uma película de blindagem auxiliar de acordo com uma modalidade da invenção.
Como se mostra, o dispositivo da Figura 6 inclui um elemento de MTJ 440, dois níveis metálicos 410 e 420, um eletrodo de base 412, um eletrodo de topo 422, uma camada dielétrica 450, uma camada de passivação de MTJ 460, e uma camada de passivação glopal 480, dispostos em um ILD 430, formados de acordo com o projeto da Figura 4. Contudo, no lugar do filme de isolamento 470, o projeto da Figura 6 inclui uma película de blindagem auxiliar 670 formada no espaço entre os eletrodos de topo e de base 412 e 420.
O emprego de uma permeabilidade relativamente alta para a película de blindagem auxiliar pode ser desejável quando dispositivos modificam para menores pitches entre elementos de MTJ, o que leva à interferência mútua aumentada. Contudo, o emprego de películas de blindagem auxiliar exige mais materiais e, potencialmente, uma maior quantidade de processos de fabricação. Assim, os projetos das Figuras 3 e 4 quando comparados com os das Figuras 5 e 6 representam um equilíbrio entre desempenho e
13/18 custo, permitindo ao projetista encontrar uma faixa variável de requisitos específicos várias modalidades da invenção.
de aplicação ao empregar abordagem blindagem adj acente preenche base com permite proj etos
Além disso, em algumas modalidades, usa-se uma híbrida auxiliar à camada na qual se parcial de forma uma película de uma espessura desejada de passivação espaço restante entre os uma película de ao projetista o das Figuras de blindagem auxiliar sobre isolamento.
de MTJ, sendo que se eletrodos de topo e de Esta abordagem híbrida ajuste fino dos equilíbrios dos 3 a 6 formando-se a película de uma faixa de espessuras desejadas.
A Figura 7 ilustra uma vista da camada em corte transversal de uma parte de um dispositivo de MTJ que inclui uma camada de passivação e uma película de blindagem auxiliar parcial de acordo com uma modalidade da invenção.
Como se mostra, o dispositivo da Figura 7 inclui um elemento de MTJ 440, dois níveis metálicos 410 e 420, um eletrodo de topo 422, uma camada dielétrica 450, uma camada de passivação de MTJ 460, e uma camada de passivação global 480, dispostas em um ILD 430, formadas de acordo com os projetos da Figura 4 e/ou Figura 6. Contudo, em lugar da camada de blindagem auxiliar completa 670 da Figura 6 e da camada de isolamento completa 470 da Figura 4, o projeto da Figura 7 inclui uma camada de blindagem auxiliar parcial 772 formada sobre a camada de passivação de MTJ 460, além de uma camada de isolamento parcial 774 formada sobre a camada de blindagem auxiliar parcial 772.
Com referência aos eletrodps de contato acima descritos, os projetos das Figuras 4, 6, e 7 incluem um eletrodo de topo 422 e um eletrodo de base 412 formados com igual comprimento. Contudo, de acordo com algumas modalidades, pode-se moldar o eletrodo de topo 422
14/18 empregando a própria máscara de MTJ 440, sem a necessidade de uma etapa de processamento adicional. Isto simplifica a formação do dispositivo e reduz a complexidade do processo.
A Figura 8 ilustra uma vista da camada em corte transversal de uma parte de um dispositivo de MTJ que inclui um eletrodo de topo moldado por uma máscara de MTJ de acordo com uma modalidade da invenção.
Como se mostra, o dispositivo da Figura 8 inclui um elemento de MTJ 440, dois níveis metálicos 410 e 420, um eletrodo de base 412, uma camada dielétrica 450, uma camada de passivação de MTJ 460, e uma camada de passivação global 480, dispostas em um ILD 430, formadas de acordo com os projetos das Figuras 4, 6 e/ou 7. A Figura 8 ainda ilustra uma região de interposição 870, que pode ser executada de acordo com qualquer dos projetos das Figuras precedentes 4, 6, ou 7. Contudo, ao contrário dos projetos precedentes, a Figura 8 ilustra um eletrodo de topo 822 moldado pela máscara empregada para o elemento de MTJ 440. Em consequência, o eletrodo de topo 822 estende-se somente sobre a largura do elemento de MTJ 440. Em adição, forma-se também a camada de passivação de MTJ 460 sobre os lados do eletrodo de topo 822.
A Figura 9 ilustra um método de fabricação de um dispositivo de MTJ de acordo com uma modalidade da invenção.
Tomando como referência as Figuras de 3 a 8, forma-se uma primeira camada ferromagnética 310/330 sobre um substrato ou outra camada, por exemplo, o eletrodo de base 412 (bloco 910). Forma-se uma camada de isolamento de MTJ 320 sobre a primeira camada ferromagnética 310/330 (bloco 920) .
Forma-se uma segunda camada ferromagnética
330/310 sobre a camada de isolamento de MTJ 320 (bloco
930). A primeira camada ferromagnética 310/330, a camada de
15/18 isolamento de MTJ 320, e a segunda camada ferromagnética 330/310 (coletivamente, pilha de MTJ 310/320/330) formam o elemento de MTJ 440. Forma-se uma camada de passivação de MTJ 340/360 adjacente à pilha de MTJ 310/320/330 (bloco 940). Forma-se uma camada de blindagem auxiliar 670/772 e/ou uma camada de isolamento 470/774 adjacente(s) à camada de passivação de MTJ 340/360 (bloco 950). Forma-se um eletrodo de topo 422/822 sobre a pilha de MTJ 310/320/330, a camada de passivação de MTJ 340/460, a camada de blindagem auxiliar 670/772, e/ou a camada de isolamento 470/774 (bloco 960) . Pode-se formar, quando desejada, uma camada de passivação global 480 entre a camada metálica 410 e uma via intraniveis (não mostrada) que conecta de forma local os dois níveis metálicos 410 e 420 (bloco 970). Mais uma vez, cada camada pode ser formada sobre uma ou múltiplas camadas feitas de um ou mais materiais, sendo que uma camada supracitada a ser formada sobre outra camada não precisa necessariamente ser formada em contato direto com essa camada. Pode-se fazer a formação de cada camada de acordo com técnicas de processamento de CMOS de conhecimento geral.
Deve-se compreender que o fluxograma da Figura 9 destina-se a ilustrar as formações de várias camadas de acordo com várias modalidades, porém não se destina a transmitir uma sequência específica de etapas de formação quando diferentes modalidades podem exigir a formação de camadas diferentes em sequências diferentes. Por exemplo, ao se moldar o eletrodo de topo 822 pela máscara empregada para o elemento de MTJ 440, como na Figura 8, a sequência do processo é tal que o eletrodo de topo 822 é formado antes da camada de passivação de MTJ 460. Contudo, quando o eletrodo de topo 422 é formado independentemente da máscara usada para o elemento de MTJ 440, como nas Figuras 4, 6, e
16/18
7, a sequência do processo é tal que o eletrodo de topo 422 é formado após a camada de passivação de MTJ 460.
A Figura 10 ilustra um circuito de STT-MRAM que inclui um elemento de MTJ de acordo com uma modalidade da invenção.
circuito inclui uma célula de bits 1001 que engloba uma MTJ 1005 e um transistor de linha de palavras 1010 acoplado entre a linha de bits (BL) 1020 e a linha de fonte (SL) 1040. O transistor de linha de palavras 1010 recebe uma voltagem de leitura de linha de palavras (WL_rd) a partir da linha de palavras (não mostrada). Acopla-se um elemento de isolamento de leitura 1050 à linha de bits 1020 para isolar o amplificador de senso 1070 durante uma operação de escrita. Pode-se usar o elemento 1050 (por exemplo, multiplexador de leitura) para selecionar uma das linhas de bits durante a operação de leitura, assim como para proporcionar o isolamento do amplificador de senso. Como será compreendido por aqueles versados na técnica, o elemento de isolamento de leitura 1050 pode ser qualquer dispositivo ou combinação de dispositivos que possa acoplar o amplificador de senso 1070 à linha de bits 1020 durante operações de leitura e que possa isolar amplificador de senso 1070 durante operações de escrita.
Por exemplo, elemento de isolamento 1050 pode ser uma porta de transmissão acoplada em série com uma entrada do amplificador de senso
1070.
Contudo, aqueles versados na técnica compreenderão que é possível empregar outros dispositivos e/ou combinações de dispositivos, tais como multiplexadores e assemelhados.
Além disso, aqueles versados na técnica compreenderão que configuração de circuito ilustrada neste documento meramente para facilitar a descrição de aspectos de modalidades da
17/18 invenção, não se destinando a limitar as modalidades aos elementos e/ou às disposições ilustradas.
Voltando à Figura 10, o elemento de isolamento 1050 pode receber um sinal de permitir leitura (rd_en) para coordenar com a operação de leitura. Acopla-se um amplificador de senso 1070 à linha de bits 1020 e a uma referência 1060. Pode-se usar o amplificador de senso 1070 para determinar o estado da célula de bits 1001 amplificando-se o diferencial de voltagem entre a linha de bits 1020 e a referência 1060 na entrada do amplificador de senso 1070 durante a operação de leitura. Durante a operação de leitura, o transistor 1010 está conduzindo e uma corrente de leitura flui através da MTJ 1005. O elemento de isolamento de leitura 1050 estará conduzindo e será gerada uma voltagem proporcional à resistência da MTJ
1005, sendo detectada no amplificador de senso 1070.
Conforme acima tratado, a resistência variará com base no estado lógico da MTJ
1005. Em consequência, os dados armazenados na célula de bits 1001 podem ser lidos. Acoplase um controlador de escrita 1080 e elementos de isolamento de escrita 1082 e 1084 entre a linha de bits 1020 e a linha de fonte 1040 a fim de permitir a seleção de uma linha de bits e dados de escrita para a célula de bits 1001.
Pode-se executar a MTJ 1005 empregando as técnicas descritas neste documento para proteger contra a degradação durante o processamento de BEOL e isolar o resto do circuito 1000 de ions móveis e outros contaminadores da MTJ. Por exemplo, pode-se executar a MTJ 1005 como se mostra em qualquer das Figuras de 3 a 8 e/ou fabricá-la como ilustrado na Figura 9.
Embora a revelação antecedente mostre modalidades ilustrativas da invenção, deve-se observar que é possível fazer várias mudanças e modificações neste documento sem se
18/18 apartarem do âmbito das modalidades da invenção conforme definido pelas reivindicações anexadas. Por exemplo, ainda que de modo geral as técnicas descritas neste documento tenham sido dirigidas para a fabricação de elementos magnéticos aos elementos de MTJ e dispositivos de STT-MRAM, aquele versado na técnica compreenderá que se pode empregar a camada de passivação junto com vários elementos magnetoelétricos em várias aplicações a fim de proporcionar isolamento de outros elementos em um chip. Além disso, é possível mudar sinais lógicos específicos que correspondem aos transistores/circuitos a se ativar quando apropriado, com a finalidade de obter a funcionalidade revelada ao se poder modificar os transistores/circuitos para dispositivos complementares (por exemplo, intercambrar dispositivos PMOS e NMOS). Da mesma forma, as funções, etapas, e/ou ações descritas neste documento não necessitam ser executas na ordem específica mostrada. Além disso, embora se possa descrever ou reivindicar elementos da invenção no singular, considere-se o plural a menos gue se declare de forma explicita a limitação ao singular.

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Aparelho compreendendo um elemento (440) de junção de túnel magnética, MTJ, caracterizado por compreender:
    uma primeira camada ferromagnética;
    uma segunda camada ferromagnética; e uma primeira camada de isolamento disposta entre as primeira e segunda camadas ferromagnéticas; e uma camada de passivação (460) de MTJ que forma paredes laterais protetoras dispostas adjacentes à primeira camada ferromagnética, à segunda camada ferromagnética, e à primeira camada de isolamento;
    uma segunda cama de isolamento (470) disposta adjacente à camada de passivação (460) de MTJ e envolvendo o elemento (440) de MTJ;
    um dielétrico intraníveis, ILD, (430), que envolve o elemento (440) de MTJ e a segunda camada de isolamento (470); e uma camada de passivação global (480) disposta entre as segunda camada de isolamento (470) e o ILD (430).
  2. 2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela camada de passivação de MTJ ser formada por um material dielétrico.
  3. 3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela camada de passivação de MTJ ser formada com uma dada espessura na faixa de cerca de 5 nm a cerca de 100 nm.
  4. 4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda:
    uma camada de blindagem auxiliar (772) interposta entre e separando a camada de passivação (460) de MTJ e a segunda camada de isolamento (774) para blindar de forma magnética o elemento de MTJ.
    Petição 870190030767, de 29/03/2019, pág. 6/9
    2/3
  5. 5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pela camada de blindagem auxiliar (772) ser formada por um material de alta permeabilidade.
  6. 6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela segunda camada de isolamento ser formada por um carboneto, um nitreto, ou um composto de óxido.
  7. 7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por:
    a camada de passivação global (480) ser disposta sobre a camada de blindagem auxiliar camada de isolamento (774).
  8. 8. Aparelho, de acordo com caracterizado por:
    a camada passivação global camadas metálicas do aparelho.
  9. 9. Aparelho, de acordo com (772) e a segunda a reivindicação 1, ser disposta entre a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda:
    um eletrodo de topo (822) padronizado sobre a mesma largura que o elemento de MTJ e envolvido em seus lados pela camada de passivação (460) de MTJ e a segunda camada de isolamento (470); e uma camada metálica (420) em uma superfície de topo do eletrodo de topo.
  10. 10. Método para formar uma junção de túnel magnética, MTJ, que inclui um elemento (440) de MTJ, caracterizado por compreender:
    formar uma primeira camada ferromagnética;
    formar uma segunda camada ferromagnética;
    formar uma primeira camada de isolamento disposta entre as primeira e segunda camadas ferromagnéticas;
    formar uma camada de passivação (460) de MTJ de paredes laterais protetoras dispostas adjacentes à primeira
    Petição 870190030767, de 29/03/2019, pág. 7/9
    3/3 camada ferromagnética, à segunda camada ferromagnética, e à primeira camada de isolamento; e formar uma segunda cama de isolamento (470) disposta adjacente à camada de passivação (460) de MTJ e envolvendo o elemento (440) de MTJ;
    formar um dielétrico intraníveis, ILD, (430), que envolve o elemento (440) de MTJ e a segunda camada de isolamento (470); e formar uma camada de passivação global (480) disposta entre as segunda camada de isolamento (470) e o ILD (430) .
  11. 11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pela camada de passivação de MTJ ser formada por um material dielétrico.
  12. 12. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender ainda:
    formar uma camada de blindagem auxiliar interposta entre e separando a camada de passivação de MTJ e a segunda camada de isolamento para blindar de forma magnética o elemento de MTJ.
  13. 13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pela camada de blindagem auxiliar ser formada por um material de alta permeabilidade.
  14. 14. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por compreender ainda:
    formar uma camada de passivação global sobre a camada de blindagem auxiliar e a segunda camada de isolamento.
  15. 15. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender ainda:
    formar uma camada de passivação global entre camadas metálicas do dispositivo de MTJ.
    Petição 870190030767, de 29/03/2019, pág. 8/9
BRPI0919056-2A 2008-09-24 2009-09-18 Elemento magnético utilizando passivação de parede lateral protetora BRPI0919056B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/236,943 US8482966B2 (en) 2008-09-24 2008-09-24 Magnetic element utilizing protective sidewall passivation
US12/236,943 2008-09-24
PCT/US2009/057523 WO2010036581A1 (en) 2008-09-24 2009-09-18 Magnetic element utilizing protective sidewall passivation

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0919056A2 BRPI0919056A2 (pt) 2018-01-09
BRPI0919056B1 true BRPI0919056B1 (pt) 2019-09-17

Family

ID=41397538

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0919056-2A BRPI0919056B1 (pt) 2008-09-24 2009-09-18 Elemento magnético utilizando passivação de parede lateral protetora

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8482966B2 (pt)
EP (1) EP2342767B1 (pt)
JP (1) JP5415543B2 (pt)
KR (1) KR101331511B1 (pt)
CN (1) CN102160204B (pt)
BR (1) BRPI0919056B1 (pt)
ES (1) ES2397820T3 (pt)
TW (1) TWI395356B (pt)
WO (1) WO2010036581A1 (pt)

Families Citing this family (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8390283B2 (en) 2009-09-25 2013-03-05 Everspin Technologies, Inc. Three axis magnetic field sensor
US8518734B2 (en) 2010-03-31 2013-08-27 Everspin Technologies, Inc. Process integration of a single chip three axis magnetic field sensor
WO2014089182A1 (en) * 2012-12-04 2014-06-12 Carnegie Mellon University A nonvolatile magnetic logic device
US8644055B2 (en) 2010-12-09 2014-02-04 Infineon Technologies Ag Nonvolatile memory with enhanced efficiency to address asymetric NVM cells
US8557610B2 (en) * 2011-02-14 2013-10-15 Qualcomm Incorporated Methods of integrated shielding into MTJ device for MRAM
US9082956B2 (en) 2011-04-04 2015-07-14 Micron Technology, Inc. Confined cell structures and methods of forming confined cell structures
JP2013021108A (ja) * 2011-07-11 2013-01-31 Toshiba Corp 半導体記憶装置およびその製造方法
US8921959B2 (en) * 2011-07-26 2014-12-30 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. MRAM device and fabrication method thereof
CN103107281B (zh) * 2011-11-15 2015-04-08 中芯国际集成电路制造(北京)有限公司 半导体器件及其制造方法
US20140061827A1 (en) * 2012-08-29 2014-03-06 Headway Technologies, Inc. Metal Protection Layer over SiN Encapsulation for Spin-Torque MRAM Device Applications
US9093149B2 (en) * 2012-09-04 2015-07-28 Qualcomm Incorporated Low cost programmable multi-state device
US8901687B2 (en) 2012-11-27 2014-12-02 Industrial Technology Research Institute Magnetic device with a substrate, a sensing block and a repair layer
US9172033B2 (en) 2013-07-03 2015-10-27 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. MRAM device and fabrication method thereof
US9564403B2 (en) * 2013-09-27 2017-02-07 Infineon Technologies Ag Magnetic shielding of perpendicular STT-MRAM
KR102084726B1 (ko) 2013-11-05 2020-03-04 삼성전자주식회사 반도체 소자
KR102214798B1 (ko) 2014-02-05 2021-02-10 삼성전자주식회사 패키지 기판 및 이를 포함하는 반도체 패키지
KR102245262B1 (ko) * 2014-07-16 2021-04-28 한양대학교 산학협력단 보호막을 갖는 mtj 셀 및 그 제작 방법
US9673388B2 (en) * 2014-10-20 2017-06-06 Globalfoundries Singapore Pte. Ltd. Integrated circuit structures with spin torque transfer magnetic random access memory and methods for fabricating the same
KR101663958B1 (ko) 2014-12-08 2016-10-12 삼성전자주식회사 자기 메모리 소자의 제조방법
US9876163B2 (en) * 2015-03-05 2018-01-23 Globalfoundries Singapore Pte. Ltd. Magnetic memory with tunneling magnetoresistance enhanced spacer layer
US10128309B2 (en) 2015-03-27 2018-11-13 Globalfoundries Singapore Pte. Ltd. Storage layer for magnetic memory with high thermal stability
US9502642B2 (en) 2015-04-10 2016-11-22 Micron Technology, Inc. Magnetic tunnel junctions, methods used while forming magnetic tunnel junctions, and methods of forming magnetic tunnel junctions
US9847473B2 (en) * 2015-04-16 2017-12-19 Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., Ltd. MRAM structure for process damage minimization
CN107534018B (zh) * 2015-04-27 2020-06-16 东芝存储器株式会社 磁性存储器装置
US9960346B2 (en) 2015-05-07 2018-05-01 Micron Technology, Inc. Magnetic tunnel junctions
US10043852B2 (en) * 2015-08-11 2018-08-07 Toshiba Memory Corporation Magnetoresistive memory device and manufacturing method of the same
KR102395997B1 (ko) 2015-09-30 2022-05-10 삼성전자주식회사 자기 저항 메모리 소자 및 그 제조 방법
US10297745B2 (en) 2015-11-02 2019-05-21 Globalfoundries Singapore Pte. Ltd. Composite spacer layer for magnetoresistive memory
US10270025B2 (en) * 2015-12-31 2019-04-23 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. Semiconductor structure having magnetic tunneling junction (MTJ) layer
US10312432B2 (en) * 2016-04-06 2019-06-04 Varian Semiconductor Equipment Associates, Inc. Magnetic memory device and techniques for forming
US9680089B1 (en) 2016-05-13 2017-06-13 Micron Technology, Inc. Magnetic tunnel junctions
US9786343B1 (en) * 2016-08-30 2017-10-10 International Business Machines Corporation STT MRAM common source line array bias scheme
US9985199B1 (en) * 2017-03-15 2018-05-29 International Business Machines Corporation Prevention of switching of spins in magnetic tunnel junctions by on-chip parasitic magnetic shield
US10439132B2 (en) 2017-03-20 2019-10-08 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. Protective passivation layer for magnetic tunnel junctions
WO2018182697A1 (en) * 2017-03-31 2018-10-04 Intel Corporation Magnetic tunnel junction (mtj) devices with a sidewall passivation layer and methods to for the same
US9935261B1 (en) 2017-04-05 2018-04-03 Headway Technologies, Inc. Dielectric encapsulation layer for magnetic tunnel junction (MTJ) devices using radio frequency (RF) sputtering
US10516100B2 (en) 2017-06-12 2019-12-24 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. Silicon oxynitride based encapsulation layer for magnetic tunnel junctions
US10038138B1 (en) 2017-10-10 2018-07-31 Headway Technologies, Inc. High temperature volatilization of sidewall materials from patterned magnetic tunnel junctions
US10439129B2 (en) * 2018-01-18 2019-10-08 Globalfoundries Inc. Shielded MRAM cell
US10374154B1 (en) 2018-01-18 2019-08-06 Globalfoundries Inc. Methods of shielding an embedded MRAM array on an integrated circuit product comprising CMOS based transistors
US11139341B2 (en) 2018-06-18 2021-10-05 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. Protection of MRAM from external magnetic field using magnetic-field-shielding structure
US11088083B2 (en) * 2018-06-29 2021-08-10 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. DC and AC magnetic field protection for MRAM device using magnetic-field-shielding structure
US10522752B1 (en) 2018-08-22 2019-12-31 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. Magnetic layer for magnetic random access memory (MRAM) by moment enhancement
US11043251B2 (en) * 2018-11-30 2021-06-22 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. Magnetic tunnel junction device and method of forming same
CN111435703B (zh) 2019-01-14 2024-03-22 联华电子股份有限公司 磁隧穿结装置及其形成方法
US11165017B2 (en) * 2019-03-15 2021-11-02 International Business Machines Corporation Replacement bottom electrode structure process to form misalignment tolerate MRAM with high yield
CN111969103B (zh) 2019-05-20 2023-10-10 联华电子股份有限公司 半导体元件及其制作方法
TWI815948B (zh) 2019-08-14 2023-09-21 聯華電子股份有限公司 半導體元件及其製作方法

Family Cites Families (57)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3558996B2 (ja) 2001-03-30 2004-08-25 株式会社東芝 磁気抵抗効果素子、磁気ヘッド、磁気再生装置及び磁気記憶装置
US6680832B2 (en) * 2001-05-11 2004-01-20 International Business Machines Corporation CPP magnetoresistive sensors with in-stack longitudinal biasing and overlapping magnetic shield
TW569442B (en) * 2001-12-18 2004-01-01 Toshiba Corp Magnetic memory device having magnetic shield layer, and manufacturing method thereof
JP2003243630A (ja) 2002-02-18 2003-08-29 Sony Corp 磁気メモリ装置およびその製造方法
US6714444B2 (en) 2002-08-06 2004-03-30 Grandis, Inc. Magnetic element utilizing spin transfer and an MRAM device using the magnetic element
US6888742B1 (en) 2002-08-28 2005-05-03 Grandis, Inc. Off-axis pinned layer magnetic element utilizing spin transfer and an MRAM device using the magnetic element
US6838740B2 (en) 2002-09-27 2005-01-04 Grandis, Inc. Thermally stable magnetic elements utilizing spin transfer and an MRAM device using the magnetic element
US6958927B1 (en) 2002-10-09 2005-10-25 Grandis Inc. Magnetic element utilizing spin-transfer and half-metals and an MRAM device using the magnetic element
US7190611B2 (en) 2003-01-07 2007-03-13 Grandis, Inc. Spin-transfer multilayer stack containing magnetic layers with resettable magnetization
US6829161B2 (en) 2003-01-10 2004-12-07 Grandis, Inc. Magnetostatically coupled magnetic elements utilizing spin transfer and an MRAM device using the magnetic element
US6847547B2 (en) 2003-02-28 2005-01-25 Grandis, Inc. Magnetostatically coupled magnetic elements utilizing spin transfer and an MRAM device using the magnetic element
JP4008857B2 (ja) * 2003-03-24 2007-11-14 株式会社東芝 半導体記憶装置及びその製造方法
US6784091B1 (en) * 2003-06-05 2004-08-31 International Business Machines Corporation Maskless array protection process flow for forming interconnect vias in magnetic random access memory devices
EP1639653B1 (en) * 2003-06-24 2008-08-20 International Business Machines Corporation Self-aligned conductive lines for fet-based magnetic random access memory devices and method of forming the same
US7245462B2 (en) 2003-08-21 2007-07-17 Grandis, Inc. Magnetoresistive element having reduced spin transfer induced noise
US7020004B1 (en) 2003-08-29 2006-03-28 Micron Technology, Inc. Double density MRAM with planar processing
US7009266B2 (en) * 2003-08-29 2006-03-07 Applied Spintronics Technology, Inc. Method and system for providing a magnetic element including passivation structures
US6929957B2 (en) * 2003-09-12 2005-08-16 Headway Technologies, Inc. Magnetic random access memory designs with patterned and stabilized magnetic shields
US7161829B2 (en) 2003-09-19 2007-01-09 Grandis, Inc. Current confined pass layer for magnetic elements utilizing spin-transfer and an MRAM device using such magnetic elements
US7282755B2 (en) 2003-11-14 2007-10-16 Grandis, Inc. Stress assisted current driven switching for magnetic memory applications
US7009877B1 (en) 2003-11-14 2006-03-07 Grandis, Inc. Three-terminal magnetostatically coupled spin transfer-based MRAM cell
US20050136600A1 (en) 2003-12-22 2005-06-23 Yiming Huai Magnetic elements with ballistic magnetoresistance utilizing spin-transfer and an MRAM device using such magnetic elements
US7057862B2 (en) * 2004-02-10 2006-06-06 Hitachi Global Storage Technologies Netherlands B.V. Current-perpendicular-to-plane-magnetoresistive sensor with free layer stabilized against vortex magnetic domains generated by the sense current
US7110287B2 (en) 2004-02-13 2006-09-19 Grandis, Inc. Method and system for providing heat assisted switching of a magnetic element utilizing spin transfer
US7242045B2 (en) 2004-02-19 2007-07-10 Grandis, Inc. Spin transfer magnetic element having low saturation magnetization free layers
US6992359B2 (en) 2004-02-26 2006-01-31 Grandis, Inc. Spin transfer magnetic element with free layers having high perpendicular anisotropy and in-plane equilibrium magnetization
US7233039B2 (en) 2004-04-21 2007-06-19 Grandis, Inc. Spin transfer magnetic elements with spin depolarization layers
US7057921B2 (en) 2004-05-11 2006-06-06 Grandis, Inc. Spin barrier enhanced dual magnetoresistance effect element and magnetic memory using the same
US7088609B2 (en) 2004-05-11 2006-08-08 Grandis, Inc. Spin barrier enhanced magnetoresistance effect element and magnetic memory using the same
US7449345B2 (en) * 2004-06-15 2008-11-11 Headway Technologies, Inc. Capping structure for enhancing dR/R of the MTJ device
US7611912B2 (en) * 2004-06-30 2009-11-03 Headway Technologies, Inc. Underlayer for high performance magnetic tunneling junction MRAM
US7645618B2 (en) * 2004-09-09 2010-01-12 Tegal Corporation Dry etch stop process for eliminating electrical shorting in MRAM device structures
US7369427B2 (en) 2004-09-09 2008-05-06 Grandis, Inc. Magnetic elements with spin engineered insertion layers and MRAM devices using the magnetic elements
US7446979B2 (en) * 2004-09-30 2008-11-04 Hitachi Global Storage Technologies Netherlands B.V. Laminated draped shield for CPP read sensors
KR100604913B1 (ko) 2004-10-28 2006-07-28 삼성전자주식회사 멀티 비트 셀 어레이 구조를 가지는 마그네틱 램
US7126202B2 (en) 2004-11-16 2006-10-24 Grandis, Inc. Spin scattering and heat assisted switching of a magnetic element
US7241631B2 (en) 2004-12-29 2007-07-10 Grandis, Inc. MTJ elements with high spin polarization layers configured for spin-transfer switching and spintronics devices using the magnetic elements
US7289356B2 (en) 2005-06-08 2007-10-30 Grandis, Inc. Fast magnetic memory devices utilizing spin transfer and magnetic elements used therein
US7703896B2 (en) * 2005-07-27 2010-04-27 Brother Kogyo Kabushiki Kaisha Liquid-droplet jetting apparatus and liquid transporting apparatus
US7230845B1 (en) 2005-07-29 2007-06-12 Grandis, Inc. Magnetic devices having a hard bias field and magnetic memory devices using the magnetic devices
JP2007081280A (ja) 2005-09-16 2007-03-29 Fujitsu Ltd 磁気抵抗効果素子及び磁気メモリ装置
US7286395B2 (en) 2005-10-27 2007-10-23 Grandis, Inc. Current driven switched magnetic storage cells having improved read and write margins and magnetic memories using such cells
US7486475B2 (en) * 2005-12-14 2009-02-03 International Business Machines Corporation Magnetic data system having bias circuit with bias resistor
US7430135B2 (en) 2005-12-23 2008-09-30 Grandis Inc. Current-switched spin-transfer magnetic devices with reduced spin-transfer switching current density
JP2007184063A (ja) 2006-01-10 2007-07-19 Renesas Technology Corp 不揮発性半導体記憶装置
JP2007266498A (ja) 2006-03-29 2007-10-11 Toshiba Corp 磁気記録素子及び磁気メモリ
US20070246787A1 (en) 2006-03-29 2007-10-25 Lien-Chang Wang On-plug magnetic tunnel junction devices based on spin torque transfer switching
JP2007273493A (ja) 2006-03-30 2007-10-18 Fujitsu Ltd 磁気メモリ装置及びその製造方法
US7528457B2 (en) * 2006-04-14 2009-05-05 Magic Technologies, Inc. Method to form a nonmagnetic cap for the NiFe(free) MTJ stack to enhance dR/R
DE602006013948D1 (de) 2006-05-04 2010-06-10 Hitachi Ltd Magnetspeichervorrichtung
US7595520B2 (en) * 2006-07-31 2009-09-29 Magic Technologies, Inc. Capping layer for a magnetic tunnel junction device to enhance dR/R and a method of making the same
US7476954B2 (en) * 2007-01-12 2009-01-13 Headway Technologies, Inc. TMR device with Hf based seed layer
US7978439B2 (en) * 2007-06-19 2011-07-12 Headway Technologies, Inc. TMR or CPP structure with improved exchange properties
US7750421B2 (en) * 2007-07-23 2010-07-06 Magic Technologies, Inc. High performance MTJ element for STT-RAM and method for making the same
US7936027B2 (en) * 2008-01-07 2011-05-03 Magic Technologies, Inc. Method of MRAM fabrication with zero electrical shorting
US7948044B2 (en) * 2008-04-09 2011-05-24 Magic Technologies, Inc. Low switching current MTJ element for ultra-high STT-RAM and a method for making the same
US9159910B2 (en) * 2008-04-21 2015-10-13 Qualcomm Incorporated One-mask MTJ integration for STT MRAM

Also Published As

Publication number Publication date
TW201029238A (en) 2010-08-01
BRPI0919056A2 (pt) 2018-01-09
CN102160204B (zh) 2014-09-03
US20100072566A1 (en) 2010-03-25
JP5415543B2 (ja) 2014-02-12
CN102160204A (zh) 2011-08-17
ES2397820T3 (es) 2013-03-11
JP2012503885A (ja) 2012-02-09
KR20110074559A (ko) 2011-06-30
US8482966B2 (en) 2013-07-09
EP2342767B1 (en) 2012-11-21
EP2342767A1 (en) 2011-07-13
TWI395356B (zh) 2013-05-01
WO2010036581A1 (en) 2010-04-01
KR101331511B1 (ko) 2013-11-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0919056B1 (pt) Elemento magnético utilizando passivação de parede lateral protetora
US9589616B2 (en) Energy efficient three-terminal voltage controlled memory cell
CN100442385C (zh) 具有不平行的主磁阻和参考磁阻的磁随机存取存储器器件
KR101496064B1 (ko) 스핀 토크 전달 메모리 셀 구조체 및 방법
KR100511017B1 (ko) 자기기억장치
US6924520B2 (en) MRAM including unit cell formed of one transistor and two magnetic tunnel junctions (MTJS) and method for fabricating the same
JP5233234B2 (ja) 半導体装置およびその製造方法
JPH11224483A (ja) 固体メモリおよびメモリ形成方法
US11730001B2 (en) Tunnel magnetoresistive effect element, magnetic memory, and built-in memory
US10600843B2 (en) Memory device structure
KR100560661B1 (ko) 자기 메모리의 읽기 방법
KR20140102993A (ko) 증가된 온/오프 비를 갖는 자기 메모리 소자와 그 제조 및 동작방법
KR100546177B1 (ko) 자기저항 램
KR20150079806A (ko) Mram 셀을 연결하는 구조
JP2007157823A (ja) 磁気記憶装置
JP2012243364A (ja) 磁気メモリデバイスの駆動方法及び磁気メモリデバイス
JP2017059653A (ja) 記憶装置
WO2009107780A1 (ja) 磁気抵抗記憶装置及びその動作方法
Hughes Magnetoresistive random access memory (MRAM) and reliability
KR101407643B1 (ko) 멀티 비트 메모리 소자와 그 동작방법
CN117677275A (zh) 半导体结构及其制作方法、存储器
KR20040042917A (ko) 자기저항 램 및 그의 제조방법

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H01L 43/08

Ipc: G01R 33/09 (1980.01), H01L 43/08 (1974.07)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/09/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/09/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS