BRPI0714111A2 - método para a etiquetagem lateral-periférica de recipientes - Google Patents

método para a etiquetagem lateral-periférica de recipientes Download PDF

Info

Publication number
BRPI0714111A2
BRPI0714111A2 BRPI0714111-4A BRPI0714111A BRPI0714111A2 BR PI0714111 A2 BRPI0714111 A2 BR PI0714111A2 BR PI0714111 A BRPI0714111 A BR PI0714111A BR PI0714111 A2 BRPI0714111 A2 BR PI0714111A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
container
peripheral
mask
labeling
label
Prior art date
Application number
BRPI0714111-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Volker Till
Original Assignee
Khs Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Khs Ag filed Critical Khs Ag
Publication of BRPI0714111A2 publication Critical patent/BRPI0714111A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65CLABELLING OR TAGGING MACHINES, APPARATUS, OR PROCESSES
    • B65C9/00Details of labelling machines or apparatus
    • B65C9/46Applying date marks, code marks, or the like, to the label during labelling
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65CLABELLING OR TAGGING MACHINES, APPARATUS, OR PROCESSES
    • B65C3/00Labelling other than flat surfaces
    • B65C3/06Affixing labels to short rigid containers
    • B65C3/08Affixing labels to short rigid containers to container bodies
    • B65C3/14Affixing labels to short rigid containers to container bodies the container being positioned for labelling with its centre-line vertical
    • B65C3/16Affixing labels to short rigid containers to container bodies the container being positioned for labelling with its centre-line vertical by rolling the labels onto cylindrical containers, e.g. bottles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65CLABELLING OR TAGGING MACHINES, APPARATUS, OR PROCESSES
    • B65C9/00Details of labelling machines or apparatus
    • B65C9/08Label feeding
    • B65C9/18Label feeding from strips, e.g. from rolls
    • B65C9/1803Label feeding from strips, e.g. from rolls the labels being cut from a strip
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65CLABELLING OR TAGGING MACHINES, APPARATUS, OR PROCESSES
    • B65C9/00Details of labelling machines or apparatus
    • B65C9/40Controls; Safety devices
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65CLABELLING OR TAGGING MACHINES, APPARATUS, OR PROCESSES
    • B65C9/00Details of labelling machines or apparatus
    • B65C9/40Controls; Safety devices
    • B65C2009/401Controls; Safety devices for detecting the height of articles to be labelled

Landscapes

  • Labeling Devices (AREA)

Abstract

MéTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFéRICA DE RECIPIENTES São objetos da presente invenção um método e um dispositivo para etiquetarem recipientes (1) no sentido periférico-lateral, em especial para a etiquetagem circunferencial de garrafas (1). Para isso, uma tira de etiquetas continua (5) é impressa, em seguida cortada ao comprimento de forma a produzir a respectiva etiqueta (2), a qual é aplicada em volta do recipiente (1). De acordo com a invenção, são providas uma máscara de corte (4) e/ou uma máscara de impressão (4') para a etiqueta, com marcações angulares (13,14), para a ativação dependente de ângulo de um dispositivo de corte (2) e/ou um cabeçote de impressão (3), no sentido periférico (U) e/ou no sentido do eixo vertical (H) do recipiente (1).

Description

"MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES"
A presente invenção refere-se à um método para a etiquetagem lateral- periférica de recipientes, em especial para a etiquetagem circunferencial de garrafas, de acordo com a qual uma tira contínua de etiquetas é impressa, após o que a respectiva etiqueta é cortada ao comprimento e enrolada em torno do recipiente. O termo tira continua de etiquetas nâo significa necessariamente, no âmbito da invenção, uma tira de etiquetas com um comprimento continuo teórico, mas sim uma tira que possui um comprimento que corresponda pelo menos ao comprimento de duas etiquetas ligadas entre si e que devem ser cortadas ou separadas ou pelo menos cortadas ao comprimento, de modo a produzir a cada vez as etiquetas desejadas. Em um método com um modo de execução descrito no início, correspondente à DE 199 21 843 A, são empregadas etiquetas de filme plástico, as quais são separadas de uma tira contínua alimentada continuamente com o auxilio de um gerador de raio-laser. As etiquetas produzidas desse modo recebem, via de regra, aplicação de cola, sendo em seguida aplicadas aos recipientes em questão e enroladas em torno dos mesmos.
Além disso, conhecem-se no estado da técnica as etiquetas circunferenciais, feitas à base de um material para etiquetas retrátil, de acordo com a DE 197 16 079 A1. De acordo com a mesma, a respectiva etiqueta é puxada de uma tira de etiquetas, em forma de bobina de etiquetas, no comprimento requerido. Em seguida, o material de etiquetar é puxado ao comprimento requerido e moldado de modo a transformar-se em etiqueta circunferencial, e emendado bem como separado do estoque de etiquetas. Em seguida, a etiqueta circunferencial desse modo moldada é aplicada sobre o respectivo recipiente e finalmente fixada ali de modo retrátil.
O procedimento descrito por último é dispendioso com respeito à técnica de equipamentos e nem sempre seguro no processo, em conseqüência do processo de retração necessário. No procedimento acima mencionado de conformidade com a DE 199 21 842, chama a atenção o fato de que, para uma etiquetagem circunferencial segura, é necessário trabalhar praticamente sempre com uma área de sobreposição das etiquetas, em que a área de sobreposição - a fim de se evitar irritações óticas desnecessárias - geralmente é produzida em uma única cor, mediante o que, no entanto, a configuração gráfica da etiqueta fica sujeita a limitações. Isso é inconveniente sob o aspecto estético. Além disso, uma área de sobreposição aumenta desnecessariamente o consumo de material.
Independentemente disso, as soluções sugeridas até o presente não estão em condições de realizar uma etiquetagem flexível e variada de garrafas com diferentes formatos.
Na prática, as garrafas variam muitas vezes com relação ao seu diâmetro, de modo que a aplicação de etiquetas sem uma área de sobreposição unicoior em garrafas com diâmetros diferentes leva a diferentes impressões óticas gerais, e de qualquer modo sem possibilitar que se tenha uma visão uniforme como um todo. É nesse sentido que a invenção pretende contribuir com uma solução abrangente.
É tarefa da invenção desenvolver complementarmente de tal modo o problema técnico com base em um método para a etiquetagem lateral periférica de recipientes do tipo de execução descrito acima que permita a aplicação de etiquetas do tipo "roll-feed" preferencialmente para a etiquetagem circunferencial de recipientes sem uma área de sobreposição. Neste caso, pretende-se adicionalmente, além de redução de consumo de material e redução de custos, proporcionar uma etiquetagem particularmente satisfatória do ponto de vista ótico, a qual atenda também os diferentes requisitos de formato de recipientes.
Para a solução dessa problemática técnica, é sugerido pela invenção, em um processo do tipo genérico para a etiquetagem lateral periférica de recipientes, calcular o perímetro de cada recipiente a ser etiquetado, em seguida ajustar em forma digital a matriz de impressão disponível ao comprimento nominal apurado da etiqueta 1, e finalmente cortar a etiqueta impressa no comprimento correto.
No escopo da invenção, a máscara de impressão tem por finalidade, com a ajuda do cabeçote de impressão, gerar uma imagem de impressão na etiqueta continua. Para isso recorre-se a técnicas de impressão usuais, tais como o processo de impressão a jato de tinta, a impressão por transferência ou a laser, etc. Com o emprego da máscara de corte, determinam-se as medidas externas da etiqueta. No âmbito da invenção, tanto a máscara de impressão como também a máscara de corte são providas respectivamente de marcações da posição angular.
Tais marcações da posição angular atendem o requisito de que tanto o formato impresso derivado da máscara de impressão assim como a etiqueta 1, como tal, devem estender-se ao longo de uma determinada área periférica do recipiente, preferencialmente ao longo de toda a sua área periférica. Na maioria das vezes trata-se, neste caso, de um arco de circulo ou de um respectivo segmento de arco de círculo. É claro que os padrões de impressão, respectivamente a imagem de impressão e a etiqueta, também podem ser enroladas inteiramente em volta do recipiente ou aplicadas sobre o mesmo, de modo a produzir uma etiqueta circunferencial. Neste caso essa etiqueta circunferencial não apresenta, pelo menos em sua configuração gráfica, nenhuma área de sobreposição, de modo que se obtém uma qualidade ótica particularmente agradável. Dependendo da forma de execução da presente invenção, a etiqueta circunferencial pode ser executada também sem a área corporal de sobreposição, de modo que ambas as extremidades da etiqueta ficam unidas entre si sem costura e junta.
Isso é realizado basicamente pela invenção de tal modo que tanto a máscara de impressão como também a etiqueta correspondam, conforme a finalidade, a um determinado comprimento no sentido periférico, respectivamente no sentido longitudinal; em outras palavras, no âmbito da invenção o seu comprimento no sentido periférico varia mediante a divisão em seções angulares na dependência do diâmetro calculado do recipiente. Assim mesmo, tanto a máscara de impressão como também a etiqueta se estendem além da respectiva área angular desejada e isso, no resultado, independentemente do fato se e como a circunferência do recipiente se alterou, de recipiente para recipiente.
Portanto, de acordo com a invenção, é pela primeira vez possível prover em especial garrafas com diferentes diâmetros ou tolerâncias de diâmetros, a cada vez com uma etiqueta produzindo a mesma impressão geral ótica e, em si, inalterada e, em especial, poder efetuar uma etiquetagem circunferencial, que não requer uma sobreposição das pontas da etiqueta, pelo menos em uma área de sobreposição na configuração gráfica. É nesse sentido que devem ser levadas em consideração as vantagens substanciais da invenção. Nesse contexto deve-se ressaltar ainda que a máscara de impressão e/ou a máscara de corte podem ser providas não só com marcações da posição angular no sentido periférico do recipiente, mas também em seu respectivo sentido de eixo vertical. Com isso, a invenção possibilita não somente um recalcamento longitudinal ou uma dilataçâo longitudinal da máscara de impressão e/ou da máscara de corte no sentido periférico do recipiente, como também em seu sentido de eixo vertical. Isso permite, por exemplo, que possam ser aplicados comprimentos alternativos e diferentes de garrafas. Também se verificou ser vantajoso se a máscara de impressão e/ou a imagem fendida para a respectiva etiqueta forem colocadas em uma unidade de comando e providos aqui com as marcações da posição angular em questão. Em tal caso, também se poderá naturalmente trabalhar com diferentes marcações da posição angular, por um lado para a máscara de impressão e, por outro lado, para a máscara de corte. Assim, por exemplo, pode-se cogitar de subdividir a máscara de impressão em vários segmentos de arco de circulo a 20°, ao passo que a máscara de corte se divide em segmentos de arco de círculo a 45°. Antes disso, tanto a máscara de impressão como também a máscara de corte são identificadas em seu sentido longitudinal, ou seja, no sentido periférico, após a colocação sobre o recipiente, com o intervalo angular 0° até 360°. Ou seja, a componente longitudinal é substituída pelos respectivos valores angulares.
No mais, o dimensionamento é feito geralmente de tal modo que a máscara de impressão preenche a respectiva imagem fendida total ou parcialmente, com isso geralmente menor do que a forma em que a imagem fendida está configurada. Via de regra, a máscara de impressão é aplicada sobre a tira de etiquetas continua como imagem impressa, com o auxílio do cabeçote impressor já acionado, em que o cabeçote impressor observa uma distância fixa e predeterminada em relação à tira de etiquetas. Segundo uma forma de concretização preferida, a distância em questão do cabeçote impressor em relação à tira de etiquetas pode ser ajustada devidamente regulada. Além disso, verificou-se ser vantajoso se a máscara de impressão e/ou a etiqueta, individualmente ou ambas, for ou forem colocadas sobre o recipiente sem uma sobreposição. Isso se consegue, com observância do aspecto estético, fazendo com que a máscara de impressão e a máscara de corte sejam instaladas cada qual com as marcações de posições angulares em relação à aplicação do recipiente dependente de ângulo no sentido periférico. A máscara de impressão e também a máscara de corte são colocadas, cada qual, sobre o recipiente, em posição vertical no sentido da direção periférica e, segundo a sua respectiva dilatação, no sentido de eixo vertical. Além disso, a máscara de impressão, dependendo do tamanho e da conformação do recipiente, pode ser colocada, com diversos intervalos entre cada um dos elementos de imagem ou plxeis, no sentido periférico e/ou em sentido axial ascendente. Nesse sentido, verificou-se também ser vantajoso se o intervalo em questão entre os elementos de imagem ou plxeis for ajustado de forma fixa ou variada no sentido periférico e/ou no sentido de eixo vertical. É também objeto da invenção um dispositivo especialmente apropriado para a etiquetagem circunferencial de recipientes. É da mesma forma objeto da invenção um recipiente, provido de uma correspondente etiqueta, produzido de acordo com o processo descrito. Finalmente, também é naturalmente escopo da invenção aplicar, na circunferência do respectivo recipiente, a respectiva etiqueta e/ou a máscara de impressão resp. o formato impresso em forma de espiral ou também em forma de meandro ou então de qualquer outra forma.
A seguir a invenção será descrita mais detalhadamente com base em um desenho representando apenas um exemplo de concretização: Afig.1 ilustra um dispositivo para a etiquetagem circunferencial de recipientes, em especial de garrafas.
Afig. 2 reproduz uma máscara de impressão e uma máscara de corte. A fig. 3 reproduz a etiqueta aplicada em torno de um recipiente. A fig. 4 representa uma vista de conjunto de um recipiente provido da etiqueta de acordo com a invenção.
Nas Figuras vê-se um dispositivo apropriado para a etiquetagem circunferencial de recipientes 1, no caso de garrafas e, em especial, de garrafas para bebidas. Com a ajuda do dispositivo descrito a seguir em detalhes aplica-se uma etiqueta resp. uma etiqueta circunferencial 2 à garrafa 1, e isso sem sobreposição. É olaro que, com a ajuda do dispositivo, é possível também aplicar uma etiqueta 2 que não se estenda através de toda a periferia. O dispositivo em questão é provido, conforme se vê na Fig. 1, de pelo menos um dispositivo sensor 17 em sua montagem básica, com o qual é determinado, direta ou indiretamente, o diâmetro de cada recipiente a ser etiquetado, mediante o emprego de um dispositivo de calcular apropriado, como por exemplo, o dispositivo de comando 10. Em relação a esse dispositivo sensor, pode tratar-se, por exemplo, de uma barreira de luz, a qual - tendo em consideração a velocidade de translação dos recipientes - é capaz de medir o diâmetro dos mesmos e, com isso, o seu perímetro. Da mesma forma podem ser empregadas também distâncias medidas, com base em raios laser, ou também outros métodos conhecidos do perito na técnica. O dispositivo é provido também de um cabeçote de impressão 3, com o qual um dispositivo de impressão 4' - representado na Fig. 2 e ajustado, nas suas medidas externas, ao perímetro do recipiente atualmente em uso -, é comprimido sobre uma tira de etiquetas continua 5 e imprime aqui, sobre a etiqueta 2 a ser produzida em seguida e, consequentemente, sobre o recipiente, o formato impresso desejado de acordo com a Fig. 5. Ao lado do cabeçote de impressão 3 é provido um dispositivo de tiras 6, o qual é evacuado e prende a tira contínua 5.
A tira contínua 5 é, em seguida, é cortada no respectivo comprimento pre- determinado no dispositivo de tiras 6, afim de produzir as etiquetas 2. Para esse fim proveu-se um dispositivo de corte 7, ao qual cabe a função de cortar ao comprimento a tira contínua 5, produzindo assim as etiquetas 2. O dispositivo de corte 7 é acionado com o auxílio de uma máscara de corte 4 de acordo com a Fig. 2, a fim de preparar os contornos externos desejados da etiqueta 2 para o recipiente a ser etiquetado. Naturalmente a invenção é adequada também para, por exemplo, produzir e processar etiquetas 2 ovais, redondas ou de qualquer outro formato.
As diversas etiquetas 2, separadas entre si, são transferidas do dispositivo de tiras β para um tambor de transferência 8, onde - conforme o caso - elas recebem uma aplicação de cola no lado voltado para o recipiente 1 e, em seguida, enroladas em torno do recipiente 1, da forma conhecida. Sabe-se que tanto o tambor de transferência 8 como também o dispositivo de tiras 6 e, em especial, o dispositivo de corte 7, e um avanço 9 para a tira continua 5 e o cabeçote de impressão 3 são, em conjunto, ativados e acionados por uma unidade de comando 10.
A unidade de comando 10 é também equipada com um sensor 11, o qual mede uma distância A do cabeçote de impressão 3 à tira contínua 5. Esses valores medidos obtidos desse modo do sensor 11, com relação à distância A do cabeçote de impressão 3 em relação à face a ser impressa da tira contínua 5, são processados como variáveis controladas de entrada na unidade de comando 10, e isso para a fixação de um dispositivo de suporte 12, sobre o qual o cabeçote de impressão 3 fica montado no sentido de uma distância A constante regulada. Em relação a esse dispositivo de suporte 12, trata-se efetivamente de um dispositivo de suporte 12 regulável, o qual no âmbito do exemplo de concretização é desenvolvido como carrinho 12, o qual suporta no lado de cima o cabeçote de impressão 3. É evidente que podem ser previstos também vários cabeçotes de impressão 3, arranjados lado a lado ou sobrepostos e suportados opcionalmente pelo carrinho 12 em questão.
É de particular importância para a invenção que a máscara de impressão 4'e a máscara de corte 4 recebam, para a etiqueta a ser produzida, cada qual marcações da posição angular 13, 14 nas margens. Verifica-se, com base na Fig. 2, que são utilizadas duas diferentes marcações da posição angular 13 e 14. As marcações da posição angular 13 correspondem à máscara de corte 4, ao passo que as marcações da posição angular 14 pertencem à máscara de impressão 4'.
Tanto a máscara de impressão 4' como também a máscara de corte 4 são registradas na unidade de comando 10 como superfícies estruturadas em forma de matriz, com seu comprimento previamente definido no sentido periférico U e largura no sentido de eixo vertical H do recipiente 1. É de particular importância para a invenção a circunstância de que o respectivo comprimento da máscara de impressão 4', assim como o comprimento da máscara de corte 4 não são necessariamente mantidos quando da execução do formato impresso e também da etiqueta 2, ocorrendo ao invés uma variação. Essa variação tem lugar, como já representado, na dependência da circunferência resp. da altura do respectivo recipiente a ser etiquetado. Tanto a máscara de corte 4 como também a máscara de impressão 4' recebem, nas suas bordas, as respectivas marcações da posição angular 13 e 14. Essas marcações da posição angular 13, 14 servem a cada vez para a ativação dependente de ângulo, no sentido periférico U do recipiente 1, do dispositivo de corte 7 e do cabeçote de impressão 3.
Esse modo de procedimento será descrito a seguir inicialmente com referência à máscara de impressão 4'. Conforme já descrito, a máscara de impressão 4' é aplicada à tira de etiquetas continua 5 com a ajuda do cabeçote de impressão 3 e isso, geralmente, de modo central em relação à etiqueta 2 a ser produzida subseqüentemente ou à máscara de corte 4. Antes disso, a máscara de impressão 4'é identificada, no sentido periférico U, com um intervalo angular entre O0 e 360° e provido das marcações da posição angular 14, as quais atualmente cobrem um ângulo geral de 320°. As marcações da posição angular 14 podem ser definidas, por exemplo, a cada intervalo de 20°. Com isso, serão atribuídos às marcações da posição angular 14 os correspondentes elementos de imagem 15 com respeito à sua exata posição de ângulo de rotação na circunferência do recipiente 1. Efetivamente a máscara de impressão 4' consiste de uma grade em elementos de imagem 15, os quais ficam dispostos ao longo de linhas periféricas 4'a e linhas axiais ascendentes 4'b. Com o emprego das marcações da posição angular 14, é então assegurado que os referidos elementos de imagem 15 - tendo em consideração a circunferência do recipiente em uso - apareçam com exatidão nas posições de ângulo de rotação, pertencentes às marcações da posição angular 14, na etiqueta 2 em forma de imagem impressa ou no recipiente 1 como um todo. Para isso, as marcações da posição angular 14 são avaliadas para a ativação do cabeçote de impressão 3 com o auxílio da unidade de comando 10, em que são levadas em consideração - para a produção do formato impresso plano - , as necessárias dilatações ou delimitações dos intervalos das diversas marcações da posição angular dependentes da atual circunferência do recipiente.
Nesse sentido, é evidente que precisa ser assegurado que a máscara de impressão 4' assuma no gerai a sua posição definida em comparação com a máscara de corte 4 e, no caso do exemplo, que os intervalos angulares de O0 a 20° e de 340" a 360° permaneçam livres a cada vez no lado da borda da máscara de impressão 4', na máscara de corte 4.
Também a máscara de corte foi inicialmente identificada, no sentido periférico U, com um intervalo angular de 0° a 360" e é provido com as respectivas marcações de posição angular 13. As marcações de posição angular 13 são também todas elas previstas a cada 20° e são usadas em lugar da dilatação longitudinal da máscara de corte 4 no sentido periférico U para a condução complementar da garrafa 1 durante a aplicação das respectivas etiquetas 2 sobre a sua circunferência. Ocorre, efetivamente, que a respectiva garrafa ou o recipiente fica sujeitado sobre uma base giratória resp. prato giratório 16, o qual é controlado com o auxilio da unidade de comando 10, em conformidade com as marcações de posição angular 13 ou 14. Isso garante que a borda inicial da máscara de corte 4, resp. da etiqueta 2 assuma com precisão a posição de 0°, ao passo que a borda extrema da máscara de corte 4 e, com isso, da etiqueta 2, corresponda à rotação de 360° do recipiente 1 com a ajuda do prato giratório 16. Desse modo o recipiente 1 é provido com uma etiqueta circunferencial 2 de acordo com a Fig. 4, que foi aplicada sobre a circunferência sem sobreposição. Tal como a etiqueta resp. etiqueta circunferencial 2, também o formato impresso e, com isso, a máscara de impressão 4' podem variar no tamanho, o que se realiza mediante uma dilatação ou um recalcamento longitudinal no sentido periférico. Para isso, os elementos de imagem 15 são providos de um intervalo b variável (ou fixo) no sentido periférico U. Também no sentido de eixo vertical H é possível a alteração do seu intervalo c. Está assegurado que pelo menos a borda inicial e a borda extrema da máscara de corte 4 e, com isso, da etiqueta 2, assumam uma determinada posição angular na circunferência do recipiente 1, o mesmo ocorrendo com os elementos de imagem 15, alocados às marcações de posição angular 14, da máscara de impressão 4. Entre as marcações de posição angular 14, os elementos de imagem 15 ficam dispostos geralmente equidistantes, observando uma mesma distância b entre si.
Compreende-se como óbvio que também podem ser incluídas no escopo da presente invenção aquelas concretizações, em relação às quais o arquivamento digital da máscara de corte é realizado de uma outra forma do que aquela anteriormente descrita. Assim, é possível, por exemplo, arquivar a máscara de impressão como matriz X-Y1 caso em que cada elemento ou cada célula dessa matriz corresponde a um ponto de impressão a ser representado. A cada ponto de impressão é alocado um com junto das informações necessárias, como, por exemplo, cor, claridade, etc.

Claims (17)

1. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES" (1), em especial para a etiquetagem circunferencial de garrafas (1), de acordo com o qual uma tira de etiquetas continua (5) é impressa, cuja respectiva etiqueta (2) é então cortada ao comprimento e enrolada em torno da circunferência do recipiente pelo menos de forma parcial, CARACTERIZADO pelo fato da circunferência e/ou da altura de pelo menos um recipiente a ser etiquetado ser ou serem calculados através de pelo menos um dispositivo sensor (7).
2. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a máscara de impressão (4 ) ser aplicada sobre a tira de etiquetas contínua (5) com o auxílio do cabeçote de impressão (3), enquanto que o formato a imprimir se acha ajustado, em suas medidas, às medidas calculadas do recipiente.
3. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CAFiACTERIZADO pelo fato de o comprimento das etiquetas estar ajustado às medidas apuradas à peto menos uma circunferência do recipiente.
4. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADO pelo fato de uma máscara de corte (4) e/ou uma máscara de impressão (4r) ser ou serem providas, para aplicação à etiqueta (2), de marcações de posição angular (13, 14), para a ativação dependente de ângulo de um dispositivo de corte (7) ou de um cabeçote de impressão (3) no sentido periférico (U) e/ou no sentido de eixo vertical do recipiente (1).
5. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADO pelo fato de a máscara de corte (4) e/ou a máscara de impressão (4') (2) ser ou serem distribuídas/colocadas em uma unidade de comando (1) para a respectiva etiqueta e providas com as marcações de posição angular (13,14).
6. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADO pelo fato de a máscara de impressão (4') ser aplicada, com o auxilio do cabeçote de impressão (3) sobre a tira de etiquetas continua (5) em forma de imagem impressa, em que o cabeçote de impressão (3) mantém- se a uma distância (a) fixa, previamente determinada, em relação â tira de etiquetas continua (5).
7. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de a distância (A) do cabeçote de impressão (3) em relação à tira de etiquetas continua (5) ser ajustada por meio de regulagem.
8. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADO pelo fato de a máscara de impressão (4 ) e/ou a máscara de corte (4) são colocadas sobre o recipiente (1) em separado ou em conjunto livres de sobreposição.
9. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de a máscara de impressão (4') ser colocada sobre a tira de etiquetas continua (5) verticalmente no sentido periférico (U) em conformidade com a sua dilatação no sentido do eixo vertical (H).
10. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de a máscara de impressão (45') ser colocada sobre a tira de etiquetas continua (5) em conformidade com o tamanho e a configuração do recipiente (1), mantendo diferentes distâncias (b,c) entre cada um dos elementos de imagem (15) no sentido periférico (U) e/ou no sentido do eixo vertical (H).
11. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de a distância (b, c) dos elementos de imagem (15), no sentido periférico (U) e/ou no sentido do eixo vertical (H)1 ser ajustada de modo fixo ou variado.
12. "MÉTODO PARA A ETIQUETAGEM LATERAL-PERIFÉRICA DE RECIPIENTES", de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de a máscara de impressão (4') prender parcial ou inteiramente a respectiva máscara de corte (4).
13. "DISPOSITIVO PARA A ETIQUETAGEM PERIFÉRICO-LATERAL DE RECIPIENTES" (1), em especial para etiquetar toda a circunferência de garrafas (1), preferencialmente para executar o método, em conformidade com uma das reivindicações 1 a 9, com um cabeçote de impressão (3), para imprimir tiras de etiquetas continuas (5), e com um dispositivo de corte (7), para cortar ao comprimento a tira de etiquetas contínua (5), de modo a produzir a respectiva etiqueta (2) a ser aplicada em torno do recipiente (1), CARACTERIZADO pelo fato de ser provido pelo menos um dispositivo sensor (7) para determinar a circunferência e/ou a altura de um recipiente.
14. "DISPOSITIVO PARA A ETIQUETAGEM PERIFÉRICO-LATERAL DE RECIPIENTES", de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de uma máscara de corte (4) e/ou uma máscara de impressão (4') ser ou serem providas, para a respectiva etiqueta (1), em uma unidade de comando (10), com marcações angulares (13, 14) para o acionamento dependente de ângulo, em sentido periférico (U) e/ou em sentido de eixo vertical (H) do recipiente (1), de um dispositivo de corte (7) ou de um cabeçote de impressão (3).
15. "DISPOSITIVO PARA A ETIQUETAGEM PERIFÉRICO-LATERAL DE RECIPIENTES", de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de o cabeçote de impressão (3) ficar sujeitado em um suporte (12) regulável e manter uma distância (A) pré-determinada em relação à tira de etiquetas contínua (5).
16. "DISPOSITIVO PARA A ETIQUETAGEM PERIFÉRICO-LATERAL DE RECIPIENTES", de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de ser provido um sensor (11) para a medição da distância (a) do cabeçote de impressão (3) em relação à tira de etiquetas continua (5), cujos valores a medir são avaliados como variável de entrada controlada na unidade de comando (10), para a ativação do suporte no sentido de uma distância (A) constante regulada.
17. RECIPIENTE (1), EM ESPECIAL GARRAFA (1), COM UMA ETIQUETA PERIFÉRICO-LATERAL (2), a qual foi impressa com uma máscara de impressão (4') e, tendo em consideração uma máscara de corte (4), separada de uma tira de etiquetas contínua (5), CARACTERIZADO pelo fato de a máscara de corte (4) e/ou a máscara de impressão (4') ter ou terem sido aplicadas sobre o recipiente (1), dependente do ângulo, no sentido periférico (U) e/ou no sentido do eixo vertical (H) do recipiente.
BRPI0714111-4A 2006-08-16 2007-08-15 método para a etiquetagem lateral-periférica de recipientes BRPI0714111A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006038249.8 2006-08-16
DE102006038249A DE102006038249A1 (de) 2006-08-16 2006-08-16 Verfahren zum umfangsseitigen Etikettieren von Behältern
PCT/EP2007/007190 WO2008019830A1 (de) 2006-08-16 2007-08-15 Verfahren zum umfangsseitigen etikettieren von behältern

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0714111A2 true BRPI0714111A2 (pt) 2013-01-01

Family

ID=38692067

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0714111-4A BRPI0714111A2 (pt) 2006-08-16 2007-08-15 método para a etiquetagem lateral-periférica de recipientes

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8268103B2 (pt)
EP (1) EP2054307B1 (pt)
JP (1) JP5225276B2 (pt)
CN (1) CN101506049B (pt)
BR (1) BRPI0714111A2 (pt)
DE (1) DE102006038249A1 (pt)
MX (1) MX2009001552A (pt)
RU (1) RU2417930C2 (pt)
UA (1) UA94279C2 (pt)
WO (1) WO2008019830A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1295711B1 (en) 2001-09-19 2006-04-12 The Procter & Gamble Company A color printed laminated structure, absorbent article comprising the same and process for manufacturing the same
DE102008023939A1 (de) 2008-05-16 2009-11-19 Krones Ag Vorrichtung zum Etikettieren von Behältnissen mit Druckeinheit
DE102008051791A1 (de) * 2008-10-17 2010-04-22 Khs Ag Verfahren sowie Vorrichtung zum Ausstatten von Behältern
DE102008061976A1 (de) * 2008-12-12 2010-06-17 Krones Ag Vorrichtung und Verfahren zum Anbringen von als Rollenmaterial zur Verfügung gestellter Etiketten auf Behälter
JP5303642B2 (ja) * 2009-06-05 2013-10-02 株式会社テクノメデイカ 試験管自動準備装置用ラベル貼付装置
DE102010007559B4 (de) 2010-02-10 2014-01-09 Sartorius Stedim Biotech Gmbh Bioreaktorbehälter mit einem optischen Schaumsensor
DE102010011388A1 (de) * 2010-03-12 2011-09-15 Krones Ag Vorrichtung zum Bearbeiten von Etikettenstreifen mit Positionserfassung
BE1019394A3 (nl) * 2010-06-30 2012-06-05 Reynders Etiketten Nv Werkwijze voor het vervaardigen van kunststof etiketten met zelfklevend patroon en het aanbrengen van zulke etiketten op een bus.
DE102011105260A1 (de) * 2011-06-17 2012-12-20 Bizerba Gmbh & Co Kg Etikettiervorrichtung
DE102012209305A1 (de) * 2012-06-01 2013-12-05 Krones Ag Verfahren und Vorrichtung zur Kontrolle bzw. Korrektur eines Direktdrucks auf Behältern mit reliefartiger Oberflächenkontur
DE102012216771A1 (de) * 2012-09-19 2014-03-20 Krones Ag Etikettieraggregat zum Etikettieren von Behältnissen mit Etiketten
DE102012224237A1 (de) * 2012-12-21 2014-06-26 Krones Aktiengesellschaft Vorrichtung und Verfahren für das Bedrucken von Behältern
DE102013104165A1 (de) * 2013-04-24 2014-10-30 Pester Pac Automation Gmbh Verfahren zum Verschließen und/oder zum Etikettieren
DE102013107841A1 (de) * 2013-07-23 2015-01-29 Khs Gmbh Etikettenzuführvorrichtung sowie Etikettiervorrichtung
JP6255212B2 (ja) * 2013-10-25 2017-12-27 昭和アルミニウム缶株式会社 缶体の製造方法、印刷装置、および、飲料用缶
DE102017213132B4 (de) * 2017-07-31 2020-08-13 Heidelberger Druckmaschinen Ag Rotationsstanze und Stanzplatte dafür
US10444688B2 (en) * 2018-01-31 2019-10-15 Brother Kogyo Kabushiki Kaisha Editing apparatus, non-transitory storage medium, and printing apparatus
IT201800003190A1 (it) * 2018-03-01 2019-09-01 Sidel Participations Sas Macchina di etichettaggio e metodo per applicare etichette su recipienti

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2751735A (en) * 1951-11-13 1956-06-26 Meyer Geo J Mfg Co Device for applying bands to containers
US3767496A (en) * 1971-06-30 1973-10-23 Owens Illinois Inc Method of making a plastic-covered glass container
US4384500A (en) * 1980-11-20 1983-05-24 Owens-Illinois, Inc. Registration control for a label cutoff apparatus
EP0208261A2 (de) * 1985-07-12 1987-01-14 CERAMI COLOR Gesellschaft für Hartfaserbeschichtung m.b.H. Verfahren und Vorrichtung zum Beschichten von Flächengebilden
GB8606629D0 (en) * 1986-03-18 1986-04-23 Waddington John Plc Application of labels to articles
DE19653779B4 (de) * 1996-12-21 2006-09-28 Pago Ag, Grabs Käselaib-Etikettiermaschine
US6083342A (en) * 1998-03-18 2000-07-04 Owens-Brockway Plastic Products Inc. Container labeling system
DE19832548A1 (de) * 1998-07-21 2000-01-27 Ludwig Meixner Verfahren und Vorrichtung zur Kennzeichnung von Waren
EP1038782A1 (en) * 1999-03-22 2000-09-27 The Procter & Gamble Company In line production of solid objects
CN2457042Y (zh) * 2000-10-27 2001-10-31 皇将精密工业有限公司 贴标机的贴标位置自动调整装置
DE10115543B4 (de) * 2001-03-28 2006-06-01 Krones Ag Verfahren und Vorrichtung zum Verpacken von Behältern
US7070841B2 (en) * 2001-04-11 2006-07-04 E. I. Du Pont De Nemours And Company Insulating label stock
DE20115480U1 (de) * 2001-09-19 2002-05-16 Heuft Systemtechnik Gmbh Vorrichtung zum Anbringen von Etiketten an Behältern
CN2505410Y (zh) * 2001-10-12 2002-08-14 皇将精密工业有限公司 贴标机的防止标签误贴装置
AU2003246551A1 (en) * 2002-06-25 2004-01-06 Dieter Borner Assembly for recording the use of rds radio receivers
US6905269B2 (en) * 2002-07-03 2005-06-14 Oki Data Americas, Inc. System and method for continuous label printing
GB0215668D0 (en) * 2002-07-06 2002-08-14 Weatherford Lamb Coupling tubulars
US20050139323A1 (en) * 2003-04-11 2005-06-30 Syde Gary V. Linerless label application assembly
DE102004040634A1 (de) * 2004-08-21 2006-03-09 Khs Maschinen- Und Anlagenbau Ag Verfahren zum Etikettieren von Behältern, sowie Etikettiermaschine zum Durchführen dieses Verfahrens
US20060260755A1 (en) * 2005-05-23 2006-11-23 Crum Jesse D System for producing pressure sensitive intermediate web assembly having regularly occurring discontinuous segments produced in a continuous fashion
DE202006000214U1 (de) * 2006-01-10 2006-04-20 Khs Maschinen- Und Anlagenbau Ag Vorrichtung zum Etikettieren von Flaschen o.dgl. Behältern

Also Published As

Publication number Publication date
RU2009109262A (ru) 2010-09-27
DE102006038249A1 (de) 2008-02-21
MX2009001552A (es) 2009-02-20
US8268103B2 (en) 2012-09-18
JP5225276B2 (ja) 2013-07-03
RU2417930C2 (ru) 2011-05-10
US20100012252A1 (en) 2010-01-21
EP2054307B1 (de) 2014-02-12
WO2008019830A1 (de) 2008-02-21
CN101506049B (zh) 2011-11-23
JP2010500251A (ja) 2010-01-07
UA94279C2 (ru) 2011-04-26
EP2054307A1 (de) 2009-05-06
CN101506049A (zh) 2009-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0714111A2 (pt) método para a etiquetagem lateral-periférica de recipientes
ES2399283T3 (es) Máquina de marcado de un objeto cilíndrico y procedimiento de realización con dicha máquina
HU228120B1 (en) Labeling apparatus and method
ES2331338T3 (es) Metodo para alinear y cortar una lamina de tapas de sellado.
NO168817B (no) Langstrakt banemateriale og apparat for mating av dette ien maskin
ES2260279T3 (es) Cinta adhesiva detectable por medio de una maquina.
ES2361801T3 (es) Cabezal de modelado de metal compuesto con dispositivo ocultable de separación de preimpregnado de su cinta de soporte.
ES2230695T3 (es) Metodo y dispositivo para aplicar un diseño sobre unos medios de soporte.
RU2015155587A (ru) Способ изготовления индивидуального для пациента заменителя брекета для челюстного ортопедического лечения, а также изготовленный этим способом брекет
GB2525986A (en) Linerless label imaging and cutting
NZ544555A (en) Methods and apparatus for producing and for applying labels to necks of bottles without separate support web
ES2845973T3 (es) Una máquina de empaquetado vertical
ES2828602T3 (es) Aparato para la aplicación de etiquetas autoadhesivas
ES2943242T3 (es) Dispositivo con herramienta intercambiable para procesar hojas de piezas de trabajo
EP2212207B1 (en) Labeling machine for labels printed on continuous film
US7515164B2 (en) Monitoring and adjusting web in a printing press
ES2542036T3 (es) Etiqueta transparente autoadhesiva
BRPI0601652B1 (pt) Conjunto aplicador de rótulos auto-adesivos em garrafas
CN214527246U (zh) 数字印刷标签分切装置
ES2593903T3 (es) Aparato para etiquetar contenedores mediante etiquetas de tipo manga
ES2395853T3 (es) Procedimiento y dispositivo para la imnpresión de papel de imprenta con una decoración
JP6884362B2 (ja) 台紙付きラベル、印刷装置、貼付装置
WO2014122347A1 (es) Aparato y procedimiento para el etiquetado de productos
ITVR20090230A1 (it) Dispositivo per la produzione di un'etichetta a manicotto
CN103786418B (zh) 一种分离膜的机构

Legal Events

Date Code Title Description
B25F Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certif. of addition of invention: change of name on requirement

Owner name: KHS AG (DE)

Free format text: A FIM DE ATENDER A ALTERACAO DE NOME REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 18110037807/SP, DE 28/09/2011, PROTOCOLADA NO PI0404893-8, E NECESSARIO APRESENTAR O DOCUMENTO DE ALTERACAO DE NOME NOTARIZADO E COM A DEVIDA LEGALIZACAO CONSULAR, ALEM DA GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: KHS GMBH (DE)

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements