BRPI0711014B1 - selim de bicicleta - Google Patents

selim de bicicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0711014B1
BRPI0711014B1 BRPI0711014A BRPI0711014B1 BR PI0711014 B1 BRPI0711014 B1 BR PI0711014B1 BR PI0711014 A BRPI0711014 A BR PI0711014A BR PI0711014 B1 BRPI0711014 B1 BR PI0711014B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
saddle
parts
approximately
seat
channel
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Riondato Francesco
Original Assignee
M Da Francesco Riondato
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38370805&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0711014(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by M Da Francesco Riondato filed Critical M Da Francesco Riondato
Publication of BRPI0711014A2 publication Critical patent/BRPI0711014A2/pt
Publication of BRPI0711014B1 publication Critical patent/BRPI0711014B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J1/00Saddles or other seats for cycles; Arrangement thereof; Component parts
    • B62J1/002Saddles having a seating area with a central cavity or depression
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J1/00Saddles or other seats for cycles; Arrangement thereof; Component parts
    • B62J1/007Saddles with specific anatomical adaptations

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
  • Percussion Or Vibration Massage (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
  • Steering Devices For Bicycles And Motorcycles (AREA)
  • Outer Garments And Coats (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)

Abstract

selim de bicicleta. a invenção refere-se a um selim de bicicleta, do tipo que apresenta duas porções idênticas (1, 1'), longitudinalmente simétricas. em particular, tal selim constitui um aprimoramento daqueledescrito no pedido de patente no. vi2004a000204, do mesmo depositante. devido à sua especial conformação, tal selim permite especialmente que o usuário evite o inicio de patologias causadas normalmente pelo uso de selins de competição do tipo conhecido, evitando o esmagamento das estruturas vasculares do períneo, dos testículos nos homens e do clitóris nas mulheres; sua geometria permite uma ação de pedalar sem o atrito dos músculos femurais, em particular dos músculos gráceis e adutores. o selim, de acordo com a invenção apresenta recursos que permitem um uso ideal de dito selim quando o ciclista pedala em condições climáticas adversas, em particular em caso de chuva (figura 1).

Description

SELIM DE BICICLETA A presente invenção refere-se a um selim de bicicleta, de acordo com a parte geral da reivindicação 1. Em particular, o selim, de acordo com a invenção, constitui um aprimoramento do selim descrito no pedido de patente italiana No.VI2004A000204, do mesmo depositante (correspondente à publicação PCT No. W02006/015731) . No que diz respeito ao estado da técnica, é feita referência a exatamente aos mesmos documentos citados na publicação. Todavia, resumindo os problemas para os quais a invenção, de acordo com as publicações citadas, pretendeu apresentar uma solução, trata-se essencialmente de impedir a compressão vascular das estruturas perineais que ocorre em usuários de selins de bicicleta, até então comercializados. Em particular, vários estudos médicos demonstraram que é causada insensibilidade do pênis temporária, e em alguns casos, até mesmo permanente, obviamente em maior grau quanto mais a bicicleta for usada. A causa principal desses efeitos foi atribuída, segundo esses estudos, ao ponto longo e estreito do selim. Além disso, foi possível provar que o fator mais importante para manter o fluxo sanguíneo do pênis não é a quantidade de estofamento no selim, mas seu comprimento, sendo que esta característica possibilita evitar a compressão das estruturas do soalho pélvico na compressão da veia e da artéria profunda do pênis, no arco púbico. Deve-se ressaltar que selins conhecidos naquela época eram capazes de causar problemas importantes para usuários do sexo feminino, também ao esmagarem seus órgãos genitais. 0 selim, de acordo com as publicações citadas acima, resolve o problema ora referido graças à sua configuração especial; a principal característica a se observar é a presença de um canal central formatado adequadamente, que evita a compressão das estruturas vasculares do períneo. Graças à sua configuração especial o selim é feito de tal maneira que o usuário possa sentar sobre sua superfície apenas com os músculos glúteos, com as tuberosidades isquiáticas e os ramos púbico-isquiais. Além disso, referido selim apresenta uma configuração lateral de tal forma que durante a ação de pedalar, não ocorre atrito dos músculos gráceis e adutores. Além disso, o selim acima mencionado apresenta um modelo típico em formato de bico de águia, que protege os genitais externos da compressão.
Um selim deste tipo é extremamente eficaz para atingir os propósitos acima mencionados, mas ele tem a desvantagem de seu canal central com um tamanho relativamente largo. Na prática, a presença desse canal pode causar problemas ao usuário, já que seus vários órgãos, sobretudo sob condições de baixa temperatura, são expostos a um tempo ruim. Além disso, no caso em que a bicicleta é usada sobre uma via úmida, os vários órgãos do usuário em contato com o selim ficam sujeitos a um resfriamento importante, devido ao fato de suas roupas reterem água. Isso é particularmente desagradável e desconfortável no caso de usuários que praticam esporte de competição e que são forçados a permanecer sobre o selim por várias horas sem parar. 0 objetivo da presente invenção é fazer um selim que apresente as mesmas vantagens ao usuário oferecidas pelo selim de acordo com os documentos acima citados, mas que ao mesmo tempo não apresente as desvantagens acima referidas, com relação ao uso do selim propriamente dito em condições climáticas ruins.
Isso é possível, de acordo com a invenção, ao se formatar o selim de acordo com a parte caracterizante da reivindicação 1.
Na prática, de acordo com a invenção, o canal central localizado na parte central do selim é fechado ao longo de uma parede fina em sua parte inferior; vantajosamente, dita superfície de fechamento inferior termina com uma pequena abertura, facilitando a saída de poeiras e líquidos que possam ficar presos nas cavidades definidas abaixo de dita parede de fechamento durante o uso do selim.
Essas e outras características da invenção serão a seguir ilustradas e descritas detalhadamente, com referência a algumas concretizações particulares da mesma, mediante exemplos de caráter não limitativo, e com auxílio das tabelas anexas de desenhos, onde: A figura 1 (tabela 1) ilustra uma vista global em perspectiva do selim de acordo com a invenção; A figura 1 bis (tabela II) ilustra uma vista explodida dos elementos que compõem o selim, de acordo com a invenção; A figura 2 (tabela III) ilustra uma seção longitudinal-vertical do selim de acordo com a invenção; A figura 3 (tabela IV) ilustra a vista em planta por cima do selim de acordo com a invenção; A figura 4 (tabela IV) ilustra uma vista em planta por baixo do selim de acordo com a invenção; A figura 5 (tabela VI) ilustra uma vista das duas placas pequenas para a fixação da forquilha de suporte do selim e uma vista em perspectiva de dita forquilha; A figura 6 (tabela VII) ilustra uma seção longitudinal do selim de competição de acordo com a invenção e a dissecação do osso cóccix; A figura 6 bis (tabela VIII) ilustra a compressão que o ramo isquial-púbico exerce sobre o estofamento quando o usuário senta sobre o selim; A figura 7 (tabela IX) ilustra a seção longitudinal do selim de acordo com a invenção do tipo para lazer e a dissecação lateral do osso cóccix; A figura 7 bis (tabela X) ilustra a compressão que a tuberosidade isquiática e o ramo isquial púbico exercem sobre o estofamento, quando o usuário senta no topo do selim; A figura 8 (tabela XI) ilustra uma vista de frente do selim de acordo com a invenção com o osso cóccix repousado em seu topo; sendo assim ressaltados o espaço para alojar o corpo do pênis entre o arco púbico e o canal central do selim de acordo com a invenção e a posição estável dos quatro quadrantes do corpo humano; A figura 9 (tabela XII) ilustra uma dissecação horizontal das estruturas do soalho pélvico, das tuberosidades isquiáticas, dos ramos púbico - isquiais e dos músculos glúteos, alojados sobre a superfície do selim de acordo com a invenção; A figura 10 (tabela XIII) ilustra uma vista em perspectiva do osso cóccix posicionado no topo do selim de acordo com a invenção, onde é possível ver a livre articulação do quadril e do corpo do pênis e os testículos dispostos entre o arco púbico e o selim, de acordo com a invenção; A figura 11 (tabela XIV) ilustra uma vista traseira do selim, de acordo com a invenção, e a dissecação do cóccix e dos músculos glúteos alojados sobre as partes traseiras do selim, de acordo com a invenção; A figura 12 (tabela XV) ilustra uma vista em planta de um selim, de acordo com a invenção, do tipo para lazer; A figura 13 (tabela XVI) ilustra uma vista em planta de um selim, de acordo com a invenção, do tipo para adeptos do ciclismo e para competição; A figura 14 (tabela XVII) ilustra uma vista em planta de um selim de competição, de acordo com a invenção e o detalhe de outra ampliação do canal central longitudinal da parte frontal; A figura 15 (tabela XVIII) ilustra uma seção longitudinal do corpo feito de carbono ou material similar e a forquilha de suporte do selim de acordo com a invenção; A figura 16 (tabela XIX) ilustra uma vista traseira do corpo feito de carbono ou material similar do selim de acordo com a invenção; 0 selim, de acordo com a invenção, é projetado para ser usado em uma bicicleta de competição, com medidas não-limitativas de 27 cm de comprimento e 13-14 cm de largura traseira e em bicicleta de passeio de 20 cm de comprimento e 18-22 cm de largura traseira.
Conforme podemos observar na figura 1, o selim, de acordo com a invenção, possui duas porções idênticas 1,1, longitudinalmente simétricas, com um canal central longo 20 na parte frontal de sua área central; ele é fechado na parte inferior por uma parede 24 e apresenta uma profundidade com relação à superfície do corpo, onde o estofamento fica colocado com cerca de 1 cm, que associada à espessura do estofamento do selim de competição, aumenta para 2 cm (sem caráter limitativo) e no caso do selim de passeio para 2.8 cm (sem caráter limitativo), criando assim um alojamento suficiente para acomodar a vascularização e as estruturas do soalho do períneo e da genitália, quando o usuário senta sobre o selim de acordo com a invenção. Na parte frontal, onde a ponta do selim desce adquirindo o formato de um bico de águia a 30° -45° -75°, a parede subjacente 24 termina vantajosamente com uma pequena abertura facilitando com isso a saída de poeiras e líquidos para fora do canal, que podem se formar durante seu uso. Cada uma dessas porções idênticas apresenta uma parte traseira 2, 2', que juntas, no caso da bicicleta de competição, possuem vantajosamente uma largura de 13-14 cm e no caso da bicicleta de passeio uma largura de 18-22 cm. As duas partes 2, 2' são unidas por uma porção de depressão 21. Conforme se pode observar particularmente na figura 2, sua porção traseira é inclinada para cima entre cerca de 10° e 20°. As partes próximas à depressão central 21 das partes 2, 2', indicadas nas figuras pelos números de referência 2'' d 2' ' ' , são substancialmente planas e no total apresentam um tamanho de cerca de 7 cm, para então descerem repentinamente com relação à linha vertical com uma angulação que varia cerca de 45° a cerca de 60°, terminando com as partes laterais 2'(IV) 2'(V).
Fica claro nas figuras anatômicas subseqüentes que as partes planas 2", 2 ' ' ' são usadas para apoiar os músculos glúteos e as tuberosidades isquiáticas e vice-versa, precisamente os músculos glúteos repousam sobre as partes inclinadas 2 (IV), 2 (V), conforme se pode observar na figura 11.
Conforme podemos observar na figura 1, e também na figura 3, na sua área traseira intermediária as partes 2, 2' são configuradas como uma entrada 3, cujo formato é basicamente o de um rabo de andorinha, suas extremidades 5' , 5'' (figura 3) distam cerca de 2.5 - 3 cm (sem caráter limitativo) e terminam com a extremidade frontal 5 no formato de um semi-circulo. A partir de dita extremidade começa a depressão 21, a saber, já vista anteriormente, que age como um elemento de junção das duas partes 2, 2'. Tal depressão apresenta um comprimento que pode variar entre cerca de 4-6 cm e uma profundidade de cerca 1.5 cm. Sua presença é essencial para evitar que o cóccix toque a superfície do selim, particularmente quando estiver andando sobre superfícies de vias substancialmente desniveladas.
Evitar que o cóccix toque a superfície do selim significa protegê-lo contra possíveis microtraumas que, caso contrário, podería provocar dores desagradáveis na espinha, especialmente para aqueles que usam a bicicleta para treinar ou competir por períodos prolongados.
As partes traseiras 2' ', 2''' juntam-se na porção frontal 7'', η''' através de um leve declive. Neste declive o selim apresenta uma largura total de 7 cm (de caráter não limitativo).
As porções frontais 7'', 1''', são inclinadas para cima em cerca de 5° (de caráter não limitativo) no caso do selim de competição e em cerca de 10° - 20° (de caráter não limitativo) no caso do selim de passeio, sendo assim projetadas para se aproximarem substancialmente até que fiquem a 4 - 4.5 cm uma da outra, nos pontos 8, 8'. Nessas áreas o lado do selim segue perpendicularmente lateralmente para cima, com os cantos adequadamente radiados de tal forma a não criar desconforto na pele da coxa.
As tuberosidade isquiáticas e os ramos púbico-isquiais repousam no topo dessas partes frontais do selim e ditas tuberosidades isquiáticas e os ramos púbico isquiais encontram uma superfície de apoio sobre a qual a carga concentrada do corpo humana é uniformemente distribuída, por todo o seu comprimento, quando o usuário senta sobre o selim, de acordo com a invenção.
Além disso, os ramos púbico-isquiais, que repousam sobre as partes frontais 7'', 1'''' , nos pontos 8, 8' apresentam a função de apoiar uma parte do peso do busto do corpo humano, quando o usuário coloca suas mãos sobre os guidões da bicicleta.
Finalmente, na extremidade frontal do selim 8, 8', onde o assento das extremidades pélvicas termina, estão presentes as porções 9, 9', inclinadas para cima em formato de bico de águia com uma inclinação de 30° -45° (de caráter não limitativo) para bicicleta de competição e de 75° (de caráter não limitativo) para bicicleta de passeio, conforme podemos observar claramente na figura 2. Na extremidade frontal do selim as duas porções 9, 9'se juntam substancialmente em um formato de um semicírculo, com um diâmetro cerca de 4-3,5 cm, para manter as porções 1, 1' unidas na frente. A inclinação bastante considerável das porções 9, 9'(vide figuras 9 e 10) possibilita evitar, respectivamente, que os testículos, no caso de um usuário do sexo masculino, e o clitóris, no caso de um usuário do sexo feminino, sejam esmagados durante o uso do selim, em conformidade com as indicações dos testes urológicos acima citados. Não apenas isso, mas também é possível evitar a compressão do corpo do pênis, da veia e da artéria dorsal profunda, mantendo assim um fluxo sanguíneo normal.
As partes 9, 9', que no selim de competição são inclinadas para cima em 30° - 45° (de caráter não limitativo), são úteis ao usuário de competição, durante o final spring ou time trials quando ele/ela se inclina para frente com sua pélvis, a fim de obter um suporte mínimo para os músculos glúteos, evitando assim a compressão sobre o ânus e a próstata.
Ao observar a figura 3, podemos ver que o selim apresenta um formato particularmente afilado e agressivo. Este formato afilado é capaz de atender em particular o usuário profissional, que não terá que sentir qualquer desconforto ou dor quando pedalar seja durante um treinamento ou durante uma competição. Em particular, com relação ao canal central 20, deve-se ressaltar que sua extremidade traseira apresenta formato de um semicírculo com um diâmetro que varia cerca de 3 cm a 5 cm.
Passando para frente, o canal 20 se estreita até cerca de 2,5 c, terminando na frente com uma área que apresenta uma configuração, também neste caso, que é substancialmente semi-circular.
Na parte traseira maior do canal o ânus, a próstata (obviamente para usuário do sexo masculino), idealizado em testes científicos para ser cerca de 2,5 cm de diâmetro, assim como artérias genitais, as veias e artérias dorsais, podem ser confortavelmente alojados; o corpo do pênis e os testículos repousam nas partes 9, 9' . No caso de um usuário do sexo feminino a vagina, também não sofrerá qualquer compressão, já que o canal central 20 é suficientemente amplo e fundo, para manter um arejamento constante, o que é importante para suster a complexa interação entre microorganismos que constituem a flora vaginal; ao mesmo tempo o vestíbulo, o lábio menor e o lábio maior e o clitóris repousam nos pontos 8, 8'do selim. O canal 20 satisfaz inteiramente as indicações citadas acima, fornecidas pelo estudo urológico já realizado; na verdade, o selim, de acordo com a invenção, foi submetido a um teste científico urológico, em 29 ciclistas jovens e saudáveis, com um peso corporal entre 45-70 kgs e entre 18 e 30 anos de idade, primeiramente sentando sobre o selim, de acordo com a invenção durante 15 minutos, e depois sobre o mesmo selim mas agora pedalando por mais 15 minutos, sendo medido o fluxo sanguíneo nas estruturas perineais com um eletrodo Clark posicionado na glande do pênis dos ciclistas. O dado obtido comparado com o dado do último teste científico pelo medido urologista Schwarzer, demonstra que o selim de acordo com a invenção é estatisticamente melhor do que o selim que forneceu os melhores resultados naquele estudo, demonstrando o fluxo sanguíneo regular nas estruturas vasculares perineais, tanto ao sentar como ao pedalar sobre ele.
Nesse contexto, é importante ressaltar que com o selim de acordo com a invenção, o usuário do sexo masculino não encontra qualquer atrito no ânus e em toda a superfície da pele do pênis, evitando com isso possíveis furúnculos ou dermatites. Além disso, os testículos são abundantemente arejados, mantendo assim a temperatura abaixo de 37°, ideal para a operação normal da produção de líquido seminal.
Vale ressaltar que a parte intermediária do selim de competição (vide figura 3), aquela aproximadamente definida, respectivamente, pelos pontos 16, 16'' e 16', 16''', possui uma largura limite de modo a permitir que as tuberosidades isquiáticas e os ramos púbico-isquiais repousem com a parte interna.
Essa medida é importante tanto que as juntas dos músculos semitendinosos do bíceps femural, dos músculos gráceis e também dos nervos perineais e dos nervos glúteos inferiores, não ficam sujeitos a qualquer compressão, mantendo assim um fluxo sanguíneo regular e conseqüentemente a oxigenação das fibras musculares durante a ação de pedalar.
Começando pela figura 1 bis (vista explodida dos componentes principais do selim de acordo com a invenção) podemos observar o estofamento que deve ser revestido principalmente em couro, o corpo de apoio feito de nylon mais uma porcentagem de carbono ou outros materiais plásticos e a forquilha de suporte, feito em tubo de aço.
Na figura 2, que mostra uma seção longitudinal vertical, podemos ver o formato especialmente ergonômico, que caracteriza o selim de acordo com a invenção. 0 estofamento sobrejacente 11 (figura 2), com uma espessura de caráter não limitativo de 1-1,5 cm, na parte frontal e com uma espessura de caráter não limitativo de 2-5mm na parte traseira, é vantajosamente feito de poliuretano elastomérico bicomponente expandido, ou de poliuretano compacto ou expandido, ou de estireno-butileno-estireno, ou de borracha vulcanizada ou de outros materiais plásticos que atendam as exigências do selim de acordo com a invenção; esses materiais podem ser utilizados adequadamente nos vários modelos que compõem a linha de produtos dos selins de acordo com a invenção. Esses materiais que compõem o estofamento são capazes de suportar a carga do corpo humano do usuário, quando ele/ela senta no topo do selim de acordo com a invenção, evitando com isso que as tuberosidades isquiáticas e os ramos púbico-isquiais toquem o corpo de suporte subj acente. 0 corpo de suporte subjacente apresenta uma espessura de caráter não-limitativo de aproximadamente 2-3mm, desse modo configurado, ele tem a função ergonômico de alojar os músculos glúteos e uma parte das tuberosidades isquiáticas nas partes traseiras e os ramos púbico-isquiais nas partes frontais; desse modo configurado, também com essa superfície de suporte mínima, o peso do corpo humano do usuário é uniformemente distribuído sobre o selim, sem que ele sofra qualquer contusão ou esmagamento de partes delicadas do soalho do períneo e das juntas musculares.
Basicamente, o selim de acordo com a invenção, é um assento pequeno de bicicleta, que atende as exigências tanto de adeptos do ciclismo como dos ciclistas profissionais. A forquilha de suporte 13 é fixada ao corpo em assentos adequados, frontalmente 15 fica fixada sob bolsos-cavidade adequados e atrás 30 em suportes já prontos sobre o corpo. Na figura 4 o posicionamento e o travamento da forquilha nos pontos 30 consiste no plano de duas sobrelevações em formato de prima sobre as quais duas placas 22, 22'devem ser fixadas em sandwich, com parafusos auto-roscantes (figura 5), já fornecidas com furos para os respectivos parafusos e unidas por uma placa (figura 6) ; existe também uma fita perimétrica 18 com uma largura de aproximadamente 6 mm e uma espessura de aproximadamente 3, 5mm, sobre a qual a parte final do couro reveste o selim de acordo com a invenção, que é colada e também fixada com grampos. Ά forquilha de suporte 13 (figura 5) é projetada como um elemento tubular único feito de aço inoxidável, alumínio, titânio ou de outros materiais que são resistentes e ao mesmo tempo leves, com a parte traseira fechada, voltada para cima em cerca de 4 cm e com aproximadamente 10 cm de largura na parte superior, seguindo o formato da superfície subjacente do corpo do selim de acordo com a invenção. O selim, este firmemente fixado à forquilha, que por sua vez é fixada ao suporte da bicicleta, sempre permanece estável durante a ação de pedalar do usuário, quando o peso corporal se solta com força, alternadamente, sobre as partes 1, 1' do selim de acordo com a invenção (vide figura 8).
Mais adiante, através de ilustrações adequadas, será considerado o formato ergonômico diferente da superfície do corpo do selim de competição e do selim de passeio, de acordo com a invenção. A figura 6 ilustra a seção do selim de competição com o osso cóccix dissecado acima, disposto na posição de pedalar em aproximadamente 45°. Na figura 6 bis podemos verificar os ramos púbicos do ísqueo, que comprime o estofamento do selim com o peso do corpo humano; a superfície frontal do corpo se vira para cima em apenas 5° (sem caráter limitativo) para alojar os ramos púbicos do ísqueo, que nesta posição de move para baixo, enquanto a ponta do selim desce em 30° - 45° (sem caráter limitativo) a fim de permitir que o usuário profissional repousa os músculos glúteos durante o final spring ou time trials; na parte traseira voltada para cima em 10° -20° (não limitativo) são alojados os músculos glúteos. Ά figura 7 ilustra a seção do selim de passeio com o osso cóccix dissecado acima, disposto na posição de pedalar em aproximadamente 60°. Na figura 7 bis, pode-se observar as tuberosidades isquiáticas e os ramos púbicos do ísqueo, que comprimem o estofamento do selim com o peso do corpo humano; a superfície frontal do selim se vira para cima em 10° - 20° (não-limitativo) para alojar os ramos púbicos do ísqueo, que nesta posição de pedalar, se vira para cima, enquanto a ponta se vira para baixo em 75° (não-limitativo) ; na parte traseira, voltada para cima em 10° 20° (não - limitativo) são alojados os músculos glúteos. A figura 8 ilustra uma vista frontal do selim de acordo com a invenção e uma dissecação do osso cóccix alojado acima de sua superfície; quatro quadrantes - ql esquerda superior - q 2 direita superior - q3 esquerda inferior - q4 direita inferior sempre permanecem estáveis em eixo com o selim durante qualquer ação de pedalar, que também pode ser intensa ou até mesmo excessiva, graças à forquilha de suporte acima descrita, permitindo que todos os músculos dos membros inferiores e ou trás funções vitais interajam uniformemente. A figura 9 ressalta, com a dissecação do soalho das estruturas do períneo, das tuberosidades isquiáticas, dos ramos púbicos do ísqueo, dos músculos glúteos e dos genitais, seu posicionamento sobre a superfície do selim; o canal 20 aloja, sem sujeitar a qualquer compressão, no homem, o cóccix, o ânus, as artérias pudentais, a próstata, o corpo do pênis, a artéria e veia dorsal profunda do pênis, a pele do pênis, os testículos, enquanto na mulher o canal aloja a vagina, o lábio menor e o lábio maior e o clitóris.
Desse modo, o fluxo sanguíneo no pênis é total durante a ação de pedalar do usuário. Ά seguir é mostrada abaixo a legenda da figura 9 a - perímetro do selim de acordo com a invenção b - músculos glúteos c - cóccix d - ânus e - artérias pudentais f - corpo da próstata g - corpo do pênis h - artéria e veia dorsal profunda do pênis i - pele 1 - testículos m - tuberosidades isquiáticas n - ramos púbicos do ísqueos A figura 10 mostra a vista em perspectiva da dissecação do osso cóccix posicionado acima da superfície do selim, de acordo com a invenção, ressaltando como o espaço ocupado pelo corpo do pênis e pelojs testículos fica livre de obstáculos nos pontos 8, 8' e nas partes 9, 9' que seguem para baixo adquirindo o formato de um bico de águia em 30° -45° (não-limitativo) no caso do selim de competição e em 75° (não-limitativo) no caso do selim de passeio.
A figura 11 ilustra a vista traseira do selim, de acordo com a invenção, com a dissecação dos músculos glúteos do cóccix e do saco posicionado acima da superfície do selim de acordo com a invenção; cabe ressaltar que o cóccix fica bem separado da superfície do selim devido à presença da depressão 21 e que os músculos glúteos repousam ergonomicamente sobre as superfícies laterais do selim, que são inclinadas para baixo em aproximadamente 45° -60°. A placa 23, que conecta as duas placas de fixação 22-22'' da forquilha, é usada para exibir o nome comercial da empresa que comercializa o selim de acordo com a invenção. A figura 12 ilustra o plano do selim de passeio de acordo com a invenção, que apresenta 20-22 cm de comprimento (não-limitativo) , com as partes traseiras de 18-20 cm de largura (não-limitativo) , e o canal central 20 e que na parte traseira apresenta aproximadamente 4-5 cm de largura e na frente aproximadamente 2,5-3 cm de largura, com a parede subjacente 24 e a abertura 25. A figura 13 ilustra o plano do selim de acordo com a invenção para adeptos do ciclismo com as partes traseiras com 14 cm de largura, terminando nas partes frontais com 3,5 - 4,5 cm (não-limitativo); o canal central 20 (figura 1) e a parede subjacente 24 com a abertura 25, na parte traseira, é de aproximadamente de 3,5 cm de largura e na parte frontal de aproximadamente 2,5 cm de largura e seu comprimento de 27 cm para homens e de 25 cm para mulheres. A figura 14 ilustra o plano do selim de competição, de acordo com a invenção, que na parte traseira, apresenta 13 cm de largura (não-limitativo) e 27 cm de comprimento (não-limitativo) ; em seguida é ilustrada a seção do detalhe construtivo na posição dos pontos 8 e 8' (figura 1), onde podemos observar que nesses pontos das superfícies do lado interno abrem desde o fundo em direção ao topo em 30°, de modo que nessa posição o canal central 20 (fig.l) na parte superior se alarga mais adiante em até aproximadamente 3 cm.
Essa provisão é importante para o ciclista profissional, que durante o treinamento e corridas de competição quase sempre mantém sua pelves voltada para baixo e através dos pontos 8, 8', desse modo configurado, o selim permite que o corpo do pênis fique alojado de modo satisfatoriamente ergonômico, evitando com isso a compressão da artéria e da veia dorsal profunda do mesmo.
Para atender a demanda considerável e crescente por selins de bicicleta de competição que são tão leves quanto possível, a figura 15 ilustra a seção longitudinal do corpo feito somente de material carbono.
Para tornar o selim ainda mais leve a parte traseira que se projeta para cima da forquilha de suporte 13 com a qual o selim de acordo com a invenção é equipado, foi eliminada, sendo substituída por dois elementos 31, que formam uma parte integral do corpo em objeto (vide figura 16) , que desce até eles repousarem sobre a parte traseira da forquilha, que neste ponto está na forma fechada, apara então serem fixados em um sandwich na parte subjacente, com uma placa adequada presa por dois parafusos auto-roscantes feitos de um metal ultraleve.
REIVINDICAÇÕES

Claims (11)

1) "SELIM DE BICICLETA”, compreendendo um corpo, um estofamento (11) e duas porções idênticas (1, 1'), longitudinalmente simétricas, com um canal central longo (20) na parte frontal de sua área central, ditas porções idênticas (1, 1') apresentando as seguintes partes componentes: duas partes traseiras (2, 2') que ficam unidas entre si por uma depressão (21), a porção traseira das ditas partes (2, 2') sendo inclinada para cima, as partes (2'', 2''') mais próximas da depressão central (21) sendo substancialmente planas, seguindo para baixo lateralmente (2 IV, 2V) em relação à linha vertical, em aproximadamente 45°-60°, na sua área intermediária, ditas partes traseiras (2, 2') sendo configuradas como uma entrada (3) formada substancialmente a partir da parte traseira da depressão (21), que age como um elemento que une as duas partes (2, 2') e tendo um comprimento de aproximadamente 4 a 6 cm e uma profundidade de aproximadamente 1,5 cm; duas porções frontais (7'', 7''') que se reúnem nas partes traseiras (2'', 2''') através de um leve declive, onde o selim se estreita, ditas porções frontais (7'', 7''') sendo inclinadas para cima em áreas (8, 8') que se desenvolvem substancialmente uma em direção à outra, até ficarem aproximadamente 3,5 a 4 cm distantes entre si, áreas (8, 8') estas onde o selim desce lateralmente e perpendicularmente para baixo; duas porções finais frontais (9, 9') inclinadas para baixo, em formato de bico de águia, as quais, nas extremidades frontais do selim, se juntam substancialmente na forma de um semicírculo com diâmetro de aproximadamente 3,5 a 4 cm; sendo que o canal (20), que começa a partir da extremidade mais distante por dentro da depressão (21), apresenta uma área mais ampla em sua parte interna, no formato de um semicírculo com diâmetro de 3,5 a 5 cm, e uma parte mais estreita, de aproximadamente 2,5 cm, seguindo em direção aos pontos (8, 8') até a extremidade frontal da ponta do selim; caracterizado pelo fato de o canal (20) ser fechado no fundo por uma parede fina (24), dito canal (20) tendo uma profundidade em relação à superfície do corpo onde o estofamento repousa de aproximadamente 1 cm.
2) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a referida parede (24) que fecha o canal (20) no fundo apresentar uma pequena abertura (25) para facilitar a saída de poeiras e líquidos do referido canal.
3) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender um estofamento superior macio fixado ao corpo inferior rígido e a uma forquilha de suporte fixada ao corpo, dito estofamento apresentando, nas porções traseiras (2, 2'), uma espessura que vai aumentando gradualmente nas porções frontais (7'', 7'''), e que vai diminuindo gradualmente desde os pontos (8, 8') até alcançar, nas porções finais frontais (9, 9'), uma espessura de aproximadamente 3 mm.
4) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de o estofamento do selim ser feito de poliuretano compacto ou expandido macio, ou de poliuretano elastomérico bicomponente expandido, ou de estireno-butileno-estireno, ou de borracha vulcanizada, sendo que esses materiais suportam o peso das tuberosidades isquiáticas e dos ramos púbicos isquiais, de modo que eles não toquem a superfície do corpo, embaixo, quando o usuário sentar sobre o selim.
5) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o corpo sobre o qual o estofamento é fixado consistir de material plástico de nylon mais carbono, ou de carbono, ou de materiais plásticos adequados para este tipo de corpo, o qual apresenta na superfície inferior, no centro das partes traseiras, duas projeções em formato de prisma, com o assento no qual a forquilha de suporte (13) é disposta centralmente; duas placas pequenas (22, 22') do mesmo material são fixadas em cima das duas projeções, em um sanduíche, com parafusos auto-roscantes adequados, para manter a forquilha fixada ao corpo; ao passo que um ressalto (18) segue ao longo do perímetro externo, que apresenta aproximadamente 6 mm de largura e no total aproximadamente 3,5 mm de espessura, em cima do qual o couro, que reveste o selim, será colado e grampeado, sendo também previsto que o formato do corpo seja projetado para seguir o formato anatômico dos músculos glúteos, das tuberosidades isquiáticas e dos ramos púbico-isquiais, fazendo com que todos sejam uniformemente distribuídos no topo da superfície do selim, distribuindo o peso do corpo humano uniformemente sobre o selim, evitando, assim, qualquer compressão, mesmo após muitas horas de treinamento ou de corrida de competição; o corpo também segue lateralmente a geometria dos músculos das pernas, evitando o atrito dos músculos gráceis e adutores que poderia causar distúrbios incômodos nos membros inferiores.
6) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de o canal central (20) permitir que o fluxo sanguíneo vascular seja preservado nas estruturas do períneo, e de o corpo e o estofamento do selim serem firmemente fixados à forquilha (13), de modo que as tuberosidades isquiáticas e os ramos púbico-isquiais repousem de forma estável.
7) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de as partes (9, 9') desenvolverem-se para baixo, adquirindo formato de bico de águia, juntando-se na forma de um semicírculo para manter as porções (1, 1') do selim unidas entre si na frente, sendo que o assento da superfície do selim termina nos pontos (8, 8') das partes (7'', 7'''), de modo que os testículos, nos usuários do sexo masculino, e o clitóris, nos usuários do sexo feminino, não sofram qualquer esmagamento.
8) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de os ramos púbicos do ísquio, alojados acima das partes (7'', 7'''), nas partes (8, 8'), suportarem grande parte do peso do corpo superior da pessoa, quando o usuário coloca as mãos no guidão, sendo que a depressão (21) permite que o cóccix não toque a superfície do selim, em particular quando o usuário pedala ao longo de superfícies de vias acidentadas.
9) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, em particular para profissionais que treinam e participam de competições, caracterizado pelo fato de, nos pontos (8, 8'), a parte interna se abrir, desde o fundo em direção ao topo, em 30°, aumentando a largura do canal (20) nesses pontos em aproximadamente 3 cm, de modo a permitir que o usuário profissional, durante o treinamento e as corridas de competição, mantenha o dorso quase sempre voltado para baixo, com o arco púbico em direção à superfície do selim, e com o corpo do pênis no ponto (8), com o que o usuário encontra um alojamento ergonômico mais amplo, evitando a compressão da artéria e da veia dorsal profunda do pênis.
10) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, do tipo para corridas, caracterizado pelo fato de apresentar um corpo com as partes frontais (7'', 7''') inclinadas para cima, de modo que os ramos púbicos do ísquio desçam, graças à posição do torso do corpo humano, quando o usuário profissional senta sobre o selim.
11) "SELIM DE BICICLETA”, de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, do tipo para lazer, caracterizado pelo fato de apresentar um corpo com as partes frontais (7'', 7''') inclinadas para cima, de modo que os ramos púbicos do ísquio se elevem, graças à posição do torso do usuário, quando o usuário senta sobre o selim.
BRPI0711014-6 2006-06-21 2007-06-15 selim de bicicleta BRPI0711014B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000190A ITVI20060190A1 (it) 2006-06-21 2006-06-21 Sella per bicicletta
PCT/EP2007/005294 WO2007147524A1 (en) 2006-06-21 2007-06-15 Bicycle saddle

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0711014A2 BRPI0711014A2 (pt) 2011-08-30
BRPI0711014B1 true BRPI0711014B1 (pt) 2019-12-03

Family

ID=38370805

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0711014-6 BRPI0711014B1 (pt) 2006-06-21 2007-06-15 selim de bicicleta

Country Status (19)

Country Link
US (1) US20090079237A1 (pt)
EP (1) EP2029417B1 (pt)
JP (3) JP2009541104A (pt)
CN (1) CN101495361B (pt)
AT (1) ATE486770T1 (pt)
AU (1) AU2007263361A1 (pt)
BR (1) BRPI0711014B1 (pt)
CA (1) CA2653219C (pt)
DE (1) DE602007010284D1 (pt)
DK (1) DK2029417T3 (pt)
ES (1) ES2355684T3 (pt)
HK (1) HK1130742A1 (pt)
IT (1) ITVI20060190A1 (pt)
NZ (1) NZ573676A (pt)
PT (1) PT2029417E (pt)
RU (1) RU2448860C2 (pt)
SI (1) SI2029417T1 (pt)
UA (1) UA95800C2 (pt)
WO (1) WO2007147524A1 (pt)

Families Citing this family (52)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USD622973S1 (en) * 2009-08-10 2010-09-07 Tampa Bay Recreation, Llc Bicycle seat
IT1404096B1 (it) * 2011-02-11 2013-11-08 M D A Riondato Sella per bicicletta
US8566987B1 (en) 2011-04-12 2013-10-29 Robert S. Burge Anatomical seat cushion
US8480169B2 (en) 2011-05-10 2013-07-09 Trek Bicycle Corp. Adjustable nose width bicycle seat assembly
US8973986B1 (en) * 2012-01-03 2015-03-10 Jon A. Marceleno Bicycle saddle to reduce perineal pressure
USD722446S1 (en) 2012-03-06 2015-02-17 Tampa Bay Recreation, Llc Bicycle seat
US20150150487A1 (en) * 2012-06-11 2015-06-04 Ergoview Srl Method and system for optimized selection of a bicycle saddle pertaining to a population of different saddles
USD720939S1 (en) 2012-08-28 2015-01-13 Tampa Bay Recreation, Llc Bicycle seat
WO2014130000A1 (ru) * 2013-02-19 2014-08-28 Gusev Igor Ivanovich Седло-лежак для велосипедов и велотренажёров
WO2014130001A1 (ru) * 2013-02-19 2014-08-28 Gusev Igor Ivanovich Устройство для приведения в действие велосипеда с шатунно-педальным приводом заднего колеса
ITVI20130182A1 (it) * 2013-07-18 2015-01-19 Selle Smp S A S Di Maurizio Schiav On Sella per bicicletta
CN103538652A (zh) * 2013-11-18 2014-01-29 太仓市哲泰天产品设计有限公司 自行车座垫
USD764822S1 (en) 2014-03-05 2016-08-30 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD764821S1 (en) 2014-03-05 2016-08-30 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD767910S1 (en) 2014-08-05 2016-10-04 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD767909S1 (en) 2014-08-05 2016-10-04 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD767911S1 (en) 2014-08-05 2016-10-04 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD769007S1 (en) 2014-08-05 2016-10-18 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD764820S1 (en) 2014-08-15 2016-08-30 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD769008S1 (en) 2014-08-18 2016-10-18 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD769631S1 (en) 2014-08-18 2016-10-25 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD786573S1 (en) 2015-03-13 2017-05-16 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
US9573643B1 (en) * 2015-08-28 2017-02-21 S R Schwary Bicycle seat assembly
USD802949S1 (en) 2016-08-23 2017-11-21 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD806415S1 (en) 2016-08-26 2018-01-02 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
EP3504112B1 (en) 2016-08-26 2022-08-17 Ism Saddles, LLC Bicycle seat with ventilation
USD803594S1 (en) 2016-08-26 2017-11-28 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD846897S1 (en) 2017-07-24 2019-04-30 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD846899S1 (en) 2017-09-22 2019-04-30 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD880880S1 (en) 2018-02-02 2020-04-14 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD846900S1 (en) 2018-02-22 2019-04-30 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD889862S1 (en) 2018-06-12 2020-07-14 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
US10940905B2 (en) * 2018-09-20 2021-03-09 Mark J. Slate Bicycle saddle with through-hole handle
JP1641832S (pt) * 2018-12-28 2019-09-24
IT201900001529A1 (it) 2019-02-01 2020-08-01 Selle Smp S A S Di Maurizio Schiavon Procedimento per la realizzazione di sedute, in particolare per selle per biciclette
DE102019000882A1 (de) * 2019-02-07 2020-08-13 Horst Hohmuth Verfahren zur Herstellung einer individuellen Sattelschale, Sattelschale, Sattel und Fahrrad mit Sattel
USD904049S1 (en) 2019-03-22 2020-12-08 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD968110S1 (en) 2019-04-10 2022-11-01 Selle Italia S.R.L. Bicycle saddle
KR102109534B1 (ko) 2019-07-30 2020-05-12 김용주 자전거 안장
USD903348S1 (en) 2019-08-16 2020-12-01 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD919313S1 (en) * 2019-11-14 2021-05-18 Yong Joo Kim Bicycle saddle
IT202000013249A1 (it) 2020-06-04 2021-12-04 Selle Smp S A S Di Maurizio Schiavon Procedimento per realizzare una sella per bicicletta
USD988018S1 (en) 2020-12-14 2023-06-06 Huan Co., Ltd. Bicycle saddle
USD985950S1 (en) * 2021-02-25 2023-05-16 Selle Italia S.R.L. Saddle for cycles
USD980634S1 (en) * 2021-02-25 2023-03-14 Selle Italia S.R.L. Saddle for cycles
CN113479279B (zh) * 2021-07-28 2023-09-05 唐山辰阳运动器材有限公司 一种带有辅助支撑结构的电动自行车鞍座
USD1002209S1 (en) * 2022-04-29 2023-10-24 Guangzhou Youqun Gongchengshi Technology Industrial Co., Ltd. Bicycle seat
USD1012522S1 (en) 2022-07-19 2024-01-30 Adamo Island Saddles, Llc Bicycle seat
USD1020543S1 (en) 2022-07-19 2024-04-02 Adamo Island Saddles, Llc Bicycle seat
USD1012521S1 (en) 2022-07-19 2024-01-30 Ism Saddles, Llc Bicycle seat
USD1012523S1 (en) 2022-07-19 2024-01-30 Adamo Island Saddles, Llc Bicycle seat
CN117245931B (zh) * 2023-11-17 2024-01-12 天津嘉思特车业股份有限公司 一种鞍座加工装置以及加工工艺

Family Cites Families (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US583209A (en) * 1897-05-25 Andrew cleland
US456792A (en) * 1891-07-28 Frederick brooks
US576310A (en) * 1897-02-02 Mary f
US594451A (en) * 1897-11-30 wheeler
US654720A (en) * 1898-12-03 1900-07-31 Louis Guillaume Marie Englebert Bicycle-saddle.
US1538542A (en) * 1924-02-16 1925-05-19 Blake Fred Bicycle and motor-cycle seat
US1858477A (en) * 1931-01-26 1932-05-17 Blake Fred Bicycle and motorcycle seat
JPS5651686U (pt) * 1979-09-28 1981-05-07
JPS58209669A (ja) * 1982-05-30 1983-12-06 奥野 繁雄 ホ−ルサドル
SU1162666A1 (ru) * 1983-06-08 1985-06-23 Центральное Конструкторско-Технологическое Бюро Велостроения Седло велосипеда
US5011222A (en) * 1989-07-11 1991-04-30 Yates Paul M Orthotic cycle saddle
IT227063Y1 (it) * 1992-12-16 1997-09-09 Selle Italia Srl Sella perfezionata per biciclette sportive
CN2198172Y (zh) * 1994-02-26 1995-05-24 吴胜田 保健鞍座
CN1113770C (zh) * 1996-12-09 2003-07-09 保罗·D·尼尔森 自行车座椅
USD417560S (en) * 1998-02-20 1999-12-14 Koobi, LLC Bicycle seat
AU1099399A (en) * 1997-10-18 1999-05-10 Specialized Bicycle Components, Inc. Bicycle saddle with cut out
US5904396A (en) * 1997-10-22 1999-05-18 Yates; Paul M. Cushioned bicycle saddle
JPH11217092A (ja) * 1998-02-02 1999-08-10 Kawada Mokuzai Kogei Kk 自転車用サドル
US6193309B1 (en) * 1999-03-12 2001-02-27 Steven M. Gootter Bicycle seat
US6139098A (en) * 1999-07-07 2000-10-31 Carrillo; Juan R. Bicycle seat
US6149230A (en) * 1999-09-09 2000-11-21 Trek Bicycle Corporation Bicycle saddle
ES2183679B1 (es) * 2000-03-30 2004-06-16 Jordi Badia I Farre Mueble de asiento.
US6322139B1 (en) * 2000-04-07 2001-11-27 Louis Chuang Bicycle saddle with ventilation function
US6224151B1 (en) * 2000-04-24 2001-05-01 Mcmullen, Jr. Allan Functionally ergonomic bicycle saddle
US6257662B1 (en) * 2000-04-25 2001-07-10 Paul M. Yates Lounge bicycle saddle
US6783176B2 (en) * 2001-01-29 2004-08-31 Ladson, Iii Norman N. Bicycle seat
JP2003226274A (ja) * 2002-02-06 2003-08-12 Ruguran:Kk 乗物用サドル
ITVI20030020A1 (it) * 2003-02-04 2004-08-05 M D A Francesco Riondato Sella per bicicletta.
CN2623570Y (zh) * 2003-05-28 2004-07-07 马殿清 健康安全车座
US7328944B2 (en) * 2003-08-12 2008-02-12 Jerzy Hajduczyk Contour motorcycle seat
US7341308B2 (en) * 2004-04-26 2008-03-11 Tom Milton Bicycle saddle
ITVI20040204A1 (it) * 2004-08-11 2004-11-11 M D A Francesco Riondato Sella per bicicletta

Also Published As

Publication number Publication date
ITVI20060190A1 (it) 2007-12-22
US20090079237A1 (en) 2009-03-26
CN101495361A (zh) 2009-07-29
DK2029417T3 (da) 2011-01-24
EP2029417A1 (en) 2009-03-04
HK1130742A1 (en) 2010-01-08
PT2029417E (pt) 2011-01-18
RU2009101787A (ru) 2010-07-27
WO2007147524A1 (en) 2007-12-27
CA2653219A1 (en) 2007-12-27
CA2653219C (en) 2015-05-19
NZ573676A (en) 2011-03-31
BRPI0711014A2 (pt) 2011-08-30
RU2448860C2 (ru) 2012-04-27
JP2014111449A (ja) 2014-06-19
JP6378163B2 (ja) 2018-08-22
ATE486770T1 (de) 2010-11-15
DE602007010284D1 (de) 2010-12-16
EP2029417B1 (en) 2010-11-03
JP2009541104A (ja) 2009-11-26
UA95800C2 (en) 2011-09-12
ES2355684T3 (es) 2011-03-30
SI2029417T1 (sl) 2011-01-31
JP2016052892A (ja) 2016-04-14
AU2007263361A1 (en) 2007-12-27
CN101495361B (zh) 2013-09-18
WO2007147524A8 (en) 2008-12-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0711014B1 (pt) selim de bicicleta
JP4885135B2 (ja) 自転車のサドル
US9688330B2 (en) Bicycle saddle
US20060152047A1 (en) Bicycle saddle
AU2016222483B2 (en) Bicycle saddle
TWI375632B (en) Bicycle saddle

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/12/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/12/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS