BRPI0709732B1 - fitase, sequência de ácidos nucleicos isolada, construção de ácido nucleico, vetor de expressão recombinante, microrganismo recombinante, método para produzir a fitase, composição, método para melhorar o valor nutritivo de uma ração para animal, processo para reduzir os níveis de fitato no esterco de animal, método para o tratamento de proteínas de legume, e, uso da fitase ou da composição na ração para animal - Google Patents

fitase, sequência de ácidos nucleicos isolada, construção de ácido nucleico, vetor de expressão recombinante, microrganismo recombinante, método para produzir a fitase, composição, método para melhorar o valor nutritivo de uma ração para animal, processo para reduzir os níveis de fitato no esterco de animal, método para o tratamento de proteínas de legume, e, uso da fitase ou da composição na ração para animal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709732B1
BRPI0709732B1 BRPI0709732A BRPI0709732A BRPI0709732B1 BR PI0709732 B1 BRPI0709732 B1 BR PI0709732B1 BR PI0709732 A BRPI0709732 A BR PI0709732A BR PI0709732 A BRPI0709732 A BR PI0709732A BR PI0709732 B1 BRPI0709732 B1 BR PI0709732B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ethyl
amino
diazenyl
ethoxy
methylphenyl
Prior art date
Application number
BRPI0709732A
Other languages
English (en)
Inventor
Andersen Carsten
Kobberoee Skov Lars
De Maria Leonardo
Blom Soerensen Mikael
Original Assignee
Novozymes As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Novozymes As filed Critical Novozymes As
Publication of BRPI0709732A2 publication Critical patent/BRPI0709732A2/pt
Publication of BRPI0709732B1 publication Critical patent/BRPI0709732B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12NMICROORGANISMS OR ENZYMES; COMPOSITIONS THEREOF; PROPAGATING, PRESERVING, OR MAINTAINING MICROORGANISMS; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING; CULTURE MEDIA
    • C12N9/00Enzymes; Proenzymes; Compositions thereof; Processes for preparing, activating, inhibiting, separating or purifying enzymes
    • C12N9/14Hydrolases (3)
    • C12N9/16Hydrolases (3) acting on ester bonds (3.1)
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K20/00Accessory food factors for animal feeding-stuffs
    • A23K20/10Organic substances
    • A23K20/189Enzymes
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12YENZYMES
    • C12Y301/00Hydrolases acting on ester bonds (3.1)
    • C12Y301/03Phosphoric monoester hydrolases (3.1.3)

Abstract

fitase, sequência de ácidos nucleicos isolada, construção de ácido nucleico, vetor de expressão recombinante, célula hospedeira recombinante, método para produzir a fitase, planta transgênica ou parte da planta, animal não humano transgênico ou seus produtos ou elementos, composição, método para melhorar o valor nutritivo de uma ração para animal, processo para reduzir os niveis de fitato no esterco de animal, método para o tratamento de proteinas de legume, e, uso da fitase ou da composição na ração para animal a presente invenção diz respeito a uma fitase que tem pelo menos 74% de identidade com um derivado de fitase de citrobacter braakii e compreende pelo menos uma alteração em comparação com esta fitase. estas variantes de fitase têm propriedades aperfeiçoadas, preferivelmente melhoradas, tais como a termoestabilidade, o perfil de temperatura, o perfil de ph, a atividade específica, o desempenho na alimentação de animais, sensibilidade reduzida à protease, e/ou um padrão aperfeiçoado de glicosilação. a invenção também diz respeito a dna codificando estas fitases, a métodos de sua produção, bem como ao seu uso, por exemplo na ração de animal e em aditivos de ração de animal.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "AGENTE BRANQUEADOR PARA COMPOSIÇÕES DE CUIDADO DE LAVANDERIA, QUE É UM CORANTE TIAZÓLIO".
REFERÊNCIAS CRUZADAS AOS PEDIDOS RELACIONADOS
Este pedido reivindica prioridade sob 35 U.S.C. § 119(e) ao Pedido Provisório U.S. N° de Série 60/761.428 depositado em 23 de janeiro de 2006.
Campo da Invenção A presente invenção refere-se às tinturas de tiazólio, composições de cuidado de lavanderia compreendendo uma ou mais tinturas de tiazólio, processos de preparar tais tinturas e composições de cuidado de lavanderia e métodos de utilizar as mesmas.
Antecedente da Invenção Tecidos, tipicamente tecidos coloridos mais leves tais como tecidos brancos, que são gastos e/ou lavados, tipicamente descoloram-se. Por exemplo, tecidos brancos que são lavados repetidamente podem exibir um amarelado na aparência de cor que faz o tecido parecer mais velho e gasto. Em um esforço para superar tal descoloração de tecido, certos produtos de detergente de lavanderia incluem uma coloração ou tintura azulada que liga-se ao tecido durante a lavagem de lavanderia e/ou ciclo de enxágue. Infelizmente, tai coloração ou tintura de cor azul tipicamente tende a acumular-se no tecido, desse modo, produzindo ao tecido uma tonalidade azulada indesejável. Como um resultado, um tratamento com cloro é geralmente empregado para reduzir o acúmulo anteríormente mencionado de tinturas azuladas. Ao mesmo tempo que um tratamento com cloro poder ser eficaz, é uma etapa adicional, inconveniente no processo de lavanderia. Adicional mente, um tratamento com cloro é caro e áspero em tecidos, contribuindo para degradação aumentada do tecido. Desta maneira, uma necessidade existe quanto a produtos de cuidado de lavanderia melhorado que podem se opor à descoloração indesejável de tecidos, incluindo o amarelado de tecidos brancos.
Sumário da Invenção A presente invenção refere-se à tinturas de tiazólio, composi- ções de cuidado de lavanderia, compreendendo uma ou mais tinturas de tiazólio, processos de preparar tais tinturas e composições de cuidado de lavanderia e métodos de utilizar as mesmas. As tinturas, composições e métodos da presente invenção são vantajosos no fornecimento da coloração melhorada do tecido, incluindo alvejamento de tecido branco, enquanto evitando a formação sigriificante de tinturas azuladas no tecido.
Descrição Detalhada da Invenção Definições Quando aqui utilizado, o termo "composição de cuidado de lavanderia" inclui, a menos que de outra maneira indicado, agentes de lavagem tipo granular, pó, líquido, gel, pasta, forma de barra e/ou floco e/ou composições de tratamento de tecido.
Quando aqui utilizado, o termo "composição de tratamento de tecido" inclui, a menos que de outra maneira indicado, composições amaci-antes de tecido, composições de realce de tecido, composições de renovação de tecido e combinações das mesmas. Tais composições podem ser, porém não necessitam ser composições adicionadas ao enxágüe.
Quando aqui utilizado, os artigos incluindo "o/a" e "um(a)" quando utilizados em uma reivindicação, são entendidos para significar um ou mais do que é reivindicado ou descrito.
Quando aqui utilizado, os termos "inclui", "incluem” e "incluindo" são pretendidos ser não limitantes.
Quando aqui utilizado, o termo poliéter é definido como pelo menos duas unidades de éter repetidas que são quimicamente ligadas pelos átomos de oxigênio dos éteres. Tais poliéteres podem ser derivados a partir de materiais incluindo, porém não são limitados a, óxido de etileno, oxido de propileno, óxido de butileno, óxido de hexileno, glicidol, epicloroidrina, pen-tanorritritol, glicose ou combinações dos mesmos.
Quando aqui utilizado, poliéter tamponado significa um poliéter que termina em uma porção de alquila ou arila, incluindo porém não limitado a uma porção selecionada a partir de porções de metila, etila, butila, isopro-pila, butila terciária, amila, benzila, pentila, e acetila.
Quando aqui utilizado, "EO" representa uma porção de óxido de etileno.
Quando aqui utilizado, "PO" representa uma porção de óxido de propileno.
Os métodos teste descritos na Seção de Métodos Teste do presente pedido devem ser utilizados para determinar os valores respectivos dos parâmetros das invenções dos Requerentes. A menos que de outra maneira notado, todos os níveis de componente ou composição são em referência à porção ativa desse componente ou composição, e são exclusivos de impurezas, por exemplo, solventes residuais ou subprodutos, que podem estar presentes em fontes comercialmente disponíveis de tais componentes ou composições.
Todas as porcentagens e relações são calculadas em peso a menos que de outra maneira indicado. Todas as porcentagens e relações são calculadas com base na composição total a menos que de outra maneira indicado.
Deve ser entendido que cada limitação numérica máxima produzida ao longo deste relatório descritivo inclui cada limitação numérica inferior, como se tais limitações numéricas inferiores fossem expressamente escritas aqui. Cada limitação numérica mínima produzida ao longo deste relatório descritivo incluirá toda limitação numérica mais alta, como se tais limitações numéricas mais altas fossem espressamente escritas aqui. Cada faixa numérica produzida ao longo deste relatório descritivo incluirá cada faixa numérica mais restrita que inclui-se dentro de tai faixa numérica mais ampla, como se tais faixas numéricas mais restritas fossem todas expressamente escritas aqui.
Todos os documentos citados são, em parte relevante, incorporados aqui por referência; a citação de qualquer documento não deve ser interpretada como uma admissão que é a técnica anterior com respeito à presente invenção.
Composições de Cuidado de Lavanderia Em um aspecto, uma composição de cuidado de lavanderia que pode compreender um ingrediente de cuidado de lavanderia e uma tintura de tiazólio adequada é descrita. Tinturas de tiazólio adequadas incluem tinturas de tiazólio que exibem boa eficácia de tingimento durante um ciclo de lavagem de lavanderia sem exibir formação indesejável excessiva depois da lavagem. Desse modo, a coloração azul indesejável depois das lavagens repetidas com as composições de detergentes da invenção é evitada e tratamentos com cloro caros e ásperos são desnecessários. Tinturas de tiazólio adequadas incluem aquelas tinturas de tiazólio que são descritas sob o título "Tinturas de Tiazólio Adequadas" do presente relatório descritivo.
Em um aspecto, as composições de cuidado de lavanderia descritas no presente relatório descritivo podem empregar as tinturas de tiazólio descritas no presente relatório descritivo como detalhado pelas Fórmulas V a VIII do presente relatório descritivo.
Em um aspecto, tinturas de tiazólio adequadas incluem números de moléculas de tinturas de tiazólio 1 - 80 como detalhado nas Tabelas 1 e 2 do presente relatório descritivo.
Em um aspecto, tinturas de tiazólio adequadas incluem números de moléculas de tinturas de tiazólio 1,4, 5, 7, 8, 12, 13, 15, 16, 17, 21, 24, 25, 26, 30, 31,33, 36, 38, 40, 45 e 48 como detalhado nas Tabelas 1 e 2 do presente relatório descritivo.
Em um aspecto, tinturas de tiazólio adequadas incluem números de moléculas de tinturas de tiazólio 12, 13, 15, 16, 24, 25, 26, 30, 31, 33, 36, 38, 40, 45 e 48 como detalhado nas Tabelas 1 e 2 do presente relatório descritivo.
Em um aspecto, as composições de cuidado de lavanderia descritas no presente relatório descritivo podem empregar combinações de quaisquer das tinturas de tiazólio adequadas descritas no presente relatório descritivo.
Em um aspecto, as composições de cuidado de lavanderia descritas no presente relatório descritivo podem empregar uma tintura sem coloração em combinação com a tintura de tiazólio. A tintura sem coloração pode ser selecionada a partir de tinturas sem coloração descritas no Pedido de Patente U.S. 2005/028820 Al, Patente U.S. 4.137.243, Patente U.S. 4.601.725 e Patente U.S. 4.871.371. Enquanto não sendo ligado pela teoria, acredita-se que a combinação tanto de uma tintura de tiazólio quanto de uma tintura sem coloração permite flexibilidade à mistura de cor em uma coloração desejada.
Em um aspecto, as composições de cuidado de lavanderia descritas no presente relatório descritivo podem empregar uma tintura sem coloração, que pode ser não substantiva na natureza, em combinação com a tintura de tiazólio. A combinação de uma tintura de tiazólio e uma tintura sem coloração pode permitir customização de cor de produto e tonalidade de tecido. Em um aspecto, Azul Ácido 7 pode ser empregado como uma tintura sem coloração, sem tonalidade.
Em um aspecto, quaisquer dos componentes, incluindo as tinturas de tiazólio adequadas, podem ser empregados nas composições de cuidado de lavanderia em uma forma encapsulada. Tais encapsulados podem compreender um ou mais de tais componentes.
Em um aspecto, composições de cuidado de lavanderia compreendendo uma tintura de tiazólio e um ingrediente de cuidado de lavanderia e tendo uma eficácia de coloração maior do que 10, porém, menor do que 40, de cerca de 15 a cerca de 35, ou ainda de cerca de 15 a cerca de 30 e uma capacidade de remoção de lavagem de cerca de 30% a cerca de 85%, de cerca de 40% a cerca de 85%, de cerca de 50% a cerca de 85% são descritos.
Ingredientes de cuidado de lavanderia adequados incluem, porém não são limitados àqueles materiais descritos no presente relatório descritivo como aspectos úteis da presente invenção, incluindo materiais auxiliares como descrito no presente relatório descritivo.
Composições de Detergentes de Lavanderia, Líquidas Em um aspecto, as composições de cuidado de lavanderia descritas aqui, podem tomar a forma de composições de detergentes de lavanderia, líquidas. Em um aspecto, tais composições podem ser uma composição líquida de alta resistência. Tais composições podem compreender uma quantidade suficiente de um tensoativo para fornecer o nível desejado de uma ou mais propriedades de limpeza, tipicamente em peso da composição total, de cerca de 5% a cerca de Õ0%, de cerca de 5% a cerca de 70% ou ainda de cerca de 5% a cerca de 40% e urna suficiente de tintura de tiazólio adequada que é descrita sob o título "Tinturas de Tiazólio Adequadas" do presente relatório descritivo, para fornecer um efeito de tingimento ao tecido lavado em uma solução contendo o detergente, tipicamente em peso da composição total, de cerca de 0,0001%. a cerca de 0,05%, ou ainda de cerca de 0,001 %· a cerca de 0,01 %.
As composições de detergente liquido compreendem um veículo líquido aquoso, não tensoativo. Geralmente, a quantidade do veículo líquido ativo aquoso, não tensoativo empregada nas composições será eficaz para solubilizar, suspender ou dispersar os componentes da composição. Por exemplo, as composições podem compreender, em peso, de cerca de 5% a cerca de 90%, de cerca de 10% a cerca de 70%, ou ainda de cerca de 20% a cerca de 70%. de um veículo líquido aquoso, não tensoativo. O tipo eficaz mais caro de veículo líquido aquoso, não tensoativo pode ser água. Desta maneira, o componente de veículo líquido aquoso, não tensoativo pode ser geralmente principalmente, se não completamente, água. Enquanto outros tipos de líquidos miscíveis em água, tais alcanóis, di-óis, outros polióis, éteres, aminas, e similares, foram convencionalmente adicionados às composições de detergente líquido como co-solventes ou estabilizadores, para propósitos da presente invenção, a utilização de tais líquidos miscíveis em água pode ser minimizada para manter o custo da composição. Desta maneira, o componente de veículo líquido aquoso dos produtos de detergente líquido geralmente compreenderá água presente em concentrações variando de cerca de 5% a cerca de 90%, ou ainda de cerca de 20% a cerca de 70%, em peso da composição.
As composições de detergente líquido aqui podem tomar a forma de uma solução aquosa ou dispersão uniforme ou suspensão de tensoativo, tinturas de tiazólio, e certos outros ingredientes opcionais, alguns dos quais podem normalmente ser em forma sólida, que foi combinada com os componentes normalmente líquidos da composição, tais como etoxilato de álcool líquido não iônico, o veículo líquido aquoso, e quaisquer outros ingredientes opcionais normalmente líquidos. Uma tal solução, dispersão ou suspensão será aceitavelmente de fase estável e tipicamente terá uma viscosidade que varia de cerca de 100 a G00 cps, mais preferivelmente de cerca de 150 a 400 cps. Para propósitos desta invenção, viscosidade é medida com um mecanismo de viscômetro Brookfield LVDV-II+ utilizando um fuso #21.
Tensoativos adequados podem ser tensoativos aniônicos, não iònicos, catiônicos, zwitteriònicos e/ou anfotéricos. Em um aspecto, a composição detergente compreende tensoativo aniõnico, tensoativo não iônico, ou misturas dos mesmos.
Tensoativos aniônicos adequados podem ser qualquer dentre os tipos de tensoativos aniônicos convencionais tipicamente utilizados em produtos de detergente líquido. Tais tensoativos incluem ácidos alquil benzeno sulfônicos e seus sais bem como materiais de sulfato de alquila alcoxilado ou não alcoxilado.
Tensoativos aniônicos exemplares são os sais de metal de álcali de ácidos alquil benzeno sulfônicos de Cio-ie, preferivelmente ácidos alquil benzeno sulfônicos de Cn-14. Em um aspecto, o grupo alquila é linear. Tais sulfonatos de alquil benzeno lineares são conhecidos como "LAS." Tais tensoativos e sua preparação são descritos, por exemplo, na Patentes U.S. 2.220.099 e 2.477.333. Especialmente preferidos são os sulfonatos de alquil-benzeno de cadeia reta lineares de sódio e potássio em que o número médio de átomos de carbono no grupo alquila é de cerca de 11 a 14. Cn-Cu de sódio, por exemplo, Ci2, LAS é um exemplo específico de tais tensoativos.
Outro tipo exemplar de tensoativo aniõnico compreende tensoativos de sulfato de alquila etoxilados. Tais materiais, da mesma forma conhecidos como sulfatos de alquil éter ou sulfatos de polietoxilato de alquila, são aqueles que correspondem à fórmula: R'-0-(C2H40)n-S03M em que R’ é um grupo Ce-C2o alquila, n é de cerca de 1 a 20, e M é um cátion de formação de sal. Em uma modalidade específica, R’ é Cio-Ci8 alquila, n é de cerca de 1 a 15, e M é sódio, potássio, amônio, alquilamônio, ou alcanoamônio.
Em modalidades mais específicas, R’ é um C^-Cie, n é de cerca de 1 a 6 e M é sódio.
Os sulfatos de alquil éter serão geraimente utilizados na forma de misturas compreendendo os comprimentos de cadeia de R’ variados e graus variados de etoxilação. Frequentemente, tais misturas inevitavelmente da mesma forma conterão alguns materiais de sulfatos de alquila não etoxilados, isto é, tensoativos da fórmula de sulfato de alquila etoxilado acima em que n=0. Sulfatos de alquila não etoxilados podem da mesma forma ser adicionados separadamente às composições desta invenção e utilizados como ou em qualquer componente de tensoativo aniõnico que pode estar presente. Exemplos específicos de não alcoxilados, por exemplo, tensoativos de sulfato de alquil éter não etoxilados, são aqueles produzidos pela sulfatação de álcoois graxos de Cg-Cso superiores. Tensoativos de sulfato de alquila primários convencionais têm a fórmula geral: ROSO..,'M+ em que R é tipicamente um grupo hidrocarbila de Cs-Cm linear, que pode ser de cadeia linear ou de cadeia ramificada, e M é um cátion de solubilização em água. Em modalidades específicas, R é um C10-C15 alquila, e M é metal de álcali, mais especificamente R é C12-C14 e M é sódio.
Exemplos não limitantes específicos de tensoativos aniônicos úteis aqui incluem: a) sulfonatos de alquil benzeno de Cn-Ci8 (LAS); b) sulfatos de alquila (AS) aleatórios e de cadeia ramificada, de C10-C20 primários; c) sulfatos de alquila de C10-C13 secundários (2,3) tendo as fórmulas (I) e (II): em que M nas fórmulas (I) e (II) é hidrogênio ou um cátion que fornece neutralidade de carga, e todas as unidades M, se associadas com um tensoativo ou ingrediente adjunto, pode ser um átomo de hidrogênio ou um cátion que depende da forma isolada pelo técnico ou 0 pH relativo do sistema em que o composto é utilizado, com exemplos não limitantes de cátions preferidos in- cluindo sódio, potássio, amônio, e misturas dos mesmos, e x é um número inteiro de pelo menos cerca de 7, preferivelmente pelo menos cerca de 9, e y é um número inteiro de pelo menos 3, preferivelmente pelo menos cerca de 9; d) sulfatos de Cio-Cis alquil alcóxi (AE>:S) em que preferivelmente x é de 1-30; e) carboxilatos de Cio-C-ie alquil alcóxi preferivelmente compreendem 1-5 unidades de etoxi; f) sulfatos de alquila ramificados de meia cadeia como discutido em US 6.020.303 e US 6.060.443; g) sulfatos de alqui alcóxi ramificados de meia-cadeia corno discutido em US 6.003.181 e US 6.020.303; h) sulfonato de alquilbenzeno modificado (MLAS) como discutido no WO 99/05243, WO 99/05242, WO 99/05244, WO 99/05082, WO 99/05084, WO 99/05241, WO 99/07656, WO 00/23549, e WO 00/23548; i) éster de sulfonato de metila (MES); e j) sulfonato de alfa-olefina (AOS).
Tensoativos não tônicos adequados úteis aqui podem compreender qualquer dos tipos de tensoativo não tônico convencionais tipicamente utilizados em produtos de detergente líquido. Estes incluem álcoois graxos alcoxilados e tensoativos de óxido de amina. Preferidos para uso nos produtos de detergente líquido são aqueles tensoativos não tônicos que normalmente são líquidos.
Tensoativos não tônicos adequados para uso aqui incluem os tensoativos não iônicos de alcoxilato de álcool. Alcoxilatos de álcool são materiais que correspondem à fórmula geral: R1(CmH£mO)nOH em que R1 é um grupo Ce-Cie alquila, m é 2 a 4, e n varia de cerca de 2 a 12. Preferivelmente, R1 é um grupo alquila que pode ser primário ou secundário, que contém de cerca de 9 a 15 átomos de carbono, mais preferivelmente de cerca de 10 a 14 átomos de carbono. Em uma modalidade, os álcoois graxos alcoxilados da mesma forma serão materiais etoxilados que contêm de cerca de 2 a 12 porções de óxido de etileno por molécula, mais preferivelmente de cerca de 3 a 10 porções de óxido de etileno por molécula.
Os materiais de álcool graxo alcoxilados úteis nas composições de detergente líquido aqui freqüentemente terão um equilíbrio hidrofílico-lipofílico (HLB) que varia de cerca de 3 a 17. Mais preferivelmente, o HLB deste material variará de cerca de 6 a 15, preferivelmente de cerca de 8 a 15. Tensoativos não iônicos de álcool graxo alcoxilado foram comercializados sob o nome comercial Neodol'1 pela Shell Chemical Company.
Outro tipo adequado de tensoativo não ionico útil aqui compreende os tensoativo de oxido de amina. Óxidos de amina são materiais que são frequentemente referidos na técnica como não iônicos "semipolares". Óxidos de amina têm a fórmula: R(E0).;(P0)y(B0)-N(0)(CH2R’)£.qH20. Nesta fórmula, R é uma porção de hidrocarbila relativamente de cadeia longa que pode ser saturada ou não saturada, linear ou ramificada, e pode conter de 8 a 20, preferivelmente de 10 a 16 átomos de carbono, e é mais preferivelmente alquila primária de C12-C1*. R’ é uma porção de cadeia curta, preferivelmente selecionada de hidrogênio, metila e -CH2OH. Quando x+y+z for diferente de 0, EO é etilenóxi, PO é propilenonóxi e BO é butilenóxi. Tensoa-tivos de oxido de amina são ilustrados por oxido de C12-14 alquildimetil amina.
Exemplos não limitantes de tensoativos não iônicos incluem: a) etoxilatos de C12-C1?. alquila, tal como, tensoativo não iônicos NEODOU1’ de Shell; b) alcoxilatos de Cl5-Ci2 alquil fenol em que as unidades de alcoxilato são uma mistura de unidades de etilenóxi e propilenóxi; c) álcool de C12-C18 e condensados de Cç-Cic alquil fenol com polímeros de bloco de óxido de etileno/óxido de propileno tal como Pluronic·’ de BASF; d) álcoois ramificados de meia cadeia de C14-C22, BA, como discutido em US 6.150.322; e) alcoxilatos de alquila ramificada de meia cadeia de C-M-C22, BAE:,;, em que x 130, como discutido em US 6.153.577, US 6.020.303 e US 6.093.856; f) Al-quilpolissacarídeos como discutido em US 4.565.647 Llenado, emitido em 26 de janeiro de 1986; especificamente alquilpoliglicosídeos como discutido em US 4.483.780 e US 4.483.779; g) Amidas de ácido graxo de poliidróxi como discutido em US 5.332.528, WO 92/06162, WO 93/19146, WO 93/19038, e WO 94/09099; e h) tensoativos de álcool poli(oxialquilado) tamponado por éter como discutido em US 6.482.994 e WO 01/42408.
Nas composições detergentes de lavanderia aqui, componente de tensoativo detersivo pode compreender combinações de materiais tensoativos aniònicos e não iônicos. Quando isto for 0 caso, a relação em peso de aniônico para não ionico variará tipicamente de 10:90 a 90:10, mais tipica- mente de 30:70 a 70:30.
Tensoativos catiònicos são bem-conhecidos na técnica e exemplos não limitantes dos mesmos incluem tensoativos de amônio quaternário, que podem ter até 26 átomos de carbono. Exemplos adicionais incluem a) tensoativos de alcoxilato de amônio quaternário (AQA) como discutido em US 6.136.769; b) amônio quaternário de dimetil hidroxietila como discutido em 6.004.922; c) tensoativos catiònicos de poliamina como discutidos no WO 98/35002, WO 93/35003, WO 98/35004, WO 93/35005, e WO 98/35006; d) tensoativos de ester catiònico como descrito nas Patentes US N2® 4.228.042, 4.239.660, 4.260.529 e US 6.022.844; e e) tensoativos de amino como descrito em US 6.221.825 e WO 00/47708, especificamente amido de propildimetil amina (APA).
Os exemplos não limitantes de tensoativos zwitteriônicos incluem: derivados de aminas secundárias e terciárias, derivados de aminas secundárias e terciárias heterocíciicas, ou derivados de amônio quaternário, fosfônio quaternário ou compostos de sulfònio terciário. Veja Patente US Ns 3.929.678 de Laughlin e similares, depositada em 30 de dezembro de 1975 na coluna 19, linha 38 até coluna 22, linha 48, para os exemplos de tensoativos zwitteriônicos; betaína, incluindo alquil dimetil de betaína e cocodimetil amidopropil de betaína, óxidos de amina C* a Cie, (preferivelmente a C1S) e sulfo e hidróxi betaínas, tal como sulfonato de N-alquil-N,N-dimetilamino-1-propano onde o grupo alquila pode ser Ce a C1ÍS, preferivelmente C-io a C14.
Os exemplos não limitantes de tensoativos anfolíticos incluem: derivados de aminas secundárias ou terciárias alifáticas, ou derivados alifáti-cos de aminas secundárias e terciárias heterocíciicas nas quais 0 radical alifático pode ser cadeia linear ou ramificada. Um dos substituintes alifáticos contém pelo menos cerca de 8 átomos de carbono, tipicamente de cerca de 8 a cerca de 18 átomos de carbono, e pelo menos um contém um grupo so-lubilizante em água aniônico, por exemplo, carbóxi, sulfonato, sulfato. Veja Patente US Ng 3.929.678 de Laughlin e similares, depositada em 30 de dezembro de 1975 na coluna 19, linha 18-35, para exemplos de tensoativos anfolíticos.
Composições de Detergente de Lavanderia Granulares Em um aspecto, as composições de cuidado de lavanderia descritas aqui podem tomar a forma de composições de detergente de lavanderia granulares. Tais composições podem compreender um suficiente de tintura de tiazolio adequada que é descrita sob o titulo "Tinturas de Tiazólio Adequadas" do presente relatório descritivo, para fornecer um efeito de tingi-mento ao tecido lavado em uma solução contendo o detergente, tipicamente por peso da composição total, de cerca de 0,0001% a cerca de 0,05%, ou até mesmo de cerca de 0,001% a cerca de 0,01%.
As composições de detergente granulares da presente invenção podem incluir qualquer número de ingredientes de detergente convencionais. Por exemplo, o sistema de tensoativo da composição de detergente pode incluir classes aniônicas, não iônicas, zwitteriónicas, anfolíticas e catiônicas e misturas compatíveis das mesmas. Os tensoativos de detergente para composições granulares são descritos na Patente US 3.664.961, Morris, depositada em 23 de maio de 1972, e na Patente US 3.919.678, Laughlin e similares, depositada em 30 de dezembro de 1975. Os tensoativos cationi-cos incluem aqueles descritos na Patente US 4.222.905, Cockrell, depositada em 16 de setembro de 1980, e na Patente US 4.239.659, Murphy, depositada em 16 de dezembro de 1980.
Os exemplos não limitantes de sistemas de tensoativo incluem os sulfonatos de alquil benzeno Cn-Ci& convencionais ("LAS") e sulfatos de alquila 0^-0^, aleatórios e de cadeia ramificada, primários ("AS"), os sulfatos de alquila CurCis secundários (2,3) da fórmula CH3(CH2),.(CH0S03'M+) CHS e CHs(CHo)y(CHOS03'M' jCHsCHs onde x e (y + 1) são números inteiros de pelo menos cerca de 7, preferivelmente pelo menos cerca de 9, e M é um cátion solubilizante em água, especialmente de sódio, sulfatos não saturados tais como sulfato de oleíla, os sulfatos de alquil alcóxi C10-C18 ("AE,:S"; especialmente sulfatos de etóxi EO 1-7), carboxilatos de alcóxi de alquila C10-C18 (especialmente etoxicarboxilatos EO 1-5), os éteres de glicerol C10-iã, os poliglicosídeos de alquila C10-C18 e seus poliglicosídeos sulfatados correspondente, e ésteres de ácido graxo alfa-sulfonados C12-C18. Se desejado, os tensoativos anfoté ricos e não iônicos convencionais tal como os etoxilatos de alquila C12-C18 ("AE") incluindo os então chamados etoxilatos de alquila de pico estreito e alcoxilatos de alquil fenol Cg-Ci2 (especialmente, etoxilatos e etóxi/propòxi misturados), betaínas de C12-C1.*. e sulfobetaínas ("sultaí-nas"), óxidos de amina C10-Cig, e similares, podem da mesma forma ser incluídos no sistema de tensoativo. As arnidas de ácido graxo de poliidróxi de N-alquila Cio-C1s podem, da mesma forma, ser empregadas. Veja WO 9.206.154. Outros tensoativos derivados de açúcar incluem as arnidas de ácido graxo de poliidróxi de N-alcóxi, tal como glucamida de N-(3-metoxipropila) C-io-Cis· As glucamidas de N-propila até N-hexila C12-C1S podem ser empregadas para baixa formação de espuma. Os sabões convencionais de Cki-Coo podem ser empregados da mesma forma. Se alta formação de espuma é desejada, os sabões de C10-C1.3 de cadeia ramificada podem ser empregados. As misturas de tensoativos aniònicos e não iônicos são especialmente úteis. Outros tensoativos úteis convencionais são listados nos textos padrões. A composição de detergente pode, e preferivelmente, inclui um builder de detergente. Os builders são geralmente selecionados dos vários metais de álcali, fosfates de amônio ou amônio substituído, polifosfatos, fos-fonatos, polifosfonatos, carbonates, silicatos, boratos, sulfonatos de poliidróxi, poliacetatos, carboxilatos, e policarboxilatos solúveis em água. Preferidos são metal de álcali, especialmente sódio, sais do anterior. Preferidos para uso aqui são fosfatos, carbonatos, silicatos, ácidos graxo de C10-18, policarboxilatos, e misturas dos mesmos. Mais preferidos são tripolifosfato de sódio, pirofosfato de tetrassódio, citrato, mono- e dissuccinatos de tartarato, silicato de sódio, e misturas dos mesmos.
Os exemplos específicos de builders de fosfato inorgânicos são tripolifosfato de sódio e potássio, pirofosfato, metafosfato polimérico que tem um grau de polimerização de cerca de 6 a 21, e ortofosfatos. Os exemplos de builders de polifosfonato são os sais de sódio e potássio do ácido de eti-leno difosfônico, os sais de sódio e potássio do ácido 1 -hidróxi-1,1 .difosfônio de etano e os sais de sódio e potássio de etano, ácido 1,1,2-trifosfônico. Ou- tros compostos de builder de fósforo são descritos nas Patentes dos Estados Unidos 3.159.581; 3.213.030; 3.422.021; 3.422.137; 3.400.176 e 3.400.148. Os exemplos de builders inorgânicos de não fósforo são carbonato de sódio e potássio, bicarbonato, sesquicarbonato, decaidrato de tetraborato, e silica-tos que tem uma relação de peso de Si02 para oxido de metal de álcali de cerca de 0,5 a cerca de 4,0, preferivelmente de cerca de 1,0 a cerca de 2,4. Os builders orgânicos de não fósforo solúveis em água úteis aqui incluem os vários metais de álcali, poliacetatos de amònio e amonio substituído, carbo-xilatos, policarboxilatos e sulfonatos de poliidróxi. Os exemplos de poliaceta-to e builders de policarboxilato são os sais de sódio, potássio, lítio, amonio e amonio substituído de ácido de etileno diamina tetraacético, ácido nitrilotria-cético, ácido oxidissuccínico, ácido melítico, ácidos policarboxílicos de ben-zeno, e ácido cítrico.
Builders de policarboxilato poliméricos estão presentes na Patente dos Estados Unidos 3.308.067, Diehl, depositada em 7 de março de 1967. Tais materiais incluem os sais solúveis em água de homo - e copolí-meros de ácidos carboxílicos alifáticos tais como ácido maléico, ácido itacô-nico, ácido mesacônico, ácido fumárico, ácido aconítico, ácido citracônico e ácido metilenomalònico. Alguns dos mesmos materiais são úteis como o polímero aniônico solúvel em água como descrito a seguir, porém apenas se em mistura íntima com o tensoativo aniônico de não sabão. Outros policar-boxilatos adequados para uso aqui são os carboxilatos de poliacetais descritos na Patente dos Estados Unidos 4.144.226, depositada em 13 de março de 1979, de Crutchfield e similares, e Patente dos Estados Unidos 4.246.495, depositada em 27 de março de 1979 de Crutchfield e similares.
Os sólidos de silicato solúveis em água representados pela fórmula SiOo-MoO, M sendo um metal de álcali, e tendo uma relação de peso de Si02:M:O de cerca de 0,5 a cerca de 4,0, são sais úteis nos grânulos de detergente da invenção em níveis de cerca de 2% a cerca de 15% em uma base de peso anidrosa. O silicato particular anidroso ou hidratado pode ser utilizado, também.
Qualquer número de ingredientes adicionais pode ser incluído da mesma forma como componentes na composição de detergente granular. Estes incluem outros builders de detergência, alvejantes, ativadores de alve-jantes, reforçador de espumas ou supressores de espumas, agentes anti-mancha e anti-corrosão, agentes de suspensão de sujeira, agentes de liberação de sujeira, germicidas, agentes cie ajuste de pH, fontes de alcalinidade de não builder, agentes de quelação, argila de esmectita, enzimas, agentes de estabilização de enzima e perfumes. Veja Patente dos Estados Unidos 3.936.537, depositada em 3 de fevereiro de 1976 por Baskerville, Jr. e similares.
Os ativadores e agentes de alvejamento são descritos na Patente dos Estados Unidos 4.412.934, Chung e similares, depositada em 1 de novembro de 1983, e na Patente dos Estados Unidos 4.483.781, Hartman, depositada em 20 de novembro de 1984. Os agentes de quelação são da mesma forma descritos na Patente dos Estados Unidos 4.663.071, Bush e similares, de Coluna 17, linha 54 até Coluna 18, linha 68. Os modificadores de espumas são da mesma forma ingredientes opcionais e são descritos nas Patentes dos Estados Unidos 3.933.672, depositada em 20 de janeiro de 1976 de Bartoletta e similares, e 4.136.045, depositada em 23 de janeiro de 1979 de Gault e similares. As argilas de esmectita adequadas para uso nesta são descritas na Patente dos Estados Unidos 4.762.645, Tucker e similares, depositada em 9 de agosto de 1988, Coluna 6, linha 3 até Coluna 7, linha 24. Os builders de detergência adicionais adequados para uso aqui são enumerados na patente de Baskerville, Coluna 13, linha 54 até Coluna 16, linha 16, e na Patente dos Estados Unidos 4.663.071, Bush e similares, depositada em 5 de maio de 1987.
Composições de Condicionamento de Tecido Adicionado ao Enxágüe Em um aspecto, as composições de cuidado de lavanderia descritas aqui podem tomar a forma de composições de condicionamento de tecido adicionado ao enxágüe. Tais composições podem compreender um ativo amaciante de tecido e uma quantidade suficiente de tintura de tiazólio adequada, que é descrita sob o título "Tinturas de Tiazólio Adequadas" do presente relatório descritivo para fornecer um efeito de tingimento ao tecido tratado pela composição, tipicamente de cerca de 0,00001% em peso (0,1 ppm) a cerca de 1% em peso (10.000 ppm), ou até mesmo de cerca de 0,0003% em peso (3 ppm) a cerca de 0,03%. em peso (300 ppm) com base no peso total da composição de condicionamento de tecido adicionada ao enxágüe. Em outra modalidade especifica, as composições são as composições de condicionamento de tecido adicionadas ao enxágüe. Os exemplos de composição de condicionamento adicionada ao enxágüe típica, podem ser encontradas no Pedido de Patente Provisório dos Estados Unidos Ns de Série 60/687582 depositado em 3 de outubro de 2004.
Em uma modalidade da invenção, o ativo amaciante de tecido (a seguir "FSA") é um composto de amònio quaternário adequado para amaciar tecido em uma etapa de enxágüe. Em uma modalidade, o FSA é formado de um produto de reação de um ácido graxo e um aminoálcool obtendo misturas de compostos de mono-, di-, e, triéster em uma modalidade. Em outra modalidade, o FSA compreende um ou mais compostos de amônio quaternário amaciantes, porém não limitados, tal como um composto de amônio monoalquilquaternário, um composto diamido quaternário e um composto de diéster de amònio quaternário, ou uma combinação dos mesmos.
Em um aspecto da invenção, o FSA compreende uma composição do composto de diéster de amònio quaternário (a seguir "DQA"). Em certas modalidades da presente invenção, as composições de composto de DQA da mesma forma abrangem uma descrição de FSAs diamido e FSAs com amido misturado e ligações de éster como também as ligações de diéster acima mencionadas, todas aqui referidas como DQA.
Um primeiro tipo de DQA (" DQA (1)") adequado como um FSA no CFSC presente inclui um composto compreendendo combinação a fórmula: {Ft4-m - N+ - [(CH-)n - Y - R1]m} X' em que cada substituinte de R é ou hidrogênio, um grupo hidroxialquila ou alquila CrCç, preferivelmente C1-C3 de cadeia curta, por exemplo, metila (mais preferido), etila, propila, hidroxietila, e similares, grupo poli (alcóxi C2-C3), preferivelmente pulietóxi, benzila, ou misturas dos mesmos; cada m é 2 ou 3; cada n é de 1 a cerca de 4, preferivelmente 2; cada Y é -0-(0)C-, -C(0)-0-, -NR-C(O)-, ou -C(0)-NR- e é aceitável para cada Y ser igual ou diferente; a soma dos carbonos em cada R1, mais um quando Y é -0-(0)C-ou -NR-C(O)-, é C12-C22, preferivelmente C14-C20, com cada R1 sendo um grupo hidrocarbila, ou hidrocarbila substituída; é aceitável para R"! ser não saturado ou saturado e ramificado ou linear e preferivelmente ser linear; é aceitável para cada R1 ser igual ou diferente e preferivelmente esses são iguais; e X* pocle ser qualquer ânion compatível com 0 amaciante, preferivelmente, cloreto, brometo, metilsulfato, etilsulfato, sulfato, fosfato, e nitrato, mais preferivelmente cloreto ou sulfato de metila. Os compostos de DQA preferidos são feitos tipicamente reagindo alcanolaminas tal como MDEA (metildietanolamina) e TEA (trietanolamina) com ácidos graxos. Alguns materiais que tipicamente são 0 resultado de tais reações incluem cloreto de N,N-di(acil-o>:ietil)-N,N-dimetilamônio ou metilsulfato de N.N-di(acil-oxietil)-N,N-metilidrü>ietilamôriio em que o grupo acila é derivado de gorduras de animal, ácidos graxos não saturados, e poliinsaturados, por exemplo, sebo, sebo hidrogenado, ácido oléico, e/ou ácidos graxos parcialmente hidrogena-dos, derivados de óleos vegetais e/ou óleos vegetais parcialmente hidroge-nados, tais como, óleo de canola, óleo de açafroa, óleo de amendoim, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja, óleo de tall, óleo de farelo de arroz, óleo de palma etc. Os exemplos não limitantes de ácido graxo adequado são listados na US 5.759.990 na coluna 4, linha 45-66. Em uma modalidade, o FSA compreende similares ativos além de DQA (1) ou DQA. Em ainda outra modalidade, 0 FSA compreende apenas DQA (1) ou DQA e é livre ou essencialmente livre de qualquer outro composto de amònio quaternário ou outros ativos. Em ainda outra modalidade, 0 FSA compreende a amina precursora que é empregada para produzir 0 DQA.
Em outro aspecto da invenção, 0 FSA compreende um composto, identificado como DTTMAC que compreende a fórmula: [R4-m - N(+) - R1m] A’ em que cada m é 2 ou 3, cada R1 é um C,3-C£2, preferivelmente C14-C20, porém não mais do que um sendo menor do que cerca de C12 e em seguida 0 outro é pelo menos cerca de 16, hidrocarbila, ou substituinte de hidrocarbila substituída, preferivelmente alquila ou alquenila C10-C20 (alquila não saturada, incluindo alquila poliinsaturada, também referido às vezes como "alquile-no"), mais preferivelmente alquila ou alquenila C12-C1&, e ramificado ou não ramificado. Em uma modalidade, 0 Valor de lodo (IV) do FSA é de cerca de 1 a 70; cada R é H ou um grupo hidroxialquila ou alquila C-i-Ce de cadeia curta, preferivelmente C1-C3, por exemplo, metila (mais preferido), etila, pro-pila, hidroxietila, e similares, benzila, ou (R2 Oh^H onde cada R2 é um grupo alquileno Ci-Cç; e A" é um ânion compatível amaciante, preferivelmente, cloreto, brometo, metilsulfato, etilsulfato, sulfato, fosfato, ou nitrato; mais preferivelmente cloreto ou sulfato de metila. Os exemplos deste FSAs incluem sais de dialquildimetilamônio e sais de dialquilenodimetiiamònio tais como dissebodimetilamônio e metilsulfato de dissebodimetilamònio. Os exemplos de sais de dialquilenodimetiiamònio comercialmente disponíveis utilizáveis na presente invenção são cloreto de dimetilamonio de sebo di-hidrogenado e cloreto de dissebodimetil amònio de disponibilizado por Degussa sob o nome comercial Adogen'° 442 e Adogen'5’ 470 respectivamente. Em uma modalidade, 0 FSA compreende similares ativos além de DTTMAC. Em ainda outra modalidade, 0 FSA compreende apenas compostos do DTTMAC e é livre ou essencialmente livre de qualquer outro composto de amònio quaternário ou outros ativos.
Em uma modalidade, 0 FSA compreende um FSA descrito na Publicação de Patente dos Estados Unidos N- 2004/0204337 A1, publicado em 14 de outubro de 2004 por Corona e similares, dos parágrafos 30 - 79.
Em outra modalidade, 0 FSA é descrito na Publicação de Patente dos Estados Unidos N- 2004/0229769 A1, publicado em 18 de novembro de 2005, por Smith e similares, nos parágrafos 26 - 31; ou a Patente dos Estados Unidos Nk' 6.494.920, a coluna 1, linha 51 et seq. detalhando um "esterquat" ou um sal de éster de ácido graxo quaternizado de trietanolami-na.
Em uma modalidade, o FSA é selecionado a partir de pelo menos um dos seguintes: cloreto de disseboiloxietil dimetil amônio, cloreto de seboiloxietil dimetil amônio diidrogenado, cloreto de dissebo dimetil amônio, rnetil sulfato disseboiloxietil dimetil amônio, cloreto de seboiloxietil dimetil amônio diidrogenado, cloreto de seboiloxietil dimetil amônio diidrogenado, ou combinações dos mesmos.
Em uma modalidade, o FSA também pode incluir composições de composto contendo amida. Exemplos de compostos compreendendo, di-amida podem incluir, porém não limitados a, rnetil sulfato de metil-bis(seboamidoetil)-2-hidroxielilamÕnio (disponibilizado por Degussa sob os nomes comerciais Varisoft 110 e Varisoft 222). Um exemplo de um composto contendo amida de éster é N-[3-(estearoilamino)propil]-N-[2-(estearoilóxi)etóxi)etil)]-N-metilamina.
Outra modalidade especifica da invenção fornece para uma composição de cuidado de tecido adicionada ao enxágüe que compreende também um amido catiònico. Os amidos cationicos são descritos em US 2004/0204337 A1. Em uma modalidade, a composição de cuidado de tecido compreende a partir de cerca de 0,1% a cerca de 7% de amido catiònico em peso da composição de cuidado de lavanderia. Em uma modalidade, o amido catiònico é HCP401 de National Starch.
Tinturas de Tiazôlio Adequadas Tinturas de tiazôlio adequadas incluem azotinturas que podem ter a Fórmula (I) abaixo: em que: Rs e Rj, podem ser idênticos ou diferentes e, independentemente um do outro, são hidrogênio, um grupo (CrC22)-alquila saturado ou insatura- do, um grupo (Ci-C22)-alquila substituído por um átomo de halogênio, um grupo hidróxi-(C2-C22)-alquila opcionalmente interrompido por oxigênio, um grupo poliéter derivado a partir de oxido de etileno, oxido de propileno ou óxido de butileno, um grupo amino-(C-i-C22)-alquila, um grupo íenila substituído ou não substituído ou um grupo benzila, um grupo (CrC22)-alquila terminado em sul-fonato, sulfato ou carboxilato, ou os grupos radicais Rs e R4, juntos com a molécula restante, podem formar um sistema de anel heterocíclico ou carbocícli-co, saturado ou insaturado, substituído ou não substituído opcionalmente substituído por halogênio, sulfato, sulfonato, fosfato, nitrato e carboxilato; X pode ser um grupo radical da série de fenol ou um grupo radical heterocíclico ou série de anilina ou série de m-toluidina que pode ter a Fórmula II abaixo; em que: Rs e Re podem ser idênticos ou diferentes e, independentemente um do outro, são um grupo (CrC22)-alquila linear ou ramificado saturado ou insaturado, um grupo (Ci-C22)-alquiÍ éter, um grupo hidróxi-(C2-C22)-alquila opcionalmente interrompido por oxigênio, um grupo poliéter derivado de óxido de etileno, óxido de propileno, óxido de butileno, glicidila ou combinações dos mesmos, um grupo amino-(CrC22)-alquila, um grupo fenila substituído ou não substituído ou um grupo benzila, um grupo (CrC22)-alquila linear ou ramificado terminado em um (CrC22)-alquila linear ou ramificado, hidroxila, acetato, sulfonato, sulfato ou carboxilato, grupo ou R5 e Re ou R5 e R? ou R6 e R7, juntos com 0 átomo de nitrogênio, formam um sistema de anel de 5 membros a 6 membros, que pode compreender um outro heteroátomo; ou Rs e Re ou Rs e R7 ou Re e R7, formam com um átomo de carbono do anel de benzeno um heterociclo de cinco ou seis membros opcionalmente contendo oxigênio ou contendo nitrogênio que pode ser substituído com um ou mais grupos (CrC22)-alquila; R7 pode ser idêntico ou diferente e, independentemente um do outro, é hidrogênio, um átomo de halogênio, um grupo (Ci-C22)-alquila saturado ou insaturado, um grupo (CrC^-alguil éter, um grupo hidroxila, um grupo hidróxi-(C-i-C22)-alquila, um grupo (CrC22)-alcóxi, um grupo ciano, um grupo nitro, um grupo amino, um grupo (Ci-C22)-alquilamino, um grupo (C-r C22)-dialquilamino, um grupo ácido carboxílico, um grupo C(0)0-(Ci-C22)-alquila, um grupo C(0)0-fenila substituído ou não substituído; Q' pode ser um ânion que equilibra a carga total do composto de Fórmula I, e o índice q ou pode ser 0 ou 1. Os ánions adequados incluem cloro, bromo, métossulfato, tetrafluoroborato, e ánions de acetato.
Ri pode ser um (CrC22)-alquila, um radical de alquila aromático ou de sulfonato de alquila que tem a Fórmula (III) abaixo; em que R2 é hidrogênio, metila, etila, propila, acetato ou um grupo hidroxila; m e p são números inteiros de 0 a tn-1), n é um número inteiro de 1 a 6 e m+p = (n-1); com a condição que o heterociclo da Fórmula (I) compreende pelo menos dois e no máximo três heteroátomos onde o heterociclo tem no máximo um átomo de enxofre;
Em um aspecto, uma tintura tiazólio adequada pode ter a Fórmula IV abaixo: em que Rs e Rg podem ser idênticos ou diferentes e, independentemente um do outro, podem ser um grupo (Ci-C22)-alquila saturado ou insaturado, um grupo (Ci-C22)-alquila, um grupo hidróxi-(C2-C22)-alquila opcionalmente interrompido por oxigênio, um grupo poliéter derivado de óxido de etileno, óxido de propileno ou Oxido de butileno, um grupo amino-(Ci-C22)-alquila, um grupo fenila substituído ou não substituído ou um grupo benzila, um grupo (Cr C22)-alquila terminado em sulfonato, sulfato ou carboxilato, ou Re e Rg, juntos com o átomo de nitrogênio, podem formar um sistema de anel de 5 membros a 6 membros que pode compreender um outro heteroátomo; ou Re ou R9 pode formar, com um átomo de carbono do anel de benzeno, um heterociclo de cinco ou seis membros opcionalmente contendo oxigênio ou contendo nitrogênio, que pode ser substituído com um ou mais grupos de (CrC22)-alquila, e misturas dos mesmos, e R-io é hidrogênio ou metila. Para a Fórmula IV, Q' é como descrito para a Fórmula I acima.
Em um aspecto, tinturas tiazólio adequadas podem ter a Fórmu- la(V); em que: a.) Ri pode ser selecionado a partir de uma porção de (Cr C22)-alquila ramificada ou não ramificada, uma porção de alquila aromática, uma porção de óxido de polialquileno, ou uma porção que têm a Fórmula (VI) abaixo; em que (i) R2 pode ser selecionado a partir de hidrogênio, metila, etila, propila, acetato ou uma porção de hidroxila; mep podem ser, independente mente, números inteiros de 0 a (n-1), com a condição que n seja um número inteiro de 1 a 6 e m+p = (n-1) (ii) Y pode ser selecionado a partir de uma porção de hidroxila, sulfonato, sulfato, carboxilato ou acetato; b. ) R3 e R4: i. ) pode ser selecionado independentemente de hidrogênio; uma porção de (CrC22)-alquila saturada ou insaturada; uma porção de hidróxi-(C2-C22)-alquila; uma porção de hidróxi-(C2-C22)-alquila compreendendo, além do oxigênio de hidroxila, um atorno de oxigênio; uma porção de poliéter; uma porção de amino-(Ci-C22)-alquila; uma porção de fenila substituída ou não substituída; uma porção de benzila substituída ou não substituída; uma porção de (Ci-C22)-alquila terminada em sulfonato, sulfato, acetato, ou carboxilato; ou ii. ) quando empregados juntos podem formar uma porção hete-rocíclica ou carbocíclica saturada ou não saturada; ou iii. ) quando empregados juntos podem formar uma porção hete-rocíclica ou carbocíclica saturada ou não saturada substituída por, sulfato, sulfonato, fosfato, nitrato, e carboxilato; c. ) X pode ser porção tendo Fórmula VII abaixo; em que: i.) Rf, Θ R,> (a) pode ser selecionado iridependentemente de hidrogênio; uma porção de (CrC22)-alquila saturada ou insaturada; uma porção de hi-dróxi-(C2-C22)-alquila; uma porção de hidróxi-(C2-C22)-alquila compreendendo, além do oxigênio de hidroxila, um átomo de oxigênio; uma porção de poliéter tamponada ou não tamponada; uma porção de amino-(CrC22)- alquila; uma porção de fenila substituída ou não substituída; uma porção de benzila substituída ou não substituída; uma porção de (C-i-C22)-alquila que compreende um C1-C4 alquil éter terminando, sulfonato, sulfato, acetato ou porção de carboxilato; uma porção de tiazol ou (b) quando empregados juntos podem formar uma porção hete-rocíclica saturada ou não saturada; ou . (c) quando empregados juntos formam uma porção heterocíclica saturada ou não saturada substituída por uma ou mais, porções de alcoxila-to, sulfato, sulfonato, fosfato, nitrato, e/ou carboxilato; (d) quando empregados juntos com R7l R8, ou R7 e Rg formam uma ou mais porções heterocíclicas saturadas ou não saturadas, opcionalmente substituídas por uma ou mais porções de alcoxilato, sulfato, sulfonato, fosfato, nitrato e/ou carboxilato; ou (e) quando empregados juntos formam uma porção de tiazol; ii.) R7 e R.?, podem ser selecionados independentemente de hidrogênio ou uma porção de alquila saturada ou não saturada; d.) Q' pode ser um ãnion que equilibra a carga total do composto de Fórmula I, e o índice q é 0 ou 1. Ânions adequados incluem ânions de cloro, bromo, metossulfato, tetrafluoroborato, e acetato.
Em um aspecto, para Fórmula V: a. ) Ri pode ser uma porção de metila; b. ) Rg e R-ι podem ser hidrogênio; e c. ) X pode ter Fórmula VIIIabaixo: em que (i) R5 e Re podem ser como definidos para Fórmula VII acima; (ii) R7 pode ser hidrogênio ou uma porção de metila; e (iii) Rg pode ser hidrogênio.
Em um aspecto, para Fórmula VII R5 e R$ compreende cada qual, independentemerite, de 1 a 20 unidades de oxido de alquileno e, independentemente, uma porção selecionada a partir do grupo que consiste em: Oxido de estireno, glicidil rnetil éter, isobutil glieidil éter, isopropilglicidil éter, t-butil glicidil éter, 2-etilexilglicidil éter, ou glicidilexadecil éter.
Em um aspecto, tinturas de tiazólio adequadas são mencionadas na Tabela 1 abaixo e são definidas como Tinturas de Tiazólio da Tabela 1. Os nomes químicos, corno determinado pelo software ChemFinder Le-veliPro; Versão 9.0 disponibilizado por CarnbridgeSoft, Cambridge, Massa-chusetts, U.S.A., para tais tinturas são respectivamente fornecidos na Tabela 2 abaixo. Tais tinturas estão associadas, quando necessário para equilibrar a carga da molécula, com um ânion Q'. Tal ânion não é mostrado nas estruturas abaixo porém com a finalidade do presente relatório descritivo é assumido que está presente quando necessário. Tal ânion é como descrito acima para Fórmula (I).
Tabela 1 ____________________________ _________________________________ Em um aspecto, as tinturas cie tiazólio adequadas incluem.números de moléculas de tintura de tiazólio 1,4, 5, 7, 8, 12, 13, 15, 16, 17, 21, 24, 25, 26, 30, 31,33, 36, 38, 40, 45 e 48 corno detalhado nas Tabelas 1 e 2 do presente relatório descritivo.
Em um aspecto, as tinturas de tiazólio adequadas incluem números de moléculas de tintura de tiazólio 12, 13, 15, 16, 24, 25, 26, 30, 31, 33, 36, 38, 40, 45 e 48 como detalhado nas Tabelas 1 e 2 do presente relatório descritivo.
As tinturas cie tiazólio adequadas descritas aqui podem ser feitas por procedimentos conhecidos na técnica e/ou de acordo com os exemplos do presente relatório descritivo.
Materiais Adjuntos Ao mesmo tempo em que não essencial para os propósitos da presente invenção, a lista não limitante cie adjuntos ilustrada a seguir é adequada para uso nas composições de cuidado de lavanderia e pode ser dese-javelmente incorporada em certas modalidades da invenção, por exemplo, para ajudar ou aumentar o desempenho, para tratamento do substrato a ser limpo, ou modificar as estéticas da composição como é o caso com perfumes, corantes, tinturas ou similares. É compreendido que tais adjuntos são aiémí cios componentes que foram previarnente listados para qualquer modalidade particular. O total de tais adjuntos pode variar de cerca de 0,1% a cerca de 50%, ou até mesmo de cerca de 1%. a cerca de 30%, em peso da composição de cuidado de lavanderia. A natureza precisa dos rnesmos componentes adicionais, e níveis de incorporação dos mesmos, dependerão da forma física da composição e da natureza da operação para a qual será empregado. Os materiais de adjunto adequados incluem, porém não estão limitados, polímeros, por e-xernplo, polímeros catiòriicos, tensoativo, builders, agentes de quelação, agentes de inibição de transferência de tintura, dispersantes, enzimas, e estabilizadores de enzima, materiais catalíticos, ativadores cie alvejarnento, agentes dispersantes poliméricos, agentes cie remoção/anti-redeposição de sujeira de argila, abrilharitadores, supressores cie espuma, tinturas, perfume adicional e sistemas de liberação cie perfume, agentes elastificarites de estrutura, amaciardes de tecido, portadores, hidrótroposs, auxiliares de processamento e/ou pigmentos. Além da descrição abaixo, exemplos adequados de tais outros adjuntos e níveis de uso são encontrados nas Patentes dos Estados Unidos NeS 5.576.282, 6.306.812 B1 e 6.326.348 B1 que estão incorporadas por refeiêneia.
Corno declarado, os ingredientes de adjunto não são essenciais para as composições de cuidado de lavanderia e limpeza das Requerentes.
Desse modo, certas modalidades das composições das Requerentes não contêm um ou mais dos seguintes materiais de adjuntos: ativadores de alve-jarnento, terisoativo, builders, agentes de quelação, agentes de inibição de transíerência de tintura, dispersantes, enzimas, e estabilizadores de enzima, complexos de metal catalíticos, agentes dispersantes polirnéricos, e agentes de rernoçãol/anti-redeposição de sujeira de argila, abrilhantadores, supres-sores de espumas, tinturas, perfumes adicionais e sistemas de liberação de perfume, agentes elastificantes de estrutura, arnaciantes de tecido, portadores, hidrótropos, auxiliares de processamento e/ou pigmentos. Entretanto, quando um ou mais adjuntos estão presentes, tal um ou mais adjuntos podem estar presentes como detalhado abaixo: Tensoativos - As composições de acordo com a presente invenção podem compreender um tensoativo ou sistema de tensoativo em que o tensoativo pode ser selecionado de tensoativo não iônico e/ou aniunico e/ou catiõnico e/ou aníolitico e/ou tensoativo zwitterionico e/ou não iônico semipolar. O tensoativo está tipicamente presente a um nível de cerca de 0,1%, de cerca de 1%, ou até mesmo de cerca cie 5% em peso das composições de limpeza a cerca de 99,9%, a cerca de 80%·, a cerca de 35%, ou ate mesmo a cerca de 30%. em peso das composições de limpeza.
Builders - As composições da presente invenção podem com-preerider um ou mais builders de detergente ou sistemas de builder. Ouarido presente, as composições compreenderão tipicamente pelo menos cerca de 1%. de builder, ou de cerca de 5% ou 10%. a cerca de 80%, 50%·, ou até mesmo 30%. em peso, do referido builder. Os builders incluem, porém não estão limitados ao metal de álcali, sais de arnônio e alcanolamônio de poli-fosfatos, silicatos de metal de álcali, carbonato cie terra alcalina e metal de álcali, builders de aluminossilicato, compostos de policarboxilato, hiclroxipoli-carboxilatos de éter, copolímeros de anidrido maléico com etileno ou éter de metila de viriila, ácido 1,3,5-triidro:dbenzeno-2,4,6-tnssulfônico, e ácido car-boximetil-oxissuccíriico, os vários metais de álcali, arnônio e sais de arnônio substituído de ácidos poliacéticos tal como ácido tetraacético de etilenodia-mina e ácido riitrilotriacético, como também policarboxilatos tal como ácido melítico, ácido suceínico, ácido oxidissuccíriico, ácido polimaléico, ácido de 1,3,5-tricarb*:*>:ílico cie benzeno, ácido carboximetiloxissuccinico, e sais solúveis dos mesmos.
Agentes de Quelação - As composições aqui, podem da mesma forrna opciunalmente conter um ou mais agentes de quelação de cobre, ferro e/ou manganês. Se utilizados, os agentes cie quelação geralmente compreenderão de cerca de 0,1% em peso cias composições desta a cerca de 15%, ou até mesmo cie cerca de 3,0% a cerca cie 15%. em peso cias composições nesta.
Agentes de Inibição de Transferência de Tintura - As composições da presente invenção podem da mesma forma incluir um ou mais agentes de inibição de transferência de tintura. Os agentes de inibição de transferência cie tintura polimérica adequados incluem, porém não estão limitados aos polímeros de polivinilpirrolidona, polímeros de N-oxido de poliamina, co-polímeros de N-vinilpirrolidona e N-viniiimidazol, poliviriiloxazolidonas e poli-vinilirnidazois ou misturas cios mesmos. Quando presente nas composições nesta, os agentes cie inibição cie transferência de tintura os agentes estão presentes em níveis de cerca de 0,0001%., cie cerca de 0,01%., de cerca de 0,05% em peso cias composições de limpeza a cerca de 10%., cerca de 2%, ou até mesmo cerca cie 1%. em peso das composições de limpeza.
Dispersantes - As composições da presente invenção podem da mesma forma conter dispersantes. Os materiais orgânicos solúveis em água adequados são os ácidos horno- ou co-poliméricos ou seus sais nos quais o ácido policarboxílico pode compreender pelo menos dois radicais de carboxi-la separados um do outro por não mais do que dois átomos de carbono.
Enzimas - As composições podem compreender uma ou mais enzimas cie detergente que fornecem benefícios de desempenho de limpeza e/ou cuidado com tecido. Os exemplos de enzimas adequadas incluem, porém não estão limitados a, hemicelulases, peroxidases, prutease, celulases, xilanases, lipases, fosfolipases, este rases, culinases, pectinases, ceratana-ses, reductases, oxidases, fenoloxidases, lipoxigenases, ligninases, pulula-nases, tanases, pentosanases, malanases, B-glicanases, arabinosidases, hialuronidase, condroitinase, lacase, e amilases, ou misturas dos mesmos. Uma combinação típica é um coquetel de enzimas aplicáveis convencionais tipo protease, lipase, cutinase e/ou celulase em conjunto com amilase.
Estabilizadores de Enzima - As enzimas para uso em composições, por exemplo, detergentes podem ser estabilizados através de várias técnicas. As enzimas empregadas aqui podem ser estabilizadas pela presença de fontes solúveis em água de íons de cálcio e/ou magnésio nas composições acabadas que fornecem tais íons às enzimas. .
Complexos de Metal Catalíticos - As composições da requerente podem incluir complexos de metal catalíticos. Um tipo de catalisador de alvejamerito contendo metal é um sistema de catalisador que compreende um cátion de metal de transição de atividade catalítica de alvejamento definida, tal como, cátions de cobre, ferro, titânio, rutênic», turigstênio, molibdê-riio, ou manganês, um cátion de metal auxiliar que tem pouca ou nenhuma atividade catalítica de alvejamento, tal como, cátions de zinco ou alumínio, e um seqüestre tendo constantes de estabilidade definidas para os cátions de metal catalítico e auxiliar, particularmente ácido etilenodiaminatetraacético, etilenodiamirietetra (ácido metilenofosforiico) e sais solúveis em água dos mesmos. Tais catalisadores são descritos na Patente dos Estados Unidos 4.430.243.
Se desejado, as composições podem ser catalisadas aqui por meio de um composto de manganês. Tais compostos e níveis de uso são bem-conhecidos na técnica e incluem, por exemplo, os catalisadores com base em manganês descritos na Patente dos Estados Unidos 5.576.2S2.
Os catalisadores de alvejamerito de cobalto aqui sáo conhecidos, e são descritos, por exemplo, na Patente cios Estados Unidos 5.597.936 e 5.595.967. Tais catalisadores de cobalto são preparados facilmente através de procedimentos conhecidos, tal como ensinou, por exemplo, na Patente dos Estados Unidos 5.597.936, e 5.595.967.
As composições aqui podem da mesma forma incluir adequadamente um metal de transição complexo cie um ligando rígido macropolicí-clico - abreviado corno "MRL". Como um assunto prático, e não por modo de limitação, as composições e processos de limpeza aqui podem ser ajustados para fornecer na ordem de pelo menos uma parte por cem milhões das espécies de MRL de agente de benefício no meio de lavagem aquoso, e pode fornecer de cerca de 0,005 ppm a cerca de 25 ppm, de cerca de 0,05 ppm a cerca de 10 ppm, ou até mesmo de cerca de 0,1 ppm a cerca de 5 ppm, do MRL no licor de lavagem.
Os metais de transição preferidos no catalisador de alvejamento de metal de transição pr*s*nle incluem manganês, ferro e cremo. MRL preferido aqui é urn tipo especial de ligando ultra-rígido que é ligado por ponte tal como 5,12-dietil-1,5,8,12-tetraazabiciclo[6.6.2]hexa-decano.
Os MRLs de metal de transição adequados são preparados fa-cilmiente através de procedimentos conhecidos, tal como ensinado, por exemplo, em WO 00/32601, e Patente dos Estados Unidos 6.225.464.
Prç ■cessos de Fabricação de Composições de Cuidado de lavanderia As composições de cuidado de lavanderia da presente invenção podem ser formuladas em qualquer forma adequada e podem ser preparadas por qualquer processo escolhido pelo formulador, os exemplos não limi-tantes das quais estão descritos nas US 5.879.584; US 5.691.297; US 5.574.005; US 5.569.645; US 5.565.422; US 5.516.448; US 5.489.392; e US 5.436.303.
Em um aspecto, as composições de detergente líquidas descritas aqui podem ser preparadas combinando-se os componentes desta em qualquer ordem conveniente e misturando-se, por exemplo, agitando, a combinação de componente resultante para formar uma composição de detergente líquida de fase estável. Em um aspecto, uma matriz líquida é formada contendo pelo menos uma proporção principal, ou mesmo substancialmente todos os componentes líquidos, por exemplo, tensoativo não iõnico, os portadores líquidos não tensoativos e similares componentes líquidos opcionais, com os componentes líquidos sendo completamente misturados concedendo agitação por cisalhamerito a esta combinação líquida. Por exemplo, a agitação rápida com um agitador mecânico pode ser empregada de modo bem-sucedido. Ao mesmo tempo em que a agitação por cisalha- mento é mantida, substancialmente todo de qualquer tensoativo anionico e os ingredientes sóliclos podem ser adicionados. A agitação da mistura é continuada, e se necessário, pode ser aumentada neste ponto para formar uma solução ou urna dispersão uniforme de particulados de fase sólida insolúveis dentro da fase liquida. Depois de alguns ou tudos os materiais sólidos terem sido adicionados a esta mistura agitada, as partículas de qualquer material de enzima a ser incluído, por exemplo, prílls de enzima, são incorporados. Como urna variação do procedimento de preparação de «composição descrita acima, um ou mais dos componentes sólidos podem ser adicionados à mistura agitada como uma solução ou suspensão pré-misturada de partículas com urna porção menor de um ou mais dos componentes líquidos. Depois de adição de todos os componentes cia composição, a agitação da mistura é continuada durante um periodc» de tempo suficiente para formar as composições que têm a viscosidade e características de estabilidade de fase requeridas. Frequentemente isto envolverá agitação durante um período de cerca de 30 a 60 minutos.
Em outro aspecto de produção de detergentes líquidos, a tintura de tiazólic* é combinada primeiro com um ou mais componentes líquidos para formar uma pré-mistura de tintura de tiazólio, e esta pré-mistura de tiazólio é adicionada a uma formulação de composição que contém uma porção significativa, por exemplo mais que 50% em peso. mais que 70¾. em peso, ou até mesmo mais que 90% em peso, do equilíbrio cie componentes da composição de detergente de lavanderia. Por exemplo, na metodologia descrita acima, tanto a pré-mistura de tintura de quanto o componente de enzima sâo adicionados a um estágio final de adições de componente. Em outro aspecto, a tintura cie tiazólio é encapsulada antes de adição à «composição de detergente, a tintura encapsulada é suspensa em um líquido estruturado, e a suspensão é adicionada a uma formulação de composição que contém uma porção significativa do equilíbrio de componentes da composição de detergente de lavanderia. Várias técnicas para formar composições de detergente em tais formas sólidas são bem-conhecidas na técnica e podem ser empregadas aqui. Em um aspecto, quando a composição de cuidado cie lavanderia estiver na forma cie uma partícula granular, a tintura de tiazólio é fornecida na forma particuiacla, opcionalrnente incluindo adicional, porém não todos os componentes da composição de detergente de lavanderia. O particulado de tintura de tiazólio é combinado com um ou mais particulados adicionais que contem um equilíbrio de componentes da composição de detergente de lavanderia. Além disso, a tintura de tiazólio, opcionalmente incluindo adicional, porém nem. todos os componentes da composição de detergente de lavanderia podem ser fornecidos em uma forma encapsulada, e o encapsulado de tintura de tiazólio é combinado com particulados que contêm um equilíbrio significativo cie componentes da composição de detergente de lavanderia. Mélodos de Usar as Composições de Cuidado de lavanderia As composições de cuidado de lavanderia descritas no presente relatório descritivo podem ser usadas para limpar ou tratar um tecido. Tipicamente pelo menos urna porção do tecido é contatada com uma modalidade das composições de cuidado de lavanderia acima mencionadas, na forma líquida a ou diluída em um liquor, por exemplo, um licor de lavagem e em seguida o tecido pode ser opcionalmente lavado e/ou enxaguado. Em um aspecto, um tecido é opcionalrnente lavado e/ou enxagüado, contatado com um urna modalidade das composições de cuidado de lavanderia acima mencionado e, em seguida, opcionalrnente lavado e/ou enxagüado. Para propósitos da presente invenção, a lavagem inclui porém não está limitado a, es-fregação e agitação mecânica. O tecido pode compreender principalmente qualquer tecido capaz de ser lavado ou tratado.
As composições de cuidado de lavanderia descritas no relatório descritivo presente podem ser utilizadas para formar soluções de lavagem aquosas para uso na lavagem de tecidos. Geralmente, uma quantidade eficaz de tais composições é adicionada em água, preferivelmente em uma lavadora de roupa automática de lavagem de tecido convencional, para formar tais soluções de lavagem aquosas. A solução de lavagem aquosa desse modo formada é, em seguida, contatada preferivelmente sob agitação, com os tecidos a ser lavados com esta. Uma quantidade eficaz da composição de cuidado de lavanderia, tal corno as composições cie detergente líquido descritas no relatório descritivo presente, pode ser adicionada à água para formar soluções de lavagem aquosas que poclem compreender de cerca de 500 a cerca de 7.000 ppm ou até mesmo de cerca de 1.000 a cerca de 3.000 pm de composição de cuidado de lavanderia.
Em um aspecto, uma ou mais das tinturas de tiazólio descritas no relatório descritivo presente pode(m) ser fornecida(s), por exemplo, por rneio de urna composição de cuidado de lavanderia, tal que durante o ciclo de lavagem e ou ciclo de enxágue a concentração de urna tal ou mais tinturas pode ser de cerca de 0,5 parte por bilhão (ppb) a aproximadamente 5 partes por milhão (ppm), de cerca de 1 ppb a cerca de 600 ppb, de cerca de 5 ppb a cerca de 300 ppb, ou até mesmo de cerca de 10 ppb a cerca de 100 ppb de tintura de tiazólio. Em um aspecto, tais concentrações podem ser obtidas durante o ciclo de lavagem e/ou ciclo de enxágüe, de uma lavadora cie roupa de lavanderia automática de 64,6 litros (17 galões).
Em urn aspecto, as composições de cuidado de lavanderia podem ser empregadas como um aditivo de lavanderia, uma composição de pré-tratamerito e/ou uma composição pós-tratamento. Métodos Teste I. Método para Determinação da Eficiência da Coloração para Detergentes a. ) Duas amostras de tecido de 25 cm x 25 cm de tecido tricotado entrelaçado de algodão branco de 16 oz (270 g/ metro quadrado, clareado com agente branqueador fluorescente Uvitex BNB, de Test Fabrics. P.O. Box 26, Weston, PA, 18643), são obtidas. b. ) Preparar duas alíquotas de um litro de água de torneira contendo 1,55 g de detergente teste liquido de serviço pesado padrão de AATCC (HDL) corno mencionado na Tabela 3. c. ) Adicionar uma quantidade suficiente da tintura a ser testada a uma das alíquotas da Etapa b.) acima para produzir uma absorvência de solução aquosa de 1 AU. d. ) Lavar uma amostra de a.) acima em uma das alíquotas de água que contém 1,55 g cie detergente teste líquido de .serviço pesado padrão de AATCC (HDL) detergente leste líquido cie serviço pesado padrão de AATCC (HDL) e lavar a outra amostra na outra alíquota. Tal etapa de lavagem deve ser conduzida durante 30 minutos em temperatura ambiente com agitação. Depois de tal etapa de lavagem, enxaguar separadamente as amostras e secar as amostras. e.) Depois de enxaguar e secar cada amostra, a eficiência de coloração, DE*e,(, da tintura é avaliada determinanclo-se as medidas de valor de L*, a*, e b* de cada amostra utilizando espectrofotõmetro de refletáncia Huriler LabScan XE com iluminação de D05, observador de 10u e filtro de UV excluído. A eficiência de coloração da tintura é, em seguida, calculada utilizando a seguinte equação: em que as subscrições c e s referem-se respectivamente aos valores de L*, a*, e b* medidos para o controle, isto é, a amostra de tecido lavada em detergente sem tintura, e a amostra de tecido lavada em detergente que contém a tintura a ser avaliada. II. Método para Determinar a Capacidade de Remoção da Lavagem a. ) Preparar duas alíquotas de 150 ml de solução de detergente de HDL mencionada na Tabela 1, de acordo com o Método Teste de AATCC 61-2003, Teste 2A e contendo 1,55 g / litro da fórmula de HDL de AATCC em água destilada. b. ) Uma amostra de 15 crn x 5 cm cie cada amostra de tecido do Método para Determinação da Eficiência da Coloração Para Detergentes descrito acima é lavada em um Launderometer durante 45 minutos a 49°C em 150 ml de uma solução de detergente de HDL preparada de acordo com a Etapa II. a.) acima. c. ) As amostras são enxaguadas com alíquotas separadas de água de enxágüe e secadas em ar no escuro, a quantidade da coloração residual é avaliada medindo-se a DE*res, da tintura é avaliada determinando-se as medidas cie valor de L‘, a*, e b* de cada amostra utilizando um espec- trofotômetro de refletânc.ia Hunter LabScan XE com iluminação de D65, observador de 10° e filtro de UV excluído. A eficiência da coloração da tintura é, em seguidam é calculada utilizando a seguinte equação: em que as subscrições c e s referem-se respectivamente aos valores de L*, a*, e b* medidos para o controle, isto é, a amostra de tecido inicialmente lavada em detergente sem tintura, e a amostra de tecido lavada inicialmente em detergente contendo a tintura a ser avaliada. O valor da remoção de lavagem para a tintura é, em seguida, calculada de acordo com a fórmula: % de remoção = 100 x (1 -DE*res/DE*ef).
Tabela 3 1 pH da fórmula ajustado em 8,5 2 ácido dietilenotriarninaperitaacético, sal pentassódico Exemplos Os seguintes exemplos ilustram as composições da presente invenção, porém, não necessariamente são significados para limitar ou de outra maneira definir o escopo da invenção aqui.
Exemplo 1 As seguintes fórmulas líquidas estão dentro do escopo da presente invenção. 1 ácido dietilenotriaminapentaacético, sal sódico “ácido dietilenotriaminapentacismetilenofosfônico, sal sódico c: ácido etilenodiaminatetraacético, sal sódico ^ uma tintura de não tirigimento para ajustada a cor da fórmula 5 fórmula compacta, empacotada como urna dose unitizada em película de álcool de poliviriila, * Acusol OP 301 Exemplo 2 As fórmulas de detergente granular seguintes estão dentro do escopo da presente invenção. 1 formulado como uma partícula que contém 0,5% de tintura, 99,5% PEG 4000, “ formulado como uma partícula em camadas que contém 2% de tintura de acordo com US 2006 252667 A1 3 formulado como uma partícula que contém 0,5% de tintura de acordo com US 4.950.230 4 formulado corno uma partícula que contém 0,5% de tintura com zeólito Exemplo 3 As seguintes fórmulas cie condicionamento de tecido adiciona-cas ao *n:»:ágüe estão dentro do escopo da presente invenção. ______________ ε Cloreto de N,N-di(sebooiloxietil)-N,N-dimetilamônio. b Amido catiônico baseado em amido cie milho comum ou amido de batata, contendo 25%. a 95% de amilose e um grau de substituição de 0,02 a 0,09, e tendo uma viscosidade medida como Fluidez de Água que tem um valor de 50 a 34. c Copolímero de oxido de etileno e tereftalato que têm a fórmula descrita em US 5.574.179 na col.15, linhas 1-5, em que cada X é metila, cada n é 40, u é 4, cada R1 é essencialmente porções de 1,4-fenileno, cada R2 é essencialmente etileno, porções de 1,2-propileno, ou misturas dos mesmos. d Ácido ciietileriotriaminapentaacético. e KATHCTJ® CG disponibilizado por Rohm e Haas Co. 1 Agente anti-espumante de silicone disponibilizado por Dow Corning Corp. sob o nome comercial DC2310. 9 4,4'-Bis-(2-sulfostiril) biíeriil dissódico, disponibilizado por Ciba Specialty Chemicals. h Cio reto de [15] arnôriio etoxilado de cocometila, disponibilizado por Akzo Nobel Exemplo 4 Síntese de mtol-10EO metiltiazolio Quinhentos e quarenta e nove gramas de ácido fosfórico a 85%, 75 gramas de ácido sulfúrico a 98% e 9 gotas de desespumante de 2-etil hexanol são adicionados a um frasco de três gargalos de 100 mililitros equipado com um termômetro, banho de resfriamento, e agitador mecânico. A mistura é resfriada e 30,9 gramas de 2-aminotiazol são adicionados ao frasco. A mistura é também resfriada abaixo de 0°C depois que 105 gramas de ácido sulfúrico a 40% de nitrosila são adicionados ao mesmo tempo que a temperatura é mantida abaixo de 5°C. Depois de três horas, a mistura produz um riitrito positivo e 25 gramas de ácido sulfâmico são adicionados lentamente ao mesmo tempo que a temperatura é mantida abaixo 5°C. Um teste de nitrito negativo é evidente depois de uma hora.
Um béquer de 2000 mililitros é carregada com 190 gramas cie intermediário de 10 EO m-toluiclina e, 200 gramas de água, 200 gramas de gelo e 12 gramas de uréia. A mistura é resfriada a 0°C. A solução de diazo é adicionada em gotas ao béquer durante cerca de 30 minutos, aó mesmo tempo que mantendo a temperatura abaixo de 10°C. A mistura resultante é agitada durante várias horas e permitida repousar durante a noite, depois que 730 gramas de hidróxido de sódio a 50% de hidróxido de sódio é adicionado para neutralizar o ácido em excesso em um pH de cerca de 7 ao mesmo tempo que a temperatura é mantida abaixo de 2ü°C. A camada de sal da base é removida e o produto é lavado corn 200 mililitros de uma solução de sulfato de sódio a 1 ü%. A camada aquosa é removida e o produto desejado é obtido como urn liquido laranja (240 gramas, 707o de ativos).
Cem gramas do liquido laranja do anterior e 28,40 gramas de dirnetil sulfato são colocados em um frasco de 500 mililitros equipado com um condensador de refluxo, termômetro, manta cie aquecimento e agitador mecânico. A mistura de reação é aquecida a 70°C durante duas horas. A reação é resfriada e o pH é ajustado para 7 com 10 gramas de hidróxido de arnòiiio a 20% e é utilizada sem outra purificação.
Exemplo 5 O procedimento do Exemplo 4 é utilizado para preparar N-etil- mtol-5EO com a diferença sendo o uso do seguinte intermediário de m-toluidina: '·_ v ^ Exemplo 6 O procedimento do Exemplo 5, com as mudanças notadas, é empregado para preparar: Vinte gramas do líquido laranja por Exemplo 5, como obtido por meio cio Exemplo 4, e nove gramas de brometo de benzila são colocados em um frasco equipado de 250 mililitros com um condensador de refluxo, ter- mômetro, manta de aquecimento e agitador mecânico. A mistura de reação é aquecida a 70°C durante duas horas. A reação é resfriada e o pH é ajustado para 7 com 4 gramas de hidróxido de sódio a 50% e é utilizada sem outra purificação.
Ao mesmo ternpo que modalidades particulares da presente invenção foram ilustradas e descritas, será óbvio para aqueles versados na técnica que várias outras mudanças e modificações podem ser feitas sem afastar-se do espírito e escopo da invenção. É, portanto, pretendido abranger nas reivindicações anexas todas as tais mudanças e modificações que estão dentro do escopo desta invenção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. Agente branqueador para composições de cuidado de lavanderia, caracterizado pelo fato de que é um corante tiazólio da Fórmula (V); na qual: Ri é uma porção de (C1-C22)-aIquϊIa linear ou ramificada, uma porção de alquila aromática, uma porção de oxido de polialquileno, ou uma porção de Fórmula (VI): na qual R2 é hidrogênio, meíila, etila, propila, acetato ou uma porção de hidroxila; m e p são, independentemente, números inteiros de 0 a (n-1), com n sendo um número inteiro de 1 a 6 e m+p = (n-1); e Y é selecionado a partir de uma hidroxila, sulfonato, sulfato, car-boxilato ou porção de acetato; R3 e R4 são cada um independentemente; uma porção de hídró-xi-(C2-C22)-alquila opcionalmente compreendendo um átomo de oxigênio adicional; uma porção de poliéter; uma porção de amino-{Ci-C22)-alquila; uma porção de fenila ou benzila opcionalmente substituída ou não substituída; uma (Ci-C22)-alquíla terminada em um grupo sulfonato, sulfato, acetato, ou carboxilato; ou R3 e R4 quando empregados juntos formam uma porção hetero-cíclíca saturada ou insaturada substituída com sulfato, sulfonato, fosfato, nitrato, e carboxilato;; Rs e R6 são cada um independentemente h id róxi-(C2-C22 )-a lq u i Ia opcionalmente compreendendo um átomo de oxigênio adicional; uma porção poliéter tampada ou não tampada; uma porção (Ci-C22)-alquila compreendendo um C1-C4 alquii éter, sulfonato, sulfato, acetato ou porção de carboxi- lato terminal; Rt e R0 cada um podem ser independentemente hidrogênio ou uma porção de alquila saturada ou insaturada; Q' é um ânion que equilibra a carga total do composto da Fórmula V, e q é 0 ou 1.
2. Agente branqueador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que é um composto de fórmula (VIII): na qual RSs R6) Q'eQ são como definidos na reivindicação 1 e R7é hidrogênio ou metila.
3. Agente branqueador de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que R& e R@ cada qual compreende, independentemente: (i) de 1 a 20 unidades de óxido de alquileno e, (ii) uma porção selecionada de óxido de estireno, glicidil metil éter, isobutíl glicidil éter, isopropilglicidil éter, t-butil glicidil éter, 2-etílexilgicidil éter, e glicidilexadecil éter.
4. Agente branqueador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que é selecionada a partir dos seguintes compostos 316, 18, 20, 22-24, 26-30, 32-34, 36, 38, 40, 43-45, 47-50, 53-60, 63-65, 6872, 74-77, 79 e 90 e misturas dos mesmos: 3. (E )-2-( (4-( b is(2-h i d rox i eti I )a m i π o )f en i I )d iazen i I )-3- metiltiazol-3-io 4. (E)-2-((4-(bis(2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etil)amino)fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 5. (E)-2-((4-(bis(2-(2-hidroxietóxi)etil)amino)fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 6. (E)-2-((4-(bis(14-hidróxi-5,8,11 -trimetil-3,6,9,12-tetraoxapentadecil)amino) fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 7. (E)-2-((4-(bis(2-(2-(2-(2-hidroxipropóxi)propóxi)propóxi)etil)amino)-fenil) diazenil)-3-metiltiazol-3-io 8. (E)-2-((4-(bis(2-(2-(2-hidroxipropóxi)propóxi)etil)amino)fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 9. (E)-2-((4-(bis(354iidróxi-5,8,11,14,17,20,23-heptametil- 3.6.9.12.15.18.21.24, 27,30,33-undecaoxapentatriacontil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 10. (E)-2-((4-(bis(3-(2,3-diidroxipropóxi)-2-hidroxipropil)amino)-2-metilfenil) diazenil)-3-metiltiazol-3-io 11. (E)-2-((4-(bis(2,3-diidroxipropil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 12. (E)-2-((4-((2-hidróxi-3-(2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etóxi)propil)(2-hidróxi-3-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)propil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 13. (E)-2-((4-((2-(2-(2-h id roxietóxi )etóxi )eti I )(2-(2-h id roxietóxi)eti I )am i no)-2-metilfenil)-diazenil)-3-metiltiazol-3-io 14. (E)-2-((4-(bis(35-hidróxi-17,20,23,26,29,32-hexametil- 3.6.9.12.15.18.21.24, 27,30,33-undecaoxaexatriacontil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 15. (E)-2-((4-(bis(14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)amino)-2-metilfenil) diazenil)-3-metiltiazol-3-io 16. (E)-2-((4-((2-(2-(2-acetoxietóxi)etóxi)etil)(2-(2-acetoxietóxi)etil)amino)-2-metilfenil)-diazenil)-3-metiltiazol-3-io 18. (E)-2-(2-((4-(bis(35-hidróxi-17,20,23,26,29,32-hexametil-3,6,9,12,15,18,21, 24,27,30,33-undecaoxaexatriacontil)amino)-2-metilfenil)diazenil)tiazol-3-io-3-il)acetato 20. (E)-2-((4-((2-terc-butóxi-15-h id róxi-6,9,12-trimetil-4,7,10,13- tetraoxaexadecil)(2-(terc-butoximetil)-17-hidróxi-5,8,11,14-tetrametil- 3,6,9,12,15 -pentaoxaoctadecil)amino)-fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 22. (E)-2-((4-(bis(14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)amino)-2-metilfenil) diazenil)-5-metóxi-3-metilbenzo[d]tiazol-3-io 23. (E)-2-(2-((4-((2-(2-(2-h id roxietóxi )etóxi )eti I )(2-(2-h id roxietóxi)eti I )am i no)-2-metilfenil)-diazenil)tiazol-3-io-3-il)acetato 24. (E)-2-((4-(etil(14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)amino)-2-metilfenil) diazenil)-3-metiltiazol-3-io 26. (E)-2-((4-((2-(2-(2-(2,3-diidroxipropóxi)etóxi)etóxi)etil)(2-(2-(2,3-diidroxi-propóxi)etóxi)etil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 27. (E)-2-(2-((4-(bis(14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)amino)-2-metilfenil) diazenil)-6-metoxibenzo[d]tiazol-3-io-3-il)acetato 28. (E)-2-((4-((3-terc-butóxi-2-(2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etóxi)propil)(3-terc-butóxi-2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)propil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 29. (E)-2-((4-((3-butóxi-2-(2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etóxi)propil)(3-butóxi-2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)propil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 30. (E)-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)-3-isopropoxipropil)(2-(2-(2-(2-hidroxietóxi)-etóxi)-etóxi)-3-isopropoxipropil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 32. (E)-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)-3-(tridecilóxi)propil)(2-(2-(2-(2-hidroxi-etóxi)etóxi)-etóxi)-3-(tridecilóxi)propil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 33. (E)-3-etil-2-((4-(etil(23-hidróxi-3,6,9,12,15,18,21 -heptaoxatricosil)amino)-2-metilfenil)diazenil)tiazol-3-io 34. (E)-2-((4-(bis(2-(2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etóxi)etil)amino)-2-metilfenil) d iaze n i I )-3-eti ltiazol-3-io 36. (E)-2-((4-((2-(2-hidroxipropóxi)etil)(2-(2-(2-hidroxipropóxi)propóxi)etil)- amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 38. (E)-2-((4-(etil(23-hidróxi-3,6,9,12,15,18,21 -heptaoxatricosil)amino)-2- metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 40. (E)-3-etil-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etil)(2-(2-hidroxietóxi)etil)- amino)-2-metilfenil)diazenil)tiazol-3-io 43. (E)-2-((4-(bis(2-(2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etóxi)etil)amino)-2-metilfenil)-d iaze n i I )-3-eti ltiazol-3-io 44. (E)-3-benzil-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etil)(2-(2-hidroxietóxi)etil)-amino)fenil)-diazenil)tiazol-3-io 45. (E)-3-etil-2-((4-((2-(2-hidroxipropóxi)etil)(2-(2-(2-hidroxipropóxi)propó-xi)etil)amino)-2-metilfenil)diazenil)tiazol-3-io 47. (E)-3-benzil-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etil)(2-(2-hidroxietóxi)-etil) amino)-2-metilfenil)diazenil)tiazol-3-io 48. (E)-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)propil)(2-(2-hidroxietóxi)propil)-amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 49. (E)-2-((4-(benzil(29-hidróxi-3,6,9,12,15,18,21,24,27-nonaoxanonacosil) amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 50. (E)-2-((4-(bis(14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)amino)-2,6-dimetilfenil) diazenil)-3-metiltiazol-3-io 53. (E)-4-(2-((4-(dimetilamino)fenil)diazenil)tiazol-3-io-3-il)butano-1-sulfonato 54. (E)-4-(2-((4-(dimetilamino)fenil)diazenil)-5-metiltiazol-3-io-3-il)butano-1-sulfonato 55. (E)-2-((4-((2-hidroxietil)(metil)amino)fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 56. Sulfato de (E)-2-(metil(4-((3-metiltiazol-3-io-2-il)diazenil)fenil)amino)etila 57. (E)-2-((4-(butil(2-(2-hidroxietóxi)etil)amino)fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 58. (E)-2-((4-(bis(2-(2-(2-hidroxipropóxi)propóxi)etil)amino)fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 59. (E)-2-((4-((2-hidroxietil)(isopropil)amino)fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 60. (E)-2-((4-((14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)(1 -hidróxi-3,6,9,13-tetra-oxapentadecan-15-il)amino)-2-metilfenil)diazenil)-6-metóxi-3-metilbenzo[d] tiazol-3-io 63. (E)-3-(2-((4-(bis(2-(2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etóxi)etil)amino)-2-metilfenil) diazenil)-tiazol-3-io-3-il)propano-1-sulfonato 64. (E)-2-((4-(bis(14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)amino)-2,5-dimetilfenil) diazenil)-6-metóxi-3-metilbenzo[d]tiazol-3-io 65. (E)-3-etil-2-((4-(etil(14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)amino)-2-metil fenil)-diazenil)tiazol-3-io 68. (E)-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etil)(2-(2-hidroxietóxi)etil)amino)-2-metil fenil)diazenil)-3,5-dimetiltiazol-3-io 69. (E)-3-etil-2-((4-((2-(2-(2-h id roxietóxi )etóxi )eti 1)(2-(2-hidroxietóxi)etil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-5-metiltiazol-3-io 70. (E)-2-((4-((2-(2-(2-h id roxietóxi )etóxi )eti I )(2-(2-h id roxietóxi)eti I )am i no)-2-metil fenil)-diazenil)-3,5-dimetiltiazol-3-io 71. (E)-3-etil-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etil)(2-(2-hidroxietóxi)etil)-amino)-2-metilfenil)diazenil)-5-metiltiazol-3-io 72. (E)-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etil)(2-(2-hidroxietóxi)etil)amino)-2-metil fenil)-diazenil)-3,5-dimetiltiazol-3-io 74. (E)-2-((4-((2-(2-(2-hidroxietóxi)etóxi)etil)(2-(2-hidroxietóxi)etil)amino)-2-metil fenil)diazenil)-3-metil-5-nitrotiazol-3-io 75. (E)-2-((4-((2-(2-(2-h id roxietóxi )etóxi )eti I )(2-(2-h id roxietóxi)eti I )am i no)-2-metil fenil)diazenil)-3-metil-5-nitrotiazol-3-io 76. (E)-2-((4-((2-(2-(2-h id roxietóxi )etóxi )eti I )(2-(2-h id roxietóxi)eti I )am i no)-2-metil fenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io-4-carboxilato 77. (E)-2-((4-((2-(2-(2-h id roxietóxi )etóxi )eti I )(2-(2-h id roxietóxi)eti I )am i no)-2-metil fenil)diazenil)-3,5-dimetiltiazol-3-io-4-carboxilato 79. (E)-2-((4-((2-(terc-butoximetil)-14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)-(etil) amino)-2-hidroxifenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io 80. (E)-2-((4-((13-(sec-butoximetil)-1-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxapentadecan-15-il)(2-(sec-butoximetil)-14-hidróxi-3,6,9,12-tetraoxatetradecil)amino)-2-metilfenil)diazenil)-3-metiltiazol-3-io.
5. Agente branqueador de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que é selecionada a partir dos corantes tiazólio 4, 5, 7, 8, 12, 13, 15, 16, 26, 30, 36, 40, 45, 48 e misturas dos mesmos.
6. Agente branqueador de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que é selecionada a partir dos corantes tiazólio 12, 13, 15, 16, 26, 30, 36, 40, 45, 48 e misturas dos mesmos.
BRPI0709732A 2006-04-04 2007-03-19 fitase, sequência de ácidos nucleicos isolada, construção de ácido nucleico, vetor de expressão recombinante, microrganismo recombinante, método para produzir a fitase, composição, método para melhorar o valor nutritivo de uma ração para animal, processo para reduzir os níveis de fitato no esterco de animal, método para o tratamento de proteínas de legume, e, uso da fitase ou da composição na ração para animal BRPI0709732B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DKPA200600484 2006-04-04
DKPA200600484 2006-04-04
DKPA200600581 2006-04-25
DKPA200600581 2006-04-25
PCT/DK2007/000135 WO2007112739A1 (en) 2006-04-04 2007-03-19 Phytase variants

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0709732A2 BRPI0709732A2 (pt) 2011-07-26
BRPI0709732B1 true BRPI0709732B1 (pt) 2017-06-06

Family

ID=38123737

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709732A BRPI0709732B1 (pt) 2006-04-04 2007-03-19 fitase, sequência de ácidos nucleicos isolada, construção de ácido nucleico, vetor de expressão recombinante, microrganismo recombinante, método para produzir a fitase, composição, método para melhorar o valor nutritivo de uma ração para animal, processo para reduzir os níveis de fitato no esterco de animal, método para o tratamento de proteínas de legume, e, uso da fitase ou da composição na ração para animal

Country Status (11)

Country Link
US (4) US8460656B2 (pt)
EP (2) EP2001999B1 (pt)
JP (1) JP5221516B2 (pt)
AU (1) AU2007234177B2 (pt)
BR (1) BRPI0709732B1 (pt)
CA (1) CA2647476C (pt)
DK (1) DK2365064T3 (pt)
ES (2) ES2387203T3 (pt)
MX (1) MX2008012632A (pt)
PL (1) PL2365064T3 (pt)
WO (1) WO2007112739A1 (pt)

Families Citing this family (52)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6451572B1 (en) 1998-06-25 2002-09-17 Cornell Research Foundation, Inc. Overexpression of phytase genes in yeast systems
GB0422052D0 (en) 2004-10-04 2004-11-03 Dansico As Enzymes
JP5221516B2 (ja) 2006-04-04 2013-06-26 ノボザイムス アクティーゼルスカブ フィターゼ変異体
WO2008017066A2 (en) 2006-08-03 2008-02-07 Cornell Research Foundation, Inc. Phytases with improved thermal stability
CN113789316A (zh) 2006-09-21 2021-12-14 巴斯夫酶有限责任公司 肌醇六磷酸酶、编码它们的核酸及制备和使用它们的方法
DK2342323T3 (da) 2008-09-26 2013-09-08 Novozymes As Hafnia phytasevarianter
RU2531436C2 (ru) 2009-03-20 2014-10-20 Новозимс А/С Питательный напиток и способ его получения
AU2013204082B2 (en) * 2009-05-21 2016-03-31 Basf Enzymes Llc Phytases, nucleic acids encoding them and methods for making and using them
JP2012527247A (ja) 2009-05-21 2012-11-08 ヴェレニウム コーポレイション フィターゼ、フィターゼをコードする核酸並びにその製造および使用方法
JP2013507939A (ja) 2009-10-22 2013-03-07 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピア 合成フィターゼ変異体
RU2472855C2 (ru) * 2009-12-15 2013-01-20 Федеральное государственное унитарное предприятие "Государственный научно-исследовательский институт генетики и селекции промышленных микроорганизмов" (ФГУП ГосНИИгенетика) МУТАНТНАЯ РЕКОМБИНАНТНАЯ ТЕРМОСТАБИЛЬНАЯ ФИТАЗА (ВАРИАНТЫ), ФРАГМЕНТ ДНК, КОДИРУЮЩИЙ УКАЗАННУЮ ФИТАЗУ (ВАРИАНТЫ), ШТАММ Pichia pastoris - ПРОДУЦЕНТ УКАЗАННОЙ ФИТАЗЫ (ВАРИАНТЫ)
AU2011231572B2 (en) * 2010-03-26 2015-10-22 Novozymes A/S Thermostable phytase variants
CA2794113A1 (en) 2010-03-26 2011-09-29 Novozymes A/S Thermostable phytase variants
CA3105079A1 (en) 2010-03-26 2011-09-29 Novozymes A/S Thermostable phytase variants
ES2599478T3 (es) * 2011-02-18 2017-02-01 Dupont Nutrition Biosciences Aps Composición de aditivo alimentario
GB201102865D0 (en) 2011-02-18 2011-04-06 Danisco Feed additive composition
GB201102857D0 (en) 2011-02-18 2011-04-06 Danisco Feed additive composition
BR112013027130B1 (pt) 2011-04-21 2021-02-23 Basf Se fitase, aditivo de alimentação animal, alimentação animal e usos de uma fitase
US9127260B2 (en) 2011-04-21 2015-09-08 Basf Se Synthetic phytase variants
US20140322727A1 (en) 2011-07-07 2014-10-30 Dupont Nutrition Biosciences Aps Assay
GB201213801D0 (en) 2012-08-03 2012-09-12 Dupont Nutrition Biosci Aps Feed additive composition
CN105358706A (zh) * 2013-03-08 2016-02-24 生物语法公司 用于蛋白质表达的酵母启动子
CN105358694B (zh) 2013-03-08 2019-06-18 凯克应用生命科学研究生院 来自巴斯德毕赤酵母的酵母启动子
US9951364B2 (en) 2013-09-11 2018-04-24 Novozymes A/S Processes for producing fermentation products
CN106455630B (zh) 2014-06-27 2021-08-24 帝斯曼知识产权资产管理有限公司 改进动物饲料的营养价值的方法
CN107809912B (zh) * 2015-07-02 2022-07-15 诺维信公司 动物饲料组合物及其用途
WO2017112540A1 (en) 2015-12-22 2017-06-29 Novozymes A/S Processes for producing fermentation products
TWI591180B (zh) 2016-02-18 2017-07-11 基酵生物科技股份有限公司 提升耐熱性的植酸酶
TWI615471B (zh) * 2016-02-18 2018-02-21 基酵生物科技股份有限公司 提升耐熱性的植酸酶
TWI616532B (zh) * 2016-02-18 2018-03-01 基酵生物科技股份有限公司 提升耐熱性的植酸酶
TWI607088B (zh) * 2016-02-18 2017-12-01 基酵生物科技股份有限公司 提升耐熱性的植酸酶
WO2019055455A1 (en) 2017-09-15 2019-03-21 Novozymes A/S MIXTURES OF ENZYMES AND METHODS FOR IMPROVING THE NUTRITIONAL QUALITY OF ANIMAL FEED
EP3701037A1 (en) 2017-10-23 2020-09-02 Novozymes A/S Processes for reducing lactic acid in a biofuel fermentation system
MX2020008302A (es) 2018-02-08 2020-10-14 Danisco Us Inc Partículas de matriz de cera térmicamente resistentes para encapsulación de enzimas.
CN112367847A (zh) 2018-04-26 2021-02-12 丹尼斯科美国公司 增加固体组合物中植酸酶的稳定性的方法及包含磷酸盐和植酸酶的颗粒组合物
BR112020024347A2 (pt) 2018-05-31 2021-02-23 Novozymes A/S processos para aumentar o crescimento e a produtividade de levedura
RU2706086C1 (ru) * 2018-10-29 2019-11-13 Акционерное Общество "Биоамид" Мутантная рекомбинантная термостабильная фитаза
KR20210094587A (ko) 2018-11-20 2021-07-29 듀폰 뉴트리션 바이오사이언시즈 에이피에스 조작된 견고한 고 Tm-피타제 클레이드 폴리펩타이드 및 이의 단편
WO2020160126A1 (en) 2019-01-31 2020-08-06 Novozymes A/S Polypeptides having xylanase activity and use thereof for improving the nutritional quality of animal feed
US20220264911A1 (en) 2019-07-09 2022-08-25 Dupont Nutrition Biosciences Aps Feed composition
US20220279818A1 (en) 2019-08-05 2022-09-08 Novozymes A/S Enzyme blends and processes for producing a high protein feed ingredient from a whole stillage byproduct
WO2021034660A1 (en) 2019-08-16 2021-02-25 Dupont Nutrition Biosciences Aps Compositions for gut health comprising combinations of lactobacillus strains
WO2021046073A1 (en) 2019-09-05 2021-03-11 Dupont Nutrition Biosciences Aps Feed composition
CN114828642A (zh) 2019-10-21 2022-07-29 杜邦营养生物科学有限公司 用于消化道健康的组合物
MX2022006438A (es) 2019-12-16 2022-06-22 Novozymes As Procesos para obtener productos de fermentacion.
CN115867146A (zh) 2020-02-07 2023-03-28 杜邦营养生物科学有限公司 用于动物健康的饲料组合物
TWI725754B (zh) 2020-02-27 2021-04-21 金全益股份有限公司 Rgv進料系統
CN115915956A (zh) 2020-02-28 2023-04-04 杜邦营养生物科学有限公司 饲料组合物
JP2023537982A (ja) 2020-08-13 2023-09-06 ノボザイムス アクティーゼルスカブ フィターゼ変異体及びそれをコードするポリヌクレオチド
US20240008511A1 (en) 2020-10-16 2024-01-11 Dupont Nutrition Biosciences Feed compositions for animal health
WO2022169933A2 (en) 2021-02-03 2022-08-11 Dupont Nutrition Biosciences Aps Compositions for gut health
WO2023049488A1 (en) 2021-09-27 2023-03-30 Dupont Nutrition Biosciences Aps Feed additive compositions and methods for using the same

Family Cites Families (44)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK122686D0 (da) 1986-03-17 1986-03-17 Novo Industri As Fremstilling af proteiner
PT97110B (pt) 1990-03-23 1998-11-30 Gist Brocades Nv Processo para catalisar reaccoes acelaraveis por enzimas, mediante adicao ao meio reaccional de sementes de plantas transgenicas e para obtencao das referidas sementes
BR9107206A (pt) 1990-12-05 1993-11-03 Novo Nordisk As Processo para produzir uma variante de proteina que evoca uma resposta imunogenica diminuida em animais,produtos obtidos,composicao e uso
DK91192D0 (da) 1992-07-10 1992-07-10 Novo Nordisk As Protein
JPH0795946B2 (ja) * 1993-08-19 1995-10-18 イチビキ株式会社 フィターゼ及びその製造法
US5605793A (en) 1994-02-17 1997-02-25 Affymax Technologies N.V. Methods for in vitro recombination
US5689054A (en) 1994-03-17 1997-11-18 The United States Of America As Represented By The Secretary Of Agriculture Low phytic acid mutants and selection thereof
DE4422198C2 (de) 1994-06-24 1997-08-28 Audi Ag Verfahren zum Steuern der elektrischen Beheizung eines Katalysators
ATE294871T1 (de) 1994-06-30 2005-05-15 Novozymes Biotech Inc Nicht-toxisches, nicht-toxigenes, nicht- pathogenes fusarium expressionssystem und darin zu verwendende promotoren und terminatoren
JP3570784B2 (ja) * 1994-07-05 2004-09-29 三井化学株式会社 新規なるフィターゼ
US5830732A (en) 1994-07-05 1998-11-03 Mitsui Toatsu Chemicals, Inc. Phytase
WO1996016177A1 (en) 1994-11-24 1996-05-30 Novo Nordisk A/S A process for producing polypeptides with reduced allergenicity
CN1168694A (zh) 1994-12-07 1997-12-24 诺沃挪第克公司 具有减弱的变应原性的多肽
JP2002510963A (ja) 1997-01-10 2002-04-09 ノボザイムス アクティーゼルスカブ スキンケア用酵素修飾体
CN1246891A (zh) 1997-02-06 2000-03-08 诺沃挪第克公司 添加和/或除去了连接基团的多肽-聚合物偶联物
CN100335624C (zh) 1997-06-25 2007-09-05 诺沃奇梅兹有限公司 一种被修饰多肽
NZ330940A (en) * 1997-07-24 2000-02-28 F Production of consensus phytases from fungal origin using computer programmes
US6720014B1 (en) 1997-08-13 2004-04-13 Diversa Corporation Phytase-containing foodstuffs and methods of making and using them
US5955310A (en) 1998-02-26 1999-09-21 Novo Nordisk Biotech, Inc. Methods for producing a polypeptide in a bacillus cell
AU765477B2 (en) * 1998-03-23 2003-09-18 Novozymes A/S Phytase variants
CA2341484C (en) 1998-10-02 2009-08-04 Novozymes A/S Solid phytase compositions
CA2346929A1 (en) 1998-10-13 2000-04-20 Novozymes A/S A modified polypeptide with reduced immune response
EP1124843B1 (en) 1998-10-30 2004-04-07 Novozymes A/S Low allergenic protein variants
JP2002531067A (ja) 1998-10-30 2002-09-24 ノボザイムス アクティーゼルスカブ 低下したアレルゲン性を有するグリコシル化タンパク質
AU4095800A (en) 1999-04-23 2000-11-10 University Of Guelph Transgenic animals expressing salivary proteins
EP1230350B1 (en) 1999-11-18 2014-01-22 Cornell Research Foundation, Inc. Site-directed mutagenesis of escherichia coli phytase
JP4933013B2 (ja) 2000-02-08 2012-05-16 ディーエスエム アイピー アセッツ ビー.ブイ. 動物飼料における酸安定性ズブチリシンプロテアーゼの使用
CA2406621A1 (en) 2000-04-28 2001-11-08 Novozymes A/S Protein variants having modified immunogenicity
ATE396199T1 (de) 2001-05-04 2008-06-15 Novozymes As Antimikrobielles polypeptid
JP4361796B2 (ja) 2001-11-20 2009-11-11 ノボザイムス アクティーゼルスカブ シュードプレクタニア・ニグレラからの抗菌ポリペプチド
US7304091B2 (en) 2001-12-03 2007-12-04 Myco Teo A/S Statin-like compounds
CN1656217A (zh) 2002-05-30 2005-08-17 巴斯福股份公司 修饰的植酸酶
DK1546316T3 (da) * 2002-08-12 2011-02-14 Danisco Us Inc Mutant E. Coli-AppA-fytaseenzymer og naturlige varianter deraf, nukleinsyrer, der koder for sådanne fytaseenzymer, vektorer og værtsceller, som inkorporerer disse og fremgangsmåder til at fremstille og anvende disse
WO2004085638A1 (en) 2003-03-25 2004-10-07 Republic Of National Fisheries Research And Development Institute Phytase produced from citrobacter braakii
JP2005137293A (ja) * 2003-11-07 2005-06-02 Mitsui Chemicals Inc コドン改変と細胞外分泌の組合せにより外来フィターゼを植物で生産する方法
AR050895A1 (es) * 2004-10-04 2006-11-29 Novozymes As Polipeptidos que tienen actividad de fitasa y polinucleotidos que los codifican
EP1809747B1 (en) * 2004-10-04 2016-12-14 Novozymes A/S Polypeptides having phytase activity and polynucleotides encoding same
GB0422052D0 (en) 2004-10-04 2004-11-03 Dansico As Enzymes
WO2006038128A2 (en) * 2004-10-04 2006-04-13 Danisco A/S Citrobacter freundii phytase and homologues
JP2006136314A (ja) * 2004-10-12 2006-06-01 Mitsui Chemicals Inc 新規改変フィターゼ
KR100663112B1 (ko) * 2004-10-29 2007-01-02 주식회사 기성기전 절전형 전자개폐기
WO2006063588A1 (en) 2004-12-13 2006-06-22 Novozymes A/S Polypeptides having acid phosphatase activity and polynucleotides encoding same
FR2888250B1 (fr) * 2005-07-08 2007-08-17 Adisseo France Sas Soc Par Act Phytase de debaryomyces castellii
JP5221516B2 (ja) 2006-04-04 2013-06-26 ノボザイムス アクティーゼルスカブ フィターゼ変異体

Also Published As

Publication number Publication date
MX2008012632A (es) 2008-10-13
CA2647476C (en) 2016-08-16
EP2001999B1 (en) 2012-05-16
WO2007112739A1 (en) 2007-10-11
US8877471B2 (en) 2014-11-04
US20160362666A1 (en) 2016-12-15
US20110258714A1 (en) 2011-10-20
AU2007234177A1 (en) 2007-10-11
EP2365064A1 (en) 2011-09-14
ES2387203T3 (es) 2012-09-17
ES2531434T3 (es) 2015-03-16
CA2647476A1 (en) 2007-10-11
AU2007234177B2 (en) 2012-11-08
JP5221516B2 (ja) 2013-06-26
US20150024084A1 (en) 2015-01-22
US9451783B2 (en) 2016-09-27
US10041052B2 (en) 2018-08-07
JP2009532043A (ja) 2009-09-10
PL2365064T3 (pl) 2015-05-29
US8460656B2 (en) 2013-06-11
EP2001999A1 (en) 2008-12-17
BRPI0709732A2 (pt) 2011-07-26
EP2365064B1 (en) 2014-12-24
US20130224332A1 (en) 2013-08-29
DK2365064T3 (en) 2015-03-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709732B1 (pt) fitase, sequência de ácidos nucleicos isolada, construção de ácido nucleico, vetor de expressão recombinante, microrganismo recombinante, método para produzir a fitase, composição, método para melhorar o valor nutritivo de uma ração para animal, processo para reduzir os níveis de fitato no esterco de animal, método para o tratamento de proteínas de legume, e, uso da fitase ou da composição na ração para animal
BRPI0706732B1 (pt) agente branqueador para composições de cuidado de lavanderia, que é um corante tiazólio
BRPI0707574B1 (pt) novos materiais para revestimentos de placas litográficas, placas litográficas e revestimentos contendo as mesmas, métodos de preparação e uso
CA2569558C (en) Laundry detergent compositions with hueing dye
CA2817718C (en) Laundry care compositions comprising charged thiophene azo dyes
EP2638113B1 (en) Thiophene azo dyes and laundry care compositions containing the same
JP2014526604A (ja) イソプレノイド由来界面活性剤を含む持続可能な界面活性剤系を含む洗剤組成物
JP2014534279A (ja) 特定のブレンド比のイソプレノイド系界面活性剤を含む洗剤組成物
BR112019006035A2 (pt) polímeros leuco como agentes para tingir roupa de cor azul em composições para os cuidados de cuidados com a roupa
US9796952B2 (en) Laundry care compositions with thiazolium dye
BR112018013191B1 (pt) Corantes bis-azo para uso como agentes de azulamento
CA2652405C (en) Laundry detergent containing methyl ester sulfonate
US11078366B2 (en) Bis-azo colorants for use as bluing agents
MX2008009491A (en) Laundry care compositions with thiazolium dye
BR112021000745B1 (pt) Colorantes leucos como agentes de azulamento em composições para cuidado na lavagem de roupas

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted