BRPI0622166A2 - pneu - Google Patents

pneu Download PDF

Info

Publication number
BRPI0622166A2
BRPI0622166A2 BRPI0622166-1A BRPI0622166A BRPI0622166A2 BR PI0622166 A2 BRPI0622166 A2 BR PI0622166A2 BR PI0622166 A BRPI0622166 A BR PI0622166A BR PI0622166 A2 BRPI0622166 A2 BR PI0622166A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
face
block
faces
blocks
tire according
Prior art date
Application number
BRPI0622166-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Claudio Minoli
Fabio Montanaro
Original Assignee
Pirelli
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pirelli filed Critical Pirelli
Publication of BRPI0622166A2 publication Critical patent/BRPI0622166A2/pt
Publication of BRPI0622166B1 publication Critical patent/BRPI0622166B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C11/00Tyre tread bands; Tread patterns; Anti-skid inserts
    • B60C11/03Tread patterns
    • B60C11/13Tread patterns characterised by the groove cross-section, e.g. for buttressing or preventing stone-trapping
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C11/00Tyre tread bands; Tread patterns; Anti-skid inserts
    • B60C11/03Tread patterns
    • B60C11/13Tread patterns characterised by the groove cross-section, e.g. for buttressing or preventing stone-trapping
    • B60C11/1376Three dimensional block surfaces departing from the enveloping tread contour
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C11/00Tyre tread bands; Tread patterns; Anti-skid inserts
    • B60C11/03Tread patterns
    • B60C11/13Tread patterns characterised by the groove cross-section, e.g. for buttressing or preventing stone-trapping
    • B60C11/1376Three dimensional block surfaces departing from the enveloping tread contour
    • B60C11/1392Three dimensional block surfaces departing from the enveloping tread contour with chamfered block edges

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Tires In General (AREA)

Abstract

PNEU. Um pneu compreendendo uma banda de rodagem que tem padrões de banda definidos por uma pluralidade de sulcos de orientação substancíalmente circunferencial e por uma pluralidade de sulcos de orientação substancialmente transversal, sulcos estes que delimitam uma pluralidade de blocos de borracha (10) arranjados em uma pluralidade de fileiras de orientação substancialmente circunferencial, cada de ditos blocos (10) sendo delimitado por meio da face de contato (2) e pelo menos três faces laterais, em que pelo menos alguns de ditos blocos (10) compreendem pelo menos uma face lateral de orientação substancialmente transversal provida com pelo menos um degrau irregularmente conformado (11) que tem uma face superior (12) e uma face frontal (13).

Description

"PNEU"
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção diz respeito a bandas de pneu, especialmente, mas não exclusivamente, bandas de pneu para pneus usados para transporte automotivo de carga pesada, por exemplo, veículos, tais como caminhões, ônibus, caminhonetas e similares. Tais pneus, freqüentemente conhecidos geralmente como "pneus para caminhões", têm padrões de banda que são requeridos para pneus do tipo de todo tempo para a rolamento de longas distâncias.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
E conhecido prover as bandas dos pneus com padrões de banda formados de uma pluralidade de blocos delimitados por meio de sulcos de orientação geralmente transversal e circunferencial (ou longitudinal). Cada bloco dos padrões de banda tem assim chamadas face dianteira e uma face traseira, cada das quais intercepta a face de contato do bloco para formar uma borda (borda dianteira e borda traseira, respectivamente). A borda dianteira corresponde a uma linha de pontos da face de contato que chegam primeiro quando o pneu contata a pista de rodagem.
As bordas traseiras de blocos nos padrões tendem a se desgastar por uma maior extensão que as bordas dianteiras que são colocadas em contato com a superfície da pista de rodagem mais antecedentemente que as bordas traseiras, para produzir assim desgaste desuniforme dos blocos nos padrões. Um tal desgaste peculiar é referido como "desgaste de talão-e- reboque".
Outro problema comumente encontrado em todos os tipos de bandas de pneu é aquele de aprisionamento de pedras. Se uma pedra ou uma peça de cascalho ou objeto similar for de tamanho similar ou ligeiramente maior que um sulco entre blocos na banda de pneu, é muito provável que pedras ou objetos similares se alojem no sulco. Quando o pneu roda, a pedra ou objeto similar roça contra o limite de sulco e pode causar dano. A probabilidade de dano é até mesmo maior quando a pedra ou objeto similar contata a base de sulco, uma vez que um rasgamento pode se iniciar a partir deste local. Se a pedra se alojar em um sulco e pode ser prevenida de contatar a base de sulco, a possibilidade de um rasgamento ser causado é substancialmente reduzida.
A EP 393.873 revela um pneu para veículo que tem uma superfície de banda de nervuras, blocos ou almofadas e sulcos de banda substancialmente em forma de U ou V arranjados entre no ínterim, em que pelo menos uma das duas paredes laterais da pelo menos uma parte dos sulcos de banda é provida com degraus que melhoram a pega, os quais se estendem se entendem na direção de sulcos longitudinais e segue um contorno da parede lateral. Um aperfeiçoamento pronunciado é atingido em tração, em particular sobre neve.
A US 4.423.760 revela uma banda de pneu para um pneu de caminhão compreendendo um pequeno número de sulcos circunferenciais em ziguezague, em que as paredes laterais de cada sulco são, cada, providas com um contraforte de suporte de altura ou largura variável, de modo que o suporte máximo é provido em ou na adjacência dos pontos onde o sulco projeta-se para dentro da borracha de banda circundante. A provisão de cada contraforte provê um grau variável de suporte para cada parede lateral de sulco ao longo do comprimento do sulco e assiste em prevenir desgaste desuniforme da borracha de banda e reduz dano causado por pedras aprisionadas no sulco.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
O pneu de acordo com a invenção compreende uma banda que tem padrões de banda definidos por uma pluralidade de sulcos de orientação geralmente diferencial e por uma pluralidade de sulcos de orientação geralmente transversal, sulcos estes que delimitam uma pluralidade de blocos de borracha arranjados em uma pluralidade de fileiras, preferivelmente pelo menos três, que têm orientação geralmente circunferencial. As fileiras mais externas definem as borda da banda e preferivelmente encerram pelo menos uma fileira intermediária de blocos. Cada bloco é delimitado por meio de uma face de contato com o solo e pelo menos três faces laterais, pelo menos uma face lateral que tem orientação geralmente transversal. O número de faces laterais pode preferivelmente variar de quatro a oito.
De acordo com uma forma de realização preferida, cada bloco compreende uma face de contato com o solo e pelo menos quatro faces laterais compreendendo pelo menos duas faces transversais, representadas por meio de pelo menos uma face dianteira e pelo menos uma face traseira, e pelo menos duas faces longitudinais, representadas por meio de pelo menos uma face direita e pelo menos uma face esquerda.
De acordo com outra forma de realização preferida, cada bloco compreende uma face de contato e pelo menos seis faces laterais compreendendo pelo menos quatro faces transversais, representadas por meio de pelo menos duas faces dianteiras e pelo menos duas faces traseiras, e pelo menos duas faces longitudinais, representadas por meio de pelo menos uma face direita e pelo menos uma face esquerda.
A face de contato corresponde à parte do bloco em contato com o solo sob condições de pressão normal e uso de carga. Esta face de contato é delimitada por meio de borda de contato dianteira e traseira, a borda de contato dianteira sendo o local dos pontos da face de contato que são os primeiros a entrarem em contato com o solo e a borda de contato traseira sendo o local dos pontos da face de contato que são os últimos a estarem em contato com o solo. A face dianteira e a face traseira de cada bloco interceptam a face de contato ao longo da borda de contato dianteira e da borda de contato traseira, respectivamente.
De acordo com a invenção, pelo menos alguns blocos da banda compreendem pelo menos uma face transversal, preferivelmente pelo menos uma face dianteira transversal, provida com pelo menos um degrau irregularmente conformado que tem uma face superior e uma face frontal. Preferivelmente, o número de blocos providos com pelo menos um degrau irregularmente conformado de acordo com a invenção é pelo menos 20%, mais preferivelmente pelo menos 40%, e ainda mais preferivelmente pelo menos 60% em relação ao número total dos blocos de banda. No máximo preferivelmente, o número de blocos provida com pelo menos um degrau irregularmente conformado de acordo com a invenção varia de 80% a 100% em relação ao número total dos blocos de banda.
A expressão "degrau irregularmente conformado" significa que pelo menos uma de dita face superior e face frontal de tal degrau está situada em um plano que forma um ângulo maior que 5 o com respeito ao plano da face de contato de bloco ou o plano da face lateral de bloco de orientação substancialmente transversal provida com tal degrau, respectivamente.
Em outras palavras, um degrau irregularmente conformado de acordo com a invenção deve ter pelo menos uma face superior que está situada em um plano que forma um ângulo maior que 5 o com o plano da face de contato do bloco, e/ou pelo menos uma face frontal que está situada em um plano que forma um ângulo maior que 5° com o plano da face transversal provida com tal degrau do bloco.
Mais em particular, cada degrau irregularmente conformado provido no bloco pode ter uma face superior que pode estar situada em um plano substancialmente paralelo a, ou que forma um ângulo maior que 5o, respeito à direção transversal, e/ou à direção longitudinal (ou circunferencial), com o plano da face de contato do bloco em consideração.
Preferivelmente, a face superior de cada degrau está situada em um plano que pode formar com o plano da face de contato do bloco em consideração um ângulo de desde 5° a 60°, preferivelmente de 5° a 45°, e mais preferivelmente de 5o a 30° respeito à direção transversal, ou um ângulo de desde 5 o a 45°, preferivelmente de 5 o a 30° com respeito à direção longitudinal, ou ambas.
Mais em particular, cada degrau irregularmente conformado provido no bloco pode ter uma face frontal que pode estar situada em um plano substancialmente paralelo a, ou que forma um ângulo maior que 5o, com respeito à direção transversal e/ou à direção radial com o plano da face dianteira do bloco em consideração.
Preferivelmente, a face frontal de cada degrau está situada em um plano que pode formar com o plano da face de contato do bloco em consideração um ângulo de desde 5o a 30°, mais preferivelmente de 5o a 20°, ou com respeito à direção transversal ou à direção radial ou ambas.
Por clareza, quando, em toda a presente descrição e nas suas reivindicações, um ângulo ou um faixa de ângulo é expresso como um valor absoluto, isto é, sem o sinal "mais" ou "menos", isto significa que o ângulo ou faixa de ângulo expresso inclui ambos tanto os valores positivos quanto os valores negativos. Por exemplo, a expressão acima "maior que 5o" significa tanto "maior que +5o" quanto "menor que -5o". Por outro lado, a expressão acima "de 5o a 30o" significa tanto "de -5o a - 30o" e "de +5° a +30o".
Por outro lado, quando, em toda a presente descrição e em suas reivindicações, um ângulo ou um faixa de ângulo é expresso com o sinal de "mais" ou "menos", isto significa que um tal ângulo ou faixa de ângulo é obtida por meio da rotação de um plano (ou face) na direção dos ponteiros do relógio com respeito ao outro plano (ou face) no caso do sinal "mais", e na direção contrária à dos ponteiros do relógio no caso do sinal "menos".
Ainda, quando, em toda a presente descrição e em suas reivindicações, o termo "substancialmente paralelo" é usado com respeito a dois planos (ou faces), isto significa que tais planos (ou tais faces) formam um ângulo variando de -5o a +5° um com relação ao outro. A face superior de cada degrau irregularmente conformado pode ter uma largura variável que podem variar na direção transversal do bloco a partir da interseção com uma face longitudinal até a intercessão com outra face longitudinal do bloco. A largura de degrau (Ws) depende da largura do sulco entre dois blocos confrontantes (Wg). A máxima Ws é menor que Wg. Preferivelmente, a largura de degrau podem variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura do sulco entre dois blocos confrontantes.
A face frontal de cada degrau irregularmente conformado pode ter uma altura variável que pode se alterar na direção transversal do bloco desde a interseção com uma face longitudinal até a interseção com a outra face longitudinal do bloco. A altura de degrau (Hs) depende da altura do bloco (Hb). A máxima Hs é menor que Hb. Preferivelmente, a altura de degrau podem variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60% em relação à altura do bloco.
A interseção de cada face superior com a correspondente cada face frontal de cada degrau irregularmente conformado pode ser representada por meio de uma borda aguda ou uma borda arredondada. A borda arredondada pode ser formada por meio de qualquer raio capaz de unir a face superior com a correspondente face frontal. O raio pode também, por sua vez, ser constante ou variável ao longo da direção transversal da borda.
Verificou-se que o pneu de acordo com a invenção mostra um reduzido "desgaste de heel-and-tow'" em comparação com um pneu da técnica anterior que permite a rolamento contínuo por um longo período de tempo.
Também verificou-se que o pneu de acordo com a invenção é menos incidente a aprisionar pedras ou cascalhos. Adicionalmente, no caso em que uma pedra ou cascalho foi aprisionado, ele é prevenido de contatar a base de sulco, ele é facilmente arremessado para fora durante a rotação do pneu, e a possibilidade de um rasgamento ser causado é substancialmente reduzida.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 mostra vista plana (b), laterais (a, c), e em perspectiva (d) de um bloco de acordo com uma primeira forma de realização da presente invenção.
A figura 2 mostra as vistas plana (b), laterais (a, c) e em perspectiva de um bloco de acordo com uma segunda forma de realização da presente invenção.
A figura 3 mostra as vistas plana (b), laterais (a, c) e em perspectiva de um bloco de acordo com uma terceira forma de realização da presente invenção.
A figura 4 mostra as vistas plana (b), laterais (a, c) e em perspectiva de um bloco de acordo com uma quarta forma de realização da presente invenção.
A figura 5 mostra as vistas plana (b), laterais (a, c) e em perspectiva de um bloco de acordo com uma quinta forma de realização da presente invenção.
A figura 6 mostra a vista plana de um pneu compreendendo uma pluralidade de blocos de acordo com uma forma de realização da presente invenção.
A figura 7 mostra a vista plana de um pneu compreendendo uma pluralidade de blocos de acordo com outra forma de realização da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Nas figuras 1 a 7, as linhas x, y, e z representam a direção longitudinal, radial e transversal de uma banda de pneu, respectivamente. A seta na linha χ indica a direção de rolagem do pneu. O comprimento 1, a largura w e a altura h dos blocos representados nas figuras 1 a 7 podem ter qualquer valor conhecido na técnica da fabricação de pneu. Preferivelmente, os blocos têm um comprimento 1 na faixa de desde 10 a 100 mm, uma largura w na faixa de desde 10 a 100 mm, e uma altura h na faixa de desde 10 a 100 mm.
A figura 1 mostra um bloco 10 de acordo com uma primeira forma de realização da presente invenção, compreendendo uma face de contato 2, duas faces transversais 3 e 4, representadas por meio de uma face traseira 3 e uma face dianteira 4, e duas faces longitudinais 5 e 6, representadas por meio de uma face direita 5 e uma face esquerda 6.
Tipicamente, o bloco 10 pode representar uma forma de realização de um bloco de uma pluralidade de blocos que formam uma fileira mais externa situada sobre a borda da banda e que forma os ressaltos do pneu.
O bloco 10 é caracterizado por meio da presença de um degrau 11 formado sobre a face dianteira 4. O degrau 11 é delimitado por meio de uma face superior 12, uma face frontal 13, e duas faces longitudinais 5a e 6a prosseguindo para as faces longitudinais 5 e 6 do bloco 10.
Na forma de realização da figura 1, a face superior 12 é substancialmente paralela à face de contato 2, tanto com respeito à direção transversal z, quanto à direção longitudinal x.
Na forma de realização da figura 1, a face frontal 13 é substancialmente paralela à face dianteira 4 com respeito à direção radial y, mas forma um ângulo de desde 5o a 30° com respeito à direção transversal z.
As alturas hle h2 do degrau 11 são iguais e podem variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura h do bloco 10.
As larguras wl e w2 do degrau 11 são diferentes e podem independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes. Embora na forma de realização da figura 1 W] seja maior que w2, em uma forma de realização diferente, a largura Wi pode também ser menor que a largura w2. A figura 2 mostra um bloco 20 de acordo com uma segunda forma de realização da presente invenção, compreendendo a face de contato 2, duas faces transversais 3 e 4, representadas por meio de uma face traseira 3 e uma face dianteira 4, e duas faces longitudinais 5 e 6, representadas por meio de uma face direita 5 e uma face esquerda 6.
Tipicamente, o bloco 20 pode representar uma forma de realização de um bloco de uma pluralidade de blocos que formam uma fileira mais externa situada sobre a borda da banda e que formam os ressaltos do pneu.
O bloco 20 é caracterizado por meio da presença de dois degraus 21 e 22 formados na face dianteira 4. O degrau 21 é delimitado por meio de uma face superior 23, uma face frontal 24, e uma primeira porção das duas faces longitudinais 5a e 6a prosseguindo para as faces longitudinais 5 e 6 do bloco 20. O degrau 22 é delimitado por meio de uma face superior 25, uma face frontal 26, e uma segunda porção das duas faces longitudinais 5a e 6a prosseguindo para as faces longitudinais 5 e 6 do bloco 20.
Na forma de realização da figura 2, as faces superiores 23 e 25 são substancialmente paralelas à face de contato 2 tanto com respeito à direção transversal z, quanto à direção longitudinal x.
Na forma de realização da figura 2, as faces frontais 24 e 26 são substancialmente paralelas à face dianteira 4 com respeito à direção radial y, mas elas formam, cada, independentemente, um ângulo de desde 5 o a 30° respeito à direção transversal z.
Na forma de realização da figura 2, as alturas hl e h2 do degrau 21 são iguais e podem variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura do bloco 20. Similarmente, as alturas h3 e h4 do degrau 22 são iguais e podem variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura do bloco 20.
As larguras wl e w2 do degrau 21 são diferentes e podem independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes. Similarmente, as larguras w3 e w4 do degrau 22 são diferentes e podem independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes.
Adicionalmente, embora na forma de realização da figura 2 as larguras wl e w3 bem como w2 e w4 sejam representada com o mesmo valor, elas podem ser também diferentes uma da outra e independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes.
A figura 3 mostra um bloco 30 de acordo com uma terceira forma de realização da presente invenção, compreendendo a face de contato 2, duas faces transversais 3 e 4, representadas por meio de uma face traseira 3 e uma face dianteira 4, e duas faces longitudinais 5 e 6, representadas por meio de uma face direita 5 e uma face esquerda 6.
Tipicamente, o bloco 30 pode representar uma forma de realização de um bloco de uma pluralidade de blocos que forma uma fileira mais externa situada sobre a borda da banda e que forma os ressaltos do pneu.
Similarmente ao bloco 20 da figura 2, o bloco 30 da figura 3 é caracterizado por meio da presença de dois degraus 31 e 32 formados sobre a face dianteira 4. O degrau 31 é delimitado por meio de uma face superior 33, uma face frontal 34, e uma primeira porção das duas faces longitudinais 5a e 6a prosseguindo para as faces longitudinais 5 e 6 do bloco 30. O degrau 32 é delimitado por meio de uma face superior 35, uma face frontal 36, e uma segunda porção das duas faces longitudinais 5a e 6a prosseguindo para as faces longitudinais 5 e 6 do bloco 30.
Na forma de realização da figura 3, as faces superiores 33 e 35 são substancialmente paralelas à face de contato 2 com respeito à direção longitudinal x, mas elas formam, cada, independentemente, um ângulo de desde 5o a 60°, preferivelmente de 5o a 45°, com respeito à direção transversal z.
Na forma de realização da figura 3, as faces frontais 34 e 36 são substancialmente paralelas à face dianteira 4 com respeito à direção radial y, mas elas formam, cada, independentemente, um ângulo de desde 5o a 30°, preferivelmente de 5o a 20°, respeito à direção transversal z.
Na forma de realização da figura 3, as alturas hl e h2 do degrau 31 são diferentes e podem independentemente variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura do bloco 30. Similarmente, as alturas h3 e h4 do degrau 32 são diferentes e podem independentemente variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura do bloco 30.
As larguras wl e w2 do degrau 31 são diferentes e podem independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes. Similarmente, as larguras w3 e w4 do degrau 32 são diferentes e podem independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes.
Adicionalmente, embora na forma de realização da figura 3 as larguras wl e w3 bem como w2 e w4 sejam representadas com o mesmo valor, elas podem também ser diferentes uma da outra e independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes.
A figura 4 mostra um bloco 40 de acordo com uma quarta forma de realização da presente invenção, compreendendo a face de contato 2, duas faces transversais 3 e 4, representadas por meio de uma face traseira 3 e uma face dianteira 4, e duas faces longitudinais 5 e 6, representadas por meio de uma face direita 5 e uma face esquerda 6.
Tipicamente, o bloco 40 pode representar uma forma de realização de um bloco de uma pluralidade de blocos que forma uma fileira mais externa situada sobre a borda da banda e que forma os ressaltos do pneu.
Similarmente ao bloco 20 da figura 2, o bloco 40 da figura 4 é caracterizado por meio da presença de dois degraus 41 e 42 formados sobre a face dianteira 4. O degrau 41 é delimitado por meio de uma face superior 43, uma face frontal 44, e uma primeira porção das duas faces longitudinais 5a e 6a prosseguindo para as faces longitudinais 5 e 6 do bloco 40. O degrau 42 é delimitado por meio de uma face superior 45, uma face frontal 46, e uma segunda porção das duas faces longitudinais 5a e 6a prosseguindo para as faces longitudinais 5 e 6 do bloco 40.
Na forma de realização da figura 4, as faces superiores 43 e 45 estão situadas em planos que formam com o plano da face de contato 2, cada, independentemente, um ângulo de desde 5o a 45°, preferivelmente de 5o a 30°, com respeito à direção longitudinal x, e um ângulo de desde 5o a 60°, preferivelmente de 5o a 45°, respeito à direção transversal z.
Na forma de realização da figura 4, as faces frontais 44 e 46 estão situadas em planos que formam com o plano da face dianteira 4, cada, independentemente, um ângulo de desde 5o a 30°, preferivelmente de 5o a 20°, tanto com respeito à direção transversal ζ e quanto com respeito à direção radial y.
Na forma de realização da figura 4, as alturas hl e h2 do degrau 41 são diferentes e podem independentemente variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura do bloco 40. Similarmente, as alturas h3 e h4 do degrau 42 são diferentes e podem independentemente variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura do bloco 40.
As larguras wl e w2 do degrau 41 são diferentes e podem independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes. Similarmente, as larguras w3 e w4 do degrau 42 são diferentes e podem independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes.
Adicionalmente, embora na forma de realização da figura 4 as larguras wl e w3 bem como w2 e w4 sejam representadas com o mesmo valor, elas podem também ser diferentes uma da outra e independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes.
A figura 5 mostra um bloco 50 de acordo com uma quinta forma de realização da presente invenção, compreendendo a face de contato 2, duas faces transversais 3 e 4, representadas por meio de uma face traseira 3 e uma face dianteira 4, e duas faces longitudinais 5 e 6, representadas por meio de uma face direita 5 e uma face esquerda 6.
Tipicamente, o bloco 50 pode representar uma forma de realização de um bloco de uma pluralidade de blocos que forma uma fileira intermediária situada entre as fileiras mais externas que formam os ressaltos do pneu.
Similarmente ao bloco 20 da figura 2, o bloco 50 da figura 5 é caracterizado por meio da presença de dois degraus 51 e 52 formados sobre a face dianteira 4. O degrau 51 é delimitado por meio de uma face superior 53, uma face frontal 54, e uma primeira porção das duas faces longitudinais 5a e 6a prosseguindo para as faces longitudinais 5 e 6 do bloco 50. O degrau 52 é delimitado por meio de uma face superior 55, uma face frontal 56, e uma segunda porção das duas faces longitudinais 5a e 6a prosseguindo para as faces longitudinais 5 e 6 do bloco 50.
A face superior 53 é formado por meio de duas semi-faces 53a e 53b que têm diferente orientação uma com relação à outra.
Mais em particular, a semi-face 53a está situada em um plano que forma com o plano da face de contato 2 um ângulo de desde +5° a +60° respeito à direção transversal z(embora seja substancialmente paralelo com respeito à direção longitudinal x). A semi-face 53b está situada em um plano que forma com o plano da face de contato 2 um ângulo de desde -5o a - 60° respeito à direção transversal z (embora seja substancialmente paralela com respeito à direção longitudinal x).
Similarmente, a face superior 55 é formada por meio de duas semi-faces 55a e 55b que têm diferente orientação uma com relação à outra.
Mais em particular, a semi-face 55a está situada em um plano que forma com o plano da face de contato 2 um ângulo de desde -5o a -60° respeito à direção transversal z(embora seja substancialmente paralela com respeito à direção longitudinal χ). A semi-face 55b está situada em um plano que forma com o plano da face de contato 2 um ângulo de desde +5° a +60° respeito à direção transversal z(embora seja substancialmente paralela com respeito à direção longitudinal x).
A face frontal 54 é formado por meio de duas semi-faces 54a e 54b que tem diferente orientação uma com relação à outra. Similarmente, a face frontal 56 é formada por meio de duas semi-faces 56a e 56b que têm diferente orientação uma com relação à outra.
Na forma de realização da figura 5, as segundas semi-faces 54a e 56a estão situadas em planos que formam com o plano da face dianteira 4, cada, independentemente, um ângulo de desde +5° a +30° respeito à direção transversal z (embora seja substancialmente paralela com respeito à direção radial y). As segundas semi-faces 54b e 56b estão situadas em planos que formam com o plano da face dianteira 4, cada, independentemente, um ângulo de desde -5o a -30° respeito à direção transversal z (embora seja substancialmente paralela com respeito à direção radial y).
Na forma de realização da figura 5, duas semi-faces foram provida para cada das faces superiores 53 e 55 e das faces frontais 54 e 56. Todavia, deve ser entendido que qualquer face superior e/ou face frontal de qualquer degrau irregularmente conformado de acordo com a invenção pode ser formada por uma pluralidade de sub-faces que têm diferente orientação uma com relação à outra. Preferivelmente, o número de sub-faces varia de 1 a 6, mais preferivelmente de 1 a 4, e no máximo preferivelmente de 1 a 3.
Na forma de realização da figura 5, as alturas hl (ou h2) e ha do degrau 51 são diferentes e podem independentemente variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura do bloco 50. Similarmente, as alturas h3 (ou h4) e hb do degrau 52 são diferentes e podem independentemente variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura do bloco 50.
As larguras wl (ou w2) e wa do degrau 51 são diferentes e podem independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes. Similarmente, as larguras w3 (ou w4) e wb do degrau 52 são diferentes e podem independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes.
Na forma de realização da figura 5, as alturas hl e h2 bem como h3 e h4 são representadas com o mesmo valor. Todavia, elas podem também ser diferentes uma da outra e independentemente variar de 5% a 80%, preferivelmente de 10% a 60%, em relação à altura do bloco 50.
Adicionalmente, embora na forma de realização da figura 5 as larguras wl, w2, w3 e w4 são representadas com o mesmo valor, elas podem também ser diferentes uma da outra e independentemente variar de 0% a 60%, preferivelmente de 10% a 40%, em relação à largura máxima entre dois blocos confrontantes.
Por simplicidade, nos exemplos acima descritos, o número de degraus foi limitado a dois. Todavia, o número de degraus para cada bloco não é particularmente limitado e qualquer número pode ser contemplado. Na prática, é preferível ter um número de degraus de 1 a 8, mais preferivelmente de 1 a 5, e mais preferivelmente de 1 a 3.
Também, os degraus podem ser formados somente sobre a face dianteira transversal, como representado nos exemplos acima, mas podem também ser formados somente sobre a face transversal traseira, ou em ambas as faces transversais. No caso do uma pluralidade de faces transversais, os degraus podem ser formados sobre qualquer número de faces transversais. Todavia, a presença de pelo menos um degrau de acordo com a invenção sobre pelo menos uma face dianteira transversal é preferida.
Por simplicidade, os formatos básicos dos blocos 10 a 50 da figura 1 a 5 são representados como cubos regulares. E entendido que os blocos providos com pelo menos um degrau irregular de acordo com a invenção não são limitados ao formato cúbico, mas podem ser de qualquer formato útil conhecido na técnica de banda para pneus, desde que eles tenham pelo menos uma face lateral de orientação substancialmente transversal z, preferivelmente pelo menos uma face transversal dianteira, provida com pelo menos um degrau irregularmente conformado que tem uma face superior e uma face frontal.
Também por simplicidade, qualquer face dos blocos e degraus irregulares das figuras 1 a 5 foi representada como uma superfície planar. E entendido que as faces dos blocos e degraus irregulares providos no pneu de acordo com a invenção não são limitados a uma superfície planar, mas podem ter qualquer formato útil na técnica de banda para pneus. No caso de uma superfície não planar, o plano de referência a ser considerado para o escopo da presente invenção deve ser o plano que passa através da borda da face em consideração.
A banda de acordo com a presente invenção é realizada em um pneu que tem qualquer espécie de estrutura convencional, tal como, por exemplo, aquela que compreende uma carcaça, uma banda de rodagem posicionada sobre a coroa de dita carcaça, um par de paredes laterais axialmente superpostas que terminam em talões reforçados com fios de arame e correspondentes enchimentos de talão, para segurar dito pneu em um correspondente aro de montagem. O pneu preferivelmente também compreende uma estrutura de cinta interposta entre a carcaça e a banda de rodagem. A carcaça é usualmente formada por meio de uma ou mais capas de carcaça associadas com ditos fios de metal de talão, enquanto a estrutura de cinta geralmente compreende pelo menos duas camadas de cinta, usualmente compreendendo cordões de metal, paralelos um ao outro em cada camada e cruzando sobre àquelas de camadas adjacentes, preferivelmente inclinadas simetricamente com respeito ao plano equatorial, e radialmente superpostas uma sobre a outra. Opcionalmente, a estrutura pode também compreender camadas de cinta adicionais, formadas por meio de cordões, usualmente cordões de metal, orientados circunferencialmente, isto é, com uma disposição em substancialmente zero grau com respeito ao dito plano equatorial.
A figura 6 é uma vista plana parcial de uma banda de acordo com uma forma de realização da presente invenção. Como ilustrado na figura 6, o pneu acima descrito tem banda de material elastomérico, provida com dois sulcos circunferenciais 101 e 102 e uma pluralidade de sulcos transversais 103. Os sulcos circunferenciais 101 e 102 dividem uma região central de banda 105 a partir de duas regiões de ressalto 104 e 106, posicionadas à esquerda (104) e à direita (106) do plano equatorial, respectivamente. A pluralidade de sulcos transversais 103 divide a banda em uma pluralidade de módulos 107, cada módulo compreendendo um bloco central 112 pertencendo à região de banda central 105 e dois blocos de ressalto pertencendo a regiões de ressalto de banda 104 e 106, mais precisamente, um bloco de ressalto externo Ille um bloco de ressalto interno 113.
Por conseguinte, a região de banda central 105 compreende uma pluralidade de blocos 112 arranjados na fileira central e divididos por meio de sulcos transversais 103. Os blocos 112 da figura 6 são idênticos ao bloco 50 acima descrito da figura 5. Todavia, blocos 112 podem ter qualquer outro formato irregular de acordo com a presente invenção.
Por outro lado, as regiões de ressalto de banda 104 e 106 compreendem uma pluralidade de blocos 111 e 113 arranjos em uma fileira externa e uma fileira interna, respectivamente, e divididos por meio de sulcos transversais 103. Os blocos externos 111 da figura 6 são idênticos ao acima descrito bloco 30 da figura 3. Todavia, os blocos 111 podem ter qualquer outro formato diferente de acordo com a presente invenção, tal como, por exemplo, aqueles ilustrados nas figuras 1, 2, e 4. Os blocos internos 113 da figura 6 são especulares aos blocos Ille são especularmente idênticos ao acima descrito bloco 30 da figura 3. Todavia, os blocos 113 podem ter qualquer outro formato irregular diferente de acordo com a presente invenção, tal como, as, por exemplo, aqueles ilustrados nas figuras 1, 2, e 4.
A figura 7 é uma vista plana parcial de uma banda de acordo com outra forma de realização da presente invenção. Por simplicidade, somente metade de uma superfície da banda é ilustrada na figura 7, a outra metade sendo especular com a superfície ilustrada com relação à linha equatorial 100. Como ilustrado na figura 7, o pneu acima descrito tem padrões de banda compreendendo dois sulcos circunferenciais em ziguezague 201, e 202 e uma pluralidade de sulcos transversais em ziguezague 203.
O sulco circunferencial 201 e 202 e os sulcos transversais 203 dividem a banda em uma fileira de blocos de ressalto circunferencial 204, uma fileira de blocos circunferenciais centrais 205, e uma nervura contínua circunferencial central 206.
Os blocos 204 de acordo com a presente invenção têm, todos, o mesmo formato, e compreendem duas faces dianteiras transversais 210 e 211, duas faces transversais traseiras 212 e 213, e duas faces longitudinais, mais precisamente uma face de ressalto 214 e uma face central 215. As faces dianteiras transversais 210 e 211 de blocos 204 compreendem dois degraus irregularmente conformados 216 e 217 que têm uma largura aumentada quando prosseguem da face de ressalto 214 para a face central 215.
Os blocos 205 de acordo com a presente invenção têm, todos, o mesmo formato, e compreendem três faces dianteiras transversais 220, 221, e 222, duas faces transversais traseiras 223 e 224, e duas faces longitudinais, mais precisamente uma face de ressalto 225 e uma face central 226. Duas faces dianteiras transversais 221 e 222 de blocos 205 compreendem dois degraus irregularmente conformados 227 e 228 que tem uma largura aumentada quando prosseguem da face de ressalto 225 para a face central 226.

Claims (17)

1. Pneu, caracterizado pelo fato de compreender uma banda de rodagem que tem padrões de banda definidos por uma pluralidade de sulcos de orientação substancialmente circunferencial e por uma pluralidade de sulcos de orientação substancialmente transversal, sulcos estes que delimitam uma pluralidade de blocos de borracha arranjados em uma pluralidade de fileiras de orientação substancialmente circunferencial, cada um de ditos blocos tendo uma face de contato e pelo menos três faces laterais, em que pelo menos alguns de ditos blocos compreendem pelo menos uma face lateral de orientação substancialmente transversal provida com pelo menos um degrau irregularmente conformado que tem uma face superior e uma face frontal, em que dita face superior de dito degrau irregularmente conformado forma um ângulo maior que 5 o com o plano da face de contato de dito bloco, em que dita face frontal de dito degrau irregularmente conformado forma um ângulo maior que 5 o com o plano de dita pelo menos uma face lateral de orientação substancialmente transversal de dito bloco.
2. Pneu de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito ângulo entre dita face superior e o plano da face de contato de dito bloco é formado com relação à direção transversal (z).
3. Pneu de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito ângulo entre dita face superior e o plano da face de contato de dito bloco é formado com relação à direção longitudinal (x).
4. Pneu de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que dito ângulo entre dita face superior e o plano da face de contato de dito bloco varia de 5o a 45°.
5. Pneu de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito ângulo entre dita face frontal e o plano de dita pelo menos uma face lateral de orientação substancialmente transversal de dito bloco é formado com relação à direção transversal (z).
6. Pneu de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito ângulo entre dita face frontal e o plano de dita pelo menos uma face lateral de orientação substancialmente transversal de dito bloco é formado com relação à direção radial (y).
7. Pneu de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que dito ângulo entre dita face frontal e o plano de dita pelo menos uma face lateral de orientação substancialmente transversal de dito bloco varia de 5o a 30°.
8. Pneu de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dita face superior de dito degrau irregularmente conformado tem largura variável alterando-se ao longo da direção transversal do bloco.
9. Pneu de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que dita largura variável pode variar de 0 até um valor menor que a largura máxima do sulco entre dois blocos confrontantes (Wg).
10. Pneu de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dita face frontal de dito degrau irregularmente conformado tem altura variável alterando-se ao longo da direção transversal do bloco.
11. Pneu de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que dita altura variável pode variar de 0 até um valor menor que a altura do bloco (Hb).
12. Pneu de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que ditos blocos são delimitados por meio de uma face de contato e pelo menos quatro faces laterais, ditas pelo menos quatro faces laterais compreendendo pelo menos duas faces transversais e pelo menos duas faces longitudinais.
13. Pneu de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que ditos blocos são delimitados por meio da face de contato e pelo menos seis faces laterais, ditas pelo menos seis faces laterais compreendendo pelo menos quatro faces transversais e pelo menos duas faces longitudinais.
14. Pneu de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que ditos blocos compreendem pelo menos uma face lateral de orientação geralmente transversal provida com um a oito degraus irregularmente conformados, cada um de ditos degraus tendo uma face superior e uma face frontal.
15. Pneu de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que dita face superior de dito degrau irregularmente conformado é formado por uma pluralidade de sub-faces tendo diferente orientação uma com relação à outra.
16. Pneu de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que dita face frontal de dito degrau irregularmente conformado é formado por uma pluralidade de sub-faces tendo diferente orientação uma com relação à outra.
17. Pneu de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que o número de ditos blocos compreendendo pelo menos uma face lateral de orientação substancialmente transversal provida com pelo menos um degrau irregularmente conformado é pelo menos 20% em relação ao número total dos blocos de banda.
BRPI0622166-1A 2006-11-30 2006-11-30 Pneu BRPI0622166B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2006/011489 WO2008064703A1 (en) 2006-11-30 2006-11-30 Tire tread comprising blocks with stepped sidewalls

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0622166A2 true BRPI0622166A2 (pt) 2011-12-27
BRPI0622166B1 BRPI0622166B1 (pt) 2020-03-10

Family

ID=38141350

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0622166-1A BRPI0622166B1 (pt) 2006-11-30 2006-11-30 Pneu

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8365783B2 (pt)
EP (1) EP2099622B1 (pt)
CN (1) CN101588935B (pt)
BR (1) BRPI0622166B1 (pt)
WO (1) WO2008064703A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5041595B2 (ja) * 2007-11-06 2012-10-03 東洋ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ
JP5356291B2 (ja) * 2010-03-19 2013-12-04 東洋ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ
EP2655094B1 (en) 2010-12-23 2017-02-15 Pirelli Tyre S.p.A. Tyre for heavy load vehicle wheels
JP5882611B2 (ja) * 2011-06-24 2016-03-09 株式会社ブリヂストン タイヤ
JP5985381B2 (ja) * 2012-12-20 2016-09-06 株式会社ブリヂストン 空気入りタイヤ
US10850567B2 (en) 2013-04-24 2020-12-01 Bridgestone Corporation Tire
JP5577430B1 (ja) 2013-06-11 2014-08-20 株式会社ブリヂストン 空気入りタイヤ
CN105722696B (zh) 2013-11-12 2018-04-20 库珀轮胎和橡胶公司 包括在槽侧壁的凹进的袋状部中的锯齿的轮胎胎面
CN105172480B (zh) * 2014-05-26 2018-09-04 住友橡胶工业株式会社 充气轮胎
CN105291712A (zh) * 2015-10-19 2016-02-03 正新橡胶(中国)有限公司 一种充气轮胎
JP6891556B2 (ja) * 2017-03-14 2021-06-18 住友ゴム工業株式会社 タイヤ
JP7110784B2 (ja) * 2018-07-19 2022-08-02 住友ゴム工業株式会社 タイヤ
US11298982B2 (en) 2019-08-29 2022-04-12 The Goodyear Tire & Rubber Company Tread for a pneumatic tire
JP7380055B2 (ja) * 2019-10-10 2023-11-15 住友ゴム工業株式会社 タイヤ
DE202019106882U1 (de) 2019-12-10 2020-03-09 Apollo Tyres Global R&D B.V. Reifenlauffläche
JP2022161331A (ja) * 2021-04-08 2022-10-21 住友ゴム工業株式会社 タイヤ

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1198043A (en) * 1981-06-12 1985-12-17 Barry W. Treves Tyre treads
JP2918227B2 (ja) 1988-02-29 1999-07-12 オーツタイヤ株式会社 空気入りタイヤのトレッド部の構造
DE3913199A1 (de) * 1989-04-21 1990-10-25 Sp Reifenwerke Gmbh Laufflaechenprofilierung bei fahrzeugreifen
JPH03186406A (ja) * 1989-12-14 1991-08-14 Yokohama Rubber Co Ltd:The 空気入りラジアルタイヤ
JPH0796716A (ja) * 1993-09-29 1995-04-11 Yokohama Rubber Co Ltd:The 重荷重用空気入りタイヤ
JP3442839B2 (ja) 1993-12-28 2003-09-02 株式会社ブリヂストン 空気入りタイヤ
JP4081177B2 (ja) * 1997-07-07 2008-04-23 株式会社ブリヂストン 空気入りタイヤ
JP2001354011A (ja) 2000-06-14 2001-12-25 Bridgestone Corp 空気入りタイヤ
DE60209758T2 (de) * 2001-08-03 2006-11-09 Pirelli Pneumatici Società per Azioni Insbesondere für schneebedeckten boden geeigneter reifen
JP2003191716A (ja) 2001-12-27 2003-07-09 Bridgestone Corp 空気入りタイヤ
JP4521829B2 (ja) * 2005-11-09 2010-08-11 東洋ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0622166B1 (pt) 2020-03-10
CN101588935A (zh) 2009-11-25
US8365783B2 (en) 2013-02-05
US20100000643A1 (en) 2010-01-07
CN101588935B (zh) 2012-12-12
EP2099622B1 (en) 2012-09-12
WO2008064703A8 (en) 2009-07-23
EP2099622A1 (en) 2009-09-16
WO2008064703A1 (en) 2008-06-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0622166A2 (pt) pneu
KR101974461B1 (ko) 공기입 타이어
RU2280563C2 (ru) Протектор шины для автомашин, в особенности для использования на покрытых снегом дорогах
JP5948995B2 (ja) 空気入りタイヤ
US10286733B2 (en) Pneumatic tire
US5580404A (en) Tread including tie bars and sipes
JP5835112B2 (ja) 空気入りタイヤ
US5361816A (en) Tread for pneumatic tire and tire comprising such a tread
JP4312141B2 (ja) 重荷重用ラジアルタイヤ
JP5920532B2 (ja) 空気入りタイヤ
US9604506B2 (en) Tire
BR102014000804B1 (pt) Pneumático
BRPI0722319B1 (pt) Pneu para rodas de veículo
CA2145786A1 (en) Tread for pneumatic tire and tire comprising such a tread
JPH04232106A (ja) タイヤトレッド
WO2021085004A1 (ja) 空気入りタイヤ
BRPI0822581B1 (pt) Pneu para rodas de veículo
JP2020093754A (ja) 空気入りタイヤ
JPH0717214A (ja) 重荷重用空気入りラジアルタイヤ
JPH08238911A (ja) 氷雪走行に適した空気入りタイヤ
WO2021117678A1 (ja) 空気入りタイヤ
JP2672061B2 (ja) 空気入りタイヤ
JP2003320815A (ja) 空気入りタイヤ
JP3682152B2 (ja) 空気入りタイヤ
JP2006123706A (ja) 空気入りタイヤ

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.