BRPI0619775A2 - catalisador para a produção de polióis por hidrogenólise de carboidratos - Google Patents

catalisador para a produção de polióis por hidrogenólise de carboidratos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0619775A2
BRPI0619775A2 BRPI0619775-2A BRPI0619775A BRPI0619775A2 BR PI0619775 A2 BRPI0619775 A2 BR PI0619775A2 BR PI0619775 A BRPI0619775 A BR PI0619775A BR PI0619775 A2 BRPI0619775 A2 BR PI0619775A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
catalyst
silica
nickel
weight
alumina
Prior art date
Application number
BRPI0619775-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Dale E Holcomb Jr
Original Assignee
Sued Chemie Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sued Chemie Inc filed Critical Sued Chemie Inc
Publication of BRPI0619775A2 publication Critical patent/BRPI0619775A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J23/00Catalysts comprising metals or metal oxides or hydroxides, not provided for in group B01J21/00
    • B01J23/70Catalysts comprising metals or metal oxides or hydroxides, not provided for in group B01J21/00 of the iron group metals or copper
    • B01J23/74Iron group metals
    • B01J23/755Nickel
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J23/00Catalysts comprising metals or metal oxides or hydroxides, not provided for in group B01J21/00
    • B01J23/70Catalysts comprising metals or metal oxides or hydroxides, not provided for in group B01J21/00 of the iron group metals or copper
    • B01J23/89Catalysts comprising metals or metal oxides or hydroxides, not provided for in group B01J21/00 of the iron group metals or copper combined with noble metals
    • B01J23/892Nickel and noble metals
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J37/00Processes, in general, for preparing catalysts; Processes, in general, for activation of catalysts
    • B01J37/02Impregnation, coating or precipitation
    • B01J37/03Precipitation; Co-precipitation

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Catalysts (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Abstract

CATALISADOR PARA A PRODUçãO DE POLIóIS POR HIDROGENóLISE DE CARBOIDRATOS. A presente invenção refere-se a um catalisador para a hidrogenólise de carboidratos. O catalisador compreende níquel metálico sobre um suporte de alumina-sílica. Opcionalmente, o catalisador pode ser promovido com metais nobres selecionados do grupo que consiste em cobre, rutênio, ródio, paládio, platina, ouro, prata e suas combinações.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CATALISA- DOR PARA A PRODUÇÃO DE POLIÓIS POR HIDROGENÓLISE DE CARBOIDRATOS"
Antecedentes
O presente desenvolvimento é um catalisador utilizável para a produção de polióis. Especificamente, a invenção se refere ao uso de um catalisador de níquel sobre alumina-sílica para a hidrogenólise de carboidra- tos. Opcionalmente, o catalisador pode ser promovido com metais nobres.
Polióis são comumente derivados de açúcares ou carboidratos. Uma solução aquosa de açúcar é tratada com hidrogênio na presença de um catalisador de níquel para produzir um álcool de açúcar. O álcool de açúcar, quando adicionalmente tratado com hidrogênio na presença do catalisador de níquel, pode ser convertido em polióis e glicóis.
Como o meio para essas reações de hidrogenação é a água, pode se tornar um desafio identificar um catalisador eficaz e de relativamen- te longa duração para esses processos. Uma abordagem identificada na técnica anterior era usar um metal coloidal. Isso evitava o problema de que muitos suportes de catalisadores comuns não são estáveis em água. Entre- tanto, era difícil e oneroso remover o metal coloidal dos polióis e glicóis re- sultantes. Na Patente norte-americana ns 5.162.517 (expedida para Darsow em 10 de novembro de 1992), catalisadores livres de veículo são processa- dos em moldagens a partir de pós metálicos. Os pós metálicos incluem ele- mentos do grupo do ferro, como níquel, cobalto, ferro e misturas e ligas des- ses metais. As moldagens compreendem pelo menos 70% de metal.
Catalisadores metálicos em suporte também foram propostos para uso em processos de hidrogenação de carboidratos. Veículos de sílica- alumina são conhecidos na técnica, mas a patente '517 verificou que esses são problemáticos: "catalisadores de níquel sobre um veículo (Si02/Al203) [têm] superfícies ativas extremamente elevadas de 140 - 180 m2/g, de modo que os catalisadores são tão ativos que têm de ser estabilizados por méto- dos de tratamento químico adicionais... Entretanto, a estabilização desativa- dora do catalisador requer, então, temperaturas de reação tão elevadas du- rante a hidrogenação de açúcares (130 - 1809C), que podem ocorrer rea- ções colaterais incontroláveis..." Na patente norte-americana ns 4.382.150 (expedida para Arena em 3 de maio de 1983), o catalisador proposto é um metal do Grupo Vlll de valência zero dispersado em dióxido de titânio: "en- quanto quantidades substanciais de sílica de alumina, que são materiais de suporte comumente empregados, se dissolvem no meio aquoso durante a hidrogenação de carboidratos, não ocorre virtualmente nenhuma lixiviação de dióxido de titânio sob condições de hidrogenação comparáveis."
Catalisadores de Raney são conhecidos na técnica de conver- são de carboidratos.. Por exemplo, a patente norte-americana n- 6.414.2-01 (expedida para Shimazu et al. em 2 de julho de 2002) ensina e reivindica um processo que usa um catalisador de Raney formado por fusão de uma mistu- ra de níquel e alumínio e, então, resfriamento brusco de gotículas da mistura para formar uma liga em grumos, da qual se rompem partículas. Entretanto, sabe-se genericamente na técnica que catalisadores de Raney funcionam bem em operações estáticas, mas não estão bem adaptados para funciona- rem eficazmente em processos contínuos. Além disso, de maneira similar aos processos que usam metal coloidal, catalisadores de Raney têm de ser separados e recuperados da mistura de reação ao término do processo.
Sumário da Invenção
O presente desenvolvimento é um catalisador para a hidrogenó- Iise de carboidratos, compreendendo níquel metálico sobre um suporte de alumina-sílica. Opcionalmente, o catalisador pode ser promovido com metais nobr es. Em particular, o catalisador da presente invenção compreende de cerca de 45% em peso a cerca de 55% em peso de níquel, de cerca de 40% em peso a cerca de 50% em peso de alumina e de cerca de 1 % em peso a cerca de 10% em peso de sílica. O catalisador também pode compreender até cerca de 0,5% em peso de um promotor.
O catalisador se destina a uso em um processo em meio aquoso para a conversão de carboidratos em polióis e/ou glicóis. Além disso, o cata- lisador se destina a uso como um leito fixo de catalisador em um processo contínuo para a conversão de carboidratos em polióis e/ou glicóis. Descrição Detalhada da Modalidade Preferida
O presente desenvolvimento é um catalisador para uso em pro- cessos para conversão de carboidratos em polióis e glicóis. Os carboidratos são tratados com hidrogênio em um meio aquoso e na presença de um cata- lisador de hidrogenação compreendendo níquel metálico sobre um suporte de alumina e sílica. Opcionalmente, o catalisador pode ser promovido com um metal nobre.
O catalisador da presente invenção compreende níquel metálico, alumina e sílica. O níquel metálico compreende de cerca de 45% em peso a cerca de 55% em peso do peso total do catalisador. A razão de alumina para sílica varia, de preferência, de cerca de 4:1 a cerca de 50:1, com a alumina compreendendo de cerca de 40% em peso a cerca de 50% em peso do pe- so total do catalisador, e a sílica compreendendo de cerca de 1% a cerca de 10% em peso do peso total do catalisador. Em uma modalidade exemplifica- tiva do catalisador, o níquel compreende de cerca de 48% em peso a cerca de 53% em peso do peso total do catalisador, a alumina compreende de cerca de 43% em peso a cerca de 46% em peso do peso total do catalisa- dor, e a sílica compreende de cerca de 1% em peso a cerca de 10% em pe- so do peso total do catalisador.
O volume de poros do catalisador é, de preferência, de pelo me- nos cerca de 0,33 cm3/g, e a área de superfície específica, medida pelo pro- cedimento BET, é, de preferência, de pelo menos 150 m2/g. Em uma moda- lidade exemplificativa, mais de cerca de 45% do volume do catalisador têm um tamanho de poro de menos de cerca de 100 Á, e mais dê cerca de 40% do volume do catalisador têm um tamanho de poro de cerca de 100 Á a cer- ca de 300 Á.
O níquel é introduzido no catalisador na forma de nitrato de ní- quel. Em uma modalidade exemplificativa, o nitrato de níquel está na forma de uma solução contendo cerca de 13,8% em peso de níquel. A alumina é introduzida no catalisador na forma de nitrato de alumínio. Em uma modali- dade exemplificativa, o nitrato de alumínio está na forma de uma solução contendo cerca de 60% em peso de sólidos. A sílica é introduzida no catali- sador tipicamente como um aglutinante contendo sílica, em várias formas conhecidas na técnica, como sílica precipitada, sílica de elevada área de superfície, bentonita, montmorilonita e atapulgita.
Em um processo exemplificativo, o catalisador é preparado por um método de co-precipitação. O nitrato de níquel e o nitrato de alumínio são adicionados juntos para formar uma pré-mistura. Adiciona-se, então, soda calcinada à pré-mistura, e se deixa a mistura precipitar e envelhecer durante um período de tempo. O precipitado resultante é completamente lavado, secado e, então, calcinado em um oxido agregado. O agregado é adicionalmente triturado e misturado com um aglutinante contendo sílica. O agregado triturado resultante é conformado em extrusões ou comprimidos desejados. O catalisador resultante compreende cerca de 50,6% em peso de Ni, 44,2% em peso de Al2O3 e 5,2% em peso de SiO2 e tem um volume de poros de 0,44 cm3/g, uma área de superfície específica BET de 161 m2/g e uma perda de ignição a 540°C de menos de cerca de 5%.
Opcionalmente, o catalisador pode compreender até cerca de 0,5% em peso de um promotor metálico, como cobre, rutênio, ródio, paládio, platina, ouro, prata. O promotor pode ser adicionado durante a precipitação ou pode ser adicionado à pré-mistura, métodos que são conhecidos na téc- nica.
O catalisador da presente invenção se destina a uso na hidroge- nólise de carboidratos em meios aquosos. O catalisador difere dos catalisa- dores da técnica anterior por requerer que níquel metálico fique sobre um suporte predominantemente à base de alumina. Deve-se entender que a composição do catalisador e as condições de processamento específicas podem variar sem exceder o escopo deste desenvolvimento.

Claims (13)

1. Catalisador para uso em um processo para a conversão de carboidratos em polióis e/ou glicóis, o dito processo com um meio aquoso, e o dito catalisador consistindo essencialmente em cerca de 45% em peso a cerca de 55% em peso de níquel e até cerca de 0,5% em peso de um pro- motor metálico, selecionado do grupo que consiste em cobre, rutênio, ródio, paládio, platina, ouro, prata e combinações dos mesmos, em que o dito ní- quel e o dito promotor estão em um suporte compreendendo de cerca de 40% em peso a cerca de 50% em peso de alumina e de cerca de 1% em peso a cerca de 10% em peso de sílica, em que.a razão de alumina para sílica (AhSi) é de cerca de 4:1 a cerca de 50:1.
2. Catalisador, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito catalisador compreende de cerca de 48% em peso a cerca de 53% em peso de níquel, de cerca de 43% em peso a cerca de 46% em peso de alumina e de cerca de 1 % em peso a cerca de 10% em peso de sílica.
3. Catalisador, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito catalisador tem um volume de poros de pelo menos cerca de 0,33 cm3/g.
4. Catalisador, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito catalisador tem uma área de superfície específica, medida pelo procedimen- to BET, de pelo menos 150 m2/g.
5. Catalisador, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito níquel é introduzido no dito catalisador na forma de nitrato de níquel, a dita alumina é introduzida no dito catalisador na forma de nitrato de alumínio, e a dita sílica é introduzida no dito catalisador como sílica precipitada ou sílica de elevada área de superfície ou bentonita ou montmorilonita ou atapulgita.
6. Catalisador, de acordo com a reivindicação 8, em que os ditos nitrato de níquel e nitrato de alumínio são adicionados juntos para formar uma pré-mistura, à qual o dito promotor é adicionado, e, então, a dita soda calcinada é, então, adicionada, deixa-se a mistura de soda calcinada/pré- mistura formar um precipitado que envelhece durante um período de tempo predeterminado, e, então, o precipitado é completamente lavado e secado e, então, calcinado para formar um oxido agregado, que é adicionalmente tritu- rado e misturado com a dita sílica antes de ser conformado em formatos predeterminados.
7. Catalisador, de acordo com a reivindicação 8, em que os ditos nitrato de níquel e nitrato de alumínio são adicionados juntos para formar uma pré-mistura, à qual o dito promotor e a dita soda calcinada são, então, adicionadas concomitantemente, deixa-se a mistura de soda calcinada/pré- mistura formar um precipitado que envelhece durante um período de tempo predeterminado, e, então, o precipitado é completamente lavado e secado e, então, calcinado para formar um óxido agregado, que é adicionalmente tritu- rado e misturado com a dita sílica antes de ser conformado em formatos pre- determinados.
8. Catalisador para a conversão de carboidratos em polióis e/ou glicóis, o dito catalisador compreendendo de cerca de 45% em peso a cerca de 55% em peso de níquel metálico, de cerca de 40% em peso a cerca de -50% em peso de alumina e de cerca de 1% em peso a cerca de 10% em peso de sílica, em que a razão de alumina para sílica (AI:Si) é de cerca de -4:1 a cerca de 50:1.
9. Catalisador, de acordo com a reivindicação 8, compreendendo adicionalmente até cerca de 0,5% em peso de um promotor metálico sele- cionado do grupo que consiste em cobre, rutênio, ródio, paládio, platina, ou- ro, prata e suas combinações.
10. Catalisador, de acordo com a reivindicação 8, em que a dita sílica é selecionada do grupo que consiste em sílica precipitada, sílica de elevada área de superfície, bentonita, montmorilonita, atapulgita ou suas combinações.
11. Catalisador para a conversão de carboidratos em polióis e/ou glicóis, o dito catalisador compreendendo de cerca de 45% em peso a cerca de 55% em peso de níquel metálico, de cerca de 40% em peso a cerca de -50% em peso de alumina e de cerca de 1% em peso a cerca de 10% em peso de sílica, e em que o dito catalisador é preparado por misturação de nitrato de níquel e nitrato de alumínio entre si para formar uma pré-mistura, à qual soda calcinada é, então, adicionada, então, deixa-se a mistura de soda calcinada/pré-mistura formar um precipitado que envelhece durante um perí- odo de tempo predeterminado, e, então, o precipitado é completamente la- vado e secado e, então, calcinado para formar um oxido agregado, que é adicionalmente triturado e misturado com a dita sílica antes de ser confor- mado em formatos predeterminados.
12. Catalisador, de acordo com a reivindicação 11, compreen- dendo adicionalmente até cerca de 0,5% em peso de um promotor metálico selecionado do grupo que consiste em cobre, rutênio, ródio, paládio, platina, ouro, prata e suas combinações, e em que o dito promotor é adicionado concomitantemente com a soda calcinada.
13. Catalisador, de acordo com a reivindicação 11, compreen- dendo adicionalmente até cerca de 0,5% em peso de um promotor metálico selecionado do grupo que consiste em cobre, rutênio, ródio, paládio, platina, ouro, prata e suas combinações, e em que o dito promotor é adicionado an- tes da soda calcinada.
BRPI0619775-2A 2005-12-08 2006-12-01 catalisador para a produção de polióis por hidrogenólise de carboidratos BRPI0619775A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/296,913 US20070135301A1 (en) 2005-12-08 2005-12-08 Catalyst for the production of polyols by hydrogenolysis of carbohydrates
US11/296,913 2005-12-08
PCT/US2006/045985 WO2007067426A1 (en) 2005-12-08 2006-12-01 Catalyst for the production of polyols by hydrogenolysis of carbohydrates

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0619775A2 true BRPI0619775A2 (pt) 2011-10-18

Family

ID=37882327

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0619775-2A BRPI0619775A2 (pt) 2005-12-08 2006-12-01 catalisador para a produção de polióis por hidrogenólise de carboidratos

Country Status (5)

Country Link
US (2) US20070135301A1 (pt)
EP (1) EP1973652A1 (pt)
CN (1) CN101309750A (pt)
BR (1) BRPI0619775A2 (pt)
WO (1) WO2007067426A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101364280B1 (ko) 2005-12-21 2014-02-18 바이렌트, 아이엔씨. 산소화 화합물의 개질을 위한 촉매 및 방법
CN103360205A (zh) * 2006-05-08 2013-10-23 维仁特公司 用于生成多元醇的方法和系统
WO2008071641A1 (de) * 2006-12-15 2008-06-19 Basf Se Verfahren zur herstellung von 1,2-ethylenglycol und 1,2-propylenglycol durch heterogen katalysierte hydrogenolyse eines polyols
US20100019191A1 (en) * 2006-12-15 2010-01-28 Basf Se Method for producing 1,2-ethylene glycol and 1,2-propylene glycol by means of the heterogeneously catalysed hydrogenolysis of a polyol
KR20090101260A (ko) 2006-12-20 2009-09-24 바이렌트 에너지 시스템 인코포레이션 기체 생성물을 제조하기 위한 반응기 시스템
US7977517B2 (en) 2007-03-08 2011-07-12 Virent Energy Systems, Inc. Synthesis of liquid fuels and chemicals from oxygenated hydrocarbons
CN101381280B (zh) * 2007-09-05 2011-12-21 中国科学院大连化学物理研究所 一种Ni基负载型催化剂在丙三醇氢解过程中的应用
US8350108B2 (en) * 2008-08-27 2013-01-08 Virent, Inc. Synthesis of liquid fuels from biomass
PL2403818T3 (pl) * 2009-03-02 2020-12-14 Clariant Corporation Konwersja cukru, alkoholu cukrowego lub glicerolu do cennych substancji chemicznych przy użyciu promowanego katalizatora na podłożu z tlenku cyrkonu
WO2010101636A2 (en) * 2009-03-02 2010-09-10 Sud-Chemie Inc. Promoted zirconium oxide catalyst support
US8252963B2 (en) * 2009-06-09 2012-08-28 University Of Kansas Nano-metal catalysts for polyol hydrogenolysis
US20110009614A1 (en) * 2009-06-30 2011-01-13 Paul George Blommel Processes and reactor systems for converting sugars and sugar alcohols
US9447347B2 (en) 2009-12-31 2016-09-20 Shell Oil Company Biofuels via hydrogenolysis-condensation
US9205412B2 (en) 2013-03-01 2015-12-08 Clariant Corporation Catalyst for polyol hydrogenolysis
CN108299154A (zh) * 2018-01-26 2018-07-20 中国科学院上海高等研究院 一种由木糖醇直接水热催化加氢制备化学品的方法

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2965679A (en) * 1960-12-20 Process for the production of glycerol
US2004135A (en) * 1932-12-23 1935-06-11 Du Pont Production of polyhydric alcohols
US3371050A (en) * 1964-02-18 1968-02-27 Exxon Research Engineering Co Promoted catalyst for production of town gas at low temperatures
US3637484A (en) * 1970-06-18 1972-01-25 Union Oil Co Platinum group metal on silica-alumina hydrogenation catalyst and process
BE793928A (fr) * 1972-01-13 1973-05-02 Deggendorfer Werft Eisenbau Appareil pour la mise en oeuvre de processus chimiques exothermiques et endothermiques
US3988334A (en) * 1975-05-16 1976-10-26 Phillips Petroleum Company Method for methanation
US4284531A (en) * 1979-09-05 1981-08-18 Union Oil Co. Of California Methanation catalysts and process for their preparation
US4318829A (en) * 1979-11-06 1982-03-09 Exxon Research & Engineering Co. Non-ferrous group VIII aluminum coprecipitated hydrogenation catalysts
US4273680A (en) * 1979-11-06 1981-06-16 Exxon Research & Engineering Co. Supported non-ferrous group VIII aluminate coprecipitated hydrogenation catalysts and process for their preparation
DE3141907A1 (de) * 1981-01-21 1982-10-14 Hydrocarbon Research Inc., 08648 Lawrenceville, N.J. Verfahren zur katalytischen umwandlung von aldosen in polyole
US4380678A (en) * 1981-01-21 1983-04-19 Hydrocarbon Research, Inc. Multi-stage aldoses to polyols process
US4382150A (en) * 1982-01-19 1983-05-03 Uop Inc. Method for hydrogenating aqueous solutions of carbohydrates
US4497907A (en) * 1982-06-16 1985-02-05 Exxon Research & Engineering Co. Coprecipitated Si-Al-metal-particle catalyst
IN159334B (pt) * 1982-06-16 1987-05-02 Exxon Research Engineering Co
US4516632A (en) * 1982-08-31 1985-05-14 The United States Of America As Represented By The United States Deparment Of Energy Microchannel crossflow fluid heat exchanger and method for its fabrication
SE461095B (sv) * 1983-09-09 1990-01-08 Berol Kemi Ab Amineringsfoerfarande med anvaendning av en ruteniumdopad nickel och/eller kovoltkatalysator
GB2184367A (en) * 1985-12-18 1987-06-24 British Gas Plc Methanation catalysts
US4640764A (en) * 1986-02-24 1987-02-03 Shell Oil Company Selective tricyclic hydrogenation and cracking process and catalyst suitable for such hydroconversion
US5162517A (en) * 1989-10-14 1992-11-10 Bayer Aktiengesellschaft Process for the preparation of epimer-free sugar alcohols from the group consisting of xylitol, sorbitol (D-glucitol), 4-O-β-D-galactopyranosyl-D-glucitol and 4-O-α-D-glucopyranosyl-D-sorbitol
US5814112A (en) * 1992-06-05 1998-09-29 Battelle Memorial Institute Nickel/ruthenium catalyst and method for aqueous phase reactions
US5356847A (en) * 1992-11-10 1994-10-18 Engelhard Corporation Nickel catalyst
JP3793267B2 (ja) * 1995-11-08 2006-07-05 東和化成工業株式会社 ラネー触媒、その製造方法及びそれを使用した糖アルコールの製造方法
DE19701439C2 (de) * 1997-01-17 2001-01-25 Suedzucker Ag Verfahren zur Hydrierung von Zuckern
DE19716310A1 (de) * 1997-04-18 1998-10-22 Metallgesellschaft Ag Verfahren zum Regenerieren einer beladenen Waschflüssigkeit, die aus einer Anlage zur Entschwefelung eines Wasserstoff und Kohlenoxide enthaltenden Gasgemisches kommt
DE19815639A1 (de) * 1998-04-07 1999-10-14 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Zuckeralkoholen
US6570043B2 (en) * 1999-09-03 2003-05-27 Battelle Memorial Institute Converting sugars to sugar alcohols by aqueous phase catalytic hydrogenation
US6900361B2 (en) * 2001-05-08 2005-05-31 Battelle Memorial Institute Process for lactose conversion to polyols

Also Published As

Publication number Publication date
EP1973652A1 (en) 2008-10-01
US20070293665A1 (en) 2007-12-20
CN101309750A (zh) 2008-11-19
US20070135301A1 (en) 2007-06-14
WO2007067426A1 (en) 2007-06-14
US7692001B2 (en) 2010-04-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0619775A2 (pt) catalisador para a produção de polióis por hidrogenólise de carboidratos
US7666296B2 (en) Process for the hydroconversion in a slurry of heavy hydrocarbonaceous feedstocks in the presence of a dispersed phase and an alumina-based oxide
JP4711513B2 (ja) 官能基を水素化するための触媒およびその調製方法
JP3844493B2 (ja) ニッケル含有水素化触媒
EP2030680B1 (de) Ruthenium-Katalysatoren auf einem SiO2-Träger für die katalytische Hydrierung von Sacchariden
CA2391793C (en) Hydrofining catalyst and hydrofining process
JPH02284650A (ja) チタニア押出物
KR20100100942A (ko) 선택적 수소화 촉매 및 그 제조 방법
KR20000048863A (ko) 구리/크롬 촉매 용도에 적합한 크롬 비함유 촉매의 제조 방법 및 이것의 용도
JPH06500728A (ja) 水素化触媒
JP2012521292A (ja) 重質炭化水素原料の接触水素転換における使用のための高表面積組成物、このような組成物の製造方法及びこの使用
EP1331033A1 (de) Kügelförmige hochaktive Metall-Trägerkatalysatoren
JPH06205978A (ja) 改良ニツケル触媒
JPH0575695B2 (pt)
KR20150100768A (ko) 탄화수소 전환 촉매의 제조
CN108889313A (zh) 一种负载型镍系催化剂及其制备方法和应用
JPS5923859B2 (ja) 押出し触媒粒子の製造法
WO2023134779A1 (zh) 加氢催化剂及其制备方法和制备异己二醇和甲基异丁基甲醇的方法
KR100867372B1 (ko) 방향족 화합물의 수소화 방법
US3845130A (en) Production of amines
JPS6278148A (ja) 水素化脱硫・水素化分解能を有する触媒
JP2817622B2 (ja) 水素化脱硫脱窒素用触媒及びその製造方法
US4287096A (en) Process for producing supported skeletal catalytic materials
JPH0248509B2 (pt)
JP5748352B2 (ja) 芳香族化合物の水素化触媒及び当該触媒を用いる芳香族化合物の水素化方法

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time