BRPI0615796A2 - dispositivo para usinagem de uma peça de trabalho - Google Patents

dispositivo para usinagem de uma peça de trabalho Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615796A2
BRPI0615796A2 BRPI0615796-3A BRPI0615796A BRPI0615796A2 BR PI0615796 A2 BRPI0615796 A2 BR PI0615796A2 BR PI0615796 A BRPI0615796 A BR PI0615796A BR PI0615796 A2 BRPI0615796 A2 BR PI0615796A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
workpiece
machining
belt
region
abrasive belt
Prior art date
Application number
BRPI0615796-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Josef Weiland
Original Assignee
Lissmac Maschb Und Diamantwerzeuge Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=35455587&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0615796(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Lissmac Maschb Und Diamantwerzeuge Gmbh filed Critical Lissmac Maschb Und Diamantwerzeuge Gmbh
Publication of BRPI0615796A2 publication Critical patent/BRPI0615796A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24BMACHINES, DEVICES, OR PROCESSES FOR GRINDING OR POLISHING; DRESSING OR CONDITIONING OF ABRADING SURFACES; FEEDING OF GRINDING, POLISHING, OR LAPPING AGENTS
    • B24B21/00Machines or devices using grinding or polishing belts; Accessories therefor
    • B24B21/04Machines or devices using grinding or polishing belts; Accessories therefor for grinding plane surfaces
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24BMACHINES, DEVICES, OR PROCESSES FOR GRINDING OR POLISHING; DRESSING OR CONDITIONING OF ABRADING SURFACES; FEEDING OF GRINDING, POLISHING, OR LAPPING AGENTS
    • B24B27/00Other grinding machines or devices
    • B24B27/033Other grinding machines or devices for grinding a surface for cleaning purposes, e.g. for descaling or for grinding off flaws in the surface
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24BMACHINES, DEVICES, OR PROCESSES FOR GRINDING OR POLISHING; DRESSING OR CONDITIONING OF ABRADING SURFACES; FEEDING OF GRINDING, POLISHING, OR LAPPING AGENTS
    • B24B9/00Machines or devices designed for grinding edges or bevels on work or for removing burrs; Accessories therefor
    • B24B9/002Machines or devices designed for grinding edges or bevels on work or for removing burrs; Accessories therefor for travelling workpieces

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)
  • Grinding And Polishing Of Tertiary Curved Surfaces And Surfaces With Complex Shapes (AREA)
  • Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA USINAGEM DE UMA PEçA DE TRABALHO. A presente invenção refere-se a um dispositivo para usinagem de uma peça de trabalho metálica em forma de tira ou de placa, especialmente para rebarbagem de arestas de corte e/ou para retificação de superfícies da peça de trabalho, com ao menos uma unidade de usinagem que apresenta um dispositivo de acionamento circulante, que conduz um elemento de usinagem de passagem ao menos aproximadamente, linearmente, inclinadamente ou transversalmente à direção de avanço da peça de trabalho na região da peça de trabalho a ser usinada. De acordo com a invenção, o elemento de usinagem é executado como cinta abrasiva (4), a cinta abrasiva (4) na região da peça de trabalho (1) a ser usinada está em ligação ativa de tal maneira com o dispositivo de acionamento (3) que o dispositivo de acionamento (3) aciona a cinta abrasiva (4); e a cinta abrasiva (4) e o dispositivo de acionamento (3) estão separados entre si ao menos em uma região (10) distante da peça de trabalho (1).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO PARA USINAGEM DE UMA PEÇA DE TRABALHO".
A invenção refere-se a um dispositivo para usinagem de uma peça de trabalho metálica em forma de tira ou de placa, especialmente para rebarbagem de arestas de corte e/ou para retificação de superfícies da peça de trabalho.
Um dispositivo segundo o gênero para a usinagem de uma peça de trabalho metálica em forma de tira ou de placa é conhecida do WO 2004/039536 A1.
Quando do corte a laser, especialmente também quando do còr- te a plasma de peças de trabalho metálicas, nas arestas de corte se formam rebarbas, que devem ser removidas antes da.ulterior usinagem da peça de trabalho, por exemplo, antes que a mesma seja laqueada. ·
Além disso, peças de trabalho metálicas em forma de placa fre- ; qüentemente apresentam em suas superfícies ou áreas principais desbota-· , mentos, resíduos ou semelhantes, que devem ser removidos-antes de um ulterior processamento ou acabamento. Com isso deve ser evitado que se desprenda novamente e relativamente rápido um Iaqueamento ou ziricagem a ser aplicado. Pòr esse motivo, as superfícies das peças de trabalho metáli- cas são retificadas antes dò Iaquearhento ou zinçagem.
Do estado atuai da técnica em geral são conhecidos dispositivos para rebarbagem e retificação fina. §ão então empregados tanto cilindros como também ferramentas de escovar rotativas, em forma de prato. Nos dispositivos conhecidos, a peça de trabalho a ser usinada é assentada sobre um plano de trabalho horizontal oü uma cinta transportadora e conduzida manualmente ou automaticamente sofro cilindro ou a ferramenta de escovar rotativa. É.então desv.antajoso que as peças de trabalho via de regra sempre sejam inseridas no mesmo local, de modo que Ocorre um desgaste desigual do cilindro ou das ferramentas de escovar. Máquinas desse tipo podem a- presentar, por exemplo, uma largura de trabalho de 1 a 2 m, mas na prática $ão em geral equipadas com peças talhadas de metal menores. Isso tem por conseqüência o fato de que um cilindro com, por exemplo, 2 m de compri- mento é solicitado apenas nos primeiros 50 cm de seu comprimento por pe- ças talhadas de metal e, assim, se desgasta apenas nessa região. Tão logo essa região esteja demasiado desgastada, o cilindro deve ser focado, em- bora três quartos da área de cilindro ainda se mantenha boa e utilizável.
Uma troca não pode ser evitada já porque quando da introdução de uma peça de trabalho grande os primeiros 50 cm dò cilindro não mais retificam. Pelo desgaste desigual do cilindro e da distinta pressão disso decorrente sobre a peça de trabalho os resultados de retificação são de menor valor.
Além disso, nas máquinas de rebarbagem e retificação conheci- das é desvantajoso que a peça de trabalho tenha de ser introduzida duas vezes, para que ambas as áreas principais da peça de trabalho possam ser usinadas. Uma outra desvantagem das máquinas conhecidas são a alta po- ου semelhantes não podem ser removidos dessas regiões. Isso conduz a problemas de qualidade quando do processamento ulterior ou acabamento da área.
Da publicação segundo o gênero WO 2004/039536 A1 são co- nhecidos um dispositivo bem como um processo para úsinagem de uma pe- ça de trabalho metálica em fçrma de tira ou de placa. Esse dispositivo é a- propriado, de maneira especial, tanto para rebarbar e arredondar arestas de pèças de trabalho mecânicas como também para remoção de camadas de oxido de áreas de corte e/ou arestas de corte da peça de trabalho. Revolu- cionariamente é novo aí que seja previsto um dispositivo transportador circu- lante, provido ao menos de uma escova, sendo que o dispositivo transporta- dor conduz de passagem ao menos aproximadamente e Iinearmente a ao menos uma escova inclinadamente ou transversalmente ao dispositivo de avanço da peça de trabalho na região da peça de trabalho a ser usinada. A usinagem da peça de trabalho metálica é efetuada assim, pela primeira vez, não mais contra ou na direção de avanço da peça de trabalho, mas sim in- clinadamente ou transversalmente a mesma.
Pela usinagem da peça de trabalho inclinadamente ou transver- salmente à direção de avanço da peça de trabalho é obtido um desgaste uniforme da escova. Isso é válido independentemente das dimensões da peça de trabalho a ser usinada. À diferença do estado atual da técnica não mais é necessário que a escova seja ao menos tão larga quanto a peça de trabalho a ser usinada. Vantajoso na publicação segundo o gênero é ainda que a escova, devido ao fato de que se desloca inclinadamente ou transver: salmenteà direção de avanço da peça de trabalho ao longo da peça de tra- balho pode penetrar em todo recesso e, assim; remover'a camada "de oxido em todas as áreas de corte e arestas. Ademais, isso faz com que as arestas sejam rebarbadas e arredondadas.
A presente invenção tem por objetivo prover um dispositivo rápi- do, simples e econômico para a usinagem de peças dè trabalho, metálicas Vem forma de tira ou de placa, especialmente para rébarbagem de arestas e para retificação das superfícies. , - Esse objetivo é alcançado de acordo com a invenção pela reivindicação 1.
Devido ao fato de que o elemento de usinagem é executado co- mo cinta abrasiva, que é conduzida de passagem ao menos aproximada- mente e linearmente por um dispositivo de acionamento circulante inclina- damente ou transversalmente à direção de avanço da peça de trabalho na região da peça de trabalho a ser usinada, ocorre um beneficiamento da peça de trabalho segundo o princípio descrito no WO 2,004/039536 A1. Disso re- sultam, por conseguinte, também as vantagens decorrentes de uma usina- gem de uma peça de trabalho inclinadamente ou transversalmente à direção de avanço da mesma. A largura da cinta abrasiva não precisa assim corres- ponder à largura da peça de trabalho a sèr usinada. A cinta abrasiva é des- gastada, além disso, uniformemente e independentemente da peça de traba- lho a ser aduzida, pois não apenas é aproveitada uma determinada região parcial da cinta abrasiva para a usinagem da peça de trabalho, mas a cinta abrasiva é conduzida de passagem por todo o comprimento existente para a passagem da peça de trabalho, usinando a peça de trabalho.
A cinta abrasiva possibilita uma usinagem especialmente prefe- rida das superfícies, isto é, das áreas principais das peças de trabalho metá- licas em forma de tira ou de placa, de modo que as mesmas são liberadas confiavelmente de resíduos (por exemplo resultantes das operações de corte ou semelhantes) e, assim, não surgem problemas de qualidade quando da ulterior usinagem ou acabamento das peças de trabalho metálicas. A cinta abrasiva usina, além disso, arestas de corte e semelhantes de tal maneira que as mesmas são rebarbadas. Especialmente quando de corte por plas- ma, mas também .guando de corte por laser ou outros métodos de corte, re- sultam nas arestas de corte e áreas de corte rebarbas, que devem ser remo- vidas. Pela cinta abrasiva pode assim, em uma etapa de trabalho, ser obtida tanto uma rebarbagem das arestas de corte e áreas de corte, como também uma usinagem das superfícies da peça de trabalho. Isso de preferência com uma.cinta abrasiva relativamente estreita e portanto econômicas, que se desgasta uniformemente e, portanto, assegura unia usinagem uniforme das peças de trabalho.
De acordo com a invenção é previsto que a cinta abrasiva na região da peça de trabalho a ser usinada esteja em ligação ativa de tal ma- neira com o dispositivo de acionamento que o dispositivo de acionamento acione a cinta abrasiva. Além disso, está previsto que a cinta abrasiva e o dispositivo de acionamento estejam separados entre si ao menos em uma região distante da peça de trabalho.
Devido ao fato de qpe a cinta abrasiva na região da peça de tra- balho a ser usinada está em ligação ativa com o dispositivo de acionamento, o dispositivo de acionamento satisfaz várias funções. De um lado, a cinta abrasiva e acionada pelo dispositivo de acionamento; de outro lado, o dispo- sitivo de acionamento sustenta e conduz a cinta abrasiva na região da peça de trabalho a ser usinada. Para que a cinta abrasiva possa usinar a peça de trabalho, é necessária certa sustentação da cinta abrasiva, para que esta quando de um contato com a peça de trabalho não possa escapar. Segundo . o estado atual da técnica (ver figura 1) era previsto que a cinta abrasiva en- trasse em contato com a peça de trabalho em um ponto de desvio, isto· é, em um ponto, em que a cinta abrasiva era acionada por um eixo de acionamen- to ou invertida por um rolo de desvio. O rolo de acionamento ou de desvio mantinha então a cinta abrasiva em contato com a peça de trabalho. De a- cordõ com a invenção, agora, o dispositivo,de acionamento cuida para que a cinta abrasiva durante a usinagem dà peça de trabalho'receba a necessária sustentação. Devido ao fato de que a cinta abrasiva também é acionada pelo dispositivo de acionamento, a velocidade de avanço da cinta abrasiva e do dispositivo de. acionamento na região da peça de trabalho a ser usinada é essencialmente idêntica, de modó que entfè a cinta abrasiva e o dispositivo dé acionamento não ocorre ou ocorre apenas um ligeiro desenvolvimento de calor.
De acordo com a invenção é previsto que a cinta atírasiva e o dispositivo de acionamento estejam separados entre si ao menos em uma região distante da peça de trabalho, isto é, em uma região em que a cinta abrasiva não usina a peça de trabalho. Obtém-se assim, de um lado, que a cinta abrasiva possa ser montada e fixada independentemente do dispositivo de acionamento; de outro lado, por Bxemplol quando o dispositivo, de acio- namento apresenta uma correia circulante pela qual a cinta abrasiva é acio- nada, podem ser compensadas distintas dilatações. Em uma configuração do dispositivo de acionamento, ém que este apresenta um eixo de aciona- mento e um eixo de desvio, em torno do qual circula uma correia, coYnpro- vou-se erri ensaios que a correia em determinados pontos é dilatada e em outros pontos é recalcada em função do acionamento. A correia, que, por exemplo, pode ser produzida de poliuretana, compensa essas alterações de comprimento. A cinta abrasiva não apresenta, contudo, esse comportamento dê dilatação. Uma dilatação da cinta abrasiva levaria a um rompimento da cinta abrasiva. Por um movimento de dilatação da correia relativamente à cinta abrasiva resultaria, além disso, um elevado desenvolvimento de calor devido às forças de atrito, que têm um efeito negativo sobre o funcionamento do dispositivo.
Devido ao fato de que a cinta abrasiva e o dispositivo de acio- namento ao menos em uma região distante da peça de trabalho circulam independentemente entre si, é minimizado o desenvolvimento de calor resul- tante entre a cinta abrasiva e o dispositivo de acionamento ou a correia do dispositivo de acionamento. A correia.pode ser recalcada e dilatada sem que isso tenha influência sobre a cinta abrasiva; Na região" da peça de trabalho a" ser usinada, o comportamento de dilatação da correia é relativamente cons- tante, de modo que nessa região, em que. a cinta abrasiva se encontra em ligação ativa com a correia, não ocorre um desenvolvimento de calor digno de nota devido ao comportamento de dilatação da correia.
Não é necessário que a cinta abrasiva circule em todas^as regi- ões distantes da peça de trabalho independentemente ou sem Contato pára com o dispositivo de acionamento. Pelo termo "uma região distante da peça de trabalho" sé entende, ãntes, também que se trata apenas de uma região parcial ou de várias regiões parciais de toda a região em que a cinta abrasi- va está distanciada da peça de trabalho.
É vantajoso que a cinta abrasiva em uma região de usinagem sè estenda ao menos aproximadamente e linearmente. A região de usinagem corresponderá então, via de regra, à região que está ao máximo disponível para a passagem da peça de trabalho a ser usinada. Um curso linear da cin- ta abrasiva nessa região possibilita uma usinagem uniforme.
Em uma configuração construtiva da invenção, está então pre- visto que a cinta abrasiva em uma região de contato se estende antes e/ou depois da região de usinagem em ângulo para com a região de usinagem e, a cinta abrasiva na região de contato se encontra em ligação ativa com o dispositivo de acionamento ou uma correia do dispositivo de acionamento.
Devido ao fato de que a cinta abrasiva se estende antes e/ou depois da região de usinagem em ângulo ou inclinadamente para com a re- gião de usinagem, a área para o acionamento da cinta abrasiva se amplia. Devido à inclinação, a correia terisiona a cinta abrasiva, de modo que esta é vantajosamente acionada e guiada. Em ensaios se comprovou então que a correia na inclinação aciona melhor ou mais eficazmente a cinta abrasiva na região de contato do que sobre a peça de trabalho linear da região de usina- gem.
A região de usinagem é executada vantajosamente entre um eixo de acionamento e um eixo de desvio do dispositivo de acionamento.
Em uma outra execução da invenção, pode ser ainda previsto que a correia na região da peça de trabalho a ser usinada seja guiada por rolos no lado oposto à peça de trabalho.
Pelos rolos, pelos quais a correia se estende na região da peça de trabalho a ser usinada, de preferência por toda a região de USinagemj é conferida à correia a necessária sustentação para manter a cinta abrasiva em contato com a peça de trabalho.
É vantajoso que a correia na região da peça de trabalho a ser usinada seja ativada com uma força elástica;
Pela força elástica com â quàl a correia é ativada,na região da peça de trabalho a ser usinada se obtém que a correia pressione a cinta a- brasiva com força constante sobre a peça de trabalho. Isso conduz a um vantajoso resultado de usinageni. Pode então ser previsto que a correia seja ativada por uma pluralidade de elementos elásticos independentes entre si. A "cinta abrasiva penetra assim também em rebaixos da peça de trabalho com uma superfície ligeiramente irregular da peça de trabalho. Com uma sustentação rígida da cinta abrasiva, como é usual no estado atual da técni- ca, a cinta abrasiva esmerilha primeiramente as "elevações" da peça de tra- balho, Só quando as elevações foram em tal medida retificadas que alcança- ram o nível dos "rebaixos" é que os rebaixos são também retificados. Quan- do.de uma ativação da correia e, portanto, da cinta abrasiva com uma plura- lidade de elementos elásticos independentes entre si, a cinta abrasiva de- pois de ultrapassar uma elevação é comprimida no rebaixo contíguo,.de mo- do que a superfície é uniformemente retificada.
É especialmente vantajoso que seja provida uma pluralidade de0 rolos, pelos quais a correia é guiada, sendo que os rolos são respectivamen- te ativados por um elemento elástico. Graças a essa configuração, de um lado é obtida uma condução vantajosa da correia, otimizada em atrito; de outro lado, os rolos fazem com que, a cinta abrasiva possa acompanhar o curso da peça de trabalho.
Em uma outra execução da invenção pode ser previsto que os primeiro è último rolos sejam executados rígidos,' isto é, sem molejo. Com isso se consegue que a cinta abrasiva se estenda essencialmente linear oü em linha reta entre o primeiro rolo e o último rolo e, assim, na região da peça de trabalho a ser usinada ou região de usinagem. Irregularidades na peça de trabalho podem então ser compensadas pelos rolos com. molejo, sem que com isso seja prejudicado o curso essencialmente linear da cinta abrasivà na região de usinagem.
Em uma outra configuração vantajosa da invenção, a correia abrange uma correia de base, sobre a qual está disposta uma camada resili- ente, relativamente macia, especialmente elástica. É assim possível com- pensar irregularidades, por exemplo, elevações em uma peça de trabalho, ou tolerâncias de espessura na faixa de resiliência da camada elástica. Eventualmente, se pode dispensar assim completamente elementos elásti- cos adicionais. Para se obter uma estrutura compacta, econômica, da cor- reia, em uma outra proposta a correia de base é revestida com uma camada relativamente macia, elástica. A camada deve ser elasticamente resiliente, para que, também depois de deformações ocasionadas por irregularidades ou tolerâncias de espessura de uma peça de trabalho, imediatamente após a eliminação da força de deformação haja um retorno ao estado original.
É vantajoso que a correia seja inclinada no lado longitudinal vol- tado para a peça de trabalho a ser inserida, para formação de uma região de entrada.
Um curso inclinado da correia nessa região possibilita introduzir a peça de trabalho de modo particularmente fácil, sem que seja de se recear uma avaria da cinta abrasiva ou uma ruptura da cinta abrasiva. Alternativa- mente ou complementarmente pode ser previsto que a unidade de usinagem seja posicionada inclinada para formação de uma região de entrada. A posi- ção inclinada da unidade de usinagem é realizada para que possá ser exe- cutada uma região de entrada ampliada, de tal maneira que o dispositivo de avanço da peça de entrada se estreite. Comprovou-se então suficiente que a unidade de "usinagem ou a cinta abrasiva seja inclinada com relação às per- pendiculares em 0,5 a 5 graus, de preferência em 2 graus, para, com o plano sobre o qual é conduzida a peça de trabalho. Isso possibilita, de um lado, uma fácil introdução da peça de trabalho a ser usinada; de outro lado, a in- clinação da unidade de usinagem não é tão grande que a cinta abrasiva seja desgastada de modp sensivelmente irregular.
É vantajoso que a correia da' unidade de acionamento seja uma correia trapezoidal tripla. Isso se comprovou particularmente apropriado no tocante à durabilidade da correia trapezoidal, à transmissão da potência de acionamento à cinta abrasiva bem como no'tocante à sustentação da cintá abrasiva. Uma execução da correia em poliuretana ou. uma execução da camada de cobertura da correia em poliuretana se comprovou como particu- larmente apropriada. Os rolos, que sustentam a correia, podem então ser adaptados à correia trapezoidal e serem executados, por exemplo, como rolo simples, rolos duplos ou rolos triplos.
Em uma configuração construtiva da invenção, além disso, po- dem estar previstas duas unidades de usinagem, entre as quais a peça de trabalho pode ser conduzida inclinadamente ou transversalmente à direção de circulação das cintas abrasivas, de tal maneira que a cinta ábrasiva de cada unidade de usinagem usina uma das duas árèas principais da peça de trabalho.
Com isso é possível retificar e rebarbar a peça de trabalho simul- taneamente em ambas as. áreas principais. A peça de trabalho pode, assim, ser usinâda-em uma só etapa de usinagem.
Em uma outra configuração especialmente preferida da inven- ção, estão previstas ao menos duas unidades de usinagem, que ficam dis- postas sucessivamente com relação à direção de passagem de uma peça de trabalho a ser usinada para a usinagem de uma área principal. Pódem as- sim, por exemplo, materiais abrasivos distintos atuar seqüencialmente sobre a área principal. É concebível retificar previamente com urria primeira unida- de de usinagem e proceder à uma retificação fina com uma segunda unida- de fina correspondente.
Para uma atuação de força ão menos-aproximadamente neutra sobre uma peça de trabalho é vantajoso, nesse particular, que as unidades de usinagem sèjam conduzidas de passagem por uma área principal em di- reção contraposta.
Para o transporte em descarga de partículas erodidas nas áreas principais verificou-se, no entanto, qüe uma mesma direção de circulação tem vantagens, no sentido de que apenas em um lado é preciso, prover um correspohdente transporte de descarga de partículas erodidas, por exemplo, por uma aspiração.
Em uma outra configuração da invenção, podem ainda ser pre- vistas quatro ou mais unidades de usinagem, sendo que respectivamente- duas unidades de usinagem circulando em. sentido contrário ou suas cintas abrasivas usinam a peça de trabalho em uma área principal.
Devido ao fato de que cada área principal é retificada em duas direções contrapostas, obtém-se um 'resultado dê retificação particularmente preferido e também as arestas de corte são rebarbadas-.de modo especial- mente preferido.
Também com quatro ou mais unidades de usinagem é vantajo- so, em uma outra configuração da invenção, que estas trabalhem na mesma direção com relação .a uma área principal. Corri isso, como já indicado aci- ma, pode ser obtida uma eliminação central de partículas erodidas em ape- nas um lado.
É vantajoso que as unidades de usinagem sejam deslocáveis ou ajustáveis entre si. Isso possibilita ajustar as unidades de usinagem à es- pessura da peça de trabalho a ser usinada. Por um destacamento das uni- dades de usinagem entre ,si é. reduzida, por conseguinte, a fenda para a passagem da peça de trabalho. Em uma configuração do dispositivo de a - cordo com a invenção se pode prover com apenas uma unidade de usina- gem que a base, sobre a qual assenta a peça de trabalho, e a unidade de usinagem sejam deslocáveis entre si, de modo qüe a fenda para a passa- gem da peça de trabalho pode ser reduzida ou aumentada.
É vantajoso que cada unidade de usinagem apresente um acio- namento independente, de preferência em forma de um motor elétrico. Isso se revelou particularmente conveniente.
Configurações e outras execuções vantajosas da invenção se depreendem das outras sub-reivindicações. A seguir, com auxílio do dese- nho, está representado em princípio um exemplo de execução da invenção. Mostram:
Figura 1 - um dispositivo segundo o estado atual da técnica; Figura 2 - uma representação em perspectiva do dispositivo de acordo com a inyenção com duas unidades de usinagem;
Figura 3 - uma vista Iaterali do dispositivo de acordo com a in- venção segundo a direção de seta III da figura 2;
Figura 4 - uma representação em corte ampliada segundo a li- nha IV-IV da figura 3;
Figura 5 - uma vista lateral deuma unidade de usinagem do dis- positivo de acordo com a invenção;
Figura 6 -um corte por uma unidade de usinagem do dispositivo^ de acordo com a invenção segundo a linha VI-VI da figura 5;
Figura 7 - uma representação ampliada do detalhe VII represen- tado na figura 5;
Figura 8 - uma vista traseira da unidade de usinagem represen- tada na figura 5;
Figura 9 1 uma representação em corte ampliada da correia do . dispositivo de acionamento.
A figura 1 mostra um dispositivo segundo o estado atual da téc- nica. Aí, uma peça de trabalho 1 é aplicada sobre uma cinta transportadora 100 e aduzida a duas cintas abrasivas Ί 01 circulando essencialmente em direção vertical. Na região da peça de trabalho a ser usinada, isto é, na regi- ão em que as cintas abrasivas. 101 entram em contato com a peça de traba- Iho 1, as cintas abrasivas 101 correm contra a direção de avanço da peça de trabalho 1. As cintas abrasivas 101 são acionadas por um eixo de aciona- mento 102 e desviadas e sustentadas por um eixo de desvio 103 na região da peça de trabalho 1 a ser usinada. '
O dispositivo de acordo com a invenção está representado nas figuras 2 a 9.
A figura 2 mos.tra o dispositivo de acordo com a invenção* para usinagem de uma peça de trabalho 1 metálica, em forma de tira ou de placa, sendo que o dispositivo de acordo com a invenção é apropriado de maneira especial para rebarbagem de arestas de corte 1a bem como para retificação das superfícies 1b da peça de trabalho i, Como se vê nas figuras 2 a 4, o» dispositivo de acordo com a invenção, representado no exemplo de execu- ção, apresenta duas unidades de usinagem 2. Nas figuras 5 a 8 está repre- sentada em detalhe uma das unidades de usinagem 2.
As unidades de usinagem 2 apresentam respectivamente um dispositivo de acionamento 3 circulante, que conduzem de passagem ao menos aproximadamente, linearmente e respectivamente um elemento, de usinagem executado como cinta abrasiva 4 inclinadamente ou transversal- mente à direção de avanço da peça de trabalho 1 (ver direção de seta se- gundo figura 2) na região da peça de trabalho i a ser usinada. O dispositivo de acionamento 3 apresenta uma "correia 5 circu- lante, que é executada como correia trapezoidal tripla (ver figuras 6 e 9).
A cinta abrasiva 4, na região da peça de trabalho 1 a ser usina- da, se encontra de tal maneira em ligação ativa com a correia 5 do dispositi- vo de acionamento 3 que a correia 5 aciona a cinta abrasiva 4. A cinta abra- siva 4 se estende em uma região de usinagem 6 ao menos aproximadamen- te e linearmente. Antes e depois da região de "usinagem 6 a cinta abrasiva 4 se estende em uma região de contato 7 em ângulo para com a região de usinagem 6 e está igualmente em ligação ativa com a correia 5. As regiões de contato 7 se. estendem então da região de usinagem 6 até uma região, em que a correia entra em contato com um eixò de acionamento 8 ou um eixo de desvio 9. Ali, a cinta abrasiva 4 se separa dattírreia 5, de modo que a cinta abrasiva 4 e a correia 5 ficam separadas entre si ou se estendem separadamente entre si ao menos em uma região 10 distante da peça de trabalho 1. A região 10 pode então ser maior, porém também menor do que representado no exemplo de execução. A separação da cinta abrasiva 4 da correia 5 não precisa obrigatoriamente se dar na região do eixo de aciona- mento 8 e/ou no eixo de desvio 9. Uma separação nessa região.se revelou, contudo, especialmente conveniente. Como resulta das figuras 2 a 4, a peça de trabalho 1 a ser usinada é atraVessada ou puxada entre as duas unida- des de usinagem 2. Em função da espessura da peça de trabalho 1 a ser usinada', pode ser adaptada uma fenda de passagem 11; Para tanto está previsto que as unidades de usinagem 2 sejam deslocáveis ou ajustáveis entre si.
Para o assentamento da peça de trabalho 1 serve uma unidade corrediça de chapa 12. Para saída da peça de trabalho 1 está prevista uma mesa de deposição 13. No exemplo de execução, a unidade corrediça de chapa 12 e a mesa de deposição 13 apresentam respectivamente uma cinta transportadora. Na região em torno das unidades de usinagem-2, como se pode ver especialmente na figura 4, estão previstas unidades de avanço 14.
Estas consistem então respectivamente errv uma pluralidade de rolos trans-, portadores 15 ou cilindros que estão montados em arestas laterais da unida- de corrediça de chapa 12 ou da mesa de depósito 13 se estendendo parale- lamente-à direção de avanço da peça de trabalho 1. As arestas laterais po- dem então, por exemplo, ser executadas como chapa perfurada. Devido aó fato de que a unidade corrediça 12 e a mesa de depósito 13 são providas de um sistema de rolos, a peça de trabalho 1 pode ser deslocada através do dispositivo de maneira especialmente fácil, transversalmente às unidades de usinagêm 2. Um sistema de rolos é robusto e não-suscetível a avarias.por.
um emperramento da peça de trabalho 1! As unidades de avanço 14 apre- sentam, além disso, respectivamente um cilindro de avanço 16. O cilindro de. avanço 16 consiste, no exemplo de execução, em umcorpo de base metáli- co, que é provido de, uma estrutura .de borracha. Pelos cilindros de avanço 16 é garantido Um transporte uniforme e confiável da peça de trabalho 1 - transversalmente à direção de circulação das cintas abrasivas 4.
* No exemplo de execução apresenta cada dispositivo de aciona- mento 3 um motor elétrico 17 independente, que aciona a correia 5 e, com isso, também a cinta abrasiva 6.
Como resulta especialmente das figuras 2, 5, 7 ê 8, na região de usinagem 6, que inclui a região da peça de trabalho 1 a ser usinada, a cor- reia 5 é guiada por rolos no lado oposto à peça de trabalho ,1. Os rolos 18 podem ser executados respectivamente como rolos duplos ou triplos. É pre- vista uma pluralidade de rofos 18, que são respectivamente ativados por um elemento elástico 19. Assim, a correia 5 e, por conseguinte, a cinta abrasiva 4 podem sfe adaptar ao curso da superfície 1b da peça de trabalho 1, No e- xemplo de execução está'previsto um batente terminal 20 (ver especialmen- te figura 7),. que limita o movimento dos rolos 18 em direção à peça de traba- lho 1. Um desvio dos rolos em uma direção oposta à peça de trabalho 1 é limitado ou amortecido "péla força elástica dos elepientos elásticos 19. A cin- ta abrasiva 4 ou a correia 5 pode, por conseguinte, compensar irregularida- • des da peça de trabalho 1, à medida que os rolos 18 são pressionados para. iònge da peça de trabalho 1 contra a força elástica dos elementos elásticos 19. Qs elementos elásticos 19 se encarregam de que a cinta abrasiva 4 seja mantida confiavelmènte em contato com" a peça de trabalho 1 e, assim, se obtenha um vantajoso resultado de retificação.
Os rolos 18 estão montados através de um ponto de suporte 21. Pelo batente terminal 20 é então· limitado ou definido o máximo desvio dos rolos 18. À medida que os rolos 18 não são movidos contra a força elástica dos elementos elásticos 19, estes formam uma linha reta,
Já devido à estrutura da correia 5, de preferência feita de poliu- retana, apresenta a mesma uma determinada elasticidade e é assim resilien- te dentro de certos limites.
No exemplo de execução, o primeiro rolo 18a e o último rolo 18b estão executados rígidos. Isto significa que os rolos 18a, 18b dispostos na entrada ou na saída da região de usinagem 6 não apresentam molejo, con- seguindó-se com isso que a cinta abrasiva 4 na região de usinagem 6 se estenda essencialmente e linearmente ou em linha reta. Isso se depreende especialmente da figura 5 e da figura 7.
Como se pode ver nas figuras 2, 3 e 5, a cinta abrasiva 4 circula em torno de dois eixos de desvio 22, que são independentes do eixo de a- cionamento 8 e do eixo de desvio 9 do dispositivo de acionamento ,3. Os ei- xos de desvio 22 da cinta abrasiva 4 não são acionados. No exemplo -de e- xecução ocorre o acionamento da cinta abrasiva 4 exclusivamente pela Iiga- çao ativa entre.a correia 5 e a cinta abrasiva 4 na região de usin.agem 6 ou n,as regiões de contato 7. A cinta abrasiva 4 é fixada por um dispositivo de fixação rápida 23, que apresenta para tanto um excêntrico não representado em detalhes. Esses dispositivos de fixação rápida 23 sãq há muito conheci- dos do estado atual da técnica; razão porque se dispensa entrar a seguir em maiores detalhes a respeito. ·
Para execução de uma região de entrada 24 maior, as unidades dé usinagem 2 são posicionadas inclinadas. As unidades de usinagem 2 são para tanto, no exemplo de execução, inclinadas respectivamente èm 2 graus relativamente a uma posição perpendicular ao plano de usinagem (formado pela unidade corrediça de chapa 12 e pela mesa de depósito 13). Afenda de passagem 11 se afila assim em direção de avanço da peça de trabalho 1 (ver figura 4). No exemplo de execução (ver figura 9) está ainda previsto que a correia 5 seja inclinada no lado longitudinal voltado para a peça de trabalho 1a ser inserida, isto é, na região de entrada 24. A inclinação 5a da correia 5 possibilidade igualmente uma fácil introdução dà peça de trabalho 1 para troca da correia 5, o que na prática raramente será o caso. Estando previsto um dispositivo de fixação de correia 25, pelo qual o eixo de acionamento 8 e o eixo de desvio 9 podem ser deslocados entre si, então a correia pode ser facilmente trocada.
A superfície da cinta abrasiva 4, que é prevista para usinagem da peça de trabalho 1, pode apresentar uma estrutura qualquer, Por exem- plo, a granulação ou em geral a configuração da superfície pode ser adapta- - da ao resultado de retificação desejado. O essencial é então que pela super- fície da Ginta abrasiva 4 seja'possível rebarbar arestas e/oü retificar a super- fície da pela de trabalho 1.
A solução de acordo com a invenção pode ser obtida com distin- tos comprimento ou larguras de usinagem para introdução de peças de tra- balho 1.

Claims (25)

1. Dispositivo para usinagem de uma peça de trabalho metálica em forma de tira ou de placa, especialmente para rebarbagem de arestas de corte e/ou.para retificação de superfícies da peça de trabalho, com ao, me- nos uma unidade de usinagem que apresenta um dispositivo de acionamen- to circulante, que conduz um elemento de usinagem de passagem ao menos aproximadamente, linearmente, inclinadamente ou transversalmente à dire- ção de avanço da peça de trabalho na região da peça de trabalho a ser usi- nada, caracterizado pelo, fato de que o elemento de usinagem é executado como cinta'abrasiva (4), a cinta abrasiva (4) na região da peça de'trabalho (1) a ser usinada está em ligação ativa de tal maneira com o dispositivo de acionamento (3) que o dispositivo de acionamento (3) aciona a cinta.abrasi- va (4); e a cinta abrasiva (4) e o dispositivo de acionamento (3) estão separa- dos entre si ao menos em uma região (10) distante da peça de trabalho (1):
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a cinta abrasiva (4) e o dispositivo de acionamento (3) se estendem ao menos aproximadamente e linearmente em uma região de usi- nagem (6).
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a cinta abrasiva (4) e d dispositivo de acionamento (3) em uma região de contato (7) antes e/ou depois da região de usinagem (6) se estendem em ângulo para'com a região de usinagem (6) e a cinta abrasiva (4) sé encontra em ligação ativa com o dispositivo de acionamento (3).
4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracteri- zado pêlo fato de que ò dispositivo de acionamento (3) apresenta uma Cor- reia (5) circulante.
5. Dispositivo de acordo com .a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a correia (5) ao menos na. região da peça de trabalho (1) a ser usinada é guiada por rolos (18, 18a, 1$b) nó lado oposto à peça de tra- balho (1).
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracteriza- do pelo fato de que a correia (5) é ativada com uma força elástica na região da peça de trabalho (1) a ser usinada.
7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a correia (5) é ativada por uma pluralidade de elementos elásticos (19) independentes entre si.
8. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 4 a 7, ca- racterizado pelo fato de que a correia (5) abrange uma correia de base, so- bre a qual está disposta uma camada resiliente, relativamente macia, espe- cialmente elástica.
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a correia de basè é revestida com a camada relativamente macia. ,
10. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 5 a 9, ca- racterizado pelo fato de que está prevista uma pluralidade de rolos (18) que são respectivamente ativados por um elemento elástico (19).
11. Dispositivo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de. que os primeiro, e último rolos (18a,-18b) são executados rígi- dos.
12. Dispositivo, de. acordo com uma das reivindicações 4 a 11, caracterizado pelo fato de que a correia (5) é inclinada no lado longitudinal voltado para a peça de trabalho (1) a ser inserida, para formação de uma região de entrada (24).
13. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que a unidade de usinagem (2) é posicionada in- clinada para formação de uma região de entrada (24).
14. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que está previsto um dispositivo de fixação rápida (23) para fixação da cinta abrasiva (4).
15. Dispositivo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de fixação rápida (23) apresenta um excêntri- co.
16. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 4 a 15, caracterizado pelo fato de que a correia (5) é uma correia trápezoidal tripla.
17. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que estão previstas duas unidades de usinagem (2), entre as quais a peça de trabalho (T) a ser usinada é conduzida inclina- damente ou transversalmente à direção de circulação das cintas abrasivas (4), de tal maneira que a cinta abrasiva (4) de cada unidade de usinagem (2), usina uma das duas áreas principais (1b) da peça de trabalho (1).
18. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado pelo fato de que estão previstas ao menos duas unidades de usinagem(2), que ficam dispostas sucessivamente com relação à direção de passagem de uma peça de trabalho (1) a ser usinada para a usinagem de uma área principal (1b).
19. Dispositivo de acordo com reivindicação 17 ou 18, caracteri- zado pelo fato de que as cintas abrasivas das ao menos duas unidades de usinagem (2) são conduzidas de passagem por uma área principal (1b) em direção contraposta.
20. Dispositivo de acordo com reivindicação 17 ou 18, caracteri- zado pelo fato de que a direção de circulação das unidades de usinagem (2) é dè tal maneira selecionada que as cintas abrasivas (4) de ambas as uni- dades de usinagem (2) podem ser conduzidas de passagem pelas áreas principais (1b) da peça de trabalho (T) na mesma direção.
21. Dispositivo de acordo com uma-das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de que estão previstas quatro unidades de usinagem (2), sendo que respectivamente duas unidades de usinagem (2), circulando em sentido contrário usinam a peça de trabalho (1) em uma área principal (1b).
22. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações preceden- tes, caracterizado pelo fato de que estão previstas quatro unidades de usi- nagem (2), sendo que todas as quatro unidades de usinagem (2) usinam a peça de trabalho (1) na mesma direção com relação às áreas principais (1b).
23. Dispositivo-de acordo com uma das reivindicações 17 a 22, caracterizado pelo fato de que as unidades de usinagem (2) são deslocáveis ou ajustáveis entre si.
24. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações -1 a 23, caracterizado pelo fato de que cada unidade de usinagem (2) apresenta um acionamento independente, de preferência em forma de* um motor elétrico (17).
25. Dispositivo de acordo, com uma das reivindicações 4 a 24, caracterizado pelo fato de que a correia (5) é formada de poliuretana ou a- presenta uma camada de cobertura de poliuretana.
BRPI0615796-3A 2005-09-12 2006-09-11 dispositivo para usinagem de uma peça de trabalho BRPI0615796A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202005014430U DE202005014430U1 (de) 2005-09-12 2005-09-12 Vorrichtung zum Bearbeiten eines Werkstücks
DE202005014430.4 2005-09-12
PCT/DE2006/001608 WO2007031066A1 (de) 2005-09-12 2006-09-11 Vorrichtung zum entgratenden oder abschleifenden bearbeiten eines band- oder plattenförmigen metallischen werkstücks

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0615796A2 true BRPI0615796A2 (pt) 2012-04-10

Family

ID=35455587

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615796-3A BRPI0615796A2 (pt) 2005-09-12 2006-09-11 dispositivo para usinagem de uma peça de trabalho

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7614935B2 (pt)
EP (1) EP1924403B2 (pt)
JP (1) JP5038312B2 (pt)
CN (1) CN101262980B (pt)
BR (1) BRPI0615796A2 (pt)
CA (1) CA2621177A1 (pt)
DE (2) DE202005014430U1 (pt)
DK (1) DK1924403T4 (pt)
WO (1) WO2007031066A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101602184B (zh) * 2008-06-10 2011-01-26 中国国际海运集装箱(集团)股份有限公司 金属板材除锈的方法及其装置
JP5586854B2 (ja) * 2009-02-05 2014-09-10 株式会社万陽 ビレットの両端面研削装置
DE102009055974A1 (de) * 2009-11-27 2011-06-01 Lissmac Maschinenbau Gmbh Bearbeitungsstation und Vorrichtung zum Bearbeiten eines Werkstücks
CN102189442A (zh) * 2010-03-12 2011-09-21 上海西重所重型机械成套有限公司 低塑性金属板带打磨抛光法
CN102430814A (zh) * 2011-09-22 2012-05-02 无锡华联科技集团有限公司 板条去渣装置
CN102672624B (zh) * 2012-06-05 2015-02-11 禾睿联科技(厦门)有限公司 清除毛刺设备
CN103029021B (zh) * 2012-12-26 2016-01-20 东莞新能德科技有限公司 半自动打磨机
DE102015005915A1 (de) * 2015-05-07 2016-11-10 Jakob Löwer Inh. von Schumann GmbH & Co. KG Entgratungsmaschine zum Entgraten von metallenen Werkstücken
JP6925017B2 (ja) * 2016-02-25 2021-08-25 株式会社万陽 ビレットの両端面研削装置
AT518573B1 (de) * 2016-05-13 2019-03-15 Berndorf Band Gmbh Verfahren zur Bearbeitung eines Endlosbandes
US20190126426A1 (en) * 2017-11-01 2019-05-02 Wen-Chi Chang Pressing device for sanding machines
CN107824337A (zh) * 2017-11-09 2018-03-23 浙江清风侠环保设备有限公司 一种电场组装固定方法
CN109249287B (zh) * 2018-09-07 2020-06-26 佛山市顺德区卡芬迪家具有限公司 一种便于上料的家具板材研磨设备
CN110919502B (zh) * 2019-12-09 2020-12-22 重庆美迪智能家居有限公司 一种用于木门加工的打磨装置及其使用方法
CN112756979B (zh) * 2020-12-15 2021-12-14 苏州市富耐佳科技有限公司 一种金属板材的加工装置
CN113059461B (zh) * 2021-04-09 2022-03-25 浙江通宝弹簧有限公司 一种可以防止弹簧跑偏的弹簧磨削加工设备
CN113798982B (zh) * 2021-09-06 2023-06-16 浙江谋皮环保科技有限公司 一种钢板侧面除鳞机
CN113814862B (zh) * 2021-09-07 2023-07-14 广州市市政工程机械施工有限公司 一种建筑工地用外架钢管除锈装置
CN115042060B (zh) * 2022-05-26 2024-04-16 苏州锃道研磨技术有限公司 一种移动压轮式砂带压磨机构
CN117733689B (zh) * 2024-02-07 2024-05-28 龙口益友文教用品有限公司 一种铅笔运输过程中的去毛刺装置及其方法

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1932092A (en) * 1930-08-16 1933-10-24 Etchart Martin Machine for the manufacture and smoothing of rods
US2618913A (en) 1950-02-23 1952-11-25 George H Plancon Abrading machine shoe construction
FR1192559A (fr) 1958-02-11 1959-10-27 Maschb Jonsdorf Veb élément presseur pour machines à polir à bande et machines à meuler humides comportant une bande de meulage tournante
US3364626A (en) 1964-08-12 1968-01-23 Carborundum Co Belt sanding and polishing machines
US3686798A (en) * 1970-11-16 1972-08-29 Carborundum Co Belt grinding machines and platen therefor
DE2136597C3 (de) 1971-07-22 1975-06-12 Paul Ernst Maschinenfabrik Gmbh, 6925 Eschelbronn Bandschleifmaschine zum Flachschleifen von ebenen Werkstücken mit einem endlosen Schleifband
DE2222616C3 (de) * 1972-05-09 1981-10-01 Karl 4970 Bad Oeynhausen Heesemann Druckbalken für eine Langbandschleifmaschine
DE2932269A1 (de) 1979-08-09 1981-02-26 Kimwood Corp Verfahren und vorrichtung zum kalibrieren und zur oberflaechenbehandlung von holz
NL8000318A (nl) 1980-01-17 1981-08-17 Linden Bv Machine Schuurinrichting.
IT1178654B (it) * 1984-11-30 1987-09-16 Dmc Div Mecc Cast Macchina levigatrice a nastro abrasivo per panelli in legno con telaio a vista
US4837984A (en) * 1985-07-11 1989-06-13 Timesavers, Inc. Wood surface treatment method and system employing tandemly oriented cross-belts and rotary abraders
DE3527265A1 (de) 1985-07-30 1987-02-12 Georg Weber Bandschleifmaschine
US4930259A (en) * 1988-02-19 1990-06-05 Magnetic Perpherals Inc. Magnetic disk substrate polishing assembly
SE462078B (sv) * 1988-09-16 1990-05-07 Tom Nordquist Saett foer bandslipning av aemnen av metaller och metallegeringar
DE59000849D1 (de) * 1990-01-26 1993-03-18 Elaugen Gmbh Schienen-schleifmaschine.
JPH0538668A (ja) * 1990-12-21 1993-02-19 Kamiya Seiki Kk 無端研磨ベルトを有する研磨装置及びその装置による研磨方法
JP2597065B2 (ja) * 1992-04-02 1997-04-02 株式会社丸仲鉄工所 ワイドベルトサンダーの研削方法
WO1993023203A1 (de) * 1992-05-19 1993-11-25 Kündig Ag Vorrichtung mit quer zur werkstück-durchlaufrichtung operierendem schleifgerät und seine verwendung für den rahmenschliff
IT1257801B (it) * 1992-05-21 1996-02-13 Dmc Spa Macchina levigatrice di pannelli in legno
US5443415A (en) * 1993-09-24 1995-08-22 International Technology Partners, Inc. Burnishing apparatus for flexible magnetic disks and method therefor
JPH0819950A (ja) * 1994-07-04 1996-01-23 Masaru Fukumoto 木工用ベルト研磨機
IT1294167B1 (it) * 1997-08-08 1999-03-22 Scm Group Autec Division Spa Macchina levigatrice di pannelli con cambio automatico e rigenerazione del nastro abrasivo utensile.
JPH11170151A (ja) * 1997-12-12 1999-06-29 Meinan Mach Works Inc 研磨装置
IT1310842B1 (it) * 1999-09-28 2002-02-22 Vasco Benassati Apparecchiatura per la sbavatura di prodotti ceramici, in particolarepiastrelle smaltate.
JP2001225253A (ja) * 2000-02-16 2001-08-21 Fukuoka Prefecture ベルト研磨装置
DE20003656U1 (de) * 2000-02-28 2000-07-06 Weber Georg Bandschleifmaschine
DE50104961D1 (de) * 2000-12-16 2005-02-03 Mb Maschb Gmbh Schleifvorrichtung
JP2006504541A (ja) * 2002-10-31 2006-02-09 リスマック マシネンバオ ウー. ディアマントヴェルクツオイゲ ゲーエムベーハー 加工物を加工する装置および方法
JP3854581B2 (ja) * 2003-01-24 2006-12-06 豊研磨工業株式会社 長尺物の研磨装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP1924403B1 (de) 2009-07-15
DK1924403T3 (da) 2009-10-05
CA2621177A1 (en) 2007-03-22
CN101262980B (zh) 2011-03-02
CN101262980A (zh) 2008-09-10
JP5038312B2 (ja) 2012-10-03
US7614935B2 (en) 2009-11-10
EP1924403A1 (de) 2008-05-28
DK1924403T4 (da) 2013-05-06
DE502006004253D1 (de) 2009-08-27
EP1924403B2 (de) 2013-01-30
JP2009507664A (ja) 2009-02-26
WO2007031066A1 (de) 2007-03-22
DE202005014430U1 (de) 2005-11-24
US20080207097A1 (en) 2008-08-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0615796A2 (pt) dispositivo para usinagem de uma peça de trabalho
WO2004014589A1 (en) Milling machine having magnetic belt conveyor for steel plate processing
KR101653941B1 (ko) 목재 패널의 측면을 가공하기 위한 연마장치
CA2780952C (en) Machining station and apparatus for machining a workpiece
CN111716204A (zh) 一种木材表面精细化处理加工系统
US20160375541A1 (en) Apparatus for machining a workpiece
KR101899683B1 (ko) 소재 버어 제거 장치
KR100892032B1 (ko) 용접 비드 및 유사 돌기부와 굴곡면 가공장치
US6561879B2 (en) Conditioning device for grinding wheels
EP4309844A2 (de) Hand-werkzeugmaschine mit einer abdeckeinrichtung
WO2009071090A1 (en) Apparatus for double-sided grinding
US20050272353A1 (en) Device and method for machining workpieces
KR102012756B1 (ko) 곡면 연마장치
KR20110088210A (ko) 센터리스 연마기
GB2405608A (en) Honing apparatus
KR900004643B1 (ko) 연마기
DE102006043220A1 (de) Vorrichtung zum Bearbeiten eines Werkstücks
CN218592373U (zh) 磨床开槽辅助装置
US3024576A (en) Buffing machine
CN219725542U (zh) 一种具有四边定位功能的板材磨床
CN212330635U (zh) 打磨机
CN211760774U (zh) 一种平面磨床磨圆柱端面夹具
CN214923187U (zh) 一种侧边除锈机构
CN210255712U (zh) 一种便于调节的工件打磨装置
CN108466094B (zh) 一种机床的进给装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 4A E 5A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.