BRPI0611471A2 - processo para a preparação de um artigo concentrado sólido embalado, artigos concentrados sólidos embalados e uso de um artigo concentrado sólido embalado - Google Patents

processo para a preparação de um artigo concentrado sólido embalado, artigos concentrados sólidos embalados e uso de um artigo concentrado sólido embalado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611471A2
BRPI0611471A2 BRPI0611471-7A BRPI0611471A BRPI0611471A2 BR PI0611471 A2 BRPI0611471 A2 BR PI0611471A2 BR PI0611471 A BRPI0611471 A BR PI0611471A BR PI0611471 A2 BRPI0611471 A2 BR PI0611471A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
article
concentrated
solid
volume
container
Prior art date
Application number
BRPI0611471-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Georg Achterkamp
Karl Walter Ferdinand Scharf
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0611471A2 publication Critical patent/BRPI0611471A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L23/00Soups; Sauces; Preparation or treatment thereof
    • A23L23/10Soup concentrates, e.g. powders or cakes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23PSHAPING OR WORKING OF FOODSTUFFS, NOT FULLY COVERED BY A SINGLE OTHER SUBCLASS
    • A23P10/00Shaping or working of foodstuffs characterised by the products
    • A23P10/20Agglomerating; Granulating; Tabletting
    • A23P10/25Agglomeration or granulation by extrusion or by pressing, e.g. through small holes, through sieves or between surfaces
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23PSHAPING OR WORKING OF FOODSTUFFS, NOT FULLY COVERED BY A SINGLE OTHER SUBCLASS
    • A23P10/00Shaping or working of foodstuffs characterised by the products
    • A23P10/20Agglomerating; Granulating; Tabletting
    • A23P10/28Tabletting; Making food bars by compression of a dry powdered mixture

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Seeds, Soups, And Other Foods (AREA)
  • Seasonings (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA A PREPARAçãO DE UM ARTIGO CONCENTRADO SOLIDO EMBALADO, ARTIGOS CONCENTRADOS SÈLIDOS EMBALADOS E USO DE UM ARTIGO CONCENTRADO SóLIDO EMBALADO. A presente invenção refere-se a um processo de preparação de um artigo concentrado modelado e empacotado para a preparação de um caldo de carne, sopa, molho, molho de carne ou roux ou para o uso como tempero, em que o artigo concentrado compreende sal e/ou amido/ farinha e uma ou mais substâncias que proporcionam gordura, sabor e/ou tempero, sendo que o processo compreende as etapas de mistura dos ingredientes, formação de uma porção da mistura por um cornpactador cilíndrico, embalagem do dito artigo concentrado sólido obtido em um recipiente, em que o recipiente, quando fechado, possui um volume que é pelo menos 10% maior do que o volume do artigo concentrado sólido e cujo artigo pode ser esfarelado entre os dedos.

Description

"PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CONCENTRADOSÓLIDO EMBALADO, ARTIGOS CONCENTRADOS SÓLIDOS EMBALADOS EUSO DE UM ARTIGO CONCENTRADO SÓLIDO EMBALADO"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um processo para a preparaçãode artigos concentrados sólidos empacotados para (a preparação de) um caldo(incluindo um caldo de carne), sopa, molho (incluindo ou o molho espesso e osIigantes do molho, roux) ou para o uso como um tempero, cujos artigosconcentrados são produzidos tal que eles permitem novos conceitos deembalagem. O processo envolve compactadores cilíndricos e as partículasconcentradas assim obtidas não estão na forma de cubos ou tabletesconvencionais, mas possuem um ou dois lados convexos, com o formato de,por exemplo, pellet, lentilha, briquete, seixo, drágea, travesseiro, ovo(opcionalmente aplainados) ou de bola (opcionalmente aplainados).
Antecedentes da Invenção
Os concentrados sólidos (a temperatura ambiente) para oscaldos, molhos e molhos espessos ou para o uso como temperos sãoamplamente utilizados para gerar um caldo, caldo de carne, molho espesso oumolho e uma maneira conveniente ou que pode ser adicionado a outrosalimentos para fornecer um sabor ou tempero. Tais concentrados podemformar todo o caldo ou molho, por exemplo, pela diluição com um líquidoaquoso (quente), opcionalmente sob agitação e/ou deixado por um tempo, oupode ser utilizado em adição a outros pratos, por exemplo, para os propósitosde temperar, espessar ou texturizar. Esses concentrados são geralmentereferidos como produtos "secos", a medida em que eles possuem umaaparência seca, ainda que estes concentrados possam conter até 15 oumesmo até 20% de umidade, por exemplo, como parte da farinha ou do amidoutilizado. Os concentrados em questão geralmente contêm um ou mais dosseguintes componentes: sal, substâncias que proporcionam sabor e/outempero (outros além de sal e açúcar) como as ervas, condimentos, pós ouparticulados vegetais, flavorizantes, intensificadores de sabor (tais comoglutamato monosódico), farinha (ou uma fonte de amido alternativa),espessantes que não de amido, gordura e opcionalmente outros componentestais como, por exemplo, colorantes. As quantidades individuais destescompostos geralmente dependem do uso pretendido e do sabor local. Porexemplo, um concentrado de caldo conterá, em geral, menos gordura de queum concentrado para molho ou molho espesso, e um tempero conterá, emgeral, mais sal e intensificadores de sabor do que um molho.
Os formatos físicos mais comuns em que tais temperos sólidos ouconcentrados estão disponíveis como pó, granulados e concentrados de doseúnica tais como cubos ou tabletes. Os pós e os granulados são, em geral,oferecidos em saches ou potes, os cubos, em geral, são embalados eempacotados em uma caixa. Os pós podem ser preparados pela mistura detodos os ingredientes na proporção adequada, opcionalmente, seguido pelagranulação para obter grânulos utilizando o equipamento conhecido no estadoda técnica. Os pós e os granulados possuem algumas vantagens, por exemplo,embalagens simples e barata, boa dispersibilidade, enquanto os concentradosde dose única tais como cubos e tabletes podem ser vantajosos, por exemplo,em termos de conveniência, dosagem e aparência. O caldo convencional e oscubos de temperos são preparados pela mistura de ingredientes, seguido pelaprensagem em um cubo, em um molde que já contém uma embalagem, que éentão dobrada em uma embalagem fechada após a operação de prensagem,ou o cubo, após a prensagem, é removido do molde, e uma embalagem écolocada ao redor do cubo. Alternativamente, os cubos os tabletes podem serpreparados pela mistura de todos os ingredientes, seguido pela extrusão ecorte do extrusado, seguido pela embalagem colocada ao redor do cubo. Asembalagens (geralmente feitas de um material do tipo papel ou folha metálica,tal como alumínio, papel, plástico ou papel compósito ou materiais do tipo folhametálica) ao redor dos cubos convencionalmente prensados ou extrusados sãofeitas muito firmemente ao redor do cubo ou tablete. Embora tais materiaisembalados que estão muito firmes nos concentrados de caldo possuamalgumas vantagens, há um desejo por artigos concentrados que permitamdiferentes opções de empacotamento para os mesmos.
Desta forma, existe uma necessidade por um processo quepermita a fabricação de artigos concentrados sólidos de um certo tamanho (porexemplo, peso mínimo por artigo de 0,04 g, de preferência, de pelo menos 0,05g) para a preparação de um caldo (incluindo a sopa e o caldo de carne), molho(incluindo o molho espesso e o Iigante do molho) ou para o uso como umtempero ou concentrado roux, e em que o artigo concentrado sólido permita ouso de embalagens alternativas do que as embalagens de adesão firmehabituais. Ainda, os concentrados sólidos assim preparados devem tambémpermitir o esfarelamento por entre os dedos (isto é, pela força da mão, semferramentas e de razoável facilidade) como tal é o modo em que taisconcentrados, por exemplo, para temperos são geralmente aplicados (isto é, oscubos não devem ser duros como pedra). Embora, por exemplo, osconcentrados para a preparação de um caldo ou molho não sejam sempreesfareláveis, também é preferível para os mesmos que eles possam seresfareláveis, a medida que o contrário (cubos dos duros como pedra)geralmente também significa que eles demoram muito para dissolver ouderreter. De preferência, os artigos concentrados quando embalados, devempermanecer estáveis.
Os documentos EP 1.214.895 e WO 98/12934 descrevemprocessos para a preparação de partículas concentradas comestíveis com altoteor em gordura (de 25 a 39% e de 15 a 35%, respectivamente) ao primeiro derretera gordura, seguido pela mistura na gordura de ingredientes particulados, seguidopela moldagem em uma fôrma e o resfriamento para solidificar.
O documento EP 1.491.101 descreve a fabricação de caldo emforma de mármore ou cubos de tempero, preparados pela compactação comcilindros de uma mistura particulada.
Descrição Resumida da Invenção
Foi descoberto que as misturas de particulados (secos) como osal, amido ou farinha, substâncias que proporcionam sabor ou tempero podemser fabricadas em artigos concentrados sólidos (por exemplo, partículas demais do que 0,04 g de matéria, de preferência, de mais do que 0,05 g dematéria) ao compactar por cilindros a mistura, e que tal artigo concentradocompactado por cilindros permite as diferentes opções de embalagem do queos cubos ou tabletes convencionalmente embalados firmemente, e ditosconcentrados sólidos não necessitam ser duros como pedra, isto é, eles podemainda ser esfareláveis entre os dedos. O compactador cilíndrico também éreferido como prensa cilíndrica ou rolo cilíndrico.
Deste modo, a presente invenção refere-se a um processo para apreparação de um artigo concentrado sólido embalado para a preparação deum caldo, sopa, molho, molho espesso ou roux ou para o uso como tempero,em que o artigo concentrado compreende (em peso da composição total):
- de 2 a 70% (5 a 50%) de sal e/ou de 1 a 70% (de preferência,de 1 a 40%) de amido ou farinha, e um ou mais de:
- de 3 a 60% (de preferência, de 5 a 40%) de gordura,
- de 10 a 95% de substância que proporciona sabor e/ou temperoincluindo as ervas, condimentos, pós ou particulados vegetais, flavorizantes,intensificadores de sabor, açúcar,
em que os processos compreendem as etapas de:
(a) mistura dos ingredientes,(b) moldagem por compressão de uma porção dos ingredientesmisturados em (a) em um artigo concentrado sólido ao passar o compactadorcilíndrico utilizando um par de cilindros, em que pelo menos um dos cilindros dopar possui moldes,
(c) embalagem do artigo concentrado sólido obtido em (b) em umrecipiente, em que o recipiente, quando fechado, possui um volume que é pelomenos 10% maior do que o volume do artigo concentrado sólido.
De preferência, o artigo produzido pela etapa (b) possui um pesode 0,04 a 30 g, de preferência, de 0,05 a 30 g, de maior preferência, de 0,5 a20 g e, de maior preferência, de 1 a 12 g.
A presente invenção refere-se ainda a artigo concentrado sólidoembalado que pode ser preparado pelo processo acima: isto é, a presente invençãorefere-se ainda a um artigo concentrado sólido embalado para a preparação decaldo, sopa, molho, molho espesso ou roux ou para o uso como tempero, em que oartigo concentrado compreende (em peso da composição final):
- de 2 a 70% (de preferência, de 5 a 50%) de sal e/ou de 1 a 70%(de preferência, de 1 a 40%) de amido ou farinha, e um ou mais de:
- de 3 a 60% (de preferência, de 5 a 40%) de gordura,
- de 10a 95% de substância que proporciona sabor e/ou temperoincluindo as ervas, condimèntos, pós ou particulados vegetais, flavorizantes,intensificadores de sabor, açúcar,
em que a partícula está em um formato que possui um ladoconvexo com um lado plano oposto ou (de preferência) dois lados convexosopostos e possui um peso de 0,04 a 30 g, de preferência, de 0,05 a 30 g, demaior preferência, de 0,5 a 20 g e, de maior preferência, ainda, de 1 a 12 g, eem que a embalagem quando fechada, possui um volume que é pelo menos10% maior do que o volume do artigo concentrado sólido na embalagem.
A presente invenção refere-se ainda ao uso de um artigo concentradosólido embalado, conforme definido acima e abaixo para a preparação de um caldo,sopa, molho, molho espesso ou roux ou para o uso como tempero.
Descrição Detalhada da Invenção
A compactação por cilindro (também denominado briquetagem,compactação por rolo, ou preparado pela prensa com rolo, todos os quais sãoreferidos no presente como compactação por cilindro) é, por exemplo, descritapara outros materiais, por exemplo, no documento EP 1120436 e por P.Guignon e O. Simon em: Powder Technology 130, pág 41 a 48, 2003.
A compactação por cilindros significa alimentar o material entreum par de cilindros (rolos), em que o par de cilindros possui seu eixo derotação alinhado horizontalmente e a superfície de circunferência de ambos osrolos uma defronte a outra. Pelo menos, um dos rolos, de preferência, ambosos rolos, possuem moldes para modular a matéria. A ação dos cilindrospressiona a matéria junta no molde e pela rotação adicional a matéria égeralmente liberada. Os moldes são, de preferência, moldes côncavos. Osmoldes côncavos típicos nos cilindros são moldes no formato de duas metadesde um pellet, lentilha, briquete, seixo, drágea, travesseiro, ovo ou bola: emoperação, ambas as metades do molde (no caso de dois rolos operadosjuntamente) irão formar a partícula concentrada no formato de um pellet,lentilha, briquete, seixo, drágea, travesseiro, ovo ou bola, respectivamente.
No processo de acordo com a presente invenção, pode serpreferido que o recipiente, quando fechado, possua um volume que é pelomenos 15% e, de maior preferência, pelo menos 20% maior do que o artigoconcentrado sólido. A palavra "recipiente" deve ser interpretada como umaembalagem que envolve o artigo concentrado. Ela pode ser preparada de umaampla variedade de materiais. Isto não significa necessariamente que ela selehermeticamente o artigo concentrado do ambiente, mas ela pode significar isto.Ela pode ser rígida, flexível ou algo entre ambos, ou uma combinação dematerial rígido ou flexível. A embalagem pode ser parcialmente ou inteiramentetransparente. A embalagem pode ser fechada novamente tal como um potecom uma tampa de rosca.
Os artigos concentrados de acordo com a presente invençãopodem estar, cada um, em um (volume de) recipiente separado. Asembalagens apropriadas para tais propósitos englobam a carteia, invólucropouco rígido, saco, bolsa ou invólucro de plástico (flowpack). Umamultiplicidade de concentrados em recipientes pode ser ligada juntas, talcomo, por exemplo, uma carteia na forma de uma tira ou folha, contendouma pluralidade de cavidades (seladas), em que cada cavidade contém umartigo concentrado de acordo com a presente invenção. Ademais, uminvólucro de plástico pode consistir de uma tira de cavidades ligadasjuntas, em que cada cavidade compreende um artigo concentrado deacordo com a presente invenção.
Também pode ser possível embalar uma pluralidade de artigosconcentrados sólidos como fabricado, conforme descrito no presente em umrecipiente. Por conseguinte, a presente invenção também se refere a umprocesso de acordo com a presente invenção em que uma pluralidade deartigos concentrados sólidos, conforme obtidos pela etapa (b) do processo, éembalada juntamente em um recipiente. Embalada juntamente significa nopresente que um único recipiente de embalagem compreende mais do que umconcentrado sólido. Geralmente, irá significar que os concentrados sólidosestão em contato entre si. Os recipientes apropriados para tal compreende: umvaso, pote, lata, latão, caixa, saco, bolsa, invólucro de plástico, sache ouembalagem doypack (envoltório flexível vertical).
No processo de acordo com a presente invenção, o nível degordura é, de preferência, de 3 a 45% (em peso dos ingredientes comprimidostotais), de maior preferência, de 15 a 45% (em peso), de maior preferência,ainda, de 20 a 45% (em peso), em particular, para caldos de carne, sopas etemperos. Para as formulações com alto teor de gordura (por exemplo, molhos,molhos espessos, roux), o nível de gordura pode ser preferido a ser de 10 a70% ou de 10 a 60% (em peso dos ingredientes dos ingredientes comprimidostotais), de maior preferência, de 20 a 60% (em peso). A gordura utilizada noprocesso e o produto de acordo com a presente invenção é, de preferência,sólida na temperatura ambiente, de preferência, a gordura possui um ponto defusão acima de 35° C, de maior preferência, acima 40° C. Entretanto, parte dagordura, até 5% ou mesmo 10% da quantidade total de gordura pode ser umagordura de menor ponto de fusão (por exemplo, gordura de galinha) ou um óleolíquido. A gordura sólida utilizada está, de preferência, na forma de flocos ou degordura em pó. Parte da gordura pode ser gordura disfarçada: como umacomposição contendo gordura, tal como um creme/ branqueador. Para opropósito da presente invenção, a gordura em tal creme será calculada comosendo parte de 3 a 60% de gordura. O uso de tal creme é, em particular,preferido quando níveis muito altos de gordura (por exemplo, acima de 45 ou50% de gordura total na composição total) são desejados. Embora as gordurasutilizadas na presente invenção sejam principalmente de triglicerídeos de ácidograxo, a fração de gordura pode também compreender estanóis (vegeta) ouesteróis (vegetal) como parte da fração de gordura.
Na presente invenção, o sal é, de preferência, o cloreto de sódio e/oude potássio. A farinha pode ser de origem convencional, por exemplo, farinha demilho, trigo, arroz, centeio. O amido pode ser natural e/ou modificado (quimicamentee/ou fisicamente). As substâncias que proporcionam sabor e/ou tempero podemcompreender um ou mais de: ervas (secas) (pequenas folhas, partes de folhas,ervas moídas), temperos vegetais ou sabor de carne, hidrolisado ou extrato vegetal,de carne, peixe ou levedura, pós ou particulados de vegetais secos ou frutas (osparticulados não devem, de preferência, ser muito grandes, por exemplo, menos doque 30% do tamanho do concentrado sólido).
Os artigos compactados por cilindros de acordo com apresente invenção podem ainda compreender a maltodextrina em umaquantidade de 2 a 20% em peso, tal como, por exemplo, um auxiliar doprocessamento. Opcionalmente, a umidade (por exemplo, de 2 a 10%)pode ser adicionada à mistura para ser compactada pelo cilindro, para, porexemplo, facilitar a coesão do material.
Se no compactador cilíndrico um rolo for utilizado possuindomoldes (côncavos) formando um par com um cilindro plano, os artigosconcentrados produzidos podem possuir um formato do qual um lado é plano eo outro lado pode estar no formato de metade de um pellet, lentilha, briquete,drágea, travesseiro, ovo ou bola. Se os pares de cilindros forem utilizados nopresente processo com pares de moldes (côncavos), os concentrados podemestar na forma de pellet, lentilha, briquete, drágea, travesseiro (opcionalmenteaplainados), ovo ou bola (opcionalmente aplainada). No último caso, osconcentrados possuirão dois lados convexos opostos entre si. Tal pode serpreferido ao invés de um lado plano e um lado convexo.
O material a ser moldado também pode compreenderingredientes de diferentes aparências, por exemplo, diferentes cores. Taisingredientes de colorações diferentes podem ser grânulos razoavelmentegrandes, tal que os objetos em forma de mármore podem ser obtidos. Omaterial de alimentação também pode ser selecionados tal que as múltiplasfases podem ser distinguidas (por exemplo, visualmente ou pelo toque) nostemperos, concentrados de sopas ou molhos moldados resultantes. Ele podeser obtido como acima, pela utilização de ingredientes de diferentescolorações, opcionalmente os ingredientes podem estar na forma de grânulos.
Embora em teoria seja possível com o processo, conformeespecificado acima, a fabricação um intervalo de formatos diferentes deconcentrados, pode ser preferido que os moldes estejam no formato de meiopellet, lentilha, briquete, seixo, drágea, travesseiro, (opcionalmente todos comextremidades agudas ou arredondadas) ou o formato de meia bola, ou oformato de metade de uma bola aplainada ou o formato de meio ovolongitudinal (opcionalmente aplainado). Os concentrados assim produzidospodem então possuir o formato de um pellet, lentilha, briquete, seixo, drágea,travesseiro (com ou sem extremidades arredondadas), o formato de uma bola(aplainada) ou de um ovo (possivelmente aplainado), respectivamente. Sãopossíveis muitos formatos diferentes. Pode ser preferível possuir formas demoldes sem extremidades agudas, para facilitar a liberação do materialmoldado do molde. Os moldes podem ser assimétricos ou diferentes em ambosos rolos. Outra opção seria possuir relevo (positivo ou negativo) em um ou maisdos moldes, tal que as partículas moldadas podem ser feitas com a decoraçãoem relevo, por exemplo, letras, símbolos, figuras, marcas, etc.
Em teoria, todos os tipos e tamanhos são possíveis para osmoldes, mas pode ser preferível que a área de superfície de um molde seja,pelo menos, de 0,2 (de preferência, pelo menos, 0,3, de maior preferência, pelomenos 0,5) cm2. Pode ser preferível que a área de superfície de um molde sejamenos de 50 cm2.
Foi descoberto que se o tamanho pequeno para os concentradosforem preferidos, por exemplo, concentrados (das composições do presente)do formato tipo pellet ou lentilha, (ou travesseiros, seixos, briquetes, etc) quepossuem um peso (por partícula) de 0,04 a 4 gramas, de preferência, de 0,05 a4 g, de maior preferência, de 0,05 a 2 g, de maior preferência, ainda, de 0,05 a1 g, a técnica da presente invenção é bem apropriada para a preparação detais com alta produção. Os moldes para tais partículas relativamente pequenaspossuem, de preferência, uma área de superfície de 0,2 a 3, de preferência, de0,3 a 1,5, de maior preferência, de 0,3 a 1 cm2. Para a produção de partículasde maior tamanho, de acordo com a presente invenção (por exemplo,travesseiros, briquetes, seixos) que possuem, por exemplo, um peso de 1 a 30g, de preferência, de 1 a 20 g, e de maior preferência, de 1 a 12 g, os moldesdo(s) cilindro(s) possui(em) de preferência, tal tamanho que a área desuperfície dos moldes é, de preferência, de 0,5 a 20, de preferência, de 1 a 20,de maior preferência, de 2 a 10 cm2. Assim, além de tudo o artigo concentradopossui, de preferência, um peso de 0,04 a 30 g, de maior preferência, de 0,05 a20 g, de maior preferência, ainda, de 0,05 a 12 g.
Um arranjo preferido pode ser visto na Figura 3 do documento EP1.120.436, em que a alimentação ao par de cilindros é realizada por um depósitoalimentador ou por alimentador helicoidal, mas os outros mecanismos dealimentação conforme conhecidos no estado da técnica podem ser utilizados, porexemplo, utilizando a gravidade. Os cilindros e o mecanismo de alimentação podemcompreender um equipamento adicional como, por exemplo, raspadeiras, peneiras,mecanismos de transporte para o transporte do material de alimentação ou dosartigos moldados, equipamento de embalagem, cintos de transportes, equipamentode separação, máquinas de Flow pack ou Multi pack. Ademais, um mecanismo decondução para os cilindros será, em geral, parte deste, por exemplo, um motor e/oucaixa de cambio, e o controle da velocidade e da pressão dos cilindros. O grau decompactação, bem como a densidade podem ser ajustados ao regular a velocidadedos cilindros e/ou a velocidade de alimentação do material dos rolos.
Uma vantagem da presente invenção sobre as técnicas tais comoextrusão é que o produto em moldagem não é submetido ao calor formado noequipamento de moldagem em si (por exemplo, por fricção), enquanto quepouco ou nenhum calor é formado na moldagem da mistura. Ele pode não sernecessário para a maioria das aplicações, mas os cilindros podem seraquecidos ou resfriados. A mistura a ser compactada e moldada, depreferência, não é derretida e/ou aquecida antes da alimentação nos rolos.O processo de acordo com a presente invenção pode ser utilizadopara preparar concentrados sólidos embalados para diversas aplicações (parapreparar um caldo, caldo de carne, sopa, molho, como finalizador de molho ousopa, molho espesso, finalizador de molho espesso, roux ou para o uso comotempero), contanto que eles possuam a composição geral conforme descritoacima e sejam embalados ao longo das linhas conforme especificado acima.
A presente invenção refere-se ainda a (para o uso de) umaembalagem de concentrado de caldo ou caldo de carne sólido ou artigo detempero sólido moldado seguindo o processo de acordo com a presenteinvenção, compreendendo (% em peso da composição total):
(a) de 2 a 70% (de preferência, de 10 a 60%) de sal,
(b) de 10 a 95% (de preferência, de 15 a 80%) de uma substânciaque proporciona sabor e/ou tempero incluindo ervas, condimentos, particuladosou pós vegetais, flavorizantes, intensificadores de sabor,
(c) de 0 a 30% (de preferência, de 0 a 10%) de açúcar,
(d) de 0 a 20% de amido ou farinha,
(e) de 3 a 40% (de preferência, de 5 a 20%) de gordura,
(f) opcionalmente de 2 a 20% de maltodextrina,
(g) opcionalmente umidade,
em que o artigo está em uma fôrma que possui um lado convexocom um lado plano oposto ou dois lados convexos opostos e possui um pesode 0,04 a 30 g, de preferência, de 0,05 a 30 g, de maior preferência, de 0,5 a20 g e, de maior preferência, ainda, de 1 a 12 g, em que a embalagem, quandofechada, possui um volume que é pelo menos 10% maior (de preferência, pelomenos 15%, de maior preferência, pelo menos, 20%) do que o volume doartigo concentrado sólido na embalagem.
A presente invenção também se refere, portanto, a um processode compactação por cilindros da mistura acima, seguido pela embalagem do artigoconcentrado sólido em um recipiente, em que o recipiente, quando fechado, possuium volume que é pelo menos 10%, de preferência, pelo menos 15%, de maiorpreferência, pelo menos 20% maior do que o volume do artigo concentrado sólido.
A presente invenção refere-se ainda a (para o uso de) um artigode concentrado de sopa (outro que o caldo ou caldo de carne) sólido embaladomoldado seguindo o processo de acordo com a presente invenção,compreendendo (% em peso da composição total):
(a) de 3 a 30% (de preferência, de 5 a 20%) de sal,
(b) de 10 a 95% (de preferência, de 15 a 80%) de uma substânciaque proporciona sabor e/ou tempero incluindo ervas, condimentos, particuladosou pós vegetais, flavorizantes, intensificadores de sabor,
(c) de 0 a 15% de açúcar,
(d) de 0,5 a 50% (de preferência, de 1 a 30%) de amido ou farinha,
(e) de 3 a 25% (de preferência, de 3 a 10%) de gordura,
(f) opcionalmente de 2 a 20% de maltodextrina,
(g) opcionalmente umidade,
em que o artigo está em uma fôrma que possui um lado convexocom um lado plano oposto ou dois lados convexos opostos e possui um pesode 0,04 a 30 g, de preferência, de 0,05 a 30 g, de maior preferência, de 0,5 a20 g e, de maior preferência, ainda, de 1 a 12 g, em que a embalagem, quandofechada, possui um volume que é pelo menos 10% maior (de preferência, pelomenos 15%, de maior preferência, pelo menos, 20%) do que o volume doartigo concentrado sólido na embalagem.
A presente invenção também se refere, portanto, a um processo decompactação por cilindros da mistura acima, seguido pela embalagem do artigoconcentrado sólido em um recipiente, em que o recipiente, quando fechado, possuium volume que é pelo menos 10%, de preferência, pelo menos 15%, de maiorpreferência, pelo menos 20% maior do que o volume do artigo concentrado sólido.A presente invenção refere-se ainda a (para o uso de) um artigo deconcentrado a base de noux embalado moldado seguindo o processo de acordocom a presente invenção, compreendendo (% em peso da composição total):
(a) de 35 a 70% de amido ou farinha,
(b) de 30 a 65% de gordura,
(c) opcionalmente de 2 a 20% de maltodextrina,
(d) opcionalmente umidade,
em que o artigo está em uma fôrma que possui um lado convexocom um lado plano oposto ou dois lados convexos opostos e possui um pesode 0,04 a 30 g, de preferência, de 0,05 a 30 g, de maior preferência, de 0,5 a20 g e, de maior preferência, ainda, de 1 a 12 g, em que a embalagem, quandofechada, possui um volume que é pelo menos 10% maior (de preferência, pelomenos 15%, de maior preferência, pelo menos, 20%) do que o volume doartigo concentrado sólido na embalagem.
A presente invenção também se refere, portanto, a um processode compactação por cilindros da mistura acima, seguido pela embalagem doartigo concentrado sólido em um recipiente, em que o recipiente, quandofechado, possui um volume que é de pelo menos 10%, de preferência, pelomenos 15%, de maior preferência, pelo menos 20% maior do que o volume doartigo concentrado sólido.
Para os artigos de acordo com a presente invenção e tambémpara os artigos conforme especificados acima, pode ser preferível que orecipiente, quando fechado, possui um volume que é de pelo menos 15%, depreferência, pelo menos 20% maior do que o volume do artigo concentradosólido. A palavra "recipiente" deve ser interpretada como uma embalagem queenvolve o artigo concentrado. Ela pode ser preparada de uma variedade demateriais. Ela não significa necessariamente que é sela hermeticamente oartigo concentrado do ambiente, mas ela pode significar isto. Ela pode ser rígida,flexível ou algo entre ambos, ou uma combinação de material rígido ou flexível. Aembalagem pode ser parcialmente ou inteiramente transparente. A embalagempode ser fechada novamente tal como um pote com uma tampa de rosca.
Os artigos concentrados de acordo com a presente invençãopodem estar, cada um, em um recipiente separado. As embalagensapropriadas para tais propósitos englobam a carteia, invólucro pouco rígido,saco, bolsa ou invólucro de plástico (flowpack). Uma multiplicidade deconcentrados em recipientes pode ser ligada juntas, tal como, por exemplo,uma carteia na forma de uma tira ou folha, contendo uma pluralidade decavidades (seladas), em que cada cavidade contém um artigo concentrado deacordo com a presente invenção. Ademais, um invólucro de plástico podeconsistir de uma tira de cavidades ligadas juntas, em que cada cavidadecompreende um artigo concentrado de acordo com a presente invenção.
Também pode ser possível embalar uma pluralidade de artigosconcentrados sólidos como fabricado, conforme descrito no presente em umrecipiente. Por conseguinte, a presente invenção também se refere a umprocesso de acordo com a presente invenção em que uma pluralidade deartigos concentrados sólidos, conforme obtidos pela etapa (b) do processo, éembalada juntamente em um recipiente. Embalada juntamente significa nopresente que um único recipiente de embalagem compreende mais do que umconcentrado sólido. Geralmente, irá significar que os concentrados sólidosestão em contato entre si. Os recipientes apropriados para tal compreendem:um vaso, pote, lata, latão, caixa, saco, bolsa, invólucro de plástico, sache ouembalagem doypack (envoltório flexível vertical).
A presente invenção refere-se ainda ao uso de um artigoconcentrado sólido embalado para a preparação de um caldo, sopa, molho,molho espesso ou roux ou para o uso como tempero, em que o artigoconcentrado compreende (em peso da composição total):- de 2 a 70% (5 a 50%) de sal e/ou de 1 a 70% (de preferência,de 1 a 40%) de amido ou farinha, e um ou mais de:
- de 3 a 60% (de preferência, de 5 a 40%) de gordura,
- de 10 a 95% de substância que proporciona sabor e/ou temperoincluindo as ervas, condimentos, pós ou particulados vegetais, flavorizantes,intensificadores de sabor, açúcar,
- opcionalmente umidade,
em que a partícula está em um formato que possui um ladoconvexo com um lado plano oposto ou dois lados convexos opostos e possuium peso de 0,04 a 30 g, de preferência, de 0,05 a 30 g, de maior preferência,de 0,5 a 20 g e, de maior preferência, ainda, de 1 a 12 g, e em que aembalagem quando fechada, possui um volume que é pelo menos 10% maiordo que o volume do artigo concentrado sólido na embalagem.
A presente invenção também se refere ao uso de tal concentrado, emque o artigo concentrado sólido é dissolvido na comida, no prato, ou em um líquidoaquoso ou derretido em ou com a comida, no prato ou em um líquido aquoso.
A presente invenção refere-se ainda ao uso do concentradosendo esfarelado em uma comida, um prato, em uma panela, durante ou apósa preparação do alimento ou um prato.
Exemplos
Diversas misturas para concentrados de temperos, sopas emolhos são submetidas ao equipamento de moldagem similar à Figura 3 dodocumento EP 1.120.436. As misturas utilizadas e o modo pelo qual elas foramprocessas é especificado abaixo.
Exemplo 1
Tempero de Galinha com Base em Gordura para o Formato de Travesseiro
Todos os ingredientes na Tabela 1, exceto os flocos de gorduraforam misturados em um misturador de relha a 120 rpm por 2 minutos. Então,os flocos de gordura de palma foram adicionados. A mistura foi continuada por7 minutos. A temperatura do produto final era de 35 a 40° C.
A mistura foi adicionada no depósito alimentador do equipamentode moldagem conforme mencionado acima. Os moldes do cilindro eram de 33χ 19 mm, 2 linhas de 25 moldes em cada rolo. Velocidade do parafuso dealimentação: 55 rpm. Velocidade dos cilindros: 5 rpm. Pressão de 45 a 50 kN.
Os produtos resultantes eram pedaços em forma de travesseiro apropriadoscomo tempero de galinha para outros gêneros alimentícios, e os pedaços emforma de travesseiro poderiam ser esfarelados entre os dedos. Os pedaços emformato de travesseiro então obtidos possuíam um volume de cerca de 4,5 ml.
Os artigos então obtidos foram embalados como segue: 12 pedaços em umdoy pack de 200 ml, bem como 20 pedaços em uma caixa de papelão de 150ml. A embalagem adequada seria de 1 peça em uma embalagem comrevestimento interno em alumínio (flow wrap) de 10 ml.
Tabela 1
<table>table see original document page 18</column></row><table>
Exemplo 2Pedaços em Forma de Travesseiro de Caldo Vegetal
Todos os ingredientes na Tabela 2, exceto as ervas, pedaços devegetais e flocos de gordura, foram misturados em um misturador de relha a120 rpm por 1 minuto. Durante a mistura os flocos foram adicionados. Amistura foi continuada por 3 minutos, após o que as ervas e os pedaçosvegetais foram adicionados. Mistura por mais 1 minuto a 60 rpm.
A mistura foi adicionada no depósito alimentador do equipamento demoldagem. Os moldes do cilindro eram de 20 χ 29 mm. Velocidade do parafuso dealimentação: 50 rpm. Velocidade dos cilindros: 10 rpm. Pressão de 25 a 30 kN.
Os produtos resultantes eram pedaços em forma de travesseiroapropriados como caldo vegetal na mistura com água quente, comparável emsabor e uso aos cubos de caldo vegetal convencionais, e eles poderiam seresfarelados entre os dedos. Os pedaços em formato de travesseiro entãoobtidos possuíam um volume de cerca de 4 ml. Os artigos então obtidos foramembalados como segue: 15 pedaços em um doy pack de 200 ml, bem como 1pedaço em uma carteia de 10 ml.
Tabela 2
<table>table see original document page 19</column></row><table><table>table see original document page 20</column></row><table>
Exemplo 3
Pedaços com Formato de Travesseiro de Caldo de Carne
Todos os ingredientes na Tabela 3, exceto a água e o extrato decarne, foram misturados em um misturador de relha a 120 rpm por 1 minuto. Aágua e o extrato de carne foram adicionados. A mistura foi continuada por 5minutos. A temperatura do composto após a mistura era de 35 a 40° C.
A mistura foi adicionada no depósito alimentador do equipamento demoldagem. Os moldes do cilindro eram de 20 χ 24 mm. Velocidade do parafuso dealimentação: 60 rpm. Velocidade dos cilindros: 5 rpm. Pressão de 40 a 45 kN.
Os produtos resultantes eram pedaços em forma de travesseiroapropriados como caldo de carne em agitação com água quente, comparávelem sabor e uso aos cubos de carne convencionais, e eles poderiam seresfarelados entre os dedos. Os pedaços em formato de travesseiro entãoobtidos possuíam um volume de cerca de 2,9 ml. Os artigos então obtidosforam embalados como segue: 30 pedaços em um doy pack de 200 ml. Aembalagem apropriada seria de 2 pedaços em uma carteia de 12 ml.
Tabela 3
<table>table see original document page 20</column></row><table><table>table see original document page 21</column></row><table>
Exemplo 4
Pedaços com Formato de Travesseiro de Sopa de Ervilha Amarela
Todos os ingredientes na Tabela 4, exceto os pedaços de bacondefumado, foram misturados em um misturador de relha a 120 rpm por 30segundos. Os pedaços de bacon defumado foram adicionados. A mistura foicontinuada por 8 minutos a 120 rpm. O produto foi alimentado através de umpeneira de moagem (30 mm) e misturado em um mistura de parafuso de baixocisalhamento por 1 minuto.
A mistura foi adicionada no depósito alimentador do equipamento demoldagem. Os moldes do cilindro eram de 20 χ 24 mm. Velocidade do parafuso dealimentação: 60 rpm. Velocidade dos cilindros: 5 rpm. Pressão de 55 a 60 kN.
Os produtos resultantes eram pedaços em forma de travesseiro(que poderiam ser esfarelados entre os dedos) apropriados para gerar umasopa de ervilha amarela em agitação com água quente, comparável em sabor euso aos concentrados de sopa de ervilha amarela conhecidos (Alemanha). Ospedaços em formato de travesseiro então obtidos possuíam um volume decerca de 2,9 ml. Os artigos então obtidos foram embalados como segue: 30pedaços em um doy pack de 200 ml, bem como 60 pedaços em um latão demetal quadrado de 350 ml. A embalagem apropriada seria de 5 pedaços emum flow wrap de 30 ml.
Tabela4<table>table see original document page 22</column></row><table>
Exemplo 5
Pedaços com Formato de Travesseiro de Galinha-Alho
Todos os ingredientes na Tabela 5, exceto os grãos de alho, folhasde salsa, flocos de gordura e água, foram misturados em um misturador de relha a120 rpm por 1 minuto. Durante a mistura a água e os flocos de gordura foramadicionados. A mistura continuou por 3 minutos. O produto foi alimentado atravésde um peneira de moagem (30 mm) e misturado em um misturador de parafuso debaixo cisalhamento por 1 minuto. Os grãos de olho e as folhas de salsa foramadicionadas. A mistura continuou por 3 minutos adicionais.
A mistura foi adicionada no depósito alimentador do equipamento demoldagem. Os moldes do cilindro eram de 20 χ 24 mm. Velocidade do parafuso dealimentação: 50 rpm. Velocidade dos cilindros: 6 rpm. Pressão de 35 a 40 kN.
Os produtos resultantes eram pedaços em forma de travesseiro(que poderiam ser esfarelados entre os dedos) apropriados como caldos dealho e galinha em agitação com água quente, comparável em sabor e uso aoscubos de caldos de galinha-alho convencionais. Os pedaços em formato detravesseiro então obtidos possuíam um volume de cerca de 2,9 ml. Os artigosentão obtidos foram embalados como segue: 30 pedaços em um doy pack de200 ml, bem como 60 pedaços em um latão de metal quadrado de 350 ml. Aembalagem apropriada seria de 5 pedaços em um flow wrap de 30 ml.
Tabela 5
<table>table see original document page 23</column></row><table>
Exemplo 6
Pedaços com Formato de Travesseiro de Molho Supréme
Todos os ingredientes na Tabela 6, exceto a gordura em pó e osflocos de gordura, foram misturados em um misturador de relha a 120 rpm por2 minutos. Durante a mistura os flocos de gordura foram adicionados. A misturacontinuou por 1 minuto. O produto foi alimentado através de um peneira demoagem (30 mm) e misturado em um misturador de parafuso de baixocisalhamento por 1 minuto. A gordura em pé foi adicionada. A misturacontinuou por 2 minutos adicionais. A mistura foi adicionada no depósitoalimentador do equipamento de moldagem. Os moldes do cilindro eram de 20 χ24 mm. Velocidade do parafuso de alimentação: 45 rpm. Velocidade doscilindros: 5 rpm. Pressão de 30 a 35 kN.
Os produtos resultantes eram pedaços em forma de travesseiroapropriados como molho suprême em agitação com água quente, comparávelem sabor e uso aos concentrados de molhos suprême convencionais, epoderiam ser esfarelados entre os dedos. Os pedaços em formato detravesseiro então obtidos possuíam um volume de cerca de 2,9 ml. Os artigosentão obtidos foram embalados como segue: 30 pedaços em um doy pack de200 ml. A embalagem apropriada seria de 2 pedaços em uma carteia de 30 ml.
Tabela 6
<table>table see original document page 24</column></row><table>
Exemplo 7
Pedaços com Formato de Travesseiro de RouxTodos os ingredientes na Tabela 7 foram misturados em umcortador Stephan a 1.500 rpm com raspadeiras. A mistura foisubseqüentemente aquecida a 120° C (por vapor indireto, duplo revestimento).
A umidade presente foi evaporada de 3 a 5% pela aplicação de vácuo. Oproduto foi cristalisado em uma correia de resfriamento. O roux cristalizado foigranulado em uma peneira granuladora.
A mistura foi alimentada aos cilindros do equipamento demoldagem por gravidade. Os moldes do cilindro eram de 14 χ 14 mm.Velocidade dos cilindros: 7 rpm. Pressão de 15 a 20 kN.
Os produtos resultantes eram pedaços de roux em forma detravesseiro apropriados para serem misturados com um líquido aquoso paraformarem um molho a base de roux com agitação e aquecimento, e poderiamser esfarelados entre os dedos. Os pedaços em formato de travesseiro entãoobtidos possuíam um volume de cerca de 0,8 ml. Os artigos então obtidosforam embalados como segue: 300 pedaços em um doy pack de 500 ml. Aembalagem apropriada seria de 10 pedaços em um flow wrap de 20 ml.
Tabela 7
<table>table see original document page 25</column></row><table>
Exemplo 8
Caldo Vegetal em Formato de Travesseiro
Tabela 8
<table>table see original document page 25</column></row><table><table>table see original document page 26</column></row><table>
Todos os ingredientes na Tabela 8, exceto as ervas, forammisturados em um misturador por cerca de 3 minutos; as ervas foram adicionadas emisturadas por mais 30 segundos. A mistura foi adicionada no depósito alimentadordo equipamento de moldagem (similar aos exemplos anteriores). Os moldes docilindro eram de 20 χ 24 mm. Velocidade do parafuso de alimentação: 60 rpm.Velocidade dos cilindros: 5 rpm. Pressão de 41 a 43 kN.
Os produtos resultantes eram pedaços de caldo vegetal em forma detravesseiro, apropriados para serem misturados com um líquido aquoso quentepara formar um caldo de vegetal, com agitação e aquecimento, e poderiam seresfarelados entre os dedos. Os pedaços em formato de travesseiro então obtidospossuíam um volume de cerca de 4,7 ml e um peso de cerca de 8 g.
Os artigos então obtidos foram embalados como segue: 10pedaços em um vaso de plástico quadrado de 100 ml, 30 pedaços em um latãode metal quadrado de 350 ml, 10 pedaços em uma bolsa de alumínio de 150ml, 12 pedaços em uma caixa de papelão quadrada de 166 ml, 1 pedaço emuma carteia de 9 ml. A embalagem apropriada seria de 2 pedaços em um flowwrap de 25 ml ou 1 pedaço em um flow wrap de 12 ml.
Exemplo 9
Caldo de GalinhaTabela 9
<table>table see original document page 27</column></row><table>
Todos os ingredientes na Tabela 9, exceto as ervas, forammisturados em um misturador por cerca de 3 minutos; as ervas foram adicionadas emisturadas por mais 30 segundos. A mistura foi adicionada no depósito alimentadordo equipamento de moldagem (similar aos exemplos anteriores). Os moldes docilindro eram de 17,5 χ 17,5 mm. Velocidade do parafuso de alimentação: 65 rpm.Velocidade dos cilindros: 7 rpm. Pressão de 43 a 45 kN.
Os produtos resultantes eram pedaços de caldo de galinha emforma de travesseiro, apropriados para serem misturados com um líquidoaquoso quente para formar um caldo de galinha, com agitação e aquecimento,e poderiam ser esfarelados entre os dedos. Os pedaços em formato detravesseiro então obtidos possuíam um volume de cerca de 2,4 ml e um pesode cerca de 4 g. Os artigos então obtidos foram embalados como segue: 20pedaços em um vaso de plástico quadrado de 200 ml, 60 pedaços em um latãode metal quadrado de 350 ml, 25 pedaços em uma bolsa de alumínio de 150ml, 12 pedaços em uma caixa de papelão quadrada de 166 ml. A embalagemapropriada seria de 3 pedaços em um flow wrap de 20 ml, 1 pedaço em umflow wrap de 7 ml, 1 pedaço em uma carteia de 5 ml.

Claims (19)

1. PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE UM ARTIGOCONCENTRADO SÓLIDO EMBALADO, para a preparação de um caldo decarne, sopa, molho, molho espesso ou roux ou para o uso como tempero, emque o artigo concentrado compreende (em peso da composição total):- de 2 a 70% de sal e/ou de 1 a 70% de amido ou farinha, e umou mais de:- de 3 a 60% de gordura,- de 10 a 95% de substância que proporciona sabor e/ou temperoincluindo as ervas, condimentos, pós ou particulados vegetais, flavorizantes,intensificadores de sabor, açúcar,em que os processos compreendem as etapas de:(a) mistura dos ingredientes,(b) moldagem por compressão de uma porção dos ingredientesmisturados em (a) em um artigo concentrado sólido ao passar o compactadorcilíndrico utilizando um par de cilindros, em que pelo menos um dos cilindros dopar possui moldes,(c) embalagem do artigo concentrado sólido obtido em (b) em umrecipiente, em que o recipiente, quando fechado, possui um volume que é pelomenos 10% maior do que o volume do artigo concentrado sólido.
2. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1, em que orecipiente, quando fechado, possua um volume que é pelo menos 15% e, demaior preferência, pelo menos 20% maior do que o volume do artigoconcentrado sólido.
3. PROCESSO, de acordo com as reivindicações 1 e 2, emque o recipiente é uma carteia, invólucro pouco rígido, saco, bolsa ou invólucrode plástico (flowpack).
4. PROCESSO, de acordo com as reivindicações 1 a 3, emque uma pluralidade de artigos concentrados sólidos, conforme obtidos pelaetapa (b), é embalada juntamente em um recipiente.
5. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 4, em que orecipiente é um vaso, pote, lata, latão, caixa, saco, bolsa, invólucro de plástico,sache ou embalagem doypack (envoltório flexível vertical).
6. PROCESSO, de acordo com as reivindicações 1 a 5, emque os ambos os cilindros dos pares de cilindros possuem moldes.
7. PROCESSO, de acordo com as reivindicações 1 a 6, emque os cilindros possuem moldes côncavos.
8. PROCESSO, de acordo com as reivindicações 1 a 7, emque os moldes na forma de metades de um pellet, lentilha, briquete, seixo,drágea, travesseiro, ovo (aplainados) ou bola (aplainadas).
9. ARTIGOS CONCENTRADOS SÓLIDOS EMBALADOS, quepodem ser preparados pelo processo acima: isto é, a presente invenção refere-seainda a um artigo concentrado sólido embalado para a preparação de caldo decarne, sopa, molho, molho espesso ou ioux ou para o uso como tempero, em que oartigo concentrado compreende (em peso da composição final):- de 2 a 70% de sal e/ou de 1 a 70% de amido ou farinha, e um ou mais de:- de 3 a 60% de gordura,- de 10 a 95% de substância que proporciona sabor e/ou temperoincluindo as ervas, condimentos, pós ou particulados vegetais, flavorizantes,intensificadores de sabor, açúcar,em que a partícula está em um formato que possui um ladoconvexo com um lado plano oposto ou dois lados convexos opostos e possuium peso de 0,04 a 30 g, de preferência, de 0,05 a 30 g, de maior preferência,de 0,5 a 20 g e, de maior preferência, ainda, de 1 a 12 g, e em que aembalagem quando fechada, possui um volume que é pelo menos 10% maiordo que o volume do artigo concentrado sólido na embalagem.
10. ARTIGO CONCENTRADO SÓLIDO EMBALADO, deacordo com a reivindicação 9, em que o recipiente, quando fechado, possui umvolume que é pelo menos 15% e, de maior preferência, pelo menos 20% maiordo que o volume do artigo concentrado sólido.
11. ARTIGO CONCENTRADO SÓLIDS EMBALADS, deacordo com as reivindicações 9 e 10, em que o recipiente é uma carteia,invólucro pouco rígido, saco, bolsa ou invólucro de plástico (flowpack).
12. ARTIGO CONCENTRADO SÓLIDO EMBALADO, deacordo com as reivindicações de 9 a 11, em que uma pluralidade de artigosconcentrados sólidos é embalada juntamente em um recipiente.
13. ARTIGO CONCENTRADO SÓLIDO EMBALADO, deacordo com as reivindicações 9 a 12, em que o recipiente é um vaso, pote, lata,latão, caixa, saco, bolsa, invólucro de plástico, sache ou embalagem doypack(envoltório flexível vertical).
14. ARTIGO CONCENTRADO SÓLIDO EMBALADO, de acordocom as reivindicações de 9 a 13, em que o artigo concentrado possui um peso de 0,04a 30 g, de preferência, de 0,05 a 20 g, de maior preferência, de 0,05 a 12 g.
15. ARTIGO CONCENTRADO SÓLIDO EMBALADO, deacordo com as reivindicações 9 a 14, em que os artigos concentrados estão naforma de pellet, lentilha, briquete, seixo, drágea, travesseiro, ovo ou bola.
16. ARTIGO CONCENTRADO SÓLIDO EMBALADO, deacordo com a reivindicação 9 a 15, em que as múltiplas fases podem serdistinguidas pela visão ou pelo toque.
17. USO DE UM ARTIGO CONCENTRADO SÓLIDOEMBALADO, para a preparação de um caldo de carne, sopa, molho, molhoespesso ou roux ou para o uso como tempero, em que o artigo concentradocompreende (em peso da composição total):- de 2 a 70% de sal e/ou de 1 a 70% de amido ou farinha, e umou mais de:- de 3 a 60% de gordura,- de 10 a 95% de uma substância que proporciona sabor e/outempero incluindo as ervas, condimentos, pós ou particulados vegetais,flavorizantes, intensificadores de sabor, açúcar,- opcionalmente umidade,em que a partícula está em um formato que possui um ladoconvexo com um lado plano oposto ou dois lados convexos opostos e possuium peso de 0,04 a 30 g, de preferência, de 0,05 a 30 g, de maior preferência,de 0,5 a 20 g e, de maior preferência, ainda, de 1 a 12 g, e em que aembalagem quando fechada, possui um volume que é pelo menos 10% maiordo que o volume do artigo concentrado sólido na embalagem.
18. USO, de acordo com a reivindicação 17, em que oconcentrado é esfarelado sobre a comida, um prato, em uma panela, duranteou após a preparação do alimento ou um prato.
19. USO, de acordo com a reivindicação 17, em que o artigoconcentrado é dissolvido na comida, no prato, ou em um líquido aquoso ouderretido em ou com a comida, no prato ou em um líquido aquoso.
BRPI0611471-7A 2005-04-18 2006-03-07 processo para a preparação de um artigo concentrado sólido embalado, artigos concentrados sólidos embalados e uso de um artigo concentrado sólido embalado BRPI0611471A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05075908.3 2005-04-18
EP05075908 2005-04-18
PCT/EP2006/002098 WO2006111220A1 (en) 2005-04-18 2006-03-07 Packaged solid concentrates for preparing a bouillon, soup, sauce, gravy or roux or for use as a seasoning and process for preparing the same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0611471A2 true BRPI0611471A2 (pt) 2010-09-08

Family

ID=35033417

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611471-7A BRPI0611471A2 (pt) 2005-04-18 2006-03-07 processo para a preparação de um artigo concentrado sólido embalado, artigos concentrados sólidos embalados e uso de um artigo concentrado sólido embalado

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1871184A1 (pt)
AR (1) AR053361A1 (pt)
BR (1) BRPI0611471A2 (pt)
MX (1) MX2007012945A (pt)
RU (1) RU2417034C2 (pt)
WO (1) WO2006111220A1 (pt)
ZA (1) ZA200708794B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2008055537A1 (en) * 2006-11-06 2008-05-15 Nestec S.A. A stock article
PL2095716T3 (pl) * 2008-02-19 2011-09-30 Nestec Sa Kapsułka kulinarna
GB0916042D0 (en) * 2009-09-14 2009-10-28 Dunbia Northern Ireland Improvements in and relating to foodstuffs
BR112014008857A2 (pt) 2011-11-04 2017-04-11 Unilever Nv concentrado sólido de alimentos e processo para a preparação
FR2996729A1 (fr) * 2012-10-16 2014-04-18 Nutrionix Galet salant alimentaire soluble
RU2550042C1 (ru) * 2013-11-25 2015-05-10 Общество с ограниченной ответственностью "Маревен Фуд Сэнтрал" Способ получения жирового соуса
CN107205450A (zh) * 2015-01-30 2017-09-26 不二制油集团控股株式会社 耐热性固体油面酱的制造方法
JP6092291B2 (ja) * 2015-05-07 2017-03-08 ヱスビー食品株式会社 小麦粉ルウの製造方法および小麦粉ルウおよびそれを用いたカレールウおよびシチュールウ
AU2016368390B2 (en) * 2015-12-10 2020-11-12 Société des Produits Nestlé S.A. Culinary seasoning or bouillon tablet
BR112019004087A2 (pt) * 2016-10-31 2019-05-28 Nestec Sa tablete de caldo duro
WO2018149604A1 (en) 2017-02-17 2018-08-23 Unilever N.V. Process for the preparation of a shaped savoury concentrate

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE409526A (pt) *
US3431112A (en) * 1965-02-15 1969-03-04 Pillsbury Co Food bar and method for making
DE2433650C3 (de) * 1974-07-12 1980-05-29 Milupa Ag, 6382 Friedrichsdorf Verfahren zur Herstellung eines eßf ertigen Preßlings
ZA978012B (en) * 1996-09-23 1999-03-09 Nestle Sa Cookin aid
EP0888723B1 (fr) * 1997-07-04 2003-03-26 Societe Des Produits Nestle S.A. Aide culinaire de type bûchette
EP1138211A1 (fr) * 2000-03-29 2001-10-04 Societe Des Produits Nestle S.A. Aide culinaire
EP1214895A1 (fr) * 2000-12-15 2002-06-19 Societe Des Produits Nestle S.A. Aide culinaire
EP1269863A1 (en) * 2001-06-20 2003-01-02 Societe Des Produits Nestle S.A. Soft bouillon tablet
PT1491101E (pt) * 2003-06-23 2007-02-28 Unilever Nv Cubo de caldo, caldo de carne, sopa, molho ou tempero, com aspecto de mármore e processo para a preparação dos mesmo

Also Published As

Publication number Publication date
RU2007142448A (ru) 2009-05-27
RU2417034C2 (ru) 2011-04-27
WO2006111220A1 (en) 2006-10-26
EP1871184A1 (en) 2008-01-02
ZA200708794B (en) 2009-01-28
AR053361A1 (es) 2007-05-02
MX2007012945A (es) 2008-01-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0611471A2 (pt) processo para a preparação de um artigo concentrado sólido embalado, artigos concentrados sólidos embalados e uso de um artigo concentrado sólido embalado
EP1993385B1 (en) Packaging comprising one or more of coated solid concentrates for preparing a bouillon soup, sauce or gravy or for use as a seasoning and process for preparing the same
ES2632416T3 (es) Proceso para comprimido de consomé
EP1491101B1 (en) Marbled bouillon, broth, soup, sauce or seasoning cube and process for preparing the same
CN1305398C (zh) 一种保健方便粉条的制作方法
JP6094825B2 (ja) 複合粉末だし取り用調味料およびその製造方法
RU2005129888A (ru) Способ производства формованного мясного продукта для школьного питания
CN101223953A (zh) 一种方便粉丝的制作方法
EP4142517B1 (en) Composition for making bouillons
KR200382035Y1 (ko) 조미된 건더기 스프블럭이 부착된 면스프블럭
KR20170137981A (ko) 식용 가능한 라면 수프 포장지 및 그 제조방법
RU2409293C2 (ru) Упакованные в контейнер твердые, покрытые оболочкой изделия концентрата для приготовления бульона, супа, соуса, заправки для соуса, подливки или для применения в качестве приправы, способ их производства и способ приготовления блюд с их применением
CN202552051U (zh) 一种方便米
CN106616750A (zh) 一种速食骨汤饭和炒饭及其制作方法
CN101461488A (zh) 浓汤方便粉丝制作方法
JPH11239461A (ja) 即席顆粒だし食品およびその製造方法
CN111838615A (zh) 一种使用方便快捷的新型食用调料包及加工方法
CN100362941C (zh) 具有完全营养和保健功能的汤料
CN103371374B (zh) 含油肉粒粉末的制造方法以及使用该方法制备的调味剂
JPH03151847A (ja) 塊粒状調味料
JPH0928295A (ja) 粉末茶を固形化したお茶
CN104431937A (zh) 一种营养调味颗粒的生产方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM OS ARTIGOS 8O E 13 DA LPI.

B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A23L 23/10 (2016.01), A23P 10/25 (2016.01), A23P 1