“MÉTODO QUE EMPREGA UM APARELHO PARA PREPARAR UMA BEBIDA ADEQUADA PARA CONSUMO, E, APARELHO PARA PREPARAR UMA BEBIDA ADEQUADA PARA CONSUMO” A invenção refere-se a um método para preparar uma bebida adequada para consumo de pelo menos dois ingredientes e uma quantidade de líquido, tal como água, que é suprida aos ingredientes. em que o primeiro ingrediente compreende uma substância a ser extraída ou a ser dissolvida com um líquido e um segundo ingrediente compreende uma substância a ser extraída ou a ser dissolvida com um líquido. A invenção também refere-se a um aparelho para preparar uma bebida adequada para consumo por pelo menos dois ingredientes e uma quantidade de líquido, tal como água, que é suprida aos ingredientes, em que um primeiro ingrediente compreende uma substância a ser extraída ou a ser dissolvida e um segundo ingrediente compreende uma substância a ser extraída ou a ser dissolvida; o aparelho sendo provido com pelo menos um sistema de retenção, para receber os primeiro e segundo ingredientes, o sistema de retenção sendo provido com pelo menos uma abertura de influxo e pelo menos uma abertura de efluxo e dispositivo de suprimento de líquido para durante o uso, suprindo um líquido a pelo menos uma abertura de influxo do sistema de retenção.
Tal método é conhecido pelo pedido de patente internacional WO 04/018326. Aqui, o primeiro ingrediente compreende, por exemplo, uma substância a ser extraída, tal como café moído, e segundo ingrediente compreende uma substância a ser dissolvida, tal como leite em pó/em creme e similares. O primeiro ingrediente pode ser incluído em um primeiro compartimento formado por uma cobertura que é manufaturada, pelo menos substancialmente, de um material conformado em folha, tal como papel filtro. O segundo ingrediente é incluído no segundo compartimento, que é também pelo menos substancialmente formado por uma cobertura manufaturada de um material conformado em folha, tal como papel filtro. As primeira e segunda coberturas podem então ser fixamente interconectadas e formar um todo. Em uso. a água quente primeiro escoa, por exemplo, através do primeiro compartimento, de modo que um extrato de café é formado, após o que a água quente com as partículas de café escoa através do segundo compartimento, de modo que a substância solúvel dissolve-se. A bebida pronta então deixa a segunda cobertura. Após o que, em uma maneira conhecida, ar pode então ser chicoteado dentro da bebida pronta, de modo que o café, com uma fina camada de espuma borbulhante, é formado. Uma desvantagem do método conhecido é que a fina camada de espuma borbulhante tem uma cor marrom. O fato é que, quando a água quente flui através da cobertura, tanto as partículas de café como as partículas dissolvidas do segundo ingrediente são absorvidas na água quente. O objetivo da invenção é fornecer um método em que seja possível obter-se uma bebida pronta com, por exemplo, leite espumado flutuando sobre o extrato de café, de modo que um cappuccino real é obtido. Mais em geral, a invenção tem por objetivo prover um método em que os primeiro e segundo ingredientes dissolvem-se no líquido e/ou são extraídos de uma maneira de modo que os primeiro e segundo ingredientes não se dissolvam e/ou sejam extraídos simultaneamente e também de uma maneira de modo que os primeiro e segundo ingredientes sejam dissolvidos e/ou extraídos pelo menos parcialmente, independentemente entre si.
Para esse fim, o método de acordo com a presente invenção é caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: fornecer, durante pelo menos um primeiro período, aos primeiro e segundo ingredientes, o líquido tendo no máximo uma primeira temperatura para obter-se uma primeira parte de bebida, fornecer, durante pelo menos um segundo período, aos primeiro e segundo ingredientes, o líquido tendo pelo menos uma segunda temperatura para obter-se uma segunda parte de bebida; combinar as primeira e segunda partes de bebida, para obter-se a bebida, e selecionar os primeiro e segundo ingredientes e as primeira e segunda temperaturas, de uma maneira que, durante o primeiro período, o primeiro ingrediente dissolva-se ou seja extraído em um maior ou menor grau do que durante o segundo período e/ou que durante o primeiro período o segundo ingrediente dissolva-se ou seja extraído em um maior ou menor grau do que durante o segundo período, de modo que as primeira e segunda partes de bebida difiram entre si.
Parece que, com os aspectos de acordo com a presente invenção, isto é, suprindo-se aos primeiro e segundo ingredientes o líquido tendo, no máximo, a primeira temperatura durante um primeiro período, suprindo-se aos primeiro e segundo ingredientes o líquido tendo pelo menos a segunda temperatura durante o segundo período, é possível, em uma simples maneira, tomar independentes entre si os pontos de tempo em que os dois ingredientes dissolvem-se e/ou são extraídos e/ou na extensão em que os dois ingredientes dissolvem-se e/ou são extraídos.
Assim, uma primeira parte de bebida pode ser obtida que difere da segunda parte de bebida. Isto oferece a possibilidade, utilizando-se o fato de que a primeira parte de bebida difere da segunda parte de bebida, de então obter-se, quando combinando-se as primeira e segunda partes de bebida, uma bebida com desejadas propriedades. As quantidades das primeira e segunda partes de bebida podem, por exemplo, ser variada variando-se o comprimento do primeiro e segundo períodos. Se, subseqüentemente, as primeira e segunda partes de bebida forem combinadas para formar uma bebida pronta, o aroma e/ou aparência da bebida dependerão da quantidade das primeira e segunda partes de bebida. As primeira e segunda partes de bebida podem ser combinadas de modo que se misturem bem. Entretanto, é também possível que as primeira e segunda partes de bebida sejam combinadas de modo que não se misturem bem, a fim de que uma bebida seja obtida em que as primeira e segunda partes de bebida permaneçam separadas entre si, pelo menos em uma grande parte. Aqui, por exemplo, um cappuccino em que leite está presente no topo do extrato de café pode ser considerado.
Um possível exemplo é o seguinte. A substância a ser extraída compreende café moído. A primeira temperatura é selecionada de modo que, quando líquido, tendo no máximo a primeira temperatura, é supndo aos primeiro e segundo ingredientes, o primeiro ingrediente não é, pelo menos substancialmente, extraído. A segunda temperatura é também selecionada de modo que, quando o líquido tendo um temperatura mais elevada do que a segunda temperatura é suprido ao primeiro e segundo ingredientes, a primeiro ingrediente é extraído. Além disso, como segundo ingrediente um leite em pó/em creme é selecionado tendo como propriedade dissolver-se no líquido, quando a temperatura do líquido for menor do que a primeira temperatura e quando a temperatura for mais elevada do que a segunda temperatura. Quando, subseqüentemente, o primeiro período for mais cedo do que o segundo período, isto resulta no primeiro ingrediente não ser extraído durante o primeiro período, enquanto o segundo ingrediente não se dissolve. Aqui, a primeira parte de bebida consiste de leite, quando o líquido consistir de água. Além disso, o primeiro período pode ser selecionado para ser tão longo que, no final do primeiro período, o segundo ingrediente tenha se dissolvido pelo menos virtualmente completamente. Em seguida, durante o segundo período, o primeiro ingrediente é extraído. A segunda parte de bebida consistirá então virtualmente somente de extrato de café. Se, durante o segundo período, uma outra parte do segundo ingrediente também se dissolver, de fato, o extrato de café é obtido com algum leite adicionado nele.
Quando, em seguida, de uma maneira conhecida, ar for chicoteado dentro da primeira parte de bebida, leite espumado é obtido. Além disso, o segundo ingrediente pode ainda ser provido com uma substância que, junto com um líquido, tal como água, gere espuma. O leite espumado pode, por exemplo, ser suprido a uma caneca. Quando, ao leite espumado, a segunda parte de bebida, na forma do extrato de café, é adicionada, o leite espumado flutuará sobre o extrato de café e um cappuccino atrativo é obtido com uma camada de espuma branca de leite. Entretanto, é também possível não chicotear ar dentro da primeira parte de bebida. Nesse caso, quando eles são combinados em um recipiente, as primeira e segunda partes de bebida misturar-se-ão pelo menos virtualmente completamente. Em seguida, café ordinário com leite é obtido. Entretanto, variando-se o comprimento do primeiro e segundo períodos, a quantidade de extrato de café na bebida pode ser variada.
No exemplo supracitado, o primeiro ingrediente tinha como propriedades que a extração ocorre somente quando o líquido tem uma temperatura que é mais elevada do que a segunda temperatura. De fato, a dissolução do segundo ingrediente no líquido ocorre em qualquer temperatura. Outras variações, entretanto, são concebíveis. É também possível, por exemplo, que o primeiro ingrediente seja extraído somente quando altemativamente for menor do que a segunda temperatura mínima, enquanto o segundo ingrediente dissolve-se em qualquer temperatura. É também possível que um superfície inferior dissolva-se somente quando a temperatura do líquido for menor do que a primeira temperatura máxima ou dissolva-se somente quando a temperatura do líquido for mais elevada do que a segunda temperatura mínima. Nos últimos dois casos, o primeiro ingrediente pode ser extraído em uma temperatura aleatória. A diferença entre as primeira e segunda partes de bebida é então obtida com base no fato de que o segundo ingrediente dissolve-se a um maior ou menor grau, dependendo da temperatura. Em seguida, as primeira e segunda partes de bebida podem ser combinadas de diferentes maneiras para obter-se a bebida. Aqui, novamente, ar pode ser chicoteado dentro de uma das duas partes de bebida, de modo que esta parte de bebida flutue sobe a outra parte de bebida. Geralmente, pode ser chicoteado dentro, por meio do que as duas partes de bebida misturam-se enquanto, também, as composições da bebida das primeira e segunda partes de bebida podem ser variadas variando-se o primeiro e segundo períodos. Preferivelmente, aplica-se portanto que o primeiro ingrediente compreenda uma substância a ser extraída no líquido, tal como café moído, e o segundo ingrediente compreenda uma substância, tal como leite em pó/em creme, açúcar e tais aditivos a serem dissolvidos no líquido.
Prefere-se que a primeira temperatura seja menor do que a segunda temperatura. Isto oferece a vantagem de que o líquido tendo no máximo a primeira temperatura tem todas as vezes uma menor temperatura do que o líquido tendo pelo menos a segunda temperatura. Como resultado, a dissolução e extração dos dois ingredientes são separadas mesmo melhor nos primeiro e segundo períodos.
Preferivelmente, o primeiro período é mais cedo do que o segundo período. Isto requer que primeiro o líquido tendo no máximo a primeira temperatura e em seguida o líquido tendo pelo menos a segunda temperatura são supridos aos ingredientes. Isto tem pelo menos uma vantagem de que a temperatura do líquido que está em contato com os primeiro e segundo ingredientes durante o primeiro período é substancialmente determinada pela temperatura do líquido que é suprido aos primeiro e segundo ingredientes. Se o segundo período fosse mais cedo do que o primeiro período, como resultado do líquido relativamente quente que é suprido durante o segundo período ao primeiro ingrediente e ao segundo ingrediente, a temperatura dos primeiro e segundo ingredientes já é elevada. E isto também se aplica a um retentor opcional ou retentores em que estes ingredientes são incluídos. Quando, em seguida, durante o primeiro período, o líquido tendo no máximo a primeira temperatura é suprido ao primeiro e segundo ingredientes, estará envolvido esfriamento, que pode durar algum tempo.
Preferivelmente, aplica-se que a primeira temperatura é selecionada, de modo que, durante o primeiro período, o primeiro ingrediente é pelo menos virtualmente não extraível com o líquido e que a segunda temperatura é selecionada de modo que durante o segundo período o primeiro ingrediente é extraível com o líquido.
Aplica-se ainda preferivelmente que a primeira temperatura é selecionada de modo que pelo menos durante o primeiro período o segundo ingrediente seja solúvel no líquido. A bebida obtida terá uma temperatura que depende da quantidade e temperaturas do líquido tendo, no máximo, a primeira temperatura e da quantidade e temperatura do líquido tendo, pelo menos, a segunda temperatura. Preferivelmente, a primeira temperatura e a segunda temperaturas são selecionadas de modo que a bebida adequada para consumo tem uma temperatura predeterminada. Isto oferece a vantagem de que a bebida obtida pode ter uma temperatura que é adequada ou agradável para consumo.
Prefere-se que o primeiro ingrediente seja incluído em um primeiro saco, enquanto o primeiro saco compreende uma cobertura de um material conformado em folha, tal como papel filtro, transmissivo ao líquido e formando uma barreira ao primeiro ingrediente, e que o segundo ingrediente seja incluído em um segundo saco, enquanto o segundo saco compreende uma cobertura de um material conformado em folha, tal como papel filtro, transmissivo ao líquido e formando uma barreira para o segundo ingrediente. Preferivelmente, o primeiro saco e o segundo saco são colocados em um sistema de retenção, o sistema de retenção sendo provido com pelo menos uma abertura de influxo e pelo menos uma abertura de efluxo e um trajeto de fluxo de líquido estendendo-se da pelo menos uma abertura de influxo para a pelo menos abertura de efluxo, enquanto, em uso, o líquido é suprido para a pelo menos uma abertura de influxo, para escoar através dos primeiro e segundo sacos, enquanto a primeira e segundo partes de bebida deixam o sistema de retenção via a pelo menos uma abertura de efluxo. Isto oferece a vantagem de que, de uma maneira simples, a bebida dos primeiro e segundo ingredientes pode ser obtida. O aparelho de acordo com a invenção é caracterizado pelo fato de ser projetado para supnr, durante um primeiro período, o líquido, tendo no máximo uma primeira temperatura, ao sistema de retenção, de modo que o líquido entre em contato com os primeiro e segundo ingredientes, para obter-se uma primeira parte de bebida, que é administrada via a pelo menos uma abertura de efluxo e para suprir, durante um segundo período, o líquido, tendo pelo menos uma segunda temperatura, ao sistema retentor, de modo que o líquido entre em contato com os primeiro e segundo ingredientes, para obter-se uma segunda parte de bebida da bebida que é administrada via a pelo menos uma abertura de efluxo. Isto oferece a vantagem de que a dissolução e extração podem ser separadas no tempo, desse modo substancialmente evitando que a substância a ser extraída seja extraída simultaneamente com a dissolução da substância a ser dissolvida.
Com referência às formas de realização representadas no desenho, não obstante exclusivamente como uma questão de exemplos não limitativos, a invenção será presentemente mais elucidada. No desenho: A Fig. 1 mostra uma seção transversal de uma primeira forma de realização de um aparelho de acordo com a presente invenção, para realizar um método de acordo com a invenção; A Fig. 2 mostra uma seção transversal de uma segunda forma de realização de um aparelho de acordo com a presente invenção, para realizar um método de acordo com a invenção; A Fig. 3 mostra uma seção transversal de uma terceira forma de realização de um aparelho de acordo com a presente invenção, para realizar um método de acordo com a invenção; e A Fig. mostra numerosas possíveis curvas de temperatura do líquido no tempo, com o aparelho de acordo com a Fig. 1, Fig. 2 ou Fig. 3.
Nas figuras, as partes correspondentes são indicadas com numerais de referência idênticos.
Na Figura 1, o numeral de referência 1 indica um aparelho para preparar uma bebida adequada para consumo de acordo com a presente invenção. O aparelho 1 é provido com um sistema retentor 2, compreendendo um retentor 4, em que um primeiro ingrediente 10 é incluído, compreendendo pelo menos uma quantidade de substância a ser extraída e/ou a ser dissolvida. Neste exemplo, o primeiro ingrediente 10 é incluído em um primeiro saco compreendendo uma cobertura 12 de papel filtro.
No retentor 4, também um segundo ingrediente 6 é incluído, compreendendo pelo menos uma quantidade de substância a ser extraída e/ou a ser dissolvida. Neste exemplo, o segundo ingrediente 6 é incluído em um segundo saco, compreendendo uma cobertura 8 de papel filtro. O aparelho 1 é ainda provido com meios de suprimento de líquido 14 que, neste exemplo, são providos com um reservatório de líquido 16, em que um líquido 18 (neste exemplo água) é incluído, e com um tubo de suprimento 20, através do qual, em uso, a água pode ser transportada do reservatório 16 para o sistema retentor 2. Neste exemplo, dentro do tubo de suprimento 20, uma bomba de líquidos 22 é incluída para bombear a água 18 do reservatório 16 para o sistema retentor 2. O aparelho é ainda provido com uma unidade de aquecimento 24, para aquecer água escoando através do tubo de suprimento. Além disso, o aparelho é provido com um dispositivo de controle 26, para controlar a unidade de aquecimento 24 e a bomba 22. O sistema retentor 2, que é formado neste exemplo pelo retentor 4, é provido com uma abertura de influxo 30 e uma abertura de efluxo 32, Hm uso. a umdade de controle 26 controla a unidade de aquecimento 24 e a bomba 22, de modo que, durante um primeiro período, para o primeiro e segundo ingredientes, a água tendo, no máximo, uma primeira temperatura, é suprida para o retentor 4 para obter-se uma primeira parte de bebida. A água que é suprida para o retentor 4 flui através dos primeiro e segundo sacos, para obter-se a pnmeira parte de bebida, que deixa o retentor 4 via abertura de efluxo 32. O dispositivo de controle 26 também controla a unidade de aquecimento 24 e a bomba 22, de modo que, durante um segundo período, a água é suprida para os primeiro e segundo ingredientes com, pelo menos, uma segunda temperatura, para obter-se uma segunda parte de bebida. A água que é suprida para o retentor 4, e que tem pelo menos a segunda temperatura, flui também através dos primeiro e segundo sacos para então escoar, na forma da segunda parte de bebida, via a abertura de efluxo 32, do retentor 4. Em seguida, as primeira e segunda partes de bebida são combinadas em uma caneca 34, colocada sob o retentor 4, para obter-se a bebida. Aqui, aplica-se ainda que o primeiro e segundo ingredientes e as primeira e segunda temperaturas são selecionados de modo que, durante o primeiro período, o primeiro ingrediente dissolve-se ou é extraído em um maior ou menor grau do que durante o segundo período e/ou que, durante o primeiro período, o segundo ingrediente dissolve-se ou é extraído em um maior ou menor grau do que durante o segundo período. O resultado é que as primeira e segunda partes de bebida diferem entre si.
Isto oferece, por exemplo, as seguintes possibilidades. Suponha que o primeiro ingrediente é fornecido com um produto a ser extraído, tal como café moído, e que o segundo ingrediente é provido com uma substância solúvel em água, tal como leite em pó/em creme. Café moído tem a propriedade de, com um líquido tal como água, com uma temperatura relativamente baixa, não poder virtualmente ser extraído, enquanto, contrariamente, com um líquido tal como água, com uma temperatura relativamente eievada. ele poder ser bem extraído. Para leite em pó/em creme aplica-se que ele pode ser dissolvido bem em um líquido, tal como água, em qualquer temperatura.
Portanto, neste exemplo, a primeira temperatura é selecionada de modo que, durante o primeiro período, o primeiro ingrediente, compreendendo, neste exemplo, o café moído, não ser pelo menos virtualmente extraível com o líquido (neste exemplo água) e a segunda temperatura é selecionada de modo que, durante o segundo período, o primeiro ingrediente é extraível com o líquido (neste exemplo água). Aplica-se ainda que a primeira temperatura é selecionada de modo que, pelo menos durante o primeiro período, o segundo ingrediente, neste exemplo o leite em pó/em creme, é solúvel no líquido. Este requisito é satisfeito em qualquer caso porque, como afirmado, o leite em pó/em creme dissolve-se tanto em uma temperatura de água relativamente elevada como em relativamente baixa.
Quando, durante o primeiro período a água tendo no máximo a primeira temperatura é suprida para o retentor, esta água primeiro de tudo escoará através do primeiro saco. Quando esta água escoa través do primeiro saco, como resultado da reíativamente baixa temperatura da água, o café do primeiro saco será dificilmente extraída, se de algum modo. Em seguida, a água escoa do primeiro saco 10, 12 para o segundo saco 6, 8. O segundo ingrediente, neste exemplo leite em pó/em creme, começará então a dissolver-se. A água com o leite em pó/em creme dissolvido nela e, possivelmente, algum mas relativamente pouco extrato de café, deixa o segundo retentor como a primeira parte de bebida. Esta primeira parte de bebida consistirá então de leite, pelo menos substancialmente. Em seguida, durante um segundo período, água tendo uma temperatura que é mais elevada do que a segunda temperatura, é suprida ao retentor. Esta água também primeiro escoará através do primeiro saco. Por causa da temperatura da água, o primeiro ingrediente será extraído. A água com partículas de café, isto é, extrato de café, deixa o primeiro saco e então escoa através do segundo saco. Se, durante o primeiro período, o segundo ingrediente não se tiver dissolvido completamente, também durante o segundo período o segundo ingrediente dissolver-se-á no extrato de café. O extrato de café com, opcionalmente, mais uma parte dissolvida do segundo ingrediente, então deixa o retentor 4, via a abertura de efluxo 32, como a segunda parte de bebida. A segunda parte de bebida consistirá então, pelo menos substancialmente, de extrato de café. A primeira e segunda partes de bebida misturar-se-ão bem entre si dentro da caneca 34. Variando-se presentemente a extensão dos primeiros e segundo períodos em relação entre si, as propriedades da bebida dentro do retentor 34 pode ser determinada. Se, por exemplo, o primeiro período for relativamente longo, enquanto o segundo período for relativamente curto, durante o primeiro período e, opcionalmente, também durante o segundo período, relativamente muito do segundo ingrediente será dissolvido. Entretanto, durante o primeiro período, pelo menos virtualmente nenhuma extração do café moído do primeiro saco ocorrerá. Esta ocorrerá somente durante segundo período relativamente curto. O resultado é que a segunda bebida consiste de relativamente pouco extrato de café com relativamente muito leite. Quando, em seguida, o segundo período for encompridado, a bebida compreenderá relativamente mais extrato de café. Assim, selecionando-se as extensões dos primeiro e segundo períodos, as propriedades da bebida pode ser determinada.
Outro uso especial do aparelho e método de acordo com a presente invenção é o seguinte. Suponha que, além do leite/creme, o segundo ingrediente é mais fornecido com uma substância que gera espuma quando for combinado com um líquido (neste caso água). O resultado é então que, no exemplo acima descrito, durante o primeiro período, uma primeira parte de bebida é obtida que consiste, pelo menos substancialmente, de leite com espuma. Este leite com espuma deixará a abertura de efluxo 32 e terminará dentro da caneca 34. Então, como descrito acima, durante o segundo período, a segunda parte de bebida, que consiste substancialmente de extrato de café, será gerada. Quando o extrato de café terminar dentro da caneca, a espuma do leite flutuará sobre o extrato de café. O resultado é que um cappuccino atrativo é obtido. Além disso, as primeira e segunda temperaturas podem ser selecionadas de modo que a bebida, adequada para consumo, tenha uma temperatura predeterminada, preferivelmente na faixa de 30 - 100°C, preferivelmente na faixa de 70 - 95°C, ainda mais preferivelmente na faixa de 85 - 94°C. Neste exemplo, o primeiro período precede o segundo período e os primeiro e segundo períodos associam-se diretamente. Entretanto, isto não é necessário. É também possível que haja um intervalo entre o fim do primeiro período e o início do segundo período. Durante este intervalo, a bomba pode ser desligada. Entretanto, é também possível que a bomba permaneça ligada. O resultado é que, durante este terceiro período, uma terceira parte de bebida é suprida ao retentor, cujas propriedades dependerão da temperatura selecionada da água. É também possível que o segundo período preceda o primeiro período. Portanto, nesse caso, água é primeiro suprida, tendo uma temperatura que é mais elevada do que a segunda temperatura. O resultado é que o café moído no primeiro saco é extraído e pelo menos uma parte do segundo ingrediente dissolve-se durante este segundo período. Quando, em seguida, durante o primeiro período, água tendo uma temperatura que é mais baixa do que a primeira temperatura for suprida ao retentor, pelo menos virtualmente nenhum café será extraído no primeiro saco, enquanto ainda um possível resto do segundo ingrediente dissolver-se-á no segundo saco. Aqui também aplicar-se-á que as primeira e segunda partes de bebida diferem entre si, enquanto as propriedades das primeira e segunda partes de bebida e, em conseqüência, as propriedades da bebida dependem do comprimento dos primeiro e segundo períodos. Estas propriedades também dependerão da temperatura eventualmente escolhida da água usada durante o primeiro período e o segundo período.
No exemplo acima descrito, portanto, aplica-se que a água fria tenha uma temperatura que é, no máximo, igual à primeira temperatura. A primeira temperatura é de modo que a água fria seja substancialmente não capaz de extrair café 10 no sistema retentor 2, a fim de que a água fria, penetrando no sistema retentor 2, via uma abertura de influxo 30, escoe através da cobertura 12 com café moído 10 e termine na cobertura 8 com a substância solúvel 6, enquanto substancialmente nenhum extrato de café é formado. Para este fim, a temperatura do líquido é, no máximo igual à primeira temperatura, primeira temperatura esta, para este fim, sendo, por exemplo, na faixa de 0 - 60°C, preferivelmente na faixa de 10 - 50°C, mais preferivelmente na faixa de 15 - 40°C. A temperatura da água que é suprida para os primeiro e segundo ingredientes dentro do retentor 4 do sistema retentor 2 é aqui, por exemplo, na faixa de 0 - 60°C, preferivelmente na faixa de 10 - 50°C, mais preferivelmente na faixa de 15 - 40°C. A temperatura da água quente que, durante o segundo período, neste exemplo após o elemento de aquecimento ser desligado, é suprida para os primeiro e segundo ingredientes dentro do sistema retentor 2, é pelo menos igual a uma segunda temperatura, que é de modo que, dentro do retentor 4, a água quente extraia o café 10, após o que o extrato de café escoa através da cobertura 8 e é administrado via a abertura de efluxo 32 para a xícara 34. Para este fim, a segunda temperatura é, por exemplo, na faixa de 60 - 120°C, preferivelmente na faixa de 80 - 100°C, mais preferivelmente na faixa de 90 - 97°C. A temperatura da água que é suprida para o primeiro e segundo ingredientes dentro do retentor 4 do sistema retentor 2 é, por exemplo, na faixa de 60 - 120°C, preferivelmente na faixa de 80 - 100°C, mais preferivelmente na faixa de 90 - 97°C. Como o elemento de aquecimento precisa de algum tempo para aquecer completamente, neste exemplo a temperatura de água aumentará gradualmente. Também com um gradual aumento da temperatura de água, durante o primeiro período, a temperatura da água será, no máximo, igual à primeira temperatura e, durante o segundo período, a temperatura da água será, pelo menos, igual à segunda temperatura.
Na xícara 34, o extrato de café quente é misturado com o leite frio, para que o café com leite seja formado. Uma temperatura do café com leite será entre a temperatura do leite frio e a temperatura do café quente. Neste exemplo, a primeira e segunda temperaturas são de modo que a temperatura do café com leite seja favorável a uma tal bebida, por exemplo, na faixa de 30 - 100°C, preferivelmente na faixa de 70 a 95°C, mais preferivelmente na faixa de 85 - 94°C. Aqui, a temperatura e um primeiro volume do leite frio e a temperatura e um segundo volume do extrato de café quente dentro do café com leite são consideradas. Observa-se que, na cobertura, mais um corpo enrijecedor pode ser incluído, como sabido pelo WO 2004/018326.
Aplica-se, portanto, em geral, que um método de acordo com a presente invenção compreenda suprir, durante pelo menos um primeiro período, aos primeiro e segundo ingredientes, uma primeira parte da quantidade de líquido tendo, no máximo, uma primeira temperatura para, obter-se uma primeira parte de bebida, e suprir, durante pelo menos o segundo período, aos primeiro e segundo ingredientes, uma segunda parte da quantidade de líquido tendo, pelo menos, uma segunda temperatura, para obter-se uma segunda parte de bebida.
Portanto, aplica-se, em geral, para um aparelho de acordo com a presente invenção, que o aparelho seja projetado para suprir, durante pelo menos um primeiro período, uma primeira parte da quantidade de líquido, tendo no máximo uma primeira temperatura, ao sistema retentor, para que o líquido entre em contato com o primeiro e segundo ingredientes, para obter-se uma primeira parte de bebida da bebida que é administrada via a pelo menos uma abertura de efluxo e suprir, durante pelo menos um segundo período, uma segunda parte da quantidade de liquido, tendo peio menos uma segunda temperatura, ao sistema retentor, a fim de que o líquido entre em contato com os primeiro e segundo ingredientes, para obter-se uma segunda parte de bebida da bebida que é administrada via a pelo menos uma abertura de efluxo. A Fig. 2 mostra uma forma de realização alternativa do aparelho 1 de acordo com a presente invenção. Aqui, partes correspondentes entre si nas Figs. 1 e 2 são providas com o mesmo numeral de referência. Repetindo, o aparelho da Fig. 2 é fornecido com um sistema retentor 2 com um retentor 4, em que é colocada uma quantidade substancial 10 a ser extraída e uma quantidade de uma substância 6, solúvel em um líquido, tal como água. Neste exemplo, a substância solúvel em água é leite em pó/em creme e a substância a ser extraída é café moído. Outras substâncias são também concebíveis, como descrito em relação à Fig. 1. Neste exemplo, o leite em pó 6 é incluído em uma cobertura 8 de papel de filtrar e o café moído 10 é incluído em uma cobertura 12 de papel de filtrar. Neste exemplo, as coberturas 8 e 12 são interconectadas de modo que o leite em pó 6 e o café moído 10 sejam separados entre si por uma única camada de material de filtrar 36, por exemplo, papel de filtrar.
Neste exemplo, o aparelho 1 é provido com um primeiro reservatório de líquido 38, para suprir ao sistema retentor 2 água tendo, no máximo, uma primeira temperatura e um segundo reservatório de líquido 40, para suprir ao sistema retentor água tendo, pelo menos, a segunda temperatura. Para este fim, o segundo reservatório 40 é provido com a unidade de aquecimento 24. Neste exemplo é possível que a unidade de aquecimento 24 seja ligada continuamente, para manter a água dentro do r segundo reservatório 40 em uma segunda temperatura aumentada. E também possível que a unidade de aquecimento 24 seja ainda provida com um dispositivo regulador de temperatura 42 com que, com o auxílio de, por exemplo, um detector de temperatura 44, de uma maneira por si conhecida, a temperatura da água dentro do segundo reservatório 40 é medida, a íím de que um dispositivo regulador de temperatura 42 possa manter a temperatura, por exemplo, constante, com base nestes resultados de medição. Para este fim, o dispositivo de aquecimento 24 pode compreender uma conexão de sinal para o detector de temperatura 44.
Neste exemplo, o primeiro reservatório 38 fica em comunicação fluida via um primeiro tubo de suprimento 46, com uma válvula 48. O segundo reservatório 40 fica em comunicação fluida via um segundo tubo de suprimento 50 com a válvula 48. A válvula 48 fica em comunicação fluida com a bomba 22. A bomba 22 fica em comunicação fluida com a abertura de influxo 30 do sistema retentor 2. Em uso, o dispositivo de controle 26 pode, por exemplo, controlar a válvula 48, de modo que a comunicação fluida entre o primeiro reservatório 38 e a bomba 22 seja aberta e a comunicação fluida entre o segundo reservatório 40 e a bomba 22 seja fechada. Para este fim, o dispositivo de controle 26 pode compreender uma conexão de sinal 52 com a válvula ou com um controle da válvula. Em seguida, durante o primeiro período, o dispositivo de controle 26 pode controlar a bomba 22, de modo que água não aquecida, fria, seja fornecida do primeiro reservatório 38, via o primeiro tubo de suprimento 46, pra o sistema retentor 2.
Neste exemplo, o sistema retentor 2 é provido com uma tampa 54, de modo que, durante o primeiro período, água fria seja suprida sob pressão para o sistema retentor 2. A temperatura da água fria é menor do que ou igual à primeira temperatura, que é selecionada de modo que a água fria seja substancialmente incapaz de extrair o café 10 dentro do suporte 4, a fim de que a água fria escoe através da cobertura 12 com café moído 10 e termine, através da camada de material de filtrar 36, dentro da cobertura 8, com a substância solúvel 6 desse modo não formando substancialmente extrato de café. A água fria, entretanto, pode dissolver o leite em pó/em creme 6 dentro do retentor, de modo que uma primeira parte de bebida, na forma de leite não-aquecido, seja formada. Neste exemplo, o sistema retentor é ainda provido com um bico 56. O bico jorra um jato de líquido em um reservatório intermediário 58, onde uma camada 60 de líquido é formada antes de ser ministrada via a abertura de efluxo 32 para a xícara 34. O bico e o reservatório intermediário asseguram que o leite dissolvido seja provido com uma fina camada de espuma borbulhante, como descrito no pedido de patente europeu 0 878 158. É também possível criar-se a fina camada de espuma borbulhante de diferentes maneiras ou com dispositivos alternativos. Exemplos destes dispositivos são descritos, entre outros, nos pedidos de patente europeu 1 317 199, em que os jatos de líquido jorra para dentro de um reservatório intermediário, provido com uma barreira de desaceleração de fluxo de líquido, e 1 317 200, onde o jato de líquido jorra sobre uma superfície áspera, e no pedido de patente internacional 2003/105542, onde o líquido jorra sobre um elemento de impacto de jato, com um topo que é livre de uma parede interna de câmara, em que o elemento de impacto de jato é incluído. Além disso, é também possível fomecer-se uma substância solúvel dentro do retentor que, na ou após a dissolução do líquido, forma uma camada de espuma (por exemplo, creme auto-espumante).
Após um predeterminado tempo após o suprimento da água fria ao retentor 2 ter começado, o dispositivo comutador de temperatura 24 pode controlar a válvula 48, de modo que a comunicação de fluido entre o primeiro reservatório 38 e a bomba 22 é fechada e a comunicação de fluido entre o segundo reservatório 40 e a bomba 22 é aberta. A bomba 22 pode continuar a bombear ou ficar parada por algum tempo, durante a comutação da válvula 48. Quando a água dentro do segundo reservatório 40 já está aquecida, a temperatura da água suprida para o retentor 4 mudará virtual e instantaneamente de no máximo a primeira temperatura para pelo menos a segunda temperatura. Agora, água quente é suprida, neste exemplo sob pressão", via o segundo tubo de suprimento 50 ao sistema retentor 2. A temperatura da água quente é pelo menos igual à segunda temperatura, que é selecionada de modo que, dentro do retentor, a água quente extraia o café 10. Este extrato de café então escoa através do segundo saco. Se o leite em pó/em creme não se tiver dissolvido completamente com este, mais uma parte dissolver-se-á. Após isto, o extrato de café, tendo opcionalmente uma outra parte do leite em pó/em creme dissolvido nele, será esguichado via o bico 56 para dentro do reservatório intermediário 58. Aqui, a segunda parte de bebida é envolvida, que difere da primeira parte de bebida. Em seguida o extrato de café quente, com uma fina camada de espuma borbulhante, também chamada café crème (café com creme), será ministrada à xícara 34. Na xícara 34, o extrato de café quente é parcialmente misturado com o leite espumado frio, de modo que o cappuccino é formado. O leite espumado tende a flutuar sobre o extrato de café, de modo que o cappuccino é formado com uma camada de espuma branca atrativa.
Observe-se que neste exemplo a camada de espuma branca pode ser formada pelo fato de que o leite espumado, que é branco, e o café crème (café com creme), que tem uma cor marrom, são formados em momentos mutuamente diferentes, de modo que o leite espumado branco substancialmente não se mistura com o café crème, porém flutuará sobre o café crème. Se, como é o caso para o exemplo de um aparelho por si conhecido, em que água de somente uma temperatura é suprida ao leite em pó e ao café dentro do retentor, o leite em pó e o café forem dissolvidos ou extraídos respectiva e simultaneamente, café com leite será formado, que é jorrado pelo bico 56 para dentro do com a camada de espuma branca pode ser apreciado mais pelos especialistas do que cappuccino com a camada de espuma marrom.
Neste exemplo também, a temperatura do cappuccino será entre a temperatura do leite frio e a temperatura do extrato de café quente. As primeira e segunda temperaturas são, neste exemplo, selecionadas de modo que a temperatura do cappuccino seja favorável a uma tal bebida, por exemplo, na faixa de 30 - 100°C, preferivelmente na faixa de 70 - 95°C, mais preferivelmente na faixa de 85 - 94°C. Aqui são considerados a temperatura e um primeiro volume do leite frio e a temperatura e um segundo volume do extrato de café quente do cappucchmo, A Fig. 3 mostra uma realimentação de frequência alternativa do aparelho de acordo com a presente invenção, enquanto partes correspondentes à Fig. 2 são providas com o mesmo numeral de referência. O aparelho da Fig. 3 é provido com um sistema retentor 2, compreendendo um primeiro retentor 62 em que, em uso, a quantidade da substância 10 a ser extraída é incluída. O sistema retentor é ainda provido com um segundo retentor 64, em que, em uso, a quantidade da substância 6, solúvel em um líquido tal como água, é incluída. O primeiro retentor 62 é provido com uma abertura de efluxo 66, provida com um filtro 68. O filtro 68 tem a propriedade de que a água, uma solução ou extrato quente podem passar pelo filtro 68. Entretanto, o filtro 68 forma uma barreira para o primeiro ingrediente (o café moído) e, neste exemplo, também para o segundo ingrediente em condição seca (o leite em pó/em creme). O segundo retentor 64 é fechado por uma tampa 70, tampa esta 70 sendo provida com uma abertura de influxo 72. A abertura de influxo 72 fica em comunicação de fluido com a abertura de efluxo 66. O segundo retentor 64 é ainda provido com uma abertura de efluxo 72, provida com um filtro 74. Neste exemplo, o filtro 74 tem as mesmas propriedades que o filtro 68. A abertura de efluxo 72 fica ainda em comunicação fluida com um bico 62.
Para encher o segundo retentor 64, este pode ser removido da tampa 70. Tudo isto pode ser realizado de uma maneira por si conhecida.
Como resultado, o segundo retentor 64 pode ser enchido o segundo ingrediente. O pnmeiro suporte 62 pode também ser desacoplado da tampa 54. Desta maneira, o primeiro retentor 62 pode ser enchido com o primeiro ingrediente. Em seguida, o primeiro retentor é substituído para que seja selado hermeticamente a fluido pela tampa 54. Para este fim, entre a tampa e o primeiro retentor, um anel de vedação 53 por si conhecido está presente. Completamente de modo análogo, entre a tampa 70 e o segundo retentor 64 um anel de vedação 55 está presente.
Como examinado em relação à Fig. 2, em uso, durante o primeiro período, água tendo uma temperatura que é menor do que a primeira temperatura é ministrada sob pressão pela bomba 22 para o sistema retentor 2. Primeiro de tudo, esta água flui sob pressão através do primeiro ingrediente, isto é, o café moído. Durante o primeiro período pelo menos virtualmente nenhum café será dissolvido na água relativamente fria. Em outras palavras, pelo menos virtualmente nenhuma extração ocorre. Então a água flui via a abertura de efluxo 66 sob pressão para dentro do segundo retentor 64. No segundo retentor 64, o segundo ingrediente, isto é, neste exemplo, o leite em pó/em creme, dissolver-se-á. O resultado é que a água com o segundo ingrediente dissolvido, isto é, leite, flui sob pressão da abertura de efluxo 72 do segundo retentor 64. Em seguida, o leite assim formado, isto é, a segunda parte de bebida, será suprido para o bico 76. O bico 76 forma um jato da segunda parte de bebida que, neste exemplo, jorra diretamente para dentro da caneca 34. No impacto do jato da segunda parte de bebida sobre o fundo da caneca e, algum tempo mais tarde, no seu impacto sobre uma segunda parte de bebida já presente na caneca 34, ar será chicoteado dentro da segunda parte de bebida. Como resultado, leite com uma fma camada de espuma borbulhante será formado dentro da caneca 34. Neste exemplo, o segundo período é selecionado, de modo que, no final do primeiro período, pelo menos a maior parte do segundo ingrediente dissolveu-se. O dispositivo de controle 24 então assegura que no final do primeiro período o segundo período seja iniciado imediatamente. Para este fim, a válvula 48 é comutada, a fim de que a bomba 22 comece a bombear água quente do reservatório 40. Então, esta água quente é suprida sob pressão via o conduto 14 ao primeiro retentor 62. Esta água quente é então comprimida através do primeiro ingrediente, isto é, o café moído. Um extrato de café é então formado, que deixa o primeiro retentor via a abertura de efluxo 66 e então escoa para dentro do segundo retentor 64, Subseqüentemente, o extrato de café escoa através do segundo retentor, por meio do qual um resto opcional do segundo ingrediente pode ainda dissolver-se. Em seguida o extrato de café deixa o segundo retentor via a abertura de efluxo 72 como a segunda parte de bebida. A segunda parte de bebida também é suprida ao bico 76, a fim de que um jato do extrato de café seja formado. Este jato impacta sobre o leite com a fina camada de espuma borbulhante presente. O resultado é que a camada de espuma do leite flutua sobre a mistura formada de leite e extrato de café. Assim, um cappuccino é formado com uma fina camada de espuma borbulhante.
Observou-se que a abertura de efluxo 74 do segundo retentor 64 pode também ser conectada a um dispositivo para chicotear ar, como descrito no pedido de patente européia 1 371 311. Entende-se que cada uma de tais variantes situam-se dentro da estrutura da invenção. É ainda possível que o primeiro ingrediente seja incluído em um primeiro saco 10, 12, como descrito com referência à Fig. 1. Este primeiro saco pode então estar presente no primeiro retentor 62. Completamente de modo análogo, o segundo ingrediente pode ser incluído em um segundo saco 6, 8, saco este estando presente no sistema retentor 62. Entende-se que cada uma de tais variantes situa-se dentro da estrutura da invenção. A invenção não é limitada de nenhuma maneira aos exemplos mencionados dos primeiro e segundo ingredientes. Por exemplo, os primeiro e segundo ingredientes podem também ser incluídos, por exemplo, misturados, no mesmo saco, como mostrado na Fig. 5 ou no mesmo retentor do sistema retentor. O segundo ingrediente pode também compreender mais substâncias solúveis, tais como aromatizantes, açúcar e chocolate. O segundo ingrediente também pode compreender um produto a ser extraído. Completamente de modo análogo, o primeiro ingrediente pode compreender outros produtos a serem extraídos, tais como, por exemplo, chá. E também concebível que, em vez de produtos a serem extraídos, o primeiro ingrediente compreenda produtos solúveis. O primeiro ingrediente pode também compreender um concentrado que pode ser dissolvido para obter-se uma primeira parte de bebida. O mesmo se aplica para o segundo ingrediente. Aqui, com o método de acordo com a presente invenção, os primeiro e segundo ingredientes têm como propriedade diferirem entre si, de modo que primeira e segunda partes de bebida mutuamente diferentes possam ser formadas como exposto com referência às Figs. 1, 2 e 3. Para obter-se um líquido tendo uma temperatura que é menor do que a primeira temperatura ou mais elevada do que a segunda temperatura, respectivamente, o aparelho pode também ser provido com uma unidade de esfriamento. Por exemplo, água pode ser aquecida com o auxílio da unidade de aquecimento 26, para obter-se água tendo uma temperatura que é mais elevada do que a segunda temperatura. A mesma água pode ser esfriada novamente com a unidade de esfriamento, para obter-se água tendo uma temperatura que é menor do que a primeira temperatura. Tais variantes também situam-se dentro da estrutura da invenção.
Finalmente, com referência às Figs. 4a - 4g, uma possível curva de temperatura é representada do líquido que é suprido para o retentor de acordo com as Figs. 1-3. Aqui, o primeiro período é indicado com tl e o segundo período com t2. A primeira temperatura é indicada com Tl e a segunda temperatura com T2. Neste exemplo, Tl é 40°C e T2 é 60°C. No exemplo da Fig. 4a, parece na realidade que durante o primeiro período tl a temperatura é menor do que TI e que durante o segundo período 12 a temperatura é mais elevada do que T2. Além disso, o primeiro período tl e o segundo período t2 associam-se entre si. No exemplo da Fig. 4b, o segundo período é seguido por um segundo primeiro período. No caso da Fig. 4c, a temperatura aumenta gradualmente e o primeiro período tl termina quando a temperatura é mais elevada do que a primeira temperatura Tl, e o segundo período t2 começa quando a temperatura eleva-se acima de T2. Neste exemplo, o primeiro período tl e o segundo período t2 não se associam. Há um terceiro período t3 presente entre o primeiro período tl e o segundo período t2. Alguma coisa similar aplica-se completamente de modo análogo para o exemplo da Fig. 4d, em que a temperatura prossegue linearmente no tempo. A Fig. 4e mostra que a temperatura durante o primeiro período e durante o segundo período podem variar em tomo de uma média. Aqui também, o primeiro e segundo períodos não se associam diretamente. Isto também se aplica para o exemplo da Fig. 4f e para o exemplo da Fig. 4g. Tais variantes são todas entendidas situarem-se dentro da estrutura da invenção.
REIVINDICAÇÕES