BRPI0600850B1 - veículo do tipo scooter - Google Patents
veículo do tipo scooter Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0600850B1 BRPI0600850B1 BRPI0600850A BRPI0600850A BRPI0600850B1 BR PI0600850 B1 BRPI0600850 B1 BR PI0600850B1 BR PI0600850 A BRPI0600850 A BR PI0600850A BR PI0600850 A BRPI0600850 A BR PI0600850A BR PI0600850 B1 BRPI0600850 B1 BR PI0600850B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- frame
- side frames
- section
- floor
- tube
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B62—LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
- B62K—CYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
- B62K11/00—Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels
- B62K11/02—Frames
- B62K11/10—Frames characterised by the engine being over or beside driven rear wheel
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B62—LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
- B62J—CYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
- B62J41/00—Arrangements of radiators, coolant hoses or pipes on cycles
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B62—LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
- B62K—CYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
- B62K25/00—Axle suspensions
- B62K25/04—Axle suspensions for mounting axles resiliently on cycle frame or fork
- B62K25/12—Axle suspensions for mounting axles resiliently on cycle frame or fork with rocking arm pivoted on each fork leg
- B62K25/14—Axle suspensions for mounting axles resiliently on cycle frame or fork with rocking arm pivoted on each fork leg with single arm on each fork leg
- B62K25/20—Axle suspensions for mounting axles resiliently on cycle frame or fork with rocking arm pivoted on each fork leg with single arm on each fork leg for rear wheel
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
- Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)
Abstract
"veículo do tipo scooter". o veículo do tipo scooter inclui um par de quadros laterais direito e esquerdo (13), cada um tendo uma seção de quadro descendente (13a) suspenso descendentemente a partir de um tubo dianteiro (12) que suporta de modo dirigível uma forquilha dianteira (11) a qual articula uma roda dianteira wf, e uma seção de assoalho inferior (13b) se estendendo para trás a partir de uma extremidade inferior da seção de quadro descendente (13a), um quadro central (14) suspenso descendentemente através das vizinhanças dos quadros laterais (13) a partir do tubo dianteiro (12) entre ambos os quadros laterais (13), e um quadro de conexão (17) disposto acima da seção de assoalho inferior (13b) para reforçar o quadro central (14) e ambos os quadros laterais (13). o quadro de conexão (17) está disposto abaixo do assoalho (26).
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO DO TIPO SCOOTER". O presente pedido reivindica prioridade estrangeira baseada em Pedidos de Patente Japoneses N°. P.2005-088500, depositado em 25 de março de 2005, e N°. P.2005-351929, depositado em 6 de dezembro de 2005, cujos conteúdos são incorporados aqui por referência.
Antecedentes da Invenção Campo da invenção A presente invenção refere-se a um veículo do tipo scooter tendo um assoalho do tipo baixo. Técnica Relacionada É descrito em JP-B2-3423487 um veículo do tipo scooter em que cada par de quadros laterais direito e esquerdo tem uma seção de quadro descendente suspensa descendentemente a partir do tubo dianteiro e uma seção de quadro inferior se estendendo descendentemente a partir de uma extremidade inferior da seção de quadro descendente, o quadro lateral é reforçado por um par de tubos descendentes direito e esquerdo dispostos abaixo de ambos os quadros laterais e tendo as extremidades dianteiras u-nidas no tubo dianteiro, e os assoalhos são formados em ambos os lados de uma seção de túnel de assoalho que monta nas seções de quadro inferior de ambos os quadros laterais.
Enquanto isto, quando o assoalho do tipo baixo, que assegura suficientemente um espaço de descanso de pé, é pretendido ser formado em um veículo do tipo scooter, como descrito em JP-B2-3423487, a estrutura de carroceria de veículo em que um par de quadros do lado direito e esquerdo é reforçado por tubos descendentes a partir da base tem dificuldades em abaixar a posição das seções de quadro inferior nos quadros laterais. Assim, o desenvolvimento de uma nova estrutura de carroceria de veículo que torna possível formar um assoalho do tipo baixo plano enquanto assegura que a rigidez longitudinal suficiente seja exigida. A invenção foi feita em consideração às circunstâncias acima. O objetivo da invenção é portanto fornecer um veículo do tipo scooter que tor- na possível formar um assoalho do tipo baixo plano enquanto assegura a rigidez longitudinal suficiente.
Sumário da Invenção De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, um veículo do tipo scooter tendo um assoalho do tipo baixo é fornecido com: um par de quadros laterais direito e esquerdo, cada um tendo uma seção de quadro descendente suspenso descendentemente a partir de um tubo dianteiro que suporta de modo dirigível uma forquilha dianteira que articula uma roda dianteira, e uma seção de assoalho inferior se estendendo para trás a partir de uma extremidade inferior da seção de quadro descendente; um quadro central suspenso descendentemente através das vizinhanças dos quadros laterais a partir do tubo dianteiro entre ambos os quadros laterais; e um quadro de conexão disposto acima da seção de assoalho inferior para reforçar o quadro central e ambos os quadros laterais. O quadro de conexão está disposto abaixo do assoalho.
Além do mais, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, o quadro central pode ser formado para ter um formato de seção transversal retangular lateralmente longo.
Em adição, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, um veículo do tipo scooter é fornecido com: um par de quadros laterais direito e esquerdo, cada um tendo uma seção de quadro descendente suspenso descendentemente a partir do tubo dianteiro que suporta de modo dirigível uma forquilha dianteira que articula com uma roda dianteira, e uma seção de assoalho inferior se estendendo para trás a partir de uma extremidade inferior da seção de quadro descendente; e um quadro de conexão tendo uma seção em formato de U que é formada em um formato substancialmente de U em vista plana, e tem uma extremidade dianteira fechada e extremidades traseiras conectadas a ambos os quadros laterais, e uma seção de suporte que conecta a vizinhança de uma parte média transversal da extremidade dianteira da seção em formato de U a ambos os quadros laterais. O quadro de conexão está disposto acima das seções de quadro inferior de ambos os quadros laterais e abaixo do assoalho.
Em adição, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, um veículo do tipo scooter é fornecido com: um par de quadros laterais direito e esquerdo, cada um tendo uma seção de quadro descendente suspenso descendentemente a partir do tubo dianteiro que suporta de modo dirigível uma forquilha dianteira que articula com uma roda dianteira, e uma seção de assoalho inferior se estendendo para trás a partir de uma extremidade inferior da seção de quadro descendente; um par de quadros de conexão direito e esquerdo tendo suas extremidades dianteiras conectadas nas seções de quadro descendente acima das seções de assoalho inferior de ambos os quadros laterais e tendo suas extremidades traseiras conectadas nas seções de quadro inferiores; uma escora de suporte que conecta as seções de quadro inferior de ambos os quadros laterais um ao outro; e um quadro central suspenso descendentemente através das vizinhanças dos quadros laterais do tubo dianteiro entre ambos os quadros laterais e tendo sua extremidade inferior conectada à escora de suporte. Os quadros de conexão são dispostos abaixo do assoalho.
Aiém do mais, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, um radiador pode estar disposto entre as seções de quadro descendente de ambos os quadros laterais e o quadro central.
Além do mais, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma face de topo do assoalho pode ser colocada em uma posição mais baixa que uma posição central vertical do radiador.
Além do mais, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, cada um dos quadros laterais pode incluir uma seção de quadro de elevação conectada a uma extremidade traseira da seção de quadro inferior e elevando ascendentemente atrás do assoalho, e um eixo pivô do lado do quadro de carroceria de um mecanismo de ligação fornecido entre uma unidade de energia e um quadro de carroceria incluindo o tubo dianteiro, ambos os quadros laterais, e o quadro de conexão pode estar disposto na frente de uma face traseira da seção de quadro de elevação.
Além do mais, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, um eixo pivô do lado da unidade de energia de um meca- nismo de ligação fornecido entre uma unidade de energia e um quadro de carroceria incluindo o tubo dianteiro, ambos os quadros laterais, e o quadrais) de conexão podem estar dispostos dentro de um arco circular imaginário que passa através do centro de rotação da roda dianteira em torno de empunhaduras fornecidas em extremidades de um guidão conectado na for-quilha dianteira, em uma vista de projeção desenhada projetando o veículo em um ortogonal plano a um eixo de rotação da roda dianteira.
Além do mais, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma placa de junção pode ser fornecida entre o tubo dianteiro e um tubo principal suspenso a partir do tubo dianteiro, e uma extremidade superior da seção de quadra descendente de cada um dos quadras laterais pode ser unida ao tubo dianteira e à placa de junção.
Além do mais, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, uma parte superior do quadro central pode estar conectada ao tubo principal.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, as seções de quadro inferior de ambos os quadros laterais são colocadas em posições suficientemente mais baixas, e o quadro de conexão que reforça ambos os quadras laterais e o quadro central suspenso descendentemente a partir do tubo dianteiro entre ambos os quadros laterais são dispostos acima das seções de quadro inferior e abaixo do assoalho. Como resultado, o assoalho plano que assegura suficientemente um espaço de descanso de pé é formado, desse modo aperfeiçoando a usabilidade, e o equilíbrio entre a rigidez longitudinal e a rigidez de torção do quadro de carroceria pode ser aperfeiçoado.
Adicíonalmente, de acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, visto que o quadro central é formado para ter um formato de seção transversal retangular lateralmente longo, é possível aumentar a rigidez do quadro central enquanto assegura facilmente o espaço de instalação para trás e invertido para o quadro central ser disposto na frente do assoalho.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, as seções de quadro inferior de ambos os quadros laterais são colocadas em posições suficientemente mais baixas, e um quadro de conexão disposto acima das seções de quadros inferiores e abaixo do assoalho é compreendido de uma seção substancialmente em formato de U em vista plana, e tem uma extremidade dianteira fechada e extremidades traseiras conectadas a ambos os quadros laterais, e uma seção de suporte que conecta a vizinhança de uma parte média transversal da extremidade dianteira da seção em formato de U em ambos os quadros laterais. Como resultado, é formado o assoalho plano que assegura suficientemente um descanso de pé enquanto assegura rigidez suficiente, desse modo aperfeiçoando a usabilidade, e a rigidez de torção do quadro de carroceria pode ser ajustada.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, as seções de quadro inferior de ambos os quadros laterais são colocadas em posições suficientemente mais baixas, e a escora de suporte e os quadros de conexão que reforçam ambos os quadros laterais e o quadro central suspenso descendentemente a partir do tubo dianteiro entre ambos os quadros laterais são dispostos acima das seções de assoalho inferior e abaixo do assoalho. Como resultado, é formado o assoalho plano que assegura suficientemente um espaço de descanso de pé, desse modo aperfeiçoando a usabilidade, e o equilíbrio entre a rigidez longitudinal e a rigidez de torção do quadro de carroceria pode ser aperfeiçoado.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, aumentando o comprimento vertical do radiador enquanto expande o espaço do assoalho plano, a capacidade do radiador pode ser aumentada, desse modo aperfeiçoando o desempenho de resfriamento para o motor.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, a posição do assoalho pode ser determinada tão perto do fundo quanto possível, desse modo aperfeiçoando a propriedade com que o motociclista monta e desmonta do veículo.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, o eixo pivô do lado do quadro de carroceria do mecanismo de ligação fornecido entre o quadro do veículo e a unidade de energia pode estar disposto tão perto da frente quanto possível, desse modo encurtando a base de roda.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, visto que o eixo pivô de lado de unidade de energia está disposto dentro de um arco circular imaginário que passa através do centro de rotação da roda dianteira em torno das empunhaduras, o eixo pivô do lado da unidade de energia do mecanismo de ligação pode estar disposto tão perto da frente quanto possível, desse modo encurtando a base de roda.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, desde que uma placa de junção seja fornecida entre o tubo dianteiro e um tubo principal, a rigidez da junta entre ambos os quadros laterais e o tubo dianteiro pode ser aumentada.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, desde que uma parte superior do quadro central seja conectada ao tubo principal, a rigidez da parte superior do quadro central pode ser aumentada.
Outros aspectos e vantagens da invenção serão evidentes a partir da descrição seguinte e das reivindicações anexas.
Breve Descrição dos Desenhos A figura 1 é uma vista lateral de um veículo do tipo scooter de uma primeira modalidade. A figura 2 é uma vista lateral de um quadro de carroceria. A figura 3 é uma vista plana quando vista na direção da seta 3 na figura 2. A figura 4 é uma vista plana quando vista na direção da seta 4 na figura 2. A figura 5 é uma vista lateral em seção longitudinal mostrando a estrutura de um mecanismo de ligação. A figura 6 é uma vista lateral de um veículo do tipo scooter de uma segunda modalidade. A figura 7 é uma vista lateral de um quadro de carroceria. A figura 8 é uma vista plana quando vista na direção da seta 8 na figura 7. A figura 9 é uma vista plana quando vista na direção da seta 9 na figura 7. A figura 10 é uma vista lateral mostrando a estrutura de um mecanismo de ligação.
Numerais e Caracteres de Referência 11 - forquilha dianteira 12-tubo dianteiro 13, 53-quadro lateral 13a, 53a - seção de quadro descendente 13b, 53b - seção de quadro inferior 13c, 53c - seção de quadro de elevação 14.54 - quadro central 15 - tubo principal 17.55 - quadro de conexão 21 - guidão 22 - empunhadura 26 - assoalho 31 - placa de junção 32 - seção em formato de U 33 - seção de suporte 37 - radiador 42.72 - mecanismo de ligação 45.73 - eixo pivô de lado do quadro de carroceria 49,77 - eixo pivô do lado da unidade de energia C - arco circular imaginário FA, FB - quadro de carroceria P - unidade de energia WF - roda dianteira Descrição Detalhada das Modalidades Exemplares Modalidades exemplares da invenção serão descritas com referência aos desenhos anexos.
As figuras 1 a 5 mostram uma primeira modalidade da invenção, especificamente, a figura 1 é uma vista lateral de um veículo do tipo scooter, a figura 2 é uma vista lateral de um quadro de carroceria, a figura 3 é uma vista plana quando visualizada na direção da seta 3 na figura 2, a figura 4 é uma vista plana quando visualizada na direção da seta 4 na figura 2, e a figura 5 é uma vista lateral em seção longitudinal mostrando a estrutura de um mecanismo de ligação.
Referindo-se primeiro à figura 1, uma forquilha dianteira 11 articulando uma roda dianteira WF é suportada de modo dirigível por um tubo dianteira 12 em uma extremidade dianteira de um quadro de carroceria FA fornecido em um veículo do tipo scooter tendo um assoalho do tipo baixo 26. Ambas as extremidades de um guidão em formato de barra 21 conectado a uma parte superior da forquilha dianteira 11 são fornecidas com empunhadu-ras 22,22, respectivamente. Também, uma parte dianteira de uma unidade de energia P é suportada por um quadro de carroceria FA de modo a ser oscilada para cima e para baixo por meio de um mecanismo de ligação 42. A unidade de energia P é compreendida de um motor E e uma transmissão M que muda a energia do motor E para transmiti-la para uma roda traseira WR. A roda traseira é suportada pela parte traseira da unidade de energia P. a unidade de amortecimento traseiro 23 é fornecida entre uma parte traseira do quadro de carroceria FA e uma parte traseira da unicade de energia P.
Um quadro de carroceria FA inclui o tubo dianteiro 12, um par de quadros laterais direito e esquerdo 13 tendo suas extremidades dianteiras unidas ao tubo dianteiro 12, um quadro centra) 14 suspenso descendentemente através das vizinhanças das partes dianteiras dos quadros laterais 13 a partir do tubo dianteiro 12 entre ambos os quadros laterais 13, um tubo principal 15 suspenso a partir do tubo dianteiro 12, uma barra principal transversal dianteira 16 que conecta as partes dianteiras de ambos os quadros laterais 13 uma na outra e permite que uma extremidade inferior do tubo principal 15 seja unida ao mesmo, um quadro de conexão 17 disposto abaixo do piso 26 para reforçar o quadro central 14 e ambos os quadros laterais 13, um par de subquadros traseiros direito e esquerdo 18 fixados am ambos os quadros laterais 13, e uma barra principal transversal traseira 19 que conecta as extremidades traseiras de ambos os quadros laterais 13 uma na outra. O quadro de carroceria FA é coberto com uma cobertura de car-roceria de veículo 24 feito de resina sintética. A cobertura de carroceria de veículo 24 inclui uma proteção de perna 25 que cobre a frente das pernas do motociclista, o assoalho 26 que é conectado em uma parte inferior da proteção de perna 25 para permitir que os pés do motociclista sejam colocados no mesmo, e uma cobertura lateral 27 que está conectada ao assoalho 26 para cobrir a parte traseira da carroceria de veículo de ambos os lados laterais. Um assento duplo 30 que cobre uma caixa de armazenagem 28 e um tanque de combustível 29 disposto atrás da caixa de armazenamento 28 de tal maneira a ser a-berto e fechado a partir de cima é fornecido na cobertura lateral 27.
Referindo-se às figuras 2 a 4, cada quadro laterai 13 integralmente tem uma seção de quadro descendente 13a suspenso descendentemente a partir do tubo dianteiro 12, uma seção de assoalho inferior 13b conectada a uma extremidade inferior da seção de quadro descendente 13a e se estendendo para trás abaixo do assoalho 26, uma seção de quadro de elevação 13c conectada a uma extremidade traseira da seção de quadro inferior 13b e elevando ascendentemente atrás do assoalho 26, e uma seção de trilho de assento 13d se estendendo para trás de uma extremidade superior da seção de quadro de elevação 13c para suportar o assento 30.0 quadro lateral é obtido curvando e formando um tubo único.
Uma placa de junção 31 é fornecida entre o tubo dianteiro 12 e o tubo principal 15 suspenso a partir do tubo principal 12, e uma extremidade superior da seção de quadro descendente 13a do quadro lateral 13 é unida ao tubo principal 12 e à placa de junção 31. Também, uma parte superior do quadro central 14 é conectada ao tubo principal 15, e a placa de junção, como nesta modalidade, pode ser soldada ou presa usando parafusos. A seção de quadro inferior 13b é compreendida de uma parte horizontal 13ba substancialmente se estendendo horizontalmente para trás a partir da extremidade inferior da seção de quadro descendente 13a e uma parte inclinada 13bb inclinada para trás e para cima a partir de uma extremi- dade traseira da parte horizontal 13ba. O quadro de conexão 17 está disposto acima das seções de quadro inferior 13b de ambos os quadros laterais 13 e abaixo do assoalho 26. Este quadro de conexão é compreendido de uma seção em formato de U 32 que é substancialmente formada em um formato de U em vista plana, e tem uma extremidade dianteira fechada e extremidades traseiras conectadas às partes inclinadas 13bb nas seções de quadro descendente 13b de ambos os quadros laterais 13, e uma seção de suporte 33 que conecta a vizinhança de uma parte média transversal da extremidade dianteira da seção em formato de U 32 em partes conectadas entre as seções de quadro descendente 13a e as seções de quadro inferior 13b em ambos os quadros laterais 13. Nesta modalidade, a seção em formato de U 32 tem um diâmetro menor que os quadros laterais 13, e é formada curvando um elemento de tubo único, e a seção de suporte 33, que é composta de um par de elementos de tubo direito e esquerdo 34 e 34, conecta os dois pontos na vizinhança da parte média transversal da extremidade dianteira da seção em formato de U 32 nas partes conectadas entre as seções de quadro descendente 13a e as seções de quadro inferior 13b.
Em vista lateral, a seção de quadro inferior 13b em cada quadro lateral 13 e a seção em formato de U 32 formada para ter um diâmetro menor que o quadro lateral 13 e disposta acima da seção de quadro inferior 13b são dispostas de modo que são justapostas verticalmente em um par. O quadro central 14, que tem um formato de seção transversal retangular lateralmente longo cuja largura W1 (ver figura 4) na direção de largura do veículo é maior que uma largura W2 (ver figura 2) nas direções para frente e para trás do veículo, pode ser feito de um tubo cilíndrico inclinado ou pode ser moldado de ferro de fundição. Uma extremidade inferior do quadro central 14 cuja parte superior está conectada ao tubo principal 15 é unida à parte média transversal da extremidade dianteira da seção em formato de U 32 no quadro de conexão 17. Em vista lateral, a seção de quadro descendente 13a de cada quadro lateral 13 e a seção em formato de U 32 feita de um elemento de tubo tendo um diâmetro menor que a seção de quadro descendente 13a são dispostas na frente do assoalho 26 tal que são justapostas para trás e para frente em um par.
Um par de subquadros traseiros direito e esquerdo 18, pelo menos partes dos quais estão dispostas atrás das seções de quadro de elevação 13c, está fixado em ambos os quadros laterais 13. Nesta modalidade, cada subquadro traseiro 18 está disposto abaixo da seção de quadro inferior 13b de cada quadro lateral 13 e atrás da seção de quadro de elevação 13c. Uma extremidade dianteira do subquadro traseiro 18 é unida a uma face traseira de uma extremidade dianteira da parte inclinada 13bb na seção de quadro inferior 13b na frente de uma parte unida da seção em formato de U no quadro de conexão 17, e uma extremidade traseira do subquadro traseiro 18 é unida a uma face de fundo na vizinhança de uma parte dianteira da seção de quadro de assento 13d no quadro lateral 13.
Além do mais, as partes intermediárias de ambos os subquadros traseiros 18 são curvadas de modo a se aproximar das seções de quadro de elevação 13c dos quadros laterais 13. As placas pivô 36 são fornecidas entre ambos os quadros laterais 13 e ambos os subquadros traseiros 18, respectivamente, abaixo das partes intermediárias curvadas.
Cada subquadro traseiro 18 é feito de um elemento de tubo tendo um diâmetro menor que o quadro lateral 13. Em vista lateral, a seção de quadro inferior 13b e a seção de quadro de elevação 13c no quadro lateral 13 e o subquadro traseiro 18 feito de um elemento de tubo tendo um diâmetro pequeno diâmetro estão dispostas tal que são justapostas em um par abaixo e atrás do assoalho 26.
Como mostrado claramente na figura 1, um radiador 37 está disposto entre as seções de quadro descendente 13a de ambos os quadros laterais 13 e o quadro central 14. Uma face de topo do assoalho 26 é colocada em uma posição mais baixa que uma posição central vertical CP do radiador 37.
Como mostrado claramente na figura 4, um par de braços de suporte direito e esquerdo 38 fornecidos em uma parte superior do radiador 37 é suportado elasticamente por um par de escoras direita e esquerda 39 fornecidas na barra principal transversal dianteira 16. Também, ambas as extremidades direita e esquerda de um tubo protetor 40 que cobre uma parte inferior do radiador 37 de seu lado dianteiro são unidas respectivamente às faces dianteiras das extremidades inferiores das seções de quadro descendente 13a em ambos os quadros laterais 13. Uma parte média inferior do radiador 37 é elasticamente suportada por uma escora 41 direcionada na direção de uma parte média do tubo de proteção 40.
Referindo-se à figura 5, uma placa de suporte 43 é presa na parte conectada entre a seção de assoalho inferior 13b e a seção de quadro de elevação 13c em cada quadro lateral 13 de modo a se projetar para trás. Uma parte inferior do motor E na unidade de energia P é fornecida com um suporte 44.
Em adição, o mecanismo de ligação 42 inclui um par de primeiros braços de ligação direito e esquerdo 46 que é rotativamente suportado pelas placas pivô 36 por meio de um eixo pivô do lado de quadro de carroce-ria 45, um segundo braço de ligação 48 cuja extremidade está rotativamente conectada à outra extremidade dos primeiros braços de ligação 46 por meio de um eixo de conexão 47, um eixo pivô do lado de unidade de energia 49 que é fixado a outra extremidade do segundo braço de ligação 48 e rotativamente suportado pelo suporte 44, um braço de regulagem se estendendo para cima 51 cuja extremidade é conectada ao eixo pivô do lado de unidade de energia 49 e cuja parte intermediária é rotativamente suportada por cada placa de suporte 43 por meio de um pivô 50, e um elemento elástico 52 montado na outra extremidade do braço de regulagem 51. A rotação do braço de regulagem é regulada entre uma posição onde o elemento elástico 52 entra em contato resiliente com a face traseira inferior da seção de quadro de elevação 13c em cada quadro lateral 13 e uma posição onde o elemento elástico 49 entra em contato resiliente com uma placa de regulagem 43a fornecida em cada placa de suporte 43 a partir do lado dianteiro.
Além do mais, o eixo pivô de lado de quadro de carroceria 45 do mecanismo de ligação 42 está disposto na frente da face traseira da seção de quadro de elevação 13c no quadra lateral 13. O eixo pivô do lado de uni- dade de energia 49, como mostrado na figura 1, está disposto dentro de um arco circular imaginário C passando através do centro de rotação da roda dianteira WF em torno da empunhadura 22 em uma vista de projeção desenhada projetando o veículo em um plano ortogonal a um eixo de rotação da roda dianteira WF. A seguir, a operação da primeira modalidade será descrita. O quadro de carroceria FA inclui o par de quadros laterais direito e esquerdo 13, cada um tendo a seção de quadro descendente 13a suspensa descendentemente a partir do tubo dianteiro 12 e a seção de quadro inferior 13b se estendendo para trás da extremidade inferior da seção de quadro descendente 13a, o quadro central 14 suspenso descendentemente a partir do tubo dianteiro 12 entre ambos os quadros laterais 13, e o quadro de conexão 17 que está disposto acima das seções de assoalho inferior 13b para reforçar o quadro central 14 e ambos os quadros laterais 13, e o quadro de conexão 17 está disposto abaixo do assoalho do tipo baixo 26. Conseqüentemente, as seções de quadro inferior 13b de ambos os quadros laterais 13 são colocadas em posições suficientemente inferiores, e os quadro de conexão 17 que reforça ambos os quadros laterais 13 e o quadro central 14 suspenso descendentemente a partir do tubo dianteiro 12 entre ambos os quadros laterais 13 estão dispostos acima das seções de assoalho inferior 13b e abaixo do assoalho 26. Como um resultado, o assoalho plano 26 que assegura suficientemente um espaço de descanso de pé é formado, desse modo aperfeiçoando a usabilidade, e o equilíbrio entre a rigidez de torção e a rigidez longitudinal do no de carroceria FA pode ser aperfeiçoado.
Em adição, tais efeitos podem ser obtidos não somente pelo quadro de conexão 17 tendo uma seção em formato de U 32 e a seção de suporte 33 mas também por um quadro de conexão adaptado para conectar linearmente as partes traseiras das seções de quadro inferior 13b dos quadros laterais 13 nas seções de quadra descendente 13a em um plano substancialmente horizontal.
Além do mais, visto que o quadro central 13 tem um formato de seção transversal retangular lateralmente longo, é possível aumentar a rigi- dez do quadro central 14 enquanto assegura facilmente que o espaço de instalação posterior e traseiro para o quadro central 14 seja disposto na frente do assoalho 26.
Além disso, o quadro de conexão 17 tem a seção em formato de U 32 que é formada substancialmente em um formato de "U" em vista plana, e tem uma extremidade dianteira fechada e extremidades traseiras conectadas a ambos os quadros laterais 13, e a seção de suporte 33 que conecta a vizinhança de uma parte média transversal da extremidade dianteira da seção em formato de U 32 nos quadros laterais 13, Assim, o assoalho plano 26 que assegura suficientemente um espaço de descanso de pé enquanto assegura que uma rigidez suficiente seja formada, desse modo aperfeiçoando a usabilidade, e a rigidez de torção do quadro de carroceria FA pode ser a-justada.
Em adição, tais efeitos podem ser obtidos mesmo se o quadro central 14 é omitido.
Adicionalmente, a placa de junção 31 é fornecida entre o tubo dianteiro 12 e o tubo principal 15 suspenso a partir do tubo dianteiro 12, e as extremidades superiores das seções de quadro descendente 13a de ambos os quadros laterais 13 são unidas no tubo dianteiro 12 e na placa de junção 31. Como resultado, a rigidez da junta entre ambos os quadros laterais 13 e o tubo dianteiro 12 pode ser aumentada. Também, desde que a parte superior do quadro central 14 seja conectada ao tubo principal 15, a rigidez da parte superior do quadro central 14 poderá ser aumentada.
Além do mais, cada quadro lateral 13 integralmente tem uma seção de quadro descendente 13a suspensa descendentemente a partir do tubo dianteiro 12, a seção de assoalho inferior 13b conectada na extremidade inferior da seção de quadro descendente 13a e se estendendo para trás abaixo do assoalho 26, a seção de quadro de elevação 13c conectada na extremidade traseira da seção de quadro inferior 13b e elevando ascendentemente atrás do assoalho 26, e a seção de trilho de assento 13d se estendendo para trás a partir da extremidade superior da seção de quadro de elevação 13c. O quadro lateral é obtido curvando e formando um tubo único.
Como resultado, o número de partes pode ser reduzido, e o número de processos de montagem do quadro de carroceria FA pode ser reduzido.
Além do mais, os quadros laterais 13, o quadro centrai 14 tendo um diâmetro menor que os quadros laterais 13 e reforçando os quadros laterais 13, a seção em formato de U 32 do quadro de conexão 17, e os sub-quadros traseiros 18 são dispostos ta! que são justapostos em pares na frente de, abaixo, e atrás do assoalho 26, em vista lateral. Assim o quadro de carroceria de alta rigidez e peso leve FA pode ser construído.
Adicionalmente, o radiador 37 está disposto entre as seções de quadro descendente 13a de ambos os quadros laterais 13 e o quadro central 14. Conseqüentemente, o aumento do comprimento vertical do radiador 37 enquanto se expande o espaço do assoalho plano 26, pode aumentam a capacidade do radiador 37, desse modo aperfeiçoando o desempenho de resfriamento para o motor E. Em adição, desde que a face de topo do assoalho 26 seja colocada em uma posição abaixo da posição central vertical CP do radiador 37, a posição do assoalho 26 poderá ser determinada tão perto do fundo quanto possível, desse modo aperfeiçoando a propriedade com que um motociclista monta e desmonta do veículo.
Além do mais, o par de subquadros traseiros direito e esquerdo 18, cujas partes são dispostas atrás das seções de quadro de elevação 13c, é fixado em ambos os quadros laterais 13, e o eixo pivô do lado do quadro de carroceria 45 do mecanismo de ligação 42, fornecido entre o quadro de carroceria FA e a unidade de energia P, é suportado pelas placas pivô 36 fornecidas entre ambos os quadros laterais 13 e ambos os subquadros traseiros 18. Assim, é possível aumentar a rigidez em torno do eixo pivô do lado de quadro de carroceria 45 enquanto evita-se aumentar o tamanho dos quadros laterais 13. Impedindo aumentar o tamanho do quadro lateral 13 desta maneira, o espaço traseiro do assoalho 26 pode ser aumentado.
Além do mais, desde que o eixo pivô do lado de quadro de carroceria 45 do mecanismo de ligação 42 esteja disposto na frente da face traseira da seção de quadro de elevação 13c, o eixo pivô do lado do quadro de carroceria 45 do mecanismo de ligação 42 poderá estar disposto tão perto da frente quanto possível, desse modo encurtando a base de roda.
Adicionalmente, desde que as partes intermediárias de ambos os subquadros 18 sejam curvadas de modo a se aproximarem das seções de quadro de elevação 13c dos quadros laterais 13, a unidade de energia P poderá estar disposta no lado dianteiro enquanto impede a interferência da unidade de energia P com os subquadros traseiros 18, desse modo tornando a base de roda mais curta.
Além do mais, o eixo pivô do lado de unidade de energia 49 do mecanismo de ligação 42 está disposto dentro do arco circular imaginário C passando através do centro de rotação da roda dianteira WF em torno da empunhadura 22, em uma vista de projeção desenhada para projetar o veículo em um piano ortogonal ao eixo de rotação da roda dianteira WF. Como um resultado, o eixo pivô do lado da unidade de energia 49 do mecanismo de ligação 42 pode estar disposto tão perto da frente quanto possível, desse modo encurtando ainda a base de roda.
As figuras 6 a 10 mostram uma segunda modalidade da invenção, especificamente, a figura 6 é uma vista lateral de um veículo do tipo scooterda segunda modalidade, a figura 7 é uma vista lateral de um quadro de carroceria, a figura 8 é uma vista plana como vista na direção da seta 8 na figura 7, a figura 9 é uma vista plana como vista na direção da seta 9 na figura 7, e a figura 10 é uma vista lateral mostrando a estrutura de um mecanismo de ligação.
Em adição, na descrição da segunda modalidade, as partes que correspondem àquelas na primeira modalidade são indicadas pelos mesmos numerais de referência, e a descrição detalhada das mesmas será substituída por ilustração somente.
Referindo-se primeiro à figura 6, uma parte dianteira da unidade de energia P composta do motor E e da transmissão M é suportada pelo quadro de carroceria FB fornecido em um veiculo do tipo scooter tendo um assoalho do tipo baixo 26 de modo a ser oscilável para cima e para baixo por meio do mecanismo de ligação 42. A unidade de amortecimento traseiro 23 é fornecida entre uma parte traseira do quadro de carroceria FB e uma parte traseira da unidade de energia P.
Referindo-se às figuras 7 a 9, o quadro de carroceria FB inclui o tubo dianteiro 12, um par de quadros laterais direito e esquerdo 53 tendo suas extremidades dianteiras unidas ao tubo dianteiro 12, um quadro central 54 feito de um elemento de tubo e suspenso descendentemente através das vizinhanças das partes dianteiras dos quadros laterais 53 a partir do tubo dianteiro 12 entre ambos os quadros laterais 53, quadros de conexão 55 se estendendo para trás e para frente abaixo do assoalho 26 fornecidos na cobertura de carroceria 24 e tendo suas ambas extremidades conectadas em ambos os quadros laterais 53, uma escora de suporte 56 disposta abaixo de ambos os quadros de conexão 55 para conectar ambos os quadros laterais 53 um ao outro e conectados em uma extremidade inferior do quadro central 54, uma barra principal transversal dianteira 57 que conecta as partes dianteiras de ambos os quadros laterais 13 uma à outra e permite que uma extremidade inferior do tubo principal 15 seja unida ao mesmo, uma primeira barra principal transversal intermediária 58 que conecta partes intermediárias de ambos os quadros laterais 53, uma segunda barra principal transversal intermediária 59 que conecta partes intermediárias de ambos os quadros laterais 53 atrás da primeira barra principal transversal 58, uma barra principal transversal traseira 60 que conecta extremidades traseiras de ambos os quadros laterais 53 uma à outra, e um par de subquadros traseiros direito e esquerdo 61 fixados am ambos os quadros laterais 13.
Cada quadro lateral 53 integralmente tem uma seção de quadro descendente 53a suspenso descendentemente a partir do tubo dianteiro 12, uma seção de assoalho inferior 53b conectada em uma extremidade inferior da seção de quadro descendente 53a e se estendendo para trás abaixo do assoalho 26, uma seção de quadro de elevação 53c conectada a uma extremidade traseira da seção de quadro inferior 53b e elevando ascendentemente atrás do assoalho 26, e uma seção de trilho de assento 53d se estendendo para trás a partir de uma extremidade superior da seção de quadro de elevação 53c para suportar o assento 30.0 quadro lateral é obtido curvando e formando um tubo único. As seções de trilho de assento 53d de ambos os quadros laterais 53 são obliquamente formadas de modo a se aproximarem uma da outra quando se estendem para trás. A barra transversal principal dianteira 57 conecta partes intermediárias das seções de quadro descendente 53a em ambos os quadros laterais 53 uma a outra, a primeira barra principal transversal intermediária 58 conecta as partes superiores das seções de quadro de elevação 53c em ambos os quadros laterais 53 um ao outro, e a segunda barra principal transversal intermediária 60 conecta as partes intermediárias das seções do trilho de assento 53d em ambos os quadros laterais 53 uma a outra.
As extremidades superiores das seções de quadro descendente 53a em ambos os quadros laterais 53 são unidas ao tubo dianteiro 12, e uma placa de junção inferior 62 é fornecida entre o tubo dianteiro 12 e as partes inferiores das partes unidas das seções de quadro descendente 53a ao tubo dianteiro 12. Também, uma placa de junção inferior 63 é fornecida entre o tubo dianteiro 12 e as partes superiores das partes unidas das seções de quadro descendente 53a no tubo dianteiro 12. Uma extremidade superior do quadro central 54 é unida à placa de junção superior 63.
Uma seção de quadro inferior 53b é compreendida de uma parte horizontal 53ba se estendendo de modo substancialmente horizontal para trás a partir da extremidade inferior de cada seção de quadro descendente 13a e de uma parte inclinada 53bb inclinada para trás e para cima a partir de uma extremidade traseira da parte horizontal 53ba. O quadro de conexão 55 está disposto acima das seções de quadro inferior 53b de ambos os quadros laterais 53 e abaixo do assoalho 26, e tem uma extremidade dianteira unida a uma parte inferior da seção de quadro descendente 53a em cada quadro lateral 53 e uma extremidade traseira unida á parte inclinada 53bb na seção de quadro inferior 53b do quadra lateral 53.
Um par de subquadros traseiros direito e esquerdo 61, cujas partes são dispostas atrás das seções de quadro de elevação 53c, é fixado em ambos os quadros laterais 53. Nesta modalidade, cada subquadro traseiro 61 está disposto abaixo da seção de quadro inferior 53b de cada quadro Ia- teral 53 e atrás da seção de quadro de elevação 53c. Uma extremidade dianteira do subquadro traseiro 61 está unida a uma face traseira de uma extremidade dianteira da parte inclinada 53bb na seção de quadro inferior 53b na frente de uma parte unida de uma extremidade traseira do quadro de conexão 55, e uma extremidade traseira do subquadro traseiro 61 é unida a uma face de fundo na vizinhança de uma parte dianteira da seção de quadro de assento 53d no quadro lateral 53.
Além do mais, as partes intermediárias de ambos os subquadros traseiros 61 são curvadas de modo a se aproximar das seções de quadro de elevação 53c dos quadros laterais 53. As placas pivô 64 são fornecidas entre ambos os quadros laterais 63 e ambos os subquadros traseiros 61, respectivamente, abaixo das partes intermediárias curvadas.
Cada subquadro traseiro 61 é feito de um elemento de tubo tendo um diâmetro menor que o dito quadro lateral 53. Em vista lateral, a seção de quadro inferior 53b e a seção de quadro de elevação 53c no quadro lateral 53 e no subquadro traseiro 61 feito de um elemento de tubo tendo um diâmetro pequeno são dispostas de modo que são justapostas em um par abaixo e atrás do assoalho 26.
Como mostrado claramente na figura 6, um radiador 37 está disposto entre as seções de quadro descendente 53a de ambos os quadros laterais 13 e o quadro central 54. Uma face de topo do assoalho 26 é colocada em uma posição mais baixa que uma posição central vertical CP do radiador 37.
Como mostrado claramente na figura 9,um par de braços de suporte direito e esquerdo 38 fornecido em uma parte superior do radiador 37 é suportado elasticamente por um par de escoras direita e esquerda 65 fornecido na barra principal transversal dianteira 57. Também, ambas as extremidades direita e esquerda de um tubo protetor 40 que cobre uma parte inferior do radiador 37 a partir de seu lado dianteiro, são respectivamente unidas nas faces dianteiras das extremidades inferiores das seções de quadro descendente 53a em ambos os quadros laterais 53. Uma parte média inferior do radiador 37 é elasticamente suportada por uma escora 41 direcionada para uma parte média do tubo protetor 40.
Referindo-se à figura 10, uma placa de suporte 67 é presa na parte conectada entre a seção de assoalho inferior 53b e a seção de quadro de elevação 53c em cada quadro lateral 13 de modo a se projetar para trás. Uma parte inferior do motor E na unidade de energia P é fornecida com um suporte 44.
Em adição, o mecanismo de ligação 72 inclui um par de primeiros braços de ligação direito e esquerdo 74 que é rotativamente suportado pelas placas pivô 64 por meio de um eixo pivô do lado do quadro de carroce-ria 73, um segundo braço de ligação 76 cuja extremidade é rotativamente conectada à outra extremidade de cada um dos primeiros braços de ligação 74 por meio de um eixo de conexão 75, um eixo pivô do lado de unidade de energia 77 que é fixado na outra extremidade do segundo braço de ligação 76 e rotativamente suportado pelo suporte 44, um braço 79 que está localizado fora de um segundo braço de ligação 76 de ambos os segundos braços de ligação 76, que está localizado no lado esquerdo da motocicleta como visto em sua direção de deslocamento, e que tem uma extremidade conectada a uma parte intermediária do segundo mecanismo de ligação 76 por meio de um tubo de conexão 78 e a outra extremidade conectada a uma extremidade do eixo pivô do lado da unidade de energia 77, e um braço de regulagem se estendendo ascendentemente 81 cuja uma extremidade é conectada ao eixo pivô do lado da unidade de energia 77 e cuja outra extremidade é rotativamente suportada por cada placa de suporte 67 por meio de um pivô 80. Uma parte intermediária do braço de regulagem 81 é conectada a cada placa de suporte 67 por meio de uma bucha de borracha 82 e um eixo de conexão 83.
Além do mais, uma protuberância de regulagem se projetando ascendentemente 84 é integralmente fornecida no braço de regulagem 81, e um recesso 85 é fornecido na placa de suporte 67 para receber a protuberância de regulagem 84. A rotação do braço de regulagem 81 em torno do eixo do pivô 80 é regulada em uma faixa dentro da qual a protuberância de regulagem 84 pode se mover dentro do recesso 85.
Além do mais, o eixo pivô do lado do quadro de carroceria 73 do mecanismo de ligação 72 está disposto na frente da face traseira da seção de quadro de elevação 53c no quadro lateral 53.0 eixo pivô do lado da unidade de energia 77, como mostrado na figura 6, está disposto dentro de um arco circular imaginário C que passa através do centro de rotação da roda dianteira WF em tomo da empunhadura 22, em uma vista de projeção desenhada projetando o veículo em um plano ortogonal a um eixo de rotação da roda dianteira WF. A seguir, a operação da segunda modalidade será descrita. O quadro de carroceria FB inclui o par de quadros laterais direito e esquerdo 53, cada um tendo a seção de quadro descendente 53a suspensa descendentemente a partir do tubo dianteiro 12 e a seção de quadro inferior 53b se estendendo para trás a partir da extremidade inferior da seção de quadro descendente 53a, o quadro central 54 suspenso descendentemente a partir do tubo dianteiro 12 entre ambos os quadros laterais 53, o par de quadros de conexão direito e esquerdo 55 tendo suas extremidades dianteiras conectadas às seções de quadro descendente 53a acima das seções de assoalho inferior 53b de ambos os quadros laterais 53 e tendo suas extremidades traseiras conectadas às seções de quadro inferior 53b, a escora de suporte 56 que conecta as seções de quadro inferiores 53b de ambos os quadros laterais 53 uma à outra, e o quadro central 54 suspenso descendentemente a-través das vizinhanças de partes dianteiras dos quadros laterais 53 a partir do tubo dianteiro 12 entre ambos os quadros laterais 53 e tendo sua extremidade inferior conectada à escora de suporte 56, e os quadros de conexão 55 são dispostos abaixo do assoalho do tipo baixo 26. Consequentemente, as seções de quadro inferior 53b de ambos os quadros laterais 53 são colocadas em posições suficientemente mais baixas, e a escora de suporte 56 e os quadros de conexão 55 que reforçam ambos os quadros laterais 53 e o quadro central 54, suspensos descendentemente para baixo a partir do tubo dianteiro 12 entre ambos os quadros laterais 53, são dispostos acima das seções de assoalho inferior 53b e abaixo do assoalho 26. Como resultado, o assoalho plano 26 que assegura suficientemente um espaço de descanso de pé é formado, desse modo aperfeiçoando a usabilidade, e o equilíbrio entre a rigidez longitudinal e a rigidez de torção do quadro de carroceria FB pode ser aperfeiçoado.
Além do mais, cada quadro lateral 53 integralmente tem uma seção de quadro descendente 53a suspensa descendentemente a partir do tubo dianteiro 12, a seção de assoalho inferior 53b conectada à extremidade inferior da seção de quadro descendente 53a e se estendendo para trás a-baixo do assoalho 26, a seção de quadro de elevação 53c conectada à extremidade traseira da seção de quadro inferior 53b e elevando ascendentemente atrás do assoalho 26, e a seção de trilho de assento 53d se estendendo para trás a partir da extremidade superior da seção de quadro de elevação 53c. O quadro lateral é obtido curvando e formando um tubo único. Como resultado, o número de partes pode ser reduzido, e o número de processos de montagem do quadro de carroceria FB pode ser reduzido.
Além do mais, os quadros laterais 53, o quadro central 54 tendo um diâmetro menor que os quadros laterais 53, e os subquadros traseiros 61 são dispostos de modo que são justapostos em pares na frente de, abaixo, e atrás do assoalho 26, em vista lateral. Assim, o quadro de carroceria de alta rigidez e peso leve FB pode ser construído.
Adicionalmente, o radiador 37 está disposto entre as seções de quadro descendente 53a de ambos os quadros laterais 53 e o quadro central 54. Conseqüentemente, o aumento do comprimento vertical do radiador 37 enquanto se expande o espaço do assoalho plano 26, pode aumentar a capacidade do radiador 37, desse modo aperfeiçoando o desempenho de resfriamento para o motor E. Em adição, desde que a face de topo do assoalho 26 seja colocada em uma posição abaixo da posição central vertical CP do radiador 37, a posição do assoalho 26 poderá ser determinada tão perto do fundo quanto possível, desse modo aperfeiçoando a propriedade com que um motociclista monta e desmonta do veículo.
Além do mais, o par de subquadros traseiros direito e esquerdo 61, cujas partes são dispostas atrás das seções de quadro de elevação 53c, é fixado em ambos os quadros laterais 53, e o eixo pivô do lado do quadro de carroceria 73 do mecanismo de ligação 72 fornecido entre o quadro de carroceria FB e a unidade de energia P é admitido pelas placas pivô 64 fornecidas entre ambos os quadros laterais 53 e ambos os subquadros traseiros 61. Assim, é possível aumentar a rigidez em tomo do eixo pivô do lado do quadro de carroceria 73 enquanto evita-se aumentar o tamanho dos quadros laterais 53. Evitando aumentar o tamanho do quadro lateral 53 desta maneira, o espaço traseiro do assoalho 26 pode ser aumentado.
Além do mais, desde que o eixo pivô do lado de quadro de carroceria 73 do mecanismo de ligação 72 esteja disposto na frente da face traseira da seção de quadro de elevação 53c, o eixo pivô do lado do quadro de carroceria 73 do mecanismo de ligação 72 poderá estar disposto tão perto da frente quanto possível, desse modo encurtando a base de roda.
Adicionalmente, desde que as partes intermediárias de ambos os subquadros traseiros 61 sejam curvados de modo a se aproximarem das seções de quadro de elevação 53c dos quadros laterais 53, a unidade de energia P poderá estar disposta no lado dianteira enquanto impede a interferência da unidade de energia P com os subquadros traseiros 61, desse modo tornando a base de roda mais curta.
Além do mais, o eixo pivô do lado da unidade de energia 77 do mecanismo de ligação 42 está disposto dentro do arco circular imaginário C passando através do centro de rotação da roda dianteira WF em torno da empunhadura 22, em uma vista de projeção desenhada projetando o veículo em um plano ortogonal ao eixo de rotação da roda dianteira WF. Como resultado, o eixo pivô do lado da unidade de energia 77 do mecanismo de ligação 42 pode estar disposto tão perto da frente quanto possível, desse modo ainda encurtando a base de roda.
Será evidente para aqueles versados na técnica que várias modificações e variações podem ser feitas nas modalidades preferidas descritas da presente invenção sem se afastar do espírito e escopo da invenção. Assim, é pretendido que a presente invenção cubra todas as modificações e variações desta invenção consistentes com o escopo das reivindicações a-nexas e seus equivalentes.
REIVINDICAÇÕES
Claims (10)
1. Veículo do tipo scooter, compreendendo: um tubo dianteiro (12) que suporta de modo dirigível uma forqui-Iha dianteira (11) para suportar uma roda dianteira (WF); um par de quadros laterais direito e esquerdo (13), cada um tendo uma seção de quadro descendente (13a) suspenso descendentemente a partir de um tubo dianteiro (12), e uma seção de quadro inferior (13b) se estendendo para trás a partir de uma extremidade inferior da seção de quadro descendente (13a); e caracterizado pelo fato de que um quadro central (14) é suspenso descendentemente através das vizinhanças dos quadros laterais (13) a partir do tubo dianteiro (12) entre ambos os quadros laterais (13); e um quadro de conexão (17) é disposto acima da seção de quadro inferior (13b) e reforçando o quadro central (14) e ambos os quadros laterais (13), em que o quadro de conexão (17) está disposto abaixo do assoalho (26).
2. Veículo do tipo scooter, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o quadro central (14) é formado para ter um formato de seção transversal retangular lateralmente longo.
3. Veículo do tipo scooter, compreendendo: um tubo dianteiro (12) que suporta de modo dirigível uma forqui-Iha dianteira (11) para suportar uma roda dianteira (WF); um par de quadros laterais direito e esquerdo (13), cada um tendo uma seção de quadro descendente (13a) suspenso descendentemente a partir de um tubo dianteiro (12), e uma seção de quadro inferior (13b) se estendendo para trás a partir de uma extremidade inferior da seção de quadro descendente (13a); e caracterizado pelo fato de que um quadro de conexão (17) tem: uma seção em formato de U (32) formada em um formato substancialmente de U em vista plana, e tem uma extremidade dianteira fechada e extremidades traseiras conectadas a ambos os quadros laterais (13), e uma seção de suporte (33) que conecta a vizinhança de uma parte média transversal da extremidade dianteira da seção em formato de U (32) a ambos os quadros laterais (13), em que o quadro de conexão (17) está disposto acima das seções de quadro inferior (13b) de ambos os quadros laterais (13) e abaixo do assoalho (26).
4. Veículo do tipo scooter, compreendendo: um tubo dianteiro (12) que suporta de modo dirigível uma forqui-Iha dianteira (11) para suportar uma roda dianteira (WF); um par de quadros laterais direito e esquerdo (53), cada um tendo uma seção de quadro descendente (53a) suspenso descendentemente a partir de um tubo dianteiro (12), e uma seção de quadro inferior (53b) se estendendo para trás a partir de uma extremidade inferior da seção de quadro descendente (53a); e caracterizado pelo fato de que um par de quadros de conexão direito e esquerdo (55) tem suas extremidades dianteiras conectadas nas seções de quadro descendente (53a) acima das seções de quadro inferior (53b) de ambos os quadros laterais (53) e tendo suas extremidades traseiras conectadas nas seções de quadro inferiores (53b); uma escora de suporte (56) que conecta as seções de quadro inferior (53b) de ambos os quadros laterais (53) um a outro; e um quadro central (54) suspenso descendentemente através das vizinhanças dos quadros laterais (53) do tubo dianteiro (12) entre ambos os quadros laterais (53) e tendo sua extremidade inferior conectada à escora de suporte (56), em que os quadros de conexão (55) são dispostos abaixo do assoalho (26).
5. Veículo do tipo scooter, de acordo com a reivindicação 1 ou 4, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: um radiador (37) disposto entre as seções de quadro descendente (13a, 53a) de ambos os quadros laterais (13, 53) e o quadro central (14, 54).
6. Veículo do tipo scooter, de acordo com a reivindicação 5, ca- racterizado pelo fato de que uma face de topo do assoalho (26) é colocada em uma posição mais baixa que uma posição central vertical do radiador (37).
7. Veículo do tipo scooter, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1,3 e 4, caracterizado pelo fato de que cada um dos quadros laterais (13, 53) incluir uma seção de quadro de elevação (13c, 53c) conectada a uma extremidade traseira da seção de quadro inferior (13b, 53b) e elevando ascendentemente atrás do assoalho (26), e em que um eixo pivô do lado do quadro de carroceria (45, 73) de um mecanismo de ligação (42, 72), fornecido entre uma unidade de energia (P) e um quadro de carroceria (FA, FB) incluindo o tubo dianteiro (12), ambos os quadros laterais (13, 53), e o quadro de conexão (17, 55) está disposto na frente de uma face traseira da seção de quadro de elevação (13c, 53c).
8. Veículo do tipo scooter, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1,3 e 4, caracterizado pelo fato de que um eixo pivô do lado da unidade de energia (49, 77) de um mecanismo de ligação (42, 72) fornecido entre uma unidade de energia (P) e um quadro de carroceria (FA, FB) incluindo o tubo dianteiro (12), ambos os quadros laterais (13, 53), e o(s) quadro(s) de conexão (17, 55), está disposto dentro de um arco circular imaginário (C) que passa através do centro de rotação da roda dianteira (WF) em torno de empunhaduras (22) fornecidas em extremidades de um guidão (21) conectado à forquilha dianteira (11), em uma vista de projeção desenhada projetando o veículo em um plano ortogonal a um eixo de rotação da roda dianteira (WF).
9. Veículo do tipo scooter, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: uma placa de junção (31) pode ser fornecida entre o tubo dianteiro (12) e um tubo principal (15) suspenso a partir do tubo dianteiro (12), em que uma extremidade superior da seção de quadro descendente (13a) de cada um dos quadros laterais (13) pode ser unida ao tubo dianteiro (12) e à placa de junção (31).
10. Veículo do tipo scooter, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que uma parte superior do quadro central (14) é conectada ao tubo principal (15).
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
JP2005088500 | 2005-03-25 | ||
JP2005351929A JP4459160B2 (ja) | 2005-03-25 | 2005-12-06 | スクータ型車両 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0600850A BRPI0600850A (pt) | 2006-12-05 |
BRPI0600850B1 true BRPI0600850B1 (pt) | 2016-11-29 |
Family
ID=36956217
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0600850A BRPI0600850B1 (pt) | 2005-03-25 | 2006-03-24 | veículo do tipo scooter |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
JP (1) | JP4459160B2 (pt) |
BR (1) | BRPI0600850B1 (pt) |
FR (1) | FR2883546B1 (pt) |
IT (1) | ITTO20060224A1 (pt) |
TW (1) | TWI297652B (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JP2012245796A (ja) | 2009-09-25 | 2012-12-13 | Yamaha Motor Co Ltd | 自動二輪車及び自動二輪車用車体フレーム |
JP2012197057A (ja) | 2011-03-23 | 2012-10-18 | Yamaha Motor Co Ltd | 自動二輪車 |
JP6220702B2 (ja) * | 2014-03-03 | 2017-10-25 | 本田技研工業株式会社 | 鞍乗型車両の車体フレーム構造 |
JP2016016736A (ja) * | 2014-07-08 | 2016-02-01 | ヤマハ発動機株式会社 | スクータ型車両 |
-
2005
- 2005-12-06 JP JP2005351929A patent/JP4459160B2/ja not_active Expired - Fee Related
-
2006
- 2006-03-15 TW TW095108780A patent/TWI297652B/zh not_active IP Right Cessation
- 2006-03-24 FR FR0602565A patent/FR2883546B1/fr not_active Expired - Fee Related
- 2006-03-24 IT IT000224A patent/ITTO20060224A1/it unknown
- 2006-03-24 BR BRPI0600850A patent/BRPI0600850B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
TWI297652B (en) | 2008-06-11 |
ITTO20060224A1 (it) | 2006-09-26 |
JP2006298356A (ja) | 2006-11-02 |
FR2883546B1 (fr) | 2009-09-04 |
JP4459160B2 (ja) | 2010-04-28 |
BRPI0600850A (pt) | 2006-12-05 |
TW200706437A (en) | 2007-02-16 |
FR2883546A1 (fr) | 2006-09-29 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
TWI289523B (en) | Frame structure of scooter-type vehicle | |
US9493207B2 (en) | Motorcycle | |
ES2305596T3 (es) | Motocicleta. | |
JP4855086B2 (ja) | スイングアームの支持部構造 | |
BRPI0600850B1 (pt) | veículo do tipo scooter | |
US20120205179A1 (en) | Vehicle body frame for motorcycle, and motorcycle incorporating the same | |
BRPI0602915B1 (pt) | estrutura de arranjo de amortecedor traseiro de motocicleta | |
BR112012004249B1 (pt) | Veículo para dirigir montado | |
JP2012166671A (ja) | 自動二輪車の車体フレーム | |
JP2020026227A (ja) | フレーム構造及びスクータ型二輪車 | |
JP2010023730A (ja) | 自動二輪車の車体フレーム構造 | |
JPS5963280A (ja) | 自動二輪車 | |
BR102017005683A2 (pt) | Vehicle type to mount | |
BR112020000404B1 (pt) | Estrutura do quadro do veículo | |
BR112013010386B1 (pt) | Motocicleta | |
JP2013203125A (ja) | 自動二輪車の車体フレーム | |
JPH06239121A (ja) | リアサスペンション | |
BRPI0803788B1 (pt) | Motocicleta e quadro de motocicleta | |
JPS6241910Y2 (pt) | ||
TWI571403B (zh) | 車體骨架構造及跨坐型車輛 | |
TWM655673U (zh) | 電動三輪車後懸配置 | |
JP2013203124A (ja) | 自動二輪車の車体フレーム | |
CN216546516U (zh) | 摩托车 | |
BRPI0802429B1 (pt) | Quadro de motocicleta e motocicleta | |
JP2950873B2 (ja) | スクータ型自動二輪車の後輪懸架装置 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |