BRPI0502521B1 - Liga de alumínio para fundição em matrizes - Google Patents

Liga de alumínio para fundição em matrizes Download PDF

Info

Publication number
BRPI0502521B1
BRPI0502521B1 BRPI0502521-4A BRPI0502521A BRPI0502521B1 BR PI0502521 B1 BRPI0502521 B1 BR PI0502521B1 BR PI0502521 A BRPI0502521 A BR PI0502521A BR PI0502521 B1 BRPI0502521 B1 BR PI0502521B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aluminum alloy
weight
ppm
alloy according
die casting
Prior art date
Application number
BRPI0502521-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Hubert Koch
Original Assignee
Rheinfelden Aluminium Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rheinfelden Aluminium Gmbh filed Critical Rheinfelden Aluminium Gmbh
Publication of BRPI0502521A publication Critical patent/BRPI0502521A/pt
Publication of BRPI0502521B1 publication Critical patent/BRPI0502521B1/pt
Publication of BRPI0502521B8 publication Critical patent/BRPI0502521B8/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C1/00Making non-ferrous alloys
    • C22C1/06Making non-ferrous alloys with the use of special agents for refining or deoxidising
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C21/00Alloys based on aluminium
    • C22C21/02Alloys based on aluminium with silicon as the next major constituent
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C21/00Alloys based on aluminium
    • C22C21/02Alloys based on aluminium with silicon as the next major constituent
    • C22C21/04Modified aluminium-silicon alloys

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Manufacture Of Alloys Or Alloy Compounds (AREA)
  • Mold Materials And Core Materials (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Metal Extraction Processes (AREA)
  • Manufacture Of Metal Powder And Suspensions Thereof (AREA)
  • Refinement Of Pig-Iron, Manufacture Of Cast Iron, And Steel Manufacture Other Than In Revolving Furnaces (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "LIGA DE A- LUMÍNIO PARA FUNDIÇÃO EM MATRIZES". A presente invenção refere-se a uma liga de alumínio para fun- dição em matrizes de componentes com alto alongamento em seu estado de fundição. A tecnologia de fundição em matrizes tem se desenvolvido tanto hoje em dia que é possível produzir-se componentes com alto padrão de qualidade. A qualidade de uma fundição em matrizes, entretanto, depende não apenas do conjunto de maquinaria e do processo selecionado mas, em grande parte, depende também da composição química e da estrutura da liga de alumínio usada. Estes dois últimos parâmetros são conhecidos como influenciadores da moldabilidade, o comportamento da alimentação (G. S- chindelbauer, J. Czikel "Capacidade de enchimento de um molde e déficit de volume de ligas de alumínio convencionais para fundição em matrizes", Gi- essereiforschung 42, 1990, páginas 88/89), as propriedades mecânicas e - particularmente importante na fundição em matrizes - a vida das ferramentas de fundição (L.A. Norstrõm, B. Klarenfjord, M. Svenson "Aspectos gerais do mecanismo de desgaste nos moldes da fundição em matrizes do alumí- nio”,17° Congresso Internacional de Fundição em Matrizes NADCA, 1993, Cleveland, OH).
No passado foi dada pouca atenção ao desenvolvimento de ligas de alumínio que fossem particularmente adequadas para fundição em matri- zes de componentes de alta qualidade. Produtores da indústria de automó- veis são agora grandemente requisitados para produzir, por exemplo, com- ponentes soldáveis com alta ductibilidade no processo de fundição em ma- trizes, desde que a fundição em matrizes é o método de produção mais eco- nômico para grandes quantidades. O refinamento da tecnologia de fundição em matrizes permite agora a produção de componentes soldáveis de alta qualidade. Isto expan- diu a área de aplicação para fundição em matrizes para incluir componentes de chassis. A ductibilidade é crescentemente importante, em particular em componentes de projeto complexo.
Para se alcançar as propriedades mecânicas necessárias, em particular um alto alongamento à fratura, a fundição em matrizes deve ge- ralmente ser submetida ao tratamento térmico. Esse tratamento térmico é necessário para formar a fase de fundição, e portanto alcançar o comporta- mento de fratura dúctil. O tratamento térmico geralmente significa recozi- mento em solução a temperaturas logo abaixo da temperatura de solidifica- ção com o subseqüente resfriamento brusco em água ou outro meio a tem- peraturas < 100°C. O material tratado dessa forma tem agora um baixo limite de alongamento e resistência à tração. De forma a aumentar essas proprie- dades para o valor necessário, é executado o envelhecimento artificial. Isto pode ser também induzido no processo, por exemplo, por choque térmico na pintura ou recozimento de alivio de estresse de um conjunto completo.
Como as fundições em matrizes são fundidas próximas às di- mensões finais, elas geralmente têm uma geometria complexa com paredes finas. Durante o recozimento em solução, e em particular durante o processo de resfriamento brusco, deve ser esperada uma distorção que pode requerer retoque, por exemplo, pela retificação do molde ou, no pior caso, rejeição. O recozimento em solução também transmite custos adicionais, e a eficácia desse método de produção pode ser substancialmente aumentada se estive- rem disponíveis ligas que preencham as propriedades necessárias sem tra- tamento térmico.
Uma liga AISI com bons valores mecânicos no estado de fusão é conhecida da EP-A-0 687 742. Também por exemplo a EP-A-0 911 420 des- creve ligas do tipo AIMg que no estado de fundição têm uma ductibilidade muito alta, mas com um projeto de forma complexa, entretanto, tendem a fraturas a quente ou a frio e são portanto inadequadas. Uma outra desvanta- gem de fundições em matrizes dúcteis é seu envelhecimento lento no estado de fusão que pode levar a uma mudança temporária nas propriedades me- cânicas - incluindo uma perda de alongamento. Esse comportamento é tole- rado em muitas aplicações desde que os limites das propriedades não sejam excedidos, mas não pode ser tolerado em algumas aplicações e pode ser apenas excluído pelo tratamento térmico objetivado. A invenção é baseada no objetivo de preparar-se uma liga de alumínio que seja adequada para fundição em matrizes que seja fácil de fundir-se tenha um alto alongamento no estado fundido e após o molde não envelheça mais. Adicionalmente a liga deve ser facilmente soldável e dobrá- vel, capaz de ser rebitado e ter boa resistência à corrosão.
De acordo com a invenção o objetivo é alcançado por uma liga de alumínio com 8,0 a 11.5% em peso de silício 0,3 a 0,8% em peso de manganês máximo 0,08 a 0,4% em peso de magnésio máximo 0,4% em peso de ferro máximo 0,1% em peso de cobre máximo 0,1% em peso de zinco máximo 0,15% em peso de titânio 0,05 a 0,5% em peso de molibdênio opcionalmente também 0,05 a 0,3% em peso de zircônio 30 a 300 ppm de estrôncio ou 5 a 30 ppm de sódio e/ou 1 a 30 ppm de cálcio para refinamento permanente fosfeto de gálio e/ou fosfeto de índio em uma quantidade corres- pondente a 1 a 250 ppm de fósforo para refinamento do grão titânio e boro adicionados por meio de uma liga principal de alu- mínio com 1 a 2% em peso de Ti e 1 a 2% em peso de B para refinamento do grão, e o restante sendo alumínio e as inevitáveis impurezas.
Com a composição da liga conforme a invenção, para a fundição em matrizes no estado fundido um alto alongamento pode ser alcançado com bons valores para a resistência ao rendimento e resistência à tração, de forma que a liga seja adequada em particular para a produção de compo- nentes de segurança na produção de carros. Surpreendentemente, foi des- coberto que pela adição de molibdênio o alongamento pode ser substanci- almente aumentado sem perdas nas outras propriedades mecânicas. O efei- to desejado pode ser alcançado com a adição de 0,05 a 0,5% em peso de Mo, o nível de comportamento preferido é 0,08 a 0,25% em peso de Mo.
Com a adição combinada de molibdênio e 0,05 a 0,3% em peso de Zr, o alongamento pode ser melhorado ainda mais. O teor preferido é de 0,10 a 0,18% em peso de Zr. A proporção relativamente alta de silício eutético é refinada pelo estrôncio. Em contraste às ligas de fundição em matrizes granulares com altos níveis de contaminadores, a liga conforme a invenção tem também vantagens em relação à resistência à fadiga. A resistência à fratura é mais alta devido aos muito poucos cristais misturados presentes e ao refinado eutético. O teor de estrôncio está preferivelmente entre 50 e 150 ppm e em geral não deve cair abaixo de 50 ppm caso contrário o comportamento do fundido pode se deteriorar. Ao invés do estrôncio, pode ser adicionado sódio e/ou cálcio. O teor preferido de silício é de 0,8 a 10,0% em peso de Si.
Restringindo-se o teor de magnésio para preferivelmente 0,08 a 0,25% em peso de Mg, a estrutura eutética não é tornada grosseira e a liga tem apenas um potencial de endurecimento por precipitação insignificante o que contribui para um alto alongamento.
Devido à proporção de manganês, a adesão no molde é evitada e boas propriedades de remoção do molde são garantidas. O teor de man- ganês dá ao fundido uma alta resistência estrutural a uma alta temperatura de forma que na remoção do molde, muito pouca ou nenhuma distorção é esperada. O teor de ferro é restrito a preferivelmente máximo 0,25% de Fe.
Com o recozimento de estabilização por 1 a 2 horas em uma faixa de temperatura de cerca de 280 a 320°C, valores de alongamento mui- to altos podem ser alcançados. A liga conforme a invenção é preferivelmente produzida como uma barra de fundição em matrizes horizontal. Assim, sem limpezas onero- sas dos fundidos, uma liga de fundição em matrizes com baixa contamina- ção por óxidos pode ser fundida: uma importante condição para alcançar altos valores de alongamento na fundição em matrizes.
Na fusão, qualquer contaminação do fundido, em particular por cobre ou ferro, deve ser evitada. A liga AISI refinada permanentemente con- forme a invenção é preferivelmente limpa por tratamento de lavagem com gás com gases inertes por meio de impulsores.
Preferivelmente o refinamento dos grãos é executado na liga conforme a invenção. Para isso o fosfeto de gálio e/ou o fosfeto de índio po- dem ser adicionados à liga em uma quantidade correspondente de 1 a 250 ppm, preferivelmente 1 a 30 ppm, de fósforo. Alternativamente ou adicional- mente a liga pode conter titânio e boro para refinamento dos grãos, onde o titânio e o boro são adicionados por meio de uma liga principal com 1 a 2% em peso de Ti e 1 a 2% em peso de B, o restante sendo alumínio. Preferi- velmente, a liga principal de alumínio contém 1,3 a 1,8% em peso de Ti e 1,3 a 1,8% em peso de B e tem uma razão de peso Ti/B de cerca de 0,8 a 1,2. O teor da liga principal na liga conforme a invenção é preferivelmente ajustado para 0,05 a 0,5% em peso. A liga de alumínio conforme a invenção é particularmente ade- quada para a produção de componentes de segurança no processo de fun- dição em matrizes.

Claims (11)

1. Liga de alumínio para fundição em matrizes de componentes com alto alongamento no estado fundido com 8,0 a 11,5% em peso de silício, 0,3 a 0,8% em peso de manganês, 0,08 a 0,4% em peso de magnésio, máximo 0,4% em peso de ferro, máximo 0,1% em peso de cobre, máximo 0,1 % em peso de zinco, máximo 0,15% em peso de titânio, 0,05 a 0,5% em peso de molibdênio, opcionalmente também 0,05 a 0,3% em peso de zircônio, 30 a 300 ppm de estrôncio ou 5 a 30 ppm de sódio e/ou 1 a 30 ppm de cál- cio para refinamento permanente, fosfeto de gálio e/ou fosfeto de índio em uma quantidade correspondente a 1 a 250 ppm de fósforo para refinamento do grão, titânio e boro adicionados por meio de uma liga principal de alumínio com 1 a 2% em peso de Ti e 1 a 2% em peso de B para refinamento do grão, e o restante sendo alumínio e as inevitáveis impurezas.
2. Liga de alumínio de acordo com a reivindicação 1, caracteri- zada por 50 a 150 ppm de estrôncio.
3. Liga de alumínio de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac- terizada por 8,0 a 10,0% em peso de silício.
4. Liga de alumínio de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizada por 0,08 a 0,25% em peso de magnésio.
5. Liga de alumínio de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizada por máximo 0,25% em peso de ferro.
6. Liga de alumínio de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizada por 0,10 a 0,18% em peso de zircônio.
7. Liga de alumínio de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizada por 0,08 a 0,25% em peso de molibdênio.
8. Liga de alumínio de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizada por fosfeto de gálio e/ou fosfeto de índio em uma quanti- dade correspondente a 1 a 30 ppm de fósforo.
9. Liga de alumínio de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizada por uma liga principal de alumínio com 1,3 a 1,8% em pe- so de titânio e 1,3 a 1,8% em peso de boro e uma razão de peso de titâ- nio/boro entre 0,8 e 1,2.
10. Liga de alumínio de acordo com a reivindicação 9, caracteri- zada por 0,05 a 0,5% em peso de liga principal de alumínio.
11. Uso de uma liga de alumínio como definida em qualquer das reivindicações 1 a 10, para fundição em matrizes de componentes de segu- rança na produção de automóveis.
BRPI0502521A 2004-06-29 2005-06-28 liga de alumínio para fundição em matrizes BRPI0502521B8 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH10912004 2004-06-29

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0502521A BRPI0502521A (pt) 2007-02-13
BRPI0502521B1 true BRPI0502521B1 (pt) 2015-08-11
BRPI0502521B8 BRPI0502521B8 (pt) 2016-09-13

Family

ID=34974215

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0502521A BRPI0502521B8 (pt) 2004-06-29 2005-06-28 liga de alumínio para fundição em matrizes

Country Status (15)

Country Link
US (1) US7108042B2 (pt)
EP (1) EP1612286B1 (pt)
JP (1) JP2006016693A (pt)
KR (2) KR101295458B1 (pt)
CN (1) CN1737176A (pt)
AT (1) ATE516379T1 (pt)
BR (1) BRPI0502521B8 (pt)
CA (1) CA2510545C (pt)
DK (1) DK1612286T3 (pt)
ES (1) ES2368923T3 (pt)
MX (1) MXPA05006962A (pt)
NO (1) NO339588B1 (pt)
PL (1) PL1612286T3 (pt)
PT (1) PT1612286E (pt)
SI (1) SI1612286T1 (pt)

Families Citing this family (49)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006032699B4 (de) * 2006-07-14 2010-09-09 Bdw Technologies Gmbh & Co. Kg Aluminiumlegierung und deren Verwendung für ein Gussbauteil insbesondere eines Kraftwagens
DE102008029864B4 (de) * 2008-06-24 2011-02-24 Bdw Technologies Gmbh Gussbauteil und Verfahren zu dessen Herstellung
CN101760676B (zh) * 2008-11-12 2013-04-03 郑东海 一种铸造铝合金车轮毂
CN101935772B (zh) * 2010-09-26 2012-05-30 郑州大学 一种制备铝钛碳稀土细化剂的方法
KR101273577B1 (ko) * 2010-10-19 2013-06-11 한국생산기술연구원 알루미늄 합금 다이캐스팅재 및 그 제조방법
DE102010055011A1 (de) * 2010-12-17 2012-06-21 Trimet Aluminium Ag Gut gießbare, duktile AlSi-Legierung und Verfahren zur Herstellung eines Gussteils unter Verwendung der AlSi-Gusslegierung
KR101380935B1 (ko) * 2011-03-25 2014-04-07 주식회사 스틸앤리소시즈 다이캐스팅용 알루미늄 합금 및 이를 이용한 자동차용 알루미늄 서브프레임
US9038704B2 (en) * 2011-04-04 2015-05-26 Emerson Climate Technologies, Inc. Aluminum alloy compositions and methods for die-casting thereof
AT511397B1 (de) * 2011-05-03 2013-02-15 Sag Motion Ag Verfahren zur raffination und gefügemodifikation von aimgsi-legierungen
CN102296212B (zh) * 2011-09-13 2013-01-23 成都银河动力有限公司 P-Fe合金型变质剂及其运用在铝硅合金熔炼中的工艺方法
DE102013002632B4 (de) * 2012-02-16 2015-05-07 Audi Ag Aluminium-Silizium-Druckgusslegierung und Verfahren zur Herstellung eines Druckgussbauteils
EP2653579B1 (de) * 2012-04-17 2014-10-15 Georg Fischer Druckguss GmbH & Co. KG Aluminium-Legierung
US9771635B2 (en) * 2012-07-10 2017-09-26 GM Global Technology Operations LLC Cast aluminum alloy for structural components
EP2735621B1 (de) * 2012-11-21 2015-08-12 Georg Fischer Druckguss GmbH & Co. KG Aluminium-Druckgusslegierung
CN103898376A (zh) * 2012-12-31 2014-07-02 上海万泰汽车零部件有限公司 用于汽车发动机的压铸铝合金
CN103911528A (zh) * 2013-01-06 2014-07-09 德尔福技术有限公司 用于压铸工艺的高耐腐蚀性铝合金
CN104561776B (zh) * 2013-10-23 2018-01-16 明安国际企业股份有限公司 高尔夫球杆头的不锈钢组成合金
KR101641170B1 (ko) * 2014-09-02 2016-07-20 삼성전자주식회사 다이캐스팅용 알루미늄 합금 및 그 제조 방법
CN104233014B (zh) * 2014-09-30 2016-08-24 南通迪瓦特节能风机有限公司 一种轴流压缩机动叶片合金材料及其制备方法
CN104498784A (zh) * 2014-12-25 2015-04-08 马鸿斌 一种新型铝钛合金及其制备工艺
WO2016166779A1 (ja) * 2015-04-15 2016-10-20 株式会社大紀アルミニウム工業所 ダイカスト用アルミニウム合金およびこれを用いたアルミニウム合金ダイカスト
DE102015007929A1 (de) 2015-06-20 2016-12-22 Daimler Ag Aluminium-Gusslegierung, Verfahren zum Herstellen eines Bauteils aus einer Aluminium-Gusslegierung und Verwendung einer Aluminium-Gusslegierung
CA2995250A1 (en) 2015-08-13 2017-02-16 Alcoa Usa Corp. Improved 3xx aluminum casting alloys, and methods for making the same
DE102015015610A1 (de) * 2015-12-03 2017-06-08 Audi Ag Aluminium-Silizium-Druckgusslegierung, Verfahren zur Herstellung eines Druckgussbauteils aus der Legierung und Karosseriekomponente mit einem Druckgussbauteil
CN105369082B (zh) * 2015-12-11 2017-11-03 天津爱田汽车部件有限公司 一种压铸铝合金
DE102016004216A1 (de) * 2016-04-07 2016-09-29 Daimler Ag Aluminiumlegierung, insbesondere für ein Gießverfahren, sowie Verfahren zum Herstellen eines Bauteils aus einer solchen Aluminiumlegierung
EP3235917B1 (de) * 2016-04-19 2018-08-15 Rheinfelden Alloys GmbH & Co. KG Druckgusslegierung
EP3235916B1 (de) 2016-04-19 2018-08-15 Rheinfelden Alloys GmbH & Co. KG Gusslegierung
CN106119624A (zh) * 2016-08-25 2016-11-16 马鸿斌 一种高导热铝合金及其制备方法
CN106367639A (zh) * 2016-10-09 2017-02-01 马鸿斌 一种高导热铝合金及其制备方法
CN106702225A (zh) * 2016-11-15 2017-05-24 马鸿斌 一种高导热铝合金及其制备方法
EP3342888B1 (en) 2016-12-28 2019-05-29 Befesa Aluminio, S.L. Aluminium casting alloy
ES2753164T3 (es) 2016-12-28 2020-04-07 Befesa Aluminio S L Aleación de aluminio para fundición
EP3342890B1 (en) 2016-12-28 2019-05-29 Befesa Aluminio, S.L. Aluminium casting alloy
CN106591643A (zh) * 2017-01-15 2017-04-26 丹阳荣嘉精密机械有限公司 一种高力学性能压铸铝合金及其制备方法
CN106947892A (zh) * 2017-05-12 2017-07-14 南通江中光电有限公司 一种高强韧耐腐蚀铝合金材料及其制备方法
KR102344357B1 (ko) * 2017-05-17 2021-12-27 엘에스전선 주식회사 케이블 도체용 알루미늄 합금
CN107254609A (zh) * 2017-06-09 2017-10-17 太仓东旭精密机械有限公司 一种铝合金件
KR102285860B1 (ko) 2019-07-19 2021-08-04 주식회사 에프티넷 고인성 주조용 알루미늄 합금 및 그 제조방법
DE112019007779T5 (de) * 2019-10-01 2022-09-15 Ahresty Corporation Aluminiumlegierung-Druckguss, Druckgusseinheit und Verfahren für dessen Herstellung
CN110629079A (zh) * 2019-10-25 2019-12-31 江苏铭利达科技有限公司 用于新能源汽车的铝合金材料
CN110714148A (zh) * 2019-11-21 2020-01-21 珠海市润星泰电器有限公司 一种高性能半固态压铸铝合金及其制备方法
CN113584359A (zh) * 2020-04-30 2021-11-02 华劲新材料研究院(广州)有限公司 一种用再生铝生产的高导热压铸铝合金材料及其制备方法
JP7282054B2 (ja) * 2020-05-19 2023-05-26 堺アルミ株式会社 低熱膨張アルミニウム合金圧延材およびその製造方法
CN112708793B (zh) * 2020-12-17 2022-02-15 烟台路通精密科技股份有限公司 一种铸造铝硅合金配料熔炼方法
CN115821127A (zh) * 2022-08-10 2023-03-21 帅翼驰新材料集团有限公司 烘烤后性能可提升的高压铸造铝合金
CN115287485A (zh) * 2022-08-10 2022-11-04 帅翼驰新材料集团有限公司 烘烤后性能可提升的高压铸造铝合金的制作方法
CN115181878B (zh) 2022-09-14 2022-12-23 苏州慧金新材料科技有限公司 新能源汽车用一体式压铸件铝合金及制备方法和应用
CN115386771B (zh) * 2022-10-27 2023-01-06 广州致远新材料科技有限公司 铝合金材料及道闸传动结构件的压铸方法

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB605282A (en) * 1945-12-01 1948-07-20 Nat Smelting Co Improvements in or relating to aluminium silicon alloys
JPS6047898B2 (ja) * 1981-12-11 1985-10-24 住友アルミニウム製錬株式会社 耐熱性のすぐれた鋳物用アルミニウム合金
JPS6070159A (ja) * 1983-09-26 1985-04-20 Mitsui Alum Kogyo Kk 鋳物用耐熱アルミニウム合金
DE3724928A1 (de) * 1987-07-28 1989-02-16 Bayerische Motoren Werke Ag Herstell-verfahren fuer leichtmetallguss-bauteile, insbesondere leichtmetallguss-raeder fuer personenkraftwagen
CH684800A5 (de) * 1991-10-23 1994-12-30 Rheinfelden Aluminium Gmbh Verfahren zur Kornfeinung von Aluminium-Gusslegierungen, insbesondere Aluminium-Silizium-Gusslegierungen.
ZA938824B (en) * 1992-12-07 1994-06-30 Rheinfelden Aluminium Gmbh Grain refiner for aluminium casting alloys, in particular aluminium-silicon casting alloys.
CH689143A5 (de) * 1994-06-16 1998-10-30 Rheinfelden Aluminium Gmbh Aluminium-Silizium Druckgusslegierung mit hoher Korrosionsbestaendigkeit, insbesondere fuer Sicherheitsbauteile.
JPH08267210A (ja) * 1995-01-19 1996-10-15 Nippon Light Metal Co Ltd 大型薄肉一体鋳造品,製造方法及び鋳造用金型
DE19754959C2 (de) * 1997-12-11 2001-05-17 Porsche Ag Rad für ein Kraftfahrzeug mit Hohlspeichen
EP0992601A1 (de) * 1998-10-05 2000-04-12 Alusuisse Technology &amp; Management AG Verfahren zur Herstellung eines Bauteiles aus einer Aluminiumlegierung durch Druckgiessen
FR2827305A1 (fr) * 2001-07-10 2003-01-17 Pechiney Aluminium Alliage d'aluminium a haute ductilite pour coulee sous pression
FR2833616B1 (fr) * 2001-12-17 2004-07-30 Pechiney Aluminium Piece coulee sous pression en alliage d'aluminium a haute ductilite et resilience
JP4007488B2 (ja) * 2002-01-18 2007-11-14 日本軽金属株式会社 ダイカスト用アルミニウム合金、ダイカスト製品の製造方法およびダイカスト製品
EP1443122B1 (de) * 2003-01-23 2009-07-29 ALUMINIUM RHEINFELDEN GmbH Druckgusslegierung aus Aluminiumlegierung

Also Published As

Publication number Publication date
CA2510545A1 (en) 2005-12-29
MXPA05006962A (es) 2006-01-24
PL1612286T3 (pl) 2011-12-30
JP2006016693A (ja) 2006-01-19
ES2368923T3 (es) 2011-11-23
SI1612286T1 (sl) 2011-10-28
DK1612286T3 (da) 2011-10-24
KR101295458B1 (ko) 2013-08-09
ATE516379T1 (de) 2011-07-15
CN1737176A (zh) 2006-02-22
PT1612286E (pt) 2011-09-19
KR101490581B1 (ko) 2015-02-05
NO339588B1 (no) 2017-01-09
NO20053158D0 (no) 2005-06-28
CA2510545C (en) 2014-09-30
US20060011321A1 (en) 2006-01-19
US7108042B2 (en) 2006-09-19
EP1612286A2 (de) 2006-01-04
BRPI0502521A (pt) 2007-02-13
NO20053158L (no) 2005-12-30
EP1612286A3 (de) 2007-05-30
EP1612286B1 (de) 2011-07-13
KR20130023330A (ko) 2013-03-07
BRPI0502521B8 (pt) 2016-09-13
KR20060046361A (ko) 2006-05-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0502521B1 (pt) Liga de alumínio para fundição em matrizes
US6824737B2 (en) Casting alloy
CA2151884C (en) Diecasting alloy
EP2350330A1 (en) Magnesium alloys containing rare earths
JP2015514871A (ja) アルミニウム合金
JP2010018875A (ja) 高強度アルミニウム合金、高強度アルミニウム合金鋳物の製造方法および高強度アルミニウム合金部材の製造方法
EP1882754B1 (en) Aluminium alloy
JP2008013792A (ja) 耐リラクセーション特性に優れた鋳造アルミニウム合金とその熱処理方法
ES2397636A2 (es) Aleación para fundición de tipo AlMgSi
JP5797360B1 (ja) ダイカスト用アルミニウム合金およびこれを用いたアルミニウム合金ダイカスト
Mingbo et al. Microstructure, tensile and creep properties of as-cast Mg-3.8 Zn-2.2 Ca-xCe (x= 0, 0.5, 1 and 2 wt.%) magnesium alloys
JP2011144443A (ja) セミソリッド鋳造用アルミニウム合金
JP4994734B2 (ja) 鋳造用アルミニウム合金および同アルミニウム合金鋳物
Zhihao et al. Effect of Mn on microstructures and mechanical properties of Al-Mg-Si-Cu-Cr-V alloy.
Saha et al. Effect of overageing conditions on microstructure and mechanical properties in Al–Si–Mg alloy
CN113755725A (zh) 一种多尺度颗粒改性的6000系合金线材及其制备方法
JP2006322062A (ja) 鋳造用アルミニウム合金および同アルミニウム合金鋳物
WO2018228059A1 (zh) 高导热镁合金、逆变器壳体、逆变器及汽车
JP2007277660A (ja) マグネシウム合金及びダイカスト製品
JP2011162883A (ja) 高強度アルミニウム合金、高強度アルミニウム合金鋳物の製造方法および高強度アルミニウム合金部材の製造方法
KR100904503B1 (ko) 가공용 고강도 알루미늄 합금
JP2018127708A (ja) 鋳造用アルミニウム合金、アルミニウム合金鋳物製品およびアルミニウム合金鋳物製品の製造方法
JP2006316341A (ja) 鋳造用アルミニウム合金および同アルミニウム合金鋳物
Prach Influence of Zr, Cr and Sc alloying on the microstructure and mechanical properties of a Al-Mg-Si casting alloy
JP2013204066A (ja) アルミニウム合金部材およびその製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/08/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 16.1 PUBLICADO NA RPI 2327 DE 11.08.2015, QUANTO A FORMATACAO DO DOCUMENTO

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)