PRODUTO ABSORVENTE VISUALMENTE COORDENADO
Este pedido é uma continuação em parte do número de série do pedido de patente U.S. 10/749.871, depositado em 30 de Dezembro de 2003, e reivindica o benefício da data de depósito do número de série do pedido de patente U.S. 10/749.871.
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se geralmente a produtos absorventes, e em particular, a produtos absorventes visualmente coordenados.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os artigos absorventes descartáveis tornaram-se uma parte integrante da vida de muitas pessoas. Estes artigos absorventes descartáveis contribuem com experiências de vida incluindo experiências em compras e experiências em banheiros. Freqüentemente estes artigos contribuem com estas experiências de uma maneira negativa. Esta contribuição negativa freqüentemente começa com a aparência do artigo. Basear uma opinião de um artigo na primeira impressão pode ser injusto, mas é freqüentemente a regra. A partir do momento que um consumidor vê o artigo anunciado primeiro até o momento que o consumidor dispõe do artigo, o consumidor está gerando uma opinião sobre o artigo que pode ser muito diferente daquela que é desejada pela fabricação, unicamente baseada na aparência do artigo absorvente descartável.
Tipicamente, a aparência de muitos artigos absorventes descartáveis inclui uma mistura de cores sólidas não coordenadas que fornecem tipicamente ao artigo absorvente descartável uma aparência higiênica que é facilmente reconhecida como um artigo absorvente. Por exemplo, uma aparência típica de um artigo incontinente consiste da combinação de um branco sólido e pode ser alguma outra cor não-branca sólida, tal como azul, rosa, verde ou amarela. Quando uma cor não-branca é usada, a mesma frequentemente contrasta com a cor branca. 0 contraste é proporcionado para chamar a atenção para alguns atributos da função do artigo, tal como a absorvência. A aparência de um dito azul ou verde solido dentro do almofadado foi usada por companhias para denotar a absorvência adicionada. 0 rosa e o amarelo sólido foram usados, porém possuem uma conotação negativa que lembra o usuário que ele possui um problema devido â associação destas cores com fluidos corporais como menstruação e urina. 0 uso destas combinações de cores sólidas geralmente transmite uma mensagem para o consumidor, destes artigos de absorvência, que o consumidor possui um problema. Freqüentemente, esta impressão é reforçada através da publicidade e do uso. Uma das últimas coisas que o consumidor deseja é possuir a aparência do artigo que anuncia a outros ou lembra-os que eles possuem um problema. Consequentemente, permanece uma necessidade de um artigo absorvente descartável que fornece uma impressão de ser mais do que um absorvente, mas é um componente essencial de um conjunto de roupas dos consumidores.
Tipicamente, os artigos absorventes tais como almofadados ou forros de calcinha incluem um ou mais elementos, tais como uma cobertura externa, um núcleo absorvente, um forro de lateral de corpo e uma tira removível. Tais artigos são freqüentemente envolvidos de forma individual em uma bolsa ou envoltório similar, ou são envolvidos como um grupo de artigos. Uma pluralidade de artigos, seja ou não envolvida individualmente, também é tipicamente vendida em embalagens a granel, tais como uma sacola ou uma caixa, os diversos elementos do artigo, da bolsa individual e da embalagem a granel são projetados individualmente sem qualquer esforço para coordenar a aparência ou estética dos diversos componentes. Por exemplo, um almofadado para incontinência típico pode ser branco sólido ou branco com listras rosas ou azuis sobre a superfície lateral de corpo e podem possuir uma tira removível com uma impressão que é rosa ou azul. 0 almofadado é envolvido em uma bolsa branca ou rosa sólida, com a pluralidade de bolsas embaladas em uma sacola, talvez possuindo alguma coloração azul ou rosa. Deste modo, enquanto algumas cores (por exemplo, branco e rosa ou azul) são usadas sobre cada um dos componentes, elas não coordenam entre o envoltório individual e/ou embalagem a granel. Como tal, o consumidor se torna segura de que o produto total, que inclui o almofadado, a bolsa e/ou a embalagem, foram projetados uns nos outros. Conseqüentemente, permanece uma necessidade de um artigo absorvente que seja coordenado visualmente com si próprio ou com sua embalagem, de modo que invoque a impressão do usuário de que os componentes individuais, isto é, o artigo absorvente e seu componente de embalagem, do produto absorvente foram projetados uns nos outros e são de alta qualidade.
Ademais, um consumidor pode não desejar outros saibam que ele está portando um artigo absorvente. Um consumidor pode desejar que o artigo fique disfarçado ou escondido, ou de outro modo, oculto. As bolsas atuais atingem este disfarce ao usar um material de filme colorido de forma uniforme, micro gofrado de forma uniforme, relativamente pesado que pode impedir que um observador reconheça o que estã contido na bolsa. Tais materiais podem ser relativamente caros. Os materiais com peso mais leve, entretanto, são tipicamente mais perceptíveis, deste modo permitindo que os observadores reconheçam o conteúdo da bolsa. As bolsas atuais também se apresentam retangulares em formato contendo linhas lineares. A combinação do material e a construção podem fornecer ao artigo envolvido uma aparência facilmente reconhecida por outros como um artigo absorvente. Consequentemente, permanece uma necessidade na técnica, de um artigo absorvente que seja visualmente coordenado com si próprio e/ou com sua embalagem, e que não seja visível através da embalagem relativamente perceptível e da construção retangular da embalagem.
No caso de artigos para cuidado pessoal feminino, tais como absorventes higiênicos e similares, existe uma necessidade de um artigo absorvente que possa proporcionar um possível benefício emocional para o usuário. 0 período menstruai é freqüentemente uma inconveniência na melhor das hipóteses ou incapacidade no pior dos casos.
Muitas mulheres sentem tanto desconforto físico como emocional durante o período menstruai. Este desconforto pode ser provocado por outras pessoas descobrirem que um usuário dos artigos para cuidado feminino estã na realidade usando artigos para cuidado feminino em um dado momento.
Isto é especialmente um problema para mulheres jovens e particularmente para adolescentes. Geralmente, os absorventes higiênicos disponíveis no mercado satisfazem as necessidades físicas, por exemplo, absorvência, mas proporcionam pouco, se algum, suporte emocional para o usuário durante um período de carência emocional Os absorventes higiênicos típicos, disponíveis no mercado possuem uma cor branca uma combinação simples de cores para proporcionar uma aparência higiênica. Como um resultado, o usuário de absorventes higiênicos é proporcionado essencialmente com nenhum benefício emocional pela aparência do absorvente higiênico. De um modo similar, a incontinência também pode causar uma queda no estado emocional da pessoa portadora de incontinência. Portanto, existe uma necessidade na técnica de proporcionar um possível benefício emocional para os usuários de artigos para cuidado pessoal feminino e artigos para incontinência.
Ademais, muitas mulheres preferem que os itens em suas vidas combinem ou se encaixem em suas vidas. Como um resultado, muitos itens na vida de uma mulher são coordenados e/ou combinados. Muitos itens na vida de uma mulher possuem um jeito feminino. Um item usado nas vidas de mulheres que não é combinado ou coordenado é o artigo para cuidado pessoal, que inclui absorventes higiênicos e almofadados para incontinência. Os artigos para cuidado pessoal são geralmente na cor branca ou possuem uma combinação simples de cores, tal como branca e uma cor adicional. Os produtos para cuidado pessoal disponíveis são geralmente não coordenados e freqüentemente parecem ser masculinos. Portanto, existe uma necessidade de produtos para cuidado pessoal coordenados ou produtos para cuidado pessoal que possuam um jeito totalmente feminino.
SUMARIO DA INVENÇÃO
Brevemente estabelecido, em um aspecto da presente invenção, a presente invenção proporciona um produto absorvente visualmente coordenado que compreende pelo menos um primeiro elemento e um segundo elemento. Cada elemento possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais, onde a primeira e a segunda características visuais são diferentes umas das outras e a primeira e segunda características visuais do primeiro elemento ficam combinadas à primeira e segunda características visuais do segundo elemento. Em um aspecto adicional, existem pelo menos três características visuais que são combinadas.
Em outro aspecto da presente invenção, proporciona-se um produto absorvente visualmente coordenado que possui pelo menos um primeiro elemento, um segundo elemento e um terceiro elemento, onde o primeiro elemento possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais, o segundo elemento possui pelo menos uma característica visual que fica combinada à primeira característica visual do primeiro elemento e o terceiro elemento possui pelo menos uma característica visual que fica combinada à segunda característica visual do primeiro elemento. O primeiro elemento leva o segundo e o terceiro elemento a serem combinados.
Em outro aspecto da presente invenção, proporciona-se um produto absorvente visualmente coordenado. 0 produto absorvente possui um componente de artigo absorvente com uma cobertura externa lateral de roupa e um núcleo absorvente adjacente à cobertura externa lateral de roupa. 0 componente de artigo também possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais, onde a dita primeira característica visual é diferente da dita segunda característica visual. Além do artigo absorvente, o produto também possui um componente de embalagem que possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais. As primeira e segunda características visuais do artigo absorvente ficam coordenadas às primeira e segunda características visuais do componente de embalagem e onde o dito componente de artigo fica disposto no dito componente de embalagem* Podem existir mais do que duas características visuais que ficam coordenadas. Por exemplo, podem existir três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove ou mais características visuais que ficam coordenadas. Em diversas modalidades, as características visuais podem ser geradas por cor, gofragem, impressão, e/ou vedação lateral.
Em outro aspecto da presente invenção, proporciona-se um produto absorvente visualmente coordenado que possui um artigo absorvente, um primeiro componente de embalagem e um segundo componente de embalagem. O componente de artigo absorvente possui um forro de lateral de corpo, uma cobertura externa lateral de roupa e um núcleo absorvente disposto entre o dito forro de lateral de corpo e a dita cobertura externa lateral de roupa. 0 primeiro componente de embalagem possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais, e o componente de artigo absorvente fica disposto no dito primeiro componente de embalagem. 0 segundo componente de embalagem que possui pelo menos as ditas primeira e segunda características visuais, e o primeiro componente de embalagem fica disposto no dito segundo componente de embalagem.
Em outro aspecto, a presente invenção proporciona um produto absorvente visualmente coordenado que possui um componente de artigo absorvente e um componente de embalagem. 0 componente de artigo absorvente possui uma cobertura externa lateral de roupa e um núcleo absorvente adjacente à cobertura externa lateral de roupa. Ademais, o componente de artigo possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais, onde a dita primeira característica visual é diferente da dita segunda característica visual. 0 componente de embalagem é transparente ou translúcido e as primeiras e segunda características visuais do artigo absorvente ficam visíveis através dos componentes de embalagem, de modo que o componente de embalagem parece possuir as primeira e segunda características visuais sobre a superfície do mesmo.
Em um aspecto adicional da presente invenção, proporciona-se um produto absorvente visualmente coordenado que possui pelo menos um primeiro elemento e um segundo elemento, cada elemento possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais. As primeira e segunda características visuais são diferentes uma da outra e as primeira e segunda características visuais do primeiro elemento ficam coordenadas às primeira e segunda características visuais do segundo elemento.
Os diversos aspectos proporcionam vantagens significativas sobre outros produtos absorventes. Por exemplo e sem limitação, o usuário é proporcionado com uma impressão de que o produto é de alta qualidade, e que o produto e o envoltório foram projetados uns nos outros, em vez do ajustamento. Ademais, o produto visualmente coordenado e o envoltório podem proporcionar o usuário com um benefício emocional, permitindo que os mesmos se sintam mais femininos com relação aos produtos higiênicos femininos, e se sintam melhores sobre o produto que estão usando. As características visuais também podem identificar o produto para o usuário, por exemplo proporcionar identificação de fonte. Em outros aspectos, a coordenação dos elementos dos produtos absorventes, ou a coordenação do produto absorvente com o envoltório, permite que o fabricante use um material de embalagem relativamente perceptível sem sacrificar a capacidade de esconder os conteúdos da embalagem. Por exemplo, um material não tecido com peso base relativamente leve pode ser usado para a embalagem, deste modo reduzindo os custos totais do produto. A presente invenção proporciona produtos para cuidado pessoal que podem proporcionar um benefício emocional para o usuário em um período de necessidade. Neste aspecto, os produtos absorventes e os envoltórios para os produtos absorventes são combinados ou coordenados e podem ser proporcionados com um jeito feminino, através do uso de cores, padrões, aromas e propriedades tãteis, deste modo proporcionando uma experiência de uso do produto mais positiva.
Esta invenção é um produto absorvente que é visualmente coordenado para um consumidor. Um produto será visualmente coordenado quando um ou mais elementos do produto possui duas ou mais características visuais que tanto são combinadas como são levadas a combinar. Estas características visuais podem ser padrões visíveis de cor sobre os elementos do produto. A cor destes padrões pode ser descrita pelo valor da coloração, saturação e luminosidade. Esta cor pode ser determinada a partir da distribuição espectral e angular visível de luz que procede de um objeto. Os, padrões podem ser descritos por sua localização, extensão, formato e orientação. Estes padrões podem possuir padrões menores contidos dentro deles. 0 padrão pode ser o resultado da composição química não uniforme do elemento, como a impressão de um padrão de uma tintura ou a partir da textura do elemento, como a gofragem de um padrão. 0 padrão será determinado a partir da distribuição espacial, espectral e angular visível da luz que procede do objeto.
Embora qualquer elemento possa ser envolvido na coordenação, de preferência um elemento pode ser parte de cada elemento separável do produto, como um elemento do artigo absorvente e outro elemento pode ser parte da embalagem. Quando a embalagem consiste de mais de um elemento separável, um elemento de cada elemento separável da embalagem pode estar envolvido, como o envoltório e a sacola.Quando o artigo consiste de mais de um elemento separável, um elemento de cada elemento separável do artigo pode estar envolvido como o almofadado e a tira removível. Esta configuração une os elementos separáveis do produto uns nos outros Embora qualquer característica visual possa estar envolvida na coordenação, a característica visual de forma desejável proporciona um beneficio emocional para um consumidor. A característica é reconhecida pelo consumidor em um sentido emocional positivo. Quando o consumidor é uma mulher, uma característica que possui um jeito feminino como um padrão de flor ou uma cor rosa pode ser preferível. A característica que possui um valor arbitrário como um padrão de camuflagem ou uma cor escura pode ser desejável.
Embora qualquer característica visual possa estar envolvida na coordenação, a característica visual de forma desejável é reforçada por características sensorial como tátil e aromática. Quando a característica visual se comunica com um jeito feminino, as características táteis podem preferencialmente comunicar conforto como uma sensação suave.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma primeira modalidade de um componente de envoltório individual. A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma segunda modalidade de um componente de envoltório individual. A Figura 3 é uma vista em perspectiva de um componente de embalagem individual em uma configuração aberta com um componente de produto absorvente em uma configuração parcialmente desdobrada. A Figura 4 é uma vista em perspectiva de um componente de embalagem externo configurado para sustentar uma pluralidade de componentes de produto. A Figura 5 é uma vista em perspectiva de um componente de produto em uma configuração parcialmente dobrada. A Figura 6 é uma vista plana de lateral de corpo de um componente de produto exemplificativo com parte do mesmo parcíalmente cortado. A Figura 7 é uma vista em perspectiva de uma modalidade de um componente de produto com um componente de envoltório. A Figura 8 é uma vista em perspectiva de outra modalidade de um componente de produto com um componente de envoltório. A Figura 9 é uma modalidade de uma tira removível que possui um padrão sobre ela. A Figura 10 é uma parte de uma modalidade de um componente de embalagem que possui um padrão sobre ela. A Figura 11 é outra modalidade de uma tira removível que possuí um padrão sobre ela. A Figura 12 é uma parte de outra modalidade de um componente de envoltório que possui um padrão sobre ele. A Figura 13 é uma ilustração gráfica esquemãtica de coloração, luminosidade e saturação/vividez. A Figura 14 mostra a translação de um tamanho de um padrão para ângulo visual baseado em distância.
As Figuras 15A e 15B mostram um exemplo de uma modalidade da presente invenção onde o componente de tira removível e de envoltório são combinados.
As Figuras 16A e 16B mostram um exemplo de uma modalidade da presente invenção onde o componente de artigo absorvente, tira removível e envoltório são induzidos a combinar.
DEFINIÇÕES
Deve ser notado que, quando empregados na presente descrição e nas reivindicações, os termos "compreende", "que compreende" e outros derivados a partir do termo de origem "compreende" tem intenção de serem termos abertos que especificam a presença de quaisquer recursos, elementos, integrantes, etapas ou componentes estabelecidos, e não tem intenção de impedir a presença ou adição de uma ou mais recursos, elementos, integrantes, etapas, componentes ou grupos destes.
Como usado no presente documento, o termo "artigo" ou "componente de artigo" é usado para descrever um item que deve ser usado por um consumidor. Por exemplo, os artigos absorventes incluem sem limitações, fraldas, calça de treinamento tipo flexão, roupas de incontinência para adulto, produtos de incontinência masculina, tampões, supositórios vaginais, forros de calcinha, almofadados para incontinência feminina, absorventes higiênicos, que algumas vezes são referidos como "artigos para cuidado pessoal" ou "artigos para cuidado pessoal absorventes". Os exemplos de artigos para cuidado pessoal comercialmente disponíveis incluem, sem limitação, produtos para cuidado de adulto Poise®, que incluem forros de calcinha e almofadados, e produtos para cuidado feminino Kotex®, que incluem almofadados, tampões e forros, roupas de baixo, roupas íntimas e protetores, todos disponíveis a partir da Kimberly-Clark Corporation, Neenah, Wisconsin, Diversos produtos exemplificativos são descritos na Patente U.S. Número 6.315.765, intitulada "Elasticized Absorbent Pad", e Número de Série do Pedido de Patente U.S. 10/392.116, depositada em 19 de Março de 2003 e intitulada "Multilayer Absorbent Article", cujas todas as descrições estão incorporadas no presente documento por referência. Para os propósitos desta patente, uma tira removível separada ou individual que protege o adesivo é considerada para ser uma parte do artigo. Se a tira removível também serve como um envoltório, então a tira removível/envoltório é considerada como um componente de embalagem.
Como usado no presente documento, o termo "embalagem" ou "componente de embalagem" é usado para descrever quaisquer itens que estejam associados com o artigo, porém não usados dentro do objetivo de absorvência do artigo. A embalagem pode ser quaisquer itens que são usados para transportar, armazenar, proteger ou esconder o artigo. Os exemplos de embalagem incluem, sem limitação, envoltórios, bolsas, sacolas, caixas e similares. Típica-mente, as caixas ou sacolas ficam dispostos sobre as prateleiras de loja. Geralmente, estas caixas ou sacolas contêm uma pluralidade de artigos pra cuidado pessoal absorventes. Estes itens podem ser referidos como um "componente de embalagem externa". Ademais, a embalagem pode incluir um envoltório ou bolsa externa, onde um ou mais artigos para cuidado pessoal absorventes ficam dispostos. Os envoltórios e as bolsas podem ser referidos como um "componente de embalagem interna". Estes envoltórios ou bolsas podem ser dispostos dentro de um segundo componente de embalagem, tal como a embalagem externa descrita acima.
Como usado no presente documento, o termo "produto" é usado para descrever os itens vendidos ou de outra forma, proporcionados para um consumidor ou usuário. Um produto inclui um componente de artigo e um componente de embalagem.
Como usado aqui, o termo "elemento" é usado para descrever um componente separado ou individual de um produto ou embalagem. Os elementos de produto podem incluir, por exemplo, um forro, um núcleo absorvente, uma cobertura externa, um sistema de fixação, etc. Os elementos de embalagem podem incluir, materiais de envoltório, matérias de bolsas, materiais de sacola, alças de sacola, envoltórios, bolsas, sacolas e similares.
Como usado no presente documento, o termo "característica visual" tem intenção de significar um recurso ou atributo visível, distinguível ou reconhecível de um aspecto visível de um ou mais elementos do produto. As características visuais incluem cor, textura, padrão, forma e similar.
Como usado aqui, o termo "visível" tem intenção de significar atributo ou recurso que seja percebido de forma visual por um usuário ou consumidor individual. Geralmente para um consumidor ou usuário, o atributo deve ser visível na faixa de aproximadamente 0,075 metros (0,25 pés) a aproximadamente 0,91 metros (3 pés). Para um não consumidor ou não usuário, geralmente para um atributo ser visível, a distância deveria ser maior que 0,91 metros (3 pés) . Como usado no presente documento, "percebido" ou "percepção" é a capacidade de reconhecer um atributo ou recurso quando o ângulo visual que o atributo ou recurso subtende é maior que aproximadamente 5 minutos de arco visual e menos que 45 minutos de arco visual, como determinado pela seguinte equação: Minutos de arco visual = 3438 *(comprimento do objeto/distância a partir do objeto) .
Onde 0 comprimento do objeto = ao tamanho do objeto medido perpendicular à linha de visão A distância a partir do objeto = a distância a partir da frente do olho até o objeto ao longo da linha de visão.
Um minuto de arco visual de 1/60° de 1 grau.
Como usado no presente documento, o termo "cor" tem intenção de significar uma percepção do indivíduo da composição espectral de luz visível que procede de uma parte de um objeto. As características de cor incluem coloração, saturação e luminosidade. Cada uma é uma característica de cor separada. A coloração é o atributo de uma cor que permite que a mesma seja classificada como uma dada cor. A saturação, que algumas vezes é referida como vividez, ê a intensidade da cor. A saturação é o grau de liberdade a partir de cinza. A luminosidade, algumas vezes referida como valor, ê o grau de claridade (palidez) ou escuridão em uma cor. Por exemplo, um azul com um branco adicionado com uma cor clara, por exemplo azul bebê e azul com preto adicionado é uma cor escura, por exemplo, azul marinho. Uma medida de coloração, saturação e luminosidade são descritas em mais detalhes abaixo.
Como usado aqui, o termo "forma" é usado para descrever a percepção de um indivíduo da variação espacial de luz visível devido ao formato a granel e a estrutura de uma parte de um objeto em três dimensões. Estabelecida de outro modo, a forma é o formato e a estrutura de um item que distingue a mesma a partir de seus arredores o que induz uma alteração descontínua de forma espacial na luz que é transmitida através ou refletida a partir de um item.
Como usado no presente documento, o termo "textura" é usado para descrever a percepção do indivíduo da variação espacial de luz visível devido à estrutura de superfície de uma parte de um objeto em duas dimensões. As texturas podem ser efeitos visuais gerados pela aspereza de superfície e pela ilusão visual criada por mera cor ou padrão. A textura pode ser o resultado das características naturais de um dado material como um resultado do processo de formação do material. As texturas também podem ser conferidas a um material que usa técnicas conhecidas para aqueles versados na técnica que incluem, por exemplo, impressão, gofragem, consolidação, abertura e similares.
Como usado aqui, o termo "padrão" é usado para descrever a percepção do indivíduo de variação espacial de luz visível, devido aos contrastes em variação espacial de luz, devido à cor, forma e textura de uma parte de um objeto incorporado dentro do objeto pela fábrica dos elementos. Este contraste cria diversas regiões ou linhas visuais distintas, algumas vezes referidas como "figuras" dentro de seus arredores, algumas vezes referidas como "desenho" . Os padrões podem ser formados por combinações de cor, forma e textura de contraste com relação aos seus arredores. Um elemento pode possui mais que um padrão, mas cada padrão pode ser distinguível, reconhecível e separado de outros padrões sobre o elemento. 0 padrão também é usado para descrever a percepção do observador de efeito combinado de mais de uma cor, forma ou textura dentro de uma parte de um campo de vista do observador. Os padrões podem possuir um "comprimento", "extensão"', "formato", "posição" e "orientação" . Cada um é uma característica de padrão dentro do escopo da presente invenção. 0 comprimento é a distância percebida ao longo do eixo geométrico maior. 0 "eixo geométrico maior" é o eixo geométrico da simetria mais longa. A extensão do padrão é a área do padrão. O formato é simplesmente o formato do padrão. A posição é a localização do padrão com relação aos seus arredores.
Com ousado no presente documento, o termo "combinar" ou "combinado" é usado para descrever o modo ou grau que dois itens se encaixam de forma visual um nos outros ou são induzidos a se encaixarem uns nos outros. Por exemplo, dois itens são considerados combinados se alguns aspectos de um dos itens forem idênticos aos aspectos similares de outro item. Em uma forma de combinação, dois que itens parecem um com o outro são ditos para combinar.
Com ousado no presente documento, o termo "coordenado" ou "coordenação" é usado para descrever como dois componentes ou elementos do produto para cuidado pessoal total pertencem de forma visual um com o outro. As características visuais são ditas para coordenar se um aspecto da característica visual é a mesmo ou esta dentro dos limites descritos com esta especificação. Os componentes ou elementos são considerados para serem coordenados se eles combinam, ou são induzidos a combinar. As cores podem ser coordenadas se elas possuem uma coloração, luminosidade ou saturação que combine, dentro dos limites descritos abaixo.
Como usado aqui, o termo "induz a combinar" é usado para descrever como dois componentes feitos para parecerem combinados ao usar um recurso de coordenação sobre um elemento de um ou mais componentes que possui uma característica visual que une dois outros elementos um no outro. Por exemplo, se cada um dos dois elementos de um produto para cuidado pessoal possui uma característica visual que seja diferente e um e um terceiro elemento possui características visuais que combinem com cada uma das características visuais dos dois elementos, o terceiro elemento induz os dois elementos a serem combinados um com o outro.
Como usado aqui, o termo "pano ou manta não tecido" significa uma manta que possui uma estrutura de fibras ou linhas que são intercaladas, porém não de uma maneira regular ou identificável como em um pano tecido entrelaçado. 0 termo também inclui filamentos e cordões, fios ou estopas individuais, assim como espumas e filmes que foram fibrilados, abertos ou de outra maneira tratados para conferirem propriedades tipo pano. Os panos ou mantas não tecidos foram formados a partir de muitos processos, tais como por exemplo, processos de fiação a sopro, processos de fiação contínua, processos de assentamento e processos de manta cardada consolidada. O peso base de panos não tecidos é geralmente expresso em gramas de material por metro quadrado (g/m2) ou onças por jarda quadrada (osy) e os diâmetros de fibra úteis são geralmente expressos em mícrons. (Note que para converter de osy para gsm, multiplica-se osy por 33,91).
Como usado aqui, o termo "polímero" geralmente inclui mas não é limitado a, homopolímeros, copolímeros, tais como por exemplo, copolímeros, terpolímeros alternados, aleatórios, de enxerto, de bloco, etc, e misturas e modificações destes. Além disso, a menos que de outra maneira especificamente limitada, o termo "polímero" deve incluir todas as configurações geométricas possíveis de material. Estas configurações incluem, mas não são limitadas a simetrias isostáticas, sindiotãticas e aleatórias. 0 termo "lateral de corpo" não deve ser interpretado para significar em contato com o corpo do usuário, mas de preferência significa simplesmente que a lateral que deve estar voltada na direção do corpo do usuário, independente ou se uma roupa de baixo está realmente sendo usada pelo usuário e independente ou se existam ou possam existir camadas de intervenção entre o componente e o corpo do usuário. Da mesma maneira, o termo "lateral de roupa" não deve ser interpretado para significar em contato com as roupas do usuário, mas de preferência significa simplesmente que a lateral que a lateral que faz face longe do corpo do usuário, e desta maneira, em direção a quaisquer roupas externas que possam ser usadas pelo usuário, independente se a roupa de baixo está sendo usada por um usuário, independente se quaisquer tais roupas externas são realmente usadas e independente se possam existir camadas de intervenção entre o componente w qualquer roupa externa.
As frases, "fixado de forma removível", "fixar de forma removível", "conectado de forma removível", "engatado de forma removível", "fixado livremente", "conectado livremente", ou "engatado livremente", e variações destas, referem-se a dois ou mais elementos sendo conectados ou conectãveis, de modo que os elementos tendem a permanecer conectados na ausência de uma força de separação aplicada a um, ambos, ou todos os elementos, e onde os elementos são capazes de serem separados mediante a aplicação de uma força de separação. A força de separação requerida fica tipicamente além da encontrada enquanto usa a roupa absorvente.
As frases, "preso fixamente", "engatado fixamente", "unido fixamente", "conectado fixamente", e variações destes, referem-se a dois ou elementos sendo conectados ou conectãveis, de modo que não fiquem desconectados ou de outra forma separados, e não tem intenção de ficar separado ou desconectado pelo usuário final, durante a operação e o uso normal da roupa absorvente. Além disso, a separação de dois elementos sendo tão conectados ê provável que danifique ou torne inutilizãvel um dos dois componentes.
Os termos "conectar", "acoplado", "fixado", "preso", e variações dos mesmos, cobre amplamente dois ou mais itens, sendo diretamente conectados um no outro, ou por meio de um ou mais membros ou componentes de intervenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção proporciona um produto absorvente descartável visualmente coordenado. 0 produto absorvente descartável possui pelo menos dois elementos que possuem pelo menos uma característica visual em comum com o outro elemento. Em um aspecto da presente invenção, proporciona-se um produto absorvente visualmente coordenado que possui pelo menos um primeiro elemento e um segundo elemento. Cada elemento possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais, onde as primeira e segunda características visuais são diferentes uma da outra. Ademais, as primeira e segunda características visuais do primeiro elemento são combinadas às primeira e segunda características visuais do segundo elemento. Mais de dois elementos podem possuir uma característica visual que seja combinada e também podem existir mais do que duas características visuais que podem ser combinadas. Em outro aspecto da presente invenção, proporciona-se um produto absorvente visualmente coordenado que possui pelo menos um primeiro elemento, segundo elemento e um terceiro elemento. 0 primeiro elemento possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais, o segundo elemento possui pelo menos uma característica visual que e combinada â primeira característica visual do primeiro elemento e o terceiro elemento possui pelo menos uma característica visual que é combinada à segunda característica visual do primeiro elemento. Ao possuir o primeiro elemento com uma característica visual dos outros elementos, o primeiro elemento induz o segundo elemento a ser combinado. Deve-se notar que mais de três elementos podem ser induzidos a combinar. Cada elemento pode possuir mais de uma característica visual combinada.
Em outro aspecto da presente invenção, geralmente um produto absorvente descartável visualmente coordenado possui um componente de artigo absorvente e um componente de embalagem. Pelo menos um elemento de cada um dos componentes é combinado ou induzido a ser combinado a pelo menos um elemento do outro componente, ou no aspecto de cor, possui uma coloração, luminosidade ou saturação dentro dos limites descritos abaixo. Descobriu-se que proporcionando um artigo absorvente coordenado e um componente de embalagem, muitas vantagens podem ser obtidas, incluindo economia de custo do material de bolsa, a discrição aperfeiçoada para os usuários dos artigos absorventes, uma vez que a coordenação tende a camuflar os artigos absorventes em componentes de embalagem.
Ademais, a presente invenção proporciona produtos com um tema, tal como feminilidade, que é mais esteticamente agradável para um usuário e que pode proporcionar um benefício emocional para o usuário. O componente de artigo possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais, onde a primeira característica visual é diferente da segunda característica visual. 0 componente de artigo é disposto em componente de embalagem que possui pelo menos as primeira e segunda características visuais.
Os artigos absorventes descartáveis tais como, por exemplo, artigos absorventes para incontinência e cuidado feminino, geralmente incluem uma folha superior permeável a líquido, uma folha posterior substancialmente impermeável a líquido, e um núcleo absorvente posicionado e preso entre a folha superior e a folha posterior. A folha superior é geralmente permeável de forma operativa aos líquidos que são intencionados a serem presos ou armazenados pelo artigo absorvente, e a folha posterior pode ser substancialmente impermeável ou de outra forma impermeável de forma operativa aos líquidos a serem presos ou armazenados. Os artigos absorventes descartáveis também podem incluir outros componentes ou camadas opcionais, tais como camadas de absorção de líquido, camadas de distribuição de líquido, camadas de barreira, e similares, assim como combinações destes, que podem aperfeiçoar o manuseio de fluido e as propriedades de armazenamento do artigo absorvente descartável. Geralmente, os artigos absorventes descartáveis e os componentes destes proporcionam uma superfície de faceamento de corpo e uma superfície de faceamento de roupa. Como uma alternativa uma folha posterior substancialmente impermeável a líquido pode ser substituída com uma folha posterior permeável a líquido. Quando uma folha posterior permeável a líquido é usada, geralmente o artigo para cuidado pessoal absorvente pode ser usado em conjunto com outro artigo ou camada impermeável a líquido, tal como calças impermeáveis a líquido.
Para obter um melhor entendimento dos artigos absorventes da presente invenção, que pode estar presente em componente envoltório como um componente de embalagem, atenção é direcionada para as Figuras 5 e 6. Nas Figuras 5 e 6, um artigo absorvente exemplificativo 10 e mostrado, que inclui uma cobertura externa 46 (de outra forma referida como um protetor ou folha posterior), um núcleo absorvente 48, uma camada de tecido opcional 6, uma camada em onda opcional ou uma camada de distribuição opcional 4 e um forro de lateral de corpo 44 (também referido como folha superior). O artigo absorvente 10 também possui uma primeira lateral 16 e uma segunda lateral 18. As primeira e segunda laterais 16, 18, respectivamente, são as laterais longitudinais do artigo absorvente alongado. As laterais podem ser contornadas, por exemplo em um formato côncavo, ou elas podem ser lineares. As laterais podem incluir adicionalmente abas (não mostradas) que se estende lateralmente para fora. As abas são conhecidas na técnica e são mostradas, por exemplo, na Patente U.S. 6.387.084, emitida por VanGompel et al. , que é incorporada nesta à guisa de referência em sua totalidade. Em uma modalidade (não mostrada), um ou mais elementos elásticos ficam dispostos ao longo das laterais para formar uma gaxeta com o corpo do usuário. As laterais elásticas são conhecidas na técnica, como é mostrado na Patente U.S. 6.315.765 emitida por Datta et al. , que ê incorporada neste â guisa de referência em sua totalidade. Em uma modalidade os elementos elásticos ficam dispostos entre o forro de lateral de corpo e a cobertura externa. 0 artigo absorvente 10 possui uma primeira superfície de faceamento de corpo 20, que inclui geralmente a superfície externa do forro de lateral de corpo 44, e uma segunda superfície de lateral de faceamento de roupa 22, que geralmente contém uma parte externa da cobertura externa 46. Um adesivo de fixação de roupa é aplicado em pelo menos uma parte da segunda superfície lateral de roupa 22 .
Em diversas modalidades, o adesivo de fixação de roupa é configurado como uma única faixa de adesivo ou como três ou mais tiras separadas. Alternativamente, o adesivo de fixação de roupa inclui um padrão espiral de adesivo que abrange uma parte maior da segunda superfície de faceamento de roupa 22 do artigo absorvente 10.
Uma tira de liberação 28, também conhecida como uma tira liberável, é presa de forma removível ao adesivo de fixação de roupa e serve para impedir a contaminação prematura do adesivo antes do artigo absorvente 10 ser preso à parte de forquilha de uma roupa. Em diversas modalidades, o adesivo de fixação de roupa é designado a ser preso à parte de forquilha interna de uma roupa, de modo que mantenha o artigo absorvente em registro com o corpo do usuário. A tira de liberação 2 8 pode se estender além de uma ou ambas as extremidades 12, 14 da cobertura externa, como mostrado na Figura 6. Como uma alternativa, a tira de liberação pode ser mais curta do que as extremidades da cobertura externa 12 e 14, como mostrado na Figura 5. Geralmente, o único requerimento para o comprimento da tira de liberação 2 8 é que a tira de liberação cubra o adesivo de roupa frequentemente presente sobre a cobertura externa 46. A lateral de corpo ou folha superior 44, que é preferencialmente permeável a líquido, pode ser formada a partir de um ou mais materiais. O forro de lateral de corpo ou folha superior 44 deve ser capaz de gerenciar diferentes excreções de corpo dependendo do tipo de artigo, Em artigos para cuidado feminino, freqüentemente o forro de lateral de corpo ou corpo que entra em contato com a camada deve ser capaz de lidar com fluxo menstruai e urina. Na presente invenção, o forro de lateral de corpo ou folha superior 44 pode incluir uma camada construída de um material operativo, e pode ser um material composto. Por exemplo, a camada de contato de corpo ou forro pode incluir um pano tecido, um pano não tecido, um filme de polímero, um laminado de pano de filme não tecido ou similar, assim como as combinações destes. Os exemplos de pano um não tecido usãvel no forro de lateral de corpo ou folha superior 44 incluem, por exemplo, uma manta não tecida assentada via ar, manta não tecida de fiação contínua, manta não tecida de fiação via sopro, uma manta cardada consolidada, mantas não tecidas hidroentrelaçada, mantas não tecidas consolidadas por entrelaçamento ou similar, assim como combinações destes. Outros exemplos de materiais adequados para construir o forro de lateral de corpo ou folha superior 44 podem incluir rayon, mantas cardadas consolidadas de poliéster, polipropileno, polietileno, nylon, ou outras mantas de filme finamente perfuradas de fibras aglutinãveis por calor, materiais tipo rede, e similares, assim como combinações destes. Estas mantas podem ser preparadas a partir de materiais poliméricos tais como, por exemplo, poliolefinas, tais como polipropileno e polietileno e copolímeros destes, poliésteres em geral incluindo ásteres alifãticos tais como ácido polilãtico, nylon ou quaisquer outros materiais aglutinãveis por calor.
Outros exemplos de materiais adequados para o forro de lateral de corpo ou folha superior 44 são materiais compostos de um polímero e um material de pano não tecido. Os materiais compostos são tipicamente no formato de folhas integrais formadas pela extrusão de um polímero sobre uma manta não tecida, tal como um material de fiação contínua. Em uma disposição desejada, o forro de lateral de corpo ou a camada de contato de corpo 44 podem ser configurados para serem permeáveis a líquido de forma operativa com relação aos líquidos que o artigo tem intenção de absorver ou de outra maneira lidar. A permeabilidade a líquido operativa pode, por exemplo, ser proporcionada por uma pluralidade de poros, perfurações, orifícios ou outras aberturas, assim como combinações destes, que estão presentes ou formados na camada de contato de corpo ou forro. Os orifícios ou outras aberturas podem ajudar a aumentar a taxa em que os líquidos corporais podem se movimentar através da espessura do forro de lateral de corpo ou a camada de contato de corpo e penetra dentro de outros componentes do artigo (por exemplo, dentro do núcleo absorvente 48) . A disposição selecionada de permeabilidade a líquido está presente de forma desejável pelo menos sobre uma parte operativa do forro de lateral de corpo ou a camada de contato de corpo 44 que é apontada para colocação sobre a lateral de corpo do artigo, 0 forro de lateral de corpo ou a camada de contato de corpo 44 pode proporcionar conforto e conformidade, e pode funcionar para direcionar exsudatos corporais para longe do corpo e em direção ao núcleo absorvente 48. O forro de lateral de corpo ou a camada de contato de corpo 44 pode ser configurado para reter pouco ou nenhum líquido em sua estrutura, e pode ser configurado para proporcionar uma superfície relativamente confortável e não irritante próximo ao tecido do corpo de um usuário. 0 protetor ou folha posterior 46 pode incluir uma camada construída de qualquer material operativo, e pode ou não possuir um nível selecionado de permeabilidade a líquido ou impermeabilidade a líquido, conforme desejado. Em uma configuração particular, o protetor ou folha posterior 46 pode ser configurado para proporcionar uma estrutura de protetor operativamente impermeável a líquido. 0 protetor ou folha posterior 46, por exemplo, incluem um filme polimérico, um pano tecido, um pano não tecido ou similar, assim como combinações ou compostos destes. Por exemplo, o protetor pode incluir um filme de polímero laminado para um pano tecido ou não tecido. Em um recurso particular, o filme de polímero pode ser composto de polietileno, polipropileno, poliéster ou similar, assim como combinações destes. Adicíonalmente, o filme de polímero pode ser micro-gofrado, possuir um desenho impresso, possuir uma mensagem impressa para o consumidor, e/ou pode ser pelo menos colorido de forma parcial. Adequadamente, o protetor ou folha posterior 46 pode permitir de forma operativa uma passagem suficiente de vapor de ar e umidade para fora do artigo, particular-mente fora de um absorvente {por exemplo, núcleo de armazenamento ou absorvente 48) enquanto bloqueia a passagem de líquidos corporais. Um exemplo de um material protetor adequado pode incluir um filme respirãvel, micro-poroso, tal como aquele descrito por exemplo, na Patente U.S. 6.045.900 de McCormack et al.
Os filmes bicomponentes ou outros filmes multicomponentes também podem ser usados, assim como os panos tecidos e/ou não tecidos que foram tratados para torná-los impermeáveis a líquido de forma operativa. Outros materiais de protetor adequados podem ser usados, incluindo espumas de poliolefina com célula fechada. Por exemplo, uma espuma de polietileno com célula fechada pode ser empregada. O forro de lateral de corpo permeável a líquido 44 e o protetor impermeável a líquido 46 podem ser vedados perifericamente uns nos outros para fechar o núcleo absorvente 48 para formar o artigo absorvente 10. Alternativamente, o forro de lateral de corpo ou a camada de contato de corpo 44 pode ser envolvida ao redor tanto do absorvente 48 e do protetor como da folha posterior 46 para formar um almofadado envolvido. 0 forro de lateral de corpo 44 e o protetor 46, e outros componentes do artigo absorvente, podem ficar unidos por exemplo com ligações adesivas, ligações ultra-sônicas, ligações térmicas, colocação de pinos, costura ou quaisquer outras tecnologias conhecidas na técnica, assim como combinações destas. 0 núcleo absorvente 48 é projetado para absorver exsudatos de corpo, que incluem fluido menstruai, sangue, urina, e outros fluidos corporais. 0 núcleo absorvente 48 pode conter uma ou mais camadas de material absorvente. As camadas podem conter materiais similares ou materiais diferentes. Os materiais adequados para o núcleo absorvente 48 incluem, por exemplo, celulose, felpa de polpa de madeira, rayon, algodão, e polímeros de fiação via sopro tais como, poliéster, polipropileno ou coforme. O coforme é uma combinação formada de ar de fiação via sopro de polímeros de fiação via sopro, tal como polipropileno, e fibras absorventes, tal como celulose. Um material preferido é a felpa de polpa de madeira por seu custo baixo, facilidade relativa de formação e boas propriedades absorventes. 0 núcleo absorvente 48 também pode ser formado a partir de um composto compreendido de um material hidrofílico que pode ser formado a partir de diversas fibras naturais ou sintéticas, fibras de polpa de madeira, fibras de celulose u algodão regeneradas, ou uma mistura de polpa e outras fibras. Um material desejado é um material de assentamento via ar.
Em uma modalidade, o núcleo absorvente 48 também inclui um material superabsorvente, além de ou no lugar do material hidrofílico, que aumenta a capacidade do núcleo absorvente para absorver uma grande quantidade de fluido com relação ao seu próprio peso. Geralmente estabelecido, o material superabsorvente pode ser um material absorvente polimérico de formação de hidrogel, insolúvel em água, dilatãvel em água, que é capaz de absorver pelo menos cerca de 15, adequadamente cerca de 30, e possivelmente cerca de 60 vezes ou mais, seu peso em soro fisiológico (por exemplo, soro com 0,9% por peso de NaCl) . Os materiais superabsorventes podem ser inseridos como partículas ou na forma de folha. 0 material superabsorvente pode ser biodegradável ou bipolar. O um material absorvente polimérico de formação de hidrogel pode ser formado a partir de material polimérico de formação de hidrogel orgânico, que pode incluir material natural tal como ágar, pectina, goma guar; materiais naturais modificados tais como celulose de carbóximetil, celulose de carbóxietil, e celulose de hidróxipropil; e polímeros de formação de hidrogel sintético. Os polímeros de formação de hidrogel sintético incluem, por exemplo, sais de metal alcalino de acido poliacrílico, poliacrilamidas, álcool de polivinil, copolímeros de anidrido maléico de etileno, éteres de polivinil, morfolinona de polivinil, polímeros e copolímeros de ácido sulfônico de vinil, poliacrilatos, poliacrilamidas, piridina de polivinil, e similares. Outros polímeros de formação de hidrogel adequados incluem amido de enxerto de acrilonitrila hidrolizada, amido de enxerto de ácido, e copolímeros de anidrido maléico e isobutileno e misturas destes. Os polímeros de formação de hidrogel podem ser levemente reticulados para produzir o material substancialmente insolúvel em água. A reticulação pode, por exemplo, ser por irradiação ou covalente, iônica, de Van der Waals, ou ligação de hidrogênio. Descobriu-se que os polímeros hidróxifuncionais são bons absorventes para os absorventes higiênicos. Tais superabsorventes são comercial-mente disponíveis a partir de Dow Chemical, Hoechst-Celanese, e Stockhausen, Incorporated, entre outros, e são sais parcialmente neutralizados de copolímero reticulado de ácido poliacrílico e álcool de polivinil que possui uma absorvência sob valor de carga acima de 25 gramas de líquido absorvido por grama de material absorvente (g/g). Outros tipos de materiais superabsorventes conhecidos por aqueles versados na técnica também podem ser usados.
Camadas ou substratos adicionais, que incluem por exemplo, a camada de distribuição e aquisição de líquido 4, também referida como uma camada de transferência ou de oscilação, e uma camada de tecido adicional 6 também são incorporadas dentro do artigo absorvente, por exemplo, entre o forro de lateral de corpo oi folha superior 44 e o núcleo absorvente 48. A camada de distribuição 4 pode ser mais curta que o núcleo absorvente 48 ou possuir o mesmo comprimento que o núcleo absorvente 48. A camada de distribuição serve para sustentar temporariamente um fluido isolante para permitir que o núcleo absorvente tenha tempo suficiente para absorver o fluido, especialmente quando um material superabsorvente estiver presente. Em uma modalidade, o núcleo absorvente, a camada de distribuição e outros componentes, tais como camadas de tecido, estão flutuando livremente (não unidos) entre a cobertura externa e o forro, que ficam presos somente ao longo das bordas periféricas dos mesmos. Alternativamente, o núcleo absorvente, a camada de transferência e outros componentes ficam unidos uns aos outros, ou tanto à cobertura externa como ao forro e/ou uns aos outros.
Com referência às Figuras 3, 5 e 6, o artigo absorvente 10 é mostrado em uma configuração dobrada. Por exemplo, o artigo absorvente pode ser dobrado ao longo de um par de linhas de dobra 30, 32 para formar uma configuração com três dobras. Em outras modalidades, o artigo absorvente pode ser bi-dobrado, plano ou enrolado. O artigo absorvente então é inserido dentro de um componente de embalagem individual, de outra maneira referido como um componente de envoltório interno, um ou envoltório ou bolsa. Alternativa-mente, uma pluralidade (que significam duas ou mais) de componentes de artigo pode ficar disposta em uma única bolsa, e uma pluralidade de bolsas pode ficar disposta em uma embalagem (mostrada na Figura 4), de outra forma referida como um componente de embalagem externa. Uma configuração de artigo/embalagem é mostrada na Patente U.S. Número 6.601.706 de McManus, que é incorporada no presente documento à guisa de referência. Os artigos podem ser orientados de diversas maneiras dentro do componente de embalagem individual, por exemplo com as linhas de dobra 30, 32 dispondo-se paralelos ou perpendiculares às laterais do componente de embalagem 68, 70.
Em uma modalidade, o componente de envoltório é formado como uma parte do componente de artigo. Por exemplo, uma cobertura externa, tal como o material de protetor, pode formar um componente de embalagem, como mostrado por exemplo na Patente U.S Número 5.993.430, que e incorporada por meio deste à guisa de referência. Deve ser entendido que nestas modalidades, o componente de artigo é considerado para ficar disposto no componente de embalagem quando o elemento de embalagem é vedado ou de outra maneira fechado. Em outras modalidades, o componente de artigo é enrolado, com uma parte de aba de um componente de embalagem que sobrepõe uma parte de painel do componente de embalagem, independente se o componente de embalagem é integral com o componente de artigo ou separado deste.
Embora o componente de envoltório possa ter diferentes configurações ou possa ser preparado de outras formas sem sair do escopo da presente invenção, com referência às Figuras 1, 2 e 3, o componente de envoltório pode possuir uma bolsa 50 formada a partir de uma tira ou manta 52 de material que possui uma primeira e segunda extremidades que possuem bordas livres 54, 56. Deve ser entendido que o termo "borda livre" refere-se a uma borda que fica não unida após o componente de embalagem ser aberto, independente se a borda livre ficar unida quando o componente de embalagem for fechado. Conseqüentemente, uma ou ambas bordas livres podem ser formadas ao longo de uma linha de perfuração, ou pode ficar aderida a uma camada subjacente, com a borda definida pela linha de perfuração sendo uma "borda livre" depois que a linha de perfuração é quebrada. A borda livre pode ser um único corte de camada ou borda formada, ou pode incluir uma borda dobrada com duas camadas, ou pode incluir uma borda formada por uma pluralidade de camadas. Um material de bolsa pode ser formado a partir de um material não tecido, filmes, papel, laminados, e/ou materiais de pano (incluindo tecido), e combinações destes. Por exemplo, a bolsa pode ser feita conforme descrito na Patente U.S. 6.716.203, de Sorebo et a1., a descrição total desta é incorporada no presente documento à guisa de referência. Em uma modalidade, a bolsa é feita de um material laminado de filme/fiação contínua disponível a partir de Kimberly-Clark Corp., e conhecida como HBSTL ("laminado térmico com ' extensão altamente respirãvel"), e cujo material é descrito adicionalmente na Patente U.S Número 6.276.032 de Nortman et al., a descrição total deste á incorporado no presente documento à guisa de referência. Diversas modalidades de um material de bolsa não tecido pode possuir um peso base menor que cerca de 50 g/m2, alternativamente entre cerca de 10 g/m2 e 40 g/m2.
Cada uma das primeira e segunda modalidades é dobrada ao longo de linhas de dobre 58, 60 que definem as bordas superior e inferior da bolsa, respectivamente. A bolsa dobrada possui um painel traseiro 62, um primeiro painel 64 e um segundo painel 66. 0 primeiro painel 64 e o painel traseiro 62 são presos ao longo das bordas laterais 68, 70 destas para formar um bolso conformado para receber o artigo absorvente. Em uma modalidade, o bolso e a bolsa são conformados e dimensionados para receberem um único componente de artigo, que é envolvido individualmente na bolsa. O segundo painel 66 é dobrado sobre o primeiro painel 64, de modo que a borda livre 54 do segundo painel sobrepõe o primeiro painel 64. Nesta configuração, o segundo painel 66 atua como uma aba. 0 primeiro painel 64 possui uma parte coberta ou sobreposta 57 que se estende entre a borda livre 54 (exterior) e a borda livre 56 (interior), cuja parte coberta ou sobreposta 57 sustenta o segundo painel. Em uma modalidade, não existe sobreposição, independente das bordas livres 54, 56 estarem em contato ou separadas por uma pequena distância. Em um exemplo, a parte 57 possui um comprimento de aproximadamente 0 a aproximadamente 50 mm, geralmente cerca de 2-22 mm e tipicamente cerca de 4-10 mm entre as bordas livres 54, 56. Em diversas modalidades, a distância de sobreposição é menor ou igual a aproximadamente 95% do comprimento do componente de embalagem total em uma configuração fechada, mais desejavelmente menor ou igual a aproximadamente 35% do comprimento do componente de embalagem, e mais desejavelmente menor ou igual a aproximadamente 20% do comprimento do componente de embalagem. Em diversas modalidades, a borda livre 54 fica posicionada a uma distância de cada borda 58, 60, que é maior ou igual a aproximadamente 10% do comprimento total do componente de embalagem {em uma configuração fechada), mais desejavelmente maior ou igual a aproximadamente 30%, e mais desejavelmente cerca 50% do comprimento do componente de embalagem. 0 primeiro painel inclui adicionalmente uma segunda parte descoberta 59, que se estende entre a borda livre 54 e a borda inferior 58. Certamente, deve ser entendido que o comprimento e a largura dos componentes de artigo e embalagem podem variar de acordo com o tipo e o tamanho do artigo.
Como uma alternativa para possuir a borda livre 54 do segundo painel 66 sobrepõe o primeiro painel, o componente de envoltório pode ser projetado de modo que não exista sobreposição entre a borda livre 54 e o primeiro painel 64, sem sair do escopo da presente invenção. Por exemplo, as bordas livres 54, 56 podem estar em contato umas com as outras ou ficam separadas por uma pequena distância, de modo que exista uma fenda entre as bordas livres (não mostrada). Como tal, nesta alternativa, o segundo painel é meramente definido como outro painel.
Um par de vedadores laterais 74 prende o primeiro painel 64 à parte traseira 62, e o segundo painel 66 à parte traseira 62 e ao primeiro painel 64. Os vedadores laterais são formados desejavelmente após o primeiro painel ser dobrado sobre o painel traseiro e o segundo painel é dobrado sobre o painel traseiro e ao primeiro painel. Embora, é possível que o primeiro painel possa ser vedado primeiro ao painel traseiro, e o segundo painel então vedado a um ou tanto ao painel traseiro como ao primeiro painel. Em uma configuração alternativa, o segundo painel não é vedado nas bordas laterais do primeiro painel e do painel traseiro. Esta modalidade é descrita em mais detalhes abaixo. As laterais podem ser vedadas por qualquer método conhecido por aqueles versados na técnica. Os métodos de vedação incluem, por exemplo, vedação adesiva, consolidação pela aplicação de calor e pressão, consolidação ultra-sônica ou quaisquer outros métodos de consolidação conhecidos na técnica. Em uma modalidade da presente invenção, os vedadores laterais 74 pode ser frangível, o que significa que eles podem ser facilmente quebrados, de modo que o segundo painel 66 possa ser separado do primeiro painel 64 e do painel traseiro 62, e de modo que o primeiro painel 62, e de modo que o primeiro painel 64 possa ser facilmente separado do painel traseiro 62, onde o componente de produto 10 fica exposto para remoção da bolsa pelo usuário.
Em uma modalidade, o segundo painel 66 fica preso de forma liberãvel, ao primeiro painel 64. Por exemplo, um elemento de fixação 72, mostrado como uma lingüeta nas Figuras 1 e 2, é preso através da borda livre 54 do segundo painel 66 para prender o segundo painel 66 ao primeiro painel 64. 0 elemento de fixação pode ser preso de forma liberãvel, tanto ao segundo painel como ao primeiro painel, ou pode ser preso de forma fixa a um dos segundo painel e primeiro painel e preso de forma liberãvel ao outro. Outra configuração possível inclui que o elemento de fixação fica preso de forma fixa a . ambos os painéis e um ou ambos os painéis é proporcionado com uma área de fragilidade, tal como uma área perfurada, que permite que uma parte de um ou ambos os painéis seja removido ou danificado quando o envoltório é aberto. O elemento de fixação pode ser formado como uma fita adesiva, um mosquetão, um botão, um fixador mecânico (por exemplo, gancho e laçada), um laço, ou qualquer outro dispositivo conhecido por aqueles versados na técnica. 0 elemento de fixação pode possuir diversos formatos alternativos, que inclui porém não se limitar a um formato quadrado, retangular, triangular, circular, oval, arredondado, oblongo ou de diamante, ou qualquer outro formato ou padrão irregular. Em uma modalidade alternativa, o elemento de fixação ê formado no interior do segundo painel de modo que este engate o primeiro painel conforme o segundo painel é dobrado sobre este e não é visível para o usuário. Por exemplo, a fixação do segundo painel 66 ao primeiro painel 64 pode ser realizada através do uso de um adesivo aplicado à lateral do segundo painel 66 que entra em contato com o primeiro painel 64, à lateral do primeiro painel 64 que entra em contato com o segundo painel 66, ou ambas'. Este adesivo pode ser aplicado como um padrão de fita, ponto, espiral ou qualquer outro padrão que adira de forma efetiva o segundo painel 66 ao primeiro painel 64. Em outro modo alternativo de fixar o segundo painel 66 ao primeiro painel 64, o segundo painel 66 é simplesmente vedado ao primeiro painel 64 com um vedador a quente ou outra solda, com a solda definindo o elemento de fixação. Em outra modalidade, o segundo painel 66 não é vedado ou de outra forma fixado ao painel 64, mas de preferência é simplesmente dobrado sobre este. Alternativamente, as laterais do segundo painel são vedadas ao painel traseiro e ao primeiro painel, com os vedadores de lateral sendo quebradiços em resposta a um usuário pegar e erguer o sendo painel. Está dentro do escopo da presente invenção que a sugestão sensorial pode ficar situada sobre o elemento de fixação.
Em algumas modalidades, o segundo painel 66 fica preso de forma refixável ao primeiro painel 64, enquanto em outros, o segundo painel não tem intenção de ficar preso ao primeiro painel, uma vez que o componente de embalagem está aberto. Por exemplo, em uma modalidade, a borda livre 54 do primeiro painel 66 é definida por uma linha perfurada, com o primeiro painel não sendo refixável depois que a perfuração estiver rompida.
Com referência à Figura 4, uma pluralidade de artigos absorventes 10, se envolvidos de forma individual como mostrado nas Figuras 1-3, ou não envolvidos, são embalados em um componente de embalagem externa ou embalagem a granel 76, que significa que um componente é capaz de sustentar dois ou mais artigos absorventes. 0 componente de embalagem externa ou a granel 76 é tipicamente a embalagem usada para proporcionar os produtos absorventes para os consumidores em prateleiras de loja. A embalagem externa ou a granel tipicamente proporcionaram os consumidores com meios convenientes para transportar os artigos absorventes do varejista para suas casas ou outro local de uso. Em uma modalidade, o componente de embalagem é formado como uma sacola que possui pelo menos um vedador lateral 78 que prende um par de bordas da sacola uma na outra. Em outras modalidades, a pluralidade de artigos absorventes é embalada em uma caixa ou caixa de papelão. As sacolas podem ser preparadas a partir de um material não tecido, filme de polímero, papel, laminado e/ou materiais de pano {incluindo tecido), e combinações destes. As caixas ou caixas de papelão podem ser preparados a partir de matérias tais como cartolina, papelão e similares.
Na presente invenção, o produto para cuidado pessoal pode possuir um componente de embalagem e um componente de artigo absorvente que são coordenados um com o outro. A coordenação pode ser atingida usando certas combinações de características visuais que une ou harmoniza a aparência de um artigo para cuidado pessoal absorvente com um componente de embalagem. A coordenação pode ser atingida ao combinar características visuais dos componentes de embalagem e artigo ou ao induzirem os componentes a serem combinados. Como descrito acima, as características visuais são recursos ou características que são discerníveis pela visão durante o uso normal do produto. Os exemplos de tipos diferentes de características visuais, que podem ser empregadas na presente invenção incluem, sem limitação, cor, forma, textura, padrão, transmissão/opacidade, brilho, luminosidade, entre outros.
Das características visuais, cor é a característica que é simples de quantificar. As cores possuem algumas características, incluindo coloração, saturação e luminosidade. Cada um destes termos é descrito acima. Uma dada cor pode ser variada ao alterar a saturação e a luminosidade. A saturação é alterada ao adicionar uma cor neutra, preta, branca ou cinza. A luminosidade pode ser alterada ao adicionar um avivador a uma dada cor. Novamente, cada um destes termos é definido acima. Na presente invenção, se duas cores possuem a mesma coloração, quer sejam ou não diferentes em saturação ou luminosidade, as duas cores são consideradas coordenadas. Da mesma maneira, se duas cores possuem a mesma saturação ou a mesma luminosidade, as cores são consideradas a serem coordenadas. As cores que possuem a mesma coloração, saturação e luminosidade são consideradas combinadas. As cores podem ser conferidas por quaisquer meios conhecidos para aqueles versados na técnica, incluindo, por exemplo, impressão, tintura, pigmentação e similares. A forma pode ser realizada por técnicas conhecidas por aqueles versados na técnica. A forma pode ser construída sobre a escala mais simples como o formato. 0 formato pode ser conferido aos componentes por métodos conhecidos, tais como corte e similares. Ao usar o termo "formato" neste contexto, pretende-se que as linhas externas bordas e similares possuem um formato além de uma linha externa linear. Geralmente, os formatos são considerados o mesmo se os aspectos de um formato são proporcionais a outro formato. Por exemplo, no caso de um triângulo, se todos os ângulos são idênticos em dois triângulos diferentes, mas as laterais são diferentes em comprimento, os dois triângulos são considerados a serem coordenados já que eles possuem as mesmas proporções com relação ura ao outro. Estabelecido de outra forma, os formatos são considerados a serem coordenados se os formatos são os mesmos ou são proporcionais um ao outro. Na presente invenção, o formato ou forma do envoltório ou algum aspecto do envoltório, por exemplo o segundo painel ou abertura, pode possuir um formato associado com um ou mais elementos do componente de artigo, por exemplo, o formato ou as extremidades da tira removível.
As texturas podem ser efeitos visuais gerados por superfícies rugosas, e ou diferenças nas características de superfície, ilusões visuais criadas por mera cor ou padrão. A textura pode ser o resultado das características naturais de um dado material como um resultado do processo de formação do material. As texturas também podem ser conferidas a um material usando técnicas conhecidas por aqueles versados na técnica, incluindo, por exemplo, impressão, gofragem, consolidação, abertura e similares.
Um ou mais objetos, um ou mais formatos geométricos e não geométricos e/ou uma ou mais cores que possuem algum relacionamento com um outro podem atingir os padrões. Os padrões podem ser aleatórios ou de repetição. Os padrões de repetição possuem tipicamente objetos, formatos, cores em uma dada freqüência ou espaçamento. Os padrões podem ser atingidos ao repetir um único objeto ou formato ou pode ser atingido ao repetir múltiplos objetos ou formatos. Repetir ou alternar duas ou mais cores com uma dada freqüência também podem criar padrões. Os padrões podem ser formados ao usar técnicas que incluem, por exemplo, impressão, gofragem, consolidação, abertura e similares.
Qualquer método de impressão conhecido pode ser usado contanto que um padrão ou uma textura possa ser conferido à superfície que está sendo impressa. A gofragem pode ser realizada, por exemplo, ao passar um material entre um rolo de bigorna aquecido ou não aquecido e um rolo de gofragem aquecido ou não aquecido, com o rolo de gofragem que contém um padrão. Outras técnicas para conferir padrões ou texturas incluem, por exemplo, abertura, camadas de criação, orientação de materiais, padrões de consolidação e similares. A textura também pode ser criada por seleção de materiais que possuem a mesma característica visual ou similar, â exceção da cor, e padrões impostos sobre o material.
Outras características visuais que podem ser usadas na presente invenção incluem, por exemplo, trans-missão/opacidade, brilho, e luminosidade dos materiais usados para produzir os componentes. A forma mais simples da presente invenção, o produto absorvente visualmente coordenado possui pelo menos um primeiro elemento e um segundo elemento, cada elemento compreende pelo menos uma primeira e segunda características visuais, onde a primeira e segunda características visuais são diferentes uma da outra e as primeira e segunda características visuais do primeiro elemento são combinadas às primeira e segunda características visuais do segundo elemento. Como um exemplo, um componente de envoltório possui um padrão de flores roxas impresso neste e um elemento do artigo absorvente, por exemplo a tira removível ou o protetor podem possuir o mesmo padrão de flores roxas impressos nestes. 0 padrão de flores é uma primeira característica visual e a coloração roxa das flores ê a segunda característica visual. Como um resultado, o artigo absorvente é coordenado com o componente de embalagem devido â presença do padrão de flores roxas sobre ambos componentes. A coordenação do produto na presente invenção é obtida ao possuir dois ou mais componentes com duas ou mais características visuais que combinem, ou induzidas a combinar uma com a outra. Enquanto a presente especificação descreve a invenção em termos das primeira e segunda características visuais, isto não significa que não possa existir mais do que duas características visuais que criam o efeito de coordenação. Na verdade, quanto mais características visuais compartilhadas existirem, mais itens parecem ser coordenados. Na presente invenção, podem existir duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove ou mais características visuais que são coordenadas. Em um aspecto da presente invenção, existem pelo menos seis características visuais que são coordenadas, e desejavelmente pelo menos nove características visuais que são coordenadas.
Conforme estabelecido acima, as primeira e segunda características visuais devem ser diferentes em algum aspecto. É possível que as características visuais sejam de duas cores diferentes, uma cor e um padrão, uma textura e uma cor, uma textura e um padrão, dois padrões diferentes, duas texturas diferentes e similares. Se existem três características que são diferentes, então podem existir duas cores diferentes e um padrão; três cores diferentes; uma cor, um padrão e uma textura; entre muitas outras combinações.
Em um aspecto da presente invenção, o branco é geralmente considerado como uma cor que usada como o recurso de coordenação se o branco for uma cor predominante sobre o elemento que está sendo coordenado. Isto ocorre porque o branco é a cor predominante dos artigos para cuidado pessoal, o branco não concede sua própria cor como uma cor coordenada. Entretanto, o branco pode ser uma cor de coordenação, proporcionado que não seja usado como a cor predominante sobre os componentes ou superfícies que estão sendo coordenados. Estabelecido de outro modo, o branco pode ser uma cor de coordenação se for usada como uma tonicidade e não como uma cor dominante. A "cor dominante" pretende significar uma cor que abrange menos que 50%, desejavelmente menos que 30%, da área de superfície de uma superfície. Maus desejavelmente, o branco não é usado como uma cor de coordenação.
Como explicado acima, em uma modalidade, as primeira e segunda características podem ser configuradas como primeira e segunda cores. Desejavelmente, cada uma das primeira e segunda cores é diferente uma da outra ao possuir uma coloração diferente. Uma ou mais cores também podem ser diferentes pela virtude de possuir uma luminosidade diferente e/ou saturação/vividez. A saturação/vividez é a intensidade da cor é a intensidade da cor de pálida a escura. As cores de diferentes colorações podem ser coordenadas ou combinadas pela virtude de possuir a mesma luminosidade ou saturação. Por exemplo, cores pálidas ou pastéis de diferentes colorações tendem a se misturarem ou parecem que pertencem uma a outra ou são combinadas devido ao fato que os níveis de saturação são similares. Outros fatores em diferenças de cores incluem acabamentos diferentes, por exemplo brilho/acabamento versus um acabamento fosco. Os acabamentos foscos tendem a difundir ou dispersar luz comparados a um acabamento de brilho, que é especular.
Ao mesmo tempo, a primeira cor do componente de artigo para cuidado pessoal, tal como um artigo absorvente, pode ser coordenado com a primeira cor de um ou de ambos componentes de embalagem. Em uma modalidade, a segunda cor do componente de artigo para cuidado pessoal, tal como um artigo absorvente, também ê coordenado com a segunda cor de um ou de ambos componentes de embalagem. A coordenação das cores é mais desejável em distâncias menores que 0,61 metros (2 pés), de modo que seja visível para o usuário do artigo. Ao mesmo tempo, a coordenação pode proporcionar um aspecto de disfarce que é efetivo para um observador que está a mais de 0,61 metros (2 pés) a 0,91 m (3 pés) distante do artigo.
Com referência à Figura 13, a coloração é medida pela posição angular ao redor do círculo 110. Duas cores são consideradas coordenadas se possuírem as primeira e segunda colorações que estão dentro de aproximadamente ± 120 graus uma da outra sobre o círculo 13, alternativamente dentro de ± 30 graus, alternativamente dentro de ± 15 graus, alternativamente dentro de ± 10 graus alternativamente dentro de ± 5 graus uma da outra, ou alternativamente dentro de + 0,50 graus uma da outra. As cores de colorações diferentes também são consideradas coordenadas se possuírem uma diferença de valor (luminosidade) menor que aproximadamente 5% de máximo, alternativamente menor que aproximadamente 3,0% de máximo ou alternativamente menor que aproximadamente 1% de máximo. As cores de colorações diferentes também são consideradas coordenadas se possuírem uma diferença de saturação menor que aproximadamente 5% de máximo, alternativamente menor que aproximadamente 3,0% de máximo ou alternativamente menor que aproximadamente 2,5% de máximo. A coloração, luminosidade e saturação/vividez são medidas conforme segue, usando o seguinte equipamento calibrado, da seguinte maneira.
Equipamento As medidas colorimétricas quantitativas são feitas tipicamente usando um colorímetro ou espectrofotômetro. Entretanto, estes instrumentos possuem tipicamente aberturas largas (~1 cm) que requerem um bloco de cor largo para determinação significativa, tornando-os inadequados para determinação de cor de gráficos que podem ser compostos de linhas ou pontos estreitos cuja largura é muito menor que a abertura do instrumento. Desta maneira, um sistema de Análise de Imagem Zeiss KS400 foi usado para identificação de recurso e medida colorimétrica. O Zeiss KS4 00 usou uma câmera CCD de cor AxioCam Zeiss (1300x1030 pixels, 3 canais de cores, 8 bit por canal equipada com uma lente AF-Nikkor de 20 mm (f/2,8) . A câmera foi montada verticalmente com a face para baixo sobre um estágio de amostra e possuía um campo efetivo de visão de 97x80 mm. A iluminação de estagio de amostra incidente dói por quatro lâmpadas para foto incandescentes (Sylvania) sobre um Variac duplo (70%; 90%) , resultando em uma iluminação de aproximadamente 11.000 lux. As lâmpadas estavam acima das bordas esquerda e direita do estágio de amostra direcionado em direção ao campo de visão em aproximadamente 45 graus.
Calibração A referência em preto da câmera foi com as lentes cobertas. A referência em branco da câmera foi uma Polaroid 803 positiva com exposição de 15 m. Para contar a diagonal de iluminação de cor quente das lâmpadas para foto, os valores vermelho, verde, azul (RGB) foram compensados usando a ferramenta de seleção branca no software KS400, resultando em valores RGB corrigidos que produziram uma imagem branca.
Estrutura de amostra e aquisição de Imagem As amostras são colocadas no estágio (ângulo de visão normal) e sob de chapa de vidro para minimizar os efeitos topográficos. As imagens da parte gráfica de mancai de cor são adquiridas em exposição de 15 m.
Análise de Imagem A análise de imagem é realizada em Matlab (v.6.5.1, release 13; Mathworks, Inc) com a Ferramenta de Processamento de Imagem (v4.0). As imagens RGB foram convertidas em espaço de coloração, saturação, e valor (HSV) usando o comando do Matlab's hsv2rgb.m. Escolhendo um limite inferior de saturação de 0,05 (escala 0-1) resultou na detecção prática de todas as partes coloridas/entintadas do gráfico. A as distribuições densiométricas de coloração, de saturação, de valor (isto é, luminosidade) foram calculadas para as regiões detectadas em cada imagem.
Como um exemplo, as cores de diferentes tinturas mas com níveis de saturação similares parecem ser coordenadas. Como um exemplo, as cores pastéis parecem ser coordenadas, mesmo através das colorações são diferentes. Da mesma maneira, as cores de diferentes colorações mas com níveis de luminosidade ou vividez similares parecem ser coordenadas, umas com as outras. A coordenação na presente invenção também pode conter esquemas de cores comumente usadas que tendem a harmonizar ou coordenar. Ou seja, as primeira e segunda características de cores visuais podem ser selecionadas para aumentar a coordenação de visual além de possuir pelo menos uma primeira e segunda cores como as primeira e segunda características visuais. Os exemplos destes esquemas de cores incluem, por exemplo, cor monocromática, cores complementares, cores análogas, cores quentes e frias, contraste de cor, esquema de cor tetrádica, esquema de cor tríade ou outros esquemas de cores de corda. 0 esquema de cor monocromática usa uma cor base, mas varia a tonalidade de tinta, nuance e/ou tom. As cores complementares são cores que ficam opostas umas as outras sobre uma roda de cor. As cores análogas são cores que ficam adjacentes umas as outras sobre a roda de cor. Os esquemas de cores quentes e frias usam três cores, duas das quais são cores quentes e uma é fria ou duas cores frias e uma cor quente. As cores quentes são geralmente associadas com o fogo e o sol, por exemplo, vermelho, amarelo e laranja e cores frias são geralmente associadas com a água, o céu e folhagem, por exemplo verde, azul e violeta. A coordenação de cores neutras inclui usar nuances de preto, branco, cinza e bege juntas. 0 esquema de contraste de cores inclui usar cores escuras e claras juntas. 0 tetrádico é o quarto esquema de cor e um esquema de cor tríade ê um esquema com três cores, ambos dos quais são conhecidos por aqueles versados na técnica. Qualquer um destes esquemas de cores pode ser usado na presente invenção para ajudar a coordenar e harmonizar duas ou mais cores conforme as características visuais na presente invenção. A coordenação pode ser criada ao proporcionar um tema sobre o artigo absorvente e o componente de embalagem. Os temas possíveis incluem, por exemplo, feminilidade, segurança, proteção, ou temas emocionais tais como amizade, pureza, natural entre outros.
Dois padrões são considerados coordenados quando possuem substancialmente os mesmos elementos de padrão, independente de outros fatores, tal como orientação. Para adquirir mais entendimento de como os padrões são considerados coordenados dentro do escopo da presente invenção, a referência é feita às Figuras 9-12. Na Figura 9, um elemento de um produto para cuidado pessoal absorvente, neste caso uma tira removível 28, é configurada com um padrão 122. No caso mostrado, o padrão é um padrão de hera. A Figura 10 mostra outro elemento de um produto para cuidado pessoal absorvente, neste caso o componente de embalagem 50, que é configurado com um padrão coordenado de hera 122. Os padrões 122 são coordenados, isto é, têm substancialmente o mesmo formato, mesmo considerando que eles tenham tamanhos diferentes. Sumariamente, com referência âs Figuras 11 e 12, um elemento do produto para cuidado pessoal, uma tira removível 28, é configurada com um padrão 126, 146 de tulipas e arabescos, enquanto o componente de embalagem 50 é configurado com um padrão coordenado 126, 146 de tulipas e arabescos. Os padrões 126, 14 6 são coordenados, isto é, têm substancialmente o mesmo formato, mesmo considerando que sejam de tamanhos diferentes e não opondo que os elementos de padrões adicionais 128, 130 também estão presentes no componente de embalagem 50. Estabelecido de outra maneira, na presente invenção, dois padrões são considerados coordenados se os padrões possuam os mesmos elementos de padrão ou similares, se os padrões são combinados de forma idêntica ou similarmente combinados, ao possuir o mesmo padrão mas sendo de tamanho diferente. Nota-se adicional-mente que os padrões são considerados coordenados se existem elementos de padrão que sejam os mesmos ou similares, mesmo se os elementos de padrões adicionais estejam presentes.
Em uma modalidade da presente invenção, existem pelo menos dois tipos diferentes de características visuais. Uma combinação particular é o uso de cor e padrão. Conforme estabelecido acima, quanto mais compartilhadas as características visuais, mais coordenado o artigo para cuidado pessoal e o componente de embalagem irão aparecer.
Na presente invenção, quando cores ou padrões são usados e impressos, a cor ou padrão pode ser impressa sobre a superfície externa, sobre uma superfície interna ou entre superfícies. Por exemplo, no caso da cobertura externa de lateral de roupa, a cor ou padrão pode ser aplicado à lateral da cobertura externa de lateral de roupa que fica posicionada durante o uso adjacente à roupa ou pode ser aplicado à lateral da cobertura externa de lateral de roupa que fica próxima ao núcleo absorvente. Alternativamente, se cobertura externa de lateral de roupa é uma estrutura com multicamadas, a cor ou padrão pode ser impresso entre as camadas. Outra alternativa para obter cor ou um padrão sobre o artigo para cuidado pessoal é aplicar qualquer adesivo usado para prender as camadas do artigo absorvente umas nas outras com um adesivo colorido ou aplicar o adesivo em um padrão. 0 mesmo ocorre com o envoltório. A cor ou padrão pode ser aplicado a superfície externa do envoltório, sobre a superfície interna do envoltório ou entre as camadas do envoltório se o envoltório possuir múltiplas camadas. A fim de obter um melhor entendimento da presente invenção, a atenção é direcionada às Figuras 1-3. Nestas Figuras, o componente de embalagem 50 possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais. Por exemplo, o envoltório 52, preferencialmente uma superfície externa 78 deste, que inclui por exemplo a parte traseira 62, o segundo painel 66 e a parte do primeiro painel 64 não coberta pelo segundo painel, pode possuir uma primeira cor e a superfície externa do elemento de fixação 72 pode possuir uma segunda cor, ou a superfície externa do envoltório 52 pode possuir uma pluralidade de cores, incluindo uma primeira e segunda cor. Alternativamente a parte ou a totalidade da superfície externa do envoltório 52 pode possuir um padrão gofrado ou uma impressão aplicada nesta, que pode incluir um ou mais formatos. Consequentemente, em diversas modalidades exemplificativas, a primeira característica visual pode ser uma cor e a segunda característica visual pode ser uma cor diferente, com uma ou ambas as cores aplicadas ap elemento de envoltório e/ou de fixação. Em outra modalidade, a primeira característica visual pode ser uma cor, e a segunda característica visual pode ser uma gofragem, padrão, formato {por exemplo, elemento de fixação) ou vedador lateral. Ainda em outra modalidade, a primeira característica visual pode ser um primeiro padrão de gofragem, impressão ou tintura e a segunda característica visual pode ser um segundo padrão de gofragem, impressão ou tintura.
Com referência â Figura 4, o componente de embalagem a granel 76 também possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais. Por exemplo, a superfície externa 80 do componente de embalagem pode possuir uma ou mais configurações de cores, impressões, vedador lateral, etc. Em uma modalidade desejada, as primeira e segunda características visuais do componente de embalagem a granel correspondem e são coordenadas com as primeira e segunda características visuais do componente de embalagem individual.
Com referência às Figuras 3, 5 e 6, o artigo componente 10 também possui pelo menos uma primeira e segunda características visuais que correspondam e sejam coordenadas com as primeira e segunda características visuais. De um ou de ambos os componentes de embalagem 50, 76. Por exemplo, uma parte de uma ou mais coberturas externas 46, tira removível 28, núcleo absorvente 48, camada de distribuição 4 ou camada de tecido 6 possui uma primeira característica visual, enquanto outra parte desta, ou outro elemento, possui uma primeira característica visual, com as primeira e segunda características visuais que correspondem e são coordenadas com as primeira e I segunda características visuais de um ou de ambos componentes de embalagem. Em diversas modalidades, partes do núcleo absorvente, camada de ondulação, ou camada de tecido ou qualquer outro substrato disposto entre o forro e a cobertura externa, são visíveis através do forro, que é parcialmente perceptível, enquanto em outras camadas, tais como componentes interiores não podem ser visíveis. Ademais, uma superfície de lateral de corpo da cobertura externa pode ser visível através do forro e/ou do núcleo absorvente sobre a superfície de lateral de corpo do artigo absorvente.
Em uma modalidade, a cobertura externa 46 e o envoltório 52 são da mesma primeira cor, enquanto a superfície externa da tira removível 28 e o elemento de fixação 72 são da mesma segunda cor, o que significa que as cores possuem colorações similares ou colorações, saturação e/ou luminosidade combinadas, ou combinações destes, como definido abaixo. Ao mesmo tempo, as primeira e segunda cores do artigo componente são diferentes uma da outra, o que significa que as cores possuem colorações, saturação e/ou luminosidade diferentes, ou combinações destes. Em outra modalidade, a cobertura externa 46 e o elemento de fixação 72 são da mesma primeira cor, enquanto a superfície externa da tira removível 28 e o envoltório 52 são da mesma cor. As diversas cores incluem sem limitação branco, preto, amarelo, laranja, roxo, verde, amarelo, azul e rosa. Em outra modalidade, um dos núcleos 48, camada de ondulação 4 e camada de tecido 6 são de uma primeira cor, desejavelmente não-branca, que seja visível para o usuário através do forro 44 e que corresponda a uma primeira cor do envoltório 52, do artigo componente 76 e/ou elemento de fixação 72. Por exemplo, a cobertura externa pode ser configurada como roxa, azul, rosa ou verde, com o núcleo absorvente sendo branco ou alguma outra cor diferente, e com uma ou ambas as camadas de ondulação e camada de tecido também sendo roxa, azul, rosa ou verde. Ao mesmo tempo, um dos elementos de envoltório de fixação é feito de cor roxa, rosa ou verde, com o elemento de envoltório de fixação sendo branco ou de outra cor diferente. Em outras modalidades, um dos componentes de artigo e/ou embalagem pode possuir um gradiente de cor, onde as transições de cor de uma cor a outra, ou uma ou mais propriedades destas altera através de uma distância.
Em outras modalidades, o forro, a tira removível ou a cobertura externa são proporcionadas com um padrão de gofragem (isto é macro-gofragem que é discernível para o usuário) ou impressão ou tintura que corresponde a um padrão de gofragem ou pintura sobre o componente de envoltório, o elemento de fixação ou embalagem.
Certamente, deve ser entendido que os componentes de embalagem 52, 76 e os componentes de artigo 10 podem possuir mais que duas características visuais coordenadas, que incluem por exemplo três características, tais como um par de cores e uma gofragem e/ou impressão/tintura, de três cores, ou qualquer combinação das características visuais estabelecidas acima ou de outra forma conhecidas na técnica.
Em uma modalidade, e referindo-se às Figuras 3 e 5, o componente de embalagem 50 é feito de uma combinação de fibras azuis. O azul das fibras possui uma coloração consistente mas o processo de adicionar o azul âs fibras cria fibras azuis de saturação de variação. Então, as fibras parecem variar em vividez com algumas das fibras quase parecendo brancas. Esta variedade aleatória de azuis permite o componente de embalagem 50 coordenar as diversas cores nos elementos de componente de artigo 10, por exemplo uma tira removível branca 28 e protetor azul 46. Por exemplo, em uma modalidade, a diferença na coloração entre a superfície externa do protetor, que é azul, e a bolsa, que é azul, é de 13,6 graus e a diferença no valor (luminosidade) é de 0,6% de máximo.
Esta coordenação também permite que o componente de embalagem esconda ou oculte o componente de artigo disposto neste. Em essência, a coordenação conduz o observador (que se encontra a 0,608 metros (2 pês) de distância - conforme oposto ao usuário que se encontra a 0,608 metros (2 pés) do artigo) para considerar os componentes de embalagem e de artigo como uma unidade, em vez de duas unidades separadas. Desta maneira, o observador possui um tempo maior de dificuldade distinguindo o almofadado dentro da bolsa. Deste modo, a coordenação serve como um duplo propósito de proporcionar um artigo que atraia esteticamente o usuário, enquanto esconde o artigo de observadores ou não usuários.
Com referência às figuras 7-12, as diferentes ' modalidades de diversos componentes de artigo e embalagem são mostrados com diversas características visuais de coordenação Por exemplo, como mostrado na Figura 7, o artigo absorvente 50 é mostrado possuindo um padrão de tiras alternadas 110, 112 de primeira e segunda cores. Da mesma maneira, o componente de embalagem 50 possui o mesmo padrão de tiras alternadas 110, 112 nas mesmas cores. Deve ser entendido que dois padrões são coordenados se ambos possuem pelo menos um elemento substancialmente idêntico, ou se a distribuição total de elementos em uma certa região é substancialmente idêntica. Portanto, e por exemplo, os padrões dos componentes de artigo e embalagem na Figura 7 são coordenados de dois modos, (1) cada componente possui um elemento substancialmente idêntico (por exemplo, uma das tiras 110, 112) e (2) ambos componentes possuem uma distribuição de elementos sobre estes, isto é, uma pluralidade de tiras similarmente dimensionadas que se alternam em cor. Por exemplo, um padrão de tabuleiro de damas pode ser coordenado por, um formato dos elementos individuais (quadrados) assim como pela distribuição total destes (cores alternadas e posicionamento). Deve ser entendido que para o primeiro tipo de coordenação de padrão (elementos substancialmente idênticos), os elementos não precisam ser do mesmo tamanho ou orientados na mesma orientação, mas de preferência que eles meramente possuam de forma substancial o mesmo formato. Com relação ao segundo tipo de coordenação de padrão, os elementos individuais nem mesmo precisam ter o mesmo formato, já que a distribuição total é coordenada. Deve ser entendido que os componentes de artigo e embalagem 10 e 50, da Figura 7, respectivamente, também são coordenados por meio das cores das tiras, que possuem uma ou mais valores de coloração, luminosidades e saturação/vividez coordenados.
Com referência à Figura 8, o componente de artigo 10 é coordenado com o primeiro componente de embalagem 50, primeiro por meio das cores do elemento de padrão 120 e do elemento de padrão 110 e segundo por meio das cores da folha traseira 46 e do elemento de padrão 112. O componente de artigo 50 é coordenado com o segundo componente de embalagem 118, primeiro por meio dos elementos de padrão 12 0, segundo por meio das cores dos elementos de padrão 120, e terceiro por meio das cores da folha traseira 46 e da cor da folha de base 140.
Com referência às Figuras 9 e 10, uma tira removível 28 é configurada com um padrão 122 de hera, enquanto o componente de embalagem 50 é configurado com um padrão coordenado de hera 122. Como descrito acima, os padrões 122 são coordenados. A tira removível 28 é adicionalmente coordenada com o componente de embalagem 10 por meio das cores do padrão 122 sobre a tira removível com a cor do fundo sobre o componente de embalagem, que são por exemplo ambos azuis com cores coordenadas, incluindo por exemplo colorações, saturações e/ou luminosidades, combinações destes. Da mesma maneira, a cor do fundo da tira removível 2 8 é coordenada com a cor do padrão de hera 122 sobre o componente de embalagem.
Com referência às Figuras 11 e 12, uma tira removível 2 8 é configurada com um padrão 126, 146 de tulipas e arabescos, enquanto o componente de embalagem 50 ê configurado com um padrão coordenado 126, 146 de tulipas e arabescos conforme descrito acima. A tira removível 28 é adicionalmente coordenada com o componente de embalagem 10 por meio da cor dos padrões 126, 146 sobre a tira removível com a cor do fundo sobre o componente de embalagem, que são ambos, por exemplo, com cores coordenadas, que incluem, por exemplo, colorações, saturações e/ou luminosidades, combinações destes. Da mesma maneira, a cor do fundo da tira removível 28 é coordenada com a cor dos padrões 12 6, 146, 128 e 130 sobre o componente de embalagem.
As Figuras 15A e 15B mostram um produto exemplificativo da presente invenção com padrão e cor de coordenação. A Figura ISA mostra um componente de embalagem de envoltório 50 que possui um padrão de flores 12 7 que possuem uma coloração. A Figura 15B mostra um produto absorvente 10 que possui uma tira removível 28 que possui o mesmo padrão de flores 12 7 da mesma coloração. Como pode ser visto, a tira removível 28 e o componente de embalagem possuem um padrão combinado. A Figura 16A e 16B mostram um produto exemplificativo da presente invenção que possui um artigo absorvente 10 com uma tira removível 2 8 e um componente de embalagem sendo induzidos a coordenarem. A Figura 16A mostra um componente de embalagem de envoltório 5 0 que possui um padrão de flores 127 que possuem uma coloração e um padrão de cor 129 sendo usado como o fundo do padrão de flores 127. A Figura 16B mostra um produto absorvente 10 que possui uma tira removível 28 que possui o mesmo padrão de flores 127 e a mesma coloração como o padrão de flores sobre o componente de envoltório 50. Entretanto, a tira removível não possui o padrão de cor 129 aplicado nesta. 0 protetor 22 não possui o padrão de cor 129 aplicado neste. Como ura resultado, o componente de envoltório 50, com seu padrão de flores 127 e padrão ou cor 12 9, induz a tira removível 28 a coordenar com o padrão ou cor 129, presente sobre o protetor 22. A coordenação descrita acima com relação às Figuras 1-12, 15 e 16 é meramente usada para mostrar que é pretendida por coordenação. A presente invenção vai além do que é especificamente mostrado nas Figuras 1-12, 15 e 16. Outros elementos do artigo para cuidado pessoal também podem ser coordenados e tipos de recursos de coordenação serão descritos e a coordenação pode ser atingida usando muitos esquemas de cores diferentes. Idealmente, é vantajoso coordenar a embalagem e o artigo para cuidado pessoal com objetos, ou itens frequentemente associados com experiências positivas de vida dentro da vida dos usuários, tais como exibições florais, no caso de artigos para cuidado feminino. Como discutido acima, as características visuais podem ser conferidas de diversas maneiras, que incluem impressão, gofragem, consolidação, abertura, entre outros. A gofragem é um modo efetivo de conferir características visuais de textura e padrão a um componente de embalagem e artigo absorvente. A gofragem pode ser usada para promover um jeito feminino aos artigos absorventes sem adicionar custo por unidade à produção do artigo, diferente da impressão. Na presente invenção, a gofragem do material de bolsa permite um usuário localizar facilmente a combinação de bolsa e artigo absorvente quando a bolsa está localizada em uma carteira, mochila ou outro meio de transporte de objeto pessoal similar, que o artigo absorvente está fora de visão. A gofragem pode ser colocada sobre a lateral de faceamento de corpo ou lateral de roupa do artigo para cuidado pessoal. Ademais, o mesmo padrão de gofragem de coordenação ou similar pode colocado sobre o componente de embalagem, que inclui o componente de embalagem externo e a bolsa. 0 padrão de gofragem pode ser um padrão de gofragem de alta densidade, ou um padrão de gofragem de baixa densidade, que podem ser tanto registrados como não registrados. Para um perfil feminino adicional, deseja-se que o padrão de gofragem seja um padrão suave como elementos florais.
Na seleção do tamanho de padrões aplicados ao componente de envoltório/embalagem, deve-se levar em consideração o seguinte. 0 tamanho pode ser ajustado de acordo com o ângulo visual e a distância cujo objeto e visto. Tipicamente, o limítrofe de reconhecimento de padrão é de aproximadamente 5 minutos de um arco. Geralmente, é desejável possuir um ângulo visual na faixa de aproximadamente 16 a 24 minutos de arco e usualmente 20-22 minutos de arco. 0 tamanho transformado em dimensões lineares para um padrão a partir das dimensões do arco é mostrado na Figura 14. Como pode ser visto, conforme a distância a partir de um padrão aumenta, o tamanho do padrão ou objeto deve aumentar. Tipicamente, existem três regiões para ver os artigos para cuidado pessoal. A região 1 é menor que 0,61 metros (2 pés), cujo artigo para cuidado pessoal somente é visto tipicamente pelo usuário do artigo para cuidado pessoal. A região 2 fica entre 0,61 metros (2 pés) e 0,91 metros (3 pés) e é uma região onde tanto o usuário como o não-usuãrio do artigo para cuidado pessoal pode ver o artigo para cuidado pessoal. A região 3 fica além de 0,91 metros (3 pás), cujo artigo para cuidado pessoal somente é visto tipicamente por um não-usuãrio. Portanto, selecionar o tamanho do padrão sobre o artigo para cuidado pessoal ou embalagem deve ser feito levando em conta a Figura 14, dependendo se é desejável para um não-usuãrio ver o padrão sobre o artigo para cuidado pessoal ou embalagem. Entretanto, a partir do ponto de vista de usuários mais velhos, o tamanho do padrão pode ter que ser aumentado além do que é mostrado na Figura 14, a fim de que o padrão seja visível.
Outro fator a ser considerado na seleção de cor e padrão são os limites de contraste entre o padrão e os arredores adjacentes. Se o contraste não é suficiente, então o padrão pode não ser visível, mesmo que tenha os requerimentos de tamanho da Figura 14. Geralmente, o contraste deve ser de pelo menos 0,05 sobre uma escala de 0 a 1, a fim de que um padrão seja visível. O 0 significa sem contraste e o 1 significa o contraste máximo.
Os padrões podem ser mais discretos se o padrão for menos linear e menos perpendicular. Em configurações de artigo para cuidado pessoal e embalagem atuais. Geralmente, quando são para forros e almofadados para incontinência e forros e almofadados para cuidado feminino, as silhuetas ou marcas sobre os almofadados ou forros podem ser visíveis através da embalagem. Para tornar a silhueta e a marca mais discretas, os padrões podem ser colocados sobre o componente de embalagem nas regiões onde o almofadado e o forro sejam visíveis através da embalagem, ou os padrões devem ser colocados sobre o almofadado e o forro para ajudar a esconder a silhueta do almofadado e do forro. Ao possuir um padrão sobre o artigo para cuidado pessoal sendo o mesmo padrão dos padrões sobre o almofadado e o forro tendem a se misturar com o padrão sobre o componente de embalagem.
Outro modo para coordenar o componente de artigo e o componente de embalagem é proporcionar um formato comum (outro além de uma linha reta) tanto para o componente de artigo como para embalagem. Enquanto os artigos absorventes possuem formatos que os tornam úteis para seus propósitos intencionados, alguns componentes ou aspectos do artigo absorvente possuem formatos que podem ser variados sem impedimento da funcionalidade do artigo absorvente. Por exemplo, a tira removível que protege o adesivo de roupa pode possuir formatos em sua extremidade que são recortados, sinuzoidal ou qualquer outro formato. Da mesma maneira, as bordas laterais da tira removível também podem ser conformadas. Outro elemento do componente absorvente tal como a camada de ondulação ou camada de tecido fica posicionada entre o núcleo absorvente e o forro de lateral de corpo. A camada de ondulação ou camada de tecido também pode ser conformada com um formato similar como a tira removível descrita acima. Nota—se que somente uma das tiras removíveis ou camada de ondulação/tecido precisa ser conformada a fim de se coordenarem com o componente de embalagem. No componente de embalagem, especialmente a extremidade do segundo painel da bolsa, as laterais da bolsa, ou as extremidades ou laterais do envoltório também podem ser conformadas com o mesmo formato, com dimensões idênticas ou que seja proporcional às dimensões do formato da tira removível e/ou camada de distribuição/camada de tecido. Outros elementos do componente absorvente ou do componente de embalagem podem ter formatos similares, proporcionado que a funcionalidade do artigo absorvente ou do componente de embalagem não seja comprometida. Ademais, conformar a tira removível e ou a extremidade do segundo painel do componente de envoltório pode apresentar benefícios adicionais de auxiliar o usuário a localizar a tira removível ou abertura do componente de embalagem.
Em outro aspecto da presente invenção, o componente de envoltório não possui quaisquer características visuais que sejam coordenadas neste. Entretanto, o componente de envoltório parece ser coordenado e combinado ao artigo absorvente. Neste aspecto da presente invenção, o componente de envoltório ê claro e translúcido, de modo que as características visuais sobre o artigo absorvente sejam visíveis através do componente de envoltório. No caso de cor como a característica visual, e com um componente de envoltório translúcido, a coloração da cor visível será a mesma, mas a saturação e a luminosidade serão diferentes.
Em algumas modalidades, os componentes de artigo e embalagem também podem ser coordenados por outras características sensoriais, por exemplo tato e cheiro. Por exemplo, o componente de embalagem pode possuir a mesma textura que o componente de artigo, de modo que proporcione uma característica tãtil coordenada. Em algumas modalidades a característica tãtil é formada por uma gofragem, ou por diferentes gofragens. Similarmente, as peças separadas do mesmo tipo de material podem ser aplicadas aos os componentes de artigo e embalagem.
Ao coordenar o componente de embalagem e os artigos para cuidado pessoal, muitos benefícios podem ser obtidos. Primeiro, a coordenação permite que os componentes de embalagem/artigo mais finos e mais baratos sejam usados. Quando o artigo para cuidado pessoal e o envoltório/ embalagem possuem a mesma cor ou padrão, especialmente sobre a cobertura externa de lateral de roupa/tira removível, e a mesma cor ou padrão sobre o envoltório/embalagem, é mais difícil discernir quais são os conteúdos do envoltório. Portanto, a coordenação do envoltório/embalagem com o artigo para cuidado pessoal ajuda a ocultar o artigo para cuidado pessoal no componente de envoltório/embalagem mais fino. Segundo, a coordenação do envoltório/embalagem com o artigo para cuidado pessoal pode proporcionar um beneficio emocional para o usuário e permitir que os produtos se encaixem na vida do usuário. Os itens que parecem ser projetados uns nos outros tornam o usuário mais confiante em usar os produtos já que a coordenação faz o produto total de alta qualidade como comparados com produtos não coordenados.
Em outra modalidade da presente invenção, as características visuais podem ser conectadas com outros sentidos, tais como cheiro e tato. Ou seja, a cor ou padrão pode conter uma cor floral ou um padrão floral. Uma fragrância pode ser associada com a cor ou padrão, pode ser aplicada ao artigo ou embalagem. Por exemplo, uma cor roxa ou um padrão de flores de lavanda podem ser associados com uma fragrância de lavanda.
Embora a presente invenção fora descrita com relação a diversas modalidades, aqueles versados na técnica irão reconhecer que alterações podem ser feitas na forma e detalhe sem sair do espírito e escopo da invenção. Como tal, pretende-se que a descrição detalhada antecedente seja considerada como ilustrativa em vez de limitativa e que as reivindicações em anexo, que incluem todos os equivalentes da mesma, são pretendidas para definir o escopo da invenção.