BRPI0411979B1 - Processo e dispositivo para granulação em leito fluido - Google Patents

Processo e dispositivo para granulação em leito fluido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0411979B1
BRPI0411979B1 BRPI0411979-7A BRPI0411979A BRPI0411979B1 BR PI0411979 B1 BRPI0411979 B1 BR PI0411979B1 BR PI0411979 A BRPI0411979 A BR PI0411979A BR PI0411979 B1 BRPI0411979 B1 BR PI0411979B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fluid bed
granulation
bed
cooling
granules
Prior art date
Application number
BRPI0411979-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Bedetti
Gianfranco
Original Assignee
Urea Casale Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Urea Casale Sa filed Critical Urea Casale Sa
Publication of BRPI0411979A publication Critical patent/BRPI0411979A/pt
Publication of BRPI0411979B1 publication Critical patent/BRPI0411979B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J2/00Processes or devices for granulating materials, e.g. fertilisers in general; Rendering particulate materials free flowing in general, e.g. making them hydrophobic
    • B01J2/16Processes or devices for granulating materials, e.g. fertilisers in general; Rendering particulate materials free flowing in general, e.g. making them hydrophobic by suspending the powder material in a gas, e.g. in fluidised beds or as a falling curtain

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Devices And Processes Conducted In The Presence Of Fluids And Solid Particles (AREA)
  • Glanulating (AREA)
  • Luminescent Compositions (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)

Description

"PROCESSO E DISPOSITIVO PARA GRANULAÇÃO EM LEITO FLUIDO".
Campo de Aplicação A presente invenção, em seu aspecto mais geral, refere-se a um processo de granulação em leito fluido de uma apropriada substância, como, por exemplo, uréia, nitrato de amônio, cloreto de amônio e substâncias similares suscetíveis a serem granuladas.
Em particular, a presente invenção concerne um processo de granulação em leito fluido, compreendendo o controle da temperatura do dito leito através da injeção no mesmo de um fluxo de ar quente. A invenção também se refere a um dispositivo para granulação, o qual é usado para implementação do processo acima mencionado.
Estado da Técnica É conhecido que em um processo de granulação em leito fluido, a obtenção de grânulos de uma predeterminada substância ocorre através do continuo crescimento (em volume e massa) de caroços de grânulos da tal substância, continuamente alimentados dentro do dito leito fluido, ao mesmo tempo, com um fluxo de uma apropriada substância de crescimento no estado líquido.
Geralmente, a substância de crescimento é da mesma natureza que a substância a ser granulada e se apresenta na forma líquida, adequada para umedecer, aderir e se solidificar sobre os caroços e sobre os grânulos de crescimento que, juntos, constituem o dito leito fluido. A dita substância de crescimento é alimentada ao leito fluido sob uma alta temperatura, de modo que a substância de crescimento em si, uma vez solidificada sobre os caroços, pode manter a característica de aderência, de modo a permitir a aderência ao grânulo de uma adicional substância de crescimento, enquanto estiver dentro do leito fluido.
Além disso, dentro do leito fluido é necessário se manter a temperatura dentro de predeterminados e, geralmente, altos valores, a fim de permitir a evaporação do solvente presente na substância de crescimento que é geralmente alimentada na solução, por exemplo, aquosa, no caso de uréia, dentro do dito leito fluido. A temperatura do leito fluido deve ser escolhida, também, levando-se em consideração o fato de que um possível resfriamento da substância de crescimento, antes de seu contato com os caroços e com os grânulos de crescimento, pode determinar uma prematura solidificação da mesma, com conseqüentes dificuldades, se não totalmente impossível, da aderência aos grânulos e com formação de pós que necessitam de subsequente recuperação.
Para satisfazer a necessidade acima mencionada, em outras palavras, para controlar a ajustar a temperatura do leito fluido dentro de predeterminados valores, foi proposto se alimentar dentro do próprio leito fluido de granulação um fluxo adicional de ar adequadamente quente, o qual é preferencialmente injetado no mesmo nível que o fluxo de substância de crescimento.
Além disso, durante a etapa de partida ou quando em operação com baixas cargas ou ainda quando o ar de fluidificação que é usado com velocidades de fluxo bastante altas requeridas para a formação e manutenção do leito fluido, se encontra em uma temperatura ambiente particularmente fria, torna-se necessário se implementar um adequado preaquecimento de tal ar de fluidificação através de adequados trocadores de calor exteriores ao leito fluido.
Conquanto vantajosa sob alguns pontos de vista, essa sugestão sofre de um sério e reconhecido inconveniente.
De fato, devido às velocidades de fluxo de ar bastante altas que circulam no leito fluido, um controle de temperatura de acordo com a sugestão acima mencionada necessariamente envolve consumo de energia bastante alto para o preaquecimento do ar de fluidificação (quando necessário) e do adicional fluxo de ar. Esse consumo de energia proporciona um impacto negativo sobre os custos de operação do processo. A presença de tais dispositivos para preaquecimento do ar também proporciona um impacto negativo sobre os custos incorporados e sobre a complexidade estrutural da correspondente instalação de granulação.
Resumo da Invenção 0 problema técnico em que se fundamenta a presente invenção é aquele de se projetar e proporcionar um processo de granulação em leito fluido do tipo considerado acima, tendo determinadas características funcionais, de modo a superar todos os inconvenientes citados correlacionados ao estado da técnica e, em particular, de modo a que o consumo total de energia necessário para manter o leito fluido na predeterminada temperatura que garanta a ótima concretização do processo, seja substancialmente reduzido.
Este problema é solucionado de acordo com a presente invenção mediante um processo de granulação em leito fluido de uma apropriada substância, com controle de temperatura do dito leito, compreendendo uma etapa de resfriamento dos grânulos quentes acabados assim obtidos em um respectivo leito fluido de resfriamento, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma parte do ar de fluidificação que é proveniente do dito leito fluido de resfriamento dos grânulos acabados, é alimentada dentro do leito fluido de granulação.
Preferencialmente, todo o ar de fluidificação alimentado dentro do leito fluido de granulação é proveniente do leito de resfriamento.
Vantajosamente, de modo substancial, todo o ar de fluidificação proveniente do leito de resfriamento é usado como ar de fluidificação do dito leito de granulação.
De forma ainda mais vantajosa, o processo de granulação em leito fluido da presente invenção é caracterizado pelo fato de que usa um único fluxo de ar de fluidificação para continuamente formar e suportar, nesta ordem, os ditos leitos de resfriamento e leito fluido de granulação dispostos em série, com relação ao dito único fluxo e em comunicação fluida entre si.
Adicionais características e vantagens da invenção se tornarão mais claras a partir da descrição detalhada de uma modalidade de um processo de granulação em leito fluido de acordo com a invenção, a qual será feita a seguir com referência aos desenhos anexos, os quais são apresentados com fins indicativos e não-limitativos.
Breve Descrição dos Desenhos - A figura 1, de forma esquemátíca, mostra uma vista axonométrica de um dispositivo para implementação do processo de granulação em leito fluido de acordo com a presente invenção; - a figura 2, de forma esquemátíca, mostra uma vista em seção transversal do mesmo dispositivo da figura 1.
Descrição Detalhada de uma Modalidade Preferida Com referência às figuras acima mencionadas, um dispositivo para implementação de um processo de granulação em leito fluido de acordo com a invenção é totalmente referenciado por (1).
Tal dispositivo compreende uma estrutura auto- suportante (2) , substancialmente na forma de um recipiente com formato de paralelepípedo, o qual define no seu interior um espaço (A), no qual dois leitos fluidos (Fl) e (F2) são idealizados de serem implementados, conforme pode ser visto mais claramente no restante da descrição. A dita estrutura de recipiente (2) (a qual, daqui em diante será simplesmente chamada de recipiente (2)), apresenta longas paredes laterais (5, 6), curtas paredes frontal (7) (ou de topo) e traseira (8); sendo fechado no topo por uma tampa convencional, portanto, não representada e sendo dotado na base de uma placa de base dupla (4, 4a), superior e inferior, respectivamente.
Em conformidade com uma característica da presente invenção, a parede de topo (7) do dito recipiente (2) apresenta o lado de fundo (7a), espaçado da placa de base (4) da dita placa de base dupla com a qual define uma passagem (ou porta) (20), que coloca o espaço (A) em comunicação com o exterior do dito recipiente (2).
Além disso, em conformidade com outra característica da presente invenção, as acima mencionadas placas de base (4, 4a) se estendem da parede traseira (8) do recipiente (2) até passar a dita parede de topo (7) numa predeterminada porção de comprimento.
Nas suas extremidades frontais livres, um painel frontal (17) é fixado às placas de base (4, 4a), preferencialmente, substancialmente em paralelo à parede de topo (7), com a qual ele define um tipo de bolsa (18), no exemplo das figuras, se estendendo por toda a largura da dita parede (7) e em comunicação com o espaço (A), através da acima mencionada passagem (20).
As placas de base (4, 4a) da dita placa de base dupla, a parede traseira (8) do recipiente (2) e o painel frontal (17) definem uma câmara (19) que se encontra em comunicação fluida com o espaço (A), justamente através da dita placa de base (4), fornecida perfurada, gradeada ou de algum modo permeável a fluxos de gás. A dita câmara (19), que se estende abaixo do espaço (A) é de altura limitada e é idealizada de constituir uma câmara para distribuição uniforme de um fluxo de ar de fluidificação que chega dentro do dito espaço (A), conforme será melhor deduzido da descrição seguinte.
Vantajosamente e em conformidade com uma adicional característica da presente invenção, a dita câmara de distribuição (19} apresenta um perfil cônico partindo da parede traseira (8) do recipiente (2) na direção do painel frontal (17) . Para tal finalidade, a placa de base (4a) é fornecida inclinada sobre a placa de base oposta (4) e converge sobre a mesma, na direção do acima mencionado painel frontal (17) .
Dentro do dito recipiente (2) é suportado um painel vertical retangular (15), em paralelo e numa relação predeterminada espaçada a partir da parede traseira (8) do dito recipiente (2), com o qual define um interespaço (16). 0 dito painel (15) é fixado às paredes longas opostas (5, 6) e à parede de topo (3) do dito recipiente (2), enquanto apresenta o lado de base horizontal (15a) espaçado da placa de base (4), de modo a definir com esta uma passagem (ou porta) (15a), adequada para colocar o dito interespaço (16) em comunicação com o espaço (A) interiormente ao recipiente. 0 interespaço (16) se encontra em comunicação com o espaço (A), também próximo à parede superior do dito recipiente (2), através de uma abertura (11) · Dentro do recipiente (2) e a uma predeterminada distância de sua placa de base (4), é posicionada uma prateleira retangular (14), perimetricamente fixada aos longos lados (5, 6), à parede frontal (7) do dito recipiente (2) e ao painel acima mencionado (15). A dita prateleira (14) define no dito espaço (A), uma zona de granulação (B) interior ao espaço (A), sendo idealizada de suportar o leito de granulação (Fl) de uma predeterminada substância; para tal fim, a prateleira (14) é perfurada, gradeada ou, de qualquer modo, feita permeável a um fluxo de ar de fluidificação, necessário para a formação e manutenção do dito leito (Fl).
Na figura 1, um dispositivo distribuidor (conhecido per si) de caroços de grânulos da substância a ser granulada, posicionado no topo do recipiente (2) é referenciado por (10), enquanto dispositivos distribuidores/supridores de substância liquida de crescimento de grânulos (também já conhecidos e, portanto, não representados em detalhes), são referenciados por (12) e (13).
Na figura 2 uma abertura é esquematizada com a referência (22), associada com a parede traseira (8) para a entrada de ar dentro da câmara (19). Tal abertura (22) se encontra em comunicação fluida com meios já conhecidos e, portanto, não representados, de sopramento de ar dentro da dita câmara (19).
Com referência ao dispositivo das figuras 1 e 2, uma modalidade do processo de granulação da presente invenção será agora descrita.
Ao alimentar um fluxo contínuo de caroços de grânulos de uma predeterminada substância e, ao mesmo tempo, um fluxo continuo de substância de crescimento dentro da zona de granulação (B) é formado sobre a prateleira (14) um leito fluido de granulação (Fl). Esse leito de granulação é obtido, suportado e mantido através de um fluxo continuo de ar de fluidificação, alimentado dentro da câmara (19) e dai, através da placa de base (4), para dentro do espaço (A), abaixo da dita prateleira (14).
Correspondendo ao procedimento de granulação (crescimento de grânulos) ocorre um aumento na altura do leito fluido (Fl) até que a sua superfície livre alcance o nível (pré- calculado) da abertura (11). Nesse ponto, através da dita abertura (11), a qual atua substancialmente como uma represa, tem início um contínuo derramamento (ou descarga) do leito (Fl) para o interespaço (16) de grânulos de substância que estão bastante quentes (sua temperatura depende da temperatura da substância de crescimento) e, acima de tudo, que estão acabados, em outras palavras, que apresentam um predeterminado tamanho de grão. A partir do início de tal descarga ou derramamento, a altura ao leito de granulação (Fl) permanece substancialmente constante.
Os grânulos acabados, que continuamente passaram no interespaço (16), "caem" de uma maneira substancialmente orientada ou na forma de cascata sobre um leito fluido (F2), compreendendo grânulos acabados (15), dispostos para a etapa de partida adjacente à placa de base perfurada (4), onde eles são submetidos ao acima mencionado fluxo de fluidificação de ar usado para o leito (Fl). Sobre esta placa de base (4), um segundo leito fluido (F2) é então definido, consistindo exclusivamente de grânulos acabados, o qual se estende no dito espaço (A), sobre a dita placa de base (4), no interespaço (16) e na bolsa (18), que se comunica com o dito espaço.
Na superfície livre do leito fluido (F2), no interespaço ¢16) e na bolsa (18), existe uma pressão mais baixa do que aquela que pode ser medida na superfície livre do leito fluido (F2) na câmara (A), entre as paredes (7) e (15); por essa razão e uma vez que as três zonas citadas são funcionalmente comparáveis a vasos comunícantes, a altura do leito fluido (F2) no interespaço (16) e na bolsa (18) é maior do que aquela entre as paredes (7) e (15), na dita placa de base (4).
Deve ser observado que o leito fluido de resfriamento (F2) se encontra em comunicação fluida com o leito de granulação disposto acima (Fl), exclusivamente através da prateleira (14) para suportar o dito leito.
Deve ser também observado que o interespaço (16) acima mencionado executa uma função de duto, mediante um assim chamado tubo de descida, para a transferência dos grânulos do leito (Fl) para o leito (F2).
No leito fluido (F2), os grânulos acabados quentes trocam calor com o fluxo de ar de fluidificação, alimentado à temperatura ambiente. Enquanto os grânulos acabados se resfriam, este ar é aquecido pelos mesmos, e este mesmo ar aquecido, proveniente do leito fluido (F2), é usado como ar de fluidificação do leito de granulação (Fl), ao qual é alimentado.
Por essa razão, a zona do espaço (A) entre a dita placa de base (4) e a prateleira disposta acima (14) é conhecida como zona de resfriamento de grânulo e, ao mesmo tempo, pode ser considerada como a zona de preaquecimento do ar de fluidificação do leito de granulação (Fl). A alimentação de ar de fluidificação preaquecido ao leito de granulação, significa, de um lado, o fornecimento da quantidade de ar necessária para a formação e manutenção do dito leito fluido e, de outro lado, o fornecimento a este mesmo leito da quantidade de calor necessária para diminuir ou mesmo prevenir uma prematura solidificação da substância de crescimento e, ao mesmo tempo, permitir a evaporação do solvente possivelmente presente na substância de crescimento alimentada na solução, dentro do leito fluido de crescimento. 0 uso do ar proveniente do leito fluido de resfriamento de grânulo como ar de fluidificação preaquecido para o leito de granulação, também tem o significado de reduzir o consumo total de ar para completar o processo de granulação. A altura do leito fluido (F2) (leito de resfriamento de grânulo e leito de preaquecimento de ar de fluidificação) é tal que a sua superfície livre na bolsa (18) alcança a borda superior do painel frontal (17), garantindo a descarga para fora do recipiente (2) dos grânulos acabados e resfriados.
Uma vez que o leito fluido, como é bem conhecido, apresenta um comportamento totalmente comparável ao de um líquido, os níveis dos grânulos na bolsa (18), no interespaço (16) e no espaço (A) são estabilizados nas respectivas alturas piezométricas.
Portanto, deve ser observado que a altura do dito painel frontal (17), através da determinação da altura do leito fluido (F2), também determina o tempo de permanência médio dos grânulos quentes e acabados na zona de resfriamento e, conseqüentemente, determina a temperatura dos grânulos acabados descarregados do recipiente (2) e, acima de tudo, a temperatura de preaquecimento do ar de fluidificação. A partir do inicio da acima mencionada "descarga" de grânulos acabados, o processo da presente invenção e os correlacionados dispositivos entram em operação.
Nesse ponto, uma característica básica do processo da presente invenção deve ser observada: os leitos (F1) e (F2), respectivamente, para granulação e resfriamento dos grânulos acabados/preaquecimento do ar de fluidificação, são formados e suportados por um idêntico fluxo de ar de fluidificação e, em relação ao qual, os ditos leitos (Fl) e (F2) são dispostos em série.
Uma segunda característica do processo acima mencionado é que os grânulos acabados e quentes são derramados substancialmente na forma de cascata, do dito leito de granulação para o leito de resfriamento. A principal vantagem alcançada pela presente invenção consiste, conforme indicado, da grande economia no consumo de energia no que diz respeito à energia requerida até o momento para a implementação de processos de granulação em leito fluido conhecidos do estado da técnica, em que, no presente caso, o controle de temperatura é proporcionado através da introdução de um adicional fluxo de ar quente ou mediante preaquecimento, por meio de trocadores de calor, do próprio ar de fluidificação durante predeterminadas situações do ciclo de operação do processo de granulação. Levando-se em consideração as consideráveis quantidades de ar de fluidificação e de adicionai ar quente envolvidas nos processos acima mencionados, a economia de energia já mencionada, se traduz numa redução igualmente substancial dos custos de operação do processo.
Essa vantagem é conseguida graças ao uso de um único fluxo de ar para a fluidificação do leito de resfriamento dos grânulos acabados e, em seguida, do leito de granulaçao, que envolve um efetivo preaquecimento do ar subseqüentemente alimentado a esta última operação.
De acordo com uma modalidade preferida, o painel frontal (17) compreende um anteparo móvel (21), ajustável na altura (capaz de deslizar verticalmente).
Ao variar a altura de tal painel frontal (17), a altura do segundo leito fluido (F2) é conseqüentemente variada. Isto significa que, se por exemplo, a altura de tal painel frontal (17) for aumentada, a altura do segundo leito fluido (F2) também aumenta e, conseqüentemente, o tempo de permanência médio dos grânulos dentro de tal leito também aumenta.
Isso proporciona uma aperfeiçoada troca de calor entre os acima mencionados grânulos e o ar de fluidificação, o qual, pode aumentar sua temperatura de entrada dentro do leito de granulação (Fl). A invenção assim concebida é suscetível de adicionais variantes e modificações, desde que todas estas sejam abrangidas pelo conceito inventivo e, como tal, se enquadrem dentro do escopo de proteção da invenção em si, conforme definido pelas reivindicações anexas.
Por exemplo, a bolsa (18) e o interespaço (16) podem ser implementados com uma largura menor que a largura da correspondente parede curta frontal (7) do painel (15), respectivamente.

Claims (10)

1. Processo de granulação em leito fluido (Fl) de uma predeterminada substância sob temperatura controlada, através do contínuo crescimento de caroços de grânulos da dita substância, continuamente alimentados dentro do dito leito fluido de granulação, ao mesmo tempo, com um fluxo de uma apropriada substância de crescimento no estado líquido, compreendendo as etapas de remoção de grânulos acabados quentes do dito leito fluido de granulação (Fl), resfriamento dos ditos grânulos em um leito de resfriamento (F2) continuamente formado e suportado por um respectivo fluxo de ar de f luidif icação, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma parte do ar de fluidificação proveniente do dito leito fluido de resfriamento (F2) dos grânulos acabados é alimentada dentro do leito fluido de granulação (Fl) .
2. Processo para granulação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que todo o ar de fluidificação alimentado dentro do leito de granulação (Fl) é proveniente do leito de resfriamento (F2).
3. Processo para granulação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que substancialmente todo o ar de fluidificação proveniente do leito de resfriamento (F2) é usado como ar de fluidificação para o dito leito de granulação (Fl).
4. Processo de granulação em leito fluido (Fl) de uma predeterminada substância sob temperatura controlada, através do contínuo crescimento de caroços de grânulos da dita substância, continuamente alimentados dentro do dito leito fluido de granulação, ao mesmo tempo, com um fluxo de uma apropriada substância de crescimento no estado líquido, compreendendo a etapa de resfriamento de grânulos acabados quentes em um respectivo leito fluido de resfriamento (F2), caracterizado pelo fato de que o processo usa um único fluxo de ar de fluidificação para continuamente formar e suportar, nesta ordem, os ditos leitos fluidos de resfriamento e granulação (Fl, F2), substancialmente dispostos em série, com relação ao dito fluxo único.
5. Processo de granulação de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os grânulos acabados da dita substância são transferidos substancialmente na forma de cascata para o dito leito fluido de resfriamento (Fl).
6. Dispositivo para implementação de um processo de granulação em leito fluido sob temperatura controlada, de acordo com a reivindicação 4, compreendendo uma estrutura auto-suportante (2) substancialmente na forma de um recipiente, definindo um espaço de granulação (A) no seu interior, em que é posicionada uma prateleira (14) idealizada de suportar um leito fluido de granulação (Fl), caracterizado pelo fato de que compreende no dito espaço (A) uma adicional placa de base (4), posicionada abaixo e em uma predeterminada relação distanciada da dita prateleira (14), a dita placa de base (4) sendo idealizada de suportar um respectivo leito fluido de resfriamento (F2) de grânulos acabados quentes provenientes do dito leito de granulação (Fl), o dito leito de resfriamento (F2) se encontrando em comunicação fluida com o dito leito de granulação (Fl) através da dita prateleira (14), a qual é fornecida perfurada, gradeada ou de algum modo permeável a fluxos de gás, um tubo de descida (16), que se estende verticalmente no dito espaço (A) , adequado para a transferência de grânulos acabados do dito leito fluido de granulação (Fl) para o dito leito fluido de resfriamento (F2) na dita adicional placa de base (4) e meios para alimentação e distribuição (22, 19) do ar de fluidificação no dito espaço (A), abaixo da dita adicional placa de base (4), para formar e manter o dito leito fluido de resfriamento (F2) e o dito leito de granulação (Fl), que são dispostos em série com relação ao dito fluxo.
7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o dito tubo de descida (16) compreende um painel vertical (15) suportado no dito espaço (A) em uma predeterminada relação espaçada de uma parede (8) da dita estrutura de recipiente (2), definindo com ela um interespaço (16), o dito painel (15) apresentando um lado de base horizontal espaçado da dita adicional placa de base (4), de modo a definir com ela uma passagem (15a) adequada para colocar o dito interespaço (16) em comunicação com o espaço (A) acima da mencionada placa de base (4).
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o dito interespaço (16) está em comunicação no topo com o dito espaço (A) , através de uma abertura (11) fornecida no mesmo.
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o dito leito fluido de resfriamento (F2) se encontra em comunicação com o exterior através de uma bolsa (18), compreendida entre uma parede (7) da dita estrutura de recipiente (2) e um painel frontal (17) fixado à placa de base (4), que suporta o leito de resfriamento (F2) e que é preferencialmente paralela à dita parede de topo (7) .
10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o dito painel frontal (17) compreende um anteparo móvel (21), ajustável na altura.
BRPI0411979-7A 2003-06-26 2004-05-19 Processo e dispositivo para granulação em leito fluido BRPI0411979B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP03014631.0 2003-06-26
EP20030014631 EP1491253A1 (en) 2003-06-26 2003-06-26 Fluid bed granulation process and apparatus
PCT/EP2004/005376 WO2005002717A1 (en) 2003-06-26 2004-05-19 Fluid bed granulation process and apparatus

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0411979A BRPI0411979A (pt) 2006-08-29
BRPI0411979B1 true BRPI0411979B1 (pt) 2015-03-24

Family

ID=33395883

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0411979-7A BRPI0411979B1 (pt) 2003-06-26 2004-05-19 Processo e dispositivo para granulação em leito fluido

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7966745B2 (pt)
EP (2) EP1491253A1 (pt)
CN (1) CN1812831A (pt)
AT (1) ATE343422T1 (pt)
AU (1) AU2004253239B2 (pt)
BR (1) BRPI0411979B1 (pt)
CA (1) CA2528856C (pt)
DE (1) DE602004002960T2 (pt)
MX (1) MXPA06000199A (pt)
MY (1) MY136161A (pt)
PL (1) PL1635938T3 (pt)
RU (1) RU2343968C2 (pt)
UA (1) UA88149C2 (pt)
WO (1) WO2005002717A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1491251A1 (en) 2003-06-26 2004-12-29 Urea Casale S.A. Fluid bed granulation process and apparatus
BRPI0815727B1 (pt) * 2007-08-27 2019-03-26 Borealis Technology Oy Equipamento e processo para produzir pelotas poliméricas, uso do equipamento, e processo para produzir um cabo reticulável
CA2700118A1 (en) * 2007-09-24 2009-04-02 Per Gerde System and method for producing dry formulations
EP2161903A1 (en) * 2008-09-08 2010-03-10 Alcatel, Lucent System for resolving a service to be provisioned to a terminal device a related terminal device and a related service resolving server
CN102274703A (zh) * 2011-05-31 2011-12-14 山东奥诺能源科技有限公司 大型连续节能型流化床喷雾造粒干燥工艺
EP3049180B1 (en) * 2013-09-27 2020-02-26 Bexo AS Fluid bed classification elements
US20150275822A1 (en) * 2014-03-28 2015-10-01 Furness-Newburge, Inc. Supercharged pulse jet engine and related method of use

Family Cites Families (160)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2431455A (en) * 1943-12-24 1947-11-25 Standard Oil Dev Co Contacting liquids with gaseous fluids in the presence of solid particles
US2561394A (en) * 1946-03-16 1951-07-24 Donald E Marshall Method of coating particulate materials
US2550722A (en) * 1947-07-10 1951-05-01 Standard Oil Dev Co Method of recovering solids from gases
US2586818A (en) * 1947-08-21 1952-02-26 Harms Viggo Progressive classifying or treating solids in a fluidized bed thereof
US2648609A (en) * 1949-01-21 1953-08-11 Wisconsin Alumni Res Found Method of applying coatings to edible tablets or the like
US2629938A (en) * 1949-03-03 1953-03-03 Kaiser Aluminium Chem Corp Method and apparatus for treating solids
US2635684A (en) * 1949-05-24 1953-04-21 Ici Ltd Manufacture of caustic soda granules
US2701758A (en) * 1949-07-09 1955-02-08 Metallgesellschaft Ag Thermal processes
US2783187A (en) * 1954-12-01 1957-02-26 William W Odell Contacting fluids with solids
US2813352A (en) * 1955-08-17 1957-11-19 Socony Mobil Oil Co Inc Method for removing liquids from granular solids
US3002805A (en) * 1957-03-07 1961-10-03 Socony Mobil Oil Co Inc Method for contacting fluids with solid contact materials
US3087253A (en) * 1958-07-11 1963-04-30 Fuller Co Heat exchange method and apparatus
US3036338A (en) * 1959-01-08 1962-05-29 G & A Lab Inc Coating and pelletizing of fusible materials
US3206865A (en) * 1960-11-02 1965-09-21 Jr Frank J Mcentee Method and apparatus for heat exchange in a fluidized bed
US3287408A (en) * 1963-09-17 1966-11-22 Grace W R & Co Process for rendering urea anti-caking
US3295221A (en) * 1964-06-24 1967-01-03 Phillips Petroleum Co Process and apparatus for fluidized bed drying
FR1473109A (fr) * 1965-01-15 1967-03-17 Hupp Corp Procédé et installation pour la torréfaction du café et pour des applications analogues
US3328172A (en) * 1965-01-15 1967-06-27 Hupp Corp Methods of roasting coffee and similar particulate solids
US3395634A (en) * 1965-01-15 1968-08-06 Hupp Corp Coffee roasting apparatus
US3304619A (en) * 1965-01-27 1967-02-21 Rudolph E Futer Method and means for changing the temperature of granular material by gas jets
US3372734A (en) * 1965-06-01 1968-03-12 Pullman Inc Fluid process useful in the recovery of hydrocarbons from tar sands
FR1473956A (fr) * 1965-12-23 1967-03-24 Prat Daniel S A Procédé et moyens de refroisissement de produits granulés
US3313035A (en) * 1966-03-14 1967-04-11 Crawford & Russell Inc Apparatus for drying particulate material
FR1484699A (fr) * 1966-03-25 1967-06-16 Potasse & Engrais Chimiques Perfectionnement au mode d'introduction de réactifs gazeux au sein d'une masse de matières solides
US3466021A (en) * 1967-09-14 1969-09-09 Falconbridge Nickel Mines Ltd Thermal treatments in fluidized beds
US3494046A (en) * 1967-11-20 1970-02-10 Union Carbide Corp Fluid bed drying system
US3723395A (en) * 1969-05-21 1973-03-27 Phillips Petroleum Co Batch-continuous reaction process in a fluidized bed
US3615253A (en) * 1969-05-21 1971-10-26 Phillips Petroleum Co Batch-continuous reactor
US3681851A (en) * 1970-11-09 1972-08-08 Patrick J Fleming Novel production and waste treatment process for producing said product
AT310675B (de) * 1970-11-16 1973-10-10 Buss Ag Einrichtung zur kontinuierlichen Behandlung von staub-, pulver- und granulatförmigen Materialien
US3818846A (en) * 1972-04-26 1974-06-25 Combustion Power Method and apparatus for liquid disposal in a fluid bed reactor
US3817696A (en) * 1972-08-09 1974-06-18 H Hereth Method of and apparatus for fluidized bed treatment of solids or liquids
DE2533010A1 (de) * 1974-07-26 1976-02-05 Commw Scient Ind Res Org Reaktor mit einem spoutbett oder spoutbett-fluidatbett
FR2313119A1 (fr) * 1975-04-15 1976-12-31 Cerca Nouveau type de reacteur fluidise
US4320795A (en) * 1975-07-07 1982-03-23 Shell Oil Company Process for heat transfer with dilute phase fluidized bed
ZA766925B (en) * 1976-03-26 1977-10-26 Chevron Res Countercurrent plug-like flow of two solids
FR2390202A1 (fr) * 1977-05-11 1978-12-08 Anvar Procede et dispositif de traitement d'un produit se presentant sous forme de grains et application a la torrefaction
GB1581761A (en) * 1977-06-09 1980-12-17 Azote Sa Cie Neerlandaise Urea granulation
IL53871A (en) * 1978-01-23 1979-11-30 Wirguin J Method and apparatus for drying and processing moisture-containing solids
DE2819004C2 (de) * 1978-04-29 1982-05-27 Dynamit Nobel Ag, 5210 Troisdorf Verfahren zur Gewinnung von Alkalialuminaten aus wäßrigen Lösungen
US4226830A (en) * 1978-08-28 1980-10-07 Hicap Engineering & Development Corporation Fluidized bed reactor
US4255166A (en) * 1979-07-31 1981-03-10 Exxon Research And Engineering Company Process for the removal of particulates entrained in a fluid using a magnetically stabilized fluid cross-flow contactor
US4254616A (en) * 1979-07-31 1981-03-10 Exxon Research And Engineering Co. Process for flue gas desulfurization or nitrogen oxide removal using a magnetically stabilized fluid cross-flow contactor
US4255403A (en) * 1979-07-31 1981-03-10 Exxon Research And Engineering Co. Magnetically stabilized fluid cross-flow contactor having support means and process for using the same
US4254558A (en) * 1979-07-31 1981-03-10 Exxon Research & Engineering Co. Louvered magnetically stabilized fluid cross-flow contactor and processes for using the same
US4254557A (en) * 1979-07-31 1981-03-10 Exxon Research And Engineering Co. Magnetically stabilized fluid cross-flow contactor and process for using the same
JPS5855807B2 (ja) * 1979-10-08 1983-12-12 三井東圧化学株式会社 造粒方法
DE3066294D1 (en) * 1979-10-18 1984-03-01 Ici Plc Process and apparatus for the mixing of fluids and solids
JPS5921650B2 (ja) * 1979-11-29 1984-05-21 東洋エンジニアリング株式会社 造粒方法
JPS601056B2 (ja) * 1980-02-19 1985-01-11 千代田化工建設株式会社 アスファルテンを含む重質炭化水素油の水素化処理
JPS5732726A (en) * 1980-08-01 1982-02-22 Mitsui Toatsu Chem Inc Spouted bed granulation method
EP0088174B1 (en) * 1980-08-06 1987-06-16 William Bradshaw An improved drying method and apparatus
US4395830A (en) * 1980-09-12 1983-08-02 Jetsonic Processes, Ltd. Pulse combustion fluidizing dryer
EP0085684A4 (en) * 1981-08-10 1984-11-16 Adelaide & Wallaroo Fertilizer TREATMENT OF A PARTICULATE MATERIAL.
DE3139078A1 (de) * 1981-10-01 1983-04-21 Bergwerksverband Gmbh, 4300 Essen Verfahren zur regeneration von feuchten, pulverfoermigen adsorptionsmitteln sowie vorrichtung zur durchfuehrung dieses verfahrens
DE3206236A1 (de) * 1982-02-20 1983-09-01 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Verfahren zum gleichzeitigen sichten und geregelten, kontinuierlichen austrag von koernigem gut aus wirbelbettreaktoren
US4479308A (en) * 1982-03-30 1984-10-30 Chevron Research Company Process and device for recovering heat from a particulate solid
CA1207132A (en) * 1982-09-27 1986-07-08 Robert L. Hill Production of particulate solids in rotary fluidiser
US4424176A (en) * 1982-09-29 1984-01-03 Tennessee Valley Authority Process for granulation of molten materials
US4506453A (en) * 1982-09-29 1985-03-26 Tennessee Valley Authority Enhanced heat transfer process by forced gas recirculation
US4561192A (en) * 1982-11-29 1985-12-31 Dairyman's Cooperative Creamery Assoc. Spray drying apparatus and method
US4628833A (en) * 1983-04-11 1986-12-16 The Garrett Corporation Fluid bed hog fuel dryer
US4627173A (en) * 1983-04-11 1986-12-09 The Garrett Corporation Fluid bed hog fuel dryer
US4532155A (en) * 1983-08-08 1985-07-30 G. D. Searle & Co. Apparatus and process for coating, granulating and/or drying particles
EP0149266B1 (en) * 1983-12-19 1988-05-18 Duphar International Research B.V Method of drying a solid and device therefor
US5213820A (en) * 1984-02-27 1993-05-25 Bayer Aktiengesellschaft Process and device for fluidized bed spray granulation
US4533572A (en) * 1984-03-20 1985-08-06 Amax Inc. Process for producing varnish-bonded carbon-coated metal granules
BR8403050A (pt) * 1984-06-22 1986-01-28 Petroleo Brasileiro Sa Processo de auto-hidrogenacao
US4670993A (en) * 1984-08-16 1987-06-09 E.C.C. America Inc. Method for fluidizing fine kaolin particles
US4601113A (en) * 1985-04-26 1986-07-22 Westinghouse Electric Corp. Method and apparatus for fluidized steam drying of low-rank coals
US4602438A (en) * 1985-04-26 1986-07-29 Westinghouse Electric Corp. Method and apparatus for fluidized steam drying of low rank coals with wet scrubbing
US4657767A (en) * 1985-11-07 1987-04-14 Dairyman's Cooperative Creamery Assoc. Spray drying apparatus and method
US5019302A (en) * 1986-03-12 1991-05-28 Washington University Technology Associates, Inc. Method for granulation
US5100592A (en) * 1986-03-12 1992-03-31 Washington University Technology Associated, Inc. Method and apparatus for granulation and granulated product
FR2609328B1 (fr) * 1987-01-05 1989-05-05 Armines Procede pour le sechage de produits sous forme divisee, notamment de cereales, et appareillages pour la mise en oeuvre de ce procede
US4704378A (en) * 1987-02-19 1987-11-03 Aluminum Company Of America Fluidized bed granulation of rehydratable alumina
US4797271A (en) * 1987-02-19 1989-01-10 Aluminum Company Of America Producing alumina granules in a fluidized bed
US5070049A (en) * 1987-12-16 1991-12-03 Ibiden, Co. Ltd. Starting composition for the production of silicon carbide and method of producing the same
US4839969A (en) * 1988-02-26 1989-06-20 Permian Research Corporation Drying method and apparatus
US4974336A (en) * 1988-02-26 1990-12-04 Permian Research Corporation Drying method
US5012033A (en) * 1988-10-06 1991-04-30 Mobil Oil Corp. Isoparaffin-olefin alkylation process and catalyst composition thereof
EP0379684B1 (de) * 1988-12-23 1993-10-27 Bühler Ag Verfahren und Vorrichtung zum kontinuierlichen Kristallisieren von Polyestermaterial
DE3935953A1 (de) * 1989-09-20 1991-03-28 Tremonis Gmbh Brauerei Nebener Anlage fuer die aufbereitung eines hauptsaechlich aus kieselgur bestehenden filtrationsschlammes und verfahren zum betrieb der anlage
DE3935952A1 (de) * 1989-09-20 1991-03-28 Tremonis Gmbh Brauerei Nebener Anlage fuer die gewinnung eines aus kieselgur bestehenden brauerei-filterhilfsmittels und verfahren zum betrieb der anlage
NL9101477A (nl) * 1991-09-02 1993-04-01 Dsm Nv Werkwijze voor het drogen en granuleren van aspartaam.
US5332553A (en) * 1993-04-05 1994-07-26 A. Ahlstrom Corporation Method for circulating solid material in a fluidized bed reactor
DE4316320A1 (de) * 1993-05-15 1994-11-17 Degussa Verfahren zur Herstellung von Natriumperborat-monohydrat
US5505885A (en) * 1993-06-29 1996-04-09 Bacardi; Jean M. Granulation of phosphorus pentasulfide with a predetermined reactivity
US5368824A (en) * 1993-08-18 1994-11-29 Marquess And Nell Inc. Gas distribution system for fluidized bed reactors
US6058623A (en) * 1993-09-24 2000-05-09 The Chemithon Corporation Apparatus and process for removing volatile components from a composition
DE69312941T2 (de) * 1993-11-30 1998-03-12 Alcan Int Ltd Verfahren und Vorrichtung zur Trocknung von festem Material aus einer Suspension
US5689024A (en) * 1994-06-03 1997-11-18 Mobil Oil Corporation Use of crystalline SUZ-9
US5632102A (en) * 1994-11-14 1997-05-27 Glatt Gmbh Process and apparatus for the production and/or treatment of particles
GB9500226D0 (en) * 1995-01-06 1995-03-01 Bp Chem Int Ltd Nozzle
US5849862A (en) * 1995-06-07 1998-12-15 Cytec Technology Corp. Processes of spray drying polymer-containing dispersions, water-in-oil emulsions and water-in-oil microemulsions
CA2254924C (en) * 1996-05-14 2002-08-20 Wayne Edward Beimesch Process for making a low density detergent composition by agglomeration followed by dielectric heating
US6103215A (en) * 1996-06-07 2000-08-15 Chevron U.S.A. Inc. Zeolite Me-UTD-1
DE19739864A1 (de) * 1997-09-11 1999-03-18 Dornier Gmbh Lindauer Verfahren zur Behandlung der Abluft aus thermischen Trocknungsprozessen, insbesondere aus Prozessen beim Trocknen von Klärschlamm in Klärschlamm-Trocknern und Anlage zur Verfahrensdurchführung
ES2201550T3 (es) * 1997-10-20 2004-03-16 THE PROCTER & GAMBLE COMPANY Composiciones de masa hechas con fanulos de patata deshidratados.
US6409788B1 (en) * 1998-01-23 2002-06-25 Crystal Peak Farms Methods for producing fertilizers and feed supplements from agricultural and industrial wastes
US6417133B1 (en) * 1998-02-25 2002-07-09 Monsanto Technology Llc Deeply reduced oxidation catalyst and its use for catalyzing liquid phase oxidation reactions
US6042369A (en) * 1998-03-26 2000-03-28 Technomics, Inc. Fluidized-bed heat-treatment process and apparatus for use in a manufacturing line
US6114475A (en) * 1998-04-06 2000-09-05 Union Carbide Chemicals & Plastics Technology Corporation Reactor drying by addition of compound that lowers boiling point of water
US6432599B1 (en) * 1998-06-25 2002-08-13 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Toner and method for producing the same
CN100370364C (zh) * 1998-06-25 2008-02-20 松下电器产业株式会社 调色剂及其制造方法
US6168709B1 (en) * 1998-08-20 2001-01-02 Roger G. Etter Production and use of a premium fuel grade petroleum coke
EP0986960A1 (en) * 1998-09-15 2000-03-22 Dsm N.V. Mucorales fungi for use in preparation of textured products for foodstuffs
ES2269029T3 (es) * 1999-01-25 2007-04-01 Dsm Ip Assets B.V. Proceso para la preparacion de un adsorbente que se carga con un aceite.
US6270708B1 (en) * 1999-03-12 2001-08-07 Tamer International, Ltd. Agglomerating and drying apparatus
US20020179493A1 (en) * 1999-08-20 2002-12-05 Environmental & Energy Enterprises, Llc Production and use of a premium fuel grade petroleum coke
DE19957664A1 (de) * 1999-11-30 2001-05-31 Basf Ag Vorrichtung zum Trocknen und thermischen Behandeln von Granulat mit einem Inertgasstrom
ATE268335T1 (de) * 1999-12-21 2004-06-15 Monsanto Technology Llc Verwendung eines zusätzlichen promoters in verbindung mit einem kohlenstoff geträgerten edelmetall enthaltenden katalysator für oxidationsreaktionen in flüssiger phase
JP2001187753A (ja) * 1999-12-28 2001-07-10 Toshiba Corp 含酸素炭化水素合成プラント
JP4663887B2 (ja) * 2000-05-01 2011-04-06 フロイント産業株式会社 流動層造粒コーティング装置および流動層造粒コーティング方法
US6927304B2 (en) * 2000-05-22 2005-08-09 Monsanto Technology Llc De-oxygenation treatment for noble metal on carbon catalysts used in liquid phase oxidation reactions
WO2001096260A1 (fr) * 2000-06-14 2001-12-20 Chisso Corporation Procede de production de granules bioactifs enrobes
US7632434B2 (en) * 2000-11-17 2009-12-15 Wayne O. Duescher Abrasive agglomerate coated raised island articles
US6827786B2 (en) * 2000-12-26 2004-12-07 Stephen M Lord Machine for production of granular silicon
EP1707258A1 (en) * 2001-03-21 2006-10-04 Urea Casale S.A. Fluid bed granulation process
WO2002078842A1 (en) * 2001-03-30 2002-10-10 Council Of Scientific And Industrial Research A novel catalytic formulation and its preparation
US6645905B2 (en) * 2001-04-25 2003-11-11 Rohm And Haas Company Annealed and promoted catalyst
US7348292B2 (en) * 2001-04-25 2008-03-25 Rohm And Haas Company Annealed and promoted catalyst
US6841699B2 (en) * 2001-04-25 2005-01-11 Rohm And Haas Company Recalcined catalyst
US7396955B2 (en) * 2001-04-25 2008-07-08 Rohm And Haas Company Annealed and promoted catalyst
US6746496B1 (en) * 2002-01-15 2004-06-08 Sandia Corporation Compact solid source of hydrogen gas
US7232635B2 (en) * 2002-02-04 2007-06-19 Konica Corporation Image forming method, image forming apparatus, and processing cartridge
AU2003215241B2 (en) * 2002-02-14 2008-07-31 Monsanto Technology Llc Oxidation catalyst and process for its preparation and process for oxidation using it
US7390920B2 (en) * 2002-02-14 2008-06-24 Monsanto Technology Llc Oxidation catalyst and process
US7932419B2 (en) * 2003-08-14 2011-04-26 Monsanto Technology Llc Transition metal-containing catalysts and processes for their preparation and use as oxidation and dehydrogenation catalysts
AR040319A1 (es) * 2002-06-28 2005-03-23 Monsanto Technology Llc Uso de telurio en catalizadores con contenido de metales nobles y con soporte de carbon para reacciones de oxidacion en fase liquida
MXPA05009553A (es) * 2003-03-10 2006-03-17 Broin And Associates Inc Metodo para producir etanol utilizando almidon como materia prima.
EP1474993B1 (en) * 2003-05-06 2008-08-20 Gumlink A/S A method for producing chewing gum granules and compressed gum products, and a chewing gum granulating system
US7964529B2 (en) * 2003-07-11 2011-06-21 The Clorox Company Method of agglomeration
US7488464B2 (en) * 2003-07-31 2009-02-10 Enviroscrub Technologies Corporation Metal oxide processing methods and systems
US7635414B2 (en) * 2003-11-03 2009-12-22 Solaicx, Inc. System for continuous growing of monocrystalline silicon
CA2571287C (en) * 2004-06-25 2013-08-06 Grainvalue, Llc Improved corn fractionation method
US20060101881A1 (en) * 2004-07-19 2006-05-18 Christianne Carin Process and apparatus for manufacture of fertilizer products from manure and sewage
US7685737B2 (en) * 2004-07-19 2010-03-30 Earthrenew, Inc. Process and system for drying and heat treating materials
US7024800B2 (en) * 2004-07-19 2006-04-11 Earthrenew, Inc. Process and system for drying and heat treating materials
US7024796B2 (en) * 2004-07-19 2006-04-11 Earthrenew, Inc. Process and apparatus for manufacture of fertilizer products from manure and sewage
US8703639B2 (en) * 2004-09-15 2014-04-22 Monsanto Technology Llc Oxidation catalyst and its use for catalyzing liquid phase oxidation reactions
US7404262B2 (en) * 2004-10-12 2008-07-29 Pesco, Inc. Heat-moisture control in agricultural-product production using moisture from water vapor extraction
US8062410B2 (en) * 2004-10-12 2011-11-22 Great River Energy Apparatus and method of enhancing the quality of high-moisture materials and separating and concentrating organic and/or non-organic material contained therein
AU2006214086B2 (en) * 2005-02-17 2012-01-19 Monsanto Technology Llc Transition metal-containing catalysts and catalyst combinations including transition metal-containing catalysts and processes for their preparation and use as oxidation catalysts
US20070137062A1 (en) * 2005-07-05 2007-06-21 Eck Gary A Increased Negative Static Pressure Drying
US7610692B2 (en) * 2006-01-18 2009-11-03 Earthrenew, Inc. Systems for prevention of HAP emissions and for efficient drying/dehydration processes
EP1840203A1 (en) * 2006-03-31 2007-10-03 Cargill, Inc. Enzymatic modification in a continuously regenerated packed bed column
US7622033B1 (en) * 2006-07-12 2009-11-24 Uop Llc Residual oil coking scheme
CA2658228A1 (en) * 2006-07-28 2008-01-31 Steve D. Shivvers Counter flow cooling drier with integrated heat recovery
KR100783667B1 (ko) * 2006-08-10 2007-12-07 한국화학연구원 입자형 다결정 실리콘의 제조방법 및 제조장치
US7820126B2 (en) * 2006-08-18 2010-10-26 Iosil Energy Corporation Method and apparatus for improving the efficiency of purification and deposition of polycrystalline silicon
US20080209755A1 (en) * 2007-01-26 2008-09-04 Shivvers Steve D Counter flow cooling drier with integrated heat recovery with fluid recirculation system
DE502007003463D1 (de) * 2007-02-09 2010-05-27 Braunschweigische Maschb Ansta Vorrichtung zum Entfernen von Fluiden und/oder Feststoffen
EP1955599A1 (de) * 2007-02-09 2008-08-13 Braunschweigische Maschinenbauanstalt AG Verfahren und Vorrichtung zum Trocknen von Nebenprodukten
JP2008193971A (ja) * 2007-02-14 2008-08-28 Sadako Morimoto 愛玩動物用ベッド
US20090117635A1 (en) * 2007-11-05 2009-05-07 Energy Enzymes, Inc. Process for Integrating Cellulose and Starch Feedstocks in Ethanol Production
US9457048B2 (en) * 2008-02-05 2016-10-04 Wellosophy Corporation Absorbent ingestible agents and associated methods of manufacture and use
CN102067277B (zh) * 2008-04-11 2013-09-18 伊奥西尔能源公司 从废弃的晶片锯切浆回收硅和碳化硅的方法和设备
US20100061911A1 (en) * 2008-08-04 2010-03-11 Hariharan Alleppey V METHOD TO CONVERT SILICON POWDER TO HIGH PURITY POLYSILICON THROUGH INTERMEDIATE SiF4
FR2942803B1 (fr) * 2009-03-09 2012-03-16 Isaac Behar Systemes et procedes de transformation de biomasse en combustibles liquides

Also Published As

Publication number Publication date
EP1635938B1 (en) 2006-10-25
ATE343422T1 (de) 2006-11-15
UA88149C2 (ru) 2009-09-25
MY136161A (en) 2008-08-29
AU2004253239A1 (en) 2005-01-13
MXPA06000199A (es) 2006-04-07
BRPI0411979A (pt) 2006-08-29
DE602004002960T2 (de) 2007-07-05
CA2528856C (en) 2011-03-29
DE602004002960D1 (de) 2006-12-07
CN1812831A (zh) 2006-08-02
RU2006102027A (ru) 2006-07-27
RU2343968C2 (ru) 2009-01-20
WO2005002717A1 (en) 2005-01-13
US20070000813A1 (en) 2007-01-04
EP1491253A1 (en) 2004-12-29
CA2528856A1 (en) 2005-01-13
AU2004253239B2 (en) 2010-01-07
PL1635938T3 (pl) 2007-01-31
EP1635938A1 (en) 2006-03-22
US7966745B2 (en) 2011-06-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0411979B1 (pt) Processo e dispositivo para granulação em leito fluido
US20080264207A1 (en) Device and Process for the Crystallizing of Non-Ferrous Metals
JP2000210936A (ja) ばら材料、特にプラスチック顆粒を加熱するための方法
US4149837A (en) Sulphur pelletizing apparatus
CN105020935B (zh) 双温区冷热垫及其双温制冷制热装置
BRPI0411976B1 (pt) processo e dispositivo para granulação em leito fluido
ES2355829T3 (es) Procedimiento y dispositivo para la refrigeración de productos.
PT934907E (pt) Deflector de gota de vidro arrefecido internamente e método para transferir gotas de vidro utilizando o referido deflector
JP2005225042A (ja) 金型温度調整装置、それに使用される熱回収タンク及び温度調整方法
US5548974A (en) Method and apparatus for making CO2 snow blocks
CN206577413U (zh) 一种薄荷脑结晶系统
CN211157356U (zh) 一种用于滴丸制备的小试装置
JP2004176945A (ja) 高温ガスの冷却装置およびその冷却方法
SE467677B (sv) Saasom vaermeroer utformad plattvaermevaexlare
US6767520B2 (en) Cooling system for polymer processing
BRPI0720578A2 (pt) Processo de granulação de leito fluido
NL1006921C2 (nl) Inrichting en werkwijze voor het bereiden van een ijsbrij.
RU2339423C1 (ru) Конденсатор-испаритель стационарный
US2154708A (en) Apparatus for making formed bodies of calcium chloride hydrate or analogous material
RU52993U1 (ru) Теплообменник
RU2302286C1 (ru) Каплеобразователь гранулятора
CN107883671A (zh) 一种可更换冷却装置
JP2011183552A (ja) 乾燥サイロ、及び乾燥した粉体又は粒体の製造方法
JPH08192039A (ja) 向流式造粒設備の液滴生成用ノズル
PL9195B1 (pl) Sposób i urzadzenie do katalitycznego utleniania dwutlenku siarki na trójtlenek siarki.

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/03/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.