BRMU8902207U2 - disposição introduzida em grelha - Google Patents

disposição introduzida em grelha Download PDF

Info

Publication number
BRMU8902207U2
BRMU8902207U2 BRMU8902207-6U BRMU8902207U BRMU8902207U2 BR MU8902207 U2 BRMU8902207 U2 BR MU8902207U2 BR MU8902207 U BRMU8902207 U BR MU8902207U BR MU8902207 U2 BRMU8902207 U2 BR MU8902207U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rods
support
frame
channel
arrangement
Prior art date
Application number
BRMU8902207-6U
Other languages
English (en)
Inventor
Tadaharu Ikeda
Original Assignee
Tadaharu Ikeda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tadaharu Ikeda filed Critical Tadaharu Ikeda
Priority to BRMU8902207-6U priority Critical patent/BRMU8902207Y1/pt
Priority to PCT/BR2010/000349 priority patent/WO2011044650A1/pt
Priority to CN2010800564108A priority patent/CN102711570A/zh
Priority to ARM100103767U priority patent/AR078646A4/es
Publication of BRMU8902207U2 publication Critical patent/BRMU8902207U2/pt
Publication of BRMU8902207Y1 publication Critical patent/BRMU8902207Y1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/06Roasters; Grills; Sandwich grills
    • A47J37/0694Broiling racks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO INTRODUZIDA EM GRELHA. O presente resumo refere-se a uma patente de modelo de utilidade para grelha, pertencente ao campo dos componentes de churrasqueiras, fornos e similares e compreendida, essencialmente: por uma pluralidade de hastes de apoio (1) paralelas, espaçadas umas das outras e sobre as quais é apoiado o alimento (100); e por moldura (20), na qual ficam dispostas as hastes (1), a qual fica apoiada em superficie (101) adjacente à chama (102); dita moldura (20) é formada: por lados transversais, posterior (21) e anterior (22) ortogonais às hastes; e por dois lados longitudinais laterais (23) paralelos às hastes (1); ditas hastes de apoio (1) são desmontáveis da moldura (20) e esta é dotada de dispositivo (30) de montagem e desmontagem das hastes formado essencialmente por aberturas posteriores (32) e anteriores (37) de apoio das hastes e aberturas anteriores (38) de montagem desmontagem das hastes e por parede posterior de (33) e haste anterior de seção em "L" removível (39) de travamento das hastes na posição montada; as hastes de apoio (1) podem ser cilíndricas e/ou hastes de apoio-canal de seção em "U" ou "V" (1) que podem ser montadas em várias combinações para compor grelha plana e/ou inclinada.

Description

"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA"
O presente relatório descritivo refere-se a uma pa-tente de modelo de utilidade para grelha, pertencente ao campo dos compo-nentes de churrasqueiras, fornos e similares para o preparo de alimentos eque recebeu disposição para proporcionar utilização mais ampla e flexívelque as similares usuais.
Uma forma muito usada de preparo de alimentos,particularmente carnes, é aquela em que o alimento fica disposto sobre umagrelha, suspensa acima de uma chama. Essas grelhas normalmente são com-preendidas, essencialmente: por uma pluralidade de hastes paralelas e espa-çadas umas das outras, sobre as quais fica apoiado o alimento; e por moldu-ra, na qual ficam solidárias as hastes e que fica apoiada em superfície adja-cente ao fogo. Dentro desse conceito mais geral de construção de uma gre-lha existem algumas variações, como a grelha plana cujas hastes ficam dis-postas em plano horizontal e prestam-se somente ao apoio do alimento. Gre-lha inclinada, composta por hastes inclinadas de seção em "U" formandocalhas, que além da função de apoio do alimento, recolhem os líquidos quese desprendem do mesmo durante o preparo e os encaminham para um re-servatório.
Apesar das grelhas usuais normalmente prestam-seadequadamente às suas funções, alguns inconvenientes e limitações podem-lhes ser atribuídos. Assim é que parte da gordura e outros líquidos que sedesprendem do alimento durante o preparado caem por entre as hastes, masparte e mais fragmentos do alimento adere às hastes, o que causa dificuldadena limpeza da grelha. Um agravante é que, quanto maior é a grelha, maior éa dificuldade para limpá-la, pois o seu manuseio em uma pia ou assemelha-do torna-se relativamente difícil.
Por outro lado, as grelhas usuais são pouco flexí-veis para adaptarem-se a diferentes tipos de alimentos que podem ser prepa-rados com as mesmas e/ou a diferentes preferências dos usuários. De fato,se, por exemplo, uma grelha é de tipo plano com hastes cilíndricas e a carnea ser preparada é gordurosa, a gordura que se desprende durante o preparo,cai sobre a chama e, não raro, se inflama e pode comprometer o sabor doalimento. Neste caso, não há nada que se possa fazer ao nível da grelha paraevitar ou pelo menos minimizar o problema. O que se costuma fazer e dimi-nuir a chama com o uso de água, o que não é uma solução de todo adequada,devido ao desprendimento de fuligem que alcança o alimento. Neste caso agrelha ideal seria a inclinada com hastes em forma de calha para recolher agordura.
Por outro lado, para muitos usuários de churras-queira e conseqüentemente de grelhas, o preparo de um churrasco é um la-zer, que inclui preferências que vão desde o tipo de carne até os equipamen-tos usados no preparo da mesma, dentre os quais a grelha. Assim, se, porexemplo, em uma determinada situação uma churrasqueira é de tipo comgrelha inclinada e haste em forma de calha e o usuário tem preferência poroutro tipo este terá as melhores condições para seu lazer frustradas.
Assim, o objetivo da presente patente de modelode utilidade, é prover uma grelha que supere os inconvenientes acima.
Outro objetivo é prover uma grelha que além desuperar os inconvenientes, seja de construção e fabricação simples e de baixo custo.
Tendo em vista, portanto, os problemas acima refe-ridos e no propósito de superá-los e visando atender aos objetivos relaciona-dos, foi desenvolvida a disposição introduzida em grelha, objeto da presentepatente de modelo de utilidade, a qual é compreendida, essencialmente: poruma pluralidade de hastes paralelas, espaçadas umas das outras e desmontá-veis; por moldura periférica, na qual são montadas as hastes e que incorporadispositivo de montagem desmontagem das hastes, que propicia a montageme estabilização destas na moldura de modo a poderem ser desmontadas, refe-rido dispositivo é compreendido substancialmente por dois alinhamentoslongitudinais de furos de apoio das hastes, um alinhamento de furos previstono lado anterior da moldura e com furos alinhados aos furos de alinhamentoprevisto no lado posterior da moldura; dita grelha pode ser tipo plano, casoem que as hastes que são montadas na moldura podem ser cilíndricas e/ouem forma de calha de seção em "U" ou "V" usadas em plano horizontal ecom as superfícies convexas voltadas para cima para atuarem somente noapoio do alimento ou dita grelha pode ser tipo inclinada, caso em que as has-5 tes que são montadas na moldura são hastes em forma de calha de seção em"U" e/ou "V" usadas inclinadas com as superfícies côncavas voltadas paracima e atuam como apoio do alimento e como meio de coleta dos líquidosque se desprendem do alimento durante o preparo.
Essa forma de construção da grelha supera os in-10 convenientes observados nas similares usuais, pois em qualquer modelo dagrelha, seja com hastes cilíndricas ou com hastes em calha de seção em "U"ou "V", referidas hastes são desmontáveis o que facilita a limpeza da grelhaapós o uso.
Por outro lado, a grelha poder ser montada para15 compor vários modelos: modelo que recebe hastes cilíndricas para comporuma grelha de tipo plano ou modelo que recebe hastes tipo calha de seçãoem "U" ou "V" que pode ser montadas horizontais com as superfícies con-vexas voltadas para cima, para compor uma grelha tipo plana ou montadasinclinas e com as superfícies côncavas voltadas para cima, para compor uma20 grelha tipo inclinada ou parte das hastes de seção em "U" ou "V" seremmontadas horizontais com as superfícies convexas voltadas para cima e par-te inclinadas com as superfícies côncavas voltadas para cima para comporuma grelha tipo plana e inclinada ou modelo que recebe hastes cilíndricaspara compor grelha plana ou hastes em calha de seção "V" para compor gre-lha inclinada ou que recebe parte de hastes cilíndricas e parte de haste em"V" para compor uma grelha plana e inclinada dá à grelha característicasdesmontável, reversível e componível que a torna extremamente flexívelpara atender a diferentes tipos de alimentos que possam ser preparados e/oudiferentes preferências dos usuários, atendendo assim outro objetivo da in-venção.
Os desenhos anexos referem-se à disposição intro-duzida em grelha, objeto da presente patente, nos quais:
a fig. 1 mostra a grelha em perspectiva, montadanuma versão com hastes cilíndricas e a indicação de uso;
a fig. 2 mostra a grelha montada em corte;
a fig. 3 mostra a grelha em perspectiva, com partedas hastes montada, uma sendo desmontada e parte desmontada ;
a fig. 4 mostra a grelha sendo desmontada em corte;
as figs. 5 a 13 mostram a grelha segundo um mode-lo formado com hastes tipo calha de seção "U", nas quais a figura 5 mostraduas hastes de tipo calha de secção em "U", uma vista com a superfície con-vexa voltada para cima para atuar como apoio para o alimento e outra com asuperfície côncava voltada para cima para atuar como apoio para alimento ecoleta dos líquidos desprendidos do alimento durante o alimento;
a fig. 6 mostra uma abertura posterior prevista namoldura da grelha destinada a apoiar a extremidade traseira das hastes detipo calha com seção em "U", da figura anterior, com a superfície convexaou côncava voltada para cima;
a fig. 7 mostra uma abertura anterior prevista namoldura da grelha destinada a apoiar o trecho extremo dianteiro das hastesde tipo calha com seção em "U", da figura 5, com a superfície convexa oucôncava voltada para cima;
a fig. 8 mostra uma abertura anterior prevista namoldura para montagem ou desmontagem das hastes de tipo calha com se-ção em "U", da figura 5;
a fig. 9 mostra um esquema de uma haste tipo ca-lha com seção em "U", da figura 5, montada nas aberturas das figuras 6 e 7 ena posição com a superfície convexa voltada para cima, para apoiar o ali-mento, formando grelha plana;
a fig. 10 mostra um esquema de uma haste tipo ca-lha com seção em "U", da figura 5, montada nas aberturas das figuras 6 e 7 ena posição com a superfície côncava voltada para cima para apoiar os ali-mentos e coletar os líquidos desprendidos do mesmo durante o preparo for-mando uma grelha inclinada;
a fig. 11 mostra uma grelha de tipo com hastes ca-lha de seção em "U" vista em perspectiva; com algumas hastes montadascom as superfícies convexas voltadas para cima, algumas hastes montadascom as superfícies côncavas voltadas para cima; com algumas hastes mon-tadas na moldura, outras sendo desmontadas e outras desmontadas da mol-dura;
as fígs. 12 e 13 mostram cortes indicados na figuraanterior, nos quais as hastes tipo calha de seção em "U" são vistas montadascom as superfícies côncava e convexa, respectivamente, dispostas para ci-ma;
as figuras 14 a 22 mostram um modelo de monta-gem da grelha com hastes tipo calha de seção em "V", nas quais a fig. 14mostra duas hastes tipo calha de seção em "V", uma com a superfície côn-cava e outra com a superfície convexa voltadas para cima;
a fig. 15 mostra uma abertura posterior prevista namoldura da grelha destinada a apoiar a extremidade traseira das hastes detipo calha com seção em "V", da figura anterior, com a superfície convexaou côncava voltada para cima;
a fig. 16 mostra uma abertura anterior prevista namoldura da grelha destinada a apoiar o trecho extremo dianteiro das hastesde tipo calha com seção em "V", da figura 14, com a superfície convexa oucôncava voltada para cima;
a fig. 17 mostra uma abertura anterior prevista namoldura para montagem ou desmontagem das hastes de tipo calha com se-ção em "V", da figura 14;
a fig. 18 mostra um esquema de uma haste tipo ca-lha com seção em "V", da figura 14, montada nas aberturas das figuras 15 e16 e na posição com a superfície convexa voltada para cima para comporgrelha plana;
a fig. 19 mostra um esquema de uma haste tipo ca-lha com seção em "V", da figura 14, montada nas aberturas das figuras 15 e16 e na posição com a superfície côncava voltada para cima para comporgrelha inclinada;
a fig. 20 mostra uma grelha de tipo com hastes ca-lha de seção em "V" vista em perspectiva; com algumas hastes montadascom as superfícies convexas voltadas para cima, algumas hastes montadascom as superfícies côncavas voltadas para cima; com algumas hastes mon-tadas na moldura, outras sendo desmontadas e outras desmontadas da mol-dura;
as figs. 21 e 22 mostram cortes indicados na figuraanterior, nos quais as hastes tipo calha de seção em "V" são vistas montadascom as superfícies côncava e convexa, respectivamente, dispostas para cima;
as figuras 23 a 31 mostram um modelo de monta-gem da grelha dotado de hastes de seção "V" e/ou hastes cilíndricas, nasquais a fig. 23 mostra uma haste tipo calha de seção em "V" que é usadacom a superfície côncava voltada para cima e um par de hastes cilíndricasque são usadas em conjunto para compor uma grelha;
a fig. 24 mostra uma abertura posterior prevista namoldura da grelha destinada a apoiar a extremidade traseira das hastes detipo calha com seção em "V" com a superfície côncava voltada para cima eo par de hastes cilíndricas, da figura anterior;
a fig. 25 mostra uma abertura anterior prevista namoldura da grelha destinada a apoiar o trecho extremo dianteiro das hastesde tipo calha com seção em "V" com a superfície côncava voltada para cimae o par de hastes cilíndricas, da figura 23;
a fig. 26 mostra uma abertura anterior prevista namoldura para montagem ou desmontagem das hastes de tipo calha com se-ção em "V" e o par de hastes cilíndricas, da figura 23;
a fig. 27 mostra um esquema de um par de hastescilíndricas da figura 23, montada nas aberturas das figuras 24 e 25;a fig. 28 mostra um esquema de uma haste tipo ca-lha com seção em "V", da figura 23, montada nas aberturas das figuras 24 e25 posição com a superfície côncava voltada para cima;
a fig. 29 mostra uma grelha de tipo com hastes ca-lha de seção em "V" e pares de hastes cilíndricas vista em perspectiva, comalgumas hastes calha de seção em "V" montadas na moldura, alguns paresde hastes cilíndricas montadas, outras sendo desmontadas e outras desmon-tadas da moldura;
as figs. 30 e 31 mostram cortes indicados na figuraanterior, em um dos quais é vista uma haste tipo calha de seção em "V"montada na moldura com a superfície côncava voltada para cima para com-por uma grelha inclinada e na outra é vista uma haste cilíndrica para comporuma grelha plana, respectivamente.
De conformidade com o quanto ilustram as figurasacima relacionadas, a grelha, objeto da presente patente de modelo de utili-dade, faz parte de churrasqueiras ou fornos ou similares, fica disposta acimade uma chama e é compreendida, essencialmente (fig. 1): por uma plurali-dade de hastes de apoio 1 paralelas, espaçadas umas das outras e sobre asquais é apoiado o alimento 100 a ser preparado; e por moldura 20, na qualficam dispostas as hastes 1, a qual fica apoiada em superfície 101 adjacenteà chama 102; dita moldura é formada: por lados transversais, posterior 21 eanterior 22 ortogonais às hastes; e por dois lados longitudinais laterais 23paralelos às hastes 1.
A presente disposição consiste em incorporar àgrelha características construtivas para ser desmontável, reversível e com-ponível, a fim de que tenha maior flexibilidade de uso.
Assim, as hastes de apoio 1 são desmontáveis damoldura 20, para o que esta é dotada de um dispositivo 30 de montagem edesmontagem das hastes, compreendido, essencialmente (figs. 2, 3, 4): pelolado posterior 21 da moldura ser tubular dotado de parede anterior 31 dotadade alinhamento longitudinal de furos 32 de apoio das extremidades traseirasdas hastes, nos quais estas são acopladas atravessadas, ficam apoiadas e po-dem ser desacopladas para desmontagem e a parede posterior 33 de dito ladoposterior tubular 21 da moldura 20 atua como uma trava para o posiciona-mento traseiro das hastes de apoio 1 na posição montada, tal que contra ditaparede posterior 33 ficam encostadas as extremidades livres traseiras dashastes.
O dispositivo 30 de montagem e desmontagem dashastes, incorporado na moldura 20, é compreendido ainda: pelo lado anterior22 da moldura 20 ser composto por duas paredes paralelas anterior 34 e pos-terior 35 que guardam espaço 36 uma em relação à outra; dita parede poste-rior 35 é dotada de alinhamento longitudinal de furos 37 para apoio de tre-cho extremo dianteiro das hastes de apoio 1, alinhados aos furos traseiros 32de apoio das extremidades traseiras destas últimas e a parede anterior 34 édotada de alinhamento longitudinal de furos 38 de desmontagem das hastesde apoio, que são atravessados por estas na desmontagem de ditas hastes deapoio 1 da moldura 20, referidos furos 38 são alinhados aos furos 37 de a-poio das extremidades dianteira das hastes.
Completando o dispositivo 30 de montagem edesmontagem das hastes é prevista uma haste de seção em "L" 39 para otravamento dianteiro das hastes de apoio 1 na posição montada, a qual é in-troduzida no espaço 36 entre as paredes paralelas anterior 34 e posterior 35que formam o lado anterior 22 da moldura 20, tal que um dos ramos de ditahaste de seção em "L" de travamento 39 é horizontal superior e fica entrereferidas paredes 34, 35 e o outro ramo é vertical e fica intercalado entre asextremidades dianteiras das hastes de apoio 1 e os furos 38 de desmontagemdas hastes previstos na parede anterior 34, travando assim as hastes de apoio1 na posição montada.
A grelha provida das hastes de apoio desmontáveis1 e da moldura 20 que incorpora o dispositivo 30 de montagem e desmonta-gem das hastes, como acima descrito, propicia que as hastes de apoio 1 se-jam desmontadas da moldura 20 (figs. 3, 4), para, por exemplo, limpeza dagrelha.Um outro aspecto da presente disposição consisteno fato, como já foi dito acima, de que a grelha, além de desmontável, sejareversível e componível. Cabe aqui uma explicação: Existe um tipo de gre-lha de tipo plana, ou seja, cuja grelha é formada por hastes de apoio cilíndri-cas que trabalham em plano horizontal e atuam somente no apoio dos ali-mentos e grelha de tipo inclinada dotada de hastes inclinadas em forma decalha que, além do apoio para os alimentos, recolhem os líquidos desprendi-dos destes durante o preparo. Um dos objetivos da presente disposição, por-tanto, é prever uma grelha que seja revertível de modo a poder ser usadacomo plana e/ou inclinada e que seja também componível, ou seja, que pos-sa ser usada tendo uma parte montada como plana e uma parte montadacomo inclinada tudo visando dar ampla flexibilidade de uso para a grelha.
Para atender a isso, a grelha pode ser de modeloconforme ilustrado nas figuras 5 a 13. Nesse modelo, as hastes de apoio dosalimentos são preferivelmente hastes em forma de meia-cana de seção em"U" 1 (fig. 5), definidas por superfície externa convexa e superfície internacôncava formando canal e dotadas de furo de drenagem radial anterior 2;dita haste é doravante chamada no presente relatório de haste de apoio-canal 1.
A moldura 20 tem furos posterior 32 de apoio daextremidade traseira da haste de apoio-canal 1 tal que cada furo é constituí-do por um par de rasgos (fig. 6) um rasgo em "U" 32' (concavidade voltadapara cima) e outro rasgo em "U" invertido 32" (concavidade voltada parabaixo), com as regiões dos vértices interceptadas uma na outra e suficientespara receber justa a extremidade traseira da haste de apoio-canal 1 com asuperfície côncava voltada para cima ou para baixo respectivamente.
Os furos 37 de apoio dos trechos dianteiros dashastes de apoio-canal 1 são compreendidos por furo circular (fíg.7) cadaqual dotado, em trechos diametralmente opostos e horizontalmente alinha-dos, de dois dentes 40, abaixo dos quais se define uma região de furo inferi-or semicircular 37' e acima uma região de furo superior semicircular 37"suficientes para receber trecho dianteiro de uma haste de apoio-canal 1 dis-posta com a superfície côncava voltada para cima ou para baixo, respecti-vamente.
A região de furo superior semicircular 37" e o ras-go em "U" invertido 32" (fig. 9) colaboram um com o outro no apoio deuma haste de apoio-canal 1 e ficam horizontalmente alinhados um ao outrode modo que quando a haste de apoio-canal 1 é montada nos mesmos ficahorizontal e com a superfície côncava voltada para baixo. Nesta posição, ahaste de apoio-canal 1 atua somente como apoio para o alimento.
A região de furo inferior semicircular 37' e o ras-go em "U" 32' (fig. 10) colaboram um com o outro no apoio de uma hastede apoio-canal 1; dita região de furo inferior semicircular 38' fica ligeira-mente mais baixa que o rasgo em "U" 32' de modo que quando uma hastede apoio-canal 1 é montada nos mesmos fica ligeiramente inclinada e emdeclive no sentido da região posterior para a anterior da grelha e com a su-perfície côncava voltada para cima. Nesta posição, a haste de apoio-canal 1atua como meio de apoio para o alimento e como canal que recolhe os líqui-dos desprendidos do mesmo durante o seu preparo, os quais saem da hastede apoio-canal 1 para um reservatório (não ilustrado) através da abertura dedrenagem anterior 2.
A parede anterior 35 do lado anterior 22 da moldu-ra é dotada também de alinhamento longitudinal de furos 38 para desmonta-gem das hastes de apoio-canal 1, definidos (fig. 8) por abertura dotada den-tes opostos 40 e regiões de furo inferior 38' e superior 38", alinhados a res-pectivos furos da parede posterior 35 e através dos quais são atravessadas as hastes de apoio-canal 1 na montagem e desmontagem da grelha.
A grelha é dotada também da haste de trava de se-ção em "L" 39.
As figuras 11 a 13 destinam-se a ilustrar as possibi-lidades de montagem da grelha dotada das hastes em calha de seção em "U"1. Assim, numa possibilidade de montagem todas as hastes de apoio-canal 1podem ser montadas de modo a compor uma grelha inclinada (conforme ashastes em primeiro plano na figura 11 e figura 12). Nessa montagem, as has-tes de apoio-canal 1 têm seus trechos extremos, traseiros e dianteiros apoia-dos atravessados, respectivamente, nos rasgo em "U" 32' e nas regiões defuro inferior semicircular 37' da moldura 20, ficam com as extremidadestraseiras e dianteiras retidas, respectivamente, contra a parede posterior 33do lado tubular posterior 21 da moldura 20 e contra o ramo vertical da hastede trava 39, montada no espaço 36 entre as paredes 34, 35 do lado anterior22 da moldura 20 e os trechos dianteiros das hastes de apoio-canal 1 dotadosdos furos de dreno 2 ficam no espaço 36 entre as paredes 34, 35; ditas hastesde apoio-canal 1 ficam ainda dispostas inclinadas com as superfícies cônca-vas voltadas para cima e com os furos de dreno 2 situados acima de um re-servatório 103 de coleta dos líquidos que se desprendem dos alimentos du-rante o preparo, compondo assim o conjunto uma grelha inclinada.
Numa outra possibilidade de montagem (figs. 11,13), todas as hastes de apoio-canal 1 são montadas para compor uma grelhaplana (conforme as hastes dispostas em segundo plano na figura 11 e figura13). Nessa montagem, as hastes de apoio-canal 1 têm seus trechos extremos,traseiros e dianteiros apoiados atravessados, respectivamente, nos rasgo em"U" invertido 32" e nas regiões de furo superior semicircular 37" da moldu-ra 20, ficam com as extremidades traseiras e dianteiras retidas, respectiva-mente, contra a parede posterior 33 do lado tubular posterior 21 da moldura20 e contra o ramo vertical da haste de trava 39, montada no espaço 36; ditashastes de apoio-canal 1 ficam ainda dispostas horizontais com as superfíciescôncavas voltadas para baixo, compondo assim o conjunto uma grelha pla-na.
Numa outra possibilidade de montagem (figs. 11,12, 13) uma parte das hastes de apoio-canal 1 pode ser montada com as su-perfícies côncavas voltadas para cima (conforme hastes em segundo planona figura 11 e figura 13) e outra parte com as superfícies côncavas voltadaspara baixo (conforme hastes em primeiro plano na figura lie figura 12),compondo-se assim uma grelha mista inclinada e plana.
Estando a grelha montada numa das possibilidadesde uso, ela pode ser desmontada para conversão para uma das outras possi-bilidades de uso ou simplesmente para limpeza de seus componentes, remo-vendo a haste de trava 39 e desacoplando as hastes de apoio-canal 1 puxan-do-as para fora através das aberturas 38. Após as hastes de apoio-canal 1serem limpas e/ou serem invertidas referidas hastes de apoio-canal 1 podemser remontadas na moldura 20 através dos furos 38 e a haste de trava 39 re-colocada, para travar as hastes na posição montada.
Dessa forma, a grelha composta pelas hastes deapoio-canal 1 e moldura 20 que incorpora o dispositivo 30 de montagem edesmontagem das hastes como acima descrito é desmontável, reversível ecomponível conforme objetivo da disposição.
Dentro da construção básica, acima descrita, a gre-lha, objeto do presente patente, pode apresentar modificações relativas a ma-teriais, dimensões, detalhes construtivos e/ou de configuração funcional e/ouornamental, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.
Dentro disso, numa outra possibilidade de constru-ção, a grelha pode ser de modelo conforme ilustrado nas figs. 16 a 21. Nestemodelo, as hastes de apoio-canal 1 têm seção em "V" (fig. 16) e todos oscomponentes que colaboram com as mesmas, como as furações da moldura20, têm configurações adaptadas para essa configuração.
Assim, cada haste de apoio-canal 1 tem seção em"V" e é dotada do furo de dreno anterior 2 disposto no vértice dos seus ra-mos.
Cada rasgo posterior 32 de apoio da extremidadetraseira da haste de apoio-canal em "V" 1, previsto no lado tubular posterior21 da moldura 20, é formado substancialmente (fig. 15) por um par de ras-gos: um rasgo em "V" 32' e um rasgo em "V" invertido 32" com os vérticesinterceptados um no outro.
Cada furo anterior 37 de apoio da extremidade di-anteira da haste de apoio-canal em "V" 1 previsto na parede posterior 35 queforma o lado anterior 22 da moldura 20, é formado essencialmente (fig. 16)por uma região inferior 37' e uma região superior 37" entre as quais se de-finem dentes opostos 40 alinhados horizontalmente de apoio de trecho dian-teiro da hastes.
Cada rasgo anterior 38 de desmontagem da hastede apoio-canal em "V" 1 previsto na parede anterior 34 que forma o ladoanterior 22 da moldura 20 tem forma substancial de losango (fig. 17).
Cada haste de apoio-canal em "V" 1 pode ser mon-tada (fig. 18) num rasgo posterior em "V" 32' e na região inferior 37' dofuro anterior 37, quando então fica com a concavidade voltada para cima einclinada, para compor uma grelha inclinada ou opcionalmente cada hastede apoio-canal em "V" 1 pode ser montada (fig. 19) num rasgo posterior em"V' invertido 32" e na região superior 37" do furo anterior 37, quando en-tão fica com a concavidade voltada para baixo e horizontal, para comporuma grelha plana.
As figuras 20 a 22 mostram vistas em perspectiva ecortes da grelha composta com as hastes de apoio-canal em "V" 1. Em se-gundo plano na figura 20 e na figura 21 são vistas hastes 1 montadas incli-nadas com a concavidade voltada para cima para compor um trecho de gre-lha inclinada. Em primeiro plano na figura 20 e na figura 22 são vistas has-tes montadas horizontais e com a concavidade voltada para baixo para com-por um trecho de grelha plano.Numa outra possibilidade, a grelha pode ser demodelo para receber em montagem hastes de apoio 1 cilíndricas que com-põem uma grelha plana e/ou hastes de apoio-canal em "V" 1 que compõemuma grelha inclinada (figs. 23 a 31).
Neste caso, a grelha é composta substancialmentepor um conjunto de hastes de apoio cilíndricas 1 e um conjunto de hastes deapoio- canal em "V" 1', estas dotadas de furo anterior de drenagem 2 e talque para cada.uma destas últimas é previsto um par das primeiras (fig. 23).
A moldura 20, por sua vez, incorpora um o disposi-tivo 30 de montagem e desmontagem das hastes, formado substancialmente:pelo lado posterior 21 da moldura ser tubular formado por parede anterior 31dotada de alinhamento longitudinal de conjuntos de furos 32 de apoio dasextremidades traseiras das hastes 1, Γ, cada conjunto de furo 32 é formado(fig. 24): por um rasgo em "V" central superior 32' e por dois furos circula-is res laterais, simétricos e inferiores 32"' que recebem as extremidades trasei-ras das hastes de apoio-canal em "V" 1' e hastes cilíndricas 1, respectiva-mente. Neste caso também a parede posterior 33 do lado tubular posterior 21da moldura 20 atua como trava para as hastes 1,1'.
O dispositivo 30 de montagem e desmontagem dashastes é formado ainda pelo lado anterior 22 da moldura 20 formado por du-as paredes paralelas, anterior 34 e posterior 35, esta dotada de alinhamentolongitudinal de furos 37 de apoio dos trechos extremos dianteiros das hastescilíndricas 1 e das hastes de apoio-canal em "V" 1'. Cada furo 37 (fig. 24) éformado por uma região central 37' em forma substancial de triângulo eqüi-látero com um vértice voltado para baixo e por duas regiões substancialmen-te circulares simétricos 37" tangentes a respectivos lados laterais convergen-tes da região central 37'.
O rasgo em "V" central superior 32' de um furoposterior 32 e a região central 37' em forma substancial de triângulo eqüilá-tero de um correspondente furo anterior 37 trabalham em colaboração umcom o outro no apoio de uma haste de apoio-canal em "V" 1' (fig. 25), ditaregião central 37' em forma substancial de triângulo eqüilátero fica com oseu vértice inferior mais baixo que o vértice do rasgo em "V" central superi-or 32' posterior de forma que a haste de apoio-canal em "V" 1' fica montadacom a concavidade voltada para cima e inclinada para frente para atuar co-mo apoio do alimento e como coletor dos líquidos desprendidos deste duran-te o preparo.
Os furos circulares laterais, simétricos, inferioresposteriores 32"' e as regiões de furo substancialmente circulares simétricosanterior 37" trabalham em colaboração um com o outro no apoio de um parde hastes de apoio cilíndricas 1; ditos furos circulares laterais, simétricos einferiores 32"' e regiões substancialmente circulares simétricos 37" ficamdispostos em alinhamento horizontal tal que o par de hastes de apoio cilín-dricas ficam dispostos horizontalmente quando montados nos mesmos (fig. 26).
O dispositivo 30 de montagem e desmontagemdas hastes é formado ainda pela parede anterior 34 que forma o lado anterior22 da moldura 20 provida de alinhamento de conjuntos de furos 38 paradesmontagem das hastes de apoio cilíndricas 1 e das hastes de apoio-canalem "V" 1', cada conjunto de furos 38 formado (fig. 26) por um rasgo em"V" central superior 38' e por dois furos circulares laterais, simétricos e in-feriores 38'" através dos quais são atravessadas as hastes de apoio-canal em"V" 1' e hastes cilíndricas 1, respectivamente, na montagem ou desmonta-gem da grelha.
O dispositivo 30 de montagem e desmontagem dashastes é provido também da haste de trava 39.
Neste caso, a grelha pode ser montada somentecom as hastes de apoio cilíndricas 1 para formar uma grelha plana ou so-mente com as hastes de apoio-canal em "V" 1' para formar uma grelha in-clinada ou montada com ambos os tipos de hastes para formar uma grelhamista plana inclinada (fig. 28).
Numa outra possibilidade de construção, a grelhapode ser de tipo para receber em montagem somente hastes de apoio cilín-dricas 1 que compõem uma grelha plana (fig. 29).
Neste caso, a grelha é formada por uma pluralidadede hastes de apoio cilíndricas 1.
A moldura 20 tem o dispositivo 30 de montagem edesmontagem das hastes, formado: pelo lado posterior tubular 21 da moldu-ra 20, dotado de alinhamento longitudinal de furos 32 de apoio das extremi-dades traseiras das hastes e lado anterior 22 da moldura 20, formado por pa-rede posterior 35 dotado alinhamento longitudinal de furos 37 de apoio dotrecho extremo anterior das hastes e parede anterior 34 dotado de alinha-mento longitudinal de furos 38 de desmontagem das hastes; ditos furos 32,37, 38 circulares e horizontalmente alinhados; a parede posterior 33 do ladoposterior 22 atua como trava das extremidades traseiras das hastes para oposicionamento das mesmas; é prevista também a haste de trava 39 cujo ra-mo vertical atua como trava para as extremidades dianteiras das hastes parao posicionamento das mesmas.

Claims (13)

1.)- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", compreendida, essen-cialmente: por uma pluralidade de hastes de apoio (1) paralelas, espaçadasumas das outras e sobre as quais é apoiado o alimento (100); e por moldura(20), na qual ficam dispostas as hastes (1), a qual fica apoiada em superfície(101) adjacente à chama (102); dita moldura (20) é formada: por ladostransversais, posterior (21) e anterior (22) ortogonais às hastes; e por doislados longitudinais laterais (23) paralelos às hastes (1), caracterizada pelasas hastes de apoio (1) serem desmontáveis da moldura (20) e esta ser dotadade dispositivo (30) de montagem e desmontagem das hastes, compreendido,essencialmente: pelo lado posterior (21) da moldura (20) ser tubular dotadode parede anterior (31), provida de alinhamento longitudinal de furos (32)que são atravessados e apoiam as extremidades traseiras das hastes e paredeposterior (33) de travamento, que retém as extremidades traseiras das hastesna posição montada; o lado anterior (22) da moldura (20) é composto porduas paredes paralelas anterior (34) e posterior (35) que guardam espaço(36) uma em relação à outra; dita parede posterior (35) é dotada de alinha-mento longitudinal de furos (37), que são atravessados e apoiam trechos ex-tremos dianteiros das hastes de apoio (1); a parede anterior (34) é dotada dealinhamento longitudinal de furos (38) que são atravessados integralmentepelas hastes na montagem e desmontagem destas na moldura (20); dito dis-positivo (30) é formado ainda por haste de travamento de seção em "L" re-movível (39) introduzida no espaço (36) e dotada de ramo horizontal quefica no espaço (36) e ramo vertical de travamento das extremidades diantei-ras das hastes na posição montada, que fica no espaço (36) entre as extremi-dades das hastes e as aberturas (38) de montagem e desmontagem das has-tes; ditas hastes de apoio (1) podem ser hastes cilíndricas (1) ou hastes deapoio-canal (1) montadas na moldura (20) em diferentes combinações paracompor grelha(s) plana(s) e/ou inclinada(s).
2.)- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1, caracterizada pelas hastes de apoio cilíndricas (1) seremmontadas nas aberturas (32) e (37) em plano horizontal, para compor umagrelha plana.
3.)- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1, caracterizada pelas hastes de apoio-canal (1) serem definidaspor superfícies opostas côncava e convexa e dotadas de furo radial anteriorde drenagem (2) e montadas nas aberturas (32) e (37) em plano horizontal ecom as superfícies convexas voltadas para cima ou montadas inclinadas ecom as superfícies côncavas voltadas para cima, para compor grelha planaou inclinada.
4.)- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1 ou 2 ou 3, caracterizada por conjunto composto por hastes deapoio cilíndricas (1) horizontais e hastes de apoio-canal (1) inclinadas com asuperfície côncava voltada para cima compondo uma grelha mista com parteplana e parte inclinada.
5.) - "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1 ou 3, caracterizada por conjunto de hastes de apoio- canal (1)composto por parte das hastes de apoio-canal (1) montada em plano hori-zontal e com a superfície convexa voltada para cima e parte montada incli-nada com a superfície côncava voltada para cima para compor uma grelhamista plana e inclinada.
6.) - "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5, caracterizada pelas aberturas (32), (37),(38) terem configuração adequada à configuração da seção das hastes de a -poio (1); ditas aberturas de apoio (32) e (37) têm configuração adequada pa-ra possibilitar a montagem das hastes de apoio cilíndricas (1) em plano hori-zontal ou configuração adequada para possibilitar a montagem das hastes deapoio-canal (1) em plano horizontal com a superfície conexa voltada paracima ou em plano inclinado com a superfície côncava voltada para cima e asaberturas (38) têm configuração adequada para ser atravessada integralmen-te pelas hastes na montagem e desmontagem destas na moldura (20).
7.) - "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 6, caracterizada pelas aberturas (32), (37), (38) serem circula-res, as duas primeiras (32), (37) aptas a receberem e apoiarem as extremida-des das hastes de apoio cilíndricas (1) e as aberturas (38) aptas a serem inte-gralmente atravessadas pelas hastes de apoio cilíndricas (1) na montagem oudesmontagem na moldura (20).
8.- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1 ou 3, caracterizada pela haste de apoio-canal (1) ter seção em"U".
9. - "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1 ou 3, caracterizada pela haste de apoio-canal (1) ter seção em"V".
10. - "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1 ou 3 ou 6 ou 8 ou 9, caracterizada pela abertura de apoio (32)ser compreendida por dois rasgos: um rasgo de seção em "U" ou "V" (32)' eum rasgo de seção em "U" ou "V" invertido (32)", com vértices intercepta-dos adequados para receber e apoiar a extremidade traseira da hastes de a-poio-canal (1) com seção em "U" ou "V" com a superfície côncava voltadapara cima ou para baixo respectivamente.
11. - "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1 ou 3 ou 6 ou 8 ou 9, caracterizada pela abertura (37) ser umaabertura formada por regiões inferior (37)' e superior (37)" adequadas parareceber e apoiar a extremidade dianteira das hastes de apoio-canal (1) deseção em "U" ou "V" com a superfície côncava voltada para cima ou parabaixo respectivamente.
12.)- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1 ou 3 ou 6 ou 8 ou 9, caracterizada pela abertura de montagem(38) ter configuração adequada para ser atravessada integralmente pela hastede apoio-canal (1) de seção em "U" ou "V" com a superfície côncava volta-da para cima ou para baixo, na montagem e desmontagem da haste na mol-dura (20).
13.)- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA", de acordo com a rei-vindicação 1 ou 3, caracterizada pela abertura radial de drenagem (2) dashastes de apoio-canal com seção em "U" ou "V" ficar disposta ao nível doespaço (36) entre as paredes anteriores (34) e (35) da moldura (20) e acimade reservatório (103) para armazenamento dos líquidos que se desprendemdo alimento durante o preparo.
BRMU8902207-6U 2009-10-16 2009-10-16 Disposição introduzida em grelha BRMU8902207Y1 (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8902207-6U BRMU8902207Y1 (pt) 2009-10-16 2009-10-16 Disposição introduzida em grelha
PCT/BR2010/000349 WO2011044650A1 (pt) 2009-10-16 2010-08-14 Disposição introduzida em grelha
CN2010800564108A CN102711570A (zh) 2009-10-16 2010-08-14 引入到烧烤烤架中的装置
ARM100103767U AR078646A4 (es) 2009-10-16 2010-10-15 Disposicion introducida en una parrilla

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8902207-6U BRMU8902207Y1 (pt) 2009-10-16 2009-10-16 Disposição introduzida em grelha

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU8902207U2 true BRMU8902207U2 (pt) 2011-06-21
BRMU8902207Y1 BRMU8902207Y1 (pt) 2020-10-06

Family

ID=43875736

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8902207-6U BRMU8902207Y1 (pt) 2009-10-16 2009-10-16 Disposição introduzida em grelha

Country Status (4)

Country Link
CN (1) CN102711570A (pt)
AR (1) AR078646A4 (pt)
BR (1) BRMU8902207Y1 (pt)
WO (1) WO2011044650A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3095747A1 (fr) * 2019-05-08 2020-11-13 Pierre Lavigne Grille barbecue révolutionnaire

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3191592A (en) * 1963-10-15 1965-06-29 Alton G Lorbacher Outdoor cooking grill
DE2435801A1 (de) * 1974-07-25 1976-02-12 Herrmann Karl Heinz Fettzersetzungslose-grill-konstruktion mit kanalartig profilierter gitterarbeitsoberflaeche
DE2647291A1 (de) * 1976-10-20 1978-04-27 Bernhard W Braukmann Grillgeraet, insbesondere holzkohlengrill
US4910827A (en) * 1989-02-14 1990-03-27 Tandberg William E Barbecue grill with cleaning bar
NO944859L (no) * 1993-12-15 1995-06-16 Felix Esteban Montero Innretning for grilling
US6546851B1 (en) * 2002-09-30 2003-04-15 Robert E. Osborne Portable cooking grill
US20080047540A1 (en) * 2006-07-18 2008-02-28 Steve Hoffman Grill top with removable rods
CN201123732Y (zh) * 2007-11-06 2008-10-01 黄清洁 一种可拆装式烧烤架

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8902207Y1 (pt) 2020-10-06
CN102711570A (zh) 2012-10-03
AR078646A4 (es) 2011-11-23
WO2011044650A1 (pt) 2011-04-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6650029B2 (ja) 組立式グリルおよびこれを具備したグリルブリッジ
KR101017640B1 (ko) 휴대용 바베큐 장치
US11576527B2 (en) Thermally efficient cooking grate
BRMU8902207U2 (pt) disposição introduzida em grelha
US1530815A (en) Camp cooker and utensil support
US5265586A (en) Barbeque grill apparatus
EP0868853B1 (fr) Chariot pendoir pour viandes après abbattage
US20150053096A1 (en) Broiling rack for a barbecue grill
US9060641B1 (en) Grill grate with removable bars
BR202022001055U2 (pt) Estrutura para churrasqueira com grelhas em módulos intercambiáveis
JP2012034736A (ja) フライ用調理器具
BR202018005715U2 (pt) Disposição introduzida em grelha
KR200365212Y1 (ko) 대나무 고기 구이판
JP3159884U (ja) 焼肉用調理装置
DE102019005418A1 (de) Einsatz für Grills, auch verwendbar über offenen Feuern, zur Zubereitung von Grillgut direkt über Kräutern oder beliebigen Kombinationen aus anderen durch Befeuerung aktivierten Geschmacksstoffen, ohne Kontakt des Grillguts zu den verbrennenden und aschebildenden Geschmacksstoffen. Mit Aufsatz und Haube auch zum Smoken mit Kräutern und anderen durch Befeuerung aktivierten Geschmacksstoffen verwendbar.
CN210842184U (zh) 一种橱柜装板结构
BR202018008189U2 (pt) disposição introduzida em aparato para o preparo de grelhados
KR20160115598A (ko) 구이용 석쇠
BR202018008810U2 (pt) disposição construtiva introduzida em barras principais de grelha para churrasqueira
JP2022147317A (ja) 焼き具材載置具
BR102020019230A2 (pt) Disposições construtivas introduzidas em grelha
JP3190420U (ja) 食材焼成装置の電気ヒータ支持構造
JP4116739B2 (ja) グリルの焼網台
JP5550160B2 (ja) 電気調理器
CZ29498U1 (cs) Grilovací rošt s pružným rozebíratelným spojením

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE(S).

B08G Application fees: restoration
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: reinstatement - article 33, solely paragraph, of industrial property law
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.