BRMU8902207Y1 - Disposição introduzida em grelha - Google Patents

Disposição introduzida em grelha Download PDF

Info

Publication number
BRMU8902207Y1
BRMU8902207Y1 BRMU8902207-6U BRMU8902207U BRMU8902207Y1 BR MU8902207 Y1 BRMU8902207 Y1 BR MU8902207Y1 BR MU8902207 U BRMU8902207 U BR MU8902207U BR MU8902207 Y1 BRMU8902207 Y1 BR MU8902207Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rods
support
grid
frame
channel
Prior art date
Application number
BRMU8902207-6U
Other languages
English (en)
Inventor
Tadaharu Ikeda
Original Assignee
Tadaharu Ikeda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tadaharu Ikeda filed Critical Tadaharu Ikeda
Priority to BRMU8902207-6U priority Critical patent/BRMU8902207Y1/pt
Priority to PCT/BR2010/000349 priority patent/WO2011044650A1/pt
Priority to CN2010800564108A priority patent/CN102711570A/zh
Priority to ARM100103767U priority patent/AR078646A4/es
Publication of BRMU8902207U2 publication Critical patent/BRMU8902207U2/pt
Publication of BRMU8902207Y1 publication Critical patent/BRMU8902207Y1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/06Roasters; Grills; Sandwich grills
    • A47J37/0694Broiling racks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)

Abstract

disposição introduzida em grelha. o presente resumo refere-se a uma patente de modelo de utilidade para grelha, pertencente ao campo dos componentes de churrasqueiras, fornos e similares e compreendida, essencialmente: por uma pluralidade de hastes de apoio (1) paralelas, espaçadas umas das outras e sobre as quais é apoiado o alimento (100); e por moldura (20), na qual ficam dispostas as hastes (1), a qual fica apoiada em superfície (101) adjacente à chama (102); dita moldura (20) é formada: por lados transversais, posterior (21) e anterior (22) ortogonais às hastes; e por dois lados longitudinais laterais (23) paralelos às hastes (1); ditas hastes de apoio (1) são desmontáveis da moldura (20) e esta é dotada de dispositivo (30) de montagem e desmontagem das hastes formado essencialmente por aberturas posteriores (32) e anteriores (37) de apoio das hastes e aberturas anteriores (38) de montagem desmontagem das hastes e por parede posterior de (33) e haste anterior de seção em "l" removível (39) de travamento das hastes na posição montada; as hastes de apoio (1) podem ser cilíndricas e/ou hastes de apoio-canal de seção em "u" ou "v" (1) que podem ser montadas em várias combinações para compor grelha plana e/ou inclinada.

Description

[001] O presente relatório descritivo refere-se a uma patente de modelo de utilidade para grelha, pertencente ao campo dos componentes de churrasqueiras, fomos e similares para o preparo de alimentos e que recebeu disposição para proporcionar utilização mais ampla e flexível que as similares usuais.
[002] Uma forma muito usada de preparo de alimentos, particularmente cames, é aquela em que o alimento fica disposto sobre uma grelha, suspensa acima de uma chama. Essas grelhas normalmente são compreendidas, essencialmente: por uma pluralidade de hastes paralelas e espaçadas umas das outras, sobre as quais fica apoiado o alimento; e por moldura, na qual ficam solidárias as hastes e que fica apoiada em superfície adjacente ao fogo.
[003] Dentro desse conceito mais geral de construção de uma grelha existem algumas variações, como a grelha plana cujas hastes ficam dispostas em plano horizontal e prestam-se somente ao apoio do alimento. Grelha inclinada, composta por hastes inclinadas de seção em “U” formando calhas, que além da função de apoio do alimento, recolhem os líquidos que se desprendem do mesmo durante o preparo e os encaminham para um reservatório.
[004] Apesar das grelhas usuais normalmente prestam-se adequadamente às suas funções, alguns inconvenientes e limitações podem-lhes ser atribuídos. Assim é que parte da gordura e outros líquidos que se desprendem do alimento durante o preparado caem por entre as hastes, mas parte e mais fragmentos do alimento adere às hastes, o que causa dificuldade na limpeza da grelha. Um agravante é que, quanto maior é a grelha, maior é a dificuldade para limpá-la, pois o seu manuseio em uma pia ou assemelhado toma-se relativamente difícil.
[005] Por outro lado, as grelhas usuais são pouco flexíveis para adaptarem- se a diferentes tipos de alimentos que podem ser preparados com as mesmas e/ou a diferentes preferências dos usuários. De fato, se, por exemplo, uma grelha é de tipo plano com hastes cilíndricas e a came a ser preparada é gordurosa, a gordura que se desprende durante o preparo, cai sobre a chama e, não raro, se inflama e pode comprometer o sabor do alimento. Neste caso, não há nada que se possa fazer ao nível da grelha para evitar ou pelo menos minimizar o problema. O que se costuma fazer e diminuir a chama com o uso de água, o que não é uma solução de todo adequada, devido ao desprendimento de fuligem que alcança o alimento. Neste caso a grelha ideal seria a inclinada com hastes em forma de calha para recolher a gordura.
[006] Por outro lado, para muitos usuários de churrasqueira e consequentemente de grelhas, o preparo de um churrasco é um lazer, que inclui preferências que vão desde o tipo de carne até os equipamentos usados no preparo da mesma, dentre os quais a grelha. Assim, se, por exemplo, em uma determinada situação uma churrasqueira é de tipo com grelha inclinada e haste em forma de calha e o usuário tem preferência por outro tipo este terá as melhores condições para seu lazer frustradas.
[007] Exemplos do estado da técnica supra apontado são vistos nos documentos US2008047540, US3191592 e FR2368154.
[008] Assim, o objetivo da presente patente de modelo de utilidade, é prover uma grelha que supere os inconvenientes acima.
[009] Outro objetivo é prover uma grelha que além de superar os inconvenientes, seja de construção e fabricação simples e de baixo custo.
[010] Tendo em vista, portanto, os problemas acima referidos e no propósito de superá-los e visando atender aos objetivos relacionados, foi desenvolvida a disposição introduzida em grelha, objeto da presente patente de modelo de utilidade, a qual é compreendida, essencialmente: por uma pluralidade de hastes paralelas, espaçadas umas das outras e desmontáveis; por moldura periférica, na qual são montadas as hastes e que incorpora dispositivo de montagem desmontagem das hastes, que propicia a montagem e estabilização destas na moldura de modo a poderem ser desmontadas, referido dispositivo é compreendido substancialmente por dois alinhamentos longitudinais de furos de apoio das hastes, um alinhamento de furos previsto no lado anterior da moldura e com furos alinhados aos furos de alinhamento previsto no lado posterior da moldura; dita grelha pode ser tipo plano, caso em que as hastes que são montadas na moldura podem ser cilíndricas e/ou em forma de calha de seção em “U” ou “V” usadas em plano horizontal e com as superfícies convexas voltadas para cima para atuarem somente no apoio do alimento ou dita grelha pode ser tipo inclinada, caso em que as hastes que são montadas na moldura são hastes em forma de calha de seção em “U” e/ou “V” usadas inclinadas com as superfícies côncavas voltadas para cima e atuam como apoio do alimento e como meio de coleta dos líquidos que se desprendem do alimento durante o preparo.
[0ll] Essa forma de construção da grelha supera os inconvenientes observados nas similares usuais, pois em qualquer modelo da grelha, seja com hastes cilíndricas ou com hastes em calha de seção em “U” ou “V”, referidas hastes são desmontáveis o que facilita a limpeza da grelha após o uso.
[012] Por outro lado, a grelha poder ser montada para compor vários modelos: modelo que recebe hastes cilíndricas para compor uma grelha de tipo plano ou modelo que recebe hastes tipo calha de seção em “U” ou “V” que pode ser montadas horizontais com as superfícies convexas voltadas para cima, para compor uma grelha tipo plana ou montadas inclinas e com as superfícies côncavas voltadas para cima, para compor uma grelha tipo inclinada ou parte das hastes de seção em “U” ou “V” serem montadas horizontais com as superfícies convexas voltadas para cima e parte inclinadas com as superfícies côncavas voltadas para cima para compor uma grelha tipo plana e inclinada ou modelo que recebe hastes cilíndricas para compor grelha plana ou hastes em calha de seção “V” para compor grelha inclinada ou que recebe parte de hastes cilíndricas e parte de haste em “V” para compor uma grelha plana e inclinada dá à grelha características desmontável, reversível e componível que a torna extremamente flexível para atender a diferentes tipos de alimentos que possam ser preparados e/ou diferentes preferências dos usuários, atendendo assim outro objetivo da invenção.
[013] Os desenhos anexos referem-se à disposição introduzida em grelha, objeto da presente patente, nos quais:
[014] a fig. 1 mostra a grelha em perspectiva, montada numa versão com hastes cilíndricas e a indicação de uso;
[015] a fig 2 mostra a grelha montada em corte;
[016] a fig. 3 mostra a grelha em perspectiva, com parte das hastes montada, uma sendo desmontada e parte desmontada ;
[017] a fig. 4 mostra a grelha sendo desmontada em corte;
[018] as figs. 5 a 13 mostram a grelha segundo um modelo formado com hastes tipo calha de seção “U”, nas quais a figura 5 mostra duas hastes de tipo calha de secção em “U”, uma vista com a superfície convexa voltada para cima para atuar como apoio para o alimento e outra com a superfície côncava voltada para cima para atuar como apoio para alimento e coleta dos líquidos desprendidos do alimento durante o alimento;
[019] a fig- 6 mostra uma abertura posterior prevista na moldura da grelha destinada a apoiar a extremidade traseira das hastes de tipo calha com seção em “U”, da figura anterior, com a superfície convexa ou côncava voltada para cima;
[020] a fíg- 7mostra uma abertura anterior prevista na moldura da grelha destinada a apoiar o trecho extremo dianteiro das hastes de tipo calha com seção em “U”, da figura 5, com a superfície convexa ou côncava voltada para cima;
[021] a fíg- 8 mostra uma abertura anterior prevista na moldura para montagem ou desmontagem das hastes de tipo calha com seção em “U”, da figura 5;
[022] a fig- 9 mostra um esquema de uma haste tipo calha com seção em “U”, da figura 5, montada nas aberturas das figuras 6 e 7 e na posição com a superfície convexa voltada para cima, para apoiar o alimento, formando grelha plana;
[023] a fig- 10 mostra um esquema de uma haste tipo calha com seção em “U”, da figura 5, montada nas aberturas das figuras 6 e 7 e na posição com a superfície côncava voltada para cima para apoiar os alimentos e coletar os líquidos desprendidos do mesmo durante o preparo formando uma grelha inclinada;
[024] a fíg. 11 mostra uma grelha de tipo com hastes calha de seção em “U” vista em perspectiva; com algumas hastes montadas com as superfícies convexas voltadas para cima, algumas hastes montadas com as superfícies côncavas voltadas para cima; com algumas hastes montadas na moldura, outras sendo desmontadas e outras desmontadas da moldura;
[025] as figs. 12 e 13 mostram cortes indicados na figura anterior, nos quais as hastes tipo calha de seção em ”U” são vistas montadas com as superfícies côncava e convexa, respectivamente, dispostas para cima;
[026] as figuras 14 a 22 mostram um modelo de montagem da grelha com hastes tipo calha de seção em “V”, nas quais a fig. 14 mostra duas hastes tipo calha de seção em “V”, uma com a superfície côncava e outra com a superfície convexa voltadas para cima;
[027] a fig. 15 mostra uma abertura posterior prevista na moldura da grelha destinada a apoiar a extremidade traseira das hastes de tipo calha com seção em “V”, da figura anterior, com a superfície convexa ou côncava voltada para cima;
[028] a fig- 16 mostra uma abertura anterior prevista na moldura da grelha destinada a apoiar o trecho extremo dianteiro das hastes de tipo calha com seção em “V”, da figura 14, com a superfície convexa ou côncava voltada para cima;
[029] a fig- 17 mostra uma abertura anterior prevista na moldura para montagem ou desmontagem das hastes de tipo calha com seção em “V”, da figura 14;
[030] a fig- 18 mostra um esquema de uma haste tipo calha com seção em “V”, da figura 14, montada nas aberturas das figuras 15 e 16 e na posição com a superfície convexa voltada para cima para compor grelha plana;
[031] a fíg- 19 mostra um esquema de uma haste tipo calha com seção em “V”, da figura 14, montada nas aberturas das figuras 15 e 16 e na posição com a superfície côncava voltada para cima para compor grelha inclinada;
[032] a fig. 20 mostra uma grelha de tipo com hastes calha de seção em “V” vista em perspectiva; com algumas hastes montadas com as superfícies convexas voltadas para cima, algumas hastes montadas com as superfícies côncavas voltadas para cima; com algumas hastes montadas na moldura, outras sendo desmontadas e outras desmontadas da moldura;
[033] as figs. 21 e 22 mostram cortes indicados na figura anterior, nos quais as hastes tipo calha de seção em ”V” são vistas montadas com as superfícies côncava e convexa, respectivamente, dispostas para cima;
[034] as figuras 23 a 31 mostram um modelo de montagem da grelha dotado de hastes de seção “V” e/ou hastes cilíndricas, nas quais a fig. 23 mostra uma haste tipo calha de seção em “V” que é usada com a superfície côncava voltada para cima e um par de hastes cilíndricas que são usadas em conjunto para compor uma grelha;
[035] a fig. 24 mostra uma abertura posterior prevista na moldura da grelha destinada a apoiar a extremidade traseira das hastes de tipo calha com seção em “V” com a superfície côncava voltada para cima e o par de hastes cilíndricas, da figura anterior;
[036] a fig. 25 mostra uma abertura anterior prevista na moldura da grelha destinada a apoiar o trecho extremo dianteiro das hastes de tipo calha com seção em “V” com a superfície côncava voltada para cima e o par de hastes cilíndricas, da figura 23;
[037] a fig- 26 mostra uma abertura anterior prevista na moldura para montagem ou desmontagem das hastes de tipo calha com seção em “V” e o par de hastes cilíndricas, da figura 23;
[038] a fig- 27 mostra um esquema de um par de hastes cilíndricas da figura 23, montada nas aberturas das figuras 24 e 25;
[039] a fíg- 28 mostra um esquema de uma haste tipo calha com seção em “V”, da figura 23, montada nas aberturas das figuras 24 e 25 posição com a superfície côncava voltada para cima;
[040] a fíg- 29 mostra uma grelha de tipo com hastes calha de seção em “V” e pares de hastes cilíndricas vista em perspectiva, com algumas hastes calha de seção em “V” montadas na moldura, alguns pares de hastes cilíndricas montadas, outras sendo desmontadas e outras desmontadas da moldura;
[041] as figs. 30 e 31 mostram cortes indicados na figura anterior, em um dos quais é vista uma haste tipo calha de seção em ”V” montada na moldura com a superfície côncava voltada para cima para compor uma grelha inclinada e na outra é vista uma haste cilíndrica para compor uma grelha plana, respectivamente.
[042] De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a grelha, objeto da presente patente de modelo de utilidade, faz parte de churrasqueiras ou fomos ou similares, fica disposta acima de uma chama e é compreendida, essencialmente (fíg. 1): por uma pluralidade de hastes de apoio 1 paralelas, espaçadas umas das outras e sobre as quais é apoiado o alimento 100 a ser preparado; e por moldura 20, na qual ficam dispostas as hastes 1, a qual fica apoiada em superfície 101 adjacente à chama 102; dita moldura é formada: por lados transversais, posterior 21 e anterior 22 ortogonais às hastes; e por dois lados longitudinais laterais 23 paralelos às hastes 1.
[043] A presente disposição consiste em incorporar à grelha características construtivas para ser desmontável, reversível e componível, a fim de que tenha maior flexibilidade de uso.
[044] Assim, as hastes de apoio 1 são desmontáveis da moldura 20, para o que esta é dotada de um dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes, compreendido, essencialmente (figs. 2, 3, 4): pelo lado posterior 21 da moldura ser tubular dotado de parede anterior 31 dotada de alinhamento longitudinal de furos 32 de apoio das extremidades traseiras das hastes, nos quais estas são acopladas atravessadas, ficam apoiadas e podem ser desacopladas para desmontagem e a parede posterior 33 de dito lado posterior tubular 21 da moldura 20 atua como uma trava para o posicionamento traseiro das hastes de apoio 1 na posição montada, tal que contra dita parede posterior 33 ficam encostadas as extremidades livres traseiras das hastes.
[045] O dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes, incorporado na moldura 20, é compreendido ainda: pelo lado anterior 22 da moldura 20 ser composto por duas paredes paralelas anterior 34 e posterior 35 que guardam espaço 36 uma em relação à outra; dita parede posterior 35 é dotada de alinhamento longitudinal de furos 37 para apoio de trecho extremo dianteiro das hastes de apoio 1, alinhados aos furos traseiros 32 de apoio das extremidades traseiras destas últimas e a parede anterior 34 é dotada de alinhamento longitudinal de furos 38 de desmontagem das hastes de apoio, que são atravessados por estas na desmontagem de ditas hastes de apoio 1 da moldura 20, referidos furos 38 são alinhados aos furos 37 de apoio das extremidades dianteira das hastes.
[046] Completando o dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes é prevista uma haste de seção em “L” 39 para o travamento dianteiro das hastes de apoio 1 na posição montada, a qual é introduzida no espaço 36 entre as paredes paralelas anterior 34 e posterior 35 que formam o lado anterior 22 da moldura 20, tal que um dos ramos de dita haste de seção em “L” de travamento 39 é horizontal superior e fica entre referidas paredes 34, 35 e o outro ramo é vertical e fica intercalado entre as extremidades dianteiras das hastes de apoio 1 e os furos 38 de desmontagem das hastes previstos na parede anterior 34, travando assim as hastes de apoio 1 na posição montada.
[047] A grelha provida das hastes de apoio desmontáveis 1 e da moldura 20 que incorpora o dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes, como acima descrito, propicia que as hastes de apoio 1 sejam desmontadas da moldura 20 (figs. 3, 4), para, por exemplo, limpeza da grelha.
[048] Um outro aspecto da presente disposição consiste no fato, como já foi dito acima, de que a grelha, além de desmontável, seja reversível e componível. Cabe aqui uma explicação: Existe um tipo de grelha de tipo plana, ou seja, cuja grelha é formada por hastes de apoio cilíndricas que trabalham em plano horizontal e atuam somente no apoio dos alimentos e grelha de tipo inclinada dotada de hastes inclinadas em forma de calha que, além do apoio para os alimentos, recolhem os líquidos desprendidos destes durante o preparo. Um dos objetivos da presente disposição, portanto, é prever uma grelha que seja revertível de modo a poder ser usada como plana e/ou inclinada e que seja também componível, ou seja, que possa ser usada tendo uma parte montada como plana e uma parte montada como inclinada tudo visando dar ampla flexibilidade de uso para a grelha.
[049] Para atender a isso, a grelha pode ser de modelo conforme ilustrado nas figuras 5 a 13. Nesse modelo, as hastes de apoio dos alimentos são preferivelmente hastes em forma de meia-cana de seção em “U” 1 (fig. 5), definidas por superfície externa convexa e superfície interna côncava formando canal e dotadas de furo de drenagem radial anterior 2; dita haste é doravante chamada no presente relatório de haste de apoio-canal 1.
[050] A moldura 20 tem furos posterior 32 de apoio da extremidade traseira da haste de apoio-canal 1 tal que cada furo é constituído por um par de rasgos (fig. 6) um rasgo em “U” 32’ (concavidade voltada para cima) e outro rasgo em “U” invertido 32” (concavidade voltada para baixo), com as regiões dos vértices interceptadas uma na outra e suficientes para receber justa a extremidade traseira da haste de apoio-canal 1 com a superfície côncava voltada para cima ou para baixo respectivamente.
[051] Os furos 37 de apoio dos trechos dianteiros das hastes de apoio-canal 1 são compreendidos por furo circular (fig.7) cada qual dotado, em trechos diametralmente opostos e horizontalmente alinhados, de dois dentes 40, abaixo dos quais se define uma região de furo inferior semicircular 37’ e acima uma região de furo superior semicircular 37” suficientes para receber trecho dianteiro de uma haste de apoio-canal 1 disposta com a superfície côncava voltada para cima ou para baixo, respectivamente.
[052] A região de furo superior semicircular 37” e o rasgo em “U” invertido 32” (fig. 9) colaboram um com o outro no apoio de uma haste de apoio-canal 1 e ficam horizontalmente alinhados um ao outro de modo que quando a haste de apoio-canal 1 é montada nos mesmos fica horizontal e com a superfície côncava voltada para baixo. Nesta posição, a haste de apoio-canal 1 atua somente como apoio para o alimento.
[053] A região de furo inferior semicircular 37’ e o rasgo em “U” 32’ (fig. 10) colaboram um com o outro no apoio de uma haste de apoio-canal 1; dita região de furo inferior semicircular 38’ fica ligeiramente mais baixa que o rasgo em “U” 32’ de modo que quando uma haste de apoio-canal 1 é montada nos mesmos fica ligeiramente inclinada e em declive no sentido da região posterior para a anterior da grelha e com a superfície côncava voltada para cima. Nesta posição, a haste de apoio-canal 1 atua como meio de apoio para o alimento e como canal que recolhe os líquidos desprendidos do mesmo durante o seu preparo, os quais saem da haste de apoio-canal 1 para um reservatório (não ilustrado) através da abertura de drenagem anterior 2.
[054] A parede anterior 35 do lado anterior 22 da moldura é dotada também de alinhamento longitudinal de furos 38 para desmontagem das hastes de apoio-canal 1, definidos (fig. 8) por abertura dotada dentes opostos 40 e regiões de furo inferior 38’ e superior 38”, alinhados a respectivos furos da parede posterior 35 e através dos quais são atravessadas as hastes de apoio- canal 1 na montagem e desmontagem da grelha.
[055] A grelha é dotada também da haste de trava de seção em “L” 39.
[056] As figuras 11 a 13 destinam-se a ilustrar as possibilidades de montagem da grelha dotada das hastes em calha de seção em “U” 1. Assim, numa possibilidade de montagem todas as hastes de apoio-canal 1 podem ser montadas de modo a compor uma grelha inclinada (conforme as hastes em primeiro plano na figura lie figura 12). Nessa montagem, as hastes de apoio-canal 1 têm seus trechos extremos, traseiros e dianteiros apoiados atravessados, respectivamente, nos rasgo em “U” 32’ e nas regiões de furo inferior semicircular 37’ da moldura 20, ficam com as extremidades traseiras e dianteiras retidas, respectivamente, contra a parede posterior 33 do lado tubular posterior 21 da moldura 20 e contra o ramo vertical da haste de trava 39, montada no espaço 36 entre as paredes 34, 35 do lado anterior 22 da moldura 20 e os trechos dianteiros das hastes de apoio-canal 1 dotados dos furos de dreno 2 ficam no espaço 36 entre as paredes 34, 35; ditas hastes de apoio-canal 1 ficam ainda dispostas inclinadas com as superfícies côncavas voltadas para cima e com os furos de dreno 2 situados acima de um reservatório 103 de coleta dos líquidos que se desprendem dos alimentos durante o preparo, compondo assim o conjunto uma grelha inclinada.
[057] Numa outra possibilidade de montagem (figs. 11, 13), todas as hastes de apoio-canal 1 são montadas para compor uma grelha plana (conforme as hastes dispostas em segundo plano na figura 11 e figura 13). Nessa montagem, as hastes de apoio-canal 1 têm seus trechos extremos, traseiros e dianteiros apoiados atravessados, respectivamente, nos rasgo em “U” invertido 32” e nas regiões de furo superior semicircular 37” da moldura 20, ficam com as extremidades traseiras e dianteiras retidas, respectivamente, contra a parede posterior 33 do lado tubular posterior 21 da moldura 20 e contra o ramo vertical da haste de trava 39, montada no espaço 36; ditas hastes de apoio-canal 1 ficam ainda dispostas horizontais com as superfícies côncavas voltadas para baixo, compondo assim o conjunto uma grelha plana.
[058] Numa outra possibilidade de montagem (figs. 11, 12, 13) uma parte das hastes de apoio-canal 1 pode ser montada com as superfícies côncavas voltadas para cima (conforme hastes em segundo plano na figura lie figura 13) e outra parte com as superfícies côncavas voltadas para baixo (conforme hastes em primeiro plano na figura lie figura 12), compondo-se assim uma grelha mista inclinada e plana.
[059] Estando a grelha montada numa das possibilidades de uso, ela pode ser desmontada para conversão para uma das outras possibilidades de uso ou simplesmente para limpeza de seus componentes, removendo a haste de trava 39 e desacoplando as hastes de apoio-canal 1 puxando-as para fora através das aberturas 38. Após as hastes de apoio-canal 1 serem limpas e/ou serem invertidas referidas hastes de apoio-canal 1 podem ser remontadas na moldura 20 através dos furos 38 e a haste de trava 39 recolocada, para travar as hastes na posição montada.
[060] Dessa forma, a grelha composta pelas hastes de apoio-canal 1 e moldura 20 que incorpora o dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes como acima descrito é desmontável, reversível e componível conforme objetivo da disposição.
[061] Dentro da construção básica, acima descrita, a grelha, objeto do presente patente, pode apresentar modificações relativas a materiais, dimensões, detalhes construtivos e/ou de configuração funcional e/ou ornamental, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.
[062] Dentro disso, numa outra possibilidade de construção, a grelha pode ser de modelo conforme ilustrado nas figs. 16 a 21. Neste modelo, as hastes de apoio-canal 1 têm seção em “V” (fig. 16) e todos os componentes que colaboram com as mesmas, como as furações da moldura 20, têm configurações adaptadas para essa configuração.
[063] Assim, cada haste de apoio-canal 1 tem seção em “V” e é dotada do furo de dreno anterior 2 disposto no vértice dos seus ramos.
[064] Cada rasgo posterior 32 de apoio da extremidade traseira da haste de apoio-canal em “V” 1, previsto no lado tubular posterior 21 da moldura 20, é formado substancialmente (fig. 15) por um par de rasgos: um rasgo em “V” 32’ e um rasgo em “V” invertido 32” com os vértices interceptados um no outro.
[065] Cada furo anterior 37 de apoio da extremidade dianteira da haste de apoio-canal em “V” 1 previsto na parede posterior 35 que forma o lado anterior 22 da moldura 20, é formado essencialmente (fig. 16) por uma região inferior 37’ e uma região superior 37” entre as quais se definem dentes opostos 40 alinhados horizontalmente de apoio de trecho dianteiro da hastes.
[066] Cada rasgo anterior 38 de desmontagem da haste de apoio-canal em “V” 1 previsto na parede anterior 34 que forma o lado anterior 22 da moldura 20 tem forma substancial de losango (fig. 17).
[067] Cada haste de apoio-canal em “V” 1 pode ser montada (fig. 18) num rasgo posterior em “V” 32’ e na região inferior 37’ do furo anterior 37, quando então fica com a concavidade voltada para cima e inclinada, para compor uma grelha inclinada ou opcionalmente cada haste de apoio-canal em “V” 1 pode ser montada (fig. 19) num rasgo posterior em “V’ invertido 32” e na região superior 37” do furo anterior 37, quando então fica com a concavidade voltada para baixo e horizontal, para compor uma grelha plana.
[068] As figuras 20 a 22 mostram vistas em perspectiva e cortes da grelha composta com as hastes de apoio-canal em “V” 1. Em segundo plano na figura 20 e na figura 21 são vistas hastes 1 montadas inclinadas com a concavidade voltada para cima para compor um trecho de grelha inclinada. Em primeiro plano na figura 20 e na figura 22 são vistas hastes montadas horizontais e com a concavidade voltada para baixo para compor um trecho de grelha plano.
[069] Numa outra possibilidade, a grelha pode ser de modelo para receber em montagem hastes de apoio 1 cilíndricas que compõem uma grelha plana e/ou hastes de apoio-canal em “V” 1 que compõem uma grelha inclinada (figs. 23 a 31).
[070] Neste caso, a grelha é composta substancialmente por um conjunto de hastes de apoio cilíndricas 1 e um conjunto de hastes de apoio- canal em “V” 1’, estas dotadas de furo anterior de drenagem 2 e tal que para cada uma destas últimas é previsto um par das primeiras (fig. 23).
[071] A moldura 20, por sua vez, incorpora um o dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes, formado substancialmente: pelo lado posterior 21 da moldura ser tubular formado por parede anterior 31 dotada de alinhamento longitudinal de conjuntos de furos 32 de apoio das extremidades traseiras das hastes 1,1’, cada conjunto de furo 32 é formado (fig. 24): por um rasgo em “V” central superior 32’ e por dois furos circulares laterais, simétricos e inferiores 32”’ que recebem as extremidades traseiras das hastes de apoio-canal em “V” 1’ e hastes cilíndricas 1, respectivamente. Neste caso também a parede posterior 33 do lado tubular posterior 21 da moldura 20 atua como trava para as hastes 1,1’.
[072] O dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes é formado ainda pelo lado anterior 22 da moldura 20 formado por duas paredes paralelas, anterior 34 e posterior 35, esta dotada de alinhamento longitudinal de furos 37 de apoio dos trechos extremos dianteiros das hastes cilíndricas 1 e das hastes de apoio-canal em “V” 1’. Cada furo 37 (fig. 24) é formado por uma região central 37’ em forma substancial de triângulo eqüilátero com um vértice voltado para baixo e por duas regiões substancialmente circulares simétricos 37” tangentes a respectivos lados laterais convergentes da região central 37’.
[073] O rasgo em “V” central superior 32’ de um furo posterior 32 e a região central 37’ em forma substancial de triângulo eqüilátero de um correspondente furo anterior 37 trabalham em colaboração um com o outro no apoio de uma haste de apoio-canal em “V” 1 ’ (fig. 25), dita região central 37’ em forma substancial de triângulo eqüilátero fica com o seu vértice inferior mais baixo que o vértice do rasgo em “V” central superior 32’ posterior de forma que a haste de apoio-canal em “V” 1 ’ fica montada com a concavidade voltada para cima e inclinada para frente para atuar como apoio do alimento e como coletor dos líquidos desprendidos deste durante o preparo.
[074] Os furos circulares laterais, simétricos, inferiores posteriores 32”’ e as regiões de furo substancialmente circulares simétricos anterior 37” trabalham em colaboração um com o outro no apoio de um par de hastes de apoio cilíndricas 1; ditos furos circulares laterais, simétricos e inferiores 32”’ e regiões substancialmente circulares simétricos 37” ficam dispostos em alinhamento horizontal tal que o par de hastes de apoio cilíndricas ficam dispostos horizontalmente quando montados nos mesmos (fig. 26).
[075] O dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes é formado ainda pela parede anterior 34 que forma o lado anterior 22 da moldura 20 provida de alinhamento de conjuntos de furos 38 para desmontagem das hastes de apoio cilíndricas 1 e das hastes de apoio-canal em “V” 1’, cada conjunto de furos 38 formado (fig. 26) por um rasgo em “V” central superior 38’ e por dois furos circulares laterais, simétricos e inferiores 38’” através dos quais são atravessadas as hastes de apoio-canal em “V” 1’ e hastes cilíndricas 1, respectivamente, na montagem ou desmontagem da grelha.
[076] O dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes é provido também da haste de trava 39.
[077] Neste caso, a grelha pode ser montada somente com as hastes de apoio cilíndricas 1 para formar uma grelha plana ou somente com as hastes de apoio-canal em “V” 1 ’ para formar uma grelha inclinada ou montada com ambos os tipos de hastes para formar uma grelha mista plana inclinada (fig. 28).
[078] Numa outra possibilidade de construção, a grelha pode ser de tipo para receber em montagem somente hastes de apoio cilíndricas 1 que compõem uma grelha plana (fig. 29).
[079] Neste caso, a grelha é formada por uma pluralidade de hastes de apoio cilíndricas 1.
[080] A moldura 20 tem o dispositivo 30 de montagem e desmontagem das hastes, formado: pelo lado posterior tubular 21 da moldura 20, dotado de alinhamento longitudinal de furos 32 de apoio das extremidades traseiras das hastes e lado anterior 22 da moldura 20, formado por parede posterior 35 dotado alinhamento longitudinal de furos 37 de apoio do trecho extremo anterior das hastes e parede anterior 34 dotado de alinhamento longitudinal de furos 38 de desmontagem das hastes; ditos furos 32, 37, 38 circulares e horizontalmente alinhados; a parede posterior 33 do lado posterior 22 atua como trava das extremidades traseiras das hastes para o posicionamento das mesmas; é prevista também a haste de trava 39 cujo ramo vertical atua como trava para as extremidades dianteiras das hastes para o posicionamento das mesmas.

Claims (10)

1)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, compreendida, essencialmente: por uma pluralidade de hastes de apoio (1) paralelas, espaçadas umas das outras e sobre as quais é apoiado o alimento (100); e por moldura (20), na qual ficam dispostas as hastes (1), a qual fica apoiada em superfície (101) adjacente à chama (102); dita moldura (20) é formada: por lados transversais, posterior (21) e anterior (22) ortogonais às hastes; e por dois lados longitudinais laterais (23) paralelos às hastes (1), as hastes de apoio (1) serem desmontáveis da moldura (20) e esta ser dotada de dispositivo (30) de montagem e desmontagem das hastes, compreendido, essencialmente: pelo lado posterior (21) da moldura (20) ser tubular dotado de parede anterior (31), provida de alinhamento longitudinal de furos (32) que são atravessados e apoiam as extremidades traseiras das hastes e parede posterior (33) de travamento, que retém as extremidades traseiras das hastes na posição montada; o lado anterior (22) da moldura (20) é composto por duas paredes paralelas anterior (34) e posterior (35) que guardam espaço (36) uma em relação à outra; dita parede posterior (35) é dotada de alinhamento longitudinal de furos (37), que são atravessados e apoiam trechos extremos dianteiros das hastes de apoio (1); a parede anterior (34) é dotada de alinhamento longitudinal de furos (38) que são atravessados integralmente pelas hastes na montagem e desmontagem destas na moldura (20), ditas hastes de apoio (1) podem ser hastes cilíndricas (1) ou hastes de apoio-canal (1) montadas na moldura (20) em diferentes combinações para compor grelha(s) plana(s) e/ou inclinada(s), caracterizado pordito dispositivo (30) ser formado por haste de travamento de seção em “L” removível (39) introduzida no espaço (36) e dotada de ramo horizontal que fica no espaço (36) e ramo vertical de travamento das extremidades dianteiras das hastes na posição montada, que fíca no espaço (36) entre as extremidades das hastes e as aberturas (38) de montagem e desmontagem das hastes, sendo que as hastes de apoio cilíndricas (1) são montadas nas aberturas (32) e (37) em plano horizontal, para compor uma grelha plana, sendo as hastes de apoio-canal (1) definidas por superfícies opostas côncava e convexa e dotadas de furo radial anterior de drenagem (2) e montadas nas aberturas (32) e (37) em plano horizontal e com as superfícies convexas voltadas para cima ou montadas inclinadas e com as superfícies côncavas voltadas para cima, para compor grelha plana ou inclinada; e a abertura radial de drenagem (2) das hastes de apoio-canal com seção em “U” ou “V” ficando disposta ao nível do espaço (36) entre as paredes anteriores (34) e (35) da moldura (20) e acima de reservatório (103) para armazenamento dos líquidos que se desprendem do alimento durante o preparo.
2)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por conjunto composto por hastes de apoio cilíndricas (1) horizontais e hastes de apoio-canal (1) inclinadas com a superfície côncava voltada para cima compondo uma grelha mista com parte plana e parte inclinada.
3)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por conjunto de hastes de apoio- canal (1) composto por parte das hastes de apoio-canal (1) montada em plano horizontal e com a superfície convexa voltada para cima e parte montada inclinada com a superfície côncava voltada para cima para compor uma grelha mista plana e inclinada.
4)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, de acordo com a reivindicação 1 ou 2 ou 3, caracterizada pelas aberturas (32), (37), (38) terem configuração adequada à configuração da seção das hastes de apoio (1); ditas aberturas de apoio (32) e (37) têm configuração adequada para possibilitar a montagem das hastes de apoio cilíndricas (1) em plano horizontal ou configuração adequada para possibilitar a montagem das hastes de apoio- canal (1) em plano horizontal com a superfície conexa voltada para cima ou em plano inclinado com a superfície côncava voltada para cima e as aberturas (38) têm configuração adequada para ser atravessada integralmente pelas hastes na montagem e desmontagem destas na moldura (20).
5)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelas aberturas (32), (37), (38) serem circula- res, as duas primeiras (32), (37) aptas a receberem e apoiarem as extremidades das hastes de apoio cilíndricas (1) e as aberturas (38) aptas a serem integralmente atravessadas pelas hastes de apoio cilíndricas (1) na montagem ou desmontagem na moldura (20).
6)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela haste de apoio-canal (1) ter seção em “U”
7)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela haste de apoio-canal (1) ter seção em “V”.
8)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, de acordo com a reivindicação 1 ou 4 ou 6 ou 7, caracterizada pela abertura de apoio (32) ser compreendida por dois rasgos: um rasgo de seção em “U” ou “V” (32)’ e um rasgo de seção em “U” ou “V” invertido (32)”, com vértices interceptados adequados para receber e apoiar a extremidade traseira da hastes de apoio- canal (1) com seção em “U” ou “V” com a superfície côncava voltada para cima ou para baixo respectivamente.
9)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, de acordo com a reivindicação 1 ou 4 ou 6 ou 7, caracterizada pela abertura (37) ser uma abertura formada por regiões inferior (37)’ e superior (37)” adequadas para receber e apoiar a extremidade dianteira das hastes de apoio-canal (1) de seção em “U” ou “V” com a superfície côncava voltada para cima ou para baixo respectivamente.
10)- “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM GRELHA”, de acordo com a rei-vindicação 1 ou 4 ou 6 ou 7, caracterizada pela abertura de montagem (38) ter configuração adequada para ser atravessada integralmente pela haste de apoio-canal (1) de seção em “U” ou “V” com a superfície côncava voltada para cima ou para baixo, na montagem e desmontagem da haste na moldura (20).
BRMU8902207-6U 2009-10-16 2009-10-16 Disposição introduzida em grelha BRMU8902207Y1 (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8902207-6U BRMU8902207Y1 (pt) 2009-10-16 2009-10-16 Disposição introduzida em grelha
PCT/BR2010/000349 WO2011044650A1 (pt) 2009-10-16 2010-08-14 Disposição introduzida em grelha
CN2010800564108A CN102711570A (zh) 2009-10-16 2010-08-14 引入到烧烤烤架中的装置
ARM100103767U AR078646A4 (es) 2009-10-16 2010-10-15 Disposicion introducida en una parrilla

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8902207-6U BRMU8902207Y1 (pt) 2009-10-16 2009-10-16 Disposição introduzida em grelha

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU8902207U2 BRMU8902207U2 (pt) 2011-06-21
BRMU8902207Y1 true BRMU8902207Y1 (pt) 2020-10-06

Family

ID=43875736

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8902207-6U BRMU8902207Y1 (pt) 2009-10-16 2009-10-16 Disposição introduzida em grelha

Country Status (4)

Country Link
CN (1) CN102711570A (pt)
AR (1) AR078646A4 (pt)
BR (1) BRMU8902207Y1 (pt)
WO (1) WO2011044650A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3095747A1 (fr) * 2019-05-08 2020-11-13 Pierre Lavigne Grille barbecue révolutionnaire

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3191592A (en) * 1963-10-15 1965-06-29 Alton G Lorbacher Outdoor cooking grill
DE2435801A1 (de) * 1974-07-25 1976-02-12 Herrmann Karl Heinz Fettzersetzungslose-grill-konstruktion mit kanalartig profilierter gitterarbeitsoberflaeche
DE2647291A1 (de) * 1976-10-20 1978-04-27 Bernhard W Braukmann Grillgeraet, insbesondere holzkohlengrill
US4910827A (en) * 1989-02-14 1990-03-27 Tandberg William E Barbecue grill with cleaning bar
NO944859L (no) * 1993-12-15 1995-06-16 Felix Esteban Montero Innretning for grilling
US6546851B1 (en) * 2002-09-30 2003-04-15 Robert E. Osborne Portable cooking grill
US20080047540A1 (en) * 2006-07-18 2008-02-28 Steve Hoffman Grill top with removable rods
CN201123732Y (zh) * 2007-11-06 2008-10-01 黄清洁 一种可拆装式烧烤架

Also Published As

Publication number Publication date
WO2011044650A1 (pt) 2011-04-21
CN102711570A (zh) 2012-10-03
BRMU8902207U2 (pt) 2011-06-21
AR078646A4 (es) 2011-11-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2767247E (pt) Implante de tíbia para o esticamento dos ligamentos patelares
BR112019011725A2 (pt) vaso sanitário para uso enquanto agachado, componentes do mesmo, e processos para sua fabricação
BR112012016533A2 (pt) chupeta com um protetor e protetor de chupeta
US3046940A (en) Roll-a-way nest
BRMU8902207Y1 (pt) Disposição introduzida em grelha
KR100781727B1 (ko) 조립식 낚싯대 받침틀
BRPI0612874A2 (pt) viga de cinta com terminais conectáveis
EP2220989A1 (en) Dish-holding insert for dishwasher rack
EP2471357B1 (fr) Panneau de sol antidérapant pour animal d'élevage
BR102017018156A2 (pt) Colheitadeira de milho, divisor de colheitadeira de milho e método de operação de uma colheitadeira de milho
JP6383401B2 (ja) 折畳み家具
BR202018005715U2 (pt) Disposição introduzida em grelha
BR202022001055U2 (pt) Estrutura para churrasqueira com grelhas em módulos intercambiáveis
CN206365344U (zh) 一种底板镂空的腾空猪圈
US10054353B2 (en) Chest cooler insert
JP2009178338A (ja) まな板
CN211153263U (zh) 一种可侧翻便于清洗的保育仔猪食槽
CN210749108U (zh) 一种可调节支撑排角度的碗篮组件
KR20090088977A (ko) 라운드형 낚시대 받침틀의 몸통 프레임
CN213821303U (zh) 一种伸缩式碗架
JP2017006043A (ja) 整地用具
KR200361745Y1 (ko) 다중 낚시 받침대
BR102015009929A2 (pt) Elemento organizador modular para emprego determinado
BR202018008810U2 (pt) disposição construtiva introduzida em barras principais de grelha para churrasqueira
WO2012059606A1 (es) Jamonero multiposición

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE(S).

B08G Application fees: restoration
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: reinstatement - article 33, solely paragraph, of industrial property law
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.