BR9914812B1 - processo para a clivagem enzimática de rutinosìdeos. - Google Patents

processo para a clivagem enzimática de rutinosìdeos. Download PDF

Info

Publication number
BR9914812B1
BR9914812B1 BRPI9914812-9A BR9914812A BR9914812B1 BR 9914812 B1 BR9914812 B1 BR 9914812B1 BR 9914812 A BR9914812 A BR 9914812A BR 9914812 B1 BR9914812 B1 BR 9914812B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
process according
reaction
carried out
rutinosides
rutin
Prior art date
Application number
BRPI9914812-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9914812A (pt
Inventor
Herwig Buchholz
Thomas Koppe
Michael Schleehahn
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9914812A publication Critical patent/BR9914812A/pt
Publication of BR9914812B1 publication Critical patent/BR9914812B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12PFERMENTATION OR ENZYME-USING PROCESSES TO SYNTHESISE A DESIRED CHEMICAL COMPOUND OR COMPOSITION OR TO SEPARATE OPTICAL ISOMERS FROM A RACEMIC MIXTURE
    • C12P19/00Preparation of compounds containing saccharide radicals
    • C12P19/44Preparation of O-glycosides, e.g. glucosides
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12PFERMENTATION OR ENZYME-USING PROCESSES TO SYNTHESISE A DESIRED CHEMICAL COMPOUND OR COMPOSITION OR TO SEPARATE OPTICAL ISOMERS FROM A RACEMIC MIXTURE
    • C12P19/00Preparation of compounds containing saccharide radicals
    • C12P19/04Polysaccharides, i.e. compounds containing more than five saccharide radicals attached to each other by glycosidic bonds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12NMICROORGANISMS OR ENZYMES; COMPOSITIONS THEREOF; PROPAGATING, PRESERVING, OR MAINTAINING MICROORGANISMS; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING; CULTURE MEDIA
    • C12N9/00Enzymes; Proenzymes; Compositions thereof; Processes for preparing, activating, inhibiting, separating or purifying enzymes
    • C12N9/14Hydrolases (3)

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO PARA A CLIVAGEM ENZIMÁTICA DE RUTINOSÍDEOS".
A invenção refere-se a um processo para a clivagem enzimáticade rutinosídeos para obter ramnose e/ou os correspondentes glicopiranosí-deos, a reação sendo realizada na presença de uma mistura de solvente deágua e um ou mais solventes orgânicos.
No contexto da presente invenção, rutinosídeos são designadoscomo os compostos que contém um constituinte isento de açúcar, ao qualum radical de fórmula (I)
<formula>formula see original document page 2</formula>
É ligado via uma ligação glicosídica. Por exemplo, os rutinosí-deos são flavonóides tendo a unidade bisglicosídica mostrada na fórmula I.Ramnose e/ou os glicopiranosídeos correspondentes são produzidos a partirde rutinosídeos pelo processo de acordo com a invenção.
Os glicopiranosídeos são derivados de rutinosídeos em que, emvez do radical de fórmula (I), eles contém um radical de fórmula (I*)
<formula>formula see original document page 2</formula>
Ligado ao constituinte isento de açúcar. Por exemplo, tantoramnose e isoquercetina podem ser obtidos a partir de rutina pelo processode acordo com a invenção.
Ramnose é um monossacarídeo que é de ocorrência difundidana natureza, mas geralmente somente em quantidades pequenas. Umafonte importante de ramnose é, por exemplo, os radicais glicosídicos de fla-vonóides naturais como rutina, das quais a ramnose pode ser obtida por cli-vagem de glicosídeo. Ramnose, por exemplo, desempenha um papel im-portante como uma substância de partida para a preparação de substânciasaromáticas sintéticas, como furaneol.
A isoquercetina é um flavonóide monoglicosidado de seguintefórmula estrutural (II)
<formula>formula see original document page 3</formula>
Flavonóides (lat. Flavus = amarelo), que são colorantes bem es-palhados nas plantas, são designados como sendo, por exemplo, glicosí-deos de flavonas, aos quais a estrutura parental de flavona (2-fenil-4H-1-benzopiran-4-ona) é comum.
O constituinte isento de açúcar dos flavonóides é a assim cha-mada aglicona. Isoquercetina é, por exemplo, um glicosídeo de agliconaquercetina (2-(3,4-dihidroxifenil)-3,5,7-trihidróxi-4H-1-benzopiran-4-ona), quedifere de flavona pela presença de cinco grupos hidroxila. Em isoquercetina,o radical carboidrato glicose é ligado ao grupo hidroxila em posição 3 daquercetina. Isoquercetina é designada, por exemplo, como quercetina 3-0-β-D-glicopiranosídeo ou 2-(3,4-dihidroxifenil)-3-(P-D-glucopiranosilóxi)-5,7-dihi-dróxi-4H-1-benzopiran-4-ona. No entanto, ela é também conhecida, porexemplo, sob o nome hirsutrina.Flavonóides e misturas de flavonóides são usadas, por exemplo,nas indústrias de produtos alimentícios e cosméticos e dada vez estão ob-tendo maior importância. Particularmente, os flavonóides monoglicosidados,como isoquercetina, são distintos por uma boa capacidade de absorção nocorpo humano.
Um exemplo de flavonóide de ocorrência natural tendo uma uni-dade bisglicosídica é rutina, que tem a seguinte fórmula estrutural (III):
<formula>formula see original document page 4</formula>
Rutina, como isoquercetina, é do mesmo modo um glicosídeo dequercetina de aglicona onde o radical carboidrato rutinose é ligado ao grupohidroxila na posição 3 da quercetina. O radical carboidrato em rutina consisteem uma unidade glicose ligada nas posições 1 e 6 e uma ramnose termi-nalmente ligada ou unidade 6-deoximanose. Rutina é designada, por exem-plo, como quercetina 3-0-p-D-rutinosídeo ou 2-(3,4-dihidroxifenil)3-{[6-0-(6-deoxi-a-mannopiranosil)-p-D-glucopiranosil]óxi} -5,7-dihidróxi-4H-1-benzopi-ran-4-ona. No entanto, também é conhecida, por exemplo, sob os nomessoforin, birutan, rutabion, tarutin, fitomelin, melin ou rutosídeo.
Rutina, com três moléculas de água de cristalização, formaagulhas de cor amarelo pálido a esverdeado. Rutina anidra tem as proprie-dades de um ácido fraco, torna-se marrom a 125°C, e decompõe a 214-215°C. Rutina, que ocorre em muitas espécies de planta - com freqüênciacomo um associado de vitamina C - por exemplo em espécies cítricas, emespécies amor-perfeito amarelo, forsitia e acácia, várias espécies Solanum eNicotiana, alcaparra, florescência de limeira, erva de St. John, chá, etc, foiisolada de arruda comum (Ruta graveolens) em 1842. Rutina pode ser tam-bém obtida de folhas de trigosarraceno e da árvore de pagode do orienteasiático Wei-Fa (Sophora japonica, Farbaceae), que contém 13-27% de rutina.
Pelas razões acima mencionadas, é desejável preparar tantoramnose e flavonóides monoglicosidados a partir de matérias-primas natu-rais, por exemplo de flavonóides tendo uma unidade bisglicosídica. Nestaconexão, por exemplo, a clivagem de rutinosídeos para ramnose e os cor-respondentes glicopiranosídeos é de interesse.
As preparações enzimaticamente catalisadas de ramnose sãodescritas na literatura. Por exemplo, EP 0 317 033 descreve um processopara a preparação de L-ramnose, com a ligação ramnosídica de glicosídeosque contém ramnose ligado na posição terminal sendo obtido por hidróliseenzimática. No entanto, clivagens deste tipo realizadas em meio aquoso deglicosídeos tendo uma estrutura bisglicosídica do radical carboidrato geral-mente prosseguiram com baixa seletividade. Por exemplo, considerando aestrutura bisglicosídica de radical carboidrato em rutina, resulta geralmenteuma mistura dos dois monossacarídeos glicose e ramnose. Além disso, ge-ralmente ocorrem altas proporções da quercetina de aglicona e outros sub-produtos indesejáveis.
Além disso, as clivagens enzimaticamente catalisadas de rutinasão também descritas, por exemplo, em JP 01213293. No entanto, reaçõesdeste tipo realizadas em meio aquoso geralmente da mesma forma prosse-guem com baixa seletividade.
O objetivo foi, assim, desenvolver um processo para a clivagemenzimática de rutinosídeos para obter ramnose e/ou os correspondentes gli-copiranosídeos o que evita ou pelo menos diminui as desvantagens dos pro-cessos conhecidos e, particularmente, torna possível uma preparação deramnose e dos glicopiranosídeos que é tão seletiva como possível, de modoque estes produtos podem ser preparados com alto rendimento.
De modo surpreendente, verificou-se agora que este objetivo éobtido se o processo para a clivagem enzimática de rutinosídeos para obterramnose e/ou os correspondentes glicopiranosídeos for realizado de modoque a reação ocorra na presença de uma mistura de solvente de água e umou mais solventes orgânicos.
O processo de acordo com a invenção é distinto particularmenteem que a clivagem de rutinosídeos para ramnose e os correspondentes gli-copiranosídeos ocorre com alta seletividade. Ramnose e os glicopiranosí-deos são preferivelmente obtidos por trabalho apropriado seguindo o pro-cesso de acordo com a invenção. Além disso, no entanto, ou somenteramnose ou somente os glicopiranosídeos podem ser também obtidos portrabalho apropriado seguindo o processo de acordo com a invenção.
A presente invenção torna disponível um processo vantajosopara a clivagem enzimática de rutinosídeos para obter ramnose e/ou os cor-respondentes glicopiranosídeos. De acordo com este processo, o rutinosí-deo é contatado com uma quantidade cataiítica de uma enzima em umamistura de solvente de água e um ou mais solventes orgânicos. Preferivel-mente, a reação é realizada com misturação completa, por exemplo poragitação.
A reação é preferivelmente realizada sob uma atmosfera de ni-trogênio.
Os rutinosídeos apropriados para o processo de acordo com ainvenção são, por exemplo, rutinosídeos que, como um constituinte isento deaçúcar ou aglicona, contém uma estrutura parental 2-fenil-4H-1-benzopiran-4-ona que transporta um radical de fórmula (I) em posição 3 e grupos fenila,além da posição 3, também podem ser mono ou polissubstituídos por -OHou -O-(CH2)n-H, onde η é 1 a 8.
η é preferivelmente 1.
A substituição de estrutura parental 2-fenil-4H-1-benzopiran-4-ona por -OH e/ou -O-(CH2)n-H preferivelmente ocorre em posições 5, 7, 3'e/ou 4'.Os rutinosídeos particularmente preferidos correspondem à fór-mula (IV)
<formula>formula see original document page 7</formula>
em que
R é H (rutinosídeo de quenferol), OH (rutina) ou OCH3 (rutinosídeode isoramnetina) Ramnose e glicosídeo de quenferol podem serobtidos a partir de rutinosídeo de quenferol pelo processo deacordo com a invenção, ramnose e isoquercetina de rutina, eramnose e glicosídeo de isoramnetina de rutinosídeo de iso-ramnetina. O rutinosídeo rutina é particularmente preferivel-mente usado.
A invenção também refere-se ao uso de glicosídeo de quenferol,isoquercetina e/ou glicosídeo de isoramnetina nas indústrias de alimentos ecosméticos.
O processo de acordo com a invenção não precisa de materiaisde partida altamente puros. Por exemplo, misturas de rutinosídeos tambémpodem ser usadas para o processo de acordo com a invenção. A reaçãotambém ocorre, por exemplo, se o material de partida for contaminado comoutros flavonóides. Também pode ser realizado, por exemplo, com resíduosde licor-mãe da produção de rutina.As enzimas apropriadas para o processo de acordo com a in-venção são hidrolases. Hidrolases que foram obtidas da cepa Penicilliumdecumbens são preferível mente usadas, particularmente as enzimas narin-ginase e hesperidinase. A enzima naringinase é muito excepcionalmentepreferida.
Os materiais de partida e enzimas para o processo de acordocom a invenção são comercialmente obteníveis ou podem ser obtidas oupreparadas por processos que são bem conhecidos dos versados na técnica.
As temperaturas de reação apropriadas para o processo deacordo com a invenção são temperaturas entre 15 e 80°C. O processo deacordo com a invenção é preferivelmente realizado em temperaturas de rea-ção de;30 a 50°C, particularmente em temperaturas de reação de 35 a 45°C.
Se a temperatura de reação for muito baixa, a reação prosseguecom uma taxa de reação inapropriadamente lenta. Em contraste, se a tem-peratura de reação for muito alta, a enzima, que é uma proteína, é desnatu-rada e assim desativada.
Os pHs apropriados para o processo de acordo com a invençãosão pHs dentre 3 e 8. O processo de acordo com a invenção é preferivel-mente realizado em pHs de 4,5 a 7, particularmente em pHs de 4,8 a 6,8.
Além disso, os pHs preferidos podem, no entanto, variar, dentro dos limitesdados dependendo da enzima usada. Por exemplo, pHs de 6,4 a 6,8 sãomuito excepcionalmente preferidos quando usando a enzima naringinase.
0 processo é preferivelmente realizado em tal modo que o pH éajustado com a ajuda de um sistema tampão. Em princípio, todos os siste-mas tampão comuns que são apropriados para o ajuste dos pHs acimamencionados podem ser usados. Preferivelmente, no entanto, tampão decitrato aquoso é usado.
Preferivelmente, as faixas preferidas de temperatura e pH sãocombinadas, isto é, a reação é preferivelmente realizada em uma temperatu-ra de reação de 15 a 80°C e a um pH de 3 a 8, particularmente preferido auma temperatura de reação de 30 a 50°C, e a um pH de 4,5 a 7 e particu-larmente preferido a uma temperatura de reação de 35 a 45°C, e a um pH de4,8 a 6,8.
O(s) solvente(s) orgânico(s) além de água inclui(em) ambos ossolventes orgânicos que são miscíveis com água e solventes orgânicos quenão são miscíveis com água.
Os solventes orgânicos apropriados para o processo de acordocom a invenção são nitrilas como acetonitrila, amidas como dimetilformami-da, ésteres como ésteres de ácido acético, particularmente acetato de metilaou acetato de etila, álcoois como metanol ou etanol, éteres como tetrahidro-furano, ou metil terc-butiléter e hidrocarbonetos como tolueno. Preferivel-mente, o processo de acordo com a invenção é realizado na presença de umou mais dos solventes orgânicos ésteres de ácido acético, metanol, etanol,metil terc-butiléter, tolueno. Particularmente preferido, o processo de acordocom a invenção é realizado na presença de um ou mais ésteres de ácidoacético, particularmente na presença de acetato de metila.
As razões de volume de água: solvente orgânico apropriadaspara o processo de acordo com a invenção são relações de 1: 99 a 99:1.Preferivelmente, o processo de acordo com a invenção é realizado com ra-zões em volume de água : solvente orgânico de 20 : 80 a 80 : 20, particular-mente com razões de volume de 50 : 50 a 70 : 30.
As relações em peso apropriadas de rutinosídeo : (água + sol-vente orgânico) para o processo de acordo com a invenção são razões de0,001 : 99,999 a 40 : 60. Preferivelmente, o processo de acordo com a in-venção é realizado com razões em peso de rutinosídeo : (água + solventeorgânico) de 0,005 : 99,995 a 20 : 80, particularmente com razões em pesode 0,5 : 99,5 a 10 : 90.
As razões em peso apropriadas de enzima : rutinosídeo para oprocesso de acordo com a invenção são relações de 0,005 : 99,995 a 50 :50. Preferivelmente, o processo de acordo com a invenção é realizado comrelações em peso de enzima : rutinosídeo de 0,5 : 99,5 a 30 : 70, particular-mente com relações em peso de 2 : 98 a 20 : 80.
O progresso ou final da reação podem ser verificados, porexemplo, por meio de uma cromatografia de camada fina (TLC).
Após a reação estar completa, a mistura de reação consisteprincipalmente em água, solvente orgânico, tampão (por exemplo citrato desódio), enzima, quantidades pequenas de rutinosídeo não-reagido, ramnose,glicopiranosídeo, quantidades pequenas de aglicona de rutinosídeo e, seapropriado, quantidades pequenas de glicose. Os produtos de reação dese-jados ramnose e glicopiranosídeo são isolados de acordo com processoscomuns. "Trabalho comum" no contexto da presente invenção é entendidocomo significando o seguinte:
Preferivelmente, o solvente orgânico é destilado sob pressãoreduzida. O glicopiranosídeo assim cristalizando, que pode conter, porexemplo, quantidades pequenas de rutinosídeo e sua aglicona, é separadoda mistura de reação restante, por exemplo, por filtragem sob sucção ou fil-tragem sob pressão reduzida ou por centrifugação dos cristais precipitados.O sólido é subseqüentemente lavado, preferivelmente com água, e entãoseco. A pureza do glicopiranosídeo obtido quando usando rutinosídeo puro écomumente maior que 94%. Para outra purificação, ele pode ser recristaliza-do, por exemplo, de solventes apropriados, por exemplo de água ou demisturas de solvente consistindo em tolueno e metanol ou consistindo emágua e acetato de metila.
Água, tampão, enzima, quantidades pequenas de rutinosídeo,quantidades pequenas de sua aglicona e, se apropriado, glicose, assimcomo o produto de reação desejado ramnose permanecem no filtrado.
O isolamento da ramnose permanecendo no filtrado pode serobtido por meio de processos conhecidos, por exemplo por ultrafiltragem,por passagem do filtrado sobre trocadores de cátion e/ou ânion, por cristali-zação e por meio de separação mecânica, como filtragem. Glicose que podeestar presente no filtrado também pode ser removida, por exemplo, por fer-mentação de levedura.
As substâncias obtidas nas etapas de trabalho, como os sol-ventes orgânicos, a enzima ou o tampão, por exemplo citratos de sódio, po-dem ser recirculadas e assim usadas para outras reações.A análise dos produtos de reação pode ser realizada por HPLC,por exemplo usando equipamento HPLC padrão e colunas contendo materi-ais em fase reversa com um revestimento de alquila Cie.
Os seguintes exemplos destinam-se a ilustrar a presente inven-ção. No entanto, não devem em nenhum caso ser considerados como Iimi-tativos.
EXEMPLOS
As fontes de suprimento para as substâncias usadas são como aseguir:
Rutina: Merck KGaA1 item n° 500017
Naringinase: Sigma, item n° N-1385
Hesperidinase: Amano, item n0 HPV 12519
Ácido cítrico monoidratado Merck KGaA, item n° 100243
Solução de hidróxido de sódio Merck KGaA, item n° 105587
Acetato de metila Merck KGaA, item n° 809711
A reação é verificada por meio de cromatografia de camada fina(TLC) e os produtos de reação são analisados por meio de HPLC.Condições TLC
Placas TLC pré-revestidas: Sílica gel 60 (Merck KgaA,Item n° 105719)
Eluente: mistura de acetato de etila: etil metilcetona : ácido fórmico: água : 1-butanol na relação em volume de50:30:10:10:5
Reagente de pulverização: iodo/ácido sulfúrico
Detecção: luz UV (254 nm)
Valores Rf: rutina: 0,38
Isoquercetina: 0,61
Quercetina: 0,96
Condições HPLC usando uma unidade HPLC padrão:
Cartucho: LiChroCart® 2504/4 com
Coluna: LichroSorb® RP18 (material em fase<table>table see original document page 12</column></row><table>
EXEMPLO 1
3,15 g de ácido cítrico monoidratado são dissolvidos em 150 mlde água desionizada completamente a ajustados a um pH de 6,6 usando 10g de solução de hidróxido de sódio aquoso a 32% . 150 ml de acetato demetila são subseqüentemente adicionados e 5,0 g de rutina e 0,5 g de narin-ginase são introduzidos sob uma atmosfera de nitrogênio com agitação (200revoluções/minuto). A mistura de reação é então agitada em uma temperatu-ra de reação de 40°C durante 24 h. Após trabalho comum, ramnose e 3,82 gde cristais amarelos são obtidos. A análise dos cristais amarelos por meio deHPLC resulta na seguinte composição:
rutina 1,2 por cento em área
isoquercetina 94,4 por cento em área
quercetina 2,6 por cento em área
EXEMPLO 2
0,32 g de ácido cítrico monoidratado são dissolvidos em 150 mlde água completamente desionizada, e 150 ml de acetato de metila são adi-cionados. A emulsão é subseqüentemente ajustada a um pH de 5,0 usando2,5 g de solução de hidróxido de sódio 1 normal aquosa, e 5,0 g de rutina e0,125 g de hesperidinase são introduzidos sob uma atmosfera de nitrogênio.A mistura de reação é então agitada (250 revoluções/minuto) a uma tempe-ratura de reação de 40°C durante 21 h. Após trabalho comum, ramnose e3,41 g de cristais amarelos são obtidos. A análise dos cristais amarelos pormeio de HPLC resulta na seguinte composição:
rutina 0,1 por cento em área
isoquercetina 98,0 por cento em área
quercetina 0,2 por cento em área
EXEMPLO 3
6,37 g de ácido cítrico monoidratado são dissolvidos em 300 mlde água completamente desionizada, e ajustados a um pH de 6,6 com11,33 g de solução de hidróxido de sódio aquosa a 32%. 300 ml de acetatode metila são subseqüentemente adicionados e 20,11 g de mistura de mate-rial de partida que consiste em 53,5 por cento em área de rutina, 39,8 porcento em área de isoquercetina e 0,4 por cento em área de quercetina (resí-duo de licor-mãe de produção de rutina) e 1,11 g de naringinase são introdu-zidos sob uma atmosfera de nitrogênio. A mistura de reação é então agitada(200 revoluções/minuto) a uma temperatura de reação de 40°C durante 46 h.Após trabalho comum, ramnose e 14,18 g de cristais amarelos são obtidos.
A análise dos cristais amarelos por meio de HPLC resulta na seguinte com-posição:
rutina 0,5 por cento em área
isoquercetina 92,0 por cento em área
quercetina 4,7 por cento em área
EXEMPLO DE COMPARAÇÃO
12,6 g de ácido cítrico monoidratado são dissolvidos em 600 mlde água completamente desionizada e ajustado a pH 6,6 com 40 g de solu-ção de hidróxido de sódio aquosa a 32%. 10,0 g de rutina e 1,0 g de naringi-nase são subseqüentemente introduzidos sob uma atmosfera de nitrogêniocom agitação (200 revoluções/minuto). Após agitar a 36°C durante cerca de24 h, isoquercetina e rutina estão presentes na mistura de reação em umarelação de cerca de 2 :1. A mistura de reação é agitada a 36°C durante mais7 h e a 40°C durante 22 h e então resfriada a 15°C. Após trabalho comum,ramnose e 7,25 g de cristais amarelos são obtidos. A análise dos cristaisamarelos por meio de HPLC resulta na seguinte composição:
<table>table see original document page 14</column></row><table>
O exemplo de comparação mostra que em uso de água sozinhacomo solvente, cristais amarelos menos sólidos são obtidos, que além dissocontém mais material de partida e mais subprodutos do que em uso de umamistura de solvente que consiste em água e um solvente orgânico.

Claims (8)

1. Processo para a clivagem enzimática de rutinosídeos paraobter ramnose e/ou os glicopiranosídeos correspondentes, caracterizadopelo fato de que a reação é realizada na presença de uma mistura de sol-vente de água e um ou mais solventes orgânicos.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a reação é realizada a uma temperatura de reação de 15 a 80°C.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizadopelo fato de que a reação é realizada a um pH de 3 a 8.
4. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, ca-racterizado pelo fato de que o pH é ajustado com a ajuda de um sistematampão.
5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelofato de que o pH é ajustado com a ajuda de tampão de citrato aquoso.
6. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, ca-racterizado pelo fato de que a reação é realizada na presença de um oumais dos solventes orgânicos, ésteres de ácido acético, metanol, etanol,metil terc-butiléter, tolueno.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de que a reação é realizada na presença de um ou mais ésteres de áci-do acético.
8. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelofato de que a reação é realizada na presença de acetato de metila.
BRPI9914812-9A 1998-10-30 1999-10-13 processo para a clivagem enzimática de rutinosìdeos. BR9914812B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19850029.7 1998-10-30
DE19850029A DE19850029A1 (de) 1998-10-30 1998-10-30 Verfahren zur enzymatischen Spaltung von Rutinosiden
PCT/EP1999/007686 WO2000026400A1 (de) 1998-10-30 1999-10-13 Verfahren zur enzymatischen spaltung von rutinosiden

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9914812A BR9914812A (pt) 2001-07-03
BR9914812B1 true BR9914812B1 (pt) 2011-01-11

Family

ID=7886134

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9914812-9A BR9914812B1 (pt) 1998-10-30 1999-10-13 processo para a clivagem enzimática de rutinosìdeos.

Country Status (11)

Country Link
US (1) US6420142B1 (pt)
EP (1) EP1124981B1 (pt)
JP (1) JP2002528133A (pt)
KR (1) KR20010080330A (pt)
CN (1) CN1325454A (pt)
AT (1) ATE284971T1 (pt)
AU (1) AU6338799A (pt)
BR (1) BR9914812B1 (pt)
CA (1) CA2348933A1 (pt)
DE (2) DE19850029A1 (pt)
WO (1) WO2000026400A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19927425A1 (de) * 1999-06-16 2000-12-21 Merck Patent Gmbh Gewinnung von Isoquercetin aus Bioflavanoidpasten
US20030157653A1 (en) * 2000-02-11 2003-08-21 Ohrem Hans Leonard Method for producing monoglycosidated flavonoids
CN1685053A (zh) * 2002-09-23 2005-10-19 加拿大农业部 从植物生物质提取、纯化和转化类黄酮化合物
US7691425B2 (en) * 2003-09-29 2010-04-06 San-Ei Gen F.F.I., Inc. Method for manufacturing α-glycosylisoquercitrin, intermediate product and by-product thereof
US20070087977A1 (en) * 2004-11-16 2007-04-19 Wendye Robbins Methods and compositions for treating pain
EP1817023A4 (en) * 2004-11-16 2010-08-18 Limerick Biopharma Inc METHOD AND COMPOSITIONS FOR PAIN TREATMENT
KR100727743B1 (ko) * 2005-08-20 2007-06-13 (주)아모레퍼시픽 캄페롤을 유효성분으로 함유하는 피부 보습용, 피부 장벽기능 강화용, 및 피부 각질형성세포 분화 유도용 피부 외용 화장료 조성물
KR102528136B1 (ko) * 2018-01-02 2023-05-02 최병국 이소케르세틴 및 알파-글리코실이소케르세틴의 제조방법
CA3121235A1 (en) 2018-11-30 2020-06-04 Beth Israel Deaconess Medical Center, Inc. Compositions and methods for reducing major thrombotic events in cancer patients
CN112111537A (zh) * 2020-09-15 2020-12-22 陕西嘉禾生物科技股份有限公司 一种异槲皮素的半合成方法

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS61146200A (ja) 1984-12-20 1986-07-03 呉羽化学工業株式会社 アラビアゴムよりラムノ−スの高純度分離方法
JPS61185167A (ja) 1985-02-13 1986-08-18 Kazuko Kawanishi 緩下性食品
JPS62292A (ja) 1985-06-26 1987-01-06 Kanegafuchi Chem Ind Co Ltd L−ラムノ−スの製造法
JPS62293A (ja) 1985-06-26 1987-01-06 Kanegafuchi Chem Ind Co Ltd L−ラムノ−スの製造法
JPS62126193A (ja) 1985-11-26 1987-06-08 Towa Kasei Kogyo Kk L−ラムノ−スの製造方法
GB8727223D0 (en) * 1987-11-20 1987-12-23 Unilever Plc Preparing l-rhamnose
JP3016835B2 (ja) * 1990-08-19 2000-03-06 三栄源エフ・エフ・アイ株式会社 アスコルビン酸の褐変防止方法
JPH06199695A (ja) 1992-03-06 1994-07-19 Yunie:Kk 糖尿病改善治療剤
JPH06248267A (ja) 1993-02-24 1994-09-06 S I I Techno Res:Yugen 新規抗酸化剤
JPH06261700A (ja) 1993-03-12 1994-09-20 Toyo Seito Kk 弾力性増強食品
JP3988839B2 (ja) 1996-09-19 2007-10-10 日本製粉株式会社 グリセロリン酸脱水素酵素阻害剤
DE19809304A1 (de) 1998-03-05 1999-09-09 Merck Patent Gmbh Formulierungen mit antiviraler Wirkung

Also Published As

Publication number Publication date
DE59911291D1 (de) 2005-01-20
ATE284971T1 (de) 2005-01-15
AU6338799A (en) 2000-05-22
EP1124981A1 (de) 2001-08-22
US6420142B1 (en) 2002-07-16
EP1124981B1 (de) 2004-12-15
JP2002528133A (ja) 2002-09-03
WO2000026400A1 (de) 2000-05-11
DE19850029A1 (de) 2000-05-04
CN1325454A (zh) 2001-12-05
BR9914812A (pt) 2001-07-03
KR20010080330A (ko) 2001-08-22
CA2348933A1 (en) 2000-05-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20060166330A1 (en) Process for producing purified anthocyanin and crystalline anthocyanin
Martin et al. Studies on the biosynthesis of the erythromycins. II. Isolation and structure of a biosynthetic intermediate, 6-deoxyerythronolide B
Horton et al. Anomeric equilibria in derivatives of amino sugars. Nuclear magnetic resonance studies on acetylated amino sugars and specifically deuterated analogs
WO2011016260A1 (ja) 新規糖転移酵素、新規糖転移酵素遺伝子および新規糖供与体化合物
BR9914812B1 (pt) processo para a clivagem enzimática de rutinosìdeos.
Bassanini et al. A Sustainable One‐Pot, Two‐Enzyme Synthesis of Naturally Occurring Arylalkyl Glucosides
US4238483A (en) Antimicrobial compositions of matter and a process for preparing antimicrobial compositions of matter from naturally occurring flavanoid glycosides
US6048712A (en) Process for producing α-monoglucosyl hesperidin-rich substance
CA1206472A (en) Anthracyclinone glycosides and their preparation method
Hinman et al. The Isolation and Purification of Amicetin1
DE3784853T2 (de) Verfahren zur herstellung von carbonsaeureestern.
US5122381A (en) Composition and process for dissolving a sparingly water-soluble flavonoid
Xiao et al. Convenient Synthesis of D‐Talose from D‐Galactose
Bastida et al. Regioselective hydrolysis of peracetylated α-D-glucopyranose catalyzed by immobilized lipases in aqueous medium. A facile preparation of useful intermediates for oligosaccharide synthesis
DE69519112T2 (de) Verfahren zur herstellung von derivaten von glc-beta 1-4-glc-n-acetyl
Flowers Effect of a nucleophilic substituent on the stero-chemistry of the koenigs-knorr reaction. stereospecific, synthesis of some a and β-linked disaccharides of l-fucose
Bennini et al. Flavonol glycosides from Erica cinerea
JPH01213293A (ja) 水易溶性フラボノール配糖体の製法
Wood Jr et al. The preparation of crystalline 2-O-methylsulfonyl-D-arabinose and some of its derivatives
US5256788A (en) Moranoline derivatives and their production and the use of moranoline and its derivatives as a stabilizing agent for enzymes
JP2816030B2 (ja) モノグルコシルルチンの分離方法
Hu et al. New 2-O-methylrhamno-isoflavones from Streptomyces sp
JP7215817B2 (ja) セラミドアグリコン含有組成物及び製造方法
De Goede et al. Selective acylation of sugar derivatives catalyzed by immobilized lipase
WO2006105843A2 (de) Verfahren zur herstellung von rhamnose und aglyconen durch die spaltung von rutinosiden unter verwendung von hefen

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/01/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE. PAGAR RESTAURACAO.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2286 DE 29-10-2014 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: C12P 19/04 (2006.01), C12N 9/14 (2006.0