BR122018010745B1 - Instalaqao de abate para processamento de aves domesticas - Google Patents

Instalaqao de abate para processamento de aves domesticas Download PDF

Info

Publication number
BR122018010745B1
BR122018010745B1 BR122018010745-6A BR122018010745A BR122018010745B1 BR 122018010745 B1 BR122018010745 B1 BR 122018010745B1 BR 122018010745 A BR122018010745 A BR 122018010745A BR 122018010745 B1 BR122018010745 B1 BR 122018010745B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
neck
poultry
guide
transport
suspended
Prior art date
Application number
BR122018010745-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Albertus Theodorus Johannes Joseph Cornelissen
Erik Hendrikus Werner Peters
Original Assignee
Marel Stork Poultry Processing B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42990313&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR122018010745(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Marel Stork Poultry Processing B.V. filed Critical Marel Stork Poultry Processing B.V.
Publication of BR122018010745B1 publication Critical patent/BR122018010745B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0015Killing poultry entering the processing machine
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0053Transferring or conveying devices for poultry

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Chain Conveyers (AREA)

Abstract

a presente invenção se refere a uma instalação de abate para processamento de aves domésticas onde tal instalação é adaptada para ser usada em combinação com uma conjunto de transporte (40) para transportar a ave doméstica que é suspensa a partir de suas pernas em uma direção de transporte t. a instalação de abate compreendendo um dispositivo de matança com meios de posicionamento de ave doméstica para posicionar a região do pescoço da ave doméstica suspensa a partir da conjunto de transporte, o dispositivo de matança compreendendo adicionalmente meios de corte para cortar no pescoço e desta forma abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço da ave doméstica. de acordo com a invenção, os meios de posicionamento compreendem um guia de pescoço traseiro (54) ao longo do qual o lado traseiro do pescoço é guiado, e um guia de pescoço de peito (53) ao longo do qual o lado do peito do pescoço da ave doméstica é guiado.

Description

Dividido do BR 112012023695-4, depositado em 04/04/2011
[001] A presente invenção se refere a um método e instalação de abate. Em particular, a presente invenção se refere a uma instalação que é adaptada para ser usada em combinação com um conjunto de transporte para transportar ave doméstica que é suspensa a partir das pernas em uma direção de transporte T. Tal instalação de abate é usada na indústria de processamento de ave doméstica para sucessivamente matar aves domésticas em grandes quantidades. Com abate (matança) a ação de abertura mecânica de pelo menos um vaso sanguíneo no pescoço é significativa.
[002] Instalações para abate conhecidas compreendem um dispositivo de matança principal para corte no pescoço e desta forma abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço da ave doméstica. Nestas instalações para abate a ave doméstica suspensa a partir do conjunto de transporte entra no dispositivo de matança principal em uma posição de entrada S na qual a ave doméstica entra em contato com o meio de posicionamento de ave doméstica principal, e é transportada na direção T além do meio de corte principal até uma posição de saída E na qual a ave doméstica morta sai da instalação de abate.
[003] A instalação de abate é geralmente posicionada a montante de uma instalação de suspensão (pendente) onde aves são suspensas a partir do transportador, e a montante de uma instalação de atordoamento. Subsequente a (a jusante da) instalação de abate convencionalmente instalações para escaldar e depenar são providas. A escalda pode ocorrer em um banho ou por vapor ou ar quente úmido ou meio alternativo.
[004] Um inconveniente de tais instalações para abate é que uma porção da ave doméstica não é morta. Taxas de variação comuns variam entre 90 e 99% das aves domésticas sendo mortas, em particular 93 a 97%. Como resultado, aves podem entrar na instalação de escalda vivas, o que não é desejado a partir do ponto de vista do bem-estar do animal, em particular quando vapor escaldante é aplicado: em um banho as aves domésticas vivas morreram de afogamento, mas vapor escaldante não garante que as aves domésticas sejam mortas. Então, existe uma chance de depenar as aves domésticas vivas, o que não é desejado.
[005] Fatores que podem contribuir a este inconveniente são as grandes velocidades de transporte, diferenças no tamanho das aves domésticas e meios de posicionamento ineficientes para a região do pescoço das aves domésticas.
[006] Para superar tais inconvenientes, convencionalmente pessoal está presente para abater quaisquer aves domésticas que ainda estejam vivas a jusante (visto na direção T) da posição de saída E, antes de escaldar e depenar as aves domésticas. Tal corte posterior manual diminui a taxa de eficiência global na qual as aves domésticas estão sendo processadas, e aumenta os custos.
[007] O objetivo da presente invenção é prover uma instalação de abate melhorada com taxa de morte melhorada. Preferivelmente, a taxa de corte posterior manual é reduzida a menos do que 1,5% de retrabalho manual.
[008] A instalação de abate de acordo com a invenção é preferivelmente usada na indústria de processamento de aves domésticas para sucessivamente matar aves domésticas em grandes quantidades, por exemplo, 2000 a 18000 aves por hora, mais preferivelmente entre 5000 e 13500 aves por hora. A taxa de morte melhorada de acordo com a invenção é preferivelmente obtida nestas altas taxas de transporte. Como tal, a eficiência do processo de abate por conjunto de transporte é melhorada.
[009] Como indicado acima, a instalação de abate é geralmente posicionada a montante de uma instalação de suspensão (pendente), e a montante de uma instalação de atordoamento. De acordo com a presente invenção, é possível primeiro atordoar as aves domésticas e subsequentemente suspender as aves domésticas a partir das pernas a partir de um conjunto de transporte, ou primeiro suspender e então atordoar as aves domésticas. Métodos de atordoamento comuns são atordoamento elétrico e atordoamento por gás. O conjunto de transporte a partir da qual as aves domésticas são suspensas então transporta as aves domésticas a partir da instalação de suspensão, possivelmente através de uma instalação de atordoamento, em uma direção T para a instalação de abate.
[0010] De maneira a garantir que o sangue corra para fora da ave o tanto quanto possível, a ave é posicionada de maneira que o local onde o corte o corte no pescoço é feito está localizado em um nível inferior do que a maioria do resto do corpo da ave. Isto é garantido por suspensão das aves domésticas a partir de suas pernas.
[0011] No caso em que as aves domésticas as quais foram atordoadas eletricamente ou com o auxílio de um gás atmosférico, uma batida de coração, reações musculares e uma ação de bombeamento ainda está presente nos vasos sanguíneos algum tempo após o corte no pescoço, e todas estas ações promovem a exsanguinação das aves abatidas.
[0012] No caso das aves atordoadas, mas ainda mais no caso de aves mortas (devido às funções corporais que estão então ausentes), é preferido que os vasos sanguíneos sejam abertos o mais completamente possível. O estado atual da técnica inclui vários dispositivos os quais podem ser usados para abrir os vasos sanguíneos no pescoço das aves domésticas.
[0013] O conjunto de transporte pode, por exemplo, compreender um conjunto de transporte de algema para carregar aves, suspensas por seus pés. É preferido, e também comum, que as aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte tenham seus peitos faceando para um lado, tal que todas as aves domésticas tenham uma orientação similar.
[0014] A jusante da instalação de abate convencionalmente instalações para escaldar e depenar são providas. É preferido escaldar e depenar aves domésticas o mais cedo possível após a ave deixar a instalação de abate. Isto é vantajoso pois aves domésticas depenadas simplificam o processamento adicional das aves domésticas. Por segundo, o processo de depenar é mais fácil quando a rigidez cadavérica ainda não começou.
[0015] A jusante das instalações para escaldar e depenar, é provida uma instalação para remover a cabeça e traqueia com o papo. Tal instalação remove a traqueia e o papo, junto com a cabeça das aves domésticas. Remoção adequada do papo e de uma porção da traqueia sem a cabeça, em particular com a traqueia sendo dividida, é mais complicada e assim menos eficiente. E benéfico para as conexões entre a cabeça das aves abatidas e seu corpo, que são formadas em particular pela traqueia e pelo esôfago, estarem intactas, de forma que tais conexões possam ser puxadas para fora da cabeça, e quaisquer órgãos os quais estão juntos a eles possam ser puxados para fora do corpo da ave abatida. Portanto, é preferido, mas não necessário, que a cabeça não seja removida durante a ação de corte da instalação de abate. Em geral, a mesma instalação para remover a cabeça e a traqueia com o papo é adequada para remover a cabeça e a traqueia com o papo, e para remover apenas uma porção da traqueia com o papo. Esta remoção de apenas uma porção da traqueia com papo leva mais tempo e assim, a partir deste ponto de vista, a quantidade de aves domésticas sem uma cabeça e uma traqueia dividida deve ser mantida no mínimo possível.
[0016] Subsequentemente, o processamento de aves domésticas comumente envolve evisceração, e pode envolver finalmente a divisão em files, coxinhas, etc.
[0017] O dispositivo de matança principal de acordo com a invenção compreende meios de posicionamento de aves domésticas principais e meios de corte principais. Os meios de posicionamento de aves domésticas são providos para posicionar a região do pescoço das aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte, tal que os meios de corte principais possam adequadamente abrir pelo menos um vaso sanguíneo, preferivelmente todos maiores vasos sanguíneos, na região do pescoço das aves domésticas.
[0018] Em uma modalidade de acordo com a invenção, um vaso sanguíneo é aberto pelo movimento de pelo menos um meio de corte no pescoço a partir de um lado do pescoço em direção ao lado oposto do pescoço, o pelo menos um vaso sanguíneo a ser aberto sendo localizado no caminho do meio de corte. O meio de corte pode ser um pino, ou uma lâmina, por exemplo, um jato de água. Em particular, o maio de corte é uma lâmina substancialmente alongada ou uma lâmina circular conformada em disco a qual é provida com um lado frontal inclinado afiado, o pelo menos um vaso sanguíneo o qual será aberto sendo localizado no caminho do lado inclinado da lâmina. Quando a lâmina alongada é usada, esta é movida substancialmente em sua direção longitudinal, preferivelmente movida para lá e para cá substancialmente ao longo de uma linha.
[0019] Em uma modalidade vantajosa, os meios de corte são providos com um membro de parada para determinar a profundidade do corte. Em particular, um disco provido paralelo e adjacente a lâmina de corte pode ser provida como um membro de parada.
[0020] E preferido que o meio de corte principal compreenda duas facas, uma para cada lado do pescoço das aves domésticas, para cortar pelo menos as artérias carótidas, e possivelmente também as veias jugulares de ambos os lados.
[0021] Preferivelmente, o meio de corte faz uma fenda na lateral do pescoço em pelo menos uma artéria (carótida primitiva) e pelo menos uma veia (veia jugular), enquanto deixa a traqueia e o esôfago intactos.
[0022] Em uma modalidade, o meio de corte principal tem apenas uma única faca. Onde pelo menos três vasos são cortados sendo assim chamado um corte de garganta, cortando a traqueia e o esôfago. Isto é usado em morte halal e kosher.
[0023] Desta forma, o dispositivo de matança principal é adequado para thahiba/dhahiba, o qual é o método prescrito para ritual de abate de todos os animais excluindo peixes e a maioria dos animais marinhos pela lei islâmica (halal). De acordo com este método, o meio de corte é tal que uma incisão profunda rápida no pescoço é feita, cortando as veias jugulares e artérias carótidas de ambos os lados, mas deixando a medula espinhal intacta. Então, a traqueia é dividida em duas, o que resulta em operação menos eficiente da instalação para remover a cabeça e a traqueia com o papo. Deixar a vértebra intacta significa que a cabeça ainda não é removida quando deixa o dispositivo de abate de acordo com a invenção.
[0024] O objetivo da presente invenção é prover uma instalação de abate melhorada com taxa de matança melhorada. Uma instalação de abate melhorada para processamento de aves domésticas, onde tal instalação é adaptada para ser usada em combinação com um conjunto de transporte para transportar aves domésticas as quais estão suspensas pelas pernas em uma direção de transporte T, a instalação de abate compreende um dispositivo de matança com meio de posicionamento de aves domésticas para posicionar a região do pescoço das aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte, o dispositivo de matança compreendendo adicionalmente meios de corte para cortar no pescoço e desta forma abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas de acordo com um primeiro aspecto da invenção é distinguido pelo fato de que o meio de posicionamento compreende um guia de pescoço traseiro ao longo do qual o lado traseiro do pescoço das aves domésticas é guiado, e um guia de pescoço de peito ao longo do qual o lado de peito do pescoço das aves domésticas é guiado, ambos os guias de pescoço se estendendo essencialmente paralelos a direção de transporte tal que o pescoço é guiado no plano entre os guias de pescoço, em que o guia de pescoço traseiro é posicionado em uma posição elevada em relação ao guia de pescoço de peito posicionado mais baixo, e em que o meio de posicionamento compreende adicionalmente um trajeto de guia de cabeça se estendendo essencialmente paralelo a direção de transporte, ao longo do qual o trajeto de guia de cabeça, a porção inferior da cabeça das aves domésticas suspensas, são guiados enquanto as aves domésticas são transportadas entre os guias de pescoço, tal que o bico das aves domésticas é forçado em uma direção oposta a direção de transporte T.
[0025] A vantagem do trajeto de guia de cabeça é que o trajeto de guia de cabeça força a cabeça para uma posição torcida, na qual a cabeça está sendo deitada em uma bochecha com o bico se estendendo em uma direção oposta a direção de transporte T. Nesta posição torcida, pelo menos duas veias podem ser cortadas sem corte no ou sem separar o esôfago e/ou a traqueia e/ou a vértebra (espinha). Vantajosamente, a posição torcida permite adicionalmente que as artérias, que estão localizadas relativamente longe da superfície do pescoço, sejam alcançadas pelos meios de corte, para serem abertas em adição as veias jugulares. Assim, exsanguinação ótima da ave abatida pode ser alcançada.
[0026] E muito preferido que, e também comum, as aves suspensas a partir do conjunto de transporte tenham seus peitos faceando para um lado, tal que todas as aves domésticas tenham orientação similar. Altemativamente, meios de orientação de aves separados podem ser providos antes das aves domésticas entrarem em contato com os guias de pescoço. Os guias de pescoço são dispostos abaixo do conjunto de transporte. Preferivelmente, a trajetória ao longo da qual o pescoço é movido diverge levemente da direção de transporte T, para longe do lado que o peito das aves domésticas está faceando. Por isso, apesar do guia de pescoço traseiro e do guia de pescoço do peito estarem posicionados paralelos entre si, permite-se que elem diviijam levemente da direção de transporte T. Se tal desvio está na direção para longe do peito das aves domésticas, como preferido, enquanto a ave permanece suspensa a partir do conjunto de transporte, tal desvio resulta em estiramento da região do pescoço. Isto é vantajoso para os meios de corte abrirem adequadamente pelo menos um vaso sanguíneo na região de pescoço das aves domésticas.
[0027] O guia de pescoço traseiro posicionado superiormente e o guia de pescoço de peito posicionado inferiormente são posicionados tal que a cabeça das aves domésticas suspensas é pega e guiada entre estes guias. Por isso, preferivelmente o plano entre os guias de pescoço perpendicular à direção de transporte T inclui um ângulo em relação a vertical, preferivelmente em um ângulo de 10 a 70°, mais preferivelmente entre 20 e 50°.
[0028] Em uma modalidade preferida, o guia de pescoço traseiro e o guia de pescoço de peito são incorporados como duas placas de guia de pescoço, se estendendo em linha entre si, entre as quais o pescoço é guiado. Altemativamente, mais convencionalmente, barras de guia podem ser usadas. Uma vantagem de placas é que a guia de aves domésticas é melhorada.
[0029] Uma vez que o pescoço está sendo guiado entre os guias de pescoço, a extremidade inferior da cabeça é permitida de entrar em contato com o trajeto de guia de cabeça, ao longo do qual a porção inferior da cabeça é guiada. Vantajosamente, o trajeto de guia de cabeça converge com 30° à direção de transporte T. Por isso, a cabeça das aves domésticas suspensas é levemente erguida durante transporte. Como resultado, se permite que o pescoço tenha uma leve torção adicional. Esta torção é benéfica para os meios de corte para abrir os vasos sanguíneos no pescoço. Em particular, devido a torção, os vasos sanguíneos podem ser alcançados mais facilmente pelos meios de corte.
[0030] Em uma modalidade possível, um guia de cabeça superior também é provido o qual se estende essencialmente horizontal e essencialmente paralelo a direção de transporte acima do trajeto de guia de cabeça. O guia de cabeça superior é preferivelmente provido em uma distância a partir da posição onde as cabeças das aves domésticas suspensas entram em contato com o trajeto de guia de cabeça, mas antes da posição onde as cabeças alcançam o meio de corte. Tal guia de cabeça superior pode ser provido para definir a posição da cabeça ainda mais precisamente.
[0031] Em uma modalidade preferida, o trajeto de guia de cabeça compreende um meio de retardo engatando a cabeça e fazendo com que o progresso da cabeça das aves domésticas seja desacelerado se comparado as pernas das aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte, tal que a cabeça das aves domésticas é forçada para torcer ainda mais em uma direção na qual o lado da cabeça é suportado pelo trajeto de guia de cabeça e o bico está oposto a direção de transporte T. através de tal torção adicional, o bico pode ainda ser elevado levemente do trajeto de guia de cabeça. O meio de retardo pode incluir nervuras no trajeto de guia de cabeça, as nervuras se estendendo perpendiculares a direção de transporte T. Tal torção adicional é em particular vantajosa quando dois cortes separados são feitos: um corte no pescoço e uma veia e possivelmente também uma artéria acima, e um segundo corte abrindo a outra veia e possivelmente a outra artéria de baixo. A posição adicionalmente torcida é em particular uma posição melhorada para que este segundo corte esteja apto a abrir a veia (e artéria) permanecendo a traqueia, o esôfago e a vértebra intactos.
[0032] Em uma modalidade preferida, o meio de posicionamento de aves domésticas compreende uma placa de guia de asa com a qual a asa entra em contato quando entre no dispositivo de matança, a qual a placa de guia de asa inclinada se estende essencialmente em paralelo à direção de transporte e é inclinada em cerca de 10 a 70° a partir do plano vertical, na direção da parte de trás das aves domésticas suspensas.
[0033] E aceitável que tanto as placas de guia de asa separadas quanto as placas de guia de pescoço de acordo com a invenção sejam providas, e que estas placas são fisicamente a mesma, mas que sua função é dependente da posição vista na direção de transporte T. TAM placa de guia de asa melhora o posicionamento das aves domésticas, tal que uma porção maior de aves domésticas entra no dispositivo de matança principal.
[0034] No dispositivo de matança de acordo com o primeiro aspecto da invenção, é provido um meio de corte para cortar o pescoço e desta forma abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas.
[0035] Vantajosamente, o meio de corte compreende duas facas, uma primeira faca para cortar o pescoço e um veia e possivelmente também uma artéria acima, e uma segunda faca para cortar o pescoço e a outra veia e possivelmente a outra artéria abaixo. Preferivelmente, a primeira faca é posicionada a montante da segunda faca vista na direção T. desta forma, a primeira lâmina de corte faz uma abertura na região de pescoço a partir de cima, e subsequentemente a segunda faca faz uma abertura a partir de baixo.
[0036] Preferivelmente, o meio de corte compreende uma ou mais facas compreendendo uma lâmina de corte essencialmente vertical. Ainda mais preferivelmente, a lâmina se estende em um ângulo em relação a vertical, essencialmente paralelo ao plano entre guias de pescoço.
[0037] Vantajosamente, são providas lâminas de corte rotativas, tendo um eixo de rotação essencialmente perpendicular à direção de transporte T. preferivelmente, duas lâminas de corte rotativas são providas, a primeira para cortar o pescoço e uma veia e possivelmente uma artéria a partir de cima, e a segunda faca para corte no pescoço e outra veia e possivelmente outra artéria a partir de baixo.
[0038] Apesar de menos preferida, a instalação de abate de acordo com o primeiro aspecto da invenção compreende meio de corte provendo a possibilidade de abrir, isto é, cortar ou separar, o pescoço e ambas a jugular (principal) e as artérias carótidas mais profundas por um movimento único da lâmina, desta forma separando o esôfago e a traqueia. Assim, apesar da cabeça ser posicionada em uma posição torcida, se permite um corte sem cortar ou separar o esôfago e/ou a traqueia e/ou a vértebra, um assim chamado corte de garganta permanece possível com a instalação. Tal corte é usado em uma matança kosher e halal, fazendo a instalação de abate de acordo com o primeiro aspecto da invenção também adequada para este tipo de abate.
[0039] De acordo com uma modalidade preferida, o meio de posicionamento das aves domésticas compreende adicionalmente um guia traseiro a jusante (visto na direção de transporte T) de uma posição de entrada S na qual as aves domésticas entram em contato com os guias de pescoço, quando o pescoço é posicionado entre os guias de pescoço. O guia traseiro serve para empurrar a parte de trás das aves domésticas para fora da posição suspensa em uma direção perpendicular à direção de transporte e perpendicular à direção da coluna espinhal. Tal guia traseiro compensa os diferentes tamanhos das aves domésticas. Como as aves domésticas estão suspensas por seu próprio peso, as aves domésticas tendo um comprimento maior são mais pressionadas pelo guia traseiro do que aves domésticas menores. Com respeito a isso, é notado que o dispositivo de acordo com a invenção é preferivelmente usado para aves tendo um peso entre 600 e 5000 gramas. Por isso, o dispositivo é preferivelmente adequado para manipular aves domésticas em uma larga faixa de tamanho, a qual a aplicação do guia traseiro contribui vantajosamente. Vantajosamente, o guia traseiro compreende uma placa essencialmente horizontal.
[0040] De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, a taxa de matança é melhorada pelo melhoramento da taxa de aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte que entra no dispositivo de matança. Isto é alcançado na instalação de abate para processamento de aves domésticas, o qual a instalação é adaptada para ser usada em combinação com um conjunto de transporte para transportar aves domésticas as quais estão suspensas por suas pernas em uma direção de transporte T, a instalação de abate compreende um dispositivo de matança com um meio de posicionamento de aves domésticas para posicionar a região do pescoço de aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte, o dispositivo de matança compreende adicionalmente um meio de corte para cortar o pescoço e desta forma abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas, o que de acordo com o segundo aspecto da presente invenção é distinguido pelo fato de que o meio de posicionamento de aves domésticas compreende uma placa de guia de asa com a qual a asa entra em contato quando entra no dispositivo de matança, a qual a placa de guia de asa inclinada se estende essencialmente em paralelo à direção de transporte e é inclinada em cerca de 10 a 70° a partir do plano vertical, na direção da parte de trás das aves domésticas suspensas. Mais em particular, a placa é inclinada de 20 a 50°. Tal placa de guia de asa melhora o posicionamento das aves domésticas, tal que uma porção maior das aves domésticas entra no dispositivo de matança principal. A asa sendo guiada pelo guia de asa garante espaço sendo criado para a cabeça das aves domésticas suspensas.
[0041] Uma vantagem adicional da placa de guia de asa é a quantidade reduzida de danos a asa. A vantagem de uma placa sendo usada para o guia de asa é que a fricção é reduzida.
[0042] De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, um conjunto de transporte melhorada é provida. Em uma instalação de abate para processamento de aves domésticas tal conjunto de transporte pode melhorar a taxa de matança, pelo melhoramento da taxa de aves domésticas suspensas a partir de um conjunto de transporte que entram no dispositivo de matança.
[0043] Conjuntos de transporte geralmente conhecidas compreendem um transportador suspenso para transportar carcaças de aves domésticas através de uma planta de processamento. O transportador suspenso inclui um trajeto e uma série de carrinhos em suspensão no mesmo para viajar através do mesmo, os carrinhos sendo interconectados por uma corrente de acionamento, em que cada carrinho tem uma alça se projetando para baixo do mesmo. Cada unidade de algema compreende um membro de conexão para conectar a alça, uma haste alongada se estendendo essencialmente verticalmente a partir do membro de conexão e um retentor de engate de perna sendo provido na extremidade inferior da haste, o qual pode reter as aves tanto por seus jarretes quanto por seus pés.
[0044] Em tal conjunto de transporte a ave suspensa a partir do retentor de engate de perna pode girar em tomo de um eixo essencialmente vertical. Como resultado, a orientação do peito da ave varia. Como isto é desvantajoso para muitas operações, conjuntos de transporte são conhecidas de forma que compreendem adicionalmente um elemento de guia disposto geralmente horizontalmente abaixo e essencialmente paralelo à conjunto de transporte para engatar contra o retentor de engate de perna. Vantajosamente, tal elemento de guia também evita rotação em tomo de um eixo de rotação horizontal se estendendo essencialmente paralelo a direção de transporte.
[0045] Nos conjuntos de transporte conhecidas, o membro de conexão é conectado de maneira pivotante a alça e/ou o retentor de engate de pema é conectado de maneira pivotante a haste alongada. Desta forma, a rotação em tomo de um eixo de rotação essencialmente horizontal é permitida. Isto é vantajoso pois permite o transportador suspenso de se estender em uma direção não horizontal, enquanto as aves domésticas suspensas permanecem livremente em suspensão em uma direção vertical. Por isso, O conjunto de transporte pode ser posicionada em um ângulo para transportar as aves domésticas a um nível posicionado inferiormente ou elevado, enquanto as aves domésticas permanecem livremente suspensas.
[0046] Esta rotação em tomo de um ou ambos os eixos pivô essencialmente horizontais também pode ser uma desvantagem. Por exemplo, quando aves suspensas são transportadas para uma instalação de abate, por exemplo, uma instalação de abate de acordo com um ou mais dos aspectos da presente invenção, é aceitável que o pescoço ou cabeça de uma ave suspensa fique atrás, por exemplo, devido a diferenças no tamanho das aves domésticas. Então, as aves domésticas não são mais suspensas essencialmente verticalmente, mas são inclinadas em uma certa extensão. Como a orientação das aves domésticas suspensas é variável, isto irá complicar muitas operações, em particular uma operação precisa tal como abertura de um vaso sanguíneo no pescoço das aves domésticas.
[0047] De acordo com a presente invenção, esta desvantagem é superada provendo O conjunto de transporte adicionalmente com uma corrente de guia. A corrente de guia é disposta geralmente horizontalmente abaixo e essencialmente paralela à conjunto de transporte, e assim ao elemento guia. A corrente de guia é operável sincronicamente com a corrente de acionamento, e provida com paradas para contatar o retentor de engate de perna para evitar rotação adicional das unidades de algema em torno de um eixo de rotação essencialmente horizontal. Em particular, a rotação em tomo de um eixo de rotação horizontal se estendendo essencialmente perpendicular à direção de transporte é evitada. As paradas podem, por exemplo, protrudir pinos ou elementos conformados em bloco, em protrusão a partir da corrente de guia em uma direção essencialmente horizontal perpendicular à corrente de guia.
[0048] É particularmente vantajoso quando a corrente de guia de acordo com a invenção é provida abaixo de porções distintas do transportador suspenso onde a rotação em tomo de um eixo horizontal não é desejada, permitindo tal rotação abaixo de outras porções do transportador suspenso onde a rotação é desejada. Em particular, a corrente de guia de acordo com a invenção é preferivelmente provida entre uma instalação de abate de acordo com um ou mais aspectos da presente invenção e o transportador suspenso.
[0049] De acordo com um quarto aspecto da invenção, a instalação de abate melhorada é distinguida pelo fato de que compreende um segundo dispositivo de matança ou dispositivo de matança reserva. Este dispositivo de matança reserva compreende um meio de posicionamento de aves domésticas reserva e também meio de corte reserva para corte no pescoço e desta forma abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas. Este segundo dispositivo de matança, que também pode ser referido como um dispositivo de matança reserva, é posicionado a jusante quando visto em uma direção T a partir de onde O conjunto de transporte entra no dispositivo de matança principal.
[0050] Por isso, as aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte primeiro encontram o dispositivo de matança principal em uma posição de entrada S na qual as aves domésticas devem entrar em contato com o meio de posicionamento de aves domésticas principal. No entanto, algumas aves suspensas a partir do conjunto de transporte podem não entrar no dispositivo de matança principal, por exemplo, devido à grande velocidade de transporte, diferenças em tamanho das aves domésticas ou meio de posicionamento de aves domésticas principal ineficaz/pobre. Estas aves ainda estão suspensas a partir do conjunto de transporte, e são transportadas em uma direção T, em uma trajetória geralmente adjacente ao dispositivo de matança principal.
[0051] De acordo com a invenção, a porção das aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte a qual não entrou no dispositivo de matança principal vem em uma posição de reserva B em contato com o meio de posicionamento reserva, e é transportada em uma direção T além do meio de corte reserva do dispositivo de matança reserva até a posição de saída E na qual as aves domésticas mortas saem da instalação de abate. Assim, as aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte ou entram no dispositivo de matança principal em uma posição de entrada S ou são adicionalmente transportadas adjacentes ao dispositivo de matança principal para entrar em contato com o meio de posicionamento de aves domésticas reserva na posição reserva B.
[0052] Preferivelmente, o dispositivo de matança reserva é provido essencialmente paralelo a e adjacente ao dispositivo de matança principal, e essencialmente paralelo a direção de transporte T. Pequenos desvios a partir de uma orientação paralela simples podem ainda ser benéficas para o dispositivo de matança reserva estar apto a buscar a região do pescoço das aves domésticas que não entraram no dispositivo de matança principal, como será elucidado em relação aos desenhos.
[0053] De acordo com uma modalidade preferida, o meio de corte principal e o meio de corte reserva são posicionados substancialmente na mesma distância (vista na direção de transporte T) a partir da posição de saída E da instalação de abate tal que tanto as aves domésticas mortas pelo dispositivo de matança principal e as aves domésticas mortas pelo dispositivo de matança reserva saem da instalação de abate na posição de saída E.
[0054] Como uma ave que não entrou no dispositivo de matança principal é morta no dispositivo de matança reserva, é garantido que todas as aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte foram mortas quando deixaram a instalação de abate na posição de saída E.
[0055] Preferivelmente, o meio de posicionamento de aves domésticas reserva compreende um ou mais guias de pescoço ao longo dos quais ou entre os quais o pescoço das aves domésticas suspensas é guiado até que o pescoço alcance ou passe o meio de corte reserva.
[0056] Em uma modalidade preferida, o dispositivo de matança reserva opera mais eficientemente do que o dispositivo de matança principal. Assim, apesar de em princípio não ser preferido remover a cabeça em um dispositivo de matança, a partir de um ponto de vista da eficiência, um dispositivo de matança reserva remove a cabeça durante a ação de corte. Tal processo também se refere a uma decapitação. Por isso, preferivelmente o pescoço das aves domésticas é guiado pelo guia de pescoço ao longo do meio de corte, fazendo com que as aves domésticas sejam mortas e suas cabeças sejam removidas.
[0057] O meio de corte pode compreender duas facas retas cada uma tendo uma lâmina essencialmente horizontal que é essencialmente em paralelo à direção de transporte T, faca ao longo da qual o pescoço é guiado.
[0058] Altemativamente, o meio de corte pode compreender uma ou duas lâminas rotativas essencialmente horizontais, tendo um eixo de rotação essencialmente perpendicular à direção de transporte T. Preferivelmente, as lâminas rotativas são acionadas por um motor de acionamento.
[0059] E preferido que o dispositivo de matança reserva é posicionado entre a posição de entrada S e uma posição na qual as aves domésticas mortas deixam o dispositivo de matança principal. Desta forma, a porção das aves domésticas que não entrou no dispositivo de matança principal pode claramente ser distinguida a partir das aves domésticas no dispositivo de matança principal, e esta porção é permitida de entrar no dispositivo de matança reserva de acordo com a invenção, ao mesmo tempo em que a porção principal das aves domésticas suspensas está no dispositivo de matança principal.
[0060] A presente invenção também se refere a um método para abater aves domésticas em uma instalação de abate compreendendo um dispositivo de matança principal com meio de posicionamento de aves domésticas principal para posicionar a região do pescoço das aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte, o dispositivo de matança principal compreendendo meio de corte principal para cortar o pescoço e desta forma abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas, a instalação de abate compreendendo adicionalmente um dispositivo de matança reserva compreendendo um meio de posicionamento de aves domésticas reserva e meio de corte reserva para cortar o pescoço e desta forma abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas, o método compreendendo as seguintes etapas: - transportar as aves domésticas suspensas em uma direção de transporte T; - uma primeira porção das aves domésticas suspensas entrando no dispositivo de matança principal em uma posição de entrada S; - as aves domésticas entrando em contato com o meio de posicionamento de aves domésticas principal; - as aves domésticas remanescentes as quais não entraram no dispositivo de matança principal entrando em contato com o segundo meio de posicionamento em uma posição de reserva B, a jusante na direção T a partir da posição de entrada S; - transportando adicionalmente a primeira porção das aves domésticas na direção T alem do meio de corte principal; - abrir pelo menos um vaso sanguíneo da primeira porção das aves domésticas; - transportar adicionalmente as aves domésticas remanescentes direção T alem do meio de corte reserva; - abrir pelo menos um vaso sanguíneo das aves domésticas remanescentes; - a primeira porção e as aves domésticas remanescentes deixando a instalação de abate em uma posição de saída comum E.
[0061] Será claro que os vários aspectos da invenção podem ser realizados separadamente e/ou em todas combinações possíveis.
[0062] A modalidade preferida da invenção como mostrada nos desenhos possui as vantagens de que é simples, fácil de se manter e robusta para operar. Nos desenhos: A Fig. 1 mostra esquematicamente uma porção do fluxograma para processamento de aves domésticas; A Fig. 2 mostra a instalação de abate de acordo com o quarto aspecto da invenção esquematicamente; A Fig. 3 mostra uma instalação de abate exemplar para processamento de aves domésticas de acordo com a invenção; A Fig. 4a mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 em maior detalhe no estágio A; A Fig. 4b mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 na seção transversal no estágio A; A Fig. 5a mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 em maior detalhe no estágio B; A Fig. 5b mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 na seção transversal no estágio B; A Fig. 6a mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 em maior detalhe no estágio C; A Fig. 6b mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 na seção transversal no estágio C; A Fig. 7a mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 em maior detalhe no estágio D; A Fig. 7b mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 na seção transversal no estágio D; A Fig. 8a mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 em maior detalhe no estágio E; A Fig. 8b mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 na seção transversal no estágio E; A Fig. 9 mostra a instalação de abate como mostrada na Fig. 3 em maior detalhe nos estágios D e E; A Fig. 10 mostra uma modalidade alternativa do dispositivo de matança reserva de acordo com a invenção; A Fig. 11 mostra uma modalidade de um conjunto de transporte de acordo com o terceiro aspecto da invenção; A Fig. 12 mostra uma porção da modalidade de um conjunto de transporte da Fig. 11 em detalhe.
[0063] Na Fig. 1 esquematicamente uma porção do fluxograma para processamento de aves domésticas é mostrada. O desenho esquemático indica partes de uma instalação para processamento de aves domésticas, relevante para uma instalação de abate de acordo com a presente invenção. Na estação 10, aves domésticas estão sendo atordoadas. Isto pode ocorrer tanto eletricamente quanto por gás. Na estação 11, as aves domésticas são penduradas por suas pernas em um conjunto de transporte. Geralmente, isto ocorre manualmente. Tanto é possível primeiro atordoar e então pendurar as aves domésticas, quanto primeiro pendurar as aves domésticas e subsequentemente atordoar as aves. Em um evento, O conjunto de transporte a partir da qual as aves domésticas são suspensas transporta as aves domésticas em uma direção de transporte T para uma instalação de abate 12 de acordo com a presente invenção.
[0064] As aves domésticas são assim atordoadas na estação 10, e subsequentemente transportadas em sucessão para a instalação de abate 12. Esta instalação 12 é adaptada para ser usada em combinação com um conjunto de transporte para transportar aves domésticas são suspensas a partir de suas pernas em uma direção de transporte T, por exemplo, um transportador suspenso com um corrimão com um trilho e algemas.
[0065] Subsequente a instalação de abate 12, uma instalação para escaldar 13 é provida. A escalda pode ocorrer em um banho ou por vapor ou ar quente úmido ou qualquer meio alternativo.
[0066] Subsequentemente, as aves domésticas são transportadas para uma instalação para depenar 14.
[0067] Na Fig. 2 uma modalidade da instalação de abate 12 de acordo com o quarto aspecto da invenção é mostrada esquematicamente. A instalação de abate 12 compreende um dispositivo de matança principal 15 com meios de posicionamento de aves domésticas principais 16 para posicionar a região do pescoço das aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte. O dispositivo de matança principal 15 compreende adicionalmente um meio de corte principal 17 para abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas. Aves domesticas suspensas a partir do conjunto de transporte seguem um caminho 1 e entram no dispositivo de matança principal 15 em uma posição de entrada S na qual a ave doméstica entra em contato com o meio de posicionamento de ave doméstica principal 16, e é transportada ao longo do caminho 1 na direção T além do meio de corte principal 17 até que alcance uma posição de saída E na qual a ave doméstica morta sai da instalação de abate 12.
[0068] De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, a instalação de abate 12 compreende adicionalmente um dispositivo de matança reserva 18. O dispositivo de matança reserva 18 compreende meios de posicionamento de aves domésticas reserva 19 e um meio de corte reserva 20 para abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas.
[0069] Em princípio, idealmente, o dispositivo de matança principal e o dispositivo de matança reserva são ambos alinhados paralelos a direção de transporte. No entanto, se o dispositivo de matança reserva deve ser posicionado adjacente ao dispositivo de matança principal, o que é de acordo com uma modalidade preferida da invenção, espaço é preferivelmente tomado disponível. Como mostrado na modalidade da Fig. 2, o dispositivo de matança reserva 18 é posicionado a jusante na direção T a partir da posição de entrada S, adjacente ao dispositivo de matança principal 15, e essencialmente paralelo a direção de transporte T. O espaço para o dispositivo de matança reserva é aqui criado pelo posicionamento do dispositivo de matança principal em um ângulo a em relação a direção de transporte T, por exemplo, entre 5 e 15°. Por isso, na modalidade mostrada, o dispositivo de matança reserva também é posicionado em um ângulo pequeno com o dispositivo de matança principal 15. Isto é em particular benéfico pois as aves domésticas que não entraram no dispositivo de matança principal são adicionalmente transportadas na direção T, e desta forma automaticamente entram no dispositivo de matança reserva. Aves domésticas que entraram no dispositivo de matança principal também são transportadas adicionalmente na direção T, mas nesse caso se pode manipular levemente a posição das aves domésticas, enquanto os pés suspensos no conjunto de transporte prosseguem na direção T, o pescoço e a cabeça das aves domésticas prosseguem na direção do dispositivo de matança principal. Assim, as aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte ou entram no dispositivo de matança principal em uma posição de entrada S ou são adicionalmente transportadas adjacentes ao dispositivo de matança principal 15 para entrar em contato com o meio de posicionamento de aves domésticas reserva 19 na posição de reserva B.
[0070] Altemativamente, é aceitável que o dispositivo de matança reserva 18 inclua um ângulo com a direção de transporte T, ou que ambos os dispositivos de matança principal e reserva incluam um ângulo oposto com a direção de transporte T.
[0071] Na modalidade mostrada na Fig. 2, o meio de corte principal 17 e o meio de corte reserva 20 são posicionados substancialmente na mesma direção a partir da posição de saída E. Todas aves domésticas deixam a instalação de abate 12 na posição de saída E. A posição de saída E é estar na modalidade mostrada adjacente ao dispositivo de matança principal, por isso, aves domésticas deixando o dispositivo de matança principal saem imediatamente da instalação de abate. O dispositivo de matança reserva 18 é posicionado entre a posição de entrada S e a posição de saída E na qual as aves domésticas mortas deixam o dispositivo de matança principal. Também as aves domésticas deixando o dispositivo de matança reserva imediatamente saem da instalação de abate na posição de saída E.
[0072] Na modalidade mostrada na Fig. 2, os meios de posicionamento de aves domésticas reserva 19 são incorporados de forma relativamente simples. Meios de corte reserva 20 não são mostrados em detalhe, mas são incorporados como meios de decapitação de acordo com uma modalidade preferida da invenção, removendo a cabeça inteira das aves domésticas. Isto garante um dispositivo de matança reserva 18 rápido e eficiente, o qual é vantajoso do ponto de vista da eficiência global.
[0073] Na Fig. 3 uma instalação de abate exemplar para processamento de aves domésticas de acordo com a invenção é mostrada. A instalação é geralmente indicada com o número de referência 30. A instalação de abate 30 é adaptada para ser usada em combinação com um conjunto de transporte 40. O conjunto de transporte 40 transporta aves domésticas suspensas a partir de suas pernas em sucessão na direção T.
[0074] Nas Figs. 4 a 8, porções da instalação de abate 30 como mostrada na Fig. 3 são mostradas em maior detalhe em uma vista explodida, na qual as aves domésticas estão em estágios subsequentes indicados em letras maiúsculas A, A’, B, C, D, E da instalação de abate 30. Estágios ‘subsequentes’ são definidos como subsequentes como vistos na direção de transporte T. Figs. 4a, 5a, 6a, 7a, e 8a mostram porções da instalação de abate 30 em uma vista de perspectiva. Figs. 4b, 5b, 6b, 7b, e 8b mostram seções transversais da instalação de abate 30 nestes estágios A, A’, B, C, D e E, nos quais a posição das aves domésticas suspensas está incluída nesta seção transversal.
[0075] O conjunto de transporte 40 como mostrada compreende um único transportador suspenso 49. Altemativamente, O conjunto de transporte pode ser composta de múltiplos transportadores conectáveis através de sistemas pendentes. Em uma instalação pendente (não mostrada), cada ave 45 é suspensa a partir de suas pernas 45c em uma unidade de algema 48. O transportador suspenso 49 inclui um trajeto 41a e uma série de carrinhos 41b pendentes a partir do mesmo para viajar através do mesmo. Os carrinhos 41b são interconectados por uma corrente de acionamento 41c (apenas esquematicamente indicada). A unidade de algema 48 está sendo suspensa a partir do transportador suspenso 49 e guiada ao longo do transportador através de carrinhos 41b. A unidade de algema 48 compreende dois recessos 48a nos quais as pernas 45c da ave 45 se encaixam.
[0076] Todas as aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte 40 têm seus peitos 45d faceando para o mesmo lado, tal que todas aves domésticas possuem uma orientação similar. É aceitável que meios de orientação de aves separados são providos para orientar as aves domésticas.
[0077] O conjunto de transporte 40 compreende adicionalmente um elemento guia 47 disposto geralmente horizontalmente e essencialmente paralelo ao transportador suspenso 49 para engatar na unidade de algema 48 para evitar a rotação em tomo de um eixo essencialmente vertical.
[0078] O conjunto de transporte 40 compreende adicionalmente uma corrente de guia sem fim 43 disposta geralmente horizontalmente abaixo e essencialmente paralela ao transportador suspenso 49 e ao elemento guia 47. A corrente de guia 43 é uma corrente sem fim, guiada por rodas 44. A corrente de guia 232 é operável sincronicamente com a corrente de acionamento 206.
[0079] De acordo com o terceiro aspecto da invenção, a corrente de guia 43 é provida com paradas para evitar a rotação das unidades de algema em tomo de um eixo de rotação essencialmente horizontal. Este transporte forçado da unidade de algema 48 de acordo com o terceiro aspecto da invenção é vantajosamente combinado com uma instalação de abate de acordo com um ou mais aspectos da invenção. Tal conjunto de transporte preferida é mostrada em detalhe na Fig. 11 e explicada em detalhe na descrição que acompanha as Figs. 11 e 12.
[0080] A instalação de abate 30 compreende um dispositivo de matança principal 50 e um dispositivo de matança reserva 60. O dispositivo de matança reserva 60 é posicionado essencialmente paralelo ao dispositivo de matança principal 50 e a direção de transporte T. é aceitável que, mas não um pré-requisito, a trajetória ao longo da qual as aves domésticas viajam através do dispositivo de matança principal 50 divirja um pouco da direção de transporte T, tal que aves domésticas suspensas que não entraram no dispositivo de matança principal 50 continuem na direção de transporte T para entrar no dispositivo de matança reserva 60. Tal configuração não é visível na Fig. 3, mas é indicada esquematicamente na Fig. 2.
[0081] O dispositivo de matança reserva 60 compreende um meio de posicionamento de aves domésticas reserva 61, aqui incorporado como duas placas convergentes se estendendo essencialmente horizontalmente entre as quais o pescoço das aves domésticas suspensas é guiado em direção ao meio de corte reserva 62. Na modalidade mostrada, o meio de corte reserva 62 compreende duas lâminas de faca se estendendo essencialmente horizontalmente, entre as quais o pescoço das aves domésticas suspensas é trazido através dos meios de posicionamento 61. O meio de corte reserva 62 como mostrado decapita as aves domésticas: toda a cabeça é removida, durante a ação da qual as duas veias, duas artérias, esôfago, traqueia e vértebra são divididos.
[0082] O dispositivo de matança principal 50 compreende um meio de posicionamento de; principal para posicionar a região do pescoço 45a das aves domésticas 45 suspensas a partir do conjunto de transporte 40.
[0083] O meio de posicionamento de aves domésticas principal na modalidade mostrada compreende uma placa de guia de asa 51, mostrada em uma vista alargada na Fig. 4a. Aves domésticas suspensas que entram no dispositivo de matança principal 50 têm seus peitos 45d faceando em uma direção especifica. Por isso, a parte de trás das asa 45b faceia a direção oposta. A placa de guia de asa 51 é posicionada paralela a direção de transporte T, tal que a parte de trás das aves domésticas com as asas 45b entre em contato com a placa de guia de asa. Em particular, a borda inferior da placa de guia de asa 51 entra em contato com a área do pescoço da ave, enquanto o lado superior da placa de guia de asa é adjacente a parte de trás da ave. A placa de guia de asa 51 é preferivelmente inclinada em tomo de 10 a 70°C em relação a vertical, mais preferivelmente em tomo de 20 a 45°, tal que a placa de guia de asa 51 segue substancialmente a posição natural da parte de trás das aves domésticas suspensas, e assim que as aves suspensas ainda não são forçadas em uma posição não natural pela placa de guia de asa 51. É claro que, como as dimensões das aves domésticas suspensas variam, é inevitável que as a placa de guia de asa desloque muitas das aves levemente a partir de suas posições pendentes ‘naturais’. Uma vantagem da placa de guia de asa é a quantidade reduzida de danos a asa, pois a fricção durante a entrada da instalação de abate é reduzida.
[0084] Oposto a placa de guia de asa 51, o meio de posicionamento de aves domésticas principal da modalidade mostrada compreende uma placa de posicionamento de pescoço peito 52 que atribui ao posicionamento das aves domésticas, em particular, o pescoço das aves domésticas no lado do peito da ave pode entrar em contato com a placa de posicionamento de pescoço peito 52, que diverge na direção da placa de guia de asa 51 e então contribui para o posicionamento reprodutível das aves domésticas suspensas.
[0085] O meio de posicionamento de aves domésticas principal da instalação de abate 30 compreende adicionalmente guias de pescoço, em particular um guia de pescoço de peito 54 ao longo do qual o lado de trás do pescoço das aves domésticas é guiado em um guia de pescoço de peito 53 ao longo do qual o lado do peito do pescoço das aves domésticas é guiado. Em uma modalidade mostrada, a placa de guia de asa 51 transfere para o guia de pescoço de peito 54, e a placa de posicionamento de pescoço peito 52 transfere para o guia de pescoço de peito 53. Os guias de pescoço 53, 54 estão dispostos abaixo do conjunto de transporte 40.
[0086] O guia de pescoço de peito 53 e o guia de pescoço de peito 54 se estendem essencialmente paralelos entre si e a direção de transporte T, tal que a região das aves domésticas suspensas é guiada pelos guias de pescoço e o pescoço se move no plano entre os guias de pescoço. Preferivelmente, a trajetória ao longo da qual o pescoço é movido diverge levemente a partir da direção de transporte T, para longe da lateral a qual os peitos das aves domésticas estão faceando, tal que a região do pescoço está sendo esticada.
[0087] Como visível na Fig. 4b mostrando as aves domésticas na posição A’ na seção transversal, o guia de pescoço de peito 54 é posicionado em uma posição elevada em relação ao guia de pescoço de peito 53 posicionado inferiormente. Ambos o guia de pescoço de peito 53 e o guia de pescoço de peito 54 são incorporados como placas de guia de pescoço, se estendendo em linha entre si, entre os quais o pescoço é guiado. O guia de pescoço traseiro posicionado superiormente e o guia de pescoço de peito posicionado inferiormente são posicionados de forma que o pescoço das aves domésticas suspensas é pego e guiado entre estes guias, novamente sem perturbar muito a posição ‘natural’ de uma ave pendente. Na modalidade mostrada, o plano entre os guias de pescoço perpendicular à direção de transporte T inclui um ângulo β em relação a vertical, preferivelmente um ângulo β de 10 a 70°, mais preferivelmente entre 20 e 50°.
[0088] Nas Figs. 5b, 6b, 7b e 8b um trajeto de guia de cabeça 55 é visível que também é parte do meio de posicionamento principal. O trajeto de guia de cabeça 55 se estende essencialmente horizontalmente paralelo a direção de transporte T e começa entre a posição A’ e B na Fig. 3, por isso, após o pescoço das aves domésticas ter entrado em contato com os guias de pescoço 53, 54 e antes da parte de trás da ave entrar em contato com a guia traseira 56, explicada adicionalmente abaixo. Preferivelmente, mas não visível no desenho, o trajeto de guia de cabeça diverge levemente para cima a partir do plano horizontal tal que a cabeça da ave é guiada em uma direção para cima. O ângulo de divergência pode ser, por exemplo, de 20 a 40°.
[0089] A porção inferior da cabeça das aves domésticas suspensas, em particular uma bochecha 45e e o bico 45f da ave, são guiados pelo trajeto de guia de cabeça 55 enquanto as aves domésticas estão sendo transportadas, tal que o bico 45f das aves domésticas é forçado em uma direção oposta a direção de transporte T. Desta forma, o trajeto de guia de cabeça 55 então força a cabeça para uma posição torcida, desviando da posição pendente ‘natural’.
[0090] O meio de posicionamento principal mostrado do dispositivo de matança principal 50 compreende adicionalmente dois guias traseiros 56, 57. Estes guias traseiros 56, 57 empurram a parte de trás das aves domésticas suspensas, enquanto o pescoço das aves suspensas está sendo guiado entre os guias de pescoço 53, 54. Como resultado, a área de pescoço da ave está sendo esticada, contribuindo com o alcance das veias e artérias na região do pescoço das aves domésticas suspensas. Isto é mostrado na Fig. 5b. O guia traseiro 56 é um disco rotativo embotado, que é montado de maneira resiliente. Como resultado da resiliência, a parte de trás é pressionada mais para fora quando a ave é grande, e menos quando a ave é relativamente pequena. O guia traseiro 57 é uma haste montada de maneira resiliente, que opera de uma maneira similar. Estes guias traseiros então contribuem ao posicionamento preciso da área de pescoço das aves domésticas suspensas, e contribuem para a habilidade da instalação de abate de abater aves domésticas de uma certa faixa de tamanho.
[0091] Os meios de posicionamento do dispositivo de matança principal 50 compreendem adicionalmente um guia de cabeça superior 59. Este guia de cabeça superior 59 se estende essencialmente paralelo a direção de transporte, acima do trajeto de guia de cabeça 55. Nas Figs. 3, 5a, 6a, 7a e 8a o início deste guia de cabeça superior é visível, entre os guias traseiros 56, 57 vistos na direção de transporte T. Para ser possível ver o trajeto de guia de cabeça 55, este guia de cabeça superior 59 não é adicionalmente indicado, como ele cobre completamente o trajeto de guia de cabeça 55.
[0092] Então, na modalidade mostrada o meio de posicionamento de aves domésticas compreende placas de guia de pescoço 53, 54, guias traseiros 56, 57, guia de cabeça superior 59 e trajeto de guia de cabeça 55. Este meio de posicionamento de aves domésticas posiciona a região do pescoço das aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte em uma posição torcida. Em uma posição torcida, claramente visível na fig. 6b, a bochecha 45e assenta no trajeto de guia de cabeça 55 com o bico se estendendo oposto a direção de transporte. Quando a cabeça das aves domésticas foi torcida desta forma, a área do pescoço também foi torcida e como resultado, a veia e artéria em um lado da área do pescoço estão mais fáceis de serem alcançadas pelo meio de corte. Em particular, a veia e o pescoço da ave deste lado do pescoço que entra na instalação de abate primeiro, são resultado desta torção relativamente ‘superficial’ e são mais fáceis de serem alcançados pelo meio de corte. Isto é mostrado na Fig. 9, na qual a seção transversal da área de pescoço 45a é indicada; artérias (carótida primitiva) são numeradas 81a e 81b, e veias (veias jugulares) 82a e 82b, a traqueia com número de referencia 83, o esôfago com número 84 e a vértebra com número 85. A partir da Fig. 9, é visível que com a torção é possível cortar a artéria 81a e a veia 82a sem separar a traqueia 83, esôfago 84 ou a vértebra 85.
[0093] O trajeto de guia de cabeça 55 mostrado compreende meios de retardo 58 a jusante do meio de corte principal 71, explicado adicionalmente abaixo. Estes meios de retardo 58, incorporados como nervuras no trajeto de guia de cabeça 55 se estendendo perpendiculares a direção de transporte T, desaceleram o movimento da cabeça em relação e desta forma iniciam uma torção adicional. Como resultado desta torção, a veia 82b e a artéria 81b do outro lado do pescoço são alcançadas mais facilmente pelo meio de corte, como ilustrado na Fig. 9. Com esta torção adicional, o bico é levemente levantado a partir do trajeto de guia de cabeça 55.
[0094] Em uma modalidade preferida (não mostrada), as placas de guia de pescoço 53, 54 são providas com protrusões e/ou endentações que contribuem com a torção da cabeça das aves domésticas. Desta forma, a posição torcida pode ser bem ajustada até que uma orientação ótima dos vasos sanguíneos seja alcançada.
[0095] O dispositivo de matança 50 compreende dois meios de corte 71, 72 para abrir os vasos sanguíneos na região do pescoço das aves domésticas. Em particular, um meio de corte principal 71 é posicionado de forma que a veia e a artéria em um lado da região do pescoço podem ser cortadas a partir de cima, enquanto o meio de corte reserva 72 é provido em uma posição subsequente, vista na direção de transporte T, para cortar a veia e a artéria do lado oposto da região do pescoço a partir de baixo. Ambos o primeiro e o reserva meios de corte 71, 72 são incorporados como lâminas de corte rotativas, tendo um eixo de rotação 75, 76 respectivamente, essencialmente perpendicular à direção de transporte T. Os meios de corte 71, 72 compreendem meios de acionamento 73, 74 respectivamente. Como é visível nas Figs. 6b, 7b, e 8b os eixo de rotação 75, 76 desta modalidade não se estendem horizontalmente, mas sim em um ângulo β com a horizontal. Este ângulo β corresponde ao ângulo entre as placas de guia de pescoço 53, 54 com a vertical, como a lâmina de corte na modalidade mostrada se estende paralela as placas de guia de pescoço 53, 54.
[0096] Como é vantajoso para a invenção, a primeira lâmina de corte rotativa 71 gira na direção Rl, para torcer a cabeça das aves domésticas ainda mais. Isto é benéfico para a segunda lâmina de corte rotativa realizar um corte adicional da veia e da artéria do outro lado do pescoço, segunda lâmina de corte 72 que gira na direção oposta R2 para dar uma torção ainda maior à cabeça das aves domésticas.
[0097] É preferido que, mas não mostrado, a primeira lâmina de corte 71 possua uma lâmina de guia rotativa paralela e adjacente a lâmina de corte para determinar a profundidade do corte. Quando esta lâmina guia é provida com uma borda reta isto pode contribuir a torção adicional da cabeça. Preferivelmente, a segunda lâmina de corte 72 também é provida com uma lâmina guia paralela e adjacente a lâmina de corte 72 para maximizar a profundidade do corte.
[0098] A Fig. 10 mostra uma modalidade alternativa do dispositivo de matança reserva 100 de acordo com a invenção. O dispositivo de matança reserva 100 compreende meios de posicionamento de aves domésticas reserva 101, 102, 103 e um meio de corte reserva 104 para abrir o pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas. De acordo com a invenção, o dispositivo de matança reserva 100 é posicionado essencialmente paralelo ao dispositivo de matança principal na direção de transporte T. Aves domésticas suspensas que não entraram no dispositivo de matança principal podem entrar no dispositivo de matança reserva na direção de transporte T. Os meios de posicionamento de aves domésticas reserva são aqui incorporados como duas placas de transporte se estendendo essencialmente horizontalmente 101, 103 entre as quais o pescoço das aves domésticas suspensas é guiado em direção ao meio de corte reserva 104. Uma barra de guia 102 é provida paralela a placa 101. Na modalidade mostrada, o meio de corte reserva 104 compreende uma única lâmina de faca se estendendo essencialmente horizontalmente, ao longo da qual o pescoço das aves domésticas suspensas é trazido através dos meios de posicionamento 101, 103. O meio de corte reserva 104 como mostrado decapita as aves domésticas: toda a cabeça é removida, durante a ação na qual as duas veias, as duas artérias, o esôfago, a traqueia e a vértebra são divididos. A lâmina de faca rotativa 104 é rotativa em tomo de um eixo de rotação 105, e acionada por um motor 106.
[0099] Na Fig. 11 um conjunto de transporte 200 de acordo com o terceiro aspecto da invenção é mostrada. O conjunto de transporte 200 compreende um transportador suspenso 201 que utiliza unidades de algema 210 para transportar carcaças de aves domésticas 212 através de uma planta de processamento.
[00100] O transportador suspenso 201 inclui um trajeto 202 e uma série de carrinhos 204 pendentes a partir do mesmo para viajar através do mesmo. Os carrinhos 204 são interconectados por uma corrente de acionamento 206, em que cada carrinho 204 possui uma alça 208 se projetando para baixo a partir do mesmo.
[00101] Cada unidade de algema 210 compreende um membro de conexão 212 para conectar a alça 208 e uma haste alongada 214 se estendendo essencialmente verticalmente a partir do membro de conexão. Na modalidade mostrada, membro de conexão 212 e a haste alongada 214 são incorporados como uma única peça, que é conectada à alça 208 tal que a rotação em tomo do eixo de rotação horizontal 213 é permitida.
[00102] A unidade de algema 210 compreende adicionalmente um retentor de engate de perna 216 na extremidade inferior da haste 214. O retentor de engate de perna 216 é conectado de maneira pivotante na haste alongada 214, tal que a rotação em tomo do eixo de rotação horizontal 215 é permitida. O retentor de engate de perna 216 é mostrado em uma vista alargada na Fig. 12. Em particular, aberturas que recebem as pernas 217 são visíveis, e barras de armação se estendendo essencialmente verticalmente 218, 219.
[00103] O conjunto de transporte 200 compreende adicionalmente um elemento guia 220 disposto geralmente horizontalmente abaixo e essencialmente paralelo ao transportador suspenso 201 para engatar no retentor de engate de perna 216 para evitar a rotação das unidades de algema 210 em tomo de um eixo essencialmente vertical.
[00104] O conjunto de transporte 200 compreende adicionalmente uma corrente de guia sem fim 232 disposta geralmente horizontalmente abaixo e essencialmente paralelo ao transportador suspenso 201 e o elemento guia 220.
[00105] Na modalidade mostrada na Fig. 11, a corrente de guia 232 não é provida abaixo de todo o transportador suspenso 201, mas apenas abaixo de uma porção do transportador suspenso, na qual a trajetória da rotação em tomo de um eixo de rotação horizontal não é desejada, a corrente de guia 232 é uma corrente sem fim, guiada por rodas 241 e 245.
[00106] A corrente de guia 232 é operável sincronicamente com a corrente de acionamento 206. Na modalidade mostrada na Fig. 11 ambas as cadeias 232, 206 são guiadas por rodas 241, 242 respectivamente, rodas as quais são conectadas através de uma haste de conexão 243 e acionadas simultaneamente por uma unidade de motor 244.
[00107] De acordo com a invenção, a corrente de guia 232 é provida com paradas 232 para contatar o retentor de engate de perna 216 para evitar a rotação das unidades de algema 210 em tomo de um eixo de rotação essencialmente horizontal.

Claims (12)

1. Instalação de abate (30) para processamento de aves domésticas, cuja instalação é adaptada para ser usada em combinação com um conjunto de transporte (40) para transportar aves domésticas que são suspensas a partir de suas pernas em uma direção de transporte (T), a instalação de abate compreendendo um dispositivo de matança (50) com meios de posicionamento de aves domésticas para posicionamento da região do pescoço das aves domésticas suspensas a partir do conjunto de transporte, o dispositivo de matança compreendendo adicionalmente meios de corte para cortar no pescoço e desta forma abrir pelo menos um vaso sanguíneo na região do pescoço das aves domésticas, caracterizada pelo fato de que o meio de posicionamento de aves domésticas compreende uma placa de guia de asa (51) com a qual a asa (45b) entra em contato quando entra no dispositivo de matança (50), cuja placa de guia de asa inclinada se estende essencialmente em paralelo à direção de transporte (T) e é inclinada em cerca de 10 a 70° a partir do plano vertical, na direção da parte traseira das aves domésticas suspensas.
2. Instalação de abate de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a orientação da placa de guia de asa é tal que a parte trás da ave doméstica com as asas entra em contato com a placa de guia de asa.
3. Instalação de abate de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a borda inferior da placa de guia de asa (51) entra em contato com a área de pescoço (45a) da ave, enquanto a borda superior da placa de guia de asa é adjacente a parte de trás da ave.
4. Instalação de abate de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a placa de guia de asa é inclinada entre 20 a 45°.
5. Instalação de abate de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que, oposto à placa de guia de asa (51), o meio de posicionamento de aves domésticas compreende uma placa de posicionamento de pescoço peito (52) que atribui ao posicionamento da ave doméstica, em que a placa de posicionamento de pescoço peito (52) transfere para um guia de pescoço de peito (53).
6. Instalação de abate de acordo com a reivindicação 5, caracterizadapelo fato de que a placa de posicionamento de pescoço peito diverge na direção da placa de guia de asa (51).
7. Instalação de abate de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizadapelo fato de que os meios de posicionamento de ave doméstica compreendem adicionalmente guias de pescoço (53,54), em que preferivelmente o guia de pescoço é um guia de parte de trás de pescoço (54) ao longo do qual o lado traseiro do pescoço da ave é guiado, e um guia de pescoço de peito (53) ao longo do qual o lado de peito do pescoço da ave doméstica é guiado.
8. Instalação de abate de acordo com a reivindicação 7, caracterizadopelo fato de que os guias de pescoço (53, 54) são dispostos abaixo do conjunto de transporte (40).
9. Instalação de abate de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizadapelo fato de que ambos os guias de pescoço se estendem essencialmente em paralelo à direção de transporte de modo que o pescoço é guiado no plano entre os guias de pescoço, em que o guia de parte de trás de pescoço é posicionado em uma posição elevada em relação ao guia de pescoço de peito.
10. Instalação de abate de acordo com a qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizadapelo fato de que os meios de posicionamento compreendem adicionalmente um trajeto de guia de cabeça (55) se estendendo essencialmente em paralelo à direção de transporte, ao longo do qual a parte inferior da cabeça da ave doméstica suspensa é guiada enquanto a ave doméstica é transportada entre os guias de pescoço, de modo que o bico das aves domésticas é forçado em uma direção oposto à direção de transporte (T).
11. Instalação de abate de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, caracterizada pelo fato de que o guia de pescoço traseiro e o guia de pescoço de peito são incorporados como duas placas de guia de pescoço, se estendendo em linha entre si em qualquer lado do plano entre os guias de pescoço, em que placas de guia de asa (51) e guias de placa de pescoço (54) são providas.
12. Instalação de abate de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, caracterizada pelo fato de que o guia de pescoço traseiro e o guia de pescoço de peito são incorporados como duas placas de guia de pescoço, se estendo em linha entre si em qualquer lado do plano entre os guias de pescoço, em que a placa de guia de asa (51) e a placa de guia de pescoço (54) são fisicamente as mesmas, e em que suas funções dependem da posição vista na direção de transporte (T).
BR122018010745-6A 2010-04-07 2011-04-04 Instalaqao de abate para processamento de aves domesticas BR122018010745B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL2004521 2010-04-07
NL2004521A NL2004521C2 (en) 2010-04-07 2010-04-07 SLAUGHTERING INSTALLATION AND METHOD.
PCT/NL2011/050228 WO2011126366A1 (en) 2010-04-07 2011-04-04 Slaughtering installation and method
BR112012023695-4A BR112012023695B1 (pt) 2010-04-07 2011-04-04 Instalação de abate para processamento de aves domésticas, e, método para abate de aves domésticas em que é feito o uso de uma instalação de abate

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122018010745B1 true BR122018010745B1 (pt) 2021-11-16

Family

ID=42990313

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122018010745-6A BR122018010745B1 (pt) 2010-04-07 2011-04-04 Instalaqao de abate para processamento de aves domesticas
BR112012023695-4A BR112012023695B1 (pt) 2010-04-07 2011-04-04 Instalação de abate para processamento de aves domésticas, e, método para abate de aves domésticas em que é feito o uso de uma instalação de abate

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012023695-4A BR112012023695B1 (pt) 2010-04-07 2011-04-04 Instalação de abate para processamento de aves domésticas, e, método para abate de aves domésticas em que é feito o uso de uma instalação de abate

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8647181B2 (pt)
EP (3) EP3033945B1 (pt)
CN (2) CN105145782B (pt)
BR (2) BR122018010745B1 (pt)
DK (3) DK2555628T4 (pt)
ES (2) ES2568891T3 (pt)
NL (1) NL2004521C2 (pt)
WO (1) WO2011126366A1 (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9066525B2 (en) * 2012-07-12 2015-06-30 Marel Meat Processing Inc. Shoulder positioning conveyor
NL2010580C2 (en) * 2013-04-05 2014-10-07 Marel Stork Poultry Proc Bv Shackle for hanging poultry transportation, poultry cooling unit, method for cooling of hanging poultry and method for hanging poultry carcasses to poultry shackles.
NL2012430B1 (en) * 2014-03-13 2016-01-06 Meyn Food Proc Technology Bv Poultry neck breaker machine and method for breaking the neck of poultry.
CN104255888B (zh) * 2014-09-13 2016-06-01 芜湖市恒浩机械制造有限公司 一种辅助束缚装置
NL2014523B1 (en) * 2015-03-25 2017-01-11 Meyn Food Proc Technology Bv Processing and/or inspection line for poultry suspended by the legs.
KR101874381B1 (ko) * 2016-06-08 2018-07-04 주식회사 태진 도계의 목 인출장치
NL2018229B1 (en) * 2017-01-25 2018-08-01 Marel Stork Poultry Proc Bv Device and method for transporting meat products
ES2971022T3 (es) * 2018-01-03 2024-06-03 Baader Food Systems Denmark As Disposición y procedimiento para el procesamiento de aves de corral
CN108338200A (zh) * 2018-04-28 2018-07-31 习水德康农牧有限公司 生猪无害化生态屠宰设备
NL2021431B1 (en) * 2018-08-06 2020-02-17 Meyn Food Processing Tech Bv Conveying assembly
NL2021716B1 (en) * 2018-09-26 2020-05-07 Meyn Food Processing Tech Bv Slaughter installation for poultry suspended by the legs
CN109362849B (zh) * 2018-12-12 2021-09-21 湖南芷江和翔鸭业有限公司 一种活鸭宰杀装置
CN109984172B (zh) * 2019-05-17 2024-04-02 山东新希望六和集团有限公司 一种家禽分割用自动划腰机
CN110074165B (zh) * 2019-05-30 2024-03-29 汾西县朝阳食品有限责任公司 肉鸡屠宰生产中鸡头鸡身分离装置及分离方法
CN110353024A (zh) * 2019-08-16 2019-10-22 清远清农电商有限公司 一种基于空气能的禽类液烫系统
CN110710560A (zh) * 2019-10-29 2020-01-21 山东凤祥股份有限公司 一种鸡肠去除装置及方法
NL2025670B1 (en) * 2020-05-26 2021-12-13 Meyn Food Processing Tech Bv A method for hanging poultry or parts thereof on an overhead conveyor, a system and an apparatus
CN112155044B (zh) * 2020-09-09 2022-01-28 唐山市丰南区强盛禽畜有限公司 一种挂架用下料装置
CN112244065A (zh) * 2020-11-11 2021-01-22 温州鑫锐翔科技有限公司 小型智能化杀鸡装置
NL2027164B1 (en) * 2020-12-18 2022-07-15 Meyn Food Processing Tech Bv A slaughter device, a slaughter installation and a method thereof
CN112715625B (zh) * 2021-01-07 2024-06-18 福建正大食品有限公司 一种家禽自动宰杀机及方法
CN112913892B (zh) * 2021-03-04 2022-08-02 山东新希望六和集团有限公司 一种家禽分割用颈部划线装置
CN112868725B (zh) * 2021-03-04 2022-08-02 山东新希望六和集团有限公司 一种家禽屠宰用自动划脖装置及划脖方法
CN113875805B (zh) * 2021-11-16 2023-01-13 青岛锐智智能装备科技有限公司 一种流水线作业鸡脖分割装置
CN116784371B (zh) * 2023-06-02 2023-11-28 杭州申浙家禽有限公司 全自动家禽屠宰生产线

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL298269A (pt) *
US2854690A (en) * 1955-08-31 1958-10-07 Charles R O'donnell Automatic poultry neck breaking, neck skin stretcher, and head removing machine
US3017660A (en) * 1959-07-22 1962-01-23 C S Thomas Poultry head remover
GB1086063A (en) * 1964-03-18 1967-10-04 Pollastra Packers Ltd Improvements in and relating to endless conveyor systems and apparatus
US3243839A (en) 1965-03-12 1966-04-05 Gainesville Machine Company In Apparatus for killing poultry
US3416186A (en) 1966-06-21 1968-12-17 Ralph Zebarth Inc Poultry shackle unloading device
US3477092A (en) 1967-05-29 1969-11-11 Lacy W Simmons Fowl killing machine and method
US3490092A (en) * 1967-07-14 1970-01-20 Robert J Harrison Chicken killing apparatus
US3475785A (en) * 1967-07-21 1969-11-04 Johnson Co Gordon Method for killing poultry
US3833966A (en) * 1970-03-25 1974-09-10 Gainesville Machine Co Inc Method and apparatus for killing poultry
US3724032A (en) 1970-04-01 1973-04-03 Gainesville Machine Co Inc Method for killing fowl
US3918125A (en) * 1971-07-02 1975-11-11 Swift & Co Method for dispatching poultry
NL7308161A (pt) * 1973-06-12 1974-12-16
NL170224C (nl) 1975-01-02 1982-10-18 Stork Brabant Bv Inrichting voor het doorsnijden van de halsslagader van te slachten gevogelte.
US4195386A (en) 1978-07-28 1980-04-01 Dodd Ned T Shackle unloading device
US4392273A (en) * 1979-08-20 1983-07-12 Long Horace J De Poultry processing apparatus
US4336633A (en) 1979-08-20 1982-06-29 Long Horace J De Poultry processing method and apparatus
DD153461A3 (de) 1980-09-22 1982-01-13 Zoephel Karl Heinz Vorrichtung zum oeffnen der halsschlagader von gefluegel
US4354296A (en) * 1981-02-20 1982-10-19 Robinson Ronald D Method and apparatus for killing poultry
NL8202031A (nl) * 1982-05-17 1983-12-16 Stork Pmt Inrichting voor het verwijderen der ingewanden van geslacht gevogelte.
CN85101570B (zh) * 1985-04-01 1988-08-10 斯托克Pmt公司 用于屠宰家禽的导引装置
CN85102729A (zh) * 1985-04-15 1986-10-15 斯托克Pmt公司 用于切割屠宰后的禽类身体的一部分的方法及装置
US5425668A (en) 1994-09-21 1995-06-20 Foodcraft Equipment Company Poultry slaughtering machine
NL1011044C1 (nl) * 1999-01-15 2000-07-18 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het verwerken van een slachtdier.
JP3497476B2 (ja) * 2001-01-30 2004-02-16 株式会社前川製作所 中抜き屠体のハービング方法とその装置
DK2332418T3 (en) * 2005-12-09 2018-05-28 Marel Stork Poultry Proc Bv Method and apparatus for treating a body part from slaughtered poultry
US8216031B2 (en) * 2009-10-15 2012-07-10 Crystal Spring Colony Farms Ltd. Euthanasia of poultry
US8272927B2 (en) * 2009-10-21 2012-09-25 Remington Holdings Llc Poultry shoulder and neck skinner

Also Published As

Publication number Publication date
BR112012023695B1 (pt) 2021-11-16
EP3033945A1 (en) 2016-06-22
DK2555628T4 (en) 2019-02-11
US8647181B2 (en) 2014-02-11
EP3033945B1 (en) 2019-07-10
ES2525264T3 (es) 2014-12-19
CN102869265A (zh) 2013-01-09
DK2555628T3 (en) 2014-12-15
EP2818050B1 (en) 2016-03-23
CN105145782B (zh) 2018-06-15
EP2555628B2 (en) 2018-11-07
DK2818050T3 (en) 2016-04-25
EP2555628A1 (en) 2013-02-13
DK3033945T3 (da) 2019-09-23
WO2011126366A1 (en) 2011-10-13
CN105145782A (zh) 2015-12-16
ES2568891T3 (es) 2016-05-05
BR112012023695A2 (pt) 2015-09-01
EP2818050A3 (en) 2015-01-21
NL2004521C2 (en) 2011-10-11
CN102869265B (zh) 2015-09-23
EP2555628B1 (en) 2014-09-17
US20130052923A1 (en) 2013-02-28
EP2818050A2 (en) 2014-12-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR122018010745B1 (pt) Instalaqao de abate para processamento de aves domesticas
BRPI0622404B1 (pt) dispositivo e método para processar uma parte da carcaça da ave abatida
US20140315475A1 (en) Method and installation for handling poultry
RU2653079C1 (ru) Направляющий элемент, направляющий узел, система и способ разделения набора внутренних органов, извлеченных из забитой домашней птицы
US3805328A (en) Apparatus for dispatching poultry
US3724032A (en) Method for killing fowl
BR112018067760B1 (pt) Dispositivo de pré-evisceração para preparar a evisceração de aves domésticas abatidas e decapitadas, ferramenta de liberação de pré-evisceração para preparar a evisceração de aves domésticas abatidas e decapitadas, e método para preparar a evisceração de aves domésticas abatidas decapitadas
US2841817A (en) Apparatus for facilitating sticking bleeding of slaughter animals
EP3522730B1 (en) Poultry shackle or product carrier with tendon trap for suspending poultry or parts thereof
ES2769066T3 (es) Procedimiento, grupo de guía y sistema para separar conjuntos de vísceras evisceradas de aves sacrificadas
CN211581399U (zh) 鸡、鸭、鹅禽类生产线用宰杀装置
Anil et al. The Slaughter Process: With or Without Stunning
WO2009047531A1 (en) Method of animal slaughter
US3707018A (en) Method for killing and bleeding poultry
US20030045223A1 (en) Secondary halving apparatus for poultry
SU869737A1 (ru) Устройство дл убо птицы
SU294596A1 (ru) Способ убоя птицы
JPH0793861B2 (ja) 屠体処理装置のレッグプロセッサー

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/04/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.