BR112015000852B1 - Método e aparelho para ocultar uma embarcação naval, e, embarcação naval - Google Patents

Método e aparelho para ocultar uma embarcação naval, e, embarcação naval Download PDF

Info

Publication number
BR112015000852B1
BR112015000852B1 BR112015000852-6A BR112015000852A BR112015000852B1 BR 112015000852 B1 BR112015000852 B1 BR 112015000852B1 BR 112015000852 A BR112015000852 A BR 112015000852A BR 112015000852 B1 BR112015000852 B1 BR 112015000852B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vessel
smoke
flow
hull
conduit
Prior art date
Application number
BR112015000852-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015000852A2 (pt
Inventor
Christophe Tardif
Yohann Bonnet
Antoine Delaunay
Original Assignee
Microturbo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Microturbo filed Critical Microturbo
Publication of BR112015000852A2 publication Critical patent/BR112015000852A2/pt
Publication of BR112015000852B1 publication Critical patent/BR112015000852B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63GOFFENSIVE OR DEFENSIVE ARRANGEMENTS ON VESSELS; MINE-LAYING; MINE-SWEEPING; SUBMARINES; AIRCRAFT CARRIERS
    • B63G13/00Other offensive or defensive arrangements on vessels; Vessels characterised thereby
    • B63G13/02Camouflage
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63GOFFENSIVE OR DEFENSIVE ARRANGEMENTS ON VESSELS; MINE-LAYING; MINE-SWEEPING; SUBMARINES; AIRCRAFT CARRIERS
    • B63G13/00Other offensive or defensive arrangements on vessels; Vessels characterised thereby
    • B63G13/02Camouflage
    • B63G2013/025Camouflage using means for reducing radiation emission of electromagnetic waves, e.g. infrared, into air or water

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
  • Exhaust Gas After Treatment (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

método e aparelho para ocultar uma embarcação naval, e, embarcação naval. a invenção refere-se a um método para ocultação duradoura e eficaz que cobre toda ou as porções essências de embarcações e seus arredores, assim como as tripulações das mesmas. para dito propósito, a invenção provê o acoplamento de um fluxo de ar com uma injeção de fluido capaz de causar a formação de uma nuvem e orientar dita nuvem de maneira a otimizar a cobertura da embarcação e os arredores a serem protegidos. de acordo com a invenção, um aparelho de ocultação compreende uma turbina de gás (1) acoplada com um conduto (11') para descarregar um fluxo de fumaça (f3) composto de um gás de combustão carregado com gotículas de fluido em suspensão. de acordo com uma modalidade, o conduto (11') compreende duas ramificações (11'a, 11'b) que emergem em cada metade de casco lateral (103a, 103b) do casco (103) da embarcação (102). as ramificações (11'a, 11'b) são simétricas com relação a um plano de simetria vertical pv da embarcação (102) e, através da sua curvatura, possuem grosseiramente uma direção orientada (seta f4) em direção à traseira (ar) do navio (102). deste modo, o fluxo de fumaça (f3) também é orientado em direção à traseira (ar) da embarcação (102). a invenção é útil em particular para todos os tipos de embarcação naval.

Description

DESCRIÇÃO Campo Técnico
[001] A invenção se refere a um método e a um aparelho paraocultar uma embarcação naval tal como um navio, um barco de recreio ou um jet-ski, bem como a uma embarcação naval equipada com pelo menos tal aparelho.
[002] O contexto da invenção é a proteção de uma embarcação naval, em descanso ou em movimento, e seus arredores através de uma nuvem para ocultar a embarcação pelo menos na faixa de radiação visível. Esta ocultação deseja evitar qualquer ato de agressão ou embarque desta embarcação.
[003] O campo se refere a produção de um ambiente opaco formado em geral a partir de partículas, por exemplo, partículas líquidas, em suspensão no ar de maneira a formar uma nuvem, ou, por exemplo, partículas sólidas também em suspensão no ar de maneira a gerar fumaça.
[004] No caso onde a embarcação que deve ser protegida está em movimento na água, a produção de um ambiente opaco deve ser capaz de coincidir com o movimento da embarcação. A instalação de meios para produzir tal ambiente na embarcação, portanto devem ser providos. Em adição, já que a ocultação é intencionada de cobrir toda ou pelo menos a parte principal da embarcação, é necessário garantir que o ambiente permite tal cobertura no espaço e com o tempo.
Técnica Anterior
[005] O uso de cartuchos de geração de fumaça é conhecido paracriar cortinas de fumaça. No entanto, estas cortinas permanecem de tamanho pequeno e são eficazes apenas por um curto período e provêem apenas uma pequena saída. Em adição, a eficácia de ocultação não é suficiente já que a cobertura opaca não é uniforme.
[006] Em geral, pirotecnia provê fumaça que não pode ocultar umaembarcação de maneira satisfatória (dimensões, duração, eficácia) e que origina alto custo bem como um grau de nível não insignificante de risco na manipulação.
Descrição da invenção
[007] A invenção deseja prescindir destas desvantagens propondo aprodução de uma ocultação duradoura eficaz que cobre toda ou a parte principal das embarcações e seus arredores e tripulação. O objetivo também é desorientar e interromper quaisquer agressores de maneira a os dissuadir de qualquer tentativa de embarcar. Para fazer isto, a invenção faz provisão do acoplamento de um fluxo de ar com uma injeção de fluido capaz de causar a formação de uma nuvem e orientar esta nuvem de maneira a otimizar a cobertura da embarcação a ser protegida com o tempo e no espaço.
[008] De maneira mais precisa, a presente invenção se refere a ummétodo para ocultar uma embarcação naval, preferivelmente em movimento, compreendendo pelo menos um deque e um casco. O método consiste na integração da embarcação de pelo menos um gerador de fumaça, esta integração é capaz de ser alcançada no deque e/ou na embarcação, em particular substancialmente na linha da água ou acima da linha da água, injetando um fluido na saída do gerador de fumaça e guiando o fluxo de gás carregado assim com fluido em suspensão, referido como o fluxo de fumaça, para pelo menos uma saída formada no casco da embarcação, de forma a direcionar o dito fluxo, por exemplo, em direção à traseira ou em direção à frente da embarcação, preferivelmente a partir de uma posição substancialmente na linha da água ou acima da linha da água da embarcação. O gerador de fumaça ou os geradores podem ser integrados em qualquer ponto na embarcação tal como, por exemplo, na proa, à meia nau ou na popa da embarcação.
[009] De acordo com modalidades preferidas:- uma injeção de aditivos de geração de fumaça, odores, em pó e/ou coloridos também é afetada na saída de gás ou a jusante da saída de gás;- uma injeção de pó de grafite também é afetada na saída do gerador de fumaça de forma a ocultar ocultação na faixa de radiação de infravermelho;- o ato de guiar do fluxo é ampliado na saída do gerador de fumaça de maneira a reduzir substancialmente a velocidade da fumaça;- o ato de guiar do fluxo de fumaça é configurado de forma que a saída de guia fora do casco é implementado entre o meio e a frente da embarcação naval e na linha de flutuação ou acima da linha de flutuação;- o ato de guiar é de orientação adaptável, na saída a partir do casco da embarcação naval, pela orientação em um plano de referência paralelo ao deque ou deques da embarcação e/ou em um plano perpendicular ao plano de referência, de maneira a orientar o fluxo de fumaça descarregado na linha de água de acordo com o movimento da embarcação e as condições de navegação de forma que o fluxo de fumaça descarregado é direcionado entre o deque ou deques e a linha de água;- o ato de guiar é de comprimento variável de forma que o ato de guiar é adequado para as dimensões do casco da embarcação;- o fluxo de fumaça é resfriado e tornado mais denso por umidificação antes de deixar o casco da embarcação de maneira a causar a vaporização na descarga e para manter a fumaça posicionada sobre o estiramento de água que cerca a embarcação;- o fluxo de fumaça é regulado de forma que sua velocidade de descarga é quase zero.
[0010] A invenção também se refere a um aparelho para ocultar uma embarcação naval, intencionado para implementar o método. Este aparelho compreende uma turbina de gás composta de um gerador de gás e um tubo de exaustão de gás conectado com um reservatório de combustível. O tubo de exaustão é equipado com pelo menos um injetor de fluido conectado com pelo menos um reservatório, for injetando este fluido, em particular óleo, nos gases de exaustão da turbina de gás e para formar um fluxo de gás com fluido em suspensão (F3), referido como um fluxo de fumaça, e é acoplado com pelo menos um conduto for guiando o fluxo de fumaça.
[0011] De acordo com modalidades vantajosas:- o conduto ou cada conduto compreende pelo menos uma porção divergente troncocônica, conectado com o tubo de maneira a reduzir substancialmente a velocidade do fluxo de fumaça;- o conduto ou cada conduto ou ramificação é equipado com uma grade que pode ser orientada em uma região de uma extremidade de conduto, a grade que é capaz de direcionar e/ou misturar o fluxo de fumaça que passa através do conduto ou ramificação;- um injetor de fluxo externo no fluxo de gás é arranjado em uma região de extremidade do conduto ou cada conduto ou ramificação de maneira a resfriar e tornar mais denso o fluxo de fumaça, o fluido externo que em particular é água do mar, em uma temperatura substancialmente menor do que aquela do fluxo de gás na dita região;- o conduto ou cada conduto ou ramificação é equipado na extremidade com um bocal que pode ser orientado em pelo menos um plano, por exemplo, em qualquer direção, de maneira a direcionar o fluxo de fumaça na saída do conduto ou ramificação, de forma que a ocultação é tão eficaz quanto for possível de acordo com as condições (meteorológica, movimento, ataque, etc.) impostas na embarcação;- o conduto ou cada conduto compreende uma porção ajustada no conduto ou ramificação, com meios de ajuste telescópicos de maneira a variar e adaptar o comprimento do conduto ou cada conduto ou ramificação;- o conduto ou cada conduto é dimensionado e configurado de forma a ajustar as quedas de pressão no fluxo abaixo de um determinado limite máximo, de maneira a evitar o excesso de pressão na turbina;- o conduto ou cada conduto pode compreender meios para regularizar o fluxo de gás (cones de saída divergentes troncocônicos, válvulas, persianas, etc.) de maneira a reduzir a velocidade do fluxo de gás e fazer tender para um valor de quase zero na descarga do conduto;- uma aba de abertura é arranjada na extremidade do conduto e controlada de forma que a dita aba se abre na partida da turbina de gás, esta aba evita que água do mar entre no conduto desde que a turbina de gás e evita problemas de corrosão, impermeabilidade à água, etc.;- o gerador de gás, o tubo e os reservatórios são integrados em uma câmara protetora, os reservatórios que preferivelmente são separados do gerador de gás e o tubo por pelo menos uma partição protetora;- o aparelho compreende pelo menos um injetor aditivo arranjado de forma a afetar uma injeção de aditivos de geração de fumaça, odores, em pó e/ou coloridos na saída de gás ou a jusante da saída de gás.
[0012] A invenção também se refere a uma embarcação naval equipada com pelo menos um deque, um casco e pelo menos um tal aparelho. O aparelho ou os aparelhos podem ser arranjados em um deque ou em um porão, em qualquer lugar na embarcação. Os comprimentos dos condutos e ramificações então são determinados de forma a emergir fora do casco da embarcação através de aberturas pré-formadas.
[0013] Vantajosamente, o aparelho é arranjado na frente daembarcação de maneira central, e compreende um conduto com duas ramificações tendo uma extremidade comum para acoplar com o tubo da turbina de gás e termina emergindo em cada uma das metades de cascos. O conduto pode ser arranjado a jusante ou a montante da turbina de gás, preferivelmente com ramificações grosseiramente orientadas para a traseira da embarcação em ambos os casos.
[0014] Quando a embarcação compreende pelo menos dois aparelhos, cada aparelho pode ser arranjado de maneira lateral próximo de uma metade de casco e compreendem apenas um conduto com uma extremidade que emerges da metade de casco.
[0015] O aparelho ou cada aparelho pode ser integrado em uma câmara quando este aparelho é instalado no deque da embarcação, de maneira a proteger o aparelho de ondas e pulverização e para facilitar o tráfego no deque.
[0016] Em adição, o conduto ou os condutos dos aparelhos são arranjados de forma que o fluxo de fumaça emerge na frente da embarcação, por exemplo, tão próximo quanto for possível da linha de água. Preferivelmente o conduto ou os condutos dos aparelhos compreendem pelo menos uma porção horizontal e/ou uma porção vertical.
[0017] Os meios para orientar o bocal de extremidade do conduto ou de cada conduto podem tornar possível ajustar o ângulo de saída do fluxo de fumaça, por exemplo, de acordo com o movimento da embarcação e as condições de navegação de forma que a fumaça descarregada é direcionada, por exemplo, entre o deque ou deques e a linha de água, em uma dada direção.
Apresentação das figuras
[0018] Outra informação, funcionalidades e vantagens da presente invenção vão surgir da leitura da seguinte descrição não limitante com referência aos desenhos esquemáticos anexos, em que:- A Fig. 1 é um diagrama de um motor auxiliar tal como, por exemplo, uma turbina de gás de um aparelho de ocultação de acordo com a invenção;- A Fig. 2 é uma vista parcial lateral de um navio equipado com um aparelho de ocultação em uma câmara instalada no deque desta embarcação; - A Fig. 3 é uma vista lateral de um navio pequeno equipado com um aparelho de ocultação em um porão dianteiro do navio;- As Figs. 4a e 4b são vistas de topo parciais do navio de acordo com Fig. 3 com um conduto duplo do aparelho de ocultação instalado em um porão dianteiro da embarcação, a montante e a jusante da turbina de gás, respectivamente;- A Fig. 5 é uma vista parcial alargada do aparelho de acordo com Fig. 4 detalhando os elementos de estrutura na extremidade de uma ramificação do conduto duplo; e- A Fig. 6a e 6b são uma vista lateral e uma vista de topo de um petroleiro longo equipado com quatro aparelhos de ocultação de acordo com a invenção.
Descrição detalhada
[0019] Através do texto, os qualificadores “a montante” g “a jusante” se referem às localizações relativas de elementos das embarcações navais na direção de navegação padrão destes vasos. A frente de tal embarcação está a montante e corresponde com a proa, enquanto que a traseira está a jusante e corresponde com a popa da embarcação. Em adição, “jqtkzqptcn” quer dizer paralelo ao deque ou deques da embarcação g" “xgtvkecn”" quer dizer perpendicular com este deque ou estes deques.
[0020] Com referência ao diagrama esquemático na Fig. 1, um motor do tipo de turbina de gás, tal como, por exemplo, um motor do tipo de GPU (unidade de alimentação), é modificado de maneira a servir como c" “turbina de fumaça”"no aparelho de ocultação 10 de acordo com a invenção. A GPU é uma turbina de gás fixa ou móvel para dar a partida nos motores principais e gerar energia não propulsora (energia pneumática, elétrica ou hidráulica) de um veículo ou aeronave.
[0021] A GPU 1 é composta principalmente de um gerador de gás 2 e um tubo de exaustão de gás 3 conectado com um reservatório de combustível 41 e pelo menos um reservatório 42 para fluido, óleo H1 no exemplo, que é capaz de permanecer nos gases de exaustão na forma de gotículas suspensas. O gerador de gás 2 compreende: um compressor de ar 21 - o ar (setas F1) que entra, de maneira axial ou de maneira radial, através de uma manga 5; uma câmara de combustão 22 para uma mistura de ar e combustível, o combustível que vem a partir do reservatório 41 que é introduzido na câmara 22 através dos injetores de combustível 23; bem como uma turbina 24 para a expansão dos gases queimados e acionando do compressor 21 através de um veio 25. Os gases de queima (setas F2) são ejetados através do tubo 3. Estes componentes em geral são englobados em um revestimento 6 aberto na saída 5a da manga 5 e na saída 3s do tubo 3, que ao mesmo tempo é a saída para a GPU 1.
[0022] De maneira a formar a turbina de fumaça, a GPU 1 é modificada adicionando, na saída do tubo de exaustão 3, um anel de coroa circular 7 acoplada com o revestimento 6 e equipado com injetores de fluido 71, por exemplo, para o óleo, que vem a partir do reservatório 42. Esta injeção de fluido é propelida por uma bomba 72 e atomizada pelo injetor 71 nos gases de exaustão quentes em movimento que emergem através do tubo 3.
[0023] Tal atomização forma um fluxo de gás carregado com gotículas de fluido em suspensão (setas F3), referidas como “fluxo de gás carregado” ou “fluxo de fumaça” O anel de coroa circular 7 é acoplado com um conduto 11 para descarregar gás de fumaça para o exterior de maneira a ocultar o navio. O conduto 11 é feito a partir de aço inoxidável neste exemplo. O comprimento deste conduto 11 e a sua configuração então são adaptados de forma a emergir no casco da embarcação naval para o qual o aparelho 10 está intencionado. Esta adaptação em particular é dependente das dimensões da embarcação e a localização planejada - no deque ou em um porão - para este aparelho. As Figs. 2 e 3, que seguem, ilustram a instalação, no deque e no fundo de um porão de um navio, de tais aparelhos, que compreendem condutos, turbina de fumaças 1 e reservatórios 41, 42.
[0024] Vantajosamente, além do óleo, aditivos de geração de fumaça, odores, em pó e/ou coloridos também podem ser injetados através dos injetores 71 ou qualquer outro coletor de injeção, de maneira a criar ou reforçar a surpresa e dissuadir o efeito do fluxo de fumaça. Também é vantajoso injetar pó de grafite, o que possibilita a ocultação na faixa de radiação de infravermelho. Alternativamente, é necessário abster-se de injetar pó de grafite se o objetivo é ser capaz de direcionar o navio usando binóculos de infravermelho através do fluxo de fumaça após ele ser formado em torno do navio.
[0025] A Fig. 2 é uma vista parcial lateral de um navio 100 equipado com um aparelho de ocultação 10 de acordo com a invenção compreendendo a turbina de fumaça 1, por exemplo, uma GPU descrita com referência à Fig. 1, os reservatórios 41 e 42, e o conduto 11. A turbina de fumaça 1 e os reservatórios 41 e 42 são arranjados em uma câmara protetora 8 instalada no deque 10P deste navio 100.
[0026] O conduto 11 compreende uma porção divergente troncocônica 12 - referido como um “eqpg de saída divergente” - conectado com o tubo 3 na descarga a partir da turbina de fumaça 1. Este cone de saída divergente 12 substancialmente reduz a velocidade do fluxo de gás F3 de forma que, na extremidade da saída 14 do conduto 11 através de um orifício 13 formado no casco 101 da embarcação 100, esta velocidade é quase zero. O conduto 11 possui cotovelos C1 a C3, uma porção horizontal P1 e uma porção vertical P2.
[0027] A porção horizontal P1 torna possível mover a saída 14 do conduto 11 para a frente AV do navio 100, e a porção vertical P2 emerge na saída 14 próxima da linha de água LF do navio 100. De fato se deseja ter uma saída 14 a montante - de maneira a permitir que a fumaça cubra todo o navio 100 por causa da relativa velocidade do navio - e feche a linha de água LF já que a fumaça permanece “anexada” para o alongamento da água e então se eleva com o tempo. A saída 14 permanece acima da linha de água LF de maneira a evitar a entrada de ondas ou pulverização.
[0028] O conduto 11 é dimensionado e configurado de forma que o número de cotovelos, aqui três cotovelos C1 a C3, é reduzido para um mínimo de maneira a minimizar as quedas de pressão no fluxo de fumaça F3 abaixo de um limite, determinado antecipadamente para o propósito de evitar excessos de pressão na turbina de fumaça 1.
[0029] Vantajosamente, uma aba 16 para abrir/fechar a saída 14 doconduto 11 no casco 103 é arranjada na extremidade do conduto. Esta aba 16 é controlada a partir do centro de controle (não mostrado) do navio 100 de forma que a dita saída 14 se abre quando a turbina de fumaça 1 começa. De fato pode ser prejudicial permitir que ondas e spray pulverização entre no conduto 11 através desta saída aberta 14 quando o aparelho de ocultação não está operando. Problemas de corrosão, impermeabilidade à água ou semelhantes, causados pela presença de água do mar, assim são evitados.
[0030] As Figs. 3 e 4a ilustram, em vistas de topo lateral e (parcial) de um navio pequeno 102, outro exemplo de instalação em um porão dianteiro 31 da turbina de fumaça 1 já descrito. Um navio é dito como sendo “pequeno” quando, por exemplo, não excede 50 m de comprimento.
[0031] O aparelho de ocultação 32Ó"compreende, neste caso, a turbina de fumaça 1 já descrita, e um conduto 33Ó com duas ramificações 33Óc"g"33Ód" tendo uma porção comum 33Óe" conectada na saída da turbina de fumaça 1. Neste exemplo, o conduto 33Ó"é instalado a jusante da turbina de fumaça 1. O fato de que o navio 102 é pequeno torna possível limitar o número de aparelhos para apenas um, arranjado na frente AV do navio 102 de forma que o fluxo de fumaça F3 deixa o conduto 33Ó"também a partir da frente do navio 102.
[0032] Como ilustrado pela vista de topo na Fig. 4a, as duas ramificações de conduto 33Óc" g" 33Ód" gogtigm em cada metade de casco lateral 103a e 103b do casco 103. As ramificações 33Óc"g"33Ód"são simétricas com relação a um plano de simetria vertical Pv do navio 102 e, através da sua curvatura, possuem grosseiramente uma direção orientada (seta F4) em direção à traseira AR do navio 102. Deste modo, o fluxo de fumaça F3 também é orientado principalmente em direção à traseira AR do navio 102.
[0033] E uma variante da Fig. 4a, a vista parcial lateral da Fig. 4b mostra um conduto 33” do mesmo tipo que na Fig. 4a, mas conectada a montante da turbina de fumaça 1. Neste caso, as ramificações simétricas 3 3”c g"33”d"também são orientadas para a traseira AR da embarcação 102 de forma que o fluxo de fumaça F3 é definido ao longo da embarcação, a partir de a montante para a jusante.
[0034] A Fig. 5 detalha os elementos de estrutura na região de extremidade 15 da ramificação 33Óc" do conduto 33Ó" aprimorando a capacidade de direção e a qualidade de ocultação do fluxo de fumaça na saída das ramificações 33Óc"g"33Ód0"A vista parcial na Fig. 5 é uma vista alargada do aparelho de acordo com Fig. 4a. Como na Fig. 1, a GPU 1 está conectado com um anel 7 que é equipado com injetores de fluido 71 e em si está conectado com o conduto 33Ó0
[0035] A região de extremidade 15 de cada ramificação 11a e 11b (apenas a extremidade da ramificação 11a é visível na Fig. 5) é equipada com uma grade que pode ser orientada 17g com persianas 17c. As persianas 17c da grade 17g possuem um conjunto de fusos de rotação 17a controlados de maneira remota no centro de controle (não mostrado). A grade 17g é instalada de maneira mais precisa neste exemplo na extremidade de saída 14 da ramificação 33Óc0"O fluxo de fumaça F3 assim é finamente orientada no plano horizontal da Fig. 5.
[0036] Em adição, injetores de água 18 são arranjados na dita região15, a montante da grade 17g. Água, água do mar no exemplo, em baixa temperatura (10 a 20 °C) substancialmente abaixo da temperatura do fluxo de fumaça (acima de 40 °C) assim é injetado através destes injetores 18. Esta injeção resfria o fluxo de fumaça F3 e o torna mais denso de maneira a tornar mais pesado g “anexar” à água que cerca o navio 102. O fluxo de fumaça F3 então destaca da água e oculta todo o navio 102.
[0037] Em adição, cada ramificação 33Óc"é vantajosamente equipada, na extremidade de saída 14, com um bocal 19 que pode ser orientado no plano horizontal da figura e em um plano vertical perpendicular ao plano horizontal. Para fazer isto, meios de articulação de eixo duplo 19a são integrados no bocal 19, próximo da extremidade 19e dos mesmos. O fluxo de fumaça assim é orientado de maneira a ser capaz de se anexar à água que cerca o navio 102. Em adição, o bocal 19 encaixa de maneira telescópica na ramificação do conduto 11a. O encaixe é ajustado pelos meios de ajuste do tipo cremalheira 19c, também controlados a partir do centro de controle. Assim é possível variar e adaptar o comprimento da ramificação 33Óc" *e, de uma maneira similar, a ramificação 11b).
[0038] As Figs. 6a e 6b são vistas esquemáticas lateral e de topo de um petroleiro longo 104 (por exemplo, com um comprimento maior do que 300 m) equipado com quatro aparelhos de ocultação instalados no fundo de um porão frontal 32 e um porão no meio 33 do petroleiro 104. Dois aparelhos 32”c"são instalados próximos de metade do casco lateral 105a do casco 105 do navio 104 e dois aparelhos 32”d" são instalados próximos da metade de casco 105b do casco 105. Próximos de cada metade de casco lateral 105a e 105b, os aparelhos 32”c"g"32”d"são arranjados substancialmente no meio MI e para a frente AV do navio 105.
[0039] Os aparelhos 32”c" g" 32”d" são compostos de turbinas de fumaça 1, tais como aquelas descritas anteriormente, conectadas com os condutou"33”c" g"33”d." correspondendo respectivamente à ramificação 33Óc" g" com a ramificação 33Ód"descrita acima com referência à Fig. 4a ou Fig. 5. Os comprimentos dos condutos 33”c g 33”d são determinados de forma que eles podem emergir fora do casco 105 do navio através dos orifícios pré-formados 13.
[0040] A invenção não está limitada às modalidades descritas e representadas. Assim é possível adicionar meios para regularizar o fluxo de fumaça: válvulas, persianas, etc. O fluido adicionado ao gás de exaustão para servir como uma carga em suspensão e para formar a fumaça pode ser qualquer líquido de natureza orgânica ou aquosa, adequado para a produção de tal efeito suspensivo.
[0041] Em adição, no caso de um navio de comprimento médio, por exemplo, maior do que ou aproximadamente igual a 100 m, é possível limitar o número de aparelhos de ocultação para dois instalados em direção à extremidade a montante da embarcação.
[0042] Além disso, meios diferentes dos compressores de turbina de gás podem ser usados como um gerador de fumaça, por exemplo, ventiladores de tamanho e saída adequados.
[0043] Adicionalmente, é vantajoso usar a tubulação de trabalho existente das embarcações navais para servir como os condutos de descarga de fumaça de acordo com a invenção, pelo menos parcialmente.

Claims (10)

1. Método para ocultar uma embarcação naval (100, 102, 104) compreendendo pelo menos um deque (10P) e um casco (101, 103, 105), caracterizado pelo fato de que consiste em integrar na embarcação (100, 102, 104) pelo menos uma turbina de gás (1), esta integração é capaz de ser feita no deque (10P) da embarcação (100) e/ou na embarcação (102, 104), em particular substancialmente na linha da água ou acima da linha da água (LF), injetando um fluido (H1) na descarga (3s) a partir da turbina de gás (1), e guiando *3 3. 3 3Ó. 33”c. 33”d+ o fluxo de gás carregado assim com fluido em suspensão (F3), referido como um fluxo de fumaça, para pelo menos uma saída (14) formada no casco (101, 103, 105) da embarcação (100, 102, 104), de forma a direcionar o dito fluxo de fumaça (F3).
2. Método para ocultar de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma injeção de aditivos escolhidos a partir de aditivos que geram fumaça, odores, em pó, coloridos e/ou pó de grafite também é afetado na saída (3s) do gerador de fumaça (1).
3. Método para ocultar de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o ato de guiar (11, 33Ó."33”c."33”d+"do fluxo de fumaça (F3) é configurado de forma que a saída de guia (14) fora do casco (101, 103, 105) é produzida na linha da água ou acima da linha da água (FL) da embarcação naval (100, 102, 104).
4. Método para ocultar de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o ato de guiar (11, 33Ó."33”c."33”d+"é de orientação adaptável, na saída (14) a partir do casco (101, 103, 105) da embarcação naval (100, 102, 104), pela orientação em um plano de referência paralelo ao deque ou deques (10P) da embarcação (100, 102, 104) e/ou em um plano perpendicular ao plano de referência, de maneira a orientar o fluxo de fumaça (F3) na linha de água (LF) de acordo com o movimento da embarcação (100, 102, 104) e as condições de navegação, de forma que o fluxo de fumaça (F3) e a saída é direcionada entre o deque ou deques (10P) e a linha de água (LF).
5. Método para ocultar de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o fluxo de fumaça (F3) é resfriado e tornado mais denso por umidificação (18) antes de emergir a partir do casco da embarcação (101, 103, 105) de maneira a causar uma vaporização na saída (14) e para manter a fumaça posicionada sobre o estiramento de água que cerca a embarcação (100, 102, 104).
6. Aparelho *32. 32Ó= 32”c, 32”d+ para ocultar uma embarcação naval (100, 102, 104) intencionado para implementar o método como definido em qualquer uma das reivindicações anteriores, e compreendendo uma turbina de gás (1) composta de um gerador de gás (2) e um tubo para ejetar os gases (3), que está conectado com um reservatório de combustível (41), caracterizado pelo fato de que o tubo de exaustão (3) é equipado com pelo menos um injetor de fluido (71) conectado com pelo menos um reservatório (42), para injetar este fluido, em particular óleo, nos gases de exaustão (F2) a partir da turbina de gás (1) e para formar um fluxo de gás com um fluido em suspensão (F3), referido como o fluxo de fumaça, e é acoplado com pelo menos um conduto *33."33Ó."33”c."33”d+ ou ramificação de conduto de guia *33Óc."33Ód+"para o fluxo de fumaça (F3).
7. Aparelho para ocultar de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o conduto ou cada conduto ou ramificação (11, 330, 33”c, 33”d, 330c, 3 3ód+ eqortggpfg rgnq ogpqu woc rqt>«q fkxgtigpfg troncocônica (12), conectada com o tubo (3) de maneira a reduzir substancialmente a velocidade do fluxo de fumaça (F3).
8. Aparelho para ocultar de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que um injetor (18) injetando fluido externo no fluxo de gás (F3) é arranjado em uma região de extremidade (15) do conduto ou cada conduto qw tcmifiec>«q *33, 11’, 33”c, 33”d, 33"c, 33Ód+ fg ocpgktc c resfriar o fluxo de fumaça (F3) e tornar mais denso, o fluido externo que em particular é água do mar em uma temperatura substancialmente abaixo daquela do fluxo de gás (F3) na dita região (15).
9. Aparelho para ocultar de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de que o conduto ou cada eqpfwVq qw tcokhkec>«q *3 3. 33Ó. 33”C. 33”d. 33ÓC. 33ód+ fi gswircfq pc extremidade (14) com um bocal (19) que pode ser orientado em pelo menos um plano de maneira a direcionar o fluxo de fumaça (F3) na saída (14) do eqpfwVq qw tcoifiec>«q *3 3. 3 3Ó. 33”c. 33”d. 33ÓC. 33ód+ qw eqo woc itcfg (17g) que pode ser orientado em uma região de extremidade do tubo (15), a grade (17g) que é capaz de direcionar o fluxo de fumaça (F3) que passa cVtcxfiu fq eqpfwVq qw tcoifiec>«q *3 3. 33Ó. 33”C. 33”d. 33ÓC. 33ód+o
10. Embarcação naval equipada com pelo menos um deque, um casco e pelo menos um aparelho como definido em qualquer uma das reivindicações 6 a 9, caracterizado pelo fato de que o aparelho (11) é arranjado em um deque (10P) ou em um porão (31, 32, 33) da embarcação (100), os comprimentos dos condutos e ramificações *33. 33Ó. 33”c. 33”d. 33Óc. 33Ód+ então sendo determinado de forma a emergir fora do casco da embarcação (101, 103, 105) através de aberturas pré-formadas (13).
BR112015000852-6A 2012-07-18 2013-07-17 Método e aparelho para ocultar uma embarcação naval, e, embarcação naval BR112015000852B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1256931 2012-07-18
FR1256931A FR2993532B1 (fr) 2012-07-18 2012-07-18 Procede et installation de masquage ainsi que batiment naval equipe d'au moins une telle installation
PCT/FR2013/051714 WO2014013192A1 (fr) 2012-07-18 2013-07-17 Procédé et installation de masquage ainsi que bâtiment naval équipé d'au moins une telle installation

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015000852A2 BR112015000852A2 (pt) 2017-06-27
BR112015000852B1 true BR112015000852B1 (pt) 2021-11-09

Family

ID=47137835

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015000852-6A BR112015000852B1 (pt) 2012-07-18 2013-07-17 Método e aparelho para ocultar uma embarcação naval, e, embarcação naval

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20150183499A1 (pt)
EP (1) EP2874870B1 (pt)
JP (1) JP6505598B2 (pt)
CN (1) CN104661913B (pt)
BR (1) BR112015000852B1 (pt)
CA (1) CA2878840C (pt)
FR (1) FR2993532B1 (pt)
PL (1) PL2874870T3 (pt)
RU (1) RU2616489C2 (pt)
WO (1) WO2014013192A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106275335A (zh) * 2015-06-09 2017-01-04 王常智 隐形舰船装置
CN114607473A (zh) * 2020-12-07 2022-06-10 中国石油天然气集团有限公司 烟气轮机的密封结构和烟气轮机

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU118201A1 (ru) * 1926-11-11 1957-11-30 Г.И. Зотиков Устройство дл получени дымовой завесы на судах
US4459219A (en) * 1979-10-10 1984-07-10 Teledyne Industries, Inc. Black smoke generator and method of use thereof
FR2517319A1 (fr) * 1981-11-30 1983-06-03 Alsetex Procede et dispositif pour la generation d'un nuage de camouflage
DE3538867A1 (de) * 1985-11-02 1987-05-14 Howaldtswerke Deutsche Werft Einrichtung fuer scheinzielerzeugung, insbesondere an schiffen
NO171750C (no) * 1991-01-21 1993-04-28 Raufoss As Anordning ved roeykgranat
USH1124H (en) * 1991-09-20 1993-01-05 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Army Particle smoke generator and method
JPH05139377A (ja) * 1991-11-18 1993-06-08 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 船舶の赤外線探知欺瞞装置
US5222455A (en) * 1992-04-17 1993-06-29 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Ship wake vorticity suppressor
CN1150571A (zh) * 1995-10-12 1997-05-28 武汉市武昌科力工程技术公司 一种中、高速舰船主机红外隐身排气系统
DE19723997B4 (de) * 1997-06-06 2005-11-03 Blohm + Voss Gmbh Abgasanlage für Seeschiffe, vorzugsweise für militärische Zwecke
RU2162996C1 (ru) * 1999-11-30 2001-02-10 Общевойсковая Академия Вооруженных Сил Российской Федерации Способ защиты военной техники, оснащенной газотурбинными двигателями, от поражающих элементов высокоточного оружия
JP2001263995A (ja) * 2000-03-22 2001-09-26 Toshiba Corp 艦船防御システム
CN2470236Y (zh) * 2000-11-27 2002-01-09 廖良斌 水面隐形突击艇
SE521767C2 (sv) * 2001-03-23 2003-12-02 Foersvarets Materielverk Metod och anordning för att alstra en vätskedimma
JP2005125985A (ja) * 2003-10-27 2005-05-19 Mitsubishi Heavy Ind Ltd ステルス船
CN1765697A (zh) * 2005-11-22 2006-05-03 李建华 潜水隐身导弹艇
IL174523A0 (en) * 2006-03-23 2006-12-31 Opgal Optronic Ind Ltd System for detecting and locating a thermal event and for reactive measures
KR101060153B1 (ko) * 2008-09-19 2011-08-29 한국해양연구원 함정 피격성 향상을 위한 위협세력 기만선박
FR2949749A1 (fr) * 2009-09-09 2011-03-11 Rodellec Du Porzic Marc Etienne Anne Ignace Mar De Dispositif destine a la protection des navires et des installations maritimes contre les actes de piraterie

Also Published As

Publication number Publication date
PL2874870T3 (pl) 2017-08-31
JP6505598B2 (ja) 2019-04-24
FR2993532A1 (fr) 2014-01-24
RU2616489C2 (ru) 2017-04-17
EP2874870B1 (fr) 2016-12-28
CN104661913A (zh) 2015-05-27
WO2014013192A1 (fr) 2014-01-23
EP2874870A1 (fr) 2015-05-27
US20150183499A1 (en) 2015-07-02
FR2993532B1 (fr) 2015-08-07
CN104661913B (zh) 2018-12-21
RU2015102841A (ru) 2016-09-10
CA2878840C (fr) 2020-04-21
BR112015000852A2 (pt) 2017-06-27
CA2878840A1 (fr) 2014-01-23
JP2015526336A (ja) 2015-09-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10829232B2 (en) Aircraft comprising a propulsion assembly including a fan on the rear of the fuselage
JP6290911B2 (ja) 二重反転ファン付きターボジェットエンジンにより推進する航空機
US2474068A (en) Air intake system of internal-combustion engines
US10968827B2 (en) Anti-icing apparatus for a nose cone of a gas turbine engine
US7681400B2 (en) Exhaust assembly forming a horizontal propulsion gas elbow in an aircraft
US10563616B2 (en) Gas turbine engine with selective flow path
US7581400B2 (en) Elbow-shaped propulsion gas exhaust assembly in an aircraft
CN103437911A (zh) 带隔板流体控制二元矢量喷管及其矢量推力产生和控制方法
BR112015000852B1 (pt) Método e aparelho para ocultar uma embarcação naval, e, embarcação naval
CN108955423B (zh) 一种具有导流进气结构的非火工品导弹
CA2861181A1 (en) Methods and apparatus for passive thrust vectoring and plume deflection
US10502085B2 (en) Angled reverse core gas turbine engine with widened nozzle
CN205592035U (zh) 组合循环发动机
RU2522687C2 (ru) Способ создания дополнительной реактивной струи и снижения волнового сопротивления для подвижного, например, метаемого, тела в форме снаряда с преимущественно оживальной или заострённой носовой частью и тело в форме снаряда с преимущественно оживальной или заострённой носовой частью
US2395919A (en) Auxiliary power plant for airplanes
RU2528508C2 (ru) Пусковая установка для авиационных ракет
CN105197238A (zh) 幻变扑翼泵喷飞机船配气动能炮
RU183233U1 (ru) Управляемая авиационная бомба
RU2384474C2 (ru) Боевой самолет
RU2086103C1 (ru) Способ внесения активного реагента гидрометеорологическим реактивным снарядом
WO2015092787A2 (en) Jet propulsion engine
RU2003104031A (ru) Летательный аппарат вертикального взлета и посадки
RU104249U1 (ru) Двигательная установка ракеты-носителя (варианты)
GB1058267A (en) Improvements in or relating to thrust producing devices
RU2015119948A (ru) Универсальный воздушно-реактивный двигатель

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/07/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.