BR102022002874A2 - Veículo de montar em selim - Google Patents

Veículo de montar em selim Download PDF

Info

Publication number
BR102022002874A2
BR102022002874A2 BR102022002874-5A BR102022002874A BR102022002874A2 BR 102022002874 A2 BR102022002874 A2 BR 102022002874A2 BR 102022002874 A BR102022002874 A BR 102022002874A BR 102022002874 A2 BR102022002874 A2 BR 102022002874A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fuel
container
filter
vehicle
fuel tank
Prior art date
Application number
BR102022002874-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Tokuichi Yamazaki
Shohei Yasuda
Hikaru Yokomura
Kenichi Maeda
Yasuo Narazaki
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd. filed Critical Honda Motor Co., Ltd.
Publication of BR102022002874A2 publication Critical patent/BR102022002874A2/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K11/00Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels
    • B62K11/02Frames
    • B62K11/04Frames characterised by the engine being between front and rear wheels
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62MRIDER PROPULSION OF WHEELED VEHICLES OR SLEDGES; POWERED PROPULSION OF SLEDGES OR SINGLE-TRACK CYCLES; TRANSMISSIONS SPECIALLY ADAPTED FOR SUCH VEHICLES
    • B62M7/00Motorcycles characterised by position of motor or engine
    • B62M7/02Motorcycles characterised by position of motor or engine with engine between front and rear wheels
    • B62M7/04Motorcycles characterised by position of motor or engine with engine between front and rear wheels below the frame

Landscapes

  • Supplying Secondary Fuel Or The Like To Fuel, Air Or Fuel-Air Mixtures (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um veículo flex de montar em selim, que inclui um filtro secundário, um tubo de combustível e um recipiente que são dispostos sem tornar o veículo demasiadamente grande. Um veículo de montar em selim inclui: um motor de combustão interna (3) e um membro de admissão (50) disposto abaixo dos quadros principais (21); um tanque de combustível (16) disposto acima desses componentes; pelo menos um filtro de combustível interno dentro do filtro de combustível, o filtro de combustível interno conectado a uma bomba de combustível (70); e pelo menos um filtro de combustível externo (73) na parte externa, o filtro de combustível externo (73) conectado ao tanque de combustível através de um tubo de combustível de alimentação (72). O veículo de montar em selim inclui ainda um recipiente (8) conectado ao tanque de combustível através de um tubo de combustível de carga (81). O membro de admissão é disposto verticalmente entre o recipiente e o filtro de combustível externo.

Description

VEÍCULO DE MONTAR EM SELIM ANTECEDENTES 1. Campo Técnico
[001] A presente invenção refere-se a um veículo de montar em selim, em particular, a um veículo de montar em selim que é um veículo flex que é movido a combustível contendo álcool.
2. Descrição do Antecedente
[002] Entre os veículos de montar em selim, os veículos movidos a gasolina incluem um filtro de combustível interno (filtro primário) conectado a uma bomba de combustível em um tanque de combustível para filtragem de combustível, e os veículos flex movidos a combustível contendo álcool incluem adicionalmente: um filtro de combustível externo (filtro secundário) instalado no tubo de combustível de alimentação que conecta a bomba de combustível a um injetor no membro de admissão e um tubo de combustível de retorno para retornar o combustível do filtro secundário para a bomba de combustível, conforme descrito na Literatura de Patentes 1.
[003] Isso torna o arranjo dos tubos de combustível dos veículos flex complicado em comparação com os veículos a gasolina. Quando o veículo adicionalmente incluir um recipiente, outro layout deve ser considerado. Por exemplo, a Literatura de Patentes 2 mostra um veículo de montar em selim incluindo um recipiente. O veículo da Literatura de Patentes 2, entretanto, não possui um filtro secundário, e o documento não mostra a relação posicional com o filtro secundário. Além disso, o recipiente tem um formato cilíndrico que fica localizado abaixo do tanque de combustível e no quadro principal, apresentando o eixo central se estendendo na direção frente-trás do veículo. Isso acarreta um problema com o espaço de instalação.
LISTA DE CITAÇÕES LITERATURAS DE PATENTES
[004] Literatura de Patentes 1: JP 2010-216485 A (Figuras 2 e 3).
[005] Literatura de Patentes 2: JP 2020-015450 A (Figuras de 1 a 5).
BREVE SUMÁRIO
[006] Tendo em vista essas técnicas convencionais, a presente invenção apresenta um veículo de montar em selim de combustível flexível movido a combustível contendo álcool, que inclui um filtro secundário, um tubo de combustível e um recipiente que são dispostos sem tornar o veículo demasiadamente grande.
[007] Para solucionar os problemas acima, um veículo de montar em selim de acordo com um aspecto da presente invenção inclui: um motor de combustão interna e um membro de admissão disposto abaixo dos quadros principais; um tanque de combustível disposto acima do motor de combustão interna e do membro de admissão; pelo menos um filtro de combustível interno dentro do filtro de combustível, o filtro de combustível interno conectado a uma bomba de combustível; e pelo menos um filtro de combustível externo na parte externa do tanque de combustível, o filtro de combustível externo conectado ao tanque de combustível através de um tubo de combustível de alimentação. O veículo de montar em selim inclui ainda um recipiente conectado ao tanque de combustível através de um tubo de combustível de carga, e o membro de admissão é disposto verticalmente entre o recipiente e o filtro de combustível externo.
[008] Com esta configuração, o membro de admissão é disposto verticalmente entre o recipiente e o filtro de combustível externo como o filtro secundário, de tal modo que o recipiente e o filtro de combustível externo possam ser dispostos perto do membro de admissão, tendo um grau de liberdade aperfeiçoado no layout, e encurtando e otimizando o comprimento dos tubos de combustível que são conectados ao tanque de combustível, ao filtro de combustível externo e ao recipiente.
[009] De acordo com uma concretização preferida da presente invenção, o recipiente é disposto por cima do membro de admissão e do filtro de combustível externo.
[0010] O recipiente fixado em uma posição elevada do veículo impede que a água entre no recipiente quando o veículo ficar inundado.
[0011] De acordo com uma concretização preferida da presente invenção, o recipiente é disposto em uma posição entre o tanque de combustível e uma caixa de filtro de ar fixada aos quadros principais e conectado a montante do membro de admissão para purificar o ar de admissão.
[0012] Dessa forma, o recipiente é disposto entre o tanque de combustível e a caixa do filtro de ar, e isso protege melhor o recipiente.
[0013] De acordo com uma concretização preferida da presente invenção, o filtro de combustível externo é disposto em uma posição entre os quadros principais à esquerda e à direita do filtro de combustível externo na direção da largura do veículo e um cárter do motor de combustão interna.
[0014] Desta forma, o filtro de combustível externo é circundado pelos quadros principais rígidos e pelo cárter, protegendo melhor o filtro de combustível externo.
[0015] De acordo com uma concretização preferencial da presente invenção, o tanque de combustível tem a bomba de combustível na face inferior, o recipiente tem um formato cilíndrico com um eixo central que se estende na direção da largura do veículo, o recipiente é conectado ao tanque de combustível através de um tubo de combustível de carga e é conectado ao membro de admissão através de um tubo de combustível de purga, e é disposto ao longo de um membro trans-versal que conecta os quadros principais esquerdo e direito, e uma válvula de controle de purga disposta no tubo de combustível de purga está localizada abaixo do tanque de combustível e atrás da bomba de combustível.
[0016] Essa configuração facilita a montagem dos tubos de combustível e permite que o recipiente mantenha facilmente uma folga do tanque de combustível e seja disposto de forma compacta mesmo em um espaço lotado de outras partes.
[0017] De acordo com uma concretização preferida da presente invenção, o recipiente tem uma periferia externa circundada por um membro de banda, o membro de banda apresentando um recorte que prende uma nervura no recipiente.
[0018] Quando o recipiente for colocado em um espaço estreito entre o tanque de combustível e a caixa do filtro de ar, será difícil manter a folga entre os componentes. As vibrações do corpo do veículo podem girar o recipiente, ou podem deslocar os tubos de combustível. Nesse caso, esses tubos de combustível podem receber carga excessiva. A nervura, capturada no recorte do membro de banda, restringe no recipiente o movimento do recipiente e impede assim o deslocamento do recipiente dos tubos de combustível.
[0019] De acordo com o veículo de montar em selim da presente invenção, o recipiente e o filtro de combustível externo como o filtro secundário são dispostos de modo a ter o membro de admissão verticalmente entre eles. Com esta configuração, o recipiente e o filtro de combustível externo podem ser dispostos perto do membro de admissão, tendo um grau de liberdade aperfeiçoado no layout, e o comprimento dos tubos de combustível que são conectados ao tanque de combustível, ao filtro de combustível externo e ao recipiente pode ser encurtado.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0020] A Figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de acordo com uma concretização da presente invenção, mostrada parcialmente em seção sem uma cobertura do corpo do veículo.
[0021] A Figura 2 é uma vista lateral esquerda em torno da dobra do quadro principal na Figura 1, mostrando as proximidades do membro de admissão parcialmente em seção sem o quadro principal e a porção íngreme à esquerda.
[0022] A Figura 3 descreve um filtro de combustível externo e um recipiente mostrados na Figura 2, e tubos de combustível conectados a eles.
[0023] A Figura 4 é uma vista lateral esquerda do recipiente mostrado na Figura 3.
[0024] A Figura 5 é uma vista em perspectiva dianteira do recipiente, tomada ao longo da seta V-V na Figura 4.
[0025] A Figura 6 é uma vista em perspectiva traseira do recipiente, tomada ao longo da seta VI-VI na Figura 4.
[0026] A Figura 7 é uma vista em perspectiva inferior do recipiente, tomada ao longo da seta VII-VII na Figura 4
[0027] A Figura 8 é uma vista em seção transversal da parte principal dianteira da motocicleta, tomada ao longo da seta VIII-VIII na Figura 1.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0028] Com referência às Figuras de 1 a 8, o que se segue descreve um veículo de montar em selim de acordo com uma concretização da presente invenção.
[0029] Na presente concretização, o veículo de montar em selim é uma motocicleta, e as direções, tais como frente-trás, esquerda-direita, e em cima-embaixo nas reivindicações e nas descrições seguem a orientação do veículo (motocicleta) da presente concretização.
[0030] Nos desenhos, as setas para frente, para esquerda, para a direita e para cima indicam a frente, a esquerda, a direita e em cima do veículo, respectivamente.
[0031] A Figura 1 é uma vista esquemática do lado esquerdo de uma motocicleta 1 de acordo com a presente concretização, mostrada parcialmente em seção sem uma cobertura do corpo do veículo.
[0032] Conforme mostrado na Figura 1, a motocicleta (veículo de montar em selim da presente invenção) 1 da presente concretização inclui um quadro do corpo 2, apresentando um par de quadros principais esquerdo e direito 21 que se estendem para trás e ligeiramente para baixo a partir do tubo principal 20. Cada quadro principal 21 tem uma dobra 21a que se dobra para baixo em vista lateral, seguida por uma porção íngreme 21b que é acentuadamente inclinada para alcançar um quadro pivô 22.
[0033] O quadro do corpo 2 também apresenta um par de quadros descendentes esquerdo e direito 23 que se estendem para baixo a partir do tubo principal 20 em um ângulo obliquamente íngreme. Os quadros descendentes 23 são substancialmente paralelos às porções íngremes 21b dos quadros principais 21 em vista lateral.
[0034] O quadro do corpo 2 tem ainda um par de trilhos de assento esquerdo e direito 24 que se estendem para trás a partir das dobras 21a dos quadros principais 21, e um par de escoras traseiras esquerda e direita 25 que conectam a porção traseira dos trilhos de assento 24 e os quadros pivôs 22 para sustentar os trilhos de assento 24.
[0035] Estes quadros principais 21, dobras 21a, porções íngremes 21b e trilhos de assento 24 à esquerda e à direita são conectados por uma pluralidade de membros transversais 26 colocados em posições apropriadas.
[0036] Para o quadro do corpo 2, conforme indicado acima, o tubo de cabeça 20 sustenta pivotavelmente os garfos dianteiros 11 que sustentam rotativamente uma roda dianteira 12 nas extremidades inferio-res.
[0037] Os quadros pivôs 22, que são conectados à parte inferior das porções íngremes 21b dos quadros principais 21, sustentam as extremidades dianteiras dos garfos traseiros 13. Os garfos traseiros 13 se estendem para trás e sustentam rotativamente uma roda traseira 14 nas extremidades traseiras. Um coxim traseiro 15 é colocado entre os garfos traseiros 13 e o quadro do corpo 2.
[0038] Os quadros principais 21 sustentam um tanque de combustível 16 na frente, e os trilhos do assento 24 sustentam um assento 17 atrás do tanque de combustível 16.
[0039] Na presente concretização, a motocicleta 1 tem um motor de combustão interna 3 montado abaixo dos quadros principais 21 e na frente das porções íngremes 21b. O motor de combustão interna 3 é suspenso aí e tem um cárter 30 apresentando uma porção dianteira presa em um suporte 23a fixado à extremidade inferior dos quadros descendentes 23 e uma porção traseira presa nos quadros pivôs 22.
[0040] O motor de combustão interna 3 da presente concretização inclui uma transmissão 4 na porção traseira no cárter 30 para constituir uma unidade de energia. O motor de combustão interna 3 é de um tipo de ciclo de quatro tempos de cilindro único refrigerado a ar montado na motocicleta 1 com o virabrequim 31 na direção da largura da motocicleta 1, isto é, na direção esquerda-direita.
[0041] Na parte traseira do cárter 30, a transmissão 4 apresenta um eixo principal (não mostrado) e um contraeixo 42 em paralelo ao virabrequim 31. O contraeixo 42 penetra no cárter 30 à esquerda para se projetar para o lado de fora. Este eixo é o eixo de saída final da unidade de energia, e possui uma roda dentada de saída 43 na protuberância. Uma corrente de transmissão 44 enrolada em torno da roda dentada de saída 43 passa por cima de uma roda dentada acionada 45 na roda traseira 14 para constituir um mecanismo de transmissão de corrente, transmitindo assim energia para a roda traseira 14.
[0042] O motor de combustão interna 3 é suspenso de modo que um bloco de cilindro 32, uma cabeça de cilindro 33 e uma cobertura de cabeça de cilindro 34 fiquem no cárter 30 com o eixo do cilindro ligeiramente inclinado para a frente.
[0043] Um tubo de admissão 51, conectado a um orifício de admissão 35 da cabeça do cilindro 33 do motor de combustão interna 3, se estende para trás a partir da cabeça do cilindro 33, e é direcionado através de um membro de admissão 50 incluindo o tubo de admissão 51, um corpo de borboleta 52, e um tubo de conexão 53 para alcançar uma caixa do filtro de ar 55.
[0044] Um tubo de escape 61, conectado a uma porta de escape 36 da cabeça do cilindro 33, se estende para frente a partir da cabeça do cilindro 33. O tubo de escape 61 se dobra então para baixo para se estender para trás sob o motor de combustão interna 3, de modo que o caminho de escape alcance um silecenciador 62 à direita da roda traseira 14.
[0045] Na presente concretização, o motor de combustão interna 3 usa combustível contendo álcool.
[0046] Em outras palavras, a motocicleta 1 da presente concretização é um veículo flex que utiliza combustível contendo álcool.
[0047] A Figura 2 é uma vista lateral esquerda em torno da dobra 21a do quadro principal 21 na Figura 1, mostrando as proximidades do membro de admissão 50 parcialmente em seção sem o quadro principal 21 e a porção íngreme 21b à esquerda.
[0048] A Figura 3 descreve um filtro de combustível externo 73 e um recipiente 8 mostrado na Figura 2, que será descrito posteriormente, e tubos de combustível conectados a eles.
[0049] Ao contrário dos veículos movidos a gasolina, os veículos flex incluem, além de um filtro de combustível interno conectado a uma bomba de combustível 70 no tanque de combustível 16 como um filtro primário para filtragem de combustível, um filtro de combustível externo 73 como um filtro secundário. Este filtro de combustível externo 73 é colocado em um tubo de combustível de alimentação 72 que vai da bomba de combustível 70 no fundo do tanque de combustível 16 para um injetor 75 no membro de admissão 50. O veículo também inclui um tubo de combustível de retorno 74 que retorna combustível do filtro de combustível externo 73 para a bomba de combustível 70 (vide Figuras 2 e 3).
[0050] Especificamente, o combustível com pó fino, tal como o álcool, requer um filtro de combustível com uma malha mais fina para aumentar a área de contato com o combustível. Isso, no entanto, encurta o ciclo de substituição do filtro de combustível e aumenta a frequência de manutenção. Além disso, um filtro de combustível de malha fina colocado a montante da bomba de combustível poderá se tornar uma resistência quando a quantidade de combustível a ser suprida aumentar repentinamente, tal como ao acelerar o veículo. Isso causa um problema, tal como a dificuldade em rapidamente suprir a quantidade necessária de combustível.
[0051] Para lidar com este problema, o veículo flex inclui: o filtro de combustível interno (filtro primário), conectado à bomba de combustível 70 no tanque de combustível 16, que tem uma malha grossa semelhante a um veículo movido a gasolina para reduzir a resistência; e o filtro de combustível externo (filtro secundário) 73 que tem uma malha mais fina do que o filtro de combustível interno (filtro primário).
[0052] Esta configuração coleta pó grande no filtro de combustível interno (filtro primário) e pó fino no filtro de combustível externo (filtro secundário) 73, o que suprime o entupimento desses filtros e reduz a resistência.
[0053] Conforme mostrado na Figura 3, o tubo de combustível de alimentação 72 é separado em: um tubo de combustível de alimentação a montante 72A que conecta a bomba de combustível 70 ao filtro de combustível externo 73; e um tubo de combustível de alimentação a jusante 72B que conecta o filtro de combustível externo 73 ao injetor 75.
[0054] O tubo de combustível de retorno 74 se ramifica do tubo de combustível de alimentação a jusante 72B no lado de descarga do filtro de combustível externo 73 através de uma junta de três vias 76. O tubo de combustível de retorno 74 é conectado a um regulador de pressão, não mostrado, fixado na bomba de combustível 70 no tanque de combustível 16, de tal modo a retornar o combustível com excesso de pressão ao tanque de combustível 16.
[0055] O combustível que passou pela junta de três vias 76 é enviado para o injetor 75 através do tubo de combustível de alimentação a jusante 72B.
[0056] Conforme mostrado na Figura 2, a motocicleta 1 da presente concretização inclui o recipiente 8 para tratamento de gás sem liberar diretamente o gás combustível evaporado gerado no tanque de combustível 16 para a atmosfera.
[0057] Na presente concretização, o recipiente 8 é um recipiente cilíndrico contendo um adsorvente, tal como carvão ativado.
[0058] O recipiente 8 está localizado ao longo e em uma porção traseira do primeiro membro transversal 26A que conecta os quadros principais esquerdo e direito 21 nas proximidades das dobras 21a dos quadros principais 21 que são conectados aos trilhos de assento 24. O recipiente 8 é colocado acima do tubo de conexão 53 que constitui a parte a montante do membro de admissão 50 com o eixo central direcionado na direção da largura do veículo.
[0059] O recipiente 8 e o filtro de combustível externo 73 são dispostos para ter o tubo de conexão 53 verticalmente entre eles, e o recipiente 8 é disposto entre o tanque de combustível 16, localizado na frente e acima do recipiente 8, e a caixa do filtro de ar 55, localizada atrás e abaixo em relação ao tanque de combustível 16, na direção dianteira-traseira do corpo do veículo.
[0060] O termo verticalmente não se limita à relação em que o recipiente 8 e o filtro de combustível externo 73 são colocados perpendicularmente de modo vertical em vista lateral do corpo do veículo, e também inclui relações em que o recipiente 8 e o filtro de combustível externo 73 são deslocados na direção frente-trás ou na direção esquerda-direita do corpo do veículo.
[0061] A Figura 4 é uma vista lateral esquerda do recipiente 8 na Figura 3. A Figura 5 é uma vista em perspectiva dianteira do recipiente 8, tomada ao longo da seta V-V na Figura 4. A Figura 6 é uma vista em perspectiva traseira do recipiente 8, tomada ao longo da seta VI-VI na Figura 4. A Figura 7 é uma vista em perspectiva inferior do recipiente 8, tomada ao longo da seta VII-VII na Figura 4.
[0062] Conforme mostrado nas Figuras 3, 4 e 5, um tubo de combustível de carga 81 e um tubo de combustível de purga 82 são conectados à extremidade direita 8a do recipiente 8.
[0063] O tubo de combustível de carga 81 é conectado a um separador de vapor de combustível (não mostrado) no tanque de combustível 16, e o gás combustível em evaporação é introduzido no recipiente 8 a partir do interior do tanque de combustível 16 para adsorção.
[0064] Ou seja, quando a motocicleta 1 for estacionada, por exemplo, o gás combustível em evaporação gerado pelo aquecimento do combustível no tanque de combustível 16 será enviado para o recipiente 8 através do tubo de combustível de carga 81 e será adsorvido pelo adsorvente no recipiente 8.
[0065] Conforme mostrado na Figura 2, o tubo de combustível de purga 82 é conectado a jusante da válvula de borboleta, não mostrada, do corpo de borboleta 52 do membro de admissão 50 nesta concreti-zação. A evaporação do gás combustível adsorvido no recipiente 8 é purgada pela pressão negativa no membro de admissão 50 gerada durante a operação do motor de combustão interna 3, e é retornada através do tubo de combustível de purga 82 para o tubo de admissão 51 do membro de admissão 50 para combustão no motor de combustão interna 3 para purificar o gás.
[0066] Conforme mostrado nas Figuras 3, 4, 6, um tubo de entrada de ar externo 83 e um tubo de drenagem 84, que se comunicam com a atmosfera, são conectados à extremidade esquerda 8b do recipiente 8. O tubo de entrada de ar externo 83 introduzirá o ar externo no recipiente 8 para facilitar a purga quando o gás combustível em evaporação adsorvido pelo adsorvente for purgado. O tubo de drenagem 84 descarrega gás e líquido desnecessários no recipiente 8 durante a adsor-ção do gás combustível em evaporação para facilitar a adsorção.
[0067] Conforme acima descrito, o recipiente 8 e o filtro de combustível externo 73 como o filtro secundário são dispostos para ter o membro de admissão 50 verticalmente entre eles, de modo que o recipiente 8 e o filtro de combustível externo 73, que pode ser deslocado para a esquerda e para a direita, possam ser colocados perto do membro de admissão 50, embora tendo um grau de liberdade aperfeiçoado no layout.
[0068] Isso também encurta e otimiza os comprimentos dos tubos de combustível, incluindo: o tubo de combustível de alimentação 72 (tubo de combustível de alimentação a montante 72A e tubo de combustível de alimentação a jusante 72B) para enviar combustível da bomba de combustível 70 do tanque de combustível 16 para o injetor 75 através do filtro de combustível externo 73; o tubo de combustível de retorno 74 para retornar combustível do filtro de combustível externo 73 para a bomba de combustível 70; o tubo de combustível de carga 81 para enviar gás combustível em evaporação do tanque de com-bustível 16 para o recipiente 8; e o tubo de combustível de purga 82 para enviar gás combustível em evaporação do recipiente 8 para o membro de admissão 50.
[0069] Além disso, o recipiente 8 está localizado acima do membro de admissão 50 e do filtro de combustível externo 73. Isso significa que o recipiente 8 é fixado em uma posição elevado do veículo, o que irá impedir a entrada de água no recipiente 8 quando o veículo ficar inundado.
[0070] Conforme mostrado na Figura 1, o recipiente 8 é disposto entre o tanque de combustível 16 e a caixa do filtro de ar 55 fixada aos quadros principais 21 e conectada a montante do membro de admissão 50 para purificar o ar de admissão. Isso protege melhor o recipiente 8.
[0071] A Figura 8 é uma vista em seção transversal da parte principal dianteira da motocicleta 1, tomada ao longo da seta VIII-VIII na Figura 1.
[0072] Conforme mostrado nas Figuras 3 e 8, o filtro de combustível externo 73 da presente concretização tem um formato cilíndrico. O filtro de combustível externo 73 é fixado atrás do cárter 30 e ao longo da frente do segundo membro transversal 26B conectando as porções íngremes 21b dos quadros principais esquerdo e direito 21 através de um suporte de filtro 78 com seu eixo direcionado na direção da largura do veículo.
[0073] Isto é, o filtro de combustível externo 73 está localizado entre as porções íngremes 21b dos quadros principais esquerdo e direito 21 em ambos os lados do filtro de combustível externo 73 na direção da largura do veículo, e o cárter 30 do motor de combustão interna 3. Especificamente, a face superior do cárter 30 está localizada abaixo do filtro de combustível externo 73, e os quadros principais esquerdo e direito 21 estão localizados em ambos os lados do filtro de combustível externo 73 na direção da largura do veículo. Isto significa que o filtro de combustível externo 73 é circundado pelos quadros principais rígidos 21 e pelo cárter 30, protegendo assim melhor o filtro de combustível externo 73. Em vista lateral do veículo, os quadros principais 21 se sobrepõem a uma parte do filtro de combustível externo 73 (vide Figura 1). Isso aumenta ainda mais a proteção do filtro de combustível externo 73.
[0074] Conforme mostrado nas Figuras 2 e 8, o recipiente 8 é conectado ao membro de admissão 50 através do tubo de combustível de purga 82, conforme acima descrito.
[0075] O tubo de combustível de purga 82 se comunica com o recipiente 8 através de uma válvula de controle de purga (PCSV: válvula solenoide de controle de purga) 85 nas proximidades do recipiente 8.
[0076] A válvula de controle de purga 85 se abre e se fecha sob controle elétrico para permitir que o gás combustível de purga, sugado do recipiente 8 para o motor de combustão interna 3 através do membro de admissão 50, flua do recipiente 8 para o membro de admissão 50.
[0077] Além disso, a bomba de combustível 70 está localizada na face inferior do tanque de combustível 16 mostrado na Figura 1, o recipiente 8 tem um formato cilíndrico tendo um eixo central que se estende na direção da largura do veículo e está localizado ao longo e atrás do primeiro membro transversal (membro transversal 26A na presente invenção) conectando os quadros principais esquerdo e direito 21 nas proximidades das dobras 21a. A válvula de controle de purga 85, colocada no tubo de combustível de purga 82 e perto do recipiente 8, está localizada abaixo do tanque de combustível 16 e atrás da bomba de combustível 70.
[0078] Com esta configuração, o recipiente 8 mantém facilmente uma folga do tanque de combustível 16 e pode ser colocado de forma compacta mesmo em um espaço lotado de outras peças, o que facilita a montagem dos tubos de combustível a serem conectados ao recipiente 8, incluindo o tubo de combustível de carga 81 e o tubo de combustível de purga 82.
[0079] Conforme mostrado na Figura 3, o tubo de entrada de ar externo 83 se estende para trás do recipiente 8 e se dobra então para baixo de modo a direcionar a abertura para baixo. A abertura é aberta para o ar no espaço acima dos quadros principais 21, na frente da caixa do filtro de ar 55, e sob o assento 17 (vide Figura 1). Com a introdução de ar fresco, esta configuração elimina a mistura de pó e influências do calor do motor de combustão interna 3.
[0080] Embora não mostrado, o tubo de drenagem 84 se estende para baixo para alcançar a parte inferior traseira do cárter 30, de modo que o tubo de drenagem 84 tenha a extremidade inferior que se abre para baixo na parte inferior do corpo do veículo. Isso elimina as influências sobre o corpo do veículo e os passageiros provenientes de gás e líquido drenados.
[0081] Conforme mostrado nas Figuras de 4 a 7, a periferia externa 8c do recipiente 8 é circundada por um membro de banda 9, e uma nervura 87 na periferia externa 8c do recipiente 8 é capturada em um recorte 91 do membro de banda 9.
[0082] O membro de banda 9 apresenta uma protuberância 92 na periferia externa, a protuberância 92 tendo um orifício de engate 93 que se estende na direção circunferencial do recipiente 8. Um suporte 95, que se estende do primeiro membro transversal 26A conectando os quadros principais esquerdo e direito 21, apresenta uma extremidade de ponta 95a. A inserção desta extremidade de ponta 95a no orifício de engate 93 permite que o recipiente 8 seja colocado ao longo do primeiro membro transversal 26A com seu eixo central direcionado na direção da largura do veículo (vide Figuras 4 e 5).
[0083] O membro de banda 9 apresenta também uma segunda protuberância 96 na periferia externa, a protuberância 96 tendo um orifício de engate 97 que se estende na direção axial do recipiente 8. Neste orifício de engate 97, uma extremidade de ponta 98a de um suporte de válvula 98 é inserida, e a válvula de controle de purga 85 é presa ao suporte de válvula 98, colocando assim a válvula de controle de purga 85 perto do recipiente 8 (vide Figuras 4 e 5).
[0084] Quando o recipiente 8 for colocado ao longo do primeiro membro transversal 26A no espaço estreito entre o tanque de combustível 16 e a caixa do filtro de ar 55, será difícil manter a folga entre os componentes. A pulsação dos tubos de combustível conectados ao recipiente 8, tais como o tubo de combustível de carga 81 e o tubo de combustível de purga 82, ou as vibrações do corpo do veículo podem girar o recipiente 8 em torno de seu eixo, ou podem deslocar os tubos de combustível 81, 82. Nesse caso, esses tubos de combustível 81 e 82 podem receber um excesso de carga. A nervura 87, capturada no recorte 91 do membro de banda 9, na periferia externa 8a restringe o movimento do recipiente 8 e impede assim o deslocamento do recipiente 8 a partir dos tubos de combustível 81, 82.
[0085] Essa é uma descrição sobre o veículo de montar em selim de acordo com uma concretização da presente invenção, e a presente invenção não está limitada a esta concretização. Várias concretizações podem ser implementadas dentro do escopo da presente invenção.
[0086] Por exemplo, o veículo de montar em selim da presente invenção não se limita à motocicleta da concretização, e pode ser vários veículos de montar em selim, tal como um veículo tipo bugre de três ou quatro rodas, desde que seja um veículo de montar em selim com as características citadas na reivindicação 1.
[0087] O motor de combustão interna não está limitado ao motor de combustão interna de ciclo de quatro tempos de cilindro único refrigerado a ar da concretização, que pode ser de qualquer outro tipo de motor de combustão interna multicilindro.
[0088] Na concretização acima, os componentes colocados à esquerda ou à direita são descritos com referência aos desenhos para conveniência de explanação. O arranjo pode ser oposto àqueles mostrados na concretização acima, que também está incluída na presente invenção.
LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA
1 Motocicleta (veículo de montar em selim na presente invenção)
2 Quadro do corpo
3 Motor de combustão interna
4 Transmissão
8 Recipiente
8c Periferia externa
9 Membro de banda
16 Tanque de combustível
17 Assento
20 Tubo principal
21 Quadro principal
21a Dobra
21b Porção íngreme
22 Quadro pivô
23 Quadro descendente
24 Trilho de assento
25 Escora traseira
26 Membro transversal
26A Primeiro membro transversal ("membro transversal" na presente invenção)
26B Segundo membro transversal
30 Cárter
31 Virabrequim
33 Cabeça do cilindro
35 Orifício de admissão
50 Membro de admissão
51 Tubo de admissão
52 Corpo de borboleta
53 Tubo de conexão
55 Caixa do filtro de ar
70 Bomba de combustível
72 Tubo de combustível de alimentação
72A Tubo de combustível de alimentação a montante 72B Tubo de combustível de alimentação a jusante
73 Filtro de combustível externo (filtro secundário)
74 Tubo de combustível de retorno
75 Injetor
76 Junta de três vias
78 Suporte de filtro
81 Tubo de combustível de carga
82 Tubo de combustível de purga
83 Tubo de entrada de ar externo
84 Tubo de drenagem
85 Válvula de controle de purga
87 Nervura
91 Recorte
92 Protuberância
93 Furo de engate
95 Suporte
96 Segunda protuberância
98 Suporte de válvula

Claims (6)

  1. Veículo de montar em selim, caracterizado pelo fato de compreender:
    um motor de combustão interna (3) e um membro de admissão (50) dispostos abaixo dos quadros principais (21);
    um tanque de combustível (16) disposto acima do motor de combustão interna (3) e do membro de admissão (50);
    pelo menos um filtro de combustível interno dentro do tanque de combustível (16), o filtro de combustível interno conectado a uma bomba de combustível (70);
    pelo menos um filtro de combustível externo (73) na parte externa do tanque de combustível, o filtro de combustível externo (73) conectado ao tanque de combustível (16) através de um tubo de combustível de alimentação (72);
    um recipiente (8) conectado ao tanque de combustível (16) através de um tubo de combustível de carga (81),
    em que o membro de admissão (50) é disposto verticalmente entre o recipiente (8) e o filtro de combustível externo (73).
  2. Veículo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o recipiente (8) ser disposto acima do membro de admissão (50) e do filtro de combustível externo (73).
  3. Veículo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o recipiente (8) ser disposto em uma posição entre o tanque de combustível (16) e uma caixa do filtro de ar (55) fixada aos quadros principais (21) e conectada a montante do membro de admissão (50) para purificar o ar de admissão.
  4. Veículo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de o filtro de combustível externo (73) ser disposto em uma posição entre os quadros principais (21) à esquerda e à direita do filtro de combustível terno (73) na direção da largura do veículo e um cárter (30) do motor de combustão interna (3).
  5. Veículo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de o tanque de combustível (16) apresentar a bomba de combustível (70) na face inferior, o recipiente (8) ter um formato cilíndrico tendo um eixo central que se estende na direção da largura do veículo, ser conectado ao tanque de combustível (16) através de um tubo de combustível de carga (81) e ser conectado ao membro de admissão (50) através de um tubo de combustível de purga (82), e ser disposto ao longo de um membro transversal (26A) que conecta os quadros principais esquerdo e direito (21), e de uma válvula de controle de purga (85) disposta no tubo de combustível de purga (82) estar localizada abaixo do tanque de combustível (16) e atrás da bomba de combustível (70).
  6. Veículo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado pelo fato de o recipiente (8) apresentar uma periferia externa (8c) circundada por um membro de banda (9), e de o membro de banda (9) ter um recorte (91) que captura uma nervura (87) no recipiente (8).
BR102022002874-5A 2021-03-31 2022-02-15 Veículo de montar em selim BR102022002874A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2021-061407 2021-03-31
JP2021061407A JP7305696B2 (ja) 2021-03-31 2021-03-31 鞍乗型車両

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022002874A2 true BR102022002874A2 (pt) 2022-10-04

Family

ID=83509096

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022002874-5A BR102022002874A2 (pt) 2021-03-31 2022-02-15 Veículo de montar em selim

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP7305696B2 (pt)
BR (1) BR102022002874A2 (pt)

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5268514B2 (ja) 2008-09-16 2013-08-21 本田技研工業株式会社 キャニスタ保持構造
JP2011256756A (ja) 2010-06-08 2011-12-22 Honda Motor Co Ltd 車両の燃料供給装置
JP5924975B2 (ja) 2012-02-17 2016-05-25 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP6769252B2 (ja) 2016-11-14 2020-10-14 スズキ株式会社 鞍乗型車両のキャニスター配置構造
WO2019221225A1 (ja) 2018-05-17 2019-11-21 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP6779946B2 (ja) 2018-07-26 2020-11-04 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両

Also Published As

Publication number Publication date
JP7305696B2 (ja) 2023-07-10
JP2022157280A (ja) 2022-10-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3165481U (ja) 鞍乗型車両
US9957928B2 (en) Supercharging system for engine
KR101363639B1 (ko) 안장형 차량의 증발 연료 제어 장치
JP2933735B2 (ja) 自動二輪車用燃料噴射式エンジンの吸気装置
BRPI1003979B1 (pt) Sistema de fornecimento de combustível para motocicleta
BRPI0704245B1 (pt) Veículo do tipo para montar
CN103228527A (zh) 跨骑型车辆
JPH07269422A (ja) 内燃機関の燃料装置のための通気装置
BR112018000685B1 (pt) Veículo do tipo para montar
JP5291501B2 (ja) 自動二輪車のキャニスタ配置構造
JP5507359B2 (ja) 自動二輪車の蒸発燃料処理装置
BRPI1101392A2 (pt) motocicleta
BRPI1005256A2 (pt) veÍculo tipo lambreta
BR102022002874A2 (pt) Veículo de montar em selim
EP2210801B1 (en) Motorcycle with particular arrangement of fuel tank, fuel pump and air cleaner
WO2012011468A1 (ja) スクータ型自動二輪車
JP6221627B2 (ja) 過給機付自動二輪車
CN215513975U (zh) 调整阀配置结构
BRPI1003722B1 (pt) Sistema de fornecimento de combustível para motocicleta
BRPI1002955A2 (pt) veìculo do tipo selim
JP3673759B2 (ja) 自動二輪車の排気浄化装置
US11384672B2 (en) Secondary air introduction device
BRPI1100952B1 (pt) Veículo tipo lambreta
US20220144374A1 (en) Saddle-riding vehicle
JP2019209835A (ja) 自動二輪車のキャニスタ配置構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]