BR102014004279B1 - estrutura dianteira do veículo do tipo montar em selim - Google Patents

estrutura dianteira do veículo do tipo montar em selim Download PDF

Info

Publication number
BR102014004279B1
BR102014004279B1 BR102014004279-2A BR102014004279A BR102014004279B1 BR 102014004279 B1 BR102014004279 B1 BR 102014004279B1 BR 102014004279 A BR102014004279 A BR 102014004279A BR 102014004279 B1 BR102014004279 B1 BR 102014004279B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
openings
headlamps
front cover
shoulders
Prior art date
Application number
BR102014004279-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102014004279A2 (pt
Inventor
Masashi Namai
Ken Sakamoto
Hiroshi Okamura
Yasuaki Tezuka
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd. filed Critical Honda Motor Co., Ltd.
Publication of BR102014004279A2 publication Critical patent/BR102014004279A2/pt
Publication of BR102014004279B1 publication Critical patent/BR102014004279B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J17/00Weather guards for riders; Fairings or stream-lining parts not otherwise provided for
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J23/00Other protectors specially adapted for cycles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lighting Device Outwards From Vehicle And Optical Signal (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)

Abstract

ESTRUTURA DIANTEIRA DE VEÍCULO DO TIPO MONTAR EM SELIM. Fornecer uma estrutura dianteira de um veículo do tipo montar em selim, sendo que a estrutura dianteira é capaz de garantir funcionalidade ao ter uma abertura formada em uma cobertura dianteira disposta ao redor de um farol, a abertura fornece comunicação entre um interior e um exterior da cobertura dianteira, bem como aparência aprimorada. Os ombros (56L, 56R) têm bordas superiores que se sobrepõem às bordas superiores de aberturas para farol (47L, 47R) em uma vista lateral do veículo e os ombros (56L, 56R) escondem um interior de uma cobertura dianteira (41) a partir do exterior. A aparência pode, assim, ser acentuada. Aberturas são formadas entre as áreas acima dos ombros e das bordas superiores das aberturas para farol. Isso omite elementos auxiliares dentro da cobertura dianteira das aberturas, aprimorando a aparência

Description

Campo da técnica
[001] A presente invenção refere-se a uma estrutura dianteira aperfeiçoada de um veículo do tipo montar em selim.
Técnica antecedente
[002] Os veículos do tipo montar em selim, nos quais um ocupante monta no assento dos mesmos, podem ser classificados em dois tipos que são colocados em uso prático, um veículo aberto sem coberturas dianteiras e um veículo dotado de uma cobertura dianteira. No veículo que tem uma cobertura dianteira, a cobertura dianteira pode ter uma abertura que fornece comunicação entre um interior e um exterior da cobertura dianteira. Um veículo conhecido do tipo montar em selim inclui uma cobertura dianteira com uma abertura para fornecer a comunicação entre o interior e o exterior da cobertura dianteira (consulte, por exemplo, o Documento de Patente n°1 (Figura 4)).
[003] Conforme mostrado na Figura 4 do Documento de Patente n°1, o veículo do tipo montar em selim inclui um par de faróis esquerdo e direito 28L, 28R disposto nas porções dianteiras da cobertura dianteira 21 (os números em parênteses indicam numerais de referência dados no Documento de Patente 1; os mesmos prevalecem na presente invenção) A cobertura dianteira 21 tem uma abertura formada abaixo de cada um dos faróis esquerdo e direito 28L, 28R, sendo que a mesma fornece a comunicação entre um interior e um exterior da cobertura dianteira 21.
[004] Essas aberturas destinam-se, principalmente, a proporcionar uma característica aparência e não são estruturadas de maneira funcional.
[005] Portanto, existe uma necessidade de uma técnica que pos sibilite ter uma abertura para produzir uma característica aparência e também oferecer funcionalidade. Documento da técnica anterior Documento de Patente Documento de Patente 1 Patente Japonesa Aberta à Inspeção Pública no. 2011-255867
Sumário da invenção Problema para ser solucionado pela invenção
[006] Um objetivo da presente invenção é fornecer uma estrutura dianteira de um veículo do tipo montar em selim, sendo que a estrutura dianteira tem capacidade de adicionar funcionalidade a uma abertura formada em uma cobertura dianteira disposta ao redor de um farol, a abertura fornece a comunicação entre um interior e um exterior da cobertura dianteira, assim como aperfeiçoa a aparência.
Meios para solucionar o problema
[007] Um aspecto da presente invenção, conforme definido na reinvindicação 1, fornece uma estrutura dianteira de um veículo do tipo montar em selim que inclui: um tubo frontal disposto em uma porção dianteira de uma cobertura de corpo de veículo, os garfos dianteiros que se articulam sobre um tubo frontal; uma cobertura dianteira disposta no tubo frontal, a cobertura dianteira que cobre uma porção dianteira do veículo; os faróis dispostos em uma superfície dianteira da cobertura dianteira, os faróis que iluminam adiante do veículo e as aberturas formadas ao redor dos faróis, as aberturas que fornecem a comunicação entre um interior e um exterior da cobertura dianteira na qual a cobertura dianteira tem uma abertura atravessante formada em uma superfície inferior da mesma, a abertura atravessante que recebe os garfos dianteiros passados através da mesma e as aberturas formadas de modo adjacentes às porções superiores dos faróis, as aberturas que possibilitam o ar passar.
[008] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 2, a cobertura dianteira tem um par de aberturas de farol esquerdo e direito formadas em uma porção dianteira da mesma, os faróis estão dispostos nas aberturas do farol, respectivamente, os mesmos têm as superfícies dianteiras formadas estendidas para cima em direção a uma traseira do veículo e ampliadas exteriormente em uma direção de largura de veículo, os faróis incluem ombros formados por bordas superiores dos mesmos, de modo a se estender na direção de largura de veículo e em uma direção longitudinal, sendo que cada um dos ombrosé rebaixado para dentro e as aberturas são formadas entre as áreas acima dos ombros e das bordas superiores das aberturas do farol.
[009] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 3, as porções superiores da cobertura dianteira, correspondentesàs aberturas, têm um corte transversal vertical na direção da largura de veículo com uma curva projetada para cima.
[0010] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 4, a cobertura dianteira tem porções de fixação acima das aberturas, sendo que os faróis são fixados às porções de fixação.
[0011] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 5, as porções de fixação estão dispostas em posições intermediárias na direção de largura de veículo das aberturas.
[0012] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 6, os ombros têm superfícies inclinadas mais para dentro na direção da largura de veículo em porções de nível mais alto.
[0013] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 7, os ombros têm bordas superiores que se sobrepõem às bordas superiores das aberturas do farol em uma vista lateral de veículo.
Efeitos da Invenção
[0014] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 1, a estrutura dianteira de um veículo do tipo montar em selim inclui os faróis dispostos na superfície dianteira da cobertura dianteira e a cobertura dianteira que tem a abertura atravessante formada na superfície inferior da mesma, a abertura atravessante que recebe os garfos dianteiros os quais são passadas. Tipicamente, um farol inclui uma unidade de farol principal que se arredonda para trás no interior da cobertura dianteira. Como um resultado, o ar introduzido na cobertura dianteira através da abertura atravessante pelos garfos dianteiros é detido em um espaço acima da unidade de farol principal, de modo que a porção dianteira do veículo receba a força em uma direção na qual a porção dianteira é levantada. No aspecto da presente invenção, entretanto, a cobertura dianteira tem as aberturas orientadas para cima dos faróis, as aberturas possibilitam que o ar passe as quais possibilitam que o ar introduzido no interior da cobertura dianteira seja descarregado através das aberturas. A porção dianteira do veículo pode ser impedida de ser levantada através disso e as aberturas formadas ao redor dos faróis acionam a funcionalidade, as aberturas fornecem comunicação entre o interior e o exterior da cobertura dianteira.
[0015] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 2, os faróis incluem os ombros formados nas bordas superiores dos mesmos, de modo a se estender na direção de largura de veículo e na direção longitudinal, sendo que cada um dos ombros é rebaixado para dentro. As aberturas são formadas entre as áreas acima dos ombros e das bordas superiores das aberturas do farol. Isso esconde os auxiliares no interior da cobertura dianteira das aberturas, aprimora a aparência.
[0016] Adicionalmente, o ar que flui adiante da cobertura dianteira aos ombros flui através das aberturas no interior da cobertura dianteira as quais mantêm um efeito de fluxo suave.
[0017] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 3, as porções superiores da cobertura dianteira correspondentesàs aberturas têm um corte transversal vertical na direção de largura de veículo feito para ser uma curva projetada para cima. Isso possibilita que o ar que fluiu no interior da cobertura dianteira se dirija em direção às aberturas, dessa forma, aprimorando a funcionalidade das aberturas.
[0018] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 4, a cobertura dianteira tem as porções de fixação acima das aberturas e os faróis são fixados às porções de fixação. As porções de fixação minimizam as variações em uma relação de posição relativa entre os faróis e as bordas superiores das aberturas as quais permitem que a área de abertura seja produzida de maneira uniforme.
[0019] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 5, a cobertura dianteira é dividida ao meio na direção de largura de veículo. Uma parte do fluxo de ar pode ser utilizada através disso para que o ar entre e a outra parte do fluxo de ar possa ser utilizada para que o ar saia. A divisão produz dois efeitos, de introdução do fluxo de ar no, e descarga do fluxo de ar do interior da cobertura dianteira.
[0020] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 6, os ombros compreendem as superfícies inclinadas mais para dentro na direção da largura do veículo em porções de nível mais alto. Isso possibilita que o fluxo de ar adiante do veículo em direção à porção traseira dos ombros seja introduzido facilmente no interior da cobertura dianteira ao longo da superfície inclinada, dessa forma, aprimora os efeitos de introdução e descarga de ar.
[0021] No aspecto da presente invenção, conforme definido na rein- vindicação 7, os ombros têm as bordas superiores atrás das bordas superiores das aberturas do farol em uma vista lateral de veículo. Dessa forma, os ombros escondem o que está disposto no interior da cobertura dianteira quando visualizados através das bordas superiores das aberturas de farol. Isso aprimora a aparência adicional. Adicionalmente, a entrada de água da chuva ou semelhante através do exterior pode ser impedida.
Breve descrição dos desenhos
[0022] A Figura 1 é uma vista em elevação lateral esquerda que mostra um veículo do tipo montar em selim, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0023] A Figura 2 é uma vista ampliada que mostra uma seção prin cipal do veículo do tipo montar em selim mostrado na Figura 1.
[0024] A Figura 3 é uma vista em elevação dianteira que mostra uma seção principal do veículo do tipo montar em selim mostrado na Figura 2, a partir do qual uma cobertura dianteira é removida.
[0025] A Figura 4 é uma vista em corte transversal tomada ao longo da linha 4 a 4 da Figura 1.
[0026] A Figura 5 é uma vista em corte transversal tomada ao longo da linha 5 a 5 da Figura 1.
[0027] A Figura 6 é uma vista em corte transversal tomada ao longo da linha 6 a 6 da Figura 1.
[0028] A Figura 7 é uma vista em corte transversal tomada ao longo da linha 7 a 7 da Figura 1.
[0029] A Figura 8 é uma ilustração que mostra um efeito de um ombro.
[0030] A Figura 9 é uma ilustração que mostra um efeito de uma abertura.
Modo para executar a invenção
[0031] Uma modalidade específica em que a presente invenção é aplicada será descrita abaixo, com referência aos desenhos anexos. Os desenhos devem ser vistos na direção de numerais de referência.
Modalidade
[0032] Uma modalidade da presente invenção será descrita abaixo, com referência aos desenhos.
[0033] Em relação à Figura 1, um veículo 10 é um veículo do tipo montar em selim. O veículo 10 inclui um tubo frontal 21, uma ponte de fundo 12, uma roda dianteira 14, um dispositivo de freio 15 e um dispositivo detector de velocidade de veículo 16. Especificamente, o tubo frontal 21 forma uma porção dianteira de uma cobertura de corpo de veículo 20. A ponte de fundo 12 está disposta em uma extremidade mais baixa do tubo frontal 21 e sustenta as extremidades mais altas de um par de garfos dianteiros esquerdo e direito 11L. A roda dianteira 14 é sustentada pelos garfos dianteiros 11L e coberta por um para-lama dianteiro 13 a partir de cima. O dispositivo de freio 15 está disposto no garfo dianteiro 11L e freia a roda dianteira 14. O dispositivo detector de velocidade de veículo 16 está disposto próximo ao dispositivo de freio 15 e detecta uma velocidade do veículo 10.
[0034] O veículo 10 inclui adicionalmente um suporte de cobertura dianteira 30, uma cobertura dianteira 41, um farol 51L, um guidão 17, um operador 18, uma cobertura de guidão 42, e um medidor 52. Especificamente, o suporte de cobertura dianteira 30 está disposto no tubo frontal 21 e se estende à frente do veículo. A cobertura dianteira 41 está disposta no suporte da cobertura dianteira 30 e cobre uma área anterior ao tubo frontal 21. O farol 51L está disposto na cobertura dianteira 41 e ilumina adiante do veículo. O guidão 17 é sustentado rotativamente em uma porção superior do tubo frontal 21. O operador 18 está disposto no guidão 17 e opera o dispositivo de freio 15. A cobertura de guidão 42 cobre o guidão 17. O medidor 52 está disposto na cobertura de guidão 42 e mostra uma velocidade de veículo transmitida pelo dispositivo detector de velocidade de veículo 16.
[0035] A estrutura do corpo do veículo 20 inclui uma estrutura prin cipal 22 e um trilho de assento 23. Especificamente, a estrutura principal 22 se estende para baixo em direção à traseira do tubo frontal 21. O trilho de assento 23 é estendido para cima em direção à traseira de uma porção de extremidade traseira da estrutura principal 22 e sustenta um assento 53 direta ou indiretamente.
[0036] Uma unidade de potência 60 está disposta na estrutura prin cipal 22. A unidade de potência 60 inclui um motor 61 e uma transmissão 62. Um membro de suspensão 63 está disposto de modo oscilante em uma porção traseira da unidade de potência 60. Uma roda traseira 64 está disposta rotativamente em uma porção de extremidade traseira do membro de suspensão 63. Uma saída do motor 61 é transmitida à roda traseira 64 através da transmissão 62. Adicionalmente, uma unidade de amortecimento 65 que absorve o impacto para a roda traseira 64 está disposta entre a porção traseira do membro de suspensão 63 e o trilho de assento 23.
[0037] Uma unidade de luz traseira 66 está disposta posterior ao trilho de assento 23. Um para-choque traseiro 67 que cobre as áreas acima da, e na traseira da roda traseira 64 está disposto abaixo da unidade de luz traseira 66. O veículo 10 inclui uma cobertura de corpo de veículo 40 que cobre a estrutura do corpo do veículo 20.
[0038] A cobertura do corpo do veículo 40 inclui a cobertura dian teira 41, a cobertura de guidão 42, uma cobertura de estrutura principal 43, uma cobertura lateral de estrutura principal 44 e uma cobertura lateral traseira 45. Especificamente, a cobertura dianteira 41 cobre pelo menos parte do tubo frontal 21. A cobertura de guidão 42 cobre o guidão 17. A cobertura de estrutura principal 43 cobre uma área acima da estrutura principal 22. A cobertura lateral de estrutura principal 44 é conectadaà cobertura de estrutura principal 43 e cobre as laterais do veículo 10. A cobertura lateral traseira 45 é conectada à cobertura de estrutura principal 43 e cobre as laterais em uma direção da largura do veículo e uma porção de traseira do veículo na direção da largura do veículo.
[0039] Uma aparência dianteira do veículo será descrita abaixo.
[0040] Conforme mostrado na Figura 2, a cobertura dianteira 41 tem um par de aberturas de um farol esquerdo e direito 47L e 47R (L é um sufixo que indica o esquerdo e R é um sufixo que indica o direito; prevalecem os mesmos) formado em uma porção dianteira na mesma. Um par de faróis esquerdo e direito 51L e 51R está disposto nas aberturas esquerda e direita do farol 47L e 47R.
[0041] A cobertura dianteira 41 tem aberturas esquerda e direita 48L e 48R adjacentes às porções superiores dos faróis 51L e 51R. As aberturas 48L e 48R fornecem a comunicação entre um interior e um exterior da cobertura dianteira 41. Adicionalmente, as aberturas 48L e 48R têm superfícies de orientação esquerda e direita 54L e 54R que orientam o ar. As superfícies de orientação esquerda e direita 54L e 54R são formadas acima dos faróis 51L e 51R.
[0042] A cobertura dianteira 41 tem uma abertura atravessante 46 formada em uma superfície inferior da mesma. A abertura atravessante 46 recebe os garfos dianteiros esquerdo e direito 11L e 11R que são passados através da mesma. Os garfos dianteiros esquerdo e direito 11L e 11R são estendidos a partir da abertura atravessante 46 para baixo do para-lama dianteiro 13. A roda dianteira 14 está disposta nas porções de extremidade mais baixa dos garfos dianteiros esquerdo e direito 11L e 11R. O dispositivo de freio 15 está disposto no garfo dianteiro 11L. O dispositivo detector de velocidade de veículo 16 está dispostopróximo ao dispositivo de freio 15 e a uma lateral central na direção de largura de veículo.
[0043] Uma condição na qual a cobertura dianteira é removida será descrita abaixo.
[0044] Conforme mostrado na Figura 3, os faróis esquerdo e direito 51L e 51R, cada um, tem uma superfície dianteira formada estendida para cima em direção à traseira e ampliadas exteriormente na direção de largura de veículo. Os ombros esquerdo e direito 56L e 56R estão dispostos nas bordas superiores dos faróis esquerdo e direito 51L e 51R. Os ombros 56L e 56R são, cada um, rebaixados para dentro. Os ombros 56L e 56R são formados estendidos na direção da largura do veículo e em uma direção longitudinal.
[0045] A disposição do suporte da cobertura dianteira 30 entre os faróis 51L e 51R permite que um espaço interior da cobertura dianteira 41 seja utilizado de maneira efetiva sem obstruir um fluxo de ar nas, e das aberturas (representadas por 48L e 48R na Figura 2).
[0046] Conforme mostrado na Figura 4, os faróis esquerdo e direito 51L e 51R têm as primeiras porções de fixação 31L e 31R e as segundasporções de fixação 32L e 32R fixadas a um interior da cobertura dianteira 41 com parafusos 33. Os faróis esquerdo e direito 51L e 51R têm as terceiras porções de fixação 34L e 34R fixadas a uma porção traseira da cobertura de estrutura principal 43 com parafusos 35.
[0047] A fixação das segundas porções de fixação 32L e 32R ao interior da cobertura dianteira 41 com os parafusos 33 possibilita que a rigidez de uma extremidade da cobertura dianteira livre 41 seja aprimorada, sendo que a extremidade livre forma as aberturas (representadas 48L e 48R na Figura 2).
[0048] Os ombros 56L e 56R serão descritos com referência às Fi guras 5 e 6.
[0049] Conforme mostrado na Figura 5, em um corte transversal da lateral dianteira do farol 51L, o ombro 56L é inclinado para dentro na direção da largura do veículo e uma linha de extensão 72 do ombro 56L tem um ângulo de inclinação de α1 em relação a uma linha vertical 71 (a linha vertical é ortogonal a um plano horizontal). A mesma segura o ombro direito 56R.
[0050] As aberturas 48L e 48R são formadas entre áreas acima dos ombros 56L e 56R e das aberturas do farol (representadas 47L e 47R na Figura 2).
[0051] Adicionalmente, em um corte transversal na direção de lar gura de veículo, as porções superiores da cobertura dianteira 41 correspondentesàs aberturas 48L e 48R incluem as curvas esquerda e direita 58L e 58R, sendo que cada uma é formada em uma curva projetada para cima da superfície. As curvas esquerda e direita 58L e 58R possibilitam que o ar na cobertura dianteira 41 flua suavemente para o exterior através das aberturas 48L e 48R.
[0052] Os faróis esquerdo e direito 51L e 51R incluem as principais unidades de farol 57L e 57R, e as superfícies de lente, respectivamente. As principais unidades de farol 57L e 57R, cada uma, admite uma base. As superfícies de lente compreendem as superfícies dianteiras 55L e 55R, as superfícies de orientação 54L e 54R e os ombros 56L e 56R, respectivamente. As principais unidades de farol esquerdo e direito 57L e 57R arredondam-se no interior da cobertura dianteira 41.
[0053] As aberturas 48L e 48R formam o que é chamado de um labirinto com os ombros 56L e 56R e, por isso, podem impedir a entrada de, por exemplo, água da chuva do exterior na cobertura dianteira 41.
[0054] Referência é feita à Figura 6. Em um corte transversal na lateral traseira do farol 51L, o ombro 56L é inclinado para dentro na direção da largura do veículo e a linha de extensão 72 do ombro 56L tem um ângulo de inclinação de α2 em relação à linha vertical 71 (a linha vertical é ortogonal ao plano horizontal). O ombro 56L mostrado na Figura 6 está disposto em uma lateral mais interna na direção de largura de veículo do que a mostrada na Figura 5 Especificamente, o ombro 56L forma uma superfície inclinada disposta em laterais mais internas nas porções de nível mais alto. Adicionalmente, o ângulo de inclinação de α2 e o ângulo de inclinação de α1 mostrado na Figura 5 tem uma relação α1 < α2. Especificamente, o ombro 56L forma uma superfície inclinada que está disposta em laterais mais internas na direção de largura de veículo em porções traseiras do veículo (porções superiores do mesmo).
[0055] Adicionalmente, os ombros 56L e 56R têm bordas superiores que estão no mesmo nível ou no nível mais alto que as bordas superiores das aberturas do farol 47L e 47R. Como um resultado, no veículo 10 mostrado na Figura 2, as bordas superiores dos ombros 56L e 56R e as bordas superiores das aberturas do farol 47L e 47R sobrepõem, cada uma, em uma vista lateral do veículo, e os ombros 56L e 56R escondem o interior da cobertura dianteira 41 do exterior. Isso aperfeiçoa a aparência.
[0056] Como um resultado, o ar que flui na abertura 48L adiante da direção do veículo tende a ser guiado mais facilmente na cobertura dianteira 41 por uma parede traseira de ombro 59L na traseira do ombro 56L e, como resposta, a abertura 48L terá uma área maior em mais porções traseiras da mesma. Nota-se que a mesma segura o ombro direito 56R.
[0057] Conforme mostrado na Figura 7, a cobertura dianteira 41 in clui a sustentação de fixação 49L e 49R que empurra para dentro e sustenta as segundas porções de fixação 32L e 32R.
[0058] Os faróis esquerdo e direito 51L e 51R são fixados pelas se gundasporções de fixação 32L e 32R em posições intermediárias na direção da largura do veículo, respectivamente, das aberturas esquerda e direita 48L e 48R. Os faróis esquerdo e direito 51L e 51R são fixados à cobertura dianteira 41 nas posições intermediárias das aberturas esquerda e direita 48L e 48R. Isso aprimora a rigidez de uma porção de extremidade da cobertura dianteira 41 acima dos faróis 51L e 51R. Isso resulta em uma distância constante entre a porção de extremidade da cobertura dianteira 41 e as bordas superiores dos faróis 51L e 51R, dessa forma, aperfeiçoa a qualidade do fluxo de ar através da cobertura dianteira 41.
[0059] Os efeitos do veículo do tipo montar em selim 10 descritos até agora serão descritos abaixo.
[0060] Referindo-se à Figura 8, um fluxo de ar é guiado a partir da lateral traseira de uma superfície de orientação 54L ao ombro 56L, conforme mostrado por uma seta (1).
[0061] Referindo-se à Figura 9, o fluxo de ar da superfície de orien tação 54L flui no interior da cobertura dianteira 41 por meio do ombro 56L, conforme mostrado por uma seta (2). Enquanto outro fluxo de ar é guiado pela abertura atravessante 46 para os garfos dianteiros 11L e 11R em direção à traseira interior da cobertura dianteira 41. O outro fluxo de ar flui da lateral dianteira na cobertura dianteira 41 em direção à lateral dianteira da abertura 48L conforme mostrado por uma seta (3). As segundas porções de fixação 32L e 32R dividem as aberturas 48L e 48R em duas partes nas posições intermediárias na direção longitudinal das aberturas 48L e 48R. Uma parte do fluxo de ar pode ser utilizada através disso para que o ar entre e a outra parte do fluxo de ar pode ser utilizada para que o ar saia. Dessa forma, as aberturas 48L e 48R podem, cada uma, desempenhar duas funções de introdução e descarga do fluxo de ar com uma aparência de abertura simples.
[0062] Adicionalmente, a cobertura dianteira 41 tem as segundas porções de fixação 32L e 32R acima das aberturas 48L e 48R, e os faróis 51L e 51R são fixados às segundas porções de fixação 32L e 32R. Essas segundas porções de fixação 32L e 32R podem, dessa forma, aprimorar a rigidez das bordas periféricas das aberturas 48L e 48R.
[0063] Referência é feita novamente à Figura 8. O fluxo de ar que fluiu no interior da cobertura dianteira 41 à lateral dianteira da abertura 48L flui acima da lateral dianteira do ombro 56L e é descarregado no exterior, conforme mostrado por uma seta (4). Dessa forma, o fluxo de ar pode ser impedido de impulsionar a cobertura dianteira 41 para cima no interior da cobertura dianteira 41.
[0064] Na estrutura dianteira de um veículo do tipo montar em selim, de acordo com a modalidade da presente invenção, o ombro é formado estendido a partir da extremidade dianteira a uma porção média do farol. Essa não é, entretanto, a única disposição possível. Alternativamente, o ombro pode ser formado estendido a partir da extremidade dianteira à extremidade traseira do farol.
Aplicabilidade Industrial
[0065] A estrutura dianteira da presente invenção é adequada para um veículo do tipo montar em selim.
Descrição dos símbolos de referência
[0066] 10: Veículo (veículo do tipo montar em selim), 11L, 11R: Garfo dianteiro, 20: Estrutura de corpo de veículo, 21: Tubo frontal, 32L, 32R: Segunda porção de fixação, 41: Cobertura dianteira, 46: Abertura atravessante, 47L, 47R: Abertura do farol, 48L, 48R: Abertura, 51L, 51R: Farol, 55L, 55R: Superfície dianteira do farol, 56L, 56R: Ombro, 58L, 58R: Curva.

Claims (6)

1. Estrutura dianteira de um veículo do tipo de montar em selim (10) que compreende: um tubo frontal (21) disposto em uma porção dianteira de uma estrutura de corpo de veículo (20), o tubo frontal (21) articulando garfos dianteiros (11L, 11R); uma cobertura dianteira (41) disposta no tubo frontal (21), a cobertura dianteira (41) cobrindo uma porção dianteira do veículo; faróis (51L, 51R) dispostos em uma superfície dianteira da cobertura dianteira (41), os faróis (51L, 51R) iluminando adiante do veículo; e aberturas (48L, 48R) formadas ao redor dos faróis (51L, 51R), as aberturas (48L, 48R) fornecendo comunicação entre o interior e o exterior da cobertura dianteira (41), em que a cobertura dianteira (41) tem uma abertura atravessante (46) formada em uma superfície inferior da mesma, a abertura atraves- sante (46) recebendo os garfos dianteiros (11L, 11R) que são passados através da mesma e as aberturas (48L, 48R) formadas de modo adjacenteàs porções superiores dos faróis (51L, 51R), as aberturas (48L, 48R) permitindo que o ar passe através das mesmas, caracterizada pelo fato de que a cobertura dianteira (41) ter um par de aberturas para o farol esquerdo e direito (47L, 47R) formado em uma porção dianteira da mesma, os faróis (51L, 51R) sendo dispostos nas aberturas para farol (47L, 47R), respectivamente, e as porções superiores da cobertura dianteira (41) correspondentesàs aberturas (48L, 48R) têm um corte transversal vertical em uma direção de largura de veículo conformado para ser uma curva que se projeta para cima.
2. Estrutura dianteira de um veículo do tipo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os faróis (51L, 51R) tendo superfícies dianteiras (55L, 55R) formadas para se estenderem para cima em direção a uma parte posterior do veículo e alargar para fora na direção de largura do veículo, os faróis (51L, 51R) incluindo ombros (56L, 56R) formados em bordas superiores dos mesmos de modo a se estenderem na direção da largura do veículo e uma direção longitudinal, os ombros (56L, 56R) sendo, cada, rebaixados para dentro, e as aberturas (48L, 48R) sendo formadas entre as áreas acima dos ombros (56L, 56R) e bordas superiores das aberturas para farol (47L, 47R).
3. Estrutura dianteira de um veículo do tipo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a cobertura dianteira (41) tem porções de fixação (32L, 32R) acima das aberturas (48L, 48R), os faróis (51L, 51R) sendo fixados às porções de fixação (32L, 32R), e um suporte de cobertura dianteira (30) está disposto entre os faróis (51L, 51R).
4. Estrutura dianteira de um veículo do tipo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que as porções de fixação (32L, 32R) estão dispostas em uma posição intermediária na direção de largura de veículo das aberturas (48L, 48R).
5. Estrutura dianteira de um veículo do tipo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizada pelo fato de que os faróis (51L, 51R) incluindo ombros (56L, 56R) formados em bordas superiores dos mesmos de modo a se estenderem na direção da largura do veículo e uma direção longitudinal, os ombros (56L, 56R) sendo, cada, rebaixados para dentro, e os ombros (56L, 56R) têm superfícies inclinadas mais para dentro na direção da largura do veículo em porções mais elevadas em nível.
6. Estrutura dianteira de um veículo do tipo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 5, caracterizada pelo fato de que os faróis (51L, 51R) incluindo ombros (56L, 56R) formados em bordas superiores dos mesmos de modo a se estenderem na direção da largura do veículo e uma direção longitudinal, os ombros (56L, 56R) sendo, cada, rebaixados para dentro, e os ombros (56L, 56R) têm bordas superiores que se sobrepõem às bordas superiores das aberturas para farol (47L, 47R) em uma vista lateral de veículo.
BR102014004279-2A 2013-02-28 2014-02-24 estrutura dianteira do veículo do tipo montar em selim BR102014004279B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2013038775A JP6114064B2 (ja) 2013-02-28 2013-02-28 鞍乗型車両の前部構造
JP2013-038775 2013-02-28

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102014004279A2 BR102014004279A2 (pt) 2015-10-06
BR102014004279B1 true BR102014004279B1 (pt) 2021-05-18

Family

ID=51616743

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014004279-2A BR102014004279B1 (pt) 2013-02-28 2014-02-24 estrutura dianteira do veículo do tipo montar em selim

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP6114064B2 (pt)
BR (1) BR102014004279B1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10070932B2 (en) 2013-08-29 2018-09-11 Given Imaging Ltd. System and method for maneuvering coils power optimization
TWI624395B (zh) * 2015-10-30 2018-05-21 Yamaha Motor Co Ltd Straddle type vehicle

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2006219079A (ja) * 2005-02-14 2006-08-24 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
JP5315404B2 (ja) * 2006-09-25 2013-10-16 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のメータ支持構造
CN101311057B (zh) * 2007-05-21 2012-06-06 本田技研工业株式会社 车体的前盖结构
JP5279417B2 (ja) * 2008-04-03 2013-09-04 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車
JP2010006258A (ja) * 2008-06-27 2010-01-14 Yamaha Motor Co Ltd 灯火器および自動二輪車
JP5628741B2 (ja) * 2011-05-18 2014-11-19 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP2013151178A (ja) * 2012-01-24 2013-08-08 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
BR102014004279A2 (pt) 2015-10-06
JP6114064B2 (ja) 2017-04-12
JP2014166774A (ja) 2014-09-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8454075B2 (en) Front portion structure of saddle-ride type vehicle
BR112016006358B1 (pt) Motocicleta
BR102015024316B1 (pt) Veículo do tipo para montar
US10408405B2 (en) Lighting apparatus arrangement for saddle riding vehicle, and saddle riding vehicle
BR112012004504B1 (pt) Motocicleta
CN103693135B (zh) 跨骑式车辆的前部结构
BRPI1106163B1 (pt) Estrutura dianteira para veículo do tipo para montar
BRPI0704660B1 (pt) Mounted travel vehicle
TW201325972A (zh) 跨坐型車輛
BR102015009586B1 (pt) Veículo do tipo de montar
BR102014004279B1 (pt) estrutura dianteira do veículo do tipo montar em selim
JP2018144799A (ja) 鞍乗り型車両の灯火装置配置構造及び鞍乗り型車両
ES2592414T3 (es) Cofre de almacenamiento para motocicleta
BRPI0900472B1 (pt) estrutura de fixação de fiação de motocicleta
BR112018000346B1 (pt) Veículo para montar
JP5744129B2 (ja) 鞍乗り型車両の灯火器冷却構造
BR102015024296B1 (pt) Veículo do tipo para montar
BR102017024098A2 (pt) Lambreta
BR112020006244A2 (pt) estrutura de fixação para o sensor de gás de escape
JP5752226B2 (ja) 自動二輪車における前部構造
BR102013006959B1 (pt) lâmpada para motocicleta
JP2010100102A (ja) 自動二輪車
BR102015007026A2 (pt) estrutura de posicionamento de artigo para uma motocicleta
BR102015005613B1 (pt) Estrutura de colocação de feixe de cabos de veículo do tipo de montar
JP6886028B2 (ja) ライセンスライト

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/02/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.