PT98547B - Processo para a realizacao de uma peca moldada de aluminio ou suas ligas provi-da de canais integrados - Google Patents

Processo para a realizacao de uma peca moldada de aluminio ou suas ligas provi-da de canais integrados Download PDF

Info

Publication number
PT98547B
PT98547B PT98547A PT9854791A PT98547B PT 98547 B PT98547 B PT 98547B PT 98547 A PT98547 A PT 98547A PT 9854791 A PT9854791 A PT 9854791A PT 98547 B PT98547 B PT 98547B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tube
process according
mold
tubes
aluminum
Prior art date
Application number
PT98547A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98547A (pt
Inventor
Eric Darsy
Philippe Meyer
Original Assignee
Montupet Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Montupet Sa filed Critical Montupet Sa
Publication of PT98547A publication Critical patent/PT98547A/pt
Publication of PT98547B publication Critical patent/PT98547B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D19/00Casting in, on, or around objects which form part of the product
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D19/00Casting in, on, or around objects which form part of the product
    • B22D19/0072Casting in, on, or around objects which form part of the product for making objects with integrated channels
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F02COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
    • F02FCYLINDERS, PISTONS OR CASINGS, FOR COMBUSTION ENGINES; ARRANGEMENTS OF SEALINGS IN COMBUSTION ENGINES
    • F02F1/00Cylinders; Cylinder heads 
    • F02F1/24Cylinder heads

Landscapes

  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Forging (AREA)
  • Cylinder Crankcases Of Internal Combustion Engines (AREA)
  • Manufacture Of Alloys Or Alloy Compounds (AREA)
  • Continuous Casting (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Automatic Assembly (AREA)
  • Golf Clubs (AREA)
  • Bending Of Plates, Rods, And Pipes (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)
  • Valve Housings (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Diaphragms For Electromechanical Transducers (AREA)

Description

PROCESSO PARA A REALIZAÇÃO DE DMA PEÇA MOLDADA DE ALUMÍNIO OU SUAS LIGAS PROVIDA DE CANAIS INTEGRADOS
A presente invenção diz respeito a um processo para a realização de peças moldadas de alumínio ou suas ligas que compreendem canais integrados com vista â distribuição de um lubrificante ou â circulação de um fluido transportador de calor.
Aplica-se em particular à fabricação de cabeças de cilindros.
É conhecido um processo deste tipo descrito nos pedidos de patente de invenção japoneses JA-55-73455 e JA-55-68168, nos quais um tubo metálico cheio de areia ou de material análogo é mergulhado numa peça moldada. Depois da solidificação, elimina-se a areia. Todavia, este processo apresenta os seguintes inconvenientes :
antes do vazamento é necessário encher os tubos com areia, o que constitui uma operação suplementar e delicada, sobretudo se os tubos forem estreitos e tortuosos;
depois do vazamento, é necessário eliminar a areia contida no interior dos canais, o que pode ser difícil se os canais forem estreitos e tortuosos;
podem não se eliminar alguns grãos de areia, que ficam agarrados ãs paredes interiores do tubo, o que pode induzir inconvenientes se os mesmos forem arrastados seguidamente para os circuitos de utilização (de lubrificante ou de arrefecimento);
dificuldades para refrigerar os tubos no decurso do vazamento.
A requerente, pretende eliminar os referidos inconvenientes realizou portanto o processo seguinte de acordo com a presente invenção.
Coloca-se um ou vários tubos principais de alumínio ou de uma das suas ligas previamente conformado(s) e eventualmente provido(s) de uma ou mais derivações no molde, numa posição determinada, podendo as extremidades abertas dos tubos corresponder ao exterior do molde, seja através deste, seja através de machos, podendo as extremidades fechadas ser mergulhas na peça.
Vaza-se então a liga da peça no interior da cavidade do molde, depois do fecho deste ultimo, para mergulhar o tubo ou sistema de tubos.
A liga que constitui os tubos, bem como as suas espessuras, são determinadas de modo a evitar qualquer fusão local quando do enchimento do molde pela liga líquida. De um modo geral preconiza-se a utilização de um tubo de A5 (Norma AFNOR-NF-57702) com uma espessura maior do que ou igual a 1 mm. Os raios de curvatura dos tubos não devem produzir na fibra em tracção adelgaçamentos demasiado grandes, incompatíveis com a resistência do tubo no momento do enchimento; de preferência o raio de curvatura ê maior do que ou igual a 3 vezes o diâmetro exterior dos tubos.
As derivações são fixadas no tubo principal :
a) quer por aros, obtidos por esmagamento axial do tubo e adaptados ao diâmetro do tubo principal. A fixação faz-se então por colagem ou soldadura. 0 posicionamento é dado pelo aro e o ajustamento da derivação no tubo principal (fig. 2);
b) quer por enfiamento à força da extremidade chanfrada da derivação num orifício do tubo principal com um aperto positivo, indo até 0,5 mm. 0 posicionamento é dado pela extremidade das ranhuras longitudinais das derivações que asseguram o aperto lateral (fig. 3);
c) ou por soldadura directa.
A profundidade de penetração de uma derivação no tubo principal é da ordem de 1 mm, em relação â sua superfície interior. Este posicionamento ê fixado pela posição do aro, no caso a), ou por ranhuramento longitudinal exterior por estampagem da extremidade do tubo derivado, no caso b). Neste último caso, as sobrespessuras obtidas no diâmetro asseguram então o aperto lateral e os rebordos de extremidade das ranhuras asseguram o posicionamento axial do tubo derivado no tubo principal. 0 posicio namento do tubo (ou do sistema de tubos) no molde assegura a sua centragem em relação à sua posição de referência, oferece a possibilidade de dilatação axial dos tubos e o bloqueio em rotação destes últimos.
posicionamento do tubo (ou do sistema de tubos) no molde é realizado por exemplo por um cotovelo a 90°, exterior à parte útil da peça moldada e introduzida num macho adjacente ao molde com uma folga da ordem de 1 a 2 mm, para um comprimento total máximo de 50 cm aproximadamente. A outra extremidade do tubo é inserida num macho com cavidade cilíndrica que permite a dilatação axial livre do tubo mas, por outro lado, assegurando uma centragem perfeita do sistema de tubos no molde. 0 molde propriamente dito é feito de areia, de metal ou misto, nas condições habituais para o vazamento das ligas de alumínio. As ligas habitualmente utilizadas são as AS7G ou AS5U3G nos estados Y20,23 ou Y30,33, de acordo com a norma AFNOR NF-A-57702.
-5As cotas entre eixos das derivações serão corrigidas, em relação âs cotas pretendidas, com um coeficiente que tem em conta deformações do tubo principal quando do vazamento e a solidificação da peça: isto ê, o alongamento sob a acção do calor do metal líquido e contracção no momento da solidificação da peça.
A temperatura de vazamento da peça é a temperatura mais baixa que permita obter uma boa resistência da peça e a não fusão do tubo. A temperatura de vazamento é menor do que ou igual a 760°C, de preferência compreendida entre 720°G e 740°C.
A título indicativo, os diâmetros interiores usuais dos tubos usados estão geralmente compreendidos entre 3 e 15 mm.
Ê preferível escolher as ligas do tubo ou sistema de tubos e da peça vazada de modo tal que a temperatura de fusão da liga da peça moldada seja inferior ou igual â do metal (ou liga) que constitui os tubos (ou sistema de tubos).
I
Durante a fase de enchimento, o tempo de contacto entre o sistema de tubos e o metal fundido deve ser menor do que 10 segundos, de preferência 5 segundos.
O tubo (ou sistema de tubos) pode(m) também ser arrefecido(s) no decurso da operação de vazamento por uma circulação de um fluido de arrefecimento, tal como ar comprimido ou vapor de azoto líquido.
-6Compreender-se-á melhor a presente invenção com o auxílio do exemplo seguinte, ilustrado nas fig. 1 a 3 e reproduzindo as condições de vazamento de uma parte de cabeça de cilindros.
A fig. 1 representa uma vista em corte de um tubo e das suas derivações, no seu lugar num molde, para o vazamento, em alçado (IA) segundo a linha (II-II) da fig. IB e em planta (IB) segundo a linha (I-I) da fig. IA.
Para maior clareza dos desenhos não se representou o sistema de alimentação da peça vazada por gravidade.
A fig. 2 mostra em corte o pormenor da junção de uma derivação no tubo principal por meio de um aro modelado e colado (fig. 2A a 2D), nas diferentes fases da sua modelação.
A fig. 3 representa o pormenor da junção de uma derivação no tubo principal por enfiamento â força, sendo a fig. 3A uma vista em alçado de uma derivação, a fig. 3B uma vista de topo e a fig. 3C um corte axial do enfiamento à força obtido.
Um tubo (1) provido de 3 derivações fechadas (2) é colocado num molde (3) constituído por uma parte inferior (4) e uma parte superior (5), que se apoia entre as mesmas pelo plano de junção (6); o tubo (1) tem as dimensões seguintes: diâmetro 12 x 8 mm e as derivações 6x4 mm. 0 molde é constituído por uma mistura
-Ί-
*'·»·
PET-SET da firma ASHLAND AVERBENE, cuja composição é :
sílica 55AFA isocianato : 0,6% (em peso) resina fenólica : 0,6% (em peso) catalisador PP 3/4 = 20% da quantidade de resina (em peso).
As derivações estão providas de um aro (7), modelado e colado no tubo principal (1) com a ajuda de uma cola (10) cianoacrílica (Black Max da firma LOCTITE).
O tubo principal (1) possui um cotovelo na extremidade (8) colocado na parte (9) do molde (3), com uma folga (12) compreendida entre 1 e 2 mm, que permite posicionar com precisão o tubo (1) provido das suas derivações no molde (3). A outra extremidade achatada (13) do tubo (1) de 50 cm de comprimento, é direita e pode deslizar na parte (10) do molde (3) (dilatação térmica livre para o exterior do molde).
Os aros são obtidos por esmagamento axial do tubo (2) que constitui as derivações (fig. 2A, B e C) sendo estas, depois da modelação, coladas no tubo (1) (fig. 2D).
A penetração da derivação no tubo tem lugar num comprimento (1) da ordem de 1 mm.
Uma vez o tubo (1) e as suas derivações posicionados no molde (3), como se acaba de descrever, vaza-se na cavidade (11) uma liga AS5U3G, a uma temperatura de 730°C e com uma velocidade de 120 1/minuto.
Depois da solidificação, desmolda-se a peça provida do seu sistema de canais integrados, a qual é em seguida desembaraçada dos comprimentos excedentes inúteis, (8) e (13), por exemplo.
Na fig. 3 estã representado um outro modo de união da derivação (2) no tubo (1).
Consiste em formar por estampagem na extremidade do tubo de derivação ranhuras longitudinais (20) na face exterior, o que forma rebordos longitudinais ligeiros (21) com a altura (a) (de cerca de 0,3 mm) e um rebordo extremo (22).
tubo é depois chanfrado num comprimento (b) da ordem de 1 mm e enfia-se depois à força na abertura (23) do tubo (1) até que os rebordos (22) que funcionam como batentes assegurem a profundidade de penetração (1) pretendida.
processo segundo a presente invenção permite obter peças com um sistema de canais interiores que podem apresentar um desenho complexo, sem recorrer a uma maquinagem precisa e longa em máquinas especializadas, e sem ter de voltar a fechar as saídas dos canais inúteis em serviço e necessárias apenas pelas fases de perfuração.
Este processo simples e pouco dispendioso é adaptável à produção em série de todos os tipos de peças moldadas tais como cabeças de cilindros, cilindros de válvulas de compressores, sistemas de lubrificação, convectores, etc..

Claims (15)

1. Processo para a obtenção de uma peça moldada de alumínio ou as suas ligas contendo canais integrados, caracterizado por :
se colocar um tubo (1) (ou sistema de tubos) de alumínio ou uma das suas ligas, com a espessura maior do que ou igual a 1 mm, previamente modelado, num molde (3), numa posição determinada, ficando as extremidades do tubo (ou sistema de tubos) no exterior do molde ou dos machos que nele estão introduzidos, se vazar a liga da peça na cavidade do molde, e depois da moldação, se eliminarem as partes excedentárias do tubo (ou do sistema de tubos).
2. Processo de vazamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a peça moldada de alumínio ou as suas ligas ser uma cabeça de cilindro.
3. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o sistema de tubos ser constituído por um tubo (1) que pode estar provido de uma ou várias derivações (2).
-114. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por as derivações (2) serem fixadas no tubo (1) por aros modelados (7) e colados (10).
5. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por as derivações (2) serem fixadas no tubo (1) por enfiamento â força.
6. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a extremidade da derivação (2) estar provida de ranhuras longitudinais (20) obtidas por estampagem, antes do enfiamento à força.
7. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 5 ou 6, caracterizado por o aperto do diâmetro ser positivo, podendo ir até 0,5 mm.
8. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 4 a 7, caracterizado por a ou as derivações (2) penetrar(em) no tubo (1).
9. Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a penetração (1) ser da ordem de 1 mm.
10. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o tubo (ou sistema de tubos) (1) ser
-12posicionado antes do vazamento no molde (1) de maneira perfeitamente centrada, com a possibilidade de dilatação axial dos tubos e um bloqueio em rotação.
11. Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o posicionamento do tubo (ou sistema de tubos) ser realizado por um cotovelo a 90° (2) exterior à parte útil da peça moldada (1), inserido num macho (9) exterior ao molde com uma folga (12) e pela extremidade achatada (13) do tubo.
12. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 11, caracterizado por, durante o vazamento da peça, se fazer circular um fluido de arrefecimento no tubo (ou sistema de tubos) d).
13. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado por a temperatura de fusão do tubo (ou sistema de tubos) ser superior ou igual â da liga vazada que constitui a peça moldada.
14. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 13, caracterizado por a liga que constitui a peça moldada ser de alumínio comercialmente puro [tipo (A5)].
15. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 14, caracterizado por a temperatura de vazamento ser inferior a 760°C.
-1316. Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por a temperatura de vazamento estar compreendida entre 720°C e 740°C.
17. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 15 ou 16, caracterizado por o tempo de contacto entre o tubo (ou sistema de tubos) e o metal fundido ser inferior a 10 segundos, e de preferência 5 segundos.
PT98547A 1990-08-02 1991-08-01 Processo para a realizacao de uma peca moldada de aluminio ou suas ligas provi-da de canais integrados PT98547B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9010487A FR2665384B1 (fr) 1990-08-02 1990-08-02 Procede de realisation d'une piece moulee en al ou ses alliages munie de canaux integres.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98547A PT98547A (pt) 1993-09-30
PT98547B true PT98547B (pt) 1999-01-29

Family

ID=9399743

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98547A PT98547B (pt) 1990-08-02 1991-08-01 Processo para a realizacao de uma peca moldada de aluminio ou suas ligas provi-da de canais integrados

Country Status (16)

Country Link
US (1) US5305818A (pt)
EP (1) EP0470021B1 (pt)
JP (1) JP2986585B2 (pt)
KR (1) KR100210171B1 (pt)
AT (1) ATE124306T1 (pt)
BR (1) BR9105018A (pt)
CA (1) CA2048187C (pt)
DE (1) DE69110786T2 (pt)
ES (1) ES2074246T3 (pt)
FI (1) FI96285C (pt)
FR (1) FR2665384B1 (pt)
IE (1) IE76321B1 (pt)
IS (1) IS1675B (pt)
MX (1) MX9100475A (pt)
NO (1) NO178918C (pt)
PT (1) PT98547B (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2274858B (en) * 1993-02-05 1996-04-24 Clifford Youngs Metal gates and fencing and methods of making the same
NL9401061A (nl) * 1994-06-27 1996-02-01 Intergas B V Werkwijze voor het vervaardigen van een warmtewisselaar en een warmtewisselaar.
JPH1076357A (ja) * 1996-09-04 1998-03-24 Toyota Motor Corp 筒体の鋳包み方法及びその装置
DE19647069A1 (de) * 1996-11-14 1998-05-20 Heidelberger Druckmasch Ag Gußkörper
DE10036481A1 (de) * 2000-07-20 2002-02-07 Metallwerke Harzgerode Gmbh Verfahren zur Herstellung von Aluminiumkolben
US20050133187A1 (en) * 2003-12-17 2005-06-23 Sean Seaver Die casting method system and die cast product
US20050133102A1 (en) * 2003-12-22 2005-06-23 Blackman Donald E. Hydraulic end head with internally cast hydraulic circuits
FR2876320B1 (fr) 2004-10-12 2008-05-16 Montupet Sa Sa Roue et procede de moulage de roue a valve deportee et masquee
DE102007023192A1 (de) * 2006-09-08 2008-03-27 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Luftkompressor mit Kurbelgehäuse aus Aluminiumguss
DE102007030342B4 (de) * 2007-06-29 2010-10-07 Trimet Aluminium Ag Verfahren und Vorrichtung zum Druckgießen von gegliederten Metallgussstücken
DE102008005438A1 (de) * 2008-01-22 2009-07-23 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Kompressorzylinderkopf und Verfahren zur Herstellung eines Kompressorzylinderkopfs
FR2943264B1 (fr) 2009-03-17 2012-11-16 Hispano Suiza Sa Carter moule avec tuyauteries rapportees
US8863381B2 (en) * 2010-12-22 2014-10-21 GM Global Technology Operations LLC Method of making a piston oil gallery using a hollow metallic core
KR101692932B1 (ko) * 2014-06-17 2017-01-04 육송(주) 소방호스 릴 장치용 엘보우 성형체의 절삭가공용 지그
US20160256922A1 (en) * 2015-03-03 2016-09-08 Asia Vital Components (China) Co., Ltd. Manufacturing method of cole plate structure
CN105750505A (zh) * 2016-04-13 2016-07-13 浙江锠泰机械工业有限公司 一种压缩机内孔的铸造方法
CN109648063B (zh) * 2017-10-12 2021-04-06 烟台吉森新材料科技有限公司 一种埋管铸造中水冷管的固定结构及方法

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3848666A (en) * 1970-11-19 1974-11-19 Ethyl Corp Foamed metal bodies
FR2379340A1 (fr) * 1977-02-08 1978-09-01 Roche Maurice Procede de fabrication par coulee d'une piece metallique massive prevue avec evidement interne de profil quelconque pouvant comporter des parties de faible section
JPS5597861A (en) * 1978-11-25 1980-07-25 Keiichiro Miyazaki Insert casting method of metal tubular body of pressure- resistant cylinder casting
JPS5573455A (en) * 1978-11-28 1980-06-03 Keiichiro Miyazaki Pipe body insert casting method weld-combining straight pipe and bend
DE3013745C2 (de) * 1980-04-10 1982-03-25 Zahnradfabrik Friedrichshafen Ag, 7990 Friedrichshafen Gußteil mit Kanälen, sowie Verfahren und Gießform für die Herstellung dieses Gußteils
JPS5934472A (ja) * 1982-08-20 1984-02-24 Toyota Motor Corp 吸気通路壁加熱と車室内暖房の関連制御装置
FR2585598B1 (fr) * 1985-07-31 1987-11-20 Isere Ets Roche Fonderies Affi Procede de fabrication par coulee d'une piece metallique munie interieurement d'une partie evidee entouree par un tube

Also Published As

Publication number Publication date
JP2986585B2 (ja) 1999-12-06
FI96285B (fi) 1996-02-29
DE69110786D1 (de) 1995-08-03
NO178918C (no) 1996-07-03
DE69110786T2 (de) 1995-11-23
FI913671A0 (fi) 1991-08-01
BR9105018A (pt) 1993-05-25
CA2048187C (fr) 1999-04-27
IE76321B1 (en) 1997-10-22
FR2665384A1 (fr) 1992-02-07
FR2665384B1 (fr) 1992-10-16
ES2074246T3 (es) 1995-09-01
ATE124306T1 (de) 1995-07-15
PT98547A (pt) 1993-09-30
EP0470021B1 (fr) 1995-06-28
NO913006D0 (no) 1991-08-01
EP0470021A1 (fr) 1992-02-05
FI96285C (fi) 1996-06-10
JPH04251656A (ja) 1992-09-08
NO178918B (no) 1996-03-25
IE912728A1 (en) 1992-02-12
US5305818A (en) 1994-04-26
IS1675B (is) 1997-12-31
MX9100475A (es) 1992-04-01
IS3738A7 (is) 1992-02-03
FI913671A (fi) 1992-02-03
KR100210171B1 (ko) 1999-07-15
NO913006L (no) 1992-02-03
CA2048187A1 (fr) 1992-02-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT98547B (pt) Processo para a realizacao de uma peca moldada de aluminio ou suas ligas provi-da de canais integrados
US4532974A (en) Component casting
US3214506A (en) Method for making hollow plastic rotational casting and for removing casting from mold
US2304879A (en) Casting method
US4023268A (en) Method of producing vent holes in tire molds
BR0312038B1 (pt) processo para a fabricaÇço de um portador de anel refrigerado.
US5899233A (en) Machinable cast-in-place tube enclosure fittings
JPS6055208B2 (ja) 一体のワツクス型組立体の製造方法
US1663455A (en) Molding apparatus
JP2762563B2 (ja) 金型およびその製造方法
US2107009A (en) Apparatus for molding strut pistons
PT625386E (pt) Processo de fundicao de precisao em que o modelo perdido e formado num molde perdido
KR200447549Y1 (ko) 라디언트 튜브용 폐열회수 외통을 위한 정밀주조 금형
RU2539497C2 (ru) Литой кожух со встроенными трубопроводами
US1951646A (en) Piston manufacture
BRPI0508751B1 (pt) Molde para a fundição de ferro fundido e processo de fabricação de um objeto por fundição
BR112014016642B1 (pt) Roda ferroviária de aço fundido
US1727119A (en) Piston and method of making same
CN105618687A (zh) 芯撑和芯撑的制造方法
US2437107A (en) Apparatus for forming axle bearings
US774192A (en) Method of duplicating sound-records.
NO742271L (pt)
JPS61144260A (ja) サイアミ−ズ型シリンダブロツクの製造方法
BR102017018202A2 (pt) Métodos para a fabricação de uma roda de liga leve através do processo de acoplamento de duas partes - figura frontal e aro - por interferência térmica e produto resultante
JPS63115665A (ja) タイヤ成形加硫用金型の低圧鋳造用石膏鋳型

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930507

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981007