BRPI0508751B1 - Molde para a fundição de ferro fundido e processo de fabricação de um objeto por fundição - Google Patents

Molde para a fundição de ferro fundido e processo de fabricação de um objeto por fundição Download PDF

Info

Publication number
BRPI0508751B1
BRPI0508751B1 BRPI0508751-1A BRPI0508751A BRPI0508751B1 BR PI0508751 B1 BRPI0508751 B1 BR PI0508751B1 BR PI0508751 A BRPI0508751 A BR PI0508751A BR PI0508751 B1 BRPI0508751 B1 BR PI0508751B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mold
casting
heat evacuation
cast iron
evacuation portion
Prior art date
Application number
BRPI0508751-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Denis Girardin
Original Assignee
Saint Gobain Pont A Mousson
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saint Gobain Pont A Mousson filed Critical Saint Gobain Pont A Mousson
Publication of BRPI0508751A publication Critical patent/BRPI0508751A/pt
Publication of BRPI0508751B1 publication Critical patent/BRPI0508751B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22CFOUNDRY MOULDING
    • B22C9/00Moulds or cores; Moulding processes
    • B22C9/06Permanent moulds for shaped castings
    • B22C9/061Materials which make up the mould

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)
  • Heat Treatment Of Articles (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Mold Materials And Core Materials (AREA)

Description

“MOLDE PARA A FUNDIÇÃO DE FERRO FUNDIDO E PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE UM OBJETO POR FUNDIÇÃO” Campo da Invenção [001] A presente invenção refere-se a um molde para a fundição de um metal líquido, do tipo que compreende uma superfície que corresponde à superfície do produto a ser fabricado por fundição e destinada a entrar em contato com o metal líquido. [002] A presente invenção aplica-se, em particular, às instalações de fabricação de tubos por fundição.
Antecedentes da Invenção [003] São conhecidos moldes para a fabricação de tubos de ferro fundido. Esses moldes possuem uma forma geral de cilindro oco em torno de um eixo de rotação e compreendem uma extremidade que corresponde à ponta sem encaixe do tubo, bem como uma extremidade que corresponde à ponta de encaixe do tubo. A superfície interna do molde forma a superfície externa do tubo fabricado. [004] Durante a fabricação de tubos, o molde é acionado em rotação em torno de seu eixo e um metal líquido é fundido sobre a superfície interna do molde. O metal é fundido sucessivamente da extremidade da ponta de encaixe para a extremidade de ponta sem encaixe. [005] Os moldes conhecidos são fabricados em aço com uma liga fraca de cromo, com a finalidade de suportar a temperatura do aço no estado líquido. [006] Em virtude da temperatura elevada do metal líquido e da variação de temperatura do molde durante a fundição sucessiva de diversos tubos, aparecem fissuras na superfície interna do molde. Durante a fundição, o metal líquido penetra nessas fissuras. O metal que fica nessas fissuras impede a extração do tubo do molde e provoca riscos na superfície externa deste último. [007] Quando as fissuras ultrapassam um tamanho pré-determinado, o molde deve ser reparado por usinagem da superfície interna ou por enchimento das fissuras por soldagem. Entretanto, essas operações modificam a superfície interna, de modo que os tubos fabricados, após este tipo de reparação, deixam eventualmente de observar as tolerâncias exigidas. [008] O tempo de vida dos moldes conhecidos é, portanto, limitado. [009] Os moldes de aço conhecido apresentam outra desvantagem. Durante a fundição dos primeiros tubos, o molde de aço se deforma plasticamente de modo considerável. Consequentemente, o molde é fabricado com dimensões que consideram essa deformação inicial. No intuito de levar o molde às dimensões desejadas, diversos moldes, por exemplo seis, são fundidos. Esses tubos não observam as tolerâncias exigidas e são rejeitados. A necessidade de fabricar esses tubos "perdidos” acarreta na redução do rendimento da instalação de fundição.
Descricão Resumida da Invenção [010] A presente invenção tem por objetivo prover um molde para a fundição de metal líquido que tenha um tempo de vida elevado permitindo, ao mesmo tempo, a fundição de peças cujas tolerâncias são baixas. [011] Para esse fim, a presente invenção tem por objeto um molde do tipo precitado, caracterizado por compreender uma porção de evacuação de calor realizada em uma matéria que possui uma condutividade térmica superior a 150 W/mK. [012] De acordo com os modos particulares de realização, a presente invenção compreende uma ou mais das seguintes características: - a matéria possui uma condutividade térmica superior a 300 W/mK; - a matéria possui uma condutividade térmica superior a 325 W/mK; - a porção de evacuação de calor é uma liga à base de cobre, em particular que compreende mais de 50 % em peso de cobre; - a liga à base de cobre compreende cromo, em particular entre 0,25% e 2% em peso; - a liga compreende zircônio, em particular entre 0,05% e 0,25% em peso; - a porção de evacuação de calor forma pelo menos uma parte de uma superfície externa do molde; - a porção de evacuação de calor forma pelo menos uma parte de uma superfície da forma; - a porção de evacuação de calor se estende de modo contínuo entre a superfície da forma e a superfície externa; - o molde compreende um revestimento que forma pelo menos uma parte da superfície da forma, e que se estende da superfície da forma à porção de evacuação de calor; - o revestimento e a porção de evacuação de calor possuem coeficientes de dilatação térmica, tais que a dilatação térmica do revestimento seja superior à dilatação térmica da porção de evacuação de calor sob o efeito do metal fundido; - o revestimento é de uma matéria que possui uma dureza superior à dureza da porção de evacuação de calor, em particular de cromo ou de níquel ou de uma liga à base de cromo e/ou de níquel; - a superfície da forma é de simetria de revolução em torno de um eixo; e - o molde é um molde de um tubo. [013] A presente invenção tem ainda por objeto um processo de fabricação de um objeto por fundição, do tipo que compreende a etapa de fundição do metal líquido em um molde, caracterizado pelo fato do molde ser um molde do tipo definido acima. [014] O processo de acordo com a presente invenção pode compreender as seguintes características: - o metal é um feiro fundido, em particular ferro fundido cinzento ou ferro fundido com grafite esferoidal; e - o processo caracteriza-se ainda por uma etapa de reoozimento do objeto fabricado por fundição.
Descrição Resumida das Figuras [015] A presente invenção será mais bem compreendida com a leitura da descrição a seguir, dada unicamente a título de exemplo, em relação às figuras anexas nas quais: - A Figura 1 é uma vista esquemática de uma instalação de fabricação de tubos de acordo com a presente invenção; - A Figura 2 é uma vista detalhada da instalação da Figura 1, que mostra o molde em maior escala; - A Figura 3 é uma vista em corte parcial do molde de acordo com a presente invenção tomada ao longo da linha lll-lll da Figura 2; e - A Figura 4 representa uma variante do molde da Figura 3.
Descrição Detalhada da Invenção [016] Na Figura 1 está representada uma instalação de fabricação de tubos de ferro fundido de acordo com a presente invenção, designada pela referência geral (2). [017] A instalação (2) compreende um recipiente (4), um dispositivo vertedor (6), um canal de fundição (8), um molde rotativo (10), um dispositivo de resfriamento (12) e um dispositivo de extração (14) de um tubo acabado. A instalação (2) serve para fabricar tubos (16). [018] O recipiente (4) é um cadinho de matéria refratária que contém metal líquido, por exemplo ferro fundido. [019] O dispositivo vertedor (6) é uma balança que possui um volume correspondente à quantidade de metal líquido necessária para um tubo (16). A balança pode ser inclinada entre uma posição de recepção de metal líquido do recipiente e uma posição em que o metal líquido é despejado no canal de fundição (8). [020] O canal de fundição é uma canaleta que conduz do dispositivo vertedor (6) ao molde (10). Dito canal de fundição compreende uma entrada (20) situada nas proximidades do dispositivo (6) e uma saída (22) que se estende no molde (10). O canal (8) é inclinado em relação ao plano horizontal, de tal modo que a saída (22) fique situada abaixo da entrada (20), permitindo, assim, que o ferro fundido líquido escoe por gravidade. [021] O molde rotativo (10), também chamado “concha”, tem uma forma com simetria de revolução, no presente exemplo, geralmente cilíndrica, de eixo X-X, inclinado em relação ao plano horizontal de modo que ele fique paralelo ao canal (8). No texto a seguir, as expressões “axialmente” e “radialmente” serão utilizadas em relação a esse eixo X-X. O molde (10) tem uma superfície interna (24) que é a superfície negativa do tubo (16), bem como uma superfície externa cilíndrica (26) (ver Figura 2). A superfície (26) não entra em contato com o metal líquido durante a fundição. Como indica a Figura 3, a superfície interna (24) é dotada de ranhuras (27) de preparação do metal líquido. O molde (10) compreende uma extremidade com ponta sem encaixe (28), voltada para a entrada (20), e uma extremidade (30) com ponta de encaixe, que está virada do lado oposto da entrada (20). A extremidade com ponta sem encaixe (28) forma a ponta sem encaixe do tubo (16), enquanto a extremidade de ponta de encaixe (30) forma a ponta de encaixe do tubo (16). [022] O molde (10) pode ser acionado em rotação em torno do eixo X-X por um dispositivo de acionamento não representado. Além disso, o molde (10) pode ser acionado em translação ao longo do eixo X-X entre uma posição de início de fundição na qual a saída (22) está diante da extremidade com ponta de encaixe (30), e uma posição de acabamento de fundição, na qual a saída (22) está diante da extremidade com ponta sem encaixe (28). [023] O dispositivo de resfriamento (12) é um crivo de aspersão que está adaptado para projetar um líquido de resfriamento, por exemplo água, sobre a superfície externa (26) do molde (10). Como variante, esse dispositivo (12) pode ser constituído por um sistema de circulação de água de modo conhecido. [024] O dispositivo de extração (14) é apropriado para extrair axialmente o tubo (16) fundido do molde (10). [025] Os dispositivos (6, 12 e 14), o recipiente (4) bem como canal de fundição (8) são conhecidos em si e não estão descritos de modo mais detalhado. [026] O molde (10) de acordo com a presente invenção é inteiramente de CuCrZr que é uma liga à base de cobre. A liga compreende mais de 50% em peso de cobre, de preferência mais de 60% em peso de cobre, e em particular mais de 75% em peso de cobre. [027] No presente caso, o molde é fabricado de uma liga de cobre, de cromo e de zircônio, em particular de acordo com a norma DIN 17666. Uma liga particularmente apropriada compreende 1% em peso de cromo e 0,15% de peso de zircônio, sendo que o restante é constituído por cobre e pelas impurezas inevitáveis. Essa liga possui uma condutividade térmica média a 220°C em 340 W/mK. [028] A liga pode compreender entre 0,25% e 2% em peso de cromo, e de preferência entre 0,5% e 1,5% em peso. [029] A liga pode compreender entre 0,05% e 0,25% em peso de zircônio, e de preferência entre 0,10% e 0,20% em peso. [030] De acordo com a presente invenção, pelo menos uma parte da matéria do molde (10) possui uma condutividade térmica superior a 150 W/mK, em particular superior a 300 W/mK, e mais particularmente ainda superior a 325 W/mK. [031] A fabricação de um tubo (16) por meio da instalação (2) de acordo com a presente invenção é efetuada da maneira indicada a seguir. [032] O ferro fundido líquido, que corresponde à quantidade de ferro fundido necessária para a fabricação do tubo (16), é introduzido no dispositivo vertedor (6) pelo cadinho (4). [033] A seguir, o molde (10) é acionado em rotação em torno do eixo X-X e ele é levado para sua posição de início de fundição. [034] Em seguida, o ferro fundido líquido é despejado a partir do dispositivo (6) no canal (8), escoando ao longo desse canal até ser despejado no molde (10) na extremidade com ponta de encaixe (30). [035] Sucessivamente, o molde (10) é levado para sua posição de fim de fundição. [036] O ferro líquido que se encontra no molde é então pressionado contra a superfície (24) por centrifugação, solidifica-se e forma o tubo (16). [037] Graças à condutividade térmica elevada da matéria do molde (10), o gradiente de temperatura entre a superfície interna (24) e a superfície externa (26) é baixo. Em outras palavras, o calor conferido pelo ferro fundido é evacuado rapidamente da superfície (24) para a superfície (26). Consequentemente, ocorrem poucas tensões térmicas no molde (10), o que reduz ou evita o aparecimento de fissuras. O molde (10) tem, portanto, um tempo de vida elevado. [038] Por exemplo, para o molde (10) de CuCrZr que possui uma espessura de parede de 20mm e aço fundido de 1400°C, a superfície interna (24) atinge uma temperatura de 150°C, ao passo que a superfície externa (26) atinge uma temperatura de 100°C. O gradiente de temperatura é portanto de 50°C. Moldes de aço do estado da técnica conduzem, em condições similares, a um gradiente de temperatura de aproximadamente 580°C. [039] De modo surpreendente, o calor é evacuado da superfície interna (24) com uma rapidez suficiente para que esta última não atinja a temperatura de fusão (aproximadamente 1083°C) da matéria do molde. Deve-se notar que de modo geral a condutividade térmica da matéria do molde é escolhida de modo a ser suficientemente elevada para evitar a fusão do molde na superfície (24). [040] O ferro fundido se solidifica rapidamente no molde, com uma velocidade de solidificação compreendida entre 1,20mm/s e 0,80mm/s. Em virtude da solidificação rápida, o carbono contido no ferro fundido se precipita em forma de FeaC (carboneto de ferro) em uma área em contato com a superfície (24), ao passo que em uma área afastada da superfície (24), o carbono encontra-se essencialmente na forma de grafite. A solidificação rápida conduz a um gradiente elevado de carboneto de ferro - grafite no tubo (16). Durante o recozimento, que transforma o carboneto de ferro em grafite, a superfície externa do tubo (16) é aquecida mais rapidamente que a superfície interna do tubo. Consequentemente, para uma taxa de transformação exigida de carboneto de ferro em grafite, o tubo (16) pode ser recozido a uma temperatura baixa ou durante um tempo reduzido. O molde (10) de acordo com a presente invenção é, portanto, particularmente apropriado para a fundição de objetos de ferro fundido cinzento ou de ferro fundido com grafite esferoidal. [041] Além disso, após a extração de um tubo (16), o molde (10) atinge rapidamente sua temperatura inicial. [042] Assim, os tubos podem ser produzidos em uma velocidade elevada. [043] O molde (10) de acordo com a presente invenção conduz ainda a deformações locais reduzidas da superfície externa do tubo, graças à solidificação rápida. O tubo tem, portanto, um aspecto melhor. [044] Durante a fundição dos primeiros tubos, a deformação plástica do molde (10) de acordo com a presente invenção é baixa. Mesmo os primeiros tubos produzidos respeitam assim as dimensões exigidas e podem ser utilizados. Dessa maneira, a instalação tem um rendimento elevado. [045] A Figura 4 mostra uma variante do molde da Figura 3. No texto a seguir, serão descritas apenas as diferenças em relação ao molde da Figura 3, e os elementos idênticos são indicados pelas mesmas referências. [046] O molde (10) é um molde compósito. Ele compreende uma camada (40) de evacuação do calor externo que forma a superfície externa (26) e uma camada de proteção interna (42) que forma a superfície interna (24) da forma. [047] A camada (40) é fabricada da mesma matéria que o molde (10) descrito acima. [048] A camada (42) é constituída por uma matéria que possui uma dureza superior à dureza da camada (40). Essa camada é, por exemplo, constituída de cromo ou de níquel, ou de uma liga à base desses metais. A camada (42) protege a camada (40) dos riscos que surgem com a extração do tubo (16). [049] Além disso, os coeficientes de dilatação térmica das matérias das camadas (40, 42) são escolhidos de tal modo que a dilatação térmica devida ao aquecimento pelo ferro fundido da camada interna (42) seja superior à dilatação da camada externa (40). Assim, durante a fundição, a camada interna (42) é pressionada contra a camada externa (40), e não se separa dela. [050] De modo geral, pelo menos uma porção do molde que serve para evacuar o calor do ferro fundido da superfície da forma é de uma matéria que possui uma condutividade térmica elevada, tal como a liga à base de cobre. [051] Como variante, a liga do molde (10) ou da porção de evacuação de calor é a base de cobre compreendendo pequenas quantidades de telúrio ou pequenas quantidades de prata e de fósforo. [052] Como variante não representada, o molde (10) compreende uma camada de evacuação térmica inferior a condutividade térmica elevada que forma pelo menos uma parte da superfície interna (24) e uma camada externa de uma matéria diferente, tal como cromo ou níquel ou cromo e níquel para aumentar a dureza ou então cromo e zinco para evitar a formação de tártaro. [053] Embora o molde de acordo com a presente invenção seja particularmente apropriado para a fundição de tubos de metal fundido, ele pode ser utilizado para a fundição de outros objetos fabricados de outros metais.

Claims (15)

1. MOLDE PARA A FUNDIÇÃO DE FERRO FUNDIDO, do tipo que compreende uma superfície da forma (24) que corresponde à superfície do produto (16) a ser fabricada por fundição e destinada a entrar em contato com o metal líquido, o molde compreendendo uma porção (40) de evacuação de calor fabricada em uma matéria que possui uma condutividade térmica superior a 300 W/mK, o molde sendo caracterizado pelo fato de que compreende um revestimento (42) que forma pelo menos uma parte da superfície da forma (24) e que se estende da superfície da forma (24) à porção (40) de evacuação de calor, em que o revestimento (42) é fabricado de uma matéria que possui uma dureza superior à dureza da porção (40) de evacuação de calor, em particular de cromo ou de níquel ou de uma liga à base de cromo e/ou de níquel.
2. MOLDE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a matéria possui uma condutividade térmica superior a 325 W/mK.
3. MOLDE, de acordo com qualquer a reivindicação 1 ou 2 caracterizado pelo fato de que a porção de evacuação de calor é fabricada em uma iíga à base de cobre, em particular compreendendo mais de 50% de cobre.
4. MOLDE, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a liga á base de cobre compreende cromo, em particular entre 0,25% e 2% em peso.
5. MOLDE, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que a liga compreende zircônio, em particular entre 0,05% e 0,25% em peso,
6. MOLDE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fat ode que a porção de evacuação de calor forma pelo menos uma parte de uma superfície externa (26) do molde.
7. MOLDE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fat ode que a porção de evacuação de calor forma pelo menos uma parte da superfície da forma (24).
8. MOLDE, de acordo com as reivindicações 6 e 7, caracterizado pelo fato de que a porção de evacuação de calor se estende de modo contínuo entre a superfície da forma (24) e a superfície externa (26).
9. MOLDE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 8 caracterizado pelo fato de que o revestimento (42) e a porção de evacuação de calor (40) possuem coeficientes de dilatação térmica, tais que a dilatação térmica do revestimento (42) seja superior à dilatação térmica da porção de evacuação de calor (40) sob o efeito do metal fundido.
10. MOLDE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a superfície da forma (24) é dotada de ranhuras (27) de preparação do metal líquido.
11. MOLDE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que a superfície da forma (24) é de simetria de revolução em torno de um eixo X-X.
12. MOLDE, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que é um molde de um tubo.
13. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE UM OBJETO POR FUNDIÇÃO, caracterizado por compreender a etapa de fundição do metal líquido em um molde, sendo que o molde é um molde (10) conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 12.
14. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o metal é ferro fundido, em particular ferro fundido cinzento ou ferro fundido com grafite esferoidal.
15. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 13 ou 14, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma etapa de recozimento do objeto fabricado por fundição.
BRPI0508751-1A 2004-04-01 2005-03-30 Molde para a fundição de ferro fundido e processo de fabricação de um objeto por fundição BRPI0508751B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0403444 2004-04-01
FR0403444A FR2868346B1 (fr) 2004-04-01 2004-04-01 Moule pour la coulee d'un metal liquide et procede correspondant
PCT/FR2005/000777 WO2005097376A2 (fr) 2004-04-01 2005-03-30 Moule pour la coulee d'un metal liquide et procede correspondant

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0508751A BRPI0508751A (pt) 2007-08-21
BRPI0508751B1 true BRPI0508751B1 (pt) 2015-07-28

Family

ID=34944521

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0508751-1A BRPI0508751B1 (pt) 2004-04-01 2005-03-30 Molde para a fundição de ferro fundido e processo de fabricação de um objeto por fundição

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1732718A2 (pt)
CN (1) CN101014433B (pt)
BR (1) BRPI0508751B1 (pt)
FR (1) FR2868346B1 (pt)
WO (1) WO2005097376A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2921854B1 (fr) * 2007-10-09 2011-04-15 Saint Gobain Pont A Mousson Dispositif d'acheminement de poudre, installation de coulee et procede correspondants
CN117161361A (zh) * 2021-07-13 2023-12-05 福建省立新船舶工程有限公司 船舶尾轴轴承套的加工装置及其加工方法

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR722732A (fr) * 1930-09-15 1932-03-24 Procédé de coulée centrifuge des corps creux en coquille
GB469794A (en) * 1935-12-10 1937-08-03 Buderus Eisenwerk Improvements in centrifugal chill moulds for casting metals
FR1454030A (fr) 1965-08-19 1966-07-22 Ct De Rech S De Pont A Mousson Procédé de revêtement de moule de fonderie et moule en résultant
DE2737631A1 (de) * 1977-08-20 1979-03-01 Bosch Gmbh Robert Dauerform fuer gusseisen-formguss
CH658008A5 (en) * 1980-11-26 1986-10-15 Fischer Ag Georg Permanent mould for casting metals, process for making it and its use
FR2539062B1 (fr) * 1983-01-06 1986-06-13 Sofrem Procede et dispositif de moulage de lingotins en ferro-alliages par coulee en coquille en cuivre refroidi
JPH01138099A (ja) 1987-11-26 1989-05-30 Tanaka Kikinzoku Kogyo Kk セラミックス接合用Ag−Cu−Ti合金ろう材の製造方法
US5194339A (en) 1989-06-02 1993-03-16 Sugitani Kinzoku Kogyo Kabushiki Kaisha Discontinuous casting mold
US5039477A (en) 1989-06-02 1991-08-13 Sugitani Kinzoku Kogyo Kabushiki Kaisha Powdered metal spray coating material
US5119865A (en) * 1990-02-20 1992-06-09 Mitsubishi Materials Corporation Cu-alloy mold for use in centrifugal casting of ti or ti alloy and centrifugal-casting method using the mold
DE4136076C2 (de) * 1991-10-30 2003-04-10 Chuetsu Metal Works Verfahren zur Herstellung eines Stranggußkokillenmaterials
JP3025476B2 (ja) * 1997-05-23 2000-03-27 松下電器産業株式会社 半導体集積回路

Also Published As

Publication number Publication date
CN101014433B (zh) 2010-05-05
EP1732718A2 (fr) 2006-12-20
WO2005097376A2 (fr) 2005-10-20
WO2005097376A3 (fr) 2006-05-26
FR2868346B1 (fr) 2007-10-19
CN101014433A (zh) 2007-08-08
FR2868346A1 (fr) 2005-10-07
BRPI0508751A (pt) 2007-08-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN201150980Y (zh) 钛镍合金连铸用复合结晶器装置
CN101934367A (zh) 一种液态金属冷却定向凝固铸造设备用隔热挡板
CA2412201A1 (en) Cast-in pipe and cooling block
US2871534A (en) Method of continuous casting
US8757243B2 (en) Shot tube plunger for a die casting system
BRPI0619050A2 (pt) Elemento de resfriamento e método de fabricação do mesmo
JP4406753B2 (ja) 冷却素子製造用鋳型およびその鋳型を用いて製造される冷却素子
KR20040072726A (ko) 야금로용 냉각판 및 이러한 냉각판의 제조 방법
JP4073925B2 (ja) 冶金炉用ステーブ
BRPI0508751B1 (pt) Molde para a fundição de ferro fundido e processo de fabricação de um objeto por fundição
JP2008155235A (ja) 鋳造品、鋳型装置、および鋳造方法
US4712604A (en) Apparatus for casting directionally solidified articles
JPH06320252A (ja) 加熱・冷却通路孔を有する成形用金型の製造方法
US20060054300A1 (en) Die mounting
US4531569A (en) Process and apparatus for producing tubes of reactive metals
JPH06263B2 (ja) 連続鋳造法
US6557618B1 (en) Apparatus and method for producing castings with directional and single crystal structure and the article according to the method
JPH08238555A (ja) 多数個取り用鋳型
GB2165482A (en) An improved fusible metal core for use in plastics moulding
JPS5935311B2 (ja) 連続鋳造用冷却鋳型の製造方法
JPS5813259B2 (ja) 溶融金属の連続鋳造用鋳型装置
JPH01210151A (ja) フインチューブの製造法
US5350008A (en) Mold assembly for thermo-mold continuous casting
JPH0355221B2 (pt)
SU806241A1 (ru) Способ центробежного лить биме-ТАлличЕСКиХ зАгОТОВОК

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/07/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.