PT625386E - Processo de fundicao de precisao em que o modelo perdido e formado num molde perdido - Google Patents

Processo de fundicao de precisao em que o modelo perdido e formado num molde perdido Download PDF

Info

Publication number
PT625386E
PT625386E PT93500042T PT93500042T PT625386E PT 625386 E PT625386 E PT 625386E PT 93500042 T PT93500042 T PT 93500042T PT 93500042 T PT93500042 T PT 93500042T PT 625386 E PT625386 E PT 625386E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mold
temporary
liquid
lost
pattern
Prior art date
Application number
PT93500042T
Other languages
English (en)
Inventor
Juan De Antonio Gonalons
Ricardo Insausti Mar Lahidalga
Original Assignee
Juan De Antonio Gonalons
Ricardo Insausti Martinez De L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Juan De Antonio Gonalons, Ricardo Insausti Martinez De L filed Critical Juan De Antonio Gonalons
Publication of PT625386E publication Critical patent/PT625386E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22CFOUNDRY MOULDING
    • B22C7/00Patterns; Manufacture thereof so far as not provided for in other classes
    • B22C7/02Lost patterns

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)
  • Mold Materials And Core Materials (AREA)
  • Thermistors And Varistors (AREA)
  • Table Devices Or Equipment (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PROCESSO DE FUNDIÇÃO DE PRECISÃO EM QUE O MODELO PERDIDO É FORMADO NUM MOLDE PERDIDO*’ O presente invento diz respeito a um processo de fundição de precisão utilizado para a produção de peças fundidas através da obtenção de um modelo perdido revestido com um material cerâmico e sendo o referido modelo feito através de um modelo perdido.
ANTECEDENTES DO INVENTO O presente invento proporciona substanciais aperfeiçoamentos nos processos de fundição de precisão que são o de "Cera Perdida" e o de "Formação de um Modelo Temporário resultante da solidificação de um líquido no interior de um molde elástico mediante o arrefecimento desse mesmo líquido". Ambos os processos permitem o fabrico de peças fundidas de alta qualidade. No entanto, cada um desses processos apresenta um certo número de inconvenientes. a) PROCESSO DE "CERA PERDIDA"
Os principais inconvenientes deste processo têm origem na transformação e na manipulação da cera usada para o fabrico do modelo. 1) O elevado custo dos utensílios necessários para a injecção da cera, o que faz com que este processo só possa ser rentável na produção de peças destinadas a ser fabricadas em grande escala. -2- 2) A complexidade da manipulação dos modelos de cera, que dá origem a elevados custos de mão-de-obra na preparação de grupos de modelos ou de múltiplos modelos. 3) Dificuldade e perda de qualidade das ceras quando recicladas. b) PROCESSO DE "FORMAÇÃO DE UM MODELO TEMPORÁRIO RESULTANTE DA SOLIDIFICAÇÃO DE UM LÍQUIDO NO INTERIOR DE UM MOLDE ELÁSTICO MEDIANTE O ARREFECIMENTO DESSE MESMO LÍQUIDO"
Devido ao facto de que o processo de fundição por meio de revestimento com material cerâmico se destina à produção de peças de alta precisão com paredes de espessura reduzida e formas intrincadas, os principais inconvenientes deste processo são os seguintes: 1) A enorme dificuldade na extracção do modelo temporário de dentro do molde elástico sem que isso vá provocar fendas no modelo no caso em que devem ser obtidas paredes de reduzida espessura. 2) A dificuldade de se fabricar peças que necessitam de machos complexos, que dão origem à utilização imperativa de machos de material cerâmico, o que dá lugar a um aumento do preço do produto. 3) Dificuldade na extracção de grupos completos de dentro do molde elástico sem que isso vá provocar fendas. É conhecida a patente alemã DE-1 034 844, através da qual são utilizados moldes destrutíveis para a produção de corpos de moldagem feitos de elastómeros de fusão, como por exemplo poliuretano. Esses moldes são -3- destruídos por dissolução num solvente, tendo em conta que esses solventes não devem atacar os corpos de moldagem.
Na revista TOOLING AND PRODUCTION, vol. 44, n°ll (1979.02) é divulgado o fabrico de modelos complexos feitos por meio de diferentes partes pegadas umas às outras que irão formar o modelo final.
Finalmente, também é conhecida a patente US-2 480 048 que diz respeito a um processo de fundição que utiliza um molde de baixo ponto de fusão que pode ser facilmente removido do artigo fundido. Este molde é formado por um metal que funde a uma temperatura que não provoca quaisquer estragos no metal da peça fundida.
SUMÁRIO DO INVENTO
Com o presente invento, os referidos inconvenientes dos processos vulgares de fundição de precisão são ultrapassados e remediados através de um processo de fundição preciso e aperfeiçoado que é mais rápido, que tem um melhor rendimento e que dá origem a peças com um melhor acabamento, por meio de um revestimento com material cerâmico de um modelo perdido, em que, com apreciável vantagem, o modelo perdido é formado num molde perdido, o que produz os seguintes efeitos vantajosos: A) O fabrico de todos os tipos de peças - incluindo as que são extremamente finas ou que requerem machos complexos - evitando tanto o risco de fendas como a utilização de machos. B) O fabrico de todos os tipos de peças de elevada qualidade, independentemente da sua complexidade, e para grandes, médias e -4- pequenas séries, com um investimento mínimo em utensílios, o que faz com que a produção desse tipo de peças complexas seja rentável para grandes, médias e pequenas séries. C) O fabrico de todos os tipos de peças de elevada qualidade utilizando materiais recicláveis no fabrico de modelos e moldes perdidos, o que dá origem a baixos custos de preparação dos modelos e moldes perdidos. D) O fabrico de todos os tipos de peças de elevada qualidade, mesmo quando é necessário preparar grupos completos (múltiplos modelos) sem riscos de fendas, o que dá origem a baixos custos de manipulação dos modelos perdidos. O processo de fundição, realizado da maneira especificada a seguir, para a produção de peças fundidas por meio de revestimento com material cerâmico de um modelo perdido formado num molde perdido.
Tomando um molde positivo, é formado um molde temporário vazando um líquido sobre o molde e deixando-o arrefecer abaixo do seu ponto de fusão de maneira a ficar no estado sólido, podendo este molde temporário ser formado por múltiplas peças que se unem umas às outras quando a forma da peça é complexa. O modelo é extraído do molde temporário e é formado um modelo temporário vazando no referido modelo um segundo líquido e deixando que este arrefeça até atingir o estado sólido. O molde temporário é eliminado mediante a fusão do mesmo através de um adequado controlo da temperatura (ou mediante a dissolução do -5-
molde temporário num solvente adequado) obtendo-se o modelo temporário. O revestimento de material cerâmico é feito em tomo do modelo temporário. Faz-se subir a temperatura até um valor superior à temperatura de fusão do segundo líquido, a fim de provocar a fusão e a evacuação do modelo temporário, obtendo-se um invólucro de material cerâmico cuja cavidade tem a mesma forma que a peça a ser fundida. A cavidade do invólucro de material cerâmico é cheia com metal em fusão que é deixado solidificar, a fim de formar a peça final.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS O carácter do presente invento pode ser melhor compreendido mediante referência aos desenhos anexos nos quais se acha descrito um modo de realização do invento, em particular um método que implica a eliminação do molde temporário mediante a fusão do mesmo. A Fig. 1 é a descrição do equipamento necessário para se dar início ao processo de fabrico (molde positivo de material elástico). A Fig. 2 é a descrição das partes constitutivas do molde temporário formado mediante extracção do material solidificado de dentro do modelo elástico no interior do qual esse mesmo material foi vazado. A Fig. 3 é a descrição do molde temporário formado mediante a montagem das suas diferentes partes. A Fig. 4 é a descrição do conjunto formado após o vazamento de um líquido no interior do molde temporário. -6-
A Fig. 5 é a descrição do modelo temporário formado mediante a fusão do molde temporário. A Fig. 6 é a descrição do conjunto formado pelo modelo temporário e pelo revestimento do modelo temporário com um material cerâmico. A Fig. 7 é a descrição da cavidade formada mediante a fusão do modelo e a sua evacuação de dentro do invólucro de material cerâmico. A Fig. 8 é a descrição do conjunto formado mediante o vazamento e a solidificação do metal em fusão no interior do invólucro de material cerâmico. A Fig. 9 é a descrição da peça fundida obtida mediante a eliminação do invólucro no interior do qual solidificou o metal em fusão e de qualquer material que permaneça agarrado à peça.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DO INVENTO O processo inicia-se com o fabrico de um molde positivo, geralmente formado por uma camada de material elástico (1) que assenta sobre uma peça de suporte rígida (2). Este molde pode reproduzir uma ou várias peças, dependendo das dimensões e da forma da(s) mesma(s).
No interior das diferentes partes do molde positivo é vazado um líquido (3), sendo depois o conjunto arrefecido até uma temperatura T(l), inferior à do ponto de fusão do líquido (3), dando origem à solidificação do mesmo. O líquido (3) arrefecido é em seguida extraído, obtendo-se assim as diferentes partes constitutivas do molde temporário (4, 5) (ver Fig. 2). -7-
É formado um molde temporário mediante a montagem das correspondentes partes (6) (ver Fig. 3).
Mantendo a temperatura no valor T(l), procede-se ao vazamento de um líquido (7) no interior do molde temporário (4, 5). A relação entre as temperaturas de fusão de (3) e de (7) deve ser a seguinte: T(3) < T(7) sendo T(3) e T(7) as temperaturas de fusão dos materiais (3) e (7), respectivamente. A temperatura do líquido (7), no momento em que este é vazado no interior do molde temporário, deve ser próxima da sua temperatura de solidificação. Dado que o molde temporário se encontra a uma temperatura T(l) inferior à do ponto de fusão de (3) T(3) e, por conseguinte, sensivelmente inferior à temperatura de solidificação do líquido (7), pode-se obter a solidificação do mesmo.
Em seguida, a temperatura da unidade "molde temporário-modelo temporário" é levada a um valor T(2) compreendido entre os pontos de fusão de (7) e (3). T(3) < T(2) < T(7) A esta temperatura T(2) dá-se a fusão do molde temporário (4, 5), e por conseguinte o modelo temporário (7) é o único que se mantém no estado sólido (ver Fig. 5). -8-
Mantendo o modelo (7) à temperatura T(2), o revestimento do mesmo é formado mediante imersão do mesmo numa pasta fluida de material cerâmico cuja temperatura de solidificação deverá ser inferior a T(2); por conseguinte, o processo de revestimento é realizado através de meios convencionais (ver Fig. 6).
Em seguida, a temperatura da unidade é elevada até um valor superior a T(7) (ponto de fusão de (7)), de maneira que o modelo temporário (7) é fundido e evacuado de dentro do invólucro de material cerâmico invertendo a posição do invólucro(ver Fig. 7).
As etapas seguintes, tais como: secagem do invólucro de material cerâmico, enchimento do mesmo com metal em fusão, permitir que o metal solidifique, eliminar o invólucro que se acha pegado à peça fundida e eliminar qualquer material que permaneça agarrado à peça (sistema de alimentação das peças), são todas realizadas por meio de processos convencionais (ver Figs. 8 e 9).
Lisboa, 14 de Abril de 2000
>30RC3E AFONSO CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo de fundição de precisão para a produção de peças fundidas que começa a partir da formação de um molde positivo que é constituído por uma ou várias partes, dependendo da peça a ser reproduzida, sendo o referido molde positivo formado por duas partes, uma primeira parte ou suporte rígido (2) e uma segunda parte ou cobertura compreendendo um material elástico (1), indo depois sobre o molde ou moldes assim formados ser vazado um líquido (3) que depois é arrefecido até endurecer, após o que é removido, e montado juntamente com outras partes se o molde for formado por várias partes, a fim de formar um molde temporário (4, 5), indo depois no interior desse molde temporário ser vazado um segundo líquido (7) com um ponto de fusão superior ao do primeiro líquido (3), indo este segundo líquido ser deixado endurecer no interior do molde temporário (4, 5), indo depois o molde temporário (4, 5) ser fundido ao ser submetido a uma temperatura superior à do ponto de fusão do líquido do qual o molde foi extraído, mas inferior à do ponto de fusão do líquido vazado no interior do molde temporário (4, 5), obtendo-se em resultado disso a peça ou modelo interior endurecido (7) que é revestido com material cerâmico, formando um invólucro de material cerâmico sólido em tomo do modelo temporário, indo depois o modelo temporário ser removido por fusão ou por dissolução num solvente e sendo o líquido resultante retirado de dentro do invólucro de material cerâmico, e indo depois a cavidade do invólucro de material cerâmico ser cheia com metal em fusão que é deixado solidificar de maneira a formar a peça fundida final.
  2. 2. Processo de fundição de precisão para a produção de peças fundidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a temperatura de endurecimento do líquido que forma o molde temporário (4, 5), ou partes do -2- molde, ser inferior à temperatura de endurecimento do segundo líquido destinado a ser vazado no interior do mesmo e que deve constituir o modelo (7) no processo de fundição. Lisboa, 14 de Abril de 2000
    Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA
PT93500042T 1993-04-13 1993-04-13 Processo de fundicao de precisao em que o modelo perdido e formado num molde perdido PT625386E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP93500042A EP0625386B1 (en) 1993-04-13 1993-04-13 An investment casting process for producing castings

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT625386E true PT625386E (pt) 2000-07-31

Family

ID=8214865

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93500042T PT625386E (pt) 1993-04-13 1993-04-13 Processo de fundicao de precisao em que o modelo perdido e formado num molde perdido

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5494096A (pt)
EP (1) EP0625386B1 (pt)
JP (1) JP3937460B2 (pt)
AT (1) ATE189143T1 (pt)
DE (1) DE69327714T2 (pt)
DK (1) DK0625386T3 (pt)
ES (1) ES2142855T4 (pt)
GR (1) GR3033304T3 (pt)
PT (1) PT625386E (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5906781A (en) * 1996-10-24 1999-05-25 The Procter & Gamble Company Method of using thermally reversible material to form ceramic molds
US6019927A (en) * 1997-03-27 2000-02-01 Galliger; Nicholas Method of casting a complex metal part
CA2313228A1 (en) * 1997-12-08 1999-06-17 The Milwaukee School Of Engineering Method of using lost metal patterns to form ceramic molds
US6663347B2 (en) 2001-06-06 2003-12-16 Borgwarner, Inc. Cast titanium compressor wheel
US8297455B2 (en) * 2009-09-21 2012-10-30 Strato, Inc. Knuckle for a railway car coupler
CN102463322A (zh) * 2010-11-15 2012-05-23 贵州安吉航空精密铸造有限责任公司 一种提高熔模精密铸造模壳质量的方法
US9835035B2 (en) 2013-03-12 2017-12-05 Howmet Corporation Cast-in cooling features especially for turbine airfoils
CN114682734B (zh) * 2022-03-18 2023-03-24 江西亿丰精密铸造有限公司 一种用于消失模铸造的设备
WO2024159025A1 (en) * 2023-01-27 2024-08-02 Trustees Of Boston University Fabrication materials and processes useful to form structures in soft materials

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2480048A (en) * 1944-07-10 1949-08-23 William S Rice Casting process
DE1034844B (de) * 1953-06-19 1958-07-24 Continental Gummi Werke Ag Zerstoerbare Formen zur Herstellung von Formkoerpern aus schmelzbaren Elastomeren
US3610314A (en) * 1970-02-10 1971-10-05 Aaron J Bronstein Method of making a segmental metal mold cavity
DE3203185A1 (de) * 1982-01-30 1983-08-11 Kunststofftechnik KG, 5210 Troisdorf Verfahren und vorrichtung zur herstellung eines laufrades fuer ein radialgeblaese
US5072770A (en) * 1990-06-22 1991-12-17 Yodice Daniel B Investment casting process
US5247984A (en) * 1991-05-24 1993-09-28 Howmet Corporation Process to prepare a pattern for metal castings

Also Published As

Publication number Publication date
JP3937460B2 (ja) 2007-06-27
JPH071075A (ja) 1995-01-06
DK0625386T3 (da) 2000-07-10
DE69327714D1 (de) 2000-03-02
GR3033304T3 (en) 2000-09-29
ES2142855T3 (es) 2000-05-01
US5494096A (en) 1996-02-27
ES2142855T4 (es) 2002-07-01
DE69327714T2 (de) 2001-02-22
EP0625386B1 (en) 2000-01-26
ATE189143T1 (de) 2000-02-15
EP0625386A1 (en) 1994-11-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3662816A (en) Means for preventing core shift in casting articles
US4384607A (en) Method of manufacturing a blade or vane for a gas turbine engine
JP4781721B2 (ja) セラミックコアの回収方法
KR101663084B1 (ko) 정밀 주조를 통해 거푸집을 용이하게 제거할 수 있는 수도꼭지 제조 방법
JPS58192656A (ja) 金属鋳造品の製造方法とその方法に使用する支持体
KR102047273B1 (ko) 정밀주조용 코어를 포함하는 왁스 모델 제작 방법 및 장치
PT625386E (pt) Processo de fundicao de precisao em que o modelo perdido e formado num molde perdido
US5072770A (en) Investment casting process
JP3248011B2 (ja) 特殊中子を用いた鋳造方法
JP3133077B2 (ja) 熱可逆性を有する材料を用いたセラミックモールド形成法
EP4069447B1 (en) Rapid manufacturing process for high definition ceramic core used for investment casting applications
GB2090181A (en) Manufacturing a Blade or Vane for a Gas Turbine Engine
EP1037723B1 (en) Method of forming a ceramic mold
JP3248012B2 (ja) 特殊中子を用いて鋳造した鋳造品
JPH0691345A (ja) 鋳造用特殊中子
JPS5997740A (ja) 鋳型
US3409069A (en) Method of casting steel in a shell mold
JPH05318024A (ja) ダイカスト鋳造用崩壊性置中子
JPH05228611A (ja) 精密鋳造における中子残留検査方法
US3794101A (en) Method of casting metals in metal mold
JPH07195147A (ja) 成形用特殊中子を用いた成形方法
US935741A (en) Process of making hollow balls of cast metal.
JPS63192532A (ja) 成形金型の簡易製作法
JPH07214235A (ja) 精密鋳造用鋳型の製造方法
BR102012024960A2 (pt) Processo de obtenção de fôrma de areia coberta, para fundição de esculturas ou peças de engenharia complexas, pelo método da argila perdida, via ácida